Ver Versão Completa : Lampadas Dicróicas
Pessoal, estou reformado minha sala do home e pensei em colocar algumas lampadas dicróicas encima da estante..
Só que eu sempre pensei que elas gastavam um monte, pois tem algumas no escritório do meu pai e nos quartos que com poucos minutos de uso já ficam fervendo.. Só que esses dias fui trocar uma delas e vi que são 20w..
Elas gastam realmente isso ou gastam mais por esquentarem muito???
E outra coisa, numa sala que todo dia fica umas 4h com as lampadas acesas, esta opção seria viável?
Essas lâmpadas realmente consomem pouco.
Na minha sala têm um monte delas, acho que 8. Fora elas tb tem umas eletronicas e as dicróicas acabam ficando desligadas a maior parte do tempo...
Olha aqui:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=10964
Tem gente que diz que elas causam cancer, não sei se tem base cientifica...
LUIS - RS
18-05-2005, 16:55
wnf,
Além das dicróicas, existem também as lâmpadas do tipo AR-70, que possuem um facho bem direcional (muito interessantes para destacar algum objeto, quadro, etc), a desvantagem é que esquentam bastante. Tem também as Halopin, semelhantes às AR-70 e com um facho mais aberto, para iluminar áreas maiores, com menor dissipação de calor. E existem ainda as cordas luminosas, para serem instaladas em sancas no gesso, que dão um efeito muito bonito, inclusive podendo jogar com a decoração, pois vêm em várias cores.
Estes são os 03 tipos que estou usando na minha sala, penso que valeria a pena ires a uma loja de iluminação para conheceres os vários modelos disponíveis e escolher aquele(s) que melhor atende(m) às características do teu projeto.
Abraços :tu:
Luis
vi que são 20w..
Elas gastam realmente isso ou gastam mais por esquentarem muito???
As mais comuns são de 50W, mas tb tem essas de 20W que vc falou. A questão delas gastarem muito ou não é que, para ficar realmente legal, vc tem que espalhar várias delas na sanca de gesso ou nos spots, e aí o consumo vai aumentando. Se vc puser umas 10 lampadas, gastará obviamente 200W (ou 500W se forem as de 50...) e terá a mesma iluminação de duas lp de 40W fluorescentes.
Mas que elas dão uma aparência bem mais legal, isso sim, principalmente se vc tiver quadros na parede ou objetos a serem iluminados pelos focos direcionais.
Eu tenho dicroicas fora das sancas e fluorescentes dentro das sancas (luz indireta), conforme o caso acendo uma ou outra, ou ambas. Quando a sessão vai começar, apago as fluorescentes e as dicroicas vão apagando devagar até escurecer totalmente. Ao acabar o filme, vai acendendo devagar até o máximo. Fica bem legal.
Uma dica sobre as lâmpadas dicróicas: dê preferência as de 12 volts, pois tem maior durabilidade, foco mais direcional e maior luminosidade (mais branca). Existe nas potências de 20, 30 e 50 watts. Precisam de transformador, mas são pequenos e instala-se sobre o forro ou sanca, conforme o caso.
abraços
Fontes
Amigos,
possuo as lâmpadas dicróica em diversos ambientes do meu apartamento, trazendo um realce muito grande para os mesmos.
O consumo não é excessivo, mas apenas alguns alertas:
- em quantidade, geram grande luminosidade;
- tendem a aquecer o ambiente e, no verão, prepare o ar condicionado;
- colocadas próximas ou direcionadas para paredes e móveis, destacam o seu conteúdo e, também, as eventuais imperfeições existentes.
Essa a colaboração,
BIGODE
joao_neto_pb
18-05-2005, 19:22
Eu nao aconselharia se voce for ficar perto dela. O juizo comeca a esquentar em 5 minutos, voce fica com dor de cabeça.
m.fernandes
18-05-2005, 22:05
wnf,
Cheguei tarde porque cada colega mencionou uma coisa importante e quase que esgotaram o assunto.
Evite lâmpadas dicróicas chinesas...são mais baratas, porém duram pouco.Nunca testei , mas tbem ouvi falar que as de 12V queimam com menos frequência, mas por serem de 12V exigem um transformador para cada lâmpada.Neste caso dê preferência aos eletrônicos que são mais silenciosos ( não fazem aquele zumbido zzzzzzzzzzz), porém verfique de eles permitem "dimmerizar" o ponto de luz.
Uma outra característica é a abertura do facho.Eu utilizo as de 38º.
Antigamente a dicróica emanava o calor para baixo e era infernal ficar num ambiente com elas.Hj em dia este problema está resolvido pois as boas lâmpadas emanam o calor para cima (para dentro do forro ou sanca de gesso) e tudo bem.
Eu prefiro os ambientes com dicróicas e um efeito muito interessante chama-se "wallwashing" ou "wallwasher".Pesquise e veja se é possível aplicar na sua casa.
Recomendo acessar o site www.osram.com.br (http://www.osram.com.br/) :legal:
ricardo_pedrassani
08-12-2005, 19:25
Também recomendo o site. É muito completo!
Eu nao aconselharia se voce for ficar perto dela. O juizo comeca a esquentar em 5 minutos, voce fica com dor de cabeça.
Alguem mais confirma isto ?
Tenho uma acima da cabeça na cama e a Patroa lê direto sob ela ...
Não escutei ela reclamar ...
Mas de dor de cabeça ela nunca deixou de padecer mesmo antes da lâmpada estar lá ...
Pamaju...
neste caso você é um felizardo...rs....patroa sem dores de cabeça antes de dormir??? Esta é classica......rs.....
abraços
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.