Ver Versão Completa : Upgrades laterais são bons para nós ?
Pessoal,
O último final de semana, não apenas pelo curso da Cavi, me fizeram sedimentar uma ideia que estou desenvolvendo há algum tempo.
Essa ideia diz respeito à upgrades laterais, ou seja, upgrades que agregam nenhum ou muito pouco refinamento ao nosso sistema, seja ele de audio ou de HT.
Eu sempre me assumi um equipamentófilo e muitos de nossos membros também o são. Isso é muito divertido, mas no final das contas, pode acabar nos desvirtuando do objetivo de ter um sistema MUITO bom (transparente e equilibrado), pois na ânsia de ir trocando 6 por 7, muitas vezes acabamos com 5.5.
Eu estou decidido (espero conseguir me manter fiel à isso) a estagnar ambos meus sistemas de audio e o meu HT no exato patamar em que se encontram e partir para a busca do santo graal auditivo, de conseguir montar um setup de audio REALMENTE hi-end.
A única concessão que pretendo fazer é comprar um ampzinho de uns mil e poucos dolares para compor um sisteminha hi-fi alto com minhas cdm7.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês, deixando claro que essa é a minha opinião sobre o assunto, mas que acredito ser bastante sensata, pois todos nós jogamos um bom dinheiro fora com ideias ocasionalmente fracas, que na hora nos parecem boas, mas acabam atrapalhando bastante o alcance de um resultado realmente satisfatório, em especial na reprodução de audio.
Um detrator nessa ideia é nossa (minha ao menos) quase total incapacidade de guardar dinheiro, visando algo que só deva ocorrer daqui a uns 2 ou mais anos, com grande ênfase no MAIS.
Será que conseguimos evoluir, ordenadamente, esse tema ?
Mauricio,
Uma questão que tenho neste seu tema é: Temos consciência de que estamos fazendo um "paralelograde" ou fazemos isso achando realmente que estamos evoluindo? Será que só depois de estarmos "acostumarmos" com o novo equipamento é que chegamos a conclusão que trocamos 6 por meia-dúzia?
Abraços,
Filipe Rangel.
Fala Maumau
Bom, como voce sabe e de tanto que voce me "deu dicas" eu sou também assim. Lógico que meu equipamento não está no nivel do seu, mas se fizermos um plano rigoroso e seguirmos ela, acho que os upgrade serão mais acertados e nos trarão mais satisfação. Um parelograde sempre nos traz mais ansiedade e insatisfação, e ai querendo consertar o erro, voce vai gastando mais.
Eu vou focar mais em audio, o meu ht já está de bom tamanho par mim.
No meu caso, o meu proximo passo, é comprar um cd player decente, apesar de estar contente com o meu Ld panasonic.
POR OUTRO LADO, acho que montar um sistema absurdo, como um segundo set, utilizando o conceito do audiodicas, acho também interessante, como forma de testar e descobrir novas formas de ouvir musica e combinação de equipamentos, principalmente focando os vintages de baixo custo.
Abraços,
MarcosM
Não comprometendo o plano de fazer upgrades serio em seus equipamentos.
Marcão,
Você também sabe que eu adoro fuçar ;), e esses brinquedos paralelos são bem divertidos e acho que não há motivos para não tê-los,pois também servem para amenizar a febre da equipamentofilia. ;)
Cocuroci
08-03-2005, 15:00
Maurício,
Eu acho que sempre que se faz um upgrade pretende-se ganhar em alguma coisa, senão é um caso de internamento psiquiátrico. Até mesmo quando se faz um downgrade pretende-se ganhar alguma coisa, no caso é dinheiro. :D
Nesta ótica eu acho que ninguém faria um upgrade lateral, pois quase sempre se pretende ganhar alguma coisa, por menor que seja, mas já não é mais um upgrade literamente lateral, pode-se até dizer que é praticamente insignificante, mas absolutamente lateral não.
Agora existe situações em que pretende-se uma coisa e o resultado depois de um tempo é outro, é como o Filipão acabou de colocar, será que só depois é percebemos que não fizemos de fato um upgrade vertical ?
Veja o meu caso recentíssimo de querer mudar de marca de caixas, a princípio pode-se rotular essa minha intenção de um mero deslocamento lateral sem grandes benefícios, eu claro que busco sempre mais refinamento no meu sistema, mas caso ocorra apenas a mudança de timbre e ele me agradar, isto por si só já não seria um upgrade para mim especificamente ??? Será que por causa disso eu não deva fazê-lo ? Creio que não é bem assim.
Enfim, acho isso muito relativo, cada caso é um caso, e se o upgrade agregar qualquer benefício eu já não enxergaria-o como um mero deslocamento lateral não. É a minha modesta opinião.
Maurício,
na vida é necessário ter metas e objetivos, ou seja, precisamos ter algo para alcançar, buscar, atingir, lutar.
seja lá o estudante de medicina querendo ser médico, o taxista querendo uma frota de táxis, o dono da pensão querendo um hotel, o dono de um Fusca uma Ferrari e por aí vai. Se nada der certo, pelos menos a tentativa foi válida
em áudio e vídeo não é diferente, temos metas e objetivos
estando o sujeito satisfeito com seu setup, upgrades laterais como vc mencionou são perfeitos
mas se o objetivo a ser alcançado consiste em melhorar o sistema, através da troca de caixas, powers, etc, a única maneira de realização não é a estagnação e sim o investimento
havendo erro de avaliação, o upgrade não sendo satisfatório, considero acidente de percurso, mesmo pq tudo na vida existe um risco
acho essa questão muito relativa, mas bem pertinente ao momento atual:legal:
abração
Ronaldão,
Sim e não.
Eu diria que se você REALMENTE concluir que o timbre de outro fabricante lhe agrada mais, seria, talvez, mais sensato aguardar e comprar caixas desse fabricante REALMENTE "melhores" do que as tuas atuais, especialmente no caso de um sistema do porte do teu, que já deixou de ser de entrada faz tempo e, mesmo assim, veja a grana que você gastou com equilizadores, por exemplo, para dar um ajuste fino no teu sistema.
Faz sentido por esse ângulo ?
Cocuroci
08-03-2005, 15:18
Maurício,
Os equalizadores fizeram sentido enquanto estive com receiver como pré, depois que passei para o processador não. Mas só soube disso depois, é como aquela velha máxima: "Filhos, melhor não tê-los, mas se não temos como sabê-lo ?" Ou seja tem coisa que a gente só sabe se valeu a pena ou não depois do fato consumado, e nem sempre ouvir previamente é a saída, as vezes voce ouve num canto, mas no seu canto, a coisa soa diferente.
Agora quanto a esperar para poder comprar o "definitivo" ou o "realmente melhor", além de esses termos serem muito relativos, aí é que está o problema, esperar o que ? Se ter dinheiro suficiente pra isso ? Será que um dia conseguirei ? Não sei, eu também sou como voce, guardar grana é um sério problema pra mim. Não sei, acho que cada caso é um caso, e merece análise individual, personalizada e objetiva. ;)
Achei a colocação do Filipão perfeita... :) O maior problema é que temos pouca oportunidade de testar em casa, no nosso sistema, daí tirando os casos óbvios, muitas vezes é difícil separar um paralelograde :D de um upgrade. Só vamos saber um tempo depois...
João,
Um problema que eu vejo é que pra muita gente faltam referenciais e um real horizonte de aonde se quer chegar.
Imagine que teu alcance de visão seja de 2 km. ok, então você, ambicioso, traça uma meta de cobrir 3 km, porém, ao chegar lá, descobre que ainda está longe da próxima meta.
Nesse caso, seria muito mais sensato e barato conseguir um "mapa topografico" ;) de toda a região e, então de posse de informações confiáveis, você traça suas metas reais e, mesmo demorando mais, estará realmente satisfeito ao atingí-las.
É claro que leva um bom tempo para aprendermos e esse aprendizado é SIM permeado por tropeços.
Isso é indiscutível e mesmo com ajuda externa, temos que cometer nossos próprios erros para fixar o aprendizado ;)
Mas esse tópico realmente não voltado aos amigos que estão começando, mas àqueles que já tem um tempinho de estrada, como eu e você, mas que muitas vezes insistimos em dar passos curtos, geralmente custosos, e que em muito pouco tempo se provam ineficazes.
Ficou um pouco mais claro o que quero dizer ?
Maurício,
Me parece claro pelo que você diz, que você quer dar um passo mais largo, daí realmente os paralelogrades (adorei, Filipão :bD) não fazem muito sentido. :)
Dennis,
É exatamente isso que quero dizer.
Para muitos de nós falta noção da real distância entre um sistema HiFI top, um Hi-End de entrada e um sistema realmente hi-end e, creio eu, que isso influencia negativamente na quantidade e tamanho dos passos. Passos mais largos e menos frequentes me parecem a solução mais racional, embora de mais dificil implementação
Você sabe bem do que eu estou falando e conhece as distâncias, até abismais, que podem separar um equipamnto de outro e, infelizmente, esses saltos de qualidade são SIM acompanhados de enormes saltos no nível de investimento necessário. Não existe almoço grátis nessa brincadeira.
Outra discussão paralela ;) é se realmente precisamos nos dar ao trabalho de buscar um salto tão grande e isso é diretamente relacionado ao gênero musical que mais ouvimos, às nossas referencias e ansiedades e, óbvio, interesse em investir.
Não vamos nos apegar aqui a velha filosofia de que o mais caro nem sempre é melhor. Isso é óbvio, mas o que é realmente BOM, não é barato. Isso, infelizmente pro meu bolso, é fato.
amigos,
gostaria de expor o minha passagem pelo mundo do áudio e HT em que, no ínicio foi feita basicamente de upgrades laterais com equipamentos de bem mais baixo nível do que os discutidos no fórum (mais lá pro lado de PA).
após o virus baixar um pouco decidi fazer um upgrade mais significativo, o que me levou na época a adquirir um receiver de entrada da yamaha (um rxv 620) que, para quem só conhecia PA foi um upgrade bastante significativo (e tb um downgrade na força :bD )
mais tarde abandonei umas caixinhas de entrada da TEAC e parti para as JBL S26II em pedestais depois de um ano.
agora (depois de mais um ano, ufa!) pude fazer mais um upgrade significativo trocando o receiver por um HK 635 e estou curtindo cds de musica de um jeito que eu nunca havia imaginado :feliz: (agora por exemplo estou ouvindo a compilação love songs do phil collins e estou gostando muito!).
todos os upgrades desde o primeiro receiver foram feitos com bastante planejamento, leitura e paciência e com certeza valeram a pena! :legal:
fica aí o meu "pitaco". esse foi o caminho que eu escolhi e espero que possa ajudar os amigos mesmo que a condição deles $$$ seja diferente da minha!
abraços
ikarit
Cocuroci
08-03-2005, 15:36
Maurício,
No meu caso eu tenho a clareza que não quero atingir um sistema verdadeiramente hi-end, considero o meu sistema muito bom para as minhas necessidades, mas quero melhorá-lo no que for possível sem gastar muito dinheiro pra isso.
No nível de setup que eu cheguei, dependendo do que eu quiser fazer daqui pra frente, o investimento teria que ser muuuito alto e aí realmente não está nem ao meu alcance nem nos meus desejos mais íntimos.
Talvez por isso mesmo que um upgrade menos "importante" seja mais interessante pra mim do que pra voce, que parece querer realmente atingir um sistema de nível hi-end de fato.
Maurício,
a falta de uma referência é problema, entretanto que referência usar, já que som é subjetivo demais??? a minha?? a sua?? a do vizinho??? a da revista ??
seria até fácil usar uma referência top: as melhores caixas, os melhores equipamentos. A probabilidade de erro seria menor, mas com investimentos proibitivos por parte da grande maioria
entendo o seu alerta, muitas vezes nossas tentativas de "melhorar" podem acabar piorando, ou tornando-se inócuas
estas por sua vez exigem mais upgrades e o círculo acaba ficando vicioso
seu tópico é para pensar, meditar e ponderar:legal:
abraços
Amigos,
Tema muito legal !!!! Graças a Deus, já consegui dominar minha ansia
por equipamentos, para terem idéia, ja cheguei a ter 4 powers
encostados..dos mais diversos (no meu caso, fiz uma boa grana
revendendo).
Mas passado algum tempo, e principalmente a partir de grandes
referências (que é fundamental) já sei absolutamente o que
quero e trabalho somente com a hipótese de desenvolver isso e nada
mais, não vou investir um cetavo sequer em algo que não esteja dentro
de meu objetivo.
Estou muito feliz por isso, no meu caso, tenho ainda outro desafio,
que é de montar minhas próprias caixas(sonho de criança)....mas tb,
trato isso como um hobby mesmo, ou seja, se der deu, do contrário..foi
bom tb... vejo que muitos não conseguem ter esta visão "divertida"
deste hobby, lógico, que quando se investe uma fortuna, a brincadeira
muda de tom....
Se um cara que gosta de turbinar um carro e pegar um poste, tb nao tem
muito o que falar..nao acham ?
Mas, na verdade, sabemos que lá na frente, com o objetivo alcançado,
poderemos ter outro e outro objetivo... ou seja, no fundo sabemos que
nada é definitivo. Mas hj, sei que o passo que quero dar é BEM maior que os
que já dei.
[]´s
Renato
Ronaldão,
ë mais ou menos por aí.
Hoje, considero os meus sistemas bastante satisfatórios para minhas necessidades e, portanto, me sinto confortável em congelá-los como estão e preparar com muito cuidado e pesquisa o próximo passo na sua evolução.
Não quero me apegar a detalhes aquim nas vou opiniar sobre esse teu paralelograde ;) atual, lá no outro tópico, ok ?
MARCELOBV
08-03-2005, 15:48
Caro Mauricio
Este tema me reporta a outro, onde nós colocamos nossas opiniões sobre a questão dos cabos, onde mencionei que a troca de cabos poderia ser uma boa saída para este dilema. (Que me aflige também)
http://htforum.com/vb/showthread.php?p=177879#post177879post177879
Quando se possui um bom sistema hi-fi, apartir dai a escalada é difícil ($$$$) por isso mencionei que um troca acertada de cabos pode gerar um ganho e com custo as vezes muito baixo, perto da troca de equipamentos.
Sem contar como você mesmo disse quando trocamos aparelhos de uma faixa muito próxima podemos até sair de 6 para 5.5, por isso citei naquele tópico a troca de um player, por um equivalente ao dobro do preço.
Como você deve conhecer, o Jorge Knirsch retrata, da maneira dele, muito desta busca no artigo "O Áudio e o Pinheiro, parte 1,2,3"
http://www.byknirsch.com.br/artigos.htm
um abraço
Marcelo
João meu amigo,
A SUA referencia é a única que importa. Sempre. E é por isso que cada um de nós temos a obrigação, para conosco mesmo, de coloca-la à prova o tempo todo.
Como eu disse, é imprescin'dível que estejamos sempre abertos e buscando aprender, ouvir novos sistemas, inclusive os absurdos sim, daqueles que nem vendendo um rim poderíamos ter HOJE, pois o amanhã é cheio de surpresas, não é mesmo ?
Se você tiver a real noção de onde está e aonde PODE chegar, é muito mais realista dizer até aonde se QUER chegar. Faz sentido ?
Marcelo T
08-03-2005, 16:08
Eu acho que no decorrer desses anos, todos os upgrades que fiz melhoraram consideravelmente meu sistema.
Eu pretendo ter um sistema high-end mid até o fim de 2006. Algo como uma Dynaudio special 25 e um amp "meio" top, tipo um Bryston 3bsst ou algo nessa faixa de preço.
Para melhorar disso, só gastando os tubos mesmo, o que no meu caso é completamente inviável. Acho que temos que ter muito critério antes de torrar com equipamentos. Eu sempre testo muito, leio tudo sobre o equipamento alvo, e passo um bom tempo pesquisando e comparando antes de assinar o cheque. Até agora não me arrependi de nada que eu comprei :tu: (nem das jbls, pois paguei barato e vendi bem :D ).
Cocuroci
08-03-2005, 16:11
Não quero me apegar a detalhes aquim nas vou opiniar sobre esse teu paralelograde ;) atual, lá no outro tópico, ok ?
Mau,
Por favor meu amigo, toda e qualquer informação é crucial para que a gente tome descisões o mais embasadas possível.
Desculpem interromper tão grandioso papo!:bD Mas está parecendo conversa de Gilberto Gil com Caetano Veloso :riso: :riso: . Não Entendi nada! :hilario:
abraços
Fontes
Maurício,
não podemos tbm nos esquecer do: Índice de Satisfação Pessoal
é ele que dita as regras, seja na forma de parar ou de executar
um sistema humilde pode deixar uma pessoa totalmente satisfeita
um sistema top pode deixar uma pessoa totalmente insatisfeita
Se você tiver a real noção de onde está e aonde PODE chegar, é muito mais realista dizer até aonde se QUER chegar. Faz sentido ?
faz sentido...."onde se quer chegar": essa deve ser a meta de cada um, para não sair fazendo besteira com upgrades:D
abração
Vinicius Lima
08-03-2005, 16:30
Amigos,
na minha humilde opinião, essa visão de "deslocamento lateral" é um tanto complexa e passa por vários pontos levantados por vocês ao longo do tópico.
Por outro lado, penso mais ou menos o seguinte: se áudio e vídeo é um hobby, qualquer deslocamento sempre será diagonal ascendente (um misto de lateral com vertical :D ), a despeito do ganho de desempenho obtido no upgrade, pois sempre que você "chegar lá", logo logo ficará com vontade de ir além, e portanto é uma busca que não tem fim. Afinal, isso é um hobby, e o simples prazer de exercitá-lo tende a suplantar quaisquer objetivos "mais nobres".:legal:
Abração a todos.
Vinicius
victornba
08-03-2005, 16:34
Eu entendi, hehehe... :hilario:
Aliás, tenho pensado nisso. Tem passado pela minha cabeça fazer um downgrade no meu recém adquirido sistema combo audio/ht high-end de entrada nível 1x0 :lol: pra montar um set estéreo que seja high-end de verdade. Não que não esteja satisfeito com meu set, aliás, estou satisfeitíssimo, é que acabo tendo que sacrificar um pouco o áudio em função do ht.
Um dia me decido! Mas com muita calma e paciência...
Abraços!
Victor
Amigos,
Muito interessante esse tópico, as opiniões estão ótimas.
Mas eu concordo com o Vinicius, isso não tem fim, justamente porque é um hobby.
Não adianta, quando vc conseguir chegar lá vc já vai querer outra coisa :)
Vejam a CAVI deste mês, lá no final, na parte de "Espeço Aberto - Ajuste Fino".
Quem aqui não acharia que o sistema do Andrette, que muitos ouviram uma parte dele no curso deste final de semana, seria o ideal???
Pois bem, ele acabou de trocar o pré-amplificador dele, e não escolheu um modelo, ficou com dois. Não existe um fim.
Tudo bem que ele passou 9 anos com o pré antigo, mas acho que não existe um fim, sempre vamos querer algo mais, depois de conseguir alcançar o que antes estávamos querendo.
João,
No nosso caso acho que é mais para índice de INsatisfação pessoal ;)
Como disse nosso nobre articulista :tu:, quando chegamos lá, geralmente já queremos uma outra ascendente vertical, que quase sempre é diagonal (gostei dessa).
Murilo, mas veja só, com toda a oportunidade que o Andretti tem, foram 9 anos para o proximo pré, muitos anos com as C5, com o Sphinx.
Esse é un enfoque interessante, pois se ele se deslumbrasse com cada componente que pôde ter em seus sistema, imagine o $rombo$ :oloko:
É bem por aí meu enfoque, sabendo aonde se pode chegar, você chega aonde quer com muito mais confiança.
E para nós do grupo dos assalariados, ao chegarmos "perto" do pinheiro, só sentindo o aroma contra o vento, já estaremos muito mais felizes e menos propensos a mudanças, do que estamos hoje. Nem que seja por falência :legal:
Nessa brincadeira de trocar equipamentos, muitas vezes o UP-grade é de conhecimento.
Eu não sei se saberia o que sei hoje (que é nada) se não tivesse me arriscado a brincar um pouco. Foi uma experiência muito interessante trocar 6 por meia-dúzia, vcs precisavam ver a minha cara:D , mas eu paguei para aprender o que não aprenderia se alguém simplesmente tivesse me orientado.
Isso não é um conselho, estou apenas compartilhando a caminhada que fiz, pois acredito que cada um tem sua maneira própria de aprender.
Hoje já sei exatamente onde quero chegar e sei que não será fácil.
rodrigojr
08-03-2005, 17:08
Às vezes andar de lado tem a sua graça.
O sujeito pode ter um ótimo setup transistorizado, mas gostar de ouvir de vez em quando algum gênero em um sistema valvulado.
Daí, de repente vale até a pena ele montar um sistema valvulado mais simples (e menos caro) apenas para estes momentos. Imagina a felicidade que deve ser para esta pessoa instalar o valvulado, ajustar a configuração e tal. Até parece uma volta ao começo, o cara vai reviver todas as emoções de quando comprou seu primeiro sistema (já que está entrando em um mundo completamente novo para ele). Teoricamente, este segundo sistema seria um passo atrás, já que o transistorizado seria mais sofisticado, mas ainda assim pode representar muita diversão.
Samuel,
Nessa brincadeira de trocar equipamentos, muitas vezes o UP-grade é de conhecimento
Aqui vc tocou num ponto bem interessante.
Só aprendemos nessas trocas mesmo, o que também aconteceu comigo e com todos aqui.
O único problema é o dinheiro que se perde com essas trocas. Porém na verdade não é "jogado fora", pois agregou conhecimento e experiência :tu:
Pagar pra aprender, seja lá como for, é uma regra, mas sola de sapato, caso não seja um pisante hi-end ;) custa menos do que equipamento, então não seria sensato sair pra passear e ouvir, ouvir, ouvir muito, ao invez de comprar primeiro e ouvir depois ?
Sim Mau, mas você está esquecendo um ponto.
Saindo para escutar você escuta lá em outra sala, e não na sua, onde as coisas vão de fato tocar e onde o resultado pode ser BEM diferente.
Murilão,
Como eu disse lá atrás, você precisa de referência melhores e também piores do que a sua, tanto em equipamentos, como em acústica.
Tratamento é obrigatório e primordial e sem isso não há como aproveitar nada de equipamento de audio, portanto, considerando que o tratamento acústico é a base da discussão, podemos ignorá-lo, pois já tem que estar feito ;)
E removendo a acústica da equação, voltamos a tratar apenas de calibrar o referencial da reprodução musical nos diversos tipos/níveis de equipamento, que só pode ser feito passeando por aí, ouvindo música ao vivo e reproduzida nos mais variados equipamentos. :concordo:
As ramificações desse tópico estão levando a observações de aspectos muito interessantes.
Que legal :legal:
Ricardo Pontes
08-03-2005, 19:43
Muito bom esse tema.
Tenho a dizer , o seguinte:
A maioria dos audiófilos sao obssesivos,uns em escala verde,outros amarelos e
outros VERMELHO.
Muito usam esse hobby para se abastecer das suas obsessões,é uma FUGA.
Outros se perdem no caminho da VAIDADE,nunca estando satisfeito para justificar compras totalmente sem sentido!
Alguns adoram mostrar o som,é uma forma de preencher o vazio da sua ignorancia,procurando com isso se defender da sua propria insegurança e com isso garantindo seu lugar em um hobby que geralmente é composto de pessoas inteligentes e sensíveis.
Acho que ''chegar lá''nao é facil e é se voce se dispuser a traçar uma linha de conduta na seguinte conta:ter caixas altamente recomendadas e que[mais importante]lhe agradem completamente.NUNCA uma caixa a qualquer preço,
irá preenche-lo em totum!
PRE E POWER de referencia que seja suave mais ao mesmo tempo ENERGICO
CABOS,com uma boa sintonia entre estas tres peças que lhe permita acima de tudo uma vontade suprema de ouvir musica perdendo apenas para um chamamento da sua familia. Se voce conseguir isso ,sem sombra de duvidas
voce pode dizer,eu cheguei lá ,independente de quanto voce gastou ,porque muitas vezes O MAIOR nao é o MELHOR......
Ricardo,
Amigos,
Durante todos estes anos de hobby, acho que adquiri uma visão um pouco diferente do nosso hobby. Podem perceber que sou um pouco resistente à upgrades. Só os faço quando tenho certeza absoluta de que o equipamento que possuo, de maneira alguma, pode me dar aquilo que busco. Aprendi que um equipamento pode soar muito diferente num mesmo set up devido à muitas variáveis que envolvem a reprodução de música eletrônica. Falo isso porque troquei de amp há 2 meses, e sem mexer no meu set up, apenas fazendo pequenos ajustes, posso afirmar que o som que sai hoje das minhas caixas é muito superior ao que saía há um mês atrás. Como? Troca de conectores (e não cabos), armadilhas de graves (e consequente posicionamento das caixas e acústica), cabos de força e controle de vibrações. Recomendo que só se faça uma troca de equipamento após ter certeza de ter testado todas as possibilidades, pois senão é dinheiro jogado fora na certa.
Como a grande maioria aqui, tenho muitas limitações de orçamento, o que não me permitiria me dar ao luxo de possuir uma caixa de U$.5.000,00, por isso procuro extrair o melhor do meu equipamento, com tweaks, acústica, vibração e posicionamento. Podem acreditar, isso faz MUITA diferença em um set up estéreo, e quanto mais sua ambição for hi-end, mas esses acertos vão se mostrar cruciais para o desempenho final do conjunto.
Acredito que cheguei ao ponto em que apenas com muito dinheiro eu conseguiria uma melhora significativa em meu set up. Uma mudança que fosse realmente para melhor, e não apenas baseada em gosto pessoal. Por isso acho que baixei a bola em upgrades. Mas nada supera a alegria de um brinquedinho novo:D ! Grande abraço,
Winston
As vezes a troca de 6 por meia duzia se faz necessaria.
A uns anos atras eu tinha um RXV795, quando comprei meu gravador de cd PDR609, ai faltava uma saida digital no receiver, a grana tava curta e só deu para trocar por RXV800 (o qual já foi para o quarto das crianças).
Hoje meu sistema atual apesar de simples me atende para o momento, upgrade agora só bem planejado.
Uma coisa que o Andrette sempre vem batendo é justamente sobre a referencia, em varios topicos aqui, a referencia é sempre outro equipamento, mas a referencia do Andrette, como ele diz é a musica ao vivo.
Felizmente ele tem o privilegio de ouvir (em studio) os instrumentos como realmente são e tocam.
Muitos de nós não teem o habito de ouvir musica ao vivo, e quando tem na maioria das vezes, ou o show não tem qualidade ou toda a parte de PA é uma m...
Isso para não citar que raros aqui tem habito/possibilidade de ouvir musica instrumental/vocal com qualidade tecnica.
Há um outro topico aqui que achei muito interessante tambem: "Todo tecnico em PA deveria ser audiofilo".
Mauricio, voce considera que certos upgrades (troca de cabo de audio/força, spikes, pedestais etc.) que por mais insignificantes, sempre nos trazem uma certa (ou um minimo) de sutileza, é um upletral? eu não.
WILSON.
Na minha opinião, cada caso é um caso...
Por exemplo, moro no interior, não dá para ouvir nada...
Viajar para BH ou Rio, custa dinheiro também, é difícil ficar viajando, arrumar tempo e gastar uma respeitavel quantia com viagens para ouvir vários setups e talvez nem gostar...
Correr este risco as vezes me faz comprar baseado em reviews e sugestões dos amigos aqui.
Até hoje não fiz um upgrade lateral eu acho, mas sei que corro serios riscos por conta de não ter tempo nem dinheiro para ficar viajando para poder ouvir os equipamentos.
Há outros aspectos também, como o wilson, também já troquei um receiver por outro bem parecido por causa das entradas componente, foi um upgrade, mas somente neste aspecto, de resto fiquei na mesma...
Mas se me agradou foi um bom upgrade :legal:
Abraços,
Carlos
E não se esqueçam de um detalhe...se andar para o lado fosse ruim, o que seria de nossos carangueijos... :) Ou seja, sabedo andar, mesmo para o lado, até pode ser interessante...
[]'s
Renato
Renato,
SE você tem noção de aonde está indo, certamente pode chegar lá andando de lado. (Ô papo de maluco, hein ?) Mas vai ser bem mais complicado.
O bom desse tópico é justamente tentarmos concluir se dá MESMO pra ir longe com upgrades laterais, ou se é melhor focar o caminho à frente.
Wilson,
Eu acho que ajustes finos são sempre necessários no teu sistema, seja ele de que categoria for, mas, por exemplo, comprar cabos de $500 para instalar entre um receiver e um dvd player seria inócuo, além de um desperdício de dinheiro, pois é pouco provável que esse cabo possa vir a ser aproveitado eficientemente se você subir nivel desse sistema, já que não é possível PREVER sinergia.
Como eu disse antes, não queria discutir nesse tópico ajustes de sistema, mas sim upgrades reais de nível de equipamento. Temos aqui muito boas discussões sobre como afinar um sistema e sempre vamos debater esse assunto, pois é um dos mais importantes nessa nossa brincadeira. ;)
fbraghetto
09-03-2005, 12:29
O fato é que isso ocorre mesmo...
O que precisamos aprender é que com X de dinheiro, o que podemos fazer para melhorar?? As vezes achamos que gastar em um player é a solução, e depois acabamos percebendo que se investissemos em caixa teriamos um retorno melhor com o mesmo dinheiro... :(
E quando chega à um certo patamar, tudo começa a ser mais parecido, o que dificulta saber se é o upgrade ou "upgrade lateral"
Braga,
NOSSO problema ;) é que muitas vezes X de dinheiro não é suficiente para um upgrade real, então em vez de tomarmos uma decisão racional que seria multiplicar esse X, decidimos gastar de qualquer maneira, justificando para nós mesmos que qualquer melhora é uma melhora.
Com isso, ganhamos pouco, ou nada, em qualidade global e já não temos mais aquele X, que poderia se tornar 5x em algum tempo.
E de X em X, deixamos de fazer um upgrade que realmente elevaria o sistema de categoria.
Muito bom esse seu gancho :legal:
MARCELOBV
09-03-2005, 12:45
Caro Mauricio,
Em minha opinião, a Escalada em busca pelo melhor, eu comparo a um Edifício.
Cada laje é um patamar diferente de sistema.
As salas de cada laje são as inúmeras possibilidades de equipamentos que dispomos no mercado.
Entre as lajes há sempre uma escada com dois lances.
Quando se atinge o primeiro lance é sinal que conseguimos equilibrar o sistema, da laje abaixo e começamos a ver a porta do patamar acima. (Este primeiro lance é atingido através dos ajustes finos citados pelo colega Wilson).
Agora é que mora o perigo o segundo lance, principalmente para quem possui restrição orçamentária, é doloroso requer muito estudo e paciência. É nesse estágio que ficamos perambulando pelos upgrades laterais na ilusão, ou melhor esperança de estarmos avançando. (O chamado estágio das trocas impulsivas).
Mas no fundo sabemos que o único jeito de mudar de patamar, são as mudanças de equipamentos (Mantendo-se as variáveis Acústica e Rede Elétrica já resolvidas) e para tal só há um remédio.... Moedas no cofrinho e o tempo.
Boa comparação :concordo:
Se nosso edificio for projetado com uma fundação que comporte apenas 10 andares, não há como evoluir.
A única solução será construir um novo, desde as fundações.
Já, se temos uma fundação pronta para alcançar 30 andares, sempre podemos acrescentar mais um, até lá.
Também é obvio que os custos de construir andar por andar, serão BEM mais altos do que projetar e construir um edificio de 30 andares de uma só vez.
Temos, obviamente, que considerar se precisamos mesmo de 30 andares, ou se 10 serão suficientes e que teremos que "molhar a mão"dos fiscais de zoneamento, nossas caras metades, para conseguir aprovação para a obra.
:legal:
mas é aí que entra a meta e o objetivo do sujeito
ele que ficar parado no décimo ou trigésimo andar???
se o objetivo é atingir o topo do prédio com grana curta, a única maneira é ir aos poucos......não conheço outra alternativa
alguém aqui com 18 anos comprou seu primeiro BMW com a grana do seu trabalho???
é raro.......o normal é o cara ir galgando degraus até chegar onde ele pretende
abraços
Mau
Aproveitando para resgatar algumas coisas que aprendemos no curso, quero citar duas boas referências para essa construção e para as nossas compras.
1) Uma dica boa do curso foi que a nossa primeira escolha deve ser as caixas. Devemos comprar as melhores caixas que pudermos e depois elevar o sistema em torno delas. Podemos pensar nas caixas como a fundação desse edifício.
2) No caso das trocas de equipamentos, devemos focar a nossa troca sempre no elo mais fraco do sistema. Segundo o Andretti, o nosso sistema sempre vai tocar o elo mais fraco.
E fora isso fica a questão das oportunidades, ou seja, as vezes nos aparecem oportunidades de compras tão boas que, apesar do equipamento não estar na nossa lista de prioridades, não podemos perder a boa oportunidade.
Acho mal colocada essa frase que sempre ouvimos de que "o sistema sempre irá tocar igual ao elo mais fraco". Na minha opinião, o correto seria "o sistema será limitado pelo elo mais fraco".
Da forma que se diz por aí, dá impressão de que, se tivermos caixas caixas, amplificador e player high-end e cabo flamenguinho, o sistema tocará proporcional ao cabo flamenguinho, o que definitivamente não é verdade. Ele será limitado por este elemento, mas tocará proporcionalmente muito acima do mesmo.
MARCELOBV
09-03-2005, 13:24
Caros Colegas
Acho que a boa fundação é a Acústica e a Parte elétrica. Mas muitos de nós não possuem espaços dedicados, e os que possuem muitas vezes são espaços pequenos. Ë muito complicado. Quem mora em apartamento tem o trabalho dobrado e por ai vai....
É por isso que muitas vezes acabamos entrando na ilusão dos upgrades laterais, que pouco acrescentam aos nossos sistemas. Pelo menos agregam lições e conhecimento
João,
Claro que não, mas sabendo o que você sabe hoje e olhando o quanto já torrou desde o Philips 996, você não acha que daria pra ter investido melhor muito do dinheiro gasto ?
E olhe que nem estou comentando outros upgrades que sei que o senhor está cogitando por debaixo dos panos ;), mas esse SIM me parece um real UPGRADE.
Depois te dou uma dica de como maximizar o desempenho dele, ok ?
Agora, como eu disse lá atrás, esse tópico tem informação útil para todos nós, mas NÃO é dirigido para quem está começando, e sim para quem já está há algum tempo nessa estrada e já fez muitos paralelogrades. Esse é o pessoal que, talvez, deva repensar seus movimentos. Ou não, como poderemos concluir.
Colegas,
Uma coisa que é comum são pessoas dizendo que vão comprar o equipamento X, mesmo sabendo que não vão ficar satisfeitas, pois é o que cabe em seus orçamentos "naquele momento", mas que planejam trocá-lo em breve por um Y que custa um pouco mais.
Esse tipo de compra "quebra galho" é que eu acho a mais prejudicial. Muitas vezes a ansiedade de ter logo o equipamento nos leva a este tipo de opção, mas a única certeza que se pode ter é que estamos perdendo dinheiro. Comprar o produto já pensando em vendê-lo daqui a 6 meses, por exemplo, é aceitar de cara um belo prejuízo por conta da desvalorização.
Abraços,
Filipe Rangel.
Isso mesmo Filipão,
Nós queremos nos enganar com essas ideias fracas e no final das contas, deixamos de gastar aonde e com o que realmente importa.
Eu não sou exemplo pra ninguém, cruz credo, mas estou com meu integrado há 2 anos, um ano e meio com minhas caixas, bem mais de 2 anos com meu receiver, só pra dar um exemplo, e pretendo ficar com todos eles, até poder dar um passo que realmente vai ser significativo PRA MIM. Muito importante isso.
Amigos,
Depois de tudo que foi discutido, acredito que esta história da busca eterna pelo equipamento perfeito e os paralelogrades, podem ter um viés psicanalítico.
Na psicanálise de botequim, esta busca está ligada a castração maior representada pela idéia da inexorabilidade da morte, daí nos cercamos de buscas paralelas e auto-indulgências no sentido de tentar preencher o vazio representado pelo único fato certo de nossas vidas, tentando com isto fazer das coisas que nos cercam verdadeiras extensões de nossa personalidade, tentando de certa forma nos eternizar.
No resumo da ópera, por aqui somos todos neuróticos, mas "who cares" !
Lucius
hehehe, mais um enfoque interessante. :tu:
Será que o medo da foice :choque: aumenta ou diminui o tempo entre nossos paralelogrades ?
Lucius,
Que alívio. Num primeiro momento ao começar a ler sua análise psicológica do problema pensei que você fosse usar alguma teoria Freudiana e associar isso tudo a desvios sexuais. :hilario:
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
09-03-2005, 13:56
Este tópico vai acabar virando tese de mestrado de algum psicanalista de plantão. :D
Vinicius Lima
09-03-2005, 14:24
Amigos, muito interessante este tópico.
Como já disse, no meu entender todo upgrade é ascendente (nunca lateral), porém pode não ser uma vertical perfeita, e sim uma diagonal ascendente.
A questão é como cada um encara o tema. O que na verdade é o áudio e vídeo para você, uma meta a ser atingida ou um hobby? E lhes garanto que são coisas bem diferentes.
Uma meta estabelece automaticamente um alvo fixo, um objetivo. Alcançado tal objetivo, cessa-se a busca. Se o objetivo é possuir uma configuração high-end bem equilibrada, ao alcançar tal objetivo nada mais há para fazer, a não ser usufruir da conquista.
Por exemplo: você tem por meta adquirir um ap. de 4 quartos, com vista para o mar. Atingida essa meta, a busca acaba, e não se fala mais em apartamento no litoral.
Agora, se você enxergar o áudio e vídeo como um hobby, a busca nunca cessa, pois o hobby será continuamente exercitado, uma vez que não há metas estabelecidas.
Exemplo: você tem por hobby colecionar carros (ou selos). Então, não há um objetivo concreto, a não ser continuar colecionando, pois a coleção nunca irá acabar, uma vez que sempre surgirá um novo carro (ou selo) a ser acrescido.
Então, fica aqui a questão: o que é o áudio e vídeo para você, uma meta ou um simples (e delicioso) hobby?
Se for uma meta (como possuir uma configuração high end), quando atingida acaba a busca e não se fala mais em áudio e vídeo. É ponto final!
Agora, se for um hobby você continuará a exercitá-lo, a despeito dos resultados obtidos. Nesse caso, não existe upgrade lateral ou vertical, e sim apenas o exercício do hobby. Sai caro, desperdiça dinheiro? Sim, mas cada um deve saber aonde lhe aperta o sapato.:legal:
É assim que vejo o tema.
Abração a todos.
Vinicius
Que alívio. Num primeiro momento ao começar a ler sua análise psicológica do problema pensei que você fosse usar alguma teoria Freudiana e associar isso tudo a desvios sexuais.
Filipe,
Estou preparando um novo tópico:
"OS DUTOS DAS CAIXAS E NOSSA PRIMEIRA INFÂNCIA, UMA ABORDAGEM DA TEORIA DOS ODORES DO DUTOS DOS TRANSDUTORES SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE"
Esse tópico vai ter recordes de visitas ! :hilario:
Lucius
Vinicius,
concordo plenamento contigo sobre a diferença: objetivo/meta e hobby
entretanto tratar A/V apenas como hobby, envolvendo quantias que podem facilmente chegar a u$ 4.000 para um bom sacd player ou u$ 15.000 para um par de caixas acústicas
o cara tem quer ser milionário....:)
abraços
Aí é que mora o perigo.
Até onde é hobby e quando passa a ser sério ?
Comprar um T-Amp de 39 dolares, certamente é uma boa brincadeira e não vai falir nenhum de nós, trocar de receiver 4 vezes em um ano, de caixas 3, isso sim acaba com nossa capacidade de investimento e não leva a lugar nenhum, pois continuaremos com som de receiver.
Vinicius, é por isso que eu quiz separar o joio do trogo, ao dizer que o tópico é voltados aos "velhacos".
Depois de um tempo nessa brincadeira, já sabemos se só queremos experimentar dentro de um mesmo patamar ou se queremos ir adiante. Se for a segunda opção, temos que quebrar os paradigmas que vinhamos utilizando até o momento.
Concorda, um pouco que seja, comigo ? ;)
fabio costa
09-03-2005, 14:49
Acho que preciso da ajuda da psicologia para entender este tópico .
Sinceramente se o upgrade é vertical , diagonal ou horizontal , o $$$ vai sair da nossa conta bancária seja ela qual for!
Concordo com o Vinicus Lima no post # 47,o hobby torna-se um ciclo vicioso, pois com as inovações tecnológicas sempre queremos
o "MELHOR" equipamento que o nosso orçamento permita, nem que a melhora seja de 1% mais estamos no momento satisfeito com a aquisição.
Nós numca estamos satisfeitos com o que temos , a verdade é essa , daqui a pouco inventamos algo para melhorar o sistema!
Temos que empregar sim o dinheiro bem empregado!
Um abraço,
Fabio Costa.
Ricardo Pontes
09-03-2005, 14:57
E será que esta historia de POTENCIA grande nos equipos tem alguma coisa haver com as nossas ''POTENCIAS''?
Se tiver ,to fora.....
volto a ser repetitivo....depende da meta do sujeito
mas entendo perfeitamente o que o Maurício está querendo dizer. Para os velhacos de plantão, não adianta upgrades meia tigela
ou seja, não adianta trocar 6 por meia dúzia
se é para partir para ótimas caixas, coloque no cofrinho seu dindo diário e qdo chegar a uns u$ 15.000 compra-se uma par de Dynaudio Contour 5.4
não é isso Maurício??
abraços
ou será que exagerei na meta???:hilario: a minha futura Tannoy é metade do preço:legal:
fabio costa
09-03-2005, 15:06
Johnnie ,
Deixa eu ver se entendi o que esta querendo dizer , ou compra o melhor de todos ou não compra nada . Infelizmente não conseguimos juntar 15 anos para comprar o carro dos nossos sonhos imagino que seja o mesmo com equipos .
Abs,
João,
Podem ser as Thornberry mesmo ;), mas com certeza algo mais definitivo.
MInha opinião muito pessoal, que não tenho milhares e milhares de dolares disponíveis para essa brincadeira, é que quando chegarmos no nível que traçamos como meta, estaremos muito menos suscetíveis a upgrades laterias, pois mesmo esses vão custar MUITO caro.
Galera, minha intenção nesse tópico não é de maneira alguma tirar a graça de nosso hobby, mas ajudar a embasar melhor nossas decisões sobre o que pode mesmo ser considerado upgrade.
Upgrade no sentido de minisystem para integrado e não de um HK230 para um 330.
Isso, pelo menos, está claro ?
;)
Fabio,
Isso vai, novamente, de definir suas metas pessoais.
É fato que não há melhor de todos. Essa é a parte subjetiva da brincadeira, achar o é melhor pra você.
Se você realmente quer obter um resultado excelente, não dá pra se contentar com o ótimo. Mas o ótimo é sim suficiente para a grande maioria das pessoas.
ADVOGADO_BSB
09-03-2005, 15:11
Vinícius,
disse tudo!
fabio costa
09-03-2005, 15:21
Mauricio,
As metas deste hobby é complicado, pois sempre inventamos algo para comprarmos.
É verdade , o meu "velho" se contentaria com o meu HT, já eu não me contento e sonho com um futuro upgrade, acho que é mais ou menos por ai o seu "FOCO"!
Isso é "mau" do ser humano, muito das vezes não estamos satisfeitos com o que temos , se fosse assim numca trocariamos de carro , apartamento , sempre queremos
melhorar de "PADRAO" seja qual for "VIDA", "BENS DE CONSUMO" .
Abs,
Fabio Costa
p.s: E ai vai aparece no encontro da Máfia ?!
Fabio,
não foi isso que eu disse.....falei em meta a ser alcançada, que pode custar a quantia que o sujeito achar melhor
mas como o Maurício comentou, esse tópico é para aqueles conhecidos membros que insistem em fazer upgrades duvidosos, gastando desnecessariamente seu precioso dindo (estou incluído)
abraços
fbraghetto
09-03-2005, 15:47
se é para partir para ótimas caixas, coloque no cofrinho seu dindo diário e qdo chegar a uns u$ 15.000 compra-se uma par de Dynaudio Contour 5.4
Os fatos são dois:
- Primeiro que um proprietário de uma Contour 5.4, vai inevitavelmente querer um upgrade para C4 ou Temptation... (ou 802D??? Hahhaha)
- Outro fato é que se não existisse o HTF, e não visitassemos os sistemas alheios, todos estariamos satisfeitos com os nossos..... mas é coisa do ser humano...
Abracos
Vinicius Lima
09-03-2005, 16:28
Mauricião;
mas é aí que mora a questão. O que estamos fazendo, trabalhando visando atingir uma meta ou apenas curtindo o hobby?
Se a meta é possuir o melhor sistema que o dinheiro pode comprar, tudo bem, o cara fica economizando, compra sua configuração high-end e fica para sempre satisfeito, já que a meta foi atingida.
Mas por que, então, quem nutre gosto pelo áudio e vídeo nunca consegue sossegar, mesmo tendo em mãos uma configuração excelente? Por que o cara sempre vai procurar um cabo aqui, um anti-vib alí, um voodoozinho acolá?
Simples, porque possuir a configuração high-end não era uma meta, e sim o simples exercício do hobby, que é curtir o áudio e vídeo (equipamentos, música, filmes, etc) em sua total essência!
E nesse cenário, não há fundo do poço, cada um exercita o hobby até onde sua consciência e conta bancário lhe permitir chegar.
Eu acho que META é uma coisa, HOBBY é outra.:legal:
Abração
Vinicius
Ricardo Pontes
09-03-2005, 16:47
Concordo com o Vinicius.
em audiofilia infelizmente ''o cèu é o limite''
ric.
Mauricio,
Eu entendi bem o foco deste topico, quando falei em referencia e citei o Andrette, a questão foi levantar que em muitos casos, apenas comparamos o equipamento A com o B e decidimos qual é o melhor, mas sem levar em consideração se o melhor reproduz decentemente a gavação.
Pois é exatamente o que procuramos, "reproduzir da maneira mais natural a gravação" (unica e exclusivamente a gavação, a midia, desde que esta tambem seja decente).
Legal a referencia com a construção civil (sou arquiteto), agora pergunto, mais vale a cobertura de um edificio com APs de 200mil ou o segundo andar de um edificio com APs de 1milhão?
Comparando com as referencias da CAVI, mais vale um equipamento Prata referencia, ou um Ouro entrada?
Dificil não? qual seria a diferença de preço entre eles (prata/ouro) seria tão grande assim? e a qualidade teria muita diferença?
Mas com certeza numa coisa voce tem razão, em muitos casos investimos mal querendo o imediato.
WILSON.
Vinicius Lima
09-03-2005, 17:46
Exatamente;
se o exercício do áudio e vídeo é um hobby, o céu é o limite.
Agora, se for uma meta pré estabelecida, o limite é exatamente essa meta, e para por aí.
Na minha visão, para a maioria de nós o A/V é um hobby divertidíssimo, e não uma meta a ser atingida.
É por isso que não concordo muito com essa idéia de "upgrade lateral", pois o upgrade é o simples exercício do hobby, e nesse contexto, ir para cima, para baixo ou para os lados, é uma visão muito particular de cada um.
Por outro lado, concordo com o Maurício quanto a estudar melhor os gastos na hora do upgrade, justamente para não jogar dinheiro pela janela.
Mas aí é aquele velho ditado, "se a cabeça não pensa, o corpo padece". Como disse, se tudo isso que fazemos aqui é um hobby, cada um vai exercitá-lo nos conformes de sua consciência, disponibilidade bancária e desejos de satisfação pessoal.
Sou confesso apreciador de tudo que diz respeito a tecnologia (e nem poderia ser diferente né, tô fazendo o quê aqui?:D ), mas já estipulei alguns limites para mim nesse negócio de áudio vídeo, pois caso contrário você começa a negligenciar outras coisas igualmente (ou até mais) importantes que estão à sua volta. Então, para mim ele é um hobby que harmoniosamente divide minha atenção, meu entusiasmo e meu dinheiro com "n" outras coisas :)
abração
Vinicius
Comparando com as referencias da CAVI, mais vale um equipamento Prata referencia, ou um Ouro entrada?
Dificil não? qual seria a diferença de preço entre eles (prata/ouro) seria tão grande assim? e a qualidade teria muita diferença?
Wilson,
Uma das coisas mais interessantes desse nivel básico do curso é justamente poder comparar, lado a lado, na mesma sala, com as mesmas gravações os ditos sistemas prata, ouro e diamante.
E meu amigo, a diferença do que sai de cada um é MUITO grande. Usando a terminologia da revista, um ouro baixo toca BEM mais do que um prata alto e um Diamante baixo, MUITO mesmo mais do que um Ouro alto.
Chega a ser ignorante a diferença, inclusive de preços entre eles. No caso muito específico dos setups desse curso, o valores pulavam, aproximadamente, de $5k, para $11k e depois para $80k
Com isso fica óbvio que se você almeja chegar lá em cima, terá MESMO que economizar os trocados, senão vai ficar pelo caminho.
Vinicius Lima
09-03-2005, 18:05
entretanto tratar A/V apenas como hobby, envolvendo quantias que podem facilmente chegar a u$ 4.000 para um bom sacd player ou u$ 15.000 para um par de caixas acústicas
o cara tem quer ser milionário....http://htforum.com/vb/images/smilies/smile.gif
João, sem querer essa frase sintetizou bem sua própria situação.:hilario:
Falando sério, entendo que A/V só não é um hobby para quem trabalha no ramo, ou seja, faz do A/V uma real atividade profissional e lucrativa.
Mas como nós temos muito prejuízo nesse negócio e lucro algum, só pode ser hobby mesmo, caso contrário serei obrigado a concluir que somos todos xaropes da idéia, pois gastar milhares ($$$$) em equipamentos de som e imagem não pode ser atitude de gente normal mesmo!!:doido:
Afinal, se tudo isso fosse uma meta, a nossa só poderia ser ir à falência ou parar num hospício (ou ambos):hilario:
Grande e forte abraço a todos que fazem do A/V esse hobby tão divertidíssimo.
Abração
Vinicus
Vinicius,
E você tinha a ilusão, depois de tanto tempo de estrada, que esse tal hobby era coisa de gente normal ?
:doido: :fogo: :doido:
Relaxa, fica tranquilo, não enrola a lingua que uma ambulância já está à caminho... ;)
Robinson
09-03-2005, 18:14
Se vc´s olharem de um certo ângulo, a própria metodologia da CAVI já aponta uma forma de fazermos upgrade´s mais consistentes. Por exemplo, se fulano possui uma configuração prata, ele mesmo poderia criar metas para chegar na ouro e não ficar simplesmente trocando equipamentos na mesma faixa e que "teoricamente" agregariam pouco no sistema como todo. Além disso, esta metodologia muita vezes também nos ajuda a identificar o elo fraco do sistema. Outro exemplo, fulano esta com boa parte do sistema classificado como ouro, porém possui cabos bronze. Ao invés do fulano sair dando tiros por aí e trocar caixa, power, etc., ele atacaria o elo fraco, obviamente salvando algum $$$. Isto é muito comum entre os audiófilos, ou seja, possuem ótimas caixas porém mal amplificadas ou excelentes power´s porém com caixas ruins... Devemos além de saber quando e por qual equipamento será o novo upgrade, também qual deverá ser a parte do sistema a ser trocada...
Abc,
Robinson
Vinicius Lima
09-03-2005, 18:24
Com isso fica óbvio que se você almeja chegar lá em cima, terá MESMO que economizar os trocados, senão vai ficar pelo caminho.
Mauricião;
também há quem não deseje chegar a nenhum lugar específico, mas que mesmo assim adora trocar de equipamentos.
É o mesmo caso do pessoal que vive comprando roupa nova, mesmo sem ter nenhuma festa ou evento para comparecer. É o simples exercício da satisfação pessoal, nada de mais.
O cara pode não ter nenhum intenção de ter uma legítima configuração high-end na sala, porém quer sempre estar atualizado dentro daquilo que deseja ter (um receiver, por exemplo).
Aliás, conheço pessoas que possuem configurações high-end de cair o queixo, mas não necessariamente buscaram atingir a excelência da alta fidelidade. Simplesmente gostam de ter o melhor e podem pagar por isso. Simples assim!:concordo:
Essa idéia do "upgrade lateral" é uma visão um pouco fria e calculista da coisa, como se tudo que fizessemos tivesse que obrigatóriamente passar por estágios evolutivos ou possuir objetivos bem definidos. Vejo essa como uma visão profissional da coisa, e entendo perfeitamente o porque do Andrette ter essa opinião, pois pela óptica profissional eu penso exatamente do mesmo jeito, tanto é que sempre que tenho a oportunidade uso as páginas da Revista Home Theater para fornecer dicas aos leitores de como gastar apenas o necessário.
A diferença é que o leitor da revista não é necessárimente um entusiasta do assunto, em muitos casos trata-se apenas de alguém que deseja ter um home theater, e quando alcançado isso vai dedicar sua atenção e dinheiro a outros prazeres.
Agora, quando se trata de "velhacos" como nós, ou seja, entusiastas que nutrem verdadeira paixão pelo tema, não creio ser possível definir uma meta fixa. A coisa sempre irá além, pouco importando a direção.
Assim, até discordo de sua opinião. Este tópico é mais indicado para os iniciantes, e não para os velhacos.;)
Abração
Vinicius
também há quem não deseje chegar a nenhum lugar específico, mas que mesmo assim adora trocar de equipamentos.
E eu que achava que tinha ficado bem claro que o tópico não era voltado para essas pessoas.
Então tá.
Depois de tudo isso concluí que sou um iniciante. Ainda bem que gastei pouco até hoje ;)
Vinicius Lima
09-03-2005, 18:51
Mas esse tópico realmente não voltado aos amigos que estão começando, mas àqueles que já tem um tempinho de estrada,
Você disse que não era voltado para os iniciantes!!!:p
Mas o cara pode ter muitos anos de estrada, e mesmo assim não possuir uma meta definida.;)
Seja como for, entendo que tudo que foi discutido aqui possui maior valor justamente para quem está iniciando, pois os "calejados" como nós já sabem exatamente o que estão fazendo de certo ou de errado ao longo da estrada. Basta olhar o contra-cheque. :legal:
Abração
Vinicius
os "calejados" como nós já sabem exatamente o que estão fazendo de certo ou de errado ao longo da estrada.
Eu não estaria tão certo disso. Há muito exemplos contrários por aqui.
Eu mesmo precisei de um chá de presta atenção pra ter certeza de que era isso mesmo que eu buscava.
Ainda acho que muitos de nós, que levam a brincadeira a sério e não apenas como "flavor of the week" (desculpem, mas não achei uma tradução boa ou melhor expressão do que essa), perdem tempo e dinheiro em upgrades pouco eficientes por falta de uma real perspectiva do que querem ou do que se pode realmente extrair de um sistema de audio e/ou video de alta qualidade.
Essa falta de ideia pode ser o que leva o caboclo a acreditar que cada paralelograde foi uma melhora. E lá se foram mais algumas centenas de verdinhas.
Mauricião;
É o mesmo caso do pessoal que vive comprando roupa nova, mesmo sem ter nenhuma festa ou evento para comparecer. É o simples exercício da satisfação pessoal, nada de mais.
Satisfação pessoal é um objetivo muito específico.
E é muito fácil se satisfazer com o que se tem, desde que não se conheça nada melhor.
Quanto mais sabemos, mais temos certeza de que não sabemos nada, porém mais fácil fica saber até onde queremos chegar.
Caramba,
Esse tópico está muito interessante, diria que está tomando um rumo pra lá de existencialista.
Filosofia pura :legal: !
Continuemos......
Lucius
||TECO||
10-03-2005, 10:11
A frase que eu mais gosto é " A Ignorância muitas vezes torna-se uma benção"
Depois que fui no HiFi e ouvi alguns sistemas Hi End, passei a não gostar tanto do meu sisteminha que tanto me agradava antes...
Teco,
Você achou melhor ou pior ter aumentado as tuas referencias em reprodução musical ?
Pessoal,
Excelente tópico!!
Tenho lido e refletido um pouco.
No meu caso, gosto de experimentar coisas novas, nem que seja fazer um cabo com um material alternativo, ou um tipo diferente de antivib ou mesmo um tratamento acústico diferente.
Não tenho grana e nem sei se terei para chegar onde quero. Consegui extrair um resultado satisfatório do meu sistema, que não é nenhum "rái êndi" apenas experimentando alternativas baratas e com muita paciência.
Já escutei alguns setups de vários milhares de verdinhas. Já escutei sistemas bem mais caros que o meu que não me agradaram tanto quanto o que tenho.
Acho que temos que ter um pouco dos dois, ou seja, experimentar sempre e procurar saber aonde se quer chegar. Referências existem muitas tanto prá cima quanto prá baixo. E são essas referências que norteiam nossos upgrades.
Por exemplo, eu sei que se conseguir chegar num setup de no máximo uns U$6K terei algo de excelente qualidade e daí prá frente o custo em relação ao ganho tornasse absurdo.
Também sei que nunca conseguirei um sistema de U$20K, então nem sonho com isso.
Outra coisa, se numa remota hipótese de eu conseguir guardar uns U$10K, muito provavelmente eu não investiria num sistema de audio, pois teria várias outras necessidades onde usar essa grana. Além do que pretendo preservar meu casamento. He, he, he...
Então, na minha visão, esse negócio de traçar uma meta alta e tentar chegar nela deixando de lado as experiências de baixo custo não seria ser um hobbysta do áudio. E nesse meio tempo, faço o que? Seria uma tortura ficar sem experimentar.
E quando chegar lá? Quanto eu aprendi? Saberei que cheguei ao topo do Jequitibá?
Sei lá... Não sei se me fiz entender.
Abraços,
Marcio,
Perfeito. Você, dentro das tuas expectativas, está satisfeito. Isso é muito bom :tu:
Hoje eu também estou bastante satisfeito com o que tenho e posso conviver com esse sistema por um BOM tempo, mas já estou traçando metas mais ousadas. Só não sei pra quando ;)
E terei sim a paciência necessária para atingir essa meta, pois, para mim, vai valer muito a espera.
Já eu estou correndo contra o relógio !
Até outubro, tenho que chegar o mais próximo possível do meu objetivo !
Depois de casar só vou comprar feijão rssss
Abraço,
Carlos
Carlos,
E isso é um problema sério, pois é bem visível que você está perdido, atirando pra todos os lados ao mesmo tempo.
Cuidado com compras impulsivas, das quais somente você vai se arrepender depois.
Maurício, perdido eu não estou não, tenho um objetivo claro e definido, alcança-los é que não é fácil...
Tenho minha caixa já escolhida, infelizmente não pude compra-la por causa da syncro...
Preciso de mais um MA-500...
E comprar um bom pre/pro (dúvida entre o 1066 e o 1068)
O problema é que a grana não dá para tudo isso, então procuro alternativas, para dar mais um passo em direção à este objetivo.
Abraço,
Carlos
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.