PDA

Ver Versão Completa : Atenção proprietário dos slim, problemas de aquecimento

Páginas : 1 [2] 3 4

Douglas Luiz
02-05-2010, 19:39
Galera, por favor me ajudem. Fiz o registro na PSN, mas com endereço no Brasil...agora não consigo acessar, nada está liberado pra minha região...:choro:

O que devo fazer? Deletar esse utilizador e criar um novo? Deletar o utilizador lá na PSN? Me dêem uma luz, estou commedo de fuçar e fazer M*rda de novo.:doente:

Obrigado a todos.:rever1:

Cria um novo utilizador, e depois cria uma nova psn id pra este utilizador.

theizma
02-05-2010, 21:33
Cria um novo utilizador, e depois cria uma nova psn id pra este utilizador.

Ow Douglas, valeu pela atenção...vou tentar agora....Outra pergunta:

Eu posso "migrar" meus troféus e saves do utilizador antigo? Via pen-drive?

SCuBaDiVeR
08-05-2010, 19:36
Estou pensando em comprar a base para deixar o meu Slim em pé. Quem aqui usa e recomenda? O PS3 funciona mais frio em pé? A algum tempo atrás eu tinha lido um artigo falando que ele esquentava mais em pé! Afinal, vale a pena ou não usar a base?

diogolonghonr
10-05-2010, 17:44
Estou pensando em comprar a base para deixar o meu Slim em pé. Quem aqui usa e recomenda? O PS3 funciona mais frio em pé? A algum tempo atrás eu tinha lido um artigo falando que ele esquentava mais em pé! Afinal, vale a pena ou não usar a base?

sim vale a pena comprar!o ps3 slim esquenta menos em pe
o q esquentava + em pe era o fat (antigo):legal:

neonzera
12-05-2010, 15:06
Comprei essa base: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141067365-cooler-para-laptop-com-base-de-acrilico-e-iluminaco-azul-_JM

É igual a de um usuário do fórum, q postou à umas páginas atrás, nesse mesmo tópico.
Melhora mto o problema do calor! Joguei Bayonetta, NGS2 e U2 durante horas e o PS3 esquentou mto pouco. E, além de td, esse cooler é bemmmmm silencioso!
Recomendo.

SCuBaDiVeR
14-05-2010, 17:39
sim vale a pena comprar!o ps3 slim esquenta menos em pe
o q esquentava + em pe era o fat (antigo):legal:

Comprado! Tava usando o PS3 em cima da central do Home Theather por falta de espaço! :riso: Agora vou por ele em pé ao lado da TV, deve melhorar bastante...

pfisterm
18-05-2010, 08:54
Bom, acho que todos conhecem a marca ZALMAN de coolers e afins.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141982948-base-suporte-2-coolers-zalman-zm-nc1500-_JM

O que mata é o preço.

Alguém já viu isso funcionando?

CoCoZeTa
18-05-2010, 11:02
Vocês não acham que estão exagerando um pouco não? :(

Ou o meu PS3 é abençoado que não percebo ele esquentar tanto...

jdeiro
18-05-2010, 11:19
Bom, ontem mesmo meu cunhado levou o Slim dele lá em casa, já que o meu ainda não chegou, e jogamos umas 6-7 partidas de Fifa10.

O bichinho estava pelando depois que acabamos...

Reparei que o slim só tem ventilação traseira, bizarro...

drms
18-05-2010, 12:42
Vocês não acham que estão exagerando um pouco não? :(

Ou o meu PS3 é abençoado que não percebo ele esquentar tanto...

manda ele aki p/ o RJ ......e quero ver ele num esquentar:D

vc mora em curitiba ......entre 5 a 10ºC a menos na temperatura.............ai é mole:legal:

Anderson_Tom
18-05-2010, 18:02
Pessoal,

Estou pensando em adquirir esse "brinquedinho", mas estou com uma dúvida: há alguma restrição de imagem do PS3 com tv LCD LCD? Só vejo o pessoal falando de 32", no máximo 40". mais q isso tem problema?

Valeu pela ajuda.

---------- Mensagem adicionada às 18:02 ---------- Mensagem anterior foi às 17:57 ----------

Foi mal..não é tv LCD LCD, e sim, tv LCD grande.

felipevn
18-05-2010, 18:04
Valeu pela dica, vou testar na vertical assim que chegar meu stand da DealExtreme! :legal:

Pablorobs
21-05-2010, 19:53
Pessoal, um dica para quem quiser comprar um suporte com cooler para usar com o PS3 Slim!
Eu comprei um suporte igual ao do amigo Wuemura no site da New Case Informática. Recebi sem problema e tudo funcionando certinho!

http://www.newcaseinformatica.com.br/

Quem tiver interesse procura em Acessorios / Perifericos!
Comprei por 59,00 mais o frete, mas agora está custando 75,00 mais o frete.

Um abraço!:legal:

Pablorobs
22-05-2010, 08:58
Pessoal,

Estou pensando em adquirir esse "brinquedinho", mas estou com uma dúvida: há alguma restrição de imagem do PS3 com tv LCD LCD? Só vejo o pessoal falando de 32", no máximo 40". mais q isso tem problema?

Valeu pela ajuda.

---------- Mensagem adicionada às 18:02 ---------- Mensagem anterior foi às 17:57 ----------

Foi mal..não é tv LCD LCD, e sim, tv LCD grande.
Não!:legal:
Não existe problema nenhum entre o PS3 e TVs de tela grande!

Pode comprar sem medo!

Um abraço!:legal:

nandoliv
24-05-2010, 11:39
Galera,
Um amigo meu tem o PS3 Slim e corrompeu o seu HD. Não sei se há algum tópico sobre o assunto. Mas vi aqui que vcs conhecem bastante do Slim...
Aconteceu quando ele tentou rodar um filme em Blu-Ray. O PS3 travou e deu tela azul. Ele resetou e aí recebeu informação de HD corrompido. O proprio PS3 perguntou se ele queria formatar. Ele concordou, mas ao finalizar a barra de carregamento e reiniciar, voltou a mesma tela.
Estamos agora tentando formatar o HD em Fat32 em um computador. Minhas perguntas são:
1) Já aconteceu algo parecido com algum de voces?
2) O simples fato de tentar rodar um Blu-Ray disk que não seja compatível com a região do PS3 pode ocasionar isso?
3) Como saber a origem do PS3? Atraves do numero de série é possivel?
Valeu

wuemura
25-05-2010, 09:18
1- Não
2- Talvez, mas improvável.
3- Através do modelo, os últimos dois dígitos (http://www.edepot.com/playstation3.html#PS3_Model_Differences):
00 - Japão
01 - USA
02 - Austrália / Nova Zelândia
etc

krueger
16-06-2010, 11:07
Amigos comprei o cooler na http://www.newcaseinformatica.com.br não recomendo a loja não.
Comprei dia 25 de maio e só me enviaram 13 de junho porque liguei lá reclamando.

Bom o cooler que eu comprei na verdade foi outro, me confundi na hora e ao invés de comprar o mesmo que de alguns do fórum (Astech - Chantico) comprei um prata que aparentemente não tem marca. :(

Tentei verificar se as características se encaixam nas que o wuemura citou, mas não vi nada que remeta a elas.

Vocês podem me ajudar:

Características:

- Base de trabalho para notebook com dois super coolers para máxima dissipação de calor
- Refrigere o notebook evtiando super aquecimento
- Possui 2 ventiladores de 70 mm para máxima performance
- Deixa o notebook numa posição confortável para o trabalho
- Hub usb com 2 portas (uma vai ligada ao notebook) para conexão de acessórios e perféricos
- Cabo usb incluído
- Compatível com notebooks de até15"

Especificações do produto

- MICROV NP-301 PAD P/ NOTBOOK 15,4"
- Referência: 40 8020056010
- Fabricante: Evercool
- Dimensão total:32,4 x 27,0 x 3,5 cm
- Dimensão do Ventilador: 70 x 70 x 15 mm
- Velocidade: 1500±10% RPM
- Material: Alumínio

Agradeço a ajuda.
Abraços.

rcfree
18-06-2010, 11:19
Comprei este nootebok fan (cooler) na dealextreme e ajustou perfeitamente ao PS3, ele é regulável, super silencioso e barato.

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.32005~r.63883812

matheusp
23-06-2010, 19:04
Pessoal, nunca tive esse tipo de problema com o PS3 esquentar mto e travar. E Olha que tem fds que fico jogando praticamente o dia todo. Nunca me preocupei com isso, seja no calor, frio, qualquer temperatura ambiente o bichinho ta lá firme e forte.

diogolonghonr
25-06-2010, 03:02
bom o meu também nunca travou , mas ele so tem 3 meses! , ai como ja conheço a historia do fat e depois dos primeiros casos no slim e principalmente com o alerta dos amigos do fórum resolvi comprar o suporte vertical, e realmente notei q ele q ele esquenta menos !

cleiton.sbc
25-06-2010, 15:39
manda ele aki p/ o RJ ......e quero ver ele num esquentar:D

vc mora em curitiba ......entre 5 a 10ºC a menos na temperatura.............ai é mole:legal:

drms, beleza? Estou acompanhando sua saga com o problema que deu no seu PS3 Slim, acontece que o meu deu o mesmo problema, e gostaria de saber qual foi o desfecho?
Teve que mandar pra oficina do Pablo, ou o PS3 simplesmente voltou a funcionar?
Eu liguei lá na neotecnologia e me disseram que tenho que trocar a fonte, e eles também precisam mexer na ventoinha, pra evitar que o problema volte a acontecer.

Valeu.

drms
26-06-2010, 01:03
Fala Cleiton,

realmente o problema é na fonte, pode até trocar mas o problema é solda fria e pode ser consertado que foi o caso do meu, e não mudaram a velocidade da ventoinha pois é melhor deixar o projeto original e comprar a base com cooler para notebook.

E eu não mandei para a oficina do Pablo devido a informações divergentes sobre lá ...na duvida não arrisquei

se quiser me manda uma MP que eu te mando o link de um forum com varias pessoas que consertam ou saberão indicar alguem para vc.....

outro problema é que o PS3 tem 2 tipos de fonte, uma com um simples ajuste ja funciona outro só trocando componentes e refazendo algumas soldas

Lucas Barcelos
30-06-2010, 01:17
olá a todos, sou novo aqui no forum, eu partico bastante no ps3ranking brasil, quero elogiar esse forum e o topico do nosso amigo sobre a discussao de PS3 SLIm, tenho uma duvida e agradeço se vcs respoderem, quero comprar uma base para o ps3 mais estou em duvida entre qual, gostaria de saber se essa base faz vento ou suga o ar quente de dentro do aparelho, pois eu quero uma que apenas faça vento, grato! https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...01:01:16:25:89 (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:89)

Dannyoga
30-06-2010, 01:36
Beleza Lucas?
Eu costumo dar uma passada lá no PS3 Ranking Brasil (apenas como leitor) para ler sobre os games que estou jogando, tem vários guias de troféus bem bacanas por lá.

Sobre a sua pergunta, esta informação está no link que vc passou:
- It is fitted with two long-life,low-noise fans you can also configure it according to your own preference to change the direction of air flow.

Então de acordo com o anúncio, vc configura se quer como ventilador, ou exaustor. No caso do PS3, configure como ventilador, ou seja, jogando ar na direção do PS3. :legal:

Lucas Barcelos
30-06-2010, 02:21
obrigado meu caro, vlw a ajuda!

Guitt
04-07-2010, 23:31
Verão chegando e qual desse e a melhor opção?

http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1044&ID=1129

http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1044&ID=1128

E ultimamente tenho pensado em comprar um Hub Usb, vale apena a a base junto com com hub?

kmattos
09-08-2010, 09:38
Aí moçada, acho que vou entrando pra esse clube...

Desde semana passada meu PS3 Slim (de nov 2009) tem desligado do nada e até a luz vermelha morreu, igual a relatos do tópicos e do "Alerta ! Cuidem bem do seu PS3", tem que tirar o cabo de energia e recolocar.

Coincidência ou não me mudei a pouco e troquei o rack, que era mais aberto por um "fechado", mas com uma certa circulação. O PS3 também sempre fez os estalos, mas nem raparei muito nisso.

Vou deixar rolar pra ver se pifa de vez, não acredito que tenha uma assistência técnica boa em Fortaleza a ponto de verificar o problema de forma correta. Por enquanto só desligou enquanto eu jogava o burnout paradise.

Pelo que li nos tópicos dos colegas: ou é fonte ou a solda fria, confere?

:aiai:

wuemura
09-08-2010, 09:44

Desde semana passada meu PS3 Slim (de nov 2009) tem desligado do nada e até a luz vermelha morreu, igual a relatos do tópicos e do "Alerta ! Cuidem bem do seu PS3", tem que tirar o cabo de energia e recolocar.

Coincidência ou não me mudei a pouco e troquei o rack, que era mais aberto por um "fechado", mas com uma certa circulação. O PS3 também sempre fez os estalos, mas nem raparei muito nisso.

Vou deixar rolar pra ver se pifa de vez, não acredito que tenha uma assistência técnica boa em Fortaleza a ponto de verificar o problema de forma correta. Por enquanto só desligou enquanto eu jogava o burnout paradise.

Os estalos refletem problemas com aquecimento e por causa disso problemas podem acontecer tanto com a fonte e com os os componentes soldados à placa que podem piorar uma situação de solda fria ou literalmente danificar a solda criando-se a situação de solda fria.

Com circulação ou não, a frente do PS3 e a parte de trás devem estar livres de obstáculos, principalmente a parte de trás, os demais assuntos relacionados com aquecimento e possíveis soluções já foram expostas aqui por mim diversas vezes.

kmattos
09-08-2010, 10:06
Com circulação ou não, a frente do PS3 e a parte de trás devem estar livres de obstáculos, principalmente a parte de trás, os demais assuntos relacionados com aquecimento e possíveis soluções já foram expostas aqui por mim diversas vezes.

Então, o rack novo é aberto frente e traseira, o antigo era aberto nas laterais também, mas sempre ouvia os estalos.

wuemura, agradeço a ajuda aqui e nos outros tópicos sobre o assunto.

JC_
09-08-2010, 14:35
Pois é, lendo esse tópico descobri que o meu slim estava esquentando mais que o normal e nem tinha me tocado disso.

Tenho o PS3 a pouco mais de 1 mês. Nas primeiras 2 semanas, depois que desligava o aparelho e durante um tempo, escutava uns estalos estranhos, altos. Como tenho o PS3 no meu quarto, teve um dia que um estalo chegou até a me fazer dar um pulo de susto da cama, tava quase dormindo hehehe. Enfim, achava que os estalos eram normais em função do aparelho ser novo.

Nesse meio tempo, comprei um suporte vertical pra ele no DealExtreme (nem 5 dolares). Comprei por questões estéticas e de espaço, acho que fica melhor de pé. Ontem a noite, uma semana depois de estar usando o PS3 na vertical cheguei a "incrível" conclusão de que minha "teoria" estava certa, pois os estalos pararam de ocorrer.

Bem, a verdade é que os estalos pararam pq o aparelho parou de esquentar excessivamente por estar de pé. E eu ainda pensava se, com ele de pé, algum problema poderia ocorre. Pelo contrário, o problema parou.

Valeu pela dica galera.

Abraço,
Julio

Mettal
09-08-2010, 19:29
Pois é, lendo esse tópico descobri que o meu slim estava esquentando mais que o normal e nem tinha me tocado disso.

Tenho o PS3 a pouco mais de 1 mês. Nas primeiras 2 semanas, depois que desligava o aparelho e durante um tempo, escutava uns estalos estranhos, altos. Como tenho o PS3 no meu quarto, teve um dia que um estalo chegou até a me fazer dar um pulo de susto da cama, tava quase dormindo hehehe. Enfim, achava que os estalos eram normais em função do aparelho ser novo.

Nesse meio tempo, comprei um suporte vertical pra ele no DealExtreme (nem 5 dolares). Comprei por questões estéticas e de espaço, acho que fica melhor de pé. Ontem a noite, uma semana depois de estar usando o PS3 na vertical cheguei a "incrível" conclusão de que minha "teoria" estava certa, pois os estalos pararam de ocorrer.

Bem, a verdade é que os estalos pararam pq o aparelho parou de esquentar excessivamente por estar de pé. E eu ainda pensava se, com ele de pé, algum problema poderia ocorre. Pelo contrário, o problema parou.

Valeu pela dica galera.

Abraço,
Julio

Então o SLIM tem melhor dissipação de calor na vertical, ao contrário do FAT? Interessante...

danz
09-08-2010, 19:46

O meu slim deu esse mesmo problema e jogava com ele em cima de um móvel, com um apoio embaixo, deixando totalmente livre a circulação de ar. Nada adiantou. Foi pra assistência e de lá não voltou mais. Disseram não ter conserto e vão me dar um novo ou dinheiro de volta (pedi a grana).

rafaelramos
10-08-2010, 17:15
Tenho o meu PS3 SLim há quase um ano e, mesmo morando no RJ (que tem duas estações no ano: Verão e Inferno), nunca tive problema de frame drop ou travamento. Ele fica na horizonal num rack ao lado do HT e a ventilação nem é tão boa assim. Já botei a mão e nem achei tão quente. Meu notebook esquenta mais do que ele.

Juniorlon
10-08-2010, 22:16
Bom tenho o meu PS3 Slim menos de 30 dias já ouvi os estralos e resolvi comprar uma base Cooler Master NotePal Infinite Color estou esperando chegar para ver como vai ficar... Quando chegar e instalar passo aqui as informações..
Pergunta:
Será que foi uma boa escolha ????

antonioks
15-08-2010, 11:49
to com uma duvida moro em pelotas segunda cidade mais umida do mundo comprei um slim 120 gb fica encima da minha mesa de trabalho na posição horizontal com 20 cm da parte trazeira do console da parede e está encima de um vidro , seria melhor encima do vidro ou deixar encima da madeira ? temperatura de minha cidade chega a 0º no inverno.

Juniorlon
16-08-2010, 10:39
Tenho o meu PS3 SLim há quase um ano e, mesmo morando no RJ (que tem duas estações no ano: Verão e Inferno), nunca tive problema de frame drop ou travamento. Ele fica na horizonal num rack ao lado do HT e a ventilação nem é tão boa assim. Já botei a mão e nem achei tão quente. Meu notebook esquenta mais do que ele.

Amigo como faço para colocar uma assinatura aqui no blog fui no mesmo site que vez a sua... ja fiz mas não consigo postar aqui no forum... se puder me ajudar agradeço

Juniorlon
16-08-2010, 18:05
Ja resolvido....

Juniorlon
18-08-2010, 09:39
Bom tenho o meu PS3 Slim menos de 30 dias já ouvi os estralos e resolvi comprar uma base Cooler Master NotePal Infinite Color estou esperando chegar para ver como vai ficar... Quando chegar e instalar passo aqui as informações..
Pergunta:
Será que foi uma boa escolha ????

Bom o produto chegou ja coloquei para funcionar e parou os estralos... problema resolvido....

kmattos
18-08-2010, 23:30
Moçada, tô com uma oportunidade para comprar um novo, tem os slim de 160gb e o de 250gb, melhor ir pro de 160gb que é mais novo e teoricamente, vai funcionar melhor?

PS: acabei de ver na gamestop (onde vou comprar) o modelo de 160gb e achei que já tinha sido lançado faz um tempo :-)

Agradeço! Um abraço

Dannyoga
26-09-2010, 19:00
Pessoal
(e amigo Pablorobs que solicitou ver meu exemplo para evitar aquecimento no PS3 Slim)

Eu usava ele na horizontal, percebi que esquentava legal, mudei pra vertical, melhorou bem. Finalmente mudei de novo para a horizontal, com um cooler baratinho e elevando a altura do console para criar um vão entre sua base e o rack, meus problemas acabaram.

Fotos da solução caseira que efetivamente deixou meu Slim com a cuca fresca:

Materiais:

1) Cooler duplo, barato, que vc encontra na Dealextreme ou Mercado Livre:
http://farm5.static.flickr.com/4151/5026922009_2b740f2c9d.jpg

2) Tecido autocolante para proteger a parede de pancadas de porta, vêm normalmente em pacotes com algumas unidades, são redondos com uns 4cm de diâmetro cada. Aqui abaixo na foto estão eles recortados para o formato dos pezinhos do cooler, onde estou apontando:
http://farm5.static.flickr.com/4090/5026925049_0073419386.jpg

3) 4 Daqueles tijolinhos infantis de montar (é a parte mais caseira na minha montagem, depois vou melhorar isso... hehehehh) ou outro objeto para elevar alguns centímetros o cooler:
http://farm5.static.flickr.com/4129/5027540944_b397cac87b.jpg

MONTAGEM

Bem simples:

1) Coloque os 4 tijolinhos infantis em cima do rack, alinhando-os com as 4 extremidades do cooler que será colocado depois:
http://farm5.static.flickr.com/4085/5026927013_8f5c2d5a4d.jpg

2) Coloque o cooler em cima:
http://farm5.static.flickr.com/4087/5026930169_699ab49014.jpg

3)Finalmente coloque o PS3 Slim por cima:
http://farm5.static.flickr.com/4106/5026931989_886bdf7dc9.jpg

Repare nesta última foto que, além do vão entre o rack e o cooler, ficou um pequeno vão entre o cooler e o PS3, graças ao tecido que foi colocado nos dois lados dos pezinhos do cooler. Fiz o teste com o PS3 colado no cooler e a circulação de ar não ficou legal, então minha sugestão é que use esse tecido pra deixar alguns milímetros entre o cooler e o PS3.

Abraços
Daniel

Pablorobs
27-09-2010, 12:19
Valeu Daniel!
Vou usar o seu projeto como base para criar o meu!

EDIT: Quantos centímetros tem entre o rack e o PS3?

Abraço,
Pablo

Dannyoga
27-09-2010, 12:48
Pablo,

Entre o Rack e o cooler tem uns 2,5 cm, mais a espessura do cooler com os tecidos que é de uns 2cm, no total a altura entre o rack e o PS3 dá uns 4,5cm.

Esqueci de comentar sobre a traseira, mas é importante deixar uma distância legal da entre a traseira do PS3 e o rack ou parede, pois o Slim joga o ar quente para trás. Aqui tá com uns 20cm:
http://farm5.static.flickr.com/4087/5026933225_810d914c22.jpg

Pablorobs
27-09-2010, 12:53
Pablo,

Entre o Rack e o cooler tem uns 2,5 cm, mais a espessura do cooler com os tecidos que é de uns 2cm, no total a altura entre o rack e o PS3 dá uns 4,5cm.

Esqueci de comentar sobre a traseira, mas é importante deixar uma distância legal da entre a traseira do PS3 e o rack ou parede, pois o o Slim joga o ar quente para trás. Aqui tá com uns 20cm:
http://farm5.static.flickr.com/4087/5026933225_810d914c22.jpg

Valeu garoto!!
Vou fazer umas adaptações no meu suporte para melhorar a circulação do ar e dá uma resfriada na máquina.

pfisterm
27-09-2010, 13:51
Esses sistemas de cooler embaixo do PS3 realmente funcionam, ok.

Mas, existe um porém nisso tudo: A POEIRA gerada pelo fluxo de ar.

Mexi muito com ventilação nos meus PCs durante anos. Reparei que ficam IMUNDOS de poeira dentro do gabinete (memória, processador, HD...) enfim, o problema com o PS3 é que não podemos abri-lo para limpá-lo, certo?

O acúmulo de poeira pode danificar mais ainda as peças.

Acho que isso depende muito de vários fatores para ter ou não cooler a mais no PS3:

1- Lugar onde mora é quente demais? Seu quarto ou sala é abafado?

2- Lugar onde coloca-se o PS3 é fechado?

3- A pessoa joga todos os dias, durante muito tempo?

Minha resposta às perguntas é NÃO, portanto, só coloquei os pezinhos de borracha embaixo para aumentar a distância do PS3 à base e tá tudo resolvido.

34009

Meu piso é porcelanato, o que seria ideal,
pois é muito frio, mas fica feio na sala.

34010

Atrás é livre de parede ou móvel, assim,
o ar consegue circular melhor.

34011

Reparem a poeira embaixo do PS3, com 2 semanas
sem limpá-lo, sem cooler adicional.

A idéia de RETIRAR o ar quente com cooler adicional "seria" mais viável, visto que não entraria mais poeira que o normal. Ao se colocar um cooler para resfriar o PS3, a poeirada se acumularia dentro do console e teríamos um problema a mais.

Abçs

Dannyoga
27-09-2010, 16:56
A idéia do cooler não é empurrar ar pra dentro PS3, mas fazer o ar circular embaixo dele.

Concordo que um cooler muito potente pode ser prejudicial, vai empurrar ar e sujeira pra dentro do console. O que eu uso tem uma ventilação adequada, < 30CFM, mais que isso acho um exagero.

É óbvio que com ou sem cooler a limpeza é fundamental. Eu limpo o local diariamente, ou no máximo dia sim dia não. E quando o PS3 está desligado eu cubro com um pano, para evitar poeira também na entrada do disco, que é bem chatinha pra limpar.

Mesmo sem cooler, a poeira entra no PS3 se não houver uma limpeza adequada, o ventilador traseiro do PS3 que empurra o ar quente pra fora, também cria o efeito de aspirar ar frio pela entrada frontal existente no console.

Mantendo o local o limpo, o cooler pode ser usado sem problema algum. Mas, o importante é que você está satisfeito com a sua solução :legal:

Diego¹³
06-10-2010, 21:16
Olá amigos, venho acompanhando o tópico já a algum tempo..., e também estou na luta, desde antes de ver o tópico de como fazer o meu PS3 Slim trabalhar de "cabeça" fria...
Venho aqui trazer algumas informações e também tirar algumas dúvidas...
Primeiramente, já vi um técnico falando uma vez, que como a fábrica da Sony fabrica o PS3 para vários países diferentes, cada um dos modelos, de acordo com o país tem um calibragem um pouco diferente na rotação inicial e final do cooler original.
Sinceramente, eu não acredito nisso, estou no meu 2º PS3 Slim (Troquei pelo fato de ter atualizado o meu 1º PS3 para 3.42, impossibilitando o uso do Jailbreak, mais isso, é claro, outro assunto.) O meu 1º PS3 Slim era o modelo CECH2012A (Japonês), comprei ele em junho desse ano e fiquei com ele durante 3 meses, até trocar pelo meu atual PS3 Slim moldelo CECH2011A (Mexicano) e digo com toda a convicção que ambos esquentam NO MESMO LUGAR, E NA MESMA INTENSIDADE.
Não sei se é apenas alguma opnião (ou falta da mesma) minha, mais eu acho que o PS3 Slim esquenta demais, principalmente na região da fonte do mesmo, não sei se pelo fato do cooler interno dissipar todo o calor em cima dele, e o mesmo não consegue ser totalmente eliminado da fonte.
Bom, eu, e acredito que vários membros aqui do forum, tem consoles Sony desde o PS1, passando pelo PS2 e agora chegando ao PS3, eu sempre coloquei meus consoles no mesmo lugar, no meu rack, em baixo do DVD player, e até então, tanto com o PS1 e com o PS2 nunca me preocupei com o calor gerado pelo mesmo, tanto que mais de 10 anos ambos estão comigo ainda e funcionando perfeitamente.
Comprei meu PS3 Slim e assim que ele chegou eu instalei ele no chão mesmo, só para fazer os testes, pois já tinha lido algo, sobre o super-aquecimento do mesmo. Tinha lido que eram necessários apenas alguns minutos para se notar isso, joguei por volta de 15 minutos e vi que realmente aquecia bastante, mais nada que fosse assustador.
34679
Então feito o teste, guardei o meu PS2 na caixa, e instalei o PS3 naquele que seria seu lar, no lugar dos seus antepassados... hehehehehehehehehehehehehe...
34680
Infelizmente, não tenho fotos de como o meu rack era, porém basta imaginar esse espaço em que está com uma divisória e o DVD player em cima, como vcs ja devem imaginar o resultado, apenas 10 minutos ligados e ele estava pelando, o suficiente para aquecer a madeira de mdf fa divisória que estava em cima... Fiquei precupadíssimo, logo tirei o DVD e a prateleira de cima, dando assim mais espaço para ele respirar, e também fiz o pézinhos de borracha que estão na foto, mantendo ele 3cm acima do rack...
34681
Depois disso a caloria deu uma baixada, mais não para me deixar tranquilo, na verdade, ele só trabalhava de boa mesmo, com o ventilador apontado pra ele, (não na parte de trás, lógico) mais sim apontando para as entradas USB, ai sim ele trabalhava horas, friozinho..., Porém, como eu sou um cara extremamente chato, achava uma *****, ter q ficar ligando o ventilador e apontando pra ele..., pô as vezes tá mó calor e só o PS3 recebe vento? num dá né... então um camarada, soldador, me arrumou um desses cooler de chocadeira, q ele usa como exastor na oficina dele...
olha as fotos dele ai...
3468234683
Parafusei esse cooler na parte de cima do rack, em baixo da TV, ai ficou firmeza, horas e horas jogando, as vezes desligava o cooler e o PS3 não tinha nem armado a velocidade média do cooler interno, 5,6 horas jogando e parecida que tinha acabado de ligar...
MAIS, como nem tudo são flores, o rúido produzido por esse cooler é horrível, irritante mesmo, jogando a noite, com o volume baixo, vc literalmente jogava com o som no mudo, pq o rúido produzido por ele é demais...
Então conheci este tópico, e ví a idéia de alguns membros, como o membro "Wuemura" e "MARTINEZRJ", de usar uma base para notebook em baixo do console, gostei da idéia e também de modelo usado pelo "MARTINEZRJ", fui até a Santa ifigênia e procurei bastante, porém não achei o modelo usado por ele, acabei comprando um modelo um pouco maior, que caiu como uma luva para o PS3... este aqui... CONTINUA NO PRÓXIMO POST...

Diego¹³
06-10-2010, 21:53
CONTINUANDO...

O coller é esse e tem o neon azul, que tanto uns gostam e outros odeiam...
34689
Vejam como o tamanho é certinho pro PS3, só as abas do cooler ficam sobrando um pouco, porém a grelha de metal, dissipa muito bem o ar do cooler em toda a superfície...
34690
Essas borrachinhas viram com a base, para ser coladas em baixo dela, porém optei por colar em baixo do PS3, para ganhar alguns milímetros de respiro entre a base e o console, foi só medir o encaixe da base e colar, ficou perfeito...
34691
Como vcs, podem ver, eu não tenho muito espaço no meu rack, essa foi a melhor forma que encontrei para mante-lo nesse lugar e nessa posição
34692
Quanto a base, ela tem controle de fluxo de 23 a 44 CFM, melhorou bem, mais msm assim, a fonte ainda esquenta bastante, então quando vou jogar por muito tempo, o jeito é aguentar a turbina de avião do cooler externo msm...
gostaria de saber aqui dos membros, se a região da fonte é a que mais esquenta em todos os PS3 Slim, quanto ao disco sair quente, msm com a base, não melhorou muito, não sai mais pelando, mais ainda sai quente, aqui no meu caso, só oq deu jeito foi o cooler externo soprando em cima do console, ai sim, ele trabalha abaixo de 0ºC....
aqui estão as iformações sobre a base...
34693

É isso ai gente, sou novo no forum e não consegui fazer as fotos abrirem automaticamente como vi em outros posts, mais logo chega alguem e me explica oq fiz de errado...
Abraço...
Qualquer dúvida é só perguntar...
Flws...

Diego¹³
06-10-2010, 22:35
Wuemura, te faço duas perguntas meu caro...
Mesmo usando a sua base, a região da fonte do seu PS3 Slim esquenta bastante também?
Vc disse que os discos agora saem mais frios do seu PS3, quando vc diz frio, vc diz frio mesmo ou apenas não sai mais fervendo?

desde já agradeço pelas respostas, como meu topico acima estou usando uma base, porem a fonte continua bem quente, e o disco continua saindo bem quente...

wuemura
07-10-2010, 02:52
Diego, com a base a área fica morna para fria, bem melhor do que antes que fica muito quente. Quando digo frio com relação aos discos quero dizer que ele levemente aquecido e não mais fervendo.

Vendo agora suas fotos, o problema é essa sua estante, o espaço lateral para o PS3 é muito pequeno, mesmo com a base de notebook o ar quente não tem vazão na lateral e acaba voltando para o console, se for o caso compre uma mesa pequena (alguns conheçam talvez como criado ou criado mudo (http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=mo&setor=mocr&tipovitrine=vitrine_media,%20vitrine_media&tipoVitrine=vitrine_media,%20vitrine_media&pag=1&lst=20)) e deixe o PS3 EM CIMA.

xJubax
07-10-2010, 16:48
Eu tava pensando em comprar (ou pegar de alguma obra) um pedaço de marmore pra colocar embaixo do PS3, será que melhora o super aquecimento.
Apesar, que eu coloquei ele em cima do DVD lá na sala e ele não tá aquecendo muito (acho que é normal aquecer um pouco, não?).

wuemura
07-10-2010, 18:07
Não caia nesse papo furado de mármore, isso não ajuda em nada.

Bertoluci
07-10-2010, 18:14
solução barata e pratica e não fica feio, foi o que eu fiz...

comprei trilho de cortina de aluminio e puz em cada lado do ps3, alem de dar uma altura nele, o alumino dissipa o calor melhor. vou tirar fotos e posto aqui logo.

fotos:
http://img84.imageshack.us/img84/1020/dsc00053e.jpg

http://img299.imageshack.us/img299/4331/dsc00052wq.jpg

http://img696.imageshack.us/img696/2014/dsc00055yv.jpg

Bertoluci
07-10-2010, 18:27
so pra deixar esclarecido:

a esquerda do Ps3 é um Harman Kardon, um receiver que gera muito calor! tem dias que depois de 2h ligado não da pra por a mão em cima se não queima a mão.

la atraz é um ESTABILIZADOR, sim eu uso e o recomendo! ele tem todas as normas e certificados existentes, ou seja não é um estabilizador de "plastico" como vendem por ai. esse tem fator de potencia .9!
gera calor mas não muito.

concluindo, o ps3 fica morno pra frio com esses "pezinhos" são baratos e facil de achar!

Diego¹³
07-10-2010, 18:43
Wuemura, obrigado pelas respostas cara, eu já desconfiava disso também, se eu não ligar o cooler externo em cima, a base pra mim quase num faz efeito, a fonte esquenta bastante...
mais enquanto não compro um rack ou criado, vc acha q tem algum problema usar a base e o meu cooler em cima???, aqui em São Paulo, o Pablo, técnico da Neo tecnologia, faz a troca da pasta térmica pela artic silver e modifica o cooler interno, segundo ele, fazendo isso, ele garante que o ps3 não esquenta nada, só aumenta um pouco do ruído, eles cobram R$:120,00 por esse serviço, vc acha que vale a pena, sabendo que realmente o cooler do ps3 é ótimo, porém não trabalha na capacidade máxima...

wuemura
07-10-2010, 19:16
@Bertoluci, o PS3 precisa de mais espaço.

@Diego, esse negócio de trocar pasta térmica é besteira (http://www.dansdata.com/goop.htm) o PS3 slim não precisa de nada disso, sem falar que mesmo os consoles FAT quando sofrem estas modificações quebram novamente algum tempo depois.

O problema não é o PS3 esquentar, ele vai esquentar mesmo com qualquer tipo de modificação, a questão é como você vai manter a região que ele está arejada para que o aquecimento não venha a se tornar um problema.

Guarde seu dinheiro, não perca tempo com isso.

F@BIO
07-10-2010, 19:33
Também acho , guarde o seu dinheiro e pense em soluções definitivas para a sua sala , um ventilador de teto ou um ar .:legal:

Bertoluci
07-10-2010, 19:38
Tchê,

wuemura,

creio que não presiso de espaço não... acho que ate esta sobrando!
digo isso baseado em que eu tive e ainda tenho um x-box da primeira leva que chegou no Brasil... e ate hoje ele funciona, nunca deu 3rls e ele ficou ai nesse lugar do ps3 por mais de 4 anos (vão se completar 5 anos agora em novembro) sem problema algum, hoje ele esta com meu sobrinho pois ele foi banido da live e não me serve mais... o X-box ou x-bacon como dizem esquenta muito mais que ps3. e como ele me servio de base para estes testes de espaço e calor não vejo necessidade de mais espaço.

wuemura
07-10-2010, 20:07
Tchê,

wuemura,

creio que não presiso de espaço não... acho que ate esta sobrando!
digo isso baseado em que eu tive e ainda tenho um x-box da primeira leva que chegou no Brasil... e ate hoje ele funciona, nunca deu 3rls e ele ficou ai nesse lugar do ps3 por mais de 4 anos (vão se completar 5 anos agora em novembro) sem problema algum, hoje ele esta com meu sobrinho pois ele foi banido da live e não me serve mais... o X-box ou x-bacon como dizem esquenta muito mais que ps3. e como ele me servio de base para estes testes de espaço e calor não vejo necessidade de mais espaço.

Só estou avisando para evitar problemas pois pela foto você está bloqueando a saída de ar do PS3 e ele está em um lugar apertado e coberto.
De qualquer maneira siga as instruções do manual (http://pt.playstation.com/media/s5D2YYib/CECH-2004B-2.76_ESPT.pdf).
http://img837.imageshack.us/img837/2327/ventilaes.png

Diego¹³
08-10-2010, 02:53
@Bertoluci, o PS3 precisa de mais espaço.

@Diego, esse negócio de trocar pasta térmica é besteira (http://www.dansdata.com/goop.htm) o PS3 slim não precisa de nada disso, sem falar que mesmo os consoles FAT quando sofrem estas modificações quebram novamente algum tempo depois.

O problema não é o PS3 esquentar, ele vai esquentar mesmo com qualquer tipo de modificação, a questão é como você vai manter a região que ele está arejada para que o aquecimento não venha a se tornar um problema.

Guarde seu dinheiro, não perca tempo com isso.

Muito obrigado pelo esclarecimento meu caro...
vou providenciar um lugar melhor pra ele, estou pensando em colocar a tv mais para o lado para que ele fique ao lado dela, tendo assim pelo menos 1 metro de distancia em todos os lados...., só pra constar, hj fiz um teste com ele, somente com a base, o coloquei no chão e joguei umas 4 horas de God of war 3 e a região da fonte ficou apenas morna, o disco saiu mais frio msm, como vc comentou, até mais frio de quando rodo com o cooler externo bem em cima do ps3... uma coisa que também notei cara, é que rodando jogos direto pelo hd, sem usar o leitor o ps3 esquenta menos também, isso tem algum fundamento?

wuemura
08-10-2010, 03:35
Isso é muito relativo, games que estão no HDD nem sempre exige muito processamento do PS3, pelos jogos que baixei da PSN os gráficos são muito mais simples.

Diego¹³
08-10-2010, 04:15
eu uso o jailbreak, meu hd é de 1tb, e rodando o GOW 3 pelo hd, é perceptível, uma temperatura mais baixa do que rodando o mesmo GOW3 pelo Blueray...

xXOvermanXx
08-10-2010, 10:32
Bertoluci, teu PS3 ta gritando já... ""ME LIMPEEEEEEEE!!!""

kkkkkk

wuemura
08-10-2010, 11:16
Eu não ia falar nada mas já que comentaram, toda a sujeira que acumula em cima do aparelho já da uma idéia do que tem dentro dele, sugestão, compre um pincel pequeno com pelo de castor (super suave e macio) e passe delicadamente na frente do PS3 slim para remover a sujeira e não deixar o feutro que tem na entrada do disco suja, pois a lente do ps3 slim como a dos outros PS3 são abertos e se acumular essa sujeira nas lentes internas do leitor ele terá problemas para ler dados e a limpeza dessas lentes é muito complicado, aqui a foto:
http://img524.imageshack.us/img524/2260/lenteps3slim.jpg

E se você fuma perto do PS3 é pior ainda pois vai acumular um caramelo amarelado na lente.

Segunda dica, parou de usar o console coloque um pano / tecido qualquer em cima do PS3 para não deixar acumular sujeira.

Bertoluci
08-10-2010, 11:34
depois da citação do "manual" eu nem ia responder...

mas falaram do po do Vg. bom, eu limpo ele de vez em quando... se não a secretaria limpa... Insisto em dizer... 100% de limpeza não vai existir nunca!

agora, no manual se eu for seguir tudo que diz la eu nem vou tirar o ps3 da caixa! imagina na questão temperatura que esta ali escrito no manual o tanto de lugares no mundo que se forem seguir o manual nunca poderiam sequer jogar?
eu leio o manual... mas não vou seguilo a risca... um exemplo ja leu o manual de um colchão? a maioria diz que se tu for "trepar" nele a garantia se foi. Manual de VG é a mesma coisa. O que mais serve num manual pra mim são informações tecnicas e "como fazer" tal coisa. outra eu não vou abrir o VG pra limpar, comprei garantia extendida e se o fizer ja era... e minha garantia diz: quebrou, estragou, TROCOU. ou seja não to preocupado com isso.

sobre o fumo, na lente cria essa "massa" amarela, eu ja vi, mas confesso que para isso o aparelho teria que estar acima do fumante pois a fumaça sobe, ou o mesmo teria que ter uma ventilação que puxa ar e não asopra. fora o tempo que levaria a criar isso... se no meu x-box com 4 anos de uso, primeira leva (a que mais dava problema de 3rl) nunca deu nada... ou tenho sorte, ou acho que cuido muito bem das minhas coisas, do qual acredito que a ultima é mais valida, frescuras de mais não ajudam so atrapalham... mas cada um cada um.

wuemura
08-10-2010, 13:09
depois da citação do "manual" eu nem ia responder...

mas falaram do po do Vg. bom, eu limpo ele de vez em quando... se não a secretaria limpa... Insisto em dizer... 100% de limpeza não vai existir nunca!
Primeiro que ninguém falou em deixar 100% limpo mas manter limpo, o reflexo da poeira que existe na superfície do PS3 tem em dobro dentro do aparelho, já que ele quando ligado suga constantemente o ar e o que estiver suspenso nele para dentro. Duvida?
Remova a tampa inferior do parafuso do HDD, remova a tampa frontal do HDD e puxe o mesmo para fora, verá que tem uma película de pó acumulado e se abrir o console verá que por dentro está tão sujo quanto.

Depois não apareça por aqui perguntando por que problema 'A, B ou C' está acontecendo com o seu aparelho, já que essa sujeira vai se acumular nas espátulas do cooler, que não vai mais manter o fluxo de ar, por conseqüência o seu PS3 vai esquentar mais, começar a travar se não dar problemas com YLOD.

agora, no manual se eu for seguir tudo que diz la eu nem vou tirar o ps3 da caixa! imagina na questão temperatura que esta ali escrito no manual o tanto de lugares no mundo que se forem seguir o manual nunca poderiam sequer jogar?
eu leio o manual... mas não vou seguilo a risca... um exemplo ja leu o manual de um colchão? a maioria diz que se tu for "trepar" nele a garantia se foi. Manual de VG é a mesma coisa. O que mais serve num manual pra mim são informações tecnicas e "como fazer" tal coisa. outra eu não vou abrir o VG pra limpar, comprei garantia extendida e se o fizer ja era... e minha garantia diz: quebrou, estragou, TROCOU. ou seja não to preocupado com isso.

Primeiro que manual do PS3 não tem nada haver com manual de colchão, segundo, no manual do PS3 não tem nada de absurdo que evite você tirar o aparelho da caixa. Se você não segue o que diz o manual, me desculpe o termo, mas isso é burrice! Quanto a garantia, passado os 7 dias, POR LEI, a assistência técnica ou loja tem todo o direito de segurar o seu aparelho por 30 dias para resolver o problema antes da troca.

Além de ter todo este transtorno, no próprio manual diz que nem todo o save que você venha a ter será copiado, ou seja, você vai perder o save e ter que fazer tudo novamente, se você quer seguir esse caminho, o azar é todo seu.

sobre o fumo, na lente cria essa "massa" amarela, eu ja vi, mas confesso que para isso o aparelho teria que estar acima do fumante pois a fumaça sobe, ou o mesmo teria que ter uma ventilação que puxa ar e não asopra. fora o tempo que levaria a criar isso...

Mais uma informação errada, a "fumaça" não sobe ela se espalha, para quem tem um fumante na família sabe ou já conhece o fato de que se uma pessoa acender o cigarro na cozinha por exemplo em questões de segundos você sente o cheiro no quarto, na sala ou na casa inteira mesmo que a pessoa que esteja fumando esteja um pouco para fora de casa. Além disso a fumaça do cigarro contém partículas suspensas de nicotina que inevitavelmente vão grudar em qualquer superfície que ela tiver contato o que prova que independente se o fumante estiver próximo ou não, jogando a fumaça na direção do aparelho ou não a nicotina vai encontrar seu caminho para dentro do console.

Se ainda duvida, vá até a casa de alguém que fume e passe um pano levemente umedecido com água e passe em cima da TV, nos vidros ou de qualquer móvel que você verá o amarelo da nicotina no pano e não demora tanto assim para se acumular.

Além disso a força centrífuga gerada através do girar do disco pode assim como o cooler sugar para dentro dele qualquer partícula suspensa no ar irá para dentro do console.

se no meu x-box com 4 anos de uso, primeira leva (a que mais dava problema de 3rl) nunca deu nada... ou tenho sorte, ou acho que cuido muito bem das minhas coisas, do qual acredito que a ultima é mais valida, frescuras de mais não ajudam so atrapalham... mas cada um cada um.
Primeiro estamos falando de estruturas diferentes, que usam processadores diferentes e componentes diferentes, se um dura mais ou não do que o outro eu não sei pois não tenho o xbox360.

Porém o que você diz é a mesma coisa que dizer, "eu bebo e dirijo, e em todos estes anos nunca sofri qualquer acidente" ou seja, ao invés de proteger o seu bem você prefere correr riscos, e para uma pessoa que pensa dessa forma eu não tenho mais nada a dizer.

Bertoluci
08-10-2010, 13:54
Primeiro que ninguém falou em deixar 100% limpo mas manter limpo, o reflexo da poeira que existe na superfície do PS3 tem em dobro dentro do aparelho, já que ele quando ligado suga constantemente o ar e o que estiver suspenso nele para dentro. Duvida?
Remova a tampa inferior do parafuso do HDD, remova a tampa frontal do HDD e puxe o mesmo para fora, verá que tem uma película de pó acumulado e se abrir o console verá que por dentro está tão sujo quanto.[QUOTE]

Ja escrevi acima, e tu passou batido sem ler... não vou abrir VG pois esta na garantia (3anos)... o os 100% foi so um modo de falar.

[QUOTE=wuemura;2695364]Depois não apareça por aqui perguntando por que problema 'A, B ou C' está acontecendo com o seu aparelho, já que essa sujeira vai se acumular nas espátulas do cooler, que não vai mais manter o fluxo de ar, por conseqüência o seu PS3 vai esquentar mais, começar a travar se não dar problemas com YLOD.[QUOTE]

Fique tranquilo... não perguntarei diretamente a você... temos muitas pessoas no forum que possam ajudar.

[QUOTE=wuemura;2695364]Primeiro que manual do PS3 não tem nada haver com manual de colchão, segundo, no manual do PS3 não tem nada de absurdo que evite você tirar o aparelho da caixa. Se você não segue o que diz o manual, me desculpe o termo, mas isso é burrice! Quanto a garantia, passado os 7 dias, POR LEI, a assistência técnica ou loja tem todo o direito de segurar o seu aparelho por 30 dias para resolver o problema antes da troca.
Além de ter todo este transtorno, no próprio manual diz que nem todo o save que você venha a ter será copiado, ou seja, você vai perder o save e ter que fazer tudo novamente, se você quer seguir esse caminho, o azar é todo seu.[QUOTE]

Primeiro a ideia do colchão foi apenas um exemplo de manual de que não é necessario seguir o manual a risca. Não seguir o manual não quer dizer que qualquer pessoa faz burrice. "por lei" sim passados 7 dias a assistencia pode ficar com o aparelho ate 30 dias, mas quando ambas as partes assinam um acordo (contrato da garantia) passa a valer o que ficou concordado.

[QUOTE=wuemura;2695364]Mais uma informação errada, a "fumaça" não sobe ela se espalha, para quem tem um fumante na família sabe ou já conhece o fato de que se uma pessoa acender o cigarro na cozinha por exemplo em questões de segundos você sente o cheiro no quarto, na sala ou na casa inteira mesmo que a pessoa que esteja fumando esteja um pouco para fora de casa. Além disso a fumaça do cigarro contém partículas suspensas de nicotina que inevitavelmente vão grudar em qualquer superfície que ela tiver contato o que prova que independente se o fumante estiver próximo ou não, jogando a fumaça na direção do aparelho ou não a nicotina vai encontrar seu caminho para dentro do console.
Se ainda duvida, vá até a casa de alguém que fume e passe um pano levemente umedecido com água e passe em cima da TV, nos vidros ou de qualquer móvel que você verá o amarelo da nicotina no pano e não demora tanto assim para se acumular.
Além disso a força centrífuga gerada através do girar do disco pode assim como o cooler sugar para dentro dele qualquer partícula suspensa no ar irá para dentro do console.[QUOTE]

Mas que falta de sorte do usuario de justamente a fumaça "procurar" um leitor... moro com uma pessoa que fuma 1 carteira e meia por dia perto de tocador de dvd, pc bd-rom etc... e nunca tivemos este problema. Chances de isso acontecer são baixissimas, mais facil estragar com o tempo, humidade do que com fumaça ou pó. e a fumaça pode se espalhar concordo, mas ela se mantem sempre na parte alta.

[QUOTE=wuemura;2695364]Primeiro estamos falando de estruturas diferentes, que usam processadores diferentes e componentes diferentes, se um dura mais ou não do que o outro eu não sei pois não tenho o xbox360.

Porém o que você diz é a mesma coisa que dizer, "eu bebo e dirijo, e em todos estes anos nunca sofri qualquer acidente" ou seja, ao invés de proteger o seu bem você prefere correr riscos, e para uma pessoa que pensa dessa forma eu não tenho mais nada a dizer.

mesma coisa? como tu mesmo diz: "estamos falando de estruturas diferentes" então não é a mesma coisa... e acho que podemos por um fim por aqui. vou la fazer um seguro bradesco... vai que... "brum".

pfisterm
08-10-2010, 21:15
Não acho que esse tipo de discussão leve a alguma coisa, mas....

O que é interessante é que cada um cuida do seu PS3 da melhor forma possível e que lhe vier em mente (Mármore, pezinhos de borracha, alumínio, coolers extras....)

Creio que todos temos problemas com poeira, seja em qualquer casa. O negócio é somente colocar o PS3 em um lugar aberto, sem bloqueios, uma ventilação mínima que seja, que ele trabalhará normalmente.

Não vejo motivo pra tanto alarde.

Eu era fascinado com refrigeração para PCs e, no final, vi que tive muita preocupação pra nada.

O negócio é MANTER limpo, arejado.. enfim, bem cuidado !!

Cada um cuidando do que é seu, tá certo?!

Abçs

diego roxo
09-10-2010, 01:00
Sinceridade, eu não acredito que colocar em pé ajude, pode até ajudar em relação ao calor, mas o eixo do motor vai com certeza empenar, mais peso de um lado do que de outro, e depois de empenado só trocando.
Solução coerente é colocar pés, solução de pobre (a minha) é improvisar pés com tampas de refrigerante (idênticas por favor), e por vergonha de ficar aparecendo é só posicionar um pouco mais próximo do centro.
Meu ps3 que estalava a carcaça ao ligar e desligar por causa do calor parou, agora só estala depois de muita jogatina quando desliga, e pelo toque é perceptível que o calor diminuíu.

Eniac-Beto
09-10-2010, 09:01
Há um desvio de assunto ae, vamos deixar essas mágoas de lado e aceitar que temos pontos de vista diferente.
O tema é aquecimento, não sei se foi nesse tópico, mas citei que o meu já travou por aquecimento ( tenho ele há uns 2 meses só).
Ficava em na prateleira da estante (não sei se chama “nicho”), havia um bom espaço lateral (uns 20cms) e acima uns 10 centímetros. Me parece que o problema era o fundo ser fechado mesmo tendo um palmo de espaço atrás do console, ali ficava um forno, o PS3 jogava ar quente que não saia e sugava de volta. O meu é slim.
Uma coisa que tenho notado, é que já vi fotos de espaços menores que o meu e sem reclamações quanto a travamentos. Portanto, na minha opinião cada caso é diferente.
O ideal é não dar mole, o meu está hoje na parte superior da estante (fora do tal nicho), calcei com caixa de CD (por enquanto) e vou comprar um “stand” para colocá-lo em pé. Da forma que está ficou ótimo, só vou colocá-lo em pé por questão de estética (gosto pessoal).

Edit:
Sem querer ser dono da razão, mas esqueci da questão citado por muitos inclusive pelo amigo diego roxo acima, quanto ao console ficar na posição vertical.
Até faz sentido o que foi colocado de forçar o eixo do leitor, mas fico pensando se não pudesse a Sony não venderia stand para colocá-lo em pé.
Edit2:
Quantos leitores não tinham ido pra casa do chapeu no Wii, que tambem vende stand para colocar na vertical?

DeoCarlos
09-10-2010, 16:57
Estou com meu slim há poucos dias, e botei algumas caixas de cds para erguê-lo (além de um ventiladorzinho básico também de frente pra ele) enquanto não arrumo uma solução melhor. Apesar de meu quarto ser muito quente, não percebi aquecimento exagerado ainda não, se bem que não fico horas jogando (confesso que muito disso por receio de ocorrer esse aquecimento prejudicial). Esquenta bastante sim, quase que esclusivamente na parte de trás oposta ao lado de entrada do disco, mas ate agora não achei nenhum absurdo.

Não sou entendedor de "eletrônica", mas achei as entradinhas de ar quase imperceptiveis de tão pequenas. Se bem que pode ser bom que assim significa menos poeira entrando também né...

E quanto a colocar na vertical, sei não. Eu, por mera desconfiança, reconheço, não sou adepto dessa corrente. Vai na horizontal mesmo.

Edit: Meu pc tem, no gabinete, um termômetro digital que inidca a temperatura do HD. Anteontem que estava muito quente marcava 32º C e agora, que está nublado, fazendo até um pouco de frio, marca 26º C. Achei conveniente postar isso aqui para que tenhamos uma idéia de quanto a temperatura ambiente influencia na temperatura dos equipamentos.

Diego¹³
14-10-2010, 00:44
Wemura, meu caro, teria como vc postar algumas fotos mais claras da sua base? principalmente laterais, que mostrem o espaço que vc deixou entre ela e a mesa e entre ela e ps3... estava olhando as fotos que vc postou e elas estão muito escuras e não consegui tirar 100% as minhas dúvidas...
desde já agradeço meu velho...
Obrigado...

wuemura
14-10-2010, 10:19
Wemura, meu caro, teria como vc postar algumas fotos mais claras da sua base? principalmente laterais, que mostrem o espaço que vc deixou entre ela e a mesa e entre ela e ps3... estava olhando as fotos que vc postou e elas estão muito escuras e não consegui tirar 100% as minhas dúvidas...
desde já agradeço meu velho...
Obrigado...

As laterais não tem importância se sobrar ou faltar, a última foto do post (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Aten%C3%A7%C3%A3o-propriet%C3%A1rio-dos-slim-problemas-de-aquecimento?p=2203696&viewfull=1#post2203696) está clara o suficiente, regule o seu monitor, a distância entre a base o PS3 eu postei aqui (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Aten%C3%A7%C3%A3o-propriet%C3%A1rio-dos-slim-problemas-de-aquecimento?p=2203493&viewfull=1#post2203493).

Virgilio Jr.
15-10-2010, 09:40
Amigos

Ainda estão ocorrendo usuários com problemas de aquecimento com o PS3 Slim? Gostaria que aqueles que estão passando por isso informassem o CECH do seu respectivo console. Seria de grande valor para avaliarmos os modelos que estão ainda apresentando este problema. Achei que isto já estava superado como os novos processadores de 40nm.

Abraço

Diego¹³
21-10-2010, 02:06
MARTINEZ

agora que vc ja fez os testes... oq vc tem a dizer sobre a sua base com cooler gigante? deu bons resultados? esfriou msm seu ps3 slim? vc pôde eliminar os feltros para dar altura e usar ele direto sobre a base?

DeoCarlos
22-10-2010, 21:16
Testei outro dia sem ventilador, embora erguido alguns poucos centimetros, e joguei por cerca de 2 horas. Esquentou bastante, como nunca tinha visto. Até o cabo HDMI saiu bem quente.

Hoje joguei por um tempo praticamente igual, mas com o ventilador de frente pra ele, e não esquentou quase nada. Conclusão: no meu caso, ventilador sempre!

elio_filho
29-10-2010, 21:21
Acho que já participei deste post, senão foi naquele outro do cooler Nyko.

Aqui em casa meu PS3 ficava não chão, horizontal. Pegava muita poeira, decidi colocar ele no móvel do home, é um espaço certinho do PS3 com uma folga do dobro do seu tamanho de profundidade e um palmo maior nas laterais. O que fiz?

Sabendo que o móvel confinaria o PS3, fiz o ar CIRCULAR. Na base dele uma pedra de granito, atrás fiz um furo certinho no fundo de madeira e embuti um cooler de gabinete, usando uma fonte de celular Nokia (liga os fios pretos e vermelhos, isola o amarelo).

Essa config força ar fresco a circular pelo PS3 e elimina o ar que sai atrás do PS3. Com isso informo aos senhores que, mesmo aqui no litoral de SP, o PS3 não esquenta mais como antes ao natural, agora em cima e nas laterais fica menos do que morno mesmo depois de horas de uso. A pedra fica levemente morna, nem se compara com o calor do piso frio antes qdo ficava no chão.

Recomendo aos amigos forçar ventilação do PS3 com cooler, 1 ou 2 ligados numa fonte 12v, ou mesmo uma base de notebook dessas baratinhas de 40 reais, resolve bastante! :D

Abraços o meu PS3 é o FAT de 80Gb,

Eniac-Beto
30-10-2010, 07:18
Sabendo que o móvel confinaria o PS3, fiz o ar CIRCULAR. Na base dele uma pedra de granito, atrás fiz um furo certinho no fundo de madeira e embuti um cooler de gabinete, usando uma fonte de celular Nokia (liga os fios pretos e vermelhos, isola o amarelo).
Abraços o meu PS3 é o FAT de 80Gb,

Elio, sou fraquinho na matéria, sempre tive dúdidas como ligar um fan sem usar a fonte do PC. Não tinha ideia que fonte usar nem como ligar, nunca pensei nessas fontes de celular, acho que tenho sobrando aqui. Futuramente vou usar sua dica, e grato por mastigar como unir os fios do fan (Preto, V. e amarelo) :legal:

Obs:
Como citei antes, o meu já travou por aquecimento e vou colocar num stand em pé.
Quando houver um espaço razoavel no rack (hj é uma estante, estou pra trocar), ai sim tento a pedra de granito e vejo como se comporta na horizontal, por hora deixa quieto em pé.

padrino
30-10-2010, 11:03
Pessoal,

Algum de vocês chegou a fazer aquela alteração no cooler do PS3 na neo tecnologia (Agora apenas do Pablo já que o fernando saiu)???

Essa alteração é necessária? funciona direito? esse negócio de colocar um ajuste de temperatura externo não é perigoso, visto que o PS3 não vai mais poder aumentar a rotação de seu cooler sozinho já que o ajuste passa a ser manual??

meu ps3 (Move Bundle 320GB) durou apenas 1 semana, infelizmente veio com um defeito e não teve conserto... estou vendo se compro outro ps3 e já me informando sobre os problemas...

elio_filho
30-10-2010, 20:58
Elio, sou fraquinho na matéria, sempre tive dúdidas como ligar um fan sem usar a fonte do PC. Não tinha ideia que fonte usar nem como ligar, nunca pensei nessas fontes de celular, acho que tenho sobrando aqui. Futuramente vou usar sua dica, e grato por mastigar como unir os fios do fan (Preto, V. e amarelo) :legal:

Obs:
Como citei antes, o meu já travou por aquecimento e vou colocar num stand em pé.
Quando houver um espaço razoavel no rack (hj é uma estante, estou pra trocar), ai sim tento a pedra de granito e vejo como se comporta na horizontal, por hora deixa quieto em pé.

Olha, li uns testes que mostram que o PS3 em pé funciona pior do que na horizontal, pq a troca de calor entre a parte de baixo e o ar é PIOR do que com piso frio ou a pedra de mármore/granito/kryptonita. Assim, sei que cada um tem sua solução caseira, mas usar na horizontal + circular o ar foi o que mais deu certo aqui, nunca travou meu PS3 antes e agora então ele mal esquenta a pedra debaixo dele.

A dica da fonte de celular é boa e veio de um amigo meu. Tenho uns 3 celulares Nokia antigos e as fontes deles são as mesmas para todos os aparelhos. Escolhi uma de 800mA, cortei o fio, conectei 2 coolers de gabinete e coloquei no móvel. Um é grandão 12cm, o outro é menor.

O grandão cuida do PS3 com folga, o menor cuida do receptor de satelite e do DVD+VHS player! ;)

Abraços só pluguei 2 coolers pq estava com a faca e o queijo na mão, aproveitando a energia da fonte...

kmattos
01-11-2010, 09:31
E aí moçada,

tem um post mais antigo aí do meu problema, meu PS3 desliga e apaga todas as luzes, tendo que tirar o cabo de força e recolocar. Mudei de lugar, parou por um bom tempo e agora voltou a acontecer. Não achei em nenhum lugar referência do que acontece nesse caso, se a fonte desliga e tem alguma proteção para variação de corrente, queria saber o que acontece com o ps3 pra ter que tirar o cabo e recolocar pra voltar a energia, pois suspeito da minha instalação elétrica.

Coloquei um ventilador em cima do bicho + ps3 de lado e mesmo assim desligou, então não acredito que seja calor. Consigo ver um filme bluray todo sem problema, filme em divx também, mas quando coloco um jogo acontece. Acredito que quando ele pede um consumo maior dê algum problema na energia.

Vou trocar a tomada e ver no que dá.

bruno_vinhadel
01-11-2010, 16:14
Acabei d comprar meu PS3 SLIM e ja vou ter q comprar um suporte pra deixar ele em pé. Eu fico grilado é da gente ter q tomar tanto cuidado com isso hj em dia, seja no PS3 ou xbox 360. Não me lembro do super nintendo ou do PSOne ter esses problemas. Já q a tecnologia evoluiu, tbm esta na hora de evoluir a refrigeração pra q não tenhamos q nos preocupar com isso, e q possamos nos concentrar apenas na diversão.

Diego¹³
02-11-2010, 21:26
A modificação que o Pablo faz, o cooler fica sempre no 12v, sempre no máximo, vc num faz ajuste nenhum manual, ele também faz a troca da pasta térmica pela artic silver..., alguns dizem que resolve, outros que é besteira, eu sinceramente ainda não fiz, pq ainda não sobrou R$:120,00.

padrino
03-11-2010, 09:58
A modificação que o Pablo faz, o cooler fica sempre no 12v, sempre no máximo, vc num faz ajuste nenhum manual, ele também faz a troca da pasta térmica pela artic silver..., alguns dizem que resolve, outros que é besteira, eu sinceramente ainda não fiz, pq ainda não sobrou R$:120,00.

o cooler do PS3 já funciona em 12V
o que ele faz até onde sei é modificar o circuito de pulso do cooler para que ele gire mais rápido
mas isso não significa passar o cooler para 12V, o buraco é mais embaixo =P

maiconpeixoto
03-11-2010, 11:15
12 volts sim, um de meus ps 3 roda = a uma turbina de aviao, coisa linda de DEUS e é o modelo de 80 com retro, faz uma barulheira danada + ta super vivo e pasta trocada.nunca deu ylod

foi alterado na ass tec, o que foi feito e mandar a ligaçao do cooler na alimentaçao do ps 3 é só um ponto de solda.

padrino
03-11-2010, 11:48
o que ele deve fazer é jogar o fio de controle de pulsos em algum local que gere um pulso único, fazendo o cooler girar sempre no máximo. A alimentação que já era 12V continua sendo 12V. O que muda a velocidade do cooler não é a tensão de alimentação dele e sim o circuito que controla os pulsos. Os pulsos são quem controlam a velocidade do cooler.

kmattos
03-11-2010, 16:09
Amigos, como indicação de nobreak para o SLIM 160GB, esse aqui seria indicado?

http://www.microsol.com.br/produtos/nobreak/ipower/

Não tem aterramento, faz o papel de módulo isolador + nobreak. 700va/350w

wuemura
03-11-2010, 19:05
Creio que seja suficiente para o PS3.

Diego¹³
04-11-2010, 04:23
acredito que essa alteração que ele faz, deve ajudar bastante, ja que a temperatura nunca irá subir até o ponto máximo, estou com o plano de fazer, porém tenho um certo receio que fique com o msm barulho de avião que os antigos PS3 Ronaldo...

kmattos
04-11-2010, 16:13
Creio que seja suficiente para o PS3.

Na wikipedia (!) diz que o consumo do slim é de 78-83 Watts (http://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_3_hardware). Como faço esse cálculo?

Se for realmente os 83W, eu poderia colocar o PS3 Slim + TV 32 de 140w no nobreak, já que ele seria de 350W.

Diego¹³
04-11-2010, 19:57
o que ele deve fazer é jogar o fio de controle de pulsos em algum local que gere um pulso único, fazendo o cooler girar sempre no máximo. A alimentação que já era 12V continua sendo 12V. O que muda a velocidade do cooler não é a tensão de alimentação dele e sim o circuito que controla os pulsos. Os pulsos são quem controlam a velocidade do cooler.

Fiz algumas perguntas para o Pablo por e-mail, ai estão as respostas...

P:
Pablo, a modificação q vc faz no cooler é exatamente oq meu caro?
não fica muito barulhento não? vi alguns xbox360 por ai com o cooler modificado parecendo um avião...
no ps3 slim tb fica assim? e outra no slim isso é realmente necessário?
desde já grato pelas respostas...

R:
ola, nao vou dizer que seja necessario, mas obrigatorio, visto que todo santo dia eu infelizmente condeno ao menos 1 aparelho ao lixo, porque a pessoa nao mexeu (climatizou) o aparelho.. quando voce traz um carro de fora, primeira coisa que o importador faz, é trocar os oleos e aumentar o radiador OU já sai de fabrica assim, (modelo exportacao).
Mesma coisa deveria ser o playstation3..
cabe a voce pagar para ver..
ja incluido o motoboy , retira e entrega por 150 reais. é feito em 1 hora, ou seja que em 3 horas o aparelho sai e volta às suas maos..
Faça parte dos que estao com o game vivo e com a certeza que vai durar muito mais..
Pablo

P:
então, mais vc nao respondeu, fica muito barulhento cara? esse preço já
inclui a troca da pasta termica pela artic silver?

R:
ahh , nao fica barulhento..aumenta uns 30% o barulho do que esta hoje.. tipo assim: se voce jogar 3 horas nele , a ventoinha vai estar em X RPM , depois de modificado , vai comecar já nessa velocidade, e nao vai ter como acumular o calor no aparelho. Uso a pasta térmica da Artic Silver, ela por si só já abaixa em até 4º graus a Temp. do processador...
O Xbox fica barulhento demais, eu mesmo nao gosto de jogar xbox por causa disso, tira o tesao de jogar.
PRINCIPALMENTE no Slim que é muiiiiito mais fragil em termos mecanicos de refrigeracao..
Os antigos tinham 2m2 ( quadrados) de dissipador, agora nao passa de 40cm2 ..

P:
a mais uma coisa, estou usando aquelas
bases do notebook com cooler e na minha opinião melhorou bastante a
temperatura do aparelho, isso que estou fazendo realmente ajuda ou atrapalha
mais ainda?

R:
ahh tranquilo, a base do notebook ajuda, tudo o que voce fizer para tirar o calor , enquanto nao faz a coisa certa , ajuda e muito ..

Depois desse pequeno questionário que fiz ao Pablo, assim que tiver a grana mandarei fazer a modificação do meu Slim, lembrando que fiz essas perguntas, mais para tirar algumas dúvidas minhas e do pessoal aqui do forum, eu sou cliente do Pablo já a alguns anos e tenho total confiança no que ele fala e muito mais ainda no trabalho dele, lembro quando meu PS2 tijolão deu defeito e todos os técnicos condenaram a minha LA, tive uma indicação do Pablo, levei lá e ele constatou apenas que a bobina estava em curto..., já recomendei a vários amigos e todos ficaram extremamentes satisfeitos com o resultado, um amigo fez a modificação no Slim dele, eu vi resultado e gostei, colocando a mão atrás do Ps3 vc realmente sente uma expulsão extremamente maior de ar quente do aparelho, também notei uma melhora EXTREMA na temperatura externa do aparelho, principalmente em cima da fonte, onde a temperatura sempre é maior...

Bom, fica ai a dica, eu farei assim que der no meu...

Espero ter ajudado.

elio_filho
05-11-2010, 16:41
No meu PS3 não faria esse mod de jeito nenhum... até concordo com a questão da "tropicalização" do aparelho, mas não desse jeito. Sou mais o jeitão old school, ou seja, cooler externo (como eu fiz) ou base de notebook ligada na USB.

Agora se o sujeito morar no nordeste ou algum lugar quente assim, até faz sentido... se bem que o meu é o mexicano fat 80gb, se é mexicano já deve sair de lá tropicalizado... mas se alguém importou um USA, Europa ou Japão, daí deve ter diferença mesmo nas temperaturas...

Abraços pra que mexer onde funciona,

wuemura
05-11-2010, 18:46
Até hoje jogo mais de 5 horas por dia no slim com a base, sem qualquer problema.
Sobre a questão da "fragilidade" do ps3 slim, deixa quieto....

wlalve
06-11-2010, 00:16
pessoal,

Posso usar aquelas bases de notenbook ligado via usb sem problemas, ou tenho que tomar algum cuidado????

wanderson

Diego¹³
06-11-2010, 00:49
pessoal,

Posso usar aquelas bases de notenbook ligado via usb sem problemas, ou tenho que tomar algum cuidado????

wanderson

isso já foi respondido no tópico inúmeras vezes, cabe a cada um ter o MÍNIMO de paciência e LER...

Diego¹³
06-11-2010, 01:01
Visão lateral mostrando o espaço entre a base e o PS3
http://img716.imageshack.us/img716/8661/ps305.jpg

Wuemura meu caro...

vc que fez esses pezinhos? ou fazem parte da sua base? eles mesmo fazem essa inclinação?

wuemura
06-11-2010, 07:30
A base já vem com eles e a inclinação também.
[]'s

rnoshiro
08-11-2010, 09:42
Após acompanhar as 23 (24 agora) páginas do tópico, acabei comprando um cooler de notebook pra resfriar meu ps3 slim. E digo que resolveu mesmo! Só pra ficar anotado: meu ps3 slim é o modelo comercializado pela Sony Brasil, ou seja, CECH2011A. Será que revisões mais novas (CECH-21XXX e CECH-25XXX) também estão apresentando esse problema?
Ah, já ia esquecendo: parabéns wuemura pela iniciativa em criar o tópico!

kmattos
08-11-2010, 10:22
Pessoal, sobre meu problema, uns posts acima.

Fiz uma modificação na fonte do meu PS3 Slim ontem, segundo um vídeo do youtube de um brasileiro, não tenho o link aqui. Joguei ontem por quase 3h sem que o bicho desligasse...

Vamos testando... :D

denonbr
22-11-2010, 15:59
Olá pessoal. Lí praticamente o topico todo e gostei muito da idéia de colocar um cooler de notebook em baixo do ps3. Pensei em unir essa idéa com a de deixar o console na vertical:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162454922-mini-ventilador-de-mesa-a-pilha-c-2-velocidades-o2cool-2283-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162029699-ventilador-de-mesa-fame-mini-fan-cromado-suporte-e-grade-_JM

Pensei em deixar um dos dois mini ventiladores (Links acima) nas costas do ps3 na vertical, o que vcs acham? Desde já agradeço.

wuemura
22-11-2010, 19:30
Cara, não precisa fazer malabarismos com o console, a coisa é simples. Ou você deixa ele na vertical ou coloca sob uma base de notebook. A idéia é evitar que o acumulo de ar quente em baixo do console volte para dentro, colocar o console na vertical e colocar um ventilador do lado não ajuda em nada o resfriamento do console, ainda você corre o grande risco de jogar poeira para dentro do console e inclusive essa poeira pode acabar dentro da lente do leitor danificando o mesmo.

Plástico é um péssimo condutor de calor, nada do que você fizer do lado de fora vai ajudar a resfriar o console por dentro, além disso na traseira do console é por onde sai o ar quente, colocar um ventilador atrás e jogar ar quente de volta para o console para que?

denonbr
23-11-2010, 07:33
Vlw pelas dicas Wuemura, mas quando eu disse costas do ps3 eu disse a parte que fica em contato com a superficie do móvel quando o ps3 está na horizontal e não na saída de ar do console. Mas enfim, eu entendi o seu ponto de vista. Mais uma vez obrigado.

rodrigoyasha
24-11-2010, 16:51
AEW GALERA. ONDE POSSO ENCONTRAR ESSES COLEER DE MESA PARA COLOCAR NO MEU PS3 SLIM. ULTIMAMENTE ELE TEM "ESTALADO" MUITO, MAS NUNCA CHEGOU A SE DESLIGAR SOZINHO E NEM TRAVAR.
MAS QUERO COLOCAR LOGO UM ANTES QUE DE PROBLEMA. MORO EM PERNAMBUCO E AKI É QUENTE PRA KARAMBA.
DESDE JA AGRADEÇO.

PSN ID: rodrigoyasha

padrino
24-11-2010, 17:13
AEW GALERA. ONDE POSSO ENCONTRAR ESSES COLEER DE MESA PARA COLOCAR NO MEU PS3 SLIM. ULTIMAMENTE ELE TEM "ESTALADO" MUITO, MAS NUNCA CHEGOU A SE DESLIGAR SOZINHO E NEM TRAVAR.
MAS QUERO COLOCAR LOGO UM ANTES QUE DE PROBLEMA. MORO EM PERNAMBUCO E AKI É QUENTE PRA KARAMBA.
DESDE JA AGRADEÇO.

PSN ID: rodrigoyasha

mercado livre, ebay,...

rodrigoyasha
24-11-2010, 20:44
aew galera. encontrei esse coller aí no ML. vi que tem gente usando ele. ele é bom? é confiavel???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158240756-suporte-base-com-3-cooler-notebook-laptop-netbook-leds-_JM

psn id: rodrigoyasha

Alex R.
25-11-2010, 12:55
eu tenho esse. Apesar de ser frágil, está funcionando bem até hoje, uns 6 meses de uso.

é só por ele embaixo do ps3 e esquecer.

rodrigoyasha
25-11-2010, 16:40
blz. valew aí. encontrei esse tbm hj e estou bem na duvida:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:122

jynx2
02-12-2010, 09:32
cooler bom é esse http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97666 http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&IDProduto=2081114&q=Cooler+para+Notebook+Zalman+ZM-NC1500 o problema é o preço

wuemura
02-12-2010, 10:00
Novamente, você não precisa de uma base cara, basta que ele tenha dois ventiladores de baixa velocidade para que faça o ar quente em baixo do PS3 circule e não volte para dentro do aparelho.

Shift
02-12-2010, 10:07
Recomendo tanto essa base quanto o vendedor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161552643-cooler-p-notebook-notepal-infinite-cooler-master-aluminio-_JM

Mas isso pra quem quer algo de melhor qualidade e preço honesto.
E como disse o colega wuemura, p/ o ps3 talvez nem precise disso..
mas uso ele no notebook tbm e fica com excelente refrigeração! Muito bom mesmo! :legal:

Quem quiser mais detalhes é só procurar uns reviews.. :riso:

rodrigoyasha
02-12-2010, 18:00
blz galera. comprei o da leadership mesmo. até agora tudo bem. ele ainda esquenta, mais nem tanto, é bem menos. ta tudo ok.
comprei esse aí: https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:01:16:25:122 (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:122)

jynx2
02-12-2010, 22:13
acho que vou comprar esse Notepal Thermaltake NB Cool T500 vi uns reviews e é bom
http://www.ocia.net/reviews/nbcool/page3.shtml
http://www.bjorn3d.com/read.php?cID=1313&pageID=5143

Luiz Fernando PBC
03-12-2010, 00:02
Bom dia, Galera!
Acabei de me cadastrar neste fórum, pois o meu PS3 slim também está desligando em função do aquecimento. Em outro site vi que eles indicam para substituir a pasta térmica por uma artic silver.
Gostaria de saber se realmente é preciso fazer esta subsituição ou se somente colocando o cooler ele já irá funcionar normalmente. Tenho receio de ter problemas maiores e acabar prejudicando outras funções.
De antemão agrdeço o Wuemura pela ciração deste tópico, pois realmente esclarece muita coisa.
abraços para todos..

Alex R.
03-12-2010, 07:27
Precisa averiguar se é realmente problema de aquecimento pois o que vem ocorrendo com o slim é defeito na fonte.

Ficou demonstrado que trocar a pasta térmica é apenas um paleativo, mas o problema volta em pouco tempo. Descarte isso.

gutoal10
03-12-2010, 18:40
pessoal, o que vcs acham desse cooler??
http://br.thermaltake.com/Product.aspx?C=1038&ID=1348

Eu ia comprar, mas acabou, era R$90

Será que um cooler de 230mm faz muito barulho?

Vienna
04-12-2010, 08:51
Oi pessoal, comprei o meu PS3 semana passada e tenho uma pergunta, vocês deixam ele ligado direto na tomada em stand by? ou o recomendado é sempre tirar da tomada quando não estiver em uso?

Foto dele na estante:
http://imgur.com/hZ1AQ.jpg

Até agora ele esquentou bem pouco, mas só joguei Street Fighter IV e o demo do Need For Speed Shift, jogando umas 3h direto aprox.

galter
05-12-2010, 23:12
Vienna ,
meu ps3 ficava assim
e percebi que esquentava mais..
então coloquei logo abaixo da tv como a sua , meu rack é bem parecido

kalessandre
07-12-2010, 16:54
Olá pessoal! Venho informar que os novos modelos Cech-2501A (PS3 160GB) também estão esquentando pra burro!! Tenho um aqui e chega a esquentar o piso do chão que fica no fundo do seu exautor. Portanto prestem a atenção como anda a temperatura de seu consoles, já perdi um fat e seu como é!.

wuemura
07-12-2010, 17:17
Pois é, cuidado para que este ar quente que sai da traseira não volte para o console.
Um jeito fácil de detectar isso é colocando a mão em volta do console, se notar que ao redor dele, não ele, está quente, sugiro mudar de posição.

ramonbn
07-12-2010, 20:24
Oi pessoal, comprei o meu PS3 semana passada e tenho uma pergunta, vocês deixam ele ligado direto na tomada em stand by? ou o recomendado é sempre tirar da tomada quando não estiver em uso?

Foto dele na estante:
http://imgur.com/hZ1AQ.jpg

Até agora ele esquentou bem pouco, mas só joguei Street Fighter IV e o demo do Need For Speed Shift, jogando umas 3h direto aprox.

Os meus aparelhos, ps, tv, som, todos ligados numa regua filtro de linha, toda noite eu desligo, para q nao fiquem gastando energia em standbye, nao sei o que o pessoal axa ???

jynx2
08-12-2010, 08:23
pessoal, o que vcs acham desse cooler??
http://br.thermaltake.com/Product.aspx?C=1038&ID=1348

Eu ia comprar, mas acabou, era R$90

Será que um cooler de 230mm faz muito barulho?

olhando uns reviews parece ser muito bom, tire suas conclusões
http://igadgetlife.com/reviews/review-of-thermaltake-massive23-lx-notebook-cooler/
http://www.umlan.com/reviews/hardware/h130.html

rnoshiro
08-12-2010, 12:20
Os meus aparelhos, ps, tv, som, todos ligados numa regua filtro de linha, toda noite eu desligo, para q nao fiquem gastando energia em standbye, nao sei o que o pessoal axa ???

Aqui idem. Também não gosto de deixar os equipamentos em stand by. Só deixo o ps3 em stand by quando preciso me ausentar por um curto espaço de tempo, tipo, fazer uma refeição, ir ao banheiro (dependendo da situação:assobio:)...

Falando em problema de aquecimento, após usar um cooler de notebook nunca mais tive problema algum! Como o wuemura disse, o importante não é tacar ar frio e resfriar a parte inferior do PS3 (carcaça), mas sim fazer circular o calor gerado por essa parte, para que não entre nos orifícios laterais do console :legal:

pedroh1987
08-12-2010, 14:02
Minha solução (temporaria) foi mais simples...

Usei uns pezinhos de borracha que vieram em um switch que compramos na empresa.

Meu PS3 fica em cima de uma placa de vidro sob o movel. Tem um pouco de ação anti-térmica.

Ficou uns 2cm mais alto. Da pra aguentar ate eu comprar minha base com cooler.

Vejam as fotos:

http://img155.imageshack.us/img155/9539/dsc02658x.th.jpg (http://img155.imageshack.us/i/dsc02658x.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

http://img405.imageshack.us/img405/6104/dsc02660i.th.jpg (http://img405.imageshack.us/i/dsc02660i.jpg/)

http://img580.imageshack.us/img580/4641/dsc02664n.th.jpg (http://img580.imageshack.us/i/dsc02664n.jpg/)

http://img841.imageshack.us/img841/64/05122010084.th.jpg (http://img841.imageshack.us/i/05122010084.jpg/)

padrino
08-12-2010, 14:35
Minha solução (temporaria) foi mais simples...

Usei uns pezinhos de borracha que vieram em um switch que compramos na empresa.

Meu PS3 fica em cima de uma placa de vidro sob o movel. Tem um pouco de ação anti-térmica.

Ficou uns 2cm mais alto. Da pra aguentar ate eu comprar minha base com cooler.

Basicamente o que eu fiz aqui em casa
só que com materiais que tinha parados =P

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/67895-Alerta-%21-Cuidem-bem-do-seu-PS3-%21?p=2791058&viewfull=1#post2791058

hilario0306
08-12-2010, 19:49
O meu PS3 também está com esse problema do desligamento, como faço para saber se o problema é de aquecimento ou na fonte?
Agradeço desde já

maiconpeixoto
08-12-2010, 21:12
o coler vem de fabrica com 0,5 volts é só acelerar para uns 5 volts que resolve....quem acha que falo baboseira é só pensar pq esquenta tanto....pq o ventilador nao roda na velocidade certa ué. sou um dos ultimos a ter s 3 retrocompativel bundle metal guear solid vivo ,nunca deu ylod, pq o cooler ta em 12 volts nervoso....nunca nem aquece nada m esmo apos hora e + horas de jogatina,sempre se mantem frio.

padrino
09-12-2010, 15:50
o coler vem de fabrica com 0,5 volts é só acelerar para uns 5 volts que resolve....quem acha que falo baboseira é só pensar pq esquenta tanto....pq o ventilador nao roda na velocidade certa ué. sou um dos ultimos a ter s 3 retrocompativel bundle metal guear solid vivo ,nunca deu ylod, pq o cooler ta em 12 volts nervoso....nunca nem aquece nada m esmo apos hora e + horas de jogatina,sempre se mantem frio.

o cooler de todos os PS3 são alimentados em 12V
o que a galera faz é um bypass no controle de velocidade, jogando este controle de velocidade na linha de 12V
desta forma o cooler fica sempre na rotação máxima, resfriando mais o console mas também podendo encurtar a vida útil deste cooler

jynx2
10-12-2010, 16:26
comprei o TT massive23 LX na Kabum, vi uns reviews vou testar pra ver se é bom mesmo.

wuemura
10-12-2010, 20:13
Sobre a questão de "acelerar" o ventilador, isso é ERRADO. Tem uma razão para ele funcionar assim, chamada termodinâmica.
A idéia é manter o fluxo de calor FORA de sua fonte geradora, não é retirar TODO O CALOR, quando há um excesso o ventilador vai para a velocidade máxima para tirar o excesso. Por isso que ao colocar a mão na parte de trás do PS3 a saída de ar quente é constante, para quem nunca teve um notebook ocorre exatamente a mesma coisa.

As pessoas tem essa idéia errada de que "se esquenta é ruim", errado.

Amplificadores transistorizados ou com circuito integrado, processadores (quando não é feito o overclock), motores de carro, etc. Todos eles tem uma temperatura ideal de funcionamento e o mesmo ocorre com o PS3.

Mudar a velocidade do ventilador do PS3 é errado, tem circuitos lógicos no PS3 que controlam tanto a temperatura quanto a velocidade do ventilador, além disso ao aumentar a velocidade do ventilador você aumenta também o ruído elétrico no circuito e sobrecarrega a fonte.

Só como referência, deixei o meu PS3 ligado direto por uma semana com o jogo MSG4 que roda a 1080p e com a base de notebook, fiz isso para detectar se haveria problemas no PS3 e assim acionar a garantia se necessário. Resumo da ópera, meu PS3 funciona a mais de um ano jogando mais de 5 horas por dia, sem qualquer problema. Se procurar pela internet tem gente que tem o mesmo modelo que o meu que já deram variados tipos de problemas e funcionam com menos tempo que o meu.

ramonbn
13-12-2010, 08:48
Sobre a questão de "acelerar" o ventilador, isso é ERRADO. Tem uma razão para ele funcionar assim, chamada termodinâmica.
A idéia é manter o fluxo de calor FORA de sua fonte geradora, não é retirar TODO O CALOR, quando há um excesso o ventilador vai para a velocidade máxima para tirar o excesso. Por isso que ao colocar a mão na parte de trás do PS3 a saída de ar quente é constante, para quem nunca teve um notebook ocorre exatamente a mesma coisa.

As pessoas tem essa idéia errada de que "se esquenta é ruim", errado.

Amplificadores transistorizados ou com circuito integrado, processadores (quando não é feito o overclock), motores de carro, etc. Todos eles tem uma temperatura ideal de funcionamento e o mesmo ocorre com o PS3.

Mudar a velocidade do ventilador do PS3 é errado, tem circuitos lógicos no PS3 que controlam tanto a temperatura quanto a velocidade do ventilador, além disso ao aumentar a velocidade do ventilador você aumenta também o ruído elétrico no circuito e sobrecarrega a fonte.

Só como referência, deixei o meu PS3 ligado direto por uma semana com o jogo MSG4 que roda a 1080p e com a base de notebook, fiz isso para detectar se haveria problemas no PS3 e assim acionar a garantia se necessário. Resumo da ópera, meu PS3 funciona a mais de um ano jogando mais de 5 horas por dia, sem qualquer problema. Se procurar pela internet tem gente que tem o mesmo modelo que o meu que já deram variados tipos de problemas e funcionam com menos tempo que o meu.

Wuemura;

Você usa na vertical ou horizontal ?

elio_filho
13-12-2010, 21:18
Concordo com o WUEMURA e esses dias de calor insuportável aqui no litoral de SP serviram p/ comprovar que meu esquema funcionou.

O macete é forçar a ventilação em todo o PS3, circular o ar... se for um espaço aberto, como sobre uma mesa, fica meio complicado mas daí a base de cooler pode ser a melhor solução. Mas se for um espaço mais fechado, como um rack, basta colocar um bom e grande cooler puxando o ar quente de trás do PS3 que naturalmente ele resfria inteiro pela circulação do ar, testei aqui já faz alguns meses e foi aprovadíssimo nesses dias de calorão!

Postarei fotos se o pessoal se interessar, meu PS3 fica confinado no móvel num espaço onde caberia um vídeo VHS, coisa de 45cm de largura X 80cm de profundidade x 15cm de altura, o PS3 fica na horizontal sobre uma pedra de granito.

Depois de jogar GT5 ou NFS HP por algumas horas, tirando o disco e pegando nele eu diria que sai bem levemente aquecido, diferente de antes quando apenas ficava no chão e o disco saía bem quente jogando Demons Souls.

Abraços frescos feito os donos de PS3, :D

wuemura
13-12-2010, 22:03
Wuemura;
Você usa na vertical ou horizontal ?

Horizontal com base de notebook.

the_lion
13-12-2010, 22:21
Pessoal, nesse final de semana mudei meu HT inteiro, instalando novos equipamentos e trocando a rack, onde pude vislumbrar a possibilidade de fazer um "esquema" para resfriar meu PS3.

Gostaria das opiniões de todos a respeito da eficácia do meu método:

Bom, o sistema de resfriamento consiste em 3 coolers de PC, daqueles que vão dentro das fontes, ligados a uma fonte ATX chaveada para funcionar sem placa mãe. 2 dos coolers estão posicionados do lado esquerdo do PS3 onde é sabido que ele esquenta mais, jogando o ar para fora do Rack pela lateral. O fundo da rack é aberto do lado esquerdo do PS3 até um pouco após o meio, fechando no lado direito (meio da rack). Pra não acumular ar quente naquela região, do lado direito do PS3 tem outro cooler que tira o calor e joga para o lado esquerdo, onde os 2 coolers jogam o ar para fora. Além disso, coloquei 4 pés de borracha, deixando o videogame mais ou menos uns 2cm elevado da madeira do rack. :aplauso:

Seguem fotos:

Slideshow: http://img132.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=dsc01298vs.jpg

Imagens avulsas:

Chave da fonte:
http://img132.imageshack.us/img132/6223/dsc01298vs.jpg

A fonte:
http://img8.imageshack.us/img8/8866/dsc01288b.jpg

Os 3 coolers:
http://img254.imageshack.us/img254/9409/dsc01289u.jpg

Distância dos coolers do lado esquerdo do PS3:
http://img171.imageshack.us/img171/5467/dsc01297hh.jpg

E por fim, os fantasmas que habitam meu quarto :ataque:
http://img413.imageshack.us/img413/7007/dsc01299to.jpg

Mais imagens:
http://img824.imageshack.us/img824/2307/dsc01290o.jpg
http://img97.imageshack.us/img97/2729/dsc01291zs.jpg
http://img804.imageshack.us/img804/7145/dsc01292f.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/7651/dsc01293lp.jpg
http://img577.imageshack.us/img577/3028/dsc01296m.jpg

E ai, o que acham? Eficaz? Devo colocar um porcelanato embaixo do PS3 para ajudar, ou assim está bom? Pelo que percebi, ele tá esquentando bem menos, e os estalos que a carcaça dava, e que as vezes perduravam por horas, não acontecem mais e quando acontecem são mínimos, tanto em quantidade como em intensidade.

Como disse nosso amigo, abraços frescos à todos :ataque:

wuemura
13-12-2010, 22:40
Legal a idéia mas isso causa mais problema do que solução, como eu disse lá atrás. A idéia é mover o ar quente gerado pelo PS3 na parte de baixo para fora, evitando que o PS3 respire este ar quente.

Colocar estes ventiladores desta forma joga sujeira para o PS3 que vai parar na lente e cedo ou tarde ela vai para o saco, nas fotos da para ver a poeira acumulando.

Outro detalhe, bem atrás aonde sai ar quente do console tem um pedaço de madeira evitando que o ar quente saia, deixe o PS3 ligado por um tempo e coloque a mão naquela parede de madeira que tem atrás do PS3, você verá que aquela área vai ficar muito quente, além disso a parede está muito próxima.

Se você quiser você pode colocar os ventiladores em cima do PS3 jogando o ar para trás com estes ventiladores, mas não coloque-os na direção do PS3 e se possível remova aquele pedaço de madeira, a parede é esta:

Seria muito melhor colocar o PS3 em cima da estante e não naquele espaço pequeno e fechado.

the_lion
13-12-2010, 22:48
Legal a idéia mas isso causa mais problema do que solução, como eu disse lá atrás. A idéia é mover o ar quente gerado pelo PS3 na parte de baixo para fora, evitando que o PS3 respire este ar quente.

Colocar estes ventiladores desta forma joga sujeira para o PS3 que vai parar na lente e cedo ou tarde ela vai para o saco, nas fotos da para ver a poeira acumulando.

Outro detalhe, bem atrás aonde sai ar quente do console tem um pedaço de madeira evitando que o ar quente saia, deixe o PS3 ligado por um tempo e coloque a mão naquela parede de madeira que tem atrás do PS3, você verá que aquela área vai ficar muito quente, além disso a parede está muito próxima.

Se você quiser você pode colocar os ventiladores em cima do PS3 jogando o ar para trás com estes ventiladores, mas não coloque-os na direção do PS3 e se possível remova aquele pedaço de madeira, a parede é esta:

Seria muito melhor colocar o PS3 em cima da estante e não naquele espaço pequeno e fechado.

Legal, wemura, obrigado.

Mas como eu havia falado lá em cima, os ventiladores que coloquei estão tirando o ar de dentro da rack e jogando pra fora, não o contrário... Li o que você escreveu no início do tópico a respeito de ventiladores jogar a poeira pra dentro do console e todos os 3 coolers estão funcionando como exaustores, não como ventiladores justamente por isso.

E sim, a madeira atrapalha um pouco, mas aquele cooler posicionado na parte de cima é justamente pra tirar o ar quente de lá.

Pensei em colocar o PS3 em cima da rack, mas logo pensei que ali embaixo, como o confinamento faria uma espécie de "duto" para o ar quente ser jogado pra fora pelos coolers, a ventilação seria mais eficaz, já que o movimento deles faz com que o fluxo de ar frio seja constante.

Ahh, e desculpe pela poeira rsrsrsrs... Ela está ali por conta de eu ter tirado as fotos pouco depois de ter terminado a furação da parede pra colocar as caixas novas do HT... Hoje aquela poeira embaixo do console não existe mais.

Ainda assim você acha melhor colocar ele em cima da rack?

Valeu pela força wuemura!

wuemura
13-12-2010, 23:56
Teria que testar a eficiência destes exaustores, pois aquela parede atrás do PS3 cria uma turbulência de ar quente que volta para o console, um jeito simples de testar é deixar o PS3 esquentar e ver tem ar quente atrás e debaixo do PS3, se tiver significa que não funcionou.

Aqui em casa, o PS3 fica em cima de tudo e fora de qualquer tipo de estante, antes eu deixava ele numa estante embutida na parede mas depois de dezenas de problemas com jogos e travamentos ele agora fica em cima da estante do computador aonde ele fica todo aberto e tem bastante circulação de ar.

Um outro sintoma de que o PS3 está com problemas de circulação de ar é quando você escuta a caixa plástica do PS3 ficar estalando.

BrunoQuiocca
14-12-2010, 07:14
Um outro sintoma de que o PS3 está com problemas de circulação de ar é quando você escuta a caixa plástica do PS3 ficar estalando.

nossa. ele faz isso?

é um caso crônico de dilatação térmica. não to falando que seja um erro de projeto da sony, claro. mas erro de falta de neurônios do dono ao deixar isso acontecer. dá trabalho, não?

the_lion
14-12-2010, 07:17
Teria que testar a eficiência destes exaustores, pois aquela parede atrás do PS3 cria uma turbulência de ar quente que volta para o console, um jeito simples de testar é deixar o PS3 esquentar e ver tem ar quente atrás e debaixo do PS3, se tiver significa que não funcionou.

Aqui em casa, o PS3 fica em cima de tudo e fora de qualquer tipo de estante, antes eu deixava ele numa estante embutida na parede mas depois de dezenas de problemas com jogos e travamentos ele agora fica em cima da estante do computador aonde ele fica todo aberto e tem bastante circulação de ar.

Bom, por testes que eu fiz com a mão em cima do console e também naquela região da madeira, me parece que a temperatura está normal. Não percebi abafamento e o console não tá esquentando tanto quanto antigamente em cima da mesa e sem os pés de borracha. Antes, mesmo estando em cima da mesa a carcaça estalava absurdamente alto e praticamente todo o tempo, e os estalos perduravam por horas depois que o videogame estava desligado. Depois dessa mudança, além de não esquentar tanto, os estalos praticamente desapareceram.

O meu grande problema é espaço, e sem ventilação forçada teria que deixar o PS3 muito afastado da parede (o ideal é 1 metro não é?), e infelizmente eu não disponho desse recurso. Também não quis direcionar coolers para a parte de trás do rack, porque além de ela estar à uns 10cm da parede, tem a "cabaiada" que chega no receiver que está em cima da estante, e o acúmulo de calor seria grande. Já a lateral para onde os coolers estão direcionados é aberta e fica bem embaixo da janela.

Wuemura, sugestão: na atual configuração, e presumindo que aqueles coolers estejam fazendo bem o seu trabalho e retirando o ar quente (preciso testar melhor isso, é só uma hipótese), se eu colocasse uma peça de porcelanato (piso) embaixo do PS3, ajudaria a controlar o calor naquela região, correto? Ou só o mármore faria diferença nessa questão?

Valeu!

Mr.Froids
15-12-2010, 19:43
Valew pela dica brow...

Vou começar a analisar esse tipo de situação e volto para dar meu relato...

wuemura
15-12-2010, 22:11
nossa. ele faz isso?

é um caso crônico de dilatação térmica. não to falando que seja um erro de projeto da sony, claro. mas erro de falta de neurônios do dono ao deixar isso acontecer. dá trabalho, não?

Faz e muita gente que comprou o Slim, inclusive nos EUA, falavam que era normal mas não é.
O dono nem sabe o que é, geralmente só reclama que o console está estalando, que queimou a lente, que queimou a fonte, que o HDD foi para o saco e ainda se escuta que "trocando a pasta" ajuda.

E falando em dilatação térmica, para quem não sabe o que é:
http://www.efeitojoule.com/2009/09/dilatacao-termica-termica-dilatacao.html

the_lion
18-12-2010, 10:37
Bom, tentei aperfeiçoar meu "resfriator PS3 tabajara" conforme as dicas do wuemura e também com base em testes que fiz.

Segue fotos do "Resfriator PS3 tabajara" versão 2.0:

Porcelanato embaixo do Console:
http://img813.imageshack.us/img813/5889/dsc01301j.jpg

Cooler lateral direita:
http://img524.imageshack.us/img524/3322/dsc01308x.jpg

Conforme o Wuemura havia dito, o ar quente iria se acumular no canto direito. Realmente eu testei depois de começar a jogar GT5 e a madeira estava bem quente... O ar naquele canto não estava quente, mas eu preferi mudar o cooler que ficava na parte de cima e colocá-lo pra empurrar o ar quente para os coolers centrais imediatamente quando o videogame o manda pra fora.

Lateral esquerda:
http://img406.imageshack.us/img406/9471/dsc01302m.jpg

Coolers traseiros:
http://img121.imageshack.us/img121/9615/dsc01303rf.jpg

Vista da parte de baixo do videogame:
http://img222.imageshack.us/img222/8834/dsc01305gx.jpg

Bom, agora a tarde vou jogar GT5 e vou começar a avaliar o desempenho dessa solução.

Wuemura e demais, aceito dicas e críticas!

Abraços!

wuemura
18-12-2010, 11:43
Eu só acho que os ventiladores do lado esquerdo do console deveriam jogar ar para fora e não empurrar ar em cima do PS3, tenha como referência a poeira em volta do PS3, é o que vai parar dentro.

Não custa falar novamente mas, granito e outras pedras frias não ajudam em nada a resfriar o console. Se realmente isso funcionasse a gente teria pedaços destas pedras em nossos computadores.

the_lion
18-12-2010, 12:00
Eu só acho que os ventiladores do lado esquerdo do console deveriam jogar ar para fora e não empurrar ar em cima do PS3, tenha como referência a poeira em volta do PS3, é o que vai parar dentro.

Não custa falar novamente mas, granito e outras pedras frias não ajudam em nada a resfriar o console. Se realmente isso funcionasse a gente teria pedaços destas pedras em nossos computadores.

Mas, wuemura, todos eles jogam o ar pra fora da rack, com excessão desse...

http://img524.imageshack.us/img524/3322/dsc01308x.jpg

... que está empurrando o ar daquele canto para ser jogado pra fora pelos coolers traseiros. Mas esse cooler não joga ar pra dentro do console, já que só existe fluxo de saída de ar nessa região.

Observe que todos eles estão com o lado da "etiqueta" virado pra fora da rack, ou seja, aspirando o ar quente do console e não o contrário.

Sobre o piso que coloquei sob o console, com certeza apenas o piso sozinho não resolve, mas a madeira absorve calor e portanto aumenta a temperatura embaixo do VG. Eu achei válido esse porcelanato ali, mas concordo plenamente que apenas ele não resolve!

wuemura
18-12-2010, 14:38
Desculpe a confusão, estou com um Houter (ou sei la o nome disso) preso no corpo, precisei tomar remédio para o coração....
Se o ventilador estiver jogando ar para fora está beleza.

Diego¹³
19-12-2010, 00:30
Desculpe a confusão, estou com um Houter (ou sei la o nome disso) preso no corpo, precisei tomar remédio para o coração....
Se o ventilador estiver jogando ar para fora está beleza.

Weumura, depois q vc colocou o seu PS3 na base e em cima de tudo, nem quando vc desliga ele, ele estala um pouco? o meu estalava quando estava ligado e depois de desligar também, depois q coloquei em cima da base, ele só estala depois q desligo ele (assim que começa a esfriar, presumo eu), quero saber se qualquer mínimo estalinho é sinônimo de coisa errada...

Grato pela ajuda...

rnoshiro
19-12-2010, 00:34
Aqui também, com a base, o PS3 só estala depois de desligado...

the_lion
19-12-2010, 01:08
Weumura, depois q vc colocou o seu PS3 na base e em cima de tudo, nem quando vc desliga ele, ele estala um pouco? o meu estalava quando estava ligado e depois de desligar também, depois q coloquei em cima da base, ele só estala depois q desligo ele (assim que começa a esfriar, presumo eu), quero saber se qualquer mínimo estalinho é sinônimo de coisa errada...

Grato pela ajuda...

Aqui também, com a base, o PS3 só estala depois de desligado...

Estalar um pouco (POUCO) e com baixa intensidade é normal da dilatação do plástico. A maioria dos equipamentos eletrônicos que geram calor e são fabricados em plástico ABS estalam. Agora, só não pode virar uma pipoqueira.

wuemura
19-12-2010, 01:55

Grato pela ajuda...

Aqui em casa o meu não estala mais, nem quando liga nem quando desliga. Hoje fiquei o dia inteiro jogando e conectado, apesar da parte de cima do PS3 ficar quente, o disco sai morno para frio e nenhum barulho mais.

Sobre essa questão de dilatação térmica, todo o material tem um threshold (limiar, limite, etc) aonde para que ocorra essa dilação térmica este "threshold" precisa ser superado, isso é normal, porém o PS3 não deveria fazer estes barulhos nem em funcionamento e muito menos ao desligar pois se a caixa estala ao desligar significa que o material está voltando para o seu estado inicial e para tanto o "threshold" térmico foi atingido.

Em outras palavras, a caixa do seu PS3 estufou com o calor e depois retraiu.

Como eu disse lá atrás....

1. A base de preferência tem que ser de metal para uma melhor absorção da radiação de calor gerado pelo PS3, o meu é de alumínio e absorve bem mais calor do que plástico ou "pedras" que se coloca em baixo do console.
2. Deixe o console em espaço mais aberto possível.
3. Tenha certeza de que circula ar no ambiente, não precisa ter ventilador ou ar condicionado.
4. Evite bases com ventiladores enormes.
5. Evite ventiladores / base com mais de 28CFM.
6. Os ventiladores não precisam ter mais do que 1500RPM.
7. O consumo de corrente da base deve estar abaixo de 190mA, 200mA no máximo.

Diego¹³
22-12-2010, 15:00
Aqui em casa o meu não estala mais, nem quando liga nem quando desliga. Hoje fiquei o dia inteiro jogando e conectado, apesar da parte de cima do PS3 ficar quente, o disco sai morno para frio e nenhum barulho mais.

Sobre essa questão de dilatação térmica, todo o material tem um threshold (limiar, limite, etc) aonde para que ocorra essa dilação térmica este "threshold" precisa ser superado, isso é normal, porém o PS3 não deveria fazer estes barulhos nem em funcionamento e muito menos ao desligar pois se a caixa estala ao desligar significa que o material está voltando para o seu estado inicial e para tanto o "threshold" térmico foi atingido.

Em outras palavras, a caixa do seu PS3 estufou com o calor e depois retraiu.

Como eu disse lá atrás....

1. A base de preferência tem que ser de metal para uma melhor absorção da radiação de calor gerado pelo PS3, o meu é de alumínio e absorve bem mais calor do que plástico ou "pedras" que se coloca em baixo do console.
2. Deixe o console em espaço mais aberto possível.
3. Tenha certeza de que circula ar no ambiente, não precisa ter ventilador ou ar condicionado.
4. Evite bases com ventiladores enormes.
5. Evite ventiladores / base com mais de 28CFM.
6. Os ventiladores não precisam ter mais do que 1500RPM.
7. O consumo de corrente da base deve estar abaixo de 190mA, 200mA no máximo.

Opa, muito obrigado pelas informações cara...

O modelo de base igual a sua, ainda tem aonde vc comprou la na santa ifigênia? trabalho bem próximo de lá, e fica facil pra mim ir lá... pode me passar o local onde vc comprou, ou pelo menos uma referencia? e tb o modelo certinho dela...

Agradeço desde já...

wuemura
22-12-2010, 15:56
Opa, muito obrigado pelas informações cara...

O modelo de base igual a sua, ainda tem aonde vc comprou la na santa ifigênia? trabalho bem próximo de lá, e fica facil pra mim ir lá... pode me passar o local onde vc comprou, ou pelo menos uma referencia? e tb o modelo certinho dela...

Agradeço desde já...
Eu nem lembro o nome da rua ou loja pois era uma loja perdida ali no meio da bagunça, porém não precisa ser exatamente igual a minha, qualquer base de metal com baixo consumo serve.

thebest
22-12-2010, 20:24
comprei uma base para o meu e coloquei em cima de tampinhas de água mineral!! colei uma em cima da outra!! será que ta muito alto???
http://img259.imageshack.us/img259/3449/sdc10156.jpg (http://img259.imageshack.us/i/sdc10156.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
http://img232.imageshack.us/img232/5853/sdc10154u.jpg (http://img232.imageshack.us/i/sdc10154u.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

De_Best
23-12-2010, 09:00
Acho que não está muito alto não ..., mas que está extremamente perigoso em cima deste banquinho ....isto está !!! o meu fica na metade da altura do seu ...

a propósito , belo nick !

Diego¹³
23-12-2010, 09:06
comprei uma base para o meu e coloquei em cima de tampinhas de água mineral!! colei uma em cima da outra!! será que ta muito alto???
http://img259.imageshack.us/img259/3449/sdc10156.jpg (http://img259.imageshack.us/i/sdc10156.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
http://img232.imageshack.us/img232/5853/sdc10154u.jpg (http://img232.imageshack.us/i/sdc10154u.jpg/) Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Pelo que nosso amigo Weumura me explicou, se entendi direto, se a sua base for de 28 CMF está meio alto sim, só uma dessas tampinhas já seria suficiente...
ou até mais baixo...

thebest
23-12-2010, 16:03
Pelo que nosso amigo Weumura me explicou, se entendi direto, se a sua base for de 28 CMF está meio alto sim, só uma dessas tampinhas já seria suficiente...
ou até mais baixo...
vlw vou tira uma tampinha !! deixa so uma mesmo ;]

elio_filho
23-12-2010, 16:07
Tá perigosamente alto, num lugar inadequado (sobre o banquinho) e assoprando ar quente nos aparelhos de trás!

:D

Abraços preocupados,

tigrebh
23-12-2010, 23:05
Se ta alto eu não sei, mas que ta bem feio tá.

padrino
24-12-2010, 10:12
vlw vou tira uma tampinha !! deixa so uma mesmo ;]

Também fiz um suporte caseiro =PP
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/67895-Alerta-%21-Cuidem-bem-do-seu-PS3-%21?p=2791058&viewfull=1#post2791058

tonyjudo
30-12-2010, 19:04
Gente, eu acabei de comprar um produto no Mercado Livre chamado "PS3Fan", não posso garantir ainda que é excelente pois chegou ontem e mal tive tempo de testar, mas pelo pouco que joguei parece que alivia sim o "esquentamento" do meu PS3 SLIN.
Quem se interessar, os dados do vendedor são os seguintes:

Apelido:LAFEMME.CWBNome:La Femme Presentes Sobrenome:e Papelaria Ltda Email:lafemme.cwb@gmail.comTelefone:(41) 98521042

Ah, eu paguei 30 Reais do produto e 15 de frete. O vendedor é do Paraná.
Espero ter ajudado.
Abçs.

rock14
06-01-2011, 21:40
Esse aqui é bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167220622-base-cooler-notebook-thermaltake-massive-23-st-ultra-perform-_JM

Ou é melhor pegar com os ventiladores pequenos?
tipo esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163014733-base-suporte-mesa-notebook-laptop-2-cooler-usb-promoco-_JM

tonyjudo
07-01-2011, 21:37
Só pra constar, estou curtindo muito o ventiladorzinho, só é um pouco barulhento, mas refresca bem o ps3.

wuemura
08-01-2011, 06:36
Esse aqui é bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167220622-base-cooler-notebook-thermaltake-massive-23-st-ultra-perform-_JM

Ou é melhor pegar com os ventiladores pequenos?
tipo esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163014733-base-suporte-mesa-notebook-laptop-2-cooler-usb-promoco-_JM

O primeiro é muito grande e o segundo não é eficiente (eu tenho ele e já testei), esse da leadership suga o ar ao invés de jogar ar, não presta para o PS3.

E sobre essa questão de "qual comprar" já foi respondida aqui várias vezes:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Aten%C3%A7%C3%A3o-propriet%C3%A1rio-dos-slim-problemas-de-aquecimento?p=2860997&viewfull=1#post2860997

Macdom
08-01-2011, 18:03
E ai galera!!
Sempre acompanhei o fórum mas nunca postei e como agora vou comprar meu PS3 então estava dando uma olhada nos tópicos e vi esse e realmente me interessou o assunto. Bom, um amigo meu está indo aos EUA e vai trazer o meu e estava pesquisando sobra alguns intercoolers para PS3 e na loja onde ele vai comprar o meu eu vi um que foi feito justamente para o PS3 slim.
Segue o link:
http://www.bestbuy.com/site/Nyko+-+Intercooler+Slim+System+Cooling+Device+for+PlaySt ation+3+Slim/9764462.p?id=1218169464662&skuId=9764462

O que vocês acham desse? Pelo preço que irei pagar acredito que realmente seja um bom custo beneficio.

Valeu

CrazyPeople
11-01-2011, 21:12
Olá amigos,

Gostaria de uma opinião sobre base com cooler para o PS3!

Sera que o modelo NotePal X2 da Coolermaster seria suficiente para o PS3, lembrando que não usarei o USB do PS3 e sim um carregador USB direto na tomada!
Link do produto: http://www.coolermaster.com.br/product.php?product_id=2936

Outra coisa, se usar o PS3 na vertical estraga os componentes do leitor, usar o PS3 em uma base de NOTe que fica INCLINADO não danificaria o mesmo, da mesma forma?

Outra dúvida é pra quem tem a base vertical pra PS3, ele tampa a entrada de ar da lateral na qual é encaixada na base, pelo que vi no video do youtube esta entrada fica comprometida, desta forma não aqueceria mais o PS3 deste lado esquerdo dele que é o mais crítico?

Vlw meu povão!!

rock14
11-01-2011, 22:59
O primeiro é muito grande e o segundo não é eficiente (eu tenho ele e já testei), esse da leadership suga o ar ao invés de jogar ar, não presta para o PS3.

E sobre essa questão de "qual comprar" já foi respondida aqui várias vezes:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Aten%C3%A7%C3%A3o-propriet%C3%A1rio-dos-slim-problemas-de-aquecimento?p=2860997&viewfull=1#post2860997

Só pra constar, acabei comprando esse aqui.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165376210-cooler-para-laptop-com-base-de-acrilico-e-iluminaco-azul-_JM

Alex R.
12-01-2011, 13:27
tenho esse acima há 1 ano e funciona perfeitamente. Nas minhas férias dei uma boa limpada nele com uma escovinha pra tirar o pó acumulado nas hélices e tá beleza. O acrílico dele é frágil, mas com cuidado, não irá quebrar.

Paguei, U$1,99 na dealextreme com frete grátis!!

Attom
20-01-2011, 18:28
Olá a todos do fórum sou novo aqui e vou adquirir meu ps3 nessa semana. Gostaria da ajuda de todos, por favor alguem indica algum modelo de base de note para usar no ps3??? algumas dicas de como usá-lo bem???
Obrigado a quem puder ajudar

wuemura
20-01-2011, 23:50
Olá a todos do fórum sou novo aqui e vou adquirir meu ps3 nessa semana. Gostaria da ajuda de todos, por favor alguem indica algum modelo de base de note para usar no ps3??? algumas dicas de como usá-lo bem???
Obrigado a quem puder ajudar

Makev
21-01-2011, 04:10
Humm, gostei da idéia, irei comprar um vertical stand, e talvez até mais alguma coisa ;x
Tenho 2 gatos, então ele na posição vertical é um perigo huahuuah

Attom
22-01-2011, 22:30
Achei estas 3 bases muito interessante será uma boa para o ps3 slim ??? qual é a melhor???
1 http://www.akasa.com.tw/update.php?t...del=AK-NBC-02B
2 http://www.coolermaster.com.br/product.php?category_id=1667&product_id=2936
3 http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Notebook%20coolers&type_sub=NB%20Coolers&model=AK-NBC-08BK

Alguem indica outra???
abraços

wuemura
23-01-2011, 14:53
Achei estas 3 bases muito interessante será uma boa para o ps3 slim ??? qual é a melhor???
1 http://www.akasa.com.tw/update.php?t...del=AK-NBC-02B
2 http://www.coolermaster.com.br/product.php?category_id=1667&product_id=2936
3 http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Notebook%20coolers&type_sub=NB%20Coolers&model=AK-NBC-08BK

Alguem indica outra???
abraços

Attom
23-01-2011, 15:18
Então wuemura eu vi seu link, e gostaria de uma resposta mais direta sobre essas 3 que achei interessante....

wuemura
23-01-2011, 16:21
Então wuemura eu vi seu link, e gostaria de uma resposta mais direta sobre essas 3 que achei interessante....
Basta então ler novamente o que escrevi, algum deles se enquadra nas especificações que eu dei?

Se sim, serve, caso contrário não.

E novamente, essa base serve apenas para tirar o ar quente de baixo do console e não serve para resfriar o mesmo.

Attom
23-01-2011, 18:44
Entendi wuemura, vou decidir qual dessas 2 comprar: http://www.lojamestre.com.br/lojas/newcase/produtos.asp?produto=211&categoria=69&inf=7&a1=acessorios+++perifericos&a2=pc+++not&nome=cooler+de+refrigeracao+-+astech+-+chantico+ Igual a sua ou essa da Akasa
http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Notebook%20coolers&type_sub=NB%20Coolers&model=AK-NBC-02B Essa da Akasa tem um fluxo de ar de 23 acha pouco???
Só ainda não achei uma loja que venda essa da Akasa...

obrigado pela ajuda

Attom
27-01-2011, 18:19
Olá a todos, finalmente meu ps3 chegou hoje liguei para testar apenas por 20 minutos jogando PES 2011, desliguei e estava já quente embaixo dele. Agora isso é normal esquentar tanto e tão rápido ???
O modelo é cech2511a a vendedora da loja disse que era americano, mas pelo código acho que é mexicano. Estou certo???

Diego¹³
03-02-2011, 21:52
Eai galera tudo bem?

Esse assunto já foi discutido aqui no forum, mais mesmo assim postarei e gostaria que todos venham a assitir esse seguintes vídeos, principalmente os mais entendidos no assunto como nosso amigo Wemura e MartinezRJ.

Verdades que vc precisa saber sobre o seu PS3...
http://www.youtube.com/watch?v=QpFdRqXeiZs&feature=player_embedded

Acelerando o cooler do PS3 Slim...
http://www.youtube.com/watch?v=Yuj3eFBitmM&feature=player_embedded

Acelerando o cooler do PS3 Fat...
http://www.youtube.com/watch?v=A8PJB88xzbI&feature=player_embedded

Tomei coragem e fiz no meu slim galera, e por mais contra que sejam as opiniões a respeito do assunto, os meus problemas com aquecimento ACABARAM, SEM BASE, SEM VENTILADOR, SEM COOLER EXTRA, SEM PEDRA DE MÁRMORE, SEM REZA BRABA...
Como explicado no vídeo, é EXTREMAMENTE simples a instalação do Kit do Pablo, com resultado 200%, meu PS3 Slim agora, me lebra meu PS1 e PS2 tijolões, HORAS ligado, sem aquecer..., disco sai frio, carcaça fria, sem travamentos, SEM PERIGO... isso, pq instalei o Kit exatamente como o Pablo mandou (ele vem ajustado pra fazer a cooler ja começar rodando como se o console estivesse rodando a 2h...) o mesmo tem um trimpot multivoltas, cabe a vc decidir se quer deixar mais forte ou mais fraco...

Lembrando, que não estou fazendo propaganda, afinal, não estou ganhando nada com isso, só estou postando, o que eu fiz, e que acredito ter resolvido de uma vez por todas esse chato problema... e SOMENTE por isso, venho aqui divulgar essa solução com vcs... Afinal, eu mesmo paguei 80 reais em uma base, que de pouco ou nada me serviu (Sei que pra muitos resolveu, só estou dizendo que para mim, não foi eficiente...) e agora, podemos pagar praticamente esse mesmo valor, numa solução definitiva, creio eu...
Peço que, antes de CRÍTICAS, ELOGIOS, COMENTÁRIOS E ETC..., por favor ASSISTAM os vídeos, não quero ouvir ngm falando besteiras sobre o assunto sem saber doq se trata.
E aos mais entendidos, gostaria de saber a opinião sobre o assunto. A minha é: Altamente RECOMENDADO.

Valeu galera....

wuemura
04-02-2011, 05:36
Isso não é propaganda mas está virando SPAM.

Já expliquei sobre este assunto:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/155773-N%C3%A3o-deixe-seu-PS3-Morrer

Isso serve para quem tem o FAT ou o primeiro Slim (CECH-20xxx) e como também disse, eu tenho o primeiro Slim e este problema de aquecimento se resolve com uma base de notebook que você encontra à partir de R$15,00, mas ainda assim o pessoal insiste em comprar bases caras e cheia de frescuras.

Eu fiz uma vez (http://www.4shared.com/document/H-GNlQGI/controlador_centrifuga.html) um controlador para essas ventilador simples de computador com dois fios, não tem nada haver com o do Pablo, para montar isso não custou R$10,00.

Esse circuito do Pablo nada mais é do que um gerador PWM variável que você consegue fazer com um simples 555 uma vez que estes ventiladores com 3 fios precisam de pulsos para funcionar (http://pcbheaven.com/circuitpages/PWM_Fan_controller_using_a_555/) e para montar um circuito destes você também não vai gastar sequer R$10,00, só o trimpot custa R$0,93 (http://www.soldafria.com.br/trimpot-multivoltas-3296w-1m-p-1091.html) o que dirá do resto já que para diminuir o tamanho do circuito ele teve que usar componentes SMD (http://pt.wikipedia.org/wiki/SMT), estes tipos de componentes custumam ser ainda mais baratos do que componentes comuns.

Não precisa ser engenheiro para montar um circuito destes, qualquer pessoa que tenha alguma noção em eletrônica consegue procurar no google circuito equivalente.

O que eu não entendo é porque as pessoas insistem em fazer coisas que não precisam e ainda pagam caro por isso?
Os modelos mais recentes de Slim não precisa disso e mesmo o primeiro Slim não precisa.

- Ah, mas o PS3 funciona mais frio então é melhor.
ERRADO!

O que estragava PS3/X360 foi o excesso de calor, não tem nada de errado deles trabalharem quentes.

Coloca a mão atrás da sua TV ligada por mais de uma hora, como é que está?
Quente.

Coloca a mão no motor da sua geladeira, como está?
Quente

Coloca a mão no dissipador ou chipset do seu computador, como está?
Quente.

Da uma volta no quarteirão com o carro e coloca a mão no capô, como está?
Quente.

Deixa o seu HT, amplificador de potência ligado tocando alguma coisa em volume mediano, como ele está?
Quente.

Não tem nada de errado o PS3 ficar quente ou gerar um pouco de calor, o meu fica quente mas não é nada absurdo como era no começo sem a base de notebook.

Eu não tenho nada contra o Pablo e o preço que ele cobra, o meu problema é receber um monte de mensagem, especialmente particular, falando que isso é bom porque o PS3 trabalha frio. Se as pessoas querem instalar isso porque querem que seus PS3's trabalhem frio é uma coisa da escolha de cada um, agora falar que recomenda porque é bom ou porque o Engenheiro da PUC falou que é bom para todo mundo, eu discordo.

Talvez se você morar no Norte do Brasil que faz muito calor (45ºC / 50º C) é até compreensível e aceitável, mas como ele diz e da forma que ele diz está errado, seu PS3 não vai morrer sem o aparelho do Pablo.

ramonbn
04-02-2011, 07:14
wuemura, concordo plenamente com você, uso o meu ps3 horas e horas e qdo tiro o BD ele não chega a ficar morno, o meu é um CECH-2511A, negócio do cara é vender com certeza !!!

Diego¹³
04-02-2011, 07:35
Isso não é propagando mas está virando SPAM.

Já expliquei sobre este assunto:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/155773-N%C3%A3o-deixe-seu-PS3-Morrer

Isso serve para quem tem o FAT ou o primeiro Slim (CECH-20xxx) e como também disse, eu tenho o primeiro Slim e este problema de aquecimento se resolve com uma base de notebook que você encontra à partir de R$15,00, mas ainda assim o pessoal insiste em comprar bases caras e cheia de frescuras.

Eu fiz uma vez (http://www.4shared.com/document/H-GNlQGI/controlador_centrifuga.html) um controlador para essas ventilador simples de computador com dois fios, não tem nada haver com o do Pablo, para montar isso não custou R$10,00.

Esse circuito do Pablo nada mais é do que um gerador PWM variável que você consegue fazer com um simples 555 uma vez que estes ventiladores com 3 fios precisam de pulsos para funcionar (http://pcbheaven.com/circuitpages/PWM_Fan_controller_using_a_555/) e para montar um circuito destes você também não vai gastar sequer R$10,00, só o trimpot custa R$0,93 (http://www.soldafria.com.br/trimpot-multivoltas-3296w-1m-p-1091.html) o que dirá do resto já que para diminuir o tamanho do circuito ele teve que usar componentes SMD (http://pt.wikipedia.org/wiki/SMT), estes tipos de componentes custumam ser ainda mais baratos do que componentes comuns.

Não precisa ser engenheiro para montar um circuito destes, qualquer pessoa que tenha alguma noção em eletrônica consegue procurar no google circuito equivalente.

O que eu não entendo é porque as pessoas insistem em fazer coisas que não precisam e ainda pagam caro por isso?
Os modelos mais recentes de Slim não precisa disso e mesmo o primeiro Slim não precisa.

- Ah, mas o PS3 funciona mais frio então é melhor.
ERRADO!

O que estragava PS3/X360 foi o excesso de calor, não tem nada de errado deles trabalharem quentes.

Coloca a mão atrás da sua TV ligada por mais de uma hora, como é que está?
Quente.

Coloca a mão no motor da sua geladeira, como está?
Quente

Coloca a mão no dissipador ou chipset do seu computador, como está?
Quente.

Da uma volta no quarteirão e coloca a mão no capô, como está?
Quente.

Deixa o seu HT, amplificador de potência ligado tocando alguma coisa em volume mediano, como ele está?
Quente.

Não tem nada de errado o PS3 ficar quente ou gerar um pouco de calor, o meu fica quente mas não é nada absurdo como era no começo sem a base de notebook.

Eu não tenho nada contra o Pablo e o preço que ele cobra, o meu problema é receber um monte de mensagem, especialmente particular, falando que isso é bom porque o PS3 trabalha frio. Se as pessoas querem instalar isso porque querem que seus PS3's trabalhem frio é uma coisa da escolha de cada um, agora falar que recomenda porque é bom ou porque o Engenheiro da PUC falou que é bom para todo mundo, eu discordo.

Talvez se você morar no Norte do Brasil que faz muito calor (45ºC / 50º C) é até compreensível e aceitável, mas como ele diz e da forma que ele diz está errado, seu PS3 não vai morrer sem o aparelho do Pablo.

Obrigado pelo seu esclarecimento Wemura, é bom ter a opinião de mais de uma pessoa, que realmente entende do assunto.
Como disse, eu fiz essa modificação no meu, e não me arrependo, antes dela, eu estava usando uma base, exatamente igual a sua, em um lugar aberto, e meu ps3 continuava fritando, o BD saia dele pegando fogo, do mesmo jeito que sem a base, e agora com essa modificação que fiz, ele esquenta, mais como comentei antes, lembra meu PS2, que fica apenas morno, o BD sai praticamente frio, e o calor é expulso com muita mais força pelo console...

Muito obrigado pelo seu exclarecimento.

E como falei, não estou fazendo propaganda, nem spam, e não estou incentivando ngm a fazer, apenas vim dizer, que fiz, e que aprovei totalmente o resultado.

Valeu...

frequenciacell
04-02-2011, 23:14
Vi este projeto na internet e achei bem interessante ! Não só para nosso ps3 como podem ver nas imagens !http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame1.jpg
http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame2.jpg

http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame3.jpg

http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame4.jpg
http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame5.jpg
http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame6.jpg
http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2011/02/estante-geek-videogame7.jpg

wuemura
05-02-2011, 04:33
Estante interessante.... Será que daqui para frente isso tende a piorar?
Daqui a pouco a gente vai ter que deixar os consoles dentro de freezers.

79marcio
05-02-2011, 12:30

O meu mesmo com a base de notebook esquenta muito e tem esses estalos, geralmente quando o console é desligado.Mas desencanei dos estalos já que minha TV de 29" antiga da Gradiente, como mais de 24.000 horas de uso, sempre teve estalos.

wuemura
05-02-2011, 12:44
Estalo de TV é diferente, é causado por descarga elétrica do Yoke ou outras partes de alta tensão no chassis da TV. No PS3 é causado por excesso de calor, se usando base ele continua estalando é porque tem alguma coisa errada.

Mr.Froids
05-02-2011, 20:35
Não custa nada tentar né,depois volto e faço meu relato...

elio_filho
05-02-2011, 20:46
wuemura, tenho gostado muito dos seus replies, apesar de parecerem um pouco arrogantes, mas não são e vc faz questão de frisar humildemente que estão fazendo bobagens. Parabéns e obrigado pelas suas contribuições, só falta agora vc me convidar p/ um GT5 e ser detonado numas pistas... :D

Concordo com vc e até gostaria de tentar acrescentar ao debate minha opinião que o PS3 trabalhar FRIO não é o ideal, todo componente eletronico tem uma temperatura de funcionamento, acima disso ele estraga e abaixo disso pode não funcionar bem.

Aqui em casa, como ja frisei, usava o PS3 deitado no chão e não gostava do aquecimento, mesmo sobre piso frio. Coloquei no móvel, forcei a circulação de ar com um cooler grande atrás e caí no conto da pedra, coloquei ele sobre um granito. O resultado foi excelente, horas a fio no GT5 mal aquecem o disco no interior, o PS3 trabalha morno, mesmo com o calor que está aqui no litoral de SP. A pedra nem tirei ainda pq em time ganhando não se mexe!

Abraços ao debate com cobertura de pimenta,

MARTINEZRJ
05-02-2011, 23:10
To vendo que não é só o ps3 que Ta esquentando.... Mais deixa eu falar sobre minha experiência com o meu primeiro Ps3 (Fat).

Meu xodó morreu por falta de atenção, o mesmo estava em lugar totalmente desprovido de ar, o que causou um mega superaquecimento.

Deu LOYD, e fui tentar de recuperar, gastei 650,00 na época um absurdo, após uns 5 dias o Ps3 estava pronto e pra minha surpresa quando liguei parecia uma turbina de avião, um som insuportável, era justamente a alteração na ventuinha interna.

Falei com o técnico que não havia gostado daquela mudança, mais ele disse que daquele dia em diante teria que funcionar daquela forma pois corria o risco de ocorrer o LOYD novamente.

Não satisfeito vendi o FAT, pelo mesmo preço do concerto, ou seja 650,00 reais e Comprei o modelo slim.

Eu diria o seguinte o aparelho realmente merece atenção total com o superaquecimento, Fat, slim ambos vão gerar calor excessivo, então temos que tomar algumas precauções.

- sempre deixar o aparelho em ligar ventilado;

- Nunca deixar o ps3 dentro de algum móvel, estética pode ter um preço muito alto, o ps3 não ira sobreviver sem a renovação de ar;

- Sempre usar se tratando de um ps3 modelo slim de uma base de notebook, pois existe um calor exagerado e que se acumula por baixo do ps3, se ele estiver em um móvel de Madeira, o risco dobra.

- nunca deixar o Ps3 colado na parede principalmente na parte de traz, onde é a saída principal de ar;

Achei a solução do pablo viável, mais se a ventoinha tiver a trabalhar com ese ruído, no meu caso não instalaria, acho que em um ambiente controlado esse ruído seria um problema serio. Estaria ate disposto a instalar e ver sua eficácia, caso o ruído fosse aceitável, seria uma arma a mais contra o LOYD.

Lembro que ate hj tenho a base de notebook que postei aqui no forum e nunca mais o ps3, estalou o q significa que pelo menos a base esta resfriada.

Acho que o ideal seria a fonte do ps3 ser externa aos moldes do Xbox, mesmo sendo esteticamente ruim, o interior do ps3 estaria com pelo menos uns 6 a 8 graus a menos.

Agradeço ao colega por ter postado mais algumas soluções.

Diego¹³
06-02-2011, 00:38
To vendo que não é só o ps3 que Ta esquentando.... Mais deixa eu falar sobre minha experiência com o meu primeiro Ps3 (Fat).

Meu xodó morreu por falta de atenção, o mesmo estava em lugar totalmente desprovido de ar, o que causou um mega superaquecimento.

Deu LOYD, e fui tentar de recuperar, gastei 650,00 na época um absurdo, após uns 5 dias o Ps3 estava pronto e pra minha surpresa quando liguei parecia uma turbina de avião, um som insuportável, era justamente a alteração na ventuinha interna.

Falei com o técnico que não havia gostado daquela mudança, mais ele disse que daquele dia em diante teria que funcionar daquela forma pois corria o risco de ocorrer o LOYD novamente.

Não satisfeito vendi o FAT, pelo mesmo preço do concerto, ou seja 650,00 reais e Comprei o modelo slim.

Eu diria o seguinte o aparelho realmente merece atenção total com o superaquecimento, Fat, slim ambos vão gerar calor excessivo, então temos que tomar algumas precauções.

- sempre deixar o aparelho em ligar ventilado;

- Nunca deixar o ps3 dentro de algum móvel, estética pode ter um preço muito alto, o ps3 não ira sobreviver sem a renovação de ar;

- Sempre usar se tratando de um ps3 modelo slim de uma base de notebook, pois existe um calor exagerado e que se acumula por baixo do ps3, se ele estiver em um móvel de Madeira, o risco dobra.

- nunca deixar o Ps3 colado na parede principalmente na parte de traz, onde é a saída principal de ar;

Achei a solução do pablo viável, mais se a ventoinha tiver a trabalhar com ese ruído, no meu caso não instalaria, acho que em um ambiente controlado esse ruído seria um problema serio. Estaria ate disposto a instalar e ver sua eficácia, caso o ruído fosse aceitável, seria uma arma a mais contra o LOYD.

Lembro que ate hj tenho a base de notebook que postei aqui no forum e nunca mais o ps3, estalou o q significa que pelo menos a base esta resfriada.

Acho que o ideal seria a fonte do ps3 ser externa aos moldes do Xbox, mesmo sendo esteticamente ruim, o interior do ps3 estaria com pelo menos uns 6 a 8 graus a menos.

Agradeço ao colega por ter postado mais algumas soluções.

Martinez, eu fiz a alteração do Pablo, e posso garantir q fica de boa o ruído.
Ele fica exatamente igual quando se está jogando a umas 2h...

Eu achei super de boa, console trabalhando numa temperatura excelente, sem esquentar a carcaça, sem fritar o BD, sem estalos quando desliga...

Continuo usando a minha base, porém agora somente como estética, lembrando que meu PS3 fica no meu rack, que tem uns 30cm de sobra na parte de cima do PS3, e só uns 10cm de cada lado, porém é totalmente aberto na frente e atrás...

Como ja falei antes, recomendo a alteração... Agora jogo tranquilo, sem esquentar a cabeça com nada, sabendo que o ps3 tb nao esta esquentando.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu....

wuemura
06-02-2011, 11:34
wuemura, tenho gostado muito dos seus replies, apesar de parecerem um pouco arrogantes, mas não são e vc faz questão de frisar humildemente que estão fazendo bobagens.

Eu posso explicar isso.
Tento ao máximo possível frisar e deixar bem em destaque, de forma que a pessoa possa entender e não não deixar qualquer dúvida o assunto a qual eu desejo explicar.

Eu só não te chamo para jogar GT5 online pois eu mesmo não jogo GT5 online, particularmente eu não gosto de jogo de corrida online já que dependendo da conexão da pessoa, só isso já garante ou não uma vantagem.

Attom
06-02-2011, 20:42
Olá galera vou pedir um cabo hdmi para meu ps3 que comprei há uma semana, quero comprar o Zhaolong na izzygames dizem que é bom. Alguem conheçe ??? sabem se é bom msm ??? indicam outro???

abraços

wuemura
06-02-2011, 22:32
Olá galera vou pedir um cabo hdmi para meu ps3 que comprei há uma semana, quero comprar o Zhaolong na izzygames dizem que é bom. Alguem conheçe ??? sabem se é bom msm ??? indicam outro???

abraços
Aqui não é tópico de cabo HDMI e o fórum tem busca, USE!

elio_filho
07-02-2011, 09:31
hahahaha Seu Saraiva o senhor por aquiiiii... :D

Abraços carregando pedra ao som de chicote,

ZakSpeed
07-02-2011, 19:54
Estalar um pouco (POUCO) e com baixa intensidade é normal da dilatação do plástico. A maioria dos equipamentos eletrônicos que geram calor e são fabricados em plástico ABS estalam. Agora, só não pode virar uma pipoqueira.

Concordo. Até amigos meus, que moram nos EUA e em locais frios, escutam esses "estalos" do PS3. Só não pode parecer metralhadora ou pipoqueira como você mesmo falou.

Aqui meu PS3 está em cima do rack (como se fosse em cima de uma mesa), ou seja, com boa circulação de ar em todos os lados. Não tem nada dos lados, nem atrás, nem em cima, que possa impedir saída do ar quente. Além disso, fiz 4 pezinhos de 3cm e coloquei em cada ponta para que ele não fique grudado no rack de madeira. Então ele tem circulação de ar até na parte de baixo. Nunca tirei um disco do PS3 que pudesse dizer que estivesse "morno", mesmo depois de 3 ou 4 horas jogando. Esses estalos ocorrem de vez em quando, uma ou duas vezes no máximo mas não sempre (provavelmente depende do jogo e da temperatura ambiente). Mas aqui nunca deu estalo com ele desligado, nem depois de desligar após horas de uso.

Qualquer modificação no cooler, como as mostradas em vídeos no youtube é furada. A Sony do Brasil não alterou em nada o PS3 "nacional". A única alteração foi o cabo de força com o plugue usando o novo padrão de tomadas. Não houve nenhuma "tropicalização" no sistema de refrigeração do console. Muitas pessoas esqueçem que grande parte dos EUA e Europa faz um calor absurdo no Verão, exatamente como aqui (as vezes até pior).

Enfim, acho muito importante também proteger contra poeira. Quando ele está desligado, eu sempre cubro ele com uma capa que eu mandei fazer. Claro que durante o uso eu tiro a capa, e principalmente espero uma meia hora depois de desligar pro console resfriar e por a capa novamente.

wuemura
08-02-2011, 02:29
Os estalos não devem acontecer nem quando o PS3 está ligado ou depois que desliga, os estalos ocorrem na parte de baixo do console, se os estalos ainda acontecem a sugestão é a base de notebook nas especificações que recomendei.

O que o pessoal do Brasil não sabe é que nos EUA / UK / Japão / China dentre outros, faz muito calor ou muito frio, muito mais do que o Brasil, brasileiro raramente sabe o que é ter uma temperatura de 45ºC na sombra, ou -10ºC ou mais. Além disso não é de hoje que eu falo que a Sony não fabrica nada aqui no Brasil, nada, tudo vem pronto de fora e é montado em Manaus.[1 (http://img39.imageshack.us/img39/6845/tr818br24rr.jpg)].

E por isso é muito improvável que haja qualquer tipo de modificação por parte da Sony, os aparelhos vem do México mesmo e são re-empacotados no Brasil com manual e o cabo de força. A Sony jamais vai modificar a fonte do console para se adaptar à rede elétrica Brasileira, inclusive o que o Anderson Gracias disse em entrevista (http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=entrevista-com-anderson-gracias-04021A3162CC8173A6/mediaId=5703114/date=2010-07-23&&list/type=search/q=playstation%203%20brasil/edFilter=all/sort=mostRelevance/) na época é mentira (aproximadamente aos 3:00 min de vídeo).

Eu já desenvolvi fonte [1 (http://img508.imageshack.us/img508/5271/fonte15v.png)][2 (http://img25.imageshack.us/img25/3618/fontenova1208200902.jpg)][3 (http://img266.imageshack.us/img266/772/fontenova1208200903.jpg)][4 (http://img193.imageshack.us/img193/3480/fontenova1208200904.jpg)], a fonte do PS3 é uma fonte chaveada, diferente destas que postei, no entanto independente do tipo é necessário adicionar filtros para eliminar ruídos, transientes, etc.

A fonte chaveada, em sua natureza, suporta variações grandes de tensão entre 90VAC até 300VAC (ou mais), ou seja, tudo isso sobre o console nacional é balela.

E o que me deixa mais chocado com o vídeo do "engenheiro" é que ele apesar de ser formado, ele comete 3 erros básicos:

1. A solda que ele usa vai chumbo, a solda usada no console não tem chumbo.
2. Ele não usa pulseira anti-estática.
3. O ferro de solda não é ESD SAFE (http://www.hakko.com/english/static/pages/esd.html).

Eu adicionaria uma quarta, hoje em dia há sites como a Farnell aonde você pode comprar o mesmo conector usado no ventilador do PS3 e fazer/montar um cabo ao invés de cortar fio e usar solda.

Diego¹³
08-02-2011, 09:50
Os estalos não devem acontecer nem quando o PS3 está ligado ou depois que desliga, os estalos ocorrem na parte de baixo do console, se os estalos ainda acontecem a sugestão é a base de notebook nas especificações que recomendei.

O que o pessoal do Brasil não sabe é que nos EUA / UK / Japão / China dentre outros, faz muito calor ou muito frio, muito mais do que o Brasil, brasileiro raramente sabe o que é ter uma temperatura de 45ºC na sombra, ou -10ºC ou mais. Além disso não é de hoje que eu falo que a Sony não fabrica nada aqui no Brasil, nada, tudo vem pronto de fora e é montado em Manaus.[1 (http://img39.imageshack.us/img39/6845/tr818br24rr.jpg)].

E por isso é muito improvável que haja qualquer tipo de modificação por parte da Sony, os aparelhos vem do México mesmo e são re-empacotados no Brasil com manual e o cabo de força. A Sony jamais vai modificar a fonte do console para se adaptar à rede elétrica Brasileira, inclusive o que o Anderson Gracias disse em entrevista (http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=entrevista-com-anderson-gracias-04021A3162CC8173A6/mediaId=5703114/date=2010-07-23&&list/type=search/q=playstation%203%20brasil/edFilter=all/sort=mostRelevance/) na época é mentira (aproximadamente aos 3:00 min de vídeo).

Eu já desenvolvi fonte [1 (http://img508.imageshack.us/img508/5271/fonte15v.png)][2 (http://img25.imageshack.us/img25/3618/fontenova1208200902.jpg)][3 (http://img266.imageshack.us/img266/772/fontenova1208200903.jpg)][4 (http://img193.imageshack.us/img193/3480/fontenova1208200904.jpg)], a fonte do PS3 é uma fonte chaveada, diferente destas que postei, no entanto independente do tipo é necessário adicionar filtros para eliminar ruídos, transientes, etc.

A fonte chaveada, em sua natureza, suporta variações grandes de tensão entre 90VAC até 300VAC (ou mais), ou seja, tudo isso sobre o console nacional é balela.

E o que me deixa mais chocado com o vídeo do "engenheiro" é que ele apesar de ser formado, ele comete 3 erros básicos:

3. O ferro de solda não é ESD SAFE (http://www.hakko.com/english/static/pages/esd.html).

Eu adicionaria uma quarta, hoje em dia há sites como a Farnell aonde você pode comprar o mesmo conector usado no ventilador do PS3 e fazer/montar um cabo ao invés de cortar fio e usar solda.

Weumura meu caro, quais são esses conectores que vc falou?
vc pode postar o link por favor, desconheço esse conector, e com certeza vai ficar um trabalho bem mais bonito e bem feito.

Agradeço desde já...

wuemura
08-02-2011, 10:00
Não sei, vai ter que ir na Farnell (http://www.farnellnewark.com.br) ou na mouser (http://br.mouser.com) e procurar no catálogo que tem 3962 peças só da marca AMP, porém a Sony também usa componentes da molex e multicomp.
http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?Ne=254016&N=1323038+12263604+4294963885

Boa Sorte.

PS: Se tiver um paquímetro fica mais fácil pesquisar por tamanho, quantidade de pinos, se é macho ou fêmea, etc.

Diego¹³
08-02-2011, 10:02
Não sei, vai ter que ir na Farnell (http://www.farnellnewark.com.br) ou na mouser (http://br.mouser.com) e procurar no catálogo que tem 3962 peças só da marca AMP, porém a Sony também usa componentes da molex e multicomp.
http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?Ne=254016&N=1323038+12263604+4294963885

Boa Sorte.

Entendo, muito obrigado pela sua ajuda cara...
Valeu.

ZakSpeed
08-02-2011, 11:19

Amigo wuemura, permita-me concordar "discordando". Eu pesquisei bastante na internet sobre o assunto e ficou claro que o console estalar 1 vez ou outra durante o uso é normal. Eu disse normal, mas não digo que não seja prejudicial. O consenso é que a carcaça plástica que estala, por ter todos os componentes internos bem próximos a ela gerando calor (temperatura de funcionamento). Alguns dizem que podem ser os parafusos que estão muito apertados na carcaça. Eu acho que é a carcaça de plástico em si.

Mais info:
http://samjlevy.com/?p=450

Nesse site tem links para outros sites, mas até mesmo sites como AVForums tem a mesma opinião. Enfim vamos por partes. Se formos analisar, muitos eletrônicos hoje em dia tem a carcaça de alumínio e apenas a face de plástico. Acredito que o alumínio aguente variações de temperatura muita mais que o plástico. No PS3 Slim a carcaça é toda de plástico, com todos os componentes "apertados" para poder caber dentro. Se pensarmos que o drive de Blu-ray fica exatamente em cima do HD, que a saída de ar quente passa por cima da fonte, podemos dizer que essas "falhas" de design são aceitáveis devido a falta de espaço dentro do console (por isso as coloquei aspas em falhas) e claro a redução de custos para produção. Uma falha verdadeira que eu vejo no PS3 Slim é não possuir aqueles furos laterais como no PS3 Fat. Ajudaria bastante a saída deste ar quente dentro do console. De qualquer forma, esses estalos também acontecem em TVs.

Enfim, o console esquenta bastante na parte de baixo. Quando eu comprei, coloquei ele em cima do rack sem nada impedindo a circulação de ar, e depois de testá-lo por 30 minutos, o desliguei. A madeira do rack estava muito quente. Por isso, e depois de várias pesquisas, fiz os pezinhos de 3 cm. Simplesmente a madeira não esquenta mais e o console tem melhor circulação de ar por baixo. Porém sabemos que na maioria dos casos, as pessoas colocam o console dentro de racks de madeira fechados. Além do problema de circulação de ar, o contato da parte de baixo do PS3 Slim com a madeira não permite a dissipação deste calor. O calor fica retido na madeira, aumentando a temperatura embaixo do console.

E nesse caso eu acredito que os estalos possam a se tornar prejudiciais. Uma coisa é estalar 1 vez ou outra durante 3, 4 horas de uso, o que reafirmo, considero normal depois de tanta leitura e pesquisas. Mas outra é ficar estalando de 5 em 5 minutos, aí sim tem algo errado.

Eu acho a sua idéia do cooler de notebook brilhante, principalmente nesta época de calor. Porém, a longo prazo, não sei dizer se é bom ou ruim. Existem dois tipos de cooler de notebook: Os que sugam o ar quente debaixo e jogam para os lados, e os que jogam ar para cima. Os que jogam para os lados podem ajudar a dissipar o calor debaixo do console, juntamente com os pezinhos. Porém o que joga ar pra cima é o que me deixa com dúvidas. Tudo isso em relação a questão de diferenças de temperatura. Imagine em funcionamento, a parte interna do plástico está numa temperatura de funcionamento, ou seja, quente. Porém na parte externa, está sendo forçado uma redução desta temperatura. Se fosse diretamente nos componentes (cooler com um filtro de ar) eu não veria problema. Mas como é diretamente no plástico, não sei se isso pode ser prejudicial.

Talvez o único benefício do cooler do notebook seja resfriar o plástico, eliminando os estalos. Talvez realmente ajuda a refrigerar o console. A questão é que testes em condições iguais teriam que ser feitos. De qualquer forma, acho válida a idéia do cooler, principalmente no nosso verão. Não é caro, assim como pezinhos feitos de feltro, tampinhas, peças de lego,... Acho que não custa usar um cooler de notebook ou fazer os pezinhos para aumentar a altura. Mas ainda acho mais importante proteger contra poeira quando não estiver em uso, colocar o console em cima do rack (e não em local fechado), com melhor circulação de ar e principalmente não usar estabilizadores e "filtros de linha" vagabundos.

Querem proteger o console? Comprem uma régua de proteção da Upsai ou Clamper, coloque o console em local aberto, use uma capa ou pano pra proteger da poeira quando não estiver em uso e use os pezinhos e /ou o cooler de notebook pra melhorar a dissipação do calor na parte inferior. Isso é o suficiente.

Exatamente. A afirmação do Anderson Gracias é uma piada mesmo. O mais absurdo é como o povo cai no conto desse "engenheiro". E com certeza são as mesmas pessoas que financiam a indústria brasileira de estabilizadores e "filtros"... E depois reclamam que seus equipamentos pifaram.

wuemura
08-02-2011, 12:22
Muitas destas questões eu respondi antes e inclusive expliquei várias vezes, repito, os estálos NÃO DEVEM OCORRER EM NENHUMA CONDIÇÃO, ponto.
Este tipo de plástico não foi feito para dilatar e comprimir ao ponto de fazer este tipo de barulho pois além de deformações que ele sofre, ele vai ressecar e rachar com o tempo, o problema não é com parafusos pois a base que utilizo joga ar apenas na parte de baixo do PS3 e não tem nenhum parafuso exposto.

Segundo problema, não é porque está na internet é verdade, meu Pai tem uma empresa que existe desde os anos 70 injetando plástico, hoje temos 7 injetoras de plástico assim como engenheiros e químicos responsáveis por toda a questão dos componentes químicos de plásticos a mais de 28 anos, estes também me confirmaram que plástico não pode fazer este tipo de barulho.

No site que você indicou, apesar que não conhecê-lo, lá também diz uma coisa que eu já disse a muito tempo, consoles mais novos com tecnologia de 45nm não precisa nem de base de notebook, o que dizer de uma modificações no cooler.

Questões, ainda sobre, base de notebook eu também expliquei várias vezes, se for seguida as minhas recomendações você não terá dores de cabeça com relação de sujeira, pois o cooler do PS3 Slim, sem modificação, puxa mais sujeira para dentro do que a base do notebook, o que dirá modificando.

Enfim, eu dou minha cara para bater e sustento aquilo que digo, se as pessoas preferem ou "acham" que devem fazer diferente aí é com elas.

ZakSpeed
08-02-2011, 15:21
Amigo, não pense que estou falando que você está errado. Como escrevi eu concordo discordando. Acredito que muitos aqui tem que ser gratos por suas idéias e sugestões, eu inclusive.

Você tem mais informações técnicas sobre isso, é verdade. O que quis dizer com meu post é que estes estalos são uma situação comum, em qualquer lugar do mundo. Seja região quente ou fria, é uma situação que acontece normalmente no PS3 Slim e não um fato isolado. Como disse é uma situação normal, porém isso não quer dizer que não seja preocupante. Talvez seja. A questão é que é uma situação comum a todos os PS3 Slim, inclusive os novos modelos de 160GB e 320GB, que tiveram mudanças no sistema de refrigeração (no site que pus ele questiona se melhorou ou não).

Quanto ao fato do plástico, assim como li vários comentários como o que você fez, também li comentários como este:

my slim has been doign this since day 1 as well. Its nothing more than thermal expansion though. I work with plastics on a daily basis and can honestly say its normal. I am a design engineer and we must take into accout thermal expansion of not only plastics but also steel.

Its completely normal.

http://boards.ign.com/ps3_lobby/b8269/185095609/p5

Por isso que disse, existem opiniões conflitantes sobre o assunto. O meu único questionamento sobre o assunto é se o cooler de notebook não esteja apenas resfriando o plástico, evitando os estalos. Outra coisa que me preocupa é o plástico "brigando" com o calor interno e com a refrigeração "forçada" externa, e o que poderia acontecer com isso ao longo do tempo.

Inclusive li vários relatos que esses estalos também acontecem com o Wii. De qualquer forma, isso de forma alguma desmente ou é alguma forma de crítica contra suas informações e sugestões. Acredito que todos que lerem este tópico, entenderam suas sugestões e são gratos por isso. Eu sou um deles.

PS: Os parafusos que mencionei são os do PS3 que ficam escondidos na base do console. Dizem que afrouxá-los um pouco resolve o "problema", mas não é algo que muitos tenham feito ou que tenha eficácia confirmada.

rnoshiro
08-02-2011, 15:39
Graças a este tópico, criado pelo wuemura, resolvi o problema de (super)aquecimento do meu PS3 slim, modelo vendido pela Sony Brasil. Coloquei-o em cima da base de notebook, cujo objetivo não é resfriar a carcaça inferior de plástico, mas sim fazer o calor gerado nessa parte circular, o que não estava ocorrendo (o calor gerado nessa parte era sugado para dentro do PS3, através dos orifícios laterais do console).
No entanto, o console dá uns estalos ocasionais (uma ou duas vezes), mesmo usando a base. Devo realmente me preocupar? Minha base tem regulagem de velocidade da ventoinha, e já deixei tanto no mínimo como no máximo.

Dannyoga
08-02-2011, 17:08
PS: Os parafusos que mencionei são os do PS3 que ficam escondidos na base do console. Dizem que afrouxá-los um pouco resolve o "problema", mas não é algo que muitos tenham feito ou que tenha eficácia confirmada.Pra mim foi o contrário: o leitor do meu Slim queimou (não teve nada a ver com temperatura, deu uma variação de energia quando ele estava lendo um BD e o leitor queimou, com CDs e DVDs funcionava normal), quando fui trocar o leitor percebi que os parafusos estavam meio frouxos, após a troca eu fechei o console deixando os parafusos um pouco mais apertados, os estalos que ocorriam de vez em quando reduziram mais.

E depois que coloquei uma base de notebook então a circulação de ar ficou as mil maravilhas, nunca mais ouvi nada e é nítida a redução de temperatura no meu Slim.

Mas confesso que fiquei tentado a comprar esse acelerador de cooler mostrado nos vídeos da página anterior, mais pra testar mesmo e ver qual é desse variador de pulsos se deixa a temperatura ainda mais amena mesmo...

jlpetri
08-02-2011, 18:16
Sim Dannyoga, eu fiz um variador de pulsos parecido com o do Pablo que está vendendo por ai, muito simples de fazer, basta ter alguma noção em eletrônica e vontade de usar o pai dos burros (http://www.google.com.br/), que vc faz um desses em casa e não gasta mais que 15 reais com todos os componentes, e se tratando dos componentes que o Pablo usou que são menores fica mais barato que um com componentes normais. Quanto a temperatura interna do aparelho, melhora sim o meu ao colocar a mão na parte de trás do equipamento depois de 2 horas de uso o ar está frio (temperatura ambiente), coisa que quanto estava nos "padrôes da Sony" saia muito mais quente, quanto ao fluxo de ar ele aumenta muito com pouco ruído do cooler interno, praticamente ele fica na mesma velocidade que ficaria depois de 2 horas de uso sem a alteração. Na minha opinião se na sua cidade e tão quente como na minha (média de 39~41 durante o dia e a noite entre 35~37), acho que vale sim apena a instalação de um desses. Mas se com uma base como a do wuemura ele já fica com uma circulação de ar legal e a temperatura dele não fica tão alta, não recomendo a mudança, e se o fizer faça como o wuemura disse, não use solta com chumbo, use os conectores iguais aos do aparelho, evitando problemas e ficando com a cara mais profissional.
Outra coisa em hipótese alguma o equipamento pode ter estalos durante ou depois do uso, se isso estiver ocorrendo tente descobrir a causa e resolve, senão pode ter um equipamento como peso de porta bem rápido, o plástico dele não sofre esse tipo de estalo, provavelmente é a placa interna que está estalando, coloque o cooler pra notebook e verifique se isso resolve os estalos, senão resolver tem coisa errada com seu console. A modificação só recomendo em ultimo caso, como no meu que o cooler embaixo não adiantou muito em relação a diminuir a temperatura do equipamento, eu mantenho os dois, a modificação e o cooler embaixo, o problema da modificação é que vc terá de abrir algumas vezes seu console no ano para limpar a poeira que vai entrar nele, já com o cooler embaixo isso não vai ocorrer tanto, mas vai de cada um avaliar a nessecidade para seu console.

Dannyoga
08-02-2011, 18:56
Beleza Julio?

Então, no meu caso considero que foi resolvido depois que coloquei o cooler de notebook, fotos neste post (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/124550-Aten%C3%A7%C3%A3o-propriet%C3%A1rio-dos-slim-problemas-de-aquecimento?p=2668186&viewfull=1#post2668186).

Após a troca do leitor queimado, liguei o PS3 sem a base do notebook pra testar, e realmente ficou sacramentado que pra mim, o meu PS3 precisa dessa base, pois sem ela os estalos aparecem e o BD sai bem quente, já com a base os estalos desaparecem e o BD sai morno.

A partir daí não consigo concluir mais nada de forma concreta, fico nos achismos, por exemplo: será que esse morno é um morno normal ou um morno excessivo?? hehehehhh... Entende?

A minha opinião é que o aparelho não devería precisar desses artifícios como base de notebook por exemplo, mas a partir do momento em que se constata essa necessidade, me passa a impressão de que o console já não é mais tão confiável quanto eu pensava... e a partir daí começamos a questionar tudo o que é necessário fazer pra que ele trabalhe 100% sem dar dor de cabeça (e as hipóteses/achismos vêm a mente: será que só a base de notebook serve? Será que não é melhor também por um variador de pulsos no cooler? Pedra de mármore? Sala com ar condicionado? Velas coloridas para os orixás?...etc etc... heheheheheh...)

De qualquer forma, reforço que estou satisfeito com a base do notebook.

É, onde vc mora faz um baita calor mesmo, por aqui o clima costuma variar bastante, nesse momento por exemplo está muito calor!

Acho que vou fazer o teste com o variador... obrigado por relatar o seu caso, de quem usa, e pelo conselho de pensar melhor antes de mexer em time que está ganhando...:legal:

Abraços

jlpetri
09-02-2011, 10:25
E ai Daniel,
Então como disse o que realmente precisa é melhorar o fluxo de ar embaixo do console, já que com a base seu console não estala mais acho que não tem a necessidade de um variador de cooler, mas ai fica a seu critério, quando ao BD sair morno, totalmente normal, uma vez que o disco aquece um pouco com a leitura dos dados pelo console e mesmo pelo aquecimento interno. Agora colocar o variador não vai danificar seu console se feito da forma correta, se acha que deve testar já em frente. Quanto a confiança do console, nenhum equipamento eletrônico é 100% confiável, como o PS3 não foi projetado para lugares tão quentes como nosso país, e com certeza a Sony não vai mudar o projeto apenas pelo Brasil, acho que devemos sim nos preocupar com nossos consoles, uma vez que pagamos caro pelo equipamento e a garantia deles demora muito (aqui na minha região cerca de 30 dias pra dizer que o console morreu, e mais uns 15 a 20 dias pra loja ou te dar outro console ou devolver o dinheiro), acho que devemos nos preocupar sim com o equipamento. Então se vc melhorar o fluxo de ar que entra no console e expulsa o calor na mesma quantidade acho que é válido fazer tal teste, o meu ao ficar mais de 2 horas jogando aqui com as altas temperaturas da minha cidade ao colocar a mão em cima do console ou mesmo ao tirar o BD está frio, parece que o console está desligado a dois ou três dias sem ligá-lo. Quanto ao variador, se souber fazer um vai gastar pouco pra fazer, senão tem a opção do Pablo, que funciona também na questão de fluxo de ar = refrigeração melhor do console.

Abraços.

MARTINEZRJ
09-02-2011, 15:22
MARTINEZ

agora que vc ja fez os testes... oq vc tem a dizer sobre a sua base com cooler gigante? deu bons resultados? esfriou msm seu ps3 slim? vc pôde eliminar os feltros para dar altura e usar ele direto sobre a base?

A base é ótima nunca mais ouvi o som de estalos, mais quando vou desligar o aparelho deixo o cooler ainda por umas 2 horas seguidas. No meu caso eu comprei uma fonte original da SONY com duas portas USB que uso para alimentar a fonte mesmo com o PS3 desligado.

Eu deixei os feltros pois acho que o ar circula mais ainda. Com certeza apos quase 8 meses usando o cooler está na hora de abrir o PS3 e tirar a poeira.

Acho isso obrigatório pois perde um modelo FAT por falta de limpeza, porquinho eu rsrsrsrsr.........

MikkiEnzo
09-02-2011, 17:24
O pessoal tava jogando GT5 até as 18:00, derrepente o meu cooler deu uma de ventilador começo a fica alto desliguei na hora.
Alguem sabe pq e como resolve??

MARTINEZRJ
10-02-2011, 09:09
O pessoal tava jogando GT5 até as 18:00, derrepente o meu cooler deu uma de ventilador começo a fica alto desliguei na hora.
Alguem sabe pq e como resolve??

O cooler que vc fala é o interno do PS3?, seu modelo é o slim ou FAT? se for FAT não ligue mais o aparelho e se ainda conseguir vá em contas desabilite o PS3 para games e para filmes, para desvincular sua conta PSN pelo menos até resolver o problema, pois seu PS3 está com fortes indicios que vai parar.

O meu FAT foi exatamente igual o seu, SUPERAQUECIMENTO e deu LOYD.

Veja as entradas de ar para ver se estão obstruidas se confirmar, leve para uma loja especializada e faça a limpeza URGENTE.

Se for o modelo SLIM é bem provavel que foi problema de SUPERAQUECIMENTO tambem e o remédio é o mesmo, limpeza e de imediato coloque o PS3 em uma area mais arejada e se possivel com um cooler para notebook parecido com do wuemura.

Volte para nos posicionar.

Boa sorte !!

wuemura
10-02-2011, 09:16
Para aqueles que instalaram o chip do Pablo façam o seguinte teste (FAT ou Slim).

1. Com o PS3 desligado, remova o cabo de força ou desligue a chave geral do PS3.
2. Segure o botão eject e conecte o cabo de força ou ligue a chave geral.
3. Solte o botão logo que o PS3 ligar.
4. Verifique se o ventilador do PS3 acelera ao máximo e para alguns segundos depois.

O teste serve para verificar o controle do ventilador, alguns dizem que é para "limpar o dissipador".

MikkiEnzo
10-02-2011, 10:08
Bom aqui acelero mas não sei se limpo mesmo...Eu ainda mão tenho o chip mas era só pra ver. O Meu chega semana que vem só.

---------- Mensagem adicionada às 11:08 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 10:58 ----------

O cooler que vc fala é o interno do PS3?, seu modelo é o slim ou FAT? se for FAT não ligue mais o aparelho e se ainda conseguir vá em contas desabilite o PS3 para games e para filmes, para desvincular sua conta PSN pelo menos até resolver o problema, pois seu PS3 está com fortes indicios que vai parar.

O meu FAT foi exatamente igual o seu, SUPERAQUECIMENTO e deu LOYD.

Veja as entradas de ar para ver se estão obstruidas se confirmar, leve para uma loja especializada e faça a limpeza URGENTE.

Se for o modelo SLIM é bem provavel que foi problema de SUPERAQUECIMENTO tambem e o remédio é o mesmo, limpeza e de imediato coloque o PS3 em uma area mais arejada e se possivel com um cooler para notebook parecido com do wuemura.

Volte para nos posicionar.

Boa sorte !!
O modelo do meu PS3 é o Slim CECH 2000B
Acho que vou da uma limpada geral nele só que preciso de chave torx t8 para abrir.

inaciox
10-02-2011, 12:44
Pessoal,

Eu deixo o meu PS3 slim na horizontal em cima de uma mesa de marmore e coloquei 4 pézinhos de silicone em baixo dele, tipo aqueles que não deixam a porta bater, etc. ele fica uns 2 cm mais alto e com isso circula ar embaixo dele.

Nunca tive nenhum problema de superaquecimento

Attom
11-02-2011, 20:31
Olá galera o adquiri meu ps3 há menos de 1 mês, mas já pude ver a diferença de colocá-lo uns 3 á 5 cm de altura do rack e um ventilador fazendo aquele vai e vem de 1 a 2 metros de distância. Esquenta bem menos e o disco sai morno pra frio, essa semana fiz um pedido de uma base com cooler da akasa: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:567,familia_id:42/cooler-para-notebook-15-com-usb-hub-ak-nbch01b
Alguem sabe se é boa???
Bom assim que chegar posto fotos mostrando como ficou... vlw

Diego¹³
12-02-2011, 16:25
Para aqueles que instalaram o chip do Pablo façam o seguinte teste (FAT ou Slim).

1. Com o PS3 desligado, remova o cabo de força ou desligue a chave geral do PS3.
2. Segure o botão eject e conecte o cabo de força ou ligue a chave geral.
3. Solte o botão logo que o PS3 ligar.
4. Verifique se o ventilador do PS3 acelera ao máximo e para alguns segundos depois.

O teste serve para verificar o controle do ventilador, alguns dizem que é para "limpar o dissipador".

Eu tenho o chip instalado... fiz o procedimento, e correu tudo como vc descreveu.. Mas...
Weumura, vc pode esplicar o porque desse procedimento? Não entendi...
Agradeço desde já...

Dannyoga
12-02-2011, 17:00
Diego,

Acho que o Wuemura quis dizer com esse teste é pra saber se o comando do PS3 consegue atuar no cooler, mesmo com o chip instalado.

Vamos supor que vc fez o ajuste no chip pra uma rotação qualquer, de repente o sensor de temperatura do PS3 detecta que precisa aumentar a rotação do cooler acima do ajuste que vc fez no chip... então esse teste é pra saber se o comando do PS3 consegue se sobrepor ao chip em um comando para aumentar a frequencia dos pulsos digitais, consequentemente aumentando a velocidade do cooler, mesmo o chip "não querendo".

Também comprei o chip, aliás recebi ontem e estou testando hoje durante o dia todo no meu Slim 120GB.

Fiz este teste do botão eject e deu tudo ok, e a princípio estou gostando muito de usar esse chip.

Não tenho equipamentos técnicos pra medir temperatura, então são conclusões que eu tiro somente para o meu caso, sem intenção de generalizar dizendo que isso é ótimo pra todos.

Estou usando como parâmetro a temperatura que o disco BD sai do PS3, simplesmente colocando a mão nele. Estou MUITO impressionado com os resultados e com o poder do cooler do PS3 em rotações mais altas... o BD sai totalmente frio, teste que fiz após jogar 4 horas direto.

Agora estou procurando um meio termo entre temperatura e nível de ruído sonoro, pois o cooler em alta rotação parece uma turbina!

Vou ajustar agora numa rotação um pouco maior que o normal (se não houvesse o chip), acredito que o BD saia levemente morno mas o nível de ruído diminua bastante.

Diego¹³
12-02-2011, 18:02
Diego,

Acho que o Wuemura quis dizer com esse teste é pra saber se o comando do PS3 consegue atuar no cooler, mesmo com o chip instalado.

Vamos supor que vc fez o ajuste no chip pra uma rotação qualquer, de repente o sensor de temperatura do PS3 detecta que precisa aumentar a rotação do cooler acima do ajuste que vc fez no chip... então esse teste é pra saber se o comando do PS3 consegue se sobrepor ao chip em um comando para aumentar a frequencia dos pulsos digitais, consequentemente aumentando a velocidade do cooler, mesmo o chip "não querendo".

Também comprei o chip, aliás recebi ontem e estou testando hoje durante o dia todo no meu Slim 120GB.

Fiz este teste do botão eject e deu tudo ok, e a princípio estou gostando muito de usar esse chip.

Não tenho equipamentos técnicos pra medir temperatura, então são conclusões que eu tiro somente para o meu caso, sem intenção de generalizar dizendo que isso é ótimo pra todos.

Estou usando como parâmetro a temperatura que o disco BD sai do PS3, simplesmente colocando a mão nele. Estou MUITO impressionado com os resultados e com o poder do cooler do PS3 em rotações mais altas... o BD sai totalmente frio, teste que fiz após jogar 4 horas direto.

Agora estou procurando um meio termo entre temperatura e nível de ruído sonoro, pois o cooler em alta rotação parece uma turbina!

Vou ajustar agora numa rotação um pouco maior que o normal (se não houvesse o chip), acredito que o BD saia levemente morno mas o nível de ruído diminua bastante.

Ajustei o meu dessa forma tb, se baseando na temperatura do BD, o meu rack, onde fica o ps3 é meio apertado, mais mesmo assim, com o chip a mudança foi drastica..., a única coisa que vc num consegue perceber é a temperatura da região da fonte, continua um pouco quente, mais bem menos doq sem o chip, mais lá, num tem jeito, com uma regulagem no chip, fiz com que ficasse, saindo uma brisa razoavel na parte de tras do PS3, sem ruido alto..., uma coisa que vc pode perceber, é que mesmo depois de horas jogando, mesmo com a fonte quente, vc coloca a mão atrás, e o vento que sai é FRIO....

Eu APROVO o resultado..., agora jogo tranquilo..

MikkiEnzo
12-02-2011, 18:47
Ajustei o meu dessa forma tb, se baseando na temperatura do BD, o meu rack, onde fica o ps3 é meio apertado, mais mesmo assim, com o chip a mudança foi drastica..., a única coisa que vc num consegue perceber é a temperatura da região da fonte, continua um pouco quente, mais bem menos doq sem o chip, mais lá, num tem jeito, com uma regulagem no chip, fiz com que ficasse, saindo uma brisa razoavel na parte de tras do PS3, sem ruido alto..., uma coisa que vc pode perceber, é que mesmo depois de horas jogando, mesmo com a fonte quente, vc coloca a mão atrás, e o vento que sai é FRIO....

Eu APROVO o resultado..., agora jogo tranquilo..
Verdade cara, o meu chego hoje de manhã e ja instalei, to jogando desde o almoço até agora sem parar e a temperatura diminui muito(muito msm) o disco sai frio e deixei o meu regulado um pouco mais doq ja veio, só pra ver to diminuindo aos poucos pra ve mas o ruido é bem pouco.

Diego¹³
13-02-2011, 01:27
Verdade cara, o meu chego hoje de manhã e ja instalei, to jogando desde o almoço até agora sem parar e a temperatura diminui muito(muito msm) o disco sai frio e deixei o meu regulado um pouco mais doq ja veio, só pra ver to diminuindo aos poucos pra ve mas o ruido é bem pouco.

Como ainda não arrumei um lugar melhor para o meu Ps3, deixei ele um pouco mais alto doq o necessario, fiz os testes com ele no chão, só com os pezinhos de 1cm que tenho aqui, sem a base de not, e com o uma rotação um pouco mais alta que a original (cerca de uns 20%), praticamente sem ruído, e ficou 10, já no meu rack, nessa velocidade, o disco ainda sai meio quente, então deixei um pouco mais alto, provisório, até arrumar um lugar melhor pra ele, mais quanto a modificação, achei muito bom, outra coisa, vc já reparou, que assim que liga o ps3, ela fica um pouco mais forte, e depois baixa pra velocidade que vc ajustou? e durante o jogo, dependendo da exigencia gráfica, ele chega a aumentar um pokinho, acho que isso cabe, q o console manda um pulso para aumentar, só que quando estamos com o console original, não conseguimos perceber, mais com a modificação pelo menos pra mim, que fiz os testes de madrugada, já no silencio total (onde realmente pesa o fator ruído) eu consegui perceber essas pequenas variações de rotação, assim que liga fica um pouco mais alto por uns 3 segundos, em seguida abaixa pra rotação que vc ajustou, durante o jogo as vezes aumenta um pouco, e assim que se tira o jogo, voltando pra XMB, ela abaixa pra velocidade regulada novamente... achei isso muito bom, pq realmente prova que o circuito não interfere em nada na comunicação do cpu com o controle do cooler...

Mais uma vez...

APROVADO...

basara
18-02-2011, 17:06
Valeu Diego pelo depoimento....

eu fiquei na duvida tb se deveria fazer algo do tipo no meu....

E até achei coerente a linha de pensamento do Pablo (no video dele) referente a funcionalidade da plaquinha q ele projetou....

Comprei o meu Ps3 no Boulevard Monti Mare que agora esta fechado (foi interditado)... assim, nem sei oq vai dar se precisar da garantia... já q a loja nao existe mais....

então acho melhor previnir do que remediar.....

ramonbn
19-02-2011, 11:23
PEssoal, estive vendo no site dealextreme, um tipo de aspirador para limpar as entradas do ps3, segue link, http://www.dealextreme.com/p/usb-powered-high-speed-vacuum-11131, o que você acha, acha que vale a pena comprar para limpar, as vezes, as entradas do ps3 ?

Este link é somente um exemplo, tem vários tipos lá !!!

ramonbn
19-02-2011, 14:01
wuemura, alguém ??

elio_filho
19-02-2011, 18:27
Pq não usa o bom e velho ARNO / WALITTA / ELECTROLUX de 1400W para limpar seu PS3? :D

Abraços curiosos,

MikkiEnzo
19-02-2011, 22:30
Cara qual modelo do seu PS3, Slim ou FAT??
Acho mais fácil abrir ele e limpar tudo.

wuemura
20-02-2011, 01:31
wuemura, alguém ??
Abre e limpa, mais eficiente e é de graça.

ramonbn
20-02-2011, 09:29
Valeu galera !!!!

Vinnie Chaves
22-02-2011, 15:06
Há aproximadamente três (3) dias atrás eu era um garoto cheio de dúvidas sobre o Ps3 Slim e seus "problemas"...

No entanto, encontrei este fórum.! Inicialmente achei que seria como os vários outros que visitei e alguns que até me cadastrei, estava ERRADO!

AQUI, encontrei pessoas entendidas e conseqüentemente respostas pra minhas inúmeras perguntas! Num outro tópico criado por mim, expressei minha incerteza e dúvida sobre comprar/não comprar o Ps3 Slim... isso devido aos muitos comentários sobre seu "terrível aquecimento".

Hoje, não mais tenho incerteza! Graças à vocês e Especialmente ao Wuemura! Cara, é bom tê-lo em fóruns como este! Quantas pessoas deixam de comprar algo que querem por não ter um auxílio inteligente. Ou por concluir erradamente conceitos sobre o que pretende comprar...

Enfim, obrigado à todos pelos esclarecimentos! :rever1:
E por causa de vocês, comprarei o meu Ps3 Slim! :bD

Vlw!

Vinnie Chaves

ramonbn
22-02-2011, 15:11
Há aproximadamente três (3) dias atrás eu era um garoto cheio de dúvidas sobre o Ps3 Slim e seus "problemas"...

No entanto, encontrei este fórum.! Inicialmente achei que seria como os vários outros que visitei e alguns que até me cadastrei, estava ERRADO!

AQUI, encontrei pessoas entendidas e conseqüentemente respostas pra minhas inúmeras perguntas! Num outro tópico criado por mim, expressei minha incerteza e dúvida sobre comprar/não comprar o Ps3 Slim... isso devido aos muitos comentários sobre seu "terrível aquecimento".

Hoje, não mais tenho incerteza! Graças à vocês e Especialmente ao Wuemura! Cara, é bom tê-lo em fóruns como este! Quantas pessoas deixam de comprar algo que querem por não ter um auxílio inteligente. Ou por concluir erradamente conceitos sobre o que pretende comprar...

Vlw!

Vinnie Chaves

É isso aí Vinnie, começei aos poucos e agora não consigo ficar um dia sem olhar este fórum, comprei meu ps3 e TV em função do fórum e claro através da ajuda de muitos aqui !!!

Só tenho a agradecer a todos também !!

wuemura
22-02-2011, 17:53

Vlw!

Vinnie Chaves

Disponha! :legal:

Aqui eu continuo usando o PS3 Slim primeiro modelo desde Novembro de 2009 usando ele mais de 8 horas por dia sem qualquer problema.

NetoRJ
22-02-2011, 19:33
Galera, lembrando que com o aumento da velocidade do cooler, a tendência de "sugar" mais poeira, vai ser inevitável, então, vamos aumentar o cuidado com a limpeza também, pois em nada vai adiantar aumentarmos a eficiência térmica do processo de dissipação de calor e descuidarmos com a prevenção com a poeira!

Ou seja, de vez em quando usarmos o bom e velho aspirador de pó potente, nas saídas de ar para tirarmos o excesso de poeira e depois de alguns anos (ou ano), desmontamos e fazemos o processo de limpeza manual mesmo!

wuemura
22-02-2011, 19:49
Essa questão de limpeza depende muito da região aonde a pessoa mora, eu limpo a cada dois mêses e aspirador de pó não adianta, tem que abrir e limpar, inclusive remover o ventilador do PS3 e limpar as hélices com cuidado, usando um cotonete. Ainda assim, sem modificação ele já acumula uma boa quantidade de sujeira.

fccosta
22-02-2011, 21:25
Então meu PS3 ainda esta para chegar, mas como o amigo em cima estou lendo muito o forum para ter cuidado com o investimento que não é baixo. O meu vai chegar na garantia, como limpar ele para retirar essas poeiras?
Como você disse que so o aspirador de po não adianta, me preocupei, rsss. Não posso abri-lo né senão perco a garantia. Como vocês fizeram para mante-lo limpo nesse período que esta na garantia, ou não preciso me preocupar e so esperar os 90 dias e depois limpa-lo de boa?
Vlw galera vc´s estão de parabens como o amigo acima falou.

P.s: só comprei meu PS3 depois que li o forum, bem como minha TV.

MikkiEnzo
22-02-2011, 21:32
Vixi cara, aconselho não mexer em nada. Se caso tiver pra acabar a garantia e seu PS3 tiver sofrendo com isso(aquecimento e talz) faltando 1 semana pra acaba ou 2 +/- a garantia, acho que você poderia abrir ele e ja colocar aquele chip e fazer uma limpa geral nele.
Mais de cara não mexe em nada.

Então meu PS3 ainda esta para chegar, mas como o amigo em cima estou lendo muito o forum para ter cuidado com o investimento que não é baixo. O meu vai chegar na garantia, como limpar ele para retirar essas poeiras?
Como você disse que so o aspirador de po não adianta, me preocupei, rsss. Não posso abri-lo né senão perco a garantia. Como vocês fizeram para mante-lo limpo nesse período que esta na garantia, ou não preciso me preocupar e so esperar os 90 dias e depois limpa-lo de boa?

elio_filho
22-02-2011, 23:15
Só de pensar em abrir o PS3 já fico tenso, pelo medo de quebrar, perder parafusos, deixar cair, sei lá.

Capricho na limpeza externa e no aspirador de pó demoradamente passado em todas as frestas e ranhuras, em cima e embaixo, nas laterais e grades, até no joy ando passando! hahahaha

Abraços limpeza pouca é bobagem,

wuemura
23-02-2011, 01:34

Para casos como o seu.

1. Mantenha a área sempre limpa.
2. Limpe a região do PS3 antes de jogar.
3. Compre um pincel de pêlo de castor pequeno, ele tem cêrdas super macias, use ele para limpar a região do slot de entrada do disco.
4. Terminou de jogar, retire o disco do PS3, desligue-o e o cubra com um pano ou tecido, não precisa esperar esfriar mas tenha absoluta certeza de que ele está desligado!

Antes que alguém pergunte "que tipo de pessoa faria tudo isso?"
Eu faço, justamente para proteger meu investimento, passei um ano pagando mensalmente até quitar no ano passado e diferente de alguns amigos inclusive aqui do fórum, meu PS3 Slim continua funcionando sem maiores problemas, digo isso pois conheço muita gente que comprou o PS3 Slim na mesma época que eu e o deles já apresentou diversos problemas, incluindo travamentos e troca do leitor, um em especial teve que trocar o leitor duas vezes e o problema não foi da Sony ter feito "um leitor fraco".

O problema é que ele não sabia manusear um disco e todos os discos dele estão arranhados, ai não há leitor que dure mesmo.

ramonbn
23-02-2011, 08:44
Galera;

Não sei se é precaução demais, mas eu faço da seguinte forma, quando comprei o meu ps3 slim, ano passado, comprei junto uma maleta, tipo de notebook, quando ele não está em uso, guardo ele em sua maleta !!! Protegido de todo e qualquer pó, pois se formos notar é muito pó que junta numa semana nos móveis !!

Mateus_mart
23-02-2011, 14:30
Acho todo esse cuidado muito relativo...
Faz mais de 1 ano que meu PS3 Slim está no rack da sala onde o único cuidado que tenho é deixá-lo com mais espaço livre em relação aos demais equipos.

Acho que não é um bom negócio ligar e desligar todos os cabos e conexões toda a vez que for utilizá-lo. Considerando que ligo o VG todos os dias pelo menos umas 2 horas....:bD

A única coisa que faço que pode ser desnecessário no ponto de vista de algumas pessoas é ligar o PS3 num condicionador Panamax que utilizo para o meu HT. De qq forma, é mais uma proteção para as variações de energia. Melhor do que os filtros de linha xing-ling...:lol:

abs

ramonbn
23-02-2011, 14:35
Retiro ele e guardo porque normalmente dia de semana não uso, somente nos finais de semana, pois trabalhar e estudar a noite, só me restaria de madrugada, não que não tenha vontade, mas tenho que dormir...hehehehehe..

Será que pode ocasionar algum problema este procedimento que faço ?

elio_filho
23-02-2011, 15:22
Eu diria que sim, especialmente nos contatos da tomada e do HDMI. Mas isso a médio/longo prazo.

Se bem que pelo seu uso, tão esporádico, quando seu PS3 ficar velho e com defeitos já estaremos no PS5 ou 6... hahahaha :D

Abraços seguro morreu de velho, banguela e careca,

wuemura
23-02-2011, 18:54
Acho que não é um bom negócio ligar e desligar todos os cabos e conexões toda a vez que for utilizá-lo. Considerando que ligo o VG todos os dias pelo menos umas 2 horas....:bD

A única coisa que faço que pode ser desnecessário no ponto de vista de algumas pessoas é ligar o PS3 num condicionador Panamax que utilizo para o meu HT. De qq forma, é mais uma proteção para as variações de energia. Melhor do que os filtros de linha xing-ling...:lol:

abs

Correto, não é recomendável ficar conectando e desconectando, por que?

Geralmente as pessoas conectam mais de um aparelho entre si, TV no DVD/BD, console, VHS, HT etc. Conectando equipamentos de diferente potenciais juntos gera uma corrente indesejável que circula por todos estes aparelhos, como a maioria não tem um ponto de terra para escoar este excesso de corrente ele ficar circulando pelos aparelhos. Ao ficar conectando e desconectando aparelho ocorre uma descarga de energia acima de 1000 volts que pode causar a queima do aparelho que está sendo ligado.

Um teste simples que pode ser feito é, com os pés descalços e um pouco húmido desconecte um cabo e encoste-o na ponta do seu lábio, se sentir uma beliscada é porque você tem problemas de aterramento e precisa providenciar um urgente.

Eu não acho necessário um condicionador de energia, a não ser que você já o utilize para outra coisa, porém no mínimo um nobreak é obrigatório já que o PS3 é um aparelho que tem HDD interno e uma eventual falta de energia pode corromper a partição do mesmo.

Rapha1
23-02-2011, 19:35
Saudações a todos os colegas que acompanham esse tópico e, em especial, ao Wuemura, pela criação da discussão e pela efetiva participação nela :aplauso:.
Acabei de terminar de ler TODO o tópico e achei interessante postar aqui as medidas que já havia tomado para amenizar a temperatura de meu console:
Comprei o console há aproximadamente um mês e notei que esquentava muito. Como sou paranoico com meus “brinquedos”, pesquisei e resolvi fazer algo para, ao menos, diminuir sua temperatura, mesmo tendo me convencido de que a tal “YLOD” parece ser inevitável e que quando se compra um ps3 ele deveria vir com a frase “Alea jacta est”, mas tudo bem...
Todo o ht:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400128/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400128/in/photostream/)
A pedra:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789739/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789739/in/photostream/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789255/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789255/in/photostream/)
O cooler:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437399772/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437399772/in/photostream/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789415/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789415/in/photostream/)
Os dois:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790245/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790245/in/set-72157626028072832/)
Os três:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400746/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400746/in/set-72157626028072832/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791313/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791313/in/set-72157626028072832/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791165/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791165/in/set-72157626028072832/)
Usb ponta dupla:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790745/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790745/in/set-72157626028072832/)
Até que ficou charmoso:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791021/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791021/in/set-72157626028072832/)
Essa vai especialmente para nosso querido dragão:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790059/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790059/in/set-72157626028072832/)
Conclusão:
Através do método extremamente científico que vocês puderam observar, jogando GOW 1 e 2 sem parar, primeiro somente no console e depois, com o sistema de resfriamento “rapha1” (hehehe), observei uma queda de temperatura na região onde coloquei o termômetro, de 4 a 5 graus.
Antes, a madeira do móvel até estalava e daria pra fritar um ovo na base e no topo do console; agora, a pedra fica, no muito, morna e assim também ocorre na carcaça do ps3.
Mesmo que seja somente “efeito placebo”, tendo em vista o baixo valor investido e o pouco trabalho, fiquei muito satisfeito com o resultado obtido.
Um grande abraço a todos e lembrem-se: A VIDA NÃO PODE SER LEVADA A SÉRIO!

Como disse antes, lí todo o tópico e, divergindo um pouquinho de algumas opiniões aqui postadas, quando chegou a pedra de granito com os rasgos que mandei fazer nela, joguei um tempo somente com ela embaixo do console e já pude perceber uma queda moderada de temperatura (talvez explicada pela presença dos rasgos...). Agora, vou testar a inversão da pedra, para que os rasgos fiquem no sentido "frente/traseira" do ps3 e observar se melhora, piora ou se fica na mesma.
Tendo em vista a veemência do Wuemura:chicote: de que pedras de granito, mármore, vidro, gelo etc. não ajudam em nada, também vou testar somente com o cooler embaixo do console e também, pedra, cooler no meio e console (meio que sem propósito isso :bD).[/FONT]

[FONT=Calibri]Se tiveram paciência para ler meu "post" e visualizar as fotos, fiquem a vontade para opinar a respeito, mesmo que tenham achado tudo uma bela porcaria :p, pois prezo muito a franqueza nas pessoas.
Agradeço DEMAIS se alguém puder me ensinar a como postar as fotos diretamente no tópico.

Grande abraço a todos!

ramonbn
23-02-2011, 22:38
Correto, não é recomendável ficar conectando e desconectando, por que?

Geralmente as pessoas conectam mais de um aparelho entre si, TV no DVD/BD, console, VHS, HT etc. Conectando equipamentos de diferente potenciais juntos gera uma corrente indesejável que circula por todos estes aparelhos, como a maioria não tem um ponto de terra para escoar este excesso de corrente ele ficar circulando pelos aparelhos. Ao ficar conectando e desconectando aparelho ocorre uma descarga de energia acima de 1000 volts que pode causar a queima do aparelho que está sendo ligado.

Um teste simples que pode ser feito é, com os pés descalços e um pouco húmido desconecte um cabo e encoste-o na ponta do seu lábio, se sentir uma beliscada é porque você tem problemas de aterramento e precisa providenciar um urgente.

Eu não acho necessário um condicionador de energia, a não ser que você já o utilize para outra coisa, porém no mínimo um nobreak é obrigatório já que o PS3 é um aparelho que tem HDD interno e uma eventual falta de energia pode corromper a partição do mesmo.

O fato de utilizar um filtro de linha, e desligá-lo, sempre que eu for instalar o ps3, já minimiza os efeitos que você citou ?

wuemura
23-02-2011, 22:44
Se desligar todos os aparelhos juntos não tem problema, e apenas uma sugestão, não use filtro de linha nem estabilizador pois estes não servem para nada. Recomendo um nobreak para todos os aparelhos e mais o fio terra devidamente instalado por um eletricista especializado.

ramonbn
23-02-2011, 22:54
Se desligar todos os aparelhos juntos não tem problema, e apenas uma sugestão, não use filtro de linha nem estabilizador pois estes não servem para nada. Recomendo um nobreak para todos os aparelhos e mais o fio terra devidamente instalado por um eletricista especializado.

Muito Obrigado !!

Rodrigo_1983
06-03-2011, 16:58
Estou querendo comprar um Ps3, mas diante deste topico sobre aquecimento do modelo slim, fiquei com a pulga atras da orelha rs, ainda mais com esse boato de um novo Ps3 vindo por ai.

A respeito sobre o aquecimento, pesquisei num site de uma loja aki perto de casa e fiquei interessado numa base de notebbok e gostaria de saber se vale a pena compra-la.

As especificações da base são estas:

- Material
Mesh em metal / Plástico / Borracha

- Dimensão:
370 x 265 x 33 ~ 58mm

- Peso:
1.05 kg

- Conexão USB:
USB 2.0/1.1 x4
Mini-USB x1(para energia)

- Compatibilidade:
Suporta notebooks de 9" ~ 17"

- Dimensão da Fan:
140 x 140 x 15 mm

- Velocidade da Fan:
700 ~ 1400 RPM

- Nível de ruído da Fan (dB-A):
15 dBA (Min.)

- Cabo:
600 mm

Para mais detalhes:

http://www.umpoukodetudo.com.br/cooler/notebook/cooler-notebook-coolermaster-notepal-ergostand-preto.html

Achei interessante essa base pelo fato de ter suporte de borracha (os tais pezinhos ) para ter uma certa altura entre o Ps3 e a base.

Sobre o tamanho, me parece que a base eh maior que o Ps3, será que isso possa atrapalhar alguma coisa sobre a ventilação/dissipação.

Sobre o fluxo de ar, nao tem especificação, mas pelo que entendi, quanto maior a velocidade do cooler maior eh o fluxo de ar, certo??

Gostaria de saber o que vcs acham, se aprovam ou reprovam.

MikkiEnzo
06-03-2011, 17:30
Rodrigo_1983 aconselho a você colocar o "famoso" chip do Pablo, eu tenho ele instalado aqui no meu ps3 slim de 250gb e jogo o dia inteiro e queira você acredite ou não,jogo + de 12 horas diretos(qse sempre) e o ps3 não esquenta quase nada.
Tive problemas com o aquecimento antes de instala o chip mas depois nunca mais tive e também coloquei uns pézinhos no meu ps3....
http://www.neotecnologia.com.br/loja/Index.php/

Makev
06-03-2011, 17:51
O meu PS3 esquenta mas normal como todo outro aparelho eletronico, e olha que uso ele direto.
PS3 Slim de 500gb.

Rodrigo_1983
06-03-2011, 19:04
Rodrigo_1983 aconselho a você colocar o "famoso" chip do Pablo, eu tenho ele instalado aqui no meu ps3 slim de 250gb e jogo o dia inteiro e queira você acredite ou não,jogo + de 12 horas diretos(qse sempre) e o ps3 não esquenta quase nada.
Tive problemas com o aquecimento antes de instala o chip mas depois nunca mais tive e também coloquei uns pézinhos no meu ps3....
http://www.neotecnologia.com.br/loja/Index.php/

Será que vale a pena fazer essa tal alteração, pois aumentando a rotação do cooler do Ps3, com o tempo possa queimar e tambem as "engrenagens" do cooler podem se gastar ou ate mesmo "colar" no suporte, ex: alternador de carros

MikkiEnzo
06-03-2011, 19:38
Não cara essa aceleração é normal se você perceber quando ele começa esquenta ele da uma acelerada(isso sem o chip) não tem risco de estraga o ps3 pois o ps3 ja vem com sistema pra aguentar esse up de boa...

Será que vale a pena fazer essa tal alteração, pois aumentando a rotação do cooler do Ps3, com o tempo possa queimar e tambem as "engrenagens" do cooler podem se gastar ou ate mesmo "colar" no suporte, ex: alternador de carros

Poison-X
06-04-2011, 12:42
Saudações a todos os colegas que acompanham esse tópico e, em especial, ao Wuemura, pela criação da discussão e pela efetiva participação nela :aplauso:.
Acabei de terminar de ler TODO o tópico e achei interessante postar aqui as medidas que já havia tomado para amenizar a temperatura de meu console:
Comprei o console há aproximadamente um mês e notei que esquentava muito. Como sou paranoico com meus “brinquedos”, pesquisei e resolvi fazer algo para, ao menos, diminuir sua temperatura, mesmo tendo me convencido de que a tal “YLOD” parece ser inevitável e que quando se compra um ps3 ele deveria vir com a frase “Alea jacta est”, mas tudo bem...
Todo o ht:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400128/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400128/in/photostream/)
A pedra:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789739/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789739/in/photostream/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789255/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789255/in/photostream/)
O cooler:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437399772/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437399772/in/photostream/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789415/in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436789415/in/photostream/)
Os dois:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790245/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790245/in/set-72157626028072832/)
Os três:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400746/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5437400746/in/set-72157626028072832/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791313/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791313/in/set-72157626028072832/)
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791165/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791165/in/set-72157626028072832/)
Usb ponta dupla:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790745/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790745/in/set-72157626028072832/)
Até que ficou charmoso:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791021/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436791021/in/set-72157626028072832/)
Essa vai especialmente para nosso querido dragão:
http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790059/in/set-72157626028072832/ (http://www.flickr.com/photos/raphamori/5436790059/in/set-72157626028072832/)
Conclusão:
Através do método extremamente científico que vocês puderam observar, jogando GOW 1 e 2 sem parar, primeiro somente no console e depois, com o sistema de resfriamento “rapha1” (hehehe), observei uma queda de temperatura na região onde coloquei o termômetro, de 4 a 5 graus.
Antes, a madeira do móvel até estalava e daria pra fritar um ovo na base e no topo do console; agora, a pedra fica, no muito, morna e assim também ocorre na carcaça do ps3.
Mesmo que seja somente “efeito placebo”, tendo em vista o baixo valor investido e o pouco trabalho, fiquei muito satisfeito com o resultado obtido.
Um grande abraço a todos e lembrem-se: A VIDA NÃO PODE SER LEVADA A SÉRIO!

Como disse antes, lí todo o tópico e, divergindo um pouquinho de algumas opiniões aqui postadas, quando chegou a pedra de granito com os rasgos que mandei fazer nela, joguei um tempo somente com ela embaixo do console e já pude perceber uma queda moderada de temperatura (talvez explicada pela presença dos rasgos...). Agora, vou testar a inversão da pedra, para que os rasgos fiquem no sentido "frente/traseira" do ps3 e observar se melhora, piora ou se fica na mesma.
Tendo em vista a veemência do Wuemura:chicote: de que pedras de granito, mármore, vidro, gelo etc. não ajudam em nada, também vou testar somente com o cooler embaixo do console e também, pedra, cooler no meio e console (meio que sem propósito isso :bD).[/FONT]

[FONT=Calibri]Se tiveram paciência para ler meu "post" e visualizar as fotos, fiquem a vontade para opinar a respeito, mesmo que tenham achado tudo uma bela porcaria :p, pois prezo muito a franqueza nas pessoas.
Agradeço DEMAIS se alguém puder me ensinar a como postar as fotos diretamente no tópico.

Grande abraço a todos!

Acho que se vc utilizasse um alumínio preto no lugar dessa pedra ia dar resultado muito positivo... já fez o teste com alumínio?

Rapha1
08-04-2011, 12:24
Fala Poison-X!
Tinha essa ideia, mas como meu sistema "estabilizou", parei de me preocupar com a temperatura e estou apenas curtindo meu ps3. Pensei também nesse "chip do Pablo" que o pessoal fala, mas acho temerário fazer uma mudança dessas, a qual implica em alteração do funcionamento original do ps3.
Voltando ao alumínio, onde será que posso conseguir uma placa no formato da pedra para tentar a solução?
Abraço.

Poison-X
08-04-2011, 14:51
Loja de alumínio :P ...

Brincadeira, nas lojas que fazem esquadrias de alumínio (portas, janelas etc) deve vender... uma placa dessas deve ser baratim, mede o PS3 com uma reguinha, vai lá e pede um orçamento... deve sair uns 30 a 50 reais.
Esse negócio de colocar chip aki e alí eu não sou muito fã não... melhor deixar do geito que tá, apenas coloquei as espuminhas de móveis em baixo do meu e melhorou um pouqinho.

Jeffboy
04-05-2011, 23:40
Caro Wuemura!
Comprei meu Ps3 Slim a dois dias e vi as controvérsias sobre os componentes para dissipar o calor.
Gostaria de saber sobre um cooler que é colocado na parte traseira do console (http://s1.mptudo.com/Produtos.asp?ProdutoID=2386).
Ou a base para notebook é suficiente?
Abraços!

wuemura
05-05-2011, 05:11
A base de notebook só é necessário para o primeiro modelo do slim CECH-20xx os modelos CECH-21xx e posteriores não precisam mais disso.

Não use qualquer tipo de adaptador na traseira do PS3 slim!!!
Deixe-o em uma área bem ventilada, ele não precisa de mais nada.

Jeffboy
05-05-2011, 06:33
Valeu mesmo cara!
Muito instrutivo o fórum....
Só mais uma coisa, preciso realmente coloca-lo na vertical?
O meu modelo é o Slim CECH-2511B, 320 GB.
Abraço!