PDA

Ver Versão Completa : Sintonizar duto em sub cilindrico(dúvida)

hardmen
25-09-2002, 21:51
Existe na web, algum software que possa fazer o cauculo, pra sintonizar um duto em determinada frequência, pra que eu possa construir um sub cilindrico????

desde já, fico grato!!!

Maurício Ricci

hardmen
01-10-2002, 00:38
Consegui (em um site nacional mesmo, não me lembro o link) um software chamado "Ajusduto" que trabalha em modo real (MSDos)
que te passa as medidas do duto, calculando a Litragem e a frequência de ressonancia do falante.

Comprei uma caixa cilindrica (de carro, marca Regency), pois, foi a que melhor encontrei no quesito: Acabamento.

Tenho aqui em casa um woofer da Marca Hinor, modelo Crusader de bobina dupla (4Ω cada bobina e 75WRMS cada bobina) feita uma ligação em série, pra poder usar o mesmo em 8Ω.
O Xmax desse woofer é baixo, portanto, esse sub q montei, servirá somente pra referência para os próximos que tentarei montar.

Ainda não testei o Sub no meu mini-system, pq não sobrou grana pra aquisição do Amp Pro, portanto, liguei o mesmo, em meu pc (possuo um conjunto de caixas da Cambridge SoundWorks no PC), substituindo o sub original do conjunto, pelo sub
experimental.

Amigos, não sei se é o fato de ligar no PC (Placa de som Sound Blaster Live! + Cambridge SoundWorks) ou se não tenhos os ouvidos bem treinados, mas posso garantir, que perto do experimento, meu sub da Lando (Merlin200) parece nem estar em meu quarto.

Usando um Cd de testes (daqueles de carro), em certas passagens, chega à dar uma coceirinha no ouvido e uma sensação estranha no peito (sensação de falta de Ar), isso, mesmo usando um Woofer com Xmax baixíssimo (3,5mm)

Assim que receber o 13º salário, vou adquirir um Woofer da Bravox (endurance 2K por indicação do MarceloT), uma nova caixa + dutos e tentar construir um definitivo, pra me acompanhar no mini-system e futuramente, num possível Receiver que pretendo comprar.

Pena eu não ter um Decibelímetro, pra poder aferir o SPL do experimento.

E é isso aí, assim que minha camera voltar de viagem (está sendo usada no trabalho), coloco as fotos para apreciação.

Valeu pela dicas galera, foram de grande valia!

Té + !!!

Hélder
01-10-2002, 08:17
Que tipo de amplificador você irá usar ? Amplificador para carro ? Tenho muita curiosidade neste seu projeto, assim como no do pessoal lá do fórum HT. Subs específicos para HT são extremamente caros. Mande sempre notícias sobre o andamento de seu projeto, com certeza muitos interessar-se-ão.

Um abraço,

Hélder.

hardmen
01-10-2002, 09:24
Vou usar um modelo parecido com esse titio:

http://www.hotsound.com.br/imagens/hs300.jpg

Não vai ser necessáriamente da mesma marca, mas à princípio, será um desses (power amplifiers) de uso profissional.

Se vc tem interesse tb em embarcar nesse caminho, me mande uma msg privada dentro do site mesmo, pq tô indo nessa de gaiato, pois, não tenho conhecimento algum em eletrônica e acustica, tô fazendo tudo, baseado nas informações dos camaradas dos fóruns e de informações DIY dos sites gringos...

Entra em contato, ok??

Te + !!!:chat: