Ver Versão Completa : O QUE É 'H D C D'?
Ricardo Pontes
30-03-2005, 09:47
AMIGOS,
H D C D É:
1-Um processo de codificaçao e decodificaçao digital que foi desenvolvido
pela Pacif Microsonics que tem sede na California.
2-A tecnica consiste,em reparar possiveis distorçoes na hora da passagem
de um disco master analogico para o digital recuperando as perdas e
dando um coeficiente maior de qualidade na resoluçao final.
3-Somente alguns players como a ROTEL por exemplo pode usufruir desta
beleza que é o H D C D porque é nescessario um ''ship''que é colocado
no aparelho[ja vem da fabrica]e que mostra esssa ''recuperaçao''acima
citada.
4-Existem muitos títulos em HDCD.
5-Agora,quando os amigos virem este logotipo nos cd players e nos discos,nao precisam perguntar!.
RICARDO PONTES.
Valeu aí Ricardo.
Já fazia um tempo que queria saber exatamente o que era esse tal de HDCD.
Abraços
Aramys
Somente alguns players como a ROTEL por exemplo pode usufruir desta
beleza que é o H D C D
Ricardo,
Não entendo porque você critica tanto o SACD e elogia agora o HDCD, um formato praticamente morto (junto com o XRCD) depois do surgimento desses novos formatos.
Mas, o que é certo é certo. Tanto o HDCD, quanto o XRCD são excelentes formatos. Tenho gravações em ambos, e elas possuem nítida superioridade em relação aos demais formatos.
Taí uma coisa que eu nunca consegui achar, superioridade no HDCD.
Pra mim os extremos agudos soam muito artificiais ou granulados, como queiram ;)
fbraghetto
30-03-2005, 15:09
Meu CDPlayer tem HDCD, mas nunca encontrei uma gravação HDCD... e não pretendo comprar um disco só para testar :D
Mas se alguem quiser me emprestar, posso postar um review :D
De qquer maneira, existem tão poucos HDCDs que nem sei se vale ter isso no player
Hoje em dia a tendência é encontrarmos o decoder HDCD tb nos processadores e DAC's externos, o 1068 conta com o recurso, basta colocar um disco HDCD num player qualquer conectado a ele por via digital que ele faz a decodificação automaticamente. :tu:
Recentemente também descobri por acaso, ao reproduzir um CD-R de um amigo, que a decodificação HDCD original é preservada na mídia copiada.
[[]]'s
O meu DVD(Panasonic F87) e um modelo relativamente barato e ja conta com o HDCD .Achei estranho alguns CD's nacionais com o logotipo HDCD na realidade não serem,provalvelmente ao fazer a copia por economia aboliram o formato porem mantiveram a capa original, um absurdo.Tenho cerca de 500Cd's ,depois de procurar atentamente ,descobri varios HDCD, na epoca da compra nem me toquei com o siginificado da sigla.
"Time Out" de Dave Brubeck é HDCD, e isso nem está indicado na capa...
É um CD barato e fácil de achar.
victornba
30-03-2005, 16:18
Além de barato é espetacular, mas a gravação antiga deixa um pouco à desejar. Não sabia que era HDCD, e nem que o 1068 decodificaria o HDCD de um stream digital de um player não HDCD... Vou testar.
fbraghetto
30-03-2005, 16:20
E é possível sair pela interface digital???
Interessante... E qual sua opinião sobre o HDCD? Melhora, piora ou nao faz diferença?
Ricardo Pontes
30-03-2005, 16:59
Preciso voltar aqui.
acho que v s estao confundindo um pouquinho.
1-O processo depois de modificado passa a ser hdcd puro!
Ou seja foi recuperado toda a distorçao e principalmente os excessos de agudos
que sempre se alteram nessa ''passagem''do analogico para o digital.
É mais ou menos como acontece com a imagem de vídeo quando é tranformada
de analogica pra digital através de um outro processo chamado T B C[recuperador de linhas]a imagem se reprocessa para o digital otimizada.
DEPOIS DE OTIMIZADA,v pode gravar o que quiser que a imagem nao voltará mais o que era[mediocre].
A mesma coisa acontece com o hdcd,depois de transformada e v tendo o ship
nuca mais voltará as distorçoes antigas.
O que ocorre é que muitas vezes as gravaçoes brasileiras sao feitas com o master antigo[claro , com os defeitos.]
Eduardo quanto as minhas'' predileçoes'' converso com v durante o curso.
RICARDO.
Desotti,
Eu descobri tb a pouco, que mesmo uma simples faixa dentro de um CDR
pode ser HDCD... :) Não sei se falou assim ou em todo o CD.
Amigos,
Quando descobri que meu Philips 707 tinha HDCD, acabei comprando uma
série de disco e acho SIM que vale a pena, mas tenho uma teoria um
tanto louca.. :) Na verdade, não sei se soa melhor, acho sim que pelo
fato de ser HDCD demonstra uma preocupação com a qualidade que vai
desde a captação a mixagem e etc.. ou seja, no geral são discos mais
"caprichados" e por si só, ja valem a pena.
Outro exemplo é o Dire Straits, aquela coletânea azul...
[]'s
renato
Ricardo, eu não sei onde você achou essa explicação sobre o funcionamento do HDCD, mas eu achei outra:
O HDCD é um CD-Áudio (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#CD-Áudio) onde a taxa de amostragem (sampling (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#Taxa de amostragem)) utilizada possui 4 bits a mais (20 ao invés de 16). Este tipo de disco pode ser reproduzido normalmente em CD players comuns; quando reproduzidos em players equipados com decodificadores HDCD os 4 bits adicionais são utilizados, acarretando bastante melhora na qualidade final do som. HDCD players incorporam um filtro digital de alta precisão que melhora inclusive o som reproduzido de CDs e DVDs comuns. Do mesmo modo, por causa das características utilizadas no processo de gravação, o som de um disco HDCD é melhor do que o de um CD-Áudio comum em players que não possuem o decodificador.
Criado em 1995 pela Pacific Microsonics, adquirida em 2000 pela Microsoft.
Ricardo, eu não sei onde você achou essa explicação sobre o funcionamento do SACD, mas eu achei outra:
O HDCD é um CD-Áudio (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#CD-Áudio) onde a taxa de amostragem (sampling (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#Taxa de amostragem)) utilizada possui 4 bits a mais (20 ao invés de 16). Este tipo de disco pode ser reproduzido normalmente em CD players comuns; quando reproduzidos em players equipados com decodificadores HDCD os 4 bits adicionais são utilizados, acarretando bastante melhora na qualidade final do som. HDCD players incorporam um filtro digital de alta precisão que melhora inclusive o som reproduzido de CDs e DVDs comuns. Do mesmo modo, por causa das características utilizadas no processo de gravação, o som de um disco HDCD é melhor do que o de um CD-Áudio comum em players que não possuem o decodificador.
Criado em 1995 pela Pacific Microsonics, adquirida em 2000 pela Microsoft.
Braga e Victor, só tenho 2 CD's decodificados em HDCD, "Friday Night in San Francisco", do "Guitar Trio" (como o Eduardo comentou, esse tb nem tem indicação na capa) e um de "Country Music" do George Strait - One Step at a time.
O problema de dizer se é melhor ou não, em meu caso, é que o 1068 faz a decodificação automaticamente, não dá para desativá-la, então se o disco for HDCD vc será obrigado a ouví-lo em HDCD pela conexão digital... posso ouví-lo sem decodificação através das saídas analógicas do 963SA, mas a assinatura que o player impõe é diferente da do DAC do 1068, então fica realmente complicado opinar com isenção.
Mas o som em HDCD, pelo menos nesses discos, não me desagradou não, ao contrário. :tu:
Renatão, percebi isso perfeitamente na maravilhosa compilação audiófila "Made in Rio" que eu recebi! :legal:
[[]]'s
mardenmb
03-04-2005, 09:25
Meu player anterior tinha decodificador HDCD.
Eu sentia que a qualidade de reprodução era muito boa, mas não cheguei a comparar com um player que não tivesse essa decodificação, pra saber a diferença.
O que me incomodava era a pequena oferta de títulos, mas sobretudo o fato de que muitas gravadoras sequer informavam que se tratava de HDCD. Era preciso olhar CD por CD, atrás do logo HDCD.
No caso do SACD/DVD-A a oferta também é pequena, se comparada ao CD convencional, mas pelo menos há uma melhor separação.
claudio_fsantos
03-04-2005, 11:12
Tb tenho Panasonic F87 (adiquirido com a ajuda do Abcoon) e só recentemente descobri que tenho uma mídia HDCD, Eric Clapton - Reptile, e achei que a gravação era superior ao CD convencional sim.
Um abraço.
victornba
03-04-2005, 11:45
Ontem testei pela primeira vez HDCD utilizando o RSP1068 como decoder. O cd foi o do Dave Brubeck, Time Out, que nem sabia que era hdcd. Como tenho que desabilitar o upsampler do 963SA pra que o processador reconheça o HDCD, não sei se é vantajoso, aliás, não notei diferença.
Abraço,
Victor
AQUALANG
08-05-2005, 01:03
ola ricardo , por favor , o dvd audio e os sacd são equiparados em qualidade , obrigado ..silas
]]]
Braga e Victor, só tenho 2 CD's decodificados em HDCD, "Friday Night in San Francisco", do "Guitar Trio" (como o Eduardo comentou, esse tb nem tem indicação na capa) e um de "Country Music" do George Strait - One Step at a time.
O problema de dizer se é melhor ou não, em meu caso, é que o 1068 faz a decodificação automaticamente, não dá para desativá-la, então se o disco for HDCD vc será obrigado a ouví-lo em HDCD pela conexão digital... posso ouví-lo sem decodificação através das saídas analógicas do 963SA, mas a assinatura que o player impõe é diferente da do DAC do 1068, então fica realmente complicado opinar com isenção.
Mas o som em HDCD, pelo menos nesses discos, não me desagradou não, ao contrário. :tu:
Renatão, percebi isso perfeitamente na maravilhosa compilação audiófila "Made in Rio" que eu recebi! :legal:
[[]]'s
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.