Ver Versão Completa : Dolby Pro-Logic IIx Movie ///// DTS Neo: 6 Cinema ///// Circle Surround II Cinema
Amigos,
Um dos motivos pelos quais eu queria trocar de receiver era o Pro-Logic IIx, para poder assistir minhas séries com um áudio melhor, já que quase todas vêm com o áudio em Pro-Logic ou então em DD 2.0.
Não me lembrava que existiam outros modos de processamento para 6.1 ou 7.1 a partir de fontes 2.0, como o DTS Neo: 6 Cinema e o Circle Surround II Cinema.
Agora a noite eu estava assistindo Arquivo-X (7ª temporada) e CSI (3ª temporada), ouvindo em DPLIIx Movie, alternando de tempos em tempos para o DTS Neo: 6 Cinema e também para o Circle Surround II Cinema.
Minhas impressões:
Dos três modos eu gostei mais do DTS Neo: 6 Cinema. Pra mim foi o que mais se aproximou de um áudio em 6.1 de verdade. Em alguns momentos eu tinha a nítida sensação de estar ouvindo um disco com o áudio em 6.1 mesmo.
Os três canais surround ficaram com um bom destaque e sem muita pirotecnia, fazendo apenas o seu trabalho normal e eficiente :tu:
Muito legal foi uma cena no CSI onde a câmera estava focando para o chão do alto, como a visão de baixo de um helicóptero, e ela vai passando por sobre um prédio. Nesta cena o som do helicóptero começa atrás nas surround e termina nas frontais de uma forma absolutamente natural.
Já em Dolby Pro-Logic IIx Movie eu achei que as surround ficaram um pouco tímidas, dava pra ouvir que elas estavam funcionando, e funcionando até bem, mas o som estava com mais destaque na frente, não havia o mesmo equilíbrio e mesma sensação de 6.1 que em DTS: Neo 6 Cinema.
Aqui na mesma cena do helicóptero as surround ficam um pouco discretas demais, não dando a nítida sensação do som do helicóptero passar de trás pra frente.
E o Circle Surround II Cinema eu achei que ele já começa a chamar muita atenção para os canais surround e para o subwoofer. Parece que vc descalibrou tudo e deu uma turbinada nas surround e no sub. Ficou um pouco artificial, chamando demais a atenção para as três surround e para o sub.
Para quem quer impressionar pode até chamar a atenção, mas para ficar assistindo direto chega a ser chato.
Neste modo aquele som do helicóptero fica muito alto nas surround, quase incomodando, e o som não termina atrás para passar todo para a frente, ele continua ainda um pouquinho nas surround até o final. Esse modo é aquele que diz: "Ei, tô aqui funcionando". As vezes pode ser legal, mas é meio forçado.
Acho então que o meu escolhido para ver minhas séries preferidas vai ser mesmo o DTS Neo: 6 Cinema, o qual como disse é o mais equilibrado e mais bem feito de todos :legal: Em segundo lugar fica o DPLIIx.
Mais detalhes sobre estes três modos de surround:
http://www.dolby.com/images/spacer.gifDolby Pro-Logic IIx
The age of 7.1 surround sound for the home is here. But it's not just reserved for DVD movies encoded in Dolby Digital EX (http://www.dolby.com/consumer/technology/dolby_ex.html). With Dolby Pro Logic IIx, any movie, CD, TV program or video game can be enjoyed through this enhanced surround sound technology.
Pro Logic IIx is the first and only technology to expand any existing stereo- or 5.1-channel audio for a 6.1- or 7.1- channel playback, creating a seamless, natural surround soundfield that immerses you in the entertainment experience.
Three listening modes–Movie, Music or Game—allow you to tailor the audio to meet the different needs of the programming. In Game mode, for instance, special effects signals are routed to the surround channels for fuller, dramatic impact. Music mode features three additional user controls.
http://www.dolby.com/consumer/technology/prologic_IIx.html
---------------------------------------
Circle Surround II (“CS II”) is a high-performance 6.1 channel matrix surround sound decoding system. It is the next-generation of the company’s original Circle Surround technology, incorporating powerful industry-first features including our proprietary dialog clarity enhancement technology and added cinema-like bass to the front channels and subwoofer.
Dialog Clarity (http://www.srslabs.com/LicensingTechVoice.asp#DC): CS II is the only matrix surround sound technology that includes a new Dialog Clarity feature for movies and television programming. Acting as a "lens" for audio, this feature makes dialog in content such as DVD movies and digital satellite and cable programming pop out of the surround audio effects, allowing the listener to easily discern what the actors say.
http://www.srslabs.com/LicensingTechMultichannel.asp
----------------------------------------
DTS Neo: 6
This mode applies conventional 2-channel signals to the high precision digital matrix decoder used for DTS-ES Matrix 6.1 to achieve 6.1-channel surround playback. High precision input signal detection and matrix processing enable full band reproduction (frequency response of 20 Hz to 20 kHz or greater) for all 6.1 channels, and separation between the different channels is improved to the same level as that of a digital discrete system. DTS Neo:6 surround includes two modes for selecting the optimum decoding of the signal source.
DTS Neo:6 Cinema
This mode is optimum for playing movies. Decoding is performed with emphasis on separation performance to achieve the same atmosphere with 2-channel sources as with 6.1-channel sources. This mode is effective for playing sources recorded in conventional surround formats as well, because the in-phase component is assigned mainly to the center channel (C) and the reversed phase component to the surround (SL, SR and Rear channels).
Murilo,
desses modos, eu prefiro o Neo:6 também:tu:
Esse modo circle cinema não tenho disponível aqui, mas pelo que vc descreveu me parece semelhante ao 6-stereo que tenho aqui...só serve mesmo para ver filmes na madruga sem acordar as bebês:tv:
Saudações cordiais.
Magus,
Eu testei também o 6Ch Stereo mas o Circle Surround II é mais elaborado que ele.
O 6CH Stereo coloca o mesmo som das frontais em todas, sem tentar fazer as surrounds diferentes das frontais. Não acho recomendado para séries, mas apenas para música ambiente :tu:
fbraghetto
08-06-2005, 09:15
Circle Surround II é novidade pra mim :) nem sabia que isso existia..
Eu normalmente uso DPL2 Movie pra séries e outras coisas não 5.1.
Bom dia a todos
Aqui em casa eu prefiro muito mais utilizar o DPL II Movie pra assistir séries pois sinto um maior envolvimento do que no DTS Neo:6 Cinema.
Alias, nesse modo DTS, sinto que o som fica um tanto abafado e pra mim as surround ficam muito "mortas".
Foi o oposto do que sentiu Murilo, para mim o envolvimento melhor se dá com o uso do DPL II movie.
Seria talvez por causa de aparelhos de marca diferente???
Abraços
Aramys
Aramys,
Interessante isso. O Vinicius, em matéria publicada na revista Home Theater, assim como você, achou o DPLIIx melhor que o DTS NEO: 6 Cinema.
Mas acho que o Vinicius comentou mais sobre o DTS Neo Music e DPLII music.
Eu preferi o DTS Neo 6 Cinema mas só testei com séries, vou testar ainda mo modo music dos dois para escutar LDs e shows em DVD com áudio 2.0.
Vinicius Lima
08-06-2005, 10:10
Amigos;
Circle Surround II é um processamento encontrado em equipamentos da marca Marantz.:)
Sobre o desempenho desses variados modos de processamento surround, é natural encontrarmos opiniões diferentes, pois equipamentos de marcas diferentes costumam apresentar assinatura sônica igualmente distinta.
Nos testes que fiz também achei o DTS Neo:6 bastante adequado à reprodução de filmes, e em vários momentos realmente passou a impressão de se tratar de um modo com 6 canais discretos.
Por outro lado, para música não me agradou, o som ficou ardido, com claro reforço nas altas frequências (constatação exatamente oposta a do amigo Aramys). Já o DPL IIx (tanto o modo Music como Movie) eu acho bastante interessante, e melhor do que o DTS Neo:6.
Então, vejam que esses modos surround dependem de inúmeros fatores (equipamentos, conjunto, acústica, preferências pessoais, etc).
Aliás, esse é um dos motivos que me faz considerar ser mais fácil ajustar um sistema para tocar bem em estéreo do que para multicanal.:legal:
Grande e forte abraço a todos.
Vinicius
Murilo,
Se não me engano, para ouvir e aproveitar a qualidade em DTS NEO 6 ou DPL IIx é necessário ter a surround back (6ª caixa). No meu Yamaha, se você "setar" somente 5 caixa + sub, não consegue nem utilizar o processamento DPL IIx, somente o DPL II Músic, DPL II Movie ou DPL II Game. Ou seja, no meu caso, que tenho somente 5 caixas + Sub, o DPL II também me parece melhor que DTS NEO 6.
Talvez seja esse o motivo da preferência do Vinicius e do Aramys.
Abraço,
Adilson.
[QUOTE=Murilo]Aramys,
Interessante isso. O Vinicius, em matéria publicada na revista Home Theater, assim como você, achou o DPLIIx melhor que o DTS NEO: 6 Cinema.
Mas acho que o Vinicius comentou mais sobre o DTS Neo Music e DPLII music.
Vinicius,
Eu estou muito curioso pra ver estes modos em música, mas ainda não tive tempo de testar. Assim que eu escutar eu informo aqui qual foi o da minha preferência.
Em relação a eu ter gostado mais do DTS Neo: 6 Cinema do que do DPLIIx Movie, eu posso dizer que eu achei melhor mas não é algo assim de outro mundo.
O DPLIIx Movie também é muito bom, eu só achei que o DTS Neo faz as surround trabalharem mais e com uma melhor separação delas para os canais frontais, sem no entanto colocar quase toda a atenção nas surround, como acontece com o Circle Surround.
Eu poderia dizer assim, considerando o meu sistema já calibrado pelo decibelímetro e com todas as caixas perfeitamente iguais em termos de volume:
1) Em DTS Neo 6 Cinema me pareceu que todas as caixas estavam no mesmo nível de volume, com a calibragem mantendo-se perfeita.
2) Em DPLIIx Movie parecia que as surround estavam 1 ou 2 db abaixo do nível das frontais.
3) Em Circle Surround parecia que as surround estavam 3 db acima das frontais. E o sub aqui tb estava HOT.
Adilson,
Realmente o DPLIIx precisa de 6.1 ou 7.1, aliás ele foi feito pra isso :legal:
Não sei sobre o DTS Neo 6 não funcionar em sistemas 5.1...
Vinicius,
E o que vc acha do processamento THX??? Vou reler o que vc escreveu pois não lembro bem.
Ontem eu testei também alguns filmes, como T2 Extreme Edition e Star Wars II, e ao acionar o processamento THX no receiver fiquei meio que decepcionado...
A princípio eu achei o som mais abafado com o THX ativado, e em DD EX puro o som em geral ficou melhor.
Eu testei muito rápido e portanto não tenho uma conclusão mais definida...
Vinicius Lima
08-06-2005, 14:44
Murilo;
Sobre o DTS Neo:6, minha sensação foi exatamente igual à sua quanto ao melhor aproveitamento dos canais. O ganho em tridimensionalidade foi muito bom, realmente parecendo se tratar de 6 canais "verdadeiros". O que eu não gostei foi do timbre sonoro resultante da aplicação do Neo:6. Nesse caso, o resultado do DPLII/IIx foi mais agradável em termos sonoros.
O processamento THX faz exatamente isso que relatou, ele "abafa" o som. Na prática, o THX é uma etapa de pós-processamento que atua nos extremos audíveis, principalmente nas altas frequências, buscando com isso fazer com que o som obtido seja o mais próximo possível do encontrado em salas de cinema, que via de regra, são bastante amortecidas.
Se a configuração estiver bem ajustada, e a sala ajudar, o resultado sonoro fica bastante interessante, com grande ganho no impacto das cenas
Na minha opinião, o THX é excepcional para filmes, e acho realmente que vale à pena pagar um pouco mais para tê-lo.
Nota: THX serve apenas para filmes, não é um processamento destinado à audição musical.
Abração
Vinicius
Valeu Vinicius,
Vou testar melhor o THX, principalmente em cenas de ação, para poder analisar melhor e verificar se vou gostar ou não de assistir com ele ativado :legal:
Carlos Prado
08-06-2005, 15:23
Murilo e amigos, eu prefiro o DPLIIx para simulação de surround (meu receiver é o Onkyo TX-SR702 - com THX). Sobre este, faz diferença sim, mas às vezes para pior! Eu sou muito direto neste ponto, quando há o 5 ou 6.1 no disco, utilizo o Pure Audio do receiver, só escolhendo se DD ou Dts; quando não disponíveis, ouço em DPLIIx. Abraços. CARLOS.
Murilo,
a explicação do Vinicius sobre o THX está certísisma. Eu também costumo escutar as trilhas 5.1 em DD ou DTS straight up, sem THX ou menos ainda outros pós processamentos.
Agora em alguns casos específicos como trilhas com som bastante "harsh" ou muito comprimidas (normalmente trilhas mono ou stereo de filmes antigos ou remasters 5.1 porcos) o uso do THX costuma cair muito bem. Agora pra uma trilha bem mixada e com bom nível de fidelidade, o THX acaba sendo pior por alterar o som original, suprimindo algumas nuances e 'amortecendo um pouco os som'.
Bem, poste suas conclusões depois ;)
Eu tenho uma dúvida quanto ao Prologic.
Qualquer fonte estéreo é suficiente para que neste modo as surround recebam informação?
Ou é necessário que o áudio tenha sido formatado prevendo o uso de Prologic, com alguma informação padronizada, como por exemplo defasagem, etc?
Gustavo.
Dos três modos eu gostei mais do DTS Neo: 6 Cinema.
Nossa, jura!? De todos ele é o que aplica menos processamento. :) Uma vez um engenheiro da DTS falou sobre ele, o Neo não faz quase nada no som.
fazambuja
09-06-2005, 01:57
Posso estar muito enganado...mas pelo menos no meu reciver...tenho a impressão de que o NEO toca mais alto que o PLII....como o DD para DTS...tem que cuidar para ñ confundir isso com qualidade...
Fazambuja,
Não creio que esse tenha sido o meu caso.
Realmente o DTS 5.1 trabalha em um nível de volume mais alto que o DD 5.1. Salvo engano a diferença é de 4db.
Porém eu não senti esta mesma diferença entre o DPLIIx e o DTS Neo 6.
Pra mim no volume geral estava o mesmo e a diferença foi apenas nos canais surround, mais presentes e mais bem divididos em DTS Neo 6 do que em DPLIIx :legal:
fbraghetto
09-06-2005, 12:42
Qualquer fonte estéreo é suficiente para que neste modo as surround recebam informação?
Ou é necessário que o áudio tenha sido formatado prevendo o uso de Prologic, com alguma informação padronizada, como por exemplo defasagem, etc?
Qualquer fonte estéreo pode virar DPL2(5.1) ou DPL2x (6.1)
Se o audio for codificado para Prologic, ele (autor) consegue (mais ou menos) dizer se o audio está na frente ou atrás... não é tão bom quanto o alinhamento preciso dos Dolby Digital...
pra séries, DPL2 é bom... pra filme eu acabo usando DD ou DTS anyway
Irê J. Bastos
09-06-2005, 13:47
"Agora a noite eu estava assistindo Arquivo-X (7ª temporada) e CSI (3ª temporada)"
Caro Murilo
quero crer que vc estava assistindo a partir de um dvd ou fonte stereo, já que eu assisto ao CSI no Sony via Sky e o sinal é mono, portanto não como codificar para 5.1, 6.1 ou qualquer simulador surround!
estou enganado? onde estou errando para poder assistir CSI a partir de fonte mono???
Irê
Irê,
Tanto Arquivo-X quanto CSI eu estava assistindo nos DVDs das séries :legal:
Realmente o DTS 5.1 trabalha em um nível de volume mais alto que o DD 5.1. Salvo engano a diferença é de 4db.
Hehe, essa sempre foi uma comparação engraçada para mim. Bom, na verdade é a trilha Dolby Digital que trabalha mais baixo do que a DTS. :bD O próprio algoritmo do AC3 acaba abaixando um pouco o volume da trilha como efeito das perdas de qualidade.
Acontece que muitos filmes são mixados um pouquinho mais hot para compensar esse efeito. Esses filmes ficam "too hot" em DTS. Outros filmes são mixados normalmente e a trilha DTS fica ótima (e muitas vezes ele mexem na mixagem para fazer a trilha DD). Nesses casos, normalmente, as pessoas não conseguem perceber diferenças entre DTS e DD.
Hehehehe é isso ai Rash valeu ;), disse tudo de forma simples e sintética, eu ia gastar uma página e não ia explicar direito hehehe.
Mas só lembrando que na prática, se as trilhas trilhas DD e DTS tiverem sido gravadas com mesmo nível sonoro é a trilha dolby que costuma ficar mais hot, por causa da compensação ao dial. norm. aplicada por default na maioria dos processadores surround. Isso porque o canal centra na trilha DD é gravado com +4db em relação ao nível das demais, portanto se na masterização nenhuma das trilhas tiver seu nível sonoro propositadamente bombado, a trilha DD é que vai soar mais hot.
Esse é o caso dos DVDs da New Line, seus discos são gravados com nível sonoro ajustado e com dial norm desabilidado na trilha DD. Por isso quase sempre a trilha DTS parece estar mais baixa que a DD em seus DVDs.
Outro detalhe importante dos DVDs da New Line é pra quem gosta de assitir com THX ativado. Grande parte de seus DVDs vem com o pré-emphasis da X-curve já removido, o que significa que caso seja aplicado THX, se estará removendo altas frequências desnecessariamente.
Para maiores detalhes sobre isso posto um comentário do Dan Ramer:
>>Before I describe this DVD in particular, I must touch upon one of DVD's dirt little secrets: the X-Curve. For reasons too involved to describe in detail here (but associated with theater electronics and the acoustics of a large room, as opposed to the acoustics of the typical small space found in a home theater), film soundtracks are pre-emphasized. Frequencies above 2 KHz are rolled up at 3 dB per octave (or better put, 1 dB per third-octave as measured with pink noise and a third-octave analyzer). When the soundtrack is played back at home, to restore a "flat response” and remove the unnatural brightness, the high frequencies are rolled off at -3 dB per octave from 2 kHz upward. For those of you who own THX certified decoders or digital receivers, that's what THX re-equalization does. DVD's are usually shipped with the pre-emphasis intact, requiring de-emphasis to restore tonal balance, so without equipment capable of THX re-equalization, you may be at a disadvantage. But there is one DVD audio production house that removes the pre-emphasis as the audio is transferred to the disc: Mi Casa Multimedia.
Critical information about properly playing back this DVD is located deep within the DVD credits found only on the second disc and accessible by selecting the New Line easter egg logo in the bottom left of the main menu screen. Within the credits you will find "Optimized for DVD no equalization required.” It would have been more considerate of New Line Home Entertainment to have included this rather important note on the Set Up Screen & Sound Options Menu on disc one, and it should have been displayed prominently on the DVD's box. The dirty little secret is that there is no standard to address this issue, and it's unlikely that we know whether the X-Curve is intact or not when we insert any DVD and make our audio selections. I can only hope that studio people visit our site and having had their consciousness raised, motivate standardization - at the very least in labeling! I will now step down from my soapbox.<<
Hehehehe é isso ai Rash valeu ;), disse tudo de forma simples e sintética, eu ia gastar uma página e não ia explicar direito hehehe.
Hehe, valeu Alex. :legal: Você bem que podia aparecer no MSN de vez em quando né? :bD
O processamento THX faz exatamente isso que relatou, ele "abafa" o som.
Se a configuração estiver bem ajustada, e a sala ajudar, o resultado sonoro fica bastante interessante, com grande ganho no impacto das cenas
Na minha opinião, o THX é excepcional para filmes, e acho realmente que vale à pena pagar um pouco mais para tê-lo.
Boa tarde a todos, tudo ok?
Olha, possuo um receiver da Rotel (Rsx1065), que embora não seja THX, tem o mesmo processador do Denon 4805(que é THX), e ele tem uma função chamada CINEMA EQ, que é a mesma coisa sem tirar nem por, do que o pós-processamento THX, só que como a Rotel não pagou os Royalties pra usar o logo THX, ela coloca como CINEMA EQ mesmo.
E como o colega Vinicius Lima citou, esse processamento literalmente abafa demais o som, só que no meu caso, isso me desagrada por completo pois me parece que falta dinânima no som.
E se o objetivo desse processamento é deixar o som de seu Home Theater o mais próximo de um cinema, agora entendo perfeitamente o pq eu não suporto mais o som dos cinemas aqui de campinas (inclusive aquela maldita sala 7 do Kinoplex com aquele som ardido e estridente).
A partir da hora que esse processamento atua nos extremos audíveis, sinto que o som fica meio "XOXO" em um filme de ação por exemplo.
Hehehe, está parecendo que estou "do contra" aqui nesse tópico, pois a maioria aqui prefere o DTS Neo:6 Cinema, ao invés do DPL II e eu prefiro o DPL II.
Bom, essas são minhas humildes considerações.
Um grande abração a todos
Aramys
E se o objetivo desse processamento é deixar o som de seu Home Theater o mais próximo de um cinema, agora entendo perfeitamente o pq eu não suporto mais o som dos cinemas aqui de campinas (inclusive aquela maldita sala 7 do Kinoplex com aquele som ardido e estridente).
Hehe, a sala 7 de Campinas é a com THX?
Aramys, não é que você é do contra aqui nesse tópico. Acho que você não o leu inteiro. :) Tem gente preferindo o DTS Neo, tem gente preferindo o DPLIIx. Depende do sistema (e do gosto pessoal).
VwPhoenix
11-06-2005, 19:26
Boa tarde a todos, tudo ok?
Olha, possuo um receiver da Rotel (Rsx1065), que embora não seja THX, tem o mesmo processador do Denon 4805(que é THX), e ele tem uma função chamada CINEMA EQ, que é a mesma coisa sem tirar nem por, do que o pós-processamento THX, só que como a Rotel não pagou os Royalties pra usar o logo THX, ela coloca como CINEMA EQ mesmo.
Aramys
Acho que não, hein!? A função do CINEMA EQ é diminuir os agudos. Devido a acústica das salas de cinemas, os filmes tem os agudos aumentados, o que pode tornar-se um incomodo ao assistir em casa. A função do CINEMA EQ é diminuir esses agudos que foram aumentados propositalmente.
Só que na hora de fazer o DVD pode ocorrer que já tenham feito isto e se vc acionar o recurso ele acabará capando o som.
agressiva
06-12-2005, 00:11
pUTZ ... LI TUDO e ainda to com uma duvida
Tenho varios filmes sem DD ou DTS ..
amaioria eu ripei de fitas VHS para CD e portanto, sao dolby analogico.
Vi todos falando em utilizar o DPLII ou DTS NEO para ouvir estas fontes.
Minha duvida e se o DTS NEO vai conseguir criar os 6 canais apartir do dolby que e a codificacao do concorrente.
Talvez o dts neo consiga fazer os 6 canais apartir de fontes stereo sem codificacao dolby .. estou correto ?
Abracos.
A codificação da Dolby não tem nada de mais. :) Qualquer pessoa pode fazer uma trilha stereo em Dolby Surround. Isso porque o padrão criado pela Dolby é fácil de se fazer (propositalmente), o segredo está no processamento na hora de recriar a trilha. Aí é que o bixo pega.
Uma trilha Dolby Surround é feita da seguinte maneira: o canal esquerdo surround vai para o canal esquerdo stereo exclusivamente, o canal direito surround vai para o canal esquerdo stereo excluivamente, o canal central surround vai para o canal esquerdo e direito stereo na mesma proporção e o canal traseiro surround vai para o esquerdo e para o direito na mesma proporção porém defasados de 90 graus. Pronto. Se você tem os canais separados é facílimo montar essa trilha stereo.
As trilhas Dolby Surround Pro-Logic (que são feitas especificamente para o processador Dolby Pro-Logic II) também são facílimas de se fazer. Basta usar uma fórmula de adição e subtração para o esquerdo/direito stereo e pronto. Eu não tenho essa fórmula aqui agora, mas posso procurá-la caso você se interesse.
De posse dessa trilha stereo (e sabendo como ela foi feita) qualquer um pode criar um processador que faça multicanal à partir dela. Cada um faz de um jeito, basicamente os coeficientes da matriz de extração dos canais surround são diferentes. O ajuste fino desses coeficientes é que fazem o balanço perfeito entre os canais, ou seja, como se fosse um multicanal de verdade. O DTS NEO:6 ainda aplica mais processamento em cima dessa trilha, mas não convém explicar aqui agora. O SRS Circle Surround II também pode pegar essa trilha Dolby Surround e torná-la multicanal. Então diferentes fabricantes, diferentes resultados. :) Veja qual você prefere.
Mais info sobre DTS NEO:6 » http://www.dts.com/media/uploads/pdfs/DTS%20Neo6%20Overview.pdf (PDF)
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.