Ver Versão Completa : VIBRACOES
mmartins
24-09-2002, 15:24
Senhores,
Estou curioso para saber a opnião de todos a respeito de um assunto:
Todos sabermos que quanto mais vibrações no ambiente, pior fica a qualidade sonora de nossos equipamentos. Baseado neste fato, algums empresas desenvolveram produtos que fazem com que esta vibração não seja passada pelo equipamento, fazendo com que o mesmo não vibre tanto. Alguns deles parecem rolamentos, como o DARUMA. A pergunta é: PORQUE ao invés de usarmos estes produtos, que são caríssimos, não usamos rolamentes debaixo de nossos equipamentos ? Um amigo usa e disse que faz o mesmo efeito destes produtos. O que voces acham ?
Att.
:chat:
Martins,
Penso que qualquer dispositivo que atenue bem as vibrações pode ser usado o que de modo nenhum implica que ele tenha que custar caro. ;)
mmartins
24-09-2002, 17:03
Caro Denis,
Como o meu equipamento fica quase no chão, decidi fazer um teste com rolamentos. Será ? darei minha opinião após !!
Att.
mmartins
24-09-2002, 20:46
Caro Dennis,
Agora queeu não entendi mais nada. Sabe aqueles graves que de vez em qdo aparecem de mais devido às ressonâncias da sala ? Pois é, desapareceram !! Além disto, percebo que as notas ficam mais definidas, quesito transparência. Basicamente é isso, é é claro que no segundo ítem a diferença existe muito pequena mas o que contribui para uma melhora no palco sonoro.
Vou testar mais dias de várias fomas e vamos ver se fiz o investimento certo.
O que voce acha ?
Caro Martins,
Os rolamentos estão sob que equipamentos? Como você os instalou/fez?
Confesso que estou surpreso que você tenha sentido uma diferença tão nítida... Seria legal observar por mais tempo e escutar outras opiniões...
Abraço.
mmartins
24-09-2002, 22:55
Caro Dennis,
Os rolamentos, de esfera, estão debaixo dos dois monoblocos e do cd player. Eu sabia que ia fazer diferença pois um amigo usa, mas não sabia que ia fazer tal diferença nos graves e transparência. Vou ouvir mais e depois falarei.Vou fazer algumas experiências.
Att.
abreu_car
25-09-2002, 09:32
MMartins,
muito interessante esta sua experiência. Incrível como em poucos 'detalhes' conseguimos melhorar a qualidade sonora de nossos equipamentos.
Gostaria que vc explicasse melhor como utilizou essas esferas, diâmetro, forma de aplicação, esteticamente como ficou, custo, etc...
Tenho certeza que muitas pessoas seguirão esta dica, e continue colocando suas experiências aki, que de uma forma ou de outra, auxiliam os iniciantes que, assim como eu, dormem pensando no próximo passo em busca do santo graal de home theater....
:D :dj: :riso: :riso:
forte abraço...
abreu..
mmartins
25-09-2002, 15:50
Caro Abreu,
Os rolamentos ficam de baixo dos equipamentos, igual aqueles produtos que vendem por ai para evitar vibrações e ficam invisíveis. Coloquei tres para cada equipamento. Na verdade, gosto muito do simples e não me guio muitos por reviews e coisas do gênero, confio muito no meu ouvido e eles fizeram uma boa diferença. Sou um privilegiado pois tenho amigos, dentro e fora do fórum, com muitos anos de audiofilia e me dão algums dicas.
Os especificações dos rolamentos:
rolamento axial de esfera de encosto marca GPZ
45mm de interno
75mm de externo
14mm largura ou altura
Att.
Mmartins,
Agora eu não entendi. Você usou esferas de rolamento ou o rolamento montado (tipo rolimâs)??
Já vi esses antivibradores e eram como um sanduíche com uma esfera no meio. Usam-se também os spikes (cones com a ponta virada para baixo).
Estou fazendo um protótipo de mesa antivibração com magnetos de neodímio, só que é muito complicado. Se funcionar, posto aqui. :doido:
Abraços,
Eu consegui melhorar muito as vibrações do cd e do dvd player com a fita de vinyl da 3M.
Meu som estava ardido, não conseguia ouvir por mais de uma hora, foi então que lembrei de uma coisa que o Holbein Menezes me disse "as vibrações fazem o som ficar áspero e sem musicalidade", resolvi investigar e descobri que as paredes do meu rack não vibravam mas as prateleiras (que são fixas) vibravam e muito, nas bordas nem tanto mas quanto mais para o centro mais intensas ficavam as vibrações, foi então que resolvi utilizar a fitinha para isolar os cd e o dvd, foi um santo remédio, ficou muito bom.
Também estou maquinando algo diferente, estou pensando em colocar uns apoios nas paredes do rack e fazer prateleiras de granito, ou então fazer como nos pedestais das minhas caixas, utilizar as preteleiras de granito apoiadas sobre esferas, desta forma eu acredito que as esferas pudessem isolar as vibrações da prateleira, para complementear isolaría os aparelhos da prateleira de granito com as fitas 3M.
Abraços
Carlos Dantas
26-09-2002, 00:05
Prezados amigos
Confesso que não entendi como o rolamento de esferas, supostamente de aço, evita a transmissão de vibraçoes entre os equipamentos e seus suportes. Não consigo perceber o princípio físico que faz com que estes rolamentos colocados de baixo dos equipamentos absorvam as vibrações. Não é o mesmo princ´pio dos dispositivos de antivibração da Daruma por exemplo. Como funciona então?
Abraços
Dantas
Dantas, no meu caso eles estão funcionado como spikes em locais que eu não podería utilizar um spike.
No caso das caixas eu precisava de uma base para levantar as caixas e teoricamente quanto mais pesada fosse esta base melhor, foi então que pensei no granito, só que sería quase impossível colocar spikes nesta base de granito então pensei nas esferas, como a superfício de contato da esfera é muito pequeno funcinou maravilhosamente para desacoplar as caixas do chão.
Também pretendo utilizar granito no amplificador porque acredito que ele não irá vibrar no centro, como estão fazendo minhas preteleiras, irei utilizar as esferas pelos mesmo motivos que utilizei no base para as caixas.
Se as esferas tem alguma capacidade de dispersar vibrações eu não sei, mas funcionou maravilhosamente nas minhas caixas, sumiram todas as ressonâncias dos gravs a princípio me pareceu que o grave havia diminuído mas depois percebi que eu estava confundido ressonâncias com graves.
Abraço
Carlos Dantas
26-09-2002, 10:06
Prezado Marcio
Voce está utilizando o mesmo princípio que usa a maioria dos absorvedores de som, incluindo-se o da Daruma. A esfera concentra em apenas um ponto o contacto entre o equipamento e a esfera e entre a esfera e a base de suporte. Isto provoca uma alta concentração de esforços nesta area de contacto. Isto provoca um intimo contacto entre as partes fazendo com que toda a energia da vibração escoe só atraves deste ponto e, num pequeno volume en torno deste ponto ela é absorvida não se propagando pelo equipamento ou pela prateleira. No seu caso o granito está absorvendo estas vibraçãos transmitidas pelo equipamento e o suporte superior da esfera está absorvendo as vibrações no sentido contrário. Veja na pag. 61 da revista do Clube do Audio e video de Jan/Fev 2002 o absorvedor da Daruma desmontado. Dá para ver bem como funciona. O que não entendo é como um rolamento de esferas, como estes usados em carrinhos de rolemã e nas pontas de eixo de automóveis, pode cumprir a função de absorvedor e isolador de vibrações. Como sou muito curioso estou ainda procurando uma explicação.
Abraços
Dantas
Caro senhores tive a oportunidade de confeccionar um dispositivo semelhante ao Daruma, mas que infelizmente não surtiu uma resposta proximo do desejado para equipamentos de audio, mas excelente para sonofletores, acredito que deva-se a inclinação interna da base (30') e abertura entre os acopladores da a esfera de 3mm.
Caso desejem realizar este experimento aconselho solicitarem a uma tornearia a confecção deste dispositivo;
tarugo de aço de 2"
os acopladores podem ter a dimensão externa que os senhores desejarem mas no minimo 7mm
a area interna deve ter uma borada de no minimo 1mm e no maximo 2mm
a inclinação interna utilizada por mim foi de 30 minutos, mas aconselho reduzir para 20 minutos
a esfera de aço de 10 mm, mas pode-se utilizar uma de 12 mm
mmartins
26-09-2002, 15:38
Senhores,
Eu estou usando aqueles rolamentos, tipo anel, em que as esferas ficam no meio como sanduiches. Para cada equipamento coloquei 3 peças, segundo as especificações em mensagem anterior. Sobre os aspectos físicos, não sei bem como explicar o fenômeno. Estou aguardando voces me explicarem como isso funciona.
Att.
mmartins
02-10-2002, 14:00
Senhores,
Continuo aguardando anciosamente !!!
Edson,
Você tem um desenho deste dispositivo que você fez?
Dantas,
Eu observei o Daruma desmontado, mas não consegui perceber muito bem como é feito a parte interna onde fica a esfera.
Pelo que entendi, estes dispositivos atenuam as vibrações laterais somente, e não as verticais. Não entendo como isso possa fazer alguma diferença num amplificador, ou num receiver, num DVD ou Cd player, até entendo.
Li em algum lugar que estes mouse pad (aquele tapetinho de borracha que usamos embaixo do mouse do computador) também são ótimos absorvedores de vibrações, uso-os embaixo de um estabilizador de voltagem. No começo eles reduziam bem a vibração, mas em função do peso do estabilizador, a borracha cedeu e as vibrações voltaram. Talvez em um Cd player ou um DVD não muito pesados, eles possam funcionar bem.
Abraços,
Eduardo
mmartins
03-10-2002, 09:00
Caro Eduardo,
O princípio que define o uso destes dispositivos debaixo de amplificadores é o mesmo referente ao uso debaixo do estabilizador de voltagem. Qualquer vibração no transformador de um amplificador gera campos magnético e por consequência...
Att.
Carlos Dantas
03-10-2002, 15:15
Prezado Eduardo
Sobre o Daruma vou lhe passar a explicação que li numa revista não muito conceituada mas é a única que tenho e que paresce fazer algum sentido. A esfera feita de material muito duro fica alojada numa pequena cavidade feita na parte concava interna de um dos semi cilindros. Quando o semi cilindro superior é colocado sobre o inferior a esfera fica entre os dois e impede que eles entrem em contacto um com o outro. Todo o contacto é feito através da esfera. O contacto da esfera com os dois semi-cilindros é quase pontual. Quando as vibrações fazem-se presentes em qualquer um dos semicilindros ela só poderá escoar para o outro semi-cilindro pelo contacto pontual da esfera. Esta esfera dissipa esta energia da vibração de tal modo que apenas uma parcela muito pequena da mesma é transferida ao outro semi-cilindro através do contacto pontual da esfera. Por sua vez a massa de metal do semi cilindro absorve o que restou da energia da vibração . Podemos imaginar a esfera como um circuito mecânico que oferesce uma alta impedância para as vivrações entre os semi cilindros. Foi mais ou menos isto que entendi da explicação dada pela revista. Faz sentido mas não sei se está correta.
Quanto a este tapetinho onde voce apoia o mouse ele possui na sua parte inferior uma pequena manta de espuma de borracha. Ela é muito fina e cede com o tempo. Em casas que vendem mantas de espuma de borracha voce encontra esta manta com espessuras bem maiores. Eu uso debaixo das minhas caixas surround espuma de 10 mm de espessura e o resultado é excelente. Precisa ser uma espuma de alta densidade. Umas são muito moles e não são boas para o fim que queremos. Voce encontra estas espumas numa variedade muito grande de espessura e densidade. Certamemte vai encontrar uma do jeito que voce quer.
Abraços
Dantas
José Carlos
03-10-2002, 15:37
Mmartins,
me explique como as vibrações irão gerar campos magnéticos no transformador.
Abraços
JCSJ
Caro Dantas,
Obrigado por suas explicações. Vou fazer algumas experiências caseiras e conto como foi em seguida.
Mmartins,
Desculpe-me, mas também achei um tanto estranho esse negócio de vibração gerar campo magnético. Acreditaria mais no contrário, o campo magnético gerar vibrações no transformador, que se propagariam pelo rack, estante ou o que quer que seja, chagando ao cd player ou dvd e causando erros de leitura no canhão laser, fazendo com que o circuito de correção atuasse mais e por consequência, prejudicasse o desempenho sonoro. Não é isso? Fora isso não consigo entender como um amplificador possa ter seu próprio desempenho incrementado com este artifício. Mas, confesso que nesse mundo da alta fidelidade, cada vez fico mais surpreso com o que os colegas afirmam aqui no fórum, nas revistas, etc., sobre diferenças relevantes em cabos de conexão, spikes, etc.
Abraços,
Eduardo
Eu ja li algumas vezes(mas no momento não me recordo de onde) que os amplificadores sofrem com as vibrações, e que até por este motivo não sería recomendável a utilização de caixas amplificadas(full range) para áudio hifi, as vibrações da caixa seríam prejudiciais para o funcionamento do amplificador.
Ainda não fiz testes com vibrações no meu amplificador, é muito pesado e a fitinha amassa, talvez utilize esta borracha que foi recomendada pelo Dantas.
Dantas, tens alguma idéia de onde posso encontrar espuma de borracha?
Abraços
mmartins
04-10-2002, 11:01
Senhores,
Se bem me lembro, quando um transformador vibra faz com que está vibraç~çao produza um campo magnético e este por sua vez gera o famoso "hum". Inclusive no fórum www.audioasylum.com tem debates e mais debates sobre este assunto. Uma das formas de voce conter estas vibrações é usar estes dispositivos anti-vibratórios. Por este motivo e por não concordar em pagar muito por estes dispositivos é que arrisquei no rolamento.
Att.
Mmartins,
Você poderia colocar uma foto do rolamento que você está utilizando só para matar a curiosidade?
Sdassis
Bom, um transformador gera um campo magnético bem significativo ao seu redor, e talvez o ponto seja que vibrações desse transformador movimentem esse campo magnético, gerando fluxos de corrente indesejáveis no circuito adjacente.
Agora, convenhamos, o transformador/fonte deveria estar relativamente isolado ou afastado dos circuitos do amplificador ou CD player ou em qualquer equipamento...
Dennis, se na grande maioría dos casos eles não separam a fonte chaveada que gera uma quantidade enorme de ruídos de alta frequência.
Se eles não isolam fontes chaveadas em dvd-videos, dvd-audio e sacd players caros, que teoricamente mereceríam um cuidade muito grande, porque faríam isso com um reles transformador convencional?
Eu tenho esta idéia de retirar a fonte chaveada do meu dvd player do interior do aparelho, já faz tempo que penso nisso e ainda vou colocar em prática, tenho certeza de que este som metálico que a maioría dos dvd players possuem tem mais a ver com as interferências da fonte chaveada do que com problemas de conversão ou qualidade dos circuitos.
Abraços
Márcio
mmartins
05-10-2002, 00:05
Caro Dennis,
Exatamente !!!
Gostaria de adicionar pimenta a este topico
porque não retirarmos as fontes de nossos produtos fora de seus gabinetes como sugeriu o marcio e construir uma unica fonte para alimentar a todos devidamente blindada:chat: :idea:
Nihon -.-
05-10-2002, 13:38
http://www.audioconnection.com.br/finallab.htm
Isso funciona de verdade?
Alguem sabe quanto custa um jogo desse?
Edson, principalmente no caso dos equipamentos hifi/high end ficaría difícil, a maior parte do gasto no desenvolvimento destes produtos é exatamente na fonte, portanto acho que não sería para o nosso bico, minha idéia é mais simples, pretendo retirar a fonte do interior do meu dvd mas continuar utilizando a mesma fonte em um módulo separado.
Outro detalhe é que todo equipamento gera ruídos, se utilizássemos uma única fonte para todos os equipamentos a ruído gerado por um equipamento iría sujar o áudio do outro, se tivéssemos quatro equipamentos ligados em uma mesma fonte todos estaríam sendo prejudicados pelos outros três.
Abraços
Carlos Dantas
06-10-2002, 12:08
Prezado Márcio e demais colegas
Aqui em São Paulo tem uma loja que vende tudo que voce pode imaginar ligado a borracha, chama-se a Casa da Borracha mas acho que voce pode encontrar estas mantas de espuma de borracha nas casas que trabalham com estofamentos para automóveis.
Quanto ao desempenho de amplificadores serem alterados por vibrações mecânicas nunca li nada que possa justificar estas alterações. Acho que é mais uma invenção dos fabricantes de amortecedores para vender seus produtos. Esta é a parte que eu não gosto no audio. Existe uma porção de especulações, com puro obetivo comercial, que são vinculadas nas revistas especializadas sem nenhum suporte científico ou mesmo hipóteses plausíveis. São feitas para que a gente seja induzida a consumir produtos que nem de longe precisamos deles. Dispositivos de anti vibração em amplificadores só se justificam quando a vibração é tão intensa que possa comprometer mecanicamente os componentes e as conexões utilizadas. Podem se partir lides de componentes, pistas de circuito impresso, fios e cabos de interconexão, contatos de conectores etc... Para provocar estas falhas as vibrações tem que ser de uma intensidade que raramente encontramos no nosso ambiente doméstico. Agora, produzir qualquer efeito na qualidade do som é absolutamente injustificável.
Quanto ao hum produzido pelos transformadores de força eles provem por indução eletro magnética produzida pelo tranasformador e captada pelo circuito de entrada do amplificador. Este é o hum provocado por indução e está na frequência da rede(60 Hz). Existe o hum que vem pela insuficiência de filtragem da fonte e este está, normalmente, na frequência preponderante de 120 Hz. Quando o projeto do amplificador é bem feito estes hums são muito baixos e, praticamente, inaudíveis em condições normais de escuta.
Quanto a separar a fonte de alimentação do chassis do amplificador é uma medida que só trará benefícios em amplificadores ou equipamentos outros mal projetados ou destinados a um público pouco exigente. Neste caso o melhor é não comprar estes equipamentos.
Abraços
Dantas
mmartins
07-10-2002, 10:57
Caro Dantas,
Como sempre suas análises sempre muito cientificas e baseadas em fatos.
Voce se lembra que as pessoas não acreditavam que os aparelhos tinha que serem queimados para atingir o ponto ideal ? Voce se lembra que ninguém acreditava que cabos fazem diferença ( e como fazem ) ? Voce se lembra que o homem não acredita em muitas coisas e hoje muitas são provadas ? Pois é, analisando suas palavras eu não deveria acreditar nestas coisas que pregam por ai, mas os meus ouvidos não me deixam enganar até porque boa parte dos testes que faço são CEGOS. Gostaria de saber de voce porque tantas pessoas falam de vibrações de solo ? Porque as pessoas estão dando tanta atenção a cabos ? O homem não acredita nos próprios sentidos ?
Att.
Márcio, retirar a fonte de alimentação do gabinete do equipamento pode ser uma faca de dois gumes. Se a fonte for chaveada, o que é muito provável no caso do DVD, o cabo de saída da fonte, que leva alimentação aos circuitos deve ser o mais curto possível, isso devido ao EMI. É comum vc encontrar ferrites enrolados nesses cabos com o objetivo de reduzir a intereferência eletromagnética. Quando vc coloca essa fonte no lado de fora do equipamentos, se ela não for muito bem filtrada e se o cabo não possuir elementos de redução do campo eletromagnético, o usuário corre o risco de não irradiar somente dentro do equipamento, mas para todo o sistema. Os gabinetes metálicos dos equipamentos funcionam como uma espécie de blindagem para os campos eletromagenéticos. Como a frequência de chaveamento normalmente está acima das frequencias audíveis, é fácil evidenciar o problema na recepção de TV de sinal aberto: faixas caminhando (geralmente nos canais baixos) poderão ocorrer na imagem evidênciando o problema. Então, antes de retirar definitivamente a fonte do interior de um equipamento, sugiro testar as consequências em todo o sistema.
Um abraço
Adalla
Carlos Dantas
07-10-2002, 13:00
Prezado Martins
Eu acredito sim nos sentidos humanos mas não como juízes infalíveis da realidade. Da maesma forma que a ciência não explica tudo a ciência tambem demonstra como noosos sentidos podem se enganar. Veja por exemplo a televisão . Ela só existe porque a ciência descobriu uma maneira de enganar o nosso sentido da visão de modo que ele não percebesse que as figuras em movimento são realmente transmitidas como a sucessão de figuras estáticas. Tudo isto geraria uma grande polêmica. O fato é que opiniões divergentes são sempre bem vindas. É da discussão que nasce a luz!
Abraços
Dantas
mmartins
07-10-2002, 14:51
Caro Dantas,
Um exemplo mais interessante são os valvulados !!! Outro interessante, que sempre indico demonstrando que o homem sempre volta para o ponto de partida é a informática, na qual sou profissiomal a 21 anos: faz alguns ( 15 a 17 anos ) o homem começou o tal do downsizing e agora está tudo voltando para grandes máquinas. Entende ?? Então, se confiarmos de forma mais ampla nos nossos sentidos, com certeza descobriremos coisas cada vez mais e mais.
Att.
Adalla, eu nunca pretendi deixar esta fonte fora de uma proteção, a minha intenção é colocar a fonte dentro de uma caixa metálica devidamente aterrada, assim como o dvd player, se for preciso(achas que é preciso?) posso até enrolar papel alumínio nos cabos que levarão a energia da fonte até o interior do dvd.
Dantas, estes nossos mavavilhosos dvd players são feitos para pessoas não muito exigentes, eu acredito nisso, é a maravilhosa "evolução" dos equipamentos feitos para tocar em home theaters.
Não em conformo com a fonte chaveada colocada sem nenhum blindagem no interior dos dvd players, quando estes players são ligados em equipamentos de alta fidelidade estes efeitos devem ser plenamente perceptíveis, na minha opinião não deve ser a toa que a grande maioría dos dvd players tenham um som metalizado enquanto os cd player podem até pecar por outros motivos, mas não por este, ao menos não de forma tão evidente.
Com a atual evolução meteórica dos produtos de ht(mais parecem produtos de informática) fica muito complicado adquirir um dvd player de ponta, um amigo comprou a algum tempo um dvd marantz, na época era um top, pagou dois mil e tantos dólares, se ele tentar vender hoje com sorte irá pegar R$800, o dvd não tem progressive, não toca dvd-audio nem sacd e não reproduz mp3, ou seja, ele tem em casa um produto que nao vale nada, por este motivo eu não tenho coragem de gastar e compro um dvd de pobre, se houver a mínima chance de melhroar este dvd de pobre retirando a fonte do interior vou ao menos tentar, na pior das hipóteses eu recoloco a fonte no interior do dvd.
Da mesma forma eu nunca compro o processador mais forte, tinha um duron 800 e acabei de mudar para um athlon xp1700, atualmente o mais caro por aqui é o XP2100, o 1700 já caiu de preço e daqui a uns sete oito meses eu troco por um XP1900/2000, estes já estarão custando bem menos.
Como tenho acesso ao pessoal que traz mercadorías para as lojas de informática(um amigo possui uma loja), os meus upgrades são baratíssimos, para pular do duron para este xp, trocando a placa e o processador, eu gastei R$90. Vendi minha placa e meu processador no jornal e gastei noventinha.
Abraços
Dantas, eu entendo o teu ponto de vista, principalmente para quem entende do assunto deve ser dificílimo aceitar certas coisas, também não estou dizendo que tudo o que se diz na audiofilía é verdade.
O problema é que apesar de que para certa coisas não existam explicações convincentes, elas se apresentam na nossa frente de forma tão clara que fica impossível ignorar e aceitar opiniões contrárias, é o caso das cabos digitais e das vibrações(em dvd players e cd players).
Depois que coloquei a fitinha de vinil embaixo dos meus players o som mudou de forma tão radical que não tenho outra opção a não ser afirmar categoricamente que o efeito das vibrações existe e é altamente maléfico para sistemas hifi/high end.
Minha irmã passou algum tempo sem ouvir o meu sistema, dois meses mais ou menos, quando voltou a ouvir me perguntou o que eu tinha feito porque o som estava muito mais agradável do antes, ela perguntou porque perebeu que eu não havia trocado nenhum equipamento.
Com a utilização da fitinha de R$7 o rolo a fadiga auditiva caiu para quase zero, o mesmo desconforto que sentias no teu sistema por causa da acústica no meu caso se devía as vibrações, eu também achava que a culpada era a sala mas no final descobri que eram a sal era inocente.
Quero deixar claro que o problema das vibrações não era perceptível quando eu tinha receivers, esta foi a demonstração mais clara que eu tive da evolução do meu sistema, ele ficou muito mais transparente e mostra tudo.
Com o receiver denon e as P5 eu percebia que faltava gás ao receiver mas não percebía nenhum efeito desagradável no som, quando mudei para o pré/power da adcom eu percebi que quando colocava o sistema na parte superior do rack(é uma prateleira inteiriça, sem reforços e portanto vibra muito) o som piorava, quando os equipamentos voltavam para os nichos que são bem reforçados o som voltava a ficar agradável. Com o integrado roksan, que é inegavelmente muito superior ao adcom, havia ficado virtualmente impossível houvir música, com meia hora de audição musical eu desligava o amplificador e dava graças a deus, os ouvidos pareciam arder, era insuportável, cheguei a pensar que o amplificador fosse muito ruim, foi então que o Holbein Menezes em relembrou do que havia dito a muito tempo, "trate as vibrações, elas causam fadiga auditiva!", eu tratei e foi um santo remédio, hoje se eu quiser ouço música por horas sem nenhum tipo de cansaço.
Tudo isso pare dizer que até agora ninguém me deu uma explicação totalmente satisfatória para o efeito das vibrações no cd player e no dvd player, mas tenho absoluta certeza de que este efeito terrível é real e muito nítido.
Sobre os amplificadores, não tenho nenhuma experiência prática e por isso não digo nada, apenas repasso informações, o que li (em algum lugar) é que não são recomendados amplificadores no interior das caixas porque as vibrações interferem na qualidade da reprodução, por isso o mais indicado são amplificadores externos. Quanto a isso não emito opinião, ao menos por enquanto.
Abraços
Márcio, acho que a caixa metálica pode ser uma boa, mas lembre-se de jamais aterrar no primário da fonte. Quanto ao papel alúminio acho que não vai adiantar muito. Melhor usar cabos blindados e ferrite bead tanto na saída da fonte quanto na entrada do aparelho.
Um abraço
Adalla
Carlos Dantas
07-10-2002, 22:25
Prezado Márcio.
Eu tenho realmente dificuldades de aceitar fatos que não podem ser provados através de uma teoria científica aceita como verdadeira. Entretanto a minha atitude em relação a estes fatos não é simplesmente de negá-los mas sim de investigá-los usando as ferramentas que a modernas teorias e tecnologias nos dispõem. Infelizmente não tenho recursos para esta investigação e nem vejo nenhum orgão de pesquisa interessado nisto. O que me paresce, no fundo de tudo isto, é que prevalescem unicamente os interesses comerciais das grandes empresas que não vêem com bons olhos uma investigação científica que ameaça destruir a fantasia que elas criaram. Acho que estou muito pessimista hoje e um pouco desencantado de tudo mas talvez isto não tenha nada a haver com o audio. Peço desculpas aos colegas que tanto têm me ajudado a passar momentos de descontração e satisfação. Hoje o melhor que posso fazer é ir dormir deixando um abraço a todos.
Dantas
Bom, espero te encontrar um pouco mais animado na terça feira, tomara!
Existem duas possibilidades para estas coisas inexplicáveis.
1) Talvez realmente seja enganação e nós estejamos ouvindo coisas que não existem.
2) Talvez exija alguma acordo entre os fabricantes para que ninguém abra qual é o segredo, ou de qual forma estas cabos devem ser medidos, talvez seja como aquela estória dos mágicos e o misterM, sei lá....
Abraços
mmartins
08-10-2002, 09:48
Senhores,
Eu pessoalmente entendo a dificuldade que o nosso amigo Carlos Dantas tem de aceitar fenomenos sem uma comprovação científica. Como buscador que sou, também não consigo conceber que qualquer fenomeno, de qualquer ordem, não possa ser explicado de forma cientifica. O que acontece é que ainda não temos o entendimento cientifico necessário para explicar tais fenomenos e acredito que este entendimento só chegará depois que o homem tiver uma postura interna correta.
Pra ser bem direto, vou dizer algumas coisas. Voces acreditam em milagres ? Pois é, da forma que pregam por ai, eu não acredito. Pra mim, milagres nada mais são leis desconhecidas dos homens que atuam e nos deixam sem explicações. E mesmo assim sabemos que estão lá e nada podemos fazer para entendê-las até que tenhamos o entendimento cientifico necessário para uma explicação cienfifica, mas a única explicação são os nossos sentidos.
Esquecendo os milagres, a acustica é uma área extremamente complexa: há +- 2 meses fiz um teste de aparelho auditivo e o resultado foi desastroso - parecia uma caixinha de abelha - , mostrando pra mim que o homem está muito longe de entender fenomenos que ocorrem a todo tempo a sua volta. Imaginem eu ouvindo um violino que parecia uma cigarra !!!! Ontem fiz um teste de uma cabo elogiadíssimo pela revista e o teste não foi bom. Estão vendo ??? Aprendi com um Sr. que devemos acima de tudo confiarmos em nossos sentidos, doa a quem doer, até mesmo se a ciência prove justamente ao contrário.
Espero que tenha ajudado !!
Att.
Bom, ontem eu já estava com sono, vou tentar me explicar melhor.
O que tentei dizer é que talvez exista algum acordo para que não seja divulgado o segredo destes cabos, caso contrário qualquer um podería construir o seu já que cabos de cobre de boa qualidade é fácil conseguir, e custa barato, é a única explicação que eu posso imaginar.
Mmartins, sobre o cabo, é aquela estória, a revista comete absurdos de considerar o cabo X a referência absoluta quando o mais importante é a compatibilidade, um cabo que U$100 poder soar melhor do que um de U$500 no meu sistema, desde que a compatibilidade seja perfeita, por estas e por outras é que a cavi tem a fama que tem.
Para que os testes fossem sérios, eles precisaríam descrever o tamanho da sala em que foi feita a avaliação, descrever que comportamento do produto teve quando foi combinado com o equipamento A, B e C e, no caso dos cabos, descrever que tipo de sonoridade o cabo tem e qual o tipo de sonoridade deve ter o equipamento a ser casado com o cabo.
Sem isso, principalmente o teste de cabos é inútil.
Abraços
Pessoal,
Eu acho que existe uma explicação para isso tudo.
Eu também não credito, confesso, em algumas coisas, principalmente em relação a cabos, simplesmente não vejo (ou ouço) muita diferença entre eles, mas confesso que recentemente postei aqui no fórum que não notei muita (ou nenhuma) entre um cabo considerado de alta qualidade (Van Del Hul) e um outro que paguei R$ 1,80 aqui na Santa Efigênia em SP. De qualquer forma, como comprei aquele Monster nos EUA, intalei no cd com o Rega, e usei esse cabinho para ligar um amp da Gradiente com um DVD. Resultado: surgiu um zumbido em médio volume que só desapareceu com a troca do cabo. Verifiquei as soldas e tudo estava OK. Realmente, concordo agora com o Márcio, esse cabinho não presta mesmo. Mas, em termos de diferenças sonoras não consigo notar diferenças.
Mas voltando a explicação da questão da vibração, até onde sei, um cd player ou um DVD possuem um circuito de correção interno que atua nas falhas de leitura, "completando" o sinal que faltou pela médias dos sinais naquele ponto. Lógico que isso deve ser tão rápido que não percebemos muito a diferença, mas certamente prejudica o som numa audição mais cuidadosa.
Dispositivos anti-vibratórios devem evitar o problema e por isso influenciam positivamente o som. Acho que isso é fácil de explicar.
Quanto aos resultados em amplificadores, sinto muito, mas também não posso acreditar que possa ocorrer diferença. Quando ocorre, acho que única explicação seria um contato de uma chave ou um componente encaixado (uma válvula por exemplo) que apresenta problemas de mal contato com a vibração e prejudica o som. Eletrônicamente não deveriam ocorrer outras situações, acho. Não posso afirmar que seja impossível um transistor, um capacitor, um resistor ou até mesmo um transformador sofrer alterações com a vibração, mas acredito que isso não ocorra. São elementos sólidos onde basicamente circula a corrente elétrica, ou o sinal, que não irá "desviar" ou "tremer" com estas vibrações. Mas, se houver um problema de contato elétrico, aí sim poderíamos notar alguma diferença.
Dantas, espero que você esteja melhor. Saiba que nós também apreciamos muito a sua participação aqui no fórum, sempre muito técnica, colaboradora e gentil. Esta satisfação que você menciona, tenha certeza, é recíproca.
Um grande abraço.
Eduardo
Carlos Dantas
08-10-2002, 17:32
Prezado Eduardo e demais amigos deste forum.
Muito obrigado pelas palavras animadoras que voces me trouxeram. Tenho lutado muito para sobreviver e as vezes sou pego pelo desânimo. Este ano está sendo muito ruim para mim no lado profissional pois o que me dava meu maior sustento, que era a consultoria em telecomunicações, simplesmente se reduziu a nada. Mas, como não posso desanimar pois tenho uma família para sustentar, estou de novo aqui pronto para contar mentiras para voces.
Prezado Eduardo, como voce, acho que vibrações mecânicas em DVDs e CD players até que daria para tentar uma explicação como, por exemplo, aquela que voce deu. Quanto a amplificadores e outros equipamentos que não tem partes móveis, quando a mecânica é só uma caixa que abriga os componentes eletrônicos, fica impossível siquer formular uma hipótese. Eu me preocuparia muito maia com as vibrações mecânicas provocadas pelo som nos objetos que ficam na sala de audição, principalmente nas estantes de madeira que abrigam os equipamentos. Estas sim são terríveis. Eu precisei reforçar brutalmente a minha estante que sismava em fazer dueto com os graves emitidos pelos contrabaixos. Para aqueles que não acreditam nisto sugiro que adquiram um Cd de testes ou um gerador de áudio que possam varrer lentamente toda a faixa de audio, principalmente as frequencias até 1 KHz. Coloquem os tons senoidais num volume suportàvel, (não precisa ser muito alto) e deixem o CD tocar. Voces vão ficar abismados das coisas que vibram na sua sala. Até os vazos de cristal começam a cantar quando é atingida a sua frequencia de ressonância. Como as notas graves são em geral as de maior duração e energia o fenômeno é mais sentido nesta regi\\ão do espectro. Isto é muito mais pertubador na qualidade do som do que qualquer vibração possa provocar no som emitido pelos amplificadores. Estas vibraçõe espúrias podem ser produzidas pelas próprias caixas acústicas. Vejam o esforço que os fabricantes sérios de caixas vêm fazendo para travar mecanicamente suas caixas.
Prezados Márcio e Martins, Existe nesta história de cabos muita realidade ma tambem muita fantasia, esta plantada por fabricantes que viram neste filão uma enorme oportunidade de faturar grandes lucros. Até onde vai a realidade e começa a fantasie é que não se consegue identificar porque não há interesse de se pesquisar isto. Acho que precisamos nesta área tomar muito cuidado para não gastarmos o nosso dinheiro em coisas que não têm muito efeito na qualidade do som. Não dá para confiar nas revistas porque elas são parte do problema. No momento ´devemos ligar o nosso desconfiômetro e usarmos com muito critério os nossos ouvidos. Ou seja, fazer como voces estão fazendo, experimentando e comparando muitas vezes antes de investir. Eu sonho com o dia que possa olhar para medidas feitas em um cabo e dizer; este serve e este é pura enganação. Mas acho que este dia vai demorar muito.
Abraços a todos
Dantas
mmartins
08-10-2002, 17:54
Caro Dantas,
Sobre ´cabos: REALIDADE ou FANTASIA, concordo plenamente e chega num ponto que as vezes voce fica tentando ouvir coisas que na verdade estão nas revistas e não nos seus sentidos. Claro que cabos fazem a diferença mas o DESCONFIÕMETRO sempre deverá estar ligado e bem ligado. Estou testando um cabo de bom preço e me parece que ainda não está totalmente queimado e se ele não melhorar, classificarei ele como nota 1 e todas as revistas classificam com 9,6. Estou com meu desconfiômetro bem ligado.
Att.
Amigos,
Sei que ninguém pediu minha opinião, mas aqui vai ela mesmo assim... :D:D
Tenho procurado permancecer meio "neutro" :rolleyes: nessa discussão, e também procurado estimulá-la, mas é de conhecimento geral que, até pela minha formação, sou fortemente cético em relação à maioria das coisas que vão além da explicação científica.
Admiro muito a atitude do Dantas :tu: de não assumir uma postura defensiva, mesmo não acreditando, e de sempre propor estudos conjuntos e vontade de todos em buscar explicações para as coisas que podemos ou não estar ouvindo.
Além disso, quando o tópico é polêmico, procuro nunca usar termos mais fortes como "é claro", "é óbvio" e outros assim, bem como insinuar que eu "ouço mais" do que os outros, porque precisamos respeitar tanto aqueles que ouvem quanto aqueles que não ouvem as "diferenças".
Acredito (1) que por um lado a mente humana tem um poder enorme de auto-sugestão e (2) que por outro certamente há muitas coisas que a ciência ainda não explica e nem por isso são falsas, logo considero que a melhor atitude ainda é estimular as pessoas a ouvirem por si próprias e tirarem suas próprias conclusões.
Assim, acredito piamente que vibrações influenciam o desempenho de um CD/DVD player, mas não um amplificador. Num CD player há 2 servomecanismos atuando 100% do tempo para corrigir as posições vertical e horizontal do canhão de laser, e é possível portanto perceber que quanto menor for a influência externa nesses mecanismos, mais precisa será a leitura dos dados, correção de erros à parte.
Numa mensagem minha anterior, eu buscava entender o argumento que justificaria a perturbação causada nos amplificadores, mas de modo nenhum compreendo isso hoje.
Quanto aos cabos... procuro explorar ao máximo as brechas dos 2 lados, conforme ensinamentos do mestre Dantas :D, mas eu não me auto-convenci até agora que diferenças existam. Estou no meu 3o. cabo de caixas e até agora... nada.
De qualquer maneira gostaria de agradecer a todos pelo altíssimo nível da discussão. :tu:
Abraços
mmartins
09-10-2002, 11:57
Caro Dennis,
Faz algum tempo, pluguei no meu sistema um cabo da Kimber modelo KCAG. Pra voce ter uma idéia, o meu equipamento deu um salto de qualidade impressionantes, e olha que estou falando de um equipamento conhecido por todos pela qualidade. A minha idéia ainda é comprar este cabo mas estou testando outros, já que ele não é um cabo muito barato. Para voce ter um idéia, com este cabo ouço coisas da música que sempre estiveram lá e que por um problema, talvez de dinâmica, não se faziam destacadas. Estou testando agora um outro cabo, que parece ainda não está amaciado. Vou deixá-lo queimar por mais alguns dias e espero que melhore. É claro que existem cabos que não fazem a menor diferença, mas estou falando de cabos de qualidades inquestionáveis e honestamente não estou disposto a pagar qualquer quantia, seja em dólar ou real, simplesmente porque alguém disse que soa melhor, e além do mais, perceber estas diferenças requer as vezes um pouco de prática e paciência.
Att.
Dantas,
Espero que esta fase de sua vida seja logo superada por outra bem melhor, afinal, acho que todos já perceberam que você é uma pessoa legal, e não gostariam de te ver chateado assim. Aliás, não conheço ninguém que viveu a felicidade eterna, ora a vida está complicada, ora está bem, são ciclos. Aliás, sobre a felicidade, cheguei a conclusão que ela de fato não existe na idéia de algo a ser atingido na vida, mas é formada de momentos felizes, e são estes momentos que devemos aproveitar ao máximo.
Sobre este assunto de cabos e vibrações, realmente é algo complicado. As vezes até penso se tudo isso existe mesmo ou está na nossa imaginação. A questão das vibrações ambientes, concordo plenamente, descobri algumas na minha sala que eram absurdas, mas não conseguia identificá-las quando ouvia as músicas ou filmes. Eliminei várias, mas ainda sinto que existem mais. Alguém conhece um CD para este teste?
Abraços.
Eduardo, existem vários CDs de teste no mercado especializado. Vc poderá encontrar em lojas de som profissional. Mas existem algumas opções caseiras que podem atender suas necessidades. Vou lhe dar uma sugestão que para mim funcionou muito bem: Faça download de algum software que gere tons. Sugiro algo do tipo NCH, que é bem simples ( http://www.nch.com.au/ ). Depois gere e salve em formato wav as frequencias que vc deseja. Existem algumas frequencias que já estão padronizadas na maioria dos equipamentos de medidas (existe uma razão matemática para isso, mas não vem ao caso) como 16HZ 32Hz 1KHz 16KHz... Depois é só queimar um CD com os arquivos que vc criou. Pode armazenar até 99 faixas em um CD convencional. Não se esqueça de incluir tb um ruidinho rosa básico... Espero ter ajudado.
Um abraço
Adalla
Carlos Dantas
10-10-2002, 11:59
Prezado Eduardo
Primeiramente quero agradecer a voce as palavras de estímulo. Quanto ao CD de testes o Adalla lhe deu uma dica excelente. Acho que é o jeito mais fácil de voce montar um disco de testes a seu gôsto. Para determinar ressonâncias em objetos na sua sala o melhor é vove primeiro usar uma varredura lenta e contínua na faixa de audio(modo Sweep). Se voce usar frequencias discretas alguns objetos podem não ter as suas frequencias naturais de ressonância excitadas. No sweep lento voce varre a faixa toda de modo que nada escapa. Esta é uma dica de quem já sofreu muito com este problema.
Abraços
Dantas
Olá Pessoal,
Estive viajando a trabalho mas já estou de volta. Grato pelas idéias. Vou fazer alguns testes, mas já percebi que tenho algumas vibrações na sala. Este final de semana vou tentar corrigí-las.
Aproveito este espaço para mandar um grande abraço ao Mmartins que faz aniversário hoje. Parabéns e uma feliz comemoração :brinde:
Consegui comprar meu CD player, um Arcam 7Se, estou aguardando chegar para ver se consigo resolver os problemas que já mencionei anteriormente, ou pelo menos, parte dele.
ABRAÇOS
Eduardo
Carlos Dantas
15-10-2002, 10:57
Prezado Martins
Soube que hoje é dia de seu aniversário e eu não poderia deixar de lhe desejar muitas felicidades e muita saúde e que continue a nos brindar com a sua inconfundível e sempre apreciada presença.
Abraços
Dantas
Mmartins,
Também aproveito o espaço para lhe desejar muitas felicidades e muitos anos de grandes audições e que seja sempre presente neste forum.
Abraços e novamente, PARABÈNS!!!
:brinde: :D :D
mmartins
15-10-2002, 21:13
Senhores,
Agradeço imensamente, e independentemente do meu aniversário, desejo o mesmo a todos.
Att.
Adalla, Dantas e demais colegas !!
É possível vc detalhar melhor como fez seu "CD DE TESTES" ???
Tenho a intenção de descobrir também algumas vibrações aqui e gostaria muito se vc's pudessem explicar melhor como proceder na criação das trilhas de áudio.
Já baixei o programa indicado por vc's
[]'s
Caro Nitro, entre no software e no menu tone faça a seguinte escolha: "Number of tones:1 / Constant (specified duration) / mono / sine". Na pequena área de trabalho irá aparecer a seguinte indicação: "Sine 1 Frequency" / "Duration". De dois cliques em cima de "Frequency" e digite uma frequencia e em cima de "Duration" para escolher o tempo de sinal a ser gravado. Depois é só vc ir em "File" e "Save as...". Escolha o formato wave, um nome para o arquivo. Repita o processo para todas as frequencias que vc quiser gravar no CD. Com esse CD é provável que vc consiga uma boa varredura em todo espectro de áudio mas...
...uma boa dica do Dantas é gerar tb um "sweep" pois corre o risco de haver uma frequencia intermediária as que vc colocou no CD, que pode ser a causadora do problema. Neste caso a dificuldade maior será em identificar qual frequencia é esta pois não haverá nenhuma indicação da varredura, mas se vc for um golden ear... :)
Brincadeiras a parte, pode haver uma solução meia boca, mas pode funcionar: Se seu PC estiver perto do som, ou for um notebook vc poderá usar um microfone desses de R$10,00 e algum software capaz de medir a frequencia da entrada mic da placa de som Uma opção seria o Sound Forge (http://www.sonicfoundry.com/) , mas não sei como é a versão demo. Agora se seu objetivo é ficar "pro" no negócio, parta para o SPL meter e algum software mais específico, como por exemplo o que o Dennis usa (ETF5)
Espero ter ajudado,
Um abraço
Adalla
mmartins
21-10-2002, 15:46
Caro Eduardo,
Novidades ?
Att.
:D
Olá Martins, Olá Pessoal,
Novidades...
Comprei o Cd player Arcam 7Se que o Sr. Moysés tinha para vender, conforme indicação do Martins, e que muito agradeço.
O Sr. Moysés (Sound Advice) é uma pessoa realmente muito simpática. Me atendeu muito bem, foi bem atencioso, e realmente me deixou muito satisfeito em relação ao negócio que fizemos.
Neste último final de semana pude realizar alguns testes entre este novo aparelho e o antigo Sony. O que notei é que aparentemente seu volume é um pouco maior, o que realmente não importa muito. Na qualidade do som notei uma pequena melhora nos graves, ficaram mais evidentes e precisos. Nos médios e agudos, não percebi diferenças que chamassem minha atenção. Aliás, a diferença entre o Sony não foi muito grande, mas houve sim uma melhora. Estou satisfeito com o aparelho.
O único problema é que o aparelho é para 230V e minhas tomadas são para 110V. Assim, usei um transformador de 110 para 220 na tomada para testar o aparelho, não sei se isso pode causar uma deterioração do sinal. O Sr. Moysés me mandou um trafo original do aparelho caso eu queira substituí-lo. Achei que fosse um trafo mais simples, mas é meio complicadinho de trocar, e estou com receio de mexer com isso na pressa. Quem sabe um dia com mais tempo eu faço a troca.
Acho que em relação aos equipamentos vou parar por aqui (já gastei muito com essa brincadeira), ainda desconfio que tenho problemas de acústica na sala, vou analisar melhor esse ponto.
Martins, nosso caro amigo Dantas te indicou alguns Cds de piano, também gosto de piano, você pode me indicá-los também.
Gosto muito do som de instrumentos de sopro , tipo Louis Armstrong ( é assim que se escreve?), tenho uma música dele com um solo muito legal, mas como suas gravações são muito antigas. o som nem sempre é dos melhores. O que você recomenda neste sentido?
Um grande abraço a todos e por favor me desculpem pela ausência, mas tenho tido alguns dias difíceis no escritório, e meu computador de casa pifou:( ......
Carlos Dantas
22-10-2002, 21:30
Prezado Eduardo
Parabens pela sua aquisição. Pode usar o transformador de 110 para 220 sem susto de estar prejudicando a qualidade da sua reprodução. Estes Cd players consomem muito pouco e este consumo é constante durante a reprodução. Não há pois problema de regulação da tensão de alimentação devido a variação da carga. Se voce está usando um trafo com enrolamentos independentes eles ate ajudam a limpar um pouco a sujeira que vem pela rede AC. Quanto a comparação com o seu Sony lembre-se que as diferenças não podem ser mesmo muito grandes e, em segundo lugar, precisa de tempo para voce fazer um julgamento preciso. Não se precipite de tirar conclusões a curto prazo. Elas estão polarizadas pela sua espectativa. Ouça com calma, com vários tipos de música e por semanas a fio. Aí, quando voce já estiver familiarizado com o Arcam troqueo pelo Sony e ouça os mesmos CDs. Voce vai ver como voce pode ter se enganado no seu julgamento inicial. Acho bem provável que voce ficará muito mais contente com a compra que fez.
Abraços
Dantas
mmartins
22-10-2002, 21:30
Caro Eduardo,
Fico contente que voce tenha gostado do equipamento que além de bonito toca muito bem e é musical. Sobre os agudos, acho que seu problema é acustico, então faça novamente o teste do colchão. O seu cd player vai amaciar mais ainda e com certeza voce va sentir melhoras. Não vou lhe contar minha experiência com um pouquinho de abafamento de meu equipamento, para voce não ficar encucado. Curta seu novo equipamento e ajuste a sua sala.
Tenho muitos cds de piano, inclusive um deles ganhou o premio de melhor do ano pela revista Gramophone. Piano é considerado o instrumento mais difícil de ser gravado, mesmo assim tenho cds muito bons. Vou dar uma olhada e te indico bons cds, mas o Carlos Dantas também indicará com prazer.
Att.
Obrigado Dantas e Martins,
Realmente estou muito contente com o Arcam, e não pretendo alterar qualquer equipamento do meu sistema por muito tempo. Talvez eu trabalhe um pouco a acústica da sala, mas pretendo mesmo daqui pra frente é ouvir música sem me preocupar mais com o equipamento. Foi assim em 1980 quando comprei meu system modular da Philips, me acompanhou até pouco tempo, quando resolvi melhorar um pouco o equipamento. Já gostava muito daquele Philips, foi um modelo fabricado com uma qualidade muito acima da média, apesar da marca não ser muito tradicional em Hi-fi. Hoje está com meu pai, fazendo a felicidade dele, que antes ouvia um microsystem da Aiwa. Quanto a alimentação, agradeço suas sugestões, Dantas, vou manter o transformador. Ontem, circulei a Rua Santa Efigênia em São Paulo para encontrar um trafo melhor, pois o meu está vibrando muito entre as placas, mas fiquei decepcionado, não achei um trafo fabricado com uma qualidade razoável, mesmo entre marcas tradicionais como Lider, Tranchan, etc. Mesmo o trafo que eu usei, poderia ser utilizado como 110 p/ 220 ou 220 p/ 110. Mas ao ligá-lo, medi 250V na saída, assim acabei por retirar algumas voltas de fio do seu secundário até que medisse 230V, após ligado no player, a tensão caiu para 210V. Não sei se essa queda de tensão foi devido antes estar sem carga, ou se a tensão de entrada estava baixa (vou medí-la neste final de semana) afinal trabalho com um estabilizador destes de computador que, apesar de algumas alterações que já fiz no mesmo, regula muito precariamente a tensão. Estou com vontade neste final de semana de retirar tudo, estabilizador, filtros de linha, tudo.
Mas, como este tópico é sobre vibrações, vamos retornar ao assunto. O manual do CD player sugere que se utilize de "um isolador de sorbothane" para absorção das vibrações, alegando que isto irá melhorar a qualidade do som. Vocês sabem o que é isso? É um tipo de borracha?
Como o Cd player está instalado num móvel de madeira, e sendo este baixo, as caixas acústicas estão sobre o mesmo móvel, acho que isso pode causar vibrações no player. O móvel é largo, mas baixo, portanto as caixas não estão embutidas, mas estão apoiadas nele.
O que vocês tem utilizado para esta finalidade? provisoriamente coloquei um pedaço daquela borracha de tapete de mouse sob cada pé do aparelho. Será que compensa colocar sobre as caixas também?
Agora um outro assunto, ontem quando voltava para casa do trabalho (1 hora e 40 minutos de carro !!!! :( )pensei no seguinte: toda a alimentação elétrica de uma casa vem através daqueles fios elétricos comuns, sem qualquer compromisso para áudio. Dizem que um bom cabo (entenda: caro) de força muda muito a qualidade do áudio. Ora, se o cabo é excelente condutor, utilizando prata, cobre puro, etc, ele não deveria alterar a alimentação, ou seja, ele leva ao aparelho exatamente o que recebe da tomada, sem qualquer distorção. Assim, concluo que o ideal seria utilizar o mesmo fio da instalação da tomada para alimentar o aparelho, mas dizem que isto não funciona. Portanto, concluo outra coisa: estes cabos não são puros ou transparentes coisa nenhuma, eles possuem alguma capacitância, indutância, ou qualquer outra coisa que altera a alimentação. Acho que se realmente esta diferença existe, está numa alteração da alimentação elétrica. De que jeito? Isso ainda não sei :confused: ........
Bom, abraço a todos e até logo mais.
Eduardo
Eduardo, se as caixas estão apoiadas sobre o móvel eu acredito que se passares a utilizar as caixas sobre pedestais irás perceber diferenças sim, tanto em relação ao player que irá sofrer menos vibrações quanto em relação as caixas que se colocadas sobre pedestais pesados tocam muito mais, pedestais são fundamentais.
Eu já fiz experiências colocando as caixas frontais(quanto possuía bookshelfs) sobre meu móvel e a qualidade de som piorava consideravalmente, é preciso considerar que na época eu não utilizava pedestais, tive um par de DM610 por dois anos e durante todo este tempo elas ficaram apoiadas sobre duas caixas gradiente, na época eu não conhecia ninguém que pudesse me dizer que pedestais ajudavam, o meu início foi muito complicado, as revistas de áudio como audi news e uma outra que não me recordo o nome não tinham nenhum compromisso com áudio de alta fidelidade, foi duro, dali não saia nenhuma informação útil.
No meu caso atual, mesmo com as caixas torre apoiadas no chão(ou sobre meus pedestais de granito), as vibrações continuaram afetando o cd player, no momento utilizo uma fitinha de vinil da 3M que é bem eficiente, mas estou pensando em um outro sistema, li na internet que areia de rio é um bom absorvente de vibrações, também vi um teste sobre um absorvente de vibrações para utilizar com prato(toca discos) feito com areia de rio, daqui a algum tempo sai um novo experimento, pretendo testar no cd player e nas caixas acústicas, acredito que vá funcionar.
COMPRE PEDESTAIS!!!!!!!!!!!!
Abraços
Eduardo,
Dê uma olhada em www.sorbothane.com
É bem interessante :D.
Abraço.
Márcio,
Se entendi bem, você me sugere trocar o piso da sala por areia de rio? Acho que minha mulher não vai gostar da idéia, mas.....tudo pela música!!!
:p
Brincadeiras à parte, como é essa fitinha da 3M que já vi você mencionar em outras oportunidades?
Dennis,
Grato pelo endereço, já imprimi o catálogo e vou ler em casa para saber melhor do que se trata.
Abraços
Eduardo, mesmo estando um pouco fora do tópico, vai aqui mesmo...Se vc gosta da clássica formação piano, baixo e bateria, tente ouvir Jacques Loussier. O Dantas uma vez citou e eu acabei tendo oportunidade de escutar e comprar. Os CDs são bem gravados (Telarc). Como não são cds baratos, recomendo que antes de adquirir faça como eu: ouça alguns trechos de músicas no site da cdnow. Do CD Plays Bach, recomendo a audição de Air On A G String . Apesar dessa música ter sido tema de um comercial de cigarros, é muito bacana. Outra que eu gosto muito e é boa para testar seu equipamento é a Gavotte in D Major. São minhas favoritas, mas o CD inteiro é bom.
http://www.cdnow.com/cgi-bin/mserver/SID=905727094/pagename=/RP/CDN/CLASS/muzealbum.html/itemid=372814
Um abraço
Adalla
mmartins
23-10-2002, 20:57
Caro adalla,
Voce tem costume de ouvir música clássica ? Se não, a música air que voce se referiu é de Suite No. 3 p/ Orquestra 2o. movimento. Se voce houvisse a suite por completo ai que voce iria admirar o João.
Att.
Adalla,
Grato pela dica.
Abraços
Eduardo, menos!!!!
Eu vou fazer pedestais de madeira com com reforços internos em cruz e forrado internamente com manta asfáltica, então este pedestal será recheado com areia de rio, a parte superior(que ficará virada para a caixa) será aberta, farei uma tampa um pouco menor do que esta parte aberta para que não entre com contato com a madeira do pedestal, será neste tampa que irei apoiar a caixa de som, desta forma a caixa ficará apoiada neste tampa que só terá contato com a areia.
Este pedestal não ficará apoiado diretamente no solo, vou colar na parte de baixo uma camada de manta asfáltica e nesta manta asfáltica vou colar um pedaço de granito, no granito vou fazer os três furos e vou isolar o granito(e o pedestal) do solo com as três esferas.
Tenho certeza de que vai funcionar, só não sei se consegui ser claro, é complicado explicar como é uma geringonça destas.
Se der certo com a caixa vou fazer o mesmo com o cd player, em escala menor é claro.
Esta fitinha é autocolante tem uns 2cm de largura,é feita de um vinil macio que absorve bem as vibrações, infelizmente não vem nenhuma referência sobre modelo ou coisa assim, só posso te dizer que é preta. Entre em contato com a 3M, talvez eles possam te passar o modelo.
Eduardo, sem tirar as caixas do móvel estes recursos como o sorbothane ou qualque outro antivibratório pouco irão adiantar, não acredito que possam absorver uma quantidade tão grande de vibrações.
Abraços
Ok, Márcio,
Obrigado pelas informações.
Vou fazer alguns testes também. Aqui perto do escritório tem uma loja que vende diversos tipos de borracha, vou ver se encontro algo parecido com aquela sorbothane. Pelo que vi, trata-se de um material muito macio e flexível.
Eduardo, o sorbothane não é uma borracha comum, ele é considerado o material que melhor absorve vibrações, e também custa relativamente caro.
Abraços
Pois é, Márcio, li que sua estrutura e características estão muito próximas de um líquido.
Uma idéia maluca: e se eu pegar uma destas bexigas de festa de aniversário, cortá-la deixando apenas um pedaço ou usar uma bem pequena, encher com água, amarrar a ponta e colocar uma sob cada pé do aparelho.
Ok !!!! ..........agora que riram a vontade..........
Eu acho que funcionaria (se o aparelho não for muito pesado) no lugar deste sorbothane.
Carlos Dantas
25-10-2002, 10:18
Prezado Eduardo
Se voce não encontrar o sorbothane (não conheço) tente encontar nesta loja que vende materiais de borracha mantas de espuma de borracha de alta densidade(esta que se usa em bancos para automóveis) de 10 a 20 mm de espessura. Coloque debaixo de seus equipamentos e das caixas e as vibrações transmitidas pelo móvel ou pelo solo vão se reduzir drásticamente. Não precisa colocar debaixo do amplificador ou do receiver porque a vibração não os perturba. Verifique se o equipamento não tem ventilação que entra por baixo para seu resfriamento senão voce corre o risco de superaquecer o seu equipamento.
Abraços
Dantas
Martins, ouço muito pouco músicas clássicas, não por que não gosto, mas por falta de conhecimento mesmo. Mas acho isso até bom. É sempre legal quando começamos a ouvir e apreciar um estilo musical diferente do que estamos acostumados. Foi assim com jazz e começa a ser com os clássicos. Estou anotando as dicas dos colegas em uma pasta que eu chamei de "wishes". Sempre que vou comprar CDs, levo uma impressão comigo e procuro pelas indicações. Infelizmente Manaus esta muito mal servida de lojas de CDs e as maiores vendem coisas como pagode, forro, brega e coisas do genero que não me agradam. Fico limitado a compras pela internet, que geralmente não são baratas ou quando viajo a São Paulo (aí eu faço a festa :) )
Continuem mandando sugestões. É através delas que pessoas como eu podem ampliar a gama de opções desse maravilhoso muito da música.
Obrigado e um abraço
Pessoal, estive apreciando este tópico de cabo à rabo e mais uma vez me convenço de que o esforço na busca do áudio perfeito tende a infinito, enquanto nossa paciência e bolso tendem à zero.:confused:
Voltando às vibrações, minhas caixas bookshelf (Polk RT38i) ficam na minha estante por total falta de espaço ao redor, já que a estante ocupa praticamente toda a largura da minha atual "sala de HT" e nem com reza braba eu consigo utilizar pedestais na atual configuração. Minha dúvida é, você acham factível utilizar spikes do tipo da Daruma ( btw, alguém teria o link ou então poderia me enviar uma foto deste spikes ? Minha CAVI que trazia aquela matéria sumiu aqui em casa ) para apoiar as caixas em cima da estante ?
Esta estante é BEM pesada e possui alguns nichos com portas de vidro para bugigangas mil e nela tb estão meu dvd, vcr, receiver, net etc etc. Quando mudei meu HT para esta sala eu instalei 4 pares de rodas para tornar o conjunto mais amigável, considerando a impossibilidade de acessar a parte de trás da estante e me permite alguma flexibilidade no acesso ao sistema.
Alguém teria algum link para o assunto específico de spikes ? Gostaria de tentar reinventar a roda, caso a utilização dos Daruma não seja a mais indicada.
Um abraço à todos.
Mauricio
Maurício,
O fabricante é a Final Lab (www.finallab.com) e o representant no Brasil a Audio Connection (www.audioconnection.com.br).
Abraço.
Caro Dantas,
Obrigado pela sugestão, vou pesquisar na casa da borracha, conforme sua recomendação anterior, para ver se encontro essa borracha de alta densidade.
Abraços
Eduardo
Colegas,
Após tomar conhecimento neste tópico da existência destes rolamentos isoladores de vibrações (Daruma) fui pesquisar na Internet sobre o assunto e fiquei interessado.
O princípio de funcionamento é simples e se baseia numa cavidade esférica apoiada numa esfera de raio menor, o que dá uma mobilidade a peça para movimentos laterais mas garante a existência de uma posição estável, para onde o sistema retorna após a oscilação causada pela vibração.
Pelos artigos, seu uso é muito interessante em aparelhos que sofrem mais diretamente com vibrações deste tipo, como DVDs, CDs, LDs e toca-discos, pois trabalham com sistemas rotativos que, por um excentricidade qualquer nos discos, poderiam gerar vibrações no sentido da rotação (horizontal).
Me pergunto se não seria possível a fabricação destes acessórios por um bom torneiro mecânico. Talvez o mais difícil seja encontrar uma esfera metálica que possa ser usada neles. Provavelmente seja necessário desmontar algum rolamento grande para retirar as esferas. O desenho não tem nenhum segredo. Depois eu postarei aqui um para discutirmos. Falo isso pelo fato dos Reviews que li falarem do preço em torno de 99.00 US$ para um kit com três Darumas, o que seria suficiente para isolar um equipamento. Fico imaginando quanto devem cobrar por eles aqui no Brasil. Alguém sabe quanto custam aqui?
Abraços,
Filipe Rangel.
Aqui está o desenho (ver anexo).
Voltando a ler todo o tópico, verifiquei uma coisa que tinha passado batido na primeira leitura. O MMARTINS disse ter conseguido bons resultados com um rolamento axial de esfera de contato da marca GPZ que ele encontrou no mercado.
MMARTINS, você teria condições de postar aqui uma foto desse rolamento? Você sabe qual o site do fabricante?
Abraços,
Filipe Rangel.
mmartins
21-11-2002, 13:48
Caro,
Testei por duas semanas o DARUMA. O desenho que voce fez demonstra como funciona o dispositivo. O preço dele aqui é 75 dólares e o Sr. Paulo da Audio Connection é uma pessoa educada e pratica preços bem acessiveis ( www.audioconnection.com.br ). Já planejei com um torneiro a fabricaçao de 5 jogos de um outro dispositivo que estou testando. Sobre os rolamentos da marca GPZ também fazem efeito anti-vibratório, mas não tanto quanto eu imaginava. Existem outros produtos no mercado, mas são muito caros e com preços exagerados. De qq forma, entre no site da Audio Connection e verifique as fotos dos DARUMAS e no site www.audiomartins.com.br e veja fotos dos Aurios. Parece-me que o grande problema da questão deste anti-vibratórios não é o desenho, mas sim o material usado. Isso que eu gostaria de saber, qual o material que deverá ser usado para diminuir a quase zero as vibrações horizontal e vertical ? Cobre ? Latão ? Prata ? Aço ? Enfim, alguém sabe ?
Att.
MMARTINS,
Acredito que se forem feitos de aço inox o resultado será bom. Deve ser um material que não deforme com o peso aplicado. Note que é no ponto de contato da esfera com as duas peças que a pressão será aplicada. Se for feito de algum material mais "macio" a esfera ou as peças podem amassar e aí o movimento estará prejudicado. É o movimento da esfera que anula as vibrações horizontais.
Quanto ao preço, 75 US$ correspondem hoje a cerca de 260 Reais. Não sei estimar se a fabricação artesanal compensaria. Seriam 6 peças de aço inox trabalhadas em torno mais três esferas de aço inox de 1cm de diâmetro. Alguém saberia orçar isto? Estive pensando na dificuldade da execução dessa cavidade esférica da peça superior, pois o resto é tudo muito simples.
Martins, fale-me um pouco mais da sua experiência com os Darumas.
Abraços,
Filipe Rangel.
MMartins,
Enquanto você testou os darumas, você teve a oportunidade e/ou a curiosidade de testa-los em configurações mais "realistas" como as que nós, meros mortais, possuimos ? Algo do tipo receiver/dvdplayer/caixinhas ?
Li sobre alguns testes com os Aurios, mas os equipamentos utilizados são de deixar Krell com inveja. Eu (e acho que muitos de nós) gostaríamos de saber como é o comportamento de atenuador semelhante em um equipamento de nível "pobre-coitado-acha-que-tem-HT" como os nossos.
Alguma opinião ?
Um abraço.
Mauricio
mmartins
21-11-2002, 16:55
Caro Mauricio,
Se voce quiser posso fazer um teste dos darumas num sistema de HT. Vou ver com um amigo se ele permite e depois lhe dou minhas impressões. Sobre o DARUMA, na verdade ele atua mais na transparência e deixadno graves e agudos mais definidos. Eu pessoalmente não senti grandes diferenças. Sobre os aurios, eles são muito bons, mas são caros, logo, vou fazer os meus próprios anti-vibratórios.
Att.
Caro Martins,
Como você pretende construir seus próprios dispositivos?
Quem sabe não poderíamos ajudar.
Eu já pensei em fazer algo parecido com os Daruma. Qual a diferença construtiva do aurios para o daruma?
Aparentemente teríamos que usinar duas peças de aço (inox talvez) e colocar entre elas uma esfera também de aço. O importante é saber como deve ser a parte interna dos discos.
Eduardo
Eduardo,
Postei aqui ontem um desenho em corte de um dispositivo como os Daruma.
Projetei-o com 4cm de diâmetro e 2cm de altura. As unidades no desenho estão em milímetros.
A mensagem está logo aqui em cima, mas aqui vai o endereço do anexo dela:
http://htforum.com/vb/attachment.php?s=&postid=1928
Verifique o desenho e vamos discutir.
Abraços,
Filipe Rangel.
Pessoal, pelo que li, a diferença estrutural entre o Daruma e os Aurios, é que o primeiro utiliza uma esfera que suporta o "peso" enquanto o segundo utiliza 3 esferas, as quais "correm" em um sulco que lhes permite certo deslocamento lateral, voltando depois ao repouso no sulco.
Existe algum tipo de "espaçador" para manter as esferas equidistantes entre si, formando um triangulo, porém não encontrei nenhum foto interna do conjunto. Imagino que seja algo do tipo do anel com "rodinhas" que suporta o prato do microndas
A melhor descrição que obtive é uma analogia com biscoitos recheados oreo. No centro há um parafuso que possui certa mobilidade e mantem as duas metades do brinquedo unidas.
MMartins, você que já manuseou essas coisas, seria mais ou menos isso ?
Mauricio
Caro Felipe e amigos,
Pelo que pude notar no desenho, a depressão da peça superior parece mesmo ser a parte mais difícil, mas é possível ser usinada em um torno.
Agora restou uma curiosidade, analisando melhor o desenho podemos perceber que qualquer vibração horizontal no conjunto fará com que as peças sofram um movimento lateral. Como existe a depressão na peça superior, e um esforço de cima para baixo (peso do aparelho) existirá uma força oposta ao movimento quando a esfera tentar se acomodar no centro da depressão, compensando assim a vibração. O conjunto estará a todo o momento buscando o equilíbrio, ou seja, fazendo com que as peças se alinhem novamente.
Qual a curiosidade então? Explico: Isto tudo ocorrerá em movimentos laterais, e quanto aos movimentos axiais. Como ficam as vibrações verticais? Será que a pequena área de contato da esfera nas peças funcionaria como um spike? Ou será que estas vibrações não são tão importantes?
Pedi uma cotação de preços para a fabricação destas peças. Logo que tiver algo, aviso.
Outro dia estava observando uma reportagem sobre cirurgias e aplicação de silicone em seios. (não que eu esteja interessado, que fique bem claro isso :p ) E notei que o silicone utilizado parece um disco plástico cheio de água. Muito flexível e mole. Será que algo parecido não funcionaria bem? Certa vez sugeri aqui a utilização de bexigas pequenas com água dentro para um teste, isto deveria amortecer bem as vivrações, acredito.
O que acham?
Abraços
Eduardo e demais,
É justamente essa "vontade" que a peça tem de voltar ao equilíbrio que faz com que as vibrações horizontais possam ser anuladas, ou pelo menos bem amenizadas. O movimento gerado pela vibração, com a presença da cavidade e da esfera, torna-se pendular e, com a ação do atrito, vai diminuir até voltar ao equilíbrio.
Quanto às vibrações verticais, isso pode ser questionável, visto que a principal função dos Daruma seria mesmo atuar nas horizontais, mais encontradas (e danosas) nos Players em geral (CD, DVD, LD, Vinil). Note que no site do fabricante ele não fala do uso de Darumas em caixas acústicas, por exemplo. Os revendedores indicam pra tudo!! Talvez tentando aumentar o mercado consumidor. :aiai:
Já pensou uma caixa sambando em cima dos Daruma, anulando o movimento dos cones dos falantes? :xingo:
Se fizermos um paralelo com Spikes, assumindo que eles funcionam e se baseiam na diminuição da área de contato entre os equipamentos e a superfície que os suporta, que tende a zero (três pontos), nos Daruma isso também ocorre. A área de contato seria agora os pontos onde as esferas tocam as peças que a contêm.
Quanto às bolsas de água embaixo dos equipamentos seria uma boa forma de anular vibrações, mas vai que esse troço estoura!!! :D :D :D Eu é que não arrisco!!!
Abraços,
Filipe Rangel.
mmartins
22-11-2002, 09:43
Senhores,
Em primeiro lugar o desenho está de cabeça pra baixo, ou seja, a peça com a depressão fica na parte de baixo, facilitando o movimento quando ocorre uma vibração horizontal. Tem um amigo aqui em Brasília, mais curioso do que entendido, que faz algo parecido com os aurios II, mas honestamente não sinto firmeza, pois como falei que o grande desafio aqui não é o desenho mas o material a ser usado. De todos os dispositivos que usei debaixo de meu cd player e os valvulados, o de melhor custo/benefício tem a forma :alien1: com os apoios de baixo onde a ponta descansa. Honestamente, se os aurios fossem mais baratos, com certeza compraria, mas infelizmente são muito caros. Como diz um velho ditado: A VERDADE ESTÁ NA SIMPLICIDADE :alien1:
Como não vou gastar muito, vou tentar fazer tres conjuntos deste formato e ve o que acontece. Voltando a minha pergunta: Qual material deveria usar numa peça deste formato ?
Att.
Caros colegas
Eu projetei um sistema parecido com o daruma, levei-o a um torneiro e confeccionamos a peça, a qual remeti para o heber colunista da revista audio portuguesa para que ele fizesse uma análise do conjunto.
respondeu-me da seguinte forma o conjunto atua bem como spikes de caixas acusticas melhorando a região de médios e agudos. dando uma melhor transparencia.
Em relação aos equipamentos não surtiram o efeito desejado (melhoria na transparencia ), mas anularam as vibrações.
Quanto ao desenho da peça não se preocupem pois um bom torneiro é capaz de realizar uma cópia identica.
As esferas de 10 mm podem ser adquiaridas em qualquer casa de rolamentos, basta para tal comprar o rolamento e desmontá-lo.
O material utilizado deve ser aço, o inox é mais duro por isto o custo de tornearia será mais elevado eu utilizei o aço 1040 que é mais macio, afinal tratava-se de um protótipo.
conversando com seu torneiro ele poderá lhe indicar bons materiais.
boa sorte a todos acredito que valha a pena investir neste sistema.
MMARTINS,
Me desculpe mas o desenho está correto. A cavidade é na peça superior. Você poderá verificar isso na página do fabricante e em vários Reviews. Note que a peça que tem a etiqueta do fabricante (Final Daruma 3II) fica embaixo e a parte sem etiqueta, e que contém a cavidade, fica acima.
Existem também desenhos mostrando o movimento das peças. Neles a cavidade também está na peça superior.
Aqui está o endereço do fabricante e a página correspondente ao produto.
http://www.finallab.com/
No Review da SoundStage, que achei muito bom, inclusive mostra a foto dos primeiros Daruma feitos em madeira:
http://www.soundstage.com/revequip/final_daruma.htm
Abraços,
Filipe Rangel.
mmartins
23-11-2002, 18:50
Caro,
Eu inverti o papel que estava vendo. Voce e o site têm razaão, a cavidade fica virada pra baixo, ou seja,em contacto com o equipamento.
Att.
Afinal, qual o melhor material para fabricar estas peças? :confused:
Eduardo,
Parece que o "ideal" seria realmente o aço inox. Só que o inox, além de mais caro, é difícil de ser trabalhado. Não sei se o alumínio teria dureza suficiente para apoiar o peso do equipamento em apenas um ponto (o de contato da esfera). Só que se usado três "darumas" por equipamento, já seriam três pontos onde o peso estaria distribuído. Caso a dureza do material utilizado não seja suficiente o que viria a acontecer era a peça deformar-se acomodando a esfera e não permitindo mais o "molejo".
O Nitro estava tentando construí-los em aço comum. Será que ele já tem mais alguma novidade?
Abraços,
Filipe Rangel.
E no caso do latão? é mais fácil de trabalhar que o inox e possui boa dureza.
O que acha?
Eduardo,
Infelizmente não sei. :seila:
Vamos aguardar o Nitro se pronunciar.
Abraços,
Filipe Rangel.
Eduardo,Filipão
O latão tem uma usinabilidade bem melhor que o aço inox, em contra partida ele é mais maleável caindo no mesmo caso do alumínio.O ideal seria usar mesmo o inox 304 que é mais barato que alguns tipos de inox, tem boa massa, e não oxida.
Pode-se tbm usar duraluminio e dar um tramento superficial chamado anodização o qual cria uma camada "dura" com profundidade definida, na superficie do material.
Tbm pode-se usar aço carbono e temperá-lo o qual é aumentada a dureza do material e depois dar um acabamento de níquel quimico na peça.
Bem, entre duraluminio, inox e aço carbono, com certeza ficaria com o INOX, pelo acabamento final(pode ser polido ou escovado) e pelas propriedades mecânicas dele.
Espero ter ajudado um pouco.
[]´s
Sandro.
Sandro,
Nada melhor que um Engº Mecânico pra nos dar essa aula de materiais! :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipão,
Retificando, a anodização não cria uma camada de dureza ao redor do material, apenas dá o acabamento. O que dá dureza superficial ao material é a cementação, isto para aço carbono.
Desculpe, mas foi a tempo.
Pela foto do Daruma, ele me parece duraluminio pela cor de aluminio e pelo tom cobreado.O duraluminio tem 96% de Al, 3,5 de Cu (cobre: não é outra coisa)e 0,5 de Mg.
[]´s
Sandro.
Sandro,
Nos Daruma 3-II, usado em equipamentos leves como CD players e toca discos, parece que não utilizam o aço inox. Deve ser realmente algum tipo de duralumínio, como você descreve, ou mesmo um simples alumínio anodizado em um tom amarelado.
http://www.finallab.com/daruma_3-II.jpg
Já para os Daruma 4, modelo usado em equipamentos grandes e pesados, o fabricante fala que usa o aço inox pelo fato deste ser mais forte que o aço comum. Fala inclusive que utiliza outro metal para fazer o contato das peças de inox com os equipamentos para eliminar a vibração característica no aço inox. :confused:
http://www.finallab.com/DARUMA_4.jpg
The parts are ground from stainless steel, which is harder than regular iron, and more than ample rolling characteristics obtained by using steel bearings. We also gave the greatest attention to methods for inhibiting the characteristic vibration of stainless steel. Special manganese alloy is used at four locations on the stainless-steel upper portion to eliminate characteristic stainless-steel vibration. This phenomenal metal offers better vibration damping than rubber, coupled with greater hardness than iron.
Abraços,
Filipe Rangel.
Caros colegas a cerca de um ano, fiz um set utilizando aço comum (o qual oxida) sendo necessário que receba um tratamento quimico para evitar a oxidação, se não me engano o aço utilizado foi o 1040 (corrija se estiver errado sandro), não foi realizada uma cópia do daruma, ,mas sim parti de um projeto pessoal, sinto dizer mas não fui feliz, pois enviei os mesmos para que um colunista de uma revista prestigiada Audio Portuguesa fizesse a avaliação extra oficial, o resultado foi que o set funcionava bem com caixas acusticas substituindo os spikes tradicionais, mas não surtia o mesmo efeito com Cd e amplificadores, sendo a melhora no resultado final muita pequena.
Como tinha interesses financeiros:D desisti deste projeto:( .
atualmente estou pensando em construir um rack, cuja a função seria eliminar toda e qualquer vibração, mas ainda por falta de recursos financeiros, continua no papel :D .
Realizar cópia dos Daruma, não é dificil basta para tal levar o projeto que se encontra disponivel aqui nesta coluna em algum lugar:D e entregá-lo a um bom torneiro e claro escolher o material que deseja trabalhar.
O aço inox é mais duro o que levará a um tempo maior para trabalha-lo aumentando o custo final, por isto escolhi um material mais maleavel.
Em minha cidade a hora de torno gira mais ou menos R$ 50,00 um set leva em média (dependendo) do material duas horas para ficar pronto.
Boa sorte para quem quizer tentar, eu continuarei, mas não no momento
o projeto foi enviado pelo Felipão
no dia 20/11/2002 página 6
Edson,
Quando o meu fornecedor de usinagem der uma passada por aqui vou mostrar a foto para ele dar um orçamento para mim. Quem sabe compensa fazer um teste.Serviço de torno ele cobra uns 25,00 com material.
Sandro.
Colegas,
Notem que o desenho que postei foi elaborado como uma proposta para a confecção de dispositivos deste tipo, baseado na teoria aplicada nos Daruma e não uma cópia fiel de tal dispositivos. Nunca tive contato com os Daruma 3-II que me permitisse medí-los e desenhá-los em suas verdadeiras dimensões. Minha proposta foi elaborada a partir de fotos dos dispositivos encontradas na internet e na discussão com os colegas neste tópico.
Abraços,
Filipe Rangel.
Edson,
Como era a forma do dispositivo que você tentou produzir? Ele também era baseado em esfera?
Abraços,
Filipe Rangel.
Caros,
meu amigo, torneiro mecânico estava muito atarefado, e me pediu para que eu aguardasse mais um pouco.
Foi até bom, pois pelo visto, creio que o Duralumínio seria uma opção bem mais interessante, visto não precisar de pintura, tratamentos anti-oxidação, etc....
Vou tentar arrumar esse material ainda esta semana, para que semana que vem eles saiam do papel:p
Grande Abraço
Nitro
PS: Vou tentar fazer uns a mais para mandar para o Márcio e para o Murilo, então eles poderÃo dar um veredicto se funcionam bem com o material utilizado, ou não.
Ei, também quero testá-los...:D :D
Brincadeirinha.
Mas se o material der para mais peças, gostaria de saber se poderia mandar umas três peças ao preço de custo + envio.
Abraços,
Felipão
aqui vai o desenho
a peça possuia aproximadamente 40 mm de diametro
altura de cada unidade de 10 mm
paredes internas de aproximadamente 5 mm
inclinação de 30 minutos
esfera de 10 mm
as duas unidades eram identicas tanto a inferior como a superior
Edson,
Então a sua cava não era arredondada e sim cônica? Isso fez com que a esfera ficasse fixa, fazendo o seu dispositivo funcionar realmente como um spike. A cava arredondada faz com que a esfera possa se mover e retornar a posição de equilíbrio. Outro ponto é que você usou a cava em ambos os lados, impedindo mais ainda a movimentação da esfera.
Abraços,
Filipe Rangel.
Russo, estou na dependência de um primo me arrumar as barras de duralumínio . Se ele me arrumar cerca de 80 centímetros, daria para fazer no mínimo uns 20 conjuntos, então teria peças para repassar pro pessoal do Forum.
Talvez, pela dificuldade que tenho com material aqui, ainda demore uns 20 dias.
Grande Abraço
Nitro
Nitro,
Sem problemas. Tenho muita paciência...:D :D :D
Mantenha-nos informados.
Abraços,
Felipão
voce esta certo a inclinação era conica em ambas as faces o que realmente fazia com que a esfera retornasse sempre ao centro, deslocando-se na horizontal somente quando houvesse uma vibração neste sentido, outro ponto negativo e que o fato de ser conico aumenta o contato da esfera com ambas as bases, o que aumenta o contato de vibrações entre as duas bases. Acho que e isto, continuemos nossa pesquisas, com certeza chegaremos a um bom produto de custo reduzido
Caro Edson,
O Filipão tem mesmo razão. O formato cônico não permite o fácil movimento da esfera, que é justamente o que faz o amortecimento da vibração.
O duralumínio é fácil de ser obtido? Não é fornecido apenas para fundições?
Ainda acho o latão mais apropriado, pois tenho a impressão que sua dureza é superior ao alumínio. Alguém sabe responder isso?
Caro Eduardo,
O duraluminio é facil de ser encontrado, não sei se em Campinas existe uma empresa chamada Belmetal que trabalha com aluminio, esquadrias, etc.Se existir creio que seja facil encontrar.
O latão é um metal muito mais maleável que o aluminio, de muito façil usinagem,mas ele tbm amassa muito fácil.
Sandro.
Valeu Sandro.
Grato pelas informações. Acho que vou desistir do latão e partir para o inox ou o duralumínio.
Pessoal,
Fiz um projetinho do daruma e dei uma encrementada nele colocando uma "bolacha de plastiprene" no topo do suporte, não sei se isso ajuda, mas tá lá.
O bom é que meu fornecedor cobrou apenas NADA por 3 suportes em inox + plastiprene:D :D :D , mas ele irá me passar o preço.
Tenho o desenho feito a partir do projeto do Felipão, mas não sei inserir o desenho aqui:verg: ... como se faz?
[]´s
Sandro.
Sandro, quando você clicar em RESPONDER, abaixo da janela de escrita tem uma opção ANEXAR ARQUIVO. OK ?
Ah...tá, valeu.
Segue então o desenho.
Sandro
Sandro
poderia nos dizer qual resultado obtido com seu projeto.
Edson,
Ainda não recebi os "amortecedores".Assim que os receber irei testá-los ou entregar para algum colega do fórum que more em Campinas para avaliá-los.
[]´s
Sandro
aguardamos suas avaliações, meu interesse refere-se ao fato de que pretendo utilizar os dados fornecidos pelo felipão, para confeccionar os meus.
Uma vez que meu projeto não deu certo:xingo:
mmartins
27-04-2003, 17:45
Senhores,
Se voces quiserem conto-lhes as minhas experiências com dispositivos anti-ressonantes !! Foi muito interessante e já cheguei a um veredito definitivo,pelo menos pra mim. Pra voces terem uma idéia, o meu sistema está completo.( ESPERO ). Um detalhe, sào produtos relativamente caros !!!
Att.
Martins
manda ver ai
se a gente não puder comprar a gente clona:D
Cocuroci
28-04-2003, 14:00
Amigos,
O que o martins vai relatar sobre testes com anti-ressonantes, eu fui testemunha ocular e auricular ao vivo e a cores. :D
É de fato impressionante o resultado desses anti-ressonantes que o martins se referiu. :legal:
mmartins
28-04-2003, 18:17
Senhores,
Alguns devem se lembrar que comecei a fuçar nestes dispositivos anti-ressonantes com rolamentos de carros. Ninguém aqui entendeu na época o que eu queria e eu também não. Claro que não funcionou !!!
Usei as fitas, usei borrachas especiais e nada feito.
Coloquei cópias de alguns dispositivos feitos no mercado e nada feito.
Testei os DARUMAS(70 dólares) por duas semanas debaixo dos valvulados e o resultado foi razoável, inclusive o próprio vendedor(dos DARUMAS) disse que existiam produtos muito melhores.
Tenho acesso a todos os produtos da Áudio Martins cujo dono sempre me facilitou testes e diante disto fiz o teste num produto chamado Still Points(320 dólares). Meus amigos !!! o resultado foi surpreendente, o som imediatamente ficou mais limpo, com mais dinâmica, mais palco, mais tudo. Transparência ? Nem se fala. Este teste foi feito usando o meu pré CREEK passivo que já tinha chegado.Adquiri um conjunto deste produto e pensei que estava no fim(grande ilusão).
Como vocês se lembram eu “estava” vendendo o meu pré da QUAD e não entrava na minha cabeça ter que vender um produto de tão boa qualidade, por causa do som abafado.
Me lembrei que tinha também os spikes do Sr. Jorge Knirsch(50 dólares) e fiz o seguinte: Still Points debaixo do CD e Spikes Knirsch debaixo do Pré Ativo da QUAD. Levei um baita susto e imediatamente resolvi não vender mais o pré da QUAD, o resultado melhorou mais ainda.
Diante de tamanha diferença, pedi ao Ruyter, dono da Áudio Martins, me emprestar para um pequeno teste os Aurios 1.2 Pro(750 dólares). Senhores, foi a glória do meu equipamento, tudo redondo, maravilhoso, espantoso, palco,foco, dinâmica, limpo, impressionante. O meu pré toca com a transparência de um passivo e a dinâmica de um ativo.
Hoje, considero o meu som terminado e não pretendo, pelo menos até o fim do ano, não trocar nenhuma peça.
Fiz um teste com o Ronaldo, quando ele veio aqui na minha casa e ele pode contar pra vocês.
Não que o som não fosse muito bom sem os Aurios debaixo do Pré,mas quando coloca !!!!, não temjeito.
Hoje uso os Aurios debaixo do CD Player e os Still Points debaixo do Pré.
Um dado importante é que a musicalidade sobe as estratosferas, o som parece que flutua, ele não sai das caixas, simplesmente aparece. É difícil explicar, derrepente o Ronaldo conseguirá uma melhor explicação.
Fiz um teste na casa de uma amigo, antes de viajar, colocando os aurios debaixo do CD Wadia que ele tem, acompanhado de umas caixinhas TANOY(as mais caras), dois valvulados VTL de 250 Watts, e outras coisitas mais. Se alguém vier aqui em Brasília, terá o prazer de ouvir um equipamento digno da Categoria Diamante tocar, é uma experiência inigualável.
Cheguei a ouvir o Pré Ativo Placette melhorar muito debaixo do Still Points e dos Aurios.
Acho tanto quanto vocês estes brinquedos caros, mas a transformação que eles fazem é tão grande que não tem jeito de não comprar. Os Still Points e os Aurios 1.2 Pro dão um banho de verdade em qualquer outro produto “que testei”. Acho difícil alguém copiar. Acho válido qualquer tentativa de construir um produto a altura, mas serão necessários um excepcional conhecimento de engenharia, ferramentas, audiofilia musical e muita paciência. Alguém se habilita ? Não quero desencorajar ninguém, pelo contrário, acho que é perfeitamente possível, mas sem estes ingredientes, nada feito, pois são produtos de altíssima precisão. Quem sabe poderíamos construir um que faça frente ?
Martins e pessoal,
Alguma explicação para tamanha melhora de desempenho do PRÉ com tais dispositivos ? Microvibrações nos pots ?
Não duvido do Martins, mas não consigo conceber motivos reais para tal melhora... No CD, ok, mas no pré ?????
:confused: :confused: :confused:
mmartins
28-04-2003, 18:54
Caro Dmaumau,
Se eu não me engano, os prés da QUAD possuem 2 toroidais !!! A vibração interna me parece que é toda dissipada !!!
Att.
Carlos Dantas
28-04-2003, 21:56
Prezado Martins
Só uma curiosidade. O seu pré da Quad é o valvulado ou já é o transistorizado. Que modelo é o seu Quad?
Abraços
Dantas
Cocuroci
29-04-2003, 08:27
Pessoal,
Eu sou testemunha disso que o martins está relatando, fizemos o teste da seguinte forma, retiramos os Aurios, colocamos um CD e ouvimos a mesma música interamente e 2 vezes consecutivas, voltamos a instalar os Aurios embaixo do Quad, pasmem, não precisei de mais de 15 segundos para perceber que o som abriu muito, uma diferença estúpida, parecia que antes estávamos ouvindo as duas caixas com um lençol na frente.
Agora não me peçam para explicar os motivos, eu não tenho conhecimento técnico para tal, só sei que de fato comprovei o upgrade fantástico desse dispositivo, sem dúvida muito maior do que qualquer cabo poderia fazer por um sistema.
Pelo que parece é muito mais do que até mesmo uma troca de cd player o pré podería fazer, pena que o bagulho custe mais da metade do valor do meu amplificador :D , fica meio puxado......
Acho que é um upgrade interessante para que possui equipamentos de preço mais alto.
Abraços
mmartins
29-04-2003, 10:33
Senhores,
Imaginem a minha situação !!! Apesar de estar meio ruim das pernas, money, não tivemos( eu e minha mulher ), alternativa a não ser comprar. Espero, honestamente, que não compre mais nada até o final do ano.
Caro Dantas,
O meu QUAD é transistorizado e o modelo é QUAD 99.
Caro Márcio,
Este é o grande problema, é bastante puxado. Então, estou fazendo um último esforço pra acabar de vez com a montagem de meu som.
Agora, tudo isso aconteceu tb porque o sistema como um todo é bom, pois não adianta nada isso, se não tivermos, por exemplo, uma boa acustica. Tudo tem que estar bem !!!
Att.
Roosevelt
29-04-2003, 16:00
Martins,
Dá pra postar algumas fotos?
Abraço,
Roosevelt
mmartins
29-04-2003, 16:18
http://www.stereotimes.com/acc120802.shtm
http://www.audiomartins.com.br/vistek/promib.htm
http://www.audionut.com/pk4/store.pl?section=8
http://www.audiotweakers.com/Catalogue/aurios.htm
Carlos Dantas
29-04-2003, 22:47
Prezado Martins
Vou tentar uma teoria para explicar porque os dispositivos antivibrações funcionaram no caso de usá-los debaixo do seu CD player. Corro o risco de estar completamente errado, o que é mais provável, mas tambem posso estar no caminho certo. Existe nos Cds players um mecanismo óptico, mecãnico, elétrico de traqueamento da trilha óptica impressa no CD. Como é tambem um mecanismo mecânico ele está sujeito a sofrer interferencias originadas das vibrações mecanicas induzidas no CD player. Estas vibrações são transferidas ao sistema de traqueamento e daí para os sinais ópticos lidos pelo laser e depois transformados em sinal elétrico pelos diodos detetores de luz. Este sinal elétrico contem pois um jitter provocado pela vibração. Quando o player retira o relógio deste sinal, atraves de um PLL, para ler este sinal ele transfere este jitter para o sinal elétrico. Quando da conversão D/A uma parte deste jitter é transferido para o sinal de áudio e daí chega ao pré e amplificador de audio e às caixas. Este jitter provoca uma desfocagem do sinal acustico e um aumento do ruído de fundo dando a impressão que existe um véu entre as caixas e o ouvinte. Como já disse pode estar toda errada esta explicação mas não atino com uma melhor. Quanto ao efeito dos antivibradores colocados em baixo de prés e amplificadores eu não consigo formular uma teoria. Eu penso que talvez os amplificadores estejam eles mesmo gerando as vibrações(o transformador de força ) que se acoplam á estante e daí vai ao CD player. Neste caso bastaria voce usar os antivibradores de baixo do CD player. Experimente uma vez, enquanto estiver tocando sem os antivibradores debaixo do player voce suspendê-lo nos braços para ver se o efeito é o mesmo de colocar os antivibradores.
Abraços
Dantas
Caro Dantas
Como o Martins não lhe respondeu, deixa eu dar o meu pitaco.
Acho que, o dito sobre o CD/DVD player está mais do que convincente. Se não for exatamente isto, com certeza é por aí. Sem dúvida é O professor Dantas!!!
Sobre o efeito das vibrações em amplificadores, receivers, etc., já li, não sei onde, que se deve ao fato das vibrações influenciarem no funcionamento dos componentes mais críticos, principalmente, placas dos capacitores. Achei esta muito fraca. O que você acha ?
E sobre o efeito benéfico ou maléfico de dispositivos anti vibraçao em caixas acústicas, o que você acha ?
um abraço
Fontes
mmartins
30-04-2003, 10:31
Caro Dantas,
Sobre a teoria dos pré e amplificadores, infelizmente não posso concordar com você, pois a melhora que acontece quando coloco os anti-ressonantes debaixo de meu pré é tão grande que não dá nem pra discutir.
Descobrir que os anti-ressonantes fazem diferença em prés quando estávamos ouvindo um equipamento e percebemos que o som estava um pouquinho “abafado” e eu perguntei se tinha alguma coisa diferente, descobrimos que estava faltando os anti-ressonantes debaixo do pré. Colocamos de volta os anti-ressonantes debaixo e o resultado foi tão diferente que todos perceberam no primeiro acorde. A diferença foi muito grande. Apliquei o mesmo aqui na minha casa e fiquei contente até porque não estava querendo muito vender o meu pré. O Ronaldo assistiu à experiência e viu o tamanho da diferença. Eu acredito que além do ruído de solo que todos conhecemos, também tem a vibração dos transformadores internos aos equipamentos.
Como melomano/audiofilo, cabe a mim dizer-lhe a diferença auditiva que percebi, mas como também tenho um pé na engenharia, gostaria de entender o que realmente acontece.
A diferença existe, o meu conhecimento não é suficiente pra tentar entender exatamente o que acontece. Sobre o teste de levantar na mão, não adianta absolutamente nada.
O Fernando Andretti tem os Aurios, pergunte a ele e você terá uma surpresa !!!
Att.
Pessoal,
Seria possível definir a frequência de corte (ou faixa de frequências) para os dispositivos antivibratórios para uso em baixo dos CD players?
Explico: Existe uma empresa em São Paulo que desenvolve e fabrica amortecedores de vibração com elastômeros. Se soubéssemos qual a frequência ou faixa de frequências que atinge os players, poderíamos solicitar um orçamento de confecção de conjuntos de três peças que atuariam na frequência ou faixa de frequências específicas para atenuar as mesmas.
Eles desenvolvem amortecedores com corte em frequências definidas.
Aqui vão alguns links:
http://www.sobrac.ufsc.br/revistas/amarelas/
http://www.sobrac.ufsc.br/images/amarelas/vibcor.jpg
http://www.sobrac.ufsc.br/revistas/index.htm
http://www.gva.ufsc.br/portugues/ativ.htm
Conheci o pessoal da Vibranihil quando trabalhei na câmara semianecoica da IBM. Eles participaram do projeto de construção desta câmara.
Abraços,
Carlos Dantas
01-05-2003, 10:14
Prezados Fontes, Martins e Russo
Acho que este assunto está ficando cada vez mais interessante. Martins, uma vez que voce levantou o seu CDplayer com as mãos e nada aconteceu significa que a fonte da vibração que está perturbando não vem da estante para o CDplayer mas poderá ter duas outras componentes que são; pode ser provocada internamente ao CDplayer (fonte de alimentação ou mecanismo de transporte etc...) ou por acoplamento acústico com o som emitido pelas caixas. Para isolar estas duas componentes sujiro que voce faça a seguinte experiência. Ouça novamente o seu CDplayer com e sem os antivibradores mas agora desligue as caixas e escute o som apenas com fones. Ou seja, o único componente de vibração presente será o produzido internamente pelo próprio CDplayer. Repita esta experiência com o seu pré e depois nos diga o que aconteceu. Fontes; é muito difícil tentar entender o que acontece num pré para que ele seja sensível a vibração, vamos dizer que ainda não há explicações. Estamos numa fase de pesquisa. Quanto aos capacitores eu mesmo pude verificar a influência da vibração mas apenas nos capacitores variáveis de placas metálicas como aqueles usados para sintonizar estações de rádio. Agora quanto as caixas a melhor coisa que voce pode fazer, se suas caixas são do tipo torre, é colocar spikes na sua base e se forem bookshelf é colocá-las sobre pedestais de boa procedencia. A diferença é muito grande, até eu que já sou meio surdo percebi.
Nitro; é muito difícil especificar estes dados quando não se tem acesso à teoria que suporta estes dispositivos. O que resta a fazer é copiar as especificações dos dispositivos existentes.
Abraços
Dantas
mmartins
01-05-2003, 10:53
Caro Dantas,
Infelizmente não poderei fazer esta experiência, pois não tenho fones de ouvidos. De qualquer forma, concordo com voce que um pedaço das vibrações é gerado pelo acoplamento acústico das caixas, mas também acho que parte do problema são as vibrações internas dos equipamentos e outras que precisamos pesquisar. Por exemplo, fiz um teste, já sabendo o resultado, usando os dispositivos no pré da CREEK e nada aconteceu.
Eu já ouvi falar que uma forma de retirar todas as vibrações é pendurando os equipamentos. Alguém poderia fazer o teste ? Será que qualquer tipo de fio ou cabo, desde que seja forte, poderá ser usado ?
Att.
Caros Senhores,
Sabemos que o comportamento de um circuito eletrônico não deve ser alterado em função de vibrações, se sua construção for sólida e depender apenas da condução eletrônica do sinal. Eu e o Martins já discutimos sobre isso por telefone certa vez, e diante desta curiosidade pesquisei um pouco sobre o assunto, e a minha conclusão até o momento é a seguinte:
1. A corrente elétrica, responsável também pela condução do sinal, não sofre qualquer alteração em função de vibração. Isso é lógico.
2. Cd e DVD players certamente podem se beneficiar de um dispositivo anti-vibratório, pois por possuirem partes mecânicas, e haver a necessidade de uma boa leitura do disco, realizada pelo correto alinhamento e focagem do feixe de laser, fica evidente que quanto menor a vibração do conjunto, melhor.
3. Amplificadores e prés, não podem e não devem sofrer qualquer alteração por vibração, em tese. Porém, notamos que as vibrações nestes componentes ocorrem, e são melhoradas com dispositivos anti-vibração, porque?
4. Vamos notar que amplificadores e prés também possuem partes mecânicas por onde passam o sinal, e portanto sujeitas a vibrações. São chaves, potenciômetros, conectores, etc, todos com uma característica em comum: tratam-se de "circuitos abertos" porém fechados (parece estranho mas é isso mesmo). O que garante a passagem se sinal (corrente) por estes componente é um contato mantido constantemente sobre pressão através de um efeito mola. Contatos elétricos nunca fizeram muito a alegria dos técnicos e engenheiros (grupo em que também me incluo) pois são os componentes mais sujeitos a problemas com mau contatos e falhas de funcionamento, e....vibração.
5. Em 1978 pude presenciar o problema de vibração em circuitos eletrônicos com contatos mecânicos, nas primeiras máquinas injetoras fabricadas por uma empresa chamada Ada-Romi. O problema de vibração é muito mais crítico na indústria do que em nossas casas, tanto pela sua quantidade e potência quanto pelos seus efeitos. Um equipamento industrial que apresenta problemas de contato não muda a sensação sutil de seu som, ele pára!!! Frequentemente o equipamento tinha todos os seus contatos limpos e revisados, e o problema sumia por algum tempo. O problema é que não fazemos isso em nosso equipamento até que os problemas se tornem bastante evidentes, chegando até mesmo a interromper completamente o som. Mas, imagine que existe nesse meio tempo um período em que o problema se manifesta com outras consequências, e mesmo um equipamento novo, com contatos limpos, ainda pode ter este contato prejudicado pela vibração.
6. Assim, entendo que não existe nenhum mistério nessa questão, é o velho problema do contato elétrico se manifestando em uma de suas formas.
7. Evidentemente, equipamentos valvulados apresentarão uma tendência bem maior para este problema, já que além de todos estes contatos tradicionais, ainda temos os soquetes das próprias válvulas, que são por característica nata terríveis contatos elétricos. Esta situação é tão crítica que, talvez alguns não se lembrem disso, em equipamentos de som valvulados para carro (sim isso existiu e até na forma de toca-discos de painel!!!) fabricou-se válvulas com terminais para soldagem direta em placas de circuito. Esta solução melhorou bem o problema, mas não resolveu totalmente, pois haviam ainda as próprias vibrações internas dos componentes da válvula, lembrando que a distância entre filamentos e placas de uma válvula é precisa, e variações mesmo sob a forma de vibrações são igualmente prejudiciais.
8. Porém, mesmo circuitos transistorizados possuem contatos elétricos (ou mecânicos, como seria mais correto) e estão também sujeitos a este tipo de problema, por certo, numa intensidade muito menor.
9. Voltando ao que já afirmei, Cd e DVD Player são mais críticos quanto ao problema de vibrações. Porém, muitas vezes (vi isto inclusive na CAVI) é colocado um dispositivo anti-vibração (ou anti-ressonantes como preferirem) embaixo do amplificador, no mesmo rack em que se encontra as fontes, e aí vem a conclusão absurda: o amplificador também mostrou melhorias com o uso do componente. Isto é errado. Na realidade um amplificador possui transformadores que normalmente vibram com forte intensidade (meu Creek é prova disso) e esta vibração passa pela estrutura do Rack e chega até a fonte de sinal, e claro, quando um novo dispositivo anti-vibração é colocado entre estes componentes, como embaixo do amplificador, novamente a fonte se beneficia com isso. Por essa razão também pode-se explicar o porque os articulistas concordam ( mas não sabem explicar o porquê) que os equipamentos mais pesados mostram uma diferença bem maior. Vejam os transformadores normalmente utilizados nestes e então irão entender.
E por aí vai, cada caso é um caso, mas o importante é desmistificar essa idéia de que o sinal elétrico possa sofrer variações em função da vibração. A causa desta variação é externa, é fisica e localizada.
Esta é a minha opinião.
Abraços e um ótimo feriado a todos com muitas vibrações................positivas, é claro. :D