PDA

Ver Versão Completa : Guia prático para seleção e escolha de equipamentos

Dmaumau
10-03-2005, 14:59
Pessoal,

Vamos tentar juntar nesse tópico as melhores sugestões de COMO escolher componentes para seu sistema ?

Façamos isso SEM nos prendermos a marcas/modelos/revendedores, ok ?

Bom, é óbvio que o fórum é uma ferramenta inestimável para colher informações e opiniões sobre os mais variados tipos (amplificadores, prés, players, caixas, cabos, etc) de equipamentos, suas combinações, preços, garantias, etc

O mesmo vale para as revistas especializadas nacionais e importadas. Todos tem o mesmo princípio que é fornecer INFORMAÇÃO para facilitar sua escolha de equipamentos para, em uma segunda fase, ouvir, testar e comparar.

Não se enganem, por mais isentos que nós e todos esses veículos de comunicação sejam, SEMPRE há algum tipo de tendência no que se lê, seja pela ênfase com que os proprietários falam dos equipamentos que compraram, obviamente em detrimento dos que deixaram de comprar, seja pela linha editorial de uma publicação qualquer, seja pela opinião mais tendenciosa de um revendedor.

Há também muitos testes e comparativos, feitos com a maior isenção possível aqui no fórum.

Usem tudo isso para formar seu universo de busca, mas não se enganem vocês mesmos. Certeza do que comprar, somente vocês mesmos poderão ter e isso, somente após ouvir, testar e comparar vocês mesmos.

Revendas especializadas podem (e muitas vezes o fazem) ajudar a encontrar melhores componentes, dado o seu perfil e quanto vocês pretendem investir, mas a decisão final tem que ser SUA. Cuidado com aqueles que somente enaltecem os seus produtos e denigrem os da concorrência sem qualquer embasamento sólido.

Importadores de fronteira ;) podem ser opções mais baratas na hora de adquirir um equipamento, isso é indiscutível, mas é importante lembrar que, no caso de problemas, você somente poderá contar com a palavra de tal pessoa, sem qualquer mecanismo legal para ampará-lo.

Trazer de fora do país em viagem ou por intermédio de amigos, é uma saída sempre interessante, mas devemos lembrar que quase nenhum distribuidor do Brasil irá honrar garantias internacionais e/ou oferecer manutenção, às vezes nem mesmo paga.

Por enquanto, acho que é isso. Aguardemos mais contribuições.

Forte abraço

johnnie
10-03-2005, 15:08
na minha opinião o guia deveria ter como referência o valor a ser investido e ao formato desejado: áudio/vídeo, áudio ou vídeo

até r$ 2.000
r$ 2.000 a r$ 3.000
r$ 3.000 a r$ 5.000
r$ 5.000 a r$ 7.500
r$ 7.500 a r$ 10.000
r$ 10.000 a r$ 15.000
r$ 15.000 a r$ 20.000
r$ 20.000 a r$ 30.000
r$ 30.000 a r$ 40.000
r$ 40.000 a r$ 50.000
acima de r$ 50.000

abraços

Dmaumau
10-03-2005, 15:15
João,

O valor não é determinante. Todas as recomendações se aplicam até mesmo para a compra de um radinho de pilha.

Além disso, considerar valores implica necessariamente em categorizar e discriminar equipamentos.

Mas, essa é apenas a minha visão. Se o pessoal achar interessante, o tópico está aqui pra isso ;)

IAMDIX
10-03-2005, 15:30
A principio acho que este forum em si é um dos melhores guia pratico que temos hoje em dia aqui no Brasil :aplauso:

Somente nos resta avaliar um pouco do que está escrito, pois não tem como evitar que uma pessoa fale mal do seu equipamento, porque indo bem no fundo, todos nos agimos de certa forma com um certo instinto intrinseco que é dentro de nos, eu diria ancestral, o que nos leva as vezes inconsciamente a defender nosso territorio e tudo que está dentro dele ;)

Espero não ter saido do topico Mauricio, mas queria relatar meu pensamento.

Abraço
Diego

Dmaumau
10-03-2005, 15:33
Diego,

Não fugiu não. Dissemos praticamente a mesma coisa :

seja pela ênfase com que os proprietários falam dos equipamentos que compraram, obviamente em detrimento dos que deixaram de comprar,

:legal:

MAGUS
10-03-2005, 17:08
Caro Dmaumau e demais colegas,

resumindo tudo o que já adquiri de informações sobre o assunto, gostaria de dar minha contribuição:

Como escolher componentes para o seu sistema?

1) Pensar que em geral estilos de música ditos "sofisticados" como o jazz e o erudito exigem sistemas de alto nível para atingir o melhor grau de reprodução eletrônica desses estilos. Assim, se esses estilos são a sua paixão ter em mente que a jornada dos upgrades só vai terminar para atingir a satisfação plena no nível da combinação de : a)acústica da sala impecável + b)fornecimento de energia elétrica idem + c) equipos high-end

2) Desconsiderar essa baboseira aí de cima se você não curte ouvir música ao vivo, qualquer que seja o seu estilo ;) . Se a sua referência é essencialmente o que vc ouve em casa dá para viver muito feliz sem essa tríade de ouro aí em cima. :legal: Principalmente se vc fuçar os tópicos e aplicar centenas de dicas que estão aqui no htforum :bD

3) Na hora dos comparativos, confiar acima de tudo no que se ouve dos equipos e com cds seus de referência (que devem necessariamente ser de gravações reconhecidamente boas). E aí tem que "bancar o mala" com os vendedores que em geral querem vender, na melhor das hipóteses, baseados em números: %THD, sensibilidade, WRMS e por aí vai...

4) Na hora da dúvida: como melhorar mais, acho que caixas acústicas, NMHO, sempre serão o elo mais fraco do sistema, pois amplificadores e prés quando bem "casados" não precisam custar U$ 90.000,00 para tocar tão melhor assim do que uma dupla de R$ 15.000,00... já caixas consegue-se muito ao trocar um par de U$500,00 por um de U$3.000,00, concordam?

5)Na hora da dúvida final entre AxB p/ qq componente, consultar 1o) a galera aqui do ht forum :legal: 2o) os sites dos fabricantes e as revistas especializadas, pois assim acho que é grande a chance de quem está escolhendo o novo componente não tirar as dúvidas influenciado por reviews e comparativos. Vocês bem sabem que essencialmente enxergamos e ouvimos aquilo que queremos...;)

6)Independente do componente que se está escolhendo, lembrar que as forjas e engenharia eletrônicas da Europa, principalmente na Alemanha, ainda estão anos à frente da capacidade dos americanos, japoneses e tigres asiáticos...

Bom, por enquanto acho que é só, e consegui não citar marcas!:tu:

Abraços á todos!!

victornba
11-03-2005, 11:04
Eu acrescentaria um fator que é muito importante pra mim. A liquidez. Como sabemos que nossas compras em geral não são "definitivas", o valor de revenda dos equipamentos é importante. Pra mim então, que trabalho com finanças, o meu dinheiro é muito importante. Tudo que puder fazer pra poder minimizar uma possível perda no presente ou no futuro, farei.

Então, na escolha de um componente de meu sistema, após ter passado por todas as etapas possíveis de audição, leitura e discussão à respeito, um fator que decide é se estarei protegendo este investimento sabendo que existe um mercado pra revendê-lo caso decida por isso. Exemplificando, estou escolhendo entre duas caixas, ambas me agradam bastante, ficaria satisfeito com ambas, mas uma é bem mais difundida no mercado e a outra é de uma marca menos comercializada. Esta ponderação me levaria a escolher a primeira.

Que acham deste critério? O acham válido?

Abraços,

Victor

johnnie
11-03-2005, 11:12
Victor

perfeito e nem poderia ser diferente

:aplauso: :aplauso: :legal:

abraços

Dmaumau
11-03-2005, 11:20
Victor,

Esse critério é muito interessante, mas, infelizmente, não combina muito com audio.

Explico, a maioria dos componentes considerados realmente top nesse mercado são de fabricantes europeus obscuros, que apenas os malucos como nós conhecemos e, obviamente, seu valor de revenda será, proporcionalmente bem menor do que o decorrente da desvalorização de um Marantz, por exemplo.

Já no nível do HT, isso é menos problemático, mesmo assim uma perda financeira é quase certa na hora da troca, mesmo com Rotel, B&W e etc.

Essa preocupação com valor de revenda em nosso país, aonde o mercado de usados é quase desprezível, acaba nos limitando a poucas marcas âncora e muitas vezes nos privando de ter equipamentos bem melhores.

Acaba sendo uma faca de "dois legumes" ;)

johnnie
11-03-2005, 11:24
Maurício,

pelo que entendi o critério do Victor é no caso de empate "técnico"

abraços

Dmaumau
11-03-2005, 11:24
Aproveitando o tópico, vocês acham que seria interessante esmiuçar como seria o atendimento ideal em uma loja especializada ?

Dmaumau
11-03-2005, 11:30
João,

Concordo contigo, mas um empate técnico entre B&W e Paradigm ;) é uma coisa, já um empate técnico entre Quad e Triangle é outra.

As primeiras estão na boca de todo mundo, enquanto que quase ninguém, fora do nosso círculo, ouviu falar das últimas.

victornba
11-03-2005, 12:49
Pertinentes as colocações, Maurício. Em alguns casos, realmente fica muito difícil fugir das pequenas empresas, como por exemplo em DACs. Aí uma forma interessante pra proteçào do investimento é a compra de usados, mas nosso mercado de usados é pífio! Faca de dois "legumes"...

No caso de caixas, receivers e players, acho que fica bem mais fácil. A B&W, a Paradigm, a Dynaudio sempre terão uma caixa no nível das Triangle, Harbeth, Proac e Quads da vida. Veja bem, não digo que são melhores ou iguais ou qualquer outra coisa. Só que numa faixa similar de preço, existirão possiblidades de marcas mais conhecidas e difundidas no mercado que gerarão uma menor desvalorização ao longo do tempo.

Aí cai em outra questão. Você tem defendido, pro seu caso, o estabelecimento de metas mais ojetivas de longo prazo, pra alcançar o "topo do seu pinheiro". Mas, em função de nosso mercado restrito tanto por preços elevadíssimos dos produtos novos e escassez de oferta de usados, oportunidades aparecem e somem da nossa frente muito rapidamente, onde temos que tomar deicsões rápidas que fujam do seu raciocíonio que falei anteriormente.

Vide suas caixas, te digo que teria feito a mesma coisa que você se tivesse visto antes, mesmo estando muito satisfeito com minhas caixas. Assim como aconteceu com meu pre/pro agora comigo. Se for vendê-lo, assim como você, vou ganhar dinheiro.

Resumindo a viagem... Em função de nosso mercado pífio, para as pessoas que gostam de arriscar mais, acho que boas oportunidades surgem de vez em quando, onde critérios mais rigorosos de seleção de equipamentos dão espaço pra experimentação.

Victor

Dmaumau
11-03-2005, 13:12
Victor,

Você definiu muito bem nosso cenário no Brasil :tu:

Eu tracei cá algumas metas meio faraônicas :hilario: mas no decorrer do tempo, se alguma oportunidade, como as que você mencionou, caír do céu, realmente será muito dificil resistir à tentação e à oportunidade juntas.

Outro ponto interessante é resistir ao impulso da experimentação, a qual quase não gostamos muito ;), e nos mantermos fiéis à racionalidade das aquisições programadas.

:choro:

mardenmb
16-03-2005, 10:27
Colegas,

Muito bom este tópico.
Aqui vão algumas contribuições, com base na minha experiência pessoal.

Sempre gostei muito do mercado de usados. Acho que as opções são boas e o preço bem menor. Se a pessoa fizer uma boa compra, a possibilidade de recuperar o dinheiro investido é quase certa.
Além disso, com a compra de equipamentos usados é possível ir caminhando aos poucos. Fazendo pequenos upgrades. No mercado de equipamentos novos, fazer isso é rasgar dinheiro na certa.
Mas, como nada na vida vem de graça, tem o risco de equipamentos muito usados, com defeito, com problemas de peças de reposição, e por aí vai.

Pra quem tem preferência pelo mercado de novos, minha dica é a seguinte: evite pequenos upgrades. Trace sua meta e tente chegar o mais perto dela possível, logo na primeira tacada. Quer comprar uma caixa de som ? Faça um esforço e compre a melhor possível. O mesmo vale para o mercado de usados, pois o ideal é evitar muitas trocas. Além do risco de perder dinheiro, a venda e a remessa são sempre cansativos.

Outras questões que eu julgo importante:
Como já foi dito pelo Maurício e o Victor, o mercado de áudio, sobretudo o hi-end, é muito limitado. Há poucas pessoas dispostas a gastar uma boa grana em equipamentos de áudio. Por outro lado, sempre há gente interessada em vender. Nesse mercado, o consumidor, sobretudo aquele que paga a vista, é o rei. Então vai a regra número 1: use esse poder a seu favor.

Vinculado ao ponto atnerior, outra questão importante: não compre no impulso. Por mais tentador que seja o negócio, pense muito antes de adquirir. Pesquise, se informe e ouça com cuidado.
Como esse é um setor com baixa liquidez, é comum haver pessoas desesperadas pra vender equipamentos. Entretanto, aquele "negócio da china" pode esconder uma dor de cabeça. Desconfie de preços muito baixos ou ofertas irresistíveis. Como se diz: "quando a esmola é demais, o santo desconfia".

Dentro do mesmo raciocínio, tampouco caia na conversa de vendedores que dizem que há um outro cliente interessado, que está prestes a fechar. Já escutei essa conversa inúmeras vezes e NENHUMA foi verdadeira. Se for, paciência. Há muita coisa boa a venda por aí.

Abraços.
Marden