Ver Versão Completa : Curva de Resposta de Frequência
Cocuroci
26-05-2003, 10:24
Amigos,
Aí está a curva de resposta de frequencia da minha sala/sistema.
Esse levantamento foi feito usando somente as caixas frontais e o subwoofer, o nível de volume do receiver foi de -10db.
Gostaria de saber qual a divisão exata que se faz, em termos de frequencia, para classificar os graves, médios e agudos ???
http://www.cocuroci.com/images/rcrf1.gif
Leonardo Mota
26-05-2003, 15:29
Queria analisar as curvas de meu ht também, mas não sei nem como fazer...
Como vc fez esse gráfico, usou um aparelho específico? Software ligado ao computador?
Abraços
Cocuroci
26-05-2003, 15:49
Caro Leonardo,
Não meu amigo, eu tenho um CD que tem todas as frequencias com duração de 1 minuto cada. Fui colocando cada frequencia para ser reproduzida e medindo com um decibelimetro a SPL de cada uma delas. Depois joguei os dados numa planilha, o Santo Excell. E pronto ! Gráfico gerado.
Cocuroci,
Suas caixas continuam em LARGE?
Parece que está havendo um reforço na faixa dos 40Hz a 100Hz.
Abraços,
Filipe Rangel.
OcimarLZ
26-05-2003, 15:56
:queixo:
:D
Cocuroci
26-05-2003, 16:03
Filipão,
Estão sim, e o crossover do sub está setado em 80hz.
Cocuroci
26-05-2003, 16:04
Ocimar,
O que foi caro colega ?
Marcelo T
26-05-2003, 16:09
Ronaldo, tente medir na faixa de 85db, 100 db é muito para o sub em senoidais, pode ferrar a bobina :D. Por isso q ele está rolando pesado abaixo de 35hz. Tente medir com as caixas como small tambem. Essa acentuação nessa faixa de frequencia é tipica de sub misturado com as caixas.
Cocuroci
26-05-2003, 16:15
Marcelo,
Voce está dizendo para eu abaixar o volume para levantar uma nova curva ? É isso ? Se for eu vou dar graças ao bom Deus, por que não foi fácil ouvir frequencias altas nesse volume.
Vou medir novamente com o volume em -20db em vez dos -10db.
Ronaldo,
Use a faixa do CD correspondente a 1KHz para ajustar o volume até obter 85dB de pressão sonora e daí meça as outras frequências. O CD pode estar com o sinal mais forte que o test-tone usado para calibração.
Com certeza está havendo uma sobreposição de graves entre suas frontais e o subwoofer. Faça como o Marcelo sugeriu e meça com as caixas em SMALL para ver a diferença.
Leonardo,
Outra solução seria usar o decibelímetro, funcionando como microfone, ligado a um computador rodando o ETF5, por exemplo.
http://www.etfacoustic.com/
Abraços,
Filipe Rangel.
Marcelo T
26-05-2003, 16:32
É ronaldo, rode mais baixo. Medi aqui em 80db. Senoidais são muito perigosas, elas superaquecem a bobina podendo derreter a mesma.
Olhe a minha:
http://marcelotilli.tripod.com/spl.htm
Mas Ronaldo, se vc diminuir o volume, para -20db, a resposta em SPL não irá diminuir proporcionalmente? Estas medições não têm que serem feitas em um nível de referência? Que nível é este?:confused: :doido: :verg:
Cocuroci
26-05-2003, 16:34
Filipão,
Mas se voce observar em 1Khz não está muito além disso, mas precisamente dá 95db, acho que é melhor eu usar essa frequencia e ajustar em 75db que é a referencia do test tone não acha ?
Afinal alguem vai me dizer qual o corte para determinar os graves, médios e agudos ?
Cocuroci
26-05-2003, 16:36
Cristiano,
Pois é, só que a -10db acho que ainda ficou muito alto, e com isso pode ser que o SUB esteja se "enrolando".
Já sei, no mesmo CD tem o tal ruído rosa e branco, eu cheguei a medir se não me engano deu algo próximo de 95db, vou ajustar o nível em 75db usando o ruído rosa do CD e lavantar a curva novamente.
OcimarLZ
26-05-2003, 16:39
Ronaldo, foi só brincadeira no quesito do software envolvido pra fazer gráfico. O cara deve ter imaginado que você tinha usado sei lá o que...
Sds
Ronaldo,
O que eu quis dizer, e ficou confuso pois assumi que a valor utilizado na calibração foi de 85dB (onde tirei isso?), foi que depois de fazer a calibração (que você já fez) a um nível XXdB usando o test-tone, use a faixa do CD de 1KHz para ajustar o volume até obter a mesma pressão sonora XXdB. Isso porque o CD deve estar com um sinal mais forte que o usado na calibração e pelo fato de que a frequência de 1Khz é a geralmente utilizada como referência.
Só para padronizar o gráfico, utilize no Excell, se ainda não o estiver fazendo, a opção de gráfico de dispersão XY, configurando o eixo X (frequências) como sendo logarítmico.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
26-05-2003, 16:55
Filipão,
Entendido, mas neste caso não seria mais interessante eu usar o ruído rosa ou branco do CD para ajustar o nível ?
Quanto ao gráfico eu não usei a opção logaritmica. Farei isso, valeu. :legal:
Marcelo T
26-05-2003, 16:55
Cristiano,
Não é proporcional pq falantes tendem a piorar a resposta de frequencia na medida q o volume aumenta. Por isso q eu acho q medições de resposta de freq deveriam vir acompanhadas com o SPL medido. É muito fácil falar q o um sub chega a 17hz medindo a 70db! Quero ver a 120 :D
Ronaldo
(to chutando! :D)
Subgraves abaixo de 80hz
graves de 80 a 400
médios de 400 a 2-4k
agudos o resto
Cocuroci
26-05-2003, 17:03
Pessoal,
Acho que tem outra coisa que eu dei mancada nessa elaboração da curva, não tenho certeza mais acredito que os controle de tonalidade não estavam em flat, isso pode também ter causado esses picos nos graves e principalmente nos agudos.
Vou ter que refazer tudinho mesmo. :choro:
Ronaldo,
O problema é que o ruído rosa, por exemplo, envolve todas as frequências audíveis, dentre elas as que podem estar sendo afetadas pela sobreposição de graves. Use a faixa de ruído rosa e compare o resultado com a faixa de 1KHz.
Abraços,
Filipe Rangel.
Marcelo T
26-05-2003, 17:21
Eu usaria senoidais puras.
Cocuroci
26-05-2003, 17:25
Marcelo,
Voce acha também que eu devo usar a ref de 1Khz para ajustar o 75db antes de medir toda a curva ?
Marcelo T
26-05-2003, 18:15
Pode ser. Aqui ajustei meio proximo do 80db, não esquentei muito com a referencia.
Ronaldo
Vc liga o seu Velo 10 com cabo Y??
[]s
Ronaldo,
Sobre aquela sua dúvida sobre os limites entre graves, médios e agudos, encontrei uma tabelinha no artigo que fala da Metodologia, no site da CAVI, que pode servir de referência.
http://www.clubedoaudio.com.br/metodo.htm
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
29-05-2003, 14:53
Cristiano,
Sim ligo com o Y.
Filipão,
Beleza, vou verificar essa tabelinha.
Carlos Dantas
05-06-2003, 23:11
Prezado Ronaldo
Só agora vi esta questão, mas gostaria de dar alguns palpites. O uso de tons senoidais para a medida de resposta de frequencia do seu conjunto não é adequado. Haverá grandes variações de nível sonoro ao longo da faixa de frequencias. Uma medida mais realista deveria usar faixas de ruido branco(ruído rosa) de 1/3 de oitava de largura centrados nas frequencias padrão da faixa de 1/3 de oitava. As medições devem ser feitas com pressões sonoras no SPL meter da ordem de 75 dB. Voces precisam encontrar um disco de teste com estas faixas de ruido de 1/3 de oitava. Aconselho a não usar o sub woofer nas primeiras medidas. Meça primeiro só as caixas frontais na posição large do receiver. Depois acrecente paulatinamente o subwoofer e registre o resultado nas frequencias baixas(Eu detesto subwoofer para música mas se voces gostam tenham paciencia para ajustá-lo corretamente ). Se voce não tem o CD com estas faixas de ruido 1/3 oitava aconselho a não tentar com tom senoidal porque dará falsas indicações. Acho que seria bom de ter a opinião do Dennis que é craque nesta matéria ´.
Abraços
Dantas
Cocuroci
06-06-2003, 08:39
Caro Dantas,
Mas se usarmos o ruído branco como é que eu vou fazer para medir a SPL em cada faixa de frequencia ??? Essas faixas não serão um conjunto de frequencias tocando juntas ?
Será que fiz uma pergunta idiota ??? :confused:
Marcelo T
06-06-2003, 08:47
Não Ronaldo, tenho a mesma dúvida :confused:
Cocuroci
06-06-2003, 10:27
Dantas e Marcelo,
No CD de Audio Teste que possuo tem as seguintes faixas de frequencias descritas como Ruído Rosa Filtrado.
63Hz, 125Hz, 250Hz, 500Hz, 1KHz, 2KHz, 4KHz e 8KHz.
Mas no mesmo CD é dito que essas faixas devem ser usadas para se medir tempo de reverberação e não curva de resposta de frequencia.
Ronaldo,
Você pode sim medir a resposta utilizando uma faixa de ruído rosa. O problema é que isso não pode ser feito só com o decibelímetro. Teria de utilizar um equipamento ou software que seria responsável por "decompor" esse ruído captado nas diversas frequências. O software ETF5 (http://www.etfacoustic.com/) indicado pelo Dennis faz isso, utilizando o decibelímetro como microfone ligado ao computador.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
06-06-2003, 11:58
Filipão,
Ah sim, agora entendi, é o chamado analisador de espectro FFT, não é isso ?
Eu inclusive uma vez baixei esse programa, mas a princípio me pareceu tão complicado que nem me detive muito sobre ele.
Voce já o usou ?
Ronaldo,
Existem CDs de teste com ruído rosa em faixas de 1/3 de oitava como o Dantas disse, que também podem ser usados manualmente com o decibelímetro. Um exemplo pode ser encontrado aqui (http://www.interstudio.co.uk/sndchk.htm). O seu CD tem muito poucas faixas desse tipo e ficaria ruim para você.
O melhor método é o indicado pelo Filipão, com um software apropriado como o ETF, que usa uma sequência MSB que não é exatamente um ruído rosa, mas tem propriedades similares. O ETF é uma excelente ferramenta, mas definitivamente não é simples. Eu diria que foi "escrita para engenheiros". Com algumas dicas você pode aprender o suficiente para interpretar os gráficos mais usuais, mas para realmente aproveitar todo o potencial do software seria ideal ter um bom conhecimento teórico. No tópico iniciado pelo Nitro a respeito da sala dele, neste sub-fórum, ele copiou uma explicação que eu lhe dei sobre os princípios básicos de operação do ETF para medir graves.
Agora o método dos sinais senoidais não é inútil, embora como disse muito bem o Dantas não sejam os tons mais adequados para o teste. Haverá distorções, mas é um ponto de partida, se você não se sentir confortável usando o ETF. Se for o caso, use o tom de 1kHz como referência como já te indicaram.
Gostaria de oferecer uma outra definição de graves, médios e agudos, do ponto de vista da acústica. "Graves" são as frequências para as quais o som se comporta como onda, e seu limite superior depende de cada sala conforme já vimos em vários tópicos. Esse limite geralmente fica entre 200 e 300 Hz para as salas "comuns". Na outra ponta, os "agudos" são as frequências para as quais o som se comporta como raios, como se fosse luz, e novamente depende da sala. O limite inferior geralmente fica entre 600 e 800 Hz. No meio estão os médios, onde o comportamento é "dual".
[]s
Ronaldo,
Utilizei-o uma única vez, para testar, no próprio computador com um microfone fuleiro daqueles de "cinco real" e umas caixinhas da Creative. Não possuo um decibelímetro, mas sei que o da RadioShack pode ser utilizado como microfone neste caso. Você pode usar um CD com tons, gravado com um arquivo fornecido no site do programa, ou ligar a saída do micro direto no seu receiver.
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
06-06-2003, 14:47
Dennis,
Esta sua definição das frequencias graves, médias e agudas não deixa a faixa dos médios extremamente reduzida e a dos graves bastante "alargada" ?
Pergunta de leigo viu ? :D
Ronaldo,
Nem tanto se você puser num gráfico logarítmico...
De qualquer maneira, só quis dar uma outra "visão" do que pode ser entendido como graves/médios/agudos. Afinal quem disse que as faixas tinham que ser iguais...? ;)
Cocuroci
06-06-2003, 15:15
Dennis,
O que é engraçado é que com essa sua definição de frequencias, na última medição que fiz, que não é esta que coloquei aqui, eu tenho um "vale" ou uma "depressão" bem acentuada justamente na faixa dos médios. A que voce atribuiria esse fato ? Acústica da sala, resposta das caixas ? Quais os fatores que podem fazer com que os médios percam pressão sonora ??
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.