PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre configurações de corte de frequencia

Abcoon
24-01-2005, 01:30
Devido a minha recente aquisição ,o receiver HK 335 surgiu duvidas relacionadas ao tipo de corte de frequencia possivel.O HK possibilita a tradicional e conhecida regulagem baseada no tamanho das caixas:small, large, porem este alem desta regulagem permite determinar em que frequencia sera executado o corte(40,60,80,100,120...Hz).O que não entendi ao certo e que ao meu ver as duas regulageis são similares?(executão o corte de frequencia desejado) com a unica diferença de uma ser fixa(small,large) e a outra regulavel ,portanto mais eficiente.Veja exemplos de configurão de corte aceitas pelo HK(não o ideal ): posso configurar o corte do HK como "small" e ao mesmo tempo determinar o valor do corte em 40hz(baixo), ou seja no meu enteder um corte de 40Hz não e small(small 80Hz para cima).O contrario configuro como "large"(sem corte) e determino o valor do corto em 120Hz(alto).Gostaria de entender a logica envolvida na questão, peço auxilio aos experts .

Tiradentes
24-01-2005, 01:49
pelo que pude perceber mexendo num harman de um colega, são duas opções distintas de regulagem, fixa ou "personalizada".

Márcio
24-01-2005, 02:18
Abcoon, as duas regulagens trabalham juntas, em uma selecionas se a caixa é large ou small, se for large não precisas fazer outra configuração, se for small partes para a segunda etapa, escolher em qual frequência será o corte.
Os harman possibilitam que escolhas frequências diferentes para as caixas, se a tua frontal conseguir chegar aos 50hz podes cortar em 60hz nas frontais, 80hz na central e 100hz nas surround, se forem pequenas.
Eu dei apenas exemplos de como podes fazer a configuração, não leve os cortes ao pé da letra, faça os cortes de acordo com a resposta de frequência das tuas caixas.
Abraços

Abcoon
24-01-2005, 14:59
Caro Marcio obrigado,qual o mod de HK que voce verificou, pois a forma que voce citou e totalmente logica, ao setar em large não deveria nem aparecer as opções de corte, porem no 335 mesmo em large aparece a opção da seguinte forma:na tela OSD configurar caixas>tamanho:large ou small ao jogar o cursor para a direita no sub item tamanho muda para:tamanho:x over.Portanto existe as duas possibilidades de corte.Quanto ao 335 o som e otimo deixei o meu set up 7.1em:

Fr:large, 40Hz
c:large,60Hz
Su.:large,60Hz
Su.back:small,80Hz
Sub:baseado na Su.back ou seja ,corte a 80Hz
LFE:L+R+LFE

Como pode ver gosto de medios-graves e graves

Ricardo Pontes
25-01-2005, 10:14
Abcoon;me diga que caixa voce usa nos front[torre ou pedestal]e qual a resposta de frequencia delas,que fica melhor para eu dizer alguma coisa.

ricardo.

Guzman
10-04-2005, 03:18
Prosseguindo com o tópico do colega. Espero sugestão para o corte do x-over:

Tenho as seguintes caixas:
Central: Energy cc-1 Nominal Impedence:8 ohms; Minimum Impedance: 4 ohms50-23Khz Frequency response: (+/- 3db):44 HzUseable Bass Response(-10db Anechoic):Sensitivityanechoic90dB

Frontais: Energy c-3 (surround: sem, por enquanto)

Nominal Impedence:8 ohms; Minimum Impedance: 4 ohms46-23KhzFrequency Response:(+/- 3db):40 HzUseable Bass Response(-10db Anechoic):Sensitivityanechoic89dB(2 speakers in a typical room):92dB

Sub:Velodyne 10"

zaca
10-04-2005, 09:48
Guzman,

Use ambas em small com corte em 60Hz.

Abraços,
Alexandre

Abcoon
10-04-2005, 10:33
Na minha opiniâo deixaria ambas em small porem a frontal em 40HZ ,para aproveitar o maximo de graves,sem risco pois abaixo de 40Hz não tocara, a central em 60Hz.

Guzman
11-04-2005, 10:17
E o corte do SUB?

Engraçado que na regulagem automática o receiver tinha colocado o corte do SUB (LFE) EM 120.

Quer de dizer que abaixo de 120 hz o sub tocaria tudo?

O receiver tinha feito o corte nas frontais a 40hz (inclusive a central).

O certo não seria cortar o sub justamente onde foi feito o corte nas frontais, ou seja, sub em 40 hz?

Abcoon
11-04-2005, 10:33
Relembrando :
-Frontais Small corte 40Hz
-cetral small corte 60Hz
-surronds small 60 ou 80Hz vai depender de qual corte vai ficar melhor para o sub , pois me basearia para efetuar o corte do sub pelas surronds e não pelas frontais, se deixar em 60Hz surronds o sub ficara a 60Hz para baixo ,se colocar surronds 80Hz o sub ficara 80Hz para baixo, veja qual das duas fica melhor.No meu sistema HK335+ sub AR1212 deixei em 60Hz o sub ficou mais preciso.
-Deixo o sub tocando sempre , Frontais + LFE(Main+LFE)

zaca
11-04-2005, 17:34
Guzman,

Usando o corte do receiver você não precisa de corte no sub, basta deixar o potenciometro do seu sub no máximo.

Não é aconselhável usar a opção frontal + LFE (main + LFE), pois causa o efeito "double bass" que prejudica a performance.

Use a configuração em small e corte em 60Hz, que é o mais aconselhavel para as C-3 e CC-1 .

Nesse caso tudo abaixo de 60Hz vai para o sub.

Abraços,
Alexandre

RHTF
11-04-2005, 17:49
Se o foco for filmes ou dvd de show, o ideal é que o corte de todas as caixas seja feito em 80Hz.

Agora se o foco for música, ou seja, reprodução de cds, então as frontais devem ser cortadas um pouco acima da resposta nominal das caixas, digo um pouco acima, por que qualquer caixa perde muito de resposta nos seus extremos, ou então deixa-las em large se a resposta da caixa for suficientemente boa pra dispensar o sub.

Como na maioria esmagadora dos receivers voce não pode ter uma configuração pra música e outra pra filme ao mesmo tempo, voce terá que optar qual é a mais usada, ou então ficar mudando a toda hora.

Para os felizes proprietários de processadores Rotel 1068, como eu :), voce pode ter essas duas configurações simultâneamente, uma maravilha, eu corto tudo em 80Hz pra filmes e dvds de show ou seja DD e DTS, e pra música em stereo eu uso as caixas em large.

Abcoon
11-04-2005, 18:23
A questão e que ao não usar a configuração frontal + LFE (main + LFE),acredito que as C3 apesar de boas caixas não vai ter capacidade de fornecer graves suficientes nas frequencias mais baixas , por esta razão eu prefiro somar as frontais com o sub.no caso de caixas torres com boa resposte de baixos-graves realmente fica melhor não usar o sub ou usa-lo com corte baixo tipo 30-40Hz so para dar um reforço nos ultra-graves caso as torre não atinja estas frequencias com folga.faça os teste sugeridos por todos e veja qual lhe agrada mais ,este sera o seu ideal.

zaca
11-04-2005, 18:42
Abcoon,

Mas o Main+LFE é justamente o contrário, ele não adiciona o sub e sim adiciona as frontais. Ou seja só com LFE, tudo abaixo do corte determinado (seja 40Hz ou 60Hz) vai somente para o sub, já com LFE + Main vai para o sub e também para as frontais. Essa duplicidade de reprodução de determinada faixa de graves é chamada de double bass, e é considerada prejudicial ao equilíbrio e desempenho do sistema.

Além disso, pelo que sei, em Main + LFE só irão graves abaixo do corte para as frontais se elas estiverem em Large (pelo menos nos Denons e Pioneers é assim). O HK é diferente ?

Se você cortar as caixas em 60Hz(no receiver) e depois cortar o sub em 40Hz a faixa de 40Hz a 60Hz será perdida, não será reproduzida por nenhuma caixa. Usando a entrada LFE não é usual utilizar o crossover do sub.

Guzman,

Siga a instrução do Abcoon e demais colegas, teste as opções citadas e veja o que mais lhe agrada.:legal:

Abraços,
Alexandre

Guzman
11-04-2005, 19:26
Pessoal, obrigado pelas dicas, vou testar para ver se percebo diferenças.

Só para esclarecimento, quando me referi ao corte do sub, na verdade estava querendo dizer que o corte, também, seria feito no receiver.
O hk tem a opção de fazer esta regulagem juntamente com as outras caixas.
No meu caso, o x-over do sub esta no máximo (abri tudo!) (na verdade, acho que o x-over do sub está desligado, pois deixei ele no DIRECT, desta forma, o corte seria feito somento pelo receiver), no receiver é que estou com dúvida de qual seria a faixa ideal.

Como já dito anteriormente, o receiver havia feito a regulagem automática para o sub (corte) em 120 hz? e para as frontais em 40 hz.
Neste caso, parece que está havendo uma sobreposição de frequências para o sub na faixa que vai de 120 a 40hz.
Estaria isso correto? este tipo de regulagem tem lógica?

Abcoon
11-04-2005, 19:52
A entrada do sub pelo menos no HK 335 fica vinculada a algum tipo de caixa as opções do vinculo são :frontais, central, surrond, surrond back, o normal e basear o corte do sub pelas frontais para não haver a duplicidade dos graves ,porem no meu caso como uso caixas book (Inf.Beta 20) o ideal seria cortar as frontais em 40-60Hz(como gosto de graves deixo em 40Hz apesar da caixa não atingir os 40Hz em+-3db, porem serve como uma proteção), se for deixar a caixa frontal em 40Hz e me basear o sub por ela vou ter uma perda ,pois segundo as especificações a caixa atinge 58Hz+-3db, o que faço e direcionar o corte do sub para as caixas surronds que corto a 60Hz, desta forma não a sobreposição de graves e estraio o maximo de graves da beta 20 sem ter o risco de danifica-las pois abaixo de 40Hz não toca, lembrando que a Beta20 chega a 58Hz+-3db ´porem num parametro mais amplo ,tipo +-6db deve chegar proximo as 40-45Hz por esta razão deixo em 40Hz.Outra importante consideração e que a minha prioridade e musica e tenho a opinião formada que se o sistema digere bem musica tirara de letra filmes.Conclusão para o meu gosto deixo o HK335assim:
frontais: small 40Hz Beta20
central :small 60Hz BetaC250
surrond: small 60Hz Primus 150
surrond :back 100Hz Primus 140
Sub baseado na surrond (60hz), LFE+front

Foi o melhor resultado que consigui no meu sistema, para musica e automaticamente filmes.

chaval
11-04-2005, 20:41
CQuanto ao 335 o som e otimo deixei o meu set up 7.1em:

Fr:large, 40Hz
c:large,60Hz
Su.:large,60Hz
Su.back:small,80Hz
Sub:baseado na Su.back ou seja ,corte a 80Hz
LFE:L+R+LFE
Abcoon, nesse post vc disse que deixou as caixas em large...

Conclusão para o meu gosto deixo o HK335assim:
Sub baseado na surrond (60hz), LFE+front
Nesse outro disse que estão como small, mas com sub em LFE+L/R...

Qual a configuração certa no final das contas? :D
O meu HK235 não habilita LFE+L/R se estiver tudo em small, por isso a dúvida.

Eu penso que a configuração mais certa é deixar tudo em small, com os cortes ajustados de acordo com o que cada caixa pode alcançar... O resto, o sub cobre...

Por exemplo, se as surr estiverem em 100, e as frontais em 40:
O sub vai reproduzir até 100 para surr e até 40 para frontais.

É isso? To confuso :p

Abcoon
11-04-2005, 23:58
Este topico originalmente nâo e recente, a poucos dias foi reativado por isto a diferença de configuração,a primeira cofiguração que você citou e a mais antiga,quando comprei o 335 ,abaixo esta a que uso atualmente apos varias experimentaçôes, lembrando que o meu HK e o 335 ,teria de verificar se a alguma diferença em relação ao 235, fora que a regulagem vai depender 100% das suas caixas(frequencia), em via de regra gosto de deixar uma folga em relação as especificações das caixas,ex:se a caixa chega a 40Hz coloco o corte de forma que cubra ate 35Hz, fica 5Hz montando, porque ao meu ver a resposta de frequencia não e linear, e nos extremos ela desce mais que os aceitos +-3db de parametro , por esta razão coloco esta margem.
Sub baseado na surrond em 60hz (fica mais preciso em musica),não confundir com surrond back que esta a 100Hz,

Guzman
14-04-2005, 00:05
Abcoon;

Estou com uma dúvida ao usar o EZSET+/EQ do meu 435. Nele há a possibilidade de se fazer a regulagem automática dos 4 parâmetros: tamanho do auto falante; x-over; delay (distância) e ajuste dos canais. Além de ajustar a equalização.

Quando utilizo o método automático, o sistema geralmente acusa que o ajuste foi bem sucedido. Entretanto, percebi que ele estava deixando a minhas caixas frontais como Large (energy C-3).

Através do método manual, alterei para small as frontais, executei novamente o ezset, de acordo com a recomendação do manual, e ele acusava erro.

No seu sistema, você consegue alterar este parâmetro e rodar com sucesso o ezset? Será que o problema está na equalização automática, ou seja, alterando os parâmetros manualmente, o sistema não consegue regular a equalização do sistema? Da mesma forma, é possível alterar o corte do X-OVER e em seguida rodar sem problemas o ezset.
Estou apanhando um pouco com este sistema, se puder dar uma dica. Mas parece que no seu aparelho o ezset é diferente do meu. O seu tem esta equalização paramétrica?
Engraçado é que no sistema de equalização, não é possível alterar nada, o sistema faz tudo sozinho. Achava que era como aquele sistema tradicional de equalização de várias bandas. Se não me engano, vi em um receiver a possibilidade de alterar esta equalização para cada canal manualmente, inclusive tinha aquele tradicional gráfico, acho que era um JVC.
Se alguém souber lidar melhor com este recurso dos hk, agradeceria a ajuda...:legal:
obs. Não sei se o meu problema é o manual do receiver ou o meu inglês...:D , mas achei o dito cujo muito confuso nesta parte.

Abcoon
14-04-2005, 09:31
O meu 335 não tem a equalização , mais tive Yamaha RX 1400 e Pioneer VSX1014 que tinha , geralmente o habitual e se proceder a regulagem full auto ,apos se o resultado não lhe agradou você modifica manualmente os parametros , no Yamaha funciona assim.Uma coisa que no Yamaha dava uma tremenda diferença e que ao realizar a equalização ele perguntava qual parametro seguir, como opções permitia se basear em Flat, front(baseado o resto pelas frontais),agudos,medios,graves, na minha primeira regulagem deixei em flat, resultado ficou uma droga,pois as caixas surrond pequenas limitavam a regulagem , apos coloquei a regulagem em front, a mudança foi radical para melhor pois ele deixa as caixas frontais em full sem alterar elas e tenta que as outras caixas se igualem as frontais, ficou perfeito.Ja no Pioneer ele fais a equalização flat e depois no uso você pode memorizar outras opções de EQ.Quanto ao tipo de eualização tanto o HK como o Yamaha usa o tipo Parametrico, ja o Pioneer 1014 usava a grafica menos precisa, no Yamaha as bandas se modificavam de acordo com a nescesidade acustica do ambiente.Pela logica nos Hk com EQ deve haver algum tipo de opção de regulagem do EQ ,o jeito e cair dentro do manual e ir testando as alternativas

zaca
14-04-2005, 12:48
Guzman,

No site da HK você pode pegar o manual em português.:legal:

Abraços,
Alexandre

IAMDIX
14-04-2005, 14:02
zaca,

em portuguese tem somente até o 335 por enquanto.

zaca
14-04-2005, 18:11
Diego,

Mas acredito que pelo manual do 335 dá para ele entender melhor o pricípio de funcionamento do EzSet, que é onde ele tem dúvidas.:legal:

Abraços,
Alexandre

Guzman
14-04-2005, 23:46
Zaca, obrigado pela resposta.

Pelo que li no 335, há uma diferença bem significativa na configuração do ezset, aliás, fiquei impressionado como entre um receiver e outro muda tanto um pequeno detalhe como este.
De qualquer forma, consegui fazer a regulagem com alguns parâmetros específicos, manualmente, e posso lhes dizer que fiquei muito satisfeito.
Testei sem a equalização e com ela. Realmente, com a equalização o som ficou mais ao meu gosto.
Posso lhes dizer que aprovei, apanhei um pouco, mas faz parte do aprendizado.
Saber configurar adequadamente o ezset é fundamental para um bom resultado, caso contrário, dá a impressão que o som ficou pior.
O sistema de equalização é feito automaticamente pelo receiver, neste detalhe não há como fazer qualquer intervenção manual, a não ser desligá-lo.

fcc
15-04-2005, 10:26
Amigos, agora q estou com o sub, gostaria q me ajudassem nos cortes sendo meu setup:

Receiver HK 235 e Sub Velodyne CHT 10. a configuração esta tudo em small com frontais cortando em 80. Referencia do x-over no receiver para o sub é frontais. Se alguem puder me ajudar agradeço.

Frontais Primus 160
Frequency Response (±3dB): 49Hz - 20kHz Recommended Power Amplifier Range: 10 - 150 watts Sensitivity (2.83V @ 1m): 90dB Nominal Impedance: 8 ohms Crossover Frequency(ies): 3,000Hz; 24dB/octave Low-Frequency Driver: 6-1/2" (165mm) MMD™ High-Frequency Driver: 3/4" (19mm) MMD™

Central Primus C 25
Frequency Response (±3dB): 80Hz - 20kHz Recommended Power Amplifier Range: 10 - 150 watts Sensitivity (2.83V @ 1m): 90dB Nominal Impedance: 8 ohms Crossover Frequency(ies): 3,000Hz; 24dB/octave Low-Frequency Driver: Dual 5-1/4" (130mm) MMD™ High-Frequency Driver: 3/4" (19mm) MMD™

Surrounds Primus 140
Frequency Response (±3dB): 100Hz - 20kHz Recommended Power Amplifier Range: 10 - 100 watts Sensitivity (2.83V @ 1m): 86dB Nominal Impedance: 8 ohms Crossover Frequency(ies): 3,000Hz; 24dB/octave Low-Frequency Driver: 4" (100mm) MMD™ High-Frequency Driver: 3/4" (19mm) MMD™

RLB
15-04-2005, 13:10
Caramba, não entendo muito disso não. Mas eu cortaria em uns 90, os graves das primus não são muito maravilhosos. 80 é oq a thx recomenda, mas acho muito baixo para caixas algumas bookshefs...

Abcoon
15-04-2005, 14:44
Deixaria a frontal em small com corte em 40 ou 60Hz(minha preferencia pessoal e 40Hz por extrair todo o potencial da caixa nos graves, gosto de graves), central em small com corte a 60 ou 80Hz( o porque das duas opções , usaria a central como referencia para o corte do sub, desta forma vai depender do sub qual ficara melhor 60 ou 80Hz), surrond em small corte a 100Hz.lembrado que e minha opinião pessoal , me baseio por musica pois acredito que se o sistema digerire bem musica provavelmente ficara tambem bom em filmes.

chaval
15-04-2005, 15:30
Acho que está ficando mais claro :)

Mas achei essa informação na pág 21 do manual do HK235:

In cases where LARGE has been selected as the
front channel speaker option and LFE+L/R has
been selected as the subwoofer option, the front
channel sound information below the setting shown
will be sent to BOTH the front channel speakers
and the subwoofer. The SUBWOOFER crossover
point is determined by the settings for the main
speakers, and by default it will be set to match the
crossover point of the LEFT/RIGHT channels.
This ensures a smooth transition between the main
speakers and the subwoofer. You may change the
SUBWOOFER setting so that the crossover
matches the setting for the CENTER, SURROUND
or SURROUND BACK channels,
depending on the capabilities of the loudspeakers
used at those locations. For example, if the crossover
setting for your center speaker is higher than the setting
for your main left and right speakers, you may
prefer to set the subwoofer to match the center
speaker in order to avoid losing low-frequency information
from the center channel, which is heavily used
in most movies and television programs.
Isso significa que o corte baseado na central por exemplo, só funciona quando as frontais estão como LARGE e configuradas como LFE+L/R?
Ou funciona quando o conjunto todo está em small tb?

Eu achei que seria mais inteligente se o sub reproduzisse todos os graves de cada caixa, abaixo do x-over de cada uma... ex: frontais com corte em 60, então o sub reproduz tudo abaixo de 60 que é enviado para as frontais. E ao mesmo tempo, supondo um corte de 100 nas surround, o sub reproduziria tudo abaixo de 100 do sinal que iria para as surround... Dessa forma nunca teria sobreposição, nem buraco... entende? Não é assim?

Pow, um CD de testes que pudesse reproduzir frequencia distintas seria mt útil...

fcc
15-04-2005, 15:49
Chaval,
tb acho q assim seria o certo e lógico.

Abcoon,

cortar as 160 em 40 ou 60 ???? Acho exagero nao acha nao??? Lembre-se q a minha é Primus....

[]s

RHTF
15-04-2005, 16:25
Pessoal,

Fazer o corte abaixo dos 60Hz é só pra caixas que reproduzem MUITO bem as baixas frequencias, normalmente essas caixas são torres, e as de respeito.

Caixas book não é qualquer uma que pode reproduzir BEM frequencias abaixo de 80Hz não, apesar do que dizem as especificações.

Outro ponto é que quando voce deixa para o receiver amplificar esses sinais abaixo de 80 ou 60Hz ele vai ter que trabalhar bem mais para fazer isso, enquanto se voce deixar a frequencia de corte mais alta vai permitir ao receiver um rendimento melhor em médias e altas frequencias, deixem o trabalho pesado de sub-graves para o sub amplificar e não o receiver.

Esclarecendo a questão do tamanho x corte:

O SUB vai reproduzir os sinais do canal LFE e mais o que estiver abaixo do corte de cada caixa que for setada em Small, até o limite acima pré-definido para o sub. As caixas setadas em Small não vão jamais reproduzir os graves do canal LFE, esses são exclusivamente para o sub.

Pode-se configurar para que caixas em Large também tenham os graves reproduzidos simultaneamente pelo sub, é o chamado LFE+Main, normalmente isto causa o famoso "double-bass" e pode ser um baita incoveniente dependendo do sistema e da sala, tornando os graves embolados, apesar de parecerem maiores.

Finalizando, não devemos esquecer que a maioria dos filmes e shows são produzidos considerando que o corte padrão é 80Hz entre as caixas e o sub.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais.

fcc
15-04-2005, 16:30
Ronaldo,

ótima explicação.

Entao em sua opiniao, cortaria minhas frontais e central em 80 ou 90 ??? Vou deixa-las em small.

[]s

RLB
15-04-2005, 16:33
Essas primus, se chegarem em 40, deve ser com uns 6db a menos. Não vale a pena, se fosse torres e fosse só para músicas, talvez aí uns 50 seria interessante. Para filmes, perderia muito impacto, um corte tão baixo...

RLB
15-04-2005, 16:34
Opa, não tinha lido o post do Ronaldo!

Abcoon
15-04-2005, 16:54
Sou da opinião de se reservar um bom tempo,dias e muita paciencia para testar todas as alternativas do seu sistema, sou do tempo do som stereo onde não havia corte estabelecido para as caixas L e R , por esta razão mesmo a caixa sendo bookshel de qualidade teria que ter um desempenho satisfatorio medio em todas as frequencias suportadas, acredito que cortar caixas em 80hz se estas atigem 45hz em +-3db seria desperdiçar seu potencial, perde muito nos sub graves , pode ate melhorar a performase nos medios e agudos porem ao jogar tudo abaixo de 80hz para o sub ,so vai mudar de local o problema dos graves, provalvelmente o sub vai ficar menos preciso e embolar ao tocar musica, portanto para meu gosto prefiro um realce nos medios graves feito pelas frontais mesmo book e deixo abaixo de 60hz para o sub , esta foi a melhor regulagem para musica no meu HK335

FFC quanto as Primus 160 em 40 ou 60Hz faça o seguinte teste coloque em stereo sem sub(desligue atrais) deixa primeiramente em large, depois coloque em small com o corte em 40Hz depois vai abaixando 60, 80 ,etc, imagina agora se tivese so as caixas 160 para usar qual das opções você usaria para escutar musica( eu deixaria em large,se não fose pelo risco de estora-las ,contudo se colocar em small, com corte em 40Hz estaria disponibilizando todo o seu potencial porem o corte em 40Hz me daria uma proteção contra graves em excesso e sub-graves, os 40hz atuaria como um circuito de proteção ,uma veis que as 160 atingem 49Hz+-3db deve chegar proximo as 42Hz +-6db,os 40Hz estaria dentro da sua faixa util, esta e a logica que eu uso)

Para não perder impacto usando as frontais em 40Hz, basta basear o sub pelas surronds ou central com corte na casa dos 60-80Hz, quanto a possivel duplicação dos graves na faixa de 40 a 60Hz no caso de usar 60Hz no sub ou 40 a 80Hz usando 80hz para o sub , o que ocorre e que a resposta de frequencia não e tão linear ,geralmente fica entre +-3bd sendo que em caixas book no limite inferior cai bastante , por esta razão esta pequena duplicação nesta faixa especifica não costuma geral problemas ou cancelamento.

O Hk 235/335 permite basear o corte do sub por qualquer conjunto de caixas(frontal, central, surrond, surrond back) independente do tamanho escolhido da caixa ,small, large.

RHTF
15-04-2005, 17:10
Abcoon,

Eu concordo com voce, para música nada melhor que configurar em LARGE, desde que voce tenha de fato uma caixa full-range, o problema é que a maioria das books de entrada não são nem de perto. Se voce quer ouvir música com caixas em Large, voce tem que pensar em torres, esqueça bookshelfs.

No meu processador eu tenho o recurso de configurar as caixas de acordo com o tipo de sinal, então para música as minhas frontais (Studio40v3) ficam em Large, para sinais DD/DTS elas ficam em Small com corte em 80Hz, agora isso em receiver não é possível, por isso que eu disse lá em cima, que vai depender do foco. Mesmo assim as minhas caixas que são praticamente metade de uma torre, não conseguem reproduzir música em Large a contento, por isso estou vendendo-as e partindo para um par de torres.

Agora, tudo isso é muito pessoal, cada qual com o seu gosto, nada melhor como testar as inúmeras possibilidades e ver a que me se adequa ao seu gosto pessoal.

Abcoon
15-04-2005, 17:22
Concordo com as limitações da maioria das caixas book, pessoalmente sou fa das torres so não as tenho por causa dos meus gatos, porem como não se consegue a perfeição usando book o jeito e abrir mão em algum local ,ou escolhe mais refinamento e detalhamento ou um som mais encorpado, o fato e que na minha opinião a transição das book para o sub e algo bem problematico porque na minha concepeção a carencia maior e na região dos medios-graves e justamente nesta região que falha as book e o sub, por esta razão abro mão de um pouco de detalhamento em pro de um som mais encorpado, as vezes que tentei usar o corte padrão do THX de 80Hz o som ficou bom para filmes (dialogos) mais para musica fica claro o buraco na região dos medios graves,por esta razão não a milagre tem de perder tempo e cada qual chegar no seu gosto paricular.

Renato
15-04-2005, 17:43
Amigos,

Mas a frequência é apenas um ítem para se ter uma boa integração.
Mas a qualidade das caixas, do sub e do ambiente é que farão
diferença.... :legal:

Tb considero um erro, tentar cortar o mais baixo possivel, quando
muitas caixas mesmo torres são péssimas em graves seja lá qual
frequência for. Specs aqui não quer dizer nada !!!!

O fato de 100hz não ser localizável é questionável, como já vi 200hz
não o ser de fato...acreditem, o ambiente (acústica) é sua alegria ou
a sua mais profunda aporrinhação quando o assunto é grave... :)

Vale qualquer tentativa, liberte sua mente de certas teorias que o seu
ouvido vai apitar no momento certo, tente de tudo... :)

[]'s

Renato

Renato
15-04-2005, 17:46
Outra coisa...a parte "Intelegivel" do audio, comeca depois de 300hz antes disso é só BRBRBRBRBRBRBBRBRBR rs... ou seja, se o sub for bom mesmo nao tem isso de graves e medios graves...e outra coisa, sub bom é sub FORTE.. tem que ter reserva, deslocamente e muita velocidade.... :)

[]'s

Renato

Abcoon
15-04-2005, 17:48
Foi o que fis ao regular o meu sistema joguei a teoria e especificações fora, recentemente quase comprei um DVD de regulagem de imagem o DVE depois fiquei me perguntando do que adianta uma regulagem perfeita para os tecnicologos se parameu uso gosto de saturar o contraste , vou mudar meu jeito de ver as coisas no mundo por causa do DVE!!!

Thalles Barroso
25-04-2005, 10:24
É incrível o que isso faz com a gente, não estamos satisfeitos nunca com o que conseguimos, descobri a "tal regulagem" e agora me vejo sempre procurando uma maneira de melhorar o que não é possivel melhorar, quando eu tinha um Akai que so regulava graves e agudos estava tudo bem, era só essas duas opções e PRONTO! Ja observaram como é dificil escolher uma pizza quando o cardápio oferece mais de 4 opções..... é um inferno! RSRS!!!!!

Guzman
12-05-2005, 14:05
Pessoal que possuem o HK 335, 435 (o meu caso).

Estava lendo o manual do HK e verifiquei que é possível fazer ajuste independente para cada entrada (INPUT), ou seja, para cada equipamento de áudio, CD, DVD, VCR, podendo escolher os parâmetros de tamanho de caixa, nível de volume, corte do crossover e DELAY.
Entretanto, tentei fazer um teste, ajustando estes parâmetros de forma diferente para o CD e o DVD, depois de algumas tentativas, não consegui manter os ajustes de corte do crossover e do tamanho das caixas, o equipamento sempre mantinha a última regulagem para este dois parâmetros.
Alquem já tentou fazer estes ajustes. Será que este tipo de ajuste não é possível? OU será que estou errando em alguma coisa (A DROGA DO MEU MANUAL É EM INGLES).
Se alguém puder tentar fazer estes ajustes, seria muito interessante, pois resolveria o problema, em parte, para quem deseja ter o corte do crossover diferente para certas audições. Para isso, poderíamos conectar ao receiver, simultaneamente, as saídas óptica e coaxial do DVD, simulando equipamentos diferentes...
Só falta funcionar...

Guzman
12-05-2005, 22:32
Respondendo eu mesmo, de acordo com o suporte da HK.

(não tem como... que pena)

Carlos,

Good afternoon and thank you for your inquiry. The AVR435 does not allow you to set different crossover settings for each individual input. You can set different speaker "sizes" for each input (i.e. Small or Large), but, you will not be able to set individual crossover frequencies for each input.

I hope this helps.

Sincerely,

Mark Tirotta

Internet Support Specialist

Dilbert
31-05-2005, 13:19
só pro papo não ficar panelado nas book e nas torres, e eu que tenho um conjunto da AR HC-6, tenho notado uns ploc quando o sub fica sem sinal ou quando assisto filmes em volume -30 no hk235, (acho que quando está alto não dá pra ouvir o ploc então não sei se faz) - pensei 2 coisas, póde ser que ele entre em standby ou terei que configurar cortes de frequência, estou correto, em estando correto o que poderiam sugerir os amigos para esse hc-6 no hk-235 considerando média de filmes x shows etc.

Quanto mais eu leio mais eu me confundo...

placeborkut
01-06-2005, 08:23
Prezados,

Bom dia !

Tenho um receiver VSX-D811S (http://www.pioneerelectronics.com/pna/product/detail/0,,2076_2047433_37916_tab=B,00.html?compName=PNA_P roductDetailComponent)da Pioneer que tem as opções escolha de tamanho de caixa e X-over. No entanto, nas especificações do meu Sub consta 150Hz como freq. de X-over, sendo que nas caixas satélites a resposta de freq. fica entre 150Hz-20Khz. No manual de instalação do Sub, recomenda-se que se coloque X-over de 150Hz para as caixas, enviando tudo abaixo para o Sub, o que, de acordo com o Cocuroci ( corrija-me se estiver errado ) não é bom devido a estar levando as caixas satélites ao extremo inferior de freq. com perda de sensibilidade nas freqs deste range e mais trabalho para o receiver. Já o manual do receiver recomenda que o X-over seja configurado em 200Hz, enviando tudo abaixo para o Sub. O problema é que, se configuro como recomendado ( 200 Hz ) as caixas vão trabalhar entre 200Hz e 20Khz e o Sub até 150Hz.

Pergunto: O que acontece com as freqs entre 150Hz e 200Hz ( desculpe-me a ignorância ) !?!? :suspeito:

Agradeço se puderem elucidar a questão.

Forte abraço a todos.:bD

Alexandre

Abcoon
01-06-2005, 10:52
Ficou um pouco enrolado o texto , pelo que entendi suas satélites chegam a 150Hz, basta seta-las como small e o X-over em 150Hz no sub seta-lo também em 150Hz desta forma não haverá perda de frequencias , ja se colocar o corte das caixas a 200Hz e o sub a 150Hz a diferença 50Hz sera perdida, o que não e desejado, se colocar o sub a 200Hz e as caixas a 150Hz na faixa de 50Hz haverá sobreposição podendo sobrecarregar nesta faixa de frequência.

placeborkut
01-06-2005, 12:32
Valeu Abcoon !:legal:

Tem razão sobre o texto, mas vc entendeu perfeitamente. A minha preocupação está exatamente em colocar as satélites no X-over limite de baixa freq. e não obter uma resposta sonora satisfatória. Já o meu Sub não tenho como modificar seu X-over ( ao menos não sei como. Se tiver agradeço a dica ), ficando sempre em 150Hz.

Sendo assim, a configuração que utilizo é a que vc sugeriu. Meu questionamento se deveu ao fato de que encontrei informações divergentes entre o especificado e o recomendado nos manuais.

No manual de instalação do Sub, recomenda-se que se coloque X-over de 150Hz para as caixas...Já o manual do receiver recomenda que o X-over seja configurado em 200Hz, enviando tudo abaixo para o Sub...

Alexandre

marcão
07-06-2005, 23:27
Olá pessoal !

Neste sábado fiz a ligação do meu HT tão sonhado e aguardado. Tô quase pirando:Pirou: para fazer a configuração adequada. Sempre acho que dá para melhorar. Podem me ajudar ?

HK 335
E80
EC35
E30
Velodyne CHT 12

Abraços
Marcão