Ver Versão Completa : Como passar os cabos ?
Comprei recentemente os cabos para caixas indicados pelo prof. Dantas (Pirelli v2) mas não sei como proceder a instalação dos mesmos nas paredes, pois não cabem em "canaletas" e nem em mangueiras para instalação dentro da parede(tês cabos= FR, FL, Cent.). Acho que o único jeito é "chumbar" no cimento mesmo....e se oxidar ou der algum problema, vou quebrar a parede toda de novo para substituir um fio já com o HT todo instalado ??:choro: :xingo:
Aceito qualquer dica.
Não cabe? Mas existem conduites de até 2 polegadas ou mais !! Se vc se refere como "mangueiras" aos conduítes flexiveis corrugados (normalmente amarelos) fuja deles ! use conduites de pvc, são de cor preta, flexíveis e de paredes maciças. Certamente tem no diâmetro necessário para os cabos.Chumbar um cabo direto na parede, nunca !!
Silvio tens razão, nunca vi isso também, "chumbar" jamais.
Adhemar não sei em que estagio se encontra sua obra, mas, se já tiver pronta, não descarte a possibilidade de canaletas externas pois existem de vários tipos e tamanhos algumas até agradáveis visualmente.
Abraços, Davide
Valeu pessoal
Estava mesmo falando dos conduites amarelos que já tinha aqui em casa...vou procurar esses maiores pra usar....é que não entendo nada de reforma, arquitetura. Ia mandar o pedreiro e eletricista do escritório quebrar, mas acho melhor consultar o arquiteto antes, já que eu sou um zero à esquerda nesse assunto..
Obrigado pela ajuda.
Adhemar.
Davide, onde poderia encontrar esses conduites externos p/ dar uma olhada?
abraços
m.fernandes
22-02-2005, 22:27
Pessoal,
Só para constar...os conduítes corrugados amarelos da marca TIGRE são muito bons e os mais adequados.Os amarelos que não são TIGRE são podres ( esses comprados em depósito de esquina) Os conduítes semi-rígidos pretos não são recomendados para parede e sim para lajes.Quanto ao diâmetro o mais comum para parede são de 1/2" e 3/4" ( meia polegada e três quartos de polegada).Caso um conduíte de 3/4" não atenda (eu acho que dá e sobra!), passe dois de 3/4" ao invés de um de 1", senão vc vai fazer um rasgo muito profundo na parede.Se vc ainda não pintou a parede, não faça a gambiarra de passar nada externo...rasga aparede e deixe embutido!
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.