PDA

Ver Versão Completa : Revista Cavi de Setembro/2002

eWalker
14-06-2003, 11:01
Alguém por acaso teria esta revista? Se alguém tiver, será q seria d+ pedir para escanear e me mandar apenas as páginas da matéria de acústica da sala do Fernando Andretti? eu sei q dá pra comprar, mas se alguém tiver, eu já economizo... :-)

Dmaumau
14-06-2003, 11:03
chorão... :hilario:

sdassis
14-06-2003, 11:11
eWalker,

ó uma correção, a edição da revista que saiu a sala do fernando andrette é a de Maio/2002 - n. 68 - edição do 6o. aniversário.

Abraço,

eWalker
17-06-2003, 08:46
hmmm... alguém tem a n. 68 de maio/2002? e poderia scanear as páginas da matéria do tratamento acústico na sala do andrette?? vou ter q comprar????:choro:

Dennis
17-06-2003, 09:45
Esdras,

Se minha memória não me falha, o tratamento que ele fez foi recobrir a sala de Sonare, algo parecido com o que foi feito na sala da Som Maior na feira onde estavam as 805 Signature. Acho que havia uma ou outra placa de Isosound também. Se for isso mesmo, não recomendo tanta absorção assim, conforme já conversamos. ;)

Márcio
17-06-2003, 14:34
Além dos sonare e isosound, ele também colocou armadilhas para graves.
Abraços

Eduardo
17-06-2003, 14:49
Caro Esdras,

Uma dica: um dia ele retirou todo o tratamento acústico e achou que a sala ficou muito melhor.....isso saiu na própria CAVI em outra edição. Vai entender. Já li que o melhor tratamento é com objetos de decoração, e empregando materiais diversos. A revista Sound and Vision publicou um artigo recente também desaconselhando a utilização de material específico para tratamento. Sei lá. Tem gente que conhece isso melhor do que eu e certamente poderá ajudá-lo melhor.

Abraços

Fontes
17-06-2003, 15:05
Esdras

Na época achei aquilo mais uma jogada de marketing da Isover. Veja que ele usou quase todos os produtos que ela fabrica: sonare, isosound, isotrap, iso...

Na empresa onde trabalho temos algumas salas de audio/video todas revestidas com os painéis sonare.
Para reuniões, palestras, etc, fica muito bom, pois se tem conforto acústico interno e boa isolação dos ruídos externos. Entretanto, certa vez fomos fazer lá uma pequena festa de confraternização, e alguém levou um microsystem (Sony parece). Posso te dizer que o som estava horrível, muito abafado, sem harmônicos, sem vida. Sala extremamente "morta".

um abraço

Fontes

Eduardo
17-06-2003, 15:51
Fontes,

Vi uma sala assim na Innovation. Eles fizeram todo o revestimento acústico e disseram que o som simplesmente sumiu, ficou muito abafado. Como solução, pintaram todos os painéis para diminuir a absorção. Na Sound and Vision eles sugerem a utilização de estantes com livros, rebaixos de gesso no teto, quadros na parede, cortinas, tapetes, etc.

eWalker
17-06-2003, 15:52
é... já li muito sobre salas "mortas"...o problema é q minha sala está muuuito viva... viva e com eco... vamos ver se com as 23 placas de Sonex que comprei vai melhorar (tenho certeza q sim!)

Dennis
17-06-2003, 16:54
Eduardo, Fontes,

Isso aconteceu com o Fernando e com outros porque a sala foi totalmente revestida de material absorvedor, o que não é recomendado há bastante tempo na literatura.

Conforme eu já comentei em vários tópicos, a parte da frente da sala e o chão devem ser predominantemente absorvedores e a metade de trás mais o teto devem ser predominantemente difusores, preservando a ambiência e naturalidade do som.

Revestir a sala sem critério nenhum, sem saber o que se está fazendo não só não resolve, como em muitos casos só piora. :rolleyes:

Fontes
17-06-2003, 17:26
Dennis

Isto mesmo. Sei que é assim porque tive experiencia propria.

Quando fiz tratamento de minha sala revesti inclusive teto e parede do fundo e não revesti a parede frontal. Depois de muito experimentar outras posições para os painéis, descobri que o melhor efeito foi quando coloquei painéis na parede frontal, retirei os da parede de fundo e do teto.

Por falar nisso Dennis, gostaria que voce desse uma olhada numa mensagem que postei no dia 15, no tópico MINHA NOVA SALA DE HT e minhas DÚVIDAS, que por engano abri no forum de Receivers, Amplif....etc. em vez de abrir em Salas, Acústica, etc.

um abraço

Fontes

Dennis
17-06-2003, 23:09
Fontes,

Movi seu tópico para cá para que possamos dar uma pensada nele. ;)

[]s

Fontes
18-06-2003, 09:09
Dennis

Valeu!:legal: Fico aguardando.

um abraço

Fontes

Carlos Dantas
18-06-2003, 10:37
Só existe uma coisa pior que uma sala muito viva, é uma sala muito morta. É insuportável. Se eu tivesse que escolher entre uma sala muito viva e uma muito morta juro que preferiria a sala muito viva. Uma vez tive a oportunidade de ouvir um equipamento de som dentro de uma câmera anecóica. É pior que tortura chinesa, não aguentei mais que 10 minutos. Salas mortas são a morte do som. Por isto tenho receio que as pessoas comecem a entupir suas salas com absorvedores acusticos. É preferível começar com uma sala viva e depois, criteriosamente, ir colocando os refletores e/ou absorvedores nos lugares certos. Sigam os conselhos do Dennis e voces vão se dar bem!
Abraços
Dantas

eWalker
19-06-2003, 01:12
tomara que eu não MATE a minha sala!!! :-) 23 placas de Sonex!!! :-) pelo menos o ECO eu espero matar!!! :-)

Márcio
19-06-2003, 11:47
Esdras, não coloque todas de uma vez só, vá aumentando aos poucos até chegar no ponto ideal.
Abraços

eWalker
19-06-2003, 11:51
é isso que eu estou pensando em fazer Márcio... mas pelo tamanho das paredes (4,5 m x 2,75m) e a área máx. q pretendo cobrir (parede atrás das caixas: 3m x 1,2m - parede lateral: 1,2m x 1,2m - parede atrás do ouvinte: 2,4mx1,2m) acho q será difícil "matar" a sala, pois ainda sobrará muitas áreas vivas ainda.

Dennis
19-06-2003, 12:06
23 placas parece muito, mas em área 23 x 0,60 x 0,60 = 8,2 m².
Desconsiderando o teto e chão, a área das suas paredes tem 39,15 m², ou seja você está cobrindo 1/5 das paredes laterias, acho que está numa boa medida lembrando que só de teto tem mais 10 m²... ;) Na boa, talvez seja até pouco. :rolleyes:

eWalker
19-06-2003, 12:22
Dennis... COM CERTEZA.. uns difusores no teto serão necessários... :rolleyes: :rolleyes: .. num sei porque, curti o "stille" dele! :D (a carol nem curtiu! mas num tem problema, eu dobro ela! :D )

qto que custa + ou - cada placa dakela?