Ver Versão Completa : RSP1068 - Aceito sugestoes nos ajustes!
mario fernandes
21-05-2005, 21:23
Colegas do Forum,
Hoje, finalmente, chegou o meu RSP1068 comprado através do nosso patrocinador, a HIFICLUB :legal:, após muitos telefonemas e mensagens com a Renata.
Peço a ajuda dos colegas para postarem os ajustes que melhor lhe pareceram, pois ainda nao conseguí esse ajuste ideal.:D
Sem dúvida, houve uma melhora em comparaçao com o receiver Denon 4802. Ainda bem...!:feliz:
Grande Mario,
Parabens meu amigo, fico feliz que depois de tanta duvida, a sua troca foi exatamente o que voce estava idealizando :legal: .
Forte abraco
Cocuroci
22-05-2005, 06:58
Mario,
Parábens pela compra e bem vindo ao clube ;)
Quanto aos ajustes o 1068 oferece muitas opções o que pode complicar um pouco inicialmente, mas o que se deve fazer e ler atentamente o manual e principalmente ir testando cada possibilidade, eu que já estou com o meu a mais de 6 meses acho que ainda não testei todas. :D
Qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar no que for possível.
Aos usuários do 1068, vocês no test tone deixam as frontais no 0 ou dão algum ganho ?
Abraço,
Carlos.
Amigos, para usar um processador do nível do 1068, não tem jeito... há de se ESTUDAR o manual e tê-lo sempre à mão para consulta no começo (mesmo o 1068 sendo complexo, acaba-se por dominar a maioria dos menus de ajuste após algum tempo de familiarização) ou então treinar no SIMULADOR (http://www.rotel.com/support/programming-your-processors-OSD.htm), pois não é possível "dicas" para ajuste, pois esse depende de "n" fatores que são totalmente particulares de uma sala para outra, sem falar das caixas acústicas... antes de comprá-lo, baixei e imprimi o manual em pdf do site da Rotel, e hoje uso esse manual impresso para minhas consultas (o original está intocado), o qual já se encontra bem gasto pelo uso.
Um decibelímetro também é item absolutamente necessário (esse para todos os que possuam um HT, EMHO) pois, respondendo ao Garam, ao menos aqui em casa cada canal tem uma calibragem, que é influênciada diretamente pela acústica do ambiente. :tu:
Claro que, uma vez dominados os ajustes básicos, fica menos complicado para quem já tem alguma prática com a criança, como o Ronaldo, o Braghetto ou eu, tirarmos alguma dúvida. :)
[[]]'s
mario fernandes
22-05-2005, 14:46
Depois que o Ronaldo falou que depois de 6 meses continua ajustando... e eu que estou agora estou chegando, vejo um LONGO caminho pela frente!:)
mario fernandes
22-05-2005, 14:55
Amigos, para usar um processador do nível do 1068, não tem jeito... há de se ESTUDAR o manual e tê-lo sempre à mão para consulta no começo (mesmo o 1068 sendo complexo, acaba-se por dominar a maioria dos menus de ajuste após algum tempo de familiarização) ou então treinar no SIMULADOR (http://www.rotel.com/support/programming-your-processors-OSD.htm), pois não é possível "dicas" para ajuste, pois esse depende de "n" fatores que são totalmente particulares de uma sala para outra, sem falar das caixas acústicas...
...Claro que, uma vez dominados os ajustes básicos, fica menos complicado para quem já tem alguma prática com a criança, como o Ronaldo, o Braghetto ou eu, tirarmos alguma dúvida. :)
[[]]'s
E é essa a questao, meu caro. Com o entusiasmo que tenho em querer, já de imediato, de desfrutar na totalidade o equipamento, estou querendo *SUGAR* o que todos tiveram que sofrer para ajustar os seus equipamentos...:feliz:
mario fernandes
22-05-2005, 14:58
Perdao, pela terceiro post continuado...
Como faço apagar o display no aparelho? Ou seja, que ele acenda sómente quando aciono pelo controle alguma funçao?
Mário,
aperte MENU por alguns segundos que apaga e vice-versa para acender, ou qualquer outra tecla
Meio off, mas hoje me ofereceram um 1098 semi-novo por um preço MUITO interessante...
Será que vou pagar a lingua mais uma vez ?
E olha que eu nem sou dos muito cosquentos desse fórum.
:aiai:
Vindo de vc, nada mais me surpreende... :hilario: ;)
[[]]'s
mario fernandes
23-05-2005, 08:52
Mário,
aperte MENU por alguns segundos que apaga e vice-versa para acender, ou qualquer outra tecla
Legal. Hoje vou testar. :legal:
As pilhas já estao *meio* descarregadas. Nao aguentaram o *tranco*!:D
fbraghetto
23-05-2005, 09:15
Mario,
Eu tmb achei estranho das primeiras vezes, mas me acostumei a ter o LCD do RC ligado...
Do mais, no que precisar e eu puder ajudar, estou por aqui :legal:
mario fernandes
23-05-2005, 09:42
Aos usuários do 1068, vocês no test tone deixam as frontais no 0 ou dão algum ganho ?
Abraço,
Carlos.
Eu deixei as minhas frontais com +5, a CC +6, o sub +6, as Sr +6 e as Sb +7. Hoje vou testar aumentando mais...:D
Mário,
use decibilímetro :)
mario fernandes
23-05-2005, 09:47
Sim, Joao Alfredo. Eu ajusto com ele, mas dou o *ganho* também.:)
fbraghetto
23-05-2005, 10:17
O normal é fazer o teste do 1068 (pelo que eu sei :)) usando o volume 80 no 1068 e configurando em 80dB no decibelimetro...
em casa ficou L/C/R / SB/SR/SUB respec... = +1/0/+1 +4/+4/-3
Uma coisa que reparei, mas também não me lembro em quanto estava o ganho no 1066, foi que no 1068, com ganho 6 nas frontais, achei que o volume no 50 por exemplo é mais baixo do que no 1066.
Realmente não me lembro em quanto estava o ganho no 1066, mas acho que era também em torno de 6 !
PS: tenho que comprar um decibelímetro... é muito caro ? onde encontrar ?
Abraço,
Carlos.
Carlos,
decibilímetro é parte integrante de um HT. Impossível viver sem ele:legal:
Cocuroci
23-05-2005, 10:35
Eu não gostei do ajuste usando o sinal do test tone do próprio 1068, eu utilizo o dvd da AVIA rodando no dvd player.
Quando usei o do prórpio 1068 o ajuste de volume ficava muito alto.
mario fernandes
23-05-2005, 21:23
Esta noite, voltei a fazer novos ajustes com a ajuda do decibelímetro. Todas as caixas ficaram em 0 dB e o decibelímetro ajustei para em 80dB. Após isto, coloquei para tocar os DVD´s de shows que mais gosto em termos de sonoridade.
Para minha surpresa, o DVD do John Fogerty que antes tocava uma maravilha em termos de graves ficou um desastre... nao consigo ouvir, som estridente demais saindo pela central!
Ajustei, entao, a central para +3dB e as demais mantive em 0 dB, tentando produzir um som melhor... e nada. Nao tem jeito. Nao dá pára entender como o som mudou... :-/
Bem, na outra semana estarei recebendo os cabos do Paulo Ramos para testar nas minhas frontais e central. Ele me falou que com esses cabos o som será outro. Assim espero, depois eu conto!:tecl:
Mário
desculpe-me mas não é assim que se faz.....
coloque o 1068 em 75 dB. Sente-se no centro de seu sofá/poltrona. Com o decibilimetro na altura do seu ouvido e apontado para o teto, calibre todas as caixas em 75 dB ou 80 dB se preferir
inclusive seu super SVS.....
depois vc conta os resultados
mario fernandes
23-05-2005, 22:30
E foi exatamente isso que fiz...:)
Cocuroci
24-05-2005, 09:29
Mario,
Isso aconteceu comigo, por isso que eu passei a usar o gerador de sinais do dvd da AVIA e não mais o Test Tone do próprio Rotel.
victornba
24-05-2005, 09:40
Cuma? Num intindi....
Meu fiz o procedimento padrão como Johnnie falou, não tive problema algum. Só gosto de deixar o sub ajustado pra +5db pra filmes e só.
Comigo se uso o test-tone do 1068 não fica bem ajustado, agora usando o DVE fica perfeito.
Inclusive, com nas trilha DTS não percebo mais um "aumento" no volume. Com vocês é o mesmo?
Abraços
Fabiano
mario fernandes
25-05-2005, 14:28
Comigo se uso o test-tone do 1068 não fica bem ajustado, agora usando o DVE fica perfeito... Fabiano
Olá Fabiano,
Ontem, depois de muito tentar, nao conseguí entrar no test tone do DVE.
Eta DVD complicadinho...:xingo2:
Muito estranho os amigos não conseguirem um bom ajuste com os test tones internos do 1068, aqui em casa os utilizei e achei o resultado plenamente satisfatório... :confused:
Tenho o Video Essentials antigo, que tb possui test tones, qualquer hora ferei uma calibragem com ele para ver se noto alguma diferença. :tu:
[[]]'s
Amigos,
O test tone não considera eventuais perdas/ganhos entre a fonte e o pre/power...ou seja, é SINAL+CAIXAS quando a nossa realidade é FONTE + PRE/POWER + CAIXA.
Não sei se fui claro, ou seja, particularmente um bom CD/DVD de ajustes seria mais "coerente". Ou estou errado ?
[]'s
Renato
Renatão eu nunca havia pensado nisso, mas seu raciocínio faz todo o sentido, apesar de que também sempre existirão diferenças nos níveis de gravação do audio de todas a mídias... :legal:
[[]]'s
Cocuroci
25-05-2005, 15:54
Falando em disco de ajustes, AVIA, DVE, etc... alguém sabe informar se tem algum disco desses que pode gerar os sinais para ajustes dos 6/7 canais em vez dos 5 normais e mais, que gere o sinais tanto em DD como em DTS ?
Ronaldo,
Se não me falha a memória o DVE gera 6 canais. Infelizmente não tenho como testar pois o meu setup é 5.1.
Abraços
Fabiano
Ronaldão, não tenho certeza, mas o DVE tem tudo para tal por ser o mais recente, o duro é o preço... :(
[[]]'s
Cocuroci
25-05-2005, 16:10
Na CDPoint tem um DVE DTS mas não sei se ele gera sinal para 6/7 canais, alguém tem um linkizinho para esse DVE que me desse detalhes sobre os recursos de testes/ajustes que ele proporciona ?
Como no Rotel 1068 é possível ajustar o sub para vários tipos de sinais eu queria ter um disco de teste que gerasse o test tone em DD 6.1 / DTS 6.1 / DPLIIx 6.1 e assim por diante, acho que estou querendo demais né ? :D
mario fernandes
25-05-2005, 16:11
... mas o DVE tem tudo para tal por ser o mais recente, o duro é o preço...
Preço, do que?:)
mario fernandes
25-05-2005, 16:16
http://store.yahoo.com/dvdinternational/dve-info.html
Então Mário, o DVE não é propriamente barato, R$82,52 na CD Point...
[[]]'s
Cocuroci
25-05-2005, 16:24
É, parece que esse DVE 2003 tem tudo, acho que vou comprá-lo e passar a frente os meus DVE (antigo) e AVIA, alguém se interessa ? :D
mario fernandes
25-05-2005, 16:30
Então Mário, o DVE não é propriamente barato, R$82,52 na CD Point...
[[]]'s
Entendí...desculpe!:bD
rodolphojr
25-05-2005, 16:32
Mario
Alugue um dos titulos do starwars, ou o Pink Floyd The Wall, ambos tem test-tone para cada canal, e no caso da serie starwars, o THX optimizer ainda tem alguns ajustes de video.
De fato o DVE é complicado e extenso. Como uma locação custa muito barato, experimente fazer o teste com os titulos citados.
[]s.
mario fernandes
25-05-2005, 16:37
Rodolpho,
Hoje a noite vou testar com o Star War.
A propósito, ontem estava assistindo o DVD do Mandela e apareceu de repente uma mensagem enviada pelo 1068:
VIDEO CALIBRATION (???) Eu nao entendí:)
O DVE vai até 6 canais se não me engano, tenho ele, usei faz tempo, mas este fim de semana tentarei calibrar o 1068(de ouvido, não tenho decibelímetro :()
Mas com 99% de certeza ele não chega até 7 canais não... é 6.1 tanto DD quanto DTS.
Cocuroci
25-05-2005, 17:00
Carlos,
Pra mim 6 canais tá bom demais, mas já que voce tem eu pergunto, ele gera sinal para calibrar os 6 canais em quais formatos de audio ? Só DD 5.1 EX ou também gera o test tone em DTS e DPL ?
Ronaldo, aí só posso te responder quando for para casa :bD
Não me lembro, mas no encarte que vem junto com o dvd, especifica todos os ajustes possíveis com ele, então lá pelas 9 da noite ou um pouquinho mais tarde, posso lhe responder ;)
Ronaldo,
Pode clarear as minha idéias, qual a razão desta sua necessidades de
calibrar nos vários formatos ? Em mais canais eu entendo, mas em
outros formatos eu ainda não captei a idéia...
Pergunto, pois teoricamente todos variam a partir de uma mesma
calibragem relativa dos sinais... ou seja, calibrou ta calibrado em
todos. Ou não ? :)
Que rolo...
Renato
Cocuroci
25-05-2005, 17:30
Carlos,
Agradeço e aguardo amigo. :legal:
Renatão,
No processador Rotel 1068 voce calibra o sub para cada tido de sinal, ou seja, DD, DPL, DTS, Music Stereo e Multi-canal (sacd), então o correto é que voce gere cada sinal desses e então calibre o sub igual para todos eles, "capiche now ?" :D
Ronaldo, acabei de chegar.
Realmente é somente 5.1 e 6.1, DD e DTS , não incluso DPL, nem DPL II.
Agora, é coisa pra caramba, sinal rosa para tudo que é canal, nem vou digitar tudo aqui porque é coisa à bessa !
Se quiser posso fazer uma cópia do DVE para você, só não vai ter os filtros para calibrar as cores, mas estes são vendidos lá fora a US$ 1,00.
Agora uma curiosidade... alguém já desligou o 1068, deixou em standby e depois tirou da tomada e ligou na tomada de novo ?
Aqui se eu fizer isso, quando coloco a tomada de volta ele não volta em stand by ! mas sim liga mesmo !
É assim mesmo ?
Se acabar a luz aqui, quando voltar, o danado volta ligadão !
Tá certo ? tá errado ? ou é config ?
Oops ! acabei de descobrir ;)
Era config !
mario fernandes
25-05-2005, 22:57
Depois de tanto *cutucar* cheguei nos seguintes, para os quais peço os comentários dos colegas :D :
CAIXA db Posiçao Crossover (Hz)
Frontal +3 Small 120
Central +5 Small 40
Surrounds +2 Small 40
Surrounds Bck +3 Small 40
Subwoofer +3 Yes 80
DTS NEO:6
Mode: Music
Delay Setup
Frontais 10 ft
Central 10 ft
Sr 10 ft
Srb 10 ft
SW 10 ft
Subwoofer Setup
Crossover: 80 Hz
DD 6dB
DTS 6 dB
St 6 dB
Music 6 dB
Multi Input 6 dB
Contour Setup
Defeat : ON
HF Contour: Min
LF Contour : 0
Cocuroci
26-05-2005, 08:05
CAIXA db Posiçao Crossover (Hz)
Frontal +3 Small 120
Central +5 Small 40
Surrounds +2 Small 40
Surrounds Bck +3 Small 40
Subwoofer +3 Yes 80
Mario,
As frontais com crossover em 120Hz ? Não sr, no máximo em 80Hz voce tem uma book que é praticamente meia-torre, eventualmente pode até experimentar as frontais com corte em 60Hz. E os demais canais também, deveriam estar em 80Hz.
Contour Setup
Defeat : ON
HF Contour: Min
LF Contour : 0
Aqui, com o Defeat em ON os dois controles de tonalidade, HF e LF perdem função, ou seja ficam em flat, 0 db.
Os demais ajustes são estando na sua sala pra saber. ;)
Ronaldo,
O DVD "Sound & Vision HT Tune Up" possui sinais 6.1 tanto para DD como DTS.
Abraços,
Filipe Rangel.
fbraghetto
26-05-2005, 11:31
E colocar os "cross" das Surrounds em 80Hz tmb
A unica que deve ficar a menos seria a frontal SE for uma torre (tipo 60Hz)
Cocuroci
26-05-2005, 16:02
O DVD "Sound & Vision HT Tune Up" possui sinais 6.1 tanto para DD como DTS.
Filipão,
Sabes onde posso encontrá-lo ? Em relação ao DVE 2003 é melhor ou pior, ou muito pelo contrário ? :D
Ronaldo,
Comprei o meu na CD Point, mas já faz algum tempo.
Na minha opinião, comparando ele com o DVE eu diria que o DVE se sai melhor nos ajustes de vídeo e o S&V se sai melhor no áudio.
http://www.soundandvisionmag.com/article.asp?section_id=1&article_id=200&page_number=1
Abraços,
Filipe Rangel.
Cocuroci
26-05-2005, 18:57
Filipão,
Eu já tive um dvd desses, só não sei se é esta mesma versão, mas acabei vendendo por considerar o pior dos que eu tinha, AVIA e DVE (antigo). Acho que o DVE versão 2003 é mais negócio, não achas ? ;)
fbraghetto
28-05-2005, 16:16
Mario,
Qual a versão do firmware que veio com o seu 1068?
Para ver, segure por 10s o "MUTE" no controle... aparece na telinha do 1068
Ronaldo,
Só existe uma versão do Sound&Vision. Se você não gostava dele então o negócio é partir pro DVE mesmo.
Abraços,
Filipe Rangel.
mario fernandes
28-05-2005, 20:11
Mario,
Qual a versão do firmware que veio com o seu 1068?
Para ver, segure por 10s o "MUTE" no controle... aparece na telinha do 1068
A versao é 9-04111:D
Seguindo a orientaçao do Ronaldo, deixei todas as caixas com 80 Hz.:legal:
Agora sim, minha sala está *detonando*. Agora só falta o teste com os cabos do Paulo Ramos.:feliz:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.