PDA

Ver Versão Completa : SOUND&VISION home theater tune-up. ALGUÉM USA ???

acaporal
20-06-2005, 12:19
1)CONTRAST: pelo que entendi o ajuste ideal se consegue no aumentando até o ponto onde os 2 retangulos superiores ficassem brancos.É isso mesmo? Pq em toda regulagem q tenho feito (tvs, projetores, de marcas diferentes) mesmo elevando o contraste ao máximo nunca consigo este emparelhamento de brancos!

2)BRIGTHNESS: depois de ajustado o contraste, o melhor ajuste do brilho seria no ponto onde as duas barras verticais ocilantes desaparecem. ( este sem problemas)

3)SHARPNESS: neste me parece q a melhor definição esta em perceber as linhas nitidamente, mas tenho a impressão q qdo consigo ajustar naquela sequencia de linhas verticas, os circulos ficam meio desfocados, e vice versa!

4) COLOR & TINT: este parece fácil, é fazer desaparecer os quadrados usando o filtro azul.

5)RED PUSH: ???

6)S-VIDEO TEST: ???

7)ADVANCED TEST PATTERNS: daí virou GREGO mesmo!!! Alguém sabe pra que servem todas aquelas telas?

PS: Faltou saber um inglêsinho básico!:rever1:

Filipão
20-06-2005, 13:23
Acaporal,

1. Não. Os dois quadrados não devem ficar brancos. Branco é apenas o mais de cima. Os quadros devem formar uma gradação do branco ao preto. O contraste elevado pode fazer com que as bordas dos quadrados fiquem borradas.

2. Ok. Não esqueça que este ajuste interfere também no contraste e vice-versa. Repita os ajustes até que eles converjam para um ponto ótimo.

3. Você deve procurar o ajuste que fique melhor no conjunto.

4. Ok.

5. Se depois de ajustado o ítem 4 você detectar que está havendo o red push, você deve diminuir um pouco o ajuste de cor.

6. Não é ajuste. Apenas a contastação de que o vídeo composto e S-Video possuem problemas com relação a formação das cores. Na conexão vídeo componente os arco-íris não aparecem nas estampas das blusas dos apresentadores.

7. Aí ficou muito vago. Se houver algum padrão específico que você tenha dúvida é só dizer.

Abraços,

Filipe Rangel.

leosarma
20-06-2005, 14:29
Complementando o Filipão:

1. Essas bordas borradas vazando os quadrados é o que eles chamam de "blooming". O ponto ideal do contraste é o exatamente anterior onde ocorre o blooming.

2. Repare que o ponto ótimo não é o que as duas barras desaparecem e sim no que uma desaparece e a outra só é vista levemente.

Outra coisa, faça os ajustes com a iluminação que vc assiste os filmes. Vai dar diferença se vc fizer com a luz acesa e depois apagar ou vice-versa.

[]s

LeoSarmento

acaporal
20-06-2005, 15:19
1. Deixe ver se entendi.

A gradação já seria a diferença de ton de cada quadro (do quadro cinza + escuro em baixo, passando pelos intermediarios até o quadro branco em cima ) e teria então que ajustar o ponto onde não ficam borrões nas bordas entre um e outro.
Quase como um ajuste de foco e nitidez ?

5. Oque seria o RED PUSH, é fácil detectá-lo ?

7. Filipe é por aí mesmo desculpe! Não entendi nada daqui-lo! Acho que se for possível me dizer p que servem, e como utiliza-los ajudaria :verg: ( sera q existe algum tutorial em português?). São ferramentas que poderei usar, ou coisa só para profissionais c/ instrumentos adequados?

Obrigado a VC e ao LEO :rever1:

PS: Vcs usam este disco para suas calibragens, ou outras coisas ? Vejo o pessoal falando em THX e que ele vem em alguns filmes, ele tem bom resultado?

:brinde:

Filipão
20-06-2005, 15:34
Acaporal,

5. "Red Push" é uma tendência do amarelo ficar alaranjado, ou seja, tender para o vermelho. Você pode verificar isso naquela imagem em que é mostrada uma gravata amarela estampada. Se a gravata estiver alaranjada você deve diminuir um pouco o ajuste de cor.

7. A maioria daqueles padrões de teste deverão ser utilizados com ferramental apropriado. O que você poderia utilizar mais facilmente seriam os ajustes de geometria, caso tenha acesso a este tipo de controle no seu display. Na verdade a maioria destes padrões são mais voltados para medições e detecção de falhas do que propriamente para ajuste. O problema é são muitos e, de cabeça, fica difícil descrevê-los.

Abraços,

Filipe Rangel.

acaporal
21-06-2005, 16:11
Ok Felipe,

Tá mais que ótimo!

Na real, é que vi aquilo tudo e imaginei q fossem artifícios para melhorias de imagem, mas pelo jeito são tipo detecção de irregularidades.

Com os toque que vcs me passaram devo conseguir já a otimização do projetor.

Tava perdido nos ajustes , e usando o contraste sempre no máximo com o resto dos procedimentos relativamente corretos. Mas sabe que eu gostava das imagens assim! Tô com medo de ter me acostumado com o erro e estranhar o correto!

Tomara que não!

Abraço

Filipão
21-06-2005, 16:17
acaporal,

Eu considero que um bom ajuste do contraste e do brilho correspondam a mais da metade de uma boa calibração. Só corrigindo estes dois parâmetros já se nota uma grande diferença na imagem. Certamente você não vai sentir falta do contraste no máximo. As imagens agora deverão mostrar detalhes, principalmente em cenas escuras, que antes passavam desapercebidos. :tu:

Abraços,

Filipe Rangel.

acaporal
21-06-2005, 16:28
Blz Felipe, que assim seja!

Vou providenciar as mudanças, agradeço os toques!

O próximo passo é entrar nos detalhes...

Vi que tem muita coisa lá a disposição que não entendo ainda tipo...TEMPERATURA DE COR, entre outros ajustes, e o meu projetor permite uma infinidade de combinações que podem ser salvas.
Vou me familiarizar mais com os termos e se não for importunar muito colocarei por aqui ou em um novo tópico!

Valeu mesmo!

Abraço!

A propósito, tá quente por aí?( Fortaleza) Aqui tá um frio danado, incrível o inverno começou ontem e a madrugada já foi casca!

Severino Galvão
30-06-2005, 10:37
1)CONTRAST: pelo que entendi o ajuste ideal se consegue no aumentando até o ponto onde os 2 retangulos superiores ficassem brancos.É isso mesmo? Pq em toda regulagem q tenho feito (tvs, projetores, de marcas diferentes) mesmo elevando o contraste ao máximo nunca consigo este emparelhamento de brancos!

2)BRIGTHNESS: depois de ajustado o contraste, o melhor ajuste do brilho seria no ponto onde as duas barras verticais ocilantes desaparecem. ( este sem problemas)

3)SHARPNESS: neste me parece q a melhor definição esta em perceber as linhas nitidamente, mas tenho a impressão q qdo consigo ajustar naquela sequencia de linhas verticas, os circulos ficam meio desfocados, e vice versa!

4) COLOR & TINT: este parece fácil, é fazer desaparecer os quadrados usando o filtro azul.

5)RED PUSH: ???

6)S-VIDEO TEST: ???

7)ADVANCED TEST PATTERNS: daí virou GREGO mesmo!!! Alguém sabe pra que servem todas aquelas telas?

PS: Faltou saber um inglêsinho básico!:rever1:

sharpness-nitidez-eu uso o sound&vision tune-up, deixo quando mais juntas as linhas do lado direito da tela, melhor. Não podemos exagerar, eu deixo mais ou menos 40% em meu tv tela plana Wega. Segunta a Hometheater, Vinicius não se deve aplicar nitidez\ e matiz, com cabos video componente. Mas eu deixo da maneira descrita acima. (vide detalhes Ht 101 e 107)