Ver Versão Completa : Classe de apmlificação do PM 5000
olá pessoal.
alguem da lista poderia me informar qual a classe da amplificação do Pm 5000 da polyvox?
pergunto isso pois a conta de luz anda vindo alta ! :-):-)
estou desconfiado que seja ele uma vez que não tenho chuveiro eletrico .
abraços a todos
vinicius
Vinicius Lima
13-06-2003, 23:45
Xará;
a classe de amplificação pouco importa no consumo registrado em sua conta de energia elétrica. O que importa é a potência total consumida pelo amplificador (em W ou kW), independente de em qual classe ele opera.
Você pode ter um classe A que consuma mais que um classe B, como também o contrário. Tudo dependerá da potência total do equipamento.
Sua conta de energia elétrica resulta da somatória, em Watts, de todos os equipamentos existentes em sua casa e que consomem energia elétrica, independente de classe ou modo de operação.
Abração
Vinicius A. Barbosa Lima
acho que o vilão da conta é ele.
pois não tenho mais chuveiro eletrico ...e pensamos que a conta ia abaixar .
ai ele chegou e não abaixou ...
obrigado vinicius
Realmente a classe de amplificação não tem nada a ver, como disse o Vinícius.
O PM 5000 opera em classe AB, como a quase totalidade dos amplificadores Polyvox e Gradiente mais antigos.
O problema são os reajustes que não deixam a conta abaixar...
muito obrigado pessoal ....
já fico bem mais sossegado em saber que posso continuar usando-o numa boa ...:D
obrigado e abraços
vinicius
Craftsman
01-08-2003, 22:28
vinerp,
Estou interessado neste amplificador. acho que vou pegar um usado, voce está satisfeito com o som deste power?. Qual as caixas que vc ligou nele?.
desde já agradeço
olá Craftsman
estou muito satisfeito com o mesmo.
utilizo caixas muito antigas , torres e de baixa eficiencia .
só senti o som que estas podem reproduzir (o qual é bom )
quando liguei este **** amplificador nelas , o receiver não dava conta de "movimenta-las"
utilizo caixas octans da schaeffer e MKII da IBS.
se eswtiver em duvida entre o PM5000 e o A1 , pouça-os .
eu ouvi o a1 a pouco tempo e senti faltade graves nele ....
sua região de medios e agudos é boa , mas em graves o Pm se saiu melhor , tendo os medios e agudos tb bons.
logo considero que é ponto para o Pm .
se estiver em duvida entre o Pm e o HAII te digo que vá de HAII.
porque ?
porque ele eé o pm 5000 :) :) :)
só que a gradiente apos comprar a polivox aperfeiçou seu estagio de amplificação dando a ele 190 wtts reais por canal contra 150 do Pm original.
nunca vc ira utilizar os 150 do original em uso residencial e com 190 vc tera muito reserva no amplificador não chegando nem perto de sua região de clipagem .
do HAII não tenho muitas informa~çoes m, mas se quiser do pm posso te arrumar mais algumas coisas...
abraços
vinicius
Craftsman
05-08-2003, 19:17
Vinerp,
Voltando ao assunto, os produtos da Polivox estavam um step acima dos da Gradiente, tanto em acabamento como em assinatura acústica. O pré desta linha, o CM-5000, da qual eu possuo um exemplar, tem um som mais macio que o equivalente clonado pela Gradiente. O PM-5000 também é bem mais bonito que o HÁ-II. O A1 tem uma potência de 400 wtts/ch/4ohms ( confere?), mas já ouvi dizer que o som é meio duro. Nenhum deles faz ponte, limitando a aplicação em sub’s mono de média potência, mas já que o som e o preço são atraentes, resta ouvi-los no estéreo. O que você acha?
abraço.
Craftsman
acho que todos fazem , inclusive o pm 5000 faz ponte e este eu tenho certeza.
o ai acho que tb faz ponte .
o HAII acredito que o faça já que deriva do pm
concordo com sua afirmação acho o som do pm melhor do que o do A1.
abraços
vinicius
Craftsman
06-08-2003, 12:24
Cuidado
Craftsman
06-08-2003, 12:31
Vinicius,
cuidado, alguns amp mencionam uma tal de "bridge" que não é a ponte que eu estou me referindo. Ponte é inverter a fase de um canal positivo e transformá-lo em "negativo" do outro canal, quase dobrando a potencia do canal isolado, numa ligação mono.
sacou?
sim , entendi ....
para tirar sua duvida vá em www.audiorama.com.br
na gradiente clique em sistem one e leia um artigo que eu postei para eles da revista som 3 da época , ele diz tudo isso.
na divisão polyvox vá no link linha 5000 e leia os artigos referentes ao pm que tb postei , lá menciona isso tb do pm 5000.
abraços vinicius
Independentemente de o amp vir com este recurso de fábrica, um técnico razoável faz com que o amp passe a trabalhar em bridge, já tive um amp de carro todo turbinado que originalmente não trabalhava em ponte, e depois passou a trabalhar.
O detalhe é que a impedância mínima aceita pelo amp for 4ohms em estéreo a impedância minima em ponte passa a ser 8ohms.
Abraços
Correto.
Qualquer amplificador que trabalhe com os transístores de saída em configuração de simetria complementar pode trabalhar em bridge, ou ponte, que é a mesma coisa.
Mas precisa de alterações técnicas em seus circuitos (se esta utilização ainda não estiver prevista) ou de um inversor externo.
Não é de muito bom senso trabalhar com menos de 8 ohms com qualquer amplificador em ponte, independente de sua impedância nominal. A potência resultante (mono) será igual ao dobro da soma da potência original dos dois canais em estéreo.
Abraços,
Flat.
Só mais uma coisa: os níveis de distorção originais aumentam consideravelmente com este tipo de utilização, que inclusive introduz distorção por crossover, muito danosa aos agudos e menos danosa aos graves.
Abraços.
Craftsman
13-08-2003, 17:11
Galera,
Só para ficar registrado.
Um Amp que não foi projetado para operar em ponte pode ser "adaptado" para fazê-lo, porém os circuitos e dissipadores não possuem a capacidade adequada. Seria mais ou menos na base do vai ou racha, pois não vejo como valeria a pena o custo de uma transformação "perfeita".
até
Craftsman, se a impedância mínima em estéreo for 2ohms é possível fazer com que o amp aceite ponte em 4ohms sem nenhuma alteração na capacidade de dissipação, se o amp suportar impedância mínima de 4ohms em estéreo basta fazer a ponte utilizando um falante de 8ohms.
Abraços
Complementando o que o Márcio disse, os bons amplificadores "comerciais", como os antigos Gradiente, Polyvox, etc., têm sobra para suportar as variações da utilização em ponte, que não são tãão grandes assim. :legal:
Flat.
Craftsman
20-08-2003, 18:56
Voltando ao assunto,
Percebi que alguns aparelhos chamam de "bridge" a injeção do masmo sinal nas duas entradas. Quando eu chamo de ponte ( eu sei que é a tradução ):) estou me referindo aos equipamentos com chave de inversão e as saídas naquele gabarito característico que facilita o encaixe da banana dupla. Normalmente em engenharia o projeto é direcionado para uma condição média de utilização, com menor margem de segurança nas condições extremas. o recurso da ponte na saída deve ser considerado no dimensionamento dos bons projetos profissionais, pois isto, na prática, é usado como recurso limite, quando a amplificação normal é insuficiente.
Passei um carnaval inteiro empurrando um WPU 18/ 8OHMS na ponte de um amp de 600/2ohms e numca tinha visto o ventilador disparar tanto :rolleyes: fora a distorção. Podia ter feito mau uso e botado a culpa na fábrica. entenderam ?
O que vcs acham?
Craftsman
20-08-2003, 20:35
ÔOops, digo, mal uso ok!
A propósito, achei um PM-500O por 750 pratas. frente grafite. muito inteiro. bonito. Achei meio caro. Tem coisa melhor por aí??
No mercado livre tem um cara pedindo 700 pratas numa pick-up Gradiente RP-II, VALE ?
Vou agitar este vintage :D :D
olá craftsman
por 750 reais eu comprava este pm , ele é de aluminio anodizado , é da serie mais rara que tem e é lindo.
700 no RpII eu não pago.
espere que te aparece ele a preço melhor.
acho que sei quem esta vendendo este RPII foi me oferecido antes ir para o ML .
diz quem me ofereceu que esta impecavel .
mas acho que se consegue igal a preço menor.
abraços
vinicius
Craftsman
25-08-2003, 10:07
Vinerp,
Os botões de comando do PM-500 não foram anodizados, confere? é assim mesmo ? :confused:
Estou tomando coragem :)
Craftsman,
Veja a foto do pré dessa linha no link http://www.audiorama.com.br/polyvox/linha5000.htm ... não tem a do PM 5000G mas por analogia deve ser neste estilo.
No site também tem um artigo a respeito da saudosa revista Somtrês... veja/leia pelas imagens scaneadas.
Nossa :D , a foto da primeira linha 5000 é sensacional, o sistema é muuuito bonito.
Abraços
Márcio,
Aí vai os links do artigo...
http://www.audiorama.com.br/polyvox/somtres_CM_PM5000_1.jpg
http://www.audiorama.com.br/polyvox/somtres_CM_PM5000_2.jpg
http://www.audiorama.com.br/polyvox/somtres_CM_PM5000_3.jpg
Gostei das fotos! :legal:
querem ver os 5000 de perto vão a
www.audiovintage.hpg.com.br
abraços vinicius
Vinicius, esses são os teus ?
MARAVILHOSOS... parecem saídos da linha de montagem.
sim mauricio esteas fotos são dos meus.
na época fiquei meio chateado por ter pagado mais caro do que o normal, mas valeu a pena
abraços
cius
Craftsman
28-08-2003, 15:26
Galera,
Fiquei com inveja das fotos do Vinerp :verg: Como ainda não tenho máquina digital, vou me contentar em contemplar as do amigo. Parabéns Vinerp pelo novo avatar. Tudo a ver :D
Ah propósito, Vinerp
O site do Fábio Timi oferece um upgrade do CM-5000, com melhoria de vários circuitos e componentes. chega a dizer que o aparelho vira HI-FI. Sabes alguma coisa a respeito ? Será que vale a pena ? Quanto custaria ?
Marco
olá craftsman.
bem , sobre o upgrade já discuti com colegas aqui do forum e chegou-se a conclusao de que é valido fazer sequiseres ficar com o parelhos com vc por muito tempo , pois fazer o upgrade e depois vende-lo nao ira valorizar em nada , apenas desvalorizara aparelho por ter sido alterado.
tenho vontade de mandar faze-lo mas antes tenho de ganhar dinheiro de alguma maneira pois barato sei que nao fica.
mas se o fator dim dim 'nao lhe for problema e quiseres ficar com o amp acho que seria altamente recomendado.
abraços
vinicius
Craftsman
28-08-2003, 15:51
Bob,
Pelas fotos os botões não são anodizados, conferindo com o modêlo que eu vi na loja. Estou falido :cool: , mas tento me conter de sair correndo e comprar logo o treco.
Marco
sergio Baptista
11-03-2007, 12:33
Lembrando que a ponte eleva a tensão e isto não altera a qualidade, mas a distancia, que se pode colocar as caixas de som, isso esta no manual de instruções; posso mandar uma xerox, mande seu email para que eu possa anexar o manual.:legal:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.