PDA

Ver Versão Completa : Pré-processador Sunfire Theater Grand

Samuel
10-03-2005, 22:38
Estou invadindo este "quase" sagrado espaço de processadores Rotel para falar da minha experiência com o SUNFIRE.

Troquei o meu Denon 2802 por um Sunfire Theater Grand.:bD
Não foi de caso pensado, foi mais uma questão de oportunidade.

Como eu já estava procurando um pré de áudio de boa qualidade, acabei juntando o útil ao necessário.

Vou por partes.
O aparelho é lindo, muito bem construido e pesa exatos 20 kilos. Por ai já dá para se ter uma idéia do tamanho da fonte.:tu: Vem com um controle remoto tipo palm-top, muito bonito.

Ele é um dos primeiros 7.1 do mercado, tem DTS e outros processamentos mais. Na verdade não me interessa o 7.1, pois não tenho pretenção de ir além do 5.1.

Ele tem controles fáceis e a configuração é muito intuitiva. Só não gostei que o sinal rosa para a calibração das caixas do sistema fica mudando sem parar e isso dificulta a operação.:aiai: Ele tem entradas s-vídeo, componente e RCA. Tem várias entradas coaxiais e opticas e até entrada e saida para um processador externo. Tem também entrada para aqueles controles tipo RS-232.

Pasmem, ele tem entradas para tocar até 3 subs simultâneamente. Isso se vc tiver sala e for maluco. Já pensou 3 SVSs tocando numa sala.:queixo:

Ele é construido tbem para ser um excelente pré para áudio estéreo e inclui nos recursos uma entrada de phono, que nunca vou usar.
Essa qualidade para áudio estéreo é a que mais me interessava, e confesso que não me arrependi.

Depois de muitos meses usando um pré-passivo pude entender porque tanto falam sobre a transparência dos prés-passivos. Quando coloquei o Sunfire para tocar, de imediato senti falta de transparência. Fiquei até um pouco chateado, mas continuei a experimentação e pude notar que o que eu perdi em transparência eu ganhei em dinâmica e transientes.
O som de pianos, percussões e violões, entre outros, ganhou muito mais pegada e definição. A reprodução é rápida e precisa. O palco sonoro também melhorou em foco e parece ter vindo um pouco mais a frente. Ainda estou analisando melhor para formar uma opinião mais exata sobre as mudanças no palco sonoro.

O problema é que não fiquei satisfeito com a perda da transparência e resolvi trocar cabos de caixa e mudar o posicionamento das minhas caixas. Não deu outra, depois de mexer e trocar cabos consegui resgatar parte da transparência perdida e o som voltou a me alegrar o coração...foi muita alegria:feliz: pois eu já estava pensando em vender o pobre do Sunfire.

Não posso deixar de dizer que mesmo com a arrumação que eu fiz não foi possível ter o mesmo grau de transparência que eu tinha com o meu pré-passivo da creek. Eu já tinha lido e ouvido muita gente com experiência comentar sobre essa virtude dos prés-passivos, coisa que pude constatar na prática. Pois é, nada como a experimentação.:p

No fim das contas estou muito feliz e gostaria de dividir isso com os amigos aqui do fórum. Moral da história é que vc nunca pode ter tudo em um equipamento só, a não ser que vc hipoteque o apto onde mora e olha lá.:lol:

Sobre a parte de vídeo vou analisar melhor mais tarde, mas gostei muito do som nos shows e filmes que eu já assisti. O som no geral ficou mais nítido e o sub está com uma pegada mais firme também. Essa não é mesmo a parte que mais me empolga, mas já que está lá vou usa-la.

IAMDIX
10-03-2005, 23:04
Samuel,

parabens pela aquisição :legal:

Este parece ter cido premiado lá fora.

Não esqueça de colocar umas fotos para nos :queixo:

Abraço
Diego

Samuel
10-03-2005, 23:18
Obrigado Diego

Vamos ver se essa imagem ajuda até eu tirar umas fotos.

XTAR
11-03-2005, 07:06
Parabens... Lindo aparelho... :legal:

é meu sonho de consumo preprocess+ampl... :rever1:

Onde comprou e por quanto ?

Será que está mais barato que o rotel ? e quanto a Qualidade comparado com o rotel, alguem sabe ?

Abraços !!!

Robinson
11-03-2005, 07:28
Samu,

Parabéns pela aquisição. :aplauso: Esta criança deve fazer maravilhas... :bD

Abc,

Robinson

mario fernandes
11-03-2005, 07:53
Samuel:

Quem é o representante para consultas a respeito? :)

garam
11-03-2005, 08:56
Eu também gostaria de informações, estou de olho em um Rotel 1068 e pode ser uma opção interessante !

abraços,
Carlos

Vinicius Lima
11-03-2005, 09:33
O representante Sunfire no Brasil é a Sala Vip (www.salaviponline.com.br (http://www.salaviponline.com.br))
Sobre o preço, posso até estar enganado, mas creio que é BEM mais caro que o Rotel.

Abração

Vinicius

Murilo
11-03-2005, 09:56
Isso é que é brinquedo de gente grande heim.... :oloko:

Parabéns Samuel, bela máquina :aplauso: :legal:

Filipão
11-03-2005, 09:57
Samuel,

Parabéns pelo belo equipamento!! :legal: Só não gostei que o sinal rosa para a calibração das caixas do sistema fica mudando sem parar e isso dificulta a operação.Meu receiver também é assim. Ele toca alguns segundos num canal e, não havendo alteração no nível deste canal nesse período, passa pro próximo. Caso seja feita alguma alteração no nível daquele canal o sinal permanece mais um pouco e só passa pro próximo depois de algum tempo sem alteração no nível. O seu funciona dessa forma? Acho isso até melhor do que ficar mudando o canal manualmente. :tu:

Abraços,

Filipe Rangel.

Russo
11-03-2005, 10:07
Graande Samuel,

Parabéns pelo brinquedo novo!!

Este pré/pro deve estar no nível dos "rái êndi".
Vamos agendar uma audição. Talvez neste FDS?

Abração,

Robinson
11-03-2005, 10:32
Garam / Vinicius,

Esta criança pelo que vi nos EUA é mais ou menos o dobro do valor do 1068.

Abc,

Robison

fazambuja
11-03-2005, 10:34
Parabens eh um belo de um pre-processador. Gosto muito das coisas da sunfire.

Samuel
11-03-2005, 10:37
Pessoal muito obrigado!!:legal:

É muito legal poder compartilhar essas conquistas com vocês que entendem do assunto. As vezes vc chama um amigo que não entende nada e ele diz:
-O que esse "system" tem de mais???:hilario:

Filipão
A ajuste dele é exatamente como vc comentou. Talvez eu esteja mal acostumado com o outro sistema de calibração. Apanhei um pouco no começo mas já estou pegando o jeito.

Vinicius
O distribuidor é esse mesmo. Eu comprei o meu de segunda mão e num preço bom. Realmente ele custa bem mais caro que o Rotel.

Outra coisa que eu não disse sobre o Sunfire é que ele tem saidas balanceadas para todos os canais.

Sobre a comparação com o Rotel eu não sei dizer, pois não tive a oportunidade de compara-los. Porém tenha a impressão que em relação ao Rotel a grande diferença certamente será no quesito qualidade de áudio, pois no processamento digital imagino que não haverá grandes diferenças.

Estive comparando o DAC interno do processador com o meu DAC externo e confesso que o páreo é duro. Não percebi ainda nenhuma diferença gritante entre os dois.

Pretendo ir avaliando com calma e pé no chão para não superestimar ou menosprezar a qualidade desse equipamento.

Valeu!!

garam
11-03-2005, 10:58
uau ! então esquece rssss
Mesmo usado ele sai mais caro que um 1068 novo ?
Agora é só curiosidade e não mais uma opção rsss

Abraços,
Carlos

Renato
11-03-2005, 11:01
Samuel,

Parabéns pelo belo equipamento, que ao meu ver, não da para chamar de brinquedo não...este não..rs

Outra coisa que eu não disse sobre o Sunfire é que ele tem saidas balanceadas para todos os canais.

Apenas assim ? Como compatibilizou com o power, ou ele (pré) tem saídas desbalanceadas também ?

[]'s

Renato

Samuel
11-03-2005, 11:08
Renato

Ele tem os dois tipos de saidas, balanceadas e RCA.
O meu power tem entrada balanceada mas eu ainda não estou usando.

johnnie
11-03-2005, 11:19
Samuel,

maravilha de processador:aplauso:

abraços

Renato
11-03-2005, 11:38
Samuel,

Sempre falo que o mercado de usados para este nosso hobby é o melhor caminho...e este Sunfire foi um exemplo claro, não acha ?

[]'s

Renato

Dmaumau
11-03-2005, 11:42
Carlos cosquento ;)

O dificil é ACHAR um trem desses usado para comprar.

Nosso amigo deu uma sorte dos infernos nesse processador, o que mostra que, infelizmente, o mercado de usados é muito limitado aqui no Brasil.

Eu sou um grande entusiasta de comprar equipamentos usados, mas acha-los, com bom preço e em bom estado é que é o desafio.

garam
11-03-2005, 11:52
Eu diria que é praticamente impossível Maurício ! vide minha saga com mais um monobloco Marantz :(

E vida que segue !

Abraço,
Carlos

Samuel
11-03-2005, 11:52
Renato

Não tenha dúvida:legal:

Eu gosto de experimentar, pois julgo importante para aprender, e se não fossem os usados...

Concordo com o Maumau tbém, aqui no Brasil é meio raro achar uma boa oferta e quando vc acha tem que ser rápido no gatilho.:bazuca: :D

cras-sp
11-03-2005, 13:32
Pasmem, ele tem entradas para tocar até 3 subs simultâneamente. Isso se vc tiver sala e for maluco. Já pensou 3 SVSs tocando numa sala.

Depois de muitos meses usando um pré-passivo pude entender porque tanto falam sobre a transparência dos prés-passivos. Quando coloquei o Sunfire para tocar, de imediato senti falta de transparência. Fiquei até um pouco chateado, mas continuei a experimentação e pude notar que o que eu perdi em transparência eu ganhei em dinâmica e transientes.

O problema é que não fiquei satisfeito com a perda da transparência e resolvi trocar cabos de caixa e mudar o posicionamento das minhas caixas. Não deu outra, depois de mexer e trocar cabos consegui resgatar parte da transparência perdida e o som voltou a me alegrar o coração.

:tu:Meus Parabéns Samuel pela belíssima aquisição, também sou ferrenho defensor na aquisição de "usados" pois vejo como única forma de se ter algo de melhor qualidade gastando o mesmo que se gastaria na aquisição de um equipamento inferior 0Km; é óbvio que há de se ter muita paciência e rapidez no gatilho quando a oportunidade aparece; no meu caso, aqui ou lá fora estou sempre atento:bD

Quem gosta ou precisa de sub para estéreo, 2 subs (1 por canal) é a melhor opção com corte bem baixo 40-55Hz e o teu pré já está preparado; haja grana pois subs musicais são caros.

Quanto à perda de transparência, já verificou se há "casamento" de impedância deste pré com o amp Primare? Li na audiolist que este pode ser um dos efeitos do "mal casamento".

Abraços,

Carlos R.

Dmaumau
11-03-2005, 13:40
Carlos,

Até onde eu pude perceber, esse é o calcanhar de Aquiles do Primare.

Tremendo power, mas a impedância de entrada é bem baixa, 10K Ohms, se não me engano e realmente o casamento com prés de outras marcas acaba sendo crítico.

Mais um motivo para a melhor compatibilidade com o pré passivo.

O Samuel ainda vai se tocar disso e me vender esse Sunfire baratinho :hilario:

:legal:

cras-sp
11-03-2005, 13:51
Mauricio,

Este é um detalhe que sempre se deve levar em conta quando se mistura pré/receiver/processador com amp de outra marca.

A impedância dos power Sunfire~:
24 kOhms em RCA e 10 kOhms em XLR (se a do Primare for 10 kOhms em XLR também está resolvido o problema).

PS. Se fosse o Samuel, eu já venderia o Primare se não houvesse jeitohttp://htforum.com/vb/images/more_smilies/biggrin.gif

Samuel
11-03-2005, 14:28
Olha o OLHO gordo!!! Cruz de pau, cruz de ferro!!!:lol:

Eu consegui melhorar muito o problema da transparência depois que troquei alguns cabos. Não me perguntem porque melhorou.
Eu tirei o Pirelli V2 das caixas e coloquei um VDH que eu tinha guardado aqui em casa. Além disso troquei o cabo que vai do pré ao power, que era um monster, por um Mit.
Ficou muito melhor, mas dúvido que mesmo com a troca do power, eu teria a mesma transparência de um passivo. Acho que cada equipamento tem seu ponto de destaque e a transparência é o forte dos prés-passivos, assim como a dinâmica é ponto forte dos ativos.

Carlos

Vou experimentar o uso de um cabo XLR para ver se melhora mais.

Alguém tem um para me emprestar? :D Prometo que não devolvo mais..

Samuel
11-03-2005, 14:33
Cade o Jorge para nos dar uma aula sobre casamento de impedância entre pré e powers?

Jorge vc está devendo essa...

Maumau, dá uma intimada no Jorge...Afinal de contas essa sua estrela de xerife virtual tem que valer para alguma coisa.:bD

OBS: Esse Primare só sai daqui se for para por um Mark levinson ou um integrado Accuphase no lugar....acho que estou com febre..:ataque:

Renato
11-03-2005, 16:28
Samuel,

Ando "catando" muita coisa pois estou montando cabo "desbalancando" sistemas..se quiser posto algumas coisas aqui que tenho de outra lista ou te passo por MP, mas basicamente, veja os valores dos XLR do Power, geralemnte em conexoes XLR os disparates sao menores e nao acontece tanto "descasamento" como nos RCAs...

[]'s

Renato

Ricardo Pontes
11-03-2005, 17:19
Cras,ja vi que v entende das ''coisas''

Vou ficar de ''olho'' de hoje em diante.

Ricardo.

hardmen
11-03-2005, 17:32
Samuel, que "PréZão" esse aí heim... :oloko:

Aquisição de Campeões!!! :rever1:

A fabricação dele é pós Bob Carver???

Um Abraço... :legal:

lynyrd
11-03-2005, 18:26
Rapaz,

Fiquei uma hora olhando pra esse pré e imaginando ele com meu Sunfire cinema grand:rever1:

Samuel
11-03-2005, 18:33
Hard
Eu acredito que é da época do Bob. Para ser sincero eu nem sabia que ele tinha saido da Sunfire. Mas para quem já vendeu a Phase-Linear e a Carver, não é de se espantar.:D

Lynyrd
Eles foram feitos um para o outro...Juntos devem fazer uma miséria.:rever1:
O que vc está usando como pré?

lynyrd
11-03-2005, 18:40
Hard
Eu acredito que é da época do Bob. Para ser sincero eu nem sabia que ele tinha saido da Sunfire. Mas para quem já vendeu a Phase-Linear e a Carver, não é de se espantar.:D

Lynyrd
Eles foram feitos um para o outro...Juntos devem fazer uma miséria.:rever1:
O que vc está usando como pré?

Por enquanto ele esta espetado em um Yamaha 2095,por enquanto...........

cras-sp
11-03-2005, 19:23
Idéias p/ HT baseadas no Sunfire:

http://theater.stevejenkins.com/home.html

http://theater.stevejenkins.com/gallery/

http://theater.stevejenkins.com/equipment/

Carlos R.

Desotti
15-03-2005, 20:35
Amigos, que eu saiba o Bob continua à frente da Sunfire, nada no site indica que ele tenha saído, o nome dele permanece lá. :tu:

Samuel meu amigo, parabéns pela aquisição :aplauso:... como já temos à disposição Sunfire, Outlaw e Rotel na parada, bem que poderíamos organizar qq hora um "shootout" de pre/pros não? ;)

[[]]'s

ableal
15-03-2005, 22:13
Samuel,
o Bob Carver nao deixou a Sunfire. inclusive a empresa possui uma linha de amplificadores que é assinada por ele pessoalmente cada uma das peças. uma pergunta... o seu prepro seria o Theater Grand I, ou mais novo?

Garam,
Esse processador sai BEM mais caro que um 1068 ou qualquer outro modelo da Rotel. o negocio é flagship mesmo e se bem me lembro, um conjunto com o prepro e o amp multicanal passa bem do patamar dos 30.000 reais.

Samuel
15-03-2005, 22:24
Caro André

Eu realmente fui pesquisar e pelo que ei li o Bob está firme, feliz e forte na Sunfire.
Ele é reconhecido como um genio da eletrônica, tanto é que toda empresa que ele abre é um sucesso.
Eu e o Maumau testamos aqui em casa o "Holografic Image" que é patente do Bob Carver e o resultado é bem interessante.

Gostei muito do equipamento, da construção e principalmente do som.

Eu estava testando o DAC interno do Sunfire contra o meu DAC externo da Adcom, e este último deu um banho em termos de sonoridade, equilíbrio e palco sonoro. Ainda bem que o Sunfire tem o "Source Direct".:D

ableal
16-03-2005, 08:22
Sam... é o TG I? Quanto vc pagou no bichao? é sem duvida o sonho de consumo de muitos por aqui, sei que meu é...

Samuel
16-03-2005, 09:46
André

É sim o TGI.

Se eu falar quanto eu paguei vc não vai acreditar e vai cair no chão estrebuchando de raiva.:bD
Mas posso dizer que foi uma barbada.

ableal
16-03-2005, 10:46
sam, eu sou imune a estrebuxamentos e chiliques... pode falar o preço. nao se preocupe, a parede aqui no lado é de gesso, portanto, qualquer traumatismo craniano será módico.

J. Schmaedecke
16-03-2005, 13:27
Cade o Jorge para nos dar uma aula sobre casamento de impedância entre pré e powers?

Jorge vc está devendo essa...
Oooops!
Devo não nego.
Grande Samuel, parabens pela aquisição. :aplauso:

Realmente, a compatibilidade na conexão XLR é maior, quanto ao RCA é triste de ver nas especificações técnicas ( eu baixei muitos manuais ) não só encontrei niveis incompatíveis como sistemas de medidas diversos confundindo a cuca de qualquer um.
O XLR tem como padrão de impedância 600 Ohms. Isto quer dizer que uma saída deve ter no máximo esta impedância. Uma entrada deve ter no mínimo esta impedância.

Foi criado para resolver o problema de linhas longas e permitir baixo ruido.
Já o nível de tensão sobre esta linha balanceada varia de acordo com o uso.
Um microfone usa alguns milivolts, uma saida de pré usa até 3 V rms.

Ao contrário das outras interligações a do pré - power deve ter na origem uma igual ou maior tensão, que serve para excitar o poweramp em sua plenitude. Nas outras conexões o sinal da origem (fontes) deve ser no máximo o valor dado na conexão de entrada. O motivo é que não ultrapasse os limites de trabalho do estagio seguinte e também não muito mais baixa para não reduzir o parâmetro sinal-ruido. Na conexão pré - power a tensão varia com o controle de volume sendo o máximo o valor nominal dado, portanto vai ser ajustado pelo usuário para ficar num nível sempre abaixo do valor de entrada do power.
O mesmo padrão de impedância para o RCA para conexões de "linha" deveria de ser de 10 kOhms na realidade uma zona morta entre 1k e 10k.
Existe uma regrinha empírica que é bem aceita por todos: a impedância de entrada ser maior do que 8x a impedância de origem. Isto é análogo ao fator de Damping tão discutido aqui no fórum. Neste caso o Damping é 8. Apenas com a ressalva de que aqui ao contrário da conexão Power Falantes as cargas reativas são bem menos relevantes.
Geralmente as origens deveriam ter impedância menor e as entradas um valor maior. Prés de boa qualidade tem impedância de saída menor que 1 kOhms, assim como Powers ter impedância maior do que 10 kOhms.

Aqui também vai uma dica para cabos:
A capacitância de um cabo deve ser no máximo o valor que dê uma atenuação de 3dB em 50 kHz. O cálculo da freqüência de corte "fc" é feito em função da impedância de entrada "R" e da capacitância do cabo "C":
fc= 1/ ( 2 x Pi x R x C )

espero ter ajudado
abraço a todos
Jorge

J. Schmaedecke
16-03-2005, 13:37
Só uma coisa pra dicas tá bom, para aula, peçam para o Prof. Dantas.
abraço
Jorge

hardmen
16-03-2005, 13:38
Escreví que o Sr. Carver havia deixado essa empresa, baseado em uma informação que ví escrito um dia aqui no fórum, o qual virei de cabeça pra baixo e não encontrei o bendito tópico... :seila:

Desculpem a Gafe... :rolleyes:

Um Abraço...

Samuel
16-03-2005, 13:47
Valeu Jorge!!!:legal:

Nada como ouvir quem entendo do riscado.

Obrigado

ableal
16-03-2005, 15:27
Hard, nao foi gafe não... é comum esse erro. o bob carver realmente deixou uma empresa, e esta foi a propria carver. a ideia dele foi genial, ele vendeu os direitos do nome e os caras que compraram acharam que estavam se dando bem. ele pegou o dinheiro e criou a sunfire, porem deixou claro que era BY BOB CARVER.

existem alguma figuras no mercado de audio mundial que tiveram seus nomes elevados a mitos e lendas, dentre estes, podemos citar: Bob Carver, Jim Fosgate, Joe D'Appolito, James B. Lansing (JBL, Altec Lansing...) dentre outros.

Samuel
16-03-2005, 17:38
André

Não podemos nos esquecer do Mark Levinson, que vendeu sua empresa para o grupo Harman.

cras-sp
27-03-2005, 21:04
Que eu me lembre, tem também:
Nelson Pass da Pass Lab que ficou famoso por projetar a Aleph série(amp SS, Single Ended, Classe A) ;

Stevie McCormack que vendeu a empresa para a Conrad-Johnson e agora possui uma firma só para upgrades dos produtos da McComarck;

John Curl que projetou vários modelos da Parasound, inclusive o atual Halo JC-1.

Carlos R.

Samuel
27-03-2005, 23:24
O John Curl da atual Parasound já foi projetista da Mark Levinson.

Dmaumau
28-03-2005, 10:17
Na verdade me parece que o JC é meio que free-lance, trabalhando MAIS para a Parasound, mas metendo o bedelho em muita coisa boa por aí.

Ele diz que a Psound lhe dá liberdade para desenvolver sem questionar demais seus projetos e suas decisões sobre topologias e componentes e ainda assim fabrica componentes de preço racional.

cras-sp
28-03-2005, 10:45
O JC tem uma empresa de consultoria em projetos de audio; ele trabalha para várias empresas, inclusive a Parasound.

Carlos R.

cras-sp
02-04-2005, 14:35
Outro famoso projetista:

Gary Morrison da Plinius

Carlos R.

Samuel
02-05-2005, 00:06
Olhem que interessante que o Processador Sunfire faz com o phono stage.

"The amazing thing is that the analogue output from the phono cartridge is first converted to a 24-bit, 48 kHz digital bit stream."

Murilo
02-05-2005, 11:26
Samuel,

Obrigado pelos 4 excelentes cabos que vc me mandou de presente lá no hotel :rolleyes: :feliz:

Bom, os cabos já estão a sua disposição aqui :legal:

Samuel
04-08-2005, 01:24
Quem tiver interesse em ver umas fotos do processadro Sunfire aberto é só clicar aqui.http://artvox.fotos.uol.com.br/sunfire (http://artvox.fotos.uol.com.br/sunfire)

O trafo do Sunfire é muito chic. A parte de cima dele é em acrilico preto com o logo da Sunfire estampado.

Tem tbém umas fotos do transporte Theta.

fazambuja
07-08-2005, 23:39
Para os fãs do Sunfier a empresa de bob caver licencia o processador para outras empresas fazerem e muitas vezes por um preço mais em conta..
http://www.audioholics.com/productreviews/avhardware/EmotivaDMC-1ProcessorReview05.php

"Due to multiple requests about the similarities between the various processors utilizing Bob Carver/Sunfire platform we felt it important to provide some perspective on the three main units available to consumers. Sherbourn Technologies and Emotiva both are able to have their products made through a manufacturer in China who is licensed to make these products based on the Bob Carver/Sunfire platform......

As you can see, the units are essentially identical, except for cosmetics, pricing, warranty and some small details. A shoot-off would be silly, and you can likely get an idea of which product interests you by your needs, aesthetics preference, warranty requirements, etc."

Parabens samuel bem legal as fotos...

Murilo
07-08-2005, 23:51
Muito interessante :legal:

A frente deles é meio feinha, sendo o Sherbourn mais ajeitado, porém o Emotiva é bem feio mesmo :)

Mas joga um desses no meu rack que ele fica lindo na hora :D :hilario: