Ver Versão Completa : Posicionamento das Caixas
José Carlos
13-06-2003, 13:46
Caro Colegas,
Gostaria da opinião vocês. Segue abaixo, um desenho do meu quarto com a disposição das caixas. As dimensões do meu quarto são 3x3x3, ou seja, um péssimo local para instalar um HT, porém, há bastante móveis que poderiam estar "quebrando" as ondas estacionárias. Mas mesmo assim, tenho que instalar nesse local.
Como primeira idéia, eu fiz a seguinte configuração, que é a do desenho: as frontais obviamente de frente para mim e as surround viradas de lado, com altura de 2,50m, direcionadas para baixo.
O que acham?
Detalhe, se eu colocasse as surround em torno de 1,50m do piso eu praticamente não poderia abrir a porta.
Tenho pedestais nas caixas mas gostaria de fixá-las na parede, por questão de espaço.
Alguém tem mais sugestões?
Abraços
Gostei do desenho do telespectador!!!:D :D :D
Aguarde mais um pouco que tem um fera sobre acústica aqui no fórum e ele com certeza vai te ajudar.
José, eu só mudaría um detalhe, colocaría o sub no canto e as duas frontais um pouco mais para o centro e para frente, e sobre pedestais, as caixas não podem ficar muito no canto, o desempenho pe projudicado.
No restante acho que está bom.
Abraços
José Carlos
14-06-2003, 09:29
Sdassis,
Fiquei horas tentando fazer algo pior mas não consegui. Foi o pior que pude fazer. :D
Márcio,
O problema é que não há espaço para os pedestais. Realmente, necessito colocar as caixas na parede. E se colocasse as caixas na parede lateral e as direcionasse para o telespectador (:D), ao invés de ixá-las na parede frontal???
Abraços
Seu sitema está disposto da mesma forma que o meu.
Caixa surround instalada sobre a porta, inclinada +/- 15º
As frontais devem ficar um pouco mais afastadas das paredes tanto lateral quando a de tras.
Faça um leve toe in de 5º em sua direção.
Caso o toe in não seja satisfatório aumente ou reduza até obter um bom palco.
José Carlos
14-06-2003, 11:36
Caro Edson,
Mas como afastar as caixas se não tenho espaço para isso? Esse é o meu problema. Há armários, estantes, computador e nada de espaço em volta. que dê para colcoar pedestais. O único jeito seria instalar nas paredes. Acho que a solução para o meu problemas seria trocar de local.
Aí gera outro problema: estou colocando o ht no quarto porque na sala não dava. De que adianta ter 5 caixas se eu ficava fora da área de audição? Em outras palavras: não ficava dentro do círculo formado pelas caixas. Pra mim, era como se estivesse assistindo filme com o som da tv. Ou seja, uma m******....
Outra pergunta: não sei se alguém já fez este teste, mas:
caixa central: colocada acima ou abaixo da tv?
Pretendo fixá-la acima da tv, tentando mantê-la no mesmo nível da minha cabeça.
Abaixo ficaria abaixo da minha cabeça, pois a colocaria numa estante.
Abraços
José Carlos
14-06-2003, 11:47
Edson,
Outra pergunta: vc disse inclinação de 15 graus. Agora, 15 graus com referência ao teto ou à parede onde a caixa está instalada?
Aqui vai outra foto linda...:D
Se você colocar as caixas frontais distantes entre si 2 metros, já terá uma afastamento das paredes laterias de cerca de 50cm, aí puxe para frente também elas uns 40cm e veja no que dá, não fica tão apertado assim. a posição da caixa central deve(ria) manter o mesmo alinhamento das frontais, ou seja, todos os falantes na mesma linha, como isso quase sempre é muito difícil, pois temos as benditas estantes em nossas salas o mais comum é colocar essa caixa logo acima do tv.
Suas caixas surround ficariam meio altas, mas as do Edson também estão assim então acredito que deva ficar bom o resultado, além do mais, existem vário projetos em que as caixas surround são embutidas no teto, e ficam até mais altas do que as que você pretente.
O Dennis podia dar uns pitacos aqui, pois essa é a principal diversão dele - acústica.
Nossa! Essa ficou o bicho!:
Eu acho que ele quis dizer 15 graus em relação à parede em que a caixa está fixada.
José Carlos
16-06-2003, 09:02
Sdassis,
Realmente, até eu me assustei com essa figura... :D
Na pressa, vale tudo :)
Abraços
José Carlos,
Nesse quarto seus problemas estarão fortemente concentrados nos graves. O mínimo que você pode tentar fazer para minimizar as ressonâncias é deixar cada caixa frontal a distâncias diferentes das 3 paredes que a cercam, isto é, cada caixa deve estar a uma distância "x" da parede traseira, diferente da distância "y" da parede lateral, também diferente da distância "z" do chão, todas diferentes entre si.
Evite também deixar o sub no canto, senão as ressonâncias serão ainda mais reforçadas.
Abraço,
José Carlos
19-06-2003, 20:31
Nossa!!!! É melhor eu arrumar outro lugar para colocar o HT.
José Carlos,
Note que embora fosse altamente recomendável distanciar as caixas o máximo possível da parede, no seu caso eu ficaria mais preocupado em tentar conseguir distâncias diferentes, como explicado acima, e não em conseguir distâncias muito grandes, já que pelo que você nos contou isso é impossível. ;)
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.