PDA

Ver Versão Completa : BluRay Disc White Paper: March 2005

Rash
16-03-2005, 22:31
Ontem a BluRay Disc Association (BDA) lançou o mais novo White Paper do formato. Esse White Paper é muito interessante para quem se interessa pois ele descreve detalhadamente todas as features do formato, como elas funcionam, como serão usadas, etc.

Explicam, por exemplo, como serão as legendas e dá exemplos. Sabiam, por exemplo, que a legenda no BluRay será cacheada de forma que ela é lida do disco apenas 1 vez e não durante a reprodução? Sabiam que a legenda poderá ter seu estilo (fonte, cor e efeitos) completamente customizados pelo usuário? (isso significa que você pode fazer todas as legendas serem amarelas por exemplo) Existem muitas outras informações sobre outras "features" do formato como por exemplo a camada Java, etc.

Tem também já a adição dos novos codecs de áudio que o BD suportará: Dolby Digital, Dolby Digital Plus, Dolby Lossless (a.k.a MLP), DTS, DTS-HD e LPCM.

Enfim, quem se interessar vale a pena dar uma lida e ficar por dentro de como será o novo formato. :legal:

» http://www.blu-raydisc.com/assets/downloadablefile/2b_bdrom_audiovisualapplication_0305-12955.pdf

†Russel Allen†®
17-03-2005, 00:02
Cara, essa das legendas customizáveis é o máximo. Mas, será que isso também não seria possível no DVD? Afinal, um arquivo de legenda não consome mais do que 1 ou 2Mb de espaço em disco..!

Russo
17-03-2005, 08:42
Legal será se o usuário puder escolher o formato da tela sem perdas.

Abraços,

Rash
17-03-2005, 23:10
Não Júlio. No DVD as legendas são um bitmap (ou seja, uma imagem). Dessa forma a legenda pode ter o "desenho" que o estúdio quizer, inclusive com cores próprias. Eu tenho bastante experiência com o formato. :)
Eles fizeram assim para não haver complicações com línguas que possuem acentuação e línguas que não são escritas com o nosso alfabeto (como Japonês, Chinês, Árabe, Russo, etc).

No BluRay esse problema será resolvido com as formatações especiais das línguas (UTF-8, UTF-16BE, Shift-JIS, KSC 5601-1987 (includindo KSC 5653), GB18030-2000, GB2312, BIG5). Pelo que eu sei, o fabricante do player pode fazer de tal forma que o usuário possa gravar um BD no computador com as suas fontes preferidas e colocá-las no player. Assim é possível ver o filme com qualquer fonte do PC. :)

Bom, isso são detalhes. Ele tem mais features legais. :legal:

Russo, eu não entendi direito o seu problema. Mas eu acho que os estúdios devem fazer seus filmes prioritariamente em 1080p (1920x1080 para 16:9 e 1440x1080 para 4:3), com raras exceções em 720p (formato que deve prevalescer nos extras). Eles pensaram em fazer anamórfico de 1920x1080 para aspects mais wide como 2.35:1 (2538x1080). O problema é que nenhum monitor/projetor HDTV é capaz de fazer tal resolução. Assim filmes com aspect 2.35:1 continuarão a ter barras pretas na faixa de vídeo. :( (No HD-DVD também)

Agora, se você está se referindo a upscale (por exemplo de 720 para 1080) então isso não fará parte do padrão BluRay. Isso será uma escolha do fabricante do player. :legal: