PDA

Ver Versão Completa : CD antigo

adalla
21-10-2002, 11:45
Senhores, novamente venho recorrer ao vosso vasto conhecimento musical. No ano de 1988 meu irmão chegava de BH com um novo brinquedo:Um CD player. Junto com o aparelho ele trouxe alguns discos, dentre eles a nona com o maestro Karajan e um outro de uma pianista. Eis a questão: os únicos dados que eu me lembro deste ultimo é que o primeiro nome da pianista era Marta e que a obra era "alguma coisa número 5 de Tchaikovsk". Algúem pode me ajudar a relembrar que disco era esse e se ainda está em catálogo?

Obrigado
Adalla

Dennis
21-10-2002, 13:43
Adalla,

Ao invés de "Marta", poderia ser "Maria João Pires"...?

adalla
21-10-2002, 14:09
Dennis, era Marta mesmo. Ela é (ou era) uma pianista, e o som era de primeira.

Um abraço
Adalla

Eduardo
22-10-2002, 18:57
Adalla,

Poderia ser Marta Argerich? Foi uma pianista argentina muito bem conceituada e famosa, pelo que pude descobrir.
Entre no site yahoo.com.br e digite o nome dela, surgirão muitas páginas para busca.

Abraços

Eduardo

adalla
23-10-2002, 11:33
Eduardo, obrigado. É essa mesmo. Reconheci pela foto dela na capa de um cd ! Só falta agora eu achar a obra que eu procuro propriamente dita.

Um abraço
Adalla

Márcio
23-10-2002, 12:57
Adalla, entre no altavista ou google da Argentina e procure por ela, deves encontrar a obra e talvez até alguma loja virtual que tenha o cd para vender, ao menos não custa nada tentar.
Abraços

mmartins
23-10-2002, 12:57
Senhores,

A dona Martha Argerich é uma pianista sensacional. Já é bem calejada e só toca com os melhores. Caro Eduardo, não me esqueci da sua pergunta sobre cds de piano, hoje a noite te passo, mas qq cd que tenha Martha, Barenboim, Gulda, Kissin, Kempf, Ax, Pletnev, Arrau, Stephen H., Horowits, Idil Bired, Rubinstein, entre outros, geralmente são bons. No Jazz, temos Oscar Peterson, Duke, Diana, etc.

Att.

Eduardo
23-10-2002, 17:47
Adalla,
Fico contente que tenha dado certo.

Martins,
Valeu pelas dicas.

Abraços

adalla
23-10-2002, 18:52
Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Ainda não achei o CD que eu estou procurando, mas já evoluí bastante na busca.

Um abraço
Adalla

Dennis
23-10-2002, 19:25
Adalla,

Poderia ser "Tchaikovsky: Piano Concerto No. 1"?
Veja este link (http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B000001GS4/qid=1035411266/sr=1-104/ref=sr_1_104/104-1810569-5139136?v=glance), e uma foto da capa do CD anexa a esta mensagem.

adalla
23-10-2002, 19:58
Caro Dennis, tá quase lá... :D
Se eu não estou enganado era nº5.

Um abraço
Adalla

adalla
23-10-2002, 20:07
Pessoal, final da busca. Era número 1 mesmo. É um "clássico dos mais populares" :)

O alvo é esse:

http://www.cdnow.com/cgi-bin/mserver/SID=974500005/pagename=/RP/CDN/CLASS/muzealbum.html/itemid=303984

Obrigado a todos pela ajuda

Adalla

Eduardo
24-10-2002, 07:52
Essa música é realmente muito bonita, aliás, divide minha preferência com a Sinfonia No 40 de Mozart. Esta última tocada por Waldo de Los Rios é sensacional !!!!!

mmartins
24-10-2002, 08:43
Caro Eduardo,

A Sinfonia no. 40 do Mozart ( Netuno ) realmente é muito bonita. Também a 41 ( Jupiter ) é maravilhosa. Mas Mozart tem trabalho bem melhores do que estas sinfonias como: Figaro, Flauta, Quartetos, últmos concertos para piano e tantos outros. Voce já ouviu por exemplo a Nona de Dvorak ? Rapsodia para tema de paganini de Rachmaninoff ? Rapsodia Espanhola do ravel ? Sonata para violino e cravo do João ? Paixão segundo sao matheus do joão ? Oratório de Natal do João ? A Missa do joão ? Variações do João ? Cravo bem Temperado do João ? Concerto de piano no. 2 do Rachman, La Mer do Debussy ? entre tatntas outras ...

Att.

Eduardo
24-10-2002, 13:54
Caro Martins,
Percebo que você é um conhecedor do gênero, mas para dizer a verdade, não gosto de todos os clássicos. Algumas vezes acho um pouco cansativo este gênero, não sei se porque minha acústica não está bem acertada ainda. Anotei as músicas que você me falou e vou tentar escutá-las, mas a maioria realmente não conheço (talvez não pelo nome).
Ainda não consigo ouvir a música com uma fidelidade melhor, pianos, violinos, etc. ainda soam meio artificial no meu equipamento, não sei se porque trata-se de uma configuração apenas prata. A música clássica acaba ficando meio abafada, cansativa mesmo. Apesar disso, gosto muito da música tocada em piano e violino.
Eduardo

mmartins
24-10-2002, 14:17
Caro Eduardo,

Voce já colocou as caixas nos pedestais ?

Att.

Russo
24-10-2002, 14:25
Caro Eduardo,
Reafirmo a pergunta do Martins. Os pedestais e o posicionamento das caixas fazem toda a diferença na qualidade final do seu sistema.
Faça testes e confira!!!:D :D

Abraços,

Márcio
24-10-2002, 15:33
Pois é, eu não pretendia insistir no assunto pedestais para não ficar excessivamente chato, mas já que os colegas também tocaram no assunto a coisa fica mais diluída, quero acompanhar vocês na pergunta.
Fizeste testes com os pedestais?
Abraços

Eduardo
25-10-2002, 08:47
Logo quando comecei a comprar meu equipamento, li em algum lugar que as caixas deveriam ficar em um lugar firme e pesado.
Assim, comprei um par destas colunas de cimento que se usa para colocar vasos em jardim. Ela imita aquelas colunas romanas, tem 60cm de altura, são largas e muito pesadas. Colei quatro pés de borracha de 3cm de diâmetro sob elas e pintei as colunas de branco. Esteticamente ficou muito legal.
Coloquei as caixas diretamente sobre elas, com uma pequena e fina toalha de pano entre a caixa e esta coluna.
Porém, como estas colunas ficaram nas laterais da estante, que é de madeira e baixa, e perto dos cantos, os graves ficaram péssimos, muito fortes e pouco naturais. Assim, tirei das caixas de cima das colunas e as coloquei sobre a estante. Os graves melhoraram bastante, porém os tweeters ficaram acima da linha dos ouvidos. O som não parece natural, algumas vezes soa um pouco estridente principalmente nos médios e agudos. Esse negócio de palco sonoro, por exemplo, nunca percebi. Com o disco Genuinamente Brasileiro 2, li que na primeira música é fácil perceber a cantora bem no centro e um pouco a frente dos instrumentos. Porém, percebi soa voz um pouco a esquerda e abaixo da linha das caixas, e não eram naturais. Será limitação do equipamento ou da acústica. Será que o Rega Brio, o Arcam e as B&W 602 formam um conjunto de entrada apenas, e por isso não conseguem chegar lá?
Um dia tirei as duas caixas desta sala e as coloquei numa bem maior, longe das paredes, e não percebi muita melhoria nos resultados.
O engraçado que se eu prestar atenção, consigo identificar, por exemplo, a voz da cantora em cada uma das caixas.
Vou tirar umas fotos da sala e postar aqui para que fique mais fácil de entender o ambiente. Mas, a sala é pequena, porém tem um vão, uma abertura grande do lado esquerdo como entrada, em arco, que da para uma sala maior, as vezes acho que isso causa essa impressão dos sons centrais estarem um pouco deslocados para esquerda. Isso acontecia também com o Marantz, e já troquei as caixas de posição para ter a certeza que não era alguma diferença entre elas. As vezes acho que é uma TV de 34" entre as caixas que pode ajudar no problema, mas essa nunca tirei do lugar para teste, uma que é muito grande e pesada, e outra que este é o único lugar que ela pode ficar.
Mas, voltando aos pedestais, o que eu poderia fazer como teste para não gastar na compra sem saber se vai dar algum resultado?

Grato pela ajuda.

Abraços

mmartins
25-10-2002, 10:18
Caro Eduardo,

Voce está entrando num mundo complicado e sem retorno. Seu equipamento, a meu ver, é muito bom e muitos de nós aqui no fórum, ficariamos satisfeitos de ter um sistema igual. Num sistema de aúdio para casa algumas coisas são importantes: fonte sonora, instalação elétrica, caixas acusticas com "pedestais", cabos, amplificadores e similares e talvez mais importante ainda: acústica da sala. Sobre cabos, estes fazem muita, mas muita diferença, muita mesmo. Claro que o sistema que possuo talvez me privilegei em ver estes problemas. Tenho um par de cabos de caixa da audioquest modelo SLATE e eu ainda sentia meu som um pouco abafado, sem micro dinâmica, estou testando um cabo da ACOUSTICS ZEN e a diferença é gritante. Dúvido que alguém aqui deste fórum não preceberia a diferença e acabaria de uma vez por todas essa confusão boba sobre cabos. Afirmo com certeza e estou disposto a provar: CABOS, QUALQUER QUE SEJAM, FAZEM DIFERENÇA SIM SENHOR.

Estou testando spikes debaixo do meu cd player e a diferença que eles produzem é melhor definição de recorte.

A minha experiência com pedestal, alguns aqui acompanharam, mostra que eles fazem diferença. Pra voce ter uma idéia, até a posição das caixas nos pedestais faz diferença. Um pedestal não é caro, o Dennis deve ter alguns preços pra te passar. Tenho um par de pedestais AIRON cheios de areia de piscina. O problema é que voce não tem idéia se vai melhorar, e até compreeendo.

Sobre este vão que voce disse que tem do lado esquerdo, acho que o Dennis é mais indicado pra dissertar sobre o assunto.

Voce está vendo, existem N fatores importantes e na minha opinião voce tem que começar a arrumar as outras partes que não sejam equipamentos: CABOS, INSTALAÇÂO ELÉTRICA, ACUSTICA, CABOS, PEDESTAIS, SPIKES, etc.

Eu já tinha o pré da QUAD, que tenho até hoje e é muito bom e musical, juntamente com o amplificador da QUAD e não percebia este negócio de palco sonoro até que coloquei o tal do colchão atrás das caixas e cai pra trás e a partir de então meu som mudou completamente.

Sou libriano, e por isso mesmo extremamente detalhista e além do mais tenho um pequeno problema no meu ouvido.

Minha grande vantagem é que minha mulher também curte e o nosso sonho é chegar o nosso DVD Player novo amanhã para acabar com as compras de equipamentos.

Tenho apenas algumas coisas a fazer no meu sistema: um bom condicionador/protetor de energia, spikes para o cd player, spikes para os powers e dvd. Não tenho muito a melhorar, agora posso sentar e ouvir minhas músicas.

Voce vai ter que ter paciência e aguardar aquela visita do pessoal ai na sua casa.

Att.

BOS: ESSE NEGÓCIO DE CABOS DEVERIA SER CONCENSO POIS MUITOS AQUI TERIAM SEU PROBLEMAS RESOLVIDOS COM UMA SIMPLES MUDANÇA DE CABOS. É UMA PENA QUE ALGUNS AQUI NÂO CONCORDEM.

Carlos Dantas
25-10-2002, 11:38
Prezados amigos
Infelizmente estou chegando tarde novamente neste forum mas não vou resistir de dar umas bicadas. Minhas preferências por música concentram-se na área de música clássica, MPB e jazz mas não sou fechado para outros gêneros. Sobre a Martha Argherich ela é considerada uma das maiores pianistas do mundo e foi classificada pela revista Gramophone entre as 100 maiores do mundo de todos os tempos. Nesta lista figuram dois brasileiros, Guiomar Novais e Nelson Freire. Quanto ao concerto de piano é realmente o número 1 de Tchaikowisky pois ela gravou este concerto. Quanto a sinfonia poderia ser a número 5 de Tchaikowsky gravada na década de 70 com a Filarmônica de Berlim e regida pelo Karayan. Aliás, as sinfonias 4 e 5 de Tchaikowisky gravadas pelo Karayan para o selo da Deutche Gramophone com a Filarmônica de Berlim na década de 70 são insuperáveis em interpretação e em qualidade de gravação.
Quanto a dificuldade de gostar de música clássica eu acho que isto se deve em primeiro lugar aos preconceitos elitizantes que se formaram em torno da música clássica e em segundo lugar é escravisação que o rítmo nos impôem quando ouvimos música. O rítmo mexe muito com o nosso ser, ele está presente desde o momento que, na barriga de nossas mães, ouvimos o pulsar de seu coração. Ele está presente nas socidades mais antigas e de forma muito proeminente. O rítimo fascina o homem mas o escraviza. Na música clássica o homem conseguiu domar o rítimo, fazendo emergir a melodia e, principalmente, a harmonia. No início é difícil aceitar este jugo a que o rítimo foi submetido porque não é natural. É só com muita paciência e despreendimento de espírito que conseguimos perceber a maravilha que se esconde na perfeição da harmonia. Isto acontesce quando consiguimos dominar o fascínio que o rítimo exerce sobre nós. Ouçam por exemplo o concerto de Brandenburgo número 3 e 6 de Bach. É o império da harmonia! Que maravilha, quanta beleza encerra a sua estrutura harmônica. É a arte da música elevada ao seu mais elevado grau de sofisticação e beleza. É a vitória decisiva sobre a ditadura do rítimo. Se o rítimo nos prende a esta terra a harmomia nos eleva aos céus. O grande segredo de ouvir música clássica estar em deixar que ela conduza voce e não o contrário. Desarme seu espírito de todo tipo de preconceito, coloque uma música clássica no seu equipamento de som, escuresça o ambiente, se isole de ruídos externos, não converse com ninguem e deixe que a música flua por voce. Não há prazer maior no mundo, não há droga alguma que possa lhe induzir a prazer maior que este. Todos nós podemos apreciar música clássica, é só querer!
Abraços
Dantas

Márcio
25-10-2002, 13:11
Eduardo, é óbvio que não sei como é a tua sala e muito menos como é este móvel que pelo que entendi toma quase toda a parede, mas sempre nos passaste que queres chegar a uma reprodução de nível hifi, se este é o teu objetivo e o móvel não permite que utilizes pedestais em hipótese nenhuma está na hora de decidir o que é mais importante para ti, o móvel ou o som do teu sistema.
Antes de qualquer outra coisa, sem um par de pedestais e um bom posicionamento não irás chegar a lugar nenhum, não importa o quanto gastes em equipamentos e cabos, se soubéssemos em que condições estão instaladas as tuas caixas eu já tería dito a muito tempo para parares de gastar em equipamentos, nestas condições estes gastos são praticamente inúteis.
Para que tenhas uma idéia, entre o final de 98 e final de 99 meu sistema foi um receiver pioneer 607, um par de caixas CDM2 da b&w e um dvd player, com este sistema eu obtinha um palco bem razoável, era possível perceber a voz sólida e centralizada, também era possivel ouvir muitos instrumentos posicionados atrás das caixas, obviamente não era perfeito mas ao que parece era bem superior ao que conseguiste no teu sistema. Como disse o mmartins, o problema não é o teu equipamento, ele é de ótimo nivel e pode acreditar, quase a totalidade do pessoal que participa do fórum da revista ht não tem um sistema do nível do teu, mesmo os que possuem receivers caros.
Agora precisas pensar em dar o próximo passo que é permitir que os teus equipamentos dêem o seu máximo, para isso é importante o posicionamento das caixas, acústica, cabos, rede elétrica e vibrações.
Em relação aos cabos, acredito que relmente ainda não estejas preparado para escolher o correto, deverías sim acertar a acústica e o posicionamento, depois disso aproveite o sistema, automaticamente os teus ouvidos estarão sendo treinados, mais adiante pense nos cabos.
Abraços

mmartins
25-10-2002, 13:32
Caro Dantas,

Voce realmente me faz rir. :D :D :cool:

Concordo com sua dissertação sobre música clássica. Ouço jazz. mpb, mas a minha spreferida é a clássica sem sombra de dúvida. Os Concertos para Brandenburgo do Bach é magistral. As vezes gosto de ouvir um pouco de ritmo mas por pouco tempo pois acabo voltando pro clássico. Existem muitas obras maravilhosas, mas se paciência ela não conseguirá se mostrar.

att.