PDA

Ver Versão Completa : Akai AA-35, help me please

Skyzytuz
07-06-2005, 11:48
Oi Pessoal, sou novo neste fórum, o qual encontrei justamente por procurar alguma coisa sobre meu velho e fiel AA-35, que comprei em 1988 e me serviu bravamente até alguns meses atrás, quando resolveu pegar a primeira doença após 17 anos...

Se puderem me ajudar, agradecerei imensamente pois adoro o som dele e não senti firmeza em nenhum técnico ou loja aqui da minha cidade, quando converso com eles parece que eu estou falando grego, e fica a impressão de que o cara vai tentar fazer um conserto meio no chute, sei lá...

Ocorre o seguinte: Ao ligá-lo frio, ele funciona maravilhosamente bem. Mas passados uns 20, 30 minutos (1 hora, com sorte) o display começa a ficar maluco: Começa a piscar, apagar, algumas coisas somem e outras aparecem, e o receiver fica trocando de fonte aleatoriamente (muda sozinho de Aux para Phono ou Tuner, por exemplo), aumenta o volume, fica mudo ou faz um baita zumbido nas caixas, etc etc, enfim, fica completamente MALUCO.

Lembro que esse receiver tem um CI central que controla tudo ou quase tudo, será que trocando ele resolve? Ou pode ser outra coisa? E a maior dúvida: Porque ele estando frio funciona maravilhosamente bem?

Outra coisa: Já faz alguns anos que ele não consegue manter a configuração por muito tempo após desligado, ou seja, se eu ficar sem ligar ele por mais de uns 1 ou 2 dias, tenho que reconfigurar tudo de novo. Só que no manual não fala nada de pilha ou bateria para trocar, e eu mesmo o abri e tb não achei nada...

||TECO||
07-06-2005, 15:08
Olá Squizitus,

Eu tenho um Akai AA35 tb , e desde que eu comprei (acho que foi em 89) a memória do setup dele nunca segurou mais do que 3 dias, e depois eu tinha que ir atrás do receiver para resetar ele. Sempre achei isso um M**** no Akai. além de não ter controle de volume. Então acho que isso é normal nele. Existe um tópico recente sobre troca de um capacitor específico para segurar a memória dele... mas como eu tenho isso desde que eu comprei acho que trata-se de um problema de projeto.

De um tempo para cá eu ouço um zumbido nas caixas, acho que provavelmente deve ser os capacitores eletrolíticos da fonte que devem estar velhos e precisando de troca.

Sobre o display não sei o que possa ser, de repente possa ter a ver com a fonte e os mesmo capacitores do meu zumbido, que não estão filtrando bem a tensão depois de um certo tempo e deixando passar muito ruído dando essas anomalias no receiver. Experimente trocar esses capacitores.

Acho que a validade desdes capacitores eletrolíticos é coisa de 5 anos... e já passamos bastante disso com eles!

No mais acho que só uma boa assistencia técnica

Skyzytuz
07-06-2005, 15:39
Bom, acho que fonte não é, pois muitas vezes o som continua funcionando 100% com o display todo maluco... isso quando o display não mudava de fonte sozinho, aí obviamente ficava mudo, mas se eu volto manualmente para a fonte original, o som continua bom (isso quando o display não trava os controles)

agressiva
10-06-2005, 17:31
Quase 100% de certeza que voce tem algum capacitor que esta pifando.

Pena que voce nao esta aqui no RS/ POA pois eu tenho o manual esquematico completo do AKAY.

Adoro esse receiver ... sempre quis uma desses pra mim pena que o pessoal cobra muito caro no ML mesmo nao sabendo oque tm nas maos (uma reliquia)

Dmaumau
10-06-2005, 17:49
OU alguma solda fria, que depois de aquecido o receiver, passa a dar mal contato.

:confused:

Skyzytuz
14-06-2005, 13:31
O problema é achar alguém de confiança pra deixar botar a mão no receiver...

Vou ver o que acho por aqui, obrigado pelas repostas

jeffyx
14-06-2005, 13:50
tive 2 akais destes e os dois apresentavam o mesmo problema. um deles mandei arrumar e voltou do mesmo jeito.... sei lá, deve ser cronico mesmo

Janvox
21-10-2005, 02:04
Olá, que bom que encontrei o HT Forum.Sou apaixonado pelo som Akaia, desde quando era criança. Moro em BH, na época devia ter uns 11 anos e ficava namorando ele, lá no Jumbo (hoje Extra Hipermercado). Tinha uma pasta, dessas com plástico, com os anúncios de revistas de vários som das antigas.Colecionava esses anúncios, entre eles tinha a propaganda do Akai, tinha um leque desses orientais ao lado dele.Pena que essa pasta já não existe mais. Hoje com meus 33 anos consegui um Akai. Há pouco tempo consegui um som Akai usado de uma amiga minha.Ele tem uns arranhados, mas vale a pena. Mandei para um técnico meu de confiança e foi trocado as saídas do seu receiver, a pickup está boa e o deck tbm, mas o receiver tem um problema.Quando vc coloca no nível zero o volume dele as caixas de som apitam, dão um ruído, como se tivesse passando uma corrente elétrica.Um zom tipo “bzzzzzzz”. Meu técnico não descobriu o problema. É como se o som não tivesse o zero do VU.Se vc aumentar o volume não dá pra ouvir, pa o barulho e abafado por causa do som produzido pela música,mas o barulho continua lá, se descer o som o barulho aparece.Já testei trocar as caixas da saída A para B, quando troca a chave A ou B o barulho continua, com fone da a mesma coisa. Se nenhuma saída (A ou B) estiver pressionada vc não tem som, isso é claro, aí não tem problema, mas acionou uma das saídas onde as caixas estão ligadas aparece o ruído.Alguém pode me dar uma luz , ou alguém que possa ter condição de arumá-lo.Moro em BH.Desde já muito obrigado.

Jean

AKAI A35
07-07-2006, 14:49
Boa tarde, amiga agressiva, por coincidência comprei um Akai AA-A35 com defeito, consultando alguns endereços na Internet p/comprar um CI-STK 3042 HCC4D fabricado p/Sony que é exatamente o componente central que controla todo funcionamento deste aparelho.
Então neste momento, encontrei papos de diversas pessoas com o mesmo problema que eu estava.Então como tens o manual esquematico gostaria que verificasse a existência des CI, porque a pergunta, em alguns papos o pessoal desconfia de alguns técnicos e esta ref.foi dado p/meu técnico e localizei tal componente,o qual consegui comprar, não assisti a colocação mas o aparelho encontra-se em perfeito funcionamento.
Aguardo resposta.

AKAI A35
07-07-2006, 16:05
Boa tarde, amiga agressiva, por coincidência comprei um Akai AA-A35 com defeito, consultando alguns endereços na Internet p/comprar um CI-STK 3042 HCC4D fabricado p/Sony que é exatamente o componente central que controla todo funcionamento deste aparelho.
Então neste momento, encontrei papos de diversas pessoas com o mesmo problema que eu estava.Então como tens o manual esquematico gostaria que verificasse a existência des CI, porque a pergunta, em alguns papos o pessoal desconfia de alguns técnicos e esta ref.foi dado p/meu técnico e localizei tal componente,o qual consegui comprar, não assisti a colocação mas o aparelho encontra-se em perfeito funcionamento.
Aguardo resposta.
Estou no aguardo

agressiva
09-01-2007, 10:31
Estou no aguardo

Putzzz andei meio afastado do forum ... nao ta dando tempo para os assuntos pessoais. A empresa ta comendo todo meu tempooooo.

Esse Ci que voce sitou nada mais é que um amplificador operacional com saida simetrica.

Ele nao controla nada só pega o sinal que vem do pré-amp e transforme em simetrico que é o tipo do sinal que o AMPLIFICADOR de POTENCIA do A35 precisa.

Sem esse Ci o A35 vai ficar sem som mais deve funcionar toda parte de pré e controle a nao ser que ele tenha circuito de detecção DC e este entre em funcionamento com a queima deste CI.

Eu nao analizei isso mais se voce passar mais detalhes chegar a uma conclusão e deixar isso por aqui para quando o pessoal tiver problema com esse AMP tão bom.

nflucio
22-07-2008, 23:40
Snif .. Snif ...Meu Akay morreu .....

Acho que foi a fonte ... por acaso alguém pode me ajudar me passando qual fonte devo procurar no mercado para substituição ??? tipo qual as tensões da mesma .....

Valeu !