PDA

Ver Versão Completa : Manuais

Rogerio
12-06-2003, 19:41
Tenho percebido que os fabricantes não dão tanta importância à composição dos manuais do usuário quanto dispensam aos produtos em si, por exemplo:
Tenho um receiver Sony STR-DE485 cujo manual, nas especificações tecnicas, indica que o aparelho tem potência de saída de 100W RMS por canal quando, na verdade, sua potência é de apenas 80W por canal. Erro ou má-fé? No site da Sony a informação está correta, conflitando com o próprio manual do produto.
Além desse erro, o manual é confuso e mal redigido e, muitas vezes, incompreensível para o usuário iniciante.
Gostaria de saber se outras pessoas têm essa mesma impressão, pois ainda não vi no HT Forum nenhum comentário a respeito do assunto.

Abraços,

Rogério

Leonardo
12-06-2003, 19:59
já encontrei algums manuais boms, mas a maioria fica devendo muito. na minha opinião principalmente nas especificações dos equipamentos. Meu receiver denon por exemplo. No manual não especifica qual o fator de amortecimento dos amplificadores.

Dennis
12-06-2003, 19:59
Concordo, em geral os manuais são fracos. :discordo:

Dmaumau
12-06-2003, 23:37
Leo, concordo que os manuais deixam a desejar, mas pense em qual o percentual de compradores de receiver que tenham uma vaga ideia do que seja fator de amortecimento ? É o tipo de informação para um publico muito seleto, o qual, geralmente NÂO LÊ manual de operação...

Rogerio
13-06-2003, 09:41
Caro Dmaumau,

Efetivamente o "público seleto" geralmente não precisa ler os manuais para utilizar aparelhos eletrônicos. É preciso considerar, entretanto, que o fabricante tem sempre que partir do princípio que o usuário não sabe sequer para que serve o botão on/off, ou seja: as informações sobre o produto devem ser claras, precisas e, obviamente, corretas, o que não ocorreu no caso que eu citei.
Vou relatar outro (mau) exemplo sobre o meu receiver Sony STR-DE485: comprei um DVD player Panasonic RV32, que só tem saída de áudio digital óptica. Conectei o cabo ao receiver e... nada de som! Consultei o manual e segui minuciosamente todas as instruções nele contidas, mas continuava sem áudio. Cheguei a pensar em algum defeito, pois não entendia como aquilo poderia acontecer. Depois de mais de uma hora lendo o manual de ponta a ponta sem encontrar solução, verifiquei com atenção o painel trazeiro do receiver, no local da conexão do cabo óptico e vi que lá estava gravado, pasmem, "VIDEO 2 IN", apesar de ser uma entrada de ÁUDIO. Selecionei, então, no painel frontal do aparelho, a opção correspondente "VIDEO 2 IN" e o audio surgiu normalmente.
Reconheço que faltou um pouco de atenção da minha parte, pois deveria ter percebido esse detalhe antes, entretanto, nesse caso, entendo, também, que há omissão no manual e uma grande incoerência no projeto, pois, na minha ignorância dew leigo, não consigo conceber como uma entreda de áudio pode ser denominada de "video". Seria, mais ou menos, como colocar no banheiro de um restaurante uma plaqueta escrita "cozinha". Certamente muitas pessoas iriam ficar confusas até concluir que se tratava de um erro.
Falta, então, um maior cuidado por parte das indústrias eletrônicas nesse tocante, o que faz com que a gente pense se tal desleixo não se verifica, também, no projeto e fabricação desses aparelhos pelos quais pagamos pequenas fortunas.

Abraços,

Rogério

Dmaumau
13-06-2003, 10:46
Rogério,

Você está certíssimo. Meu ponto, que talvez não tenha ficado claro é exatamente que os fabricantes já não detalham as informações básicas necessárias para os usuários comuns (e muitas vezes sequer as incluem), quanto mais agregar informações de cunho estritamente técnico.

Outro ponto que eu costumo frisar é quanto às traduções "porcas" que costumamos encontrar nos manuais de opereção, seja lá do que for.

NO meio técnico há um ditado que diz "Sempre que possível, leia o manual na lingua nativa do fabricante", ou no mínimo em inglês, pois o manual original rabiscado por algum engenheiro maluco japonês (obviamente incompreensível para os mortais) será revisado pelo chefe que geralmente sabe muito menos do que ele e traduzido para outras linguas por algum estagiário que gosta do Babel Fish do site Altavista.

Abração :legal:

Filipão
13-06-2003, 12:11
Rogério,

Fico feliz que tenha se cadastrado no fórum. Seja bem vindo! :legal:

Com relação aos manuais, concordo com vocês, principalmente pelo fato de eu ter um "péssimo hábito" de ler todo o manual antes de começar a mecher em alguma coisa. Muitos deles pecam por bobagens que só vêm a deixar o usuário leigo mais confuso. Muitas vezes isso ocorre pelo simples fato de abranger mais de um modelo de equipamento num mesmo manual. O problema das traduções também é grave. Sempre que tenho a opção, opto por ler o manual em inglês.

Abraços,

Filipe Rangel.

J. Schmaedecke
13-06-2003, 18:30
Rogério!
Eu tb. me senti do mesmo modo, e olha que pensei estar comprando algo um pouco melhor.
Em dezembro adquiri um Sony STR DE875 que dizia em seus prospectos 5 x 100 WRMS. Ao abrir o manual em casa descobri a potencia 2 x 80W e 5 x 90W em 5.1. Sem indicar o tipo de medida. E o mais impressionante consumo 180 W. Ou tem uma usina nuclear (e o Bin Laden não descobriu) ali dentro ou isto é potencia virtual. Tudo produto da famigerada comichão. Entrei na loja e sai com tudo na mão.
As caixas são as SA-VE325 tem uma falta incrivel de agudos e graves. Depois de bem ajustado de acordo com a sala funciona direitinho para ver filmes mas para música falta um bocado de qualidade. Usei outras caixas para frontais(DIY) e melhorou razoavelmente.
É tão válido constar aqui nossos acertos como nossos erros. Se eu tivesse encontrado uma referência como aqui no ht eu não teria entrado nesta com um puco mais de grana teria adquirido pelo menos um yamaha que é melhor.
Grande Abraço
Jorge S.

VwPhoenix
14-06-2003, 03:04
Os manual do receiver Marantz 5200 é uma porcaria, não diz nada. Não diz nem qual é o consumo do aparelho, até diz 3.6 A, eu lá sei quanto são 3.6 amperes, :confused: quero o consumo em watts.
Comprei como tendo 85 W RMS e o manual diz que tem 90.

Rogerio
14-06-2003, 15:22
J. Schmaedecke

Minhas caixas Sony também são desse modelo. Elas são muito limitadas, porém, como você falou, se fizer um bom ajuste no set-up do receiver o desempenho passa a ser razoável para filmes e para DVDs musicais. Já para CDs o negócio complica um pouco. Nesse caso, a melhor alternativa é usar apenas as caixas forntais e o sub, selecionando o modo auto-dec.
Concordo plenamente com você. Na época que comprei meu HT não conhecia o Forum e não tinha referência ou conhecimento sobre o assunto. Hoje, certamente, faria melhor negócio.

Abraços,
Rogério

Leonardo
14-06-2003, 15:23
Pelo que eu me lembro do curso de eletroeletronica "BÁSICO", Se apenas for fornecida a corrente de entrada em A (ampères), a formula que me lembro no momento, é fazer a corrente "A" x a tensão de entrada "V" obtendo VA, esse VA você divide por 1,45 que será a potência consumida Watts.
Se eu estiver enganado, por favor alguém me corrija, ou se lembrarem de algum modo mais fácil...

Rogerio
14-06-2003, 15:33
Obrigado pela visita Filipão,

Sei que o seu DVD player é um Panasonic RV32BR, igual ao que adquiri recentemente. Observe na página 9 do manual o tópico "DVDs que não podem ser reproduzidos" que diz assim:
"Este aparelho não possui decodificador DTS. Conecte este aparelho a equipamentos que possuam decodificador DTS para apreciar DVDs com esta marca".
Obviamente isto não procede pois, mesmo os aparelhos mais ordinários fabricados de dois ou três anos para cá reproduzem DVDs com áudio em DTS.
Aparentemente a Panasonic aproveitou o texto do manual de algum aparelho do Período Paleolítico Inferior e, sem qualquer revisão, usou para o modelo mais moderno.

Abraços,

Rogério

Leonardo
14-06-2003, 15:36
-------------------------------------------------------------------------------
BY Filipão
Com relação aos manuais, concordo com vocês, principalmente pelo fato de eu ter um "péssimo hábito" de ler todo o manual antes de começar a mecher em alguma

-------------------------------------------------------------------------------

Então, eu também adoro ler manuais, mesmo depois de alguns meses que comprei o equipamento, pego ele novamente e releio.
mas logo depois de tirar da caixa, a única coisa que faço é ver o tipo de tensão, se é 110, 220 ou se é automático. Então faço todo o setup na base do instindo para ver até onde consigo ir. Os unicos que dei uma tropeçada até hoje foram receiver Sony STR-DE675 e CD changer gradiente CDC-AT. O receicer me enrosquei no setup pois tem um monte de palavras completamente abreviadas tais como CSE (what the Hell this minds) e por aí vai. E no CD changer, foi a comutação de força, a troca fica na parte de baixo do aparelho (How cold I know?)

Rogerio
14-06-2003, 15:48
lfm,

Realmente, o setup dos aparelhos da Sony não são nada fáceis. Para configurar corretamente o meu STR485 precisei fazer inúmeras tentativas até dominar bem as suas funções, já que o confuso manual não ajuda muito. De qualquer maneira, isso para mim virou um passatempo muito prazeroso, pois gosto de ficar testando as inúmeras alternativas de configuração do receiver,sempre em busca de uma melhor qualidade de áudio.

Saudações,

Rogério

Dmaumau
14-06-2003, 15:56
Originalmente enviado por Rogerio

"Este aparelho não possui decodificador DTS. Conecte este aparelho a equipamentos que possuam decodificador DTS para apreciar DVDs com esta marca".

Rogerio, isso faz sentido sim, pois uma minoria de dvd players possui decodificadores DD e DTS embutidos, ou seja você PRECISA de um receiver dd/dts para poder usufruir desses formatos. Quando o dvd possui decoder interno, voce pode utilizar um receiver apenas prologic (por exemplo) ou DD-Ready com entradas pre-in e susufruir desses formatos com o processamento do proprio dvd.

OK ?

Abração.

Tininho
05-07-2003, 17:09
Rogerio, isso faz sentido sim, pois uma minoria de dvd players possui decodificadores DD e DTS embutidos, ou seja você PRECISA de um receiver dd/dts para poder usufruir desses formatos. Quando o dvd possui decoder interno, voce pode utilizar um receiver apenas prologic (por exemplo) ou DD-Ready com entradas pre-in e susufruir desses formatos com o processamento do proprio dvd.

OK ?

Então eu me ferrei!!!meu receiver não tem processador dts e acabei de trocar meu Gradiente D10( tão queimado por todos, mas que nunca me deu problemas) mas tinha o tal processador interno por esse panasonic RV32BR ,alguem me ajude,fiz um bom ou mal negocio?parece que ele nao decodifica 5.1,alguem ajuda!!!

Tininho
05-07-2003, 18:12
Alguem pode me tirar a duvida acima?

Dmaumau
05-07-2003, 18:28
Tininho,

Realmente o RV32 NÂO possui decodificador interno. O que ele faz é repassar o sinal, via conexão de audio digital para ser decodificado no receiver. Portanto, se o seu receiver não tem DTS... :choque:

Qual o teu receiver ?

Márcio
05-07-2003, 18:29
Tininho, até onde eu saiba o D10 não possuía decodificador interno, ele apenas lia DD e dts, necessitava de um receiver que possuísse processador.
O RV32 faz exatamente o mesmo, lê DD e dts.
Abraços

Tininho
05-07-2003, 19:06
Originalmente enviado por Dmaumau
Tininho,

Realmente o RV32 NÂO possui decodificador interno. O que ele faz é repassar o sinal, via conexão de audio digital para ser decodificado no receiver. Portanto, se o seu receiver não tem DTS... :choque:

Qual o teu receiver ?

O Meu é um modelo antigo da philips,ainda não pude comprar coisa melhor,mas quebra o galho.FR752
http://http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/052003/4967759_3740.jpg

Tininho
05-07-2003, 19:15
Originalmente enviado por Márcio
Tininho, até onde eu saiba o D10 não possuía decodificador interno, ele apenas lia DD e dts, necessitava de um receiver que possuísse processador.
O RV32 faz exatamente o mesmo, lê DD e dts.
Abraços

Desculpem se eu estiver dizendo bobagem,mas no setup do D10 se podia habilitar DTS-ON,OFF ou Bitstrem
No menu da tela Aúdio,abria 2.0 e 5.1

No panasonic Setup habilita soh DTS OFF ou Bitstrem,e no menu Aúdio não aparece o termo 5.1,se alguem poder me explicar?e que ainda sou meio burro para essas coisas!!

Na sua avalição,fiz um bom negocio então?desculpem mais uma vez a chatice e a minha ignorancia e obrigado pela atenção!!!

Dmaumau
05-07-2003, 19:51
Tininho, em termos de player fizeste um excelente negócio :tu:

Realmente o D10 não possui decoder interno. O setup é apenas para habilitar ou não o envio de DTS para o receiver ou apenas bitstream para audio normal.

Eu tive um desses 752 (prologic) e é um receiver muito agradável em matéria de áudio, porém ele não possui entradas pre-in, portanto mesmo que o teu dvd possuísse decoder interno, você não poderia usufruir nem de dolby digital ou DTS com esse receiver.

Abração.

Márcio
05-07-2003, 20:41
Resumindo, estas ouvindo áudio em dolby prologic e não DD ou dts, com o panasonic continuarás ouvindo áudio em prologic.
Acho que a troca foi muito boa, se não tiveres azar o panasonic não irá te incomodar.
Pense em trocar o receiver, para assistir filmes qualquer receiver com DD e dts será superior, para ouvir música acho que precisarías pensar em um yamaha, denon ou até mesmo o panasonic SA-HE100, está custando R$890 na www.dvdfree.com.br .
Abraços

Tininho
05-07-2003, 20:48
Nem sei como lhe agradecer Dmaumau,e ótimo saber que que fiz um bom negocio mesmo que instintivamente,quanto ao D10 eu ja estava para trocar,o meu travou pouco,quando tive de solucionar tirando da tomada,no geral sempre rodou bem com exeção de alguns dvds que ficavam fora de sincronismo,principalmente musicais e ai eu resouvia dando pause e depois Play,agora vi que o problema era o gradiente,pois os mesmos dvds que antes saiam de sincronismo agora rodam perfeitos e em cima do tempo no panasonic.
Valeu pessoal pela atenção!!!

Tininho
05-07-2003, 20:49
Originalmente enviado por Márcio
Resumindo, estas ouvindo áudio em dolby prologic e não DD ou dts, com o panasonic continuarás ouvindo áudio em prologic.
Acho que a troca foi muito boa, se não tiveres azar o panasonic não irá te incomodar.
Pense em trocar o receiver, para assistir filmes qualquer receiver com DD e dts será superior, para ouvir música acho que precisarías pensar em um yamaha, denon ou até mesmo o panasonic SA-HE100, está custando R$890 na www.dvdfree.com.br .
Abraços

Obrigado tambem Marcio pelas dicas!!!!!

Filipão
07-07-2003, 20:55
Tininho,

Saí de um D-12 para um RV-32BR. Me arrependo por não ter feito essa troca antes! :D

Abraços,

Filipe Rangel.

Tininho
15-07-2003, 17:56
Felipão,como vc tem esse aparelho(panasonic RV-32BR) poderia me ajudar nas seguintes duvidas:

Ao rodar Alguns Dvds Shows, quando chega nos aplausos dão um corte de dois segundos em seguida aparece no display do Dvd o seguinte termo DMix,nas proximas passagens não corta mais,procurei no Manual e não fala nada sobre isso!!

Outra Coisa é no Manual falar que o aparelho so Roda região 4 ou Hall,mas tenho Dvds Região 1 que rodam perfeitamente nele,comprei o aparelho novo(lacrado)Dei sorte?ou ja vem desbloqueado?

Se Mais Alguem souber!?

Filipão
15-07-2003, 20:36
Tininho,

O meu RV-32BR veio só R4 e ALL. Logo que comprei eu testei com o "The Wall" R1 que eu tenho e não rodou.

Quanto a esse "DMIX" que você citou eu nunca vi. Qual o show que apareceu isso? É em DVD ou VCD?

Abraços,

Filipe Rangel.

Tininho
15-07-2003, 20:56
Pois é, no meu rodou exatamente o The Wall (R1) e o Pat Metheny we live here (tambem R1) sem eu ter feito nada.
Comprei ele semana passada,vai ver ja estão vendendo desbloqueado.

O "DMix" apareceu no DVD Roger Waters in the flesh antes da musica Breathe (In The Air) não foi troca de camada,foi corte no audio e em seguida apareceu o DMix no Display,li o manual de cabo a rabo e não encontrei nada a respeito,talvez se colocares o display contra uma claridade forte possas ver apagado no display esse termo"DMix".Poderia significar talvez uma mixagem digital?
se alguem souber?!?