Ver Versão Completa : Projeto de Estante - 3 Opções - Avaliação
Prezados Amigos do HTFórum,
em uma sala contígua à principal estou montando um novo ambiente de áudio e vídeo.
Já possuo os equipamentos (relação abaixo), bastando apenas a escolha e compra das caixas acústicas (dúvida: Infinity Beta x Energy x KEF) e do split.
Com base em alguns projetos que visitei nesse Fórum e pelo que vi em diversas revistas do ramo, elaborei o esboço de um móvel para abrigar os equipamentos, isso em uma parede de 2,41m de altura x 3,0m de comprimento e 0,60m de profundidade.
Entretanto, tenho dúvidas quanto ao posicionamento dos compartimentos, principalmente em face do campo magnético, da distribuição do som e do aspecto estético.
Assim, solicito a colaboração dos colegas para avaliação e críticas das opções que criei, desenhadas amadoramente no PowerPoint:
1ª opção: http://www.geocities.com/Athens/Forum/7060/Estante1.ppt
2ª opção: http://www.geocities.com/Athens/Forum/7060/Estante2.ppt
3ª opção: http://www.geocities.com/Athens/Forum/7060/Estante3.ppt
No aguardo de sugestões,
BIGODE
Rol de Equipamentos:
Receiver Teac AG-D9320
2 Power's HK PA-2100 (em fase de aquisição)
Equalizador Teac EGA-220
DVD Changer Panasonic F-87
DVD Player Gradiente HT-6500
Gravador de DVD Panasonic DMR-E55
Videocassete JVC HR-J676M
MD Deck Sony MDS-J330
Gravador de CD Philips CDR-786
Videokê RAF VMP-9000
CD Changer Pioneer PD-F505 (25 discos)
Tape Deck Pioneer CT-W606DR
Conjunto de Caixas AR-HC5 (a substituir)
Receiver Pioneer VSX-405 (som ambiente da sala ao lado - talvez troque por um Yamaha)
TV LG 44'' RP-44NA21P
NET
Bom dia Bigode,
não so um expert, mas por experiença propria eu tiraria as torre da estante, pelomenos para audição e a caixa central deixaria com os tweeter na mesma altura dos da torres (na hora da audição).
Bom trabalho
Abraço
Diego
Caro Bigode,
Todo projeto tem compromissos, e você precisa definir quais são os seus.
Por exemplo, caixas embutidas em estante não é a melhor solução para se obter o melhor desempenho delas, porém, muitas vezes o espaço, a estética e a exigência individual sobre a qualidade sonora podem permitir isso. Se você deseja extrair o máximo de qualidade de som, o ideal seria posicionar as caixas fora da estante, afastadas dela e das paredes laterais. Agora, se você gostaria de instalar as caixas na estante, sem se preocupar muito com a perda que isso vai lhe causar, e não é extremamente exigente com o detalhismo técnico e apenas vai ouvir música ou ver filme descontraidamente, pode seguir adiante. Eventualmente, você pode mandar fazer algumas prateleiras para a divisão das caixas, e se no futuro decidir tirar as caixas da estante, é só colocar as prateleiras e aproveitar o espaço para guardar outras coisas. Deixar portas prontas pode ser uma boa também, dependendo do que você pode decidir guardar um dia.
A sua terceira opção é melhor, pois normalmente boas caixas torre não são blindadas, e o campo magnético gerado pelos imãs dos falantes pode causar manchas na tela da TV (no seu caso que utilizará CRT). O mesmo pode acontecer com os aparelhos, que possuem transformadores e outros componentes eletrônicos que podem gerar interferências na imagem da TV. Por isso eu escolheria a opção 3.
Se você pretende mexer muito nos equipamentos, é bom ter esta divisão móvel, para que você possa ter acesso fácil a parte traseira dos mesmos. É bom deixar uma instalação elétrica pronta na estante, com extensões onde serão instalados os equipamentos.
A proporção da TV em relação ao restante está correta? Não se esqueça que a sua TV tem uma parte bem grande abaixo do tubo que deve ser prevista no vão da estante.
O posicionamento da caixa central não está ruim. O ideal, como citou o colega Diego, é que o tweeter desta caixa estivesse alinhado com os das caixas frontais, mas isso não será um problema muito sério, e você pode deixar como está. Se você puder deixar os espaços das caixas torre e do sub sem fundo, é melhor. Como estas caixas geram vibrações, é bom que fiquem em contato direto com o piso da sala. Não só para o melhor desempenho dos equipamentos, mas também para a durabilidade deles.
Deixe espaço em volta dos equipamentos para ventilação. Use uma prateleira para cada um (não apoie um sobre o outro), e deixe um bom espaço em cada uma delas. Pelo menos 3cm para os aparelhos que não esquentam muito, e 5cm para os que aquecem muito (receiver por exemplo), se o manual do aparelho não tiver outra orientação. Estes vãos podem ter portas, mas estas devem ficar abertas quando os aparelhos estiverem em uso.
Faça a prateleira do receiver bem reforçada e sustentada, pois os receivers costumam pesar muito, e deixe sempre um espaço reserva para futuros upgrades. Melhor ainda é não deixar as prateleiras fixas, para que possam ser reposicionadas no futuro. Deixe, no mínimo, 45cm de largura para as prateleiras. Se puder ser mais, melhor, principalmente para equipamentos que necessitem de ventilação lateral. Basta olhar para as laterais do aparelho, se estiverem perfuradas, com aberturas, é preciso deixar um espaço naquele ponto.
No espaço inferior esquerdo voce colocou o sub. O que é "Força"? Se for um espaço para acomodar filtros, estabilizadores, etc... é bom. Se não é o caso, use o espaço do lado direito para isso. Coloque também uma chave geral na estante, para quando quiser desligar todos os aparelhos da rede. (dias de chuva com raios, por exemplo). Eu sempre deixo tudo desligado, independente de qualquer coisa, é mais seguro.
No compartimento de CDs e DVDs, deixe um espaço para colocar o dedo sobre a peça para poder retirá-la, e evite aquelas divisórias que não aproveitam muito o espaço. O ideal é um encostado ao outro, mas com este espaço em cima para facilitar a retidada dos mesmos.
Bos sorte com o seu novo projeto. Conte conosco.
Abraços
Eduardo
Prezados Amigos,
grato pelas considerações.
Pelo estudo e detalhamento feito nesse meu humilde projeto, devo novamente reverenciar :rever1: o nosso amigo Eduardo. Com certeza, em nova oportunidade, mostrou ser profundo conhecedor do tema, compartilhando seus ensinamentos de modo a auxiliar-me na empreitada. Muito obrigado.
BIGODE
Prezados Amigos Eduardo e Iamdix,
Em primeiro lugar, esclareço que a estante projetada deve conciliar o aspecto estético com a qualidade sonora, embora, em alguns pontos, esta última há de ceder para o primeiro.
Assim, agradecendo o alerta sobre a melhor posição das frontais, não vejo como deixar de embutir as frontais na estante, mas, para minimizar, posso deixar seu vão livre até o final da parede (sem a colocação de um fundo).
As caixas torre, assim, vão ficar em contato direto com o solo, o mesmo ocorrendo com o SUB e os estabilizadores/filtros de linha (no espaço destinado a SUB/FORÇA). Atendendo a recomendação, vou deixar uma chave para desligar todo o equipamento.
Realmente a terceira opção parece ser a melhor, com preservação da imagem da TV dos campos magnéticos criados pelos aparelhos e pelas caixas frontais. Vou tentar viabilizá-la, utilizando gesso nas colunas (a serem trabalhadas na parte frontal) que delimitam a TV e, no mais, madeira em MDF.
Nas prateleiras, tentarei fazer com que sejam móveis, facilitando o manuseio de aparelhos e cabos. Estou projetando as prateleiras com 0,50 de largura e 0,20 de distância mínima entre elas.
No compartimento para CDs e DVDs vou retirar as divisões para cada estojo, colocando-os lado a lado, como sugerido.
Reiterando os agradecimentos,
BIGODE
Bigode,
tenho uma estante similar a que vc pretende fazer e acho que terá problemas
01) nichos estreitos demais (aquecimento)
02) extrema dificuldade em colocar os cabos
03) split de frente ( o ar vai lhe incomodar)
se quiser ver umas fotos da minha estante modificada mais de mil vezes por conta das dificuldades encontradas, envie-me seu mail via MP
abraços
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.