PDA

Ver Versão Completa : Idéias para um RACK

§ilvio
11-01-2005, 11:56
Estou desenhando um RACK para o HT e gostaria das das valiosas idéias dos colegas. Suas medidas são, aproximadamente, 2,10 de largura x 2,20 de altura.
Esse rack não conterá TV, talvez apenas um display LCD pequeno servindo de "monitor" para não precisar ligar o projetor apenas para ajustes ou ver o conteúdo de um dvd.
Ele ficará numa parede lateral às poltronas, longe da tela, portanto as "luzinhas" dos equipos não atrapalharão.
Basicamente minhas principais questões são:
1- Quantos nichos devo deixar para aparelhos "reserva" ?
2- Seria útil que essas prateleiras tenham "corrediços" para puxá-los para frente?
3- Como ficam seus cabos dispostos / escondidos no rack? Eles "saem" de um aparelho por frestas no fundo do rack, percorrem atrás desse fundo e retornam para o outro aparelho por outras frestas? Fica difícil de passar os cabos, não? Tem alguma solução funcional para trabalhar com os cabos?
4- Que profundidade é ideal para o rack?
5- Que soluções existem para acomodar uma coleção de DVDs? Não gostaria de dispô-los como livros, porque vc só vê os "tombos". Mas se pusé-los de frente, para mostrar a capa toda e não só o "tombo", ocupariam muito espaço para poucos discos...
6- O SUB pode ficar num nicho do rack, mas sem contato físico com ele, apoiado direto no chão? Que espaço deve haver entorno do sub?

Toda dica será bem vinda, grato !

johnnie
11-01-2005, 12:21
Silvio,

já tive vários tipos de racks e minhas sugestões são:

01) ter rodízios para que vc possa ter acesso por trás

02) não fazer nichos. Esses pequenos espaços dão o maior trabalho para arrumar equipamento e propiciam um aquecimento excessivo.

03) profundidade 50 cm

abraços

Fontes
11-01-2005, 13:08
§ilvio

Veja que com 2,10 de comprimento voce já acomodaria 4 nichos de 50cm x 22cm mais as divisórias respectivas em cada fileira horizontal. Considerando um rack deste comprimento, com 70 cm de altura voce já acomodaria, com folga, 3 nichos em cada fileira vertical, totalizando 12 nichos, o que é suficiente para equipamentos possíveis de se usar num rack. O monitor de plasma voce colocaria em cima do rack como também toca-discos (se houver) e mais algumas peças decorativas.

Não feche os nichos na parte trazeira. Conforme disse o João Alfredo use 50cm de profundidade e coloque rodizios de +/- 10cm.

É minha sugestão

abraços

Fontes

zeh
11-01-2005, 14:55
Acredito que prateleiras com "corrediços" tornaria a vibração insuportável, ainda mais com um sub no "meio" do móvel.

Fontes
11-01-2005, 15:09
§ilvio

Só agora prestei atençao na sua proposta de sub dentro deste rack.

Não é bom fazer isso. Mesmo porque voce disse que o rack ficaria numa parede lateral. Pode ser que esta não seja a posição ideal. Eu o colocaria na frente, ao lado da caixa central (para o sinal use um cabo longo até o rack e para eletrica ligue-o na tomada mais próxima). Sub dentro de racks, mesmo que sejam vazados, é um horror.
Ele pode, inclusive, transmitir uma grande vibração para os players (CD/DVD).

abraços

Fontes

Filipão
11-01-2005, 16:21
Silvio,

Minhas sugestões:

1. Essa é difícil, mas vou tentar listar alguns equipamentos e veja o que você pode vir a ter um dia. Na dúvida opte por algumas divisões fixas (equipamentos pesados) e outras que poderão ser ajustadas de acordo com a necessidade (equipamentos mais leves).
- receiver/processador
- dvd player
- cd player
- VCR
- amplificador multi-canal
- condicionador de energia
- no-break do projetor
- receptor de satélite ou tv a cabo
- computador (HTPC)
- equalizador

2. Pode ser que estes trilhos não suportem o peso de alguns equipamentos, além do fato da vibração já comentado.

3. Faça seu rack sem fundo (facilita o manuseio dos equipamentos e a refrigeração). Os cabos correm soltos ou por calhas por trás do rack.

4. 50cm.

5. Com o crescimento da coleção invariavelmente você vai terminar acomodando-os como livros.

6. Tire seu sub daí!!!!! :D

A minha sugestão adicional é a mesma do Johnnie: use rodinhas no seu rack. Quantas forem necessárias para movimentá-lo com segurança.

Para evitar montar um paredão muito grande você pode dividir o rack entre um para equipamentos e outro para discos.

Abraços,

Filipe Rangel.

Dmaumau
11-01-2005, 16:31
Silvio,

afaste esse sub o mais longe possível dos equipamentos, pois vibração acaba com audio e também pode degradar o video.

Murilo
11-01-2005, 16:52
Silvio,

Veja se este tópico aqui (http://htforum.com/vb/showthread.php?t=3125&highlight=rack) lhe ajuda em algo :tu:

Meu rack acabou ficando assim (http://img.photobucket.com/albums/v192/pashalidis/rack-e-dvds.jpg) :legal:

§ilvio
11-01-2005, 17:02
Puxa, amigos, em pouco tempo e já me deram valiosas informações. Grato mesmo! :legal:
Já espantei correndo o sub de lá !!! :bD

Realmente sem fundo posso dispensar mesmo os corrediços. Não fica meio feio não? a ponto de gerar o terrível efeito angry-wife? as canaletas de cabo podem ajudar muito.

Gostei tb da idéia dos rodízios e de dividir o rack em dois. Vou tentar incorporar isso no desenho. E assimilei as medidas dos espaços necessários.:legal:

Ah, uma coisa... tô pensando em por uma espécie de cristaleira com uns copos com motivos de cinema que tenho. Será que vão vibrar? posso por feltro na prateleira deles... Na verdade, tenho um pequeno frigo-bar que pensei em incorporar no rack para já ter aquela geladinha ao alcance da mão... será? :D

Abraços e obrigado !

Dmaumau
11-01-2005, 17:19
Hummmmmmmmmmmmmmmmmm

Ideia ruim. Na minha ex-sala, na minha ex-casa :choro: , eu tinha algumas cristaleiras na mesma sala, com parte da minha coleção de miniaturas, e as danadas vibravam que era uma sinfonia.

Por experiência própria não recomendo.

Filipão
11-01-2005, 17:20
Silvio,

Uma geladinha por perto sempre é bom, mas se possível divida bem a instalação elétrica senão, a cada disparo do compressor, o frigobar pode gerar uma interferência no som e imagem. Pense na troca de calor que ocorre na traseira dos refrigeradores. Garanta que o frigobar não ficará embutido em um nicho muito apertado.

Cristaleira... Acho que isso vai virar uma escola de samba quando o filme começar. :D Certifique-se de deixar tudo muito bem forrado pra evitar as vibrações.

Abraços,

Filipe Rangel.

§ilvio
11-01-2005, 17:20
Silvio,

Veja se este tópico aqui (http://htforum.com/vb/showthread.php?t=3125&highlight=rack) lhe ajuda em algo :tu:

Meu rack acabou ficando assim (http://img.photobucket.com/albums/v192/pashalidis/rack-e-dvds.jpg) :legal:

Murilo, grato pelo tópico e fotos! Lá tem algo sobre pôr granito na prateleira do DVD e pré, é para conter vibrações certo?

§ilvio
11-01-2005, 17:23
com parte da minha coleção de miniaturas, e as danadas vibravam que era uma simfonia.

Xi, tb tenho uns souvenirs de filmes... mas esses acho que não vibram...

johnnie
11-01-2005, 17:28
eu não misturaria nada, bar, cristaleira....nem a caixa central deverá ficar no rack, e sim no chão em cima de pedestalzinho

deixe as vibrações e outros acessórios bem longe do "centro nervoso"....

abraços

Dmaumau
11-01-2005, 17:29
Silvio, testei o granito, marmore na verdade, na casa do T e realmente é MUITO mais inerte do que a pesadíssima estante de madeira que ele tem.

Ainda se você puder desacoplar a pedra da estante, melhor ainda.

§ilvio
11-01-2005, 17:29
mas se possível divida bem a instalação elétrica senão, a cada disparo do compressor, o frigobar pode gerar uma interferência no som e imagem.

Grato, Filipão. Realmente tenho como providenciar um circuito só para ele, separado do que já deixei para o HT. O calor dele é dissipado por uma lateral, então posso pelo menos deixá-lo bem encostado na parede, e deixar um vão lateral, que tb serve para a porta poder abrir.

Se puser o sub na parede oposta ao rack, mais a frente e voltado para as poltronas, alivia um pouco a vibração?

Dmaumau
11-01-2005, 17:32
Silvio, os sub-graves não são direcionais, portando tanto faz apontar o sub siretamente ou não.

Ele tem é que estar distante.

§ilvio
11-01-2005, 17:33
eu não misturaria nada, bar, cristaleira....nem a caixa central deverá ficar no rack, e sim no chão em cima de pedestalzinho

Beleza, já enxotei as caixas de perto do rack. Mas o gelo para o Scotchzinho...

§ilvio
11-01-2005, 17:34
Silvio, os sub-graves não são direcionais, portando tanto faz apontar o sub siretamente ou não.

Ele tem é que estar distante.

Ok. Na parede lateral oposta estará a uns 4,5 m do rack.

Como separar o granito do rack? gostei mas não intindi !!

johnnie
11-01-2005, 17:37
Silvio,

o gelo pro scotch não pode faltar :legal:

abraços

Fontes
12-01-2005, 08:45
§ilvio

Não sei se o que vou falar aqui pode ser aplicado no seu caso. Mas na minha sala tem um pequeno bar num dos cantos atrás do sofá, mas nele eu mantenho só as bebidas e uns 4 copos para o "scotizinho" com o balde de gelo. O gelo (frigobar) e demais copos e taças estão na sala vizinha, a uns 3 metros do sofá. Rapidinho a gente pega sem nenhum esforço ;) . Mesmo assim, as vezes a faxineira deixa o pegador de gelo sobre o balde; quando começa os filmes aquela p**** cai em cima dos copos e é aquele efeito surround muito real, parece vindo de caixas hi-end :D

abraços

Fontes

§ilvio
12-01-2005, 10:02
Fontes, grato pela dica.:legal:
No meu caso o bar "matriz" fica no piso de baixo, tenho que descer as escadas. Por isso que pretendia abrir uma pequena "filial" junto ao HT...;) talvez se fizer uma boa isolação nessas prateleiras específicas consiga evitar os brindes-fantasma entre os copos... Algo que possa "encaixar" os copos, uma placa de espuma perfurada, por exemplo.

Um abraço !

[QUOTE= quando começa os filmes aquela p**** cai em cima dos copos e é aquele efeito surround muito real, parece vindo de caixas hi-end :D
[/QUOTE]

:hilario: :hilario:

§ilvio
14-01-2005, 09:39
Talvez pudesse usar, dentro do rack, um tipo de expositor de DVDs que se vê em algumas locadoras, que vc encaixa os DVDs e vai "folheando" eles como se fossem páginas de um livro.

Alguem sabe onde se vende aquilo?

Grato