Ver Versão Completa : Duvida: qual cabo pra antena devo comprar? RF!!
Johny Bravo
08-06-2005, 23:43
Ola como vcs sabem uma boa conecção da antena ate o televisor é fundamental, no entanto como muitos aqui perceberam a revista Home Theater desse mes saiu uma reportagem sobre canecção RF ou seja de antena comum mesmo, eles falaram da importancia da boa conecção nesse caso.
Por isso mesmo pergunto a vcs gurus do entreterimento, se existe alguma referencia em nome, marca, da cabo pra conecção RF, lembrando q moro em prédio com antena coletiva, , como minha TV é grande , o tecnico me explicou q presisaria de um sinal mais forte do q esta veindo pra ela pra imagem ficar boa, entao consegui uma autorização para usar um cabo q vem direto da antena pro meu quarto q por sua vez vem a tv, entao eu ainda nao comprei o cabo, e quero a opiniao de vcs qual é o melhor cabo, tipo marca e ct pra esse caso, receio q vou presisar de um rolo de 100 metros(foi o q o tecnico da antena recomendou)
eu fui pesquisar e sai por mais ou menos uns 100 conto o rolo de 100 metros, mas nao sei pesquisar por marca tipo etc, bem como disse é isso ae aguardo respostas...:lol:
Abraços.
José
Eu também moro em prédio e na nossa antena coletiva, os cabos são coaxiais 75 ohms da pirelli e o sinal para todos os canais é muito bom e existem boosters para ampliar o sinal a cada 3 andares. E tanto o pessoal do último andar quando o do primeiro andar tem sinal igual sem nenhuma perda, não importando o tamanho da tv.
Não é verdade que um televisor seja ele pequeno (14 polegadas) ou grande (38 polegadas) de tubo de raios catódicos, de plasma (42 pol. a 60 pol.), necessitem de nível de sina de RF diferentes. O nível de sinal exigido é exatamente o mesmo seja qual for o tamanho do seu televisor.
Com efeito, o que normalmente ocorre é que quanto maior a tela, mais detalhes serão percebidos, ou seja, deficiências como fantasma na imagem, granulação e as naturais proporcionadas pela transmissão analógica de VHF, UHF, via MMDF ou sistema normal, seja pela má qualidade do transmissor ou pela fonte utilizada no gerador.
A anomalia é mais perceptível nos displays de plasma, chegando a ser sofrível a reprodução de tv normal, pois apresentando o aparelho em questão uma definição de imagem superior às demais (raios catódicos e retroprojeção), mostram bem mais defeitos que os aparelhos convencionais.
Um sistema de tv coletiva projetado corretamente tem muito mais vantagens que uma ligação direta do aparelho com a antena, tendo em vista que esta provavelmente está no ponto mais alto do edifício, sujeita a descargas eletrostáticas de raios que podem danificar no mínimo o sintonizador de RF do aparelho.
O sistema de antena coletiva funciona da seguinte forma: A antena recebe o sinal e os remete para um equalizador (para manter o sinal de todos os canais recebidos com equilíbrio) de forma que todos os canais mantenham o mesmo nível, daí é ligado a um amplificador de linha (não é booster) e daí distribuído, utilizando redutores de acordo com a distância dos pontos de saída, calculados para de acordo com os níveis ideais de RF exigidos para os televisores. Esta é a síntese do processo.
Portanto, imagine, se a qualidade do sinal for bom, proporcionado pelo adequado posicionamento do sistema, a equalização estiver equilibrada, certamente o sinal deverá chegar até o seu aparelho com qualidade muito melhor do que a ligação direta com a antena, portanto, não se pode confundir nível com qualidade de sinal, são dois aspectos distintos que podem ser diagnosticados facilmente por um antenista com equipamento adequado.
Outro ponto digno de menção é o risco de danificar o aparelho com ligação direta com a antena, como já afirmei anteriormente, não sendo a nosso modesto ver a melhor providência a ser tomada.
Se por acaso persistir alguma dúvida, me coloco a disposição para sanar.
Um abraço e boa sorte.
Johny Bravo
09-06-2005, 22:58
Não é verdade que um televisor seja ele pequeno (14 polegadas) ou grande (38 polegadas) de tubo de raios catódicos, de plasma (42 pol. a 60 pol.), necessitem de nível de sina de RF diferentes. O nível de sinal exigido é exatamente o mesmo seja qual for o tamanho do seu televisor.
Com efeito, o que normalmente ocorre é que quanto maior a tela, mais detalhes serão percebidos, ou seja, deficiências como fantasma na imagem, granulação e as naturais proporcionadas pela transmissão analógica de VHF, UHF, via MMDF ou sistema normal, seja pela má qualidade do transmissor ou pela fonte utilizada no gerador.
A anomalia é mais perceptível nos displays de plasma, chegando a ser sofrível a reprodução de tv normal, pois apresentando o aparelho em questão uma definição de imagem superior às demais (raios catódicos e retroprojeção), mostram bem mais defeitos que os aparelhos convencionais.
Um sistema de tv coletiva projetado corretamente tem muito mais vantagens que uma ligação direta do aparelho com a antena, tendo em vista que esta provavelmente está no ponto mais alto do edifício, sujeita a descargas eletrostáticas de raios que podem danificar no mínimo o sintonizador de RF do aparelho.
O sistema de antena coletiva funciona da seguinte forma: A antena recebe o sinal e os remete para um equalizador (para manter o sinal de todos os canais recebidos com equilíbrio) de forma que todos os canais mantenham o mesmo nível, daí é ligado a um amplificador de linha (não é booster) e daí distribuído, utilizando redutores de acordo com a distância dos pontos de saída, calculados para de acordo com os níveis ideais de RF exigidos para os televisores. Esta é a síntese do processo.
Portanto, imagine, se a qualidade do sinal for bom, proporcionado pelo adequado posicionamento do sistema, a equalização estiver equilibrada, certamente o sinal deverá chegar até o seu aparelho com qualidade muito melhor do que a ligação direta com a antena, portanto, não se pode confundir nível com qualidade de sinal, são dois aspectos distintos que podem ser diagnosticados facilmente por um antenista com equipamento adequado.
Outro ponto digno de menção é o risco de danificar o aparelho com ligação direta com a antena, como já afirmei anteriormente, não sendo a nosso modesto ver a melhor providência a ser tomada.
Se por acaso persistir alguma dúvida, me coloco a disposição para sanar.
Um abraço e boa sorte.
Ola Biney tudo bem?
pois entao voce falou q o tamanho da tv nao importa pois o sinal é igual para qualquer tipo e tamanho de aparelho, mas o tecnico de antena q constantemende visita o predio disse que o tamanho tem haver, disse que quanto maior a tela mais forte o sinal tem q ser e como to usando uma antena coletiva, além disso no cabo da antena tem um pequenino divisor q divide o sinal pra duas tvs daui de casa, a da sala 20" e a do meu quarto 60",ele disse que isso prejudica , pois quanto mais ainda tendo q dividir o sinal com a tv da sala, ele disse que tinha 2 possibilidades pra resolver meu problema:
__Primeiro comprar um Pré-amplificador de mais ou menos 20 ou 15 dbs.
__Segundo comprar um cabo RG-06 para conectar a tv direto na antena ou seja sem ser coletiva diretao mesmo.
sei que para proteger os equipamentos tem aqueles condicionadores de energia que protegem contr descargas inclusive de antenas, estou certo?
entao ele me deu essas 2 opçoes o que vcs acham ele esta falando a verdade ou nao faz a menor ideia do que esta falando eheh sei la né:lol:
DETALHE eu nao falei o tipo de problema q apresenta o televisor ele simplesmente alguns canais nao pegam colorido, eheh isso mesmo tem canais q demoram pra entra a cor u simplesmente ficam la preto e branco e demoram ate ficarem coloridos, tanto é q minha tv de a opção de pip com tela dividida(dor vision) e ae eu coloco as 2 imagens por exemplo na globo e a imagem do pip(que dividido fica exatamente do mesmo tamanho da outra tela) fica muito melhor com cores mais reais e menos fantasmas, enquanto a imagem normal q nao é do pip fica com a imagem bem pobre quaze preto branco....... nao entendo isso ele diz o que ja falei q é o sinal ja mandei a tv pra asitencia tecnica e eles falaram esta esta perfeita a tv e tal, entao nao sei o que faço me ajudem a achar a verdade:rever1:
OBS: peço que me falem os melhores ascessorios ou equipamentos para resolver meu problema tipo quero saber qual é a melhor marca de cabo etc conectores coaxial sei la me digam q eu dou um geito e compro eheheh:Preoc: :doido:
lefernandes
10-06-2005, 09:48
Caro Johny, o nosso amigo Biney tem toda a razão...Imagina se em uma casa existisem quatro tvs, cada uma com um tamanho diferente...Imagina a mistura de niveis de sinal... O nivel de sinal de entrada de uma tv é igual ao da outra, não tenha dúvida disso. O que acontece é que quanto maior a tv maior será o nivel de detalhamento da imagem. Existem bons cabos (sempre RG-6): Commscope, Belden, Badar...Procure por cabos com mais de uma blindagem (trishield ou quadrishield) e conectores de grimpar. Existem casos em que o uso de uma antena própria (não a coletiva) pode, sim, funcionar melhor que a coletiva...mas aconselho que procure um profissional capacitado. O nível de sinal pode distorcer as cores...
bem, acho que o ideal seria o melhoramento do sinal atravéz da antena coletiva. Se for usar o cabo direto da antena use um cabo coaxial de 75 homs GR12, são os mesmos usados pelas empresas de TV por assinatura. Dê preferencia aos conectores do tipo F gripaveis, em segunda opção rosqueaveis. Com relação a potência de sinal de TV ter de ser maior comforme o tanho da tv isso não existe. O que acontece neste caso é que em TV's com telas maiores as imperfeições da imagem são mais visíveis do que em telas menores.
Acabei de perguntar sobre tamanho tv/sinal para o técnico que faz a manutenção periódica na antena coletiva aqui do meu prédio e ele disse que isso é mentira, o sinal é o mesmo para qualquer tamanho de tv, seja ela de 10 ou 100 polegadas, não muda absolutamente nada.
Johny Bravo
12-06-2005, 20:06
Ok galera, entao é o seguinte, qual cabo (marca) devo comprar?
quanto mais ou menos esta o rolo de 100 metros em geral?
Sobre o perigo de um cabo ligado diretamente ser perigoso no caso de um raio sei la uma descarga eletrica, nao seria suficiente um CONDICIONADOR DE ENERGIA sei que existe um da SMS sei la nele vi que tem entrada para antena e varias conecções sera que se eu comprar um desse mais o cabo ideal com mais de uma blindagem (trishield ou quadrishield) sera o suficiente para minha segurança e qualidade?
e afinal qual o melhor cabo o GR12? ou o RG-6??
bem vale lembrar que pra mim fica de facil ascesso ir na santa efigenia sei que la tem varias lojas desses cabos e tal, mas como eu nao manjo de nada disso vim ate vcs para procurar mais informaçoes e nao pagar pro um produto ruim.
bem agradeço a atenção de todos.
Abraço!:feliz:
Eu estou com esse problema tambem..
Aqui em casa o cabo da tv a cabo divide-se para 4 tv's... Sera que se eu colocasse um amplificador antes do divisor, melhoraria a qualidade de imagem???
Eu sei que a qualidade que chega da rua é muito bom, mas depois ele fica ruim...
Sera que um amplificador seria melhor que trocar os cabos por algum melhor??
Os cabops que eu tenho aqui sao aqueles branquinhos sabem??
Sobre esse lance de cabo, eu tive problema no começo do ano. Eu tenho a Sky desde 99 e no começo do mes alguns canais da minha Tv por assinatura nao estava recebendo sinal como(Sony, Espn Brasil etc.. ) e quando troquei o cabo por um mais grosso o sinal voltou ao normal. Nao era problema na antena . a antena fica na cobertura do predio e eu moro no 3º andar, deu mais de 20 metros de cabo.
Johny Bravo
15-06-2005, 23:12
po ta vendo pelo geito esse problema nao acontece so comigo hehe
Pessoal, tava com a mesma dúvida dias atrás e até abri um tópico tratando do mesmo assunto, coisa de uns 15 dias atrás....
Precisava comprar um rolo de 100 metros e andei vendo várias lojas na Santa Efigênia e moral da história acabei comprando um rolo de cabo RG6 da Amplimatic com 90% de cobertura de malha. Achei uma boa compra pois acabei pagando à vista 95,00 pelo rolo, claro que achei coisa melhor mas aí os preços eram na casa dos 200,00 ou mais até, pela mesma quantidade. Acabei achando que em custo benefício foi um bom negócio. Assito pouca TV e nem pretendo ter cabo ou satélite, meu lance é mais DVD e música mesmo.
Abraços
Que droga... Perdi tudo que eu escrevi antes...
Fiquei puto... Vou direto aas perguntas, nao tenho mias saco pra digitar tudo novamente...
Encontrei dois divisores, um tinha escrito 900MHz (ou era 900Hz) e outro tinha 2000 Mhz (ou era 2000Hz, ou era 2500MHz, ou era 2500Hz). Alguem poderia me dizer a diferenca e o uso/aplicacao pra cada um deles...!?!?!?
Outra pergunta... Vi que existe uma protecao para descargas eletricas para antenas chamadas de cisilhador, se nao me engano. Isso realmente funciona...!?!?!? Qual comprar...!?!?!? Marca, modelo, referencia...
Abracos.
Marcos.
Encontrei esse protetor para antenas... Alguem conhece...!?!?!?
http://www.elematti.com.br/TransRecep.htm
Abracos.
Marcos.
Johny Bravo
17-06-2005, 23:23
Galera a verdade é q estou disconfiado da capacidade do Tecnico, queria a opiniao de vcs, a indicação de uma boa assitencia tecnica pra vir visitar aqui minha casa e ver a instalação do cabo da antena sei la quero um parecer de um profisional depois que ele ver pessoalmente o q esta acontecendo aqui:concordo:
Frota,
em tese este protetor deve funcionar, mas, ressalva seja feita ao arco voltaico que o raio pode causar, literalmente pula por cima dos contatos mesmo que abertos. O que deve ter dentro deste protetor deve ser um centelhador a gás ou algo do gênero, porém, isso só funciona de acordo se estiver muito bem aterrado. Veja a saída lateral com indicação de terra. Você tem um terra eficiênte na sua aparelhagem? Caso contrário o efeito será nulo.
Abraços
Gilnei.Lima
07-11-2007, 21:55
Prezados,
Existem técnicos de verdade e outros que são "conserteiros" de plantão. Aqueles que citam expressões muito empoladas, com ar de tecnicismos para fazer parecer complexas, coisas que são na verdade bem simplórias, até certo ponto. No caso de cabos para antenas de TV - em sinal análogo - tanto no chamado broadcast, quando nas sistemas pay-per-view (simplificando - viu como um palavreado energizado pode dar um ar de autoridade? - tv aberta e à cabo ou MMDS, por antena), todas as conexões para receptores de sinais de AV - de 550 a 1.600 GHz, utilizam cabos que, prefernecialmente devem ser no modo coaxial, isto é, tem um senóide central que normalmente é de cobre ou alumínio, tem sobrecapa de isolamento em polietileno (plástico), malha de aço com até 12 tramas, que lhe confere 64% de malha de aterramento. Este cabo permite reduzir impedâncias em 75 Ohms (resistência de ondas estacionárias). Os antigos aparelhos de TV utilizavam um fio achatado de dois pares, cuja resistência era em 300 Ohms. Até hoje encontram-se os adaptadores para estas saídas e entradas de sinais na parte traseira do aparelho. Quanto ao nível de sinal para aparelhos mono-modo (receptores, pois só recebem sinal de AV), é mito dizer que "quanto maior a tela, maior o consumo de sinal". É no mínimo absurdo. Seria quase o mesmo que dizer que se precisa de uma tomada maior para geladeiras duplex ou frezzeres, que consomem mais energia. O que ocorre de fato, no caso de antenas coletivas, é que as distâncias entre os pontos de chegada de sinais é muito variável. Aí sim, o cabo vai fazer uma grande diferença, pois o que ocorre é que quanto maior a distância, maior a resistência elétrica e conseqüente perda gradual de sinal. isto não significa em hipótese alguma que o sinal seja diferente para difentes tamanhos de tela, que é apenas o módulo de imagem decodificada. Uma lâmpada que recebe energia da rede pública não fica mais fraca se for compartilhada com mais dez lâmpadas na mesma edificação, pois a tensão entregue pela concessionária é a mesma para todas as economias do prédio, bairro, etc. Para encurtar, use cabo coaxial RGC 59, RG 59 ou RG 6 com pelo menos 64% de malha. Use conectores tipo EFE, rosqueáveis ou de crimpar. Acredite, se o sinal ficar ruim, o problema é na antena. E nunca na sua TV. Poderia até ser cabeamento ou conectorização, mas seguindo estes dados simples, o problema, de sua parte está resolvido.
Como sugestão use cabo Furukawa, o melhor e mais vendido no mercado, tem também CorFio que também é muito bom. Um rolo de 100m, custa ao redor de R$65,00/70,00. Se houver outras dúvidas, e estiver ao meu alcance, não se constranja em perguntar. Se souber respondo, se não souber - pesquiso.
Abraço,
Gilnei de Lima Duro
Eng. Telecomunicações
Boa diversão.
FAVOR PASSAR AO GILNEI DE LIMA DURO O MEU E-MAIL
brittobat@gmail.com
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.