PDA

Ver Versão Completa : TELA BARATA PARA PROJETOR (A SOLUÇÃO!!!)

João Luiz
02-06-2005, 08:45
Ola amigos

Para aqueles que compraram projetor e estão aguardando a solução $$$ para a tela eis aqui a minha dica barata e eficiente.
Mandei fazer uma tela de pintura de quadros na medida de 92" (voce pode mandar fazer a medida que quizer) esta tela de pintura para quem não conhece é branca pois é feita com uma mistura de latex e outros produtos que dão a mesma uma tonalidade branca fosca.
O resultado é exelente a um custo insignificante (paguei 100,00) acho que como medida provisoria e ate definitiva é uma solução exelente.
Depois se optar pela compra de uma tela propria a mesma pode virar um quadro para decoração por traz de uma tela eletrica.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Espero ter ajudado,um []

Dogzbr
02-06-2005, 08:51
Tinha pensado nisso essa semana, vi um comercial de uma loja de arte na TV e o vendedor mencionava a possibilidade de telas feitas por encomenda:hilario:
mas o que você achou da imagem, ficou boa??? bom contraste? cor? etc.
acho q talvez até valesse a pena comprar um daqueles tecidos blackout q o pessoal andou usando por aqui e pedir pra fazer a tela usando ele :idea:

João Luiz
02-06-2005, 08:56
OLA

Meu projetor é o Z3 achei a imagem exelente e com disse pelo custo,compensa sem ficar quebrando a cabeça e voce ja pode curtir seu projetor!!!

um []

efreita
02-06-2005, 09:09
Entre projetar em telas pintadas com tinta "milagrosa" e projetar em parede branca, prefiro a parede.

Filipão
02-06-2005, 09:13
João,

Algumas destas telas de pintura (não todas) possuem gesso na mistura que cobre o tecido. Esse gesso pode amarelar com o tempo, devido ao contato com a umidade do ar. Certifique-se de dar uma boa mão de tinta (acrílica talvez) branca fosca sobre toda a tela para evitar este problema. De resto é só curtir muito filme. :tu:

Abraços,

Filipe Rangel.

João Luiz
02-06-2005, 09:30
ola

Caro Efreita a ideia é para ajudar os amigos, voce já viu a projeção em uma tela de pintura para dar o seu veredito final??? com salientei é uma medida talves provisoria e barata para quem não tem uma parede tão perfeita e esta com o projetor guardado pois tem uma parede colorida ou inviavel para projeção e esta sem $$ para adquirir uma tela de seu gosto.
Caro Felipão sua observação como sempre é muito importante, embora a maioria dos fabricantes não utiliza mais gesso na formula por este problema citado.
Aqueles artistas mais antigos que gostam de fabricar a propria tela é gostam de gesso em sua formula .

Um []

Filipão
02-06-2005, 09:39
João,

Se sua tela não tem gesso então não há com o que se preocupar. :tu:

Se você fizer uma borda preta ao redor dela você corre um sério risco de transformá-la de "provisória" em "definitiva". :D :D

Abraços,

Filipe Rangel.

||TECO||
02-06-2005, 10:11
Eu comprei um tecido próprio para projeção e irei mandar emoldurar, acho que tb é uma solução bem econômica e prática :legal:

Se eu tivesse mais habilidades e espaço eu faria uma totalmente DIY estilo da do Filipão!

ableal
02-06-2005, 10:23
essas horas que me lembro do que o vice-presidente da Stewart Filmscreen me disse em uma feira sobre projetar direto na parede...

"Pode! Claro, da mesma forma que voce também pode colocar gasolina comum em uma ferrari zero km."

Eduardo
02-06-2005, 10:40
Vindo de um fabricante... esperar o que? Mesmo porque estamos falando de um projetor de R$ 10 mil, e não de um carro de US$ 400 mil !!!
Frases de impacto, mas sem qualquer utilidade.
Já vi projeção na parede, e ficou muito boa. Para quem não quer gastar muito, acho uma solução viável. Se a parede for de massa corrida bem feita, o resultado é bem interessante. Se tiver muitas imperfeições, o ideal é dar uma geral nela primeiro. Mas, lendo em fóruns estrangeiros onde esta solução já foi muito adotada, o curioso é que não existe uma tinta definitivamente recomendada. Cada um tem um gosto. Acrílica fosca, aveludada, semi-fosca e até brilhante já foi utilizada, além de outras tintas bem específicas. Quando comprei meu projetor, fiz um teste num lençol branco de algodão, e o resultado até que foi bem interessante também. Quem sabe num lençol de seda ficaria melhor... principalmente para aqueles apaixonados por seda...:D

João Luiz
02-06-2005, 11:21
Ola

A ideia é bem simples voce gasta 100 contos depois pode fazer uma tela de um trilhão a seu gosto.
Para uma solução rapida e para os que tem menos abilidade do DY acho uma solução a se pensar.
Para quem for esticar um tecido ou lona lembre que o chassis deve ter um angulo de tal forma que o tecido não encoste no mesmo.

Um []

Filipão
02-06-2005, 11:26
André,

Se um fabricante de telas não defendesse seu produto era melhor ele fechar as portas da fábrica. :hilario:

Abraços,

Filipe Rangel.

Murilo
02-06-2005, 11:36
Eu entendo quase da mesma forma que o Eduardo postou.

Se o cara compra um Marantz VP12 S4, por R$ 45K, ele não vai bater cabeça de como fazer uma tela DIY ou procurar a tela mais barata. Ele compra logo umas das melhores até mesmo porque pode.

Projetar um VP12 S4 na parede realmente seria desperdício, mas para projetores entry/mid-level vale a pena gastar R$ 5K em uma tela ??? (e tem tela mais cara do que isso).

Certamente que não :tu:

Só não defendo a projeção na parede, pois acho que não fica muito bom mesmo com vários cuidados. Acho que uma tela DIY, bem feita (e aqui temos vários ótimos exemplos no Forum DIY) é a melhor opção.

Quando eu comprei a minha tela, em set/2003, ainda não tínhamos os ótimos exemplos das telas do Paulo Ceylão e outras aqui. Certamente se eu fosse montar hoje eu pediria ajuda pra fazer uma DIY, e não gastar R$ 1.100,00 como gastei na minha tela fixa da Kreische :choro:

Pra telas motorizadas ai não tem como fugir das já prontas.

PLATÃO1
02-06-2005, 14:04
Eu comprei um tecido próprio para projeção e irei mandar emoldurar, acho que tb é uma solução bem econômica e prática :legal:

Se eu tivesse mais habilidades e espaço eu faria uma totalmente DIY estilo da do Filipão!

Eu fiz uma tela DIY, com bons resultados, mas o tecido usado, blackout branco, é reflexivo demais e isso tem me incomodado.

Será que o TECO ou alguém podia me dar umas dicas acerca de tecido para projeção?

[]`

CJ :legal:

||TECO||
02-06-2005, 14:33
Platão, um dos tópicos que discutimos os tecidos foi esse:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=12500

:legal:

PLATÃO1
02-06-2005, 15:13
Muito Obrigado TECO

[]`s

§ilvio
03-06-2005, 14:00
Quando comprei meu projetor, fiz um teste num lençol branco de algodão, e o resultado até que foi bem interessante também.

Eu já fiz projeção em lençol também... o engraçado é que numa das vezes o lençol cobria uma porta e, do outro lado, dava para ver a imagem invertida!

Cheguei a fazer uma tela DIY provisória com blackout e a imagem ficou melhor que na minha parede. Mas perdeu para a tela real, ainda bem, senão teria gasto uma boa grana à toa!
Embora, no meu caso, a motorização e o tensionamento sejam obrigatórios, e ainda não apareceu ninguem aqui que tenha se aventurado a fazer uma tensionada elétrica DIY. Eu quase tentei, mas com 119", e o local da minha instalação, achei difícil demais, além do fator tempo de execução. Se fosse até umas 84", acho que eu teria tentado.

PLATÃO1
09-06-2005, 18:54
Depois da dica do TECO, resolvi trocar o tecido da minha tela DIY.

Entrei em contato com a Pollycenter e fui muito bem atendido, depois de
uma rápida conversa com o vendedor, acabei optando pelo mesmo tecido que o TECO comprou, o mais caro, mas mesmo assim barato. Como o tecido tem 2 mt de largura, só precisei comprar 1 mt que custou 24,00 reais. Só de frete para o interior do RJ eu paguei 40,00, quase o dobro do valor do tecido.
A tela foi enviada na terça à tarde e chegou aqui em casa hoje à tarde, achei muito rápida a entrega e o melhor, o capricho na embalagem para não danificar o material. A Pollycenter é nota 10!

Quanto à tela: Rapidamente troquei o tecido, coisa que me custou 10,00 no capoteiro aqui na minha pequena cidade. Depois em casa, liguei o X2 e a para meu alívio, aquilo que me deixava incomodado, a reflexão de luz no Black Out, sumiu completamente.:feliz:

Quanto a diferenças na qualidade geral de projeção não percebi grandes alterações, talvez uma pequena melhora na qualidade do preto, acho que percebi isso, mas terei que usar a tela mais um pouco para ser mais conclusivo. Mérito para o Black Out que se aproxima muito da tela de uso profissinal e é bem mais barato.

O tecido que comprei foi o MP25515, Branco na frente e preto atrás.

Se na primeira configuração de tela eu gastei
20,00 estrutura madeira + 10,00 tecido + 10,00 capoteiro = 40,00

nesta segunda configuração eu gastei
20,00 estrutura (a mesma) + 24,00 tecido + 40,00 frete + 10,00 capoteiro = 94,00

Gastei 94,00 numa tela de 68" que está show aqui na minha salinha em conjunto com o meu X2. Estou super satisfeito com o resultado final.:D

[]`

kicker
09-06-2005, 19:02
Platão, você saberia me dizer qual foi o vendedor que lhe atendeu? A PollyCenter ficou de me mandar umas amostras de tecido para fazer uns testes, e queria conversar com um alguém que realmente saiba o que esteja falando!
Abraços

PLATÃO1
09-06-2005, 19:58
Algumas fotos da troca da telinha...

[]`s

PLATÃO1
09-06-2005, 20:05
Platão, você saberia me dizer qual foi o vendedor que lhe atendeu? ...

Kicker,

O vendedor que me atendeu foi o NEY. Como o TECO já havia dado algumas dicas acerca do tecido, eu fui direto no que ele comprou.
O único senão da loja para mim foi a falta de um atendimento on-line.
Lá as coisas funcionam por telefone e fax. Eu que montei o meu HT praticamente via internet, estranhei um pouco.

[]`s

agressiva
12-08-2005, 19:04
Hoje a tarde passei numa loja de tecidos aqui de porto alegre e vi varios tipos de black-out. Devo ter vista uns 8 tipos com umas das faces brancas.

Escolhi uma que chamam por BLACK-OUT GORGURÃO.

Um dos lados é bege bem clarinho tipo emborrachado e o outro é branco.
A textura é tipo a que o felipão citou em outro post (com riscos de ponta a ponta).

Ela tem o mesmo brilho que uma tela eletrica que tem na empresa onde trabalho.

Amanha vou fazer testes e depois falo como foi.

Minha ideia e fazer e tela eletrica.
Uma coisa que sempre vejo falar e sempre tive curiosidade e saber oque o pessoal chama de tela tensionada ?

Qual a vantagem desta tela ?

No meu emprego tem um tela eletrica e na parte de baixo dela tem um perfil de ferro de ponta a ponta que serve para deixar a tela esticada.

Seria isso o tensionamento que falam nos posts ?

Abraços a todos .

§ilvio
12-08-2005, 21:18
oque o pessoal chama de tela tensionada ? Qual a vantagem desta tela ? No meu emprego tem um tela eletrica e na parte de baixo dela tem um perfil de ferro de ponta a ponta que serve para deixar a tela esticada.

A tela chamada de "tensionada", além de ser feita com um material mais elástico (nas da Kreische esse material seria importado), ela tem umas abas laterais parecendo asa-de-morcego, por onde passa uma cordinha de tensionamento, de forma a criar uma tensão no sentido horizontal que mantém a tela esticada tanto na vertical quanto na horizontal.

As telas que só tem a barra de ferro horizontal não são "tensionadas", pois só terão a tensão no sentido vertical, e acabam por ficarem onduladas no passar do tempo, ficando com as abas laterais curvadas para fora.

Já vi algumas não-tensionadas que ficam com estrias diagonais que saem do centro dessa barra horizontal e vão até os cantos superiores, formando umas ondas em forma de "V" que geram sombras na imagem e desfocagem, tamanha a amplitude dessas estrias.

Não sei quanto tempo leva para ficarem assim, nem se todas ficam, mas essas que estou falando tem entre 2 a 3 anos de uso.

kicker
12-08-2005, 22:02
Agressiva, o tensionamento de uma tela seria o "esticamento" da mesma no sentido vertical e horizontal...no sentido vertical com o contrapeso que se usa na extremidade inferior da tela e no sentido horizontal, com as linhas de tensionamento laterais, que são esticadas sobre aqueles pontos na lateral, que formam uma elipse.

Eu uma vez peguei uma amostra deste tecido, gorgurão ,e não gostei não...não sei se é o mesmo que você tem ai mas ele é bastante diferente das amostras da pollycenter. OK?
E o sistema elétrico da tela, como está?
Abraços

agressiva
15-08-2005, 15:50
Estou saindo agora para comprar um cano de 1,5" ou 2" para fazer a parte mecanica.

Assim que ficar a parte mecanica vou ajustar a parte eletronica para trabalhar com ela.

O programa ja esta preticamente pronto.

Estou trabalhando na automatizaçao da minha casa com barramento QUASI - RS485.

MInha tela so vai ter entrada RS485 para comversar com a casa mais tambem vou fazer uma versao com IR para o pessoal que prefere trabalhar com controle remoto.

Assim que estiver tudo afinada eu passo projeto para o grupo.

Aguem aqui ja desmontou uma tela tensionada para ver como eh ?

Se eu visse uma dava pra copiar o sistema.

Por enquanto vai ser so com tensao vertical mesmo hehehe !

A, alguem sabe se as telas eletricas que tem por ai sao com cano metalico ou plastico para enrolar a tela ?

Abraços ...

kicker
15-08-2005, 16:47
Agressiva, estou/estamos esperando o circuito para controle de automação.
Acho que seria interessante você comprar aqueles eletrodutos de aluminio usados para passar fiação eletrica/rede de 1,5". São vendidas barras de 3m e são baratas.
Sobre os motores achei interessante essas opções da metaltex aqui:
http://www.metaltex.com.br/produto.asp?classe=Controle%20e%20Movimento%20(Ser vo-Motor%20e%20Motor%20de%20passo)
http://www.metaltex.com.br/downloads/serie_s.pdf
Abraços

§ilvio
15-08-2005, 22:27
A, alguem sabe se as telas eletricas que tem por ai sao com cano metalico ou plastico para enrolar a tela ?

Não desmontei, mas dá para ver pela abertura que é um tubo metálico de alumínio, de umas 3". Sei, por informação de técnico de um fabricante, que o motor é interno a esse tubo, transmitindo a rotação por um sistema de cremalheira interna ao tubo. Não sei se são motores de passo ou contínuos.

Quanto à eletrônica, não se esqueça de incluir o ajuste de posicionamento fino. São 2 trim-pots, um para o ajuste da posição "desenrolada", outro para o ajuste da posição "enrolada". Não sei qual o microcontrolador usado, acho que qualquer PIC serviria.

Boa sorte!

agressiva
15-08-2005, 22:38
Foi oque imaginei ...

o cano e de aluminio ou ferro para nao envergar e deve ser de diametro grande para nao marcar o tecido.

O motor internto e igual ao utilizado em percianas eletrica.

Ele é´internto para nao ocupar espaço.

Eu vou utilizar um motor com caixa de reduçao que compra a meses atraz.
é bem pequeno e deve aguentar o tranco pois o torque dele é altissimo.

Ate o final da semana faço os testes.

kicker
16-08-2005, 00:02
agressiva, poderia postar mais detalhes da caixa de redução que você comprou?
Os motores, ou são da SOMFY(carissimos) ou alguma alternativa nacionalizada!
abraço

adalla
16-08-2005, 09:48
Pessoal, tive um problema com uma tela Kreische aqui em Manaus eu devido a distância, a manutenção foi feita por mim mesmo, com ajuda do departamento técnico da Kreische. O motor que eles usam é de 3,3 Volts e fim de curso é uma rosca sem fim acoplada ao centro "tubo de alumínio" com uma porca de aciona os interruptores de fim de curso. O que acho importante alertar é que o lance da tela elétrica não é tão simples quanto parece: para fazer uma equivalente às que são disponíveis no mercado, acho que somente um sistema simples de redução não vai funcionar. Além da redução, existe um sistema de embreagem que permite regular a força para descer e subir a tela. Pode ser só um detalhe para deixar o produto mais atratente com velocidades iguais de subida e descida, mas como não sou nehum expert em mecânica, deixo a concusão para os senhores.

Um abraço
Adalla

agressiva
17-08-2005, 16:21
O sistema de embreagem eu colocaria pra caso a tela tranque no meio da subida o motor nao fique tracionando.

O motor + caixa de redução foi meu colega que comprou.
Marca MOTRON (motron.com.br) modelo MR910.
Tambem tenho outro da adtionmotors.com.br linha moto-redutores.

Estou tendo problemas para encontrar o tudo de 2 a 3" de ferro ou aluminio.
Só achei com parede de 1.25mm oque e muito grosso e pesado.

adalla
17-08-2005, 16:51
Caro(a) Agressiva

Estou achando bastante interessante essa iniciativa de fazer uma tela elétrica e apesar de não ter conhecimentos em mecânica, acho muito legal essa idéia. Gostaria de saber uma coisa: No caso da tela parada, a própria redução é que vai evitar que o tecido continue descendo pela gravidade ou vc pensou em algum tipo de trava? Pergunto isso pois nos testes que eu fiz aqui com a tela da Kreische, quando a embreagem estava desregulada, a tela continuava descendo pelo efeito da gravidade. Cheguei a conclusão então que o sistema de embreagem além de servir para ajustar a tração para subir e descer a tela, ainda funcionava como "estabilizador de posição". Na situação que vc citou, do motor ficar trancado caso a tela emperre, acho mais interessante a solução que a Kreische adotou para isso que foi um encoder. No caso desse parar de mandar pulsos para o microcontrolador, a alimentação do motor é cortada.

Um abraço
Adalla

kicker
17-08-2005, 17:20
Será que um fusivel de ação rápida ou um circuito de proteção semelhante ao anti-esmagamento de trio-eletrico não seria uma alterntiva mais viavél?. Como o adalla disse anteriormente!
Alguém saberia explicar como funcionaria um sistema de embreagem?
Abraços

kicker
17-08-2005, 17:46
Muito interessante essa motoredução MR910...Acho que está na medida para fazer a tela.
Qual modelo você comprou?Quanto morreu $$?:)
O MR910-27 deve atender as necessidades. Porém o MR-910-42 deve ficar mais folgado, não?
Alguém sabe converter o torque de Kgf cm para N.m?
Abraços

MarcosSix
17-08-2005, 19:10
Caros amigos,

Já relatei em outros tópicos sobre a minha experiência com telas "pintadas". Alguém se referiu a "tintas milagrosas" ironicamente, mas o fato é que essas tintas existem e fazem milagre mesmo.
Trata-se de um fabricante canadense (Goo Systems) que exporta para o mundo todo. Eu as usei aqui em casa, o resultado é EXTRAORDINÁRIO e eu recomendaria a todos que queiram gastar lá nos EUA cerca de apenas 100 dólares. Mesmo pagando as taxas de importação, vale demais a pena. Para quem desejar conhecer melhor as tintas Goo, podem pegar mais informações no site http://www.goosystems.com/. :aplauso: :rever1:
A minha foi aplicada sobre um vidro temperado por motivos que não vale a pena relatar, mas ela pode ser tranquilamente sobre a parede ou um compensado "emassado". São dois potinhos, um com a base e outro com a tinta propriamente dita. Há 3 "cores" disponíveis, cada uma indicada para uma situação, dependendo do projetor e da claridade ambiente. Há no próprio site uma ferramenta (tipo um questionário) que ajuda o consumidor a estabelecer qual a opção mais apropriada para cada caso.
Eu usei um pintor para realizar o trabalho, mas quem for jeitoso pode até fazer sozinho, pois não é nada complicado. E repito, o resultado é EXTRAORDINÁRIO.

Um abraço,

agressiva
17-08-2005, 22:23
Adalla, nao tinha pensado na questao da tela continuar descendo !

Na realidade eu pendei que as telas motorizadas HI-END desciam ate o fim e ponto.

Na empresa onde trabalho tem uma tela motorizada e realmente ela para quando voce solta o botao (para no meio ou qquer outra posiçao). Eu achei que esta tela dosse assim porque nao me parece ser uma tela meio a bangu.
Ela foi comprada logo que surgiram os projetores.

Isso tem alguma serventia ?

Se realmente precisar parar no meio e a reduçao for pouco para isso, podemos pensar numa trava mecanica tipo uma roda cheia de buraquinhos e outra roda com 2 pinos que encaixao nestes buraquinhos.

Assim quando a tela vai subir ou descer um soleniode desengada as duas rodas e quando tiver que parar engata novamente hehehe. Ideia de mecanico amador.

Eu nao sou la um grande mecanico, so mexo nos finais de semana.

o kicker perguntou sobre os motores.
bem, eu nem lembro mais os modelos que comprei pois faz uns 2 anos que tive a ideia de fazer essa tela e nem conhecia o forum ainda.

Posso te dizer que o que tem a caixa de redução grande nao faz barulho e o que tem a caixa de reduçao circular bem pequena faz uma barulheira dependendo da velocidade que ele esta girando.

Alguem sabe me dizer quanto pesa uma tela motorizada dessas que tem por ai ?

Hoje a tarde liguei para uma loja e achei canos de 2,5" com parede de 2mm e o peso dele para 2,5m de comprimento fica em torno de 3kg.

O preço do cano e de 113,00 pilas para uma barra de 6m

Aaaa, acabei de esticar o gorgurao que comprei na parede e fiz alguens testes.

Ele aumentou o contraste da imagem e realçou as cores.
Vou fazer mais testes.

Alguem sabe me dizer como o pessoal calibra os projetores ?

Eu nao utilizo DVD e sim um micro com DVDplayer.
Pra dizer a verdade meus filmes sao na maioria DIVX.

To achando que meu projetor ta ficando com o contraste muito baixo e o brilho muito alto !

Por enquanto era isso pe.... pe ..... pessoal ..

§ilvio
18-08-2005, 08:52
Alguém sabe converter o torque de Kgf cm para N.m?
Abraços
1 N.m = 10197 gf.cm, ou, arredondando, 10.000 gf.cm.

(É o rigor de considerar a aceleração gravitacional como 9,80665 m/s² ou arredondando para 10 m/s²).

Quanto à parar a tela no meio, nas telas compradas, se vc usa controle remoto (seja com fio ou infravermelho), vc pode parar no meio. Mas se usar o modo automático com o projetor, ela vai até o fim sempre.

A única vantagem de parar no meio é se vc desistiu de assistir filme e quer recolher a tela mais rapidamente, ou se sua tela e projetor forem nativos 4:3 e vc quer deixar a tela mais próximo do 16:9 de vez em quando.

adalla
18-08-2005, 10:31
Sílvio, só uma observação com relação a parada da tela: Como vc disse, quando acionado pelo controle remoto a tela para em qualquer ponto ou pode ir até o fim, porém acho importante comentar que essa "parada" até o fim acontece eletricamente pelos sensores de fim de curso e não porque "acabou o pano". Desta forma a tela sempre fica estável em alguma posição devido algum artifício mecânico, que ao meu ver é o sistema de embreagem. O pessoal da Kreische me ensiou a regular pois na tela que eu estava usando o motor parecia sem força para subir a tela e quando parava, ela começava a descer. Curiosamente quando eu pedi orientação da Kreische e fiz o recomendado, a calibração pode chegar até o efeito inverso, ou seja, a tela fica com bastante força para subir e pouca para descer. Esse ajuste possui um ponto ótimo onde a velocidade de subida é a mesma de descida e a tela para instantaneamente, quando desejado.

Um abraço
Adalla

adalla
18-08-2005, 10:37
Agressiva, parar no meio eu não acredito que tenha serventia nenhuma não, mas o negócio é um pouco diferente. Como são telas comercias, que devem se adequar as mais variadas situações, os ajustes precisam ser flexíveis. Imagine só: dependendo do pe direito onde a tela será instalada o tecido deve descer mais ou menos. Como vc irá fazer uma tela personalizada, isso não é problema pois vc terá todas as medidas necessárias para a instalação, e poderá colocar um tecido na dimensão exata para um correto posicionamento no seu ambiente. Mesmo assim, vc deve levar em consideração uma forma de travar a tela quando a mesma encontra-se recolhida...

Um abraço
Adalla

kicker
18-08-2005, 17:14
Valeu marcos pela conversão!Depois vou procurar um livro de normas técnicas e conversões que tenho aqui para me certificar!Tomo como parametro que a gaia e kreische usam motores que declaram torque de 7N.m.

Não acredito que os fabricantes usem dutos de 3" para recolher as telas...ja que a caixa delas tem 8x8, seria praticamente impossível caber toda tela enrolada ali dentro... Este preço que você achou , eu achei caro.
Cotei aqui eletrodutos zincados de 1" a barra com 3 mts a 22 reais!
Se você conseguir descobrir o modelo dos motores que você tem ai eu agradeceria, pois assim conseguiria ficar mais seguro de qual modelo adquirir.
Aproveitando, o pessoal que tem telas elétricas prontas sabem dizer qual o diametro do tubo que recolhe a tela? Ja ouvi opiniões de vendedores de 1" ate 3", por isso estou na dúvida!
Abraços

agressiva
18-08-2005, 18:19
a que tenho aqui na empresa utiliza um cano de 2".

Acredito que com um diametro menor o tecido vai ficar dobrado demais !!
mais vai de gosto.

Eu vou compra cano de 2".

Esse cano que achei é de aluminio.
o de ferro zincado e 66 pilas a barra de 6m o poblema e que a parede dele é de 1.25mm e talvez o conunto todo da tela fique pezado demis .

Foi por isso que eu perguntei qual o peso do conjunto todo.

t+

kicker
18-08-2005, 19:56
Concordo contigo que 2" seja o ideal!
Você acha que motor que você tem ai tem torque/rotação suficiente para enrolar/desenrolar tudo? Se puder me passar o modelo depois eu agradeço!
Abraços

agressiva
18-08-2005, 20:20
ainda nao deu pra pegar o cano na loja e montar um modelo preliminar.
neste final de semana com certeza vou montar e depois falo como foi.

Uma pergunta, nestas telas prontas, a fonte de alimentacao esta dentro da tela ou e externa ?

§ilvio
18-08-2005, 21:24
O tubo da minha Kreische tem mais de 2" com certeza! Deve ter 3", não posso afirmar com precisão pois não abri a caixa, mas dá para ver pela abertura. E a caixa tem uns 12x12 cm.

Se for fazer tela com menos que 84", acho que o tubo de 2" deve servir, mas acima disso creio que exige 3", senão a tela vai enrugar muito ao recolher.

Quanto ao peso, a minha de 120" deve pesar uns 25kg a 30 kg. No site da Kreische deve ter esses pesos.

Adalla, interessante essa embreagem, como se regula ?

Abraços !

§ilvio
18-08-2005, 21:26
Uma pergunta, nestas telas prontas, a fonte de alimentacao esta dentro da tela ou e externa ?
Dentro. Tem um conector tipo cabo de força de PC, e usa um cabo de força semelhante também.

adalla
22-08-2005, 11:11
Sílvio, abra a tampa no lado da tela que fica a parte eletrônica (onde sai o cabo do IR). Lá vc irá encontrar tem um parafuso allen que prente o tubo (eixo) em uma bucha de nylon. Deixe esse parafuso solto e acione o controle no sentido oposto ao que vc quer reforçar. Por exemplo: se a tela está muito fraca para subir, após folgar o parafuso, deixe dar umas três voltas com o eixo solto no sentido para descer. Observe que o fio do motor vai começar a torcer e para corrigir, vc tela que soltar os parafusos da barra de terminais na placa de cirucuito impresso. Aperte novamente o allen e veja como ficou. Repita o procedimento até que a velocidade de subida seja a mesma para decser a tela. Como estava muito chato ficar destorcendo o fio do motor a cada teste, soltei o fio do motor e utlizei uma fonte externa para fazer o ajuste.

Um abraço
Adalla

§ilvio
23-08-2005, 16:28
Obrigado, Adalla ! Por enquanto não preciso fazer esse ajuste, mas já arquivei a receita. Um abraço!

kicker
23-08-2005, 18:11
E ai agressiva, como foram os testes?

kicker
24-08-2005, 18:29
Pessoal, achei um eletroduto fabricado pela krona, de PVC rigido de 2", ele é bem mais leve que os outros zincados e tem a mesma resistencia a deformações! O preço? 15reais a barra de 3m!
http://www.krona.com.br/pt/produtos/produtos.php?cdproduto=14
abraços

agressiva
25-08-2005, 14:08
Ba, deu muito problema neste final de semana.
To loco pra testar.
Ja to com um cano de 2", as madeiras, o motor ... so falta fazer .

O problema e que estas 2 semanas sao meus plantoes e nao esta dando tempo.

Vamos ver se sabado monto tudo e tiro umas fotos

Abs

kicker
15-09-2005, 17:30
Novidades agressiva?

Pessoal, alguém sabe onde poderia ler sobre o funcionamento do sistema de fim de curso utilizando um parafuso no eixo do motor, igual aos usados em telas comerciais?
Filipão, Jorge, Renato...
os diyer´s de plantão!

AudioDIY
09-10-2005, 17:53
Estou montando a minha tela DIY e entrei em contato com o agressiva para ver como anda o projeto dele.
Parece que ele foi banido do htforum ou algo parecido mais a tela dele ja esta funcionando.
Assim que a minha tela estiver funcionando eu posto as fotos!
Abraços a todos.

kicker
03-05-2006, 00:14
Novidades...:confused: