PDA

Ver Versão Completa : Ac portátil 12000 btu's Pinguino Delonghi

Denervaljr
17-12-2009, 08:17
Olá a todos,
Ontem, comprei na loja do Sam's Club em Salvador por R$ 1.569,00 um ar condicionado Delonghi pinguino de 12000BTU's , vou postar aqui a experiencia com esse aparelho que é motivo de muitas dúvidas e discurções.

Logo após a compra, notei que ele não é tão portatil assim, a caixa é muito grande e pesada, muito dicifil para colocar no carro, não coube no porta malas, muito alto para ser levado sobre o banco, tive que deitar os bancos para coloca-lo, como aparentemente o peso todo e na parte de baixo da caixa, é muito dificil inclinar ele segurando pelas alças da caixa, depois de muito trabalho e um arranhão no meu carro feito pelos pés plásticos da embalagem de papelão, que são presos por grampos aparentes.
Chegando em casa outra "novela", tirar do carro, e pior a alça da caixa de papelão rasgou e quase que foi tudo pro chão! Para tira-lo da embalagem foi fácil, já que a caixa desmonta-se de uma maneira inteligente, e também notei que parte do peso da caixa é a propria embalagem, pois tem uma base de um compensado no fundo bem pesada.
Fui tentar fazer a instalação na janela conforme o simples manual de instruções, porém, as duas réguas que vem com ele não sao suficientes para a abertura de minha janela, hoje irei na autorizada tentar providenciar mais uma régua, outra coisa que notei, é que no manual manda observar a tomada na qual o aparelho será ligado, mas não tem nenhuma informação da corrente do aparelho, apenas de tensão!
Estava cansado e deixei ele na sala no canto mesmo, hoje quando chegar em casa vou funciona-lo e posto mais impressões.

Abraço a todos....

Ricardo Leão
17-12-2009, 15:34
Denervaljr, Estou interessado no desenrolar deste tópico. Abraço, Ricardo.

Denervaljr
18-12-2009, 10:13
Bem, ontem fui a uma loja que é autorizada da Delonghi aqui em Salvador e eles não tem a tal da régua complementar para o equipamento, informaram um 0800 do importador para ligar, como eu tinha em casa algumas chapas de PVC e fita dupla face que tinha comprado para fazer uma montagem, resolvi a montagem na janela sem problemas, cortei o PVC na mesma largura intena da régua e fechei os +_ 20cm que estavam faltando para a adaptação na janela, uma outra coisa que me chamou atenção é que nas fotos a mangueira de exaustão parece ter passado por um "photoshop" de emagrecimento, pois ela é muito maior e com um diametro muito mais avantajado do que parece nas fotos, assim como o apatador da mangueira - régua que deve ter mais de 30cm de comprimento, fazendo com que nenhuma cortina fique acomodada sobre ele. Depois de um pouco de trabalho, sou chato com acabamentos, tudo estava instalado, aproveitei também e troquei o fio da tomada, já que o consumo do dito é de 1050W, como a tomada fica na parede contraria ao meu quadro de distribuicão,foi fácil, troquei o fio, coloquei um disjuntor so para ele, e coloquei também uma tomada que informa suportar até 15A.
Liguei ele, muito vento e nada de compressor, hummm, já estava meio triste até que o compressor ligou, ele demora uns 5 minutos para ligar sempre que é conectado a rede eletrica, proteção para o compressor, isso é bom, fechei o pequeno quarto que uso para o computador e como sala de estudo, e fique esperando a refrigeração, claro que com um termohigrometro da minipa medindo a temperatura interna e externa, as duas estavam em torno de 30C. Configurei ele para 24C e na velocidade auto. Na velocidade maxima de ventilação ele é barulhento, pois sai muito vento e a saida e pequena, barulho similar a um ar de janela de 12000 mesmo, o compressor tem aquele trummmm característico de compressor grande, mais não chega a ser chato, o vento na saida é super gelado, muito frio mesmo, mais que estou acostumado com meu split eletrolux de 9k da minha sala....
O tempo foi passando e uns 30 mminutos depois o quarto estava a 25c, confortável, mais achei que a temperatura caiu pouco tendo em vista o quanto frio saia do aparelho, ai notei outra coisa, a mangueira que vela o ar quente pra fora, estava super quente, irradiando um calor que pode ser sentido a uns 5 cm de distancia, ela deveria ter uma proteçao térmica, abri a janela e notei que o ar sai muuuuuito quente e com muita pressão, e junto com vapor, pois ele não precisa drenar a água da condensação, ele evapora ele e manda embora como o ar quente.
uma hora se passou e o ambiente em 24.7 graus, la fora 30.9, e nada do compressor sair, comecei a pensar e notei um problema de projeto desses aparelhos aqui para nosso clima, é o seguinte, pensem comigo, esse ar que ele usa para refrigerar o condensador e o compressor, ele "aspira" no ambiente refrigerado e manda embora, se ele está tirando o ar do ambiente, a mesma massa de ar tem que entrar por algum lugar, como fresta de portas janelas, so que esse ar que entra está super quente, no meu caso ontem quase 31c, isso é muito mais trabalho para o equipamente, claro que tem vantagem, o ar é super renovado, mais em compensação estamos sempre com uma grande vazão de ar quente para o interior, por volta de 1hora e meia o compressor saiu, e notei uma coisa inteligente, o motor que faz a exaustão parou também, então, o ambiente ficou estabilizado por uns 20 minutos até que o compressor voltou a ser acionado.
Hoje vou coloca-lo no meu quarto, vou dar um descanso para o gree de janela que tenho, e amanha posto o resultado de "passar a noite " com ele!

Abraços,

Denerval Junior :legal:

fibra
18-12-2009, 15:50
Assinei o tópico.

Muito bom depoimento :aplauso:

Abraço.

Denervaljr
22-12-2009, 08:21
Bem, hoje volto a postar minhas experiencias com o ar portátil da Delonghi, depois de um fim de semana com temperaturas bem altas, o tempo resolveu refrescar um pouco à noite, um pouco que chuva e umidade aqui em Salvador, isso serviu para certificar minha teroria com o ar portátil, o rendimento dele depende da temperatura do ar que entra na sala pelas frestas, já que ele tira uma massa muito grande de ar do ambiente, mesmo sendo de 12k BTUs ele não da conta de um ambiente como outro do mesmo tamanha de funcionamento convecional, é como se tivessemos com uma janela aberta o tempo todo, outro fato que me chamou a atenção é que o ambiente (quarto) fica refrigerado rapidamente, uns 2 a 3 graus abaixo da temperatura ambiente, dai pra frente, esfriar mais é um problema, é como se tivesse uma grande fonte de calor no ambiente. Quanto ao barulho, não tenho queixa, como havia dito, é similar a um ar de janela, barulho de fluxo de ar e de um compressor trabalhando, hoje vou ter um tempinho à tarde e vou fazer uma gambiarra para tentar direcionar o fluxo de ar que ele puxa para o condensador ( parte quente ), vou tentar fazer com que o ar que entra no ambiente seja direcionado para essa entrada e assim seja enviado para fora, claro que isso é so uma experiência boba pois qualquer coisa do tipo tiraria o título de portátil desse equipamento, que a meu ver não é tão portátil assim.

Abraços,

Denerval Junior,

Ricardo Leão
22-12-2009, 08:50
Denerval,

A sua avaliação, até agora, está levando a uma conclusão: não compensa a compra dêsse aparelho. Se estiver errado, corrija, por favor.

Abraço,

Ricardo.

rodtam
22-12-2009, 08:59
Eu tenho um aparelho igual e digo uma coisa, só compre desses portáteis caso vc queria usar o mesmo aparelho em locais diferentes ou não possa enfiar um "fixo" no lugar, como split ou de janela. Eles são mais barulhentos (eu acho que faz mais barulho que o de janela, nem se comparando com split), são mais caros e menos eficientes.:legal:
Comprei um desse pois moro em prédio sem varanda, o que impede a instalação dos outros tipos de ar condicionado.
Já vi vários modelos desses portáteis, e o meu tem o mesmo nível de ruído, ou seja, acho que o do Denerval também. E juro que não entendo como alguém consegue dormir com um troço barulhento desse. :p

Denervaljr
22-12-2009, 12:38
Denerval,

A sua avaliação, até agora, está levando a uma conclusão: não compensa a compra dêsse aparelho. Se estiver errado, corrija, por favor.

Abraço,

Ricardo.

Ainda não cheguei a uma cloncusão tão radical, acredito que a compra tenha que ser bem avaliada, no meu caso, tenho um de janela no quarto, que pretendo substituir por um split, um split na sala do ht, e tenho um quarto de visitas/sala com computador, que nao tenho com colocar um split ou de janela, fica para a frente do predio e a parede que poderia passar a tubulação de gás é um dos pilares de sustentação do prédio, um vizinho disse que já tentou furar ele com uns instaladores de split daqui da cidade e não tiveram sucesso. Por isso optei pela compra desse aparelho, outra coisa foi pela curiosidade no funcionamento dele mesmo.

---------- Mensagem adicionada às 11:38 ---------- Mensagem anterior foi às 11:32 ----------

Eu tenho um aparelho igual e digo uma coisa, só compre desses portáteis caso vc queria usar o mesmo aparelho em locais diferentes ou não possa enfiar um "fixo" no lugar, como split ou de janela. Eles são mais barulhentos (eu acho que faz mais barulho que o de janela, nem se comparando com split), são mais caros e menos eficientes.:legal:
Comprei um desse pois moro em prédio sem varanda, o que impede a instalação dos outros tipos de ar condicionado.
Já vi vários modelos desses portáteis, e o meu tem o mesmo nível de ruído, ou seja, acho que o do Denerval também. E juro que não entendo como alguém consegue dormir com um troço barulhento desse. :p

Concordo quanto ao motivo da compra, também estou um pouco decepcionado quanto a eficiencia dele, quanto ao barulho, na velocidade media ou baixa até que não me encomoda não, vc consegue um bom condicionamento do ambiente com ele ou também parece que a sala está aberta? :lol:

Abraços,

Denerval Jr.

rodtam
22-12-2009, 13:04
Concordo quanto ao motivo da compra, também estou um pouco decepcionado quanto a eficiencia dele, quanto ao barulho, na velocidade media ou baixa até que não me encomoda não, vc consegue um bom condicionamento do ambiente com ele ou também parece que a sala está aberta? :lol:

Abraços,

Denerval Jr.
Eu acho que a eficiencia é bem baixa sim, tanto que pra não gastar demais eu fico na saída de ar frio, aí mesmo deixando a 30º fica bem confortável:ataque:
E olha que eu sou um cara que fica confortável de camiseta a temperaturas de 15º ou menos.

ricardo balthazar
03-01-2010, 01:21
eu comprei um portatil da enxuta uma vez, afff não gelava nada, mas o ar quente que saia do cano da janela dava para fazer uma sauna.....
hehehe

agora esses novos ai devem funcionar legal, pq aqueles enxutas era so para fazer barulho...

abraço

ricardo

Denervaljr
03-01-2010, 22:51
eu comprei um portatil da enxuta uma vez, afff não gelava nada, mas o ar quente que saia do cano da janela dava para fazer uma sauna.....
hehehe

agora esses novos ai devem funcionar legal, pq aqueles enxutas era so para fazer barulho...

abraço

ricardo

Lembro-me dos da Enxuta, eles eram quadradinhos mais não sei nada sobre sua eficiência, eu ainda vou postar um veredicto final meu sobre ele, realmente a eficiencia e baixa, mais ele refresca bem a sala que eu estou usando, não tem como baixar a temperatura em mais de 4 graus, ele nao baixa mesmo, mais pelo menos refresca bem, o ar que sai dele, sai super gelado, so que ele joga muito ar fora, fazendo entrar muito ar quente na sala, acredito que isso é que atrapalha ele, o barulho é similar a um ar de janela barulhento.

Valeu...

Alex.K
07-01-2010, 14:03
Obrigado DenervalJr, também estou muito interessado na sua avaliação pois não tenho como instalar um split ou de janela.

Fiquei meio confuso agora com relação ao esquema de funcionamento de ar condicionado.

Como é o funcionamento num split ou de janela ? Ele resfria o ar externo e joga o ar frio pra dentro do ambiente ? Daí esse ambiente teria mais ar pra "jogar pra fora". Já no portátil o ambiente fica com menos ar e por isso ele "puxa" ar de fora (pressão negativa) ?

Outra coisa que também andei pensando... normalmente o ar condicionado é instalado no alto. A baixa eficiência do portátil não poderia ser também por ele ficar "em baixo" ?

Denervaljr
07-01-2010, 23:25
Obrigado DenervalJr, também estou muito interessado na sua avaliação pois não tenho como instalar um split ou de janela.

Fiquei meio confuso agora com relação ao esquema de funcionamento de ar condicionado.

Como é o funcionamento num split ou de janela ? Ele resfria o ar externo e joga o ar frio pra dentro do ambiente ? Daí esse ambiente teria mais ar pra "jogar pra fora". Já no portátil o ambiente fica com menos ar e por isso ele "puxa" ar de fora (pressão negativa) ?

Outra coisa que também andei pensando... normalmente o ar condicionado é instalado no alto. A baixa eficiência do portátil não poderia ser também por ele ficar "em baixo" ?

Vamos lá , em um ar de janela, ou no split os ambientes exeterno e interno são isolados, o ac de janela "puxa"o ar pelas laterais e por cima e empurra por traz, pelo condesador para refrigerar o aparelho sem contato com o ar interno, o ar interno e puxado, normalmente pela frente passa pelo evaporador e é empurrado pelas saidas, em alguns casos que tem renovação de ar, quando ela esta aberta acontece uma exaustao da parte interna para a parte externa, mais uma pequena quantidade.
No Split, ao menos os peuqenos que conheco não existe exaustão, a unidade externa usa o ar para refrigera-la e a interna faz seu trabalho sem contato com o ar externo.
Já no portátil o que acontece é o seguinte: o ar interno é refrigerado, ele é puxado pelo fundo do aparelho, passa por um filtro, pelo evaporador ( parte fria) e é lancado pelos difusores frontais, exfriando o ambiente, até ai tudo ótimo, mais o condensador(parte quente), támbém é refrigerado com ar do ambiente interno, ele puxa o ar pela lateral, esse passa pelo condensador e é lançado para fora do ambiente pelo duto, aquele cano que eles tem, só que não é pouco ar não, é bastante, e esse ar está muito quente e tem que ser mandado embora, isso faz com que tenhamos como voce disse, pressão negativa no ambiente, fazendo entrar muito ar de fora, para ter uma ideia, se a porta do quarto estiver encostada, ela abre ao ligar o aparelho, aqui em Salvador, normalmente o ambiente externo está muito quente, com isso a eficiencia cai muito.

Mais é claro que tem que ter a parte boa, esse quarto não existe possibilidade sem grandes modificações de se instalar um ar de janela ou mesmo split, e é um comodo perdido de tão quente que é, por isso ele está sim cumprindo o prometido.
Deve-se fazer uma avaliação e o portátil deve ser usado em ultimo caso, é sim barulhento, é um trambolho pesado, a mangueira ocupa muito espaço, consome energia, mais é uma solução quando as outras não são possiveis.
Abraços,

Denerval Jr.:legal:

Alex.K
08-01-2010, 09:19
Agora entendí Denerval :legal:. Brigadão.

Puxa, se o motor precisa ser resfriado e já tem um tubo que vai pra janela pra jogar o ar quente pra fora, bem que poderia ter outro tubo para puxar ar fresco de fora somente pra resfriar o motor. Assim não teria tanta pressão negativa e não ficaria entrando ar quente pelas frestas do ambiente.
Se já tem um tubo lá, mais um tubo esteticamente acho que não pioraria muito.

Vc disse que faria esse teste. Chegou a fazer ?

Denervaljr
08-01-2010, 23:23
Agora entendí Denerval :legal:. Brigadão.

Puxa, se o motor precisa ser resfriado e já tem um tubo que vai pra janela pra jogar o ar quente pra fora, bem que poderia ter outro tubo para puxar ar fresco de fora somente pra resfriar o motor. Assim não teria tanta pressão negativa e não ficaria entrando ar quente pelas frestas do ambiente.
Se já tem um tubo lá, mais um tubo esteticamente acho que não pioraria muito.

Vc disse que faria esse teste. Chegou a fazer ?

Existe alguns modelos, nao da delonghi, achei alguns na net la fora nos usa e na europa que tem dois dultos, um de entrada e outro de saida, tentei fazer sim, mais faltou um dulto, acabei desistindo, coloquei a cotina presa nele e deixei a janela um pouco aberta, parece que melhorou, mais não tem como ficar uma barraca armada assim dentro de casa, ehhehe, entao to usando como ele deve ser mesmo, tem alguns modelos que usam agua pra resfriar o condensador, tem que abastecer de agua, parece que usa menos ar do ambiente, mais foi o que entendi na net, olhe no site da delongui usa, que tem esse lá, é o mais caro de todos.

Abraços,
Denerval Jr:legal:

Alex.K
11-01-2010, 09:39
Estive na C&C sábado e pude ver um Komeco 7.500 BTUs funcionando. Achei ele gigante. Fiquei imaginando que tamanho seria um de 10/12 mil Btus.

O ar sai bem gelado mesmo e pude perceber que a quantidade de ar que sai por trás é beem maior que a quantidade de ar gelado que sai pela frente.

Vc matou a charada. Pra sair tanto ar assim por trás de algum lugar ele tem que entrar.

Estou vendo no site da delonghi usa e os aparelhos de lá são muito mais avançados dos que os comercializados aqui.

Utilizam o sistema dripless (sem gotejamento) em que não precisa esvaziar um reservatório de água. A água formada é utilizada no resfriamento do condensador e com isso a eficiência do aparelho diz ser maior pois utiliza menos ar do ambiente pra resfriamento do motor.

Tem modelo com duplo duto que utiliza ar externo pra resfriar o motor. (modelo PAC T110P)

E tem o modelo top PAC W130E que vc comentou que tem um reservatório extra de água usada pra refrigerar o motor.

Será que aqui no Brasil tem algum modelo que não precisa retirar água ? A eficiência desses já deve ser um pouco melhor né.

Obrigado

rodtam
11-01-2010, 11:43
Estranho que eu deixei o meu funcionando umas 3 semanas seguidas, quando fui esvaziar o reservatório de água, não dava pra encher um dedal :ataque:
Sendo que o reservatório é para 10 litros, se não me engano.

Kloud
11-01-2010, 11:59
Nobre colega, nao se ofenda com oq vou te dizer, mas qnd vc comprou esse aparelho Portatil infelizmente voce jogou grana fora, pois um equipamento Hi-Wall de 12.000 btu custa mais barato q o portatil (cerca de R$ 500,00 a menos), e com essa diferença vc pagaria a instalaçao e com certeza teria um exelente resultado em termos de refrigeraçao.

So uma observaçao, aparelhos portateis criam um efeito que chamamos de "Efeito Bolha", oque seria isso: Voce tem q utilizar o aparelho ventilando diretamente em voce para se ter uma sensaçao de refrigeraçao ou de ambiente gelado heheheh (horrivel isso nao acha).

Abraços e nao se ofenda no que eu disse, pois nao e nada em particular, somente pq sou tecnico só a 18 anos rsrsrs.

Caso tenham duvidas e so me mandar e-mail (marcelo.tecnico@yahoo.com.br)

rodtam
11-01-2010, 12:18
A multa por modificar a fachada do prédio com certeza seria MUITO mais que 500 reais mais o gasto superior pela baixa eficiencia do sistema :ataque:

Ricardo Leão
11-01-2010, 15:51
Vi hoje no Sam's, aqui em Maceió, êsse condicionador para vender por R$1.498,00 em 10 vezes. Acho que se fôsse a metade do preço, mesmo assim eu não compraria.

Abraços,

Ricardo.

Denervaljr
11-01-2010, 23:08
Estive na C&C sábado e pude ver um Komeco 7.500 BTUs funcionando. Achei ele gigante. Fiquei imaginando que tamanho seria um de 10/12 mil Btus.

O ar sai bem gelado mesmo e pude perceber que a quantidade de ar que sai por trás é beem maior que a quantidade de ar gelado que sai pela frente.

Vc matou a charada. Pra sair tanto ar assim por trás de algum lugar ele tem que entrar.

Estou vendo no site da delonghi usa e os aparelhos de lá são muito mais avançados dos que os comercializados aqui.

Utilizam o sistema dripless (sem gotejamento) em que não precisa esvaziar um reservatório de água. A água formada é utilizada no resfriamento do condensador e com isso a eficiência do aparelho diz ser maior pois utiliza menos ar do ambiente pra resfriamento do motor.

Tem modelo com duplo duto que utiliza ar externo pra resfriar o motor. (modelo PAC T110P)

E tem o modelo top PAC W130E que vc comentou que tem um reservatório extra de água usada pra refrigerar o motor.

Será que aqui no Brasil tem algum modelo que não precisa retirar água ? A eficiência desses já deve ser um pouco melhor né.

Obrigado

Esse Pac 100 não precisa esvaziar o reservatório não, ele evapora a água condensada e manda ela embora pelo dulto de ar quente, o dreno que ele tem é para tirar antes do transporte, segundo o manual pode derramar alguma coisa não evaporada, a diferenca entre o pac 100 e o pac 120 é basicamente o gás, no Brasil o pac 100 12k btu que usa o R22 e nao europa e usa o pac 120 12kbtu que usa R410, claro que somos atrazados ne...
:legal:

---------- Mensagem adicionada às 21:56 ---------- Mensagem anterior foi às 21:53 ----------

Estranho que eu deixei o meu funcionando umas 3 semanas seguidas, quando fui esvaziar o reservatório de água, não dava pra encher um dedal :ataque:
Sendo que o reservatório é para 10 litros, se não me engano.

Segundo o manual ele evapora a água condensada, mandando embora com o ar quente... Deve ser por isso ....:legal:

---------- Mensagem adicionada às 22:05 ---------- Mensagem anterior foi às 21:56 ----------

Nobre colega, nao se ofenda com oq vou te dizer, mas qnd vc comprou esse aparelho Portatil infelizmente voce jogou grana fora, pois um equipamento Hi-Wall de 12.000 btu custa mais barato q o portatil (cerca de R$ 500,00 a menos), e com essa diferença vc pagaria a instalaçao e com certeza teria um exelente resultado em termos de refrigeraçao.

So uma observaçao, aparelhos portateis criam um efeito que chamamos de "Efeito Bolha", oque seria isso: Voce tem q utilizar o aparelho ventilando diretamente em voce para se ter uma sensaçao de refrigeraçao ou de ambiente gelado heheheh (horrivel isso nao acha).

Abraços e nao se ofenda no que eu disse, pois nao e nada em particular, somente pq sou tecnico só a 18 anos rsrsrs.

Concordo com voce quanto a eficiencia, realmente estou decepcionado com ela, porem existe casos que não é possivel a instalação de outro equipamento, como nosso colega comentou a multa por modificar a fachada do predio, a indisposição sindicos e vizinhos e tudo mais, no meu caso tenho um split electrolux de 12k na minha sala, um gree de 7500 no meu quarto, que vou trocar por um split inverter fujitsu logo, e tinha um comodo, que não existia possibilidade de ser utilizado de dia, ele é pequeno,o sol bate direto nele e fica inabitável, mais serve de bliblioteca e sala para estudo, onde fica o computador, o problema e que não posso pendurar nada na fachada do predio, a parede dele é uma coluna de concreto que mais de um já tentou atravessa-la e desistiu, do outro lado teria que passar por dois quartos e dois banheiros, dar a volta no predio para ir até a dependencia de empregada, ou seja, quebrar o ap inteiro, então a possibilidade de ter um ac portátil me pareceu agradável, mesmo pagando quase R$1,6k, só que acho um absurdo importarmos aparelhos tão atrazados, já que o mesmo fabricante tem coisa muito melhor lá fora que nem é disponibilizada aqaui.

abraços,

Denerval Junior.

---------- Mensagem adicionada às 22:08 ---------- Mensagem anterior foi às 22:05 ----------

[QUOTE=Ricardo Leão;2128760]Vi hoje no Sam's, aqui em Maceió, êsse condicionador para vender por R$1.498,00 em 10 vezes. Acho que se fôsse a metade do preço, mesmo assim eu não compraria.

Abraços,

Ricardo.

Realmente o sam's aqui em Salvador não está com preços bons não, quanto a comprar um equipamento desses depende da necessidade né? É aquela história, quem não tem cão caça com gato :ataque:

Abraços,
Denerval Junior.

RayBlu
01-02-2010, 15:03
Definitivamente impossibilitado de instalar um aparelho de ar condicionado split ou de parede no meu quarto, isso após ouvir diversas opiniões de instaladores, por iniciativa própria, acabei por adquirir o Ac portátil 12000
BTU's Pinguino Delonghi.

Sou de Belo Horizonte e a estação tem nos proporcionado algumas noites típicas de verão bem quentes, mas não faz tanto calor como em Salvador ou no Rio de Janeiro. De modo que, a intenção seria usá-lo esporadicamente, quando o incremento da temperatura assim o exigisse.

Ao tirar o aparelho da embalagem, não me pareceu ser um trambolho tão grande assim, apesar de ser bastante pesado. Tem um modelo de 8000 BTU's, da Delonghi também, que é do mesmo tamanho. É mais ou menos do
mesmo porte dos climatizadores de diversas marcas que estão à venda em muitas lojas e supermercados. O aparelho me pareceu ter um design bem agradável e moderno.

Após uma leitura no manual, que é bem sucinto, o processo de montagem me pareceu bem simples. Tive problemas com a janela do quarto, cuja altura era muito grande e tive de complementar o espaço com um pedaço de isopor.

Adaptei então a tubulação, esta sim, um trambolhão e tanto, entre o aparelho e a régua na janela. Depois que se pega o jeito de manipular a tubulação, fica fácil executar a conexão entre os dois pontos.

Finalmente, liguei o plugue do aparelho, que começou a funcionar e, após um tempo, o compressor entrou em ação e o resfriamento do ambiente tornou-se efetivo. Pode ser gerenciado tanto pelo módulo de controle remoto quanto pelo próprio aparelho, prático e funcional. É só escolher a temperatura e o resto poderá ser feito de modo automático ou não. O aparelho tem um timer incorporado, aumentando a sua funcionalidade.

A temperatura cai a níveis confortáveis após um certo tempo de funcionamento. A princípio, achei o nível de ruído muito elevado, o ar frio sai com muita intensidade, comparável a um equipamento de parede. Porém, com o tempo, acaba-se acostumando, assim o espero.

Resumindo, penso que o aparelho cumpre o que promete. Seria a melhor opção? Evidente que não mas, dependendo das circunstâncias, pode ser a única.

rodtam
01-02-2010, 16:26
Minha opinião, ar portátil é sempre a pior opção. :lol:
Mas, às vezes, é a única.:choro:

mrlopes
03-02-2010, 16:26
Eu estava muito interessado em adquirir um desses portáteis mas já mudei de idéia. Deve ser frustrante colocar um aparelo desse preço em casa (e que diz ter uma porrada de btus) e o ambiente ficar só mais ou menos. Outra coisa: achei um coparativo legal sobre esses aparelho na net, acho que vale a pena dar uma conferida: http://sistemasdearcondicionado.blogspot.com/2010/02/ar-condicionado-portatil-x-compacto.html

Denervaljr
03-02-2010, 21:45
Definitivamente impossibilitado de instalar um aparelho de ar condicionado split ou de parede no meu quarto, isso após ouvir diversas opiniões de instaladores, por iniciativa própria, acabei por adquirir o Ac portátil 12000
BTU's Pinguino Delonghi.

Sou de Belo Horizonte e a estação tem nos proporcionado algumas noites típicas de verão bem quentes, mas não faz tanto calor como em Salvador ou no Rio de Janeiro. De modo que, a intenção seria usá-lo esporadicamente, quando o incremento da temperatura assim o exigisse.

Ao tirar o aparelho da embalagem, não me pareceu ser um trambolho tão grande assim, apesar de ser bastante pesado. Tem um modelo de 8000 BTU's, da Delonghi também, que é do mesmo tamanho. É mais ou menos do
mesmo porte dos climatizadores de diversas marcas que estão à venda em muitas lojas e supermercados. O aparelho me pareceu ter um design bem agradável e moderno.

Após uma leitura no manual, que é bem sucinto, o processo de montagem me pareceu bem simples. Tive problemas com a janela do quarto, cuja altura era muito grande e tive de complementar o espaço com um pedaço de isopor.

Adaptei então a tubulação, esta sim, um trambolhão e tanto, entre o aparelho e a régua na janela. Depois que se pega o jeito de manipular a tubulação, fica fácil executar a conexão entre os dois pontos.

Finalmente, liguei o plugue do aparelho, que começou a funcionar e, após um tempo, o compressor entrou em ação e o resfriamento do ambiente tornou-se efetivo. Pode ser gerenciado tanto pelo módulo de controle remoto quanto pelo próprio aparelho, prático e funcional. É só escolher a temperatura e o resto poderá ser feito de modo automático ou não. O aparelho tem um timer incorporado, aumentando a sua funcionalidade.

A temperatura cai a níveis confortáveis após um certo tempo de funcionamento. A princípio, achei o nível de ruído muito elevado, o ar frio sai com muita intensidade, comparável a um equipamento de parede. Porém, com o tempo, acaba-se acostumando, assim o espero.

Resumindo, penso que o aparelho cumpre o que promete. Seria a melhor opção? Evidente que não mas, dependendo das circunstâncias, pode ser a única.

Então amigo, estou um pouco decepcionado com o equipamento, mais também no meu caso foi a unica opção, tive o mesmo problema com as reguas para fechar a janela, entrei em contato com a delonghi aqui no Brasil para saber o preco e onde comprar, mais me assustei com o preço, R$ 209,00 cada régua exetensora, achei um absurdo conforme o e-mail abaixo:

\
Bom dia,

Obrigada por nos contatar.

Segue abaixo o valor do acessório solicitado.

Regua Ar Condicionado Delonghi PAC C100 - Preço. R$ 170,00
Pode ser enviado via correio normal R$ 20,00 ou via SEDEX R$ 39,00.

Se estiver de acordo, favor informar qual a opção desejada.
O pagamento pode ser feito via depósito bancário e assim que recebermos o seu aviso de confirmação neste e-mail, realizaremos o despacho imediato.

Razão Social: NS Service Comércio e Serviços de Produtos para Hotelaria e Uso
Doméstico Ltda-EPP
CNPJ 01344808/0001-59
Banco Itau
Ag. 0742
Cta. 45798-9
Nelson Leccese Filho

Pedimos a gentileza de manter o nosso e-mail e telefone cadastrados para qualquer necessidade ou informação futura.

Atenciosamente.
Gleice
11 3588 0914

---------- Mensagem adicionada às 20:45 ---------- Mensagem anterior foi às 20:42 ----------

Eu estava muito interessado em adquirir um desses portáteis mas já mudei de idéia. Deve ser frustrante colocar um aparelo desse preço em casa (e que diz ter uma porrada de btus) e o ambiente ficar só mais ou menos. Outra coisa: achei um coparativo legal sobre esses aparelho na net, acho que vale a pena dar uma conferida: http://sistemasdearcondicionado.blogspot.com/2010/02/ar-condicionado-portatil-x-compacto.html

Muito legal esse comparativo, mais é como havia dito anteriormente, eles não baixam muito a temperatura, 3 graus no caso do delonghi é muito pouco para o verão aqui em Salvador, com meu split na sala coloco ele em 22 e é so alegria...:hilario:

Abraços,

Rato
05-02-2010, 19:55
Por muito tempo eu tive dúvidas em adquirir um aparelho de ar-condicionado portátil. No verão o bicho tá pegando em casa, muito quente mesmo, moro num apartamento que nao permite nem split nem de parede e resolvi arriscar. Olha o troço funciona viu. Trabalho no ar condicionado o dia todo e a noite praticamente vivia um inferno. Comprei um pinguino pac100 e a unica coisa que me arrependo é de não ter comprado antes. E sem essa de ter que ficar com ele virado pra vc pra refrescar, isso é coisa de ventilador. Se vc fizer isso vai congelar em 5 min. Gela e gela legal. :legal:

Denervaljr
10-02-2010, 19:47
Por muito tempo eu tive dúvidas em adquirir um aparelho de ar-condicionado portátil. No verão o bicho tá pegando em casa, muito quente mesmo, moro num apartamento que nao permite nem split nem de parede e resolvi arriscar. Olha o troço funciona viu. Trabalho no ar condicionado o dia todo e a noite praticamente vivia um inferno. Comprei um pinguino pac100 e a unica coisa que me arrependo é de não ter comprado antes. E sem essa de ter que ficar com ele virado pra vc pra refrescar, isso é coisa de ventilador. Se vc fizer isso vai congelar em 5 min. Gela e gela legal. :legal:

Então também acredito que ele funciona, mais pra mim só como ultima possibilidade, e ainda acho muito caro para o que é !

primemover
16-02-2010, 15:37
comprei um no sam's club para testar.

Muito grande, barulhento, instalação ruim na janela (fica um trememda gambiarra) e o pior de tudo: funciona muito mal. Esfria muito pouco o ambiente comparado aos modelos convencionais.

É dificil acreditar que lançaram um produto tão meia boca e ainda cobrem tão caro por ele. Alguns detalhes chegam a ser irritantes, como o péssimo adaptador do tubo de ar quente na janela, que mede só 93 cm.

Discordo dos colegas quando dizem que ele deve ser a última opção. Na minha opinião, o produto é tão ruim, que nem deve ser considerado uma opção. Fuja. Se a instalação de um ar convencional não for possível (como no meu prédio), fique com o velho ventilador de teto....

abraços

Denervaljr
16-02-2010, 22:13
comprei um no sam's club para testar.

Muito grande, barulhento, instalação ruim na janela (fica um trememda gambiarra) e o pior de tudo: funciona muito mal. Esfria muito pouco o ambiente comparado aos modelos convencionais.

É dificil acreditar que lançaram um produto tão meia boca e ainda cobrem tão caro por ele. Alguns detalhes chegam a ser irritantes, como o péssimo adaptador do tubo de ar quente na janela, que mede só 93 cm.

Discordo dos colegas quando dizem que ele deve ser a última opção. Na minha opinião, o produto é tão ruim, que nem deve ser considerado uma opção. Fuja. Se a instalação de um ar convencional não for possível (como no meu prédio), fique com o velho ventilador de teto....

abraços

Então amigo, concordo com todos os contras apresentados por voce aqui, só que aqui em Salvador ventilador de teto parece piorar a situação no calor, mesmo esses portáteis sendo umas porcarias ainda é melhor com ele do que sem ele, mais que é caro é!:legal:

Valeu pela opnião:legal:,...

rtmoto
18-02-2010, 03:03
Quem tiver curiosidade, a Veja postou um teste no site:
http://veja.abril.com.br/030210/ar-condicionado-portatil-p-096.shtml
obs: notem o link "veja também" na página que dá o resultado com 4 marcas. Há dados pra quem quer instalar um dos outros tipos.

Na firma em que trabalho, compraram um desses (Delonghi, mas de 10000 btus), achei o tubo de saída de ar muito curto, parece mais um "gato" do que uma solução.

No calorão que está em SP, pode ser uma "saída de emergência" para quem não tem como colocar um de parede.

Denervaljr
18-02-2010, 15:08
obs: notem o link "veja também" na página que dá o resultado com 4 marcas. Há dados pra quem quer instalar um dos outros tipos.

Na firma em que trabalho, compraram um desses (Delonghi, mas de 10000 btus), achei o tubo de saída de ar muito curto, parece mais um "gato" do que uma solução.

No calorão que está em SP, pode ser uma "saída de emergência" para quem não tem como colocar um de parede.

Exelente materia, é isso mesmo :legal:

---------- Mensagem adicionada às 14:08 ---------- Mensagem anterior foi às 13:55 ----------

Exelente materia, é isso mesmo :legal:

Deca2010
22-02-2010, 14:40
Pois é meu caro, tive a mesma experiência sua, só que com um aparelho da marca GREE. Instalado em um quarto de 4 metros quadrados, um cubículo praticamente, e num ambiente de temperatura de 30C, reduzia no máximo 2 graus de temperatura, mesmo com reguas de isoalmente instaladas, frestas fechadas com fita silvertape e dois termometros digitais fazendo medidas.

Felizmente, para a minha sorte, a marca GREE que até então era desconhecida por mim, tem uma área técnica de atendimento ao usuário muito boa. Estiveram em casa, verificaram as condições da instalação, isolmento, insolação, carga térmica etc etc.. conclão: estes aparelhos "portáveis" e não "portáteis" são sim um qubra-galho, mas a dissipação de calor que é gerada pelo tubo de escape esquenta o quarto em quaase tudo o que o aparelho refrigera. A GREE FOI 100%, e eles mesmo propuseram a troca do aparelho por uma unidade split, que inclusive era mais cara do que o aparelho comprado.

Conclusões: tenho hoje em minha casa 6 aparelhos de ar-refrigerado, todos da GREE, o qual não abro mão pela funcionalidade, nível de ruído, mas principalmente pelo que é raro no mercado hoje, ser respeitado como cliente pela marca do produto.

Pena que não posso dizer o mesmo da YORK!!! foi o pior atendimento até hoje que tive, terminei vendendo uma unidade nova comprada (a Gree tava em falta) porque o atendimento da YORK é pecaminoso, uma vergonha para uma empresa deste porte. Aparelhos da York não quero nem de graça, não é à toa de você ve ofertas de descontos mirabolosos de splits da York.

Conclusão 2: não espero muito do seu ar portátil de-longui, nem de nenhuma marca, eles são feitos pra dar um "tapa" no calorzinho e não refrescar mesmo, melhor voce embalar e dar de presente pra sogra... que sente frio com qualquer brizinha.. hehe

Conclusão 3: vai por mim. Gree não tem erro.

mestresan
25-02-2010, 09:36
Comprei a alguns dias o delonghi de 10.000 btus... aqui no meu kitnet o proprietario nao permite quebrar a parede pra colocar o a/c de janela, e a instalacao eletrica é 110v, oque nao permite utilizar split !! uma M...

A saida foi arriscar nesse a/c portatil.. so encontrei o de 10.000...
o quarto tem 15m2 ...

Primeiro problema: o tubo de exaustao nao alcanca a janela. Tive que colocar o aparelho em uma mesa. Nesse caso, foi ate melhor, pois com o tubo menor, dissipa menos calor no ambiente, atrapalhando menos a refrigeracao.

acabei de comprar um termometro de ambiente para mensurar as temperaturas externa / interna, pra saber oque esse aparelho consegue...

infelizmente, nao é grande coisa. No ambiente, a temp estava em 32C ... depois de 2h o a/c ligado no max baixou para 29.5C ... realmente quase nada.

Ligado durante toda a noite, a temp ambiente min estava em 28.6C ... ja no quarto a min ficou em 24.6C. Aqui ja deu uma pequena melhorada...

Entao, minha conclusao é que, esses portateis so mesmo quebra galhos.. ameniza pouca coisa, um pouco melhor do que ventiladores. So servem mesmo para casos em que nao tem possibilidade de uso dos aparelhos convencionais...

[]'s

Denervaljr
25-02-2010, 10:00
Tenho um amigo que está querendo um portátil para colocar em uma sala para baixar a humidade da sala, é um cubículo em um subsolo onde fica um serivdor de dados, mesmo explicando para ele que o esse aparelho não esfria quase nada, ele quer, pois o uso será temporário e ele não quer quebrar nada para instalar um split, o que precisa mesmo e baixar a himidade e isso o portátil faz, vou vender o meu para ele... vou comprar um split e tentar instalar ele.

Estou desistindo do portátil.:legal:

rodtam
25-02-2010, 10:14
infelizmente, nao é grande coisa. No ambiente, a temp estava em 32C ... depois de 2h o a/c ligado no max baixou para 29.5C ... realmente quase nada.

Ligado durante toda a noite, a temp ambiente min estava em 28.6C ... ja no quarto a min ficou em 24.6C. Aqui ja deu uma pequena melhorada...

Só uma pergunta, vc mediu a temperatura do ambiente com janelas fechadas?

mestresan
25-02-2010, 10:16
sim, no caso as temp se referem mais precisamente a temperatura do AP e nao la do lado de fora, na rua..

rodtam
25-02-2010, 10:32
Na hora em que eu respondi que eu percebi isso, aí editei a pergunta.
Só sei que aqui no meu quarto a temperatura é bem maior que a temperatura externa, mesmo com a janela aberta e um circulador de ar na janela.:lol: Por isso que gostei bastante desse a/c.
Vou medir essa variação de temperatura um dia para postar aqui a diferença. Só não irei medir a temperatura com janelas fechadas e a/c desligado pq eu passo calor até nos dias mais frios de inverno.:ataque:

mestresan
25-02-2010, 10:33
mas acho que na rua deve estar mais quente ainda... ao menos a ultima vez que vi o termometro na rua estava em 39C

Fabio Dias
25-02-2010, 11:14
Bom, como tb tenho um a 3 meses, vou postar minhas impressões aqui....

Primeiramente acho estranho o que alguns colegas estão falando sobre o desempenho do mesmo, totalmente ao contrário do que eu observo no meu aparelho.

Aqui em sp, uso ele para refrigerar um ambiente de 15m2...funciona perfeitamente, inclusive mesmo com esse calorão as vezes preciso usar um lençol para me cobrir...... e olha que sou calorento......

Aqui em casa já medi a temperatura, e enquanto o comodo ao lado está a 31°, o meu quarto está a 25° depois de o aparelho funcionar umas 6 horas seguidas, lembrando que o meu quarto recebe aquele solzão da tarde que inclusive deixa as paredes quentes!!!

Tenho duas reclamações dele, a primeira é para vedar a janela, a qual uso toalhas para impedir de entrar ar quente de fora, porém é necessário....

A segunda é o barulho de agua circulando que ele faz depois de algum tempo...porém para resolver isso coloquei ele sobre um banco e deixo o dreno aberto com uma mangueira num balde...ai ele fica super silencioso, porém nada pratico.....

Agora, reclamar da eficiencia do mesmo, e dizer que esse tipo de ar não gela, acho um pouco equivocado..... ele refrigera bem sim.

Já levei ele para a praia, e mesmo sob um calor externo de 36° e temperatura interna de 34° ele rapidamente baixou a temperatura para 28° chegando aos 26° após umas 8 horas de uso....

Sem duvida, o melhor é um split ou de parede mesmo, mas se não é possivel usar um desses, recomendo o portátil.

Abs

Alex.K
25-02-2010, 13:51
Fabio, que marca/modelo é o seu AC ? Quantos BTUs ?

Creio que não seja o penguino pois disseram aqui que ele elimina a água em forma de vapor pelo duto de exaustão.

Denervaljr
25-02-2010, 23:41
Conclui que os portáteis podem ser uma solução quando não é possivel outro tipo de instalação, parece que depende muito do ambiente que está instalado, aqui em Salvador não consigo baixar mais de 2 graus C com ele, mesmo o ambiente sendo pequeno, acredito que o problema é o que já comentei, a grande exaustão de ar do ambiente, forcando a entrada de ar de fora e aquecendo o ambiente. É uma proposta interessante, tanto que procurando encontrei um outro tipo que faz a troca de ar com duas mangueiras, também tem outro que amangueira é dividida, faz a troca com o ar externo e não manda tanto ar refrigerado embora. No site do fabricante, tem um que parece que usa água para condensar o gás, tem que abastecer, mais segundo o site tem melhor eficiencia, quando encontrar algum desses se tiver como vou compra-lo. Tomara que não me arrependa, mais na verdade os comentários no forum valem o investimento ...:ataque::ataque::ataque::ataque:

Abraço em todos,

Denerval Junior.

primemover
27-02-2010, 17:16
Denervaljr,

O problema parece ser esse mesmo, ao puxar tanto ar quente de fora do ambiente qualquer refrigeração dele vai para o saco. Solução mesmo não tem. Uma coisa que ajudou muito pouco foi praticamente vedar a janela da rua (onde está o tubo) e deixar o ar entrar pelas frestas da porta do quarto (pq teoricamente nos ambientes internos "normais" a temperatura é um pouco menor que a da rua). Atenção para algumas dessas janelas que deslizam na horizontal, dependendo da combinação vc pode criar praticamente um túnel que pega o ar quente na boca da mangueira e joga de novo para dentro.

A única a gostar dele foi a patroa, pq nao gela quase nada rs. Quem trabalha com mulheres sabe a pressão que elas fazem para desligar ou baixar o ar condicionado :)

Se apontar o fluxo de ar diretamente para vc tb ajuda bastante, mas não deve fazer muito bem....

paulao_sp
02-03-2010, 17:38
Alguém tem uma indicação de lugar para comprar um ar condicionado portátil Penguino ?

Abraços

Denervaljr
02-03-2010, 18:16
Alguém tem uma indicação de lugar para comprar um ar condicionado portátil Penguino ?

Abraços

No Sam's Club aqui em Salvador tem bastante.... Olhe no Sam's ai:legal:

---------- Mensagem adicionada às 18:16 ---------- Mensagem anterior foi às 18:14 ----------

Denervaljr,

O problema parece ser esse mesmo, ao puxar tanto ar quente de fora do ambiente qualquer refrigeração dele vai para o saco. Solução mesmo não tem. Uma coisa que ajudou muito pouco foi praticamente vedar a janela da rua (onde está o tubo) e deixar o ar entrar pelas frestas da porta do quarto (pq teoricamente nos ambientes internos "normais" a temperatura é um pouco menor que a da rua). Atenção para algumas dessas janelas que deslizam na horizontal, dependendo da combinação vc pode criar praticamente um túnel que pega o ar quente na boca da mangueira e joga de novo para dentro.

A única a gostar dele foi a patroa, pq nao gela quase nada rs. Quem trabalha com mulheres sabe a pressão que elas fazem para desligar ou baixar o ar condicionado :)

Se apontar o fluxo de ar diretamente para vc tb ajuda bastante, mas não deve fazer muito bem....

Então também acho que o problema é esse, ele esfria bem o ar que sai dele, muito bem por sinal, mais o ambiente não, eu desisti, passei o meu para um amigo, vou fazer uma confusão no ap e vou colocar um split. :legal:

Fabio Dias
09-03-2010, 15:59
Fabio, que marca/modelo é o seu AC ? Quantos BTUs ?

Creio que não seja o penguino pois disseram aqui que ele elimina a água em forma de vapor pelo duto de exaustão.

Olá Alex, o meu é o pinguino sim, modelo PAC100 12000Btus...ele elimina apenas parte da água pelo duto de ar quente, mas não consegue eliminar toda ela não...por isso ele acaba fazendo um ruido como se estivesse "chaqualhando" água....ruido esse que mantendo o dreno aberto, some totalmente.

Abs

paulao_sp
10-03-2010, 16:47
Alguém conhece algum site com um preço bom para esse ar condicionado portátil ?

Abraços

Denervaljr
11-03-2010, 00:26
Alguém conhece algum site com um preço bom para esse ar condicionado portátil ?

Abraços

No site das americanas.com tem um ariagel de 10k, ariagel e uma linha mais simples da delonghi.
:legal:

Esse de 12k so achei no sam'sclub mesmo

paulao_sp
11-03-2010, 15:11
Também achei esse Ariagel no Carrefour por R$1500 em 12 vezes no cartão, estava quase comprando quando vi seu comentário que era outra linha de ar condicionados portáteis, você sabe qual é a diferença para o Pinguino ?

http://www.carrefour.com.br/eletrodomesticos/climatizacao/ar+condicionado+portatil/ar+condicionado+portátil+frio+10+000+btus+ag1000++ ++delonghi_9536

Abraços

Denervaljr
11-03-2010, 20:04
Também achei esse Ariagel no Carrefour por R$1500 em 12 vezes no cartão, estava quase comprando quando vi seu comentário que era outra linha de ar condicionados portáteis, você sabe qual é a diferença para o Pinguino ?

http://www.carrefour.com.br/eletrodomesticos/climatizacao/ar+condicionado+portatil/ar+condicionado+portátil+frio+10+000+btus+ag1000++ ++delonghi_9536 (http://www.carrefour.com.br/eletrodomesticos/climatizacao/ar+condicionado+portatil/ar+condicionado+port%C3%A1til+frio+10+000+btus+ag1 000++++delonghi_9536)

Abraços

O que vi quando estava pesquisando e que os Ariagel sao mais simples, sao 10k ao o pinguino sao 12k, o controle remoto nao tem display e é bem mais simples, tem menos fucoes no painel dele...

É uma linha mais simples.

Abraços...

paulao_sp
12-03-2010, 16:45
Descobri que o Ariagel funciona igual a algumas marcas que tem um recipiente que acumula água, nas outras marcas esse recipiente se enche em 4 horas e desliga o resfriamento do ar condicionado ficando apenas a ventilação.

Hoje vou no Sam's Club da Barra Funda procurar o Pinguino de 10.000 ou 12.000 btus.

Abraços

Andersontg
12-03-2010, 18:40
Semana passada tive uma horrivel experiencia com este Ac "portátil" pinguino 12.000 btus, liguei na loja onde comprei no mesmo dia para tentar devolver e o vendedor pediu para passar a noite com ele para ver se era isso mesmo que eu queria, no outro dia bem cedo ja levei e troquei por um laptop pelas razões citadas abaixo:

_ NÃO é nada portatil, é bem pesado e aquele tubo de exaustão é horrível de posiciona-lo corretamente.
_ NÃO refrigera quase nada se comparando com um de janela, ou a um split, esse ultimo com o qual passo maior parte do meu dia no escritorio, um split york 12.000 btus. Ele se compara no maximo a um de janela de 7.000 btus e olha la.
_NÃo é nada silencioso no seu modo mais forte, não consegui dormir com ele ligado.
_ NÃO é barato, aqui na minha cidade paguei R$1.999,00, custo beneficio ridiculo, sem falar quando olhei o relogio de energia me deu um susto.

Essa é apenas minha opinião sobre o produto com o qual testei e me arrependi a tempo.

Denervaljr
12-03-2010, 18:50
Descobri que o Ariagel funciona igual a algumas marcas que tem um recipiente que acumula água, nas outras marcas esse recipiente se enche em 4 horas e desliga o resfriamento do ar condicionado ficando apenas a ventilação.

Hoje vou no Sam's Club da Barra Funda procurar o Pinguino de 10.000 ou 12.000 btus.

Abraços

O Pinguino PAC100 é de 12K

Abracos,

Carlotinha
31-08-2010, 20:29
Olá, Denervaljr, antes de mais nada agradeço por esse tópico. Extremamente esclarecedor... Estou em vias de adquirir um ar condicionado portátil e tenho dúvidas entre o PAC C100, que tão bem analisastes aqui, e o Portátil da Olimpia Splendid Íssimo 13.ooo BTUs (está sendo vendido na Submarino por R$ 2.399,00 -cotação em 31/08/2010).

Meu problema é que moro num apartamento do PAR, construído com alvenaria estrutural e com muitas limitações de consumo elétrico... Os arrendatários estão em briga com a CEF, que proibiu qualquer alteração nos apartamentos... Não podemos abrir buracos, instalar aparelhos elétricos acima do permitido, até o chuveiro elétrico é limitado a 5.500w. Se alguém desobedecer corre o risco de perder o apartamento. Todos aqui só teráo a opção de ser proprietários daqui a 3 anos e meio... Até lá NINGUÉM poderá contrariar a caixa. Já fizemos comissáo, assembléias, e nada... Não podemos colocar nm split (que em tese não seria problema para o consumo elétrico) porque a trepidação da unidade externa poderá comprometer a estrutura do apartamento...

A solução que eu vejo é me mudar daqui (mas não tenho para onde ir) ou comprar um ar condicionado portátil... Sou obesa, tenho problemas de pressão, e a orientação solar do meu apartamento faz com que a temperatura interna seja superior à externa no verão...

Já instalamos ventilador de teto e pouco adiantou... O apartamento é bem pequeno, 36m2, o quarto do casal tem 8,4m2.

Li tudo e que pudia e já entendi que os portáteis não são a melhor solução, mas, no meu caso, seria a única...

Será que se eu colocar um portátil no quarto e outro na sala ajuda? O ar que o portátil do quarto vai "puxar" da sala não seria mais fresquinho e amenizaria o problema que relatastes antes?

Tenho jä reservado valor em dinheiro para comprar dois aparelhos, mas queria confirmar se não existiria alguma outra possibilidade antes de eu fazer esse investimento.

E qual modelo aconselhas?

Aguardo sugestões.

Abraços.

mestresan
31-08-2010, 21:01
Eu tenho o PAC100 a quase 1 ano e agora posso dizer: Funciona.
Meu quarto tem pouco mais de 20m2 e gela bem.
Os inconvenientes fica por conta do tamanho do bixinho... e o barulho, que é semelhante a muitos de "janela", além do preço, claro...
Adaptar a mangueira na janela é um pouco chato, mas no final... estou plenamente satisfeito.
Aqui tambem tenho o problema na parte eletrica citado acima, onde ate mesmo o chuveiro na posicao "inverno" faz derrubar o disjuntor rsrs... mas com o ar portatil nao há problema, funciona de boa.

Carlotinha
01-09-2010, 00:37
Olá, Mestresan.

Então, esclarece uma questão: O adaptador de janela mede quanto? A janela do meu quarto mede 1,17 de altura e corre de um lado para outro... O adaptador que vi nas fotos estava acoplado em uma janela minúscula e tipo guilhotina (fechava de cima para baixo). Será que para as medidas da minha janela o adaptador do PAC C100 serve?

Carlotinha

mestresan
01-09-2010, 08:15
nao sei a medida, mas aqui a janela provavelmente igual a esta sua, tem as 2 abas de correr. O adaptador da janela tem um extensor, é bem grande, mas aqui nem precisei usar. A unica coisa que precisei fazer é colocar o ar em cima de uma mesinha, pq o tubo nao alcançava na janela.Ai, qto menor ficar o tubo, melhor.

Carlotinha
01-09-2010, 14:31
Oi, Mestresan,

Eu já imaginava elevar o aparelho com um móvel. Acredito que ficará melhor... Contudo, li que o tubo tem uns 14 cm de diâmetro. Se colocar direto o tubo na janela, sem adaptador, a fresta aberta com 14 cm não fará que todo o ar frio se perca? Não é necessário uma vedação completa?

Carlotinha

Denervaljr
03-09-2010, 21:05
Olá, Denervaljr, antes de mais nada agradeço por esse tópico. Extremamente esclarecedor... Estou em vias de adquirir um ar condicionado portátil e tenho dúvidas entre o PAC C100, que tão bem analisastes aqui, e o Portátil da Olimpia Splendid Íssimo 13.ooo BTUs (está sendo vendido na Submarino por R$ 2.399,00 -cotação em 31/08/2010).

Meu problema é que moro num apartamento do PAR, construído com alvenaria estrutural e com muitas limitações de consumo elétrico... Os arrendatários estão em briga com a CEF, que proibiu qualquer alteração nos apartamentos... Não podemos abrir buracos, instalar aparelhos elétricos acima do permitido, até o chuveiro elétrico é limitado a 5.500w. Se alguém desobedecer corre o risco de perder o apartamento. Todos aqui só teráo a opção de ser proprietários daqui a 3 anos e meio... Até lá NINGUÉM poderá contrariar a caixa. Já fizemos comissáo, assembléias, e nada... Não podemos colocar nm split (que em tese não seria problema para o consumo elétrico) porque a trepidação da unidade externa poderá comprometer a estrutura do apartamento...

A solução que eu vejo é me mudar daqui (mas não tenho para onde ir) ou comprar um ar condicionado portátil... Sou obesa, tenho problemas de pressão, e a orientação solar do meu apartamento faz com que a temperatura interna seja superior à externa no verão...

Já instalamos ventilador de teto e pouco adiantou... O apartamento é bem pequeno, 36m2, o quarto do casal tem 8,4m2.

Li tudo e que pudia e já entendi que os portáteis não são a melhor solução, mas, no meu caso, seria a única...

Será que se eu colocar um portátil no quarto e outro na sala ajuda? O ar que o portátil do quarto vai "puxar" da sala não seria mais fresquinho e amenizaria o problema que relatastes antes?

Tenho jä reservado valor em dinheiro para comprar dois aparelhos, mas queria confirmar se não existiria alguma outra possibilidade antes de eu fazer esse investimento.

E qual modelo aconselhas?

Aguardo sugestões.

Abraços.

Olá, olha o portatil funciona, nao é nada comparado a um ar convencional, mais em locais onde não existe outra opção ele funciona, no seu caso será que voce nao teria como colocar um split colocando o condesador ( unidade externa ) na area de servico ou mesmo na cozinha? Eu acho que ainda é mais viável e barato, ainda terá um consumo menor, pode usar a rede do chuveiro que é para 5500W como voce disse, e com um ar de 10000btu bom voce tera um consumo em media de 1000w. Nao recomendo a compra de um Pinguino, exeto se não tiver outra solução, ele refresca o ambiente, mais é grande, barulhento, pouco eficiente e gasta muita energia.

Espero que faça a melhor escolha, boa sorte.
:tu:

Pilaf1
11-10-2010, 02:23

http://www.carrefour.com.br/eletrodomesticos/climatizacao/ar+condicionado+portatil/ar+condicionado+portátil+frio+10+000+btus+ag1000++ ++delonghi_9536 (http://www.carrefour.com.br/eletrodomesticos/climatizacao/ar+condicionado+portatil/ar+condicionado+port%C3%A1til+frio+10+000+btus+ag1 000++++delonghi_9536)

Abraços

Diferenças
* Preço -- Em média R$ 500 mais barato
* Importação do Pinguino é DeLonghi. Do Ariagel é Lodisa (Trading Company), embora a Ariagel sejam uma subsidiária da DeLonghi
* Pinguino -- 12,000 BTU e o Ariagel 10,000 BTU
* Aparência -- Pinguino tem carcaça plástica mais reta. Ariagel é mais arredondado
* Recursos -- idênticos, mesmo painel de controle no aparelho
* Gás Refrigerante -- Pinguino usa R407 (ecologicamente correto), o e Ariagel R22 (Freon)
* Os acessórios (inclusive o controle remoto) são idênticos, exceto pela ausência do logotipo Delonghi no controle do AG100

Espero que vocês nunca precisem , em todo caso seguem abaixo contatos nas importadoras

DeLonghi -- contato@delonghi.com.br (demora em média 2 dias para responder)
Ariagel -- glaucia@tecimports.com Telefones (11) 3288 7544 ou (27) 3318 0888

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 02:23 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 02:14 ----------

Olá Carlotinha
Medi o adaptador do meu aparelho, e o comprimento máximo usando as três partes é 1,42 metros. Pode ser instalado na vertical, mas é preciso muito cuidado ao encaixá-lo nos trilhos da esquadria para que ele não caia para fora do seu apto...

Alex.K
09-12-2010, 12:45
Pessoal, a Delongui finalmente está comercializando no Brasil aquele modelo (PAC-WE125) que utiliza água pra resfriar o motor.
Só achei pra vender na Polishop, só que o preço está um absurdo: R$3.598,88.
Será que é possível comprar em outro lugar?

cyber6
13-12-2010, 10:30
Muito bom o tópico, no meu apartamento (de 4 andares) não possui sacada e nem estrutura para ar condicionado, é proibida qualquer modificação externa (como pendurar um compressor) ou quebra de paredes.

Pessoal que diz que não vale a pena, deveria considerar essa situação acima, além disso o meu predio está localizado numa região baixa onde não venta, este fim de semana estava praticamente insuportável, dentro do ap. deve ter batido facilmente uns 34 graus.

Mesmo esse portátil não sendo tão portátil assim, acho que deve compensar pra quem não pode ter um split. Pretendo adquirir um assim que tiver uma grana extra.

evop
13-12-2010, 11:58
Muito bom o tópico, no meu apartamento (de 4 andares) não possui sacada e nem estrutura para ar condicionado, é proibida qualquer modificação externa (como pendurar um compressor) ou quebra de paredes.

Eu tenho o mesmo problema. A única solução foi o portátil. Claro que é menos eficiente que um split, mas é a única solução. Só que ao invés do Delonghi, acabei comprando um olimpia, pois é mais silencioso.

Pilaf1
04-01-2011, 20:57
Em outubro havia comentado do Ariagel (modelo Delonghi para países emergentes)... Acabei trocando recentemente por um Olimpia Splendid. Custa quase 40% a mais que os De Longhi (ou Ariagel), mas valeu a pena.
Abaixo um comparativo, com base na minha experiência de 10 meses com o Ariagel e de um mês com o Olimpia

Temperatura da saida do ar, modo refrigeração, ventilador no mínimo, ajuste 18 graus, temperatura externa 23 graus: Ariagel 6.9 graus, Olimpia 5.9 graus

Sensação térmica -- Ariagel esfria ao seu redor, ou na frente do fluxo de ar. Olimpia realmente esfria a sala, como um ar condicionador de janela

Ruído: Ariagel tem ruído de máquina de lavar, quando está terminando de sugar a água. Olimpia é semelhante a um ar condicionado de janela (modelo novo com compressor rotativo -- Consul ou LG mecânicos). Eu pelo menos consigo ouvir um CD sem ter que dobrar o volume do meu receiver com o olimpia. Não conseguia dormir com o Ariagel, já com o Olimpia, eu consigo

Remoção da água: Ariagel/Pinguino tem que tirar agua (tentei medir e deu uma média de 100 ml a cada 2 horas, dependerá da humidade do local). Olimpia não precisa remover agua, a não ser no fim da estação. Esta no manual e em 2 semanas de uso, não tive que remover

Recursos: O Olimpia tem um recurso que aumenta gradativamente a temperatura ajustada, ao longo da noite. Para evitar gripe, e diminuir o ruido conforme o tempo passa e o quarto já está mais frio. O controle remoto tem relogio com ajuste do horas. O do Pinguino/Ariagel, você determina em quantas horas o aparelho ligara, ou em quanto tempo ele desligará (não tem a precisão de minutos)

Unico ponto "fraco" do Olimpia -- Todas operações dependem do controle remoto. Se ele for perdido ou quebrar, o aparelho somente liga no modo automático (22 graus, sem timer, ventilador automatico)

Unico ponto forte do Ariagel e seu "primo" Pinguino -- O painel superior tem as mesmas funções do controle remoto e vice versa. Isso vale para o De Longhi PAC C100 e Ariagel AG 100. Há um modelo "novo" da Ariagel, mais alto e quadrado, o AG 1000, cujo controle remoto sequer tem display lcd.

Espero ter ajudado.

Alex.K
05-01-2011, 10:32
Pilaf1,

Qual modelo é o seu Olimpia, o Issimo de 13.000 btus ou o Piu de 12.000 btus?
Estou com muita dúvida em qual comprar. Sei que o Piu tem uma melhor distribuição de ar no ambiente.

Obrigado

Pilaf1
08-01-2011, 10:57
Olá Alex
Comprei o Issimo. Pelo site da Olimpia www.olimpiasplendid.it , percebi que o Piu tem nível de ruído mais alto, semelhante ao do De Longhi... e como 12,000 BTU num portátil não dá o mesmo efeito térmico de um split ou janela, não arrisquei e fui no mais potente e de menor ruído.
O site do fabricante até mosta uma "foto" com infravermelho, mostrando o fluxo de ar do Piu... realmente no caso de ar condicionado, quanto mais alta a saída, é melhor pois o ar frio "desce" e se distribui melhor.

Alex.K
10-01-2011, 09:09
Valeu Pilaf. Acabei comprando o Piu mesmo. Essa semana deve chegar (espero). Depois faço um comentário.
Comprei na Amercantil que foi o lugar mais barato que encontrei o Piu de 110V.

Dormir suado com calor não mais. ;)

andressricardo
21-01-2011, 11:59

BTU's Pinguino Delonghi.

VOU TE DIZER, TB COMPREI UM delongui c 100, MEU QARTO TEM EXATOS 12M² E ESTOU MUITO, MAS MUITO FELIZ COM ELE, TANTO GELA QUE ACORDO AS 2 DA MANHA PRA DESLIGAR...NAO ENTENDO COMO LEIO CRITICAS SOBRE ELE, FUNCIONA QUE É UMA BELEZA, É CLARO QUE SE VC ESTÁ SUANDO, O TEMPO SUPER QUENTE, VC PRECISA ENTRAR NO QUARTO E ESPERAR TB A TEMPERATURA DO SEU CORPO IR ABAIXANDO, QER ENTRAR E SENTIR FRIO??? DEPOIS DE 5 MIN DENTRO VC JA SE SENTE BEM FRESCO E COM MEIA HORA, JA ESTA CONFORTAVEL E FELIZ, NAO QER MAIS NADA NO MUNDO...
ADORO O APARELHO E COMPREI EM DEZ AGORA, DEFEITO É A REGUA DE PVC QUE É CURTA E TIVE Q COMPRAR OUTRO PEDAÇO NA ASS TECNICA POR 130,00 , O BARULHO É MEDIO, PODIA SER MELHOR, MAS QDO A NOITE TA UM FORNO E VC FRESQUINHO, NAO ESQENTA MAIS COM NADA, TAMANHO É O PRAZER....RECOMENDO DEMAIS MESMO, NAO SEI PQE DEMOREI TTO PRA TER UM..

tem um cara ai instalador de 18 anos de exp, q diz q tem q mirr em si pra ficar fresco...amigo, vai se catar com essa mentira, ta ficando sem emprego é isso?

Li um comparativo, vou tentar achar pra postar, o delongui é o mais vendido no brasil e disparado, isso pesou pra mim, pqe terá ass tecnica mais disponivel perto de vc, fora q é marca conceituada na Italia

RayBlu
01-02-2011, 13:35
O verão transcorre a pleno vapor em todo o país, recordes de temperatura alta são registradas em toda a parte. E, para amenizar o calor, a melhor arma é o ar condicionado, seja ele do tipo covencional, split, portátil ou outro qualquer usando diferentes tecnologias.

Sou usuário do AC portátil 12000 Btus Pinguino Delonghi há mais de um ano e só o utilizo nesta época de verão, nos dias mais quentes, em meu quarto de dormir. Confesso que ele tem quebrado um galho.

Tomei algumas medidas para tentar melhorar a eficiencia do aparelho, que não é das melhores. Por exemplo, no processo de instalação, eu utilizo as réguas na janela e coloco espuma de borracha para apoiá-la contra a janela, o que proporciona uma melhor vedação. Fora isso, procuro manter portas e janelas bem fechadas.

Também, mantenho ligado um pequeno ventilador, funcionando em velocidade mínima e oscilando, a intenção é espalhar o ar refrigerado no quarto com maior rapidez e serve para compensar a ausencia de aletas móveis no Pinguino Delonghi, o que o leva a concentrar o ar em um único ponto.

Com essas medidas de ordem prática e que não estão no manual, tenho obtido um aproveitamento melhor do equipamento, sem procurar forçá-lo a operar além de seus limites e buscando preservá-lo, pois se trata de um equipamento caro.

Espero ter ajudado.

mfwitzel
02-02-2011, 19:41
Por favor, me tire uma dúvida
A condição para eu comprar um ar portatil desses é não ter que ficar esvaziando reservatorio nenhum.
O manual do delonghi diz que não precisa fazer isso constantemente, apenas no final da estação. Como dizem que ele é barulhento, fui pesquisar os da olimpia.
Mas quanto ao olimpia splendid, nao consegui essa informação tão exata. Na verdade é muito confuso conseguir esta informação. Só consegui ver o site internacional deles, onde existem outros modelos, que não os que são vendidos no Brasil (pelo menos parecem ser outros) e em alguns modelos diz que não precisa tirar água... Você saberia dizer qual olimpia não precisa tirar água (dos que sao acilmente encontrados no Brasil)?
Valeu
Marcelo

ruineto
02-02-2011, 20:13
Tenho um gree de 12000 btus, Muito barulhento, também é dos motores novos que não precisa botar agua nem esvaziar (tive que esvaziar uma vez só depois de ter usado por mais de 3 semanas e tal).

Porém não gela igual ar condicionado de parede... a temperatura fica agradavel! certamente tem me quebrado o galho nesse verão intenso.

Recomendo apenas a quem realmente não tiver NENHUMA opção de instalar SPLIT ou de Janela.

É um trambolho não tão portatil assim, muito barulhento, só deixa o ambiente comfortavel (não dá pra GELAR mesmo). além de ser caro e gastar muita energia elétrica afinal o compressor tá quase 100% do tempo ativo devido a vazão de ar.

mfwitzel
02-02-2011, 20:18
Á sim
Mas isso é sabido
Tenho split na minha casa...e sei que não se compara....
Estou pensando em ter um ar condicionado apenas para um quarto de apto no litoral (em prédio que é proibido a instalação de ar condicionado, pois mudam a fachada externa)
O ar portatil é útil em situacoes onde NÃO se pode instalar split...estou ciente disso....

Pilaf1
04-02-2011, 22:05
Olá Marcelo
Eu tive um Ariagel (versao "popular" do DeLonghi Pinguino), e tenho o Olimpia Issimo.
Embora a Olimpia Splendid coloque em seus folders em Inglês e Italiano que nâo precisa tirar a água acumulada, e que isso deve ser feito somente no final da estação, isso infelizmente não procede.
Teoricamente, a agua condensada deveria evaporar com o calor gerado dentro do aparelho. Mas se a umidade do ar for alta, o aparelho tira quase 200ml em 8 horas de uso... e se você usar por 3 noites sem drenar a agua, o aparelho para, pois há uma bóia que corta o circuito elétrico do aparelho quando o tanque de água condensada enche.
Isso é um ponto falho no manual -- uma noite meu parou de funcionar (como se tivesse um fusível queimado -- nem os leds acendiam). Bastou eu tirar o tampão e drenar a agua que ele ligou de novo. Mas a existência dessa "bóia" que desliga o aparelho sequer é mencionada no manual. Uma falha de quem redigiu as instruções.
Um outro ponto ruim do Olimpia -- Apesar de mais silencioso que os DeLonghi, o tampâo de dreno e muito baixo... 1cm do chão. Precisa levar o aparelho até um ralo para drenar

Zeo
06-02-2011, 22:14
Pessoal,
aguém ja utilizou esse Pinguino que tem sistema de ar-agua para resfriar?, ele não precisa remover agua pois evapora ela e ajuda no resfriamento, só que custa muito mais caro... vale a pena pagar 3600 em um desses?
http://www.polishop.com.br/Produto/Beleza-e-Saude/Umidificadores-Purificadores-e-Climatizadores-de-ar/Delonghi/37913_AR-CONDICIONADO-PORTATIL-PINGUINO-TURBO-DE-LONGHI

Denervaljr
06-02-2011, 22:32
Olá amigo, vi um desses em uma loja da polishop no salvador shoping, o ar que saia dele parecia bem frio, mais acredito que o preço é alto demais, seria legal se tanto delongui quanto olimpia splendid importassem os split's portateis que existem la na itália.

Zeo
07-02-2011, 09:40
Olá amigo, vi um desses em uma loja da polishop no salvador shoping, o ar que saia dele parecia bem frio, mais acredito que o preço é alto demais, seria legal se tanto delongui quanto olimpia splendid importassem os split's portateis que existem la na itália.

Oi amigo, quais são esses splits portáteis? Manda o link por favor.
Obrigado.

Zeo
07-02-2011, 10:09
Oi amigo, quais são esses splits portáteis? Manda o link por favor.
Obrigado.

Encontrei:
http://www.olimpiasplendid.com/prodotti/scheda_prodotti.php?PROD_ID=24
mas ai nesse caso teria que prender essa caixa fora da janela né? pra quem não pode modificar a fachada acho que não serve tb...

mfwitzel
07-02-2011, 12:59
Olá Marcelo
Eu tive um Ariagel (versao "popular" do DeLonghi Pinguino), e tenho o Olimpia Issimo.
Embora a Olimpia Splendid coloque em seus folders em Inglês e Italiano que nâo precisa tirar a água acumulada, e que isso deve ser feito somente no final da estação, isso infelizmente não procede.
Teoricamente, a agua condensada deveria evaporar com o calor gerado dentro do aparelho. Mas se a umidade do ar for alta, o aparelho tira quase 200ml em 8 horas de uso... e se você usar por 3 noites sem drenar a agua, o aparelho para, pois há uma bóia que corta o circuito elétrico do aparelho quando o tanque de água condensada enche.
Isso é um ponto falho no manual -- uma noite meu parou de funcionar (como se tivesse um fusível queimado -- nem os leds acendiam). Bastou eu tirar o tampão e drenar a agua que ele ligou de novo. Mas a existência dessa "bóia" que desliga o aparelho sequer é mencionada no manual. Uma falha de quem redigiu as instruções.
Um outro ponto ruim do Olimpia -- Apesar de mais silencioso que os DeLonghi, o tampâo de dreno e muito baixo... 1cm do chão. Precisa levar o aparelho até um ralo para drenar

Cara,
Valeu pelas informações
Já ajuda saber que basta drenar de 3 em 3 dias....
Porem me restam duas dúvidas:
1) Nenhum aparelho portatil aceita um dreno fixo? Tipo uma mangueirinha que fique 100% do tempo instalada e drenando? Isso já resolveria o problema... O que desnima é este lance de ficar drenando manualmente...
2) no site da delongui (e no manual do atual pinguino) tb consta que basta drenar no final da temporada....sera que o desse é verdade ou tb tem que remover de alguns em alguns dias?
Valeu
Abraço
Marcelo

mfwitzel
07-02-2011, 14:03
Cara,
Valeu pelas informações
Já ajuda saber que basta drenar de 3 em 3 dias....
Porem me restam duas dúvidas:
1) Nenhum aparelho portatil aceita um dreno fixo? Tipo uma mangueirinha que fique 100% do tempo instalada e drenando? Isso já resolveria o problema... O que desnima é este lance de ficar drenando manualmente...
2) no site da delongui (e no manual do atual pinguino) tb consta que basta drenar no final da temporada....sera que o desse é verdade ou tb tem que remover de alguns em alguns dias?
Valeu
Abraço
Marcelo

Outras informacoes e mais duvidas...rs...: No site internacional da Olimpia, tem dois Issimos. O Issimo 9 (10.000) BTUs nao precisa drenar constantemente (só no final da temporada). O Issimo 11 (12.000 BTUs) precisa drenar constantemente. No Brasil podemos encotrar o Issimo 13.000 BTUs...ou seja, nao sei comparar o daqu com os do site de la ..... é uma grande confusao.
Acabei de ver que os Komeco podem a tal mangueira instalada para dreno continuo....Achei excelente....pois fica-se com duas alternatvas: ou coloca reservatorio externo bem grande ou comum pequeno furo na parede (pelo menos no meu caso) leva-se a extremidade da mangueira até a lavanderia...
O que vc acha?
Valeu
Marcelo

Zeo
07-02-2011, 14:13
Pessoal,
quem não quiser drenar tem esse pinguino da delonghi que usa sistema ar-agua para resfriamento...
ele não precisa drenar e vc pode adicionar agua pra ajudar no resfriamento...
to pensando em comprar ele, mas é muito caro e por enquanto só tem 220v
http://www.polishop.com.br/Produto/Beleza-e-Saude/Umidificadores-Purificadores-e-Climatizadores-de-ar/Delonghi/37913_AR-CONDICIONADO-PORTATIL-PINGUINO-TURBO-DE-LONGHI

mfwitzel
07-02-2011, 14:27
Pessoal,
quem não quiser drenar tem esse pinguino da delonghi que usa sistema ar-agua para resfriamento...
ele não precisa drenar e vc pode adicionar agua pra ajudar no resfriamento...
to pensando em comprar ele, mas é muito caro e por enquanto só tem 220v

eu tinha visto o seu post. Mas 3.600 num A/C portátil é broca...rs....

Denervaljr
08-02-2011, 08:49
Galera, por experiencia, tenho um pinguino e um piu, não precisa drenar, eles evaporam a agua junto com o ar quente, o dreno é so para esvasiar o compartimento em caso de transporte ou se for guardar por muito tempo.

Abraços,

mfwitzel
09-02-2011, 16:49
Galera, por experiencia, tenho um pinguino e um piu, não precisa drenar, eles evaporam a agua junto com o ar quente, o dreno é so para esvasiar o compartimento em caso de transporte ou se for guardar por muito tempo.

Abraços,

Maravilha então
Se vc pudesse postar o modelo (referencia) e especificacoes do seu pinguino e do seu olimpia eu agradeço, pois pelo que vi, as vezes tem varias opcoes de modelo dentro do mesmo produto (principalmente com o passar do tempo a aperfeiçoamento dos aparelhos)
Valeu
Marcelo

clsprates
09-02-2011, 22:25
Será que o A/C pinguino da delonghi é bom mesmo, alguém já sabe alguns detalhes dele?
http://www.polishop.com.br/Produto/B...URBO-DE-LONGHI (http://www.polishop.com.br/Produto/Beleza-e-Saude/Umidificadores-Purificadores-e-Climatizadores-de-ar/Delonghi/37913_AR-CONDICIONADO-PORTATIL-PINGUINO-TURBO-DE-LONGHI)

Denervaljr
10-02-2011, 08:06
O Delongui é o PAC100
e o Olimpia é o PIO12

Abraços,

Zeo
10-02-2011, 15:31
E ai pessoal, ninguém comprou o Pinguino Turbo Freeze do polishop que usa sistema ar-agua?

vlw

Alex.K
10-02-2011, 16:55
Pessoal, o meu Olimpia Piu infelizmente veio com defeito. Deixei passar os 7 dias para troca e fui obrigado a enviar pra assistência técnica.
Já fazem 20 dias que deixei o aparelho lá e até agora não chegou a peça com defeito.
O defeito era que de 10 em 10 minutos era preciso esvaziar o reservatório de água pois o aparelho desligava automaticamente.

Agora uma dúvida: alguém aqui colocou um duto maior nesses aparelhos ? Será que interfere no funcionamento ? O duto que vem é muito pequeno.
Pra aumentar a eficiência pensei também em usar algum isolante térmico nesse duto pois ele fica muuuito quente. Onde será que encontro esse duto e isolante?

Valeu pessoal

mfwitzel
11-02-2011, 10:39
E ai pessoal, ninguém comprou o Pinguino Turbo Freeze do polishop que usa sistema ar-agua?

vlw

Eu acho dificil esse aparelho ter algum exito no mercado. Aposto que não vai vender quase nada. Já se chegou num consenso aqui que A/C portatil é quebra galho e tem limitacoes. Quem compra sabendo disso fica feliz com a compra. Quem compra com a ilusão dele ser similar a um split se decepciona. Tudo isso pagando mil e poucos reais dá para conversar. Mas 3.600 num portatil nao faz muito sentido. Concorda? Mesmo o A/C portatil mais barato (por volta de 1.400 ou 1.500) já é mais caro que um dos melhores split inverter do mundo, o Fujitsu. Imagina um de 3.600....hehehe...... é jogo duro.....

---------- Mensagem adicionada às 10:39 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 10:37 ----------

O Delongui é o PAC100
e o Olimpia é o PIO12

Abraços,

Valeu!
Só uma duvida: É fato que o acumulo de agua é proporcional a umidade do ar da região. Sera que aí nao acumula quase nada de agua por ser muito seco? Onde vc mora? Tem ideia se o ar daí é muito seco?
Valeu
Marcelo

Zeo
11-02-2011, 16:00

Abraços,

Ué... cada um fala uma coisa... até os vendedores falam que tem que drenar a agua manualmente de horas em horas...

Zeo
14-02-2011, 09:17
Comprei um Piu e realmente não precisa drenar a agua... mas o barulho da agua circulando é muito irritante... fora isso funciona muito bem.

mfwitzel
14-02-2011, 19:00
Comprei um Piu e realmente não precisa drenar a agua... mas o barulho da agua circulando é muito irritante... fora isso funciona muito bem.

Opa comprou esse fds?
Dá as dicas aí...por favor...lugar, preço.
Onde vc teve essa informação que não precisa drenar constantemente? Leu no manual ou foi a experiencia dos dias iniciais de uso?
Valeu
Marcelo

Zeo
15-02-2011, 11:40
Opa comprou esse fds?
Dá as dicas aí...por favor...lugar, preço.
Onde vc teve essa informação que não precisa drenar constantemente? Leu no manual ou foi a experiencia dos dias iniciais de uso?
Valeu
Marcelo

Sim, comprei no samsclub de santo amaro porR$1.449,00, tinha 7 unidades... se vc fizer o hipercard vc pode parcelar em 10x.

Não precisa drenar, ja deixei ligado duas noites direto...
Tentei drenar pra ver se o barulho irritante de agua parava mas nada...

Alguém ai sabe dizer se o pinguino tb faz esse barulho de agua? o do motor é tranquilo, mas o de agua não da nem pra dormir de tão irritante... o jeito é comprar um tapa ouvido...

monteirozz
15-02-2011, 13:34
Opa, qual o tamanho dele? Também tenho interesse em um portátil. Eu tinha um split no meu outro apartamento, mas to de mudança e queria alguma solução que não precisasse de grandes instalações. Ar condicionado de janela tá descartado. To em dúvida entre um assim e um split...O quanto ocupa um desses "portáteis"?

Zeo
16-02-2011, 10:44
Opa, qual o tamanho dele? Também tenho interesse em um portátil. Eu tinha um split no meu outro apartamento, mas to de mudança e queria alguma solução que não precisasse de grandes instalações. Ar condicionado de janela tá descartado. To em dúvida entre um assim e um split...O quanto ocupa um desses "portáteis"?

Pra quem pode instalar um split não vale a pena o portatil... ocupa bastante espaço sim, faz mais barulho e não resfria tanto quanto um split.
Mas pra quem não pode instalar um split ou um de parede por regras do condominio vale a pena um portatil, a pesar dos contras ele funciona...

mfwitzel
16-02-2011, 17:05
Esqueci de te falar: já da para vc mudar de topico...hehehe...tem um exclusivo para o piú lá...ocm muita gente namorando o equipto. Suas dicas tb serao uteis lá..da uma procurada aqui no htforum

Zeo
17-02-2011, 07:41
Opa, to acompanhando lá também. :)

Caquito
17-02-2011, 12:06
Chegou o meu DeLonghi PAC100 ontem e estou super feliz com ele :)

Tá certo que ontem foi uma noite fresca, mas dei uma olhada para ver se realmente estava funcionando. Demora um pouco para realmente resfriar o ambiente, usei no meu quarto que não passa muito dos 9 metros quadrados. O barulho incomoda (não consigo nem dormir direito com o computador ligado - até tinha comprado uma fonte com a ventoinha silenciosa de um dos caras aqui do HT Fórum pra silenciar o bicho), mas aí eu acho que é aquela história de gelar o ambiente primeiro depois vai dormir.

Eu vou ver as réguas e tudo mais no quarto... vou tentar tirar fotos e mostrar :p

Abraços,

Nariga
14-02-2012, 02:23
Galera boa noite!!
se alguem puder me ajudar agradeço...
li varias vezes opnioes aqui do forum oq me levariam a nao comprar um ar portatil ...porem o custo de instalacao e desinstalacao de um portatil para quem nao tem residencia fixa por muito tempo é complicado...
comprei um ar pingulino pac c 100 por 600 reais de um amigo..o preço foi bem atrativo creio eu visando o beneficio dele q não é grande...mum usado no mercao esta uns 900 1000....
fui usar ontem a primeira vez e estu com duvidas...apesar dele eliminar agua atraves do ducto em forma de vapor, ele tem um caninho embaixo dele que tem uma rosca tampando o mesmo esse caninho deve ficar tampado ou aberto ???? posso usar ele aberto por muito tempo? ou fica a meu criterio???sera que diminui o aquecimento que o ducto proporciona ao ambiente??
bom eu gostei apesar de ele apenas refrescar e como li por ai se ficar perto de onde o ar que ele joga bate é muito bom, porem eh quase impossivel conseguir isso, pois o ducto dificulta demais a movimentacao por ser curto e rigido...

CrisH
14-02-2012, 13:20
Tenho um DeLonghi Pinguino AG1000. Embora possa utilizar várias semanas sem drenar, se não fechar o caninho sai uma quantidade considerável de água. Em uma ocasião eu esqueci de fechá-lo e o tapete ficou muito molhado, após algumas horas de uso. Não sei se há contra-indicação de mantê-lo aberto colocando um recepiente para captar a água.

Quanto a levar para outros ambientes, muito importante sempre instalar a mangueira de exaustão do ar. Caso contrário, o ambiente esquenta ao invés de refrescar.

darocar111
28-02-2012, 15:05
Ae gente eu fiz o mesmo que todo mundo fez primeiro pesquisou preços analisou as vantagens e desvantagens entrei em foruns para ver a reputação etc. Vamos lá em relação a drenar a água ou não, no inicio pensei que tivesse que drenar a agua despois de horas de uso. para minha surpresa sempre que tirei a tampinha saiu pouquissima agua quase nada fiz isso duas ou tres vezes. Acredito que não precise esvaziar o tempo todo. é um bom ar esfria bem o ambiente a única coisa chata é a circulação de agua irritante de vez em quando mas nada de mais. Notei que com o Ar ligado não deixa seco o ambiente só quando ligo o ventilador ( ou circulador de ar). outra coisa "ruim" o adaptador acrilico redondo para janela ou parede( ele quebra as patinhas de encaixa com muita facilidade) comprei na Leroy e fizeram um preço bom muito próx aos anunciados no sites para pag á vista.

Em relação ao da Polishop não sei se é tão bom asism como mostra na Tv fui numa loja da Plshop e saia um ar muito frio mesmo mas não tem como gastar 3 quase 4k num portatil de 12k btus.

Do Resto,, e no final das contas fiquei contente com o resultado.

Pergunta: onde é que tem autorizada da Olimpia alguem sabe?

Abç

Denervaljr
01-03-2012, 22:50
Sim, comprei no samsclub de santo amaro porR$1.449,00, tinha 7 unidades... se vc fizer o hipercard vc pode parcelar em 10x.

Não precisa drenar, ja deixei ligado duas noites direto...
Tentei drenar pra ver se o barulho irritante de agua parava mas nada...

Alguém ai sabe dizer se o pinguino tb faz esse barulho de agua? o do motor é tranquilo, mas o de agua não da nem pra dormir de tão irritante... o jeito é comprar um tapa ouvido...

o piu e bem mais silencioso... quase nao faz barulho de agua

---------- Mensagem adicionada às 22:50 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 22:49 ----------

Estou vendendo meu PIU, mudei e na casa nova coloquei split. Estou em Salvador ba. se aguem tiver interesse manda MP.

Abracos,

ribeirobandeira
14-03-2012, 20:51
Comprei um Delonghi Pinguino Turbo Freeze (12.500 Btus), aquele da Polishop por R$3.599,00 no dia 10/03/2012. Aqui em casa, no primeiro dia, a temperatura não baixou mais de 2º C, mesmo colocando água e usando a função booster, que é a máxima. Foi um calor infernal dentro do quarto (11,5 m2). Ao ligar o ar, estava 31º C e de manhã, por volta das 06h00min, estava 27º C e do lado de fora estava 29º C. Eu e minha esposa ficamos morrendo de raiva. Observei o ar e prestei atenção no seguinte: a janela ficou com a régua e totalmente lacrada. Sai bastante ar quente para fora, através do duto colocado na janela. Então por onde entra esse ar? É claro, a resposta está aí. O ar entra por baixo da porta e não deixa o ambiente refrigerar, fica uma briga danada. Não gela de jeito nenhum. Então, abri a janela 1,5 cm e adivinha? A temperatura baixa de 31º C para 21º C em cerca de 1,5 horas. Isso é o máximo. Então, o ar condicionado gela muito, mais que qualquer ar que já vi. Dá de 10 x 0 num ar normal de 10.000 Btus de janela que também comprei novo. Pessoal, temos que respeitar o manual de instruções. Se quisermos que o mesmo gele mais ainda, basta colocá-lo em cima de uma mesa ou cadeira e colocar outro tubo com um lado para fora da janela e o outro perto daquela parte que suga ar para resfriar o condensador (não confundir com evaporador). O evaporador é a peça que gela o ar. Pessoal, tenham em mente uma coisa: Qualquer eletrodoméstico que comprarmos, temos que ler o manual e respeitar. Coloquem o duto na janela, vá abrindo a janela uns 1,5cm - 2 cm com a régua mesmo e observe até quando para de entrar ar quente por baixo da porta. Quando parar de entrar, estará correto e o seu quarto vai congelar.

Coleparmer
14-03-2012, 21:05
Ribeiro, qual o tamanho da abertura do chao até sua porta ? Confesso que isso me intrigou. E se você tentasse tampar o vão da porta ?

junior11.03
16-03-2012, 19:44
ribeirobandeira (http://www.htforum.com/vb/member.php/248843-ribeirobandeira) qual a diferença entre deixar o ar entrar pela janela ou pela porta? confesso que não entendi.

3600 num portatil é pra ele ser muito bom mesmo, mas eu pensaria seriamente em importar um dual hose.

ribeirobandeira
17-03-2012, 10:04
A abertura abaixo de minha porta é de aproximadamente 5mm. A diferença de deixar o ar entrar pela porta ou pela janela, é a seguinte: Se o ar estiver perto da janela, deixe entrar ar pela janela. Se o ar estiver perto da porta, deixe entrar ar pela porta. Senão não vai gelar. Adaptando o segundo tubo, não precisa deixar entrar ar extra nem pela janela, nem pela porta. Agora adaptei outro tubo no ar na abertura do condensador e coloquei na janela. O duto que adaptei puxa o ar de fora e aí não entra mais nada por baixo da porta. Nessa noite, não fez tanto calor. à noite, dentro do quarto estava 29º C. Liguei o ar por volta das 20h35min e quando chegou 21h00min a temperatura já estava 25,9º C. Ajustei o ar para quando atingir 23º C, ele desarmar. às 21h45min, ele atingiu 23º C. Fiquei observando o seguinte. Ele desarma, fica uns 6 minutos desarmado, arma novamente e fica uns 5 minutos armado, depois dormi e não observei mais nada. Tenho um alicate amperímetro e medi com o ar armado. Ele é 127v e consome cerca de 8,2 Ampéres. Quando o compressor desarma, não sei quanto consome, acho que uns 0,8 ampéres, o normal de um ventilador pequeno. Então, vamos fazer as contas para calcular quanto dinheiro consome. Tendo em vista que o preço do Kw/h custa R$0,45, temos que com o ar armado, temos um consumo de 1,05 Kw x R$0,45/Kw/h = R$0,4725. Isso em 1 hora. Com o compressor desarmado, temos: 0,1016 Kw x R$0,45/Kw/h = R$0,04572.
Raciocinando que o ar fica ligado cerca de 10 horas por noite e sabendo que 1 hora tem 60 minutos, o ar vai ficar ligado 600 minutos. Sabemos ainda que num intervalo de 11 minutos, ele consome (R$0,039375 + R$0,004572)= R$0,043947. Em 11 minutos ele consome R$R$0,043947. Então, em 10 horas ele vai consumir R$2,40 (dois reais e quarenta centavos) e em 1 mês, vai consumir R$2,40 x 30 = R$72,00. Isso, levando em conta um dia igual ao de ontem, com a temperatura externa em 29º C, num quarto de 11,5m2 e adaptando um tubo para puxar o ar externo. Espero que com essa explicação possa ter ajudado muita gente.
Pessoal, comprei ar portátil pois a casa aqui não é minha e talvez até o final do ano vou precisar me mudar e se instalar um split, vai ficar caro pois vou ter que mandar instalar e desinstalar e se fosse colocar um de parede, precisaria fazer obra, 2 vezes, Comprei um portátil mesmo. Se a pessoa for caprichosa, a instalação não fica feia. A gente chega à conclusão que não existe nada fácil. O ar portátil não é tão fácil.

alecalixto
05-01-2013, 22:14
Pessoal, comprei um Olimpia Splendid Piu 12000 também, liguei-o pela primeira vez e estou notando, além do barulho normal do compressor, um "rangido" agudo e que não consegui identificar de onde (ventilador, compressor etc). Alguém teve/tem algo semelhante? Como resolveu? Valeu!

Aureo Saldanha
09-01-2013, 20:56
Rayblu
Comprei um Ac portátil 12000 BTU's Pinguino Delonghi, achava que a área de atuação dele fosse de no máximo de 20m², mas o quarto no qual eu o uso é de 7,95m² e ele demora muito a resfriar e mesmo assim não passa de 20º, será que é assim mesmo ou tem algum problema com o meu aparelho?.

kurumin
10-01-2013, 10:22
Rayblu
Comprei um Ac portátil 12000 BTU's Pinguino Delonghi, achava que a área de atuação dele fosse de no máximo de 20m², mas o quarto no qual eu o uso é de 7,95m² e ele demora muito a resfriar e mesmo assim não passa de 20º, será que é assim mesmo ou tem algum problema com o meu aparelho?.
É assim mesmo.
E 20ºC conseguidos com um ar portatil ja é uma proeza. Utilize um termometro longe do aparelho para ter uma medição mais real do ambiente.
Talvez seja bom configurar uma temperatura mais alta (tipo 24ºc) para o compressor não funcionar direto, e evitar superaquecimentod da fiação.

---------- Mensagem adicionada às 10:22 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 10:21 ----------

Pessoal, comprei um Olimpia Splendid Piu 12000 também, liguei-o pela primeira vez e estou notando, além do barulho normal do compressor, um "rangido" agudo e que não consegui identificar de onde (ventilador, compressor etc). Alguém teve/tem algo semelhante? Como resolveu? Valeu!
"rangido agudo", com toda certeza não é normal.
Acione a garantia/assistencia tecnica o quanto antes.

neofox
19-01-2013, 20:09
Comprei um Delonghi de 12500, meu quarto tem 14m², a temperatura maxima que estou conseguindo sao 23ºC. Mas medi a temperatura na saida do aparelho usando 2 termômetros e os dois medem .

A minha janla é aquela de correr para os dois lados:http://www.nettendencias.com/wp-content/uploads/2012/10/Janelas-de-alum%C3%ADnio-1.jpg

Então usando a régua eu coloquei o tubo de saída do lado esquerdo e mantive as portas e o outro lado da janela completamente fechados. Porém notei que por baixo das portas há uma forte sucção de ar pra dentro do quarto, não seria isto que estaria dificultando a resfriação?

Abs.

---------- Mensagem adicionada às 20:08 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:04 ----------

RibeiroBandeira,

Te mandei uma MP depois da uma olhada lá.
Valeu.

---------- Mensagem adicionada às 20:09 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:08 ----------

Comprei um Delonghi Pinguino Turbo Freeze (12.500 Btus), aquele da Polishop por R$3.599,00 no dia 10/03/2012. Aqui em casa, no primeiro dia, a temperatura não baixou mais de 2º C, mesmo colocando água e usando a função booster, que é a máxima. Foi um calor infernal dentro do quarto (11,5 m2). Ao ligar o ar, estava 31º C e de manhã, por volta das 06h00min, estava 27º C e do lado de fora estava 29º C. Eu e minha esposa ficamos morrendo de raiva. Observei o ar e prestei atenção no seguinte: a janela ficou com a régua e totalmente lacrada. Sai bastante ar quente para fora, através do duto colocado na janela. Então por onde entra esse ar? É claro, a resposta está aí. O ar entra por baixo da porta e não deixa o ambiente refrigerar, fica uma briga danada. Não gela de jeito nenhum. Então, abri a janela 1,5 cm e adivinha? A temperatura baixa de 31º C para 21º C em cerca de 1,5 horas. Isso é o máximo. Então, o ar condicionado gela muito, mais que qualquer ar que já vi. Dá de 10 x 0 num ar normal de 10.000 Btus de janela que também comprei novo. Pessoal, temos que respeitar o manual de instruções. Se quisermos que o mesmo gele mais ainda, basta colocá-lo em cima de uma mesa ou cadeira e colocar outro tubo com um lado para fora da janela e o outro perto daquela parte que suga ar para resfriar o condensador (não confundir com evaporador). O evaporador é a peça que gela o ar. Pessoal, tenham em mente uma coisa: Qualquer eletrodoméstico que comprarmos, temos que ler o manual e respeitar. Coloquem o duto na janela, vá abrindo a janela uns 1,5cm - 2 cm com a régua mesmo e observe até quando para de entrar ar quente por baixo da porta. Quando parar de entrar, estará correto e o seu quarto vai congelar.

RibeiroBandeira,

Te mandei uma MP depois da uma olhada lá.
Valeu.

kurumin
20-01-2013, 20:00
Comprei um Delonghi de 12500, meu quarto tem 14m², a temperatura maxima que estou conseguindo sao 23ºC. Mas medi a temperatura na saida do aparelho usando 2 termômetros e os dois medem .
A minha janla é aquela de correr para os dois lados:
Então usando a régua eu coloquei o tubo de saída do lado esquerdo e mantive as portas e o outro lado da janela completamente fechados. Porém notei que por baixo das portas há uma forte sucção de ar pra dentro do quarto, não seria isto que estaria dificultando a resfriação?
Abs.
A sugestão é que vc mantenha a temperatura default do aparelho que é 24ºC (aquela que ele assume toda vez que é ligado).
Quanto a sucção, ela tem que existir, para repor o ar que sai quente pelo tubo conectado a regua na janela, É recomendado ate que mantenha a porta ligeiramente aberta.

mhenrique3
12-02-2013, 09:55
Olá colegas do HT, há tempos não entro aqui. Bom, estou precisando de uma ajuda com essa m. de Pinguino, que comprei por insistência de minha mulher. Já sabia que ele era barulhento, mas nem tanto. Bom, gostaria de saber se alguém sabe onde tem para vender o DUTO que sai dele, pois direcionar o duto para a janela. Como ele é barulhento, fiz uma adptação na porta do banheiro onde ele fica posicionado no meio do batente da porta, e coloquei espuma ao redor - PARA DIMINUIR O RUIDO dele. - O PROBLEMA É QUE O SENSOR DELE DEVE ESTAR ATRAS, por onde sai o ar quente, e ele fica sempre MARCANDO ALTAS TEMPERATURAS. Alguém sabe, TAMBÉM, onde é o sensor dele, se tem como colocar na frente. POIS A PARTE DE TRÁS DELE está isoloda pela espuma DA PARTE DA FRENTE. Abraços a todos

richardbroder
01-02-2014, 17:40
Olá colegas.

Possuo um Pinguino 12.000 BTU´s em meu quarto, (meu apartamento permite instalação de split, mas seria necessário efetuar uma reforma interna para colocação do evaporador, portanto, resolvi adquirir o aparelho portátil, apesar de mais caro, para quebrar o galho nesse ano de calor intenso).

Gostaria de dividir minhas experiências. O quarto possui estimados 15-20m² (dependendo se a porta do banheiro estiver aberta ou fechada), e janelas projetantes (aquelas em que a parte de cima é fixa, e a parte de baixo abre para fora). Como os vidros são grandes, o vão que a janela abre é relativamente grande e não existe forma de isolar ela completamente (a não ser inventando algo muito mirabolante); por causa da natureza da janela, a régua é inútil no meu caso.

O que eu fiz foi posicionar o duto para fora, utilizando o funil (assim, consigo reduzir o vão da janela). Eu simplesmente abro a janela, coloco o funil apontando para fora de forma paralela ao vidro (ou seja, a saída do duto joga ar "de lado"), e encosto a janela nele. O próprio peso da gravidade segura o vidro contra o funil (e o funil possui uma espécie de "garra" que o impede de escorregar para dentro do quarto), mantendo ele no lugar. Na frente das janelas eu tenho cortinas com blackout que cobrem toda a parede do teto até o chão, os blackouts não só isolam o ambiente interno da luz externa, mas eles também são bons isolantes térmicos.

O aparelho, fica na frente do blackout (eu mantenho distância suficiente para o blackout não obstruir as entradas de ar dele), o blackout eu mantenho completamente fechado, passando por cima do duto, o duto não fica visível para quem está dentro do quarto. A única parte em que o blackout não encosta no chão é na saída do duto, ali, a "saia fica levantada".

Como já fora observado antes, todo o ar que sai do quarto precisa entrar por algum lugar (caso contrário você teria pressão negativa, ou "vácuo"). No meu caso, por utilizar uma janela projetante, a principal entrada de ar é a própria janela que uso de saída. Como o ar é jogado para fora "de lado", ou seja, ele escapa pela lateral da janela, e vai para longe do vão de entrada, acredito que boa parte do ar quente que sai pelo duto consegue ir longe o suficiente para não ser sugado novamente para dentro (mas é possível que uma parcela desse ar quente ainda assim acabe voltando pela janela). Ainda assim, percebi que entra muito ar pelas frestas das duas portas do quarto (a porta do banheiro e a porta principal do quarto). A do banheiro é fácil solucionar, basta fechar os vidros do banheiro que não entra mais ar pela fresta dele, no caso da porta principal, eu acabei tendo que colocar um pano na fresta inferior para impedir a entrada de ar.

A vantagem desse procedimento é que o blackout acaba criando uma "parede de fogo", do lado de fora ela consegue conter bastante calor (pois há ar quente de fora entrando pelo vão da janela), e do lado de dentro eu consigo manter o ambiente refrigerado. O que ficou interessante nessa configuração é que o blackout é erguido na área do duto (que fica acima do chão) e logo abaixo do duto você tem a entrada de ar do compressor. Ou seja, o único canto onde o blackout deixa ar quente de fora entrar para dentro do quarto - a parte inferior ao duto - acaba dando "de cara" com o a entrada de ar do compressor (que fica logo abaixo do duto), então boa parte desse ar quente já é sugado pelo compressor e jogado novamente lá para fora, impedindo que a maior parte do ar quente infeste o ambiente.

Se eu colocar a mão por trás do blackout, eu sinto bastante calor do lado externo do blackout (entre o blackout e os vidros), inclusive, se encostar no blackout você chega a sentir ele quente, o que mostra que realmente deve entrar muito calor de fora pelo vão da janela que está semi-aberta, felizmente o blackout segura boa parte desse calor e o compressor deve sugar bastante desse calor e jogá-lo novamente para fora. Colocando a mão por baixo do duto, eu sinto ar quente vindo por ali sendo sugado pelo compressor. Ter isolado a fresta da porta do banheiro e da porta principal também ajudaram a conter a entrada de calor no quarto de outras fontes, claro que o isolamento nunca é perfeito, e é claro também que o blackout, por mais que ajude, não vai conseguir isolar perfeitamente o quarto do calor vindo da área das janelas, então o resultado nunca vai chegar a ser o mesmo que você teria de um ar-condicionado de parede ou um split, mas nessa configuração eu acredito ter maximizado os resultados atingíveis por um a/c portátil.

Durante o dia, tenho conseguido manter o ambiente em aproximadamente 25-26 graus, agora mesmo estou com 25-26 graus internos com temperatura externa de 32 graus (ôntem chegou a 35 graus, um dos recordes para a cidade de Curitiba) e temperatura nos demais cômodos da casa (que não são refrigerados) está em torno de 30 graus. Durante a noite a temperatura externa cai bastante e a temperatura dos ambientes internos é maior do que a temperatura externa (durante o dia é o oposto; temperatura externa maior que temperatura interna), a temperatura média durante essas noites quentes tem sido em torno de 24 graus (na maior parte do ano, é sempre abaixo de 20 graus). Os cômodos comuns sem refrigeração ficam em torno de 27 graus durante a noite e o quarto com o Pinguino fica em torno de 22 graus.

Para quem quiser maximizar a refrigeração, busque isolar todas as possíveis entradas de ar do quarto, mantenha uma entrada de ar externo o mais próximo possível (ou mesmo "direcionada" - como fiz com os blackouts) da entrada de ar do compressor. Assim, o ar quente que entra de fora será sugado pelo compressor e jogado novamente para fora, sem contaminar o restante do ar frio do ambiente.

rmatos
13-02-2014, 11:34
Ontem eu comprei o Pinguino PAC AN110 (http://www.delonghi.com/pt-PT/produtos/conforto/ar-condicionado/portatil/pinguino-air-to-air-pac-an110/). Fiz a montagem normal, jogando o tubo de ar no buraco padrão da regua que acompanha. Minha janela é de correr vertical. Como todos aqui ja sabem, o tamanho da régua não é suficiente, e como queria testar, fiz uma gambiarra simples com um papelão cortado, tampando o restante do vão que a régua não alcançou.
Achei estranho que tava entrando ar quente pelas frestas da janela e tampei tudo com uma fita (ainda não tinha lido esse tópico e desconhecia o e feito "vácuo").

De qualquer maneira, a temperatura interna do quarto que estava em 30graus, rapidamente alcançou 26, e por volta de 1h chegou a 24. Como estava testando, eu resolvi programar para 19graus, mas ele não chegou. Ficou nos 24, com algumas vezes batendo 23. (informação do próprio display do aparelho. Não usei termômetro).

Achei razoável, uma vez que ja tinha lido bastante sobre eficiência de ar-condicionado portátil.

Irei testar, retirar as fitas, permitindo o ar quente q entra pela fresta da regua voltar para o aparelho, e ver se baixa ainda mais a temperatura.

Achei muito util esse tópico.