Ver Versão Completa : Sony quer a união do HD-DVD com o BluRay
Impressionante que a iniciativa tenha partido da própria Sony. Eu acredito que o seu novo CEO está mesmo disposto a ouvir mais os seus consumidores. Tomara.
Aqui vai o link para a notícia, em inglês.
» http://www.macworld.com/news/2005/03/24/bluray/index.php
Sérgio Araújo
27-03-2005, 22:01
Impressionante que a iniciativa tenha partido da própria Sony. Eu acredito que o seu novo CEO está mesmo disposto a ouvir mais os seus consumidores. Tomara.
Elementar, meu caro Rash! Por melhor que sejam as virtudes do Blu-Ray, ela é uma tecnologia nati-morta. Ela é muito mais cara que a do seu concorrente e quem faz o papel de big brother nessa história é o consumidor. É ele quem vai botar seu dinheirinho lá pra levar o bagulho pra casa. E faz muita diferença pra ele entre tirar da conta US$1000,00 pra um player Toshiba ou US$2000,00 pra um player Sony. A Sony já tem o gravador Blu-Ray no mercado japonês desde 2003. Custa hoje US$3600,00. Alguém já viu algum? No Japão foi um retumbante fracasso. Até mesmo os Americanos não aceitam pagar tanto e por isso quem quer ter um lá só por importação e mesmo assim foram muito poucos os que cruzaram o Pacífico.
Tinha tomado conhecimento dessa entrevista do executivo da Sony, mas acho que é mais um movimento de preparação de terreno para o que pode vir depois: a Sony adotar o HD-DVD, assim como fez com o VHS. Algumas movimentações que podem ser vistas na net mostram que parceiros da Sony e seus estúdios coligados andam preocupados com a possibilidade da Toshiba/Sanyo/NEC vender alguns milhões de unidades em 2006 e estabelecer essa tecnologia como padrão de massa. Aí não vai ter outra alternativa que não adotar essa tecnologia também pra não ficar fora do mercado. Sabem também que se o consórcio BDA tentar equiparar o preço do Blu-Ray com o do HD-DVD o prejuízo operacional pode não compensar o ganho de share e ser atropelada mais na frente, com uma tecnologia mais avançada como a halográfica ou com HD-DVD de baixíssimo custo, como US$399.
Abraços
Sérgio Araújo
AllanCesarini
28-03-2005, 11:56
Sergio,
Acho que você até pode estar certo, mas acredito que ainda é cedo para essas conclusões. Que a competição entre Blue-ray e HD-DVD não interessa ao consumidor, e nem ao comércio ou à indústria está claro. Estava claro desde o início.
A questão é se o HD-DVD atende aos interesses do consumidor. Por exemplo, o custo dessa tecnologia só é menor porque uma única unidade de leitura é suficiente para ler os três formatos(HD, DVD e CD), enquanto que no Blue-ray, duas unidades são necessárias. Isso aumenta custos, mas certamente não à ponto de tornar o blue-ray muito mais caro(se um Cyberhome 300 custa menos de 40 dólares para o consumidor, fica claro que unidades de leitura de DVD são no máximo um incomodo, não um alto custo adicional...)
No lado dos computadores, toda a indústria prefere o Blue-ray, pela capacidade adicional de armazenamento. Até a apple pulou nesse trem recentemente. No lado do consumidor de áudio e vídeo, se a diferença de preço for pequena, ele vai preferir o padrão que tiver maior variedade de títulos, e em segundo lugar, oque tiver melhor qualidade de vídeo. No segundo quesito, o Blue-ray ganha por força bruta(mais espaço, menor compressão...) e quanto ao primeiro, a situação não está clara. Acredito que a indústria de filmes não quer ter de produzir duas mídias diferentes.
Quanto ao HD-DVD ter a vantagem da maior compatibilidade com sistemas antigos, vale lembrar que o DVD-Audio também é compatível com DVD-vídeo, na maioria das vezes, e mesmo assim tem sido um completo fracasso de vendas. Alguém só vai comprar um HD-DVD ou Blue-ray pela alta definição, e nesse caso, compatibilidade com DVD players é dispensável.
Allan
Allan, do ponto de vista de comsumidor, a briga entre HD-DVD e Blue-ray não necessariamente é ruim . Pode ser boa. Pode haver maior empenho para se reduzir custos, angariar apoio.
Sobre capacidade, que vc disse em relação ao HD-DVD/Blue-ray, não sei se é tão importante assim. Vejamos que ainda temos muitos filmes que nem enchem o DVD, alguns ainda são DVD5... se pode-se usar os quase 9GB do disco, pq comprimem tanto? Pois é, a mudança que deve haver para considerar o espaço como diferencial de uma tecnologia primeiramente depende dos caras que vão fazer o disco, comprimirem o vídeo, áudio...
Não é?
Stefano.
Sérgio Araújo
28-03-2005, 13:06
No lado do consumidor de áudio e vídeo, se a diferença de preço for pequena, ele vai preferir o padrão que tiver maior variedade de títulos, e em segundo lugar, oque tiver melhor qualidade de vídeo. No segundo quesito, o Blue-ray ganha por força bruta(mais espaço, menor compressão...) e quanto ao primeiro, a situação não está clara. Acredito que a indústria de filmes não quer ter de produzir duas mídias diferentes.
Allan
Acontece que é justamente do ponto de vista do consumidor de audio e vídeo que estamos falando. E a diferença de preço vai sim ser brutal. Nem os consumidores querem duas mídias nem a indústria de cinema. Portanto, aquele que conseguir estabelecer o padrão em pouco tempo será o vencedor. A Sony espera ganhar escala e diluir os custos de desenvolvimento com o apoio da indústria de computadores. A Toshiba conta com o já domínio da tecnologia DVD e com o parque instalado. Mas o trunfo maior dessa última é que os maiores estúdios americanos já prometeram para o final desse ano o lançamento de dezenas de títulos em HD-DVD, e eles, os estúdios, representam 70% do mercado. Ou seja, a Toshiba lança a faca e os estúdios botam o queijo na mesa ao mesmo tempo. A saída da Sony é ter o player Blu-Ray a um preço compatível com o HD-DVD e ter lançamentos dos seus estúdios também nessa época. A dificuldade maior será a equiparação de preço. Assim como aconteceu com a guerra VHS/Betamax quem vai decidir será o consumidor e, naquela oportunidade, ele escolheu o que era mais barato e mais cômodo, em detrimento inclusive da qualidade. Mas o que adiantava qualidade melhor de imagem Beta, com filmes em 2 fitas, se a TV era de 20 pol? Por isso o VHS ganhou. Da mesma forma, de que vai adiantar um disco de 50 gb se pra ver um filme mais alguns extras 30 gb são suficientes? Essa diferença de discos conta pra usuários de computadores, não pra quem assiste filmes. Mas são aqueles que assistem filmes que vão pagar pelo conteúdo do disco, enquando os usuários de computadores querem pagar pelo disco somente, o conteúdo são eles que vão cologar, legal, ou ilegalmente. Mas isso é outra estória.
Abraços
Sérgio Araújo
Péra aí pessoal, eu acredito que vocês estão um pouco desatualizados. Eu não gostaria de encher o fórum com notícias do BluRay por achar que isso pode ser um pouco incômodo para o pessoal (e para mim, caso achem que eu tenha alguma coisa com a tecnologia). Mas a diferença de custos entre um disco BluRay e um HD-DVD é de 10 centavos de dólar. Não, eu não estou falando como um defensor da tecnologia pois esse preço foi anunciado pelo próprio presidente da Toshiba. Ponto.
Quanto aos players e aos leitores vocês também estão um pouco desatualizados. A Sony já mostrou um único canhão óptico que lê todas as mídias (exceto HD-DVD), incluindo todos os tipos de DVD e CD que existem. Já a Tomson (uma das fundadoras do BDA) já anunciou que fez um canhão capaz de ler todas as mídias (inclusive HD-DVD).
Os gravadores ainda estão caros no Japão, é verdade, e não são compatíveis com BD-ROM, que será usado para guardar nossos queridos filmes. Isso porque o padrão do BluRay ainda nem foi fechado. Mas não dá para colocar os preços desses gravadores como comparação. Eles são vendidos apenas no Japão, por apenas uma empresa e apenas para quem tem HDTV. Muito específico não? ;)
Existe um outro problema que ninguém menciona mas é a segurança dos discos. Os estúdios que anunciaram suporte ao HD-DVD já disseram que esse suporte não será exclusivo e ainda podem pensar em que mídia colocar seus filmes dependendo da segurança. E tem também, claro, a habilidade de gravar no BluRay desde a 1ª unidade vendida.
Só para terminar (e sei que vocês vão entender isso como eu sendo um fanboy do BluRay), mas o HD-DVD não consegue armazenar um filme de 2h30 com uma trilha lossless + uma trilha Dolby Digital num disco dual layer. Quiçá os discos single layer que serão lançados logo no início. O pessoal do BluRay tá investindo pesado para o BD sair dual layer logo nas primeiras unidades. Sem contar que a Panasonic (eu acho) já mostrou um híbrido DVD + BluRay, ambos dual layer. O que é incrível, porque isso significa que o DVD Forum aceitou que usassem o DVD em conjunto com o formato concorrente!
AllanCesarini
28-03-2005, 23:24
Rash,
Obrigado pela atualização. Não tenho acompanhado os desenvolvimentos do BD e do HD-DVD de muito perto.
Usando as informações que você colocou, eu diria que o custo da mídia, como já suspeitava, não será determinante. Quanto aos aparelhos, concordo com você que comparar custos hoje é um erro. O produto BD atualmente disponível é um tipo de video-cassete para HDTV, um produto de elite(caro), apenas para quem quer ter o gostinho da tecnologia antes que ela se torne amplamente disponível. O mesmo ocorreu com os primeiros monitores de plasma, que nos países de primeiro mundo estão se tornando apenas agora a coqueluche das classes médias. Não tem economia de escala ou o investimento proporcional que seria feito para o lançamento comercial nos EUA.
Concordo também com a questão do espaço. O ponto essencial de vendas do HD-DVD e do Blue Ray é a qualidade de audio e vídeo. Nesse sentido, são vendas impulsionadas pelos atuais consumidores de HDTV, que começaram a receber programação HDTV no cabo, e agora querem que os seus filmes em DVD tenham a mesma definição. Se os discos BD tiverem melhor qualidade de áudio e vídeo, e custarem a mesma coisa que os HD-DVD, terão a preferência do consumidor.
Allan
Meus amigos,
como sempre o que move esse povo é a grana...
é claro que a sony quer a união dos padrões porque os grandes estúdios de hollywood já anunciaram que irão aderir ao padrão hd-dvd. Portanto se a grana vai ser mobilizada para o hd-dvd, é lá que o CEO da sony vai querer que a companhia esteja, não importam quais sejam as vantagens do formato.
Simples assim.
Abraços a todos!
AllanCesarini
29-03-2005, 07:27
Não tem nada de simples, Magus...
Os estúdios anunciaram que iriam lançar títulos para o padrão HD-DVD, assim como outros anunciaram o mesmo para o BD. O ponto chave é que para os estúdios, ambos os padrões dão na mesma, e que quanto maiores os arquivos, mais chato para piratear... :-)
Acredito que a posição dos estúdios seja a de apoiar ambos os padrões e ver qual sai por cima. Agora, que eu acho que seria melhor todas essas empresas sentarem juntas e decidirem por um único padrão, eu acho. Que se leve em conta oque ocorreu com o embate DVD-AxSACD. Ambos os formatos sairam perdendo, e já tem gente querendo dizer que o consumidor gosta mesmo é de MP3(como tem gente que fala abobrinha...)
Allan
Legal Allan! :) O que eu queria mesmo era tirar esse estigma de que BluRay = Sony. A bem da verdade, a Sony é a empresa menos participante no desenvolvimento do formato, não estou bricando. E eu sei que muitas pessoas não gostam do BluRay pois não gostam da Sony.
Veja, se fosse pela Sony o BD não teria hoje MPEG4 High Profile e nem VC-1 (WMV-HD). Se fosse pela Sony o BluRay teria como codecs de áudio o DSD (usado no SACD, formato da Sony/Philips) e o SDDS (Sony Dynamic Digital Sound) ou então o ATRAC, o famoso (e odiado) codec do MiniDisc. O BluRay não tem nenhum desses codecs, e mais, ele tem o MLP, o formato de áudio criado para o DVD-A. O Richard Doherty, quem eu mencionei anteriormente e por onde eu me mantenho atualizado é um funcionário da Panasonic que trabalha na divisão mais importante do BDA: Hollywood. Ele quem define, junto aos estúdios, o que eles querem que o formato tenha, seja, funcione. A JVC, por exemplo, está trabalhando no coating (revestimento) do disco. Ela foi a responsável por tirar aquela proteção de plástico do disco (a lá MiniDisc) ainda no ano passado. Outro problema, podem ficar tranqüilos, o BD será um disco comum como o DVD é hoje nada de proteções. A Samsung, junto com a Sony, está desenvolvendo o canhão. E por aí vai. Como vocês podem ver, a Sony está mais na parte administrativa do BluRay do que na parte de desenvolvimento. Esse é o outro problema. Muita gente disse que a Sony quis (embora, na verdade, ela não quis sozinha) criar um novo disco porque ela não estava ganhando royalties suficiente com o DVD, outra mentira. A Sony faz parte do DVD Forum e assim como todas as outras empresas lá ele arrecada o mesmo por unidade vendida. Se não fosse assim eles não estariam querendo unir os dois formatos, não? Bem, o motivo que levou à criação do BD é um assunto para um outro post, caso se interessam.
Só para completar, os estúdios não vão escolher o formato com mais dinheiro nem aquele que os consumidores preferirem, eles querem saber de segurança, depois do fiasco que foi o DVD. Nenhum dos estúdios que anunciou seus filmes para o HD-DVD disse que o suporte é exclusivo, ou seja, os estúdios podem ainda lançar os mesmos filmes em BD. Note também que eles não anuncinaram os seus grandes trunfos para o formato. A New Line, por exemplo, já disse que não vai lançar o Senhor dos Anéis por enquanto. Só esse filme em si já daria um grande boost no formato que fosse agraciado com ele. Veja que nem mesmo a Warner está decidida. ;)
A JVC, por exemplo, está trabalhando no coating (revestimento) do disco. Ela foi a responsável por tirar aquela proteção de plástico do disco (a lá MiniDisc) ainda no ano passado. Outro problema, podem ficar tranqüilos, o BD será um disco comum como o DVD é hoje nada de proteções
Rash,
Isso eu acho meio errado, pois os discos são muito sensíveis e a proteção de plástico (estilo Minidisc), na minha opinião, seria muito útil.
Dizer que haverá uma proteção extra, com uma camada de produto XYZ, eu acho que não vai impedir os grandes arranhões.
Murilo, a JVC jurou que o novo coating agüenta mais riscos do que o CD. Isso porque o grande "segredo" do BluRay está na forma como os dados são gravados no disco.
Veja você, a Philips e a Sony desenvolveram o CD lá no final dos anos 70. Desde aquela época, toda a forma de gravação óptica segue a mesma tecnologia. O DVD apenas diminui o espaço entre os "pits" aumentando assim a densidade de informação (mais informação em um mesmo espaço). O HD-DVD usará ainda a mesma tecnologia (esse é o motivo que eles alegam ser totalmente compatível com DVDs). Ou seja, os espaços entre os pits no HD-DVD são ainda menores do que o DVD. Mas isso tem um agravante, para manter a compatibilidade eles não podem mexer no coating. Assim é esperado que o HD-DVD seja ainda mais sensível a riscos do que o DVD.
O fato do BDA querer tirar aquela proteção é que ela levaria ao total fracasso do formato. Ninguém compraria discos com proteção. Só uma pena que nada disso ainda foi demonstrado publicamente. Espero que até a metade do ano eles comecem a mostrar o produto final.
O fato do BDA querer tirar aquela proteção é que ela levaria ao total fracasso do formato. Ninguém compraria discos com proteção.
Rash,
Será mesmo??? Tudo o que eu queria era essa proteção... :(
Eu já peguei um disco Blu-Ray na mão, com a capinha protetora, e o disco é LINDO :amor:
http://img.photobucket.com/albums/v192/pashalidis/Murilo/Bray.jpg
Nessa outra foto veja que bem abaixo do disco há um desenho de como se abre a capa protetora para a leitura :tu:
http://img.photobucket.com/albums/v192/pashalidis/Murilo/Bray2.jpg
Pois então Murilo, você é um dos poucos. Pesquisa de opinião do próprio BDA revelou que o pessoal não quer a capinha para discos de filmes comerciais.
Não que o disco vai deixar de ser bonito. :bD O BD-ROM sem capinha é semi-transparente.
Esse aí é o BluRay Profissional, usado nas câmeras profissionais HDTV. Ele já existe e já é suficientemente popular no mundo HDTV (acho até que você sabe disso melhor do que eu :)). Assim como, muita gente não sabe, a fita Beta é usada até hoje profissionalmente.
Rash,
Sou minoria então :D Mas que o disco com a capinha é lindo isso ele é :D
Sobre as fitas Beta, principalmente as digitais, elas têm uma imagem MUITO, mas MUITO boa :legal:
Murilo, concordo, eu adoraría que estes discos viessem com proteção, não vejo porque o consumidor deixaría de comprar os discos por conta da proteção.
Esta proteção também seria uma alegria para os proprietários de locadoras de vídeo.
Abraço
O problema é esse -> $$ dos discos.
Mas faça uma enquete e veja quantas pessoas aqui gostam da capinha. Eu não me importaria de capinha ou não desde que tivéssemos o melhor. :legal:
Carlos Prado
31-03-2005, 01:47
Eu queria COM a capinha. Um belo design, com sua utilidade e diferenciaria dos outros discos. Abraços. CARLOS.
Esta proteção também seria uma alegria para os proprietários de locadoras de vídeo
Só por isso já valeria a pena Márcio :tu:
É impressionante como os caras da blockbuster são burros, pois eles colocam os discos em uma caixa muito da fuleira, que vive soltando os discos e arranhando os mesmos.
De 10 locações na blockbuster em 8 o disco está solto quando eu chego em casa :aiai:
Isso é chato não só pelos arranhões, que atrapalham as vezes o filme, como também porque vc não leva pra casa a caixa original do disco, que tem MUITO mais informações do que a impressão furreca que a blockbuster coloca em suas caixas fuleiras...
Eu queria saber quem é o "inteligente" lá na blockbuster que pensou nesta forma de entregar os discos para os consumidores.
Nossa! Vocês são diferentes mesmo, hehe. O pessoal aqui quer capinha!? Acho que o BDA não veio pesquisar no Brasil hehe. :legal:
De fato, uma proteção extra contra os burros da Blockbuster que não sabem entregar DVDs e contra os burros dos que alugam e pensam que podem apoiar o DVD em uma lixa seria legal.
Figueirêdo
21-04-2005, 16:45
É isso mesmo, galera. Leiam isso aqui:
http://xbox.ign.com/articles/606/606549p1.html
Título: Blu-ray e HD-DVD juntam as forças. Sony e Toshiba vão se unir num novo e unificado formato de nova geração.
É isso aí. Adeus Blue-ray, adeus HD-DVD...
Parece que finalmente eles tiveram um pouco de bom senso....:aplauso: :aplauso: :aplauso: A notícia é de um jornal japonês e tudo indica que a guerra de formatos acabou antes de começar
Daniel
Isso mesmo. Eu estou achando que a história do DVD vai se repetir. Na época também haviam 2 formatos sendo desenvolvidos simultaneamente. O MMCD (Multimedia CD) e o DVD. Naquela época eles simplesmente decidiram abolir o desenvolvimento do MMCD e ficaram apenas com o DVD. As empresas que desenvolviam o MMCD ganharam em troca cadeiras no DVD Forum e royalties reduzidos do formato.
Agora talvez uma coisa um pouco diferente aconteça. Eles querem pegar o melhor de cada formato e criar um terceiro, novo, que seria a união do HD-DVD com o BluRay. O que não é necessariamente bom, no meu ponto de vista. O BluRay tinha todas as características superiores ao HD-DVD (daí o meu apoio) como um espaço de armazenamento maior, mais resistente a riscos, maior velocidade básica de leitura (1x), mais fácil de ser gravado (BD-R e BD-RE) etc.
É claro que a Toshiba só aceita unir se o novo formato vier com as características físicas do HD-DVD (ou seja, 15GB single layer, 30GB dual layer). Não gosto nem de pensar... :aiai:
» http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml;jsessionid=WKOV5IWL2RXYGCRBAELCF EY?type=technologyNews&storyID=8250540
May 19, 2005 - TDK Develops 2X, 100GB Blu-ray Disc Prototype
TDK has developed a prototype Blu-ray Disc that can store twice as much data, and record it at twice the speed, as existing Blu-ray Discs. The disc, unveiled at a TDK exhibition in Tokyo this week, can record data at 72Mbps, double the 36Mbps transfer rate for current Blu-ray Discs. "TDK increased the write speed by using a more powerful laser and making some changes to the material of the disc's recording layer," said Nobuyuki Koike a spokesman for TDK. "The first generation of Blu-ray discs can already record data faster than it is transmitted in high-definition TV broadcasts, so the faster recording speed isn't needed there. But it will be advantageous when content is copied from a hard-disk drive to an optical disc for back-up or archiving," said Koike.
Vamos ver onde isso vai dar. Afinal até que se decidam por um novo padrão essas novas tecnologias aí são só para nos deixar com água na boca. ;)
Sérgio Araújo
29-05-2005, 02:54
Vamos ver onde isso vai dar. Afinal até que se decidam por um novo padrão essas novas tecnologias aí são só para nos deixar com água na boca. ;)
:) Rash, pois pode jogar um salzinho na boca.:legal:
Tive acompanhando o desenrolar das conversas entre Sony e Toshiba dos últimos meses e acho que já chegaram a um termo.
Os fatos são os seguintes: a Sony e seus pares do consorcio Blu-Ray tomaram a iniciativa de propor a Toshiba e cia. para propor uma unificação de padrões; como a unificação é boa para ambos os lados a Toshiba aceitou, mas ficou 'na moita', isso é, conversava mas não dizia que estava conversando, a Sony, ao contrário, divulgou largamente que estava propondo uma união; as proposta da Sony era usar a tecnologia de disco 0.1 mm e multicamadas dela e a tecnologia de softwares do HD-DVD, inclusive o MPEG-4; a proposta da Toshiba é a de usar a atual tecnologia DVD com superfície de 0.6 mm e aproveitar as possibilidades das multicamadas desenvolvidas para o Blu-Ray; chegou-se a um impasse e colocaram na semana passada os presidentes das organizações para decidir quais os rumos tomar; parece que nada resolveram; a Toshiba divulgou na última quinta-feira que seus planos de lançamento do HD-DVD continuam para o final desse ano e a Sony promete colocar o Blu-Ray no PS3 ano que vem.
Ambas sabem que no futuro o mercado obrigará que apenas um formato de alta definição exista como mídia de filmes e estão pagando pra ver. Eu acho que o HD-DVD ganha essa aposta, especialmente agora que um disco com três camadas e 45 GB de espaço foi apresentado. Como mídia de games pode ser que o Blu-Ray tenha a preferência, mas se o HD_DVD se massificar mais rapidamente, o que é provável pelo seu preço e poder de penetração no mercado de filmes, o outro padrão perderá seu espaço.
Abraços
Sérgio Araújo
para saber mais
http://www.hddvd.org/hddvd/
Sim Sérgio, acontece que tire suas esperanças do HD-DVD de três camadas (45GB). Pelo menos logo na estréia do formato. Talvez depois de uns 2 ou 3 anos do formato HD-DVD lançado é que comecem a surgir os primeiros players com suporte a 3 camadas. Aí eu quero ver que estúdio vai se aventurar a lançar discos que rodam em apenas alguns players. :legal:
O BluRay terá logo de início o suporte a 2 camadas que é 50GB, já um DVD single layer inteiro a mais. Como eu já disse anteriormente, a minha "propaganda" do BluRay não é porque eu sou fã de alguma empresa ou porque sou pago para isso. É que o BluRay é mais tecnologicamente avançado. Ponto. Até o pessoal do HD-DVD concorda, sendo que eles mesmo só tem a defender os preços mais baixos no lançamento (porque a tecnologia é parecida com o DVD).
Mas isso não quer dizer nada. No passado, antes do surgimento do DVD também tínhamos 2 formatos. O MMCD e o outro (que não lembro o nome agora). O MMCD era baseado na mesma tecnologia do CD e por isso ele era mais barato inicialmente do que o outro formato. No final as empresas decidiram acabar com a "guerra de formatos" e juntar as duas tecnologias. Assim nasceu o DVD que precisava de fábricas novas. Ele pegou, não pegou? Hoje em dia o BluRay é a mesma coisa. Ele é o formato "diferente" que precisa de novas fábricas. Mas depois, com o sucesso, os preços caem e temos um formato tecnologicamente superior que vai durar até os holográficos ficarem mais maduros.
E mais uma coisa, o BD e o HD-DVD já são iguais em termos de software. Ambos usam exatamente os mesmos codecs. A única diferença entre eles é o software interativo que o BluRay optou pelo Java e o HD-DVD pelo iHD da Microsoft (sendo que nesse caso eu devo admitir que o iHD é melhor).
A JVC, por exemplo, está trabalhando no coating (revestimento) do disco. Ela foi a responsável por tirar aquela proteção de plástico do disco (a lá MiniDisc) ainda no ano passado.
Rash,
Eu li não sei onde que a TDK tinha oferecido uma tecnologia para a solução da proteção desses novos discos -- uma tal "armour-plated coating" -- e o povo da Blu-Ray Association tinha aprovado, após testes bastante severos.
Abraços,
Adelmo
A Sony já tem o gravador Blu-Ray no mercado japonês desde 2003. Custa hoje US$3600,00. Alguém já viu algum? No Japão foi um retumbante fracasso.
A questão é que a SONY não está em condições de impor nenhum formato mundialmente, não. E sem contar que nas vezes em que pôde ela fracassou retumbantemente : Betamax, El Cassette, Hi-8,...
Saiu na Business Week coisa de 1 ou 2 meses e na Economist há um 6 meses algumas matérias demonstrando como a gigante japonesa anda decadente.
Ela subestimou o potencial do mercado de TVs de Plasma e gravadores de DVD no Japão e por isso está comendo poeira da Panasonic, sem a menor chance de virar o jogo até no longo prazo.
Travou à toque de caixa uma joint-venture com a Samsung pra tentar fazer frente, ainda no Japão, à liderança avassaladora da Sharp no mercado de TVs LCD.
E o grande erro estratégico que entrou para a história do mundo dos negócios: o conflito dos braços de conteúdo (música e filmes) com o braço de hardware da própria SONY, por causa da indefinição e receios anti-pirataria, fez com que uma empresa à época com menos de 1% do mercado de PC -- a APPLE -- entrasse no mercado de eletrônicos de massa e lançasse o Walkman do século 21 -- o IPOD -- sendo unitariamente o maior sucesso na história recente do mercado. Vejam bem, a expressão Walkman do século 21 foi usada aqui deliberadamente pra deixar claro que a função histórica de tal lançamento deveria ter sido de incumbência da SONY e não de qualquer outro concorrente do mercado de eletrônicos e muito menos de um fabricante de PCs de nicho totalmente alheio, em tese, às peculiaridades desse mercado.
O novo CEO da SONY, Howard Stringer, gaulês-americano, originário da Columbia Pictures onde teve passagem marcante, na entrevista final na BW disse não falar uma palavra em japonês mas conhecer bem a linguagem dos números e vai fechar, sim senhor, fábricas deficitárias no Japão, e demitir em massa se necessário for pra evitar o pior : o takeover -- tentativa de aquisição da SONY -- por qualquer gigante estrangeiro, e ele citou com todas as letras a SAMSUNG como grande ameaça e outros fabricantes chineses aparentemente obscuros porém extremamente capitalizados.
SONY: quem te viu, quem te vê...
Abraços,
Adelmo
A sony já vem dando um tratamento de segunda categoría aos seus clientes a muito tempo, e também vem lançando porcarías a muito tempo.
A alguns anos a sony Americana não possui um site normal em que se possa ver a descrição dos equipamentos e ter um suporte decente, só o site de vendas, aqui na América latina nós ainda tempos um site tradicional.
Um amigo possui um md portátil com conexão usb que tem capacidade para gravar em alta velocidade se ligado ao PC, quando veio dos EUA o cd com o programa de gravação em alta velocidade rachou e ficou inutilizado, desta forma ele descobriu que a sony não fornecia o programa, apenas vendia...
Ele comprou um equipamento caro na época e a sony não fornecia o programa gratuitamente, e pior, a única forma de pagamento era via cartão de crédito pela internet, coisa que ele se recusa a fazer.
Depois de muitas horas catando o tal programa consegui em um site da Nova Zelândia, não fosse isso ele estaría empenhado até hoje.
Ainda não podemos esquecer os dvd player, vários modelos são considerados problemáticos e de pouca durabilidade, mesma fama possui o playstation 2, os cd players automotivos tem controle de qualidade zero, a chance de pegar um ruim, com vida útil curta e pulador é de pelo menos 50%, entre as boas marcas é o cd player que dá mais oficina.
Vejam a durabilidade do leitor dos minisytens atuais da sony, nada devem aos cce e aiwa da vida.
A sony perdeu o rumo já a alguns anos.
Abraços
Márcio
Sérgio Araújo
29-05-2005, 23:30
Só para dar meu testemunho na malhação da Sony, em maio de 2004 eu comprei um micro-system com DVD player e hometheater dela, o MHC-RV900D. Beleza!! Fiquei muito feliz com a conquista igual bobo em parque de diversão. Qual não foi minha surpresa ao perceber que , apesar de tocar muita coisa, ele se recusava a tocar uns CDs, ainda que originais. O Pietá, do Milton Nascimeto salta a última faixa, outros ele reconhece como DVD e não toca nada, e o do Skank, que é da Sony Music, ele lê, lê e continua lendo indefinidamente sem emitir som algum. Todos estes CDs tocam normalmente em outros players da Sony e de outros fabricantes, inclusive no RV990D, sucessor do que eu tenho. Reclamei na garantia e a única coisa que recebi foi um laudo afirmando que o problema era de mídia e que eu deveria pedir que as lojas trocassem os CDs. Em tempo, antes de despachar meu system pra assistência passei numa loja com o módulo principal e fizemos testes com outros CDs das mesmas obras e o resultado foi o mesmo. De nada adiantou escrever uma carta de duas laudas relatando o defeito e os testes realizados, inclusive em outros RV900D que se encontravam em pratileiras ainda. Fiquei 45 dias sem meu system e nada!
A loja onde comprei, o Ponto Frio, me mandou reclamar no Procon, mas quer saber de uma coisa, já passei da idade de ficar brigando por coisa pouca. Quando quero ouvir a faixa 16 do Pietá, ou os discos do Skank ou do Trio Amaranto boto-os na disqueteira do meu carro ou no player do PC e fico feliz. Mas Sony eu procuro evitar. De qualquer forma o laudo mentiroso está guardado e na oportunidade de provar que o equipamento tem vícios de origem e que a empresa se recusou a consertá-lo em garantia estou acobertado.
Abraços
Sérgio Araújo
fazambuja
30-05-2005, 02:13
Tava esses tempos na CNET que a SAMSUNG eh hj em dia a SONY de 10 anos atras...
Meu leitor optico ñ durou dois anos....os produtos nacionais deles são terriveis...
Sim e as HDTV (ñ se tem como saber qual a verdadeira resolução que são capazes) e sem DVI/HDMI...se ñ temos tv HD digital pra ligarmos em compontente...e DVD raros os que fazem..pra ñ dizer de marcas mais obscuras...eu fui um dos bobos que adquiriu...
Eu li não sei onde que a TDK tinha oferecido uma tecnologia para a solução da proteção desses novos discos -- uma tal "armour-plated coating" -- e o povo da Blu-Ray Association tinha aprovado, após testes bastante severos.
Pode ser Adelmo. Existem muitos desenvolvimentos em torno do BluRay (como o disco feito de papel, por exemplo). Esse pode ser um coating mais avançado que vai trazer algum benefício no futuro (gravação? pode ser). Mas o coating que eu falei é o simples revestimento externo do disco, esse foi melhorado de forma a poder usar o disco sem a proteção.
Agora, pessoal, parem um pouco e respirem. O pessoal dos fóruns nos EUA já entenderam isso, espero que você entendam aqui tbm. O BluRay *não* é um formato da Sony! Pelo menos não dela sozinha. A Sony não é nem a presidente do BDA (BluRay Association), o comitê oficial que decide os rumos do formato. A Sony não é também a principal empresa tecnologicamente por trás do BD. Como vocês puderam perceber no meu post (e no do Adelmo) existem outras empresas desenvolvendo coisas para o BluRay. Até onde eu sei, a Sony foi uma das responsáveis apenas pela definição do padrão que eles iriam usar no canhão óptico do BD. Todo o resto do disco está sendo desenvolvido pelas grandes empresas muitas das quais o pessoal daqui confia (olhem a lista das empresas clicando na minha assinatura). Não só tecnologicamente como também politicamente. E aí nesse caso a Sony tem só a Columbia e a MGM para ajudar.
Quem vai definir o sucesso do formato será o marketing que essas empresas fizerem e o apoio de Hollywood. Não é a Sony sozinha ou nenhuma outra empresa sozinha.
Depois, não descontem na Sony por causa da Columbia do Brasil. Ela não é a única fazendo besteira nos DVDs daqui. E além disso eu não vejo o pessoal dos EUA reclamando tanto assim dos releases lá. :legal:
Rash,
Eu estava lendo a CAVI deste mês e eles informam que haverá demonstração do Blu-Ray no próximo Hi-Fi Show, em setembro :tu:
Certamente vai ser na sala da Sony. Possivelmente será com o Projetor LCD HS-51 :tu:
Se a sony apresentasse o Blu-Ray com o projetor Qualia 004 (1920 x 1080) certamente todos veriam o real potencial do Blu-Ray e ela faria uma apresentação inesquecível, pois quando eu vi essa dupla funcionando em LV eu fiquei realmente MUITO impressionado e foi a melhor imagem para consumidor que eu já vi :legal:
Usando o HS-51 eles vão ficar limitados à resolução 720P nativa do HS51 (1280 x 720), mas mesmo assim já vai dar pra ter uma BOA idéia do Blu-Ray.
Ano passado eles apresentaram no Hi Fi Show o projetor HS-20 (anterior ao HS-51) ligado em uma BETACAM Digital em HDTV e a imagem estava maravilhosa em HDTV (em DVD, no mesmo projetor, estava ruim, como já falamos aqui).
Caramba Murilo!! Essa notícia é boa demais da conta. :bD
Ano passado eles apresentaram no Hi Fi Show o projetor HS-20 (anterior ao HS-51) ligado em uma BETACAM Digital em HDTV e a imagem estava maravilhosa em HDTV (em DVD, no mesmo projetor, estava ruim, como já falamos aqui).
Sim, eu lembro direitinho dessa sala com o tal projetor. A diferença de imagem era um pouco absurda. Lembro até que você comentou talvez o projetor não estivesse muito bem calibrado alí para o DVD.
Já o cara da Sony deixou só um pouquinho no HD da BETACAM quando eu estava lá dentro. Ele temia em querer voltar para o DVD. O pessoal que entrou na sala quando estava no HD ficava de boca aberta achando que aquilo alí era mágica do projetor. Ele temia em voltar ao DVD porque ele dizia que o HD ainda era sonho distante no Brasil (:() e a intenção deles era mostrar o projetor com algo mais paupável. Depois dele muito insistir ele voltou ao DVD do Retorno do Rei. Eu comecei um pequeno tumulto lá na sala hehe. Eu disse (meio alto) que ele devia deixar no HD porque era uma propaganda melhor para o projetor. Ele me respondeu "mas é enganosa". O senhor que estava do meu lado disse "Enganosa seria se você nos mostrasse essas imagens e vendesse outro projetor". Aí o pessoal que estava lá começou a pedir para ele voltar ao HD. Ele foi até a câmera, acho que rebobinou a fita, e voltou para o HD.
Eu ainda fiquei mais uns quase 20 minutos lá dentro vendo aquele colírio. :bD
Rash,
Se vc visse a imagem do Qualia 004 + Blu-Ray vc iria literalmente babar :D
E se visse a do projetor de 4K da Sony então... :D
Mas o HS-51 com Blu-Ray já vai ficar BEM legal :tu:
Pois então Murilo... eu não tenho muito como comparar com esses projetores. :bD Então acho que já vou ficar babando no HS-51 hehe.
Fox Jumps on Blu-ray Bandwagon
http://www.avrev.com/news/0805/04.blufox.html
A Fox aderiu antes mesmo do que a Columbia até. É uma pena que vamos ter uma guerra... isso só atrapalha a todos (inclusive as empresas). E uma pena, pois acho que nesse caso específico os discos de alta definição devem pegar mais forte do que o SACD e o DVD-A e, eu acredito que o HD-DVD ganhe a guerra mesmo. :(
The Keymaker
07-08-2005, 12:18
Também sou a favor do HD-DVD.O problema é que sairia mais caro, dificultando as vendas.Mas imaginem só, se usassem MPEG-4 em 1920x1280, com a mesma taxa de transferência do MPEG nessa mesma resolução?Ficaria muito boa a imagem
A Fox aderiu antes mesmo do que a Columbia até.
Rash, mas a Columbia não é da Sony???
Sim Murilo... mas cadê os títulos da Columbia para BluRay? Será que nem eles botam fé no formato? :(
Blu-ray Disc Association Agrees on Copy Protection System
http://www.avrev.com/news/0805/11.blucopy.html
Traduzindo em resumo.
O BluRay deverá permitir que você faça cópias legais dos filmes, para assistí-los em seu media center, por exemplo. Essas cópias ficarão sob opção da distribuidora que tem 3 escolhas: não permitir nenhuma cópia, permitir uma única cópia, cobrar uma taxa para uma ou mais cópias (sim, para fazer as cópias será necessário conectar-se na internet).
O BluRay trará uma marca invisível no disco. Essa marca é física (como um "defeito" de propósito) e o player só rodará o filme se identificá-la. Essa marca só poderá ser feita em equipamentos licenciados pelo BDA. Ou seja, as empresas que fabricarão os discos BluRay com filmes deverão comprar uma máquina licenciada do BDA.
O disco trará uma segurança adicional, chamada BD+ que não se sabe ao certo como ela funciona. Tudo o que sabemos até agora é que essa segurança vai verificar se seu player está apto a rodar o filme. Se por acaso seu player for hackeado, de alguma forma, o disco não vai rodar.
Sérgio Araújo
13-08-2005, 22:17
Pesquisa reforça oferta do HD DVD
Por Greg Tarr, da TWICE
Respondendo a uma recente pesquisa da Blu-ray Disc Association sobre a preferência do consumidor, os patrocinadores do HD DVD resolveram patrocinar sua própria pesquisa, mostrando que é o HD DVD o formato que conta com a preferência entre os entrevistados, mas quase a metade deles disse que não compraria um player de qualquer tipo se os estúdios permanecerem divididos entre os dois formatos.
A pesquisa independente, que foi em parte atribuída à Warner Home Video, foi conduzida pela Ipsos-Vantis em maio deste ano, para avaliar de forma quantitativa as preferências pelo HD-DVD apenas, Blu-ray apenas, HD-DVD e Blu-ray no mercado simultaneamente e o HD-DVD com um lançamento posterior do Blu-ray.
A pesquisa entrevistou 3019 pessoas, incluindo 1027 donos de sistemas HDTV, 996 pessoas que pretendiam comprar um aparelho HDTV e 996 que não tinham intenção de comprar aparelhos HDTV. Todos disseram que foram usuários pioneiros de DVD players (compraram um DVD player antes de junho de 2000) ou parte da maioria dos usuários (compraram um DVD player entre junho de 2000 e junho de 2002). Os últimos representaram dois terços da amostra.
Steve Nickerson, vice presidente sênior da Warner Home Video, disse que a pesquisa deveria mostrar um quadro o mais preciso possível de vendas de players em um ou dois anos, e para descobrir o sentimento do consumidor sobre os diferentes formatos.
A pesquisa da Ipsos mostrou que 47 % dos entrevistados preferiu o HD DVD comparado a 30 % que preferem o Blu-ray, partindo do pressuposto de que todos os filmes estivessem disponíveis em ambos os formatos ou que os tocadores fossem compatíveis com os dois formatos. Recursos dos tocadores e benefícios foram mostrados como sendo bem similares.
Nickerson sugeriu que a combinação de “HD” e “DVD” no nome do formato influenciou a familiaridade com os entrevistados.
“Empresa que apoiam o disco Blu-ray têm usado a força de suas marcas para suportar seu formato, mas o que esta pesquisa mostra é que o termo ‘DVD’ é tão forte ou até mais forte do que a marca de qualquer companhia. As pessoas entendem o HD DVD como uma extensão do DVD e uma parte de alta definição”, disse Nickerson.
Nickerson disse ainda não Ter explicação para as diferenças dramáticas entre as pesquisas patrocinadas pelos dois grupos.
“Não queríamos fazer um caso de qualquer tipo com nosso estudo. Só queríamos saber qual é a visão do consumidor”, disse Nickerson.
http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/upload/img/logos/hd-dvd.jpgEntre os pioneiros no uso do DVD, 55 % disseram que pretendem comprar um HD DVD player, enquanto 45 % afirmaram que pretendem comprar um player de discos Blu-ray. Entre a maioria dos usuários de DVDs, 41 % disseram que pretendem comprar um HD DVD player, contra 16 % que optariam por um aparelho compatível com o formato Blu-ray.
Entre os entrevistados que foram mostrados apenas um formato, sem referência ao outro, 17 % disseram “definitivamente comprariam” um aparelho HD DVD e 29 % disseram que “provavelmente comprariam” uma unidade. Isso, comparado a 10 % que “definitivamente comprariam” um aparelho Blu-ray e 18 % disseram que “provavelmente comprariam” um aparelho do tipo.
Em um grupo que foi confrontado com ambos os formatos ao mesmo tempo, 28 % disseram que acharam o HD DVD “extremamente bom” e 34 % disseram que o formato era “muito bom”, enquanto 16 % disseram que o Blu-ray era “extremamente bom” contra 28 % disseram que o formato era “muito bom”.
A pesquisa também mostrou uma forte preferência do consumidor por discos híbridos HD DVD que poderiam combinar conteúdos em alta definição e com imagens em definição padrão.
“O desempenho do formato Blu-ray foi muito bom quando comparado com o primeiro ano e meio de vendas de DVDs, mas a perspectiva para o HD DVD é 30% maior do que a perspectiva para o HD DVD e quando nós testamos o conteúdo híbrido, esse número é 46 % maior”, disse Nickerson.
Nickerson disse que a pesquisa mostra que com extensões no formato DVD, a maioria dos pioneiros tecnológicos e talvez a maioria das pessoas adotassem o produto mais rapidamente.
No entanto, a pesquisa não leva em consideração o recente formato híbrido Blu-ray/DVD desenvolvido pela JVC.
Nickerson disse que a WHV vai lançar discos híbridos junto com a primeira onda de lançamentos HD DVD no final do ano.
Com a perspectiva de uma guerra de formatos, os números mudam significativamente.
Quando os entrevistados foram confrontados com os dois formatos, partindo do pressuposto e as máquinas vão suportar todos os formatos assim como os DVD players atuais, 47 % dos entrevistados afirmou comprar um HD DVD, 30 % compraria um Blu-ray e 23 % não compraria nenhum aparelho.
Mas quando informados de que o equipamento apenas tocaria certos filmes em algumas máquinas, os entrevistados fugiram das máquinas com 45 % das pessoas dizendo que não comprariam nada, enquanto 39 % selecionariam o HD DVD e 16 % prefeririam o Blu-ray.
Nickerson disse que os resultados mostram que a unificação é o melhor cenário para todas as partes envolvidas.
“Eu acho que na mente de algumas pessoas, o esforço pela unificação morreu. Mas existem pessoas nas companhias de ambos os lados que ainda entendem que um só formato é a melhor maneira de ir adiante e estas pessoas ainda não desistiram da unificação e nós, da Warner Home Video, podemos nos incluir entre elas”, disse Nickerson.
No entanto, Nickerson também disse que a WHV entende a urgência em se contar com um formato disponível no mercado o mais rápido possível para explorar o crescimento dos aparelhos HDTV. “Estamos trabalhando duro para assegurar que teremos o produto no mercado se houver ou não a unificação, com a certeza de que esse produto chegue ao mercado o mais breve possível.”
http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/upload/img/chamadas/indice_artigos.jpg (http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=artigos)
Respondendo a uma recente pesquisa da Blu-ray Disc Association sobre a preferência do consumidor, os patrocinadores do HD DVD resolveram patrocinar sua própria pesquisa, mostrando que é o HD DVD o formato que conta com a preferência entre os entrevistados...
Exatamente por isso que não se pode confiar nessas pesquisas. Nem na do BluRay e nem na do HD-DVD.
Por isso eu não quis comentar sobre a pesquisa do BD um tempo atrás.
Sérgio Araújo
17-08-2005, 17:16
Como distribuir material de alta definição em DVD hoje
Por Allan Tepper*
Com a grande popularidade de produzir vídeo em alta definição (desde HDV, passando por DVCProHD e até HDCAM), muitos produtores agora buscam uma maneira econômica de distribuir conteúdo em alta definição para seus clientes. Atualmente, uma maneira de distribuir alta definição economicamente é como o formato D-VHS. Com este formato (cujos players custam menos de US$ 1000), é possível distribuir alta definição para vídeos sem interação. Sem dúvida, muitas pessoas hoje em dia preferem a interatividade do DVD, sem falar do acesso aleatório sem a necessidade de rebobinar ou adiantar uma fita.
Opções oficiais, extra-oficiais e não oficiais
O consórcio do DVD já aprovou o formato chamado HD DVD. Por outro lado, a Sony inventou o formato de disco Blu-ray. A Sony é responsável pela distribuição de muitos filmes, de maneira que tem muito controle do mercado de conteúdo. Além disso, o Blu-ray foi abraçado por outras empresas como a Apple e também a JVC. Então o HD-DVD é o “oficial” e o Blu-ray é o “extra-oficial”. O problema principal destes formatos neste momento é que ainda não há nenhum produto disponível. Por isso, a indústria viu a necessidade de criar um método “não oficial” enquanto não acontece nada novo.
HD em DVD convencional
Sem contar com sistemas Blu-ray ou HD DVD, a indústria decidiu adotar diferentes maneiras de gravar vídeo em alta definição em um único disco DVD convencional. Existem diferentes codecs que são suficientemente eficientes para a distribuição de vídeo em alta definição. Entre eles está o H.264 (também conhecido como AVC), o DivX HD e o Windows Media Vídeo 9 HD (WMV HD). Com algum destes, uma pessoa poderia gravar aproximadamente meia hora de conteúdo em alta definição em um disco DVD gravável de uma camada ou até uma hora com um DVD de dupla camada. De fato, já existem filmes em alta definição codificados em DVDs não oficiais que são vendidos legalmente pela Internet.
Como preparar DVDs com HD não oficiais
Alguns programas profissionais de edição de vídeo e de autoração em DVD já podem codificar vídeo em alta definição nos tipos de codecs mencionados. Os programas profissionais mais recentes da Apple codificam em H.264. E ainda que a Microsoft não tenha distribuído sem codificador WMV HD para o sistema operacional Maços, existe um terceiro que o fez e este literalmente agrega a codificação WMV HD aos menus de vários programas profissionais para a plataforma Mac.
Como produzir DVDs com HD não oficiais
Além de reproduzir os DVDs não oficiais em um computador moderno e potente, é muito desejável ter (e oferecer aos nossos clientes) um player autônomo para esse fim. Felizmente, existe uma opção, fabricada pela IoD DATA e distribuída pela JVC. Este equipamento se chama SRDVD-100U e reproduz discos DVD+R e DVD-R com material em alta definição codificado no formato WMV HD, assim como em outros tipos de codec como o DivX HD. Inclusive, o SRDVD-100U pode reproduzir discos preparados com o codec MPEG2-TS, o utilizado no formato HDV. Com isto, é possível reproduzir o material bruto capturado por equipamentos que usam HDV, sem precisar recodificar o arquivo de vídeo. Entre as saídas do SRDVD-100U há uma saída vídeo componente e DVI, para conexão com projetores e monitores. O SRDVD-100U custa cerca de US$ 399, o que é acessível o suficiente para atender a muitas de nossas necessidades industriais e simplesmente entregar ao cliente ao final do projeto. Ah, e se uma hora de capacidade não é o suficiente, o SRDVD-100U pode reproduzir materiais a partir de um HD portátil que use conexões USB 2.0 ou uma rede Ethernet. Inclusive já fiz um teste com um cliente local, em que reproduzimos vídeo em alta definição a partir de um iPod da Apple, usando o SRDVD-100U para enviar sinais para um projetor de alta definição.
*Allan Tepper se dedica há anos à integração e comercialização de sistemas profissionais de vídeo.
http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/upload/img/chamadas/indice_artigos.jpg (http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=artigos)
Pow, que pena. O cara falou duas bobagens para estragar o texto. :(
A Sony é responsável pela distribuição de muitos filmes, de maneira que tem muito controle do mercado de conteúdo. Além disso, o Blu-ray foi abraçado por outras empresas como a Apple e também a JVC. Então o HD-DVD é o “oficial” e o Blu-ray é o “extra-oficial”.
Sério, não porque eu defendo o BluRay, mas quem ele pensa que o DVD Forum (que regulamenta o DVD e o HD-DVD) é? Pô, o pessoal por trás do BluRay é o mesmo pessoal por trás do CD, e o CD não fez sucesso? Não virou um padrão?
Não existe isso de oficial e extra-oficial. O DVD Forum não é uma organização como a ISO (International Standards Organization) ou a ONU. Ele podia muito bem ter deixado o texto sem isso. :( E eu nem vou comentar sobre o fato da Sony ser a grande "dona" do BluRay.
Fora isso, gravar conteúdo HD em DVDs comuns hoje é realmente muito legal. Eu acho uma pena a JVC ter preferido criar uma fita VHS digital ao invés de usar o padrão do DVD já existente e colocar vídeos HD lá de maneira mais padronizada (pelo menos mais do que é feito hoje). Mas eu acredito que a empresa não teve permissão. De qualquer maneira, é realmente possível termos filmes de 2 horas em high definition nos DVDs hoje. Tá certo que isso só se refere ao vídeo (já que o áudio HD tornaria tudo muito grande para caber em um DVD). Mas já seria um quebra galho decentíssimo. A Microsoft foi esperta em lançar aqueles DVDs com WMV-HD. Apesar deles precisarem de um PC para rodar, já dá para ter uma idéia do que vem por aí. Os D-VHS com 1080i a 19Mbps e som DTS 96/24 também. :legal:
robsonboto
18-08-2005, 18:11
Não sei se já falaram, mais achei um video mostrando um Sony BDZ-S77, BluRay, e um "HTPC" muito bonito (1TB de HD e 7 tv tunner), deem uma olhadinha:
Download Direto: http://www4.tomshardware.com/images/thg_video_sonyginza-vbr800.zip
Caso não dê certo usem o link (http://www17.tomshardware.com/site/videos/index.html) e clique em "Download Sony's Ginza Tour"
Valeu pela dica Robson... :legal:
Só a Sony mostrando seus brinquedinhos que estão disponíveis apenas no Japão. Bem, mas logo eles chegam para o mundo todo! :bD
HD-DVD In Trouble As Blu-ray Gains Momentum
http://www.avrev.com/news/0805/18.hdtrouble.html
Eu esqueci de falar, mas a Lion's Gate também se uniu ao BluRay. A Lion's Gate tem hoje os direitos de filmes como os Exterminadores do Futuro, Mad Max entre outros. ;)
Com a Lion's Gate o BluRay passa o HD-DVD em termos de porcentagem de participação no mercado de filmes.
Vinicius Lima
24-08-2005, 22:48
Depois de quase oito meses conversando a respeito de um padrão único para o DVD de alta resolução, Sony e Toshiba – as duas principais proponentes dessa tecnologia – desistiram de conversar. Foi o que anunciou nesta 3a. feira a agência noticiosa Kyodo, de Tóquio, citando uma fonte da Toshiba. “É lamentável, mas invetivalmente teremos mesmo dois novos formatos de DVD”, teria dito o executivo, não identificado.
Se confirmada, a notícia põe um fim no debate que vem se estendendo desde o ano passado sobre a unificação entre os formatos Blu-Ray, da Sony, e HD-DVD, da Toshiba. O primeiro oferece maior capacidade de memória (25Gb) e mais recursos de gravação, mas é mais caro; além da Sony, é apoiado por gigantes como Panasonic, HP, Samsung, Dell e Apple. Já o HD-DVD, com 15Gb, deve ser lançado antes, mas por enquanto tem apenas dois grandes fabricantes por trás: Toshiba e NEC.
A padronização vem sendo defendida principalmente pelos estúdios de Hollywood e pelas grandes redes de varejo americanas, temerosas de que se repita o fracasso do DVD-Audio e do SACD, formatos concorrentes que não decolaram comercialmente. A disputa envolve não apenas o sucesso comercial, mas o pagamento de pesados royalties pelo uso das patentes registradas pelas duas empresas.
Enquanto isso, três empresas importantes divulgaram nas últimas semanas a intenção de lançar, nos próximos meses, seus primeiros filmes em formato Blu-Ray: Fox, Universal Music e Lion’s Gate, esta uma distribuidora independente de filmes. Antes, Sony Pictures, Sony Music e Disney também já haviam aderido. Dos principais estúdios, até agora Warner – que tem participação da Toshiba – Paramount e NBC/Universal revelaram planos de lançar seus catálogos em HD-DVD, o que é esperado para o próximo Natal.
Segundo a revista especializada norte-americana Twice, o anúncio oficial da Fox é significativo porque o estúdio – mesmo sendo integrante da Blu-Ray Disc Association (BDA) desde outubro do ano passado – somente agora tomou uma posição. “Demoramos para decidir porque queríamos ter certeza de escolher um formato compatível com os equipamentos atuais e que tivesse a melhor qualidade”, disse o presidente da Fox, Mike Dunn. “Agora, a BDA chegou a um consenso sobre as normas de proteção anti-cópia que agrada a toda a comunidade de Hollywood”.
Mas essa batalha ainda não está decidida. No dia seguinte ao anúncio da Fox, o HD-DVD Promotion Group divulgou comunicado criticando as declarações de Dunn dizendo que o sistema de proteção de seu formato é igualmente confiável.
Fonte: Revista Home Theater
augusto cesar
25-08-2005, 01:10
HD DVD responde ao grupo que apóia o Blu-ray
Por Redação Home Theater
Logo em seguida ao anúncio da plataforma de segurança para direitos autorais do Blu-ray, que aconteceu no dia 9 de agosto, o grupo que apóia o HD DVD divulgou um comunicado oficial afirmando que seus discos têm um sistema de segurança superior.
Mark Knox, um dos especialistas da divisão de promoção do HD DVD na Toshiba, disse que "o sistema de proteção do HD DVD fornece o nível mais elevado de proteção contra cópias para atender às demandas dos donos do conteúdo e que esta é a razão pela qual vários estúdios anunciaram seu apoio ao formato HD DVD."
Olha galera, deixa eu dizer uma coisa, esqueçam esse negócio de discos de alta definição. Pelo menos no início. Continuem com seus DVDs queridos e invistam em processadores que transformam o DVD em um sinal HDTV (como o DVDO).
Eu já falei com bastante gente por dentro das empresas, tenho acompanhado fóruns específicos sobre essa discussão e a conclusão que eu (e 99% das pessoas não cegas) chegaram foi que ambos os discos serão uma palhaçada. Vão haver muitos investimentos na área (como um forte marketing) mas não entre nesse barco. Nem do BluRay e nem do HD-DVD. Um funcionário da Sony (que não quis se identificar) falou que a Sony, Panasonic, Toshiba e mais algumas empresas do BDA, mais algumas empresas de fora (tanto do BDA quanto do DVD-Forum) mais alguns estúdios já estão trabalhando juntos em um outro formato para sim ser único. Seria como uma união tardia do BluRay e do HD-DVD. Ou seja, palhaçada.
Então por enquanto esqueçam os novos discos. Eles serão usados basicamente para demostração (os mais ricos terão players "universais" e comprarão filmes em ambos os formatos para mostrar seu HT). Mas essa "comunidade" será mais fechada e exclusiva do que foi o LD e o DVD-A/SACD são hoje. Ou seja, essas mídias existirão mas não serão padrão, elas certamente não substituirão o DVD, mas nem perto disso (ou então tanto quanto o DVD-A e o SACD substituiram o CD/MP3).
Pelo menos nos discos holográficos parece que eles (as grandes empresas) já chegaram em um consenso. Isso porque um único formato holográfico vem sendo desenvolvido seriamente já há algum tempo. Espera-se, então, que nesse caso (esse sim substuirá o DVD um dia) não exista uma guerra de formatos.
http://www.avrev.com/news/0805/25.endtalks.html
http://www.avrev.com/news/0905/08.dualplayer.html
André Carmel
10-09-2005, 12:15
Muito boa notícia essa do player universal, assim não importa qual formato prevaleça nos não precisaremos trocar de player, contanto que a qualidade seja a mesma de um player dedicado.
E aqui tem mais e mais BluRay players. Dos principais fabricantes demonstrando seus players na feira da Alemanha. Tem também alguns discos graváveis, vejam a nova cara dos BluRays. Eu gostei particularmente do label daquele da Philips. ;)
» http://www.blu-ray.com/ifa2005/
Outra coisa interessante aí é o teste do novo coating da TDK. Parece mentira, mas quem estava lá no local disse que é verdade. Eles passam uma palha de aço na face de leitura do disco e ele fica alí como na última foto. Parece um pouco inacreditável ainda hehehe, sei lá.
Microsoft and Intel Back HD-DVD
http://www.avrev.com/news/0905/27.microintel.html
LUIS - RS
30-09-2005, 18:21
Algumas informações interessantes sobre a questão dos novos formatos:
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/DiversaoInterna_300905.html (http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/DiversaoInterna_300905.html)
Abraços
Luis
Sony To Cut 10,000 Jobs With Changes To Qualia
http://www.avrev.com/news/1005/06.qualia.html
Alex Sound
07-10-2005, 14:33
Paramount vai lançar filmes nos dois formatos.
http://www.avrev.com/news/1005/05.paramount.html
fazambuja
07-10-2005, 15:26
Tem algumas noticias no Engaget. Até lá eles apostam que o Blu-ray ira ganhar.
Lista dos 5 motivos pelo qual eles acreditam:
http://www.engadget.com/entry/1234000423062209/
E pelo que parece ñ vai ter controle de região no HD-DVD (otimo isso)
http://www.engadget.com/entry/1234000873062235/
Estes dias andei lendo lá no AVS Forum e foi comentado na CEDIA deste ano que vai demorar alguns anos até termos receivers compativeis com os novos formatos de audio. Mas os aparelhos vão transmitir pela suas saidas analogicas e pela digital otica até 640kbps(em receivers compativeis)....
Vamos ver o que acontece
Abraço a todos
... vai demorar alguns anos até termos receivers compativeis com os novos formatos de audio...
Então o sistema beneficiará somente o video, mas que ducha fria se isso se confirmar. Outro dia peguei uma música de 44/16 e converti para 192/32. De 50 MB passou para 500 MB. Ou seja, um simples disco com 20 músicas já necessitaria de 10 GB. Mas será que as gravadoras não se interessarão nessa melhoria de qualidade?
[ ]'s Walder.
Walder, eu não acredito nisso não. Ao chegar a data de lançamento do BluRay / HD-DVD, as próprias empresas por trás dos formatos lançarão receivers compatíveis com as novas tecnologias.
Isso é bom para eles, ajuda a vender e a mostrar as novas tecnologias dos dois formatos. Por isso não se preocupe quanto a novos receivers. Se você está pensando em trocar o seu mas já quer embarcar nos novos formatos, espere mais um pouco que logo nos primeiros meses do ano que vem os novos receivers aparecerão.
De qualquer maneira, o seu (ou melhor dizendo, nosso :D) querido DTS-HD será 100% compatível com os receivers de hoje, na forma de DTS fullbitrate. O que, sinceramente, eu não acho tão ruim assim. ;)
fazambuja
14-10-2005, 00:23
Pessoal essa informação li no forum da AVS...ou seja pode ser que sim ou ñ...
Vou achar a msg completa e colo aqui.
E falando em HDMI lá na secrets tinha comentarios de uma mudança de conetor, incompatibilidade e problemas...
http://www.hometheaterhifi.com/forum/showthread.php?p=20160#post20160
Anda triste esses formatos....agora que tinham parado de lançar codecs vieram as malditas conexões..
Abraços
fazambuja
14-10-2005, 00:49
Foi dificil mais achei...
O tópico é sobre o Processador Anthem D2. Cortei as partes que ñ tinham a ver com assunto. A mensagem é de setembro. Estou procurando alguma novidade...Mas pelo que entendi ele vai enviar por HDMI mas o processamento vai ser do dvd...
http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=578912&page=2&pp=30&highlight=Statment+D2
"HDMI 1.3 is useless for at least DD+/DD-True HD (lossless). Dolby had private conferences with different people (including myself) and relayed the information. The codecs are going to be decoded in the players and sent out as high resolution PCM. They said they don't plan on having a single AVR or SSP with native support for the new Dolby stuff until at least 07 because there is no need for it. They designed the system so no one would have to buy new equipment to take advantage of the new sound coded. Older DD only AVRs and SSPs will get 640kbps DD 5.1 via SPDIF or you can get the full enchilada over HDMI 1.1 as full resolution (including lossless) PCM or via the analog outputs like DVD-A. So no matter what configuration you have the soundtrack will be improved with HDMI 1.1 offering the best."
Abraços
Foi dificil mais achei...Mas pelo que entendi ele vai enviar por HDMI mas o processamento vai ser do dvd...
Se assim for, beleza :legal:, então na minha "santa ignorância :bD" (em tempos de Batman), os atuais receivers que já têm HDMI (desde que numa versão atualizada) estão prontos para os novos formatos de som, Blu-Ray e HD-DVD (que salvo engano também ainda não foram definidos, o som).
Como não estou com pressa, acho que vou atualizar meu receiver só o ano que vem, para ver as coisas um pouco mais claras, conforme sugestão do Rash.
[ ]'s Walder.
fazambuja
14-10-2005, 14:33
Pois é vamos torcer para que seja verdade, e um extremo bom senso da industria.
Pena no quesito de video....e tmb maldita sony brasil completamente ludica quando conexões...
Pena o HDMI atual ñ suportar SACD...dizem que com os "chips" HDMI 1.1 isso ñ é possivél. O sonho de um cabo só ñ é para agora...
Quanto a definição do som pelo que tenho lido vão suportar todos os existentes e os novos DD+, TrueHD(uma especie de MLP, ou seja lossless) da DD e a DTS HD (a dts deve anunciar algo lossless breve, se o HD já ñ for compativél).
Abraços
Bem, eu não sou muito fan do processamento no player, mas com a coisa lossless eu acho que não me importaria tanto. No caso seria até interessante termos tudo no player, já que poderíamos pagar menos por um decoder decente (afinal um player é mais barato do que um receiver). Vamos ver o que o futuro nos reserva. ;)
Fazambuja, o DTS-HD é o codec lossless da DTS, e foi anunciado em Abril desse ano (se não estou enganado). :legal:
fazambuja
16-10-2005, 23:49
Apesar que os primeiros players ñ vão ser nada baratos....(vai restar saber o quanto de config eles serão capaz)
Mas sinal que eles vão ter bom senso...
Abraços
BLACK TARGET
21-10-2005, 08:25
Informe da Home Theater on line!
Novos lances esquentam guerra dos formatos
Levantamento anunciado nesta 4a. feira nos EUA, pelo instituto de pesquisas de mercado Forrester, aponta o Blu-Ray como vencedor na guerra de formatos para o DVD de alta resolução, previstos para chegar ao mercado em 2006. Segundo a pesquisa, estúdios e fabricantes consideram o formato criado pela Sony como o mais seguro em relação à questão da proteção contra cópias ilegais.
http://www.htexpress.com.br/ed36/img/panasonic_bluray.jpg Apesar do anúncio, novos lances estão agitando a disputa entre o Blu-Ray e o HD-DVD, formato criado pela Toshiba. No início de outubro, a Intel – que dias antes anunciara apoio ao HD-DVD – reuniu a imprensa americana para informar que também irá apoiar os fabricantes de equipamentos Blu-Ray. A única exigência da empresa, maior fabricante mundial de chips, é que fabricantes e os estúdios de cinema permitam que os usuários façam cópias dos discos para servidores domésticos ou dispositivos portáteis.
Dias depois do anúncio da Intel, HP e Dell, os dois maiores fabricantes mundiais de computadores, distribuíram comunicados apoiando o Blu-Ray. Enquanto isso, no Japão a Panasonic iniciava as vendas de gravadores Blu-Ray por um preço equivalente a US$ 2.200. Discos virgens nesse formato podem ser encontrados em lojas japonesas por algo em torno de 30 dólares.
Em setembro, durante encontro do DVD Forum, a Toshiba anunciou a aprovação da especificação dos discos HD-DVD de dupla camada (dual-layer). Os novos discos podem armazenar até 30Gb de dados, contra 25Gb do Blu-ray. Mas fala-se que já está em desenvolvimento uma versão dupla camada do formato patrocinado pela Sony, que poderá elevar a capacidade dos discos Blu-ray para 50Gb (imagem acima). Os discos HD-DVD utilizam um processo de fabricação muito similar ao utilizado nos discos DVD-R, o que pode minimizar o investimento necessário para os fabricantes de discos.
Notícias relacionadas:
Microsoft e Intel adotarão formato HD DVD (http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=noticias&codconteudo=2582)
Toshiba anuncia HD DVD de dupla camada (http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=noticias&codconteudo=2598)
Black Target, ainda é muito cedo para dizer isso.
Já falaram aqui. Mas a Warner se uniu ao BluRay mesmo.
Press Release » http://biz.yahoo.com/bw/051020/206035.html?.v=1
Comentários dos outros estúdios » http://biz.yahoo.com/bw/051020/206033.html?.v=1
Are HD-DVD and Blu-ray Doomed Because of Hollywood Studios?
http://www.avrev.com/news/1205/08.hd_discs_doomed.html
fazambuja
09-12-2005, 16:01
Tem uma reportagem na EXAME desta semana. Até comenta o boato de que o bill gates teria batido boca com o presidente da sony. Vale conferir.
Agora uma boa opção vai ser os PS3 vão custar a metade e espero que tenham uma imagem legal.
Abraços
O cara que escreveu essa matéria não entende de muitas coisas, me desculpe. ;)
Primeiro porque uma coisa é sabida. Por melhor que seja a segurança, ela *vai* ser quebrada. E eles precisam tomar decisões baseando-se nisso. E pode ser a segurança do disquinho prateado, pode ser o DRM do arquivo que você pega na internet, pode ser o que for. Não sei quanto tempo vai durar a segurança do HD-DVD e do BluRay. O que eu sei é que elas vão ser quebradas. Ponto. A segurança do DVD durou uma semana, e os estúdios decidiram apoiar o formato pois ele era tido como "inquebrável". Nem por isso o DVD falhou. Aliás, falhou não, vende mais do que ingresso para cinema mesmo com toda a pirataria. :)
Outra coisa que o cara não entende muito é que baixar filmes HD pela internet ainda é complicado. Pode não ser no Japão se o cara estiver fazendo o download de um servidor bom, mas ainda assim existem limitações. Um filme em HD é muito maior do que um DVD. E não estamos falando naquelas coisas experimentais que vêm na forma WMV-HD, mas sim de HD de verdade. Altos bitrates, 1920x1080 progressivo e áudio lossless (ou muito pouco comprimidos). Isso precisa de espaço. Imagine o tempo que leva para baixar 30GB da internet. E imagine o espaço no disco rígido que isso toma.
Não, os disquinhos prateados vão continuar. Eu vejo o HD-DVD e o BluRay mais como um coisa de nicho, específico aos entusiastas. Pelo menos nos primeiros anos de vida. Algo como foi o LD (e nem por isso esse deixava de ter filmes bons). O DVD vai durar muito ainda. Os novos formatos vão ajudar a aumentar o número de HDTVs por aí, mas até o DVD ser esquecido ainda vai demorar. :legal:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.