PDA

Ver Versão Completa : Quem não tem entradas DVI ou HDMI vai dançar ?

garam
16-06-2005, 11:02
Pessoal, há mais ou menos 1 ano, comprei minha TV, a qual imaginei ser a minha tv definitiva :( é uma Sony Wega KV-36xbr800
Porém a mesma só tem entradas vídeo componente...
Há algo a fazer ? ou terei que trocar de tv ?
O que não gostaria, pois além de perder dinheiro, gosto muito dela ! :D
Uso o xbox em 480p. 720p e 1080i, ou seja é perfeitamente possível alta definição através de vídeo componente, mas parece que os dvds só o fazem (conversão principalemnete) pelas saídas DVI ou HDMI...

E então pessoal, dancei ? ou há alguma alternativa ?

johnnie
16-06-2005, 11:28
Carlos,

e desde qdo existe TV definitiva??? nada é definitivo a não ser que queira fazer coleção vintage;)

mas que as entradas DVI e HDMI são o presente, não resta a menor dúvida:legal:

Vinicius Lima
16-06-2005, 11:32
Carlos, relaxa!!!!:fumo:
Se você for trocar de equipamento (principalmente algo caro como a XBR) a cada novidade da indústria eletroeletrônica, vai acabar maluco!!!! E o pior, pobre!:legal:

Abração

Vinicius

garam
16-06-2005, 11:35
Sim João,mas pelo preço que paguei 10,000 Reais, aimaginava uma vida útil, capaz de pelo menos receber a geração digital, afinal comprei uma HDTV não é mesmo !

Pelo menos uns 5 anos !!!
:(

E vender um monstro destes não é fácil não !
Resumindo, pelo visto nunca venderei, pois gosto muito dela eheheheh
e assim que possível partirei para um projetor, para poder aproveitar ;)
Pelo menos por um tempo !

garam
16-06-2005, 11:36
Vinicius, concordo com você, o pior é que já nasci pobre, e fiquei maluco quando vim para o htforum ;)

johnnie
16-06-2005, 11:44
mas aí eu concordo contigo......qdo vc disse definitivo imaginei que usaria sua TV até acabar

nesse caso o Vinicius tem razão...nada de precipitação:legal:

Lamy
16-06-2005, 13:08
Olá garam :legal:

Curta bem sua TV, pois como já falaram, se você for acompanhar cada inovação tecnológica vai acabar ficando maluco...:bD

Hoje é DVI / HDMI, porém daqui a 06 meses, teremos novas opções com muito mais qualidade.

Murilo
16-06-2005, 15:25
Carlos,

A falta de uma conexão digital pode vir a ser um fator preocupante mesmo.

Leiam os posts #123, #124 e #127 do tópico abaixo:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=208704#post208704

XTAR
16-06-2005, 19:16
É acho que quem não tem entradas DVI ou HDMI vai dançar mesmo !!! ;)

Pelo que já lí e pelo que eu ví nos tópicos abertos aqui, acho que TV HDTV com apenas componente é puro markenting !

Eu só fico preocupado com o DVI x HDMI, que são conecções diferentes, digo isso pois estou comprando um projetor com DVI se esse troço não vingar estou ferrado !!!

O negócio é ter um bom player e uma boa TV e esquecer que o mundo existe !!!

Abraços :legal:

Trindade19
16-06-2005, 22:31
Na minha opinião DVI e HDMI não são o presente, mas sim o futuro
afinal digam qual equipamento tem hj como principal conexão os fios digitais???
Daqui a 2 anos ai sim sera a era das conexões digitais, nesse caso até la, provavelmente a Sony ja vai ter colocado no mercado brasileiro a XBR 960 que ja vem com saida HDMI, muito melhor do que a conexão DVI

Rash
16-06-2005, 22:48
A falta de DVI / HDMI (pode esquecer o DVI propriamente dito, o futuro próximo será só HDMI) só vai ser problema para o BluRay/HD-DVD e os novos consoles (Playstation 3 e Xbox 360) que serão lançados em breve.

A única maneira de se obter o stream 1080(p/i) desses equipamentos será com HDMI. No caso do BluRay / HD-DVD o problema é licença. Os players só habilitarão o stream 1080(p/i) através de HDMI (note que se fala em 1080p mesmo como "padrão" para o HDMI :bD). Caso contrário só será possível assistir aos filmes em 720i no máximo (ou seja, através de qualquer outra conexão).

Já no caso dos novos videogames o problema é compatibilidade. Nem a Sony e nem a Microsoft querem colocar um entrelaçador na saída dos consoles. O motivo que elas acusam são basicamente 2. Um que o entrelaçador geraria um delay grande o suficiente para os jogadores perceberem que o jogo não responde na mesma hora que eles dão o comando no joystick. O outro é por motivos de qualidade (e esse eu tenho que acreditar nas empresas). Tanto a Sony quanto a Microsoft disseram que em testes, 720p se saiu melhor do que 1080i tanto em TVs e projetores que eles testaram. Se as duas disseram a mesma coisa (e são totalmente concorrentes) deve ser porque é verdade. :) Note que não é possível 1080p via Video Componente, por isso vem toda essa discussão. Já por HDMI 1080p não será problema.

Um entrelaçador seria um circuito que pegaria um vídeo progressivo e o transformaria em entrelaçado. Ele faz exatamente o oposto dos circuitos "progressive scan", ou dobradores de linhas, que transformam vídeo entrelaçado em progressivo.

AllanCesarini
16-06-2005, 23:15
Quanto ao blue-ray, HD-DVD e os novos video-games, realmente não sei se vai ter suporte para sinais em vídeo componente, não porque não funcione, mas porque a indústria está seguindo na direção da conexão digital com proteção contra cópias.
Já quanto ao Brasil, ainda é cedo para saber qual será o padrão de TV digital adotado, ou se teremos alta resolução, mas não parece improvável que hajam opçòes de set-top boxes com saidas em vídeo componente(custos+royalties do uso de HDMI provavelmente encarecem o produto).

Mas não fique estressado: Se tudo mais falhar, um scaler/upconverter com saida analógica resolve o problema e já faz o papel de switch-box, hoje realizado por receivers.

garam
17-06-2005, 08:55
Como minha tv não faz 1080p, copm iss não me preocupo !

Se eu conseguir 720p via componente, fico SUPER tranquilo !

Wanilton
17-06-2005, 08:58
Rash,

Para seu conhecimento o neuneo que possuo faz upconvert para 1080p via cabo componente, então....

Murilo
17-06-2005, 10:00
Wanilton,

É verdade, o Neuneo faz 1080p via componente. Via HDMI ele faz "apenas" 1080i.

Só que ai eu fico me perguntando se este do Neuneo é um 1080p FULL ou não... Não é.

Veja que o DVD Player pega o vídeo em 720x480 e "eleva" o sinal para 1920 x 1080, então ele não está pegando um sinal puro em 1920 x 1080, o que é diferente.

Outro detalhe é que um vídeo em 1080P puro, nativo neste formato, requer um bitrate muito maior do que o bitrate do DVD Player. E este é outro motivo pelo qual um vídeo que passa por upconvert não consegue subir muito de qualidade, pois o bitrate continua o de antes, o da resolução menor ;)

O que eu acho que o Rash quis dizer foi que, um vídeo nativo 1080P, com o bitrate necessário para rodar com a perfeita qualidade necessária, não consegue ser transmitido adequadamente via componente, requerendo portanto uma conexão digital, seja ela DVI ou HDMI.

Penso ser isto.

Wanilton
17-06-2005, 10:36
Murilo,

Tens razão na sua exposição, na realidade minha intenção era apenas demonstrar que é possível que na próxima geração de player de alta definição, alguem liberar 1080p por cabo componente, pois a base instalada é muito maior do que a digital (DVI/HDMI), pegue nosso mercado nacional, são raros os modelos de tvs e mesmo de projetores como entradas digitais.
No mais é curtir com o que temos de bom no momento,

Forte abraço

LUIS - RS
17-06-2005, 10:52
No mais é curtir com o que temos de bom no momento

Eu penso exatamente dessa forma. :concordo: Com a ótima qualidade que o SP4805 alimentado via vídeo-componente pelo S35 me fornece e ciente de que, se quiser, ainda tenho um degrau a subir a um custo razoável (ligar um Oppo via DVI, por exemplo), não tenho nenhuma preocupação com esta discussão sobre as definições das novas tecnologias digitais para os próximos 2 ou 3 anos, que deverá ser o tempo de vida útil do projetor. Nesse meio tempo, certamente MUITA coisa mais vai mudar e, quando formos trocar de equipamentos, os novos já terão incorporando a(s) interface(s) padrão da época.

Lógico que não estou cogitando de partir para HD-DVD ou Blu-Ray logo que estiverem disponíveis, vou deixar a tecnologia se firmar e baratear para aderir a ela. Early adopters sempre pagam um plus pela inovação.

Abraços

Luis

garam
17-06-2005, 10:56
Já a minha preocupação real é Xbox 360 e Playstation 3 :D

Rash
18-06-2005, 20:12
Para seu conhecimento o neuneo que possuo faz upconvert para 1080p via cabo componente, então....
Calma! :)

Tudo bem, então é possível. Mas de qualquer maneira o número de televisores/projetores/monitores capazes de receber 1080p por video componente é pequeno.

Deixa eu clarificar umas confusões que eu fiz. Eu não sei direito se é possível 1080p via HDMI que existe hoje. Isso mesmo, além de tudo o HDMI usado nos novos players será outro. A conexão é basicamente a mesma, só o protocolo que vai mudar (como acontece com o USB e USB2). Então sua TV/proj/monitor com entrada HDMI 1.3 (assim que será chamado) vai aceitar os equipamentos HDMI de hoje. Mas os novos players com HDMI 1.3 só rodarão em TV/proj/monitor com HDMI 1.3 (detalhe, ele ainda não foi aprovado).

1080p, 1080i, 720p para BluRay e HD-DVD somente via HDMI. Eles sabem muito bem que o componente aceita essas resoluções mas por questões de licença, nenhum player vai poder soltar o sinal naquelas resoluções via video componente. Isso já está acertado. Sim, eu sei, é uma @#$%, quem tem aparelhos HDTV hoje em dia só com vídeo componente vai ter que se contentar com 720 entrelaçado para BD e HD-DVD. Já no caso dos video games, como eles sabem que a qualidade de video enche os olhos dos filhos (e de muitos pais) nas vitrines das lojas, o problema vai ser amenizado. É possível que tanto o PS3 quanto o Xbox façam pelo menos 720p via video componente (sendo o 1080i aquele problema que eles até querem resolver). Então se prepare para ter um PS3 que você pode jogar a 1080p mas não vai conseguir ver um filme na mesma resolução.

Com relação ao HDMI alí já está certo tanto para o BD quanto para o HD-DVD. Mesmo porque os novos formatos de áudio (Dolby Digital Plus, Dolby Lossless e DTS-HD) só serão transmitidos via HDMI.

Wanilton
19-06-2005, 09:43
1080p via HDMI só na próxima geração a citada por você 1.3, por enquanto não, mas estranhamente a marantz lançou(corrigindo lançara em outubro modelo DV 9600) um novo player que faz upconvert via hdmi para 1080p, então não sei precisar se isto esta correto. Quanto a rodar sem a proteção HDCP via HDMI isto já é possível pelo Neuneo, logo creio que isto também não colará, salvo engano.

Murilo
19-06-2005, 09:59
Wanilton,

Qual é esse player da Marantz??

Os novos 7600 e 9500 fazem upconvert apenas para 720P e 1080i.

Wanilton
19-06-2005, 12:38
fonte: http://www.homecinemachoice.com/cgi-bin/shownews.php?id=8109

DVD hardware news Posted Tuesday, June 14th, 2005

Viewed 2906 times.

Marantz unveils new DVD quartet - including one with 1080p upscaling

Marantz has unveiled a quartet of new DVD players, including a top end model that will upscale to 1080p.

This flagship deck is the silver-finished DV9600, a £1,500 affair due in October that also boasts HDMI output, DVD-Audio and SACD playback, 14-bit/216MHz video decoding, Firewire hookups for interfacing with a variety of other devices, Marantz’s proprietary HDAM audio circuitry for each of the deck’s six channel outputs, and MP3/JPEG playback.

The step-down model from the DV9600 is the DV7600. This still boasts multi-channel SACD/DVD-A playback, HDMI output, HDAM audio circuitry and upscaling, but will ‘only’ upscale to 1080i, not 1080p. There’s no firewire jack either, and the video DACs go down to 12-bit/216MHz. Costing £600 and available in black or silver, the DV7600 is due in June.

Next down the pecking order is the DV6600. This again boasts full DVD-A and SACD playback, an HDMI output, and upscaling to 1080i. Oddly it also introduces DivX and WMA compatibility and Faroudja’s DCDi processing – presumably a result of Marantz buying a different core chipset for this lower-specced model. Not surprisingly Marantz’s HDAM technology has NOT found its way onto the DV6600, though, and the video DAC is downgraded to a 12-bit/108MHz affair. The DV6600 is due in November in black or silver for around £350.

Finally, Marantz’s new entry-level model is the DV4600. Likely to cost around £150, the DV4600 doesn’t have SACD or DVD-A playback, downgrades the video DAC to 54MHz/10-bit, and doesn’t have HDMI output or video upscaling. It still provides PAL progressive scan, though.

||TECO||
19-06-2005, 12:52
Uia, boa notícia! a princípio (só pelas specs) me animei bastante com o DV6600 :legal:

o HDAM é para soltar SACD/DVD-A digitalmente para o receiver com entrada HDAM?

Murilo
19-06-2005, 13:47
Wanilton,

Ok, ainda vai chegar o 9600 :) :legal:

Boas informações :tu:

Se o 6600 for testado pela secrets e se sair bem ele pode ser uma boa opção pra mim.

O 7600 e 9600 são muito caros.

Rash
19-06-2005, 21:07
1080p via HDMI só na próxima geração a citada por você 1.3, por enquanto não...
Então, como eu tentei explicar, eu não sei se o HDMI que já existe hoje suporta 1080p. Isso é questão de tráfego de dados no cabo e eu acredito que ele agüenta. :legal:

Mas eu estava me referindo apenas aos novos formatos BD/HD-DVD. Os players desses formatos é que só soltarão 1080p em HDMI v1.3 por questões de licença (leia segurança).

augusto cesar
25-06-2005, 20:21
Recentemente andei pesquisando sobre os TVs "HDTV ready" da LG , mais precisamente os CRT de 32" , constatei por meio de informações colhidas aqui no Forum que estes não possuem resolução suficiente sequer para reproduzirem um sinal HD em 720p ou 1080i .

Segundo ainda esta informação, a resolução máxima destes TVs seria em torno de 576p e que são denominados HDTV ready por possuirem circuitos que tratam um sinal HD e que possibilitam uma imagem melhor com estes sinais, que a obtida em um TV convencional.

Se esta é mesmo a realidade,não faz diferença alguma não possuirem as conexões DVI e HDMI, já que ainda que as tivessem , não seriam capazes de reproduzir imagem em HD puro recebida por estas interfaces devido a esta limitação de que são possuidores em termos de resolução.

É inegável que estas conexões digitais se fossem disponibilizadas nestes TVs, ainda que os mesmos não tenham resolução suficiente para reproduzir sinais HD, ao menos garantiriam um ganho em relação a conexão video componente por ser totalmente digital!

Isto procede ?

Não sei se os demais TVs compatíveis com sinais HD oferecidos hoje em nosso mercado possuem esta mesma limitação !

Gostaria de melhores exclarecimentos sobre esta questão!:legal:

Sérgio Araújo
25-06-2005, 21:58
Colegas Foristas,

Sobre o assunto do tópico, qual seja, conecções digitais, eu pediria que os senhores dessem uma olhada no post 123 do tópico A HDTV Está Chegando, cujo link eu coloco abaixo. Teoricamente quem não tem essa conecção vai dançar sim, mas já há dispositivos prontos pra vencer essa barreira. Pelo menos é o que prometem. Cito como exemplo os players DVB318 da Zenith (Leia-se LG) e o HD941 da Samsung. O primeiro permite HD na saída video componente e o segundo já tem circuitos disponíveis no mercado pra permitir HD na mesma saída tb. Vai ser o mesmo que aconteceu com o Macrovision: quando existir demanda surge um gaiato que mostra o caminho das pedras (ou vende o mapa).

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=182889&postcount=123

Abraços

Sérgio Araújo

Sérgio Araújo
25-06-2005, 22:23
Recentemente andei pesquisando sobre os TVs "HDTV ready" da LG , mais precisamente os CRT de 32" , constatei por meio de informações colhidas aqui no Forum que estes não possuem resolução suficiente sequer para reproduzirem um sinal HD em 720p ou 1080i .

Segundo ainda esta informação, a resolução máxima destes TVs seria em torno de 576p e que são denominados HDTV ready por possuirem circuitos que tratam um sinal HD e que possibilitam uma imagem melhor com estes sinais, que a obtida em um TV convencional.

Se esta é mesmo a realidade,não faz diferença alguma não possuirem as conexões DVI e HDMI, já que ainda que as tivessem , não seriam capazes de reproduzir imagem em HD puro recebida por estas interfaces devido a esta limitação de que são possuidores em termos de resolução.

É inegável que estas conexões digitais se fossem disponibilizadas nestes TVs, ainda que os mesmos não tenham resolução suficiente para reproduzir sinais HD, ao menos garantiriam um ganho em relação a conexão video componente por ser totalmente digital!

Isto procede ?

Não, Augusto, não procede.

As outras TVs existentes no mercado usam o mesmo princípio da LG. Como eu tinha te dito, um monitor CRT 32" (não é TV, portanto) com 1080 linhas nativas custa da ordem de 30 mil dólares. Há uma diferença brutal entre nosas LGs e este monitor.

Tomei nossa discussão no outro tópico como desafio e encontrei a minuta da norma que rege o assunto. Pesquise na net pelo documento "EE 498" do "Professor Kelin J. Kuhn" cujo título é "HDTV Television - An Introduction".

Vou colocar aqui duas partes dela, quando ainda era uma proposta.

A primeira é uma tabela de características da HDTV:

The following table summarizes a few of the more conventional analog HDTV proposals in comparison with existing TV systems. (Note Grand Alliance and other fully digital proposals are not included in this table.)

Name Prog. Total Active Vert. Horz. Opt. Asp. Vert. Horz. freq.
or lines lines res. res. view ratio field field MHz
inter. dist.
HDTV p 1050 960 675 600 2.5H 16/9 23 deg 41 deg 8
USA,
analog
HDTV p 1250 1000 700 700 2.4 16/9 23 deg 41 deg 9
Europe,
analog
HDTV NHK i 1125 1080 540 600 3.3 16/9 17 deg 30 deg 20
NTSC i 525 484 242 330 7 4/3 8 deg 11 deg 4.2
conv.
NTSC p 525 484 340 330 5 4/3 12 deg 16 deg 4.2
prog.
PAL i 625 575 290 425 6 4/3 10 deg 13 deg 5.5
conv.
PAL prog p 625 575 400 425 4.3 4/3 13 deg 18 deg 5.5
SECAM i 625 575 290 465 6 4/3 10 deg 13 deg 6
conv.
SECAM p 625 575 400 465 4.3 4/3 13 deg 18 deg 6
prog

NOTE: The aspect ratio of the picture is defined to be the ratio of the picture width W to its height H. The optimal viewing distance (expressed in picture heights, H) is the distance at which the eye can just perceive the detail elements in the picture.

Eu coloquei em destaque três linhas: HDTV NHK, NTSCp e PALp. A primeira serviu de inspiração para atual HDTV americana, a segunda e a terceira são os padrões que conhecemos hj no seu modo progressivo. O sinal digital é transmitido em 1920x1080 ou 1280x720, para os modos entrelaçados ou progressivos, respectivamente. Só que pra esse sinal ser mostrado nos nossos televisores CRT, que são analógicos, tem-se que haver uma transformação, e como eu te disse, há uma perda nesse salto. Lembrando que os displayers de plasma, LCD, DLP, já disponíveis no mercado, são dispositivos digitais puros, portanto vão apresentar menor perda na transformação do sinal. Por isso que para exibir esse sinal basta uma "resolução" 600x540, lembrando que num CRT um "pixel" pode se apresentar como dois, desde que em ciclos intercalados o feixe de eletrons que atinge esse "pixel" tenha uma pequena diferença de ângulo. Por isso é que nossos televisores, e os CRTs vendidos nos EUA ou em qualquer lugar do mundo têm "resoloção" da ordem de 576 linhas. Coloquei "pixel" e "resolução" entre aspas porque em se tratando de dispositivos analógicos (CRT) isso não faz muito sentido. A seguir vai a outra parte do artigo que trata um pouco do assunto.

C. Interlaced versus non-interlaced.

The maximum vertical resolution promised by a particular TV system is greater than the actual observed resolution. The reduction in resolution is due to the possibility of a picture element (pixel) falling "in-between" the scanning lines. Measurement gives a effective resolution of about 70% of the maximum resolution (the Kell factor) for progressively scanned (i.e. not interlaced) systems. If the image is interlaced, then the 70% factor only applies if the image is completely stationary. For non-stationary interlaced images this resolution falls to about 50%.

Interlacing also produces serrated edges to moving objects, as well as flicker along horizontal edges (glitter) and misaligned frames. As a consequence of the many problems associated with interlacing, a number of the HDTV proposals are for progressively scanned (not interlaced) service. Notice that these apply both to new ideas for HDTV, and to upgrades of the existing NTSC, PAL and SECAM systems as well. (Although initiating progressive scanning on conventional service does create compatibility problems, some of these techniques offer improved performance to NTSC/PAL/SECAM without the associated problems of moving to "true" HDTV.)

Abraços

Sérgio Araújo

augusto cesar
26-06-2005, 10:51
Caro Sergio Araujo,

Sou forçado a admitir minha incapacidade de traduzir os textos citados e creio que ainda que o fosse, não teria conhecimentos técnicos suficientes para deles extrair a resposta para minha indagação que é simples:

Como ficou claro, um sinal HD originalmente possui 1920X1080i ou 1280X720p. Até aqui nenhuma dúvida. O foco do debate neste tópico é que os atuais TVs oferecidos como HDTV ready no mercado não possuirem conexões DVI e HDMI, e sendo assim ,não poderiam "reproduzir sinais 1080p, pois os mesmos não seriam liberados via video componente pelas fontes geradoras destes sinais por motivo de segurança contra cópias.

Por outro lado e se não estou equivocado quanto ao que deduzi das informações postadas ,estes atuais televisores LG 32"(quero me limitar somente a estes), só seriam compatíveis com sinais 720p por via video componente.

O que eu realmente estou tentando decifrar, é qual será a resolução máxima que estes TVs alcançarão ao receberem um sinal HD, seja no modo progressivo, seja no enterlaçado.

No outro tópico, graças a sua colaboração, ficou claro para mim que haveria uma melhora significativa em relação aos TVs convencionais devido a circuitos especiais que os HDTV ready possuem e que atuariam ao identificar um sinal HD garantindo esta melhora.

Seria pedir demais que o amigo emprestasse um pouco mais de seus extensos conhecimentos para me permitir entender melhor o que estes TVs irão oferecer em qualidade de imagem com sinais HDTV frente aos convencionais e aos que efetivamente são capazes de reproduzirem sinais HD em toda sua plenitude?:legal:

Por favor queira perdoar o meu escasso conhecimento sobre esta questão tão empolgante que é a HDTV! Os seus conhecimentos são tantos que talvéz fique dificil entender como eu ainda tenha dúvidas depois de explicações técnicas tão detalhadas!:)

O Forum é também uma escola e como tal tem seus mestres e alunos e eu sou um destes ultimos e dos mais humildes! Muito já aprendi aqui e muito mais desejo absolver, e por este motivo é que quando não compreendo determinada explicação, não deixo o constrangimento de admitir que sou leigo no assunto me inibir de buscar novamente uma resposta dentro de uma linguagem que me permita a compreensão se não do todo com sua complexidade, mas ao menos do nescessário !

O nível de discursão em certos tópicos é muito elevado e extremamente técnico e não poderia ser de outra forma, tendo em vista a qualidade de seus participantes, mas peço a colaboração e compreensão de todos estes mestres, pois acredito que muitos outros forenses tenham as mesmas dificuldades e não ousem insistir por puro constrangimento de ter que admitir a incapacidade de discutir no mesmo nível o assunto tratado!

Muito grato!:legal:

Sérgio Araújo
26-06-2005, 18:15
Caro Sergio Araujo,

Como ficou claro, um sinal HD originalmente possui 1920X1080i ou 1280X720p. Até aqui nenhuma dúvida. O foco do debate neste tópico é que os atuais TVs oferecidos como HDTV ready no mercado não possuirem conexões DVI e HDMI, e sendo assim ,não poderiam "reproduzir sinais 1080p, pois os mesmos não seriam liberados via video componente pelas fontes geradoras destes sinais por motivo de segurança contra cópias.

Mesmo que tivessem essas conecções, como tem as HDTV Ready americanas, o resultado não seria muito melhor, pois como ficou explicitado no post anterior há que se fazer a conversão do sinal digital para o analógico dentro da TV, e aí ocorre a perda.

Por outro lado e se não estou equivocado quanto ao que deduzi das informações postadas ,estes atuais televisores LG 32"(quero me limitar somente a estes), só seriam compatíveis com sinais 720p por via video componente.

Nossas LGs não são compatíveis com o sinal 720p. Se mandarmos esse sinal para elas, elas simplesmente não o exibirão. Apenas os 480i, 480p e 1080i.

O que eu realmente estou tentando decifrar, é qual será a resolução máxima que estes TVs alcançarão ao receberem um sinal HD, seja no modo progressivo, seja no enterlaçado.

Estou há dias tentando te explicar isso. Mais uma vez vamos lá: TV CRT é um dispositivo analógico. Quando há a conversão de um sinal digital para analógico há a perda de parte do sinal original, seja no transmissor do broadcast (a Rede Globo, por exemplo), seja num DVD player, ou seja num receptor de sinal de TV, que pode ser uma LG fajuta ou uma Sony maravilhosa. Por isso não adianta querermos que nossas TVs tenham resolução máxima de 1080 linhas porque vamos pagar muito caro por isso e não vamos ter o resultado esperado. Se verificarmos a tabela do meu post anterior lemos que para um sinal de 1080 linhas o TV HDTV deve ter uma resolução de 540x600 linhas. Por isso que com 576 linhas nossas LGs são consideradas HDTV Ready e custam tão somente da ordem de 3500 reais, até mais caras que uma Sony HDTV 30" americana, na minha opinião, a melhor 30" (ou 32") do mercado.

No outro tópico, graças a sua colaboração, ficou claro para mim que haveria uma melhora significativa em relação aos TVs convencionais devido a circuitos especiais que os HDTV ready possuem e que atuariam ao identificar um sinal HD garantindo esta melhora.

Seria pedir demais que o amigo emprestasse um pouco mais de seus extensos conhecimentos para me permitir entender melhor o que estes TVs irão oferecer em qualidade de imagem com sinais HDTV frente aos convencionais e aos que efetivamente são capazes de reproduzirem sinais HD em toda sua plenitude?

Pelo fato delas serem HDTV ready elas já apresentam um ganho substancial. Uma NTSC tem "resolução" nativa de 340x330 e uma PAL de 400x425. Desculpe-me o trocadilho, mas você está reclamando de barriga cheia. :legal:

Quando há um sinal digital que deva ser transformado num analógico o dispositivo (transmissor de TV ou DVD) faz um escaneamento do sinal de origem. Só que esse scanner pega apenas algumas partes, amostras do sinal original. Por isso que em DVD players está lá nas características técnicas a taxa de bit rate que ele pega, por exemplo, 10 bits por ciclo. O ciclo nesse caso é cada onda completa do sinal do "scanner". Quanto maior o bit rate e a freqüência desse "scanner", melhor o resultado final.
Compare as características técnicas de um DVD player meia boca com um top de linha e vc terá um exemplo. Por isso que há players de 199 reais e outros de 5900 reais. Aqui eu usei o DVD player como exemplo, que pega um sinal digital do disco DVD e o transforma num sinal analógico nas saídas de vídeo, mas pode ser um CD player ou um transmissor de sinal também.

Dentro de uma TV CRT o sinal também é trabalhado e há perdas por isso. Sendo que numa TV os circuitos procuram apresentar a melhor imagem possível, seja fazendo um upscalling, seja retirando ruídos vindos das etapas anteriores. Daí porque as LGs não se prestam ao sinal de TV comum: elas têm uma resolução superior ao sinal recebido e acabam por mostrar as falhas desse sinal na forma de "pixels" não preenchidos, além de não contarem com circuitos pra eliminação de ruídos. As Sonys são melhores por causa disso. Eu digo a título de exemplo que assistir o JN numa LG 32 pol. é como ver o mesmo programa numa TV comum com um pano de filó sobre a tela. Já vi filmes em DVD nessa mesma TV que mostram muita qualidade no disco, como é o caso dos filmes Mais Veloses e Mais Furiosos e O Espanta Tubarões. Mas há outros que demandam uma melhor qualidade do player e do cabo, o que eu não tenho (meu player é Sony barato e meu cabo video componente é um Xing Ling). Nesses há deficiências pontuais na imagem, como serrilhados nas bordas de objetos em movimento. Como também já vi essa TV com sinal de alta definição. Aí a sensação que tenho é de que nasci antes do tempo. O negócio é ter paciência e grana pra esperar pela tv de alta definição, pelo HD-DVD e DVD player com up-converting (sem DVI, HDMI e HDCP).

Abraços

Sérgio Araújo

Sérgio Araújo
26-06-2005, 18:34
Vou reproduzir aqui o post do Murilo sobre essa TV da Sony. Ele visitou o NAB2005 e nos brindou com um excelente material sobre tudo o que viu lá. O tópico chama-se "A Cobertura do NAB2005" e está nesse mesmo sub-forum.

"Vi também uma Tv CRT de 32" e reais 1000 linhas de definição. Quando eu digo que essas Tvs que estão sendo vendidas como HDTV-Ready, compatíveis com 1080i, não possuem toda esta definição, é porque não dá pra comparar a imagem de uma Tv como essa de 32" do estande com a dessas Tvs vendidas em lojas, de 32, 34 e 36", sejam da Sony ou não.A diferença em termos de resolução é incrível. Nesta do estande, ao rodar em HDTV, vc não vê serrilhamento, que é coisa típica de reescalonamento de imagem, quando vc não tem toda a resolução para rodar de forma nativa. Em termos de brilho, cores e contraste as Tvs de hoje nas lojas, aqui no Brasil, são ótimas, mas em termos de definição, posso dizer que estão um pouco distantes, ainda, de uma Tv HDTV de verdade, o que é uma pena. Eu já vi estas nossas Tvs das lojas rodando em um servidor da Sencore, imagens nativas 1080i, e a imagem perde, como disse, em definição, para a desta Tv que estava na NAB."

Vejam que não é uma TV pra sala de estar. É um monitor para sala de edição. Vejam o preço (em dólares).

When critical evaluation is important, Sony's BVM-D32E1WU 16:9 32-inch flat screen monitor boasts an exclusive FD Trinitron CRT designed specifically for accuracy in production and post production applications. Like the other monitors in the BVM-D series family, the 32-inch unit supports 480i, 480p, 720p, and 1080i inputs directly, and will display each at its native frequency and resolution. It is the first monitor of this size to conform to the ITU 709 and ITU 601 standards as well as SMPTE 240M. The optional BKM-14L light probe is required for setup of the auto landing and auto uniformity operations which will simplify the setup of the monitor.

http://69.20.83.160/prodImgs/290x260/684572ee57aeeaa3d09ab749286320ea.jpg
http://www.fotoconnection.com/images/item_divider.gif
Sony BVMD32E1WU DTV 32" Monitor Display Unit

Sony's BVM-D32E1WU 16:9 32-inch flat screen monitor boasts an exclusive FD Trinitron CRT designed specifically for accuracy in production and post production applications. More Details... (http://www.fotoconnection.com/vi-16437________Sony-BVMD32E1WU-DTV.html#spec_detail)
Our Catalog #: BVMD32E1WU SKU #: BVMD32E1WU Availability: In Stock

Our Price: $36517.60
Abraços

Sérgio Araújo

PS: Obrigado, Murilo

Murilo
26-06-2005, 20:40
Sérgio, Augusto,

Realmente as Tvs HDTV-Ready vendidas nas lojas não possuem 1080 linhas nativas. Vejam que até mesmo esta Tv profissional CRT não tem 1080 linhas, ela tem "apenas" 1000 linhas (http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00679.jpg)...

E das Tvs HDTV-Ready que temos nas lojas as melhores são as Sony mesmo, sem dúvidas.

Lá na NAB, agora em 2005, eu pude fazer uma comparação muito interessante: No estande da SONY havia esta TV CRT que o Sérgio relembrou, e no estande de uma tal de TUT SYSTEMS havia uma Sony HDTV-Ready dessas de loja (a versão mais nova da 36" que temos aqui no Brasil, este modelo novo de lá já vem com entrada HDMI e o design é um pouco diferente).

Pois bem, os estandes estavam distantes um do outro mais ou menos uns 300m. Então eu assistia o que estava passando nesta CRT profissional lá na SONY e ai eu "corria" para o estande da Tut Systems para ver a HDTV-Ready funcionando, para comparar uma com a outra. Lógico que o material que estava passando nelas era diferente, mas ambas estava rodando coisas em HDTV.

A diferença era considerável entre elas. A Sony HDTV-Ready estava com uma excelente imagem, mas sem poder ser comparada com a Sony Profissional.

Eu tirei fotos, que estão lá no tópico da cobertura, mas não custa nada mostrar aqui de novo. Mesmo sendo fotos acho que dá para perceber que na CRT Profissional estava mais nítido (as fotos aparecem como ano de 2004 por erro meu na configuração na data da máquina, que só corrigi mais pra frente na viagem).

A Sony CRT Profissional:

http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00683.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00680.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00681.jpg

E agora a Sony HDTV-Ready 36":

http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00490.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y193/NAB2005HT/DSC00488.jpg

Darth Maul
26-06-2005, 21:14
Muito interessante este tópico, me esclareceu varias duvidas que tinha. :legal:

Não sei se eu estou engando mas li em algum site (não me lembro se foi aqui ou em alguma discussão sobre HDTV no forum do UOL Jogos) que as Sony XBR tem mais qualidade nas imagens 480i porque esta transforma para 960p (algo assim) diminuindo os "ratros digitais" e os "pixels" na imagem. Pelo topico isso não existe já que a TV tem no maximo em torno de 576p.... existe?

:tu:

augusto cesar
27-06-2005, 08:24
Caro Sergio,

Esta do "Estou a vários dias tentando te fazer entender isto" foi ótima! :tu:

Agradeço-lhe por sua imensa colaboração e peço-lhe desculpas por minha incapacidade de compreender de imediato suas explicações em toda sua extenção!

Grato a você também caro Murilo, sempre atencioso com os colégas! :legal:

Abraço

Sérgio Araújo
27-06-2005, 10:58
Caro Sergio,

Esta do "Estou a vários dias tentando te fazer entender isto" foi ótima! :tu:

Agradeço-lhe por sua imensa colaboração e peço-lhe desculpas por minha incapacidade de compreender de imediato suas explicações em toda sua extenção!

Grato a você também caro Murilo, sempre atencioso com os colégas! :legal:

Abraço

Na verdade eu escrevi "Estou HÁ dias...".
Mesmo assim porque eu editei a mensagem. Antes estava "...há semanas...".

Não tem do que se desculpar. É obrigação de qualquer ser humano propagar conhecimento. Mas não porque eu seja uma sumidade sobre o assunto, ou saiba mais que qualquer um aqui do forum. Longe disso.

Abraços

Sérgio Araújo

augusto cesar
27-06-2005, 13:56
Caso tenhamos realmente HDTV no Brasil com a chegada da TV digital, certamente que haverá mercado para TVs com resolução realmente compatível com estes sinais, mas a julgar pelo valor do SONY BVMD32C1WU mostrado acima e pelos dos equipamentos HDTV ready hoje disponíveis , estes valores seriam proibitivos para a maioria absoluta dos brasileiros.

Se esta é a realidade, isto não seria um argumento forte que o governo poderia adotar para não optar pela HDTV poraqui?

Qual seria hoje o valor aproximado no Brasil de um HDTV "full" se produzido aqui? Haveria demanda interna que justificasse esta produção em terras tupiniquins?

Não seria o custo elevado destes TVs, projetrores e displays HDTV mais um bom motivo para que o Brasil adotasse o mesmo padrão dos demais países da américa latina, de modo que a possibilidade de serem exportados incentivassem e viabilizassem sua produção aqui?

Está muito claro para mim que sou leigo, que a implantação da TV digital nos moldes que o governo está planejando é uma utopia!

A meu ver, a unica forma de tornar o acesso a esta tecnologia por uma parcela maior da população , é extatamente adotando-se um padrão que torne compativel tudo o que venha a ser produzido aqui dentro com outros mercados visando a exportação para garantir a escala de produção nescessária!

O governo tem que reconhecer que uma parcela muito grande de brasileiros não tem nem mesmo como se alimentar decentemente e não será criando uma TV digital "perneta" com o propósito de permitir a estes cidadãos acessá-la, que irá mudar esta triste realidade!

Francamente, tem coisas neste país que me fazem pensar se algum dia, em algum século e antes do apocalipse ainda seremos uma nação onde se sinta orgulho de ter nascido!

Quando deixaremos de ser apenas o país do futebol e do samba e seremos além disto o país da igualdade social, da distribuição de renda justa, dos juros decentes e de governantes que respeitem o cidadão!

O que é preciso é dar ao cidadão condição de viver com decência neste país!É fazer com que sejam criadas condições para que um dia o trabalho tenha valor nesta terra ! Hoje a maioria da população não ganha 100 dolares por um Mês de trabalho árduo!

Ao invèz disto, o que se propõe a fazer é tapar o sol com a peneira, criando se projetos como este em que se pega uma técnologia maravilhosa e submetem-na a uma série de amputações sobre o pretexto de beneficiar esta parte enorme da população!

Quem vai querer produzir Set Top Box e Tvs digitais neste país para atender apenas ao mercado interno com seu baixíssimo poder aquisitivo, onde o cidadão a cada dia se vê mais e mais distante de bens de consumo que qualquer operário em países onde o trabalho tem valor tem acesso?

Ah, o PT vai subsidiar? Então tá bom!

Abraço

Murilo
27-06-2005, 14:31
Augusto,

Mesmo as Tvs vendidas como HDTV-Ready não possuindo toda a resolução nativa para uma real HDTV (1080 linhas) deve ser levado em consideração que uma imagem HDTV nestas TVs HDTV-Ready fica lindona, muuuuuito melhor do que DVD, então pelo custo vale a pena :tu:

Com certeza é um UPGRADE em relação ao DVD em uma Tv normal de 29".

Um Blu-ray nestas Tvs, ligado em componente, vai ficar muito melhor do que um DVD.

E veja que o top em resolução (1920 x 1080) sempre é muito caro. Justamente por isso é que o meu projetor é 720P e não 1080P :D

Um Blu-Ray fica maravilhoso em um projetor 720P, e num 1080P fica assim sem palavras para descrever :D, pois infelizmente eu já vi um Blu-Ray funcionando num Sony Qualia-004 (1920 x 1080) e eu sai ao mesmo tempo feliz e triste desta apresentação :D

augusto cesar
27-06-2005, 15:47
Caro Murilo,

Sem dúvida alguma que vale muito à pena investir num destes TVs e projetores HDTV compatíveis, tendo em vista que eles serão mesmo o melhor que pobres como eu poderão adquirir se quizerem usufruir de uma imagem de melhor qualidade que aquilo que está aí disponível, seja por meio de sinais prevenientes da futura TV digital, seja por meio dos esperados DVDs de alta definição!

Os equipamentos genuinamente HD estarão para mim e para a maioria dos brasileiros em um patamar muito acima !

Sei bem ao que você se refere quanto a experiência que viveu ao estar diante destes HDTV, pois eu tive esta mesma oportunidade nos EUA num passado recente!

Bem, a verdade é que agora já não sei se o que vi ligado foram TVs HD genuinas ou HDTVs ready! Seja como for, o que ví foi maravilhoso!

Abração

Murilo
27-06-2005, 16:03
Augusto,

Verdade, mas veja que um projetor nativo 720P já é considerado HDTV, e temos alguns que são do mesmo preço de uma boa Tv 36" ;) HTDV é de 720P para cima.

Só que a diferença para um 1080P é grande, muito grande.... :(

Se vc viu em lojas vc deve ter visto Tvs HDTV-Ready, se foi em feira então podem ser nativas.

Uma imagem 1920 x 1080 tem 2,25 vezes mais resolução que uma 1280 x 720. E "apenas" 6 vezes mais resolução que um DVD ;)

augusto cesar
27-06-2005, 16:34
É verdade Murilo, os projetores com resolução nativa 720p já são mesmo HDTV ! :legal:
Quanto aos TVs que vi na época em que estive nos EUA pela ultima vêz, todos foram em lojas como Circuit City, Best Buy etc... Os preços eu não me recordo agora,pois isto foi em 2001, mas se não me engano estavam em média em torno de U$ 2.500,0 a 3.000 !

Cara, se aquilo éra HDTV ready, eu nem imagino o que deve ser de fabntástica uma imagem 1080p real! :D
Abração

Rash
27-06-2005, 23:07
Mesmo que tivessem essas conecções, como tem as HDTV Ready americanas, o resultado não seria muito melhor, pois como ficou explicitado no post anterior há que se fazer a conversão do sinal digital para o analógico dentro da TV, e aí ocorre a perda.
Olha que nem todas as TVs americanas tem HDMI viu? Esse é um problema em todo lugar. Principalmente pq o HDMI que será usado tanto no BluRay quanto no HD-DVD ainda não foi fechado. Então as TVs que têm HDMI hoje não serão compatíveis com os novos formatos e os fabricantes simplesmente não podem fazer uma que seja.

Nem mesmo o Japão está preparado para isso. Então por enquanto o HDMI aí fica para, talvez, futuras placas de vídeo com essa saída ou então como forma de demostração de tecnologias, "quebra-galho".

mmps
30-06-2005, 00:50
Eu não ficaria preocupado com isso, pois os sinais 720p e 1080i podem ser tranquilamente transmitidos via componente. Não há porque limitarem essas resoluções somente para HDMI. Claro que no inicio deve ocorrer isso, mas logo logo os players estarão liberando essas resoluções via componente. Se isso não ocorrer, o Blu-Ray e o HD-DVD serão um fiasco.

Agora o que eu pergunto é o seguinte: será que o HD-DVD ira enterrar o DVD assim como o DVD enterrou o VHS???

Andei me perguntando isso outro dia quando eu estava comprando uns DVDs, sera que não valeria a pena esperar pelo HD-DVD?

O que eu pensei sobre isso, é que para a grande massa, com seus televisores médios de até 36", essa transição não será tão gritante assim, pois um bom DVD rodando em modo progressivo ja da conta de uma boa imagem, claro que quanto mais melhor, mas não sera algo gritante como o DVD foi para o VHS.

Claro que para quem tem uma tela de 60" ou 100", a diferença entre um video em 480p e 720p deve ser bem significativa, mas para quem tem telas de 29", 32" ou 36" a mudança não deve ser tão gritante assim, não acham?

Acho que minha coleção de DVDs não ficara absoleta com a chegada do HD-DVD, acho até mesmo que alguns quase não notarão a diferença entre eles em televisor médio.

Murilo
30-06-2005, 08:35
Claro que para quem tem uma tela de 60" ou 100", a diferença entre um video em 480p e 720p deve ser bem significativa, mas para quem tem telas de 29", 32" ou 36" a mudança não deve ser tão gritante assim, não acham?

MMPS,

Concordo. Eu pude ver Blu-Ray e HD-DVD, ambos rodando em plasmas 1280 x 720 de 40", e te confesso que eu não me empolguei tanto não, como relatei em outro tópico (Cobertura da NAB2005). A imagem estava melhor do que um DVD, claro, mas a diferença é bem menor do que a diferença do DVD para o VHS, como vc colocou. Isto neste caso, em uma Plasma 720P de 40".

Porém..... quando vi um Blu-Ray rodando em um projetor nativo 1920 x 1080 (Qualia 004), ai meu amigo... é de chorar a diferença :choro: Neste caso, num projetor destes, a diferença entre DVD e Blu-Ray é maior do que a diferença do VHS para o DVD :legal:

Para realmente tirar proveito de um Blu-Ray só com um projetor no mínimo 720P, pois uma tela grande ajudará a ver mais as diferenças entre DVD e Blu-Ray, mas numa tela de Plasma a diferença não e tão grande, devido ao tamanho relativamente pequeno da tela (40").

Porém eu acho que nas Tvs de tubo, as CRT, que são HDTV-Ready, a diferença vai ser um pouco mais significativa do que nas Plasmas. Digo isso porque já vi algumas Sony de 36" HDTV-Ready, rodando com imagens HDTV, e elas ficam bem melhores do que com DVD.

A justificativa para isso talvez sejam os bons scalers que as Tvs de Plasma 720P possuem, pois elas conseguem fazer uma imagem de DVD rodar bem legal elevando o sinal 480P do DVD para as suas resoluções nativas :tu:

Sérgio Araújo
30-06-2005, 09:01
Eu não ficaria preocupado com isso, pois os sinais 720p e 1080i podem ser tranquilamente transmitidos via componente. Não há porque limitarem essas resoluções somente para HDMI. Claro que no inicio deve ocorrer isso, mas logo logo os players estarão liberando essas resoluções via componente. Se isso não ocorrer, o Blu-Ray e o HD-DVD serão um fiasco.

Infelizmente há porque sim, colega. As leis de copy right internacionais estão a cada ano mais restritivas e as conecções digitais como o HDMI e DVD-D são impositivas em alguns mercados, como o americano, por exemplo. (Leia o post 123 do tópico "A HDTV Está Chegando" ). Para que você tenha uma idéia, a Zenith, fabricante de eletro-eletrônicos com forte presença naquele mercado e ligada a LG teve que modificar o player DVD 318 que permitia upscaling de DVD pela saída video-componente. A empresa foi ameaçada de processo e multa se continuasse a vender esse player que apenas transforma um simples sinal 480p em até 1080i e o fazia também pela saída analógica; agora ele só a faz pela saída digital.

Agora o que eu pergunto é o seguinte: será que o HD-DVD ira enterrar o DVD assim como o DVD enterrou o VHS???

Digamos que num prazo de 10 anos, pelo menos. Pra ter todas as nuances de um sinal HD será preciso trocar os displayers também. Uma coisa foi comprar um DVD player e colocar no lugar do videocasete; outra será comprar um HD-DVD e no ano seguinte, no mais tardar, ter que trocar a TV também. Mas esse movimento de trocar a TV terá um grande impulso quando tivermos TV de alta definição no nosso mercado também. Os americanos estão nesse movimento de troca já há três anos pelo menos, mas ainda falta muito para uma substituição substancial. Como os players de alta definição só chegarão naquele mercado em início de 2006, acho eu que o DVD estará suplantado em vendas por essa nova tecnologia, naquele mercado, em pelo menos três anos.

Andei me perguntando isso outro dia quando eu estava comprando uns DVDs, sera que não valeria a pena esperar pelo HD-DVD?

O HD-DVD deverá custar no lançamento cerca de US$1000.00 caindo para 500 até um ano depois. Nesse tempo provavelmente não haverá fabricantes nacionais nem disponibilidade de títulos no nosso mercado. Você esperaria?

O que eu pensei sobre isso, é que para a grande massa, com seus televisores médios de até 36", essa transição não será tão gritante assim, pois um bom DVD rodando em modo progressivo ja da conta de uma boa imagem, claro que quanto mais melhor, mas não sera algo gritante como o DVD foi para o VHS.

A grande massa ainda usa 14 ou 20" e sonha com uma 29". A grande massa também nem sabe o que um progressive scam pode fazer.

Concordo em partes. Quem tem uma TV de 36", e são apenas alguns milhares no Brasil, já tem um equipamento preparado pra sinal HD e haverá diferença entre o sinal 480p e o 720p. Eu tenho uma 32 HDTV e também teremos essa diferença. Quem tem as 32" não progressive scan (Philco e Philips) não terá essa percepção. O mesmo acontece com a grande maioria das 29".

Acho que minha coleção de DVDs não ficara absoleta com a chegada do HD-DVD, acho até mesmo que alguns quase não notarão a diferença entre eles em televisor médio.

Realmente não. Como disse pra ter ganho no sinal HD tem-se que ter também um display HD, que seja uma TV 29" HDTV Ready ou um projetor 1080p pra 300", como o Sony Qualia. Quem tem muitos DVD poderá ter um ganho apreciável se colocá-los num DVD player com capacidade para Up-Scaling, mas desde que tenha o dysplay HD da mesma forma.

Abraços

Sérgio Araújo

Buono
30-06-2005, 10:17
"Porém..... quando vi um Blu-Ray rodando em um projetor nativo 1920 x 1080 (Qualia 004), ai meu amigo... é de chorar a diferença :choro: Neste caso, num projetor destes, a diferença entre DVD e Blu-Ray é maior do que a diferença do VHS para o DVD :legal:

Para realmente tirar proveito de um Blu-Ray só com um projetor no mínimo 720P" ( Murilo )

*

E qual seria a diferença de 720p nativo pra 720p rescalonado ( Esses que a gente está vendo a partir de um OPPO por exemplo via DVI ?)

Estamos acostumados a assistir filmes e shows através de DVD , certo?

Por exemplo, o jogo do Brasil ontem contra a Argentina, se estivéssemos assistindo via HDTV, qual seria a resolução? E a imagem HDTV deve ser diferente do aspecto DVD ( não em resolução mas na aparência da imagem) mais para o estilo televisão mesmo.

Vou tentar explicar: Se durante um filme normal em DVD aparece um jogo de basquete, esse jogo foi filmado através de câmera de cinema ( a imagem é uma). Numa transmissão de um jogo da NBA por exemplo através de HDTV essa transmissão não terá o aspecto de cinema e sim de televisão, são imagens diferentes... e isso num projetor 720p deve dar diferença.

Não sei se me expressei direito.

Abçs

Buono

Murilo
30-06-2005, 10:30
Marco,

E qual seria a diferença de 720p nativo pra 720p rescalonado ( Esses que a gente está vendo a partir de um OPPO por exemplo via DVI ?)

Em um projetor nativo 720P, vai depender MUITO da qualidade do disco DVD que estiver sendo reproduzido.

Se o disco DVD for excelente, se estiver MUITO bem feito, como o T2 Extreme Edition, vc consegue chegar próximo de uma imagem 720P nativa. Eu disse próximo, não igual.

Isso porque o projetor é nativo 720P, e seja via DVD Player com upconvert, seja via scaler interno do projetor, a imagem vai aparecer em "720P".

Já se vc pega um DVD normal, como 95% dos que foram lançados, a diferença é muito considerável em relação a uma 720P nativa que tem um bitrate maior etc...

Por isso que falei que um Blu-Ray, em um projetor nativo 720P, rodando nativamente a 720P a partir do Blu-Ray, já vai ser um ganho significativo em relação aos DVDs que temos hoje, e mesmo em relação ao T2 Extreme Edition que falei.

Eu tenho algumas imagens em 720P nativas, e também 1080i nativas (reescalonadas para baixo, para 720P pelo projetor), que eu rodo a partir do HTPC e que humilham o mais bem feito dos DVDs, como o mesmo T2 Extreme Edition.

Eu te digo que o melhor disco DVD, passando pelo melhor scaler/upconvert que existir, vai conseguir apenas se parecer com uma imagem 720P das mais simples.

Se vc pegar uma excelente imagem 720P nativa, ela vai humilhar o melhor scaler/upconvert do mundo, mesmo os de U$ 15K.

Buono
30-06-2005, 10:42
Então o Blue Ray no seu projetor Z3, no meu HS20 e nos outros projetores nativos 720 vai "entregar" uma imagem digamos 2 vezes ou mais ( vamos dizer assim modestamente) " melhorada" do que o melhor dos filmes em DVDs que assistimos agora. E a imagem HDTV também... creio eu...

Agora, imagem acima disso num Qualia por exemplo.. daí é covardia.

Ontem mesmo eu estava com uns amigos aqui em casa assistindo o jogo de São Paulo, através da GLOBO, ligada ao projetor, cabo normal, antena normal e expliquei pra eles que o mesmo jogo se estivesse sendo transmitido HDTV, em Widescreen, som DD.... como seria...

E quando liguei o OPPO via DVI ( meus amigos não conhecem quase nada de HT ), eles ficaram encantados com a qualidade da imagem via projetor, e eu disse a eles: O Blue Ray, quando aparecer por aqui, irá melhorar substancialmente essa imagem e a HDTV então...

E eles responderam: Precisa mais do que isso???? rs....

Imagine se eles vissem uma resolução nativa maior então...

É isso aí Murilo, quanto mais a gente se aprofunda mais aparecem as tentações...

Abçs

Marco

Rash
30-06-2005, 17:04
Como eu disse anteriormente, o problema não é tecnológico. O problema é... hummm, eu diria de QI. Os estúdios não tem QI o suficiente para saber que não importa o quanto eles gastem com segurança, não importa a medida que eles tomem, vai ter um garoto de 13 anos com muito tempo morando um país X que vai achar uma forma de passar pela segurança em alguns dias.

É como o watermark na trilha de áudio que eles querem por (um som modulado a aprox 3 e 17kHz). Já existem formas, HOJE, de cancelar esse sinal (muito mais fácil que vídeo diga-se de passagem) e adeus watermark. Eles decidiram então colocar um som que varia a freqüência, bom aí ficou tão insuportável que a qualidade de imagem melhor não compensa. Isso vai ser como o negócio das regiões no DVD. O pessoal vai preferir os BDs e HD-DVDs piratas porque eles não vão ter o chiado dos originais.

Então me diga onde está o QI?

Rash
12-07-2005, 15:26
Pois então, meus caros colegas. A Toshiba acaba de confirmar aquilo tudo o que eu tinha falado (infelizmente). Quem não tem HDMI vai se dar mal sim.

Pelo menos no HD-DVD, por segurança, o stream em High Definition só via HDMI. Saídas analógicas (como video componente) terão o vídeo reduzido a 480 (igual aos DVDs de hoje). E isso não será coisa de firmware, provavelmente os players serão feitos assim por design (para poderem ser homologados). Vocês podem ler mais nos três links abaixo:

» http://www.engadget.com/entry/1234000403050209
» http://www.digitalspy.co.uk/article/ds22406.html
» http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=05/07/12/0233228&tid=129&tid=137

Felizmente a Toshiba não disse qual HDMI será esse. Então eu torço MUITO, muito mesmo para que os estúdios caiam na razão e deixem os HDMIs que existem hoje fazerem o 1080 em toda a sua glória. :legal:

Já no caso do BluRay eu não sei pois o pessoal não se pronunciou sobre o assunto ainda. Mas acho muito forte a idéia deles seguirem o HD-DVD como forma de agradar os estúdios e assim conseguir um bom catálogo de filmes para o formato.

Essa é uma bricadeira de puxar a corda entre os estúdios (que não querem nada muito bom por vias analógicas que eles não podem controlar) de um lado e os consumidores (que querem o melhor possível para os equipamentos que eles já possuem) do outro. E a indústria de eletrônicos no meio, não sabendo se ajuda os consumidores ou os estúdios.

Murilo
02-08-2005, 13:57
Sérgio, Rash e Wanilton,

Testei ontem a noite lá em casa um DVD Player rodando imagens nativas em alta-definição (WMV-HD, DIVX-HD, TS e TRP).

O player é este (http://www.iodata.com/products/products.php?cat=HNP&sc=AVEL&ts=2&tsc=15&sc=AVEL&pId=AVLP2%2FDVDLA)

A conexão deste aparelho é feita por uma saída D4 que converte para componente, portanto ele ficou conectado ao projetor via componente.

Posso afirmar pra vcs que a conexão componente mostrou-se plenamente satisfatória para estes vídeos 720P e 1080i nativos. Ficou simplesmente um show. Comentei mais em outro tópico, na parte de DVDs e LDs, vejam lá :tu:

Uma pena mesmo que esteja sendo planejada a restrição de alta-definição somente para HDMI.

garam
02-08-2005, 14:01
Interessante !

Mas já vi que terei no futuro de ou trocar de tv (duvido que eu faça isso) ou comprar um projetor (essa é bem provável ;))

Abras
02-08-2005, 15:41
Murilo, qual comparação você faria entre um video passando na TV pelo HTPC(placa ati) com saida video componente, com esse player com a saida componente? Ambos em HD.

Murilo
02-08-2005, 15:50
Abras,

Na Tv não sei lhe dizer.

No meu projetor me pareceu igual, ou pelo menos muito parecido, seja rodando pelo micro via componente (como está ligado o meu HTPC hoje e minha placa é a ATI 9800 Pro AIW) seja rodando neste player, sendo que pelo micro vc roda com o áudio em 5.1 e por esse DVD Player com audio em 2.0. Mas veja que se o áudio do vídeo for 5.1 não vai sair som. O som só sai se o áudio do video for 2.0, ou seja, o player não faz a conversão de 5.1 para 2.0, ele apenas não toca o som se estiver em 5.1.

Quando eu tinha o Z2 eu usava o micro conectado ao projetor via cabo DVI e ai deve ter uma diferença em relação ao componente. Hoje com o Z3 estou usando o micro via componente mas em breve vou usar um cabo VGA. Posso lhe dizer que, no micro, no HTPC, não vi diferença entre DVI e VGA, quando comparei, como já relatei aqui antes.

Quando eu voltar a testar esse player eu já vou estar com o HTPC conectado via VGA (na verdade DVI>VGA, por causa da minha placa de vídeo), e ai poderei comparar o HTPC soltando por DVI>VGA com o player mandando por componente. (ontem eu testei o HTPC por componente e o player por componente). Eu acho que a conexão VGA é melhor do que a componente, para uso de HTPC.

Murilo
27-01-2006, 08:23
Is Your HDTV Doomed to 480p Downconversion in 2009?

http://www.avrev.com/news/0106/26.downconverion_2009.html

garam
27-01-2008, 13:04
Visitando tópicos velharia achei este aqui ! que criei a 3 anos atras para discutir o futuro das conexões de alta resolução.
QUEIMEI a língua e troquei mesmo de TV !!!
E eu que jurava não me desfazer da xbr (Alias ainda não me desfiz, não sei se vu vender ou não).
HDMI dominou mesmo e como quero aproveitar dos BR acabei comprando uma tv com as tais entradas...
Por fim fiquei satisfeito ! consegui utilizar e MUITO bem a XBR por 5 anos como eu gostaria desde o início !!!

O mundo dá voltas ehehhehehe e como disse o Jonnye no ínicio do tópico nada é definitivo ;)

Abração,
Carlos.