PDA

Ver Versão Completa : O QUE É 'H D C D'?

Ricardo Pontes
30-03-2005, 09:47
AMIGOS,

H D C D É:

1-Um processo de codificaçao e decodificaçao digital que foi desenvolvido
pela Pacif Microsonics que tem sede na California.

2-A tecnica consiste,em reparar possiveis distorçoes na hora da passagem
de um disco master analogico para o digital recuperando as perdas e
dando um coeficiente maior de qualidade na resoluçao final.

3-Somente alguns players como a ROTEL por exemplo pode usufruir desta
beleza que é o H D C D porque é nescessario um ''ship''que é colocado
no aparelho[ja vem da fabrica]e que mostra esssa ''recuperaçao''acima
citada.

4-Existem muitos títulos em HDCD.

5-Agora,quando os amigos virem este logotipo nos cd players e nos discos,nao precisam perguntar!.

RICARDO PONTES.

aramys
30-03-2005, 10:48
Valeu aí Ricardo.
Já fazia um tempo que queria saber exatamente o que era esse tal de HDCD.

Abraços
Aramys

Eduardo
30-03-2005, 11:01
Somente alguns players como a ROTEL por exemplo pode usufruir desta
beleza que é o H D C D

Ricardo,
Não entendo porque você critica tanto o SACD e elogia agora o HDCD, um formato praticamente morto (junto com o XRCD) depois do surgimento desses novos formatos.

Mas, o que é certo é certo. Tanto o HDCD, quanto o XRCD são excelentes formatos. Tenho gravações em ambos, e elas possuem nítida superioridade em relação aos demais formatos.

Dmaumau
30-03-2005, 11:08
Taí uma coisa que eu nunca consegui achar, superioridade no HDCD.

Pra mim os extremos agudos soam muito artificiais ou granulados, como queiram ;)

fbraghetto
30-03-2005, 15:09
Meu CDPlayer tem HDCD, mas nunca encontrei uma gravação HDCD... e não pretendo comprar um disco só para testar :D
Mas se alguem quiser me emprestar, posso postar um review :D

De qquer maneira, existem tão poucos HDCDs que nem sei se vale ter isso no player

Desotti
30-03-2005, 15:37
Hoje em dia a tendência é encontrarmos o decoder HDCD tb nos processadores e DAC's externos, o 1068 conta com o recurso, basta colocar um disco HDCD num player qualquer conectado a ele por via digital que ele faz a decodificação automaticamente. :tu:

Recentemente também descobri por acaso, ao reproduzir um CD-R de um amigo, que a decodificação HDCD original é preservada na mídia copiada.

[[]]'s

Abcoon
30-03-2005, 16:03
O meu DVD(Panasonic F87) e um modelo relativamente barato e ja conta com o HDCD .Achei estranho alguns CD's nacionais com o logotipo HDCD na realidade não serem,provalvelmente ao fazer a copia por economia aboliram o formato porem mantiveram a capa original, um absurdo.Tenho cerca de 500Cd's ,depois de procurar atentamente ,descobri varios HDCD, na epoca da compra nem me toquei com o siginificado da sigla.

Eduardo
30-03-2005, 16:07
"Time Out" de Dave Brubeck é HDCD, e isso nem está indicado na capa...

É um CD barato e fácil de achar.

victornba
30-03-2005, 16:18
Além de barato é espetacular, mas a gravação antiga deixa um pouco à desejar. Não sabia que era HDCD, e nem que o 1068 decodificaria o HDCD de um stream digital de um player não HDCD... Vou testar.

fbraghetto
30-03-2005, 16:20
E é possível sair pela interface digital???

Interessante... E qual sua opinião sobre o HDCD? Melhora, piora ou nao faz diferença?

Ricardo Pontes
30-03-2005, 16:59
Preciso voltar aqui.

acho que v s estao confundindo um pouquinho.

1-O processo depois de modificado passa a ser hdcd puro!
Ou seja foi recuperado toda a distorçao e principalmente os excessos de agudos
que sempre se alteram nessa ''passagem''do analogico para o digital.

É mais ou menos como acontece com a imagem de vídeo quando é tranformada

de analogica pra digital através de um outro processo chamado T B C[recuperador de linhas]a imagem se reprocessa para o digital otimizada.

DEPOIS DE OTIMIZADA,v pode gravar o que quiser que a imagem nao voltará mais o que era[mediocre].

A mesma coisa acontece com o hdcd,depois de transformada e v tendo o ship

nuca mais voltará as distorçoes antigas.

O que ocorre é que muitas vezes as gravaçoes brasileiras sao feitas com o master antigo[claro , com os defeitos.]

Eduardo quanto as minhas'' predileçoes'' converso com v durante o curso.

RICARDO.

Renato
30-03-2005, 17:08
Desotti,

Eu descobri tb a pouco, que mesmo uma simples faixa dentro de um CDR
pode ser HDCD... :) Não sei se falou assim ou em todo o CD.

Amigos,

Quando descobri que meu Philips 707 tinha HDCD, acabei comprando uma
série de disco e acho SIM que vale a pena, mas tenho uma teoria um
tanto louca.. :) Na verdade, não sei se soa melhor, acho sim que pelo
fato de ser HDCD demonstra uma preocupação com a qualidade que vai
desde a captação a mixagem e etc.. ou seja, no geral são discos mais
"caprichados" e por si só, ja valem a pena.

Outro exemplo é o Dire Straits, aquela coletânea azul...

[]'s

renato

Eduardo
30-03-2005, 17:22
Ricardo, eu não sei onde você achou essa explicação sobre o funcionamento do HDCD, mas eu achei outra:

O HDCD é um CD-Áudio (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#CD-Áudio) onde a taxa de amostragem (sampling (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#Taxa de amostragem)) utilizada possui 4 bits a mais (20 ao invés de 16). Este tipo de disco pode ser reproduzido normalmente em CD players comuns; quando reproduzidos em players equipados com decodificadores HDCD os 4 bits adicionais são utilizados, acarretando bastante melhora na qualidade final do som. HDCD players incorporam um filtro digital de alta precisão que melhora inclusive o som reproduzido de CDs e DVDs comuns. Do mesmo modo, por causa das características utilizadas no processo de gravação, o som de um disco HDCD é melhor do que o de um CD-Áudio comum em players que não possuem o decodificador.
Criado em 1995 pela Pacific Microsonics, adquirida em 2000 pela Microsoft.

Eduardo
30-03-2005, 17:24
Ricardo, eu não sei onde você achou essa explicação sobre o funcionamento do SACD, mas eu achei outra:

O HDCD é um CD-Áudio (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#CD-Áudio) onde a taxa de amostragem (sampling (http://www.fazendovideo.com.br/vtfor.htm#Taxa de amostragem)) utilizada possui 4 bits a mais (20 ao invés de 16). Este tipo de disco pode ser reproduzido normalmente em CD players comuns; quando reproduzidos em players equipados com decodificadores HDCD os 4 bits adicionais são utilizados, acarretando bastante melhora na qualidade final do som. HDCD players incorporam um filtro digital de alta precisão que melhora inclusive o som reproduzido de CDs e DVDs comuns. Do mesmo modo, por causa das características utilizadas no processo de gravação, o som de um disco HDCD é melhor do que o de um CD-Áudio comum em players que não possuem o decodificador.
Criado em 1995 pela Pacific Microsonics, adquirida em 2000 pela Microsoft.

Desotti
31-03-2005, 02:21
Braga e Victor, só tenho 2 CD's decodificados em HDCD, "Friday Night in San Francisco", do "Guitar Trio" (como o Eduardo comentou, esse tb nem tem indicação na capa) e um de "Country Music" do George Strait - One Step at a time.

O problema de dizer se é melhor ou não, em meu caso, é que o 1068 faz a decodificação automaticamente, não dá para desativá-la, então se o disco for HDCD vc será obrigado a ouví-lo em HDCD pela conexão digital... posso ouví-lo sem decodificação através das saídas analógicas do 963SA, mas a assinatura que o player impõe é diferente da do DAC do 1068, então fica realmente complicado opinar com isenção.

Mas o som em HDCD, pelo menos nesses discos, não me desagradou não, ao contrário. :tu:

Renatão, percebi isso perfeitamente na maravilhosa compilação audiófila "Made in Rio" que eu recebi! :legal:

[[]]'s

mardenmb
03-04-2005, 09:25
Meu player anterior tinha decodificador HDCD.
Eu sentia que a qualidade de reprodução era muito boa, mas não cheguei a comparar com um player que não tivesse essa decodificação, pra saber a diferença.
O que me incomodava era a pequena oferta de títulos, mas sobretudo o fato de que muitas gravadoras sequer informavam que se tratava de HDCD. Era preciso olhar CD por CD, atrás do logo HDCD.
No caso do SACD/DVD-A a oferta também é pequena, se comparada ao CD convencional, mas pelo menos há uma melhor separação.

claudio_fsantos
03-04-2005, 11:12
Tb tenho Panasonic F87 (adiquirido com a ajuda do Abcoon) e só recentemente descobri que tenho uma mídia HDCD, Eric Clapton - Reptile, e achei que a gravação era superior ao CD convencional sim.

Um abraço.

victornba
03-04-2005, 11:45
Ontem testei pela primeira vez HDCD utilizando o RSP1068 como decoder. O cd foi o do Dave Brubeck, Time Out, que nem sabia que era hdcd. Como tenho que desabilitar o upsampler do 963SA pra que o processador reconheça o HDCD, não sei se é vantajoso, aliás, não notei diferença.

Abraço,

Victor

AQUALANG
08-05-2005, 01:03
ola ricardo , por favor , o dvd audio e os sacd são equiparados em qualidade , obrigado ..silas

]]]
Braga e Victor, só tenho 2 CD's decodificados em HDCD, "Friday Night in San Francisco", do "Guitar Trio" (como o Eduardo comentou, esse tb nem tem indicação na capa) e um de "Country Music" do George Strait - One Step at a time.

O problema de dizer se é melhor ou não, em meu caso, é que o 1068 faz a decodificação automaticamente, não dá para desativá-la, então se o disco for HDCD vc será obrigado a ouví-lo em HDCD pela conexão digital... posso ouví-lo sem decodificação através das saídas analógicas do 963SA, mas a assinatura que o player impõe é diferente da do DAC do 1068, então fica realmente complicado opinar com isenção.

Mas o som em HDCD, pelo menos nesses discos, não me desagradou não, ao contrário. :tu:

Renatão, percebi isso perfeitamente na maravilhosa compilação audiófila "Made in Rio" que eu recebi! :legal:

[[]]'s