PDA

Ver Versão Completa : Lâmpadas de LED que não apagam completamente

Andre_Santos
07-06-2010, 15:57
Boa tarde pessoal, sou novo no Forum e finalmente terminei de montar minha sala de HT.
Fiz uma sanca de gesso e coloquei 12 spots com lampadas de LED, na cor Branca Morna.
A ilimunação ficou boa, porém, as lampadas de LED paracem continuar acessas mesmo depois de deligadas, com o tempo, elas vão ficando com uma luz mais fraca, mas nunca apagam por completo.
Alguém já passou por esse problema? qual a solução?
Obrigado,
André Santos

Andre_Santos
09-06-2010, 09:45
"Alguns leds se permanecem acesos após o desligamento do interruptor por conta de um componente chamado capacitor eletrolítico, este componente tem uma característica de armazenar energia e quando a chave é desligada a energia armazenada neste componente é descarregada em alguns leds do circuito, por esta razão os LEds se permanecem acessos por um certo período. No momento em que a chave o interruptor é desligado não se tem mais gasto de energia elétrica."

rafael_cwb
09-06-2010, 10:57
Oi André, estou pensando em fazer como vc uma sanca de gesso com alguns spots, e pretendia usar lampadas de LED por economia de energia e por não esquentarem como as dicróicas, mas gostaria de saber se este problema que vc relatou está te encomodando, ou chega a atrapalhar um filme a noite por exemplo, e após qto tempo +/- elas realmente se apagam e se apagam por completo.
Obrigado.

Rafael.

Andre_Santos
09-06-2010, 11:33
Rafael,

A luminosidade não chega a incomodar, é bem fraca mesmo, vc só percebe quando fica exatamente embaixo da lâmpada e pode ver que alguns leds ainda possuem brilho, mas de longe voce nem percebe.
O que ainda esta me preocupando, é que já fazem alguns dias e o brilho não cessa. Algumas eu notei ontem que apagaram completamente, mas tenho duas delas que ainda se pode notar um brilho um pouco mais forte.
Em casa a rede é 220v, não entendo muito de eletricidade, mas sei que nessa rede os dois fios são energizados, talvez por isso o capacitor não fique sem energia. Notei que quando eu tiro a lampada do soquete ela apaga por completo rapidamente, mas só de encostar a mesma no soquete novamente, ela já começa a brilhar, bem fraquinha mesmo, mas ainda sim brilha.
Ainda não estou 100% seguro com a reposta que obtive dos engenheiros da Golden, e por isso ainda vou procurar mais alguma opinião, mas também custo a acreditar que seja algum problema das lampadas ou soquetes (são 17 no total) e também da rede, pois utilizava outras lampadas anteriormente.
De resto, gostei mto da iluminação, mas recomendo a cor branca amarelada (quente) para não ficar com um tom meio azulado.

Abs!!!

sbtista
09-06-2010, 14:55
Onde encontrar para compras via internet essas lampadas?

jairo bertoni
10-06-2010, 07:37
Rafael,

A luminosidade não chega a incomodar, é bem fraca mesmo, vc só percebe quando fica exatamente embaixo da lâmpada e pode ver que alguns leds ainda possuem brilho, mas de longe voce nem percebe.
O que ainda esta me preocupando, é que já fazem alguns dias e o brilho não cessa. Algumas eu notei ontem que apagaram completamente, mas tenho duas delas que ainda se pode notar um brilho um pouco mais forte.
Em casa a rede é 220v, não entendo muito de eletricidade, mas sei que nessa rede os dois fios são energizados, talvez por isso o capacitor não fique sem energia. Notei que quando eu tiro a lampada do soquete ela apaga por completo rapidamente, mas só de encostar a mesma no soquete novamente, ela já começa a brilhar, bem fraquinha mesmo, mas ainda sim brilha.
Ainda não estou 100% seguro com a reposta que obtive dos engenheiros da Golden, e por isso ainda vou procurar mais alguma opinião, mas também custo a acreditar que seja algum problema das lampadas ou soquetes (são 17 no total) e também da rede, pois utilizava outras lampadas anteriormente.
De resto, gostei mto da iluminação, mas recomendo a cor branca amarelada (quente) para não ficar com um tom meio azulado.
Abs!!!

quem executou o projeto provavelmente ou interronpeu só uma fase e deixou outra direto ou tem alguma fase com retorno

um grande abraço jairo

mario fernandes
10-06-2010, 07:55
Existe agora no mercado lampada LED de alta luminosidade, alta durabilidade e baixo consumo. Custa em torno de R$ 45,00 cada, mas vale a pena sim.

rafael_cwb
10-06-2010, 11:50
Oi André, vc já testou com outras lâmpadas, ou com outra de led de outra marca ? qto vc pagou nesta da Gold ? ela alterou as cores dos objetos ?
Desde já obrigado.

abraço
Rafael.

Andre_Santos
10-06-2010, 12:24
Olá Rafael, como ainda não terminei a sala (ainda falta lixar, pintar, etc..) eu ainda não notei alteração nas cores dos objetos, até pq ainda não tenho nada na sala, mas como não vou utilizar essas lâmpadas para destacar nenhum objeto, confesso que não me preocupei mto com isso até o momento. Nesse próximo fim-de-semana eu termino a reforma e faço um teste para vc, e aproveito para testar uma outra marca de lâmpada tb. Essas lampâdas não foram muito caras como essa citada acima que utiliza led de alta luminosidade: custou R$17,00 cada uma por serem de cor branca morna (a branca fria custa R$ 13,80) numa loja aqui em Santos (tenho medo que o barato possa me sair caro, por isso abri esse tópico).
Abs!!

---------- Post added at 12:24 ---------- Previous post was at 12:21 ----------

Obrigado pela resposta Jairo, mas como eu não entendo nada disso, você sabe me dizer se esse problema é fácil de ser resolvido? Se eu deixar como está, estarei consumindo energia? Tem algum risco?
Abs,
André Santos

jairo bertoni
10-06-2010, 13:33
[/COLOR]Obrigado pela resposta Jairo, mas como eu não entendo nada disso, você sabe me dizer se esse problema é fácil de ser resolvido? Se eu deixar como está, estarei consumindo energia? Tem algum risco?
Abs,
André Santos[/QUOTE]

andré ,converse com um eletricista ou com o eletricista que vez a instalação,como a alimentação é 220 volt´s o ideal seria interromper as duas fases ,se vc providenciar isso provavelmente o problema vai desaparecer

não sei se existe no mercado interruptormodular de sobrepor bi polar para interromper as duas fases...

mas acho que o problema seria esse ...uma fase alimentando direto os led´s ou as fontes ok?

um grande abraço jairo

Andre_Santos
10-06-2010, 15:17
Obrigado Jairo, vou ver com o eletricista.

Abs!!

sbtista
22-06-2010, 18:14
Quer jogar dinheiro fora compre essas lampadas led para iluminar sua casa.

São muito fraquinhas. 1w, 3w, 3.5w, 5w, 7w e 8w. Esta última, única que pode iluminar alguma coisa, custa mais de cem reais!

Um absurdo!

Elas só servem para decoração!

qualilux
08-11-2010, 14:41
Boa tarde,
Andre Santos, os LEDs continuam acessos depois da rede elétrica ter sido cortada independentemente de ser 110V ou 220V, como o consumo de um LED é muito pequeno, ele fica acesso por MUITO tempo utilizando apenas a energia armazenada no capacitor (que está no sistema mais para evitar o ripple da rede elétrica). O capacitor enquanto carregado serve como uma pequena bateria. Gostaria de aproveitar e perguntar se tal efeito seria classificado pelo sr. como negativo, e se é algo que lha desagrada no produto.

Rafael_cwb, você pode comprar essas lâmpadas em: www.qualilux.com.br (http://www.qualilux.com.br) ou www.metaltecnica.ind.br (http://www.metaltecnica.ind.br)

tombsb
30-12-2010, 11:04
André, ou demais com mesmo problema, conseguiu solucionar o problema?

Passo pela mesma situação, coloquei discróicas em LED em quase todos ambientes do apartamento; 2 banheiros, 2 quartos, sala e cozinha.

Reparei que as vezes elas continuam acesas (numa intensidade beeeem fraca) mesmo ao desligar o interruptor.

Mas no meu quarto elas NUNCA apagaram por completo.
Apesar de ser numa intensidade bem fraca (não perceptivel de longe) elas tão me incomodando muito, o quarto era pra ser totalmente escuro, se não fosse esse problema. O pior é que nos deitamos e nossas cabeças ficam "abaixo" das lampadas.

farley
03-01-2011, 10:54
Amigo, não entendo muito de eletrônica, mas compartilho a idéia do amigo Jairo, pois já vi problema semelhante e a solução foi "cortar" não só o positivo como o negativo, racionalmente ainda não descobri disso, mas enfim, os mais estudiosos com certeza saberão explicar. Como a preocupação maior é resolver o problema e não entender o pq dele, tente fazer isso. Tanto que se vc tirar a lâmpada do lugar ela se apaga completamente. Agora, tente desligar o disjuntor e veja se ela vai se apagar...

Denernun
03-01-2011, 22:23
Blz Pessoal,

Aqui em casa coloquei LED em vários ambientes, estava tudo tranquilo, até que coloquei interruptores da linha Nereya da Pial-Legrand e adicionei aquele led que fica acesso quando o interruptor está apagado, melhorando a localização do mesmo no escuro, depois disso, os LEDs da sala ficam sempre "meio acessos".

Engraçado que coloquei isso em todos os interruptores e apenas os LEDs da sala ficam assim.

Mandei um email para a Pial mas sem resposta até o momento.

Mettal
03-01-2011, 23:20
Aproveitando o tópico, alguém pode me recomendar uma marca de modelo ideais de lâmpadas de LED para substituir minhas dicróicas. Minha sala tem cerca de 12 dicróicas de 50w, sendo que dificilmente ficam ligadas o tempo todo. Testei duas lâmpadas de LED e me mostraram rídiculas em luminosidade (uma marca que eu não conhecia foi a última que comprei, paguei 37 reais em cada e não tinha informação sobre lumens delas). O consumo era de 1w.

Gostaria de uma recomendação de alguém que já conseguiu substituir no mesmo nível ou bem próximo, mantendo pelo menos o nível de iluminação.

Ros1703
19-09-2011, 17:03
Na minha residência fiz a iluminação decorativa com lâmpadas LED. E também notei que algumas não pagam completamente.

Curiosamente, elas só apagavam por completo quando desligo todos os imperruptores cujos circuitos estão em paralelo com o circuito das lâmpadas.

Assim, com um teste verifiquei que quando ligo os circuitos paralelos (que passam no mesmo eletroduto) surge uma pequena tensão (2V) que é suficiente para acender alguns LEDs das lâmpadas.

A solução que vejo para isso é cortar o neutro das LEDs também, mas ainda não testei.

Alguém já achou alguma outra solução e testou?

alsnet
29-09-2011, 18:20
Amigos, alguém conseguiu resolver o problema das LEDs que não apagam completamente?
Fiz uma instalação em casa (recém construída) de 16 Dicroicas LED 220v (Santos/SP) e elas não apagam mesmo.
Ficam bem fraquinhas, mas acesas...
Retirando elas do soquete bipino elas apagam, mas ao conectar já ficam levemente acesas.
Grato pela ajuda.
Abraços.

GIL2K
06-10-2011, 23:15
Gostaria aqui de deixar meu depoimento no tópico.

Passei (passo) pelo mesmo problema dos colegas em minha residência com rede 110v e investigando descobri que, no meu caso, o problema só acontece em circuitos paralelos em que lâmpadas LED do tipo JDR (direto na rede) e lâmpadas CFL (econômicas) estão juntas. Aparentemente os reatores das lâmpadas CFL mandam algum retorno de carga para o circuito das lâmpadas LED JDR e fazem com que estas fiquem levemente acesas. O fato de que, para um circuito paralelo funcionar, um interruptor recebe fase e o outro recebe um neutro de retorno (caso em que circuitos simples só recebem o retorno e o fase em um único interruptor) deve interferir no sistema.

Estou afirmando isso embasado em vários testes que fiz, com dois tipos diferentes de lâmpadas LED JDR em dois circuitos paralelos distintos. Ao retirar as lâmpadas CFL do circuito, as leds se apagam por completo e também ao remover um dos interruptores paralelos das lâmpadas CFL as LEDs se apagam. Se desligar o disjuntor correspondente, idem.

Vamos às soluções:

1- Substituir as Lâmpadas CFL por modelos equivalentes em LED ou em caso de pouca utilização, modelos convencionais incandescentes (E27).
2- Substituir as Lâmpadas LED JDR por modelos 12V, que também utilizam-se de reator e trabalham sob uma tensão baixíssima (deve-se testar o modelo antes de substituir definitivamente).
3- Individualizar o circuito que comporta as LEDs JDR.

Acredito que a solução número 1 resolverá a maioria dos problemas deste tipo. :legal:

tudomobile
16-10-2011, 23:14
Olá, Asnet.
Vc pode me passar qual a loja e o preço da lampadas.
Obrigado

Amigos, alguém conseguiu resolver o problema das LEDs que não apagam completamente?
Fiz uma instalação em casa (recém construída) de 16 Dicroicas LED 220v (Santos/SP) e elas não apagam mesmo.
Ficam bem fraquinhas, mas acesas...
Retirando elas do soquete bipino elas apagam, mas ao conectar já ficam levemente acesas.
Grato pela ajuda.
Abraços.

amprodrigo
09-11-2011, 08:07
A instalação da minhas lampadas Dicróicas LED, ficou pronta ontem, e acontece o mesmo, alguns LEDs continuam com um brilho fraco.

minha residencia é toda 220v

Creio que esse proble está acontecendo por causa dos retornos que estão ligados as lampadas, a minha sorte é que comprei uma caixa 4x4, e uso somente 5 pontos, sobrando um ponto. Nesse ponto vou ligar o primeiro retorno, para que qdo eu desligue o retorno as lampadas apaguem, assim que eu tiver uma novidade posto pra vcs.

Grato pela ajuda.

GIL2K
09-11-2011, 09:43
A instalação da minhas lampadas Dicróicas LED, ficou pronta ontem, e acontece o mesmo, alguns LEDs continuam com um brilho fraco.

minha residencia é toda 220v

Creio que esse proble está acontecendo por causa dos retornos que estão ligados as lampadas, a minha sorte é que comprei uma caixa 4x4, e uso somente 5 pontos, sobrando um ponto. Nesse ponto vou ligar o primeiro retorno, para que qdo eu desligue o retorno as lampadas apaguem, assim que eu tiver uma novidade posto pra vcs.

Grato pela ajuda.

Rodrigo, no seu caso o 220V é monofásico ou bifásico?

Estas lâmpadas estão ligadas num circuito paralelo?

---------------------------------------------------------

Retificando o que escrevi anteriormente, com um outro set de lâmpadas LED que possuo nem retirando as CFL do circuito o brilho delas desligadas cessou. O mistério é que em alguns tipos de bulbos LED isso ocorre e em outros não. Acredito que tem relação com o tipo de circuitos das lâmpadas.

Pesquisei durante horas sobre o assunto e este problema é comum ao redor do mundo com alguns tipos de lâmpadas LED.

No meu caso, utilizo as seguintes lâmpadas:

PAR20 2,2W Empalux (não brilham desligadas);
Super LEDs 3W JDCR American General (não brilham);
Lâmpada bulbo E27 3W importada (não brilham);
Lâmpadas balizadoras 0,3W American General (brilham);
Lâmpadas MR16 1,5W Avant (brilham).

Lembrando que todos os modelos citados funcionam em tensão de rede 127V sem transformador externo.

O problema é mais comum em circuitos paralelos de dois ou três pontos e ao que tudo indica é causado pela capacitância dos fios que seguem juntos pelo conduite nestes tipos de circuitos. Mesmo em ligações corretas, com a fase no interruptor e neutro nas lâmpadas, o problema ocorre. Essa tal capacitância também é responsável por alguns casos em que lâmpadas CFL piscam levemente desligadas em períodos alternados.

Algumas das soluções sugeridas pelos colegas de fórum seriam:

- Adicionar um resistor na fase do circuito;
- Adicionar um diodo zener na fase do circuito;

Resta agora um forista que entenda de eletrônica opinar sobre o assunto e nos dizer se as informações pesquisadas procedem e como calcular a capacidade necessárias para estes subterfúgios. Tenho receio de, ao instalar estes compontentes, possa danificar os circuitos das lâmpadas LED, que são bem caras. Outra dúvida que tenho é se esse brilho faz com que a vida útil do conjunto seja diminuída.

Aguardo ajuda dos foristas que entendem de eletrônica. :legal: