PDA

Ver Versão Completa : Clube do Android

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

placard
09-05-2010, 02:07
Depois de ser Clube do Motorola Milestone, ter um monte de dicas... ficar com as dicas da primeira página ultrapassadas e gerar até incompatibilidade com o app Android do HTFórum :D, se vocês quiserem saber algo é só pesquisar... não dá pra manter 406 páginas (e contando) indexadas na primeira página.

Dica para pesquisa. Vá no Google e digite:

site:www.htforum.com/vb/showthread.php/134069-Clube-do-Android

Seguido do item que você quer pesquisar. Exemplo para pesquisar por "atualização Android" neste tópico:

site:www.htforum.com/vb/showthread.php/134069-Clube-do-Android atualização Android

[']s!

bira
09-05-2010, 09:04
Como atualizou para o 2.1 ?

Edit: achei. Atualizando...

jdeiro
09-05-2010, 12:10
Parabéns pela compra!

Acabei me decidindo pelo iPhone mesmo,estou postando dele inclusive.

Quero um Android como meu próximo aparelho, mas vou esperar o sistema amadurecer um pouco.

Abs

bira
09-05-2010, 15:09
Gozado, atualizei mas não achei nem moto car nem voice dialer.

JorgeM
09-05-2010, 18:05
Legal a criação do Clube :legal:

Até o momento só saiu atualização da VIVO para 2.1, TIM ainda não liberou mas fará em breve, segundo o gizmodo.com.br.

No meu 2.0.1 TIM o google goggle trava e não abre.

Gosto também do batterytime que indica o nivel da bateria, do AK notepad (bloco de notas rapido), o twidroid para twitter e do MSN Droid para entrar no messenger :legal:

placard
10-05-2010, 01:27
Talvez seja pq o meu é a versão destravada (unlocked international). Talvez por isso não tenha voice dialer nem moto car... vai ver precisa de alguma coisa em pt-br que a motorola (ainda) não tem disponível.

Com a 2.1 também apareceu o QuickOffice, mas não tenho como fazer testes maiores no momento. Só sei que abri um PDF (criado por mim no OOo) e não exibia o texto, só algumas imagens. :td: Mas enfim... ainda bem que pra mim pouco importa isso agora. Mas fica o alerta para quem pensa no QuickOffice.

Peguei também o Google Sky (realidade aumentada), mas tb n tenho como me certificar que tudo está OK pq onde estou n dá pra ver nada. De jogo peguei o Sokoban (um port da versão se n me engano do KDE do Linux)... é legalzinho pra jogar com o DPad.

No mais, preciso de sugestão de um bom conversor (de unidades) com uma boa interface, além de uma widget que me permita travar a tela sem precisar apertar o botao de power. Achei várias "lock" widgets, mas todas tem a ver com aquela combinação de linhas (juntar os pontos), e não com a atividade de travar a tela em si.

Cada dia que passa gosto mais e mais do telefone. E penso que vou gostar mais ainda quando conseguir testar vídeos e filmes nele, veremos... ;)

[']s

bira
10-05-2010, 13:28
Provavelmente é porque o meu não é a versão internacional.

Existem vário programas novos com essa versão 2.1 e alguns melhorados.

A software da camera ficou mais rápido.
Opção de até nova telas iniciais com mostrador de posição.
Novo Galeria de Mídias (muito bonito)

Quanto ao conversor de unidade tente: Unit Converter (ConvertPad) 1.4 Author Sunny Moon.

O que faz o MOTO CAR?

placard
11-05-2010, 00:16
O comvertpad é bom, só precisa melhorar o gui. Mas vou ficar com ele mesmo...

O motocar home me parece ser uma interface pra usar no carro. Pelo q estou vendo aqui, sao botoes enormes q ocupam a tela toda, provavelmentr pra facilitar o uso num suporte/dash.

Quanto as homescreens, realmente. Aqui agora estou podendo usar ate nove. Alem disso, agora vieram tb os live wallpapers. O das folhas eh o mais bonito, mas acho uma inutilidade q so gasta bateria. Eh mais pra mostrar aos amigos...:)

Outra coisa interessante eh q usei pela primeira vez a realidade aumentada/layar, aqui em nyc. Me senti um ciborgue :) alem disso, aqui os qrcodes ja estao começando a se disseminar. Tinham alguns no metrô e outro cartaz enorme no madison sq garden. Imagino como deve ser tóquio... só deve faltar a Enterprise!

Ps.: o meu eh a versao italiana.

brdias
13-05-2010, 13:56
boas gente, como vao ?

entao, tenho um Motorola Milestone e acabei de atualiza-lo para 2.0.1, nao vou arriscar ainda a atualizacao para o 2.1 ja que o meu esta funcionando perfeitamente....
porem, a pergunta que tenho eh sobre um problema que ja estava acontecendo antes da atualizacao... tipo, quando eu tenho colocar uma foto como papel de parede ele fala que houve uma falha ao tentar abrir o arquivo... e nada mais, algum sabe o q pode ser ?
o arquivo esta em formato .jpg e tirado de uma maquina sony h10 de 8,2m
existe alguma incompatibilidade com o formato ?
ah, o problema tb ocorre quando tento colocar icones nos contatos.
fora isso...o tel eh show de mais,.
abracos a todos

bira
13-05-2010, 18:53
Tive alguns problemas com a versão anterior com travamentos frequentes. Até agora estou satisfeito com a 2.1. Parece que o telefone está rodando mais suave.

Bom na verdade, o widget do youtube não está atualizando. Não sei o que está acontecendo.

erdenax
14-05-2010, 23:20
Criaram o clube!

Depois que atualizei pro 2.1 perdi tudo e agora to instalando algumas coisas novas.

As 9 telas sao uma maravilha, da pra encher de widget.

Vou atras de fazer o root dele.

brdias
18-05-2010, 09:15
e ae galera, como vao
to vendo por ae que o pessoal atualizou para a versao 2.1... mas todos que eu vi sao da VIVO.... alguem ae sabe se ja saiu para a versao desbloqueado ou avulso ?
abracos

JorgeM
18-05-2010, 09:18
Alguns links úteis.

http://droidbrasil.blogspot.com/

http://www.blogdoandroid.com/

:legal:

murazor
18-05-2010, 10:22
e ae galera, como vao
to vendo por ae que o pessoal atualizou para a versao 2.1... mas todos que eu vi sao da VIVO.... alguem ae sabe se ja saiu para a versao desbloqueado ou avulso ?
abracos

Checa nesse link como fazer para atualizar pro 2.1 http://www.blogdoandroid.com/2010/05/liberado-a-versao-21-retail-para-o-motorola-milestone/

phabiano
18-05-2010, 13:34
Ola pessoal, sou novo no fórum.

Resolvi comprar o Milestone depois de pesquisar um pouco sobre o produto, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Minha operadora é a Oi e pretendo continuar com ela. Estou querendo assinar um plano de dados com limite de 2GB. Será que isso é suficiente para ouvir rádios pela Internet, ler uma média de 30 emails por dia e assistir pequenos vídeos no youtube?

Outra dúvida, achei o aparelho mais barato no Magazine Luiza e no Carrefour. Mas nas duas lojas aparecem como "Desbloqueado Tim". Isso significa que posso usá-lo com a Oi?

Fiquei surpreso essa semana quando soube que a Vivo conseguiu uma liminar na justiça contra o desbloquei de aparelhos. Para mim esse lance do desbloqueio estava valendo para todas as operadoras.

Não gosto de ficar defendendo uma operadora ou outra, pois vou na que melhor me atender, mas de cara, por causa desse lance de aparelho bloqueado, não quero nem passar na porta da Vivo.

Fico imaginando, eu compro um aparelho mais caro, depois não me adapto com a operadora e vou ficar insatisfeito por um bom tempo.

Bom pessoal, se alguém puder me ajudar com as duas dúvidas que coloquei acima, desde já agradeço.

JorgeM
18-05-2010, 14:17
phabiano,

pelo anuncio o celular é desbloqueado pra qualquer operadora. Nem sei porque colocaram isso da TIM.

placard
18-05-2010, 22:21
Pessoal, como vocês estão travando e destravando o telefone?

Usam o botão de ligar mesmo? Gostaria de algo que ao menos travasse pela tela. Algo como uma widget que, ao ser pressionada, travasse a tela.

Já vasculhei o Market todo e não achei. Alguma luz? O botão é muito ruim, pequeno e pouco prático.

[']s

JorgeM
19-05-2010, 08:48
Eu uso o botão mesmo.

Meu smartphone anterior era a mesma coisa, já estou acostumado :D

phabiano
24-05-2010, 07:07
Já estou com meu Milestone e atualizado para a versão 2.1.

ESPETÁCULAR!!!

phabiano
24-05-2010, 14:04
Alguém sabe de uma aplicação do Milestone para ler arquivos PDF, DOC etc...

Brunocmsodre
24-05-2010, 14:31
Para arquivos de escritório estava usando o Documents to Go versão paga, que custou 9,90$. Le e edita Word, Excel e lê PDF. Gostei

placard
25-05-2010, 15:25
Droid está confirmado para receber a atualização para Froyo (Android 2.2) (http://www.engadget.com/2010/05/24/motorola-expects-android-2-2-update-to-hit-droid-in-the-near-fu/).

Pode não parecer óbvio, mas é bom lembrar que o Milestone está implícito aí sim (ou pelo menos assim se diz).

E pensar que até janeiro eu pensava em comprar um outro telefone (http://www.gsmarena.com/n900_gets_update_but_no_meego_nokia_teams_up_with_ _yahoo-news-1685.php) da marca do norte do norte do mundo.

Enquanto isso, fiquem com um vídeo do nosso telefone resolvendo um dos problemas matemáticos mais intrigantes da humanidade: :D

ylFb4pqAUd8

fabioing
26-05-2010, 10:47
Olá pessoal,

Estou pensando em comprar o meu primeiro smartphone e estou tendendo a compar o Milestone. Vi alguns relatos na internet falando sobre a pouca durabilidade da bateria desse aparelho. O que vocês falam a respeito?

Vi também que ele vem com um Software para GPS da própria Motorola, só que ele é free por algum tempo (creio que 2 meses), e depois tem que pagar. Existe alguma alternativa free para esse software? Vocês tem idéia do custo de registro dele?

Um abraço a todos,

Guilherme Gomes
26-05-2010, 12:57
Olá pessoal,
Estou pensando em comprar o meu primeiro smartphone e estou tendendo a compar o Milestone. Vi alguns relatos na internet falando sobre a pouca durabilidade da bateria desse aparelho. O que vocês falam a respeito?

A minha dura das 7 da manhã às 11 da noite com pouco uso durante o dia. Tem relatos de desempenho pior por aí. Se usar bastante vai ter dar uma carga no meio do dia com certeza. Mas veja que a maioria dos aparelhos atuais é mais ou menos isso aí mesmo. Mesmo o IPhone não é muito melhor....

Vi também que ele vem com um Software para GPS da própria Motorola, só que ele é free por algum tempo (creio que 2 meses), e depois tem que pagar. Existe alguma alternativa free para esse software? Vocês tem idéia do custo de registro dele?

Um abraço a todos,

É isso mesmo. O maps do google tem suporte para GPS, é grátis, e funciona muito bem. Só não tem as indicações por voz. Eu tenho usado ele bastante e tem atendido.

fabioing
26-05-2010, 15:37
Guilherme, muito obrigado pelas informações.

É isso mesmo. O maps do google tem suporte para GPS, é grátis, e funciona muito bem. Só não tem as indicações por voz. Eu tenho usado ele bastante e tem atendido.

A respeito do que você citou acima, o acesso ao google maps é feito pela conexão 3G, correto? Existe algum navegador offline?

Um abraço,

Guilherme Gomes
27-05-2010, 10:03
Guilherme, muito obrigado pelas informações.

A respeito do que você citou acima, o acesso ao google maps é feito pela conexão 3G, correto? Existe algum navegador offline?

Um abraço,

Sim, precisa do 3G. Mas vc pode usar o GPRS tb. Fica mais lento mas é usável.

Tem offline mas acho que são todos pagos. O NDrive é um exemplo.

fabioing
09-06-2010, 16:59
Olá pessoal,

Sexta-feira passada adquiri meu Milestone junto a Vivo e estou com uma pequena dúvida. Aonde cadastro a data de aniversário dos meus contatos pelo agenda do telefone? Sei que é possivel fazer isso pelo Gmail, mas não encontrei essa opção no aparelho.

Outra coisa, os aniversários não deveriam estar na agenda também??

Em tempo, a versão do Android é a 2.1 Update 1

Um abraço a todos.

placard
10-06-2010, 11:38
Oi Fábio... duas coisas:

É possível mostrar e lembrar o aniversário dos seus contatos Google no calendário do seu telefone (1), mas não é possível editar o campo de aniversários no telefone (2).

Em relação a (1), você precisa ativar a agenda "Aniversários e eventos de contatos" no Google Agendas, pela web. Quando abre, você verá do lado esquerdo a opção "Outras agendas". Clique "Adicionar"-->"Procurar agendas interessantes"-->"Mais". Você verá então várias agendas. Clique em "Assinar" onde tem "Aniversários e eventos de contatos".

Pronto, é só isso. Porém, como eu disse em (2), a solução temporária (enquanto não vem a atualização) é editar o campo aniversário dentro do Gmail, pela web. Isso para cada contato. Decepção, eu sei. :(

Vale lembrar que todo mundo que sentir falta disso pode ir no Android Issues (http://code.google.com/p/android/issues/list?can=2&q=&sort=-stars&colspec=ID%20Type%20Status%20Owner%20Summary%20Sta rs) e votar no item 1211 (http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=1211&sort=-stars&colspec=ID%20Type%20Status%20Owner%20Summary%20Sta rs). No momento é a 11a funcionalidade/bug mais votada/o ;)

[']s

Enquanto isso, dicas atualizadas dos poucos apps que estou usando no momento

Antennas -> Permite saber a localização das torres de celular das redondezas (da sua operadora). Interessante.
Advanced Task Killer -> Fechar um programa para liberar memória. Normalmente o Android é bom gerenciando o multitask, e você deve até evitar usar essas coisas, mas é sempre bom poder.
Airplane Mode Toggle -> Widget óbvia.
Barcode Scanner -> Óbvio também. Permite buscar os resultados.
Bubble -> Nivelador.
Calculator -> Calculadora bem mais avançada, e com suporte a notação polonesa reversa (RPN).
ConnectBot -> Cliente SSH. Uso para gerenciar a rede da minha casa.
ConvertPad Unit Converter -> Conversor de unidades.
ES File Explorer -> Estou gostando. Parece bom.
Fring -> Cliente MSN/AIM/Skype etc. Uso muito para Skype/Skypeout e menos para chat. Estou satisfeito.
Goggles -> Reconhece coisas usando a câmera+Google Imagens.
Google Sky Map -> Mapa do céu e constelações, usando GPS, acelerômetro, bússola etc. Permite apontar para um objeto e ele mostra o nome. Não é tãaaaao preciso (ângulo de apontamento), mas é mais que suficiente para identificar as coisas no céu.
Magic 8-Ball -> A velha bola vidente de Toy Story. É o programa que as pessoas mais gostam no meu telefone. :p
Only One -> O velho resta um. Quando você aprende a deixar 1 no meio fica chato. Só serve para mostrar para os outros como ganhar.
Stream Furious -> Rádio pela Internet. Dá pra ouvir tudo que for baseado em Shoutcast.
Where's My Droid -> Permite mandar uma SMS para o telefone e ele ficará tocando vol máximo por um tempo pré-determinado até você encontrar e pegar (acelerômetro). Muito bom para quem vive esquecendo o telefone no silencioso. ;)

Se alguém souber de um programa que consulte o CEP (tanto CEP->endereço quanto endereço->CEP) me avisem! Estou precisando. :)

Hinotori
10-06-2010, 12:03
A minha dura das 7 da manhã às 11 da noite com pouco uso durante o dia. Tem relatos de desempenho pior por aí. Se usar bastante vai ter dar uma carga no meio do dia com certeza. Mas veja que a maioria dos aparelhos atuais é mais ou menos isso aí mesmo. Mesmo o IPhone não é muito melhor....

Sem quere comparar, mas tem aparelhos smartphone com vida de bateria bem melhor. Meu E51 a bateria dura tranquilamente uns 2 dias e meio a 3 dias, contando aí um dia típico compreende:

- 20 minutos de uso em rede WiFi
- 30 - 60 minutos de uso em rede 3G
- 80 a 90 minutos rodando aplicativos diversos (jogos, emuladores, rádio, coreplayer, etc...)
- Uso esporádico com GPS via bluetooth (que notadamente gasta menos energia que um GPS interno)

Porém, tem um custo pra isso.... O E51 tem uma tela minúscula, nem lembro se é 2 ou 2,2".... Não tem touchscreen....

O grande vilão desses smartphones novos é a tela gigante seguido do rádio 3G (mas aí é um problema que afeta todos), mas com uma tela grande dessas, não tem bateria que aguenta manter ela alimentada por muito tempo.... A "solução" seriam telas OLED ou AMOLED que supostamente consomem menos...

Outra coisa, os Androids tem um comportamento um pouco diferente dos Symbians no sentido que nada fica fechado, ele mantém tudo na memória e só vai mandando embora quando a memória lota... Por um lado, os aplicativos abrem mais rápido, por outro, tem quem diga que usando gerenciadores de tarefas e matando o que não está usando, a vida da bateria melhora razoavelmente... Outro detalhe interessante é que o Android é bem chegadinho em ficar conectando na internet e isso também consome uma bateria danada... Se ficar com o rádio 3G constantemente conectado a bateria do meu E51 não chega no final do dia nem por decreto... Com rádio WiFi mal chega ao final do dia... Também tem aplicativos para controlar esses comportamentos dos androids e deixar o uso do rádio menos frequente ou até desativar (dizem que a versão 2.1 do Android já é mais inteligente tanto no sentido de aplicativos que não fecham como no uso do rádio, dando mais possibilidades para o usuário economizar mais bateria se desejar)...

Enfim, é tudo uma questão de configurar adequadamente... Lembro a primeira vez que instalei o OviMail no meu E51.... Deixava ele configurado para atualizar de 30 em 30 minutos.... A vida da bateria começou a cair bastante, a razão é que ele ficava de fundo esperando chegar a hora de conectar e atualizar as caixas de entrada... Como não preciso ser avisado instantaneamente de e-mails que chegam, eu preferi deixar que eu ative a sincronização das caixas de e-mail quando achar necessário visualizar as mesmas no celular... Com um pouco de calma e paciência e também passada a euforia do celular novo, aonde a gente usa os recursos só para ter o gostinho de usar sem real necessidade (normal, todos passam por essa fase eheheh), não duvido que dê para fazer um Milestone aguentar 1-2 dias com uma carga de bateria mesmo com um uso razoável.

Outra coisa que dá para economizar uma bateria, para quem não tem plano de dados ou raramente usa dados da rede de telefonia, é configurar o aparelho para usar apenas a rede GSM, acredite, isso economiza uma boa bateria, não sei se dá para fazer nos androids, mas se der, vale a pena experimentar.

placard
10-06-2010, 18:30
Acertou em cheio, Hinotori. É isso mesmo. E é possível usar "2G Only" no Android.

Aqui eu desativo o 3G (raramente preciso, e aí é só clicar no atalho na tela), e uso o Advanced Task Killer. Não fico tão paranóico em fechar apps abertos, até pq o sistema não foi feito pra isso, e eu tendo a respeitar o design das coisas. Mas se, p.ex., estou viajando de carro, ou vou passar a tarde em algum lugar, ou algo assim, eu abro ele e fecho tudo. Realmente a bateria dura mais. Comigo, a bateria chega a durar 2 dias, mas eu não sou de usar muita coisa. Como você disse, o gostinho já passou (não durava um dia cheio no começo). :riso:

Não sei se foi impressão, mas o celular fica doido com a bateria com o uso de: 1) GPS e 2) 3G/HSPA. Por incrível que pareça, WiFi nem é tanto... eu uso bastante e não acaba nem de perto como 3G ou GPS. ALém do mais, como eu já tinha dito, o meio veio com Android 2.0, e depois que atualizei para 2.1 a bateria melhorou bastante. :legal:

Meus usos são, basicamente: navegação WiFi, media player (MP3), alguns joguinhos e e-mail.

[']s

Hinotori
10-06-2010, 19:15
Acertou em cheio, Hinotori. É isso mesmo. E é possível usar "2G Only" no Android.

Aqui eu desativo o 3G (raramente preciso, e aí é só clicar no atalho na tela), e uso o Advanced Task Killer. Não fico tão paranóico em fechar apps abertos, até pq o sistema não foi feito pra isso, e eu tendo a respeitar o design das coisas. Mas se, p.ex., estou viajando de carro, ou vou passar a tarde em algum lugar, ou algo assim, eu abro ele e fecho tudo. Realmente a bateria dura mais. Comigo, a bateria chega a durar 2 dias, mas eu não sou de usar muita coisa. Como você disse, o gostinho já passou (não durava um dia cheio no começo). :riso:

Não sei se foi impressão, mas o celular fica doido com a bateria com o uso de: 1) GPS e 2) 3G/HSPA. Por incrível que pareça, WiFi nem é tanto... eu uso bastante e não acaba nem de perto como 3G ou GPS. ALém do mais, como eu já tinha dito, o meio veio com Android 2.0, e depois que atualizei para 2.1 a bateria melhorou bastante. :legal:

Meus usos são, basicamente: navegação WiFi, media player (MP3), alguns joguinhos e e-mail.

[']s

Eu sinceramente sou fã de GPS BlueTooth... Tenho um e deixo ele no carro, quando vou viajar levo ele junto na mala (aliás, não tenho escolha visto que meu celular não tem receptor interno eheheh). A comunicação via BlueTooth gasta bem menos energia que ativar o GPS interno, posso deixar o celular aonde quiser no carro e só deixar o receptor GPS no painel (é uma caixinha defósforo preta, da Nokia, tem outras marcas também), a recepção e travamento do sinal é bem melhor e mais rápido, além do receptor GPS BT ter sua própria bateria e qualquer coisa tu liga no acendedor de cigarros e parte pro abraço.

Mas mesmo assim, navegar com GPS gasta bastante bateria, afinal, a tela fica o tempo todo acesa, e isso também consome boa energia... Mas usar um GPS BT já ajuda bastante... Não sei se no Android dá para usar um no lugar do interno, se der e o uso de GPS for prioritário, é uma alternativa interessante, acho que se não tivesse usado um antes eu nunca pensaria em usar um externo tendo o do celular, hoje pretendo manter ele mesmo quando trocar de celular... O interno ficaria como um "back-up"....

Sobre 3G, ele consome muita energia por alguns fatores:

1- Se na área não tem cobertura 3G da sua operadora: de tempos em tempos o telefone vai lá e ativa o rádio 3G para ver se consegue passar para 3G... E lá vai mais bateria...
2- Dependendo da operadora, a frequência é bem alta, aqui em SP uso a TIM que é 2100MHz, quanto maior a frequência, maior o consumo...
3- A cobertura 3G ainda está longe de ser excelente. Então volta e meia o celular cai para 2G e fica ativando os dois rádios (2G e 3G) para tentar voltar para 3G...

E realmente WiFi consome menos energia, creio que a potência de transmissão é bem menor, visto que o alcance é de 100m em área aberta e bem menos em área fechada... Já a comunicação do celular com a torre é numa distância maior, logo, deve mesmo utilizar mais potência.

placard
11-06-2010, 14:50
Pensamento correto. Eu provavelmente faria a mesma coisa (GPS externo), até porque quando comprei meu Milestone não encontrei o carregador de carro.

Não sabia que frequências mais altas gastavam mais bateria (meu conhecimento de física é limitado). De qualquer forma, meu celular é 900/2100, como acredito serem todos os Milestones. Isso me traz problemas para usar meu plano de celular (Claro), que é basicamente 850 no Brasil inteiro (tenho outro chip, Vivo, mas n uso no celular). No mais, fica essa sopa pelo menos até chegar uma (Motoroi) das duas novas versões do Milestone (XT720), que está chegando logo logo com 850/1900/2100, prometendo 3G sem problemas aqui no Brasil (850/2100). Ah... e com HDMI, filmagem HD e outras coisas mais que eu não uso, e que não me fazem trocar o meu nem tão cedo.

[']s

Hinotori
11-06-2010, 16:49
Pensamento correto. Eu provavelmente faria a mesma coisa (GPS externo), até porque quando comprei meu Milestone não encontrei o carregador de carro.

Não sabia que frequências mais altas gastavam mais bateria (meu conhecimento de física é limitado). De qualquer forma, meu celular é 900/2100, como acredito serem todos os Milestones. Isso me traz problemas para usar meu plano de celular (Claro), que é basicamente 850 no Brasil inteiro (tenho outro chip, Vivo, mas n uso no celular). No mais, fica essa sopa pelo menos até chegar uma (Motoroi) das duas novas versões do Milestone (XT720), que está chegando logo logo com 850/1900/2100, prometendo 3G sem problemas aqui no Brasil (850/2100). Ah... e com HDMI, filmagem HD e outras coisas mais que eu não uso, e que não me fazem trocar o meu nem tão cedo.

[']s

O Milestone Brasileiro é 850/1900/2100.... E dá para achar ele por 1200 à vista com choro.... Talvez seja interessante a troca para você...

Sobre as frequências mais altas, o básica de tudo que usa transistor (ou seja, praticamente tudo que é feito em chip) é que ele consome mais energia para mudar de estado, bem mais energia, do que para se manter em um estado. Quanto maior a frequência de modulação, mais mudanças de estado no circuito, mais gasto de energia... Não é uma explicação perfeita mas é uma explicação simplificada que dá para entender um pouco melhor a razão disso.

placard
11-06-2010, 23:47
Hahahahahaha, antes eu mudo de operadora e vou pra Vivo de uma vez! http://img808.imageshack.us/img808/7271/sneaky2.gif :riso:

Falando sério... já comprei sabendo, então não me incomoda porque sempre que eu preciso de 3G especificamente, eu sempre estou ao alcance de um WiFi que eu possa usar. No mais dá pra me virar com EDGE em emergências. E nem as opções 850 que eu tinha me interessavam no momento da compra.

[']s e obrigado pela aula.

denilson1000
22-06-2010, 11:07
Alguem sabe alguma coisa sobre radio FM no Milestone?:legal:

Hinotori
22-06-2010, 13:02
Alguem sabe alguma coisa sobre radio FM no Milestone?:legal:

Só o Chinês tem, os outros modelos tem a capacidade de sintonizar FM no chip porém não tem programa para usar o mesmo.

Abcdista
23-06-2010, 09:10
Chegando ao grupo.
O meu esta atualizado e no aguardo da 2.2. A bateria dura em média um dia com bastante ligações, mas se ligar o GPS ela vai embora.
O meu veio com a base de carregamento (muito legal) e com o carregador do carro (indispensável).

placard
25-06-2010, 19:37
Base de carregamento que você diz é o "dock", certo? Aquela base que transforma o celular num "relógio" de mesa?

Você está tendo algum problema com os leds acesos? Supostamente eles são brilhantes demais e as pessoas estão reclamando que isso deixa a base impraticável para uso norturno. Não comprei a base por causa disso. E me parece que tem uma entrada na lista de bugs em relação a isso.

[']s

LRMotta
26-06-2010, 21:19
Peço minha carteirinha para entrar no Clube.

Comprei pelo Programa de Pontos da Vivo, logo que o aparelho foi lançado. Estou com ele atualizado para 2.1 Retail.

Veio com a base multimídia e carregador para carro. Em relação a base multimídia: antes da versão 2.1 era impráticavel usar, pois a função relógio era muito clara, mesmo ajustando para a noite. Na 2.1 melhorou bastante, mas os LEDs ainda incomodam. Mas é tudo questão de costume... Já nem noto mais eles acesos...

[]'s

placard
26-06-2010, 22:22
Ah, ok, então realmente é um problema geral em todas as versões do telefone. Aqui também tenho o mesmo problema (existem apps para "forçar" o modo de base).

Bem vindo ao clube.

[']s

Abcdista
27-06-2010, 09:57
Base de carregamento que você diz é o "dock", certo? Aquela base que transforma o celular num "relógio" de mesa?

Você está tendo algum problema com os leds acesos? Supostamente eles são brilhantes demais e as pessoas estão reclamando que isso deixa a base impraticável para uso norturno. Não comprei a base por causa disso. E me parece que tem uma entrada na lista de bugs em relação a isso.

[']s

É o dock mesmo. Estou acostumado com ela, regulo a luminosidade no mínimo e me deito. Acho pouca luminosidade, como deve ser para dormir.

fabioing
27-06-2010, 13:06
É o dock mesmo. Estou acostumado com ela, regulo a luminosidade no mínimo e me deito. Acho pouca luminosidade, como deve ser para dormir.

Eu desisti de usar a base, pois os botões ficam ligados direto e fica muito claro. A dona patroa vivia reclamando, aí já viu né...

Se alguém souber de alguma forma de desligar os botões me avise, por favor.

Um abraço,

placard
27-06-2010, 17:38
Não desliga. É um bug, como eu tinha falado (e parece ser em todos), e você pode votar nele se quiser. O jeito é acompanhar isso. :td:

antoniolcrd
29-06-2010, 15:45
Salve Galerinha,

muito bom este clube. Na verdade nao tenho o milestone... tenho um andoir G1 q foi o primeiro da familia androi. Vou deixar uma dica boa com muita app free (tipo o market) e muitos temas show de bola.

http://www.android-themes.com/

8)
Abs.

fabioing
30-06-2010, 14:47
Antonio,

Muito obrigado pela dica.

Pessoal,

Aguém conhece algum software que controle quando um aplicativo será iniciado ou não. Exemplo, quando eu ligo meu milestone um monte de aplicativos são carregados em memória e alguns deles eu não quero que sejam carregados. Exemplo: Agenda Corporativa, Galeria...

Em tempo, meu celular foi adquirido na Vivo.

Um abraço a todos.

luiz_benetti
30-06-2010, 15:49
Pessoal,

Eu tenho o Milestone com a famosa dock, e não enfrento o problema descrito por vcs de luminosidade, quando vou dormir aperto o botão do power com um simples toque e ele apaga o visor, mas mantem o celular ligado normalmente e carregando, com isso ele apaga tudo, inclusive os botões que tanto incomodam.

Att,

Eduardo Benetti

fabioing
30-06-2010, 16:14
Luiz,

A idéia é manter o horário na tela, como um rádio relógio mesmo, só que apagando os botões.

De qualquer forma, obrigado pela dica.

Um abraço,

placard
02-07-2010, 01:24
Antonio,

Muito obrigado pela dica.

Pessoal,

Aguém conhece algum software que controle quando um aplicativo será iniciado ou não. Exemplo, quando eu ligo meu milestone um monte de aplicativos são carregados em memória e alguns deles eu não quero que sejam carregados. Exemplo: Agenda Corporativa, Galeria...

Em tempo, meu celular foi adquirido na Vivo.

Um abraço a todos.

Que eu saiba, existe o Startup Auditor, mas infelizmente é um app pago, e nós mortais aqui do BR não temos acesso a eles ainda.

De qualquer forma, como já tinha dito, se é por performance não se preocupe, pois o sistema faz um bom trabalho organizando o uso de memória etc. (herança do java). Para soluções pontuais, dá pra usar o Advanced Task Killer (eu uso). Mas se por outro motivo, aí infelizmente é isso mesmo.

[']s

fabioing
02-07-2010, 11:25
Placard,

Novamente obrigado pelas informações. Sabe se precisa ser root pra usar esse aplicativo?

Encontrei pra download na net.

Um abraço,

placard
02-07-2010, 14:05
NÃO precisa de root.

Tem uma versão gratuita no Market (vi agora), mas limita o número de aplicativos que você pode "manter sem iniciar". Parece que boa e útil mesmo é a versão paga. Se funcionar direitinho avisa aqui que serve de dica pro resto do pessoal. :tu:

[']s

fabioing
07-07-2010, 20:58
Placard,

Instalei o aplicativo mas, vou ser honesto, não entendi muito bem seu funcionamento. Eu fiz um teste, selecionei a agenda corporativa para não ser iniciada e, para minha surpresa, de repente ela apareceu nas tasks.

Não sei se foi alguma burrada minha ou então o aplicativo não funciona a contento.

Um abraço,

pingflood
10-07-2010, 15:21
Daí galera!
Estou querendo comprar um Milestone..
Sabem de alguma boa promoção (sem entrar em planos de operadoras)?
Achei na FastShop, mas me parece que o FastClub não funciona pra ele.. :(

Abraço!

webmau
12-07-2010, 15:38
Só o Chinês tem, os outros modelos tem a capacidade de sintonizar FM no chip porém não tem programa para usar o mesmo.

tem ... Rock Klassiker - 106.7 FM Stockholm (http://radiotime.com/station/s_10668/Rock_Klassiker_1067.aspx) e uma Kiss acho q americana. []'s

placard
13-07-2010, 17:26
webmau, ele perguntou a respeito de sintonizador de FM. Ou seja, um radinho, semelhante a esses de pilha... você chega na sua cidade, sintoniza as estações e escuta.

É bem diferente de baixar um programa (Rock Klassiker) e fazer um stream de uma estação pela Internet. O plano aqui é usar a tecnologia de rádio comum, sem precisar de tráfego de dados. Sem falar que muitas estações não disponibilizam o conteúdo pela Internet.

Até porque stream por stream, a maior parte das escolhas está em shoutcast, por exemplo. E sempre dá pra usar um programa genérico como Stream Furious (o que eu uso), ao invés de um programa específico para cada rádio (a famosa síndrome do iPhone). Mas valeu pela intenção, obrigado! :legal:

[']s

webmau
13-07-2010, 18:24
Entendi, e de fato é inacreditável não disponibilizarem FM e TV digital num aparelho deste... []’s

fabioing
14-07-2010, 11:54
Entendi, e de fato é inacreditável não disponibilizarem FM e TV digital num aparelho deste... []’s

Pelo que sei ele já tem hardware para sintonizar FM, só o S.O. é que não dá suporte ainda, mas me parece que com o Froyo (Android 2.2) já é possível.

Vamos aguardar a atualização.

Um abraço,

fabioing
20-07-2010, 17:44
Pessoal,

Alguém tem alguma notícia de quando sairá a atualização para o Android 2.2 pro Milestone?

Um abraço a todos.

placard
21-07-2010, 09:48
Engadget: fim de Julho para o Droid.

Portanto, Milestone deve sair depois...

ps.: no Engadget sempre dá pra saber as novidades.

fabioing
21-07-2010, 14:48
A Nokia Siemens Networks anunciou oficialmente a compra de grande parte da infraestrutura de redes sem fios da Motorola por US$ 1,2 bilhão. Em comunicado conjunto, as duas companhias declararam que os detalhes do acordo estarão concluídos no fim do ano. “É uma aquisição que beneficiará clientes, empregados e acionistas”, disse Rajeev Suri, chefe-executivo da Nokia Siemens. O negócio deve fazer com que a Nokia inicie relações comerciais com mais de 50 operadoras, além de permitir que a empresa fortaleça sua posição com China Mobile, KDDI, Sprint, Verizon e Vodafone. Com a aquisição, a empresa finlandesa se tornará a segunda maior do mundo no segmento.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1026871&tit=Nokia-Siemens-compra-rede-da-Motorola

Espero que essa aquisição não afete a área de celulares, pois a Nokia declarou recentemente que não utilizará Android em seus celulares.

placard
21-07-2010, 19:55
Não, é só a parte de equipamento para redes... ou seja, isso é só do outro lado da linha... das telecoms... do lado de cá continua do jeito que está. ;)

fabioing
26-07-2010, 11:16
Pessoal,

Gostaria de recomendar a utilização do software MECANTO. É possível baixá-lo através do site http://www.mecanto.com/

Esse software funciona da seguinte maneira. Você instala ele no seu micro e um client no seu Android. Através dele é possível ouvir as músicas que estão no seu micro sem a necessidade de transferir para a memória do celular. Basta usar a conexão Wi-Fi disponível.

Eu por, exemplo, instalei o aplicativo no meu micro estou ouvindo minhas músicas no meu trabalho.

É show de bola.

Um abraço a todos.

fcc
26-07-2010, 22:29
Srs, entrei pro clube hoje. Esperando chegar. comprei pelo fastclub.

Além das excelentes dicas de programas do Placard alguém pode postar mais ?

Site, programas úteis etc ?

estou saindo de um HTC básico direto pro Milestone. Estava em dúvida entre ele e um iPhone, mas como gosto de liberdade para mexer escolhi o Android.

Abs.

Guilherme Gomes
27-07-2010, 07:03
Srs, entrei pro clube hoje. Esperando chegar. comprei pelo fastclub.

Além das excelentes dicas de programas do Placard alguém pode postar mais ?

Site, programas úteis etc ?

estou saindo de um HTC básico direto pro Milestone. Estava em dúvida entre ele e um iPhone, mas como gosto de liberdade para mexer escolhi o Android.

Abs.

Vai no http://www.appbrain.com e baixa o app deles. Tudo do market está lá.

Essa é minha lista dos apps instalados atualmente: http://www.appbrain.com/user/ggomes/apps-on-the-phone

nand0
27-07-2010, 08:48
Fiquei ontem procurando como colocar uma MP3 como toque e não achei essa opção na seleção de toques, lendo dicas na internet baixei Rings Extended e agora posso selecionar a mp3.

fcc
27-07-2010, 12:05
Legal a lista e o site !

Obrigado.

e tem um lista dos INDISPENSÁVEIS ?

Ahhh o Milestone tem aquela função igual d iPhone de coloca-lo com a tela virada pra mesa e ele entra em modo silencioso (útil em reuniões isso) ?

Alguém fez o root ?

Abs e vou encher o saco aqui hehehe.

Ansioso que o brinquedo novo chegue.

placard
27-07-2010, 14:57
Não fiz root, não vejo necessidade pra mim. Quando a indispensável, é algo subjetivo... pra mim os que mais uso ou os que seriam mais úteis em emergências do dia-a-dia estão em negrito:

Advanced Task Killer | Fechar um programa para liberar memória. Normalmente o Android é bom gerenciando o multitask, e você deve até evitar usar essas coisas, mas é sempre bom poder.
Airplane Mode Toggle | Widget óbvia.
Antennas | Permite saber a localização das torres de celular das redondezas (da sua operadora). Interessante.
APN Brasil | (Des)ativa 3G e configura o APN automaticamente baseado no seu chip (Oi/Vivo/Claro/etc.).
Barcode Scanner | Óbvio também. Permite buscar os resultados.
Bubble | Nivelador que imita os reais com tubos de água e bolhas de ar. Funciona bem e possui calibrador. Nunca é usado até o momento em que você precisa de um real e não tem perto.
RealCalc Scientific Calculator | Calculadora bem mais avançada, e com suporte a notação polonesa reversa (RPN, essencial pra mim).
ConnectBot | Cliente SSH. Uso para gerenciar a rede da minha casa.
ConvertPad Unit Converter | Conversor de unidades muito completo, com muitos atalhos e facilidades voltadas para toque. Muito útil em alguns momentos.
Ebuddy Messenger | Para o MSN/AIM/etc., acho melhor que o Fring. Mas não substitui este no Skypeout, claro.
EStrongs File Explorer | Ainda acho o melhor "gerenciador de arquivos" do Android.
Fring | Cliente MSN/AIM/Skype etc. Uso muito para Skype/Skypeout e menos para chat. Vale a pena ter.
Goggles | Reconhece coisas usando a câmera+Google Imagens.
Google Sky Map | Mapa do céu e constelações, usando GPS, acelerômetro, bússola etc. Permite apontar para um objeto e ele mostra o nome. Não é tãaaaao preciso (ângulo de apontamento), mas é mais que suficiente para identificar as coisas no céu.
GPS Status | GPS completo, inclusive círculo celeste com a posição dos satélites e com a posição de apontamento do telefone.
LED Light | Widget que acende o flash LED da câmera como lanterna. Muito útil.
Magic 8-Ball | A velha bola vidente de Toy Story. É o programa que as pessoas mais gostam no meu telefone. :p
Metal Detector | Um detector de metais que realmente funciona, para alguns tipos de metal e só estando perto. Possui calibrador.
Network Discovery | Descobre computadores numa mesma subnet e escaneia portas.
Network Info II | Informações completas da rede GSM, 3G, WLAN... IP, células (inclusive vizinhas) etc.
Only One | O velho resta um. Quando você aprende a deixar 1 no meio fica chato. Só serve para mostrar para os outros como ganhar.
Rings Extended | Atividade de nível global que permite substituir o programa padrão do Android, e escolher qualquer arquivo como tom de campainha. Como é universal, funciona independentemente da aplicação (alarme, fone, e até de terceiros que precisem de ringtones).
Ringz | Quebra-cabeça muito bom. Fácil, mas permite baixar novos pacotes de níveis.
StopWatch | Cronômetro e temporizador. Uso diariamente. Excelente interface.
Stream Furious | Rádio pela Internet. Dá pra ouvir tudo que for baseado em Shoutcast.
Where's My Droid | Permite mandar uma SMS para o telefone e ele ficará tocando vol máximo por um tempo pré-determinado até você encontrar e pegar (acelerômetro). Muito bom para quem vive esquecendo o telefone no silencioso. ;)

No mais, andei descobrindo que realmente o meu Milestone suporta as frequências 3G do Brasil, e não apenas 2100 como eu estava pensando antes, apesar de ser um europeu.

Aqui testei com Claro e Vivo, que supostamente devem ser 850 e 2100 onde moro, e funcionou perfeitamente o HSDPA. :aplauso:

[']s

Sir Cid
28-07-2010, 02:27
Alguem ja usou o controle do XBMC para o Android?

fcc
29-07-2010, 23:00
Chegou.

Du cassetete !!! hehehe

Depois falo mais.

Abs.

maugus
30-07-2010, 00:31
Comprei para a minha esposa um milestone e eu tenho um iphone, até o momento somente encontrei o bump para trocar arquivos entre os 2, alguém sabe mais algum app que permite esta troca de fotos e contatos pois o bump trava direto. Obrigado !

---------- Mensagem adicionada às 00:31 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 00:27 ----------

Já chegou o fim de julho e ainda não saiu o froyo (android 2.2) para o milestone, por acaso alguém aqui já testou oMotoFrenzy ?

nand0
30-07-2010, 08:27
Comprei para a minha esposa um milestone e eu tenho um iphone, até o momento somente encontrei o bump para trocar arquivos entre os 2, alguém sabe mais algum app que permite esta troca de fotos e contatos pois o bump trava direto. Obrigado !

A Motorola ainda não decidiu se o Milestone terá a versão 2.2.

JorgeM
30-07-2010, 08:58
placard,

excelentes suas dicas de programas. Alguns eu não conhecia e já baixei!

fcc
30-07-2010, 09:02
Bom dia.

Tenho um amigo que trabalha no depto de engenharia e homologação de aparelhos da TIM e a posição oficial é que não haverá o 2.2 até o fim do ano.

Para ano que vem não se sabe. Ou seja tá indefinido ainda essa história.

Mas isso não é problema. A comunidade ta aí pra isso mesmo. Inclusive já tem Milestone rodando Froyo lá fora.

Abs.

EDIT: como é o teclado de vcs quando fechado ? ele tem uma folga se empurrar um pouco nas laterais ou precisa de força ? To achando que o meu ta meio mole, empurrando na lateral.

Vejam aqui: http://www.4shared.com/video/zTELwyRa/MVI_2844.html

Não é um folga absurda, mas pelo q li era pra ser bem duro e fixo.

Outra coisa: quando o telefone esta com a tela apagada e vc toca no botão de cima, aparece a tela para destrava-lo e caso vc não destrave por quanto tempo a tela fica acesa ? A minha fica somente exatos 5 segundos....e pelo que vi esse tempo não há como configurar, confirmam ?

fabioing
30-07-2010, 10:20
fcc,

As informações estão muito desencontradas. Já vi notícias (rumor) que o Froyo será lançado em 06/08.

Veja esse link: http://androidspin.com/2010/07/26/froyo-to-roll-out-on-3-devices-next-week/

Vamos torcer para que a informação seja verídica.

Um abreaço,

fcc
30-07-2010, 11:14
Fabio,

a info que tenho é pro Brasil.

Realmente isso tá uma zona.

O aparelho tem condições de receber o Froyo...agora...se a Motorola não liberar vai ser um tiro no pé, creio eu.

Que app de GPS vcs estão usando ? E qto pagaram pro full ou alguma dica ? *** respondendo a mim mesmo *** Instalei o Sygic e ta completinho.

Abs.

p.s. alguem viu o vídeo que postei ??

fabioing
30-07-2010, 13:32
FCC (Desculpe-me, não sei seu nome),

Eu testei por um tempo o Navigon. Achei bacana, só não me agradaram duas coisas, é português de portugal e não encontrei mapa atualizado, o que fez com que o software me sugerisse a conversão em uma rua onde hoje é proibido. Ainda não testei o Sygic. Pelo que sei o registro do Motonav custa US$ 59,00. Meio salgado.

Sobre o vídeo, ainda não puder ver pois no meu trabalho é bloqueado. Verei de noite e te falo.

Um abraço,

Hinotori
30-07-2010, 14:14
A notícia já saiu no GSM Arena, um dos funcionários chaves da Motorola já falou em seu blog que não foi feito um pingo de trabalho para colocar o Froyo no Milestone até agora, e que ele está tentando convencer as pessoas lá dentro que é importante. Infelizmente, corre o risco de não ter froyo oficial para o Milestone.

fcc
30-07-2010, 14:19
Hinotori, se isso ocorrer, repito, é um tiro no pé....alias na nuca pra uma CIA que esta se reerguendo com o Milestone e outros....

Fábio, meu nome é Flávio ( antes aparecia ali no cadastro, agora sumiu, vou recolocar ) :)

Estou com Sygic instalado, ainda não usei. Ah é voz feminina PT-BR !!!

No HTC eu tenho o TomTom ( gps externo com BT ) e gosto muito. Como ficou com a patroa, se precisar ta na mão.

Mas pelo que vi o Sysgic vai dar conta. caso queira me manda uma MP para falarmos melhor.

Abs.

placard
30-07-2010, 14:57
Problemas legais de não se ter Froyo no Milestone

O Milestone, quando foi vendido, tinha (e tem na caixa) o aviso de "FLASH READY" (pronto para Flash). Pelo menos o meu tinha, importado. Como se sabe, publicidade vincula o fornecedor do produto (Código do Consumidor, art. 30 se não me falha a memória), então é razoável o consumidor exigir que o produto tenha Flash em algum momento no futuro. Eu pergunto: o de vocês têm esse aviso na caixa?

Como também se sabe, flash só virá com o Froyo. Portanto, do ponto de vista jurídico, a Motorola tem obrigação de disponibilizar o Froyo no Milestone, ou pelo menos reembolsar o consumidor. E nem se pode falar expiração de garantia, pois como a publicidade foi feita para o futuro, é óbvio que ela não pode expirar por vontade omissiva do próprio fornecedor, pois isso se equipara logicamente à publicidade enganosa (é o mesmo que simplesmente anunciar enganosamente).

Óbvio que não existe um prazo fixo nesse caso, mas é razoável imaginar que o prazo deve ser de alguns meses até que o Froyo comece a aparecer. Especialmente a partir da atualização do Droid.

Claro que eu não espero que nenhum promotor inicie uma Ação Civil Pública no Brasil por causa disso. Mas vale lembrar que o Milestone é, essencialmente, um telefone europeu, e pelo menos na Europa as instituições estão num patamar civilizatório muito mais avançado, inclusive quanto aos EUA (que ainda é muito selvagem nesse aspecto). Eu não tenho como exigir isso (o meu é europeu importado), mas vocês têm. ;)

Froyo no Milestone através da Motorola

Como eu tinha dito e todo mundo já sabe, o Droid com certeza terá. O Milestone é o mesmo telefone, exceto por ser gsm e não cdma (eu acho) como o Droid. Além de não requerer muito trabalho, já que presumo eu que a programação lógica do hardware seja semelhante (talvez até igual) ao que eles já possuem para outros celulares. E como disse, o que mais muda no hardware é idêntico nos dois.

Seria um tiro no pé, além de uma péssima mensagem para uma empresa que quer se redimir. Sem falar nos problemas legais, como eu falei acima.

Possibilidades de se ter Froyo pela comunidade

Quem tiver o Milestone e não puder atualizar, e nem modificar (bootload assinado), com certeza não comprará outro Motorola, claro, já que o legal de Androids e smartphones é funcionar como um computador, atualizando por obsolescência real, e não a programada que essas fabricantes empurram.

Devido ao Tivoization (assinatura do bootloader), é impossível instalar coisas como cyanogen. Porém, como já falaram, instalar o Froyo (mesmo sem suporte) não é impossível no Milestone, não é tão drástico e de tão baixo nível no sistema como um cyanogen, por exemplo. Tanto que algumas pessoas já fizeram isso. É possível já que para o bootloader não há mudança.

Portanto, mesmo que a Motorola não disponibilize, não acredito que teremos grandes problemas como obsolescência programada, já que 2.2 seria o fim útil do hardware mesmo... pois o Android 3 já seria forçar demais. Por isso inclusive que comprei importado, mesmo correndo o risco de não poder me valer de vias judiciais pra isso.

Aliás, justamente pelo fato de não ser algo de outro mundo, tecnicamente falando, é que espero SIM a atualização para 2.2 no futuro.

Folga no teclado

O vídeo está ruim, não dá pra ver direito. O meu é bastante rígido, não tenho do que reclamar.

De fato, se a tela não estiver nas duas posições finais, ela pode ser girada pela ponta do menu (embaixo, lado esquerdo), mas muito pouco. Isso é esperado já que não existe mecanismo de força de trava (compreensível pra manter o telefone fino), desde que a folga não seja grande, claro. No meu só se percebe se realmente forçar, ou abrir pela ponta... eu abro pelo meio, que é o lugar certo: é quase como abrir um notebook... você abre pelo meio, não pela ponta.

Além disso, com o teclado fechado, no mesmo local (embaixo, lado esquerdo do menu), a tela pode ser pressionada (para junto do teclado), e é possível ceder, mas é muito (!!!) pouco, menos de um milímetro. Menos de um milímetro numa parte móvel de plástico é compreensível, na minha opinião. :riso:

Ou seja, folga existe e até esperado. Mas se a folga é muito fácil de ceder (telefone semi-aberto), aí é possível que você tenha algum problema sim. Digamos algo "menos-que-perfeito".

fcc
30-07-2010, 15:26
Concordo com tudo Placard !

Na minha caixa (acabei de olhar) não tem FLASH READY.

Sobre a folga, sim se apertar próximo do menu afunda um pouco, mas acho q mais de 1mm.

Vou fazer outro vídeo melhor, desconsiderem aquele. Eu como nunca mexi em um não sei. Hj a noite vou num shopping ver como é. Não to preocupado com isso pois tenho até 7 dias pra troca na FAST. Mas quero ele certo, afinal é um produto caro.

Abs e ja upo o vídeo.

VIDEO UPADO: vejam se melhorou.... http://www.4shared.com/video/0zxfM9Iu/MVI_2845.html

Abs

nand0
30-07-2010, 16:04
fcc,

As informações estão muito desencontradas. Já vi notícias (rumor) que o Froyo será lançado em 06/08.

Veja esse link: http://androidspin.com/2010/07/26/froyo-to-roll-out-on-3-devices-next-week/

Não confunda DROID com Milestone.

placard
30-07-2010, 16:06
Sim, por mais que seja compreensível uma atualização seguida, não é a mesma coisa, como eu disse na página 2 eu acho.

Primeiro, conseguiram driblar o boot assinado com kexec. Não vou explicar, mas basta dizer que isso abre um caminho para atualizações mais abrangentes. Minha informação estava desatualizada, portanto. Parece ser promissor. Vi agora.

Segundo, eu realmente não consigo compreender as fabricantes. Elas teimam em continuar com o modelo de firmware, quando é óbvio que os telefones já chegaram no estágio que os computadores chegaram (na década de 80 eu acho). Elas teimam em não disponibilizar atualizações de software como uma forma de forçar a pessoa a comprar mais hardware, algo ultrapassado para hoje. Eu mesmo digo que parte do declínio da Nokia ultimamente se deve a isso. Motorola, idem (apesar de tentar se reerguer).

E nem se diga que isso é justificável do ponto de vista acionário. NÃO É. Basta ver os exemplos... os roteadores (ainda) seguem a mesma lógica: para ter funcionalidade de software, você compra um novo.

Porém, o Linksys WRT54G (o antigo que tenho até hoje, o atual WRT54GL) provou que isso não é verdade: chegou uma época em que as vendas de WRT54G superavam as vendas de todos os outros roteadores disponíveis no mercado juntos. Basta ver os históricos de lojas como Newegg, por exemplo. E foi só depois de cair a ficha que a Cisco passou a trabalhar mais em cooperação com esses desenvolvedores.

Por isso, não consigo compreender o porquê da Motorola tentar trancar tanto o Milestone. Nos EUA, me parece que o Droid não tem essa limitação. Mas o Droid X possui, e inclusive impede o uso do telefone até que você reinstale o sistema original (http://www.downloadsquad.com/2010/07/16/motorola-droid-x-brick-self-destruct?icid=sphere_blogsmith_inpage_engadget). Um absurdo.

nand0
30-07-2010, 16:12
Bom dia.

Tenho um amigo que trabalha no depto de engenharia e homologação de aparelhos da TIM e a posição oficial é que não haverá o 2.2 até o fim do ano.

Para ano que vem não se sabe. Ou seja tá indefinido ainda essa história.

O problema aqui é com a Motorola, foi a mesma coisa com a 2.1. O Hardware é compatível mas por uma decisão de mercado eles ainda estão analisando se teremos a versão 2.2 ou não. Essa é a posição oficial da Motorola.

Mas isso não é problema. A comunidade ta aí pra isso mesmo. Inclusive já tem Milestone rodando Froyo lá fora.

Não é a mesma coisa. A motorola tem bootloader assinado, ou seja, qualquer coisa feita pro Milestone tem um pouco de queda de desempenho, e a última atualização feita pela comunidade tira o funcionamento da Câmera.

EDIT: como é o teclado de vcs quando fechado ? ele tem uma folga se empurrar um pouco nas laterais ou precisa de força ? To achando que o meu ta meio mole, empurrando na lateral.

O meu é firme e tem que fazer um pouco de força (nada demais) pra ele abrir, não tem folga nenhuma.

Outra coisa: quando o telefone esta com a tela apagada e vc toca no botão de cima, aparece a tela para destrava-lo e caso vc não destrave por quanto tempo a tela fica acesa ? A minha fica somente exatos 5 segundos....e pelo que vi esse tempo não há como configurar, confirmam ?

Não existe opção para configurar esse tempo, o que você pode fazer é desabilitar a lock screen. "Disable lock screen".

Hinotori
30-07-2010, 16:24
Só para esclarecer:

http://blog.gsmarena.com/froyo-not-coming-to-the-motorola-milestone/

O Diretor de Marketing da Motorola que deu a notícia. Então imagina, pra um diretor de Marketing falar algo que é bem prejudicial, é fato que o Froyo pro Milestone ainda nem entrou no congelador (afinal é Frozen Yogurt, não se faz no forno eheheh)... Espero mesmo que atualizem pro Froyo, mas, mesmo que decidam atualizar, vai levar um tempo, como dito pelo próprio diretor de Marketing. Uma vez que se decida pelo Froyo, ainda vai levar uns bons meses até ele aparecer realmente. E o Droid e o Milestone tem o hardware similar, exceto pelo rádio, um tem rádio GSM/HS*PA e outro tem o rádio CDMA... Mas, tem outra diferença, o Milestone tem bootloader diferenciado e bloqueado, diferente do Milestone... E vale lembrar, que o Milestone na China por exemplo tem rádio enquanto no resto do mundo e no Droid não tem... Então o tratamento diferenciado não é lá uma grande surpresa... Só torço para que façam um esforço sincero para trazer o Froyo pro Milestone, pois realmente não ter o Froyo oficialmente é uma baita sacanagem visto que o telefone tem todas as condições para rodar o Froyo... Vamos ver como essa história termina.

placard
30-07-2010, 16:31
Pois é, Hinotori, mas não é de hoje que se atualiza os telefones em séries distintas. Com 2.1 mesmo foi assim. Inclusive não é de hoje que alguns mercados obtêm a atualização e outros não (embora isso seja péssimo para RP).

Tudo é especulação, claro, e apenas vontade. Mas uma coisa é certa: você não pode anunciar um celular com um browser "flash ready" e não cumprir as condições do anúncio (que inclusive comparava o telefone ao iPhone por isso). Isso sim dá problema sério, especialmente na Europa. Honestamente, no fim é o único motivo mesmo que acredito poder forçar a Motorola a trazer essa atualização.

[']s

nand0
30-07-2010, 16:36
Como eu disse, a decisão não é técnica é de mercado.

Sobre o Droid ele vai receber atualização por ser um GED (Google Experience Device), ou seja, quem desenvolve o SO pra ele é o Google, o Milestone não é GED e quem desenvolve é a Motorola.

fcc
30-07-2010, 16:40
Obrigado pelas respostas.

O meu tem aquela folga do vídeo....poxa.....

Hj vou na loja ver como é...não atrapalha em nada, mas firme seria melhor.

Viram o video novo ? para ver se to paranoico.

Abs.

placard
30-07-2010, 17:01
Agora deu pra ver. No meu:

Com o teclado fechado, é possível fazer isso que você fez (até os 18 segundos do vídeo). Mas tenho a impressão que o seu faz mais... quase o dobro, especialmente na parte de baixo. Tenho a impressão que o meu é mais rígido.

Com o teclado aberto, a tela não se move. Não tem folgas, exceto obviamente se eu tentar abrir, e aí ela abre um pouco (existe um recesso pra isso, semelhante ao que você mostra no vídeo, mas só se move se tentar abrir o teclado de propósito). Não ficou claro pra mim se você está tendo folgas aí (24 segundos).

Mas uma coisa é certa: eu NÃO tenho a mesma folga que você mostra dos 28s até o final do vídeo (teclado fechado novamente, pressionando a tela pra baixo). O meu é coisa de menos de milímetro na parte de baixo (menu touch), e absolutamente ZERO de folga no lado de cima da tela (sensores e nome Motorola), acabei de verificar aqui no meu.

Ou seja... o seu parece ter mais folga quando aperta pra baixo com o teclado fechado, mas muito pouco. Talvez, digo talvez, você esteja um pouco paranóico. Mas se você está achando ruim, pegue outro Milestone e teste. Veja se é coisa da sua cabeça ou não. :tu:

De qualquer forma, eu não abro muito meu teclado (uso mais o touch), então pode ser que o meu não tenha "gasto" o bastante ainda. Reafirmo que o meu é bastante sólido e "no lugar". Passa a idéia de muita solidez, inclusive faz poucos dias que derrubei no chão e só arranhou um pouco uma quina (imperceptível porque é tudo preto, só vê contra a luz). Continuo com a impressão que foi um dos celulares mais bem construídos e de boa aparência e qualidade exterior que já vi.

[']s

fcc
30-07-2010, 17:17
Pois é. Fiquei encucado pq li q o teclado era bem duro e firme e o meu ta como no video.

Hj verei na loja um e conforme for solicito a troca.

Editando: a tela com teclado aberto não tem folga. Só com ele fechado e na parte contrária onde temos o teclado não há folga (lado do botão da cam).

Abs e obrigado.

fcc
30-07-2010, 21:41
É....fui numa loja.

Peguei um Milestone e.....o meu tá muito frouxo.

To p...da vida.....

O problema é que aqui no ES não tem Fastshop e a retirada demora muito e até me enviarem outro vou ficar quase 30 dias sem fone, fogo.

Vou tentar com um amigo no RJ pra ver se ele resolve pra mim numa loja física ou tentar com o vendedor da club fast.....fogo.

P da vida....

Abs e obrigado a todos pela ajuda.

Abs.

fcc
30-07-2010, 23:27
Good news ?!!!

http://www.androidcentral.com/original-droid-getting-android-22-next-week

Leiam os comments.

e: https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades

Sir Cid
30-07-2010, 23:52
Só estou esperando minha empresa fechar um contrato com a operadora para pegar o bichinho, estou babando.

fcc
31-07-2010, 14:29
Srs, em 3 dias usando já da pra ter uma opinião do que será o aparelho no dia a dia.

O aparelho em si:

Como falam os reviews é um celular de tiozão. Totalmente quadrado, com um queixo (parte inferior), todo preto com pequeno detalhe em dourado fosco atras e botão da camera tambem dourado.

Corpo robusto, sólido, com vidro Gorila Glass que impede arranhões dentro da bolsa ou bolso (tem video review no tubo onde um cara passa a chave no vidro e não arranha), isso é legal pois dispensa o uso de película que segundo a galera que usou, faz perder parte da facilidade de mexer com a tela touch.

Fino para um aparelho com teclado QWERTY, mas achei pesado. Pelo formato quadradão é ruim de carregar num bolso de calça jeans por exemplo. Gostei do teclado, a noite fica iluminado e tem um direcional bem útil do lado direito. Infelizmente como já dito o meu veio com problema de alinhamento ou regulagem. Está meio frouxo e solicitei a troca. Mas o que vi ontem na loja é bem firme e justo, combinando com a robustez do aparelho.

Câmera de 5 MP (dizem que é uma ***** e dizem ainda que é problema de software e que foi otimizado na versão 2.1 mas ainda esperando melhoras - não testei a contento e não tenho parâmetros).

Tela sensacional ocupando quase a totalidade do aparelho, a resolução é fantástica e conta ainda com regulagem do brilho automática conforme o ambiente. O alto falante ainda não tenho como avaliar, mas me pareceu bom, até porque isso não é um som hi-end e sim um telefone, o aúdio no viva voz é bom e a qualidade da ligação é muito boa mesmo.

Saída de fone P2 universal o que te da opção de plugar o fone de sua preferência (diferente do HTC). Carregador bem legal é uma peça onde vc encaixa o mesmo cabo USB (micro usb, não mini) que usa para plugar na USB do micro. Carregador veicular todo estiloso que lembra uma lente de aumento, exagerado mas cheio de design.

OS Android 2.1

É a última versão oficial aqui em terra brasilis, segundo a Motorola o Droid lá fora receberá a atualização pro 2.2 (https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades) aqui é uma incógnita e como disse o Xico até o fim do ano nada.

OS muito rápido, muito mesmo comparado ao Win Mobile que é o único que conheço desde os tempos do iPaq. Facilidade absurda de instalação, basta ir ao market pelo fone e baixar ou executar o arquivo apk, mas essa facilidade a galera q usa iPhone já deve conhecer mas a diferença é que aqui não tem q passar nada pelo itunes é tudo na nuvem.

Falando em nuvem a integração com o Google é redonda. Vc de cara configura sua conta Google e depois mais contas de email e tudo é syncado ( agenda, contatos, email ) fazendo o ciclo perfeito. Como eles querem pegar uma parte do mercado corporativo ( atingindo ai em cheio os Blackberrys ), não esqueceram das contas exchange, contando ainda com agenda google e agenda corporativa ( são 2 softs separados dentro do fone ).

As redes sociais através de seus apps também são atualizadas quando o telefone está online. Estou usando o app nativo do Twitter e achei sensacional.

As notificações de serviços são mostradas na barra superior e não atrapalham o que vc esta fazendo. Basta fazer um down slide e pronto, tá tudo ali. Rodei um monte de apps em segundo plano e não notei engasgo algum na performance.

Um defeito absurdo do OS. Não poder instalar nada no cartão ( dizem que com o Froyo isso muda ). tem como burlar isso fazendo o root, mas não sei se vale a pena. O problema é que vc vai instalando tranqueiras e quando vê não tem mais espaço e isso inclusive faz parar de receber as notificações on line ( emails etc ).

O Android Market cresce a cada dia e tem uma gama de apps bem legais, que otimizam a utilização do fone. Quem tem conta com limite de dados, deve instalar um programa pra esse controle (devia ser nativo) visto que o OS por default tenta sempre se conectar na nuvem.

Bateria: dizem que melhorou com a atualização pro 2.1. Não tenho como avaliar ainda. Hoje ta direto aqui com wifi desde 7hs da manha e a bateria está em 60%, vamos ver até o fim do dia.

GPS - sem condições para avaliar. Instalei ontem o Sygic e tirando o mapa que ta meio desatualizado, vai adiantar. Alias tem vários programas que se utilizam do GPS para coletar dados de localização etc etc.

Outra coisa legal é que todo programa que vc instala, antes é exibido um aviso dizendo que acesso ele terá ao telefone ( sistema, rede, dados pessoais etc ). Basta ler.

Bem, acho que por enquanto são essas as impressões que tenho nesses 2 dias.

Agora resta esperar a troca e começar a usar no dia a dia para amadurecer minhas opiniões.

Flávio

placard
31-07-2010, 16:18
Muito bem, é mais ou menos por aí mesmo. :tu: Só acho quase impossível entrar no mercado de Blackberrys de verdade. Tem coisas no mundo BB que vão além do telefone... :)

O causo do "install to SD" vem no Froyo sim. Inclusive os APPs do market já estão incluindo o suporte. O meu não veio com carregador de carro. :( O USB é bom porque é modular. Usa o mesmo cabo até pra conectar e carregar pela porta USB. Eu uso um da Nokia que é menor (uns 10 a 15 cm) e mais prático para usar no computador.

Quanto às permissões dos APPs, aqui vale a pena o aviso:

O "acesso à Internet" não quer dizer que o APP pode roubar seus dados. Desconfie de quando um programa não faz nada na Internet e ainda assim precisa dessas permissões. Mas muitas vezes é apenas uma forma do programa mostrar os anúncios. O principal para ficar de olho é nas permissões de leitura de dados: isso normalmente vem na permissão "Read alguma coisa" (Read phone state and identity, Read contact information etc.). Enfim, usar o bom senso.

E por fim, mais dicas de programas:

Essa semana estive procurando uma widget que permitisse mostrar os contatos de forma rolável na tela principal. Parece que o aplicativo "HOME" (sim, a tela principal com o menu de APPs é um programa em si :p ) não suporta esse tipo de widgets (roláveis).

Procurei e achei ontem o programa "Launcher Pro" (Federico Carnales), e depois instalei "Scrollable ContactWidget" (Florian Sundermann), "ToDo List Widget" (ChrisBailey) e "Android Agenda Widget" (Everybody All the Time).

Outro app muito bom é AudioManager Widget. Permite que você mude todos os sons do sistema de forma centralizada, na própria inicial.

O telefone ficou tão diferente e tão melhor que não dá nem pra explicar. Vejam vocês mesmos. :concordo: Ah, e não tem problema quanto ao gasto de bateria não, aqui está a mesma coisa pelo que estou vendo.

[']s

fcc
31-07-2010, 17:23
Placard,

pq essa afirmação dos BB´s ? pergunto pois já mexi num e não adianta não consigo gostar da interface, acho complicado, esquisito.....o q tem que eles conquistaram taaanto o mundo corporativo ?? :)

Sobre o Launcher Pro, eu instalei e realmente fica outra coisa, lembra um programa q usava para gerenciar a interface no HTC (esqueci o nome), mas realmente com ele o telefone muda, sem dúvidas. Não postei lista ainda pois estou em fase de entulhar o fone e depois filtrar.

Vou testar esses que vc postou.

Bom que quando chegar o outro ja instalo somente os certos !!!

Abraços.

EDIT: legal o widget contatos, mas não gostei somente a forma q exibe, ele só configura o tamanho na vertical, legal seria a possibilidade de colocalo na horizontal x número de linhas....ele fica como um menu vertical...achei esquisito....mas é um atalho bem útil e rapido pra ligar, sem duvidas.

placard
31-07-2010, 18:43
Leia o que eu disse: "Tem coisas no mundo BB que vão além do telefone..."

Existem muitos serviços, sistemas descentralizados, que funcionam e são voltados para BB. Junte-se a isso a imagem e o "recanto seguro" que o sistema da RIM se tornou para o mundo corporativo e você tem isso: "não mude em time que está ganhando". Empresas não mudam pelo prazer de testar o novo e moderno, não são como nós. O dinheiro é contado, ainda que seja muito. E sempre tem o risco do desastre desnecessário.

É pelo mesmo princípio que se entende porque a NASA continua usando computadores com 1MiB de RAM para toda a sequência de lançamento do ônibus espacial. :concordo:

[']s

ps.: eu também prefiro os contatos na horizontal, tal como alguns Nokias possuem. Mas só achei vertical, que por enquanto é melhor que nada.

fabioing
31-07-2010, 19:15
Good news ?!!!

http://www.androidcentral.com/original-droid-getting-android-22-next-week

Leiam os comments.

e: https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades

Flávio,

Pelo que vi no segundo link que você postou ainda não há previsão do Froyo para a América Latina, só upgrade para a versão 2.1. Veja só:
MILESTONE (Latin America)Upgrade to Android 2.1 for select countries/carriers* is currently rolling out in stages

---------- Mensagem adicionada às 19:15 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:10 ----------

Concordo com tudo Placard !

Na minha caixa (acabei de olhar) não tem FLASH READY.

Sobre a folga, sim se apertar próximo do menu afunda um pouco, mas acho q mais de 1mm.

Vou fazer outro vídeo melhor, desconsiderem aquele. Eu como nunca mexi em um não sei. Hj a noite vou num shopping ver como é. Não to preocupado com isso pois tenho até 7 dias pra troca na FAST. Mas quero ele certo, afinal é um produto caro.

Abs e ja upo o vídeo.

VIDEO UPADO: vejam se melhorou.... http://www.4shared.com/video/0zxfM9Iu/MVI_2845.html

Abs

Flávio,

Desculpe-me pela demora, mas realmente acho que seu aparelho está com problema. No meu aparelho não existe nenhum tipo de folga. É bem justo.

Um abraço,

fcc
31-07-2010, 20:26
Placard,
entendi o alem telefone por isso perguntei, e tem logica sua explicaçao, claro. :)

Fabio,
sim ta com problema ja solicitei a troca,obrigado!

E sobre a atualização pelo menos sair la fora já um alento, pois sinaliza que pode sair aqui, creio.....

Edit

Pessoal,

baixei um programinha chamado EVERNOTE no Android, mas instalei a versão pro windows tb. Putz.....muito legal, não conhecia.

Te permite guardar tudo (notas, audio, video, fotos, páginas etc), e quandoo synca vc ve nos locais que tem instalado ou na web mesmo. Sensacional.

fcc
01-08-2010, 14:00
Vamos movimentar o clube !

bem, estava procurando um app que me permitisse enxergar os computadores de minha rede wifi em casa (meu note, o da patroa e o WDTV Live). Achei o ES File Explorer.

O programa é bom, mas a rede não aprece na árvore direto, vc tem q dar uns cliques até chegar na rede e com ela enxerguei meus computadores ( ele não mostra o nome e sim o IP que o cara tem ). E a partir dali vi as pastas que estão compartilhadas. Show.

Mas, precisa de algo mais, do tipo...do vendo algo no WD e quero pegar uma legenda nova sem ir ao micro. Consegui baixar a legenda, mas não consegui direcionar a pasta que desejo para fazer o download. O OS direciona automaticamente para pasta download, se alguem souber como mudar....me diga, pois não achei.

Mas alem disso tudo a legenda vem compactada. Pelo descompactador do programa, não sei pq, não funcionou, entao baixei o Androzip que funciona na boa.

Assim posso baixar o arquivo pro Android, descompactar e depois jogar via rede pro WDTV.

O problema é que não consegui fazer num app somente....

Alguma dica ??

Abs.

placard
01-08-2010, 15:17
Que eu saiba, o ES possui um atalho para copiar e colar um arquivo num determinado local.

Não entendi porque você está precisando "baixar" pra pasta de downloads.

fcc
01-08-2010, 16:46
Placard,

queria a possibilidade de escolher o local aonde baixar o arquivo. O sistema direciona para pasta downloads.

Alias, vc sabe aonde reseto pras configs de fábrica, apagando TUDO, inclusive os contatos ? Tenho que deixar pronto para troca.

Abs.

placard
01-08-2010, 23:59
Na verdade, falo que o ES Explorer possui um atalho para copiar e colar. Acho que você segura o dedo em um arquivo (long press) e aparece um menu com a opção colar. Aí você vai na pasta destino e tem lá a opção pra colar. Acho que é no menu, ou com um toque longo em algum local em branco. Veja lá que é bem intuitivo, não lembro agora.

Para resetar, tem a opção nas Configurações, em privacidade se não me engano. Aqui é "Factory Reset Phone".

Mas lembre-se que o que está no cartão de memória não é apagado. Nesse caso é bom ver o cartão e apagar ou salvar o conteúdo pessoal (fotos, apps, configs etc.).

[']s

Abcdista
02-08-2010, 08:08
Sobre copiiar, colar e apagar, ontem descobri um programa excelente, Root Explorer. Muito bom e completo. Foi o único em que não senti falta de algo.
Fica a dica.

---------- Mensagem adicionada às 08:08 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:07 ----------

Sobre copiiar, colar e apagar, ontem descobri um programa excelente, Root Explorer. Muito bom e completo. Foi o único em que não senti falta de algo.
Fica a dica.

fcc
02-08-2010, 08:15
Placard, sim copiar e colar ok.

Mas ideal seria abrir uma opção para salvar na pasta que quiser.

O processo no meu caso ficou mais longo, mas é possível fazer sim.

Vou conferir a outra dica do amigo.

E obrigado tb pelas infos do reset e do cartão.

Abs.

fabioing
02-08-2010, 09:36
Pessoal,

Hoje infelizmente tive meu primeiro problema com o Milestone. Não sei se realmente foi com ele ou com algum software.

Nesses últimos finais de semana, em função das férias escolares, houve aqui em Curitiba uma série de apresentações teatrais voltadas para o público infantil. Levei meus filhos a algumas delas e tirei uma série de fotos utilizando o aplicativo Vignette (até então o achava ótimo).

Hoje, ao tentar mostrar as fotos para um amigo, descobri que não as tenho mais. Nenhuma delas. E ontem em casa estavam certinhas no cartão de memória.

Tentei instalar um aplicativo para recuperação de arquivos deletados mas, infelizmente, não existe nem sinal das fotos.

Que ódio!!!

Sei que errei em não fazer backup ou transferir para o micro, mas ...

Então, fica aqui a dica, sempre que tirarem fotos ou filmarem algo, imediatamente façam backup.

Aproveitando, aguém conhece algum aplicativo eficiente para tentar recuperar essas fotos?

Um abraço a todos.

fcc
02-08-2010, 09:55
Que estranho Fábio.

Tenta o RECUVA da Piriform ( é pra PC ok, ai tem q ver o SD pelo PC, creio )

Isso tem cara de ser problema de soft e nao de hard.

Abs.

fabioing
02-08-2010, 10:13
Pois é Flávio, estou achando tb.

Vou testar de noite o aplicativo que você recomentou. Muito obrigado.

Φαlηo
02-08-2010, 13:09
Tenho o meu desde o dia 20/03/2010, mas somente agora estou conseguindo desfrutar dessa belezinha.... Ótimo celular com um ótimo OS.

fabioing
02-08-2010, 19:51
Que estranho Fábio.

Tenta o RECUVA da Piriform ( é pra PC ok, ai tem q ver o SD pelo PC, creio )

Isso tem cara de ser problema de soft e nao de hard.

Abs.

Flávio,

Muitíssimo obrigado pela dica do software. Consegui recuperar boa parte das fotos.

Se precisar de alguma ajuda pode contar comigo.

Um abraço,

fcc
02-08-2010, 20:31
Oi Fábio, imagina !

fico feliz que tenha ajudado.

Abraço.

Pino
02-08-2010, 22:59
Não tenho o Milestone, mas tenho uma Lephone, o Android da Lenovo e to pegando uma carona no clube!

Valeu pelas dicas.

fcc
02-08-2010, 23:02
Já estão chegando Tablets com Android....

Aí o bicho vai pegar !

Ta doido por um iPad, mas depois q mexi no Android...quero um tablet com Android !

Abs.

Abcdista
02-08-2010, 23:15
Não tenho o Milestone, mas tenho uma Lephone, o Android da Lenovo e to pegando uma carona no clube!

Valeu pelas dicas.

Isso é novidade pra mim. Acho que o android val longe.

Pino
03-08-2010, 10:40
Isso é novidade pra mim. Acho que o android val longe.

Não está disponível no Brasil ainda, aliás só está disponível na China, e lá é o Android mais vendido, também é mais vendido por lá que o Iphone.

Pra quem tiver curiosidade em conhecer seguem as specs:
http://www.techood.com/848/lenovo-lephone-specs-and-photos.html

fcc
03-08-2010, 20:49
E o Froyo oficial chegou lá no gringo pro Droid. !

O vídeo....

http://www.androidcentral.com/hands-froyo-motorola-droid

Agora, vamos comer grama aqui até a Motorola resolver liberar ou as operadoras, não sei como funciona.

placard
03-08-2010, 21:19
Parece que vem pro Milestone também. Alguém da Alemanha (O2) mandou acho que um tweet ou algo assim vazendo que chegaria em Setembro.

http://www.gsmarena.com/motorola_milestone_to_finally_get_to_taste_froyo_t his_september-news-1856.php

Não é oficial ainda, mas pelo menos é informação de dentro.

fcc
03-08-2010, 22:03
O cara que conheço da Tim ainda afirma q ta complicado deles liberarem.....( motorola ---- motivo: mercado )

Quero muito que venha.

Vou mandar esse link pra ele.

Abs !

edit:

segundo ele não é rumor é oficial ( inglês e alemão ) e Português e espanhol sem previsão alguma.

Tecpaulista
08-08-2010, 21:22
Olá, pessoal.

Eu sou um extremo novato em quase tudo que é high tech, e estou agora com um celular Milestone, mas me sinto como minha avó quando tentava operar os primeiros vídeo-cassetes. Espero que possam me ajudar.

- Como faço para colocar e acessar "coisas" no celular (músicas, vídeos, etc...)? Eu quero principalmente adquirir e instalar dois programas que o pessoal comentou aqui - o Nesoid e a calculadora com RPN. Podem me ajudar?

- Como faço para saber se estou usando a net do celular ou a local? Como mudar de uma para outra ou garantir que vou usar só o wi-fi local quando este estiver disponível?

- Dá para ter dois chips com o mesmo número? Eu gostaria de deixar um no meu cel velhinho (a bateria dura uma semana) e outro no Milestone (no momento meu número está em um chip Vivo, mas não tenho grandes preferências - não sou fã de qualquer operadora).

- Alguma outra dica para alguém que nunca teve um celular com funções além de "telefone"?

Agradeço qualquer auxílio, e peço perdão em antecipação por aparecer tão "mané" em um fórum recheado de experts. Abraço a todos e parabéns pelo fórum!

fabioing
09-08-2010, 06:56
Tecpaulista,

Para você ter controle do uso do 3G é recomendável você instalar 2 programas: APNDroid e 3g Watchdog. Com o primeiro você liga e desliga o 3g, com o segundo você controla o quanto foi utilizado do 3g.

Para instalar esses 2 programas, bem como os 2 que você cita, basta fazer uma busca pelo Market e instalar. Todos estão disponíveis lá.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

fcc
09-08-2010, 13:36
Tenho uma terceira dica de programa para APN: APN Brasil.

Ele reconhece qual sua rede e com 1 clique vc liga ou desliga.

Depois com mais tempo respondo as questões que sei.

Gostando bastante do Milestone.

Pergunta: vcs utilizam alguma capa ou case de couro ou qq tipo para carregar o telefone ? so qchei ele meio desengonçado para levar....

Tecpaulista
09-08-2010, 16:19
Obrigado pelas dicas, amigos. Tenho certeza que vão me ajudar bastante.

Infelizmente, meu nível de ignorância consegue chegar ainda além das explicações dadas. Para baixar as coisas no Market eu uso o cel ou o PC? E como chego no Market? Enfim, quais são as etapas entre “quero o app tal” e “tenho o app tal”?

E sobre o 3G, eu não usava 3G no meu cel velhinho, mas meu plano é conjunto com minha esposa e ela já baixou uns joguinhos. Será que com o Milestone eu consigo o 3G ao configurar algo no cel ou vou precisar mudar o plano com minha operadora para um plano 3G ou algo do tipo? Enfim, como faço para usar 3G?

placard
09-08-2010, 22:58
Sem problemas, ninguém nasce sabendo. :legal:

Para baixar você usa o celular. É possível usar o PC, mas é bem mais difícil e não é útil no seu caso.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, aí vai um vídeo básico ensinando a instalar coisas pelo Market:

gYR9XfLGGY8

O pessoal tem pena de comprar um tripé de 10 reais, mas tudo bem. :p Essa versão dele é um pouco diferente, mas a idéia é a mesma. O MArket tem um menu... o meu tem "Apps", "Games" e "Downloads". Em "downloads" você vê os que tem instalado e atualiza se necessário.

Quanto aos planos, você pode usar avulso, mas é MUITO CARO (para os padrões brasileiros). Se você usa frequentemente, o correto é aderir a algum plano de dados. Óbvio que você só pode usar o 3G se tiver configurado, e para isso o jeito mais fácil é baixar o APN Brasil do Market. Então para não cair no círculo vicioso (precisa do 3G para baixar o app, mas precisa do app para usar 3G), acesse o Market por WiFi ou algo assim.

Então, a solução é:

1- Conecte-se a alguma rede WiFi.
2- Acesse o Market.
3- Baixe o APN BRASIL.
4- Abra o APN Brasil para que ele configure o 3G automaticamente.
5- Use o 3G para o que você quiser.

[']s

fcc
10-08-2010, 11:08
Srs,

quando vcs visualizam as fotos tiradas pela GALERIA ( não galeria de mídia ) a resolução fica uma porcaria ????

Tava lendo é um bug q do OS.

Podem verificar nos seus ?

Falo da GALERIA ok ?

Abs.

nand0
11-08-2010, 18:28
Srs,

quando vcs visualizam as fotos tiradas pela GALERIA ( não galeria de mídia ) a resolução fica uma porcaria ????

Falo da GALERIA ok ?

Abs.

Sim, na galeria a resolução fica horrível.

fabioing
11-08-2010, 19:09
Srs,

Falo da GALERIA ok ?

Abs.

Percebi que quando visualizo pela primeira vez uma foto a imagem fica horrível, mas depois, quando acesso pela segunda vez a imagem fica um pouco melhor.

Um abraço,

Abcdista
11-08-2010, 19:31
Fica ruim mesmo visualisar asssim que tira a foto. Pra ver perfeito tem que sair e ir pela galeria de midia.

fcc
12-08-2010, 08:53
Tks a todos.

Li e é mesmo um bugzinho. Tem gente q instala galeria de terceiros, mas acho q não tem necessidade.

Vcs estão usando algum case ou capa ?

placard
12-08-2010, 10:23
Comprei uma, me pareceu útil. Mas vi que é bobagem, pois tira a principal vantagem do telefone: a espessura (grossa). Claro, isso se aplica à que comprei.

De qquer forma, não sou de deixar cair e arranhar em todo lugar...

[']s

Tecpaulista
14-08-2010, 10:19
Olá, amigos:

Tentei seguir suas dicas, mas ainda tenho algumas dificuldades.

Acessar Market: Eu fui tentar entrar no Market via WiFi, e ao tentar logar no Google recebi a mensagem de que o aparelho não está habilitado para o uso de dados. Isto é algo que eu habilito pelo aparelho, com a Motorola, ou com a operadora? Tenho que pagar? Se for necessário assinar um plano com a operadora tenho de confessar que acho isso um pouco de sacanagem. Eu tenho o aparelho que acessa à Net, e a Internet WiFi para permitir este acesso, mas só posso pegar os programas se pagar pela Internet "extra" deles?

O meu interesse maior são os apps (Kindle, Nesoid, calculadora...). Não sei se terei uso para o 3G em geral. É possível eu emprestar o chip de alguém que tenha acesso a dados, usar WiFi para puxar os apps para o meu tel, devolver o chip e continuar com os apps?

Acessar downloads: Fiz download de alguns arquivos PDF, mas não consigo encontrá-los (só consigo se eu fizer um outro download, e aí aparece aquela telinha de downloads). Como acesso meus downloads? Eles ficam armazenados em uma memória do cel mesmo? Qual o tamanho dessa memória?

Acessar contatos do chip: Não consigo fazer com que o cel leia minha lista de contatos que está no meu chip. Como fazer isso?

Mais uma vez, muito obrigado por toda a força, e perdão por incomodá-los com perguntas tão simples. Acho que logo eu aprendo (já consigo usar o despertador :) )

fcc
14-08-2010, 15:25
Tepaulista,

para vc acessar a internet VIA WIFI do seu telefone, vc não precisa pagar nada a ninguem ( claro, vc ja paga o seu provedor e já tem a sua conexão de internet em casa ).

O que vc tem que fazer é configurar a sua rede wifi no telefone. Como :

1 - Menu ---- Configurações ---- Rede Sem Fio e Outras ---- Habilitar a Caixa WI-Fi

Nesse ponto esperar, o telefone já deve enxergar a sua rede. Vc manda conectar, insere sua senha e voi-lá. Estás conectado.

Caso não ache a rede, clique em: Configurações de Wi-FI e veja os itens nessa tela. Sua rede deverá aparecer ali é só clicar e mandar conectar.

Locais dos downloads. Por padrão o telefone baixa pro cartão de memória SD. mas por incrível que pareça não tem um aplicativo para explorar os arquivos (tipo o explorer do windows) então vc tem que baixar um aplicativo para isso. Eu uso o AS FILE EXPLOREX tem o ASTRO tb. Isso depois que vc acessar o market vc pode buscar e baixar e ai podera ver os arquivos que baixou.

A memoria interna do telefone é onde os programas são instalados e os dados ficam no SD.

Sobre o contatos do chip não sei informar, pois meus contatos ficam todos no gmail e synco pelo telefone, não uso no chip, mas com certeza deve haver maneira de ve-los.

Abs !

placard
14-08-2010, 15:34
O que é a força do hábito! Eu também só sei dizer "clicar" :p

Apenas adicionando, quanto a importar os contatos do SIM, faça o seguinte:

Menu principal --> Contatos --> Menu de opções (o segundo botão touch do cel) --> Importar/Exportar --> Importar do cartão SIM

Na tela seguinte você verá os contatos porventura existentes no seu cartão SIM. Não lembro porque faz tempo que fiz isso (e já mudei de chip), mas se não me engano basta "clicar" :p em cada um dos contatos para importar para o telefone. Se quiser ser mais direto, existe um atalho no menu de opções para importar todos de uma vez só. :tu:

Basta isso! Agora seus contatos já estão no telefone prontos para serem editados (e-mails, endereços etc.)!!! :legal:

[']s

fcc
14-08-2010, 18:51
HEHEHEH Placard !

Excelente observação. clicar já deve ter virado verbete oficial !

Mas adentramos nova era. Então touch !!!! Só que touchar fica feio hahaha !

Abraços !

placard
14-08-2010, 19:51
Concordo! Esse negócio de tocar fica estranho demais! :hilario: Deixa clicar mesmo...

Tecpaulista
15-08-2010, 10:26
Muito obrigado, amigos. As dicas estão me ajudando bastante.

Acho que não me expressei bem quanto ao WiFi. Eu consigo entrar na Internet (exemplo: HT Forum), mas não consigo entrar no Market. Ao tentar entrar no Market, ele pede minha conta do Google, fala que vai fazer alguma coisa que pode levar até cinco minutos (sincronizar ou sei lá) e ao final diz que não dá pra entrar porque não estou habilitado para dados. E, sem achar alguma alternativa, acho que não vou conseguir puxar nenhum app.

A propósito, este fórum é fantástico. Se vocês não existissem eu teria apenas um despertador de péssimo custo-benefício :)

placard
15-08-2010, 11:15
Três perguntas, e seja breve (quando mais sucinto melhor):

1- Qual a mensagem EXATA que aparece de erro?
2- Seu telefone é personalizado pela operadora?
3- Você já conseguiu sincronizar seu telefone (Contatos, Agenda ou GMail) alguma vez desde a última vez que resetou para "modo fábrica" (ou comprou o telefone, caso nunca tenha resetado)?
4- Você resetou seu aparelho ("factory reset") recentemente?

Meu palpite é que seja uma falha de sincronia na sua conta Google. Normalmente isso é causado por um reset para modo de fábrica, quando ele tenta sincronizar e a data mostra algo suspeito (na visão deles, do servidor), ou se você usou seu telefone sem fazer o login na conta Google. Outro problema possível é o servidor do Market estar com problemas. Isso é MUITO comum e já aconteceu comigo duas ou três vezes desde que comprei o meu. Normalmente foi só esperar algumas (muitas) horas e tudo voltou ao normal.

Não acho que seja problema de dados, já que você consegue entrar na Internet normalmente. Além disso, mesmo que você tenha 3G habilitado, o telefone desativa o 3G automaticamente e usa só o WiFi para o tráfego de dados, e restabelece o 3G quando você sai do alcance do WiFi. Então se você acessa por WiFi provavelmente não é problemas relacionado à habilitação ou não do 3G.

Mas claro, você sempre pode tentar conseguir emprestado o chip 3G de alguém e testar para ver se funciona pelo 3G. Vai saber o que pode ser... Eu já vi até operadoras travando o telefone para WiFi (muitos Nokias antigos de operadoras, por exemplo, mas hoje acho pouco provável, ou até impossível)... :)

[']s

fcc
15-08-2010, 12:02
Tec.

registre sua conta google no telefone, vc fez isso ?

Abs.

placard
15-08-2010, 13:05
É verdade, FCC, mas ele não pediria a conta automaticamente caso tentasse entrar no Market? Digo... no caso dele, apareceria uma mensagem de registro de conta (aquela velha tela), e não uma mensagem de erro.

Mas como eu disse, com certeza isso que você disse seria a primeira coisa que eu verificaria também. :tu:

Tecpaulista
15-08-2010, 16:55
Três perguntas, e seja breve (quando mais sucinto melhor):

1- Qual a mensagem EXATA que aparece de erro?

Logo após eu tentar logar ou tentar registrar uma nova conta (já respondendo também ao FCC) aparece "seu telefone precisa se comunicar com os servidores do Google para configurar sua conta. Esse processo pode levar até cinco minutos." e em alguns minutos recebo a mensagem de erro:

"Você não tem uma conexão de rede.

Pode ser um problema temporário, ou talvez seu telefone não esteja habilitado para serviços de dados. Tente novamente quando estiver conectado. Se o problema continuar, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente."

Isto acontece desde o meio da semana passada, tanto ao tentar usar meu login do Google quanto ao tentar abrir uma nova conta pelo cel, em WiFis de lugares diferentes, e sempre sem qualquer problema em acessar sites "normais" (basicamente tudo menos o Market)

2- Seu telefone é personalizado pela operadora?

Acredito que sim. Ele tem um papel de parede da Vivo, e um ícone "Menu Vivo" no qual dá para acessar algumas inutilidades. De resto tudo tem "carinha" de ser do Android. Desculpe não conseguir responder com mais objetividade.

3- Você já conseguiu sincronizar seu telefone (Contatos, Agenda ou GMail) alguma vez desde a última vez que resetou para "modo fábrica" (ou comprou o telefone, caso nunca tenha resetado)?

Não.

4- Você resetou seu aparelho ("factory reset") recentemente?

Não.

Precisei arrumar data e hora do tel para usá-lo como despertador. Ele "pensava" que estávamos em 2006

Meu palpite é que seja uma falha de sincronia na sua conta Google. Normalmente isso é causado por um reset para modo de fábrica, quando ele tenta sincronizar e a data mostra algo suspeito (na visão deles, do servidor), ou se você usou seu telefone sem fazer o login na conta Google. Outro problema possível é o servidor do Market estar com problemas. Isso é MUITO comum e já aconteceu comigo duas ou três vezes desde que comprei o meu. Normalmente foi só esperar algumas (muitas) horas e tudo voltou ao normal.

Não acho que seja problema de dados, já que você consegue entrar na Internet normalmente. Além disso, mesmo que você tenha 3G habilitado, o telefone desativa o 3G automaticamente e usa só o WiFi para o tráfego de dados, e restabelece o 3G quando você sai do alcance do WiFi. Então se você acessa por WiFi provavelmente não é problemas relacionado à habilitação ou não do 3G.

Mas claro, você sempre pode tentar conseguir emprestado o chip 3G de alguém e testar para ver se funciona pelo 3G. Vai saber o que pode ser... Eu já vi até operadoras travando o telefone para WiFi (muitos Nokias antigos de operadoras, por exemplo, mas hoje acho pouco provável, ou até impossível)... :)

[']s

Obrigado pela força!!

Tecpaulista
15-08-2010, 17:13

Menu principal --> Contatos --> Menu de opções (o segundo botão touch do cel) --> Importar/Exportar --> Importar do cartão SIM

Na tela seguinte você verá os contatos porventura existentes no seu cartão SIM. Não lembro porque faz tempo que fiz isso (e já mudei de chip), mas se não me engano basta "clicar" :p em cada um dos contatos para importar para o telefone. Se quiser ser mais direto, existe um atalho no menu de opções para importar todos de uma vez só. :tu:

Basta isso! Agora seus contatos já estão no telefone prontos para serem editados (e-mails, endereços etc.)!!! :legal:

[']s

Fantástico, Placard. Consegui fazer igualzinho vc escreveu. Só não sei como editar ou apagar, mas já tenho os contatos. Mais uma vez, muito obrigado!!!

placard
15-08-2010, 18:26
De naada, sempre um prazer ajudar.

Para editar contatos, basta um toque longo no contato. Aparece o menu popup de opcoes. Aliás, n sei se vc percebeu, mas muitas coisas nno android são ativadas com toques longos. Experimente!

No mais, pela sua precisa descrição, acreddito ser problemas para acessar os servidores android mesmo. Para registro e login de conta. N tenho a minima ideia de como resolver, exceto que quando foi comigo eventualmente ele conseguiu depois de algumas horas...

[']s

fcc
16-08-2010, 09:00
Placard, foi o que imaginei logo de início.

Tec,

quanto a esse problema de rede, tb não tenho ideia do que possa ser, visto que vc consegue navegar pela internet normalmente e só não consegue atualizar o google e entrar no market ?

Apague a conta do google. Apague as configs de wifi. Resete o fone e refaça.....sei lá, pode ser que adiante algo.

Abs.

Mr. Smith
16-08-2010, 18:44
O que é a força do hábito! Eu também só sei dizer "clicar" :p

[']s

eu fiz exatamente esse procedimento, mas os contatos foram importados com o nome na ordem inversa, explico:

o que era
esposa celular
esposa mãe
esposa pai

ficou
celular; esposa
mãe; esposa
pai; esposa

ou seja, perdendo totalmente a ordem que estava. sabe como arrumar isso? (sem ter que editar 1 por 1)

placard
17-08-2010, 00:35
Vou ser breve:

- O Google sempre mostra os contatos pelo primeiro nome.
- Seu telefone antigo provavelmente salvava os contatos invertidos no chip.
- Só com o Froyo (2.2) será possível mudar a forma como os contatos são mostrados no tel.
- Não existe forma de se alterar isso pelo Android ou Google Apps. A opção do Gmail na web não serve para os contatos no Android.
- Eu precisei fazer o contrário (Sobrenome, Nome) há algumas semanas, então inventei meu próprio jeito.
- Eu personalizei minha solução para o seu caso, então quem sabe um dia você me mande uma cerveja pelo correio. Ou sei lá, mostre seu agradecimento clicando no obrigado por eu ter perdido 5 minutos da minha vida resolvendo seu problema. :D

PASSO-A-PASSO:

1- "Exporte" sua lista de contatos do GMail em um arquivo "Google CSV". Isso se faz no GMail da web, não no Android.

2- Abra o arquivo no OpenOffice Calc. Pode ser no Excel, mas eu não posso garantir a você que as fórmulas usadas funcionarão, já que eu não uso Excel.

ATENÇÃO: Use salvar como, pois qualquer erro você ainda terá o arquivo CSV original do Google caso precise reverter as mudanças. Isso talvez seja necessário quando for atualizar para o 2.2.

3- No fim da planilha, use a seguinte fórmula para inverter tudo que estiver antes do "; " (ponto e vírgula mais espaço) com o que estiver depois, mantendo o espaço separador no meio:

=CONCATENATE(MID(A2;FIND("; ";A2)+2;LEN(A2)-FIND("; ";A2)-1);" ";MID(A2;1;FIND("; ";A2)-1))

4- A fórmula usada deve ser suficiente para resolver seu problema. Expanda a fórmula para as células abaixo até ter gerado uma réplica consertada dos nomes dos contatos. Depois Recorte ou Copie os novos nomes gerados sobre os originais. Cuidado: se um nome não seguir o estilo "A; B", então a fórmula retornará um erro. Portanto, na hora de copiar e colar, cole apenas os que você deseja alterar a ordem.

5- "Salve como" o arquivo CSV.

6- "Importe" o arquivo salvo a partir do menu dos contatos do GMail pela web (o inverso do passo 1).

7- Sincronize seu telefone.

É isso!! Não leva mais que 5 minutos... Lembre-se que eu mesmo inventei a fórmula, então não asseguro que não tenha falhas. De qquer forma, se precisar de ajuda eu posso tentar algo. Outra forma de resolver o problema é juntar os campos Given, Additional e Family name usando a fórmula abaixo. Mas os passos acima são suficientes para seu caso. :legal:

=CONCATENATE(IF(B2<>"";CONCATENATE(B2;" ");B2);IF(C2<>"";CONCATENATE(C2;" ");C2);IF(D2<>"";CONCATENATE(D2;"");D2))

[']s

ccastroelo
17-08-2010, 01:29
Oi Pessoal,

Também sou novo no Milestone e apesar de também estar apreensivo com a liberação ou não do Android 2.2, estou gostando muito do aparelho.
Algumas dúvidas:
Meu aparelho é da Vivo, desbloqueado. Se eu debloquear o acesso ao root ele deixa de fazer atualização do SO pela rede de dados? (OTA ou algo assim)
Alguém conhece algum discador de voz em PT-Br para usar com BT do carro? nem que seja pago.

Com a relação à Folga.... fc, boa sorte na troca espero que dê tudo certo, o meu tem a folga quando o teclado está fechado e só isso já me deixa meio triste... mas a verdade é que depois dos primeiros 6 meses nem se liga mais pra isso...

Claudio

Mr. Smith
17-08-2010, 09:17
Vou ser breve:

- O Google sempre mostra os contatos pelo primeiro nome.
- Seu telefone antigo provavelmente salvava os contatos invertidos no chip.
- Só com o Froyo (2.2) será possível mudar a forma como os contatos são mostrados no tel.
- Não existe forma de se alterar isso pelo Android ou Google Apps. A opção do Gmail na web não serve para os contatos no Android.
- Eu precisei fazer o contrário (Sobrenome, Nome) há algumas semanas, então inventei meu próprio jeito.
- Eu personalizei minha solução para o seu caso, então quem sabe um dia você me mande uma cerveja pelo correio. Ou sei lá, mostre seu agradecimento clicando no obrigado por eu ter perdido 5 minutos da minha vida resolvendo seu problema. :D

PASSO-A-PASSO:

1- "Exporte" sua lista de contatos do GMail em um arquivo "Google CSV". Isso se faz no GMail da web, não no Android.

2- Abra o arquivo no OpenOffice Calc. Pode ser no Excel, mas eu não posso garantir a você que as fórmulas usadas funcionarão, já que eu não uso Excel.

ATENÇÃO: Use salvar como, pois qualquer erro você ainda terá o arquivo CSV original do Google caso precise reverter as mudanças. Isso talvez seja necessário quando for atualizar para o 2.2.

3- No fim da planilha, use a seguinte fórmula para inverter tudo que estiver antes do "; " (ponto e vírgula mais espaço) com o que estiver depois, mantendo o espaço separador no meio:

=CONCATENATE(MID(A2;FIND("; ";A2)+2;LEN(A2)-FIND("; ";A2)-1);" ";MID(A2;1;FIND("; ";A2)-1))

4- A fórmula usada deve ser suficiente para resolver seu problema. Expanda a fórmula para as células abaixo até ter gerado uma réplica consertada dos nomes dos contatos. Depois Recorte ou Copie os novos nomes gerados sobre os originais. Cuidado: se um nome não seguir o estilo "A; B", então a fórmula retornará um erro. Portanto, na hora de copiar e colar, cole apenas os que você deseja alterar a ordem.

5- "Salve como" o arquivo CSV.

6- "Importe" o arquivo salvo a partir do menu dos contatos do GMail pela web (o inverso do passo 1).

7- Sincronize seu telefone.

É isso!! Não leva mais que 5 minutos... Lembre-se que eu mesmo inventei a fórmula, então não asseguro que não tenha falhas. De qquer forma, se precisar de ajuda eu posso tentar algo. Outra forma de resolver o problema é juntar os campos Given, Additional e Family name usando a fórmula abaixo. Mas os passos acima são suficientes para seu caso. :legal:

=CONCATENATE(IF(B2<>"";CONCATENATE(B2;" ");B2);IF(C2<>"";CONCATENATE(C2;" ");C2);IF(D2<>"";CONCATENATE(D2;"");D2))

[']s

placard, obrigado por ter perdido 5 minutos da tua vida para resolver o problema, mas acho que não fui claro no meu questionamento, eu estava perguntando sobre como resolver isso no android, porque num SO tão avançado, eu tinha certeza que já havia uma função simples que executava a inversão dos nomes. Eu estava tentando isso antes de partir para "solução gambiarra" como essa, mas obrigado de qualquer forma. :tu:

placard
17-08-2010, 11:59
placard, obrigado por ter perdido 5 minutos da tua vida para resolver o problema (...)

Em que pese seu sarcasmo gratuito e desnecessário, acho que deveria ter ficado claro pra qualquer um que olhasse com bons olhos que aquilo foi uma brincadeira (vide menção a cerveja com emoticon). Até porque o tópico deixa claro que perco muito mais tempo de bom espírito se for para ajudar o pessoal aqui. Mas deixa pra lá... não vamos perder tempo discutindo algo inútil assim.

É o ruim de se falar pela Internet... a animosidade da fala se perde, e isso dá azo a mal entendidos.

(...) mas acho que não fui claro no meu questionamento, eu estava perguntando sobre como resolver isso no android, porque num SO tão avançado, eu tinha certeza que já havia uma função simples que executava a inversão dos nomes. Eu estava tentando isso antes de partir para "solução gambiarra" como essa, mas obrigado de qualquer forma. :tu:

É.... Pensei que você estivesse atrás de resolver isso da maneira mais rápida possível (sem ser de 1 por 1, como você falou), ainda que por "gambiarra". O mesmo acontece com aniversários, só adicionados pela web. Ou seja, eu fui pragmático na minha resposta. Mostrei a solução que creio ser a mais rápida.

Quanto ao Android ser avançado, lembro que avanço != completude. O SO Android é avançado, mas não é completo (ainda). Foi desenvolvido avançado, e a completude deve ser provida pelos apps ("All apps created equal"). A lista de Contatos é o mínimo para permitir o uso do telefone, e deve ser substituído por algo melhor (tb para forçar o hábito de se usar o Market).

Mas claro, isso não é desculpa. Apenas mostra que o SO ainda está começando. De qualquer forma, a partir de agora (2.2 em diante vi dizer) muitos apps serão separados do SO e irão para o Market (como o GMaps já é). Os benefícios seriam óbvios. Penso que as atualizações da lista de contatos serão feitas independentemente, tal como já ocorre com o GMaps, por exemplo. Fundamental para o SO, mas atualizado separadamente.

No mais, tudo poderia ser resolvido em parte se tivéssemos o mercado pago (app Better Contacts resolve seu problema), mas não temos ainda no Brasil.

[']s

fcc
17-08-2010, 19:22
Realmente o texto escrito e a distancia da comunicação interpessoal causam isso, por isso os emoticons.

Mas paz, ficou claro tudo e legal Placard. engraçado...eu não tive esse problema...meus contatos estão todos ok.

Meu processo foi o seguinte: Usava um HTC que syncava via Outlook e no meu Outlook a exibição era nome e sobrenome.

Quando comprei o Milestone, pensei...o q vou fazer ? Então aprendi a syncar os contatos do Outlook com o Gmail e do Gmail para o Milestone e ficou tudo perfeito. Sem stress algum.

Ccastroelo,

obrigado pela força. mas já foi tudo trocado e estou com Milestone zerinho e sem folgas.

Abs e Paz !

fcc
22-08-2010, 22:02
Novidade sobre o Upgrade para o Froyo.

https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades

Na Europa vai rolar !

Ou seja.....mesmo que não tenha oficialmente aqui existe a possibilidade de ter de outra forma.

Abs.

P3dR0
24-08-2010, 15:04
Hoje eu vou na Tim pra ver se eu troco de celular e eu estou numa baita dúvida entre o Milestone e o xperia X10 (esse último muito caro), e essa notícia de que não será atualizado pro 2.2 aqui no Brasil foi um baita balde de água fria - pelo menos na Europa vai e assim vai ser possível instalar aqui (mesmo que de forma não oficial).

fabioing
24-08-2010, 16:03
Poxa vida,

Tinha ficado feliz com a notícia do Flávio, agora fiquei triste.

Que novela isso heim...

Hinotori
24-08-2010, 16:12
Hoje eu vou na Tim pra ver se eu troco de celular e eu estou numa baita dúvida entre o Milestone e o xperia X10 (esse último muito caro), e essa notícia de que não será atualizado pro 2.2 aqui no Brasil foi um baita balde de água fria - pelo menos na Europa vai e assim vai ser possível instalar aqui (mesmo que de forma não oficial).

Não é fato que não será lançado para américa latina, o status oficial da motorola é que está sob avaliação... Pode ser que sim, pode ser que não... Mas não conte com isso... O X10 não tem Froyo, aliás, roda o pré histórico donut e só no final desse ano que está previsto o update para 2.1... Froyo então, vai derreter antes de sair... :-P

P3dR0
24-08-2010, 16:31
Não é fato que não será lançado para américa latina, o status oficial da motorola é que está sob avaliação... Pode ser que sim, pode ser que não... Mas não conte com isso... O X10 não tem Froyo, aliás, roda o pré histórico donut e só no final desse ano que está previsto o update para 2.1... Froyo então, vai derreter antes de sair... :-P

É exatamente isso (atualização do X10), além do preço, que me faz pensar muito no Milestone (fora o teclado dele que é algo a mais pra um smartphone).

Obs: pelo site da Motorola não vai sair aqui - pelo menos na Europa vai sair e a gambiarra não será tão grande como é hoje.

Hinotori
24-08-2010, 17:29
Atualizaram recentemente, ontem ainda dizia que estava sob avaliação... Que pena... Sem suporte oficial, realmente, pra mim o Milestone perdeu todo o apelo, já estava até me acostumando com a idéia de não ter rádio FM no próximo aparelho, mas com essa notícia, não rola pra mim.

fcc
24-08-2010, 21:36
Inacreditável isso.

O único lugar onde o Milestone não terá Froyo. America Latina e Mexico !

Bem, o jeito vai ser uma ROm de lá que roda tranquilamente. É so ter o aparelho rootado ( o meu já ta ). Eu SÓ comprei um Motorola pelo Android, sempre detestei a marca e continuo detestando hehehe !

Hinotori, tb sentia falta de radio FM, mas tem um programinha muito legal q pega rádios que fazem streaming e é sensacional. Pra quem tem 3G ilimitado ótimo e no wifi ótimo tb.

ccastroelo
24-08-2010, 22:29
Me corrijam se eu estiver errado.. o problema de cozinhar uma room dessas é que vc acaba tendo que instalá-la em outro idioma que não o português, ai vc perde um monte de coisas... o autocompletar em português, o motonav (nem que seja os dois meses de avaliação), etc... é.... sou plenamente a favor de twitar alguma coisa contra a Motorola e tentar colocar no topo para chamar atenção para os consumidores da américa latina e méxico. Estou revoltado, somos o c* do mundo mesmo.

P3dR0
25-08-2010, 23:44
BREAKING: Motorola Brasil está reavaliando upgrade do Motorola Milestone para Android 2.2. Aguardem Comunicado oficial.

Fonte: http://twitter.com/GizmodoBR - Twitter da Gizmodo Brasil.

Se a Motorola lançar a atualização aqui no Brasil o Android 2.2, vai ser praticamente certo que eu pegue um Milestone pra mim.

Hinotori
26-08-2010, 11:41
É bom mesmo reavaliar, eu reavalio se pego um milestone... Se a decisão fosse nenhum Milestone no mundo com Froyo, aí é compreensível... Afinal, temos que levar em conta que é uma decisão da empresa para o produto, gostemos ou não, assim como já amarguei várias decisões bizarras da Nokia... Agora, fazer uma decisão regional e dizer que só L.A. e Mexico não terão o upgrade, aí sem dúvida leva a questionar a confiança que se pode ter na empresa ao longo do tempo... Espero que realmente acertem o froyo no Milestone e pelo menos o eclair pro Quench e pro BackFlip... Quem sabe eles conseguem fazer um rescaldo de uma imagem queimada aqui no Brasil com essa decisão imbecil... (e espero que a "recepção" dessa notícia tenha sido também tão "calorosa" no resto da América Latina como no Mexico)

fcc
26-08-2010, 14:28
E finalmente foipublicdo um comunicado oficial da Motorola sobre a atualização do Milestone para o Android 2.2 (Froyo).
COMUNICADO

Em respeito aos usuários do Milestone e levando em conta a grande demanda demonstrada nos últimos dias pelo upgrade para o Android 2.2, a Motorola informa que está trabalhando (http://www.rodrigostoledo.com/2010/08/comunicado-oficial-sobre-a-atualizacao-do-milestone/#) junto aos seus parceiros para reavaliar os planos de atualização para este produto (http://www.rodrigostoledo.com/2010/08/comunicado-oficial-sobre-a-atualizacao-do-milestone/#). Voltaremos com novidades (http://www.rodrigostoledo.com/2010/08/comunicado-oficial-sobre-a-atualizacao-do-milestone/#) em breve.
Motorola Mobility

fonte: http://www.rodrigostoledo.com/2010/08/comunicado-oficial-sobre-a-atualizacao-do-milestone/

Hinotori
26-08-2010, 16:23
Vamos ver que resultado que vai ter a re-avaliação... Enquanto isso, #motofail neles....
:lol:

fabioing
26-08-2010, 17:48
Flávio,

Segue abaixo uma notícia mais completa:

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/08/26/motorola-ira-rever-decisao-sobre-atualizacao-do-android-no-brasil/

Motorola irá rever decisão sobre atualização do Android no Brasil

Por Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

Publicada em 26 de agosto de 2010 às 15h38

Atualizada em 26 de agosto de 2010 às 15h43

Inicialmente, empresa não ofereceria nova versão do SO para o Milestone, Backflip e Dext, mas voltou atrás após pressão dos consumidores.

Dois dias depois de anunciar que seus smartphones com Android não seriam atualizados para as novas versões do sistema operacional, a Motorola divlugou um comunicado no qual afirma que irá rever sua posição:
“Em respeito aos usuários do Milestone e levando em conta a grande demanda demonstrada nos últimos dias pelo upgrade para o Android 2.2 (http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/05/20/google-anuncia-android-2.2/), a Motorola informa que está trabalhando junto aos seus parceiros para reavaliar os planos de atualização para este produto. Voltaremos com novidades em breve”.
Quanto aos outros dois celulares que também não receberiam o upgrade – Backflip e Dext – os executivos da companhia afirmam que uma decisão definitiva só será tomada depois de deliberarem a respeito do futuro do Milestone. Para esses dispositivos não citados na nota, a defasagem é ainda maior, pois possuem uma versão mais antiga da plataforma, a 1.5.
Como justificativa para a sua posição inicial, a Motorola afirmou que apenas 10% dos usuários do Milestone atualizaram o sistema da versão 2.0 para a 2.1, disponível para download desde o final de abril. No entanto, aparentemente, a fabricante percebeu seu erro depois de inúmeras reclamações no Twitter (http://twitter.com/motoFAIL_br), no site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=1961&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22) e no fórum oficial (https://supportforums.motorola.com/thread/32487?start=0&tstart=0). Os usuários do microblogging, por sinal, avisam que continuarão protestando até que os três aparelhos recebam os novos recursos.
Um dos motivos para a revolta dos brasileiros é que, ao mesmo tempo que a empresa revelou que o Milestone não seria atualizado na América Latina, informou que os usuários de todas (http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/08/26/motorola-ira-rever-decisao-sobre-atualizacao-do-android-no-brasil/idgnoticia.2010-08-26.2404593330/base_edit_idg) as outras regiões do globo receberiam o Android 2.2 (Froyo). Portanto, o problema não estava no hardware.
Já no caso do Backflip e do Dext, os consumidores europeus se juntaram à corrente de insatisfação (https://supportforums.motorola.com/message/223765#223765), afinal, ao contrário do que fora decidido para os clientes da América do Norte e Ásia, a Motorola não se responsabilizaria a entregar-lhes novas versões do sistema operacional.

fcc
26-08-2010, 18:22
Obrigado Fábio.

É um absurdo o MUNDO inteiro ter e menos nós Latinos....pqp.....esse cara de MKT realmente anda com a cabeça aonde ?!

fabioing
26-08-2010, 19:12
Obrigado Fábio.

É um absurdo o MUNDO inteiro ter e menos nós Latinos....pqp.....esse cara de MKT realmente anda com a cabeça aonde ?!

Flávio,

Será um tremendo tiro no pé se a Motorola não fizer o upgrade para a versão 2.2. Com certeza cairá em descrédito e voltará para o limbo. Foi o Android que ajudou a reerguer a empresa.

Terceiro mundo é fogo!

Hinotori
26-08-2010, 19:12
Aindei dando uma lida, e me parece que o Milestone mesmo na 2.1 tá com uns bugs não resolvidos, como tocar sons do nada sozinho... Vocês experimentaram alguma coisa similar?

P.s.: na página dos updates, o Milestone para LA sendo atualizado para 2.2 voltou para sob avaliação... Sinceramente, se eu fosse um dono de Milestone, não deixaria de reclamar até oficialmente disserem que vai ter 2.2. Os donos de Milestone/Quench/BackFlip tem todo meu apoio, se atualiza uma região tem que atualizar todas, nada de tratar as demais de forma diferente.

fcc
28-08-2010, 22:51
Fabio,

sua cx estava cheia, respondi no hotmail.

Abs.

placard
30-08-2010, 18:49
Acho que o grande problema é essa infinidade de "baked UIs", i.e. interfaces personalizadas. Isso tende a deixar a atualização mais difícil para esses telefones... eu mesmo percebendo isso como vejo hoje evitaria comprar um desses (Quench e semelhantes). Quanto mais "padrão", melhor, na minha opinião.

Hinotori
30-08-2010, 21:32
Acho que o grande problema é essa infinidade de "baked UIs", i.e. interfaces personalizadas. Isso tende a deixar a atualização mais difícil para esses telefones... eu mesmo percebendo isso como vejo hoje evitaria comprar um desses (Quench e semelhantes). Quanto mais "padrão", melhor, na minha opinião.

No meu entendimento isso não é um problema no Milestone, pelo que entendo ele roda Android stock, sem UIs como Motblur e outras...

P.s: mês que vem sai 2.1 pros Xperia X10... E estou entrando oficialmente pro clube, peguei uma ofertinha boa e aproveitei, depois de avaliar o Mile com 2.1 e ver que já estava bom pro que preciso e meu E51 ter começado a caducar... (aliás, segundo Symbian que tenho que passa alguns anos e começa ficar doido)

placard
30-08-2010, 22:54
Sim, claro que não Hinotori! :) de modo geral o milestone é bem melhor... mesmo ele tendo programas específicos da motorola (acho que o teclado é). Não é stock como um N1, mas bem melhor que um Quench, p.ex. Aliás, foi a ele que me referi (daí o "Quench e semelhantes"), e não ao Milestone especificamente.

De qualquer forma, certo é que quanto mais intrusivo o mod, mais difícil ficam as atualizações. Se não me engano, parece que esse foi o problema do X10, não? Que só agora recebeu 2.1, mesmo sendo um "flagship".

E bem vindo ao clube! :tu: Imagino que vamos nos beneficiar muito tendo você aqui. :tu:

[']s

ps.: se alguém aqui souber um app de marés, preferencialmente uma widget, que tenha informação atualizada de portos brasileiros, favor avisar. Eu preciso bastante disso, então gostaria de ter no cel. E realmente não quero ter que criar eu mesmo um app pra isso (até pq sou péssimo de design gráfico e UI)! :p

fcc
31-08-2010, 11:49
Hinotori, bem vindo ao clube.

Com certeza ganhamos um participante que contribuirá muito !!!

Abs.

Pino
01-09-2010, 09:35
Pelo jeito só falta a Lenovo lançar um update descente pro Lephone, to preso no Android 1.6 ainda!

A interface da Lenovo é extremamente customizada, por isso a demora.

Pelo menos o 1.6 deles funciona bem, sem bugs.

Pelo preço que paguei na China não dá nem pra reclamar!

achillesjr
01-09-2010, 12:04
Senhores,

Parabens pelo excelente nivel de discussão. Tenho o meu milestone ha 2 meses por influencia de 2 primos que sabem muito do celular. Confesso, foi muito fácil me convencer.

Placard, fcc, hinori, conto com vcs para crescermos nossos conhecimentos.

Começo com um problema: tenho o launcher pro. Mas de umas 2 semanas pra cá foi disponibilizada a atualização e não consigo fazer. Ele baixa pelo market mas na hora h da erro. Programa não assinado. Ja viram isso?

Abraços a todos do forum.

fcc
01-09-2010, 12:22
Bem vindo ao clube, Achillesjr.

Quanto ao Launcher tb utilizo ele e atualizei numa boa.

Tenta atualizar pelo AppBrain.

Abs.

fabioing
01-09-2010, 20:32
Pessoal,

Aqui vai uma dica bacana: http://www.pdamagazine.com.br/2010/08/30/proteja-seu-android-contra-perda-ou-roubo-utilizando-o-aplicativo-antidroidtheft/

Um abraço a todos,

caiosilber
02-09-2010, 00:11
boa noite, alguem sabe como faço para incluir assinatura no email cadastrado no exchange do milestone?

Hinotori
02-09-2010, 07:07
Bom, o Mile chegou.

O meu já veio com Android 2.1 update-1, é a última versão, certo?

O "choque cultural" é enorme.... Coisas simples e ridículas que se tem por garantido (pelo menos pra quem usava Symbian) completamente ausentes, porém, como diria a Apple, pra quase tudo there is an app for that...

As duas mais "ridículas" pra mim são deixar aplicativos rodando de fundo sempre (estou usando o Advanced Task Killer), não tem normalmente como você fechar um programa.... E a outra é a questão do pacote de dados comendo solto o tempo todo, ainda mais quando tu usa aplicativos free que tem google ads (também baixei um programinha, APN sei lá o quê, para desligar totalmente o 3G e conexões quando eu quero)....

Essa última pra mim é muito chatinha, junto com a outra, pois o Symbian é bem inteligente nesse quesito, você fecha de verdade os programas, e sempre que um programa precisa acessar dados, ele te pergunta (configurável, pode passar batido) se você quer que ele conecte e te permite selecionar o meio de conexão....Fechou o programa, ele automaticamente fecha a conexão... Assim não tem bateria que aguente... :-P

Mas, vamos nos adaptando.... E appzando pra ir resolvendo essas coisinhas.

P.s.: a barra de Widget que fica em uma das telas, aonde liga e desliga as coisas, o que que o penúltimo ícone desliga? Os demais são claros, WiFi, Bluetooth, GPS, brilho...

P.s.2: não funcionou na minha rede sem fio, mas viu as redes dos vizinhos... Mesmo configurando manualmente, não conectou (minha rede não transmite o SSID, o E51 conectava na boa, o Mile não conseguiu, ontem não testei direito isso testando fazer o broadcast do SSID pra ver se resolve)

fcc
02-09-2010, 11:54
Hinotori,

vai postando suas dicas de apps.

Essa de desligar a conexão após o uso, isso tinha q ter.....

Sobre o ícone. É um ícone de sync automático das contas google. Se desabilitar ele não synca.

Abs.

achillesjr
02-09-2010, 14:28
Senhores,

Só para atualizar, consegui resolver o problema do launcher. Precisei desinstalar o antigo para conseguir atualizar. o trabalho foi reconfigurar os gadgets (mesmo com o backup, ele diz q não consegue restaurar). Mas tá tudo certo...

Quanto à bateria hinotori, eu consegui gastar ela por completo 2 vezes ontem... é só "mexer" q ele sente... mas, tá valendo. enquanto está em casa tá tranquilo, não pode é na rua te deixar na mão.

Tenho um GPS Garmim e ele tem umas coisas boa para pescaria, que é dizer qual a fase da lua, horários bom para pesca e se o dia tá bom ou não. Conhecem alguma app para isso ?

Ah, tem alguma app que diz a temperatura ambiente e demais temps (do celular) ? to rodando com overclock (800) e gostaria de acompanhar isso de perto.

[]'s

fcc
02-09-2010, 18:58
Humm pra temperatura ambiente se tiver é legal, mas precisaria de sensor para isso não ?!

fcc
02-09-2010, 20:26
Caio,

no aplicativo nativo do exchange não é possível.....falha, no 2.2 já pode.

Eu estou usando o maildroid....melhor que o nativo.

Abs.

Hinotori
02-09-2010, 22:03
Respondendo pelo Mile, realmente ele não funciona com roteador que não faz o broadcast de SSID, achei tosco isso. Pontos positivos: usando Open Advanced task killer e APNDroid a bateria tá indo bem, gostei da sincronia exchange via OWA, só não gostei de ter duas agendas, a corporativa e uma normal. Também experimentei o universal androot, root simples, sem flash de boot, etc... Recomendo para quem quer experimentar root, muito simples para fazer ou desfazer root.

Também não gostei de a camera não iniciar sozinha ao apertar o botão para tirar fotos.

Pode parecer que não estou curtindo, mas estou sim. Apenas estou sendo sincero, tem certas coisinhas que quem já teve symbian com certeza nota e/ou sente falta.

fcc
02-09-2010, 22:42
Hinotori,

a câmera não funciona sozinha quando aperta o botão dourado ?!

Funciona sim....pressione e espera.....demora um pouco.

Abs.

Hinotori
02-09-2010, 23:20
Apertei várias vezes e nada de abrir. Teclado/Tela destravados. Sò se tiver que ser um toque bem longo...

achillesjr
02-09-2010, 23:38
Apertei várias vezes e nada de abrir. Teclado/Tela destravados. Sò se tiver que ser um toque bem longo...
Hinotori, lendo o forum, fui testar o botão da camera. Funcionou. E nem precisou de segurar tanto nao

dtthiago
02-09-2010, 23:51
ola boa noite a todos
sou nnovo aqui
minha duvida e tem como assistir tv ou ouvir radio nele ?
que seja digital via internet ou de qualquer outra forma
o meu chega segunda e nao achei nada que esclareça isso

placard
03-09-2010, 00:16
dtthiago, tvd aberta ele n tem. Aqui assisto coisas no YT perfeitamente. Rádio uso programas específicos tb pela internet. veja minha lista de apps.

Fabio, obrigado pela dica. Não conhecia...

Hinotori:

- Sim, é a última versão... 2.1-update1.

- Para ativar a câmera, segure o botão por uns 3 ou 4 segundos. Mas atenção: tem que ser no estágio 2 (captura), e não apenas no 1, de foco. :legal:

- O melhor programa para ativar e desativar o uso de dados é o APN Brasil. Isso porque tem a vantagem de configurar tudo direitinho (os APNs) para as operadoras do Brasil.

- Se você desativar o Background Data (configs->Contas e sincronização), imagino que os programas não possam usar dados quando em segundo plano. Eu aqui deixo ativado mesmo, não me preocupo com isso. Mas tem a opção se você quiser. Outra coisa que lhe responderam foi o auto-sync, que tb está disponível nessa tela de configuração.

- Quanto a fechar os apps com taskiller... eu comecei a achar isso uma bobagem. Faz algum tempo que deixei de usar e não notei tempo de bateria inferior nem nada disso. Continuo recarregando dia sim dia não, ou todo dia se usar muito. Provavelmente você deve saber que a maior parte de cada app fica em modo "suspenso" em backgroud (só alguns detalhes e serviços específicos continuam funcionando por motivos óbvios). Eu mesmo parei de usar o Taskiller... eu estou confiando mais na capacidade do "trash collector" do java (acho que é isso!) :p

- Sobre ssid, eu nem sabia disso. De qualquer forma, eu confio em WPA2 por aqui... até pq descobrir o SSID não é nada de outro mundo (é só escutar os pacotes da rede), e a única dificuldade seria quebrar a criptografia... então dá no mesmo que seria só com cripto... pra mim ocultar o SSID só serve para dificultar a vida pra quem usa legitimamente. :rolleyes: E assim... não é que eu use minha rede pra defesa nuclear. WPA2/WPA basta pra mim.

Talvez você queira ver a lista de apps que estou usando (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/134069-Clube-do-Motorola-Milestone?p=2540398&viewfull=1#post2540398). Talvez vc ache alguma coisa útil. Algumas atualizações desde então:

Deixei de usar:
-Advanced Taskiller: expliquei acima.
-Antennas: o efeito "wow" passou.
-Only one: abusei de tanto jogar resta um e mostrar aos outros como se ganha.
-Fring: o Skype passou para o lado negro da força (operadoras) e proibiu Skype em redes móveis. E era o único motivo de eu usar o Fring.

Novos que estou usando:
- Bluetooth File Transfer: essencial!!! Não tem como passar arquivos por bluetooth sem um app. Além disso tem uma widget (tipo power control) só para coisas Bluetooth. Muito bom e essencial.
- AudioManager: Widget que controla todas as configs de áudio num só lugar. Tipo um mixer (controle de volume) do Windows/Linux/BSD. Muito bom.
- Agenda Widget: Widget trocentas vezes melhor. Ela ainda rola ("scrollable widget") se tiver o LauncherPro e assemelhados (eu não uso).
- PhoneUsage: Estatísticas sobre o uso do telefone. Bom para ver quantos min e dados gastou.

É só isso. O resto continua a mesma coisa.

[']s a todos!

fcc
03-09-2010, 08:59
- O melhor programa para ativar e desativar o uso de dados é o APN Brasil. Isso porque tem a vantagem de configurar tudo direitinho (os APNs) para as operadoras do Brasil.

- Concordo plenamente, mais simples não existe.

- Quanto a fechar os apps com taskiller... eu comecei a achar isso uma bobagem. Faz algum tempo que deixei de usar e não notei tempo de bateria inferior nem nada disso. Continuo recarregando dia sim dia não, ou todo dia se usar muito. Provavelmente você deve saber que a maior parte de cada app fica em modo "suspenso" em backgroud (só alguns detalhes e serviços específicos continuam funcionando por motivos óbvios). Eu mesmo parei de usar o Taskiller... eu estou confiando mais na capacidade do "trash collector" do java (acho que é isso!) :p

- Interessante informação

- Sobre ssid, eu nem sabia disso. De qualquer forma, eu confio em WPA2 por aqui... até pq descobrir o SSID não é nada de outro mundo (é só escutar os pacotes da rede), e a única dificuldade seria quebrar a criptografia... então dá no mesmo que seria só com cripto... pra mim ocultar o SSID só serve para dificultar a vida pra quem usa legitimamente. :rolleyes: E assim... não é que eu use minha rede pra defesa nuclear. WPA2/WPA basta pra mim.

- Tb ja fui paranoico com isso uso mesmo protocolo de segurança. Sobre ocultar já li sobre problemas.

- AudioManager: Widget que controla todas as configs de áudio num só lugar. Tipo um mixer (controle de volume) do Windows/Linux/BSD. Muito bom.

- Instalei essa semana - excelente mesmo.

- Agenda Widget: Widget trocentas vezes melhor. Ela ainda rola ("scrollable widget") se tiver o LauncherPro e assemelhados (eu não uso).

- Esse então não dá pra viver sem. SENSACIONAL.

- PhoneUsage: Estatísticas sobre o uso do telefone. Bom para ver quantos min e dados gastou.

- vou testar.

[']s a todos!

Depois vou atualizar minha lista e colocar.

Abs.

Hinotori
03-09-2010, 09:33
- Para ativar a câmera, segure o botão por uns 3 ou 4 segundos. Mas atenção: tem que ser no estágio 2 (captura), e não apenas no 1, de foco. :legal:

Esse eu consegui, talvez estivesse apertando muito leve mesmo.

Sei lá, estou usando o APNDroid e ele desativa todos APNs de 3g/Edge/Gprs, tá funcionando bem aqui, coisa utilíssima, deveria ter um widget pra isso, no Froyo já tem esse tipo de controle?

Se você desativar o Background Data (configs->Contas e sincronização), imagino que os programas não possam usar dados quando em segundo plano. Eu aqui deixo ativado mesmo, não me preocupo com isso. Mas tem a opção se você quiser. Outra coisa que lhe responderam foi o auto-sync, que tb está disponível nessa tela de configuração.

Acho que a questão nem é tanto essa, mesmo em idle, sem transferir dados, ele fica em H (HSPA) que come uma bateria razoável... Com o APN, seja Brasil ou Droid, desligou ele fica sem conexão de dados e o consume diminui... Mas quando sobrar um tempinho eu testo para ver se essa opção poderia substituir...

Opa, é o garbage collector... O maior problema, no meu ponto de vista, é que nem sempre quero deixar as coisas como estavam... Exemplo, estou no Skyfire com uma página aberta, saio.... Quando volto, tá na mesma, ao invés da home... Gosto da conveniência de poder fechar ou deixar em background, mas, aí é uma questão de gosto, eu particularmente não gosto de ser forçado e não ter escolha por padrão.

Sobre ssid, eu nem sabia disso. De qualquer forma, eu confio em WPA2 por aqui... até pq descobrir o SSID não é nada de outro mundo (é só escutar os pacotes da rede), e a única dificuldade seria quebrar a criptografia... então dá no mesmo que seria só com cripto... pra mim ocultar o SSID só serve para dificultar a vida pra quem usa legitimamente. :rolleyes: E assim... não é que eu use minha rede pra defesa nuclear. WPA2/WPA basta pra mim.

Existem diversos motivos para se esconder o SSID, o primeiro é que você não fica recebendo pingadas de aparelhos que não estão na sua rede e ficam tentando se conectar sem querer... Fora que passar a chave no carro não impede do ladrão roubar, mas você fecha pra dificultar a vida dele. Pra mim, rede com SSID oculto é uma coisa básica e deveria funcionar...

Talvez você queira ver a lista de apps que estou usando (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/134069-Clube-do-Motorola-Milestone?p=2540398&viewfull=1#post2540398). Talvez vc ache alguma coisa útil. Algumas atualizações desde então:

Vou dar uma olhada sim, valeu pelas dicas e opiniões!

placard
03-09-2010, 10:29
fcc, coloque mesmo! :tu:

Hinotori, continuação:

- Quanto ao garbage collector (obrigado pela correção :D), concordo com seu ponto de vista. Eu não tenho essa necessidade, mas compreendo você querer ter a opção. Dizem que "matar" as tarefas assim dá muitos force close. Comigo não: o que era instável antes, continuou instável. O que é estável hoje era tb quando eu usava taskiller. :rolleyes: Ou seja, não parece que os task killers sejam maléficos.

- SSID, você tem a razão de querer que funcione. Se existe a funcionalidade no padrão, deve funcionar. Apenas por experiência não vejo propósito. Não sei se você sabe, mas eu fiquei surpreso ao saber que achar o SSID oculto não dá trabalho ALGUM. Achar SSID oculto é uma consequencia de quebrar o wpa/wep, e já é até automatizado nesses CDs Linux que se usa para auditoria... Mas enfim...

- Quanto aos APNs, apenas uma curiosidade. O Android não desliga, até porque NÃO tem controle para desligar. Na verdade, não sei se você já percebeu usando esses APN*, o que eles fazem é apenas renomear o host do APN para um nome inexistente. O que é uma gambiarra eu imagino: supondo que seja claro.com.br o host, aí para desativar o programa usa, p.ex., claro.com.br#apndroid. Ou seja, eu imagino que ele não desative realmente (ou totalmente), mas apenas faça uma tranqueira apenas para não gastar $ com dados, só isso. Mas eu tenho certeza que se nós pudéssemos "escutar" o tráfego, veríamos um montão de "host unreachable" ao usar essas gambiarras para desativar o 3G (claro... teremos menos tráfego, então menos gasto de bateria, mas n acho que seja um desligamento realmente). Pelo menos é a impressão que dá quando um programa apenas renomeia o host... Parece, n lembro, que o Froyo resolverá isso colocando um método de verdade para desativar realmente o 3G. Mas claro, são apenas suposições baseadas em evidências...

[']s

wesley
03-09-2010, 15:22
Só uma pequena correção: o garbage collector de Java não se aplica neste cenário porque cada aplicação no Android roda em um processo separado (cada um em sua máquina virtual Java). O garbage collector serve para retornar memória que deixou de ser usada dentro do contexto de uma mesma máquina virtual Java.

Entretanto, o framework de Android tem a possibilidade de matar aplicações que estejam em background se necessitar de mais memória para o sistema, então não há necessidade de fazer isto manualmente (a não ser que você realmente queira matar a aplicação por outras razões, como a que o Hinotori mencionou).

acminha
03-09-2010, 17:47
Ola amigo, como faço para baixar estes aplicativos. Exite algum site especifico? pois sou novato no milestone e n acho nada na net.
Obrigado, se quizer mandar a resposta pro e-mail pode ser: acminha@gmail.com

---------- Mensagem adicionada às 17:44 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:43 ----------

Ola amigo, como faço para baixar estes aplicativos. Exite algum site especifico? pois sou novato no milestone e n acho nada na net.
Obrigado, se quizer mandar a resposta pro e-mail pode ser: acminha@gmail.com (acminha@gmail.com)

---------- Mensagem adicionada às 17:47 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:44 ----------

Novamente, onde encontro p baixar estes aplicativos? Obrigado e por favor, se n for mto chato, responde isso p mim no meu e-mail acminha@gmail.com
Estou aguardando

fabioing
03-09-2010, 19:27
Obrigado, se quizer mandar a resposta pro e-mail pode ser: acminha@gmail.com

---------- Mensagem adicionada às 17:44 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:43 ----------

Obrigado, se quizer mandar a resposta pro e-mail pode ser: acminha@gmail.com (acminha@gmail.com)

---------- Mensagem adicionada às 17:47 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:44 ----------

Novamente, onde encontro p baixar estes aplicativos? Obrigado e por favor, se n for mto chato, responde isso p mim no meu e-mail acminha@gmail.com
Estou aguardando

A grande maioria dos aplicativos citados você encontra no próprio Market.

Hinotori
03-09-2010, 21:40
fcc, coloque mesmo! :tu:

Hinotori, continuação:

- Quanto ao garbage collector (obrigado pela correção :D), concordo com seu ponto de vista. Eu não tenho essa necessidade, mas compreendo você querer ter a opção. Dizem que "matar" as tarefas assim dá muitos force close. Comigo não: o que era instável antes, continuou instável. O que é estável hoje era tb quando eu usava taskiller. :rolleyes: Ou seja, não parece que os task killers sejam maléficos.

- SSID, você tem a razão de querer que funcione. Se existe a funcionalidade no padrão, deve funcionar. Apenas por experiência não vejo propósito. Não sei se você sabe, mas eu fiquei surpreso ao saber que achar o SSID oculto não dá trabalho ALGUM. Achar SSID oculto é uma consequencia de quebrar o wpa/wep, e já é até automatizado nesses CDs Linux que se usa para auditoria... Mas enfim...

- Quanto aos APNs, apenas uma curiosidade. O Android não desliga, até porque NÃO tem controle para desligar. Na verdade, não sei se você já percebeu usando esses APN*, o que eles fazem é apenas renomear o host do APN para um nome inexistente. O que é uma gambiarra eu imagino: supondo que seja claro.com.br o host, aí para desativar o programa usa, p.ex., claro.com.br#apndroid. Ou seja, eu imagino que ele não desative realmente (ou totalmente), mas apenas faça uma tranqueira apenas para não gastar $ com dados, só isso. Mas eu tenho certeza que se nós pudéssemos "escutar" o tráfego, veríamos um montão de "host unreachable" ao usar essas gambiarras para desativar o 3G (claro... teremos menos tráfego, então menos gasto de bateria, mas n acho que seja um desligamento realmente). Pelo menos é a impressão que dá quando um programa apenas renomeia o host... Parece, n lembro, que o Froyo resolverá isso colocando um método de verdade para desativar realmente o 3G. Mas claro, são apenas suposições baseadas em evidências...

[']s

placard, creio que desativa sim, pois fica igual quando o celular não pega nem 3G e nem Edge, aonde trabalho tem uns pontos de sombra, fica igualzinho, mas vou fazer um teste com mais calma para ver se realmente economiza bateria ou não, eu tive impressão que sim, mas acho que o ideal é rodar uma carga com e outra sem e então comparar....

placard
04-09-2010, 12:55
wesley, obrigado pelo esclarecimento. Era isso mesmo que queria dizer... esse método aí. É que não sou desenvolvedor nem nada disso, aí acabo confundindo as coisas! :p

Hinotori, li nos bugs do Android (eu voto e aconselho todos a fazer o mesmo) que a API do Android (pelo menos até 2.1) não tem meios de desativar o tráfego de dados, ou pelo menos quando se tem APNs listados nas configurações. O telefone pode ter algum meio interno, não exposto. Não sei, mas como o Android é de código aberto eu acho, imagino que as pessoas devem saber do que estão falando.

A bateria dura mais sem o tráfego de dados acontecendo EFETIVAMENTE? Claro, eu mesmo já vi isso e é óbvio. Mas isso significa que o gasto de bateria é o ideal apenas usando esses programas? Não se essa tese dos sufixos/host-inexistente estiver certa. Ainda haveria um gasto residual por causa das tentativas mal sucedidas de conectar um host inexistente.

Repito: o fato de desaparecer o ícone significa apenas que a conexão não está estabelecida. O fone pode estar tentando estabelecer uma conexão ou estar efetivamente desativado/parado para dados (isto seria o desejado aqui). Isso eu tenho certeza que li a respeito. ;)

[']s

fcc
04-09-2010, 18:23
Srs,

minha lista.

Ainda tá inflada pois fico testando !!! Quando passar o período de empolgação isso deve cair.....

p.s. - cheguei a lotar o fone hehehe

http://www.appbrain.com/user/flaviocc/flaviocc

placard
04-09-2010, 22:25
Srs,

minha lista.

Ainda tá inflada pois fico testando !!! Quando passar o período de empolgação isso deve cair.....

p.s. - cheguei a lotar o fone hehehe

http://www.appbrain.com/user/flaviocc/flaviocc

fcc, gostei da lista. Não conhecia o NDrive ainda... testei e gostei.

Parece muito bom para navegar offline. O ruim é desembolsar não sei quanto $$ por mapas do Brasil e o que mais se precisar. Mas vou analisar. Parece ser muito bom.

No mais, aqui ando recebendo uns alertas de atualização no computador, mas quando vou atualizar ele "volta atrás" dizendo que nenhuma atualização foi encontrada. Será que tem alguma novidade chegando?

[']s

fcc
05-09-2010, 09:23
Bom dia Placard.

Testei 3 programas de GPS.

1 - sygic - mapa totalmente errado aqui. Muito mesmo.

2 - Motonav - mapa legal mas sinceramente não gostei a interface.

3 - Ndrive - o melhor mapa de todos e gostei da interface.

Eu no windows mobile utilizava o TomTom que tem um excelente mapa e interface idem. Já estava acostumado com ele. Dizem que sairá a versão para Android.

Que aviso no PC sobre atualização ?!!

Abs.

placard
05-09-2010, 10:28
Bom dia!

Realmente o motonav é ruim. Gostei do ndrive. O ruim de todos os mapas aqui no Br é que são todos até onde sei da teleatlas, e tem muitas coisaas desatualizadas e até erradas mesmo. Numa avenida perto dde onde moro, existe ate um cruzamento inexistente. Tem esse erro no gmaps, ndrive, yahoo... td pq é teleatlas se n me engano.

Aqui o motorola connect está já há uns dias avisando que "existe uma atualização para o seguinte" aparelho: daí mostra o meu modelo (A853), e mostra o n. Serial. Mas quando vou atualizar mesmo, aí ddiz que não tem.

Vale lembrar q o meu milestone é europeu (italiano).

Hinotori
07-09-2010, 16:42
Bom, após alguns dias e testes, definitivamente o APN faz a diferença na vida útil da bateria, principalmente se você está usando programas e o celular mas não necessariamente dados. Se o celular está quieto e em stand-by parece que depois de um tempo ele mesmo desativa o 3G, mas é só ligar a tela que você vê o ícone mudar e passar para 3G e depois H.... Consegui 2 a 3 dias com o APNDroid e uso baixo a moderado do celular, e 1 dia e meio com o APNDroid e uso moderado a alto do celular.... Sem o APNDroid, é 1 dia pra a 1 dia e meio, chorando muito 2 dias se usar pouco o telefone. Pode não ser a melhor economia possível existente nos celulares (meu E51 durava 3 dias e meio fácil em uso baixo a moderado) mas já alivia bastante...

O TaskKiller realmente não vi muita diferença no consumo de bateria, mas, faz a diferença quando quero matar aplicações e acho essencial. Não gosto de por exemplo abrir o browser e estar lá tudo que foi feito (pelo menos o skyfire, se você dá um back até o fim da sua lista de acessos ele te pergunta se quer limpar o histórico da sessão, mas também é inviável em uma sessão de 15/20 páginas visitadas, bem mais fácil clicar no widget do TaskKiller e ele mata o que eu configurei pra matar e acabou).

Não gostei muito do sistema multitarefa do Android, bem similar ao do iPod iOS4... Ou seja, aplicativos na memória, mas quando sai deles, eles automaticamente perdem o direito de acesso a várias coisas.... Ainda não entendi bem, mas por exemplo, no Symbian, eu posso usar o SportsTracker e deixar ele minimizado, gravando minha rota, e ao mesmo tempo estou ouvindo música ou fazendo qualquer outra coisa, posso deixar um browser de fundo baixando uma página, etc... Já no Android isso não é automático, alguns aplicativos em algumas circunstâncias continuam suas tarefas, enquanto outros congelam totalmente... Por um lado, tem as coisas positivas (exemplo: estou usando o MOTONav e saio, não preciso desligar o GPS, ele automaticamente para de acessar GPS e rede de dados), por outro tem coisas negativas (exemplo: quero somente ir para um aplicativo ver alguma informação e aí se estou numa área sem dados ao religar o GPS pode levar um tempo considerável para achar a posição, mesmo mudando pouco de lugar)... Novamente, sou do tipo que prefere ter escolhas, não gosto de escolhas automatizadas e genéricas pois nem sempre elas são as que vão de encontro com o que queremos... Pode ser que talvez eu não esteja entendendo muito bem a multitarefa e a questão de se um aplicativo vai parar ou não suas atividades... Mas dizer que precisa ser assim senão bateria não dura, meu antigo E51 vai discordar veentemente, basta saber usar e não deixar coisas rodando de fundo sem necessidade. Talvez pudesse ser uma opção avançada para desativar/ativar, sei lá, quem quer ter controle pode ter controle.

Claro que tem diversas experiências positivas, a interface é muito agradável e intuitiva na maior parte do tempo... A velocidade é bem satisfatória mesmo não estando com a grande melhoria de performance do Froyo. Já me peguei tentando fazer a página do browser do PC ir para baixo empurrando a rodinha do mouse para cima... :-P Os programas no geral estão bem razoáveis a maduros, algumas coisas que sinto falta, outras novidades que foram bem vindas, as facilidades do Market (melhoradas ainda mais com o AppBrain e MarketEnabler) são demais... Aliás, coisa mais gostosa que tem é escolher um App no site do AppBrain e simplesmente ir no seu celular e ver ele já instalado, sem ter que encostar um dedo nele. Enfim, pesando na balança, dá para usar bem o bichinho, mas podia ser melhor, não sei o que evolui no Froyo e o que vai evoluir no GingerBread, mas diria que se a Nokia não tivesse dormido no ponto na questão da interface TOUCH e de ter uma interface adequada para usar TOUCH com dedos, continuaria imbatível... O Android ainda tem que amadurecer muito na minha opinião, mas entendo que seja maduro o suficiente para a maioria das pessoas e que tenha sido focado nesse mercado primeiro, de simplicidade acima de tudo. Não sou contra isso, só acho que tudo tem que ter um equilíbrio e beneficiar ambos, ou seja, pode vir preparado para a maioria, mas, ser configurado para quem quer um maior controle.

P.s.: note que isso é um pincelada após uma semana de uso, não necessariamente uma verdade absoluta, visto que também estou numa fase de migração e de conhecer o novo sistema. Algumas coisas podem ser apenas questão de não ter aprendido corretamente (aliás, o manual do Milestone é bem tosquinho, explica o básico do básico do básico) ou de falta de adaptação, apenas estou compartilhando aqui meus pensamentos, aprendizados e caminhos tortuosos ou não...

P.s.2: sinceramente não achei o MotoNav ruim, não sei se vai ser dele a licensa que vou comprar, mas pelo menos nesse período de avaliação de 60 dias que vem, está me agradando. Por vezes demora um pouco a responder, mas no geral é bem rápido, inclusive para reformular rotas... Mas ainda preciso experimentar as outras opções. Não gostei da licensa só garantir atualização de mapas por dois meses... Que lixo... Deveria ser no mínimo um ano... Ou seja, se compro ele hoje e em dezembro sai um mapa novo, tenho que comprar novamente para atualizar o mapa... Não sei como é a política nos outros aplicativos, mas essa definitivamente é ruim.

placard
07-09-2010, 17:23
Oi Hinotori.

Foi bom saber que ao menos impedir o celular de estabelecer a conexão realmente faz uma boa diferença.

Quanto ao caráter multitarefa do Android, seu terceiro parágrafo, tenho algumas observações, não sei se você já sabe.

Eu sei que nós temos o cuidado de manter apps abertos e fechá-los quando preciso. Mas muita gente não. Com certeza você lembra dos "problemas" do N95 que eram causados porque as pessoas simplesmente esqueciam de fechar os apps abertos. Eu ainda encontro gente com smarts symbian que não sabem abrir o task (segurar o menu). Eu sei que nós preferimos no manual, ter mais controle, mas nós somos exceção. A maioria quer piloto automático. Inclusive no começo do Android houve sondagem pelo Google quanto a isso (infelizmente vou ficar devendo a referência).

Dito isso, o que o Android fez foi mudar o controle do usuário para o desenvolvedor.

Eu tenho pouquíssimo conhecimento disso, mas se não me engano a API do Android permite que os desenvolvedores façam vários tipos de programas... então... existem os "activities" e "services" (http://developer.android.com/guide/topics/fundamentals.html). E os desenvolvedores devem estar alertas para isso. Não sei se é exatamente isso (gostaria de opiniões melhores), mas desconfio que seja por aí.

Eu acho bastante razoável essa decisão. Claro que eu gostaria de ter controle, mas no final nos beneficiamos da maior popularidade e facilidade aproveitada pelos usuários menos técnicos.

[']s

ps.: sim, eu também tenho a opinião de que se tivessem refeito a UI do Symbian de forma decente, a coisa estaria bem diferente.

fcc
07-09-2010, 20:43
Srs, excelente debate. Ótimo aprendizado !!!

Aproveitando.

Hoje retirei o motonav por completo. e preciso de uma ajuda caso saibam.

Quando vc coloca um endereço em um compromisso, ele vira um link que ao clicar te dava duas opções ( abrir com motonav ou mapas ). Alguém sabe se existe a possibilidade de associar o Ndrive como programa padrão para abrir nesses casos ?

Abs.

wesley
07-09-2010, 21:05
Não gostei muito do sistema multitarefa do Android, bem similar ao do iPod iOS4... Ou seja, aplicativos na memória, mas quando sai deles, eles automaticamente perdem o direito de acesso a várias coisas.... Ainda não entendi bem, mas por exemplo, no Symbian, eu posso usar o SportsTracker e deixar ele minimizado, gravando minha rota, e ao mesmo tempo estou ouvindo música ou fazendo qualquer outra coisa, posso deixar um browser de fundo baixando uma página, etc... Já no Android isso não é automático, alguns aplicativos em algumas circunstâncias continuam suas tarefas, enquanto outros congelam totalmente... Por um lado, tem as coisas positivas (exemplo: estou usando o MOTONav e saio, não preciso desligar o GPS, ele automaticamente para de acessar GPS e rede de dados), por outro tem coisas negativas (exemplo: quero somente ir para um aplicativo ver alguma informação e aí se estou numa área sem dados ao religar o GPS pode levar um tempo considerável para achar a posição, mesmo mudando pouco de lugar)... Novamente, sou do tipo que prefere ter escolhas, não gosto de escolhas automatizadas e genéricas pois nem sempre elas são as que vão de encontro com o que queremos... Pode ser que talvez eu não esteja entendendo muito bem a multitarefa e a questão de se um aplicativo vai parar ou não suas atividades... Mas dizer que precisa ser assim senão bateria não dura, meu antigo E51 vai discordar veentemente, basta saber usar e não deixar coisas rodando de fundo sem necessidade. Talvez pudesse ser uma opção avançada para desativar/ativar, sei lá, quem quer ter controle pode ter controle.

As aplicações podem funcionar da forma como o desenvolvedor quiser em Android. Não existe basicamente nenhuma restrição ao tipo de tarefa que pode executar em background, o framework é muito mais livre do que no iOS4.
Este comportamento diferente que você observa certamente foi escolha dos desenvolvedores de cada aplicação.

Eu tenho pouquíssimo conhecimento disso, mas se não me engano a API do Android permite que os desenvolvedores façam vários tipos de programas... então... existem os "activities" e "services" (http://developer.android.com/guide/topics/fundamentals.html). E os desenvolvedores devem estar alertas para isso. Não sei se é exatamente isso (gostaria de opiniões melhores), mas desconfio que seja por aí.

Sim, exatamente. A grosso modo, uma Activity é uma tela, uma UI, e um Service é algo que roda em background. Cada aplicação pode ter várias activities e services diferentes (além de outros componentes de Android).
Assim, por exemplo, uma app que toque música pode ter uma Activity que mostre a música corrente, tempo, controles de play/pause/etc., e um Service que fique tocando a música para que esta não pare quando o usuário sair da Activity (do ponto de vista do usuário, sair da app). Se o desenvolvedor dessa app não tivesse feito um Service, a música pararia quando o usuário fechasse a Activity.

P3dR0
07-09-2010, 21:22
Desde de ontem eu entrei pro clube também, é muito bom esse celular (dá um coro no meu antigo N95).

E hoje eu ativei o Tim Liberty Web (internet ilimitada de até 300kbps, velocidade capada depois de 300mb consumidos - R$ 29,90), vamos ver se eu consigo viver com a velocidade capada, já que os 300mb vai durar nada, ainda mais se eu ficar usando mesmo o tethering (se não der pra aguentar a velocidade reduzida, lá vou eu gastar mais 20 reais num plano melhor).

E como eu sai de um Symbian pro Android, eu acho que eu posso dar minha opinião sobre o multitarefa, eu prefiro o jeito do Android do que a do Symbian, não tenho nenhum problema em abrir os programas na última tela aberta. Só de não ter que ficar me preocupando em ficar fechando os aplicativos, pra mim, já é uma mão na roda.

A bateria realmente é muito fraca, tudo bem que em 1 dia de uso intensivo ele ainda tinha 50% antes de eu colocar pra recarregar, mas mesmo assim é bem fraca - pelo menos eu estou acostumado a usar o carregador veicular todo dia e esse costume eu vou manter com o Milestone (eu nem sei aonde está o carregador de parede do meu N95 - só carrego no carro).
Como a bateria é fraca e eu comprei o da TIM (sem doca) eu já encomendei um no eBay (53 reais), tanto pra deixar carregando todo dia a noite, quanto pra usar como rádio relógio (já tem alguns anos que o meu despertador é o celular).

Essa semana eu vou tirar o MotoNAV do celular e testar alguns navegadores, o NDrive (que alguns elogiaram) eu usei bastante no N95, mas como a interface é voltada para touch screen eu sempre apanhei pra usar.

placard
08-09-2010, 01:00
@wesley: obrigado pelo esclarecimento.

@fcc: isso deve ser alguma API do Android. Aqui tb o NDrive não dá suporte. Deve ser uma omissão do NDrive. Falta de integração.

@P3dR0: estou achando o NDrive ótimo. Acho que vou acabar me rendendo a adquirir o mapa Brasil. Realmente fiquei com inveja dos Nokia com navegação gratuita offline. :)

[']s

fcc
08-09-2010, 08:38
Placard,

obrigado.....podia ter essa opção de associar....

Abs.

Hinotori
08-09-2010, 09:49
Placard,

obrigado.....podia ter essa opção de associar....

Abs.

Qualquer associação depende do programador mesmo, eu testei dois gerenciadores de downloads, um que integra e outro que não integra. O que integra, quando faço um download, ele pergunta se quero fazer pelo browser ou pelo gerenciador. O que não integra, tenho que copiar o link... Ouvi falar bem do Sygic, até gostei dele quando testei no Symbian, mas desisti dele quando percebi que ele travava muito fazendo rotas, mas era uma versão de um ano e meio atrás, devem ter melhorado bastante, talvez valha a pena o teste se não tiver comprado a licensa do NDrive. Outro que falam bem é o CoPilot, mas não sei se ele tem o Brasil disponível.

wesley
08-09-2010, 11:05
@fcc: isso deve ser alguma API do Android. Aqui tb o NDrive não dá suporte. Deve ser uma omissão do NDrive. Falta de integração.

Funciona assim: cada aplicação em Android tem um arquivo xml (chamado AndroidManifest.xml) onde, entre muitas outras coisas, diz quais são os "tipos de dados" que aquela aplicação sabe tratar. Assim, quando alguma outra app diz para o framework de Android: eis aqui este dado, abra a aplicação que o trata, ele procura a aplicação e a executa passando o dado. Quando mais de uma aplicação trata o mesmo tipo de dado, o framework mostra a telinha para o usuário escolher qual aplicação quer iniciar.
Assim, o xml do NDrive deve ter omitido que ele é capaz de tratar este tipo de dado.

placard
08-09-2010, 12:43
Hehe, taí então a explicação técnica! :D

fcc
08-09-2010, 14:03
Obrigado a todos....

e dá pra alterar esse XML mole ou é complicado ? hehehe

Hinotori, testei o Sygic aqui....e impossível os mapas....ruas totalmente erradas, mandado entrar em contra mão e por aí vai. Tirei na hora.

Sobre os mapas serem os mesmos tb li isso, mas o mapa do Ndrive mostra as rotatórias (em Vitória tem muitas) que Sygic e Motonav não mostraram....

Ah e o Copilot não tem mapa BR ainda.

Abs !

wesley
08-09-2010, 18:02

A resposta curta é não dá. A resposta longa é talvez dê, mas não sem umas boas habilidades de hacking envolvidas.
E mesmo alterando o XML não há garantias de que vá funcionar. O código deles pode não estar preparado pra receber este tipo de dado.
O mais correto seria pedir para os desenvolvedores da aplicação habilitarem isto, especialmente se for uma aplicação paga.

Hinotori
08-09-2010, 18:18
Obrigado a todos....

Hinotori, testei o Sygic aqui....e impossível os mapas....ruas totalmente erradas, mandado entrar em contra mão e por aí vai. Tirei na hora.

Sobre os mapas serem os mesmos tb li isso, mas o mapa do Ndrive mostra as rotatórias (em Vitória tem muitas) que Sygic e Motonav não mostraram....

Ah e o Copilot não tem mapa BR ainda.

Abs !

O mapa mais atual do MotoNav só é liberado se comprar a licensa, o que vem com o aparelho é do ano passado, no site da motorola, ao ver as opções de compra, o mapa disponível é do segundo trimestre de 2010, provavelmente o mesmo do NDrive. Dizem que esse ano ainda sai uma versão nova do TeleAtlas Brasil, e, também dizem que não vai ter a atualização das Marginais aqui em SP (pra mim isso é um saco, mudou muito mesmo) ainda...

Linconln
08-09-2010, 18:48
Vou postar aqui só prá ver se é assim mesmo...
Comprei um Sony X10 mini porque queria um celular bem pequeno.
O Android tem coisas interessantes, mas perdeu recursos aos montes...
Alguns consegui recuperar instalando programas baixados, como a transferência de arquivos por bluetooth, mas outros não teve como...
O recurso que mais me faz falta agora é a discagem por voz pelo bluetooth.
Gostei da navegação GPS pelo Wisepilot, a princípio esta melhor que o Ovi da Nokia.
Os aplicativos de e-mail, navegador e redes sociais também são interessantes e funcionam bem.
Testei pouco, mas gostei do TrackId que escuta um pedacinho da música e localiza na Internet e já dá um atalho prá abrir no YouTube (que também funciona bem). O atalho de download não funciona, mas pelo que vi seria pago.

Hinotori
08-09-2010, 19:02
Bom, a minha lista dos programas indispensáveis, por hora é a seguinte:

1 - RockPlayer: sei lá porque não está mais no Market. É sem dúvida o melhor vídeo player. Estou rodando AVIs SDs sem recodificar nem nada, roda perfeitinho e numa boa, vez ou outra engasga, não sei se é quando vai pegar os Ads no Google Ads ou por outra razão, mas é bem raro isso acontecer, e tem performance bem melhor que o CorePlayer no Symbian por exemplo... Enquanto não vem o "famoso" DukeNukem Forever, ops, CorePlayer 2.0 (que é a primeira versão que vai sair pra Android também), tá isolado na primeira posição, nada se compara a ele.

http://www.anplayer.com/index_en.html

(Gratuito com Ads e um R no canto superior esquerdo da tela ou 10 doletas para se livrar dos Ads e do R, os Ads não são intrusivos e não aparecem durante os filmes, a menos que invoque os controles, assim que os controles saem o Ad vai embora junto).

2 - Universal AndRoot: simples, prático, e direto... Deu um click, roteado... Outro click, desroteia e volta a como era de fábrica. Melhor, impossível... Compatível com alguns telefones, e felizmente todas as versões de Milestone são compatíveis.

3 - AppBrain: sem dúvida, indispensável.... Imagina o seguinte... Acessar o Market pelo browser do seu computador, achar o App que quer, clicar e instalar, e sozinho ele tá lá no seu telefone...Sem falar que ele no telefone facilita o acesso ao Market...

4 - MarketEnabler: outro cara que só fora do Market, mas esse é por razões óbvias... É instalar o danado, abrir ele, escolher para fazer o fake de T-Mobile e pronto... Pode comprar o que quiser de Apps pagos, sem restrição, basta ter associado um cartão de crédito na sua conta google.

http://code.google.com/p/market-enabler/

5 - Skyfire: sem dúvidas, o melhor browser no momento. Com ele, basta um click e ele se passa como um browser de computador normal, ou seja, nada de ficar sendo forçado a ver versões mobiles de sites mal programados. Também tem suporte a flash e é bem satisfatório para ver vídeos, mas, a própria empresa já avisa que o suporte a flash é voltado para vídeos, não espere muito mais que isso....

6 - AppInstaller: necessário para instalar Apks que se pega fora do Market....

7 - Astro File Explorer : bacaninha e bonzinho, não lembro de ter achado um file explorer no telefone, infelizmente.

8 - MotoTorch LED: lanterna com os dois LEDS do flash, bem bacana

9 - Titanium Backup: jeito simples, fácil e rápido de fazer backup dos seus APPS. Requer root e busybox, ele sozinho instala o busybox, melhor que instalar por fora....

10 - Angry Birds Demo: Joguinho bacaninha e viciante, muito bonito graficamente, e roda bem no mile....

11 - Bebbled: bejeweled um pouco mudado e com certo suporte a acelerômetro, é bacaninha e gratuito...

12 - Puzzle Blox: bejeweled + tetris + uso intensivo do acelerômetro = excelente quebra cabeça. É pago, mas é baratinho, recomendo.

Deixei os jogos por último e não necessariamente na ordem de preferência... :-P

Por enquanto é isso.

P3dR0
08-09-2010, 19:15
Depois eu vou postar os aplicativos que até agora eu acho indispensável, mas um que eu posso dizer é o Wireless Tether - estou usando ele agora no meu notebook (só tenho que testar depois com o Bluetooth).

placard
08-09-2010, 20:36
Não conhecia o market enabler.

fcc
09-09-2010, 09:23
Legal sua lista Hinotori.

Algumas coisas eu não conhecia.

Eu uso outro file explorer. o ES File Explorer ( estrongs file explorer ).

Uma novidade: surgiu uma oportunidade e peguei outro Android, pra patroa. Peguei um X10 mini ! O celular é muito leve e pequeno, mas excelente para quem deseja um smart pequeno. Gostei muito e pra quem usa 2 fones é uma excelente segunda opção.

ela gostou bastante, agora estou vendo o melhor pra aproveitar ao máximo a tela pequena !

Abs.

Hinotori
09-09-2010, 11:23
Legal sua lista Hinotori.

Algumas coisas eu não conhecia.

Eu uso outro file explorer. o ES File Explorer ( estrongs file explorer ).

Uma novidade: surgiu uma oportunidade e peguei outro Android, pra patroa. Peguei um X10 mini ! O celular é muito leve e pequeno, mas excelente para quem deseja um smart pequeno. Gostei muito e pra quem usa 2 fones é uma excelente segunda opção.

ela gostou bastante, agora estou vendo o melhor pra aproveitar ao máximo a tela pequena !

Abs.

Quase peguei um no aeroporto em Roma, lá custa 400 reais... Mas dei uma pesquisada (viagem de negócios, estava com laptop e o tempo de espera do voo era bem grande) e vi que muita gente reclama que muitos APPs não são compatíveis com 320x240, vai ser interessante ver como vai ser sua experiência. O legal é que a SE já confirmou o Android 2.1 pro X10 / X10 mini e X10 mini pro para até o final desse mês, mais tardar começo do mês que vem.

fcc
09-09-2010, 16:51
Ufa. Oficial !

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-povo-venceu

Vamos ter atualização !

Abs.

P3dR0
09-09-2010, 17:17
Ótima notícia, uma pena ter que esperar até o ano que vem, mas melhor que nada.

placard
09-09-2010, 17:50
:feliz: :uhu:

Essa foi boa!!!!! Agora sim o telefone vai dar tudo de si.

Que coisa BOA!

fabioing
09-09-2010, 18:54
Ufa. Oficial !

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-povo-venceu

Vamos ter atualização !

Abs.

Haja paciência pra esperar até lá. HAHAHAHAHA

placard
09-09-2010, 19:06
https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades?pubid=987654

MILESTONE (Latin America) - Initial rollout of upgrade to Android 2.2 planned for Q1 2011

Hinotori
09-09-2010, 19:23
Ótima notícia! Uhu!

fcc
09-09-2010, 19:48
Hinotori,

sim alguns apps nem aparecem no market para baixar.

No XDA existe algum caminho para poder ver essas apps e já estão de olho no desenvolvimento para poder atender o mini.

Não creio que o mini tenha foco hard users, mas para uso eventual e principalmente se precisar de email e agenda com integração ao google, ele atende perfeitamente.

Hj configurei a conta da patroa lá....e mandei algumas mensagens....olha....a rapidez não deve nada ao milestone na visualização, envio, digitação etc.

Se esse fone baixar de preço no futuro, considero até um pra mim, pra uso esporádico, fim de semana, atividades outdoor etc, o que consideremos, é uma droga fazer com milestone.

Vou sempre a praia e não dá pra levar um tel de 1.2k pra encher de areia, sal etc.....Enrolei ele num filme pvc e deixei desligado, se precisasse ligava, falava e desligava. Fiquei com medo devido da temperatura por isso desliguei.

O mini cai bem nesses casos.

Abs.

placard
11-09-2010, 11:58
(...) No mais, aqui ando recebendo uns alertas de atualização no computador, mas quando vou atualizar ele "volta atrás" dizendo que nenhuma atualização foi encontrada. Será que tem alguma novidade chegando?

[']s

(...) Que aviso no PC sobre atualização ?!!

Abs.

(...) Aqui o motorola connect está já há uns dias avisando que "existe uma atualização para o seguinte" aparelho: daí mostra o meu modelo (A853), e mostra o n. Serial. Mas quando vou atualizar mesmo, aí ddiz que não tem.

Vale lembrar q o meu milestone é europeu (italiano).

Apareceu novamente. É disso que estou falando:

http://img832.imageshack.us/img832/1266/atualizacao.png

http://img409.imageshack.us/img409/6529/atualizacao2.png

Então eu conecto meu telefone e clico em Atualizar. Só que quando clico diz para eu atualizar somente "com o software de atualização em progresso". :seila:

E quando clico no programa, diz o seguite: "O Motorola Software Update não pôde conectar-se ao servidor para finalizar a atualização do software. Possíveis causas: manutenção do servidor ou configuração de rede.".

fcc
11-09-2010, 14:29
Placard, que coisa doida !

Isso deve ser pq seu fone é europeu e lá deve estar saindo a atualização, mas como vc ta na rede daqui ele não atualiza....tem lógica isso ?!!!

placard
11-09-2010, 16:47
Cheguei a imaginar isso da rede. Mas não sei...

Eu atualizei o meu para 2.1 quando estava nos EUA, ou seja, fora da Europa. Não acredito na hipótese de listar negativamente por GeoIP etc. Primeiro, como ocorrerá com os usuários em trânsito? (meu caso, que funcionou!) Segundo, o que fazer com IPs mal detectados? Não sei se você já viu, mas GeoIP é confiável, mas não muito.

Dito isso, não acredito em privilégio das redes dos EUA, nem em bloqueio da AL/BR. Acho mais dor de cabeça pra Motorola do que benefício.

Por outro lado, não vejo ninguém na Internet com isso. Certo é que o jeito é esperar até sair a atualização, as pessoas atualizarem, não ter problemas... e aí eu pulo no barco. :p

// editado

Tá respondido então! Não deve ser nada, só um bug do programa ou algo assim. Eles querem vender o milestone 2 com Froyo antes! :rolleyes:

http://android.hdblog.it/wp-content/uploads/2010/08/Froyo-2.2-Motorola-Milestone-595x87.jpg

Mas é muita informação desencontrada. Ainda tem a estória da O2 (Alemanha), que devem estar recebendo agora em Setembro... enfim, não tem como saber até sair nos sites populares (Gizmodo/Engadget/etc.). É esperar mesmo.

// editado de novo

Realmente tinha uma atualização. Por algum motivo o meu notebook não gosta do Morotola Software update. Usei outro computador com XP e funcionou. Fez a atualização, MAS NÃO É FROYO, CLARO. Nem me perguntem o que foi. Não tenho a mínima idéia. Só sei que atualizou alguma coisa. :p

fcc
11-09-2010, 18:34
Mas essa msg de atualização dava no seu computador ou no telefone direto ???

E como pelo computador ? Através do programa da Motorola ?

Abs

placard
11-09-2010, 18:40
No computador, atra'ves do Moto Connect. Veja a primeira e segunda imagens.

Como não adiantava nada, eu tentava verificar através do programa de atualização, que você baixa do site. O "Motorola Software Update".

Mas enfim... como eu falei, consegui atualizar por outro computador com XP Pro 32 bits (o meu notebook é 7 Pro 64 bits). Usando o mesmo Motorola Software Update. Não sei qual era o problema aqui... alguma configuração do Internet Explorer talvez, já que ele é usado no MSU.

Finalmente, quanto à atualização, vi que foi aquela atualização para resolver o problema da música iniciando sozinha. Que por sinal era um problema que eu NÃO tinha... :riso: E o único problema que eu tinha NÃO foi resolvido: chips 3G da Claro (todos aqueles vermelhos) fazem o telefone resetar ao desativar o modo avião. Maldita hora que meu chip antigo (2005, dos brancos, não dão esse problema) falhou e eu precisei trocar... não dava esse problema! :choro::irado:

Improved Stability Prevents the phone from random power cycling (turning off and on), and minimizes force closes in certain applications.
Alarm Improvements Resolves issues with alarm functionality.
Music Player Functionality
Eliminates accidental starting of music.
Audio Quality Enhancements Eliminates instances of choppy audio experienced by some users.
PIN Lock Improvements Allows users more flexibility in setting the PIN Lock timer when using Exchange email.
Proximity Sensor Enhancement
Provides more accurate proximity sensing during phone calls.
Flight Mode Enhancement
Ensures phone service is restored after leaving airplane mode.
“My Location” Improvements
Resolves the issue of Google Maps failing to find "My Location" when "Use Wireless Network" is enabled without using GPS.

[']s

fabioing
11-09-2010, 20:07
Placard,

Como ficou a versão do seu Android?

Um abraço,

placard
11-09-2010, 22:29
A mesma coisa, update-1... a MR2.5 não muda isso. Provavelmente deve ter mudado a v do kernel, mas n da pra saber pq eu n sei a anterior decorada. Abraço.

Mettal
12-09-2010, 18:45
Opa, estou de olho em um Milestone XT720, vale a pena o preço um pouco mais alto pelas melhorias dele? Ahhh sim, e sabem se ele reproduz videos em 720p também?

Hinotori
12-09-2010, 20:36
Carreguei o Mile nessa sexta a tarde no trabalho, chegou hoje com uns 30%, dois dias e meio, nem mexi nos APNs, tá tudo normal, com conexão e tudo, a única diferença é que no final de semana o uso do celular é bem "simplificado", uso mais para receber ou fazer alguma chamada, quase não uso Web/Agenda ou jogos, acho que uns 20-30 minutos de Web/Jogos. Creio que dê para chegar nos 3 dias com um uso leve igual esse.

placard
13-09-2010, 14:29
Mettal, ele captura 720p24, entao imagino que reproduza ao menos isso.

Quanto a comprar, eu so compraria se eu tivesse a certeza que ele seria atuaalizado ao menos para froyo. Quanto ao preço, se for muito alto eu consideraria esperar e comprar o milestone 2, que com certeza receberá android 3 no futuro, coisaa que o xt720 com certeza não terá.

Além do mais, quanto menos motoblur, sense etc., melhor na minha opinião.

Hinotori
13-09-2010, 16:12
Mettal, ele captura 720p24, entao imagino que reproduza ao menos isso.

Quanto a comprar, eu so compraria se eu tivesse a certeza que ele seria atuaalizado ao menos para froyo. Quanto ao preço, se for muito alto eu consideraria esperar e comprar o milestone 2, que com certeza receberá android 3 no futuro, coisaa que o xt720 com certeza não terá.

Além do mais, quanto menos motoblur, sense etc., melhor na minha opinião.

Sei não, muito se fala no Ginger precisando de mil e uma coisas mas já li mais de uma vez pessoas envolvidas no projeto na Google dizendo que é tudo balela.... Mas uma coisa é certa, não esperem Gingerbread pro Milestone (o primeiro, não o 2 ou o XT) mesmo que dê para rodar numa boa, se o Froyo já foi um parto pra conseguir, imagina outra release... :-P

Hinotori
13-09-2010, 22:28
Putz, estou custando a acreditar, mas não tem bloqueio remoto nem apagamento remoto dos dados???? Vi que tem vários APPs no Market pra isso mas todos tem histórias de terror (de dar bug e travar do nada e não conseguir mais destravar, não aceitar senha, etc... não dá para arriscar num App voluntário transformar seu celular em um tijolo ou perder os dados do nada de bobeira...)... Alguém tem alguma experiência positiva/fez testes com algum dos apps do market para isso?

placard
13-09-2010, 23:39
Pois é... me referia ao 2. Falam em 1Ghz/512MB (http://twitter.com/eldarmurtazin/status/17550974090). Mesmo "recomendado", é uma boa desculpa para um 'não' dos fabricantes. Aliás, já vimos o problema de alguns para sair sequer do 1.5/1.6... O bom é que parece que vão proibir UIs alternativas (http://www.gsmarena.com/more_details_on_the_android_30_aka_gingerbread_req uirements-news-1782.php). Acho isso ótimo. Consistência e facilidade de atualização.

Quanto a esse acesso remoto, não tenho a mínima idéia. :td:

Hinotori
14-09-2010, 08:12
Caramba, isso é coisa muito básica, todo Smart tem que ter, você programar uma frase chave que se ele receber via SMS ele se bloqueia todo e só um master reset ou sua senha programada libera a trava. Se perde ou tem o celular roubado, é fácil fazer ele limpar tudo para não te comprometer (ainda mais com dados do Exchange no telefone). A única opção é programar o bloqueio sempre, aí toda vez que for usar o telefone tem que usar senha ou padrão de movimento pra desbloquear, já é um saco ter que ficar deslizando o maldito cadeado...

placard
14-09-2010, 12:24
Hinotori, dei uma lida porque me interessei sobre o assunto.

Aparentemente, existem alguns aplicativos para isso (http://www.shaswatpatel.com/3-must-have-android-security-apps/). Provavelmente pagos, não sei porque dei uma "lida geral". WaveSecure (https://www.wavesecure.com/)parece ser muito citado:

http://www.shaswatpatel.com/wp-content/uploads/2010/06/WaveSecure-Android-Apps-200x300.png
^------- veja essa última opção, parece interessante.

Também vi que eles (G) estão prestando atenção na segurança. Com o Froyo, parece que administradores de servidores Exchange poderão apagar todos os dados dos telefones e ainda resetá-lo para o estado original (http://www.pcworld.com/businesscenter/article/201680/droids_earn_business_cred_with_android_22.html?loo mia_ow=t0:s0:a38:g2:r3:c0.106263:b36092356:z0). Imagino que não seja o caso do cartão SD (como restaurar o original, afinal?), mas penso que para isso coisas como o WaveSecure possam dar conta do recado ao "nukar" o cartão.

Bem... acho que é uma luz.

[']s

fcc
14-09-2010, 13:41
Placard e Hinotori.

uma luz, como que pelo APP brain o app aparece instalado ? Ele aparece listado quando acessamos via telefone né?

Ou seja mudamos nossa conta no desk (incluindo uma app) e ela aparece como opção para instalar assim que acessamos via fone, correto ?

Abs.

Hinotori
14-09-2010, 14:09
Valeu Placard, vou observar o WaveSecure, dias desses teve um release que ferrou com toda segurança do treco e parece que demoraram para arrumar, vou esperar um pouco, se estiver estável, provavelmente vá por esse caminho. Esse feature do Froyo não sei se seria útil, pois o acesso é feito via OWA e não tem qualquer cadastro, tenho até "medo" de perguntar para IT aqui pois se perguntar provavelmente vão impedir que use o aparelho via OWA e aí vou ficar sem sincronização de agenda, que é o mais importante pra mim...

fcc, no APP Brain, o aplicativo, ele mostra mais ou menos o que o Market mostra, só que por padrão ele já mostra todos os aplicativos (como por exemplo o MotoNav, tem que tomar cuidado, se desinstalar o motonav não faço idéia se dá para instalar de novo por exemplo). Já na Web, ele mostra o que você sincronizou por último, no cliente no telefone tem uma opção de sincronização que atualiza a lista do telefone com a do site. Se você instala pelo site e remove pelo telefone, e não sincroniza, no site ainda consta aquela App, tem que sincronizar, fica aparecendo como instalação pendente, tu clica no X da pendente e apaga e sincroniza de novo e boa. Aqui, quando eu clico e peço pra instalar no site, já na próxima sincronização do telefone com os serviços ele já pega do servidor do Appbrain que tem nova instalação e manda bala, costuma ser praticamente instantâneo.

fcc
14-09-2010, 14:15
Valeu Hinotori...tenho q olhar isso com calma entao.

O meu ta diferente desse processo. Vi q o Appbrain mudou.

Hinotori
14-09-2010, 15:31
Talvez esteja lhe faltando esse componente:

http://www.appbrain.com/info/fast-web-install

Acho que é ele que garante a instalação sincronizada, sem precisar sincronizar manualmente.

Hinotori
15-09-2010, 15:20
Hoje são 2 semanas com o Milestone. Destaque maior: o Gorilla Glass... Bixo, acho que agora isso é essencial num celular que eu compre... Duas semanas levando pra lá e pra cá, no bolso, no console do carro, touch daqui, touch de lá... E a tela está INTACTA.... É impressionante (nunca gostei de películas e por isso com uma semana todos meus celulares já tinham arranhões aqui ou acolá na telá).

O segundo maior destaque pra mim ficou por conta do teclado, muitos odeiam, mas sinceramente, eu gostei muito... Achei fácil e confortável de usar. Claro que nada é perfeito, poderia ser melhor, principalmente se fosse do tipo TILT (pense no HTC TYTNII/TILT ou N97), tivesse D-PAD do lado esquerdo e o DPAD fosse quadradinho e não um retângulo.

Os destaques negativos foram vários, sinceramente, pra mim o Android ainda está na sua infância, pode ser um bom "meu primeiro smart" ou um bom "smart pra quem nunca usou outro smart", mas são muitas coisas faltando, o browser não mostra GIF animada, não tem como forçar bloqueio remoto por SMS ou apagamento remoto por SMS, o suporte exchange é meio bugado (tem um item do meu calendário que não vem nem por decreto), não dá para fazer sincronia de calendário por USB (se você não usa exchange com OWA ou Google, esquece), uso não inteligente dos rádios de internet (pedir a benção para um aplicativo usar a internet seria o mínimo, e desativar a internet assim que não tem ninguém trafegando dados/usando, outra coisa boa), não destrava a tela sozinho ao abrir o teclado, ter que ficar arrastando dedo na tela para tudo, desde atender uma simples chamada a até desbloquear o telefone (caso clássico de excesso de simplificação, que custava duas teclas físicas, uma chave para travamento e um botão afundado para atender) o que inclusive é extremamente inconveniente no trânsito ou se estiver só com uma mão disponível, falta de vídeo chamada 3G (apesar que agora estão aparecendo alguns modelos que prometem esse suporte, vamos ver), não pode usar o telefone como modem (talvez arrumem com o froyo, no Droid a Motorola não incluiu essa possibilidade, vamos ver no Milestone)...

Tá, para algumas coisas tem Apps gratuitos, para outras tem Apps pagos, e poucas não tem solução... Mas, novamente, eu reforço, um Smartphone é uma ferramenta de trabalho pra muitas pessoas, e muitas pessoas querem já ter as ferramentas disponíveis, com suporte do fabricante, e não ter que pesquisar, e depender do Zé Da Esquina software corporation para suporte em casos críticos de problemas. Um telefone para uso corporativo que falha ao receber um comando de bloqueio total nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser caso de processo por perda de dados e irresponsabilidade da empresa que vendeu o produto... Qual segurança que uma grande empresa sente no Zé Da Esquina? Quebrar, quebrou.... E ainda por cima re-abre como Zé da Praça...

Sinceramente, não vejo qualquer aparelho Android sendo adotado aqui, aonde trabalho... Talvez não seja o mercado do Android por hora, talvez meu conceito de Smartphone seja errado (pois sinceramente, esse é o primeiro smartphone que conheço que não posso ligar por cabo ao computador para sincronia de agenda e backup), sei lá...

Não levem isso como crítica destrutiva, ao contrário, vejo como construtiva... Vou quebrando o galho aqui e acolá e me acertando com essas limitações, o aparelho e o sistema são excelentes em muitas coisas, mas péssimos em outras... Como sempre, questão de estudar com carinho os prós e contras e ver se para você vai ser bom ou se faltam coisas importantes. Sinceramente, se não tivesse plano 3G ilimitado já tinha devolvido semana passada só pela limitação de sincronia com exchange ter que ser via internet... Como tenho, e o resto vou levando, resolvi aderir ao "já que está na chuva, é para se molhar", vou aproveitando tudo que tem de bom no Mile (que não é pouca coisa) e tentando relevar essas coisas que faltam ou me adaptar.

placard
15-09-2010, 16:00
Tb não gosto de películas. O meu não tem nenhum arranhão também em meses de uso. Mas eu sou muito cuidadoso...

O teclado físico eu não gosto. O meu tem a mania de repetir o que digito... tipo caadeira, cannhão etc. Quanto mais leve digitar, parece pior. Já me acostumei a digitar de outra forma... :rolleyes:

Quanto a usar o telefone como modem, não foi a Motorola que fez isso, foi a Verizon. :p O Milestone não é da Verizon, portanto... imagino que não será problema.

[']s

P3dR0
15-09-2010, 17:30
Eu acabei de instalar a versão Retail do Android 2.1, o meu Milestone é da Tim e se tem uma coisa que eu nunca usei foi celular com SO personalizado pela operadora (por menor que seja a personalização - o meu N95 que o diga, durou nem dois dias).

Até agora, o 2.1 Retail está funcionando redondo no Milestone, vamos ver se assim continua.

P3dR0
15-09-2010, 18:46
...
Quanto a usar o telefone como modem, não foi a Motorola que fez isso, foi a Verizon. :p O Milestone não é da Verizon, portanto... imagino que não será problema.

[']s

Tomará que com o Milestone eles não capem a função de modem, agora mesmo eu estou usando o Milestone como modem para o meu notebook (usando o PdaNet), mas tem que mexer em mais coisas que eu gostaria para ativar essa funcionalidade.

Hinotori
15-09-2010, 19:36
Mudando um pouco de assunto, hoje brinquei um pouco com o Galaxy S Brazuca de um amigo, muito legal a TV Digital, funciona muito bem, e a tela AMOLED é fantástica, essa dispensa comentários. No mais, vi que a Samsung mima mal seus usuários eheheh Caramba, o dele não veio nem com carregador veicular... Poxa, o Mile já vem com Doca e Carregador Veicular (podia ser igual no Canadá, vem com okit para carro e carregador veicular)... Também achei bem triste a Samsung não ter feito acordo para deixar um navegador offline (tipo o MotoNav) nem que seja igual o MotoNav, alguns dias na faixa e o resto se quiser compra a licensa.... Só tem o google maps e o navigator, e como bem sabemos, o navigator normalmente não funciona aqui... No mais, eita bixinho besta, rápido pra caramba, seja lá o que for a UI da Samsung, não é muito intrusiva também, é bem parecida com a UI comum do Android, mas com algumas diferenças, aí já não vou falar qual acho melhor pois é questão de costume, não é justo julgar uma interface que não estava acostumado e usei por alguns minutos com outra que estou usando há duas semanas. É um excelente aparelho para quem dispensa o teclado físico.

fcc
15-09-2010, 19:45
Hinotori,

sensacional seu depoimento.

Minhas observações:

- sempre usei win mobile, desde antes dos fones (ipaq, dell axim) depois parti pro HTC. E também nunca imaginei não ter sincronia via cabo USB. Isso é muito estranho pois parte do princípio que todo mundo está conectado o tempo inteiro o que aqui no BR está longe de ser realidade, mesmo para o target do Milestone. Eu por ex só habilitei meu 3G depois do Milestone.

- ODEIO ODEIO ter que deslizar toda hora pra atender um telefonema. Dirigindo então nem se fala ! Pra ter ideia de quanto ODEIO isso, no HTC era nativo e coloquei outra rom e tirei isso. Atendia APERTANDO um botão. Por favor, se souber de alguma APP que mude isso fico grato desde já :)

- Tb não entendo essa história de tentar ficar online o tempo inteiro. Por default teria que ser ao contrário, mas é OS do Google né?! Não gosto.

Interessante vc postar suas dicas de apps que esta usando para resolver ou contornar os problemas que citou.

Abs e excelente contribuição !

placard
16-09-2010, 02:07
Pessoal, indo um pouco para off, mas sem problema já que sei que não teremos problemas nem discussões quanto a isso aqui. E parece um lugar propício para eu fazer a pergunta, o lugar mais amigável/promissor. Não fiz a pergunta no tópico do Linux de propósito. ;)

O que vocês acham disso aqui (http://apcmag.com/why_i_quit_kernel_developer_con_kolivas.htm)?

Basicamente, é uma entrevista já antiga com um antigo desenvolvedor do kernel do Linux. Em síntese ele explica porque o Linux no desktop nunca vingou e provavelmente nunca vingará. Interessante que pela primeira vez eu vi uma explicação que se encaixa perfeitamente na minha experiência e nas minhas frustrações (e nos sucessos) ao sempre testar o sistema. Eu sempre desconfiei, mas pela primeira vez vi alguém de dentro comprovando isso, e principalmente: explicando as razões exatas.

Óbvio que muita gente usa com sucesso. Mas é óbvio também que 1-2% de mercado depois de quase 20 anos significa que não vingou.

[']s

Hinotori
16-09-2010, 07:02
Sinceramente? Muita besteira como opinião, algumas verdades...

Legado não necessariamente quer dizer parar de avançar... No espaço do PC, ainda temos a compatibilidade x86, mas praticamente nada mais roda nesse modo e tudo roda em 32 bits, marchando pra 64 (que não é muito diferente do 32). Falar que não existem avanços no hardware, mas só mais do mesmo mais rápido, é ignorar muita coisa, desde MMX/SSE/3DNow, passando por HT, passando por novas instruções, x64, diversos tipos de cachê, pipelines, etc... Me desculpe, mas de hardware, para alguém que se diz apaixonado, pouco sabe ele, pois hoje as CPUs x86 nem x86 elas são, são um agregado de funcionalidades e um micro-kernel que interpreta instruções x86 e atomiza elas e despacha para cada setor. Som? É, realmente não teve muito avanço, mas, qual o motivador para avançar quando se tem um som que rivaliza a realidade? Vídeo? O cara tem que ser um completo idiota para falar que é mais do mesmo só que mais rápido, saindo de meros DACs com framebuffers passando a aceleração de geometria 2D e então geometria 3D, foram tantos avanços e mudanças, que fica até difícil falar, mas as principais, de não ter aceleração 3D, a ter aceleração 3D básica, aceleração 3D com transformação e iluminação, programação de efeitos... Tanta coisa mudou no hardware, deixando de ter unidades de função fixas para unidades totalmente programáveis, e, finalmente, com a estabilidade de funcionalidades 3D no software, estamos vendo uma volta a unidades de função fixas (Sandy Bridge, 2x mais performance que Intel HD Graphics/Clarkdale com menos transistores) e trabalhos no sentido de possibilitar no futuro o ray-tracing....

Posso respeitar mil e uma coisas que ele fez, ele pode ter seu ponto de vista em outras, mas muita abobrinha foi dita.... Muito mimimi estou chateado pois o que faço não é o que é aceito, blá blá blá... No fundo, a realidade é uma só: "There is no such thing as free lunch", ninguém trabalha de graça, e claro, o Linux não é mantido de graça. São corporações e mais corporações que usam profissionalmente e financiam a manutenção do mesmo. Se ele não entende que não dá para simplesmente descartar isso, e que, em um software de qualidade, não se pensa em um caso isolado (usuário de desktop), provavelmente ele nunca viu uma organização de SQA (Software Quality Assurance), o tanto que é investido e o tanto que se economiza.

Se o Linux matar seu principal mercado, o corporativo e de servidores, ele simplesmente irá se matar junto. Por isso mesmo Linus Torvald apóia o Android como plataforma para dispositivos móveis e não o próprio Linux puro/Meego/MAEMO, pois existem muitas coisas no Linux puro que não são necessárias em uma plataforma móvel, isolada. Muita gente interpreta isso como o pai abandonando o filho, eu vejo por outro lado, é o pai querendo que o filho que é advogado não se meta a ser médico, para ser um péssimo médico e depois ser fadado ao esquecimento na cadeia. É difícil para muita gente entender isso, pois tem a visão focalizada no EU, no MEU, e não no todo, na realidade, no NOSSO. Esperar que o Linux de repente largue todo um legado que é o que faz ele ser tão aceito e tão utilizado e ter tanto investimento para que um PC antigo rode 5-15% melhor, e como ele mesmo disse no artigo, algo que muita gente nem percebe e por isso que é difícil convencer os demais que é importante... É complicado.

placard
16-09-2010, 11:49
Hinotori, você está corretíssimo quanto ao hardware. Eu falei do modelo linux-desktop.

Além do mais, tenho certeza que ele não é um completo idiota. Se até eu percebo o que você disse, acho razoável supor que ele sabe disso. O que acho é que, como "deputado" dos usuários de Linux nos desktops, ele mostrou que não há muito empenho em melhorar o hardware no Linux. Daí porque não vemos muito avanço no hardware por lá. Eu concordo plenamente. Minha experiência no Ubuntu é que quanto mais específico para desktops, menor é o suporte à funcionalidade... coisas quebram aleatoriamente de release em release. É que quem desenvolve não está nem aí.

Ele fala que o uso corporativo está engolindo o uso em desktops. Não acho nem que seja mimimi, é meio que contrariedade, de forma que a mensagem que ele passou é válida: do jeito que está, não se terá muita alternativa num futuro próximo para um modelo sólido de Linux no desktop.

Então somos todos beta-testers para as corporações que desenvolvem o Linux? E o que esse pessoal recebe em troca? Nada? No caso, quase nada é a expressão correta. Se tem alguém pensando no EU e no MEU, não são os usuários de linux-desktop. Veja o caso do Maemo 5... Maemo 4. É um modelo do que está ocorrendo também no linux-desktop (testo com vocês, finalizo para outro). ;)

Eu deixei de ser beta-tester há um tempo já, por falta de tempo. E agora sou por opção. ;) Me rendi a soluções como cygwin etc. É interessante como que quanto mais as pessoas sabem disso, pior ficaria para as próprias corporações que teriam seu universo de beta-testers reduzido. Já troquei MPs com um pessoal no ubuntuforums (MP, claro :p), e tem um pessoal acordando pra isso (ultimamente esse corporativismo tem ficado pior, como a entrevista mostrou).

Mas enfim, era só isso mesmo, não vou levar tanto para off. Foi só porque fiquei curioso por testar o beta do Ubuntu 10.10 e notar que a bateria piorou. Embora tivesse melhorado um pouco no 10.4. Meio que acendeu a lâmpada pra mim só agora (eu sou devagar :p). :legal:

[']s

jnvidal
16-09-2010, 14:39
Desde semana passada sou mais um proprietario do Milestone!

Depois de 2 anos longe da Motorola, voltei. Alias, ultimamente a Motorola andava defasada nos seus modelos, mas nao entendo essa má fama.... Dos 3 melhores celulares que já tive, 2 foram dessa marca. O startac me acompanhou bravamente por 2 geracoes (analogica e digital) e o V3 ficou comigo por anos sem nunca me deixar na mao.

Dos celulares mais “modernos“, meu melhor aparelho foi um Nokia N95 8Gb. Camera impressionante, milhoes de recursos, memória… De queixa apenas o formato. Independente do tamanho e peso, aquela forma mais gordinha deixava complicada a tarefa de carregar no bolso. Apesar do tamanho, o Milestone incomoda menos.

Enfim, estou feliz em voltar a Motorola, me trazem boas lembrancas!

Comecando pelos pontos negativos. A caixa veio com os lacres da Motorola intactos, todos os plasticos e adesivos, mas incrivelmente com uma marca de batida atrás/lado do aparelho como se tivesse caido. A marca é pequena, mas nao da para entender isso em um celular novo… Isso é normal ? Bom, de qualquer forma daqui a 2 meses estará cheio de marcas, vou superar. Outro ponto negativo é que achei os movimentos das paginas pouco suaves, neste quesito perde feio do iphone.

De resto só elogios. Apesar do uso intenso - navegando na internet, sincronizando emails e redes sociais com 3G - a bateria chega ao final do dia com 40% de carga, nao preciso mais que isso. Até agora tudo que senti falta no Android, encontrei no market. O telephone nao travou nenhuma vez. A tela é muito bonita, nao chega a ser uma amoled ou retina, mas permite ver fotos, navegar e usar o telephone de forma muito agradavel. Os programas rodam rapido. Gosto muito do teclado fisico, alem da facilidade para digitar permite deixar a tela inteira (é muito ruim perder 3/4 da tela para o teclado virtual). Navegar pela internet neste telephone é incrivel, muito pratico, de longe a melhor experiência que ja tive em um celular.

Até agora estou muito feliz com a compra! Já li todos os comentários deste topico e continuarei acompanhando vcs. Já me ajudaram muito em diversos assuntos!

Abs

PS: Sou apenas usuario, pelo que percebi vcs entram mais fundo nos assuntos, então por favor tenham paciencia caso eu fale besteira… rs