Ver Versão Completa : SPLIT
fabio costa
04-04-2005, 13:43
Amigos do HTFórum
Expliquem o real motivo de sua escolha pela marca escolhida ?!
Seja ela por consumo, problemas com assistência técnica , garantia , etc...
Estou fazendo essa pesquisa pois estou pretendendo comprar um SPLIT para a minha sala de 18 m2 , e estou optando pela escolha de um Springer Carrier Ideale de 12.000 Btu´s seria uma boa escolha ?
Caracteristicas do ambiente :
- Sol da Tarde
- 18 m2
- Receiver
- Tv 29
- Lâmpadas
Estaria subdimensionado se coloca-se um split de 12.000 ou é pouco para o espaço ?
Um abraço,
Fabio Costa.
Fábio
deixo de votar pq considero todos os aparelhos equivalentes. Tenho split Carrier e Consul. Na empresa temos Gree
é difícil avaliar se 12.000 btu's serão suficientes para vc. Por tabela está subdimensionado, necessitando de 14.000 btu's
como isso influencia na sua conta de luz, já que acima de 12.000 só tem 18.000, vai depender de qtas pessoas vai ter na sua sala, o qto de calor vc sente, a temperatura média da sua região, etc, etc, etc
onde eu moro essas tabelas servem apenas como uma pequena referência, já que é quente demais. Para o tamanho de sua sala, aqui na Bahia eu compraria 18.000 btu's
abraços
fabio costa
04-04-2005, 15:20
Johnnie ,
Moro no RJ , e como sempre nos ultimos dias tem feito um calor do cão , ontem mesmo tinham 6 pessoas na minha sala (contando comigo) , uma verdadeira "PANELA de PRESSAO " , pois na sala bate sol a tarde toda e por causa disso mandei colocar INSUL-FILM G5 no apto todo e nem com 2 Ventiladores fica agradável ! :doido:
Meu pai tem 4 Springer Innovare de 7500 btu´s para cada quarto da casa dele que funciona que nem uma blz ( 2 anos de uso). Por causa dele tenho um no meu quarto igualzinnho que comprei a 6 meses e que é bem silencioso também.
Quero um ar-condicionado SPLIT silencioso , bom e que não consuma muita energia , pois esse ar Innovare não consome muito .
Abraços,
Caro Fabio
Minha sala tem 35m², pega sol da tarde em toda sua lateral com duas janelas de vidro de 2m² cada uma. A sala fica numa especie de sótão, portanto sem laje, apenas com forro de madeira. Já assisti filmes, em tardes de domingo, temperatura ambiente (antes de ligar o ar) de 28º e com mais de 5 pessoas na sala. O aparelho usado para resfriar esta sala, nesta situação, é um split LG de 18.000 BTU. Mesmo nesta situação não precisei usar a ventilação máxima para manter um temperatura ambiente de 22º, temperatura que eu acho suficiente para assistir filmes com conforto. :tu:
O Carrier também é muito bom. Mas veja se os modelos atuais da Carrier já tem filtro plasma (muito bom para pessoas alergicas) e as tubulações (serpentinas) douradas, o que evita uma corrosão prematura, tanto da unidade interna quanto da unidade externa.
abraços
Fontes
Fábio,
lembre-se que ar condicionado no quarto é diferente da sala. No quarto é para dormir, a temperatura a noite é mais baixa.
na sala é para usar durante o dia e parte da noite
não dá para extrapolar
abraços
fabio costa
04-04-2005, 15:46
Caro Fontes ,
Vou ficar em alerta com a sua dica das serpentinas serem douradas , elas são banhadas a ouro ?! Com relação ao filtro de plasma colocaria em 2. plano e não vai ser um dos fatores decisivos para a compra , e sim outros como consumo, eficiência , e principalmente que não gaste muita LUZ !!
Abraço,
Fabio Costa
fngerdes
04-04-2005, 16:09
Fábio, instalei aqui em casa o Fujitsu (por eu ja conhecer a marca a anos e por recomendação do instalador, que não foi quem me vendeu).
Optei pela marca por vários motivos:
-5 anos de garantia
-Muito mais silencioso que o LG (que foi minha referencia), principalmente o módulo externo.
-Consumo de 5A (máximo) 12.000BTUs
-Rendimento (meu quarto tem aprox. 25m2 e ta congelando com o 12.000BTUs, e em pouco tempo.
-Preço. (R$ 1945,00 em 10x) sem instalação, a qual ficou em R$ 280,00
-Vasão de ar de 680m3
Conclusão, encomendamos mais 3 :)
[]'s
Caro Fábio
Quanto ao consumo de energia, não posso dizer nada pois não tive outro antes para comparação. Mas voce pode baixar na internet os manuais, tanto do Carrier como do LG e fazer a comparação. Pode também aproveitar a recomendação do colega fngerdes e ver especificações técnica do Fugitisu (na época que comprei o meu não lembrei de ver esta marca, comparei apenas LG,Carrier,Consul e Gree.)
Quanto a potencia adequada ao seu ambiente acho os 12000 btu suficientes, pois a recomendação é de 600BTU/m² o que, no seu caso, daria 600x18=10800btu. Isto sem considerar janelas, portas, aparelhos e pessoas presente no ambiente. Considerando isso o recomendado é 500btu/m² acrescentando-se uma quantidade de btu por cada m² de janela, quantidade de portas, etc. Veja isso com os revendedores do produto. Eles tem uma tabela orientadora. No meu caso usei 18000btu quando a tabela indicava uma potencia de 19200btu. Arredondei pro menor, pois o seguinte maior era 24000btu; se eu tivesse colocado esse ja teria virado esquimó.:)
abraços
Fontes
fabio costa
04-04-2005, 16:31
Fngerdes,
Acabei de ligar para Ambient Air e o Split Carrier de 12000 btu´s custa 2.112 e a taxa de instalação 600 ,00 acho um ROUBO eu ter que dar esse valor para instalar o ar , eu não ganho isso em um dia de trabalho .
A serpentina deste Fujitsu é dourada ?!
Voce comprou pela internet ?!
Abraço,
Fabio Costa
fngerdes
04-04-2005, 17:48
Fábio, a serpentina dele não é dourada.
Comprei via telefone, e mandei uma transportadora retirar em SP, pois senão eu pagaria o frete via do Rio p/ SP.
Mas como você está no rio, que é a matriz deles, acho que o negócio melhora.
A instalação varia muito de preço, e minha ficou em R$280,00 porque foi simples, e a parte elétrica eu mesmo fiz.
já que você mora no rio, sugiro uma visita a loja, são "só" 4 Ambient Air no Rio... ehhehe
Fui muito bem atendido, recebi tudo dentro do prazo como combinado.
Comprei 4 máquinas lá.
Para maiores infos...
http://www.fujitsugeneral.com
http://fujitsu.com
O Fujitsu tem filtro ionizador, plasma sei la o que, etc... também, mas não sei se essas coisas realmente funcionam, é como zoom digital de camera digital, uma marca coloca, as outras são obrigadas a colocar só pra vender + !! hehehe
A única coisa que notei que realmente funciona, é um filtro (nem sei o nome) que tem para retirar odor do ambiente, isso realmente funciona :)
[]'s
Nilton.P
04-04-2005, 20:57
Pessoal ,
Voces acham que realmente para o HT tem que ser um modelo destes split ? não pode ser dos mais comuns ? eles são muito barulhentos ?
Voces conhecem aqueles modelos que são bi-splits , com uma unidade de compressor e duas evaporadoras será que funciona se o HT estiver sob o quarto onde terá tambem um ar ? OU o melhor mesmo é colocar separado?
Abraços
fngerdes
04-04-2005, 21:11
Nilton, sinceramente eu acho o ar-condicionado nomal (de parede) bem melhor, porque custam muuuuito menos, a instalação é muuuuito mais fácil, bem mais barata, consomem igual ou menos, e ainda por cima, tenho visto uns novos, principalmente o Brastemp de 7500btus, e não acreditei no ruido, quase igual a um Split, isso claro, se bem instalado, com espuma injetável, etc....
Acho que o bi-split não é vantagem não, pois custa o preço de dois, e sua única vantagem é o fato de ter uma única unidade externa, do resto....
[]'s
Nilton.P
04-04-2005, 21:18
Fngerdes ,
Não sabia deste detalhe $$$ o Bi-split.
Agora quanto ao normal , acha mesmo que pode se equiparar ao Split , mesmo sendo um de 12.000 ou 18.000 o barulho não será considerável?
Numa sala de 4.40 por 5.80 com o Sol batendo quase que somente no final da tarde , no Interior de SP , será que um de 12.000 BTU's seguraria o tranco ?
Porque será que a maioria do pessoal prefere os Splits ?
Abraços
fabio costa
05-04-2005, 15:32
Fngerdes ,
Liguei para as lojas do poloar (http://www.poloar.com.br/) aqui do RJ, que tem uma na tijuca, o vendedor falou que qualquer modelo custa R$ 600,00 taxa de instalação, ainda tenho que fornecer ponto de 220 V e um lugar para o DRENO do SPLIT.
Ontem liguei para o ambientair (http://www.ambientair.com.br/) , pois esta loja conheço e fica do lado da Leader do NorteShopping e a taxa também é de 600,00.
Acho um "ROUBO" , pois garanto que muitos não ganham 600,00 em um dia de trabalho , pois eu não ganho para isso e a pior coisa no mundo é se sentir roubado e insatisfeito.
Por estes motivos estou DECLINANDO de comprar um SPLIT, comprarei um normal mesmo de parede que custa R$ 1.1000,00 da SPRINGER de 10.000 btu´s e não pago essa taxa de instalação .
Sds aos amigos e desculpem o desabafo ,
Fabio Costa.
O split tem algumas grandes vantagens...
Menor ruído porque o condensador está do lado de fora;
É necessário fazer apenas um furo de 3 a 4 polegadas na parede para passar os dutos e drenos;
Muito menor e mais discreto na parede.
com a principal desvantagem de ser mais caro.
Quanto à instalação, R$600 é o valor padrão. Quando o sujeito veio fazer uma avaliação em casa, caiu pra R$200 porque minha configuração era muito simples. Peça uma visita técnica - que deve ser feita sem custo de qualquer maneira para garantir uma boa instalação - e chore um desconto dependendo da simplicidade e quantidade de material empregado. Agora se sua condensadora for ficar 30 metros distante, fazendo curvas, etc, não espere desconto. :)
fabio costa
05-04-2005, 16:18
Dennis ,
O condensador não deve ficar nem 1,5 metros da parte interna .
Estive pensando pois terei um problema, a varanda tem uma persiana na vertical que vai da ponta de uma parede até a outra, com isso teria que quebrar a parede da sala . Teria que contratar tambem um bom pedreiro e pintor e é claro isso vai encarecendo a mão de obra para colocar o Split .
Na moral da história essa brincadeira não sai a menos de 3.000 reais . Pois terei de comprar ainda Tinta para pintar , mao de obra do pintor , pedreiro e a taxa de instalação .
Mais já tomei a minha decisão de comprar um ar comum de parede !
Origado pela dica ,
Fabio Costa
fbraghetto
05-04-2005, 17:05
Ta muito muito subdimensionado...
é 660 BTUs por m2... x 18 = 11880
600 BTUs por pessoa x 2 pessoas (tipicamente) = 1200
0,9 BTU por W de potencia consumida no seus equipamentos (pra 2000W tipico) = 1800 BTUS
Isso fora o sol da tarde...
logo, eu não colocaria entre 15 e 18K BTUs no minimo
Eu tenho 9000 BTUs no quarto de 11m2 e não dá pra nada :(
E lembre-se que ter mais BTUs no condicionador do que você vai usar, não prejudica, pois assim que chega na temperatura desejada, ele "mantem" ventilando sem compressor.
fabio costa
05-04-2005, 17:09
Fbraghetto,
Eu tenho um Springer de 7500 Btus com compressor rotativo no meu quarto de 13 m2 e posso te dizer que ele dá conta do recado fácil fácil !
Estou pensando em comprar um de 10.000 btus da Springer tambem com compressor rotativo , agora tem um tambem de 12.300 btus da linha springer tambem , a diferenca é de 200 pratas !
Um abraço,
Fabio Costa
fbraghetto
05-04-2005, 21:21
O meu é o Split da Carrier de 9000...
A instalação da minha casa saiu por R$500.... coitado deles :D:D ficaram 1,5 dias pra instalar... pegaram uma viga de 20cm de espessura, que levou 2hs pra furar...
Os de 10K e 12,3K btus são de parede, e não split
||TECO||
11-05-2005, 15:17
Comprei um Split carrier 12000btus na poloar, saiu R$ 1980 + R$ 500 da instalação, devo instala-lo semana que vem
De dia ele vai segurar o calor na sala de 4 x 4 mais ou menos (tá sobrando btu)...mas de noite vou tentar ver se ele segura o calor dos quartos também, ai já vai para uns 30m2
Aqui a instalação não cobre o serviço de pedreiro para quebrar as parades... vou ter que achar um.. para o Dreno, achei um jeito de emendar ele na pia da cozinha (bem atrás da evaporadora), diminuindo o rasgo na parede do dreno até um ralo (a tubulação do AC vou embutir na sanca, mas o dreno que não pode subir terá que ter um caminho separado)
O LG tava R$1750, fiquei na dúvida...
Eu uso no meu quarto, 15,40m um de 9000btus da FUJITSU.
Alem de ser mais silencioso do que o que eu usava (carrier de 7500 comum)
é bem mais economico; minha conta que era de 500 a 600 reais mes, esta vindo de 400 a 500. Então ja estou providenciando outro pro escritório que fica na propria casa e ainda esta com um de 7500 comum.
Quando mandei instalar no quardo, me cobrarão pela instalação 350,00 mas, depois que instalaram caiu para 290,00, chorei e ficou por 280,00.
Na loja quando da escolha da marca eles tinham um ambiente com 3 marcas, FUJITSU, CARRIER e CONSUL. Foi incrivel a diferença superior do FUJITSU. Escutando aos 3 o fujitsu parecia que estava desligado de tando que é silencioso. Não tive dúvidas feixei nele.Ja fazem 6 meses....é uma maravilha...
Celmo
O preço com instalação e tudo a vista foi: R$ 1.690,00
Celmo
Celmo, legal teu depoimento, tou pesquisando um aparelho que tenha o menos ruído possível e parece que o Fujitsu é o melhor, alguém sugere um outro tendo apenas em vista o aspecto ruído?
desslock
09-11-2006, 14:43
olá Davide,
sei q muitos aqui irão descordar mas vou comprar um Komeco 9000 btu/h (KO SO9FC) hj no leroy. além dos 5 anos de garantia, tem nível de ruido de 35 dB (unidade interna) muitíssimo baixo ("vi" ele ligado) e está com a instalação grátis.:legal: ah, o de 12000 tb está na promção e todos em 10x!!!
Legal Fabiano, mas, pelo que apurei, uma boa seria algo em torno de 25/26 dB no máximo pra ser ideal para uma sala de home. Vou dar uma espiada no site de alguns fabricantes pra ver se eles divulgam oficialmente.
Abraços
desslock
10-11-2006, 10:54
25/26 dB? esse nível de ruído vc não deve conseguir nem com o ar desligado. pegue um decibilímetro e confira. a não ser que o ambiente seja tratado acusticamente.:legal:
lembre-se que a cada 3 dB a pressão sonora dobra.
de qualquer forma comprei o meu ontem. só falta agendar a instalação!!
um abraço
olá Davide,
sei q muitos aqui irão descordar mas vou comprar um Komeco 9000 btu/h (KO SO9FC) hj no leroy. além dos 5 anos de garantia, tem nível de ruido de 35 dB (unidade interna) muitíssimo baixo ("vi" ele ligado) e está com a instalação grátis.:legal: ah, o de 12000 tb está na promção e todos em 10x!!!
Seu pensamento NMHO esta correto desde que realmente eles estejam dando 5 anos de garantia. Pelo valor do investimento e se depois de 5 anos resolver dar problema joga fora e pega outro. A unica zebra que poderia te arrepender seria se pintasse algum ruido indesejavel e nao for motivo para troca.
PROTHEUS
13-11-2006, 06:59
Ontem comprei um Split da Komeco de 12000btus (frio) por R$ 950,00 e instação gratuíta, pago somente o material. Está muito barato, nâo deu para resistir, só espero que seja uma boa marca. O produto é Chines pois estáva na caixa mas a assintencia técnica e garantia é da Komeco.
12000btus (frio) por R$ 950,00 e instação gratuíta, pago somente o material.
Onde vc comprou, Protheus?
desslock
13-11-2006, 09:34
tanto o de 12000 quanto o de 9000 btus/h estão 999 reais (instalacao gratuita) em 3x no cartão ou em até 10x pra quem tem cadastro no leroy merlin. vou instalar o meu sábado. li no certificado e a garantia é o seguinte: 1 ano para todo o aparelho ou 2 anos se instalado pela rede autorizada. 5 anos no compressor se fizer revisão anual (limpeza e/ou troca de filtro) pela técnico autorizado. a minha instalação vai ficar em torno de 150 reais já com o suporte de parede para a unidade externa. o que se pode fazer é pedir para o técnico ir à sua casa avaliar o que vai se gastar além da mão-de-obra, que é gratuita.:legal:
PROTHEUS
16-11-2006, 12:17
Exato, na Leroy. R$ 899,00 o de 9000btus e R$ 950,00 de 12.000btus a última peça. Instalação gratuita, pago somente o material. Pode pagar em qualquer cartão de crédito em até 6x.
desslock
24-11-2006, 16:00
o meu 9000 btus ja ta funcionando e bem! gastei 999 + 200 do material da instalacao: tubos de cobre e suporte de parede externo.
platzeck
28-11-2006, 21:41
Quero votar e gostaria que acrescentar mais uma marca nesta lista, o YORK, Instalei um modelo Master Gold de 12.000 Btus na minha sala e ficou excelente, muito bonito e silencioso.:tu:
Abraços
Bernardo_AL
01-12-2006, 17:01
Minha sala tem 30m2 e não pega sol. Usando esses sites de simulação, para 6 pessoas, mais alguns eletrônicos deu algo em torno de 21.500 Btus. Então pelas razões já citadas pelos colegas, comprei um Fujitsu de 24000 na Poloar por 2.237 reais já com frete incluso. Escolhi essa marca pela boa reputação e pelo baixo nível de ruído. No caso da potência, é bom lembrar que a utilização numa sala é diferente (número de pessoas, mesa de jantar com pratos quentes, pessoas passando para outros cômodos, equipamentos de HT ligados, etc), pois a utilização em quarto onde basicamente não se abre e fecha porta durante a noite, normalmente tem 2 pessoas no ambiente e etc. Então preferi arredondar por cima e ter potência de reserva. No restante, parece que há muita similaridade nas marcas e inclusive esse modelo tem selo A do Procel
Bernardo
Maceió-AL
Instalei um LG de 18k quente frio e um de Carrier de 9k quente/frio.
Dois excelentes aparelhos, com destaque para o atendimento da ADias.
O pessoal de la realmente muito profissional.
Se alguem de Sp for colocar split, me de um toque que passo os contatos.
PS: Comercial gratuito devid realmente ao bom atendimento comercial/tecnico... nao ganho "bola". :lol:
JGFardin
20-12-2006, 23:50
Fujitsu, depois LG e Gree, um pouco abaixo york, depois o carrier e descarte o resto. Isto em assistencia, tecnologia.
Retiro de pesquisa que fiz pra compra dos meus. Tenho um LG duplo de 12000 pra dois quartos, e um de 24000 Gree de teto na sala.
Outra coisa que estao fazendo errado é o calculo do BTU necessario.
Um bom conselho é o seguinte: "BTU é igual dinheiro, sempre é melhor sobrar que faltar".
jrjunior
30-12-2006, 18:48
Olá,
Estou acompanahndo o tópico e quero dizer que por indicacào aqui deste forum acabei optando por comprar um split da Fujtisu (Tá certo?) na Poloar. Fui muito bem atendido e estou satisfeito.
Fechei o negócio estes dias e vieram instalar ontem a tarde. Minha sala tem 22.50 metros quadrados e 60 metros cúbicos, pega sol da manhã e é muito quente; comprei um split de 18000 Btus de parede e no primeiro teste o bichinho gelou, clima de montanha!
Era o que estava faltando para minha sala ficar completa, apesar do preco de 600.00 da instalacão que paguei em duas vezes ser muito caro, o servico também não é tão simples assim, afinal moro no decimo segundo andar e colocar uma maquina dessas de mais de cinquenta quilos do lado de fora, colocar toda tubulacão, e transformar a tomada de 110v para 220v e ainda fazer um servico perfeito e rápido como os caras fizeram na minha casa, nào é tão mole assim não, paguei e acho que valeu cada centavo!
Enfim, estou feliz e queria deixar registrado para os que querem colocar um split que vale a pena, apesar do preco da instalacão, e que segundo o instalador, o Fujitisu, é a melhor marca hoje de custo beneficio e com relacão ao silencio.
Obrigado,:rever1: :rever1: :rever1:
fabio costa
13-01-2007, 19:31
Abri este tópico e até hoje por questões de prioridade deixei de lado a isntalação do SPLIT ... so que com o calor que tem feito na minha sala está insuportável assisitir qualquer coisa no HT, principalmente receber visitas.
Qual SPLIT tem os seguintes beneficios :
1- CONSUMO
2- SILENCIO
3- CUSTO DE MANUTENCAO
Moderadores favor incluir ELECTROLUX, obrigado.
ABS
fabio costa
13-01-2007, 20:30
Estou inclinado no fujitsu pelos relatos do amigo acima ! :legal: O que me diriam sobre a comparacao entre FUJITSU vs SPRINGER ?!
fabio costa
14-01-2007, 13:35
Fiz um quadro comprativo entre os modelos escolhidos por mim para utilização de um ambiente de 18 M2 que pega sol da tarde + equipamentos (4) + 5 pessoas as marcas escolhidas foram da Electrolux, Fujitsu, LG e SPRINGER vejam os dados:
ELECTROLUX 18.000
- Potência 2040 W
Selo InMetro : C
KWH/Mês 42,8
FUJITSU 18.300
- Potência 1970 W
Selo InMetro : B
KWH/Mês 41,4
LG 18.000
- Potência 1790 W
Selo InMetro : A
KWH/Mês 37,9
SPRINGER 18.000
- Potência 1900 W
Selo InMetro : B
KWH/Mês 39,9
Ô dúvida cruel no que inverstir num split silencioso da marca FUJITSU aonde só ouvi falar aqui no htforum ou num LG depois SPRINGER ?
Fábio,
Estou pensando em instalar um aparelho de ar condicionado em um quarto de dormir. Portanto, para mim, o requisito básico é o silêncio proporcionado pelo funcionamento do referido aparelho. E o tipo "split" é o que melhor atende, no caso, se compararmos ao tipo "janela", por exemplo.
Definido o tipo de equipamento e, a partir da definição da potência nominal fornecida pelo aparelho em função das dimensões ambientais e outros fatores intervenientes, procurei diversos fornecedores e todos, unanimemente, confirmaram a equivalência tecnológica entre os principais fabricantes de aparelhos de ar condicionado sediados no país, sem preferência por determinada marca ou tipo.
Para uma dada potência, o diferencial entre as marcas situava-se no preço cobrado e no prazo de garantia oferecido pelo fabricante.
A parte, existe o preço de instalação e configuração dos equipamentos, que varia bastante, e, esta sim, carece de uma pesquisa mais detalhada.
Portanto, penso que a marca do fabricante não é o fator primordial na escolha e, independente disto, de qualquer maneira, você estará bem servido.
Bom,
Eu adquiri um split cassete de 18 da fujitsu.
Sensacional!
Nunca vi nada igual!
porem o preço...
3400!
uh
Mais 600 da instalação!
facada mais vaelu a pena.
Sds,
Ibsen
12 mim em sampa equivale a 18 mil no Rio!
hehe
Caro Fabio
Minha sala tem 35m², pega sol da tarde em toda sua lateral com duas janelas de vidro de 2m² cada uma. A sala fica numa especie de sótão, portanto sem laje, apenas com forro de madeira. Já assisti filmes, em tardes de domingo, temperatura ambiente (antes de ligar o ar) de 28º e com mais de 5 pessoas na sala. O aparelho usado para resfriar esta sala, nesta situação, é um split LG de 18.000 BTU. Mesmo nesta situação não precisei usar a ventilação máxima para manter um temperatura ambiente de 22º, temperatura que eu acho suficiente para assistir filmes com conforto. :tu:
O Carrier também é muito bom. Mas veja se os modelos atuais da Carrier já tem filtro plasma (muito bom para pessoas alergicas) e as tubulações (serpentinas) douradas, o que evita uma corrosão prematura, tanto da unidade interna quanto da unidade externa.
abraços
Fontes
Coleparmer
27-01-2007, 22:18
o servico também não é tão simples assim, afinal moro no decimo segundo andar e colocar uma maquina dessas de mais de cinquenta quilos do lado de fora, colocar toda tubulacão, e transformar a tomada de 110v para 220v
Jrjunior, conta ai o que eles fizeram exatamente., pois eu também moro em prédio e tava pensando em colocar um split, mas pelas minhas observacoes que faço daqui da sala eu nao tenho ideia como ficaria.
por exemplo, onde ficou a unidade condensadora e evaporadora. Pra onde foi o tubo do dreno ?
Os caras fazem visita antes pra fazer uma avaliacao ?
platzeck
28-01-2007, 00:32
Valu Dennis, já votei no York. Gostei tanto do Master Gold que de trocar o Elgin 8.300 de janela que tinha no meu quarto, por um York Master Gold de 9.000 Btus.:D
Abraços.
lmocelim
03-02-2007, 17:58
Bom, minha sala tem cerca de 25m2, com um detalhe: Ela tem 2 paredes feitas todas de vidro. Moro em Macaé-RJ e bate fácil 42oC no verão. Ela toma o sol da manhã e logo de cara mandei instalar insulfilm da cor bronze para combinar com a arquitetura da casa, que é do tipo "chalé".
Como o teto é em forma de arco e é feito de madeira, podem deduzir o calor que é por dentro.
Pra refrigerar, optei por um split LG Artcool Prata de 24.000 Btu's, que além de econômico, é bastante compacto e julgo ser o modelo mais bonito da atualidade. Funciona que é uma beleza e é extremamente silencioso, além dos 3 anos de garantia, que no meu caso são mais que bem vindos, pois moro na praia.
Sem dúvida valeu o investimento e recomendo para quem está procurando por este tipo de aparelho.
Abraços,
Lucas
FonsecaBahia
03-02-2007, 18:39
Onde encontrar splits com um bom preço ?
Necessito adquirir 1 bi split 2x12000 para minha sala e 1 tri-split 3x10000 para os quartos.
Abçs
Fonseca
estou começando a pesquisar os splits para coloca no meu quarto que tem 12 m², só que to com uma duvida, conversando com meu pai falei para ele da conta que se faz 660 BTUs por m2 aproximadamente, só que ele me disse que eu tinha que te cuidado que essa conta serve mais para casas padrão, diz ele com 2,60 de altura e aqui em casa deve te uns 3,10 de altura, dai a minha duvida isso que ele falo tem alguma verdade? se sim qual conta que eu tenho que fazer para dimensiona o split?
ALcALoIDe
02-03-2007, 23:55
Po, fujitsu com selo B do inMetro? Ja deu uma quebrada nos planos...
quais seriam os splits com selo A?
acabei de fechar um Fujitsu de 12.000 por 1360,00 em 5 vezes + instalação estimada em 400,00, segundo os instaladores ouvidos é o mais silencioso e o ideal pra salas de som :legal: tomara não seja propaganda enganosa...rs..:D
Paulo Artur
12-03-2007, 21:02
:legal: Davide é o que ouço a muito tempo. Se é verdade não sei mas os comentários dizem que saõ os mais silenciosos !! Alguém (com experiência) prá confirmar ?
Abrs.
Paulo, parece que são mesmo, além dos comentários confiáveis da nossa galera, os instaladores também recomendam a marca. Já que vai ser instalado na sala de som minha prioridade é exatamente esta, se depois ele consome, ou não, um bocadinho a mais é detalhe, o uso não será tão grande.
Vamos ver, ficaram de entregar esta semana e o instalador me deu prazo de 15 dias pra instalação...coceira...coceira....:feliz:
Paulo Artur
13-03-2007, 09:07
:legal: Não esqueça de um pequeno "review", em especial, sobre o ruido :lol: .
Bem que a pro-teste poderia fazer uma comparação entre as marcas mais vendidas por aqui.
Abrs.
ok Paulo, não deixarei de fazer :legal:
já me confirmaram a entrega até sexta-feira, o problema é convencer o técnico pra instalar no sábado, vamos ver.....
quanto ao ruído tava pensando também que o posicionamento na sala influencia bastante, no meu caso a unidade interna estará atrás do sofá, no alto, a uma distância de uns 2 metros da cabeça, se fosse numa outra parede mais afastada esse ruído poderia ser menor.
Em todo caso, a recomendação do instalador foi comprar um modelo bem dimensionado para que não trabalhe sempre no talo, ou seja, refrigere com sobra pra não forçar a ventilação alta constantemente, 9000 btus dariam mas comprei o de 12000.
abraços
Pessoal, Fujitsu instalado :legal:
o aparelho é de ótima construção, bem acabado na unidade externa e pode ficar aparente no ambiente externo que não assusta :D
a interna é no padrão geral de quase todas as marcas mas também é bonito e bem acabado. O remoto é completo e de bom alcance, não precisa estar necessariamente apontado ao aparelho. Falta apenas o suporte de parede para descanso do remoto, remediei e colei com dupla face num local ideal para o uso. :legal:
Depois de alguns testes setei em 24ºC e gelou em poucos minutos, é muito rápido e eficiente e tem uma função Quiet que o deixa bem silencioso.
Para uma audição crítica estéreo é óbvio que será mais um instrumento da banda, mas, para filmes ele some na sala, só em passagens silenciosas ele aparece, mas nada tão incomodante, o calor era bem pior :hilario:
pra mim tá aprovado, nota 10, apesar de ter muita expectativa sobre o barulho ficou num nível aceitável. A unidade externa é muito silenciosa, apesar de estar próxima à parede traseira da sala e da respectiva janela, nem se percebe. Melhor assim, os vizinhos nem terão do que reclamar.
Recomendo :legal:
Abraços
ALcALoIDe
28-03-2007, 01:37
Pessoal, acabei de comprar um fujitsu de 30k para a sala. Paguei R$2900 a vista. Achei ainda caro, apesar das negociacoes ferrenhas...
Agora estou suando para achar alguem que faça a instalacao por um preço menos salgado do que os R$900 que me cobraram. Vou usar menos de 5m de tubulacao e o pedreiro/pintor é à parte... Uuuiii!!!!
Se alguem puder ajudar com recomendações, serao MUITO bem vindas.
Abraços.
Essa é uma triste novidade que ninguem comenta. Acho que devo ter sido o unico a criar um post sobre esse assunto e encontrar uma solucao.
Pena eu descobrir isso agora.....se fosse a uns anos atraz com certeza montaria uma assistencia tecnica so como outra opcao de renda pq isso com certeza da uma grana muito boa.:D
ALcALoIDe
04-04-2007, 01:28
Chegou meu fujitsu de 30k... A unidade ext. pesa quase 100kgs... Bom, eu to pesando quase isso mesmo...:ataque:
Instalacao mais barata de autorizada sem contar com dreno e suporte, mas incluido 6m de tubulacao: 650 reais... Achei caro pacas. Muito mesmo. Se eu tivesse um irmao ou amigo forte, eu mesmo instalava. Mas o duro eh colocar o bicho para fora da janela...
Fazer o que.
Aqui em Pelotas é normal pagar entre R$300 e R$400 pela instalação, é o valor que vou pagar quando for instalar na sala.
Abraços
eu paguei 400,00 pra instalar um Fujitsu 12.000 com mais ou menos 3 metros de distância entre as unidades externa/interna
abraços
ALcALoIDe
05-04-2007, 16:05
Pois eh... Mas o meu eh de 30k... Alem disso, vi com outros que nao eram "credenciados" pela fujitsu e me cobraram 600... Ou seja, prefiro pagar a diferenca de 150 e ter tranquilidade. Mas que vai ficar caro, vai. Eh um roubo isso.
Vou ficar bem juntinho para aprender a fazer. No proximos, eu faco.:D
Eu estou instalando nos próximos dias um aparelho split de 12.000btus com 6 metros de distancia entre as unidades interna e externa e estão me cobrando R$400,00 por este serviço, isso dividido em 2x no cheque ou cartão.
ALcALoIDe
04-05-2007, 21:18
Eu estou instalando nos próximos dias um aparelho split de 12.000btus com 6 metros de distancia entre as unidades interna e externa e estão me cobrando R$400,00 por este serviço, isso dividido em 2x no cheque ou cartão.
Mandou bem. Paguei na instalacao do meu de 30k tbm fujitsu 600 pilas fora as pecas que eu comprei porque sairiam pelo dobro se fosse pela loja que iria instalar... Foram fios, suporte e drenos. No final, saiu mais 120 reais... Total 720 +ou-.
E o pior: o ar nao funcionou!!! :aplauso: Agora estou lutando com a fabrica (que tem se mostrado solidaria) para receber um aparelho novo e nao consertar o meu. Mas segunda vao me dar a resposta. Ligo quase todo dia enchendo eles jah ha 1 semana.
Vamos ver essa politica da fujitsu. Afinal, se forem realmente japoneses, vao honrar com a satisfacao do cliente. Eh esperar para ver.
Chegou meu fujitsu de 30k... A unidade ext. pesa quase 100kgs... Bom, eu to pesando quase isso mesmo...:ataque:
Instalacao mais barata de autorizada sem contar com dreno e suporte, mas incluido 6m de tubulacao: 650 reais... Achei caro pacas. Muito mesmo. Se eu tivesse um irmao ou amigo forte, eu mesmo instalava. Mas o duro eh colocar o bicho para fora da janela...
Fazer o que.
Alcaloide, ainda não tou nesta fase do ar no ap novo. Mas um colega meu comprou um lg e pagou 500 para intalar.....Acontece que deu problema na peça que conecta com o duto....estava vazando....O ínstalador colocou o gás e não ligou...Como era autorizada não teve problema...mas o cara para descobrir, gastou gás pra caramba. Dizem que este gás é caro tbem.
No caso dele se ele tivesse feito sozinho o preju ia ser alto.
Abraços.
ALcALoIDe
06-05-2007, 10:57
No meu caso foi o compressor que nao armou. Mas sabe, durante a instalacao, eu percebi que eu nao teria a menor condicao de fazer. Eles usam materiais e ferramentas as quais a gente nao esta habituado. E ainda bem que fiz pela assistencia mesmo. Senao, hoje, estaria num desespero soh.
As vezes eh melhor pagar um pouco mais caro para preservar a seguranca.
Abraco.
mcarvalho
06-05-2007, 11:43
Galera, comprei o meu Springer 24000 BTU's 2 x 12000 (Bi split) por 2.600,00 em 3 vezes sem juros. achei um preço maravilhoso!!!
Agora que vem o pior a instalação, vou ter que quebrar tudo!!!
ALcALoIDe
25-05-2007, 11:42
A saga terminou. Estou com o ar funcionando na sala como deveria. Agora, falta a loja recolher o trambolho do condensador com defeito.
Realmente a unidade externa do fujitsu eh bem silenciosa. Fiquei feliz. So nao gostei do barulho, segundo o instalador, do gas em expansao. Nao sei se eh devido a tubulacao ainda estar exposta, mas aquele ruidinho de ar soprando, meio agudo direto, irrita qualquer um que queira silencio para se ouvir musica direito.
Desconheco esse ruido...tenho 5 aparelhos. O unico ruido que escuto é o proprio ar saindo pelas aletas qdo coloco na velocidade maxima. Abaixo da maxima nao se escuta nada....
ALcALoIDe
26-05-2007, 10:58
Desconheco esse ruido...tenho 5 aparelhos. O unico ruido que escuto é o proprio ar saindo pelas aletas qdo coloco na velocidade maxima. Abaixo da maxima nao se escuta nada....
Mas o seu jah esta com a instalacao na parede, certo?
Nao entendi...
Se ja estou com a instalacao na parede??
ALcALoIDe
27-05-2007, 17:24
É, se as tubulacoes do ar condicionado estao dentro da parede... Porque as minhas tubulacoes ainda estao no teto, sem acabamento, ou seja, qualquer ruido passa perceptivel.
Na verdade, o meu split vai na parede e nao tem como nao embutir pq para vc instalar a unidade interna os tubos de cobre, devidamente ja isolados com aquele tubo de espuma, ja passam pro lado de fora.....
Acho que seu ar ou instalacao é diferente.
Paulo Artur
25-11-2007, 21:54
:legal: Só prá confirmar: o FUJITSU realmente é o mais silêncioso ou é só lenda ?
Abrs.
alejandro
25-11-2007, 22:47
embora eu tenha LG, ja tive a oportunidade de ver o fujitsu funcionando, nao é lenda, é bem silencioso:legal:
Sem dúvida, Fujitsu é o melhor. Fui arriscar no Gree e me arrependi.
O Espirito que Anda
27-11-2007, 08:16
:legal:
Olha esse tópico é ótimo, mas estou em dúvidas. :aplauso:
Tenho 2 ar condicionados de janela springer semi novos, mas na suite e no escritorio do Apt, realmente split é muito mais silencioso...muito mais pq a unidade externa fica mais isolada, já me acostumei com os splits e o comforto deles em hoteis.
Agora atualmente por causa do HT ....preciso de um split para sala, principalmente pq vamos ficar mais tempo nela por causa do HT....mas quero colocar a unidade externa longe da janela desta sala, se possivel na janela de um quarto de visitas que fica a 7,6 m da parede da janela da sala, para que o ruido não encomode em nada na sala, ficando somente o ruido da vaporizadora.
Imagino que deve sair mais caro a instalação de colocar longe da janela do comodo que vc vai colocar a unidade interna...mais material..
O acabamento...rasgasse a parede ou as paredes todas para colocar os canos? depois tem que imassar tudo , lixar e pintar novamente correto ?
De todo modo a instalação é sempre melhor chamar uma casa bem especializada para fazer, melhor do que poupar pouco, ou é besteira?
Springer Carrier ou Fujitsu, qual seria o mais silencioso? não consigo ver os valores de ruido do carrier em site algum !
Já o fujitsu de 24.000 btus, ruido máximo em alta 46dbéis, parece um ruido compátivel com outros modelos 24.000 em alta.
Mas confio no julgamento dos amigos, inclusive alguns que possuem outra marca e avaliaram o fujitsu como mais silencioso.
:rever1:
[]s
Espirito
Paulo Xtra
27-11-2007, 16:06
Quanto ao consumo, sugiro que vcs verifiquem a tabela do inmetro com os testes de ar split. Lá tem o consumo REAL medido pelo inmetro, bem como a eficiência de cada aparelho split, que em muitos casos é diferente da informada pelo fabricante nas specs de seus modelos. :legal:
Paulo Xtra
Paulo Artur
09-12-2007, 17:50
:legal: Tbém procurei essa tabela quando comprei meu ar. Infelizmente não confio nos dados do próprio fabricante, embora saiba que esse tipo de serviço já está bem melhor atualmente.
Abrs.
O meu é um Fujitsu de 18000 btu´s, super silencioso... muito bom !
Poderia ser acresentada a marca midea que está chegando com nome próprio no mercado somente agora, mas produz para a consul, carrier, gree, komeco e mais algumas.
O meu foi instalado ontem, assim que ele é ligado a evaporadora produz um ruído pouco mais alto, mas somente até que a temperatura estabilize, no início ele trabalha com mais vontade acredito que para resfriar o ambiente mais rapidamente, depois de quinze minutos fica muito silencioso, ficou ótimo.
Algo que fiz, e recomendo a todos, é que instalem o ar apenas com uma assistência autorizada da marca, um amigo enfrentou sérios problemas.
Depois de algum tempo o equipamento apresentou defeito e a autorizada disse estar mal instalado, e por este motivo não haveria cobertura da garantia, quem instalou dizia que a instalação estava perfeita e este amigo ficou no meio do tiroteio, e como a maior parte de nós não entende nada a este respeito fica muito complicado avaliar quem diz a verdade.
No meu caso duvido que seja alegado um problema de instalação caso ocorra um defeito no equipamento, até porque a empresa estaria assumindo a culpa pelo problema, digo até que mesmo ocorrendo um problema de instalação o aparelho será consertado na garantia :D
Abraços
Marcio,
Tenho um amigo aki no Rio, que tbm esta instalando este aparelho, e ele comprou depois de diversas indicacoes.
Vou contar o seu relato para ele.
Em relação ao instalador vale para qualquer marca, sempre a instalação deve ser feita por uma assistência técnica autorizada do teu aparelho split, do contrário pode acontecer o que aconteceu com este amigo.
Abraços
Edu Carvalho
01-01-2008, 18:04
Pessoal,
Com esta onda de calor, decidi trocar o ar de janela da Carrier que tenho (7500 BTU) por um Hi-wall de 12000 BTU. Alguém tem algo a dizer sobre o Fujitsu ASB12R? Peguei ele como um possível candidado por tanto que falaram bem da marca aqui. Mais infos, no site da empresa (http://br.fujitsu-general.com/web/index.php?id_canal=673&id_idioma=1)
ALcALoIDe
01-01-2008, 20:03
O calor ta demais no Rio. To com ar ligado praticamente 24h por dia. A continha de luz vai lah nas alturas. Tava ate pensando em instalar paineis solares para ajudar na reducao da conta de luz, mas custa meio carinho, alem de ter pouca eficiencia ainda. A tecnologia ainda precisa amadurecer mais.
Neste meio tempo, ou me mudo para outro lugar, ou arco com as despesas de ambiente controlado.
Amigos, estou analisando a troca por um split.
É melhor sempre super dimensionar o aparelho ? O meu quarto tem uns 13 m2, é melhor um de 7000 ou 9000 btus ?
Márcio vi essa marca vendendo no site da americanas e gostei da quantidade de recursos. È mesmo silencioso ?
Eu so tenho como instalar na largura do quarto e não no comprimento, sera isso prejudicaria a circulação do ar?
Abs !
Até agora o meu midea está perfeito, não muitas referências em split mas acho que é bem silencioso, depois de a temperatura estabilizar é possivel ouvir apenas um sopro muito baixinho, qualquer ruído de filme ou música é suficiente para encobrir.
Acho que vale a pena comprar com alguma sobra de capacidade, desta forma ele irá trabalhar menos, quando mais estrangulado for o ar mais risco de o ruído ficar alto.
Abraço
Edu Carvalho
21-01-2008, 15:36
O meu split foi instalado faz uma semana. Usei pouco mas até agora eu gostei demais do resultado. É um Fujitsu 12.000 para um quarto de 12m2. Eu sei que superdimensionei, mas o objetivo era poder usá-lo futuramente em ambientes maiores e também privilegiar o silêncio. Este ar ligado no modo silêncioso é realmente muito bom, além de gelar bastante rápido
Alexandre RS
21-01-2008, 17:33
Para quem possa interessar, em Riveira (fronteira com Uruguay), Midea 12.000 btus, quente/frio, U$ 399 em 6x pelo Visa Banco do Brasil. Para trazer sem problemas é só pagar 50% sobre os U$ 99,00 excedentes da cota, dando um total aproximado de R$ 810,00. Para quem mora no RS e SC vale a pena, ainda mais se for em mais pessoas e comprar 4 como eu.
Royo, tens telefone desta loja??? :D
O midea talvez valha a pena pois existe assistência técnica no Brasil.
Abraço
AmandaFrigelar
22-01-2008, 08:30
Bom dia Fabiano, para sua área um de 12.000 BTUs é suficiente,
O cálculo para se medir BTus é multiplicar a área por 600, para cada pessoa, computador que estão no local é colocado 300BTUS(cada).
Agora entre as marcas da votação, fico com a Fujitsu, conheço todas as marcas acima, para quem não sabe Carrier, Komeko, Springer, eletrolux, Hitachi são todas as mesmas máquinas só mudam as etiquetas e carenagens, todas pertecem a MIDEA, os componetes da mesma são super frágeis, as máquinas se expostas ao sol, ficam amareladas, as máquinas também tem um ruidor superior, Já a Fujitsu
é super econômica, mais cara mas bem melhor, é como usar o exemplo de um carro, se vc comprar um fusca (Carrier) e comprar uma BMW( Fujitsu) os dois vão andar do mesmo jeito, mas qual vc's acham que vai dar mais problema?
Alexandre RS
22-01-2008, 10:21
Marcio, tenho a nota fiscal em casa, a noite te envio por mp. Eles tinham a pronta entrega Midea e WP de 12.000, e sobre encomenda 18.000, 24.000 e 30.000, inclusive pode ser solicitado em 60 Hz.
Abraço
Edu Carvalho
27-02-2008, 14:48
Gostaria de contribuir com a minha experiência com um Fujitsu de 12000 btu instalado em um quarto de 12m2. Anteriormente, minha conta de energia, com o meu ar de parede de 7500 da Springer, utilizado com moderação, foi o mesmo valor do que o meu Fujitsu, utilizando a noite toda por vários dias. Acredito por ser mais potente, ele fica muito mais tempo desligado, ao contrário do Springer que tinha o compressor funcionando a pleno vapor!
Aprovadíssimo!
ALcALoIDe
27-02-2008, 14:53
Tenho um fujitsu de 30k na sala e minha conta subiu pacas... Mas a crianca rapidinho esfria o ambiente. Isso, nao posso negar. Fica igual cinema mesmo, hehe. Mas haja dimdim para arcar com a conta de luz...
Gasperhp
29-02-2008, 00:50
O bom é comprar um split um pouco acima do recomendado para que o seu compressor ligue e desligue mais rapidamente, pois esfria mais rapido. Fazendo inclusive com q o split não trabalhe a pelna carga, forçando o equipamento.
Estou comprando splits pra uma casa que estou construindo e vou de Fujitsu. Motivos:
1- Maior eficiencia que os Springer/carrier.
2- Mais tempo de garantia oferecido pelo revendedor.
3- Maquinas com mais BTUs do q os cocorrentes e pelo mesmo preço ou mais barato.
4- Ainda saiu mais barato que os springer.
Maurício Guimarães
02-03-2008, 13:24
Gostaria de fazer um delineamento da instalação do seu fujutsu, e aí poderia dizer se o que foi cobrado é justo ou se foi superdimensionado.
Abraço.
Maurício Guimarães (email a.mguima@terra.com.br):rever1:
Pessoal, acabei de comprar um fujitsu de 30k para a sala. Paguei R$2900 a vista. Achei ainda caro, apesar das negociacoes ferrenhas...
Agora estou suando para achar alguem que faça a instalacao por um preço menos salgado do que os R$900 que me cobraram. Vou usar menos de 5m de tubulacao e o pedreiro/pintor é à parte... Uuuiii!!!!
Se alguem puder ajudar com recomendações, serao MUITO bem vindas.
Abraços.
ALcALoIDe
02-03-2008, 14:20
Caro MAuricio,
a instalacao ja foi feita, por 700 reais e nao gostei porque a empresa nao me deu suporte no pos instalacao, barulho de gas vazando etc, apesar de inumeros contatos. Nao facam pela APPLAID AIR da Tijuca. Minha opiniao.
Mannkundera
09-03-2008, 21:34
Olá! Alguém aqui conhece o split de 12.000 da marca York ou sabe onde posso encontrar referências? Estou pensando em comprar um split para o meu quarto. Inicialmente considerei um de 7.000, mas como encontrei esse de 12.000 por R$999,00 nas Americanas e tenho vários equipamentos no quarto, pensei em investir nesse York. O único receio é que não encontro muitas referências. Já tenho um Springer 7.500 de parede, mas ele já não dá conta do recado e faz um barulho infernal. Em termos de consumo, vai haver muita diferença se trocar o Springer por um de 12.000? Agradeço qualquer ajuda!
Abraço!
Para meu ambiente de 15m2 estava pensando em um de 9000 BTU, um para o quarto outro para o HT.
Segundo a tabela do inmetro, um LG de 9000 BTU consome 15.8 KWh/mês. Já o Fujtisu de 9200 BTU consome 19.2 KWh/mês.
O Fujitsu está bem recomendado no forum. No caso de um split pequeno de 9000 BTU o Fujitsu é muito mais silencioso e melhor a ponto de compensar essa diferença na conta de luz?
Edu Carvalho
26-03-2008, 09:53
Ele é sim bem silencioso. Mas acho que 9000 vc vai achar fraco. Eu tenho um de 12000 e meu ambiente é de 12m2.
Galerinha,
vi que o pessoal aqui pesquisou bastante sobre splits...
Eu estou com um projeto de Split com as seguintes características:
- 3 Quartos de 9m² a 12m²
Aqui em Palmas/TO o calor é absurdo!!! Então a média de Btus para os cálculos é de 800Btus e não 600Btus.
dá para fritar ovo em asfalto!! :lol:
A necessidade para cada ambiente é:
- 3 Quartos: 9.000 Btus cada
1º Opção:
3x Split Inverter Fujitsu ASBA9L (9.000Btus) -> Consumo: 660W (total=1980W)
Vantagens:
- Consumo baixo por máquina por causa do Inverter;
- ligar apenas o que for utilizado;
- se um motor der problema, não é necessário a manutenção de todos.
Desvantagens:
- Ruído!!! 3 condensadores ligados!!! :doente:
- um grande espaço será necessário para a instalação dos condensadores
- preço de Manutenção pode ser elevado pois poderá ocorrer troca de gás de 3 condensadores.
2º Opção:
1x Multi Split Inverter HITACHI RAM-90QH5 (30.000Btus divididos) -> Consumo = 2120W
Vantagens:
- Apenas 1 condensador; menos ruído.
- menos espaço para instalação;
- preço de manutenção mais baixo. Será apenas de 1 máquina ao invés de 3.
Desvantagens:
- Se motor pifar, serão 3 quartos sem ar-condicionado.
Problema:
3 Splits de 9.000Btus ligados vão consumir 1980W
E agora?
1 MultiSplit de 30.000Btus vai consumir ATÉ 2120W, de acordo com o número de unidades ligadas, ou vai SEMPRE consumir tudo isso?
Exemplo: Apenas 1 unidade interna está ligada:
1 Split = 660W
1 MultiSplit = ??? ou 2120W?
A propaganda da tecnologia Inverter é de consumir APENAS o necessário.
Preciso descobrir isso para pesar o CONSUMO x BARULHO.
Desde já, obrigado se alguém puder ajudar ou dar uma opinião. :legal:
Abraços
Na minha opinião, se os quartos forem adjacentes, eu colocaria um sistema com 3 evaporadores e 1 só condensador. O consumo vai sim depender da quantidade de unidades em operação simultaneamente.
Se forem quatros mais separados, eu usaria 3 unidades separadas também, pois sempre há perdas nas tubulações mais longas.
Agora isso se forem todos Fujitsu. Vc está comparando entre 3 Fujistu separados ou 1 Hitachi triplo, nesse caso eu sempre ficaria com 3 Fujitsu. Não que o Hitachi seja ruim, mas eu acho o Hitachi mais barulhento, principalmente o eveporador, que emite um ruido de "vento" e de "fluxo do gás", conforme ele liga/desliga automaticamente durante o controle da temperatura, que considero inconveniente.
Além disso, o Hitachi que temos no escritório abre as aletas de baixo para cima, então vc não consegue se livrar do vento direto nas cabeças das pessoas. Os Fujitsu que tenho em casa abre as aletas de cima para baixo, então vc pode direcionar o vento apenas para o teto. Algumas marcas abrem as aletas tanto de um jeito como de outro.
Boa sorte!
ademirrodriguesjunio
21-05-2008, 10:40
:legal:meu amigo fabio sou vendedor de ar condicionado na regiao de bauru que fica muito longe do rio pois o preço da instalaçao e padrao devido a mao de obra e a dificuldade encontrada pelos instaladores quando mais simples e mais perto a unidade interna da unidade externa menor o preço;:choro: olha que eu vou ai instalar para vc.:hilario:
ALcALoIDe
21-05-2008, 11:53
Dependendo de sua proposta, quem sabe voce nao vem e acaba instalando para alguns aqui no Rio...
ademirrodriguesjunio
30-05-2008, 13:42
Dependendo de sua proposta, quem sabe voce nao vem e acaba instalando para alguns aqui no Rio...
mande seu e-mail para min :legal:pois nao posso fazer propaganda no forum:choro:abraços ja fui reprendido por nao ler as regras MEU E-MAIL ADEMIRJUNIOR53@YAHOO.COM.BR
NEGOCIO DA CHIIIIINA:aplauso:
SGChagasL
04-06-2008, 23:11
Olá! Alguém aqui conhece o split de 12.000 da marca York ou sabe onde posso encontrar referências? Estou pensando em comprar um split para o meu quarto. Inicialmente considerei um de 7.000, mas como encontrei esse de 12.000 por R$999,00 nas Americanas e tenho vários equipamentos no quarto, pensei em investir nesse York. O único receio é que não encontro muitas referências. Já tenho um Springer 7.500 de parede, mas ele já não dá conta do recado e faz um barulho infernal. Em termos de consumo, vai haver muita diferença se trocar o Springer por um de 12.000? Agradeço qualquer ajuda!
Abraço!
Tenho um instalado a aproximadamente um mês, e ate agora tudo bem,o bicho gela muito :feliz:(area de 12m2),até agora estou satisfeito.Apenas um comentário o relé do compressor (que fica na unidade interna)faz uns clicks perceptiveis,nada que incomode.
abraços
Luiz Cláudio
jairo bertoni
01-07-2008, 12:59
SOU INSTALADOR E CONHEÇO E JA´INSTALEI PRATICAMENTE TODAS AS MARCAS CONHECIDAS..... YORK É UMA BOA MAQUINA ,CONHECIDA ,COM UM BOM SUPORTE ,COM FABRICAS NO BRASIL E REDE DE ASSISTENCIAS ,NIVEL DE RUIDO COMPATIVEL ,COMPRENSSOR SILENCIOSO , BOM RENDIMENTO, QUANTO AO CONSUMO VC VAI BAIXAR A SUA CONTA ENTRE 24 % A 50% DE ACORDO A CONFIGURAÇÃO QUE VC USAR (LEIA COM ATENÇÃO O MANUAL DO PROPRIETARIO),EM ALGUMAS INSTALAÇÕES QUE FIZ PARA HOTEIS ,O DONO PAGOU O INVESTIMENTO EM POUCO MAIS DE UM ANO SÓ COM A ECONOMIA DE ENERGIA.
Sou novo no forum, e gostei desta parte do forum, achei uma boa iniciativa, sou proprietario de 2 empresas de vendas e instalação de ar condicionado, e sou vendedor e instalador autorizado de varias marcas aqui citadas, não apenas de ar condicionado mas de toda linha, farei o possivel para ajudar nas duvidas que tiverem.
Edilson Tiradentes
08-07-2008, 20:43
Pessoal, estou procurando um ar-condicionado split para minha sala de TV. Inicialmente, minha expectativa era somente quanto ao ruído, mas depois dos relatos que li aqui no fórum, passei a considerar a compra de um Fujitsu, pela qualidade das peças. Entretanto, aqui em minha cidade não há assistência técnica dessa marca e conversando com quem já instalou esse equipamento, foi-me dito que por ser tecnologia japonesa as peças são difíceis de encontrar. Chegaram a afirmar que ele não é tão silencioso assim, é como os outros que vendem aqui, inclusive igual o Brize/Komeco.
As marcas que encontro aqui e que têm assistência técnica são LG, Komeco, Brize, Cônsul, Eletrolux, etc., mas não tenho parâmetro para saber se são silenciosas ou não.
Pensei em comprar o Fujitsu e instalar com um instalador que instala as outras marcas, mas não corro risco por ser um equipamento pouco conhecido? A montagem é diferente de acordo com a marca ou os splits são todos iguais, na concepção?
Só como comparação, estava pensando em comprar o Fujitsu de 9000 BTUs, frio. Ofereceram-me o Brize de 9000 BTUs, quente e frio, pela metade do preço. Será que compensa pagar tão mais caro, num equipamento que tem poucas assistência técnica autorizada?
jairo bertoni
09-07-2008, 08:34
alô edilson, instalo split a 18 anos, já instalei quase todas as marcas existentes no mercado,portanto falo de cadeira. fujitsu é top de linha,como quase toda japonesa, tem um suporte excelente ,eu não sou autorizado da marca nunca encontrei dificuldades em encontrar peças ,já comprei direto da fabrica ,primeiro que em 18 anos substitui um componente em um condicionador, nivel de barulho é dos mais baixos do mercado (já instalei um fujitsu em estudios de gravações ) foje dessa chinesas pricipalmente a komeco que eu tambem já instalei.a montagem é praticamente igual em todas as marcas .
Meus Fujitsu 12000 e 24000 são silenciosíssimos e eficientes. Eu os compraria novamente pelo grau de satisfação que me proporcionou, vale perfeitamente a diferença de preço.
Só tenho uma crítica:
Na função reversa (aquecimento), que uso bastante agora no inverno (o aquecimento pelo ar condicionado é muito mais agradável que os aquecedores comuns, pela homogeneidade da temperatura no ambiente), embora o funcionamento seja silencioso também, mas quando ele se desliga, durante os intervalos normais de operação para manter a temperatura desejada, ele emite uns estalos, a cada 30s ~ 1 min, parece que algo está dilatando ou comprimindo. Não são tão altos, mas incomoda um pouco pois destoa do silêncio da operação normal.
Não sei se outras marcas tem esse fenômeno. Ainda não chamei o instalador para verificar se tem algo errado.
Tenho um Springer bi-split de 9000 btu´s quente e frio, já o testei nas duas modalidades e funciona excelentemente bem.
Abraços
Eu pretendo instalar split em 2 quartos de crianças. Como a utilização será exatamente a mesma, ou seja, quando ligar um, necessariamente ligarei o outro, tenha a dúvida se vale a pena comprar 2 splits (um para cada quarto) ou compro um bi split com apenas um compressor.
O bi split seria mais econômico nessa minha situação? (ao invés de ter 2 compressores funcionando ao mesmo tempo, eu teri apenas 1)
A parte de instalação não é problema pois tenho estrutura para instalar qualquer das 2 opções?
Alguém saberia me ajudar?
abraços,
Eduardo
jairo bertoni
09-07-2008, 17:36
alo edu blz.. procure saber se a condensadora do bi split que foi selecionada para os quartos, é de um ou dois compressores ,geralmente as bi splits são de dois compressores.Se for só de um compressor ele tem o consumo parecido com a de um por um ,se a distancia mais desnivel for acentuada a bi split não seria aconselhavel para vc. Vc tem que olhar o consumo da de um por um e o consumo da de dois por uma ,com as duas condensadoras ligadas ,com uma ,etc. Acho que no seu caso se vc optar por uma em cada quarto e usar o modo mais economico que em algumas marcas é bem significativa a ecomomia de energia.Mas como é quarto de dormir ,e a carga termica no caso seria para repouso,ainda pra criança,vc tem que olhar o custo das maquinas + custo de instalação.Se colocar bi split ficar mais barato ,opte pelo bi split.Mas tenha um pouco de paciencia e coloque tudo na ponta do lapis ,tipo,consumo,garantia,assistencia,etc qualquer duvida é só postar,ok?
Edilson Tiradentes
11-07-2008, 11:46
Pessoal,
Obrigado pelas respostas. Decidi pelo Fujitsu 9.000 BTUs, frio.
Agora a questão será quanto à instalação. Há uma empresa na cidade que afirma já ter instalado o Fujitsu, embora não sejam autorizada da marca. Parece que a Fujitsu forneceu um termo de compromisso da instalação, na época, para validar a garantia. Quando liguei na Fujitsu, informaram que esta empresa da cidade era autorizada, mas aqui na empresa, afirmaram que tinham enviado documentação para lá solicitando o credenciamento, mas não tinham recebido resposta sobre isso. Acho que deve ser bem burocrático o processo.
A questão da instalação elétrica também está confusa, pois consultei um eletricista, mas há muita dúvida sobre como passar o cabeamento (fios). Vou esperar chegar o condicionador e ver como são feitas as conexões.
Um abraço a todos,
Edilson Tiradentes
jairo bertoni
11-07-2008, 13:12
Edilson , olha pra quem já instalou ou é instalador seja credenciado ou não ,sabe que dificuldades de instalações existem quando a altura das maquinas externas ultrapassam 10 metros de altura :concordo: Quando se instala com a alvenaria já pronta , principalmente em edificios acima de tres andares :concordo:Mesmo assim uma empresa teria que ter todos os acessorios para trabalhos em altura. :concordo: :tu: Quanto ao cabeamento eletrico de ponto de energia ou fornecimento de energia ,se não tem ,teria que passa-lo externamente em canaletas ou se quizer embutido teria que quebrar paredes ou se existir lajes poderia vir pela laje,isso para um bom eletricista mesmo com as dificuldades que se apresentam, não seria motivo de apreensão ou discusão ,mas de combinação de como o serviço seria feito ou qual a melhor solução. :concordo: Vc optou por uma bela maquina. :tu: Essa maquina se bem instalada não dá defeito :) tendo uma vida util extremamente longa,se : Vc lavar os filtros regularmente ,vai depender se seu ambiente não é agressivo(muito pó em suspensão ou lojas que trabalham com tecido.) e dar a manutenção preventiva ,tipo lavação e higienização geral semestral ou anual.:concordo::tu: ujm abraço jairo
Considere a possibilidade do modelo com ciclo reverso (aquecimento).
Aumenta uns 10% no preço.
Quanto ao ponto de energia, é um circuito 220V com terra, o qual deve estar disponível do lado de fora da casa. Portanto deve sair de um disjuntor exclusivo do quadro de distribuição, para poder desligar se for preciso. Da unidade externa, saem outros fios para a unidade interna, atravessando a parede junto com os tubos de gás.
Boa sorte
Edilson Tiradentes
13-07-2008, 19:52
Olá Pessoal.
Resolvi comprar somente frio, porque aqui onde eu moro faz calor a maior parte do ano. Tenho dois condicionadores de janela, e quase não uso para aquecer. Além do mais, com o ar ligado no quente, minha esposa fica com o rosto vermelho como se tivesse alguma alergia.
Com a ajuda dos amigos aqui do fórum, pude ter uma idéia do que pedir ao eletricista, e como eu moro em residência de um pavimento, os cabos elétricos virão pela laje, pelo lado de fora. A condensadora ficará logo abaixo da laje, então será fácil instalar ali. Será feito por dentro da sala apenas um furo de uns 60mm para passagem da tubulação (incluindo os cabos elétricos) entre a condensadora e a evaporadora, mais os furos para instalar o suporte da evaporadora. Espero que esse furo de 60mm, que será feito com uma serra copo, não faça muita sujeira, pois a sala já está pintada e talvez já esteja com a TV instalada, quando eu colocar o ar.
Eu não consegui o manual do condicionador Fujitsu. Se alguém souber onde encontrar, peço o favor de postar o link.
Mais uma vez, obrigado aos foristas que enviaram mensagens.
Um abraço a todos,
Edilson Tiradentes
jairo bertoni
14-07-2008, 09:08
Edilson ,legal :legal: Se vc tiver um aspirador de pó ,quando o instalador for furar a parede para as interligações frigorificas e eletricas ligar o aspirador junto com a furadeira na hora da furação ,isso se o instalador não souber, coisa que eu acredito que ele saiba. :riso:
Esse procedimento minimiza bastante a questão da poeira :concordo:
Quanto ao manual eu tenho aqui :feliz: Vc provavelmente quer só do proprietário ou tambem de instalação? :legal:
Mas escuta vc adquiriu maquinas novas (foi o que me pareceu) ou usadas? Se forem novas com certeza tem os manuais tanto de instalação como o do proprietario. :legal:
Preciso de um tempinho pra procurar ,coisa que vou fazer na hora do almoço .Como eu faria para mandar isso pra vc via forum? :tchau:
Edilson Tiradentes
15-07-2008, 00:49
Jairo,
Obrigado pelas dicas. Quanto ao manual, eu estava querendo para tirar umas dúvidas, mas o instalador me respondeu por telefone. Segundo ele, as conexões ficam do lado direito da condensadora, quando ela está instalada na parede. Assim, tenho o local exato para o eletricista furar a laje e deixar os fios prontos para a ligação. Vou, inclusive, deixar a parte elétrica pronta para outro ar, que pretendo comprar no futuro, quando terminar de pagar este que comprei. Quando estiver instalado, posto aqui como foi feito.
Um abraço a todos,
Edilson Tiradentes
Tenho uma sala dedicada para home cinema de 4 x 5,50m e pretendo comprar um Fujitsu :rever1:.
Com vários aparelhos na sala e algumas janelas (que em boa parte do tempo estarão cobertas com cortinas blackout), mas que se situam do lado do sol na parte da tarde, gostaria de saber dos foristas experts, qual seria a potência ideal do ar condicionado para o espaço ? :confused:
Também tenho outro problema, meu projetor ficará próximo do aparelho (quase atrás, acerca de um metro ou menos). As regulagens da saída do ar serão suficientes para evitar o ar frio diretamente no projetor ? Essa é uma questão preocupante ou nem tanto?
Agradeço, desde já, quem puder me ajudar :legal:.
Audoy
Se pretende utilizar o condicionador principalmente à noite e não deseja temperaturas muito baixas, um de 12.000 vai te atender bem justo. Mas se vai utilizar também durante o dia e gosta de um pouco mais de frio e quer ter alguma folga, vai de 18.000.
O split, apesar de esteticamente mais bonito e mais silencioso, tem a desvantagem de não trabalhar isoladamente com renovação de ar. Se não existe fumante por aí, menos mal. A forma mais correta de instalar um split é fazê-lo juntamente com um sistema auxiliar de renovação de ar (ventilação com exaustão), embora em 99% dos casos ninguém faça isso.
Sobre a proximidade com o projetor, os splits podem trabalhar com velocidade de insuflamento bem baixa (você pode regular pelo controle), além de poder direcionar a saída de ar para o lado que você achar mais conveniente.
jairo bertoni
23-10-2008, 13:48
[quote=FDMB;1368948]O split, apesar de esteticamente mais bonito e mais silencioso, tem a desvantagem de não trabalhar isoladamente com renovação de ar. Se não existe fumante por aí, menos mal. A forma mais correta de instalar um split é fazê-lo juntamente com um sistema auxiliar de renovação de ar (ventilação com exaustão), embora em 99% dos casos ninguém faça isso.
quote]
alô pe´na jaca rsrsrsrsrs,:concordo:
Em quase todos os modelos mais modernos que estão no mercado ou para sair como lançamento, já existe um pequeno orificio em torno de 50 mm nas evaporadoras para misturar ar externo . :legal:
O ideal é vc fazer uma temporização insuflamento /exaustão como vc ressaltou.
As normas tecnicas pedem em torno de 17 a 18 metros cubicos/hora por pessoa como taxa de renovação .
Vc pode insuflar uns cinco minutos e exaurir tambem uns cinco minutos e deixar uns quinze minutos desligado tudo automatizado. um abraço jairo
Jairo,
Valeu pela atualização! De qualquer forma, esse é um ponto (renovação do ar) que ninguém se preocupa na hora de instalar. O tal orifício de renovação vai ajudar a resolver ao menos parte dessa questão.
Antes que eu me esqueça pela terceira vez, acho que o título da pesquisa deveria ser outro, já que para alguém opinar sobre o que é melhor ou pior, claro que existe a necessidade de testar os produtos. O título deveria ser: "qual a marca do seu split".
A maioria dos aparelhos relacionados na pesquisa diferem muito pouco em termos de tecnologia.
jairo bertoni
23-10-2008, 15:50
Jairo,
Valeu pela atualização! De qualquer forma, esse é um ponto (renovação do ar) que ninguém se preocupa na hora de instalar. O tal orifício de renovação vai ajudar a resolver ao menos parte dessa questão.
alô fdmb
sim ,mas está dando muito problema de sonolencia e até desmaios em salas de auditorios ,salões de convenções e salas enclausuradas com alta densidade de pessoas :doente:
Sem a renovação de ar ou mesmo uma taxa de ar externo ,a taxa de co2 fica alta e outro gases resultantes da respiração ,expiração ,convecção,deixa o ar viciado e com baixíssima qualidade :aiai:
Vc climatiza e proporciona conforto ,mas cria um problema maior :doente:
Sempre aconselho a deixar uma reserva termica para a renovação :concordo:
A renovação do ar hoje é muito importante :tu: um abraço jairo
Bem, Jairo, ao menos aqueles palestrantes chatos já têm uma desculpa se os ouvintes começarem a cochilar na hora do "sermão".
Ar condicionado é um ítem dos mais caros em qualquer obra, por isso muita gente executa um serviço de qualquer jeito, muitas vezes sem um projeto adequado. Instalam sistemas centrais como se fosse um condicionador individual desses de janela. Nenhum critério técnico, nenhuma preocupação com relação as normas vigentes, em suma, nenhuma engenharia. E o CREA vai cobrando suas taxas...nada mais.
Desculpe se não entendi direito, mas os amigos, em resumo, disseram que os novos splits (como o Fujitsu inverter) resolveram o problema de renovação de ar em boa parte? :confused:
Tenho uma instalação há três anos no local, esperando o aparelho. Nele figuram além do cabo de força, um orifício para a saída da água. Vou precisar de algo mais para a renovação do ar dos novos aparelhos? :help:
Obrigado pela atenção que me dispensaram :legal:.
Audoy
Relaxa Audoy,
O tal orifício é parte integrante do equipamento. Quando estiverem instalando seu condicionador, pergunte onde fica e como funciona. No manual do equipamento também deve ter alguma ilustração e explicação.
Relaxa Audoy,
O tal orifício é parte integrante do equipamento. Quando estiverem instalando seu condicionador, pergunte onde fica e como funciona. No manual do equipamento também deve ter alguma ilustração e explicação.
Valeu :legal:
Audoy
Minha marca não consta na lista... Tenho 4 MIDEA Vertu Q/F 12000 BTUs, e gosto bastante deles...:legal:
Pela internet alguém sabe de uma loja com bons preços para o fujitsu ?
jairo bertoni
10-12-2008, 11:44
Pela internet alguém sabe de uma loja com bons preços para o fujitsu ?
Olá tente 011 3352 6919 fale com o rafael leal
Olá tente 011 3352 6919 fale com o rafael leal
Opa! Legal.
Mas é loja?
jairo bertoni
11-12-2008, 12:31
Opa! Legal.
Mas é loja?
Sim ,uma das maiores do Brasil.Compro a muito anos deles e com bastante frequencia. Um abraço jairo
Boa tarde.
Gostaria de uma ajuda de vocês. Moro no RS e a rede elétrica de minha casa é 110v, porém só encontro splits a 200v. Por isso, gostaria de saber se existe algum modelo de split que seja em 110v?
Obrigado.
A maioria dos fabricantes tem modelos de 110v (springer, midea, york, etc ..)
Dos que pesquisei por aqui, apenas os fujitsu são exclusivamente 220v.
De qualquer maneira, mesmo sua casa sendo 110v, um bom eletricista puxa uma instalação 220v facilmente. Aqui em casa foi feito isso para os chuveiros e farei para o split assim que for instalar.
Valeu Zeh.
Obrigado. Andei pesquisando e vejo relatos de que a marca FUJITSU é uma das melhores neste ramo. Vou analisar o preço de um split desta marca frente as outras.
Obrigado.
Pessoal, por favor, uma ajudinha para solucionar um terrível dilema: entre um split Fujitsu sem possibilidade de assistência técnica local em caso de defeito (assistência para essa marca só na Capital, a 100 quilômetros daqui), e um LG, Hitachi, Midea ou Eletrolux com assistência técnica local, o que vocês escolheriam? :confused:
Desde já agradecido. :legal:
Olha, o nivel de manutencao destes aparelhos sao muito baixos....nem sei o que poderia pifar numa unidade dessas mas uma coisa é certa: ELETROLUX nem pensar!!!!! Alias, eletrolux nao fabrica nada, compra tudo da china de fabriquetas de fundo de quintal.
Aprendi isso a duras penas.....
Ok, DRAGÃO, obrigado pelo alerta sobre o Eletrolux. :legal:
Sobre a pequena probabilidade de um split vir a apresentar defeito, também já ouvi comentários a respeito. De qualquer forma, vamos aguardar outras opiniões sobre o assunto. ;)
Aproveitando a oportunidade, o que vem a ser realmente o recurso Jet Cool, disponível em alguns modelos da LG? E quanto ao Neo Plasma, o que vem a ser isso também?
Carlos.Simoes
05-01-2009, 15:57
¨¨Confirma-se então a minha suspeita sobre a Electrolux. O meu ar-condicionado Electrolux de 10.000 BTU's (não era Split, mas era digital e tinha controle remoto) deu defeito e o orçamento ficou em R$ 745,00 :xingo::xingo2::irado: . Com isso, também estou pesquisando um Split para comprar, só que Electrolux...jamais.:nao:
Abraços.
Carlos
Carlos.Simoes
05-01-2009, 16:00
DDuupplliiccoouu ..... :smith:
Pessoal,
Hoje eu tenho um Ar de parede de 12.000 BTU... Com um burado de 60x40...
Estou querendo colocar um AR SPLIT, pois este fica embaixo da janela onde coloquei a cama...
Queria saber... Qual é o menor unidade externa que tem? Será que tem alguma que eu conseguiria colocar dentro da caixa do Ar que tenho hoje?
Acho que tentar alterar a fachada pode dar problema, pois todos AP tem uma caixa de acrilico padrão...
Obrigado!
Unidade externa menor do que 60X40 (cm), não tem para capacidades acima ou igual a 12.000 BTU.
As dimensões da unidade externa de qualquer marca não diferem muito de tamanho, mas para sua instalação, convém lembrar que você necessita de afastamentos em todos os lados do equipamento, tanto para conexão das linhas de cobre e elétrica, quanto para captação e descarga de ar para condensação.
Procure verificar se em seu prédio existem splits já instalados. Isso certamente ajudará na sua solução.
Deftones
19-01-2009, 12:46
Alguem sabe informar se na pratica o de 18000 tem mt diferença sob o de 12000?
As dimensões variam de fabricante para fabricante. Escolha um fabricante e pesquise as dimensões através do catálogo (a maioria possui catálogos na internet).
Geralmente as dimensões dos condicionadores de 9k e 12k são as mesmas para as unidades evaporadoras e condensadoras. O mesmo acontece com os de 18k e 24k.
Deftones
19-01-2009, 15:49
Eu quis dizer se é mt mais geladao q o de 12000 , entende?
Ele tem 50% de capacidade de refrigeração a mais que o de 12.000. Obviamente que ele tende a resfriar mais o ambiente.
.....Com um burado de 60x40...
Estou querendo colocar um AR SPLIT, pois este fica embaixo da janela onde coloquei a cama...
Queria saber... Qual é o menor unidade externa que tem? Será que tem alguma que eu conseguiria colocar dentro da caixa do Ar que tenho hoje?
Acho que tentar alterar a fachada pode dar problema, pois todos AP tem uma caixa de acrilico padrão...
Pelo menos com relação às minhas unidades de 9K e 12K da Fujitsu (inverter), não dá. E as minhas unidades condensadoras têm uma saída lateral para a conexão das tubulações etc, em torno de 10 cm.
Não me parece indicado, por questões técnicas, instalar um condensadora dentro de um buraco de ar-condicionado, mesmo que houvesse algum espacinho meio justo para isso. ;)
Parece que há evaporadoras específicas para pisos...
.....As dimensões da unidade externa de qualquer marca não diferem muito de tamanho.....
As dimensões variam de fabricante para fabricante. Escolha um fabricante e pesquise as dimensões através do catálogo (a maioria possui catálogos na internet).
Geralmente as dimensões dos condicionadores de 9k e 12k são as mesmas para as unidades evaporadoras e condensadoras. O mesmo acontece com os de 18k e 24k.
Variando ou não, pelo menos com relação ao que tenho, as evaporadoras são semelhantes.
Mas as condensadoras diferem algo; a unidade de 12K que citei acima, apesar de manter a altura (27,5cm) e a profundidade (21,5cm) semelhantes à da unidade de 9K, tem cerca de 13cm a mais na largura (79cm contra 66cm).
Adicione à essas larguras, aqueles cerca de 10cm, que citei anteriormente. :tu:
Pessoal, por favor, uma ajudinha para solucionar um terrível dilema: entre um split Fujitsu sem possibilidade de assistência técnica local em caso de defeito (assistência para essa marca só na Capital, a 100 quilômetros daqui), e um LG, Hitachi, Midea ou Eletrolux com assistência técnica local, o que vocês escolheriam? :confused:
Desde já agradecido. :legal:
Fala Demétrio, há quanto tempo não nos falamos, heim!!!
Mas com relação à sua dúvida, aplicaria o processo que fazemos com nossos equipos de áudio/vídeo: o melhor que pudermos obter, naquele momento! :bD
Se a diferença de dindo não for o X da questão, iria de Fujitsu Inverter, de pés juntos: eu, e alguns amigos próximos que os têm, assinaríamos embaixo.
Mas se o pensamento for o outro, arriscaria um Hitachi (digo, sem pesquisar, apenas por ouvir falar de).
Grandíssimo abraço!!! :legal:
Byrd
Deftones
21-01-2009, 23:02
Fala Demétrio, há quanto tempo não nos falamos, heim!!!
Mas com relação à sua dúvida, aplicaria o processo que fazemos com nossos equipos de áudio/vídeo: o melhor que pudermos obter, naquele momento! :bD
Se a diferença de dindo não for o X da questão, iria de Fujitsu Inverter, de pés juntos: eu, e alguns amigos próximos que os têm, assinaríamos embaixo.
Mas se o pensamento for o outro, arriscaria um Hitachi (digo, sem pesquisar, apenas por ouvir falar de).
Grandíssimo abraço!!! :legal:
Byrd
Byrd, esse Inverter da mais trabalho pra instalar? Ele gela bem?
Pessoal meu quarto é bem pequeno tem C 3,26m xL 1,93m um de 7000 btu split dá com muita folga né? e que vcs acham dos splits da marca Eletrolux e Gree.
abs a todos
Vai virar pinguim!! Das duas marcas, fique com a Gree (do mesmo grupo da Springer-Carrier).
obrigado fico satisfeito que vai dar hehe, agora como a instalação daqui de casa nao é das mais recentes o eletricista afalou que poderia utilizar um transformador será que isso afetaria muito na conta de luz ou causaria algum dano ao ar.
Transformador? O aparelho não possui a mesma voltagem da sua casa?
nao porque todos os splits que encontro sao de 220v e squiem salvador e 110v
Se o eletricista souber o que faz (sem levar choque, de preferência) ele consegue instalar seu aparelho sem o uso de um transformador, a menos que, no local onde você mora, não exista nenhuma possibilidade dele utilizar duas fases de 110V.
aqui em casa e monofasico a instalacao não é nova ele falou que o gasto seria muito maior caso fosse mudar para bifasico se vc der uma olhada no meu contador de luz cara ainda é daqueles de ponteiro rs antigo pra caramba
Bem, amigo soteropolitano, acho que você está sem saída. Mas acho que pior mesmo seria você sentir calor em pleno verão nessa capital tão "gelada"!
Boa sorte!
pra fechar definitivamente as duvidas dentre essas marcas sendo que pelo tabela do inmetro o que consume menos e a marca vale a pena qual marca
7000 btus CONSUMO KWH/MES
LG- SZN070FLA 14,5
GREE- GSW-7-22R 13,2
SPRINGER - 42LUCA007515LC 13,4
YORK - MLEA07FS 15,7
(**) Consumo de Energia com base nos resultados do ciclo normalizado pelo INMETRO, de 1 hora por dia por mês.
entao desses qual seria a melhor escolha
Deftones
25-01-2009, 23:18
pra fechar definitivamente as duvidas dentre essas marcas sendo que pelo tabela do inmetro o que consume menos e a marca vale a pena qual marca
7000 btus CONSUMO KWH/MES
LG- SZN070FLA 14,5
GREE- GSW-7-22R 13,2
SPRINGER - 42LUCA007515LC 13,4
YORK - MLEA07FS 15,7
(**) Consumo de Energia com base nos resultados do ciclo normalizado pelo INMETRO, de 1 hora por dia por mês.
entao desses qual seria a melhor escolha
Onde posso consultar essa tabela do INMETRO? Tb gostaria de verificar..
black 10
26-01-2009, 04:49
É só entrar nesse sitehttp://www.inmetro.gov.br,rolar a página e clicar em tabela de eficiência energética.
Byrd, esse Inverter da mais trabalho pra instalar? Ele gela bem?
Desculpas pela demora...
Gela bem e rápido. No início, em auto, há um ruído de sopro; uma dezena de minutos depois, nada se houve. :legal:
Alguém comentou sobre estalos; até existem, raramente... nada que, a mim, no entanto, me incomode.
adquiri um LG art cool no site www.confiarcondicionado.com.br, sao paulo. liguei pra lá, e vao me mandar um 18.000 btu em tres dias, e depois eu começo a pagar em 5 vezes, R$ 2300,00, mais uma chorada que eu dei. Comprei esse só porque é mais estético, classe A, filtro plasma e sei lá o que de ouro. muito chic. O da carrier só vi hoje, é bonito tb, mas não sei qual o melhor. Quando instalar o meu, faço a reportagem.
giardino
06-02-2009, 21:10
adquiri um LG art cool no site www.confiarcondicionado.com.br (http://www.confiarcondicionado.com.br), sao paulo. liguei pra lá, e vao me mandar um 18.000 btu em tres dias, e depois eu começo a pagar em 5 vezes, R$ 2300,00, mais uma chorada que eu dei. Comprei esse só porque é mais estético, classe A, filtro plasma e sei lá o que de ouro. muito chic. O da carrier só vi hoje, é bonito tb, mas não sei qual o melhor. Quando instalar o meu, faço a reportagem.
Prezada,
Apenas uma dúvida: terá que pagar pela instalação?
Grato,
o Justiceiro
07-02-2009, 19:36
Aeh qual foi valor minimo de uma boa marca que ja conseguiram em 18mil btus ou pouca diferença de preço pro 22mil??
vi esse http://www.consul.com.br/ch/produtos/detalhes.aspx?pc=2316&cc=0&sc=0&fc=0&vc=0 mas ainda achei caro,ou ar condicionado acima de 18 mil eesse valor mesmo...
sou leigo
jairo bertoni
07-02-2009, 19:48
Aeh qual foi valor minimo de uma boa marca que ja conseguiram em 18mil btus ou pouca diferença de preço pro 22mil??
vi esse http://www.consul.com.br/ch/produtos/detalhes.aspx?pc=2316&cc=0&sc=0&fc=0&vc=0 mas ainda achei caro,ou ar condicionado acima de 18 mil eesse valor mesmo...
sou leigo
ligue na frigelar 011 3352 6919 fale com o rafael leal .
Prezada,
Apenas uma dúvida: terá que pagar pela instalação?
Grato,
Sim, paguei pela instalação R$350,00, na autorizada, e ganhei ainda o suporte da parte externa.
Ainda não liguei o ar porque acabei agora de tapar os buracos da parede da sala e varanda que fiz para embutir as tubulações (+/- 5 metros de tubo), e pintar a parede interna, para o instalador conectar a parte interna e testar, na semana que vem.
E olha que a decoradora queria me empurrar seu colega e cobrar 850,00:nao:
sergiopina
13-02-2009, 23:16
Olá, vou comprar um split este mês e pensei neste fujitisu inverter de 9000 pela economia e eficiência. Acho que a economia vai pagar a diferença do preço inicial comparado com outras marcas. Porém minha dúvida é a seguinte. O espaço disponível para instalação da unidade evaporadora é exatamente o que vem descrito nas informações sobre o tamanho, ou seja justos 79cm.
Alguém que tenha instalado pode me confirmar este tamanho e também se vou conseguir instalar coladinho assim na parede. De antemão digo que a parede que vai ficar ao lado direito da unidade quando olhamos de frente é a mesma que vai ser furada para passar os canos e etc.
jairo bertoni
14-02-2009, 09:00
Olá, vou comprar um split este mês e pensei neste fujitisu inverter de 9000 pela economia e eficiência. Acho que a economia vai pagar a diferença do preço inicial comparado com outras marcas. Porém minha dúvida é a seguinte. O espaço disponível para instalação da unidade evaporadora é exatamente o que vem descrito nas informações sobre o tamanho, ou seja justos 79cm.
Alguém que tenha instalado pode me confirmar este tamanho e também se vou conseguir instalar coladinho assim na parede. De antemão digo que a parede que vai ficar ao lado direito da unidade quando olhamos de frente é a mesma que vai ser furada para passar os canos e etc.
Olá :legal:
De acordo com os manuais de instalação e a nossa pratica ,não é aconselhavel instalar qualquer maquina sem guardar os espaços minimos de segurança para o bom desempenho do produto :nao:
Procure com o tecnico instalador uma solução melhor :concordo:
Essa solução atual + ou- 80 cm é ruim pra maquina e péssima para o instalador :aiai:
Pela propria instalação em si e depois em manutenções futuras,tipo limpeza e higienização.
Se possivel mande foto ou croqui(desenho) da situação de instalação ok?
Vc adquiriu uma bela maquina. Um abraço jairo :tu:
sergiopina
14-02-2009, 10:57
Olá :legal:
De acordo com os manuais de instalação e a nossa pratica ,não é aconselhavel instalar qualquer maquina sem guardar os espaços minimos de segurança para o bom desempenho do produto :nao:
Procure com o tecnico instalador uma solução melhor :concordo:
Essa solução atual + ou- 80 cm é ruim pra maquina e péssima para o instalador :aiai:
Pela propria instalação em si e depois em manutenções futuras,tipo limpeza e higienização.
Se possivel mande foto ou croqui(desenho) da situação de instalação ok?
Vc adquiriu uma bela maquina. Um abraço jairo :tu:
Valeu Jairo.
Pelo que li tenho certeza que é uma máquina excelente, por este motivo estou tentando usar no único espaço disponível. Na verdade é um pequeno corredor de acesso a sala com 1,40 mts por 79 cm. Senão vou ter que comprar de outra marca com 75 cm de largura o que seria uma pena.
jairo bertoni
14-02-2009, 11:25
Valeu Jairo.
Pelo que li tenho certeza que é uma máquina excelente, por este motivo estou tentando usar no único espaço disponível. Na verdade é um pequeno corredor de acesso a sala com 1,40 mts por 79 cm. Senão vou ter que comprar de outra marca com 75 cm de largura o que seria uma pena.
Sergio,se possivel leve um tecnico para avaliar ,pois não deixe de adquirir a inverter .
Essa tecnologia vai te economizar bastante energia(R$) dentre outras coisas.
Atualmente ela é de longe a mais silenciosa do mercado,filtros com catequina verde(,antifungo,bactericida e odores) e ainda com um maior rendimento(EER).
E é tendencia irreversível que todas as marcas lançem tambem essa tecnologia( inverter´s) para esse nicho de mercado.
Um abraço jairo.
sergiopina
14-02-2009, 14:46
Valeu Jairo! Consultei um pedreiro e ele me disse que posso cortar uns 4 cm de parede. Com certeza quero utilizar este aparelho. Conhece algum técnico no Rio de Janeiro para avaliar a instalação e fazer um orçamento?
jairo bertoni
14-02-2009, 18:35
Valeu Jairo! Consultei um pedreiro e ele me disse que posso cortar uns 4 cm de parede. Com certeza quero utilizar este aparelho. Conhece algum técnico no Rio de Janeiro para avaliar a instalação e fazer um orçamento?
Ligue na FRIGELAR a loja fica em em bonsucesso fone: 21 2102 8989 peça um orçamento da maquina já com instalação e uma visita em sua casa para avaliação ok? (depois diz pra gente o resultado)
um abraço jairo
luizmoura
16-02-2009, 16:48
Também queria saber do resultado.
Não deixe de relatar para nós.
Comprei um York de 12.000 btus para um quarto de 15,5 m2 mesmo, pois não pretendo ficar mais do que 3 anos no apartamento.
Bate sol nele a tarde, mas o principal uso será noturno.
Queria um fujitsu inverter, mas está quase o dobro do preço (paguei 999,00 na americanas ponto com).
Se fosse o apartamento onde pretenderia ficar por tempo indefinido, compraria um fujitsu sem dúvida, para esperar os outros incorporarem a tecnologia não dá pois haja calor.
Agora tenho que instalar o meu aqui no Rio.
Você que tem de instalar também aqui no Rio e outros que precisem, vamos procurar fechar um pacote com alguém que seja bom. O que acha(m). Pois aí o preço poderia ser mais justo.
Aguardo, se quiser entre em contato.
Meu e-mail é luizmoura@ig.com.br entre em contato que te passo meu telefone, ok.
Abraços.
Luiz Moura
luizmoura
16-02-2009, 16:52
Eu mesmo liguei para lá. A Sra que atendeu disse que lá eles não fazem instalação só vendem aparelhos e peças.
A Frigelar do Rio faz mesmo instalação?
Se alguém souber de alguém agradeceria muito. Que cobre honestamente.
No aguardo.
jairo bertoni
16-02-2009, 19:46
Eu mesmo liguei para lá. A Sra que atendeu disse que lá eles não fazem instalação só vendem aparelhos e peças.
A Frigelar do Rio faz mesmo instalação?
Se alguém souber de alguém agradeceria muito. Que cobre honestamente.
No aguardo.
Olá luiz geralmente a frigelar tem tecnicos especializados terceirizados ou indicados pela loja.
No caso da frigelar /sp o pessoal do forum foi muito bem atendido , e me parece que não houve reclamações.
Um abraço jairo
luizmoura
16-02-2009, 19:54
Provavelmente a pessoa que atendeu não era do setor de vendas. De repente eles só indicam pessoalmente.
De qualquer forma vou ligar novamente e tentar perguntar a outra pessoa. Se fosse perto daqui iria lá.
Se alguém do fórum tiver alguma indicação aqui pelo Rio agradeceria muito, desde que não sejam "estaladores" rss...
Abraços,
Luiz Moura
jairo bertoni
16-02-2009, 23:31
Provavelmente a pessoa que atendeu não era do setor de vendas. De repente eles só indicam pessoalmente.
De qualquer forma vou ligar novamente e tentar perguntar a outra pessoa. Se fosse perto daqui iria lá.
Se alguém do fórum tiver alguma indicação aqui pelo Rio agradeceria muito, desde que não sejam "estaladores" rss...
Abraços,
Luiz Moura
No Rio vc pode ter certeza que existe varios lojas especializadas e autorizadas com instaladores treinados nas fabricas.(Na maioria bem mais caras). E ou os famosos atiradores de split na parede,fuja deles!!!!!!!
Eu não conheço nenhum vendendor da frigelar aí do Rio mas posso ligar em São Paulo e perguntar e amanhã te posto ok?
Um abraço jairo
luizmoura
17-02-2009, 10:23
Agradeceria muito Jairo.
Desde já muito obrigado.
jairo bertoni
21-02-2009, 14:16
Agradeceria muito Jairo.
Desde já muito obrigado.
Luiz ligue em são paulo fale com rafael leal no 011 3352 6919. Ele vai te orientar a respeito do pessoal da frigelar/ rio ok?
um abraço jairo
Só para informação: Acabei de instalar um split 18.000 LG Art Cool na sala. Paguei R$400,00 para instalar com a autorizada, suporte externo incluído, +/_ 5 metros de caminho para colocação dos tubos, R$50,00 a mais do combinado por que o instalador teve que retornar na minha casa umas 3 vezes por conta das obras da parede (pedreiro, pintor). E ainda ele fez a união do dreno de outro ar comum que eu tinha por perto. Ficou excelente. O aparelho interno é realmente muito bonito e muito silencioso. Gelou muito rápido uma sala de 30 m2, e ele nem está colocado no melhor lugar, por que tive que colocá-lo junto à varanda. Estética é tudo. Por enquanto gostei. Não sei do consumo ainda, nem da durabilidade.
estética é tudo
A Sheila deve ser arquiteta, pois essa frase é típica da profissão.
De fato é uma briga bem antiga a dos arquitetos com os sistemas de ar condicionado. Quanto menos eles aparecerem, mais satisfeitos eles ficam.
Mas claro que é sempre mais fácil conciliar quando se faz uma reforma completa no ambiente. Instalar condicionadores em ambientes já reformados é bem mais difícil aliar o uso à estética.
Pessoal, sou novo aqui no forum e conheci vcs procurando o meu novo split. Estou decido pelo fujitsu inverter de 9000 para o meu quarto. A economia de energia é tão sentida assim mesmo?? Nos sites falam entre 30 e 40% mais economico!!! Alguém tem idéia de qaunto custa (R$ 0,39 Kw/h) 8 horas dele ligado em carga média???
jairo bertoni
04-03-2009, 10:04
Pessoal, sou novo aqui no forum e conheci vcs procurando o meu novo split. Estou decido pelo fujitsu inverter de 9000 para o meu quarto. A economia de energia é tão sentida assim mesmo?? Nos sites falam entre 30 e 40% mais economico!!! Alguém tem idéia de qaunto custa (R$ 0,39 Kw/h) 8 horas dele ligado em carga média???
sim a economia é significativa,
bão vamo lá : 8hs X 30 X 0.39 X .070 X 1kw/h= R$ 65.52 média de uma split normal( não inverter) mensal
Entre R$ 45.00 a R$ 40.00 por mes com uma inverter de 9k
dependendo da configuração super quiet ou economic runing até menos
Blz Jairo, obrigado pela resposta!
Ainda estou pesquisando preços e o melhor à vista até agora foi R$ 1293,00 na Frigelar (recomendação daki!).
Ainda não conheço, mas já gostei dessa economic running!!!
Qual a temperatura considerada "econômica" para que possamos programar o termostato???
Ou existem "padrões" pré-programados como economico, sibéria, etc...
giardino
04-03-2009, 16:06
Só para informação: Acabei de instalar um split 18.000 LG Art Cool na sala. Paguei R$400,00 para instalar com a autorizada, suporte externo incluído, +/_ 5 metros de caminho para colocação dos tubos, R$50,00 a mais do combinado por que o instalador teve que retornar na minha casa umas 3 vezes por conta das obras da parede (pedreiro, pintor). E ainda ele fez a união do dreno de outro ar comum que eu tinha por perto. Ficou excelente. O aparelho interno é realmente muito bonito e muito silencioso. Gelou muito rápido uma sala de 30 m2, e ele nem está colocado no melhor lugar, por que tive que colocá-lo junto à varanda. Estética é tudo. Por enquanto gostei. Não sei do consumo ainda, nem da durabilidade.
Prezada Sheila,
Estou procurando um instalador coerente e o seu, mostrou-se honesto, por este serviço que fez. Poderia me passar o telefone para contato?
Grato,
Prezada Sheila,
Estou procurando um instalador coerente e o seu, mostrou-se honesto, por este serviço que fez. Poderia me passar o telefone para contato?
Grato,
Boa questão.. To pesquisando instalação também e a mais em conta foi na Climafrio por R$ 500,00 (mas não sei se dão o suporte).
Aguardo indicações!
jairo bertoni
04-03-2009, 16:42
Blz Jairo, obrigado pela resposta!
Ainda estou pesquisando preços e o melhor à vista até agora foi R$ 1293,00 na Frigelar (recomendação daki!).
Ainda não conheço, mas já gostei dessa economic running!!!
Qual a temperatura considerada "econômica" para que possamos programar o termostato???
Ou existem "padrões" pré-programados como economico, sibéria, etc...
thisb,como eu instalo diversas marcas e modelos ,já misturou na minha cabeça quem é quem.
na verdade esses termos economic running ,smart,super quiet,super silent,etc são nomes diferente pra um mesmo modo ou seja significam a mesma coisa.
se vc configurar nesses modos , seria omodo mais economico.já no modo automatico tanto modo refrigeração como fan(ventilação) vc não configura mais nada,ou seja o proprio ar é que toma conta,de aumentar ou diminuir a velocidade ou temperatura. mas geralmente no modo automatico permanece entre 23 e 24º e a velocidade baixa
Instalei um LG de 18k quente frio e um de Carrier de 9k quente/frio.
Dois excelentes aparelhos, com destaque para o atendimento da ADias.
O pessoal de la realmente muito profissional.
Se alguem de Sp for colocar split, me de um toque que passo os contatos.
PS: Comercial gratuito devid realmente ao bom atendimento comercial/tecnico... nao ganho "bola". :lol:
Pessoal,
venho aqui retirar a minha recomendação sobre a ADias.
Precisei de manutenção, o tempo de reposição da peça foi muito acima do combinado, nao me retornavam a ligação.
E pior, o meu ar que estava funcionando, nao esta mais... desconfio que foi sabotado (perda do gás).
Fujam da ADias, infelizmente.
leandroktc
04-03-2009, 19:44
Pessoal estou com uma dúvida em relação ao dimensionamento do Split...
Vou comprar um Fujitsu Inverter para a sala de casa, ela tem 28m² e tenho uma Pana Plasma de 50", um HK 635 e um Xbox360, normalmente só 2 pessoas ficam na sala, eu vou de 1800 ou 24000 BTU???????
Outra coisa, para quem mora na capital de SP é útil a função de aquecimento? pois um quente/frio para um só frio dá uma diferênça de quase 400,00....
Obrigado...Leandro. :legal:
jairo bertoni
04-03-2009, 19:57
Pessoal estou com uma dúvida em relação ao dimensionamento do Split...
Vou comprar um Fujitsu Inverter para a sala de casa, ela tem 28m² e tenho uma Pana Plasma de 50", um HK 635 e um Xbox360, normalmente só 2 pessoas ficam na sala, eu vou de 1800 ou 24000 BTU???????
Outra coisa, para quem mora na capital de SP é útil a função de aquecimento? pois um quente/frio para um só frio dá uma diferênça de quase 400,00....
Obrigado...Leandro. :legal:
Olha a priori uma de 18 k daria conta de recado.tudo depende do nosso astro rei o famoso sol.
Se não houver muita insolação durante o dia principalmente à tarde nas paredes e janelas uma de 18k vai bem.
Ligue na frigelar aí em sampa que eles te orientarão direitin
011 3352 6919 fale com o rafael leal
leandroktc
04-03-2009, 20:34
Olha a priori uma de 18 k daria conta de recado.tudo depende do nosso astro rei o famoso sol.
Se não houver muita insolação durante o dia principalmente à tarde nas paredes e janelas uma de 18k vai bem.
Ligue na frigelar aí em sampa que eles te orientarão direitin
011 3352 6919 fale com o rafael leal
Jairo, obrigado pela resposta, e em relação ao quente/frio ou só frio????
eu nunca fiquei em um dormitório aquecido por um ar-condicionado, você acha que vale a pena????
Outra coisa, caso eu superdimensione a sala usando 24000 BTU existe algum problema? ou alguma vantagem????
Grato... Leandro.
jairo bertoni
04-03-2009, 21:19
Jairo, obrigado pela resposta, e em relação ao quente/frio ou só frio????
eu nunca fiquei em um dormitório aquecido por um ar-condicionado, você acha que vale a pena????
Outra coisa, caso eu superdimensione a sala usando 24000 BTU existe algum problema? ou alguma vantagem????
Grato... Leandro.
Pra essa área de 28 m/2 se não houver muita insolação acho que vc pode ir tranquilamente de 18 k inverter, pois se eu entendi bem é pra um quarto de dormir, é isso mesmo? ou vc vai climatizar sala /quarto?
Bom quanto ao aquecimento ,acho eu que sampa é mais frio do que minha terra ,mas vc vai gastar no inverno por exemplo o que vc gastaria no verão para refrigeração. Aquecimento também é conforto.....
Não sei... O frio que faz aí não teria tanta necessidade de aquecimento não.....
Se fosse eu ,não compraria quente/fria ,se fosse minha mulher compraria..... cada caso é um caso ..... racionalmente falando seria um custo a mais em sua casa....
Pelo que eu entendi vc ainda não comprou a maquina?
Se não ,ligue na frigelar acho que vc tomou preço numa loja mais cara
Já comprei inverter quente/fria pelo preço da fria
um abraço jairo
leandroktc
05-03-2009, 18:17
Jairo, ainda não comprei os aparelhos, acho que semana que vem compro, vou aproveitar o final de semana para puxar a fiação p/ os lugares do ar.
Vão ser 2 Splits, um de 9000btu no meu quarto de 12m² e outro de 18000btu ou 24000btu na sala de estar com 28m².
Já cotei os Fujitsu inverter na Frigelar e o preço é bom, mas eles não instalam só vendem e eu gostaria de comprar de algum lugar que vende e instala, tanto pela facilidade como pela garantia.
A minha melhor cotação de aparelhos+instalação foi na loja STR ar-condicionados.
Abraço...Leandro.
jairo bertoni
05-03-2009, 20:09
Jairo, ainda não comprei os aparelhos, acho que semana que vem compro, vou aproveitar o final de semana para puxar a fiação p/ os lugares do ar.
Vão ser 2 Splits, um de 9000btu no meu quarto de 12m² e outro de 18000btu ou 24000btu na sala de estar com 28m².
Já cotei os Fujitsu inverter na Frigelar e o preço é bom, mas eles não instalam só vendem e eu gostaria de comprar de algum lugar que vende e instala, tanto pela facilidade como pela garantia.
A minha melhor cotação de aparelhos+instalação foi na loja STR ar-condicionados.
Abraço...Leandro.
Olha ,aí em sampa tem muitos representantes /instaladores (A dias,poloar,sófrio,friolar,etc) a str é uma boa instaladora.
mas lá na frigelar eles não te indicaram nenhum instalador? vc chegou a falar com o rafael leal ?
mas espero que dê tudo certo com seus ac´s e com sua vida no seu ap ok?
boa sorte e saúde,
espero de coração tê-lo ajudado ,e se te ajudei pra mim foi um prazer.
um abraço jairo
leandroktc
05-03-2009, 21:17
Olha ,aí em sampa tem muitos representantes /instaladores (A dias,poloar,sófrio,friolar,etc) a str é uma boa instaladora.
mas lá na frigelar eles não te indicaram nenhum instalador? vc chegou a falar com o rafael leal ?
mas espero que dê tudo certo com seus ac´s e com sua vida no seu ap ok?
boa sorte e saúde,
espero de coração tê-lo ajudado ,e se te ajudei pra mim foi um prazer.
um abraço jairo
Jairo, falei com o Rafael sim, ele falou que indica instaladores sim, vou ver se segunda converso de novo com ele.
você realmente me ajudou muito sim... gradeço muito e assim que tiver novas dúvidas irei te encher o saco mais um pouco.
Abraço....Leandro.
Deftones
07-03-2009, 08:07
Pra essa área de 28 m/2 se não houver muita insolação acho que vc pode ir tranquilamente de 18 k inverter, pois se eu entendi bem é pra um quarto de dormir, é isso mesmo? ou vc vai climatizar sala /quarto?
Bom quanto ao aquecimento ,acho eu que sampa é mais frio do que minha terra ,mas vc vai gastar no inverno por exemplo o que vc gastaria no verão para refrigeração. Aquecimento também é conforto.....
Não sei... O frio que faz aí não teria tanta necessidade de aquecimento não.....
Se fosse eu ,não compraria quente/fria ,se fosse minha mulher compraria..... cada caso é um caso ..... racionalmente falando seria um custo a mais em sua casa....
Pelo que eu entendi vc ainda não comprou a maquina?
Se não ,ligue na frigelar acho que vc tomou preço numa loja mais cara
Já comprei inverter quente/fria pelo preço da fria
um abraço jairo
Fala Jairo, quem ve acha q vc recebe para nos ajudar..rsrs:riso: , Parabens pela sua iniciativa:rever1:, engraçado eu comprei o meu na Set Ar do Rio, e pedi um Fujistu Inverter só frio, qdo chegou la em casa o aparelho era quente e frio , nem esquentei e instalei, o consumo de energia na refrigeração deste quente/frio é o mesmo do que o aparelho só frio?
Um abraço!
:aplauso:
DEF
jairo bertoni
07-03-2009, 08:36
Fala Jairo, quem ve acha q vc recebe para nos ajudar..rsrs:riso: , Parabens pela sua iniciativa:rever1:, engraçado eu comprei o meu na Set Ar do Rio, e pedi um Fujistu Inverter só frio, qdo chegou la em casa o aparelho era quente e frio , nem esquentei e instalei, o consumo de energia na refrigeração deste quente/frio é o mesmo do que o aparelho só frio?
Um abraço!
:aplauso:
DEF
Quanto ao consumo ele é o mesmo,indepedente de ser quente frio,
ele aumentaria suas despesas se aí no rio o inverno fosse muito rigoroso e vc tivesse que liga-lo no modo aquecimento no inverno.
mas me parece que aí no rio vc usaria esse modo só na visita de sua sogra,pra confortar bem a "veínha"
Olha eu tô precisando de "dindim" sim ,mas "sem querer querendo" tô cumprindo aquela maxima "ajudar sem olhar a quem".
Um abraço felicidades com seu novo ar
poste mais pra frente o resultado e também suas impressões
Jairo, comprei ontem o fujitsu inverter de 9 mil e ele chega hoje. Tb hoje a empresa que vai fazer a instalação vai lá dar um orçamento. Agora a dúvida: a casa que estou morando já possuia um spliter no quarto onde estou colocando. Está lá o buraco na parede e o cano de cobre, que corre pelo sótão até a parede lateral onde ficará a máquina. Posso aproveitar esse cobre para diminuir o preço da instalação ou você me recomenda colocar a tubulação toda nova???
jairo bertoni
10-03-2009, 10:43
Jairo, comprei ontem o fujitsu inverter de 9 mil e ele chega hoje. Tb hoje a empresa que vai fazer a instalação vai lá dar um orçamento. Agora a dúvida: a casa que estou morando já possuia um spliter no quarto onde estou colocando. Está lá o buraco na parede e o cano de cobre, que corre pelo sótão até a parede lateral onde ficará a máquina. Posso aproveitar esse cobre para diminuir o preço da instalação ou você me recomenda colocar a tubulação toda nova???
Se as bitolas da interligação de cobre for compatível , sim claro.
Agora se vc comprou inverter ,infelizmente o oleo que fica na tubulação mais o gas da maquina antiga que seria o R 22 não seria compatível com o gas refrigerante da inverter(410 A) e também o oleo lubrificante do compressor inverter.
isso seria um fator de contaminação do novo sistema e a perda da garantia num eventual problema futuro.
Acho que os tecnicos vão alegar isso. Daria muito trabalho descontaminar a tubulação antiga. Infelizmente o certo é vc agendar a instalação completa .
Isso seria mais garantido pra vc e pra eles, numa eventual manutenção em garantia
mas se vc contar com a boa vontade dos tecnicos (que eu duvido) eles toparem limpar o interior dos tubos(trabalhoso,de resultado incerto) ,pode usar sem medo . Negocie , e vá de instalação nova.
Uma dica ,o preço de mercado por kilo de tubos de cobre seria de R$ 41,00 para a compra(atacado) e entre R$ 55.00 a R$ 60.00 para a venda por kilo(varejo)
acho que os tubos de cobre que vc vai usar nessa sua instalação seria de 1/4 de polegada e 3/8 de polegada
o peso por metro do tubo de diametro menor(1/4) seria de 123 gramas e o de 3/8 193 gramas se vc multiplicar a distancia entre as maquinas pelo nº de gramas dos tubos usados na sua instalação vc acharia o quanto em R$ eles estariam gastado aproximadamente em kilos ou gramas.
O tubo isolante de alta densidade(para isolação dos tubos de cobre) está custando a barra de 2mts em torno de R$ 4,00 a R$ 6.00 ,um rolo de fita aluminio de 50 mts R$ 9,00,cabo de interligação elétrica pp 4X 1.5 mm ou 4 x 2.5 mm em torno de R$ 2,00 o metro
mais tempo de instalação dos tecnicos de um a no maximo dois dias uteis.
estou te passando isso não pra vc levar vantagem ,mas pra vc ter noção na hora de negociar, e saber se estão te explorando ou não
espero ter te ajudado ,qualquer duvida é só postar
um abraço jairo
Grande explicação meu amigo! Amanhã eu posto o resultado final da negociação.
Jairo, andei lendo sobre esse novo modelo inverter e parece que ele é mesmo bom (se for tudo que diz a propaganda...:lol:)
Entao pergunto: quem ja tem o splitter fujitsu instalado é so retirar um e colocar o outro??? Aquele mascara que suporta o spliiter é a mesma que no inverter???
Logico que a tubulacao tbem devera ser trocada para nao ocorrer contaminacao mas isso é merreca. A preocupacao mesmo fica por conta da furacao da parece ser a mesma e da fixacao da mascara da unidade interna ser igual pq a externa como fica no suporte deva ser a mesma coisa.
E ai? Ta facil???
jairo bertoni
10-03-2009, 12:45
Jairo, andei lendo sobre esse novo modelo inverter e parece que ele é mesmo bom (se for tudo que diz a propaganda...:lol:)
Entao pergunto: quem ja tem o splitter fujitsu instalado é so retirar um e colocar o outro??? Aquele mascara que suporta o spliiter é a mesma que no inverter???
Logico que a tubulacao tbem devera ser trocada para nao ocorrer contaminacao mas isso é merreca. A preocupacao mesmo fica por conta da furacao da parece ser a mesma e da fixacao da mascara da unidade interna ser igual pq a externa como fica no suporte deva ser a mesma coisa.
E ai? Ta facil???
Olá grande dragão quanto tempo heim?
Olha basicamente a mesma,se tiver alguma diferença ,nada que um tecnico não resolva ou o famoso bom senso.
um abraço jairo
Jairo,
O dono da firma teve ontem lá em casa para fazer o projeto e o orçamento para instalação e optou por aproveitar a tubulação antiga, fazendo a limpeza e a solda para os novos bicos. Ele alegou que para substituir a tubulação teria que rasgar a parade e fazer uma obra grande, oq está longe de ser do meu interesse. Como ele é autorizado da Fujitsu, parece ter grande experiência e foi recomendado pelo Rafael Leal da Frigelar, eu topei. O preço foi caro, R$ 550,00, mas ele queria me cobrar R$ 670,00!!! Alegou o trabalho para a limpeza e solda da tubulação, a dificuldade que será o acesso para a instalação do compressor (passando pelo fôrro do telhado, tal..). Como todos os meus orçamentos por telefone eram em torno de R$ 500,00 (provavelmente sem os suportes) e ele é autorizado e recomendado, cherei o preço eu fechei.
jairo bertoni
11-03-2009, 13:47
Jairo,
O dono da firma teve ontem lá em casa para fazer o projeto e o orçamento para instalação e optou por aproveitar a tubulação antiga, fazendo a limpeza e a solda para os novos bicos. Ele alegou que para substituir a tubulação teria que rasgar a parade e fazer uma obra grande, oq está longe de ser do meu interesse. Como ele é autorizado da Fujitsu, parece ter grande experiência e foi recomendado pelo Rafael Leal da Frigelar, eu topei. O preço foi caro, R$ 550,00, mas ele queria me cobrar R$ 670,00!!! Alegou o trabalho para a limpeza e solda da tubulação, a dificuldade que será o acesso para a instalação do compressor (passando pelo fôrro do telhado, tal..). Como todos os meus orçamentos por telefone eram em torno de R$ 500,00 (provavelmente sem os suportes) e ele é autorizado e recomendado, cherei o preço eu fechei.
ok thisb ,menos mal , o importante é a limpeza ,o resto é mamão com açucar.
felicidades ,em tudo na sua vida ,boa sorte ,saúde, pra vc e toda sua família.Para os que os que te cercam e gostam de vc.
post pra nós instalação e resultados.o que vc tá achando etc
um abraço jairo
Salve pessoal!
Acabei de comprar meu Fujitsu inverter 24000!! :D
Minha sala de 25m2 não será mais um forno :lol: meu springer 12000 btu (janela) tava rezando para eu colocá-lo em outro cômodo rs
Mas estou enfrentando um dilema similar a muitos.... bom instalador no Rio!!
dei uma lida nesse tópico, liguei pra Frigelar de bonsucesso mas ninguém atende o tel ( ?!?! ).
Estou orçando em várias empresas, mas uma tem preço mais absurdo que a outra, até agora entre 650,00 e 900!!!!! Um absurdo, até pela simplicidade da minha instalação. O engraçado de tudo é darem o preço de acordo com o modelo do aparelho :nao:
Dos amigos que já instalaram com sucesso, alguma dica? Meu caso não será complicado, 1,5 mts aproximado da evaporadora pro condensador, que ficará na varanda. (ambos na mesma parede).
Alias, aproveitando, estou realmente querendo evitar quebrar tudo (minha parede tem um concreto radical rs). Algum problema de ter cano aparente no canto da parede? pensei em cobrir com gesso apenas, logo abaixo da sanca que ja existe na sala. E na varanda ficariam os dutos aparentes mesmo...
valeu!
[s]
Rodrigo
jairo bertoni
11-03-2009, 16:49
Salve pessoal!
Acabei de comprar meu Fujitsu inverter 24000!! :D
Minha sala de 25m2 não será mais um forno :lol: meu springer 12000 btu (janela) tava rezando para eu colocá-lo em outro cômodo rs
Mas estou enfrentando um dilema similar a muitos.... bom instalador no Rio!!
dei uma lida nesse tópico, liguei pra Frigelar de bonsucesso mas ninguém atende o tel ( ?!?! ).
Estou orçando em várias empresas, mas uma tem preço mais absurdo que a outra, até agora entre 650,00 e 900!!!!! Um absurdo, até pela simplicidade da minha instalação. O engraçado de tudo é darem o preço de acordo com o modelo do aparelho :nao:
Dos amigos que já instalaram com sucesso, alguma dica? Meu caso não será complicado, 1,5 mts aproximado da evaporadora pro condensador, que ficará na varanda. (ambos na mesma parede).
Alias, aproveitando, estou realmente querendo evitar quebrar tudo (minha parede tem um concreto radical rs). Algum problema de ter cano aparente no canto da parede? pensei em cobrir com gesso apenas, logo abaixo da sanca que ja existe na sala. E na varanda ficariam os dutos aparentes mesmo...
valeu!
[s]
Rodrigo
é esse povo tá louco,mas vai negociando ,e o pessoal do rio também pode te ajudar ,quanto a sanca de gesso e fica bão e bunito.
é esse povo tá louco,mas vai negociando ,e o pessoal do rio também pode te ajudar ,quanto a sanca de gesso e fica bão e bunito.
Jairo, estava olhando um split por trás e vi que a armação para prendê-lo na parede, me impede de sair com canos aparentes pelo lado dele, to falando muita besteira!? tipo, como se tivesse um espaço na armação para vir a tubulação apenas da parede direto no aparelho...
no caso em que estou pensando seriamente em nao quebrar parede, passar tudo por fora e cobrir com gesso... vc vislumbra algum problema ou impossibilidade?!!?!
valeu
[s]
jairo bertoni
11-03-2009, 20:12
Jairo, estava olhando um split por trás e vi que a armação para prendê-lo na parede, me impede de sair com canos aparentes pelo lado dele, to falando muita besteira!? tipo, como se tivesse um espaço na armação para vir a tubulação apenas da parede direto no aparelho...
no caso em que estou pensando seriamente em nao quebrar parede, passar tudo por fora e cobrir com gesso... vc vislumbra algum problema ou impossibilidade?!!?!
valeu
[s]
existe a possibilidade de se sair na lateral direita e esquerda e outras possibilidades das split´s olhando de frente ,no seu caso a melhor opção é saida à esquerda olhando de frente.
Já instalei em hoteis , lobby´s ,etc .fica bom . Leve aí um tecnico instaldor e um gesseiro(se for possível) mas tem jeito sim .
O problema seria o dreno.Ele drena a agua condensada do ac por queda natural,não suportando desníveis superiores ,a não ser adaptando bombas de recalque proprias para esse fim.
A saída das interligações que vc quer esconder com a sanca tem desnivel inferior(pra baixo) ou superior(pra cima)?
se for inferior ,ou seja que escoe a agua drenada por queda natural ou gravidade tudo bem ,do contrario tem que se confeccionar um pequeno reservatório e drenar essa agua por recalque com uma bomba submersa tipo de aquario,que tenha no maximo 40 cm de coluna d'agua de recalque ou desnivel manometrico.
poste suas duvidas que terei o maximo de prazer de tentar sana-las ,claro dentro do meu conhecimento e limites.
um abraço jairo
Rodrigo, procure o Gilson (dono da empresa GBT Rio) ou fale com a Elis. Telefones: 7824-0159 e 2651-2348. Ele é um cara bacana, diga que está sendo recomendado pelo Thiago da casa na tijuca. Agora, não espere preços muito abaixo de R$ 650,00 para a instalação do inverter não. O meu de 9.000 btu ficou CHORANDO MUITO em R$ 550,00. Agora, ele tem a vantagem de ja ter me sido recomendado pelo Rafael da Frigelar de SP e ser autorizado da Fujitsu.
CarlosGTB
12-03-2009, 15:51
vamos fazer as contas :
18m² = 10800 BTU
Rceiver , tv = 300 BTU
4 lampadas = 600BTU
4 pessoas = 1800 BTU
sol da tarde = 2025 BTU
TOTAL = 15525 btu OU SEJA O IDEAL PARA VC SERIA 18000 BTU.
Jairo,
Estreei ontem meu ar novo. ADOREI! Excelente, silencioso, etc etc etc. PERGUNTA: O instalador, que foi ótimo, me fez um comentário q eu não concordei muito e preciso de opinioes. Segundo ele, o ar à 18º, ao longo da noite, consome a mesma energia do que a 22º. Talvez gaste um pouco mais na primeira hora para gelar mais mas após seria igual. Posso confiar?? Não me faz muito sentido. Usei em 21º nos modos automaticos tanto de refrigeração quanto de intensidade do ventilador. Esse seria o mais economico?
Ele sugeriu tb usar sempre no "cool", mas o "auto" não deve ser mais economico, usando apenas a ventilação ou desumidificação em algum período da noite em que a temperatura do termostato tenha sido obtida?
Desculpa a insistencia na questao da economia. É que pretendo usar esse aparelho MUITO mais do que o antigo de parede e não quero GRANDES sustos no final do mês.
jairo bertoni
13-03-2009, 11:29
Jairo,
Estreei ontem meu ar novo. ADOREI! Excelente, silencioso, etc etc etc. PERGUNTA: O instalador, que foi ótimo, me fez um comentário q eu não concordei muito e preciso de opinioes. Segundo ele, o ar à 18º, ao longo da noite, consome a mesma energia do que a 22º. Talvez gaste um pouco mais na primeira hora para gelar mais mas após seria igual. Posso confiar?? Não me faz muito sentido. Usei em 21º nos modos automaticos tanto de refrigeração quanto de intensidade do ventilador. Esse seria o mais economico?
Ele sugeriu tb usar sempre no "cool", mas o "auto" não deve ser mais economico, usando apenas a ventilação ou desumidificação em algum período da noite em que a temperatura do termostato tenha sido obtida?
Desculpa a insistencia na questao da economia. É que pretendo usar esse aparelho MUITO mais do que o antigo de parede e não quero GRANDES sustos no final do mês.
Olhe à noite ,auto no modo refrigeração,auto no modo fan , ou no quiet, super quiet(se tiver) temperatura entre 21 a 23 cº
Na verdade se vc instalou uma inverter ,já não existe mais o termostato,mas um sensor de calor ,que controla a rpm do compressor e a valvula eletronica de fluxo de refrigerante ,que eles estão chamando de operação fracionada,ou demanda de carga ou calor requerida.
Controla a temperatura ambiente de acordo a temperatura ou carga de calor do ambiente. Fornecendo o ar refrigerado de acordo com o que vc configurou nos modos refrigeração/velocidade/ temperatura.
De dia vc pode esperimentar a mesma configuração ,ou também auto no modo refrigeração e auto no fan e 21 cº,se vc colocar tudo no auto,a propria maquina se encarrega de racionalizar e equalizar ,durante o dia ,as variações de temperatura ´para uma temperatura média de 21 a 23 cº com um diferencial de 1 cº a 2 cº para aumentar ou diminuir o fluxo de gas na valvula e a velocidade do compressor,mantendo a média de 23 cº .
Vou te dar um conselho que os japoneses sempre dão quando compram qualquer produto:"Leia o manual" Eles NUNCA LIGAM OU ACIONAM QUALQUER PRODUTO SEM ANTES CONSULTAR EXAUSTIVAMENTE O MANUAL DE INSTRUÇÕES. Isso faz parte da cultura deles .Ensinam na escola.
Leia com atenção o manual que vc vai achar a configuração ideal, que confortará vc e também seu bolso.Em tempo ,meus parabéns ,legal ,felicidades
um abraço jairo
Oi pessoal,
desculpem-me, mas estou meio atordoado com tanto tópico sobre split que acabei colocando msg em outro topico.....
segue link:
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1583589&postcount=82
Valeu pela dica Thiago, vou dar uma ligada mais tarde. Consegui um rapaz que mantem todos os aparelhos da empresa do meu irmão, estou orçando com ele, vamos ver. Mas ele não tem exp em R410 , mas em todos os tipos de aparelyhos, split teto, piso, parede, ar janela, central, etc.
Estou atento as observacoes que li aqui no forum, de que o tipo de gás muda a pressão , etc. Ele ja tinha me comentado da necessidade real da bomba de vácuo, que ele tem, mas eu não sabia que precisa de manômetro diferente. Vou comentar com ele.
Será que esse pessoal da GBT tem bombas para aparelhos distintos?!
[s]
Rodrigo
Rodrigo, procure o Gilson (dono da empresa GBT Rio) ou fale com a Elis. Telefones: 7824-0159 e 2651-2348. Ele é um cara bacana, diga que está sendo recomendado pelo Thiago da casa na tijuca. Agora, não espere preços muito abaixo de R$ 650,00 para a instalação do inverter não. O meu de 9.000 btu ficou CHORANDO MUITO em R$ 550,00. Agora, ele tem a vantagem de ja ter me sido recomendado pelo Rafael da Frigelar de SP e ser autorizado da Fujitsu.
Rapaz, pirei. Elis me pediu R$ 880!! Alega que pela capacidade (24k btu) o custo é maior :discordo: . Tá, ok, muda os tubos... mas estamos falando ai de 10 ou 20 reais !? :irado:
Enfim... mas valeu a dica mesmo assim!
No momento to fechando com o rapaz que arrumei mesmo, pela metade do preço. Só to com medo desse lance da bomba de vacuo ser diferente pelo tipo de gás...... :/ será que procede mesmo !?
[s]
Rodrigo
jairo bertoni
13-03-2009, 13:16
Rapaz, pirei. Elis me pediu R$ 880!! Alega que pela capacidade (24k btu) o custo é maior :discordo: . Tá, ok, muda os tubos... mas estamos falando ai de 10 ou 20 reais !? :irado:
Enfim... mas valeu a dica mesmo assim!
No momento to fechando com o rapaz que arrumei mesmo, pela metade do preço. Só to com medo desse lance da bomba de vacuo ser diferente pelo tipo de gás...... :/ será que procede mesmo !?
[s]
Rodrigo
De acordo com o pessoal da propria fujitsu no caso se a distancia entre evaporadora condensadora for menos que 15 metros ,ele pode dar uma purgada pela valavula da linha de gas , pela valvula da linha de liquido com a chave allen,
mas quanto a bomba de vacuo ele pode usar se tiver o cuidado de trocar o oleo da bomba ,compre uma manifold(manômetro) para 410 A ,
essa manifold tem um adaptador para o gas 410 A,pois a rosca da valvula scherider é de 1/2,onde se coloca a mangueira para fazer o vacuo.
tem que ter esse adaptador pois as roscas das magueiras tradicionais são de 5/16
Qualquer duvida é só postar
Christino
15-03-2009, 12:42
Tanto tópico sobre o mesmo assunto que estou assinando esse também.
jairo bertoni
15-03-2009, 13:00
Tanto tópico sobre o mesmo assunto que estou assinando esse também.
Pois é christino,mas não adianta muito não ,fica dificil de responder ,
dá alguma confusão mental na gente pela profusão de tópicos sobre um mesmo assunto,
a gente já conversou com a moderação, mas parece que o pessoal não está educado para pesquizar 1º pra depois postar.
As vezes é a mesma pergunta em dois ou tres sub topicos diferentes sobre um mesmo assunto
mas tá bão!!!!!!!!!!!
um abraço jairo
Christino
15-03-2009, 19:19
Jairo,
Eu só falo de fujitsu no tópico do inverter. Fica mais fácil mesmo. Acontece que aqui tem boas informações que não encontre lá.
Quem sabe um dia eu mesmo não junte tudo e crie um tópico.
MarceloAbath
07-06-2009, 23:03
aff... acabei de ler as 15 páginas...
Alguem de RECIFE pra recomendar um instalador ???
Quem tem os melhores preços aqui em RECIFE ???
alguem pra ajudar ???
Pessoal, na boa, só a título de informação caso alguém ache um deles baratos e queira comprar, é bom testar bem antes se puder... mudamos de prédio no trabalho, onde tínhamos um carrier split que já tinha uns 5 anos e funcionando 100%, chegamos no prédio novo onde os splits são todos york novos... que tragédia de aparelho....barulhento, com um mês de uso as palhetas movem com dificuldade quando em "swing", controle remoto minúsculo e tosco, e ainda por cima como é ambiente de trabalho, as vezes rola discussão se tá muito ou pouco frio, então o povo fica entre 26 e 27 graus se não tiver muito quente, em 26 graus na velocidade low, ele gela demais em poucos minutos, em 27 tem-se a sensação que ele está só ventilando para tentar baixar a temperatura...sinceramente, um tragédia, como foi licitação de orgão público, não temos muito para onde correr... tentei achar a descrição do modelo para postar, mas não vejo, pelo tamanho deve ser de 9.000 BTU.
jairo bertoni
15-06-2009, 14:12
Pessoal, na boa, só a título de informação caso alguém ache um deles baratos e queira comprar, é bom testar bem antes se puder... mudamos de prédio no trabalho, onde tínhamos um carrier split que já tinha uns 5 anos e funcionando 100%, chegamos no prédio novo onde os splits são todos york novos... que tragédia de aparelho....barulhento, com um mês de uso as palhetas movem com dificuldade quando em "swing", controle remoto minúsculo e tosco, e ainda por cima como é ambiente de trabalho, as vezes rola discussão se tá muito ou pouco frio, então o povo fica entre 26 e 27 graus se não tiver muito quente, em 26 graus na velocidade low, ele gela demais em poucos minutos, em 27 tem-se a sensação que ele está só ventilando para tentar baixar a temperatura...sinceramente, um tragédia, como foi licitação de orgão público, não temos muito para onde correr... tentei achar a descrição do modelo para postar, mas não vejo, pelo tamanho deve ser de 9.000 BTU.
Olá ,sou instalador de condicionadores ,gostaria se vc pudesse postar pelo menos o modelo se esse york é o "rockies" pois tenho instalado bastante na minha cidade dessa marca e modelo ,pois estão vendendo essa condicionador super barato nas americanas ,
A jonhson e control´s uma mega empresa americana de automação comprou a york faz pouco tempo e lançou no mercado epois o antivgo york eu não gostava muito
Olha amigo, a gente chegou e tava já o ar na parede e o controle em cima da mesa, no aparelho, não consigo ver nenhuma referência, não sei se vc consegue chegar ao modelo pelo controle...YORK BY JOHNSON CONTROLS, type r91/bgce
jairo bertoni
16-06-2009, 14:14
Olha amigo, a gente chegou e tava já o ar na parede e o controle em cima da mesa, no aparelho, não consigo ver nenhuma referência, não sei se vc consegue chegar ao modelo pelo controle...YORK BY JOHNSON CONTROLS, type r91/bgce
ok obrigado ,vou ficar de olho ,obrigado pelo seu post e observações um abraço
Powerplay
22-06-2009, 16:29
Estou com Fujitsu Inverter de 12000 BTU desde a semana passada. Nota 10!
Milton
OLiveria
24-09-2009, 10:35
nao sei se estou no topico certo ,mais estou um problema no meu ar , eletrolux 18.000 Btu/s só frio !Estou com um ar , com o seguinte problema . após eu desligar e religar novamente o disjuntor a luz verde AUTO e a luz verde POWER acende, e a luz do grau aparece também normal o motor ventilador liga normal da maquina interna, após + ou - 30 segundos, o motor ventillador para. E a luz POWER apaga e a luz AUTO fica piscando continuadamente.
ALcALoIDe
06-11-2009, 09:32
VAle dar uma olhada no manual que pode ter algo a respeito. Pode ser defeito do aparelho...
crookshank
13-11-2009, 00:21
Quais destes são silenciosos?
[]s
Tenho que comprar meu primeiro SPLIT !
Vendo este tópico de qual seria o melhor, parece que Fujitsu tem a liderança, e de preferência, embora seja o mais caro (pelo menos onde eu tenho pesquisado).
Qual seria um custo/benefício bom, logo abaixo de Fujitsu ?
Tenho que refrigerar uma sala social (casa) de aproximadamente uns 35m2, com forro de madeira (não tem laje), e que esquenta muito, pois pega ensolação vespertina, e não é muito ventilada.
A sala é um pouco na diagonal, de forma que, devido a restrições de paredes, tenho que colocar, provavelmente 2 SPLIT's, para que o ar seja melhor distribuído.
Quero colocar quente /frio.
Confesso que lendo e relendo fiquei confuso com tanta informação.
Inverter, não inverter .... antigos, novos, barulho, dutos, bombas ...
Alguém poderia ajudar com algo que seja um bom custo/benefício ? Prós e contras ?
jairo bertoni
13-11-2009, 11:47
Tenho que comprar meu primeiro SPLIT !
Vendo este tópico de qual seria o melhor, parece que Fujitsu tem a liderança, e de preferência, embora seja o mais caro (pelo menos onde eu tenho pesquisado).
Qual seria um custo/benefício bom, logo abaixo de Fujitsu ?
Tenho que refrigerar uma sala social (casa) de aproximadamente uns 35m2, com forro de madeira (não tem laje), e que esquenta muito, pois pega ensolação vespertina, e não é muito ventilada.
A sala é um pouco na diagonal, de forma que, devido a restrições de paredes, tenho que colocar, provavelmente 2 SPLIT's, para que o ar seja melhor distribuído.
Quero colocar quente /frio.
Confesso que lendo e relendo fiquei confuso com tanta informação.
Inverter, não inverter .... antigos, novos, barulho, dutos, bombas ...
Alguém poderia ajudar com algo que seja um bom custo/benefício ? Prós e contras ?
existe uma pequena confusão quando a gente pensa em comprar um condicionador ,que seria essa questão de marcas e modelos e especificações ,prós contras etc...
no caso da fujitsu , ela tem esse diferencial de outras marcas simplismente pela tecnologia inverter empregada em seus condicionadores e seus lançamentos estão sempre na frente da concorrencia , e o que diferencia a marca fujitsu de outras não é em si só o fato da fujitsu ser o que é mas a tecnologia empregada no condicionador que é grande o diferencial (inverter)
que a mitsubishi também tem,toshiba,hitachi,sanyo,panasonic,samsung etc é tendencia a curto prazo todas as empressas migrarem pra esse nicho de mercado ,que é as inverter´s residenciais e comercias ,de 9k,12 k,18 k 24k,30k e as de teto até 60k,mas que ainda são mais caras ,fora mitsubishi, toshiba e a hitachi ,com suporte ainda deixando a desejar...
e com a globalização da economia ,todas ,mas todas sem exceção são ou serão montadas ,via china continental ou taiwan...
aí é que entra a midea pois ela tem uma grande estrutura montada na china que é perceira e montadora pros grandes fabricantes ,e que agora resolveu competir no mercado de condicionadores com sua propria marca e modelos ,midea elite,comfee (antigo york rockies)
sua sala ficaria entre 02 de 12k ou 02 de 18k ,um bom tecnico instalador deveria ser consultado pra fazer o calculo da carga termica ..
qualquer duvida é só postar uma abraço jairo
Caro jairo,
Agradeço pela resposta rápida e bem informativa, como percebo que são todas as suas respostas por aqui.
De fato, lendo o que consegui em vários posts, isso que vc dissse foi o que eu tinha percebido, e por isso me referi ao
Fujitsu como padrão a ser batido ou comparado.
Estava pensando inicialmente em um de 24K e 1 de 12K.
Vou chamar um técnico da autorizada da revenda da Fujitsu aqui pra me orientar sim.
Agora, como em minha cidade não tem tanta concorrência para esse segmento de mercado, menos ainda para os Fujitsu's, creio que vale a pena eu peneirar algo pela internet (lojas online).
Vc me indicaria alguma específica ?
ontem vi uma com preço mais barato, mas não lembro o nome agora, acho que era CENTRAL AR .
Mas qual teria boa confiabilidade, preço e veracidade no prazo de entrega ?
Agradeço desde já a todos que postarem e, se acharem que devo abrir um tópico específico para esse meu caso, é só avisar que abro.
Não quero atrapalhar, mas também não quero abrir tópico porque o pessoal da moderação é meio crica com relação a novos tópicos..
Abraços !
jairo bertoni
13-11-2009, 19:18
Caro jairo,
Agradeço pela resposta rápida e bem informativa, como percebo que são todas as suas respostas por aqui.
De fato, lendo o que consegui em vários posts, isso que vc dissse foi o que eu tinha percebido, e por isso me referi ao
Fujitsu como padrão a ser batido ou comparado.
Estava pensando inicialmente em um de 24K e 1 de 12K.
Vou chamar um técnico da autorizada da revenda da Fujitsu aqui pra me orientar sim.
Agora, como em minha cidade não tem tanta concorrência para esse segmento de mercado, menos ainda para os Fujitsu's, creio que vale a pena eu peneirar algo pela internet (lojas online).
Vc me indicaria alguma específica ?
ontem vi uma com preço mais barato, mas não lembro o nome agora, acho que era CENTRAL AR .
Mas qual teria boa confiabilidade, preço e veracidade no prazo de entrega ?
Agradeço desde já a todos que postarem e, se acharem que devo abrir um tópico específico para esse meu caso, é só avisar que abro.
Não quero atrapalhar, mas também não quero abrir tópico porque o pessoal da moderação é meio crica com relação a novos tópicos..
Abraços !
olha existe empresas idôneas atuando no mercado... agora da fujitsu eu conheço e indico meus clientes para as duas que atuam mais perto da minha região... o grande problema é o frete...
mas se vc quizer tentar só pra efeito comparativo quem sabe??? em são paulo compro a muito tempo na frigelar 011 3352 6919 fale com o rafael leal ,quem sabe vc não tem uma surpresa??
e aqui perto da minha cidade 034 3212 6161 fale com o nilton
acho que pelo menos vc teria o preço de mercado dos condicionadores para comparar e ter condição de negociar a mão de obra...
faço projeções e orçamentos todos dias e em todo lugar,a não ser alguma promoção ou outra ,ou alguma "queima de gordura" de algum grande fornecedor o que dificilmente acontece ,sempre nesses dois fornecedores encontrei os melhores preços.
um abraço jairo
Na época estava entre o midea e o fujistu, comprei o midea pela garantia de 5 anos, menor preço mas principalmente porque não havia, e não há, assistência da marca em Pelotas, somente Porto Alegre.
Comece pesquisando se existe assistência autorizada da fujitsu na tua cidade, se não houver será uma dor de cabeça no caso de problemas.
Esto satisfeito com o midea, além de silencioso gela e aquece muito bem.
Estou encontrando orçamento melhor na empresa POLOAR de São Paulo. Vc conhece e tem referência Jairo ? E alguém mais conhece ?
Estão me oferecendo preço melhor que o Rafael da Frigelar.
Aliás, falei com o Rafael, e agradeço pela dica Jairo. Só que eles lá na Frigelar estão sem o ar Quente/Frio, que é o que eu preciso.
Vou comprar 1 de 30.000, 1 de 24.000 e 1 de 18.000. Todos Quente/Frio!
jairo bertoni
19-11-2009, 12:03
Estou encontrando orçamento melhor na empresa POLOAR de São Paulo. Vc conhece e tem referência Jairo ? E alguém mais conhece ?
Estão me oferecendo preço melhor que o Rafael da Frigelar.
Aliás, falei com o Rafael, e agradeço pela dica Jairo. Só que eles lá na Frigelar estão sem o ar Quente/Frio, que é o que eu preciso.
Vou comprar 1 de 30.000, 1 de 24.000 e 1 de 18.000. Todos Quente/Frio!
sim conheço a empresa ,mas não sou cliente assíduo deles ,já cotei algumas coisas com eles,mas nada muito grande ou em grande quantidade
é uma das empresas que ainda estão conseguindo se manter no mercado, na região dos campos eliseos/sta cecília(alameda glete) a maioria fechou...ou estão um pouco decadentes
acho que alguem do forum já comprou deles ... vi alguma coisa em algum post
desculpe não ajudá-lo
um abraço jairo
Pessoal,
Me ocorreu um questionamento....qual o mais indicado em termos de economia de energia aliado a economia do preço de compra para um ambiente pequeno, digamos, 4 x 4....
Um split um pouco mais potente que gele mais rápido o ambiente e logicamente mais rápido acionára o termostato desligando o aparelho por atingir a temperatura escolhida, ou um split menos potente que fique ligado por mais tempo gelando o ambiente com menor consumo durante o tempo de funcionamento até atingir a temperatura escolhida?!
Será que existe uma "fórmula" exata para saber isto?
Será que deu para entender?!
Grato
ALcALoIDe
20-11-2009, 02:31
Eu acho q eh melhor o maior, porque vai trabalhar com o compressor em menos tempo, alem de lhe trazer conforto mais rapido...
Alcaloide, foi o que pensei...obrigado.
jairo bertoni
20-11-2009, 12:23
Pessoal,
Me ocorreu um questionamento....qual o mais indicado em termos de economia de energia aliado a economia do preço de compra para um ambiente pequeno, digamos, 4 x 4....
Um split um pouco mais potente que gele mais rápido o ambiente e logicamente mais rápido acionára o termostato desligando o aparelho por atingir a temperatura escolhida, ou um split menos potente que fique ligado por mais tempo gelando o ambiente com menor consumo durante o tempo de funcionamento até atingir a temperatura escolhida?!
Será que existe uma "fórmula" exata para saber isto?
Será que deu para entender?!
Grato
citando seu próprio exemplo essa sala 4x4 estaria entre um de 9k e 12 k dependendo das cargas termicas de troca de calor, a opção mais racional seria um de 12 k pois essa area estaria no limite de uma de 9k,portanto uma de 12k racinalizaria mais o rendimento ,provocando uma maior economia....
um abraço jairo
Entendi, valew Jairo, obrigado.
como todos, tenho sofrido muito com a onda de calor.
estou estudando a aquisição de um aparelho de ar condicionado, primariamente FRIO (poderia ser frio/quente, mas as oportunidades para utilizar o "quente" aqui em BHZ são tão raras dentro dos 365 dias do ano que acho dispensável).
Seguinte: descobri a existência dos splits multi e pensei em adquirir um destes para colocar na sala e no quarto. Moro em prédio (5º andar). A unidade compressora deveria ficar a meio-caminho entre os dois cômodos que pretendo refrigerar? A sala á o primeiro cômodo, tem 02 ambientes, uma parte medindo 2,85 x 2,45m e outra, onde deverá ficar a evaporadora (mais proximo da janela externa) com cerca de 4,05 x 3,60m - totalizando aproximadamente 21,5m². O quarto, mede cerca de 4 x 3m, 12m².
Pelo que li aqui no site, fiquei em dúvida se seria possivel realizar a minha idéia inicial, tipo comprar um bi-split de 24mil BTUs (2x12).
Certamente seria suficiente/sobraria pro quarto, mas não para a sala.
Em ambos os ambientes conto com tv plasma.
Será que a melhor solução seria instalar separadamente dois splits unitários, tipo um de 18mil BTUs pra sala e outro de 9-12 mil pro quarto?
Tenho tido dificuldades para levar o negócio pra frente, pois gostaria de uma visita técnica para avaliar as condições da instalação, esse negócio de dreno - posso drenar a água via tubo passando pelo mesmo furo onde vão os tubos de ar egás, pro lado de fora da janela do prédio e pronto? - fazer a rede pra 220V, que não tenho, etc.
Tenho pensado nos Fujitsu depois de conhecer esta seção do Fórum, inicialmente tinha pensado num LG.
Alguma idéia?
Jairo?
Agradecendo antecipadamente
como todos, tenho sofrido muito com a onda de calor.
estou estudando a aquisição de um aparelho de ar condicionado, primariamente FRIO (poderia ser frio/quente, mas as oportunidades para utilizar o "quente" aqui em BHZ são tão raras dentro dos 365 dias do ano que acho dispensável).
Seguinte: descobri a existência dos splits multi e pensei em adquirir um destes para colocar na sala e no quarto. Moro em prédio (5º andar). A unidade compressora deveria ficar a meio-caminho entre os dois cômodos que pretendo refrigerar? A sala á o primeiro cômodo, tem 02 ambientes, uma parte medindo 2,85 x 2,45m e outra, onde deverá ficar a evaporadora (mais proximo da janela externa) com cerca de 4,05 x 3,60m - totalizando aproximadamente 21,5m². O quarto, mede cerca de 4 x 3m, 12m².
Pelo que li aqui no site, fiquei em dúvida se seria possivel realizar a minha idéia inicial, tipo comprar um bi-split de 24mil BTUs (2x12).
Certamente seria suficiente/sobraria pro quarto, mas não para a sala.
Em ambos os ambientes conto com tv plasma.
Será que a melhor solução seria instalar separadamente dois splits unitários, tipo um de 18mil BTUs pra sala e outro de 9-12 mil pro quarto?
Tenho tido dificuldades para levar o negócio pra frente, pois gostaria de uma visita técnica para avaliar as condições da instalação, esse negócio de dreno - posso drenar a água via tubo passando pelo mesmo furo onde vão os tubos de ar egás, pro lado de fora da janela do prédio e pronto? - fazer a rede pra 220V, que não tenho, etc.
Tenho pensado nos Fujitsu depois de conhecer esta seção do Fórum, inicialmente tinha pensado num LG.
Alguma idéia?
Jairo?
Agradecendo antecipadamente
Amigo,
se o seu prédio dá condições para realizar as instalações de forma separada, prefira essa opção. A única maneira que recomendo para usar essas unidades bi ou tri-split, seria quando há problemas de espaço externo e somente com uma única unidade condensadora para utilizar mais de uma evaporadora. Nesse caso não é nem recomendação, mas sim lógica pela falta de outra opção.
Se essas unidades bi-split tivessem preços que justificassem sua escolha (se fossem bem menor do que comprar duas unidades separadas), teriam esse argumento a favor, mas, em alguns casos, uma unidade dessas ficam até mais caras que comprando duas separadas.
No seu caso específico, é melhor utilizar um aparelho maior na sala (18.000) e um de 12.000 no quarto.
Sobre a questão do dreno das unidades internas, desde que exista o caimento para a água escoar, basta deixar do lado de fora, embora alguns locais exijam a canalização dessa água, para não ficar pingando em quem passa debaixo do prédio.
Boa sorte na aquisição!!
eduardosmelo
01-12-2009, 09:10
Tópico excelente.
Estou precisando de informações porque também estou para comprar....
Abraços!
edgargalvao
05-12-2009, 19:01
Olá, alguém saberia me dizer se os splits da brastemp são bons? Eu preciso de um de 12000btus. Quais vcs me recomendariam até 1500 reais, eu moro no interior de sp, na minha cidade nem vende ar condicionado...rs
Então eu compraria, necessariamente, pela internet.
Obrigado
Sobre estas unidades aí...bi-split...tri-split (não sei se é este o nome certo), além do preço não compensar, se a parte principal for pro saco, para tudo...não fica nenhum cômodo que a família possa correr para ficar juntos no calorzão.
Robin Hood
07-12-2009, 05:23
Pra quem entende e pode me ajudar a qual comprar
Ar Condicionado Split 22000 Btus Frio BBF22 220V Brastemp
http://www.submarino.com.br/produto/27/21435643/?franq=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp
ou
Ar Condicionado Split 22000 Btus Frio CBV22A 220V ConsuL
http://www.submarino.com.br/produto/27/21417125
qual é as vantagens e desvantagens?
jairo bertoni
07-12-2009, 09:36
Pra quem entende e pode me ajudar a qual comprar
Ar Condicionado Split 22000 Btus Frio BBF22 220V Brastemp
http://www.submarino.com.br/produto/27/21435643/?franq=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp
ou
Ar Condicionado Split 22000 Btus Frio CBV22A 220V ConsuL
http://www.submarino.com.br/produto/27/21417125
qual é as vantagens e desvantagens?
os dois são iguais ,pois a brastemp comprou a consul ...por fora por questões de patentes de marcas e modelos ,são meio diferentes mas por dentro são iguaizinhos ,o mesmo fornecedor de peças ,compressores etc...
e isso vc pode generalizar ,guardando as raríssimas excessões....
quanto às vantagens seriam o suporte de peças ou seja rede de assistencia autorizadas e representantes ...e principalmente o preço
as desvantagens seriam tecnico não muito bom ou bem treinado que conheça do equipamemto ....mesmo credenciado ,e falta de suporte na sua região/cidade...
um abraço jairo
climatrix
08-12-2009, 13:03
os dois são iguais ,pois a brastemp comprou a consul ...por fora por questões de patentes de marcas e modelos ,são meio diferentes mas por dentro são iguaizinhos ,o mesmo fornecedor de peças ,compressores etc...
e isso vc pode generalizar ,guardando as raríssimas excessões....
quanto às vantagens seriam o suporte de peças ou seja rede de assistencia autorizadas e representantes ...e principalmente o preço
as desvantagens seriam tecnico não muito bom ou bem treinado que conheça do equipamemto ....mesmo credenciado ,e falta de suporte na sua região/cidade...
um abraço jairo
Eu particularmente, optaria por comprar um equipamento que tivesse uma autorizada proxima a sua residencia, pois se voce precisar de peças pode ser dificil achar
Porem com uma boa instalação é muito dificil equipamentos de ar condicionado apresentarem defeito
Parto da premissa que não existe equipamento ruim no mercado e sim maquinas mal instaladas
Com excessão da Elgin, todos os outros fabricantes de ar disponiveis no brasil são ching ling, inclusive carrier, LG , York, Fujitsu, etc e nem por isso deixam de ser bons
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.