PDA

Ver Versão Completa : Ajuda para configurar melhor Rotel RSX-1065 !!!

aramys
07-01-2005, 12:56
Boa tarde a todos, tudo ok?
Preciso da ajuda dos entendidos para configurar um detalhe no meu Rotel 1065.
A configuração é aquela SPEAKERS, onde eu tenho de definir se minhas caixas são LARGE ou SMALL.
Desde que eu montei essa atual sala, a configuração das caixas estava sempre como LARGE, para todas!!!
Aí essa semana o Braghetto veio aqui em casa conhecer minha sala e ouvir o som dela e quando ele viu aquilo, ele falou que SÓ as minhas 604 devem ficar configuradas como LARGE. O restante é tudo SMALL. Ele falou que se eu deixar todas as caixas como LARGE, as caixas de surround, e a central não conseguem reproduzir tantos graves assim. Logo, eu perco esses graves, que poderiam estar sendo reproduzidos pelo Subwoofer.
E aí? o que vc's acham?
LARGE e SMALL não é apenas a capacidade da caixa reproduzir mais graves?
O que vc's sugerem?
Minhas caixas são estas:

Caixas frontal B&W DM 604 S3
Caixa central B&W LCR60 S3
Caixas surround B&W DM 602 S3
Caixa central traseira B&W LCR60 S3
Subwoofer B&W ASW 650

Abração a todos
Aramys

Robinson
07-01-2005, 13:19
Aramys,

O Braghetto está correto. Geralmente caixas centrais e surround´s não conseguem reproduzir baixas frequências ou tem graves deficiências para fazê-lo. Caso todas estejam como large, o seu receiver irá redirecionar algumas dessas frequências para estas caixas, que logo não irão reproduzir com uma boa fidelidade. Já as suas torres, com os seus drive´s de graves, permitem isto. É bom vc também analisar onde está o corte do seu receiver para o sub. Na minha configuração NAD + B&W 603/601/CC6 eu mantenho a central e surround´s em small, frontal em large e o corte em 80 Hz.

Abc,

Robinson

aramys
07-01-2005, 13:39
O corte do meu reiceiver para o Sub está atualmente em 60 Hz. Será que tah legal isso? O Braghetto chegou a sugerir para deixar o corte em 80 Hz.
E aí?
Será melhor então deixar minhas surround mesmo em small e a central tbm em small?
Só a 604 fica como large???

Abração
Aramys

Dmaumau
07-01-2005, 13:40
Bom, na verdade até as frontais deveriam estar como small, na reprodução de filmes, desde que, é claro, seu sub seja bom, se seguirmos o padrão Dolby, thx, etc.

fbraghetto
07-01-2005, 13:59
Concordo com o Dmaumau..

tanto que as minhas torres ficam em "large" qdo to ouvindo música e "small" qdo to assistindo filmes...

Marcelo T
07-01-2005, 14:21
Para haver menos "confusão" de graves, o ideal é colocar todas as caixas em small com corte em 80 para filmes. Para musica fica ao gosto do cliente :D
Mas se for usar o sub, coloque as caixas em small, mesmo q seja com um corte baixo. Se voce não fizer isso, vai ocorrer double-bass, isto é, caixas e sub reproduzindo os mesmos graves, o que pode gerar um calombo de 6db na faixa compartilhada pelas caixas e o sub.

RHTF
07-01-2005, 15:05
No meu Rotel 1068 eu deixo todas as caixas em Small e corte em 80Hz, exceto paa música em Stereo onde as caixas ficam em Large com o sub ativo mais atenuado em -5db.

Marcelo T
07-01-2005, 15:12
Ronaldo, experimente com as caixas em small com corte em 60hz. Aqui foi a opção que ficou melhor, e sem double bass :D

RHTF
07-01-2005, 15:18
Já tentei essa configuração, aliás era a que eu adotava antes do Rotel e a mantive inicialmente, mas esta que estou usando agora tem se mostrado melhor para música e shows em dvd.

ableal
07-01-2005, 15:42
O corte do meu reiceiver para o Sub está atualmente em 60 Hz. Será que tah legal isso? O Braghetto chegou a sugerir para deixar o corte em 80 Hz?
o corte pode ser colocado em 60 Hz, artindo do principio que suas caixas respondam bem nessa faixa de frequencia, porem o corte um pouco acima livra as caixas para responder melhor outras frequencias que exijam excursão longa dos drivers, assim como 100 Hz.

Será melhor então deixar minhas surround mesmo em small e a central tbm em small? Só a 604 fica como large?
Olhando pelo corte de frequencias utilizado, o ideal para uma caixa ser posicionada como large é que ela responda bem as frequencias abaixo de 80 u 100 Hz. caso contrario, as caixas podem ser colocadas em small. entretanto vem o caso da informação de audio que vai para as surround e centrais, até mesmo pela caracteristica de dialogos e efeitos, mesmo que voce deixe suas caixas em large voce nao terá problemas.

aramys
07-01-2005, 16:41
Obrigado pela resposta de todos
Mais um dúvida:
Aonde é melhor estabelecer o corte para o Subwoofer?
No proprio receiver ou no proprio sub???

Abraços
Aramys

Dmaumau
07-01-2005, 16:55
Sempre no receiver. Deixe o controle do sub no máximo, senão você terá sobreposição das curvas de crossover.

Pôxa, mas que DROGA de consultoria o Braguetto foi fazer aí ontem ?

Quando baixamos na casa dele, ajustamos até a PORTA do quarto, que tava vibrando, imagina o corte do crossover... :xingo:

Quando eu voltar pra Campinas, infelizmente só no Carnaval, se você quiser, me ofereço pra ir assombrar o teu HT e fuçar em tudo ;)

RHTF
07-01-2005, 16:59
Sempre no receiver. Deixe o controle do sub no máximo, senão você terá sobreposição das curvas de crossover.Mau,

Sabe que eu também sempre defendi esta tese (crossover do sub no máximo), mas recentemente ajustando o meu SUB com ajuda do ETF eu percebi uma curva de resposta melhor ajustanto o corte também no SUB, fui abaixando gradativamente e percebendo a curva se tornar mais "equilibrada", não sei explicar o por que, só sei que está assim e está bom pra "xuxu". :D

aramys
07-01-2005, 17:13
Quando eu voltar pra Campinas, infelizmente só no Carnaval, se você quiser, me ofereço pra ir assombrar o teu HT e fuçar em tudo ;)
Aceito sim a visita aqui em casa para vc conhecer meu HT e me dar uma mãozinha para configurá-lo. Vc será muito bem recebido :legal: .

Abração
Aramys

Sabe que eu também sempre defendi esta tese (crossover do sub no máximo), mas recentemente ajustando o meu SUB com ajuda do ETF eu percebi uma curva de resposta melhor ajustanto o corte também no SUB, fui abaixando gradativamente e percebendo a curva se tornar mais "equilibrada", não sei explicar o por que, só sei que está assim e está bom pra "xuxu".
Uhmmm, eis que surge um novo lado da força. Quer dizer que vc tem obtido melhores resultados desta forma? O que vc percebeu de melhora?

Abração
Aramys

Dmaumau
07-01-2005, 17:29
Ronaldo,

Imagine que os mortais normais, e não os malucos como nós, não tem acesso à analises do ETF e, portanto, a possibilidade de fazer menos estrago é da maneira clássica, concorda ? Além disso, a integração com as frontais, sem um BFD ou paramétrico, como vosmecê usa, é bem mais crítica quando se tem mais variáveis para controlar.

Eu também experimentei os mais variados posicionamentos, ajuste de fase e xover usando o ETF e encontrei um resultado ótimo, parecido com o teu.

Então, eu continuo recomendando a configuração clássica, sem medo de ser feliz :tu:

RHTF
07-01-2005, 17:58
Maurício,

Perfeitamente, concordo completamente, sem ETF a regra é clara, crossover do sub no talo e ajuste pelo receiver. :legal:

aramys
08-01-2005, 16:39
Muitíssimo obrigado pela ajuda de todos
Todos vocês aqui do forum são bastante atenciosos com todos os tipos de dúvidas, sejam dúvidas mais complexas ou dúvidas mais simples.
Que este forum continue sendo um perfeito local para se trocar todos os tipos de idéias sobre HT.

Um grande abraço a todos
Aramys