PDA

Ver Versão Completa : Compras com cartão de crédito no exterior

RogerS9
13-10-2010, 09:56
Quando eu ia viajar ao exterior, geralmente nao me preocupava muito em levar dinheiro e uso cartão de crédito para compras, restaurantes, passeios, etc. pois a taxa de conversão se aproximava bastante do dolar comercial, e portanto, era bem mais vantajosa do que o dolar paralelo.

Ultimamente me deparei com um comportamento inusitado dos meus cartoes de crédito: a taxa de conversão do dolar tem subido bastante e se aproximando ou até se igualando ao dóalr turismo.

Fazendo um historico dos ultimos meses, verifiquei os seguintes valores:

Data: dólar comercial / dólar turismo / dolar do cartão
17/09: 1,719 / 1,83 / 1,78
19/07: 1,786 / 1,84 / 1,85
21/06: 1,773 / 1,83 / 1,83
20/05: 1, 861 / 2,00 / 1,96
16/04: 1,762 / 1,82 / 1,81
19/03: 1,799 / 1, 86 / 1,86

Quando eu viajei pra fora do país da ultima vez e o dolar estava nas nuvens, a taxa do cartão era muito próxima do dolar comercial. Agora que o dolar despencou, a taxa subiu. Apenas neste último mês é que deu uma caída, mas ainda assim está bem mais próxima do dólar turismo.

pra efeito de comparação, veja a taxa em março do ano passado:
19/03/ 2009: 2,249 / 2,36 / 2,27

Ou seja, bem mais próxima do dolar comercial. Será que começou a ficar desvantajoso usar cartão de crédito para compras no exterior? Será que está valendo a pena usar o Visa Travel Money, já que ele usa o dolar turismo mas pelo menos não paga os 2,38% de IOF?

Ok, eu sei que com dolar despencando eu estou reclamando de barriga cheia...:bD mas perder pro banco e pro governo nunca é legal...

F@BIO
13-10-2010, 10:10
Eu tenho usado dinheiro e cartão de credito mas que eles estão se aproveitando isto é fato .

danban
13-10-2010, 10:11
Roger

Belo review :legal:.

Eu nunca usei muito cartão no exterior. Sempre levei em espécie ou travellers, principalmente com o receio da conversão futura (trauma de inflação).

De qualquer forma é muito mais prático o cartão, além de contar milhas para a próxima viagem :D.

Acho que hoje a melhor opção é o VISA Travel Money mesmo, apesar de nunca tê-la utilizado.

bira
14-10-2010, 18:37
Essas foram as taxas efetivamente cobradas pelo cartão? Pergunto isso pois a cotação informada é de algum dia antes da data do fechamento da fatura e não da data do pagamento. Se houver variação do dolar na data do pagamento da fatura é cobrada ou devolvida a diferença.
Meu cartão com valores da fatura:
mês Outubro dolar= 1,68.
mes setembro dolar= 1,72
mes agosto dolar= 1,76.

RogerS9
14-10-2010, 19:37
Bira, não existe cotação de dolar de um mes, a cotacao é de determinado dia ;)
De um dia para outro o dolar pode variar por exemplo 10 centavos, dando uma diferença grande, por isso é importante o dia da cotação.

A diferença entre o dia de fechamento e o dia do pagamento não importa muito, pois o dolar é majorado igualmente.

Eu gostaria de saber se a sua cotação estava muito mais alta do que o dolar comercial. No meu caso ela anda tão alta que se iguala ao dolar turismo...

bira
15-10-2010, 10:51
É claro que não existe cotação mensal. As cotações que coloquei se referem a cotação da data do fechamento da fatura (por volta do dia 10 de cada mês).

Assim, no caso do mes de Outubro (por volta do DIA 10) o cartão informava 1,68. A cotação do dolar comercial por volta do dia 10/10/10 era:

11/10/2010 1,6640
08/10/2010 1,6650
07/10/2010 1,6840
06/10/2010 1,6800
05/10/2010 1,6730

Como Dia 10/10 foi um domingo, provavelmente a fatura foi fechada na sexta dia 08/10.
Assim considero a cotação do cartão bem próxima a da cotação do dolar comercial.

RogerS9
15-10-2010, 11:31
Bira essa cotação do seu cartão está EXCELENTE. Que cartão é? Vou virar freguês!

JP!
15-10-2010, 12:02
Roger,

Essas compras foram feitas nos EUA, em dólares ? Como você chegou nessas taxas ?

JP

RogerS9
15-10-2010, 13:41
as cotações de dolar oficial/ turismo são do UOL economia.
As taxas em dólar do meu cartão são as que vem impressas na fatura todo mes, não necessariamente foram feitas compras nesses meses.

fabiotr
15-10-2010, 13:46
Tenho cartão Mastercard TAM, e a taxa de conversão é exatamente a do dólar oficial. Seria interessante que fossem informados os cartões que têm taxas menos favoráveis.

Quanto ao Visa Travel Money, usei no mês passado, e achei uma furada. A taxa de conversão é pelo dólar turismo, como foi dito, mas além disto, cada saque no exterior me custou US$ 2,50, além da taxa, variável, cobrada nos caixas eletrônicos (cheguei a ver terminais que cobravam US$ 5,00, mas não usei este), o que levava o custo a cerca de US$ 5,00 por saque. E a maioria dos ATMs não permite saques maiores que 200 dólares.

Também tive dificuldade em usá-lo para pagar despesas, pois em compras de valor maior ninguém o aceitou, por não ter sequer o nome impresso. Bom ressaltar que nos EUA pelo menos, ele não funciona on-line, com senha, mas sim como cartão de crédito, assinando-se o comprovante.

Ah, e quando se carrega o cartão, ou seja, compra-se dólares, é cobrado o IOF sim, de 2,38%.

Na minha experiência, o melhor foi mesmo usar o cartão de crédito, ou dinheiro vivo.

[]s.
Fábio.

JP!
15-10-2010, 14:01
O que acontece é que se as compras não foram feitas em dólar, são duas conversões:

- primeira, da moeda local (por exemplo, libras) para dólar. A conversão normalmente é no dia da compra, ou quando a compra é recebida pela instituição (alguns dias depois).
- segunda, de dólar para real quando a fatura é gerada.

A segunda, que eu saiba, sempre é pelo dólar comercial PTAX do BACEN; a primeira é arbitrária e normalmente segue a cotação turismo, ou até mais alta, dependendo do banco/emissor/bandeira.

JP

RogerS9
18-10-2010, 10:46
Então JP, mas o que eu tenho visto é justamente a segunda conversão ser arbitrária e ficar bem mais alta que o dolar Ptax.

Liguei no banco e na administradora de cartões e ambas dizem que a conversão é um pouco mais alta que o Ptax porque incidem algumas taxas...mas o que tem vindo na minha fatura não é uma cotação "um pouco mais alta", é uma cotação BEM mais alta que o Ptax.

danban
18-10-2010, 11:52
É uma sacanagem.

Se tem taxas elas deveriam estar bem claras (Ptax + x + y...).

A gente compra uma coisa e não sabe o quanto vai pagar pois a cotação está só na cabeça deles.

JP!
18-10-2010, 12:38
Infelizmente, não são reguladas pelo banco central essas tarifas, mas eu achei que fossem.

"5. Fiz compra em moeda estrangeira pelo cartão de crédito e o banco está me cobrando um valor diferente do publicado na página do Banco Central. Ele pode fazer isso?
Sim. Conforme esclarecido anteriormente, a taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central serve como uma referência para um cálculo aproximado dos valores, e não como uma taxa obrigatória. O pagamento da fatura deve ser realizado pelo equivalente em reais, devendo ser utilizada, para efeito de conversão do valor devido em moeda estrangeira para moeda nacional, a taxa aplicável às operações de câmbio no dia."

Daqui: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/taxCam.asp?idpai=portalbcb#5

Eu acredito que deveria ser PTAX + IOF, mas isso deve estar no contrato.

JP

Aristóteles
18-10-2010, 14:12
O Visa e o Master, ao menos os que eu tenho, usam um câmbio de dolar ligeiramente superior ao oficial, mas não igual. Em cima disso, é cobrado o IOF, cujo valor vem destacado em na minha fatura para casda compra.

PEMAMETAL
14-02-2011, 14:43
Oi pessoal achei este tópico aqui numa busca que fiz no google e quero participar da discussão.

Seguinte, eu estou prestes a fazer uma compra de valor elevado e pagarei pelo paypal. Em torno de $1500,00. Eles me dão 2 opções de conversão do dollar para real, uma taxa do pay pal no qual sai R$1,72, ou aguardar a cotação do cartão de crédito VISA no fechamento.

A principio a taxa do VISA é mais vantajosa pois no momento gira em torno de R$1,66. Porém fui ver o retrospecto de algumas compras que fiz no cartão e fiquei surpreso.
Tenho uma fatura do mes de Outubro/2010 que foi cobrada a taxa de R$1,75, sendo que perto do dia 10 de outubro(fechamento do cartão) a taxa girava em torno de R$1,66 também, são R$0,90 de diferença, estou achando muito abusiva essa cotação do VISA. Não Tem alguma coisa errada nisso?

Desse jeito vale mais a pena pagar pela taxa do pay pal, ou será que o cartão de crédito ainda cobrará mais alguma coisa em cima dessa taxa de R$1,72?

Obrigado

asiufy
14-02-2011, 16:59
Pois é, na verdade cada banco cobra a taxa que quiser. As mais acintosas eram as do American Express, mesmo na época pré-Bradesco.
Costumo usar a conversão via Paypal mesmo, até porque sempre existe a possibilidade do dólar dar um "salto" justamente na época de vencimento do cartão...

PEMAMETAL
14-02-2011, 17:24
É cara, acho que vou por esse caminho tb, só queria saber se o cartão pode cobrar alguma taxa em cima da conversão do paypal, pois aí ja começa a ficar desvantajoso

asiufy
14-02-2011, 18:47
Não, só o IOF de sempre, que toda compra está sujeito...

Perivaldo_Lopes
14-02-2011, 21:15
Amigos,

Uso o cartão em compras no exterior a muito tempo e ele sempre veio com taxa igual ao dolar comercial do dia anterior ao do fechamento do BC, porém, faz 3 meses que notei uma mudança nas taxas. Elas estão sempre acima do BC. Eu ainda acho melhor levar grana viva, assim não pagamos taxa nenhuma, não pagamos IOF nem corremos o risco do dolar estourar. O único problema é ser assaltado mas lá fora até isso é difícil de acontecer.

JP!
14-02-2011, 21:25
Só que a taxa turismo para levar cash é ruim e pelo menos comigo o IOF é cobrado. Em que condições de câmbio o IOF não é cobrado ?

Outra opção é sacar com cartão de débito internacional.

JP

Marcelo T
15-02-2011, 08:33
Agora é cobrado IOF em todas as compras de moeda e de travelers checks. Eu prefiro levar travellers checks do que dinheiro (quando vou pros USA). O check é dinheiro com seguro, não tem perigo se roubarem e a aceitação nos USA é total e tranquila.

Em relação à cotação do dollar no crédito, ele realmente está maior que o comercial. Os cartões usam uma cotação do BC chamada "dollar cartão de crédito" que fica entre o comercial e o turismo. Sobre isso, voce ainda paga 0,37% de IOF, se não me engano.

danban
15-02-2011, 09:21
Bom, não sei se é só meu cartão, mas me cobraram uma taxa de 2,5% sobre a locação do carro que fiz. Apareceu "tarifa sobre compras no exterior". Acho que nisso já está incluso o IOF pois não achei cobrança específica.

Acontece que mesmo assim vale a pena, já que a conversão foi de 1,70 e estou comprando espécie e cartão pré-pago por 1,78 + 0,38% IOF (sim, qualquer compra de dolar agora tem IOF).

Sendo assim, e não se levando em consideração riscos de variações futuras: 1,70 + 2,5% = 1,74.

F@BIO
15-02-2011, 09:49
Eu gosto de tudo um pouco , levo dolar e uso o cartão .

JP!
16-02-2011, 22:24
Em relação à cotação do dollar no crédito, ele realmente está maior que o comercial. Os cartões usam uma cotação do BC chamada "dollar cartão de crédito" que fica entre o comercial e o turismo. Sobre isso, voce ainda paga 0,37% de IOF, se não me engano.

Os 0,37% não são apenas quando se compra em casa de cãmbio ? Acho que na fatura do cartão de crédito é cerca de 2% de IOF, não ?

JP

Coleparmer
17-02-2011, 07:28
Confesso que nao entendi dreito o que voces estão falando, pois sempre que a cotacao do dolar no dia de pagamento ficar abaixo do valor no dia em que foi impresso a fatura do cartão, entao no mês seguinte o cartão devolve o que foi pago a mais no mes anterior. Percebo também que, o valor do dolar usado no momento da impressão da fatura (que ocorre mais ou menos 1,5 semana antes do vencimento) é o valor do dolar comercial. Então não observo nenhuma das coisas que voces falaram acima, a não ser o IOF que é adicionado.

Com relação ao que levar: eu levo geralmente 300-500 doletas para PEQUENAS DESPESAS e o resto tudo, mas tudo mesmo, é pago no cartão, pois ai fico gerando pontos no cartão.

JP!
23-02-2011, 15:03
Recebi a fatura de um Itaucard Visa e nesse caso as conversões compra/dólar e dólar/real foram todas feitas pela cotação BC e com acréscimo de IOF de 2,38%.

JP

RogerS9
28-03-2011, 11:11
Decreto que aumenta IOF para compras com cartão no Exterior, de 2,38% para 6,38%, foi publicado nesta segunda-feira (28/3) no Diário Oficial.
link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/28/aumento-do-iof-ja-encarece-compras-com-cartao-em-sites-estrangeiros/

Com isso, acaba de ficar significativamente mais caro usar cartão de crédito no exterior.
Esse governo é muito engraçado: em vez de baixar os impostos das cosias AQUI, estimulando a economia, eles preferem travar mais ainda, aumentando as compras lá fora e desestimulando as vendas de passagens aqui e e as atividades turísticas. Não dá pra entender...

F@BIO
28-03-2011, 13:22
Pois é 4% a mais .

Vejam se minhas contas estão certas , Mil dolares em compras no cartão :

Antes você pagava 23.80 us e agora são 63.80 us .

JP!
28-03-2011, 13:41
Quase o triplo de imposto.

JP

danban
28-03-2011, 19:15
Bom, não sei se é só meu cartão, mas me cobraram uma taxa de 2,5% sobre a locação do carro que fiz. Apareceu "tarifa sobre compras no exterior". Acho que nisso já está incluso o IOF pois não achei cobrança específica.

Acontece que mesmo assim vale a pena, já que a conversão foi de 1,70 e estou comprando espécie e cartão pré-pago por 1,78 + 0,38% IOF (sim, qualquer compra de dolar agora tem IOF).

Sendo assim, e não se levando em consideração riscos de variações futuras: 1,70 + 2,5% = 1,74.

A 6,38% já fica: 1,70 + 6,38% = 1,80.

Já não está mais valendo a pena comprar tudo no cartão.

F@BIO
28-03-2011, 20:10
Até porque o dolar pode subir .

Rodrigo.RJ
28-03-2011, 20:22
A 6,38% já fica: 1,70 + 6,38% = 1,80.

Dependendo da cotação que se arrume, realmente está ficando caro. :concordo:

Pena que tem coisas que não dá pra escapar, como locadoras...

Abraços!

RogerS9
29-03-2011, 09:42
Estou pensando seriamente em usar um Visa Travel Money e cash na próxima viagem, e só usar o cartão de crédito para despesas que não dá pra escapar do cartão, como aluguel de carro.

danban
29-03-2011, 10:17
Eu usei esse Visa Travel na última viagem.

O bom é que ele é aceito em quase todos os lugares (EUA). Não é aceito em locadoras e hotéis.

O ruim é controlar o saldo. Primeiro me falaram que eu tinha que ir em algum caixa com a inscrição VISA PLUS. Em 10 dias lá não vi nenhum caixa destes. Um dia do nada resolvo fazer uma tentativa no ATM mesmo. E não é que funcionou?

Também disseram que não dava para ver pela internet, mas acho que dá. Parece que eles mesmo não sabem direito como funciona. No meu caso fechei no BB.

alvaros
29-03-2011, 10:21
É.....as compras da DealExtreme vão ter que ser diferentes...Enviar dinheiro pro Paypal ou vincular Contas pra pagamento imediato.
Pergunta pros universitários : se eu enviar dinheiro para minha conta no Paypal ou Vincular minha Conta Corrente ao Paypal, na hora de pagar uma compra o Banco
vai cobrar alguma taxa ?

Edu Carvalho
29-03-2011, 12:19
Pessoal,

Uma dica para quem compra mercadorias no exterior em lojas pela internet. Em vez de utilizar o cartão de credito, utilizem paypal com a opcao de retirada dos fundos direto de sua conta bancaria. Vc ira provavelmente pagar 0.38%, mas pelo menos economizou 6%. Note que há cobrança de R$ 3.00 para valores menores do que R$ 250.

Para quem vai viajar, pode utilizar cartão de debito no exterior. Este tambem sera 6% mais barato!

Abs,
Edu

alvaros
30-03-2011, 12:44
Eu enviei e-mail ao PayPal perguntando quais as despesas que eu teria para enviar dinheiro para minha conta no Paypal. Perguntei também se ao cadastrar a
minha Conta do Banco na Conta Paypal ( para a função DÉBITO, em vez da Crédito nas futuras compras ) quais seriam minhas despesas, já que isso no Ajuda
deles não estava claro. Eles me responderam que o PayPal ainda não implementou essas facilidades de Enviar dinheiro para a Conta Paypal. Disse também
que ainda não é possível Cadastrar a Conta particular do Banco na Conta PayPal. Achei muito estranho essas afirmações dele, pois no site mostra inclusive o
caminho de como fazer estas transações.
Alguém por aqui já fez estas paradas de enviar dinheiro para sua conta paypal ou de cadastrar a sua conta de banco e usá-la em comprars pela Internet ?

Edu Carvalho
30-03-2011, 13:38
Alvaros,

Parece que tem algo aí mesmo. Depois que dei a noticia aqui, fui fazer uma compra tentando utilizar fundos da minha conta corrente. Nao funionou. Entretanto, parece ser possível sim receber dinheiro na conta. Pelo menos é o que está descrito no próprio site do paypal

F@BIO
30-03-2011, 14:50
Fala Edu tudo bem , isto realmente funciona ?

Para quem vai viajar, pode utilizar cartão de debito no exterior. Este tambem sera 6% mais barato!

Edu Carvalho
30-03-2011, 15:05
Isto funciona sim Fábio!

F@BIO
30-03-2011, 15:34
Boa dica Edu :legal:, vou testar é este visa eletron mesmo não é ?

Edu Carvalho
30-03-2011, 16:50
Nao sei se é chamado de visaeletron lá fora. Só fala... "debit please" :legal:

JP!
30-03-2011, 17:36
Eu não costumava usar débito lá fora para compras, só para saques, mas acho que talvez agora seja uma opção.

JP

danban
30-03-2011, 18:51
Pô, nunca tinha ouvido falar que a gente tinha essa opção do débito.

A taxa de conversão é a mesma do crédito? Não incide nenhuma taxa extra ou imposto em cima?

Rodrigo.RJ
30-03-2011, 21:06
Perae, perae! :bD

Tem banco que te permite usar o débito lá fora, o Itaú, por exemplo. :legal:

Mas, não é de graça. Custa(va) uns R$9,00 pra usar este serviço no ano passado, ou seja, pra valores baixos, não vale a pena. Aqui eu uso débito direto, não tenho o hábito de andar com $. :bD

Outra coisa é sacar nos caixas eletônicos, que também dá pra fazer com o cartão do Itaú (cartão da conta). :legal: Aí cada banco lá fora cobra uma taxa diferente. No Bank of America, que usei, eles cobravam apenas 1 dólar. :D

Informem-se melhor com seus bancos, mas estas facilidades realmente existem. :legal:

Abraços! :legal:

ricaso
31-03-2011, 09:01
Na tabela de tarifas no BB está marcado deste modo "Compras no exterior (crédito ou débito) Evento 2,50%"

thgrecco
01-04-2011, 16:22
Boa tarde !

To com a seguinte duvida : Um amigo vai pros EUA em abril e vai trazer um home pra mim. Vou fazer o pedido na amazon e pedir pra entregar no hotel q ele estara hospedado. Minha duvida é a seguinte : Consigo usar o cartao de debito do bradesco para fazer compras na amazon ? Assim estarei evitando os 6.38%.

Muito obrigado,

Abraços.

Rodrigo.RJ
01-04-2011, 17:41
thgrecco,

Acho que não, mas de qualquer maneira, comprando pela Amazon provavelmente você já vai se livrar da taxa sobre a venda lá, que seria cobrada caso seu amigo comprasse numa loja, então fica mais ou menos uma coisa pela outra. :p

Abraço! :legal:

JP!
01-04-2011, 17:56
Na tabela de tarifas no BB está marcado deste modo "Compras no exterior (crédito ou débito) Evento 2,50%"

Isso seria uma tarifa além do IOF, cobrada pelo administrador do cartão, não ?

JP

---------- Mensagem adicionada às 17:56 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:55 ----------

Boa tarde !

To com a seguinte duvida : Um amigo vai pros EUA em abril e vai trazer um home pra mim. Vou fazer o pedido na amazon e pedir pra entregar no hotel q ele estara hospedado. Minha duvida é a seguinte : Consigo usar o cartao de debito do bradesco para fazer compras na amazon ? Assim estarei evitando os 6.38%.

Muito obrigado,

Abraços.

Que eu saiba, a medida só afeta cartão de crédito, mas não tenho certeza.

Já usei cartão de débito fisicamente lá fora, mas online nunca.

Edit: segundo estes links, o IOF para o débito é (e aparentemente continua) em 0,38%:
http://dicasdeferias.com/tag/cartao-debito-internacional/
http://eufuieuvou.com/?p=684
http://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

JP

thgrecco
04-04-2011, 10:55
Obrigado a todos pelas respostas !

Abraços

Edvaldo Fernandes
04-04-2011, 11:18
Tem uma matéria no UOL sobre o assunto:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/897832-turistas-tem-opcoes-para-fugir-da-alta-do-iof-do-cartao-de-credito.shtml
Turistas têm opções para fugir da alta do IOF do cartão de crédito

Edvaldo

F@BIO
04-04-2011, 18:58
Boa Edvaldo .

F@BIO
08-04-2011, 13:56
Comprei hoje a 1.69 no visa pre pago .

Rodrigo.RJ
08-04-2011, 15:25
ahn? Travel Money, Fábio? :que:

Abraço! :legal:

F@BIO
08-04-2011, 19:21
Cartão visa em moeda estrangeira Rodrigo ,olhe aí .

www.cashpassport.com

carlovinil
11-04-2011, 17:56
Pô com o novo IOF tá ficando complicado, eles vão querer frear as compras fora.

JP!
12-04-2011, 10:56
Tem uma matéria no UOL sobre o assunto:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/897832-turistas-tem-opcoes-para-fugir-da-alta-do-iof-do-cartao-de-credito.shtml
Turistas têm opções para fugir da alta do IOF do cartão de crédito

Edvaldo

Não tinha visto essa reportagem, interessante.

O quadro-resumo da reportagem:

http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/11094129.gif

-------

Alguém já usou o débito na Venezuela ?

Estive lá semana passada e não consegui usar, pois o POS pedia um número de documento e tanto com o RG como o CPF, não consegui fazer a compra.

JP

LGA
13-04-2011, 17:24
Não tinha visto essa reportagem, interessante.

O quadro-resumo da reportagem:

http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/11094129.gif

-------

Alguém já usou o débito na Venezuela ?

Estive lá semana passada e não consegui usar, pois o POS pedia um número de documento e tanto com o RG como o CPF, não consegui fazer a compra.

JP

Esses cartões de débito usam um US$ que não entendo. Fui olhar no itaú, saque de cartão internacional, bem como cartão pré-pago usam o US$ Itaú que é pior que o US$turismo. Se os outros bancos forem parecidos, prefiro continuar pagando o IOF no cartão de crédito em viagens internacionais, sai igual. A maior vantagem seria ter uma cotação já definida, o que hoje em dia não é vantagem nenhuma, o US$ só cai...

Rodrigo.RJ
13-04-2011, 22:51
LGA,

Você viu se no Itaú eles também não cobram uma taxa, tipo uns 9 reais, ou dólares (não lembro) por saque/débito? :que:

Com certeza que lá fora dependendo do banco/caixa eletrônico que se utilizar, em caso de SAQUE, eles cobrarão uma taxa. :concordo: :legal:

vinnywd
15-04-2011, 14:44
LGA,

Você viu se no Itaú eles também não cobram uma taxa, tipo uns 9 reais, ou dólares (não lembro) por saque/débito? :que:

Com certeza que lá fora dependendo do banco/caixa eletrônico que se utilizar, em caso de SAQUE, eles cobrarão uma taxa. :concordo: :legal:

Rodrigo,

Consultei o Itaú (vou viajar por esses dias) sobre as taxas para saque e compra no cartão de débito. Fui informado que existe taxa para saque mas não para compra, apenas o IOF de 0,38.

Mas a única vez que eu tentei usar débito para compra no exterior eu não consegui. Depois, nunca mais tentei.

FDMB
15-04-2011, 15:10
Fiz uma comprinha no cartão através do paypal e acho que nessa modalidade não rola o IOF.

Estou enganado?

JP!
15-04-2011, 15:40
Rodrigo,

Consultei o Itaú (vou viajar por esses dias) sobre as taxas para saque e compra no cartão de débito. Fui informado que existe taxa para saque mas não para compra, apenas o IOF de 0,38.

Mas a única vez que eu tentei usar débito para compra no exterior eu não consegui. Depois, nunca mais tentei.

Cobrança para saque no exterior sempre houve e imagino que isso não tenha mudado, mas para pagamento com débito comigo nunca houve cobrança direta, mas sim na conversão de moeda.

Com relação à taxa de saque do caixa do sistema local do país, comigo costuma aparecer essa informação na tela do caixa eletrônico, antes de comfirmar o saque.

JP

---------- Mensagem adicionada às 15:40 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 15:38 ----------

Fiz uma comprinha no cartão através do paypal e acho que nessa modalidade não rola o IOF.

Estou enganado?

Suponho que se o crédito tenha sido carregado em reais, não, mas em caso contrário entendo que há incidência do IOF.

O paypal tinha aquele sistema de débito de conta corrente que provavelmente evitava isso (nunca usei), mas entendo que foi desativado.

JP

FDMB
15-04-2011, 16:14
Sim, claro. O valor foi transformado em R$ na hora da compra e lançado também em R$ no cartão.

Rodrigo.RJ
15-04-2011, 17:20
vinny,

Também vou, por isso eu queria saber. :concordo: :bD :legal:

JP,

isso mesmo, na hora lá eles dizem quanto vão cobrar. :legal:

Então o grande lance é pagar no débito! :concordo: :bD :legal:

LGA
15-04-2011, 19:52
Gente, alguém pode me provar que é melhor usar cartão de débito do que o de crédito? Porque no cartão de crédito usa-se como taxa o us$ comercial e no de débito uma taxa de US$ que na melhor das hipóteses é o turismo (dai pra pior). A diferença nas cotações é maior que o IOF majorado da Dilma...

JP!
19-04-2011, 15:06
LGA, varia de caso a caso, pois as taxas mudam para cada bandeira/cartão e o câmbio de conversão também.

No meus cartões, a conversão de dólar para real até é bastante próximo do dólar comercial, mas a conversão moeda local x dólar, não.

Só que com o 6% de diferença no imposto, é bastante provável que o débito seja mais barato.

JP

RogerS9
21-04-2011, 16:20
Gente, alguém pode me provar que é melhor usar cartão de débito do que o de crédito? Porque no cartão de crédito usa-se como taxa o us$ comercial e no de débito uma taxa de US$ que na melhor das hipóteses é o turismo (dai pra pior). A diferença nas cotações é maior que o IOF majorado da Dilma...

LGA, no meu caso eu posso provar rs rs

Como o JP falou, depende de bandeira, banco, operadora. Porque o dólar cobrado não é regulamentado, e cada operadora pode cobrar o valor que quiser, que raramente é o dolar comercial.

Eu tenho Visa, Mastercard e Diners em diferentes bancos, e em todas o dolar veio a 1,63 (cotação de 18/04). Nesse dia o dólar comercial estava a 1,59.

No mesmo dia, a compra de dolar pelo Visa Travel Money pelo dolar turismo estava a 1,62! :)

Além de ser mais barato, o IOF era 6% mais em conta. Uma economia de 107 reais a cada 1000 dolares gastos.

F@BIO
02-05-2011, 13:18
Usei o Visa agora e adorei , acho que é a melhor opção no momento .

RLB
18-05-2011, 17:07
No personnalité é 9 reais por saque lá fora!

Eles te disponibilizam amex pré pago sem custos... Vou levar um desses...

---------- Mensagem adicionada às 17:07 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:04 ----------

https://www.americanexpress.com/brazil/personal/travel/prepaid_travel_card/index.shtml

antweb
22-05-2011, 20:21
Vi esta reportagem da UOL e me ficou uma dúvida.. Da pra parcelar no exterior com cartão de crédito? Pois até então eu achava que não era possível..

Posso comprar em uma loja 1.000 dolares e parcelar? em 2x 3x 4x e etc?

F@BIO
23-05-2011, 10:35
Com juros do seu cartão você pode , só acho que não vale a pena .

RogerS9
25-05-2011, 11:41
Usei o Visa agora e adorei , acho que é a melhor opção no momento .

Concordo com a afirmação!
Usei este mês nos EUA e Caribe, e o Visa Travel Money foi aceito em praticamente TODOS os lugares que eu fui. Lojas, restaurantes, bares, serviços, tudo. É possível ver o saldo em qualquer ATM, enfim, foi uma grande comodidade. Cartão de crédito, no momento, se tornou o pior negócio de todos.

Informatico
28-05-2011, 19:47
Como comprar já pela internet (para pegar em Hotel nos EUA, fugindo dos 6,5% do estado de Miami por exemplo), fugindo do IOF de 6% da dilma? Compro pelo paypal, mas sempre vem na minha fatura de cartão em dóllar... sei q tem uma opção de conversão na hora q nunca consegui usar....

retirado do site do paypal:
"Caso sua transação envolva uma conversão de moeda, ela será concluída a uma taxa de câmbio estrangeiro de varejo, determinada para o PayPal por uma instituição financeira internacional, ajustada duas vezes por dia com base nas condições do mercado. Esta taxa de câmbio inclui uma tarifa de 3,5% acima da taxa de câmbio de atacado na qual o PayPal obtém a moeda estrangeira, e a tarifa é retida pelo PayPal. A taxa de câmbio específica que se aplica à sua transação de várias moedas será exibida no momento da transação."

Entendi então q mesmo eu usando essa conversão na hora em reais, vou sar o câmibo do paypal e ainda tarifa de 3,5% ... Assim fujo do IOF, mas tem q ver se é vantajoso esse câmbio do paypal.

Informatico
29-05-2011, 11:24
Numa pesquisa agora nas minhas fatura de cartão de junho tenho dois fatos:

1) Itaú platinum: Fiz uma compra em Dólar. O câmbio utilizado foi de 1,63 ... Não sei se eles usam o câmbio do dia ou o do fechamento da fatura. De qualquer forma, o câmbio oficial, dólar comercial, no dia da compra foi de 1,62 e no dia do fechamento da fatura 1,61 ... A variação é pouca...

2) BB Smiles Platinum: Compra em dólar, câmbio utilizado foi 1,66 .... BB cobrando câmbio acima do normal...

Informatico
29-05-2011, 12:06
Então, temos o seguinte:

cartão de crédito: dolar comercial (um pouco acima, depende do banco) + IOF de 6.38% = 1.63 + 6.38% = 1.7339

Visa Travel Money: dolar turismo (na maioria) + IOF de 0.38% = 1.74 + 0.38% = 1.7466

Para compras pela internet (Amazon, bes buy, Game Stop e etc..) usando Paypal e conversão na hora: È usada taxa de câmbio que inclui uma margem de lucro de 3,5% sobre a taxa de câmbio de atacado na qual o PayPal obtém a moeda estrangeira. E sabe-se lá qual a taxa que o paypal consegue a moeda...

asiufy
29-05-2011, 12:09
Informatico,

Mesmo se você fizer a transação no Paypal em R$, será cobrado IOF, pq o Paypal ainda aparece como empresa estrangeira. Acredito que se eles conseguissem credenciamento junto aos bancos locais para processar cartão aqui no Brasil, só assim estaríamos isentos do estupro de 6,38% da maldita "presidenta".

alexandre

Rodrigo.RJ
29-05-2011, 12:11
Informático,

O dólar para pagamento é o do dia do vencimento da fatura, ou seja, o cartão usa o dólar do dia do fechamento da fatura como referência e depois ele credita ou debita da fatura do próximo mês de acordo com a cotação do dia do vencimento da fatura. :legal:

Abraço!

FDMB
29-05-2011, 13:03
Quando pago no paypal por aqui, o valor é debitado no cartão em R$ e não incidiu, ao menos até o momento, nada de IOF.

Informatico
29-05-2011, 13:32
Informatico,

Mesmo se você fizer a transação no Paypal em R$, será cobrado IOF, pq o Paypal ainda aparece como empresa estrangeira. Acredito que se eles conseguissem credenciamento junto aos bancos locais para processar cartão aqui no Brasil, só assim estaríamos isentos do estupro de 6,38% da maldita "presidenta".

alexandre
Será? acho q só o IOF de 0.38% .... , quando se usa opção de converter direto pra reais....

No paypal vc tem 2 opções quando compra em dólar: 1) debito em $ mesmo.... ou 2) conversão pra reais no momento do pagamento. Aí q entra o esquema q falei...

asiufy
29-05-2011, 18:11
FDMB,

Cartão de crédito ou débito? Qual bandeira/banco? Na minha experiência, com Itaú (Visa e MC) e Santander (MC), em ambos, a transação aparece na seção de "compras internacionais" da fatura, com o IOF de 6,38% logo abaixo. Ah, e não importa se a transação é em R$ ou outra moeda, ela sempre aparece na seção internacional, quando é via Paypal.

Informatico,

Não foi o meu caso. 6,38% convertendo ou não para reais. Quais bancos/bandeiras você usa?

Vejam um exemplo de uma transação:

17/05 PAYPAL *HALIDE DSGN 481,79
LUXEMBOURG 779,05 BRAZILIAN RE
19/05 IOF COMPRA INTERNACIONA 30,74
0,00

Fiz a transação em R$, o banco converteu novamente pra US$ na fatura, e 2 dias depois, caiu o IOF.
Ah, esta transação está na seção internacional da fatura.

alexandre

F@BIO
29-05-2011, 18:37
O valor do dolar esta ajudando quem tem viagem agendada pode comprar um no pré e se garantir .:legal:

Mastter
29-05-2011, 20:24
No paypal tem a opção de ele converter na hora e te cobrar o valor em reais.

Eu nao sei bem como isso funciona, mas já comprei em varias lojas lá fora que o debito veio em reais mesmo.

Isso é bom pois evita desespero caso o dólar tenha uma subida louca e evitava o IOF.

FDMB
29-05-2011, 20:38
FDMB,

Cartão de crédito ou débito? Qual bandeira/banco? Na minha experiência, com Itaú (Visa e MC) e Santander (MC), em ambos, a transação aparece na seção de "compras internacionais" da fatura, com o IOF de 6,38% logo abaixo. Ah, e não importa se a transação é em R$ ou outra moeda, ela sempre aparece na seção internacional, quando é via Paypal.

Informatico,

Não foi o meu caso. 6,38% convertendo ou não para reais. Quais bancos/bandeiras você usa?

0,00

Fiz a transação em R$, o banco converteu novamente pra US$ na fatura, e 2 dias depois, caiu o IOF.

alexandre

O meu é Visa BB. O valor transformado em R$ aparece em compras comuns e não em compras no exterior.

Informatico
29-05-2011, 21:32
Na verdade já fiz essa conversao na hora tb, mas faz 1 ano q nao sei pq nao lembro e nao consigo usar a opcao de conversao pra real.

Mas tem respaldo. É compras no exterior q cobra-se IOF, nao importando se real ou dolar. Se o cartao identificar q foi no exterior, atribuindo paypal como "exterior" , entra o IOF mesmo.

Ouvi falar q na AMAZON da pra comprar com visa travel money.

Informatico
29-05-2011, 21:35
FDMB,

Informatico,

0,00

alexandre

Sua compra é recente né. Será q ficaram expertos com esse "atalho" e tao identificando todo paypal feito la fora como exterior?

asiufy
29-05-2011, 23:43
FMDB,

Considere-se um homem de sorte :) Alguem mais usa BB e teve a mesma experiência?

Informatico,

Esta compra é recente, mas faço compras no Paypal todos os meses, e nunca vi nenhuma transação que não fosse em "compras no exterior", seja em R$ ou outra moeda.

Parece que o BB é quem está beneficiando seus clientes. Vou tentar ligar no Itaú e contestar as compras como sendo "no exterior"... :)

alexandre

JP!
30-05-2011, 13:50
EU fui verificar meus cartões (Santander) e para as compras do Paypal feitas em reais, não houve cobrança de IOF nem conversão de taxa de câmbio.

Houve cobrança de IOF e conversão no caso da taxa de confirmação de cartão, aquela inicial em dólares (American Express).

JP

Informatico
30-05-2011, 14:17
No meu itaú aconteceu algo estranho tb... Comprei a assinatura da LIVE BR, e era para ser debitado 89,00 reais... aí entrou no cartao itaú, mas realmente converteu de volta para dólar, e depois para real de novo, combrando o IOF de 6,5% ...

Tá cheirando ***** do itaú mesmo...

Informatico
31-05-2011, 10:51
Bem, dei uma pesquisa no google sobre isso ... Muitos problemas relatados no cartão Itaú mesmo. Mas a posição do Paypal é que é cobrado IOF mesmo nas compras "em reais"... Olha só um e-mail duma funcionária do Paypal:

"Infelizmente sua dica para economizar IOF com PayPal não procede, pois compras internacionais em Reais também estão sujeitas ao IOF. Todas as compras internacionais pagas com cartão de crédito internacional, com ou sem a PayPal, estão sujeitas ao IOF, independentemente da moeda utilizada / escolhida pelo comprador. O decreto que trata do IOF estabelece que a alíquota de 6,38% é devida “nas operações de câmbio destinadas ao cumprimento de obrigações de administradoras de cartão de crédito ou de bancos comerciais ou múltiplos na qualidade de emissores de cartão de crédito decorrentes de aquisição de bens e serviços do exterior efetuada por seus usuários”. Sempre que um portador de cartão de crédito compra um bem ou serviço no exterior, o banco emissor do cartão tem que efetuar um câmbio para honrar esta obrigação contraída pelo usuário. Este câmbio está sujeito ao IOF, o qual é repassado ao portador pelo banco.
Assim, mesmo que você ou seus leitores escolham pagar por uma compra internacional em Real, fixando o câmbio na data da compra ao invés de correr o risco de variação cambial, o IOF será devido e será cobrado quando a fatura for fechada. Geralmente as faturas parciais de cartão não mostram o IOF devido – ele só é calculado e aparece quando a fatura é fechada.
Note que esta situação pode ocorrer tanto em compras virtuais, como em compras presenciais. Na Europa é bastante comum que as lojas ofereçam a possibilidade de pagar suas compras na moeda do país em que o seu cartão de crédito internacional foi emitido – no nosso caso em Real. Mas depois o IOF é cobrado como explicado acima.
Espero ter esclarecido a questão até para poder evitar questionamentos futuros”."

------

Todavia, a maioria do banco parece que não está cobrando IOF quando o Paypal faz a conversão pra REAL. Caso fosse cobrado, não seria nada vantajoso usar essa converão, pois o Paypal usa um câmbio acima do comercial, e segundo seu site ainda cobra 2,5% sobre essa taxa.
De fato na compra de 1 ano de LIVE Gold que fiz no xbox360, era pra ser cobrado 89,00 reais ... Mas converteram para dólar e aplicaram o IOF da dilma, virou 58,45 dólares e 95,27 reais. Isso num cartão Itaú.

JP!
31-05-2011, 18:33
Eu estou me referindo à fatura fechada e não houve IOF.

Inclusive, o pagamento aparece no resumo na seção "Compras no Brasil" a não "Compras no exterior".

Eu fiz meu cadastro na Paypal BR, será que é por isso ?

JP

Informatico
28-06-2011, 12:17
Fui na confidence dia 22, o cotação deles para carregar VTM tava em 1,70... Cartão sem taxa para carregar nem fazer.

No mesmo dia tive informações pela net que o BB naquele dia 22 estava com cotação para VTM em 1,64 ... Só que o custo do VTM é de $25.

mil dolares ($1000)

confidence: R$1700,00 cambio 1,7

BB: R$1672,8 cambio de 1,64
** o VTM do BB tem um custo de $20

$ 1000 - mil dolares no Cartao de Crédito, Smiles platinum do BB (cotação dolar nesse dia tava em 1,62 ...)
Igual = R$1620 reais + 6,38% IOF = R$1723,00

-----------

4 mil dolares

custará R$6800 no VTM confidence

Custará R$6593,00 no VTM BB

$4 mil dolares no Cartao de Crédito custará com o IOF atual = R$6893,00 reais

R$ 207 reais de diferença pro Confidence e R$ 300 pro CC(Já paga meus táxis)

Conclusão: para 4 mil dólares o VTM do BB é a melhor opção. Todavia, podemos levar
em consideração que no Cartao de Crédito vc acumulha minha (no meu caso 2 milhas por dólar).
Logo eu acumularia algo como 8 mil milhas se usar o cartão, enquanto usando VTM BB economizo 300 reais.

A pergunta é, pra quem acumla minhas e ainda com um cartão de 2 pontos por dólar: 8 mil milhas valem 300 reais Acho que valem...

danban
28-06-2011, 12:24
Dá mais ou menos na mesma.

No mercado paralelo 10.000 milhas valem aprox. R$ 300,00 no caso de venda.

Para quem emite e não vende vale mais a pena acumular as milhas.

marcelocostabr
29-06-2011, 10:14
Cheguei agora dos EUA e no Free Shop na hora de pagar a atendente me ofereceu as opcoes em dolar ou real. Perguntei quais eram as diferencas, ela disse que em dolar tem cobranca de IOF no cartao e em reais nao tem essa cobranca e ainda podia parcelar a compra. Outro detalhe, em Miami, minha compra na Polo Ralph Lauren foi debitada jah em reais na hora da compra e na fatura do cartao.

eddypimenta
14-09-2011, 17:22
Pessoal, apenas para vcs ficarem sabendo, o Itaucard passou a usar o dólar turismo a partir das compras efetuadas em agosto de 2011. Assim, unilateralmente, sem avisar a ninguém, num completo desrespeito aos clientes. Antes era o dólar comercial o PTAX do BC. E era a melhor opção do mercado. Por "acaso" e por "mera coincidência", os brasileiros viajaram à beça e estão "carregados" em dólares. Viva o respeito e a dignidade do nosso "maior banco privado brasileiro". Quiçá para pagar o prejuízo dos cofres misteriosamente arrombados?? Estou indignado.

lebatis
14-09-2011, 21:05
Eddy, como vc ficou sabendo disso?

Sempre usei o itaucard para compras internacionais e viagens. Era uma das melhores opções que eu tinha.

Se sua informação foi confirmada, danou-se. Pelo levar VTM

JP!
14-09-2011, 21:40
Pessoal, apenas para vcs ficarem sabendo, o Itaucard passou a usar o dólar turismo a partir das compras efetuadas em agosto de 2011. Assim, unilateralmente, sem avisar a ninguém, num completo desrespeito aos clientes. Antes era o dólar comercial o PTAX do BC. E era a melhor opção do mercado. Por "acaso" e por "mera coincidência", os brasileiros viajaram à beça e estão "carregados" em dólares. Viva o respeito e a dignidade do nosso "maior banco privado brasileiro". Quiçá para pagar o prejuízo dos cofres misteriosamente arrombados?? Estou indignado.

Obrigado pela informação ... se eu soubesse uns dias antes :(

JP