PDA

Ver Versão Completa : Cabo de Força

Winston
29-05-2003, 21:16
Amigos,

Como vcs sabem, sou defensor do conceito de que diferenças entre cabos sào audiveis, mas nunca me apeguei muito à ideia de que cabos de força façam diferença no som que ouvimos. Pois bem: me embalando nos elogios sobre o cabo Pirelli, resolvi aplicá-lo para desempenhar a funçào à qual foi projetado: conduzir energia. Eu sempre olhei para os cabos de força dos meus Marantz (monos) e sempre achei eles um pouco finos demais para ele (18 awg para um amp de 200W RMS 8 ohms e 300 RMS em 4 Ohms.Dai pensei: porque nào experimentar um cabo de força de maior capacidade nele? Comprei então tomadas da Pial (as mais reforçadas, são enormes) e 1,5 m de cabo Pirelli Eprotenax G-Sette 4mm 1Kva para cada amplificador. primeiro liguei apenas um dos amps, pois queria ver se fazia alguma diferença em relaçào ao outro. Quando liguei o som, qual nào foi a minha surpresa em notar que o canal que estava com o Pirelli apresentava um som menos estridente, com grave mais encorpado, e o som parecia vir mais atras das caixas, sendo que o amp que estava com o cabo original o som parecia vir mais da frente. Cismado, instalei o cabo no outro amp e liguei o som. Realmente mudou muito, a perspectiva espacial do palco mudou completamente, a profundidade aumentou e o posicionamento dos instrumentos agora esta muito mais real, sem falar que o som agora parece se formar bem atras das caixas, coisa que não era tào evidente assim antes de trocar o cabo.
Obviamente que não vou voltar aos cabos originais, pis ate o controle sobre os graves agora esta bem maior. mas gostaria que os mais experientes (digo engenheiros) explicassem como se pode obter uma melhora tào grande no som apenas se alterando o cabo de força dos amplificadores (gastei 25 reais), sendo que nào troquei mais nada, até a fiação da parede ainda é de fios antigos de 30 anos atrás. Abraços.

Dmaumau
29-05-2003, 21:38
Winston,

Muito se fala em cabos de força, que limpam o som etc e tal.

Na minha humilde opinião, a única coisa que pode degradar o som, no quesito cabo de força, é um cabo sub-dimensionado.

Não consigo imaginar que ligas de prata, níquel, antimônio ( :D ) no cabo de força possam mudar o som.

Nosso caro Martins já nos contou sobre suas peripécias com cabos de força.

Eu fiz uma troca de cabos de extensão e tomadas aqui no meu HT e achei tb que valeu o (baixo) investimento.

Dennis
29-05-2003, 21:51
Concordo com o Maurício, penso que provavelmente os cabos originais, como você mesmo disse, eram muito finos/subdimensionados ou mal construídos.

Fontes
29-05-2003, 22:03
Pessoal

O que o Winston quis dizer foi exatamente isto. O cabo dele era mal dimensionado, como alías, praticamente, todos os cabos de aparelhos. Moral da estória: cabos de força, se bem dimensionados, fazem diferença sim.

É o que penso.

abraços

Fontes

Winston
29-05-2003, 22:18
Pessoal,

É esse o ponto. Realmente os cabos do Marantz se mostraram subdimensionados. Mas gostaria que alguem fizesse os calculos para mostrar que os cabos do Marantz realmente estavam subdimensionados. Seguem os dados para calculo; tensao 120v, consumo maximo 220W, bitola do cabo original dois condutores de 18 awg cada, 1,5 metros de cabo. Pois eu tenho certeza que se fizerem os calculos , chegarão à conclusào de que este cabo conduz sem problemas a energia para os Marantz. Mas somente na teoria , pois na pratica nào é isso que acontece. Agora eu pergunto: porque a Marantz iria fabricar um amplificador com um cabo de força que pudesse comprometer sua qualidade, sendo que poderia colocar um melhor por uma diferença de preço infima? Abraços

José Carlos
29-05-2003, 22:32
Por acaso você verificou se os cabos originais esquentam quando você utiliza o seu aparelho com potência plena?

Se não esquentar, então não está subdimensionado.

Essa questão de cabo de força é de outro mundo!!!!

Dennis
29-05-2003, 22:42
Winston,

Quanto à questão da Marantz usar um cabo "de prateleira", acho que a explicação é bem simples e cada vez mais crítica para uma empresa internacional, custo. A porcentagem de clientes que realmente poderia se importar com um cabo subdimensionado, convenhamos, é insignificante. Um cabo "sob encomenda", ou mesmo um "de prateleira" com maior tolerância invariavelmente custa mais caro.

Quanto ao dimensionamento, penso eu humildemente ser um erro dimensionar o cabo pela potência rms ou pelos dados nominais de um aparelho. A "hora da verdade" são aqueles picos de corrente que um amplificador é obrigado a suprir para as caixas em situações de impedância "adversa" (lembre-se que a impedância é uma grandeza complexa) ou de transientes muito rápidos, que são em parte fornecidos pela sua reserva capacitiva, mas que inevitavelmente exige mais da "fonte". Note que esse pico não pode ser calculado apenas pelos parâmetros do amplificador, pois obrigatoriamente deve levar em conta a impedância oferecida pelas caixas... ;)

Há um fabricante de equipamentos maravilhosamente musicais, a norueguesa Electrocompaniet, que defende no desenho de seus aparelhos uma fonte cujo projeto leva em conta essas flutuações de impedância da carga. Quem já escutou um aparelho deles sabe do que eu estou falando. :D

[]s

Carlos Dantas
29-05-2003, 22:54
prezados Winston e José Carlos
É realmente um enorme desafio para a engenharia explicar porque cabos de força alteram o som. A hipótese de um cabo sub dimensionado poderia sugerir um mecanismo de influencia que poderia ser o seguinte: a potencia média máxima especificada pela Marantz de 220w é para sinal senoidal contínuo nos canais sobre uma impedancia nominal de 8 ohms. Em determinadas circunstancias e em determinadas frequencias a impedancia do falante pode cair muito abaixo de 8 ohms. Nestas condições a corrente pode subir muito. Se esta excitação que gerou este transitório for dr duração muito pequena os capacitores da fonte devem fornecer esta corrente mas se não forem tão pequenos o transformador/retificador é que vai fornece-la. Isto pode provocar picos de corrente na rede e consequentemente queda de tensão no cabo de força. Esta queda de tensão pode se transferir para a tensão de saída da fonte e modular o sinal de audio, degradando pois a sua qualidade. É uma explicação sujeita a chuvas e trovoadas mas não consigo imaginar outra. Agora eu não saberia dizer porque a Marantz não viu isto. Talvez porque seja um fenomeno de muito dificil identificação ou porque eles não acreditam nisto. Acho que atrapalhei mais do que contribuí mas foi a unica coisa que me passou pela cabeça.
Abraços
Dantas

Winston
29-05-2003, 23:09
Dennis,

Seus comentarios sào absolutamente pertinentes, mas em relaçào ao custo eu também, humildemente , me permito discordar. Estes cabos custaram, tomadas inclusas, mais ou menos 12 reais por amp, um custo irrisório para um amplificador que custava , quando fabricado, em torno de U$.750,00 a unidade ( o par estereo sairia, portanto, a U$.1.500,00). Não acredito que a Marantz faria essa economia "burra".
Ainda bem que vc tocou no assunto impedancia. Um dos principais argumentos de venda do Marantz era que ele possuia reserva de potencia e corrente sufuciente para tocar qualquer carga de impedancia de qualquer caixa acustica, mesmo que descesse a 2 Ohms. Não é incoerencia projetar um amplificador com estas caracteristicas e liga-lo num cabo que nào garanta a qualidade do projeto.
Quanto aos picos de tensão que porventura o programa musical possa exigir, em teoria só fariam diferença em alto volume, já que a baixos volumes o amplificador tenderia a ser capacitivo perante a rede, já que sua fonte teria capacidade de fornecer a corrente necessaria, e com folga. No meu caso,a melhoria no som se deu em qualquer volume, inclusive nos bem baixos. Me parece algo dificil de explicar! Prof. Dantas, por favor nos ajude! Abraços.

Winston
29-05-2003, 23:15
Ahh josé Carlos,

Os cabos originais dos Marantz nunca esquentara....Alias , ele é um amp que nào esquenta muito,mesmo em alto volume e tocando as Studio 100, que possuem uma curva de impedancia bem complexa, descendo ate 3 Ohms com facilidade.

Márcio
30-05-2003, 00:32
Winston, é preciso considerar que para a marantz, este cabo que te custou R$12 deve custar no máximo U$1, talvez U$2 exagerando.
Não vou entrar em discussão sobre cabos de força, me prometi que não entrerei mais em discussões a respeito de cabos e acessórios, só quero passar para vocês que um grande upgrade que fiz foi a compra de um cabo de força da harmonic technology, é certo que comprei de "barbada", paguei R$300, mas a melhoría em relação ao cabo original da roksan é incontestável, em todos os sentidos.
Abraços
Márcio

Carlos Dantas
30-05-2003, 08:24
Prezados amigos
Confesso que as considerações feitas pelo Winston derrubaram irrefutavelmente a minha pobre teoria para explicar o fenômeno. A explicação que dei só teria efeito para altos volumes e este não é o caso já que ocorre tambem para baixos volumes. No curso que fiz dda revista CAVI onde o Andrette comparou vários cabos de força esta foi a comparação que menos diferenças pude constatar com as mudanças de cabo de força. Mas muitas pessoas perceberam diferenças e uma coisa que me deixou curioso foi o fato que a melhor combinação de cabos mostrou que o cabo mais grosso(uns 2 a 3cm de grossura) deu o melhor resultado quando ligado ao pré de audio e o cabo mais fino ao power. Isto desmonta qualquer teoria que se possa imaginar. Acho que estamos ainda longe de explicar qualquer coisa neste assunto. Fica só registrado o fato!
Abraços
Dantas

Eduardo
30-05-2003, 08:33
Caro Dantas,

Ainda acho que os resultados são bem individuais. Cada um, dependendo da sensibilidade de seus ouvidos, da resposta de frequência destes ouvidos, e alguns outros fatores, perceberão coisas diferentes.
Quais as principais diferenças que você notou? Tonalidade, palco, transparência ou outra?
Caro amigo, gostaria que você participasse com a gente da avaliação do cabo Santo Ângelo, que estamos avaliando para uso em interconexão.

Abraços

Eduardo

Filipão
30-05-2003, 08:57
Winston,

Como é feita a ligação do cabo de força nos seus amplificadores? Vocês encontrou à venda os plugs correspondentes? Onde?

Abraços,

Filipe Rangel.

Fontes
30-05-2003, 09:11
Pessoal

Uma sugestão: esta do cabo de força pode ser mais uma pesquisa que poderemos fazer.

Que tal, todos nós do forum, que tivermos aparelhos com cabo de força destacável, construírmos um cabo, tal como fez o Winston, e postarmos aqui o resultado ?

Afinal não sai tão caro assim.

um abraço

Fontes

Murilo
30-05-2003, 09:17
Esse cabo de força mais grosso que o Prof. Dantas falou, na verdade não é muito grosso, é exageradamente grosso, nunca vi igual :) Quase da largura do meu pulso :D

Prof. Dantas, na verdade esse cabo mais grosso de todos, ficou ligado alimentando o CD-Transport Cardinal, e não o pré de áudio, pois assim segundo o Andrette era a melhor combinação.

Lembro que o Prof. Dantas brincou dizendo que nem a CESP possuia um cabo tão grosso assim :)

Carlos Dantas
30-05-2003, 09:19
Prezado Eduardo
Sem dúvida seria um prazer muito grande participar desta experiência de avaliação do cabo da Santo Angelo. Pelo que pude entender é um cabo coaxial usado para a saída digital de audio do DVD. Me oriente apenas como posso participar desta avaliação? Se voce quizer eu tenho como medir os parametros elétricos do cabo tais como resistencia, capacitancia e indutancia mas acho que neste caso estes dados não tem muito valor pois parece-me que o fabricante publica estes dados. Talvez valha a pena conferir e te-los como uma referencia somente. Aproveito este momento apenas para fazer uma pequena observação quanto a experiencia de teste cego que voce submeteu o Martins. Quando voce comunicou ao Martins qual era o preço do cabo(330 dólares se não me engano) voce o polarizou psicologicamente a favor de uma avaliação boa do cabo. Isto destrui o espírito do teste cego cuja função principal é exatamente evitar a polarização psicológica. Portanto este teste não tem valor como teste cego. Quando as pessoas forem fazer o teste comparativo entre cabos elas não podem saber qual é o cabo que estão ouvindo, ou seja, é necessário voce ter um parceiro para ajudar a trocar os cabos. Só este parceiro pode saber qual é o cabo que está conectado. Existem muitas outras exigencias para se fazer um teste cego. Existe um site que descreve isto com detalhes. Se voce estiver interessado eu lhe passo este site. Acho que a sua escolha dos cabo da Santo Angelo´foi muito feliz pois os cabos desta empresa são sempre de muito boa qualidade e são muito usados pelos profissionais de audio. Eu não tenho dúvidas que voce construiu um bom cabo, é possivel mesmo que as observações do Martins sobre a boa qualidade de reprodução do audio venham a ser confirmadas mesmo num autentico teste cego. Diga o que posso fazer e estou às suas ordens.
Abraços
Dantas

Murilo
30-05-2003, 09:24
Prof. Dantas,

Concordo com o sr. que a "indução" do preço alto anulou o "teste cego", porém provou que somos influenciáveis pelo preço de um cabo, de um aparelho, etc.

Penso que se tivesse sido dito ao colega Martins que o cabo custava R$ 50 a avaliação seria outra, pois ele teria sido induzido a achar o caro ruim, assim como foi induzido a achar o cabo bom.

O ideal mesmo é não saber que cabo está tocando.

No curso da CAVI muitos sempre achavam o terceiro cabo que o Andrette colocava melhor, pois todos sabíamos que ele ia trocando os cabos do pior para o melhor, numa sequência de 3. Isto eu falei pessoalmente para o Andrette.

Carlos Dantas
30-05-2003, 09:36
Prezado Murilo
Obrigado pela correção.
Acho que a ideia do Fontes é ineressante e perfeitamente viável. Voces vão dizer que estou com fixação mas um bom cabo de força seria o famoso Pirelli que recomendei para caixas, ou da família dele. Teria que se determinar a bitola mais apropriada se bem que acho que a bitola de 3x2,5 mm2 vai servir para quase todos os casos. Uma recomendação que faço é que um dos fios do cabo , quando puderem, usem-no realmente como fio terra e providenciem um bom terra na sua sala. Liguem este fio terra à massa do seu amplificador e a outra extremidade ao terra que deve estar conectado ao terceiro pino da tomada. O aterramento é tão ou mais importante que a bitola dos cabos de força até mesmo para a qualidade do seu audio.
Abraços
Dantas

Eduardo
30-05-2003, 10:14
Prezado Dantas,

Como é bom tê-lo de volta às discussões. Sua participação é sempre muito importante e de grande valor.
Eu conversei com o Martins sobre isso, e acho mesmo que o valor que eu informei sobre o cabo pode ter causado alguma influência, mas, mesmo não sendo um teste cego 100%, não se pode negar que se a diferença entre os cabos são significativas, ou pelo menos sensíveis, e sendo ele uma pessoa experiente e com um equipamento competente para esta avaliação, a influência do preço não deveria ser um fator assim tão significativo. O Martins também ficou intrigado com o resultado, que também surpreendeu os seus experientes amigos, e esta semana ele me disse que realizaria novos testes com o cabo. Mas, trataremos deste assunto no tópico corrrespondente.

Quanto a ajudar, posso fabricar um cabo para você. Acho que você poderia testá-lo também, e até fazer algumas medições.

Um abraço

Eduardo

johnnie
30-05-2003, 10:15
Quando eu disse que o teste foi INVÁLIDO, desceram o pau.

Claro que não teve validade é preciso ter critérios definidos e é preciso fazer comparações. O Martins foi induzido, nada haver

Eduardo
30-05-2003, 10:22
Caro João,

Podemos discutir isso no tópico adequado, mas sua opinião é interessante.
De qualquer forma, não se pode considerar o teste inválido. Pode ter sido comprometido em algum momento, mas isso não o invalida, mesmo porque não foi somente ele quem testou, mas outros testaram também.
Se fosse assim, bastaria um fabricante vender um cabo qualquer por US$ 1.000 e todos o achariam excelente e ficariam satisfeitos. E não é bem assim. Quantas vezes não compramos algo caro, com uma primeira impressão de que é algo excepcional, e no final ficamos decepcionados com o resultado? Será que a influência do preço nos hipnotiza tanto assim que poderíamos consumir com satisfação produtos de baixa qualidade?
Não sei.
Vamos retomar este assunto lá no tópico desta discussão?

Abraços

Eduardo

Dennis
30-05-2003, 10:29
Winston,

Permita-me discordar de você quanto ao custo dos cabos. O problema aqui é que você está vendo um único cabo e não considerando o conjunto dos equipamentos (todos) que a Marantz fabrica, que provavelmente usam todos ou quase todos o mesmo cabo de força. Numa escala de talvez 30 a 40 mil unidades por ano, a Marantz consegue uma redução de custo muito significativa padronizando todos os seus cabos de força e muitos outros itens. Depois da fusão com a Denon, então, isso tem ainda mais significado. Não sei onde você trabalha, mas eu trabalho numa multinacional algumas vezes maior que a Marantz e a preocupação com o custo é paranóica, está presente em todos os lugares, em todas as áreas, mesmo porque é uma das "bolas da vez" das teorias recentes de administração.

Além disso, a MArantz pode perfeitamente acreditar que quem liga pra cabo de força vai trocar o cabo para seu prefeirdo de qualquer modo, logo ela não agrega nenum valor, nenhum benefício ao cliente fornecendo um cabo de força diferenciado que provavelmente será criticado do mesmo jeito. ;)

[]s

José Carlos
30-05-2003, 10:41
Senhores,

Há um problema mais sério em relação ao cabo de força.

Não adianta trocar o cabo de força do aparelho na tentativa de obter melhor resultado sonoro do equipamento se os cabos do circuito da instalação elétrica que alimenta a tomada aonde está ligado o equipamento não forem também redimensionados. A instalação elétrica será, na maioria dos casos, o elemento limitante do sistema, salvo os casos em que a pessoa refaça a instalação ao montar seu HT.

Simplesmente trocando apenas o cabo do receiver, algumas pessoas podem achar que poderiam exigir "mais potência" da rede elétrica para suprir a necessidade de energia nos momentos críticos da audição.

Exigindo mais potência, logo, mais corrente, a perda nos cabos da instalação será maior, conseqüentemente haverá maior aquecimento dos mesmos, que diminuirá a vida útil deles.

Os elementos de proteção do circuito também deverão ser redimensionados para a nova situação elétrica da rede. Dispositivos de proteção mal dimensionados podem atuar de forma errônea.

Na instação, o cabo mais fino sempre será o fator limitante no dimensionamento dos dispositivos de proteção. Assim, não sei se vocês já repararam na espessura do cabo que sai do poste da rua para o relógio, mas eles não são grossos. Os da minha casa devem ser de 4mm² e tem circuito em casa em que os fios são de 6mm² (chuveiro).

Todos esses cuidados devem ser tomados para uma diversão mais segura.

Abraços.

Fontes
30-05-2003, 11:04
José Carlos

Algumas considerações sobre sua mensagem.

Acho que você está enganado quanto a bitola dos fios de rede na entrado do relógio de sua casa. Na minha casa era de 10mm e há mais de 3 anos que a concessionária substituio por fios de 16mm. Do relógio até ao meu quadro de distribuiçao vai com 10mm.

Quanto a subdimensionamento das redes internas isto é um fato. Geralmente as pessoas não tomam o devido cuidado ao projetarem os circuitos elétricos de suas residências. Mas, no caso do Winston, a melhora na qualidade sonora ocorreu mesmo sem nehuma modificação na rede interna de energia, apenas adicionando um cabo de força, bem dimensionado, aos seus amplificadores.

um abraço

Fontes

José Carlos
30-05-2003, 13:13
Caro Fontes,

Infelizmente, não estou enganado em relação aos fios de entrada do relógio de minha casa.

José Carlos
30-05-2003, 13:20
Caro Fontes,

O que você considera como ser bem dimensionado?

Isso pode ter vários pontos de vista.

Eu considero bem dimensionado aquele cabo ou produto que atenda às especificações mínimas exigidas e/ou às normas existentes vigentes.

Considerar como bem dimensionado o cabo que "melhorou" a qualidade do som vai depender, principalmente, do subjetivismo. Pode ser que para outra pessoa o som possa ter ficado pior, não é mesmo?

Fontes
30-05-2003, 13:30
José Carlos

Certamente o termo dimensionamento não está aí corretamente empregado, pois isto significaria, pelo menos, dizer que sua bitola estaria de acordo com com o exigido pela corrente do circuito.

No caso em questão, o que eu quis dizer é que o Winston usou um cabo de bitola bem maior (4mm²) do que o cabo usual do amplificador, e com isto obteve um resultado sonoro bem melhor. Pelo menos é o que ele descreveu aqui neste tópico.

:legal:

um abraço

Fontes

Márcio
30-05-2003, 13:36
Também quero entrar no teste do cabo santo angelo, já construi um com cabo de microfone da santo angelo e o resultado não foi ruim, o som ficou meio fechado no meu sistema mas no de um amigo que possui receiver yamaha ficou bom, e utilizei conectores vagabundos.
Os conectores santo angelo custam R$12 cada por aqui, mas sei que eles tem duas linhas, uma mais barata e esta que encontro por aqui.
Abraços

Eduardo
30-05-2003, 13:44
Só não entendo uma coisa. Se trocar o cabo do aparelho não resolve sem trocar o cabo de entrada, me pergunto: o que adianta trocar o cabo de força e o cabo de entrada se tudo isso vem dos cabos pendurados nos postes, de qualquer jeito, com emendas de todos os tipos, com transformadores vibrando o tempo inteiro, sob o sol e a chuva, interligando indústrias e um quilhão de aparelhos elétricos nas casas por onde passa, com cabos de qualidade as vezes duvidosas, ligados em chaves com contatos de material comum, que interligam lâmpadas de vapor, etc..etc...etc...
O que um metro pode fazer de diferença em milhares de kilometros de tanta porcaria pelo caminho? Não consigo entender. Não estou dizendo, atenção aqui, que não acredito. Mas só não consigo entender.

Fontes
30-05-2003, 13:55
Eduardo

Também não entendo. Como não entende muita gente, inclusive engenheiros e outros técnicos ligados a esta área. Inclusive, neste tópico, o meste Dantas disse que também não entende, mas que o fato ocorre. Uns percebem menos outros mais.

Um engenheiro já me falou exatamente isto que você falou nesta sua mensagem. Mas, ele também, teve a oportunidade de assistir a um teste de um cabo de força (destes caros pagos a U$) e ficou surpreso com o que viu e ouviu.

Então, quem entende ?

um abraço

Fontes

Dennis
30-05-2003, 14:03
Vou fazer uns Pirelli e experimentar também.

Eduardo
30-05-2003, 14:16
Também vou fazer um teste com o Pirelli.

Filipão
30-05-2003, 14:32
Colegas,

E os conectores do cabo de força? Onde encontrar?

Abraços,

Filipe Rangel.

Dennis
30-05-2003, 14:44
O IEC fêmea é particularmente difícil de encontrar, não sei onde encontrar um no Brasil. Conheço um cara nos EUA que te manda Wattgate, Hubbel ou outros, mas não é nada barato (US$ 10 o Hubbel, US$ 20 o Wattgate "regular" e US$ 78 o Wattgate "animal"). No meu modo de vista não adianta caprichar no cabo e esquecer dos conectores. Outro dia fui verificar um plug de tomada na minha casa (cujo aparelho parou de funcionar) e o latão estava todo oxidado, tanto que estava gerando mal contato. Imaginem agora vossos preciosos amplificadores :D se alimentando dessas porcarias...

Fontes
30-05-2003, 14:55
Dennis

Exatamente. Os conectores é o ponto principal. Mas outro dia houve uma discussão num tópico, que não me lembro qual, onde alguém deu até endereços de lojas que vendiam bons conectores. Acho que em SP isto é mole. Aqui em Brasília é que o bicho pega. Aqui não se acha nada.

Um cabo bom para tal seria mesmo este que o Winston usou. Parece ser Epotrenax G sette, ou coisa parecida. Já li sobre este cabo num site da net, e outro membro do forum já usou tambem. Acho que foi o João Alfredo ou o Cristiano.

um abraço

Fontes

Dennis
30-05-2003, 14:56
A Strahl fabrica o IEC320 "padrão" (10A somente, os outros qu citei antes são 15A), sob o código "330 - Conector fêmea de cabo". Em Campinas:

N.N. REPRESENTAÇÕES
Rua Dr. Antonio Hossri, 749
Cep: 13083-370 - Campinas - SP
E-mail: natalbiazon@bol.com.br
Fone: (19) 3287-7973
Contato: Sr. Natal

Demais representantes no site http://www.strahl.ind.br.

johnnie
30-05-2003, 16:41
Fontes,

não utilizei esse cabo.

Amigos,

outra opção de tomadas e plugs mais reforçados:

http://www.legrand.com.br/scripts/inter/publigen/content/templates/showcontext.asp?TREE=br-inter&FOLDER=PRODUTOS

vou fazer algumas extensões utilizando o cabo Pirelli.

Márcio
30-05-2003, 16:50
Aqui toda a fiação que alimenta o som vem direto do medidor com cabos pirelli com 4mm, são dois cabos, um para cada fase, todas as extensões foram feitas com o mesmo cabo e tomadas e conectores pial legrand, até mesmo o meu distribuidor de força(a famosa régua) é pial, e valeu o investimento.
Quando fiz este ligação percebi que principalmente os graves melhoraram, na época possuía o receiver pioneer 607.
Abraços

johnnie
30-05-2003, 16:50
Fontes,

de tanto que vc falou bem do Condicionador Savage CDR2500, acabei comprando um. Chega a semana que vem.

Vou ligar depois do estabilizador Savage, aqui é 220v, ele transforma para 110v e ligo o condicionador na saída dele.

Continua correspondendo as suas expectativas?

cjardim
30-05-2003, 16:51
:( Desculpem, mas também não fui eu...
[]s

Winston
30-05-2003, 19:17
Pessoal,

Montei os cabos diretamente nos conectores da placa do circuito dos Marantz. Infelizmente eles nào possuem cabo de força destacável. Por outro lado consigo o melhor contato possivel, já que nào há nenhuma tomada a mais no circuito.

Eduardo, também nào consigo entender como apenas 1,5 m de cabo , depois de passar pelos postes, fiação da casa ( que não mudei nada, continua a mesma de 30 anos atrás), melhoraram tanto o som. Por isso postei minha experiencia, pois gostaria de compartilhar as opiniões dos colegas. E volto a afirmar: nunca acreditei que cabos de força fizessem diferença. Só fiz este teste de tanto falarem no Pirelli e pelo custo ser irrisório.
Acho que agora estou precisando rever os meus conceitos.......:D :D :D :D

Abraços.

Fontes
30-05-2003, 21:16
Cristiano

Desculpe. Fui mal. Achei que tinha sido você ou o João Alfredo quem tinha utilizado o cabo Eprotenax.

João Alfredo

O condicionador continua muito bem. Não sei qual será o resultado seu, uma vez que você vai ligá-lo a partir de um estabilizador.

Já ouvi muitos comentários de que estabilizadores não são bons para aparelhos de áudio/vídeo. Mas como você não sentiu nenhuma mudança no som, talvez estes da Savage sejam mais apropriados.

um abraço

Fontes

Carlos Dantas
30-05-2003, 22:06
Prezado Eduardo
Eu tenho acesso fácil a uma ponte da HP que mede resistencia, capacitancia e indutancia. Posso medir o cabo Santo Angelo para voce se assim voce quiser. Sobre cabos digitais para audio eu gostaria de fazer alguns comentários mas vou ao local correto do forum onde o cabo está sendo discutido. A dúvida que voce tem quanto ao fato do cabo de força estar em série com toda a rede de energia elétrica e portanto a capacidade de influencia do cabo de força está limitada pelo desempenho do resto da rede é a mesma dúvida que eu tenho. Veja, os transitórios de corrente gerados pelo amplificador sãp parcialmente transferidos à rede pelo cabo de força e pela rede chegam até a sub estação de força que alimenta o seu bairro. Como um pedaço de cabo de 2 a 3 metros de comprimento mesmo fino pode alterar a performace de todo o resto da rede? É claro que se o cabo de força for muito fino a sua elevada resistencia ohmica poderá se constituir o elo mais fraco da cadeia e então ele poderia infuenciar o desempenho do amplificador. É preciso verificar tambem que o retificador da fonte de alimentação + transformador de força devem induzir uma queda de tensão com os transitórios maior do que a dos cabos de força. O Winston ainda observou que a melhoria da troca do cabo não ocorreu sómente para níveis elevados de audição mas tambem para os níveis baixos onde ostransitórios gerados são muito menores. Resumindo, não há pistas a seguir para desvendar este fenomeno. Acho que temos que nos conformar que ainda não conseguimos explicar o que acontece. Se pudessemos contar com um bom laboratório com instrumentos adequados até que daria para fazer uma boa investigação, mas isto não existe. Acho que por enquanto só nos cabe registrar o fato.
Abraços
Dantas

Sousa
30-05-2003, 23:21
Fontes,
Eu que e' quem uso os cabos eprotenax g-sette ja faz tempo.Sao muito bons,baratos,vale a pena testar.Voce compra o cabo,um conector macho pial legrand de tres pinos,uma femea iec ,e monta voce mesmo.Vou postar fotos para voces verem.
Abraços

Sousa
30-05-2003, 23:23
Mais fotos

Sousa
30-05-2003, 23:25
Minha nova criaçao:D

Sousa
30-05-2003, 23:26
No lugar certo

Fontes
31-05-2003, 00:19
Isto mesmo, é você Sousa!

Valeu pelas fotos. Vou procurar aqui e vou montar um, aliás vou montar mais de um. Vou fazer com Eprotenax, com Cordoplast e com Sintenax. Vamos ver no que dá.

um abraço

Fontes

Sousa
31-05-2003, 08:24
Fontes,
Antes de usar o eprotenax,eu fiz uns cabos com o cordplast pirelli e achei que o eprotenax melhor,mas pelo preço deles vale um teste mesmo.
Abraços

Filipão
31-05-2003, 13:44
Souza,

Esse último é um Van Den Hull?

Abraços,

Filipe Rangel.

Márcio
31-05-2003, 13:58
Parece um CS122.

Sousa
31-05-2003, 14:23
Sim , e' o Van Den Hul cs122 mesmo.
Vou contar como surgiu a ideia de fazer um teste com ele.
Eu tinha alguns metros deles aqui parados,e olhando as especificaçoes dele com o top dos vdh ,o Mainstrean vi que o composto era parecido,resolvi fazer uns cabos para testar.
Resultados:Nos equipamentos com menor consumo de energia,exemplo cd transport,pre amplificador,e no conversor DAC
achei que houve melhorias,ja no power achei que o Pirelli eprotenax g-sette saiu-se melhor.
Conclusao:Deixei o pirelli no power,e os Vdh no resto.:D
Abraços

Filipão
31-05-2003, 14:30
Souza,

E o resultado ficou muito bonito. :tu:

Parabéns.

Abraços,

Filipe Rangel.

Sousa
31-05-2003, 14:33
Filipao,
Obrigado,eu usei o espaguete termoretratil para o acabamento,o que melhora bem o visual:D

Flat
01-06-2003, 20:16
Eu tinha a mesma dúvida do Winston,

tenho um Marantz PM 63 e também acahva o cabo de força desproporcionalmente fino. Mais fino do que o cabo do CD Player Panasonic, que é um Kawasaki destacável.

Aí decidi também fazer a experiência: substituí o original por um Pirelli que andava encostado, usando só dois pólos. O cabo do Marantz tinha 0,75 mm². O pirelli, vocês sabem, tem 2,5 mm².

Putz, aí vem o problema! Não é que melhora mesmo, e muito!!

O mesmo efeito de profundidade de palco sonoro que o Winston relatou, aconteceu, mas também outros, tão importantes quanto este:

- graves mais presentes (muito importante para quem usa caixas bookshelf);
- maior detalhamento, transientes mais presentes e maior sustentação dos sons, com o decaimento mais suave, mais natural;
- agudos menos estridentes;
- agora, mesmo em altos volumes, o som continua tão detalhado quanto em baixos, eu achava que era problema de "respiro" da sala, o problema era de "respiro" do cabo...
- um efeito muito interessante e que me agrada muito: agora a bateria fica muito mais definida em todas as gravações, com mais dinâmica e presença.

Coloquei este cabo só por experiência. Alguém saberia dizer qual seria o condutor nacional mais indicado para esta aplicação? Seria o mesmo que o Winston usou?

Abraços,

Flat.

johnnie
01-06-2003, 20:44
Não entra na minha cabeça que diferença um cabo de força pode fazer para melhorar ou piorar o som.

Um equipamento fabricado por uma empresa de ponta, como a Marantz, com dezenas de engenheiros, muitos com mestrado, doutorado, jamais colocaria em seus aparelhos cabos sub dimensionados...isso é básico.

Se o cabo atende a amperagem solicitada, ele pode ter a espessura de um fio de cabelo.

Minha opinião

Flat
01-06-2003, 21:13
Johnnie,

meu Marantz já funcionava muito bem!
Tocava tudo o que eu pedia, direitinho, e com o volume que eu solicitava.
Agora, será que este integrado de U$ 800 usa os melhores capacitores do mundo?
Os melhores resistores do mundo?
Os melhores transístores do mundo?
Os melhores diodos do mundo?
A melhor fonte do mundo?

Se a resposta for não em todas as questões, provavelmente será, também, na pergunta: "o melhor cabo do mundo?"

O que aconteceu foi um Up-grade, como trocar os capacitores, por exemplo.

Eu também tinha esta teoria: se está alimentando convenientemente o aparelho, está bem dimensionado e nenhuma alteração haverá com a sua troca.

Agora, sugiro: faça a experiência você mesmo...

Nitro
01-06-2003, 22:19
Não poderia me furtar a dar minha opinião também :D

Ontem comprei 1,5m de cordplast 2 X 2mm e outro pedaço de 1,5m de cordplast 2 X 4mm . Aproveitei e comprei os melhores plugues que achei aqui em minha cidade (Pial Legrand-http://www.piallegrand.com.br/catalogo/resultados_b.asp?tipo=3&um=510+40# )
Esses plugues tem seus pinos maciços e mais grossos que os pinos padrão (se não me engano 6 mm) e é preciso também comprar a tomada de parede, pois ele não encaixa nas tomadas "normais" .

Montei o cabo 2 X 2mm com esse plugue no CDP marantz CD63 SE e o cabo 2 X 4mm no Power ADCOM .

Mesmo um surdo perceberia a diferença entre os cabos originais e o novo cabeamento com as tomadas . Notei principalmente que o grave ganhou corpo(isso ficou muiiiiito evidente) e os agudos perderam a estridência(muiiiito também), além de um maior detalhamento. SEmpre fui muito cético quanto a estes assuntos, mas tenho de dar meu braço a torcer. Não sei explicar como 1,5m de cabo e novas tomadas (de melhor qualidade) fizeram tanta diferença, mas sei que fizeram. Quando levei minha esposa para escutar Norah Jones (lembram que tinha reclamado de agudos fortes e estridência neste cd dela ?????? ) ela logo me perguntou porque a voz dela estava suave e sem aquele "agudo fininho" que doía os ouvidos
:chicote: :fogo:

Vc's não imaginam o upgrade que fiz no meu setup gastando pouco mais de 35 reais entre 2 tomadas, 2 plugues e 3 metros de cabo cordplast !!!

Flat, que bom que está devolta, sintimos falta dos seus comentários por qui !! Bom retorno ;)

[]'s

Nitro

Flat
01-06-2003, 22:36
Nitro,

é um prazer "ver" você também! Muito obrigado pelas boas vindas e um grande abraço!

(Parabéns pelo upgrade, foi isso que eu senti também, agora vou fazer em todos os aparelhos!)

Flat.

johnnie
01-06-2003, 23:58
Flat,

sou cético qto a sua sugestão, mesmo pq minha experiência de vida e formação profissional ensinaram-me a ser prático, logo 2 + 2 = 4.

Mas isso não é importante, importante que o resultado foi bom para vc.

Flat
02-06-2003, 00:28
João,

por curiosidade, quando você se referiu a sua formação profissional, fui ver seu cadastro e achei uma coisa muito interessante, que talvez você mesmo não tenha percebido: o seu maior número de mensagens é justamente no fórum "Cabos"!

Talvez este assunto te incomode tanto quanto incomodava a mim, que também pensava ser ridícula a afirmação de que cabos de força fariam diferença no som, a não ser que se trocasse a rede toda, incluíndo a fiação dos postes e da concessionária de energia elétrica.

Até que decidi testar por mim mesmo. Quando troquei o cabo do Marantz, fui preparado para dizer a seguinte frase: "Está vendo, não tem diferença nenhuma, é como eu pensava, mais uma bobagem!"

Acontece que a diferença é tão presente que, como disse o Nitro, só um surdo não ouviria. Tive que me dobrar.

Por isso, sugiro de novo: faça a experiência você mesmo!
Vá com todo ceticismo possível, na medida certa, ele cria a resistência necessária à nos livrar de muitos enganos.
Agora, esteja preparado, você pode se assustar com o resultado!

Grande abraço,

Flat.

Dmaumau
02-06-2003, 00:48
Originalmente enviado por Nitro
Ontem comprei 1,5m de cordplast 2 X 2mm e outro pedaço de 1,5m de cordplast 2 X 4mm . Montei o cabo 2 X 2mm com esse plugue no CDP marantz CD63 SE e o cabo 2 X 4mm no Power ADCOM .

Nitro, você chegou a experimentar ambos os cabos em ambos os equipamentos ? Se sim, notou alguma diferença, especialmente no Adcom ?

Nitro
02-06-2003, 09:39
Dmaumau, toquei primeiro o do CDP, a diferença foi gritante. Quando troquei o do Power também, aí a diferença foi tanta qu só surdo não ouviria :D :D

O grava ganha muito corpo, as batidas ficam rápidas, firmes, porém suaves. Os agudos que tanto me encomodaram no CD da Norah Jones suavizaram de forma impressionante.

Fiquei prá lá de satisfeito com o resultado. Usei o cordplast, porque aqui no interior não tinha outra opção, porém quando for a São Paulo, pretendo comprar o Eprotenax para experimentar, visto que são muito baratos e o trabalho de remontar o cabo é mínimo (além de prazeiroso) :D :D

Grande Abraço

Nitro

Dmaumau
02-06-2003, 10:31
OK, mas você experimentou com os cabos de 2,5mm e 4mm em ambos os eqptos ?

Russo
02-06-2003, 14:17
Pessoal,
Onde achar os plugues de tomada da Hubell?
Tem prá vender aqui no Brasil?

Abraços,

Dmaumau
02-06-2003, 15:11
A CD shop vende a $50 :eek: cada...

Dá uma olhada nesse tópico : http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=965

:legal:

Nitro
02-06-2003, 21:13
Maurício,

Não experimentei da forma que vc descreveu, pois o cabo no CDP vai soldado na placa-impressa, e no ADCOM tem-se que desmontá-lo quase todo para ter acesso ao porta-fusível que vai uma das pernas do cabo. Pelo consumo de cada equipo achei que o de 2mm seria suficiente para o CDP .

Espero ter ajudado.

Grande Abraço

Nitro

||TECO||
15-07-2004, 13:00
Ressucitando um tópíco de 1 ano atras...

Pensei muito no assunto e conclui q eu de fato se o fio não esquentar, ele esta adequado técnicamente a fornecer a corrente solicitada e de nada adiantará um fio com cobre mais grosso. Até por que o fio da parede e o resto todo continua o mesmo

Bom, ai para tentar explicar o fenomeno ocorrido acho que deve-se tratar de interferencia magnetica induzida pelo fio (que está bem proximo), ou seja não é o fato do fio ter um cobre mais grosso e sim de ele ter uma isolação melhor que fez com que a interferencia diminuisse e o som melhorasse.

Mas a melhora da isolação e melhora do som, não deve acontecer com todos equipamentos...pois a susceptibilidade à essas interferencias varia de projeto para projeto

Talvez um bom teste ante de trocar o cabo seria o de blindar ele com uma capa metálica aterrada.

O que vcs acham dessa teoria?

Obs.: Alguem mudou o cabo de algum receiver yamaha e observou alguma mudança ? :)

wilson
15-07-2004, 16:03
TECO,

Já algum tempo relatei em aqui outros topicos sobre cabos, que troquei os cabos originais anteriormente do RXV800 e agora do RXV2300, e sim, notei diferença, principalmente no controle dos graves (com as caixas BW602s3) e uma melhora (mesmo que pequena) na região dos medios agudos.

O cabo utilizado no upgrade foi um 3x2,5mm (fase/neutro/terra)

WILSON

Carlos Dantas
16-07-2004, 11:40
Prezados amigos

A sugestão do Fontes é muito boa. Para quem tem cabos destacáveis e conseguir encontrar os plugues na praça esta é uma experiência barata e proveitosa. Vou fazer algumas sugestões;

1) use como bitola mínima os cabos de seção igual a 2,5 mm2. Se o seu cabo original é de 3 vias (uma seria a de terra) uma excelente alternativa são os cabos Cordplast da Pirelli, de 3 vias, que sugeri como cabos para altofalantes.

2) Se voce tem uma instalação para fio terra use-a. Não corte o pino de terra do plugue que vai à tomada.

3) Se for possível experimente tambem trocar os cordões de força do CD ou DVD player e do pré-amplificador.

4) Tente fazer testes cegos, ou seja, peça para alguem substituir o cabo sem saber qual cabo está sendo conectado. Esta sugestão é muito importante!

Quanto a explicar científicamnente o porque cabos de força interferem na qualidade do som acho que ainda não inventaram esta teoria. Eu já pensei muito no assunto e desisti, joguei a toalha. O fato é que muitas pessoas ouvem esta diferença. Pode haver uma pré-polarização psicológica nestes testes e por isto insisto nos testes cegos. Não consigo acrecentar mais nada sobre o assunto só dizendo, para terminar, que vale a pena investigar. Se os testes cegos mostrarem que é possível identificar um cabo de fôrça então vale a pena investir mais pesado para descobrir as causas disto.
Abraços
Dantas