PDA

Ver Versão Completa : Automação

iMilazzo
08-03-2005, 17:47
Não sei se é aqui o lugar certo para este tópico !!

Alguém poderia me dizer marcas, modelos, preços de quanto custaria pra automatizar a iluminação de uma sala de 5,1m x 3,6m ??
Quais são e aonde conseguir os itens necessários?

Obrigado,
Ivan Milazzotti

Dmaumau
08-03-2005, 17:52
Ivan,

Dica boa e barata, faz uma busca por x10 :tu:

adalla
08-03-2005, 18:02
Ivan, sua pergunta possui muitas respostas. A primeira delas é: Depende. Qual a tecnologia que você prefere? Quantos circuitos de iluminção? Qual as formas de controle que você deseja? Quais os tipos de lâmpadas que você deseja controlar (on-off) e dimerizar?

Bem...para começar, vamos supor um sistema simples, que eu uso em casa (X10)

- 3 circuitos de iluminação, todos dimerizávei com controle local por RF (opcionalmente infravermelho). VocÊ irá precisar de 3 módulos de lâmpada (3xR$100,00) + 1 Kit básico de automação (1xR$ 219,00) - Preço da www.avc.com.br O meu sistema eu comprei direto nos EUA por um preço bem mais baixo. VAntagem: Baixo Custo, fácil instalação (PLC) / Desvantagem: Interferencias na rede / Não executa cenas programadas.

Outra opção, bem mais "profissional"
- 6 zonas sendo 4 dimerizáveis e 2 on-off. Central de iluminação Lutron Grafik-Eye. Excelente por aproximadamente R$ 4.000,00 . Vantagem: Imunidade a interferencias, criação de cenas. Desvantagem: Necessita de pequena obra civil para instalação / Alto custo.

Espero ter ajudado. Um abraço
Adalla

Dmaumau
08-03-2005, 18:06
Adalla,

Uma solução para a programação de cenas é o uso de um controle remoto como os Pronto.

Eu criei algumas no meu Marantz e ficaram bem legais. Só dá um certo trabalho pra fazer.

:tu:

Cocuroci
08-03-2005, 18:13
Ivan,

Eu uso dispositivos muito mais baratos, da Positronic se quiser entre em contato por MP que lhe passo a forma de contato com o Arruda.

iMilazzo
08-03-2005, 18:26
Adalla, Dmaumau e Cocuroci:

Depende. Qual a tecnologia que você prefere? Quantos circuitos de iluminção? Qual as formas de controle que você deseja? Quais os tipos de lâmpadas que você deseja controlar (on-off) e dimerizar?

Bem, não conheço muito (aliás, nada) do assunto. Minha sala hoje possui um 2 lâmpadas ligadas num único interruptor 4x2 (o mais simples) e eu queria trocar esse sistema por um igual porém com controle de intensidade e infra-vermelho para controlar com o meu controle remoto do receiver.

Me parece que o sistema X10 atende as minhas necessidades e até sobra, ainda vou ver os outros, estou começando e ainda não conheço o que existe.

Pergunta, esse X10 já vem desse jeito que foi mencionado ou eu monto ele como eu quiser ????

Obrigado, ajudaram muito !!
Ivan Milazzotti

iMilazzo
08-03-2005, 18:37
Eu uso dispositivos muito mais baratos, da Positronic se quiser entre em contato por MP que lhe passo a forma de contato com o Arruda.

Me desculpe a dúvida, mas eu entrei no site da Positronic e liguei pra eles.
Eles me informaram que trabalham apenas com automação indústrial, eu fui no site correto ??

www.positronic.com.br/automacao.html (http://www.positronic.com.br/automacao.html)

Abraços,
Ivan Milazzotti

Cocuroci
08-03-2005, 18:41
Ivan,

Não... é outra Positronic, mande um email para o Arruda e troque umas idéias com ele, diga a ele o que voce precisa, e ele te mostrará as soluções que ele dispõe, depois voce me diz o que achou. ;)

positronicind@hotmail.com

Massao
08-03-2005, 21:38
Pessoal,

Através do contato que o Cocuroci havia me passado da Positronics, troquei algumas idéias via correio e fone com o Arruda da Positronic e acho que hoje é a melhor solução nacional para uma automação simples.

Sugiro o Arruda pensar em como viabilizar a distribuição/comercialização aqui no Brasil, como todos que precisaram deste tipo de automação, esbarrei na falta de produtos nacionais de boa qualidade a preço justo, Lutron pode ser um ótima solução, mas os preços são impeditivos para necessidades simples.

Devo fechar nesta semana a aquisição de um sistema da Positronic para 3 setores com 300 ou 500w. A grande vantagem da solução é a substituição do espelho tradicional 4x2 sem quebrar a parede, o tem espelho tem um design muito bonito e não tem interferência como o X10.

O grande ponto fraco do sistema é a falta do efeito fade in/out (acender e apagar a luz suavemente).

Cocuroci, uma dúvida, não me lembro se o sistema é via RF ou IR. O sistema vem com o controle remoto ou o Arruda fornece os códigos para programar o Pronto/Marantz?

Abraços,

Massao

Cocuroci
08-03-2005, 22:04
Massao,

O sistema é por IR e vem com o controle remoto, mas agora já pode ser transposto para os controle Pronto/Marantz. E pode ser usado com dimerização sim, as minhas lampadas dicróicas são todas dimerizadas com esses dispositivos do Arruda.

Amigo li sua MP, mas não sei onde coloquei o telefone do Arruda, só tenho me correspondido com ele por email, este que indiquei no post acima. ;)

adalla
09-03-2005, 10:18
MAurício, é verdade. Fiz várias macros no meu controle Neo, porém acabei não usando, pois demora muito para dimerizar. Fiz vários loops com o mesmo comando "dim" aí tem que ficar esperando o controle enviar a sequencia, para cada circuito que desejamos controlar. Não gostei do resultado. Pra on-off até que vai...
Um abraço
Adalla