PDA

Ver Versão Completa : Como passar os cabos ?

adhemar
21-02-2005, 15:05
Comprei recentemente os cabos para caixas indicados pelo prof. Dantas (Pirelli v2) mas não sei como proceder a instalação dos mesmos nas paredes, pois não cabem em "canaletas" e nem em mangueiras para instalação dentro da parede(tês cabos= FR, FL, Cent.). Acho que o único jeito é "chumbar" no cimento mesmo....e se oxidar ou der algum problema, vou quebrar a parede toda de novo para substituir um fio já com o HT todo instalado ??:choro: :xingo:
Aceito qualquer dica.

§ilvio
21-02-2005, 15:33
Não cabe? Mas existem conduites de até 2 polegadas ou mais !! Se vc se refere como "mangueiras" aos conduítes flexiveis corrugados (normalmente amarelos) fuja deles ! use conduites de pvc, são de cor preta, flexíveis e de paredes maciças. Certamente tem no diâmetro necessário para os cabos.Chumbar um cabo direto na parede, nunca !!

Davide
21-02-2005, 17:11
Silvio tens razão, nunca vi isso também, "chumbar" jamais.
Adhemar não sei em que estagio se encontra sua obra, mas, se já tiver pronta, não descarte a possibilidade de canaletas externas pois existem de vários tipos e tamanhos algumas até agradáveis visualmente.

Abraços, Davide

adhemar
22-02-2005, 04:07
Valeu pessoal
Estava mesmo falando dos conduites amarelos que já tinha aqui em casa...vou procurar esses maiores pra usar....é que não entendo nada de reforma, arquitetura. Ia mandar o pedreiro e eletricista do escritório quebrar, mas acho melhor consultar o arquiteto antes, já que eu sou um zero à esquerda nesse assunto..
Obrigado pela ajuda.
Adhemar.

kicker
22-02-2005, 13:16
Davide, onde poderia encontrar esses conduites externos p/ dar uma olhada?
abraços

m.fernandes
22-02-2005, 22:27
Pessoal,

Só para constar...os conduítes corrugados amarelos da marca TIGRE são muito bons e os mais adequados.Os amarelos que não são TIGRE são podres ( esses comprados em depósito de esquina) Os conduítes semi-rígidos pretos não são recomendados para parede e sim para lajes.Quanto ao diâmetro o mais comum para parede são de 1/2" e 3/4" ( meia polegada e três quartos de polegada).Caso um conduíte de 3/4" não atenda (eu acho que dá e sobra!), passe dois de 3/4" ao invés de um de 1", senão vc vai fazer um rasgo muito profundo na parede.Se vc ainda não pintou a parede, não faça a gambiarra de passar nada externo...rasga aparede e deixe embutido!