PDA

Ver Versão Completa : Spectrum Analyzer - VU Meter

FelipeRolim
29-11-2010, 20:52
Pessoal, resolvi criar este tópico para falar de um assunto pouco comentado aqui no site: os VU meters.

Sempre tive paixão por aquelas luzinhas piscando conforme o ritmo da música. Tenho muita vontade construir um, portanto quero conseguir o máximo de informações a respeito deles:

Aqui estão alguns esquemas que encontrei:
38442
38438
38439
38441
38443
38444
38440

Minhas dúvidas são: será que eles estão certos?

Em qual fonte ligá-los? Em uma fonte já amplificada? Neste caso, até quantos watts RMS é o limite para que eles possam funcionar corretamente?

Sinceramente tem alguns aí que eu não faço a menor ideia de como funciona. Quero a opinião de vocês, a sua ajuda e, se possível, novos esquemas...

Abraço a todos

Rafael L
29-11-2010, 22:31
Use este aqui:

http://sound.westhost.com/project60.htm

é para saída de pre amp, para usar em saída de potência precisa de um divisor de tensão!

FelipeRolim
29-11-2010, 23:11
Tive dificuldades para entender por completo.

A primeira imagem apresenta o esquema do VU. Até aí tudo bem. Tenho dúvidas somente quanto ao que significa RDC, DC+, o primeiro GND e o segundo GND.

O que é o VR1? Um varistor para que eu possa ajustar a sensibilidade?

Ele afirma que os leds variam de 3 em 3dB, mas isto não é pouco? Visto que só tenho 10 leds? Ou entendi errado?

Depois ele fala da fonte. Diz que posso usar fonte de 5v a 25v, é isso? No caso de eu usá-lo em pré-amp, como devo proceder? Posso alimentá-lo com 5v mesmo?

E quanto àquelas substituições de resistores que ele manda fazer? Para que serve? Não entendi nada disto. Não descobri o que é "reference voltage" e para que serve este dado...

Ele fala que eu posso unir o RDC e o DC+ se a voltagem for inferior a 5v. No meu caso, usando em pre, posso fazer isto?

Poderia esquematizar tudo certinho para que eu possa entender definitivamente?

Abraço

Rafael L
30-11-2010, 01:46
Esse está mais facil de entender:
http://www.electroniq.net/audio/lm3915-level-bargraph.html

Mais use o trimpot na entrada do link anterior que postei.

que significa RDC, DC+, o primeiro GND e o segundo GND.
O circuito do site ESP usa duas tensoes de alimentação (não absolutamente necessário) UMA RDC (leds) e DC o CI.
O segundo GND é um resistor de 10 OHMs entre CI e o GND da fonte.

Ele afirma que os leds variam de 3 em 3dB, mas isto não é pouco? Visto que só tenho 10 leds? Ou entendi errado?
A cada 3dB dobra-se a potência, não é pouco não .

Depois ele fala da fonte. Diz que posso usar fonte de 5v a 25v, é isso? No caso de eu usá-lo em pré-amp, como devo proceder? Posso alimentá-lo com 5v mesmo?
No datasheet é de 3V ate 26V, teu pré tem alimentação de 5V?

E quanto àquelas substituições de resistores que ele manda fazer? Para que serve? Não entendi nada disto. Não descobri o que é "reference voltage" e para que serve este dado...
E a tensão máxima e minima que leds vão acender de acordo com a entrada, a formula pra calcular esta no segundo link que postei.

O que é o VR1? Um varistor para que eu possa ajustar a sensibilidade?
VR1 é um trimpot, ou seja, um resistor variável é bom usar pra não ficar trocando de resistores que define nivel maximo de entrada.

FelipeRolim
30-11-2010, 10:07
Eu não tenho pré. Pretendo usar, ou 5v, ou 12v. Qualquer um dos dois para mim está bom.

quer dizer que a voltagem de referência a que me referi é para definir com qual intensidade os leds vão acender?

No meu caso, por exemplo, vou usá-lo em um amp. de 100w RMS por canal a 2 ohms, 50w RMS por canal a 4 ohms e 25w RMS por canal a 8 ohms. Ele suporta a impedância mínima de 2ohms, que é a ideal a ser usada, no caso. Portanto, terei que calcular o que ali?

Pelo esquema que me apresentou por último, posso entender que o último led só irá se acender quando a potência for 100w RMS?

Está me ajudando muito. Obrigadão mesmo!

Abraço

Rafael L
30-11-2010, 18:25
quer dizer que a voltagem de referência a que me referi é para definir com qual intensidade os leds vão acender?
O que quer dizer com intensidade? brilho dos LED, ou ordem dos leds acenderem de acordo com potência do sistema?

No meu caso, por exemplo, vou usá-lo em um amp. de 100w RMS por canal a 2 ohms, 50w RMS por canal a 4 ohms e 25w RMS por canal a 8 ohms. Ele suporta a impedância mínima de 2ohms, que é a ideal a ser usada, no caso. Portanto, terei que calcular o que ali?
O calculo é por tesão, neste seu caso é mesma para todos os casos. A Maior potência é dado por diminuição da impedãncia que aumenta a corrente e não faz diferença para VU

Se é 25W em 8R, a tensão máxima do seu amp é de 21V de pico, depois calculo o divisor, seria melhor usar um trimpot para fazer um ajuste fino

FelipeRolim
30-11-2010, 18:33
brilho dos leds...

Estive olhando o esquema que forneceu com mais detalhes. Obtive algumas informações a partir da leitura, veja se estão corretas:
- a alimentação do sistema, se eu montá-lo exatamente do jeito que se encontra, pode ser com +5v no AC+ e no RDC, correto?
- o sistema, no modo em que está desenhado lá, é aplicável somente a pré-amplificadores, pois a voltagem máxima do sinal de entrada é de 4v, correto? Como estiste um VR no sistema, posso calibrá-lo deixando-o mais ou menos sensível, ou seria mais ou menos resistente à carga de entrada?
- devo ligar ambos os GND no negativo da fonte ou um GND dali pertence ao "ground" do terminal de som?

Notei que você disse que, no caso do esquema que forneceu, não haverá necessidade de divisor de tensão, correto? Isso simplificaria o projeto?

Pela análise da foto do VU, posso concluir que é realmente dois positivos (AC+ e RDC) e um negativo (o primeiro GND do esquema, de cima para baixo) e os outros dois são o AUDIO e o outro GND (o de baixo)?

Para que serve a Reference Voltage? É a voltagem da saída do pré? Ou da fonte?
Como vou ligá-lo em uma fonte sem amplificação, devo desconsiderar aquela tabela com Ref. Voltage?

Eu posso montar o seu esquema exatamente do jeito que está lá?

Se eu alimentar o sistema com +5v, não haverá problema com a iluminação dos leds? Quanto o R5 vai reduzir da voltagem?

Até quantos volts um pré pode atingir em sua saída?

vlww, abraço

Nandogames
01-12-2010, 13:00
Ola amigo voce me mandou um MP , compra as placas deste cara do mercado livre sao baratas e faceis de montar , ja vem com os desenhos dos componentes impresso na pci, ele manda todo o esquema , quando precisei comprei dele funciona 100% e o cara é de confiança

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160920839-vu-de-10-led-com-dois-canais-com-o-lm3915-placa-pra-montar-_JM

FelipeRolim
01-12-2010, 13:47
Interessante o link, mas eu gostaria de poder fazer um, já que não pretendo fixar os leds na placa.

Infelizmente tenho dificuldades para entender um circuito, mas para que saibam, gostaria de adotar o esquema que o Rafael me passou.

Se responderem minhas perguntas, tenham certeza que conseguirei caminhar bem no projeto...

Abraço

Nandogames
01-12-2010, 14:13
Mais ai ta facil é o mesmo circuito dos esquemas que te passaram baseado no LM3914 / 3915/ 3916 so montar suporta ate 2500w com ajuste , se nao quer os leds fixos so puxar os fios , sendo que um fio ja alimenta um terminal de todos os leds , depois cada led recebe outro fio , pode ate fazer com aqueles fios de cabo de HD IDE antigo .
Sei la , para mim nem compensa fazer a plaquinha em casa , o trabalho e custo vai sair mais caro .

FelipeRolim
01-12-2010, 14:26
Já tenho uma placa universal aqui. Está sem uso. Também não quero duas barras, só uma, para funcionar de modo geral.

O esquema lá do ML me parece dificil de entender. Já o do Rafael, mais simples.

38547

Se eu fizer o sistema, exatamente do jeito em que se encontra aí, alimentá-lo com 12v, ou mesmo 5v, posso aplicá-lo em uma fonte sem amplificação, ou seja, ligá-lo em um pré-out?

Abraço

Nandogames
01-12-2010, 14:46
Entendi , vou dar um sugestao mais se voce achar que vai piorar esqueça , no esquema do seu amigo existe um resistor R5 que alimenta todos anodos do led (positivo perna maior do led) este tipo de configuraçao traz um efeito indesejavel , conforme a barra vai ascendendo os leds de traz vao perdendo brilho , ficando feio . pois a cada led que vai ascendendo a corrente sobre este R5 é maior e os leds que vao ficando atras ascesso ficam oscilando seu brilho , caso voce queira acabar com isto coloque um resistor em cada led no mesmo valor do R5, assim a barra vai ascender toda bonita sem oscilacoes !

Rafael L
01-12-2010, 17:19
Usa-se um RDC porque depende da corrente que configurou nos Leds através do divisor do pino 7-8 pode queimar o Leds, por esse motivo se usa uma tensão menor, com 5 V pode usar a mesma para o CI e Leds.
A intensidade (brilho) dos leds pode ser ajustando mudando o divisor no pino 7-8, melhor um trimpot. Precisa definir qual vai ser sua entrada, o pré ou a saída de potencia dos falantes

FelipeRolim
01-12-2010, 18:16
Nando, eu colocaria então um resistor do mesmo valor que o R5 na outra polaridade de cada led, é isto? E o capacitor lá embaixo já não serve para suprir este defeito que você aponta?

Rafael, eu acho melhor usar a saída amplificada, desde que isto não consuma potência das caixas e, por exemplo, se eu usar uma caixa de 2 ohms o amp enviará 100w RMS, se eu usar 4 ohms, o amp liberará 50w RMS e assim por diante. Isso não afetaria o VU?

Quando a saída fosse de 2ohms o VU agiria de uma maneira e quando fosse de 4ohms o VU agiria de outra?

Então eu poderia colocar 5v para o RDC e 12v para o CI? Para mim não é problema, desde que eu trabalhe entre estas duas voltagens.

Como devo proceder então:
- para usar o VU na saída das caixas
- para alimentar os leds? Faço como o nando disse? Com os resistores?

Abração e obrigado

Nandogames
01-12-2010, 23:09
Eu ainda acho melhor a plaquinha do mercado livre , a mesma usa um ci operacional para aumentar a sensibilidade , voce poderia puxar o sinal da entrada do ampli ao inves da saida , mais gosto é gosto , veja que no esquema todos os leds se unem correto , somente depois que vai para o r5 ... no caso voce vai soldar um resistor em cada perna do led e somente depois vai uni-los , fazendo isto o r5 da entrada nao é mais nescessario e os resistores soldados nos leds pode ser de 1/8w
ja montei dezenas de vu de leds e o mais comum é nego colocar um resistor para todos os leds porem como ja dito quando a barra comeca se encher os leds que estao atras fica oscilando o brilho , isto ocorre porque todos os leds estao sobre um unico resistor que nao consegue manter a corrente fixa e se tiver leds que cores diferentes piora mais ainda pois cada cor de led consome corrente diferentes . ja com um resistor em cada led nao ocorre isto pois cada led puxa a corrente nescessaria direto da alimentacao principal sem interferir no outro

FelipeRolim
01-12-2010, 23:30
entendido! até aí está legal!

eu pretendo montar um VU que seja fixo ao amplificador, por isso minha opção por colocá-lo na saída do amplificador, desde que isto não me custe mais do que 12v.

Agora, como devo alterar o circuito que postei para que seja aplicável a ele 100w RMS @ 2 ohms? Obviamente que ainda pretendo deixar o trimpot para que eu possa ajustar com mais sensibilidade.

E ainda: se eu aplica-lo na saída e ela fornecer 100w RMS @ 2 ohms e, por ventura, mudar a caixa para 4 ohms, por consequencia, a saída terá 50w RMS. Isso afetaria no VU ou eu não precisaria alterá-lo, neste caso?

Abraço e obrigado

Nandogames
02-12-2010, 11:55
Isto que estou tentando te explicar 99% dos vu sao colocados na entrada de sinal do ampli , pois todos os ampli seguem a regra de 1v rms na entrada para obter a potencia total de saida , nao importando se a carga é 2ohms , 4ohms , 8ohms , do jeito que voce quer fazer voce vai precisar ajustar o trimpot para cada potencia que tera na saida . ou colocar um chavinha para um lado quando o ampli tiver a 2ohms e para outro quando tiver 4ohms , por isto que quase nunca ninguem coloca vu na saida do ampli

FelipeRolim
02-12-2010, 14:12
Aaaaah tá, agora ficou claro!!! Hahaha

tudo bem, até aí está entendido. Agora, todas os amplificadores seguem esta mesma regra? De 1v RMS?

Quero dizer, se eu trocar a entrada dele, por exemplo, de um Cd Player para um pre-amp de um receiver, será o mesmo 1v RMS? Aí facilita muita coisa mesmo!

Abraço

Nandogames
02-12-2010, 14:58
Sim a regra padrao de todo amplificador é fornecer toda sua potencia de saida @ a 1v na entrada , exceto pré amplificadores de microfone , guitarras , que tem maior sensibilidade .
Mais caso seu amplificador tenha sensibilidade maior 900mv , ou menor 1,2 v voce precisara fazer um unico ajuste (aumentando o som ate o maximo) . Depois de ajustado independente da carga de saida o sinal de entrada sera sempre a mesmo, quando chegar a um valor maximo de entrada a saida estara entregando a potencia maxima do ampli.

Rafael L
02-12-2010, 16:40
E ainda: se eu aplica-lo na saída e ela fornecer 100w RMS @ 2 ohms e, por ventura, mudar a caixa para 4 ohms, por consequencia, a saída terá 50w RMS. Isso afetaria no VU ou eu não precisaria alterá-lo, neste caso?

Com 50W RMS em 4R e 100W em 2R, a tensão será mesma cerca de 21V de pico, a ordem dos Leds vai permanecer a mesma pois a entrada é por tensão.

pois todos os ampli seguem a regra de 1v rms na entrada para obter a potencia total de saida , nao importando se a carga é 2ohms , 4ohms , 8ohms
Não existe uma regra, em geral amps mais potentes tem maior sensibilidade de entrada, por exemplo, fornece 500W RMS com 1V rms de entrada.
É indiferente para VU se você usa a saída ou a entrada, desde que a tensão resultante seja a que está calibrado o divisor do VU.
A maioria usa no Pre amp que é mais pratico, basta configurar até 3-4V e colocar um trimpot na entrada, neste caso pode aplicar o VU em qualquer amplificador independente da potência.

FelipeRolim
02-12-2010, 18:23
Isso significa que o esquema, montado do jeito em se encontra lá dá certo se eu colocar em um pré-out?

Posso então colocar 5v no RDC e no AC+, calibrar através do trimpot que da certo?

Abração e muito obrigado a vocês

Rafael L
02-12-2010, 19:44
Sim, você esta se referindo ao esquema do site ESP imagino. Também é possível substituir o resistor R4 de 2.2K, por um de 1K e mais um trimpot de 2K para controlar a luminosidade de cada Led, por sinal os leds devem ser do tipo difuso com baixa luminosidade para não ofuscar.

FelipeRolim
02-12-2010, 20:02
O R4 do esquema original tem 2,2K, mas o que mudaria se eu subsituí-lo por um de 1K? Dessa maneira eu não teria que mudar o R3 também?

O que você quer dizer com "não ofuscar"?

Ao que me parece, a configuração original (R3 de 1,2k e R4 de 2,2k) garantem a maior luminosidade de cada led. Estou correto?

Para confirmar então, o esquema, do jeito que se encontra, é perfeitamente aplicável a um pré-amp então?

Grande abraço a vocês

Sonikado
02-12-2010, 23:20
Um led muito forte ofusca a visão.
Fica chamando demais a atenção(impede vc de se concentrar na tela, por exemplo) e vc não enxerga direito as coisas em volta dele.

FelipeRolim
03-12-2010, 13:49
Entendido pessoal! Pretendo montar um amplificador para que eu possa fazer algo como se fosse um aparelho de som. Não quero usar para aplicação próximo de TVs, portanto, a intensidade acho que não atrapalhará. De qualquer maneira, os leds que tenho aqui não são desses que ofuscam a visão...

Agora, posso montar o circuito do exato modo que se encontra lá no site para aplicá-lo em um pré? Simplesmente alterando o R5 e colocando um resistor para cada led?

Abraço