PDA

Ver Versão Completa : Diferenças entre Backlights de LEDs e LCDs



Alex5677
08-12-2010, 15:08
Esses dias reparei que uma boa parte das pessoas que procuram uma TV LCD ou LED ainda não sabem bem a diferença entre uma e outra, e ainda acha que LED é LED e ponto final, não têm noção de que existem variações e diversos tipos, e quando sabem que tem não sabem exatamente como funciona.
Independente, todas as LCD e LED tem o painel de cristal liquido que dá a forma cor e contraste para a imagem, a única diferença entre elas é basicamente o backlight, fora outras coisas pequenas que variam de TV para TV mas isso é outra história já.

O modelo de backlight mais simples é o LCD CCFL (Cold cathode fluorescent lamps) são como aquelas lâmpadas de cozinha fluorescentes compridas, ficam por trás de todo painel horizontalmente, como pode ser visto na parte esquerda da imagem, ela não tem nenhuma vantagem em relação ao LED (lado direito) a não ser o custo mais baixo, http://www.practical-home-theater-guide.com/image-files/white-led-backlight.jpg
Como pode ser observado também, o Backlight ccfl ilumina o LCD por completo constantemente, ou seja, deixando todo o trabalho para a formação de imagens para o próprio LCD já que ele fornece apenas iluminação, enquanto o LED pode ser parcialmente apagado para favorecer o contraste e os níveis de preto que são os pontos mais fracos de um LCD.
Os modelos que contam com baklight de LED pode ser de 2 tipos, Edge Lit e Local Dimming (ou Full LED), no Edge Lit a iluminação é feita por LEDs que ficam nas bordas do televisor e que projetam a luz pela tela inteira, http://www.phileweb.com/review/closeup/led_regza/img/p_led_l.jpg
é o modelo mais simples de LED e fornece uma imagem superior do que um LCD comum, porém, tem falhas meio simples, como esses LEDs estão na borda e projetam a luz para o centro da TV é de se esperar que no centro da tela a iluminação fique levemente inferior à do resto do painel. Esse é o tipo de LED ais comum no Brasil e presente em 99% das TVs daqui.
Algumas marcas lançaram modelos um pouco mais caros que corrigem essa ''falha'', além de ter LEDs nas bordas, tem alguns LEDs que cruzam o meio do painel dando uma iluminação extra as parte necessitadas, formando um tipo de 'Pseudo Full LED' como o LED Plus da LG e o Dynamic LED da Sony. Mas com uma qualidade não tão boa quanto as TVs que contam com Local Dimming, essas têm LEDs por trás de todo painel, e colaboram com a renderização da imagem acendendo apenas os LEDs que de fato necessitam de iluminação melhorando a imagem em cenas escuras dando mais profundidade ao preto e mais brilho ao resto das cores http://www.hdtvreviewlab.com/wp-content/uploads/2009/04/triluminos.gif
http://www.hdtvlcddiscount.com/wp-content/uploads/2009/11/led-backlight-technology-300x300.jpg
Os televisores que contam com essa tecnologia de LEDs oferecem o máximo de imagem que uma LCD pode ter, mas também com o maior custo, pelo mundo afora existem diversos modelos desde 2009, aqui no Brasil começaram a lançar TVs Full LED apenas nesse ano, mas fica a expectativa para outros modelos a preços acessíveis.
Espero ter ajudado todos que ainda tem duvidas quanto a esse assunto, e qualquer duvida ou sugestão para melhorar o tópico é só postar que eu farei as alterações necessárias

gcps
08-12-2010, 19:52
a led samsung serie 5000 é dessas full led?

Rückkehr
08-12-2010, 20:10
a led samsung serie 5000 é dessas full led?

A Samsung não tem TV de FULL LED a venda no Brasil. Toda linha Samung é LED Edge-lit com exceção da C8000 (precision dimming) que é uma LED Edge-lit with local dimming.


Hoje no Brasil FULL LED a venda só Sony HX905 e LG LX9500. Logo deve começar a chegar outros modelos de FULL LED por aqui.

100_nick
08-12-2010, 20:11
Muito bom !!!

Helio.
08-12-2010, 22:30
Pelo jeito, ainda não tem nenhuma TV de 60" ou 65" full LED no Brasil...

JCarneiro
08-12-2010, 22:37
Eu tenho uma Samsung led 5000, o vazamento de backlight
É HORROROSO, tanta nuvem que parec e uma tempestade.

LCDS tem menos vazamento de backlight?
A Sony que tinha e a LG time machine 3 que ainda tenho, tem menos vazamentos que a led.

E a tecnologia (led x lcd) ou a marca (samsung x lg)?

Alex5677
09-12-2010, 08:29
Pelo jeito, ainda não tem nenhuma TV de 60" ou 65" full LED no Brasil...
Nem vai aparecer tão cedo, até um LCD comum é dificil encontrar acima de 55''. nesse tamanho mesmo só Plasma


Eu tenho uma Samsung led 5000, o vazamento de backlight
É HORROROSO, tanta nuvem que parec e uma tempestade.

LCDS tem menos vazamento de backlight?
A Sony que tinha e a LG time machine 3 que ainda tenho, tem menos vazamentos que a led.

E a tecnologia (led x lcd) ou a marca (samsung x lg)?

tecnicamente, o problema de vazamento de backlight é crônico de qualquer LCD ou LED, visto que o defeito está, na verdade, no próprio painel LCD que não bloqueia toda a luz do backlight. Até modelos full led com local dimming estão vulneráveis a essa falha

Muscle*tech3D
09-12-2010, 09:12
Ta bem incompleto esse texto e com alguns equivocos.

1- Existe 3 tipos de iluminacão por led atualmente: Edge-Led,Edge-Led com local dimming e Full Led com local dimming.

2-"Os modelos que contam com baklight de LED pode ser de 2 tipos, Edge Lit e Local Dimming (ou Full LED)"

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.Edge-Led se refere a Leds somente nas bordas e local dimming se refere ao processo de escurecimento local e Full Led se refere a leds espalhados por todo painel traseiro.O certo seria então comparar Edge-Led x Full Led e não Edge-Led x Local Dimming.

3- "Algumas marcas lançaram modelos um pouco mais caros que corrigem essa ''falha'', além de ter LEDs nas bordas, tem alguns LEDs que cruzam o meio do painel dando uma iluminação extra as parte necessitadas, formando um tipo de 'Pseudo Full LED' como o LED Plus da LG e o Dynamic LED da Sony."

O Dynamic Led da Sony e Led Plus da LG ( Samsung é Precision Dimming n foi citado)é referente aos modelos Edge-Led com local dimming ( leds somente nas bordas com escurecimento local) nada tem a ver com leds cruzando o meio do painel ou pseudo Full.

Quem utiliza isso é a Philips que ela chama de Direct Led,onde alem dos leds nas bordas tem mais alguns espalhados no meio do painel,mas não possui processo de escurecimento local e são poucas zonas se comparada a uma Full Led mesmo com 240 zonas.


4- - A ilustracão do Triluminos ali é referente a tecnologia de leds RGB ( vermelho,verde e azul) da Sony ao invéz dos leds brancos usados atualmente,por enquanto nenhuma TV no mercado ( que eu saiba né) usa leds RGB.


:legal: