PDA

Ver Versão Completa : Upgrade para CD players

Russo
26-06-2002, 22:38
Pessoal,
Dêem uma olhada no site www.lcaudio.com
Eles tem uns artefatos interessantes.
Me chamou a atenção o opamp AD825 que pode substituir praticamente qualquer opamp usado pelos fabricantes no estágio analógico dos CD players. E o custo não é exorbitante. Eles afirmam que este é muito superior aos originais.
Gostaria de saber se realmente vale a pena fazer um upgrade deste.
Outro upgrade é o lclockXO, mas achei muito caro.:alien2:
O que vocês acham?
Abraços,:cool:

Dennis
26-06-2002, 23:31
Márcio,

Tudo vai depender do que existe dentro do seu CD player atual.
O argumento deles de que boa parte dos CD players usa partes baratas em alguns estágios certamente é válido, o que não está dito é que há muitos CD players que usam partes melhores que as deles... :rolleyes:

O estágio analógico é essencialmente responsável pela amplificação pós-DAC, e é uma peça crítica. Por esse preço talvez valha a pena experimentar, lembrando que você perderá a garantia se ela ainda for válida.

O DAC do seu player é outro estágio importante, na minha modesta opinião talvez o mais importante, pois se algo sai errado daqui, não há nada mais que se possa fazer. O jitter é um problema sério, mas caímos no mesmo ponto: tudo depende da diferença entre o desempenho do que você tem hoje e da solução proposta.

O lclock é um oscilador de alta precisão, mas ele precisa ser integrado a um sistema, para o qual foi feito um projeto, para o qual há tolerências, etc, etc. Você pode estar até melhorando um estágio, mas de repente o "gargalo" não estava ali... Os PLLs do DAC podem ser construídos no próprio chip, por exemplo.

O mesmo vale para o ZAPFilter, que basicamente transforma seu player num transporte. Essa solução é largamente utilizada por aí, equivalente a um DAC externo, só que se for pra trocar o DAC inteiro, creio que há opções melhores...

Não sei se por US$400 não vale mais a pena guardar essa grana e investir num player que seja melhor no conjunto... na verdade não tem como saber sem "queimar" essa grana... :bD

Abraço.

Dennis
26-06-2002, 23:38
Márcio,

Segue uma resposta minha sobre jitter no outro fórum, que transcrevi aqui. Espero que seja útil.

----------------------------

Jitter é qualquer variação no eixo temporal de um sinal digital e está presente em todo lugar no universo digital. Em qualquer caso, a reprodução correta dos dados transmitidos pelo receptor é limitada pela precisão do clock recuperado.

Erros causados por jitter ocorrerão sempre na cadeia que o sinal percorre. O grande desafio é manter a influência do jitter abaixo do limiar de correção de erros do código em questão.

Jitter ocorre nos meios físicos (CD, DVD, etc), nos canais de tranmissão (cabos e trilhas), circuitos de processamento e nos conversores, entre outros.

É importante distinguir entre 2 tipos principais de jitter, os chamados interface jitter e sampling jitter. O primeiro ocorre em transferências digitais e só é significativo se causar erros incorrigíveis no sinal recebido. Se o sinal for recuperado sem erros, a influência total do jitter é nula, independente de seu valor absoluto. A tolerância aqui é da ordem de 5 a 10 ns.

O segundo, que ocorre nas conversões A/D e D/A, é muito mais crítico, somando ruído e distorções ao sinal recuperado. As tolerâncias nos clocks e circuitos regeneradores de clock deve ser muito rígida para minimizar seu efeito. A tolerância aqui é da ordem de 20 ps!!

Dependendo do projeto do circuito (e do custo desejado para o aparelho...) pode-se usar clocks duais nos receptores, onde um primeiro PLL extrai o clock do sinal e um segundo PLL regenera o clock a partir do primeiro, atenuando muito o efeito do jitter.

Pouco lembramos também que jitter é introduzido nos CDs e DVDs pela variação na velocidade de rotação do disco, que mesmo controlado por servomecanismos não é perfeita, tanto na gravação quanto na reprodução...

Russo
27-06-2002, 18:31
Dennis,
No caso do meu player CD5000 Marantz que tem um opamp NJM4560, será que vale a pena trocá-lo pelo AD825?
Talvez eu faça depois do vencimento da garantia.
Abraços,:cool:

Dennis
28-06-2002, 08:36
Márcio,

Seria muita presunção minha dizer que ficará bom ou que ficará ruim. Esse é o tipo de coisa que só experimentando.
Nunca escutei um CD5000 por mais de 10 minutos e em condições "controladas", onde eu pudesse formar uma opinião sobre ele. Dei uma pesquisada sobre ele pra você, e as referências são muito boas. Não é um player de referência nem nada disso, mas é um bom player, com um bom projeto.

Nesta página, no entanto, http://www.soundlabsgroup.com/LCAudio/LC_Audio_AD825.htm, existe uma referência ao NJM4560 como sendo de qualidade inferior, e embora no quadro de especificações ele não esteja presente para uma comparação direta, por esse preço, acho que eu pensaria em experimentar... :D

Abraço.