PDA

Ver Versão Completa : MINHA SALA - BEM VINDO AO CUBO

edson
14-06-2003, 23:15
DENNIS e COLEGAS DO FORUM
se voces solucionarem a acustica da minha sala, poderão atuar como profissionais na área
:D como podem ver é quase um cubo perfeito, desconsiderando o nicho que tenho atras da posição de audição.
já sei que tenho problemas com graves principalmente acima de 80 hertz.

Infelizmente a melhor posição que encontrei foi esta.
Estou aberto a sugestões

edson
14-06-2003, 23:17
aqui vai ele

mmartins
15-06-2003, 12:44
Caro Edson,

Salas são realmente um problema. Conheço muitas pessoas que trocam equipamentos várias vezes e se negam a tentar arrumar o problema, deles, que é a bendita acustica.

Att.

Carlos Dantas
15-06-2003, 23:19
Prezado Edson
A especialidade nesta área é do Dennis ma vou arriscar uns palpites. A posição de suas caixas frontais não está ruim, pode começar a localizá-las onde estão. Se suas caixas forem do tipo bookshelf coloque-as em bons pedestais, faz uma diferença enorme. Se forem do tipo torre não se esqueça de usar spikes na base das caixas. Se os graves continuarem a incomodar pode tentar aproximar um pouco mais as caixas frontais uma da outra, afastando-as das paredes laterais ou ainda afastando-as ainda mais da paraede do fundo. Se nada disto der certo então teria ainda a possibilidade de usar as armadilhas de graves como aquelas que o Dennis construiu ou fabricadas com o nome de Isotrap. Depois disto só mudando de sala. Lembre-se entretanto que qualquer investimento que voce faça para melhorar a acustica de sua sala é infinitamente mais significativo para a melhoria da qualidade do seu som do que qualquer outro investimento em equipamentos e cabos que voce queira fazer.
Abraços
Dantas

edson
18-06-2003, 13:18
Dantas e Martins

concordo com voces, a acustica e o elo mais importante de uma sala.

Projetei um par de pedestal, so não finalizei por falta de tempo, mas os mesmos são preenchidos por lã de vidro e areia, as bases serão de MDF e hoje comecei o projeto dos spikes (tenho uma queda por design:D ).

Quanto as distancias da parede, meu problema realmente é com a parede do fundo, pois atualmente minhas caixas estão a 25 cm da mesma (detalhe a bookshelf possui duto traseiro)

OBSERVAÇÃO o desenho que enviei é a disposição que pretendo deixar as caixas assim que concluir os pedestais.

Estava pensando em instalar paineis nos pontos em que haveria as primeiras reflexões.

Quanto aos ISOTRAP já pude ve-los em ação e possuem uma boa resposta de controle de graves

Márcio
18-06-2003, 13:25
Edson, se utilizas um subwoofer talvez seja uma boa idéia tapar os dutos, fazendo isso a proximidade com a parede irá incomodar menos.
Se tiveres coragem faça o teste do feltro betumado em uma das caixas, depois compare uma com a outra.
Abraços

edson
18-06-2003, 15:39
Marcio
não utilizo sub pois a sala é muito pequena, tanto que sub esta no ultimo quesito de upgrade de minha sala.

Acredito que o problema com graves seja justamente pela acustica da sala somado a proximidade do duto com a parede traseira.

Márcio
18-06-2003, 15:54
Já fizeste um teste com armadilha para graves? talvez seja o melhor upgrade que possas fazer, e não é caro.
abraços

edson
18-06-2003, 19:20
marcio
no momento estou usando um roomless, mas ainda não tive tempo para sintoniza-lo. Além disto foi construido fora das especificações tubo de 2" (correto 3") altura 120 cm (correto 150 cm), portanto não posso afirmar que ele va ter bom resultado, mas vou tentar, fica como ultima opção por falta de espaço a construção de uma armadilha igual a do Dennis.

Márcio
19-06-2003, 00:10
Tá dificil :(
Experimente o feltro betumado no interior das caixas(a garantia já acabou?), ele costuma deixar o grave bem mais comportado.
Abraçõs

edson
19-06-2003, 02:17
Quanto a garantia ainda não acabou.
portanto prefiro não abri-las.
mas em breve estarei com os pedestais, dai vou para o teste definitivo.

Dennis
19-06-2003, 21:32
Edson,

Você provavelmente só nota graves ruins acima de 80 Hz porque talvez suas caixas não respondam bem abaixo disso, já que você tem um pico tríplice em torno de 64 Hz. :susto:

Só posso lhe pedir que considere as sugestões do Dantas e do Márcio e compre/monte uma (ou duas) armadilha de graves. :)

edson
22-06-2003, 13:02
Dennis minhas caixas descem até 47 hertz, portanto vou ficar com a sugestão da armadilha de graves, deve ser minha unica solução. Agora quantas devo posicionar e em qual local da sala. Afinal espaço é o que mais me falta.:confused:

Dennis
22-06-2003, 14:42
Edson,

Acho que na sua sala você deveria ter várias... :susto:, mas se você pudesse fazer duas já estaria bom. Mesmo uma já vai te ajudar. Elas devem ficar nos cantos, onde podem absorver o máximo possível de energia dos modos ressonantes.

edson
22-06-2003, 14:49
Se voce observou minha sala possui um nicho na parte de trás, será que ficaria melhor neste nicho ou nos cantos frontais.

Dennis
22-06-2003, 15:02
Provavelmente nos frontais dada a assimetria dos cantos traseiros, mas só experimentando na prática para ter certeza.

edson
22-06-2003, 23:45
Valeu dennis
no momento não disponho de tempo nem de $$ para investir, minha sala tem outras prioridades como rack, pedestal, etc..
mas tudo isto vou levar em consideração.

J. Schmaedecke
03-07-2003, 17:08
Caro Edson!
Eu tenho uma sugestão mais barata, se possível. Um filtro na freqüência fundamental e segunda harmônica do problema. Segundo o Denis a fundamental é 64 Hz. Eu tb. cheguei neste valor, mas como a segunda harmonica 128Hz deve ser a que mais está incomodando no momento experimente. Se teu equipamento tiver saída pré-power. Este é o lugar ideal. Se teu equipamento tiver um equalizador paramétrico sintonize esta freqüência 128Hz e ponha em -6dB para iniciar.
Grande abraço
Jorge S.

edson
03-07-2003, 17:54
Jorge
infelizmente não tenho um equalizador paramétrico, mas esta solução seria funcional somente no modo estéreo certo, desta forma eu continuaria com o problema durante a execução de filmes. Mas com certeza se torna uma solução bem barata e vantajosa.