PDA

Ver Versão Completa : Ventilador de teto

Raphael Ramos
19-02-2005, 11:04
Amigos,

Sei que um ventilador não é uma solução dígna de uma sala de HT, mas como o APÊ é alugado só vou instalar o AC em junho quando renovo o contrato.
A pergunta é a seguinte:
O fluxo de ar gerado por um ventilador de teto pode interferir nas ondas sonoras, sobretudo nas de baixa frequencia?

Ps:Minha pergunta é absurdahttp://htforum.com/vb/images/smilies/rolleyes.gif?

IAMDIX
19-02-2005, 11:27
Raphael,

a tua pergunta não é tam absurda assim.

Na minha sala não tem como colocar o ar-c pois as minhas janelas não tem vidros e somente venecianas e estou usando um ventilador de teto (mais um vai chegar cedo);

Vai influir no resultado final?
com certeza sim, e não somente nos graves, mas em todo o espectro da musica, tirando mais o menos um 15/20 % do prazer musical.

agora aumentando o volume ele afeta somente um 5%.

Incomoda? sim mas no meu caso não poderia ficar sem pois seria pior com esse calor.

Espero ter ajudado
abraço
Diego

Ricardo Pontes
19-02-2005, 16:43
De jeito nenhum raphael,

pergunta boa,atrapalha sim os graves,mas pior é quando o termostato ,o regulador de velocidade induzir no som com um ruido chato ....

Raphael Ramos
21-02-2005, 08:22
Diego,
vc vai instalar mais 1? Qual a marca/modelo do seu ventilador?

Ricardo,

Meu ventilador não faz este barulhinho não, ainda bem....mas de que modo ele interfere nos graves?

Dennis
21-02-2005, 08:49
Raphael,

Som é deslocamento de ar.
Se você desloca ar a partir de outra fonte além das caixas acústicas, você terá uma interferência entre elas. Embora essa interferência se dê, a rigor, em toda faixa, seu efeito será mais perceptível nos graves por terem uma frequência mais próxima à de rotação do ventilador. Mas não se iluda, porque a rigor mesmo os agudos cabam sendo "modulados" pelo vento.

Agora pior é passar calor. :D

Raphael Ramos
21-02-2005, 08:58
Raphael,

Muito clara sua observação. Até pensei:"como não pensei isso anteshttp://htforum.com/vb/images/more_smilies/orangebiggrin.gif ?"

IAMDIX
21-02-2005, 10:20
Raphael,

acho que é da Argo com pas de madeira, mas qualquer um de boa qualidade presta.

Deve custar um 60,00 R$ salvo engano.

abraço
Diego

Ricardo Pontes
21-02-2005, 18:10
É isso aí ,rafa.!

Raphael Ramos
24-02-2005, 11:35
Valeu Ricardo,

Aos poucos vou me soltando:legal: !

Dmaumau
24-02-2005, 11:53
É isso ai pessoal,

Ruim com ele, MUITO pior sem ele.

Ventilador de teto já :legal:

Só um detalhe, tenho 2 desses em Campinas e há modelos MUITO barulhentos. Recomendo uma cuidadosa escolha, não apenas pelo preço, ANTES de se decidir a comprar.

Esses xing-ling que custam bem baratinho, são uma fonte de clics e clecs e já que estamos falando em usar na sala de audio, compre um BEM silencioso.

Miro
24-02-2005, 12:30
Oi pessoal
Tenho um modelo Spirit c/ 2 pas :legal:, ele e bem silencioso.
Recentemente eles lançaram um modelo com 3 pas.
Um Abraço

Massao
24-02-2005, 13:47
Também uso o Spirit de 2 pás, ele tem um bom fluxo de ar, muito silencioso e design muito legal. Vale a pena "escutar" o de 3 pás.

Abraços,

Massao

§ilvio
24-02-2005, 14:28

A velocidade do som no ar é de 340 m/s, e a velocidade do ar "bombeado" pelo ventilador deve ficar na faixa de uns 2 a 3 m/s, ou seja, quando a massa de ar começar a se deslocar pelo ventilador, o gravão já passou zunindo!! (não, quem passa zunindo são os agudos, né !! :riso: ) Então, pergunto como leigo, a influência auditiva, do vento, é perceptível ?
Ou será que a influência maior é o próprio som do movimento das pás (~3600 rpm x 3 pas = 180 Hz)??

Raphael Ramos
24-02-2005, 16:00
É isso ai pessoal,

Ruim com ele, MUITO pior sem ele.

Ventilador de teto já :legal:

Esses xing-ling que custam bem baratinho, são uma fonte de clics e clecs e já que estamos falando em usar na sala de audio, compre um BEM silencioso.
Tarde de mais:aiai: , e olha que ele custou R$ 250,00 na tok&stock!
Boa dica esses de 2 pás. Quando comprei o meu tinha destes lá, mas como eu não tinha o forum pra perguntar.....:hilario:

LUIS - RS
24-02-2005, 16:41
Pegando uma carona neste tópico, gostaria de perguntar aos colegas se algum de vocês que têm projetor têm também um ventilador de teto instalado na sala, digamos que "a meio caminho" entre o projetor e a tela.

Pergunto porque eu tenho um ventilador (o qual não gostaria de retirar por causa do calor, e para comprar ar condicionado vai faltar $vontade$ por um bom tempo). Estou fazendo os cálculos de altura, distância, etc para a instalação, e queria aproveitar para saber se alguém já passou por isto e teria como ajudar a identificar a distância mínima que o ventilador teria que ficar do projetor para não projetar sombra na imagem.

O projetor é um SP4805, a tela será uma Kreische 92" Wide e a distância projetor-tela deverá ser de 4m.

Esta pergunta é para quem tem casa/apto. com pé direito "normal" (2,60m-2,70m), não vale para o §ílvio que tem um pé direito de hangar de 747 :D .

Abraços

Luis

Dmaumau
24-02-2005, 16:48
Luis, se a haste do ventilador está no meio do caminho...

Além disso, a ventania do ventilador não deve ser muito boa pra poeira na sala e, por conseguinte, para o projetor. Faça uma busca por dust blob.

LUIS - RS
24-02-2005, 16:59
Maurício,

Sim, a haste do ventilador ficaria no meio do caminho entre o projetor e a tela :-/ .

E com mais este problema da poeira :( ,

Me f... :choro:

Abração

Luis

johnnie
24-02-2005, 17:17
tchê ventilador no Rio Grande???:D aí é um gelo

amigo Maurício lembrou bem.....poeira, poeira, poeira...cof, cof, cof...e a vibração.....ventilador tremendo.....projetor tremendo

sua lente vai ficar vedada e com trepidação...é melhor não colocar:)

abração

§ilvio
24-02-2005, 17:28
Esta pergunta é para quem tem casa/apto. com pé direito "normal" (2,60m-2,70m), não vale para o §ílvio que tem um pé direito de hangar de 747 :D

:hilario: :hilario: :aplauso:

kakakaka rsrsrs!!!! Nem tanto, meu amigo Luis... Eu queria mesmo era que coubesse um 777... não o boeing, mas o infocus !!! ehhehehehe

Mas... Será que dá problema mesmo? Se o ventilador soprar para baixo, somente, talvez não vai jogue poeira no projetor...

Quanto tem de altura um ventilador de teto, uns 50 cm? Dá para fazer a conta do offset do projetor e achar essa distância, sim. Vou rabiscar alguma coisa.

Um abraço !

LUIS - RS
24-02-2005, 17:46
João,

38º à sombra em janeiro/fevereiro tá bom pra ti? :D Só com muita :brinde: prá enfrentar! Não é colocar não, o ventilador tá lá desde sempre, eu vou ter é que me virar sem ele!

A coisa aqui só começa a refrescar lá por abril. Aí quando chega junho/julho sim, prá achar o "Júnior" na hora do xixi, só amarrando uma cordinha :hilario: .
O problema é que o HT fica no lado da casa onde bate o sol da tarde, ou seja, é a parte mais quente de todas. E pior, pelo que andei olhando, vou precisar de uns 30.000 BTU para refrigerar a sala toda, ou seja, isto significa um split duplo que custa o olho da cara! Só lá por 2008 :( !

§ílvio,

O problema é contar com a colaboração da poeira, que por sinal ADORA grudar em fontes de estática como eletrônicos...

Eu tenho essa medida anotada nos meus alfarrábios, mas tá lá em casa, amanhã vou trazer e posto aqui, ok?

Abraço forte

Luis

johnnie
24-02-2005, 17:53
tchê,

tú já fez xixi em pedrinhas??? eu já no gelo a -20 graus :)

não esquente a cabeça com o ventilador. A tarde é que faz sol??? no problem, vc não vai assitir de dia mesmo :) :)

a não ser que coloque cortinas e mais cortinas para vedar o sol

abração

LUIS - RS
24-02-2005, 18:05
João,

Xixi em pedrinhas? :oloko: Tem certeza de que você não estava expulsando cálculos renais? :)

É que à noite é quente também, sem algum tipo de ventilação/resfriamento não dá prá ficar. Nem que tenha que partir para um(ns) ventilador(es) de pé mesmo, mas aí é um saco, atravanca tudo. Eu queria esgotar a possibilidade de tentar ficar com o ventilador de teto mesmo, nem que tivesse que encurtar um pouco a haste dele, sei lá.

Os blecautes (é assim que chama essas cortinas tipo de hotel, que vedam MESMO o sol) já estão na previsão do projeto. A sogra trabalha com isso e aí facilita, é só comprar o material que ela faz o serviço. Também, algum lucro eu tinha que ter, depois que descontei a duplicata que ela tinha em casa, né? :D

Abração

Luis

johnnie
25-02-2005, 09:07
tchê Luis...pedrinhas sim senhor, bem....eu estava meio bebum naquele gelo todo (pra esquentar sabe como é) , uns scocths a mais na cabeça, mas eu juro que vi saindo em forma de gelo:hilario: :hilario:

agora é sério:D eu "acho" que o ventilador pode causar: poeira e trepidação

mas achar é uma coisa e a realidade é outra, vc tem tempo de analisar o efeito

abração

LUIS - RS
25-02-2005, 09:41
Ah, agora entendi :) . Eu também já vi a Gisele Bündchen me chamando, uma vez que eu estava neste estadinho relatado por ti :D

É Johnnie, vou fazer como tudo que estou fazendo nesta coisa da instalação do projetor: com muita caaaaalma, prá não dar m....

A propósito, §ilvio, medi a haste do ventilador: tem 48 cm. O problema todo é que as pás, que giram paralelas ao final da haste, formam um círculo de 1,20m de diâmetro.

Pelos meus cálculos preliminares (juro que este fim-de-semana eu exporto a família prá casa da avó e vou me dedicar ao MEU projeto), a lente do projetor ficaria a 1,5m da haste e a 0,90 da extremidade da pá. Se o centro da lente ficar a uns 16cm do teto (calculado pela tabela da Infocus, vou checar tudo isso direitinho), acho que não tem jeito mesmo: ferrou :-/ .

O que você pensa?

Abração

Luis

Ricardo Pontes
25-02-2005, 10:47
Que ,ventilador que nada.

Trinca os dentes,compra um ar de 10 vezes[nem sente].

Só em pensar no ruido das pás contra o vento fazendo ''sintonia'' com o
contra baixo do Ron Carter,deus me livre!

'''''o calça de veludo ou .....de fora....''''

ricardo.

LUIS - RS
25-02-2005, 10:52
'''''o calça de veludo ou .....de fora....''''

:hilario: :hilario: :hilario:

Ricardo,

Que dá vontade, dá mesmo. Só que aí é divórcio na certa...

Abração

Luis

Raphael Ramos
25-02-2005, 13:57
Eu disse, eu falei...ventilador não é uma solução dígna de um sala de HT.
Luiz, eu voto no crediário. Tem Casas Bahia ai?:)

§ilvio
25-02-2005, 14:12
A propósito, §ilvio, medi a haste do ventilador: tem 48 cm. O problema todo é que as pás, que giram paralelas ao final da haste, formam um círculo de 1,20m de diâmetro.a lente do projetor ficaria a 1,5m da haste e a 0,90 da extremidade da pá.

É, c/ 90 cm de distância entre a lente e a pá não dá para "tirar" os (48-16=32)cm de altura. Vai fazer strobo com a imagem, mesmo.

E aqueles circuladores tipo "torre"? são bem menos trambolhos. Vai tocando com um, até conseguir convencer a patroa pelo A.C...;)

LUIS - RS
25-02-2005, 14:28
Ai, ai, ai, ai ...:aiai: :aiai: :aiai:

Esse forum só me arranja confusão em casa :concordo: .

Ainda bem que agora vem o inverno e dá prá ir levando sem ventilação sem mesmo.

Mas já vou me planejando para no final do ano marchar no split duplo.

Obrigado Sílvio e demais amigos pela dicas e pelas preciosas recomendações de como esvaziar ainda mais o meu já combalido bolso :riso: .

Abração

Luis

johnnie
25-02-2005, 14:49
Luis,

pensa bem.....projetor super legal, tela automática, receiver, DTS, Dolby Digital, 05 caixas acústicas, subwoofer.....alta tecnologia

e um ventilador no teto:choro: :choro: :choro: :choro:

abração

LUIS - RS
25-02-2005, 14:56
pensa bem.....projetor super legal, tela automática, receiver, DTS, Dolby Digital, 05 caixas acústicas, subwoofer.....alta tecnologia e um ventilador no teto

Tá bom, tá bom, eu me rendo :rever1:

Johnnie, Raphael, Ricardo, §ilvio e demais colegas, podem parar de me dar pedrada, o ventilador vai sair da sala com a chegada do Infocus. Assunto morto e enterrado (debaixo de uma torrente de :choro: ).

Quem é que falou em Casas Bahia, mesmo? :hilario:

Abraços

Luis

Abcoon
25-02-2005, 15:25
E a conta de luz com ar condicionado aumenta uma barbaridade.Aproveitando o topico e aprendendo com os colegas que o vento influencia negativamente no som fiquei com uma duvida devido a eu ter excesso de "flatos,bufas,traques"(sei que o traque influencia devido ao barulho mas flatos e bufas são silenciosos) influenciaria negativamente na audição ou somente teria que tolerar o mau cheiro!!!!Brincadeira ,não aguentei com a complexidade da paranoia atingida por nos em persegirmos a perfeição nos nossos sistemas.

danuco
25-02-2005, 16:24
Em relação a influência do vento no som, acredito que ele teria quase nenhuma influência, se comparada ao ruído dele, e a reflexão periódica causada pelas pás em rotação. Quem nunca brincou de falar em frente a um ventilador e ouvir aquela vóz meio robotizada. Na verdade o resultado é fruto da reflexão do som nas pás do ventilador, que como estão rodando, alteram a todo instante a acústica da sala.

Abraços,

Daniel Pereira

Renato
25-02-2005, 16:39
Galera,

Tenho um ventilador de teto na sala...muito bonito e tal...silencioso e muito bom, para filmes até da para estar com ele ligado, mas para música..nem pensar... :)

[]'s

Renato

Ricardo Pontes
25-02-2005, 16:58
Esse negocio de ventilador me lembra ''sala de interrogatorio'' no vietna.

ABCOON,que texto horroroso,de mau gosto......ja pensou se isso aqui fosse falado ao invés de ser escrito.....

ricardo.

Dmaumau
25-02-2005, 17:58
AB, é isso aí, não espelhe seus posts nos do Ricardinho ;)

Desculpe-me Ricardo, mas não resisti.

Bom final de semana para ambos :tu: