PDA

Ver Versão Completa : Montando Caixas!!!

Leonardo Mota
27-05-2003, 19:20
Olá para todos...

Eu estou planejando montar um par de caixas frontais, pretendo ir substituindo as do meu HT aos poucos, mas queria montá-las...

O ambiente onde está meu HT é muito pequeno, pouco mais de 9m2, sendo assim não procuro potência, mas sim qualidade!!!

Vou ouvir principalmente musica e adoro ouvir música com qualidade, quem não???

Eu tenho muitas dúvidas, desde a compra dos itens até a construção...

Pensei em comprar um tweeter, um mid-bass e um woofer para cada caixa... duvidas:
-Eles têm de ter a mesma sensibilidade(db) e se não tiverem não vou alcançar volumes maiores e distorcer o som, existe algo que compense isso?

- Quais as frequências recomendadas de cortes para mid-bass, tweeter e woofer?

- A divisão deve ser feita como? Por exemplo, no mid-bass ela deve ser cortada em 600hz e 5000hz?? como faço isso?

- Uma marca boa, que apresente som com muita qualidade e preço acessível, novamente a potência não é o fator importante para mim.

- Temos que retirar os graves baixos do woofer também, abaixo de quanto, 60hz?

Agradeço a ajuda de todos!

Se tiverem algum site com dicas ou qualquer coisa para ajudar ficaria muito grato.

Abraços

Leonardo Mota
leonardoti@hotmail.com

Leonardo Mota
27-05-2003, 20:23
Errata:

Disse Mid-bass mas na realidade é mid-range, ok?

Abraços!

Márcio
27-05-2003, 22:18
Leonardo, para uma sala de 9m2 uma caixa jbl S26 ou N26 já seríam mais do que suficiente, falando apenas em graves, para montar um par de caixas como as que citaste não gastarías muito menos do que na compra de uma destas jbl, a S26 é possível comprar por R$750 e a N26 deve custar algo entre R$600/650.
A menos que mores em SP e possas comprar falantes em balaios o custo da montagem deste caixa irá custar algo próximo a R$400/500, isso utilzando falantes automotivos e sem incluir crossowers, que infelizmente serão de péssima qualidade porque é impossível encontrar bons capacitores e um fio esmaltado de boa qualidade.
O corte de frequência ideal será definido depois que souberes quais falantes serão utilizados na caixa, será baseado nas especificações do falantes que irás definir os cortes.
A sensibilidade dos falantes deverá ser aproximada(no mínimo), diferenças maiores do que 3db causarão muitos problemas, abaixo de 3db estas difereças poderão ser suportáveis ou compensadas.
Só para que tenhamos uma base do que consideras som de qualidade, em que tipo de equipamentos estás acostumado a ouvir música.
Se moras em SP pergunte para o Eduardo aonde podes comprar bons falantes em saldos.
Abraços

Leonardo Mota
29-05-2003, 15:55
É mas queria desenvolver esse meu lado "Prof Pardal" como já ouvi alguem do forum dizer.

Quero montar uma caixa pra ver como é... Pensei em comprar equipamento nacionais na Sta. Efigênia, Vi falantes com boas respostas e som bom mas eram falantes para carros, pensei será que poderia comprá-los e colocá-los em uma caixa?

E a questão da sensibilidade, como resolvo? Encontro tweeters com sensibilidade acima de 100db, enquanto os outros flaantes no máximo a 92db, como compensarei essa diferença?

Abraços.

Filipão
29-05-2003, 16:23
Leonardo,

Existem esquemas utilizando resistores para realizar essa atenuação nos tweeters. O problema é encontrar resistores de qualidade que possam ser utilizados, problema aplicável também aos demais componentes do crossover (capacitores e indutores).

Procure por "circuito L-pad".

http://www.google.com.br/search?&q=circuito+l-pad

Abraços,

Filipe Rangel.

Márcio
29-05-2003, 19:04
Leonardo, estes tweeters com 100db seríam profissionais, se sim esqueça, não servem para o que estás pretendendo.
Qual sería o teu orçamento???? Se for razoável, poderías pensar em importar falantes, capacitores e bobinas, não são exageradamente caro e ao menos não ficarías frustrado com o resultado.
A qualidade dos capacitores, fio esmaltado para construir a bobina e dos resistores impede que o resultado fique bom.
Podes gastar R$1000 em falantes e o resultado não será igual ao de uma S26 por conta disso.
Abraços