PDA

Ver Versão Completa : Sonex...como usar?

Nihon -.-
20-10-2002, 07:05
Ai pessoal tudo bem? Li em alguns topicos os usuarios, sugerirem fazer um tratamento acustico com Sonex ou similares, mais tem como se instalar as placas sem prescisar da ajuda de um profissional?
Estava pensando eu mesmo comprar as placas e instalar por conta propria, alguem teria alguma sugestao?
Teoricamente eu poderia instalar Sonex em 100% da minha sala sem que ela ficasse acusticamente morto ou e nescessario se ter um controle sobre a quanitdade?

Abracos.

Dennis
21-10-2002, 08:51
Nihon,

Você pode tranquilamente instalar o Sonex sozinho, mas seria bom dar uma lida neste tópico (http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=101) com algumas dicas de como e onde instalá-lo. Você não deve instalar em 100% da sala. O legal do Sonex é que você pode, com um simples estilete, ir montando a superfície que você quer cobrir e analisando os resultados.

Para fixação final é ideal usar uma cola tipoliquid nail que você deve encontrar aí no Japão. Lembre-se de não usar colas à base de solventes, senão ela vai "comer" o Sonex. Se você for colocar Sonex no teto também, talvez tenha que usar mais cola ou um truque que eu usei. Arrume uma fita dupla face (cola dos 2 lados) bem fina, coloque-a no teto na posição correspondente à placa de Sonex, depois passe bastante cola sobre a fita e fixe a placa. Isso serve pra parede também. No dia em que você for arrancar o Sonex, a parede só terá marca da fita, não da cola.

Veja todos os modelos e cores do Sonex no site da Illbruck (www.illbruck.com.br).

Aqui no Brasil a Isover (www.saint-gobain-isover.com.br) disponibilizou o Sonare também, mas se trata de um painel maior, não tenho experiência prática de instalação com ele, não sei te dizer se você consegue instalá-lo sozinho.

Fique à vontade para perguntar qualquer coisa sobre a instalação, se você realmente for fazê-la/

Abraço.

Nihon -.-
21-10-2002, 10:05
Valeu pelas dicas, passei no link da Illbruck que voce sugeriu.

Como estou pensando em adquirir um par de caixas da B&W DM603S3, e um novo amplificador que ainda na me decidi por qual, estou pensando tambem em investir no tratamento acustico da sala.

Muito obrigado.

Nihon -.-
21-10-2002, 10:44
Caro Dennis nao e querendo ser chato mais ja sendo...quando voce sugere em outro topico:

"Para descobrir os pontos de reflexão primários, peça ajuda de outra pessoa. Sente-se no sofá, num dos cantos, e peça para a pessoa posicionar um espelho pequeno, desses de banheiro, na parede aproximadamente nos pontos onde indiquei no meu desenho, até que você veja a imagem de cada falante na parede. Repita para cada falante (embora o importante sejam os 2 frontais) e para o outro canto do sofá. "

Voce se a parede frontal ne? E as laterais? como e que fica?

E mais uma coisinha...na minha sala existe uma janela de vidro de mais ou menos 1,50 por 1,00, ela fica logo atras acima das caixas frontais, nao coloquei nenhuma cortina de tecido, apenas aquelas de escritorio que parece aluminio, voce me recomendaria alem do uso do Sonex colocar uma cortina de tecido grosso?

Obrigado pela atencao...

Dennis
21-10-2002, 13:10
Nihon,

Refiro-me a todas as paredes... :D
Sério, para cada posição no sofá, você deve marcar 2 posições na parede frontal (atrás das caixas), 2 na parede de trás, 2 em cada lateral, 2 no teto e 2 no chão. Você pode optar por não tratar o teto ou alguma parede e avaliar por si próprio se está perdendo algo ou não.

Assim, para canto do sofá, você deveria ter um total de 12 marcas. O par de marcas feito na parede frontal, para a mesma caixa acústica, referentes aos 2 cantos do sofá, definem uma área a ser coberta por Sonex. Em casa optei por extrapolar um pouquinho essa área para aumentar a absorção e gostei do resultado.

Por último, use a altura do tweeter como referência de altura. Usei placas de 50 cm de altura em casa, com 1/3 acima do tweeter e 2/3 abaixo, pegando toda caixa acústica na época (eram B&W 602). Não se esqueça que esse tratamento só vale para os médios e agudos, logo não tem muito sentido cobrir os woofers.

Abraço.

Dennis
21-10-2002, 16:51
Nihon,

Esqueci da sua janela, recomendo bastante experimentar um tecido grosso nela, especialmente se ela fica entre as caixas frontais como você disse. Se ficar bom instale uma cortina permanente.