PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena trocar uma tv 4x3 por uma Widescreen?

abreu_car
20-09-2002, 16:28
olá, amigos...

Dennis, parabéns pelo site...

Frequentadores, obrigado por participarem...

Bom, tenho uma dúvida ref. as tv's convencionais e as widescreen. A conexão video componente possibilita uma resolução de 400 a 500 linhas, correto? Assistindo um filme em wide screen numa TV convencional, as famosas tarjas pretas cobrem boa parte da tela, ok. Pergunto se, descontando essas tarjas, a imagem que eu vejo na TV possui a resolução de 400 a 500 linhas.
Possuo DVD LG3351N e uma TV LG29k30 (se não me engano) e esta possui entrada video componente. A imagem que é formada pela minha TV tem toda essa definição?

abraços..
abreu..
:D

Dennis
20-09-2002, 16:41
Bem-vindo, Abreu. :D

Respondendo assim sem pensar muito eu diria que não, pois as linhas são 'fixas' na tela, você está usando parte com o filme e parte com "nada". Posso estar enganado, mas não creio que o tubo da TV tenha a capacidade de se ajustar ao widescreen, "comprimindo" as linhas horizontais para manter a resulução.

Abraço.

abreu_car
20-09-2002, 16:48
olá, Dennis...

Pensemos a seguinte situação....
uma tv convencional de 38 polegadas ligado por conexão video componente. Suponhamos q as tarjas pretas deixem a imagem no tamanho de uma TV widescreen de 32 polegadas, ok?!
Ao lado dessa TV 38pol convencional colocamos uma TV widescreen de 32 polegadas. Considerando que o tamanho da imagem que vemos nas duas são idênticas, pergunto:
A definição delas serão iguais? ou a wide levará vantagem??

att,
abreu

Eduardo
21-09-2002, 08:55
Sofri durante dois meses com estas dúvidas, wide ou convencional? Plana ou super plana? Wega ou qualquer outra?
Minhas conclusões, que são muito pessoais portanto muitos colegas podem não concordar, o que é muito natural, portanto considere todas:
Vivi algum tempo assistindo TV's de tela plana e super plana, ou comum e planas como dizem alguns, em vários supermercados
:p . Confesso que a diferença de imagem para mim não justificava a enorme diferença de preços. Alguns vendedores das lojas chegaram a mencionar que a diferença de imagem era realmente muito pequena, e estava mais relacionada com reflexos que diminuem bastante (não acabam) na tela totalmente plana. Essa vantagem em meu caso não existe, já que assisto TV em sala escura, e portanto não percebo qualquer reflexo.
Outra questão foi a tela wide, sim ou não? Notei que uma TV convencional de 34" com imagem em wide ficava maior que esta imagem numa wide de 28" e muito parecida numa de 32" wide. Porém, como nem tudo é wide, as imagens convencionais fivavam muito pequenas nas wide, e realmente incômodas com grandes faixas pretas nas laterais.
E note que, mesmo uma wide, não está livre das faixas acima e abaixo da imagem. Nos filmes em DVD, grande parte deles estão gravados numa proporção que as atuais wide não preenchem totalmente a tela, ou o fazem com algum corte ou distorção.
Porém, algo pesou mais que tudo isso, as diferenças de preços entre todos estes modelos. E pensei, pago por uma TV top e estarei livre de qualquer destes problemas, assim como uma wide de 34"? Ok, mas pagaria uma pequena fortuna por isso, e logo estariam as novas tecnologias de TV digital tornando meu aparelho obsoleto outra vez. E sabemos que muitas vezes este é o objetivo da indústria, tornar tudo obsoleto para fazer com que o consumidor tenha que fazer upgrades em seus equipamentos a todo o momento.
Note, por exemplo, as propagandas feitas por algumas empresas, são completamente enganosas, colocam uma imagem com algo faltando, em outra em wide com um detalhe que muda todo o contexto. Isso é falso. Esta situação não é típica. Numa tv convencional a imagem wide não perde detalhes, por isso ela tem as faixas pretas, para caber tudo na tela. E quando o laboratório ou a empresa responsável pelo filme realiza os cortes para tornar o filme wide em tela cheia, o faz de tal modo que estes detalhes, se existirem, não fiquem comprometidos. É um trabalho cuidadoso. Portanto, cuidado com estas propagandas tendenciosas.
Bem, ao final optei por uma TV "semi-plana" de 34", e fiquei muito satisfeito com a escolha. Em imagens gravadas em DVD (principalmente shows) em tela cheia, ou programação de TV convencional ou cabo/satélite, tenho uma imagem bem grande com muito impacto. Em uma parte dos filmes em wide de DVD, tenho as targas pretas acima e abaixo, mas um tamanho de imagem comparável com a maior parte das wide de mercado.
Em termos de qualidade final, não notei uma diferença que justifique a própria diferença de preços.
Adquiri um TV Toshiba 34", linha Lumina, por R$ 2.100,00, no Magazine Luiza, pela Internet (não sei se ainda está em linha). Foi entregue em 4 dias com um atendimento de primeiro mundo, há 3 meses aproximadamente.
Estou muito satisfeito com a escolha, mas você pode escolher outra marca e outra loja.
A decisão é sua. Ouça outras opiniões e decida-se. Boa sorte.

Um abraço a todos.

Eduardo

Carlos Dantas
21-09-2002, 10:55
Prezados amigos
O nosso amigo Eduardo está coberto de razão. Há hoje uma enorme confusão no mercado com a oferta de uma profusão de padrôes diferentes de Receptores de TV que não acrescentam quase nada em termos de qualidade de imagem. Se voce quer comprar hoje um bom televisor invista naquele que melhor qualidade de imagem pode lhe oferecer pelo menor preço, independentemente se é tela curva ou plana ou semi plana ou wide-screen ou convencional etc.. Neste raciocínio, só como exemplo, um televisor Sony modelo Wega 29 polegadas representa uma boa opção(a imagem é muito boa). Não vale a pena pagar mais por um formato wide sreen. Dentro mais dois anos deve estar entrando em operação as primeiras transmissões de HDTV. Levará mais uns tres anos para o preço dos televisores de HDTV atingirem um patamar de preço acessível.
Aí então voce pode trocar o seu TV convencional por uma HDTV. A diferença de qualidade de imagem é tão grande que será irresistível ter uma HDTV. Pense então que o que estará comprando hoje terá uns 5 anos de uso. Não vale a pena investir agora uma nota preta num televisor que voce vai aposentar daqui uns 5 anos.
Abraços
Dantas

Marcelo T
21-09-2002, 12:50
Lembrem-se de um detalhe importante em relação à resolução dos dvds: Se o seu dvd for setado para mandar a imagem em 4x3, o aparelho vai remover 1 de cada 4 linhas da resolução do filme (no caso de dvds anamórficos) . Se você setar o dvd como 16x9, ele vai enviar a imagem na sua resolução total , mas vai parecer esticada em TVs convencionais. É ai que reside a vantagem da TV widescreen e de alguns modelos da Wega (eu sei que a de 29” com falantes em baixo tem o recurso de compressão de imagens) : você pode assistir dvds anamórficos com aproximadamente 30% a mais de resolução, pois essas TVs comprimem a imagem para ficar com o aspecto correto e com o máximo de resolução.

abreu_car
22-09-2002, 01:40
Caro Marcelo T,

Não sei se entendi direito sua explicação e gostaria que vc me corrigisse se eu estiver falando besteira.

1. se meu dvd for setado p/ mandar imagem em 4X3 (tela cheia), eu verei uma imagem de aproximadamente 100 linhas na minha tv convencional??

2. se meu dvd for setada p/ mandar imagem em 16X9(widescreen) na minha tv convencional , eu verei uma imagem de resolução maior, aproximadamente 400 linhas, mesmo a imagem possuindo aquelas tarjas pretas?

Agradeço a sua participação, bem como de Carlos Dantas, Eduardo e Dennis que tive o prazer de conhecer pessoalmente hj aki em são paulo, e faço votos para que todos continuem contribuindo c/ suas experiências e sugestões aki neste site.

Att,
abreu

Marcelo T
22-09-2002, 03:16
1. Não. Vc vai ver uma imagem de 480 linhas, incluindo nessas linhas a resolução usada para gerar as tarjas pretas.
2. Nesse caso, a imagem terá 480 linhas de resolucao no filme, sem incluir as tarjas pretas. Se sua TV nao fizer a compressão, o filme fica esticado.
Olhe em http://www.dvdweb.co.uk/information/anamorphic.htm
para uma explicação melhor q a minha.
Mais informções:
http://www.members.accessus.net/~090/awh/16x9.html
Excelente FAQ:
http://www.thedigitalbits.com/articles/anamorphic/anamorphic.zip

abreu_car
23-09-2002, 17:38
Marcelo T,

Me desculpe se pareço meio repetitivo, mas ainda tenho dúvidas, e acho q vou abusar da sua boa vontade não sem antes agrade-lo por toda sua paciência e consideração pelos frequentadores aki do htforum.

Minha configuração de vídeo: TV LG 29k30 tela convencional de 29' e entrada video componente + DVD LG 3351N.

Bom, quando assisto filmes em widescreen (não sei se anamórfico ou nonorfico ou seja lá o q for, pois sinceramente ainda não tenho conceitos sobre os diferentes formatos widescreen) na minha tv, obviamente as tarjas pretas estão lá presentes, em cima e embaixo da imagem. Descontando todas essas tarjas, sobra aproximadamente meia tela de imagem por onde vejo o filme se 'desenrolar'. Pois bem, essa 'meia tela' que eu vejo possui quantas linhas de definição? Dá pra saber?

Um grande abraço,

att,
abreu

Marcelo T
24-09-2002, 02:58
Abreu,
Chutando um pouco, em filmes de aspecto 1,85:1, vc deve ver 360 linhas das 480 na sua TV.
Em filmes 2,35:1 até dá pra calcular, mas tô sem paciencia:D, mas deve ser algo em volta de 240 linhas.
Me corrijam, por favor:suspeito:

Denis_Bherg
10-03-2003, 19:59
Amigos,

Depoimento de um leigo mas proprietario de uma wide 28":

O Eduardo esgotou o assunto. Falou tudo. E, ao meu ver esta correto.

Quando optei pela wide foi pq o sistema seria montado em meu quarto, portanto o espaco nao comportaria uma 34" por exemplo.

A tv eh quase que exclusivamente para filmes. Entao achei que com a wide teria uma imagem de bom tamanho para meu espaco. O que de fato ocorreu. A maior tv que caberia la seria uma 29" convencional. Acredito que a imagem em widescren anamorfico numa tv 29 conv. seria menor do que na wide 28.

Digo isso pois temos em casa uma sony 34 conv. onde a imagem em wide nao eh muito maior que a da 28".

Mas meu caso é isolado. Se tivesse espaco nao compraria uma wide. optaria por uma tv de 34 convencional.

Denis

Fernandoluis
11-03-2003, 15:44
É óbvio que em casos isolados, como por exemplo quem usa a TV quase que 100% do tempo para filmes; a widescreen é superior. Principalmente em termos de resolução quando se assiste um dvd anamórfico...

Agora para uso quotidiano, em que há uma divisão da utilização da TV entre filmes e os canais normais (aparentemente a maioria dos casos) ainda sou mais uma boa TV TELA PLANA (Toshiba ou Sony) de 34".

Na minha concepção, as TVs de TELA plana apesar de caras, são anos-luz superiores as TVs convencionais (não planas)e não é só por causa dos reflexos de luz mas principalmente por causa da distorção na imagem que estas provocam....

Sinceramente as imagens das boas tvs de tela plana são muito, mas muito superiores as convencionais.

Até

Fernandoluis
11-03-2003, 15:48
Originalmente enviado por Fernandoluis
É óbvio que em casos isolados, como por exemplo quem usa a TV quase que 100% do tempo para filmes; a widescreen é superior. Principalmente em termos de resolução quando se assiste um dvd anamórfico...

Agora para uso quotidiano, em que há uma divisão da utilização da TV entre filmes e os canais normais (aparentemente a maioria dos casos) ainda sou mais uma boa TV TELA PLANA (Toshiba ou Sony) de 34".

Na minha concepção, as TVs de TELA plana apesar de caras, são anos-luz superiores as TVs convencionais (não planas)e não é só por causa dos reflexos de luz mas principalmente por causa da distorção na imagem que estas provocam....

Sinceramente as imagens das boas tvs de tela plana são muito, mas muito superiores as convencionais.

Até

Complementando: existem algumas novas TVs de TELA PLANA não widescreen que tem uma função própria para manter a resolução, ou seja, mantendo as +- 480 linhas no campo onde o filme é "projetado" e ignorando as tais tarjas pretas...

Até

Leonardo
27-05-2003, 22:26
Olá, tenho uma philips dwide de 28",
acredito que por enquanto só se deve comprar uma TV widescreen quando o uso dela será exclusivo ou quase exclusivo para filmes. Digo isso porque se você for assistir ao sinal da tv, que é 4x3, você terá que optar por algums modos. O da philips é
- 4x3 que fica com duas barras laterais enormes.
- Depois tem dois modos de zoomdo 4x3, mas nestes se perde bastante a parte decima e de baixo da imagem.
- Depois tem o zoom legenda, que serve para assistir filmes que contenham legenda, o que ocorre é que ela empurra a imagem para cima para poder se ver a legenda. Desta forma a maioria das cabeças é cortada.
- Tem o modo Super wide (Esse é o que eu achei melhor para quando eu uso ela para assistir TV) A imagem é um pouquinho esticada na horizontal e também se corta um pouquinho da parte de baixo e da parte de cima.
- E finalmente o melhor de todos. WIDESCREEN. O único comentário a ser feito é quandoum filme é gravado na proporção acima de 1.78:1. Acredito que depois do 1.78:1, o mais usado seja o 2.35:1. Aí, mesmo com uma TV widescreen se tem barras negras em cima e em baixo. Pode ser contornado com o zoom da TV ou do player, mas não acho que valha a pena a perda de qualidade.

Obs. Em qualquer um dos modos de zoom que nota-se perda de qualidade. (pequena, mas dá para notar fácil)

carter
02-10-2004, 21:52
Quais são os formatos de imagens que existem atualmete?

Por exemplo:

4/3 = 4:3 = 1,33/1 = 1,33:1
16/9 = 16:9 = 1,77/1 = 1,77:1
??/??
etc...
?