PDA

Ver Versão Completa : MINHA NOVA SALA DE HT e minhas DÚVIDAS

Fontes
15-06-2003, 20:23
Pessoal

Minha nova sala está quase pronta. Ela mede 7,65 x 4,50 e tem pé direito médio de 2,60. Isto mesmo, pé direito médio. É que ela foi construida numa espécie de sótão.

Uma das paredes laterais tem apenas 2,10 m de altura a outra 3,10m. Em virtude disto vou fazer um forro de madeira, fixado nos caibros, portanto acompanhando a inclinação do telhado (no sentido da largura da sala). O piso será Durafloor (piso flutuante tipo carpete de madeira).

Agora vou ter espaço de sobra para posicionar caixas da maneira que eu quiser( ou quase). Entretanto, tenho uma dúvida sobre isso:

A distãncia do sofa à parede de fundo (atrás) vai ser de, aproximadamente, 4m. Pergunto: posso instalar as caixas surroud (B&W DM-302) nesta parede ? Não é uma distância muito grande ? Ou devo usá-las em pedestais, numa distância mais pròxima ao sofá ?
Bem que eu poderia esperar a sala ficar pronta e fazer este teste, não é ? Mas é que, dependendo da opinião de vocês, mando embutir as tubulações para a passagem dos cabos até esta parede. Caso contrário, a outra opção é instalar as caixas nos pedestais e muito pouco afastados do sofá, pois só até aí disponho de paredes para embutir tubulações, depois daí é janela de um lado e porta do outro. Entenderam ?

O que vocês (principalmente Dennis) acham desta sala em termos de ressonâncias ?

um abração a todos

Fontes

Fontes
16-06-2003, 10:11
E aí pessoal, ninguém fala nada ? Help!!! Socorro!!!

Fontes

eWalker
19-06-2003, 01:09
Fontes... como não apareceu ninguém (mais experiente) para te ajudar, vou dar minhas humildes opiniões....

eu acho q vc pode instalar as Dm 302 na parede, se o seu uso for mais para filmes... se for para música em multicanal, com certeza o ideal seria em pedestais.

Qto a ressonância, acho meio complicado alguém fazer os cálculos, devido ao teto inclinado....

edson
19-06-2003, 03:07
fontes não sou bom em acustica esta área é do Dennis.

mas aqui vai minhas observações, se entendi direito voce pretende rebaixar o teto até a altura minima de 2,10 mts, do meu ponto de vista isto não será benéfico, pois pela profundidade da sala e pela largura voce precisaria de no minimo 3 mts de pé direito, desta forma quanto mais diminuir, maior será o tempo de reflexão das ondas dentro do ambiente.

Minha sugestão é que voce faça rebaixos irregulares no teto, para desta forma quebrar as ondas diminuindo seu tempo de reflexão.

Abaixo esta um esquema para voce estudar, inclusive com voce já assistindo a seu projetor:D

Aonde está marcando 60 na verdade é 2,60

Fontes
19-06-2003, 08:54
Esdras

Muito úteis suas observações. Concordo com você quanto ao posicionamento das caixas para filmes e para música multicanal. Beleza!

Edson

A inclinação do teto não foi uma escolha minha. É que a sala está sendo construída acima da laje (sótão) usando uma " meia-água " do telhado. E este tem no seu ponto mais alto (cumeeira) 3,15 m e no mais baixo (paredes externas) 2.10 m. Vou fazer um forro de madeira, fixado nos caibros, pois não dava pra fazer um forro reto, uma vez que ele teria que sair na altura da parede mais baixa (2,10m) e um teto nesta altura é impraticável.

A inclinação do teto é no sentido da largura da sala (4,5m) e não no sentido do comprimento (7,60 m).

Seu desenho ficou ótimo, apenas não é nesse sentido que fica a inclinação do teto.

Ainda hoje vou tirar uma foto da sala em obras e ponho aqui.

Valeu!

um abraço

Fontes

Dennis
19-06-2003, 10:28
Fontes,

Nada como um feriado para poder me dedicar um pouco mais aqui no fórum. ;)

Fotos ajudariam muito para termos uma melhor noção do que é possível fazer com o teto. Quanto mais você conseguir "atenuar a inclinação", isto é, fazer um forro o menos inclinado possível, melhor poderemos fazer uma aproximação em relação às ressonâncias da sala. Entre compirmento e largura não há problemas muito graves, você tem ressonâncias próximas em torno de 113 e 154 Hz, mas não parece muito sério. Se fosse possível ter uma altura média de 2,40 m na sala com pouco desvio, você teria uma boa sala.

Você deve estar consciente de que o fato do teto ser inclinado provocará uma distorção das ressonâncias que envolvem o teto. Isso não significa que elas deixarão de existir, apenas que elas se deslocam e se distorcem na sala. Quanto mais inclinado for o teto, mais "imprevisíveis" elas ficarão e mais difícil será avaliar na teoria o efeito.

A sugestão do Edson é bastante interessante, mas novamente nos remete a casos muito difíceis de avaliar na teoria. Gostaria de ver suas fotos antes de tentar arriscar alguma sugestão. ;)

Abraço,

Leonardo
19-06-2003, 10:45
Olá Fontes, sei que quem está de fora do projeto não o conhece, mas seria impossível mexer no telhado?
Assim acredito que poderia deixar até mesmo com 3 metros. Digo isso porque você já está mexendo com obras, e uma a mais para o resultado que poderá ter acredito que não é de se jogar fora.

Sobre o posicionamento, acredito que não haverá problemas desde que as caixas traseiras não fiquem mais distantes em relação a você doque as frontais. Se a distancia das caixas frontais e traseiras for igual em relação a você, acredito que a única coisa que terá que ser feita é deixa-las exatamente com o mesmo nivel de pressão sonora.
Ou seja, acredito que poderão ser deixadas nesta posição tanto para musica como para filmes.

Márcio
19-06-2003, 10:52
Fontes, aproveite a chance e instale as surround sobre pedestais, e faça o teste de posicioná-las com ligeiro toe-out(isso existe!), nas salas em que assisti filmes desta forma, inclusive a minha, o envolvimento fica excelente, praticamente não se ouve o som vindo diretamente das surround.
Se a acústica da sala não influir negativamente no som destas surround o resultado será excelente nesta parte.
Abraços

Márcio
19-06-2003, 10:53
lfm, se as surround ficarem mais distantes não sería possível compensar isso no setup do receiver?
Abraços

johnnie
19-06-2003, 10:59
Fontes

não sou qualificado para falar sobre ressonancias, mas qto a sua dúvida de posicionamento das surrounds, em função de embutir ou não as tubulações, se eu fosse vc mandaria embutir com certeza, mesmo que depois de pronta não as utilizasse.

Já que está construindo, aproveite para fazer todas as opções possíveis, pq não tem nada mais chato, do que quebrar depois

Posicionamento de caixas na minha opinião tem que ser versátil, até que ache o equilíbrio ideal.

obs.:instalei aquele condicionador Savage que foi muito elogiado por vc e estou super satisfeito, principalmente pela automação, arrumação dos cabos, e claro, todos os outros benefícios inerentes.

Ótima dica amigo!!

:legal:

Fontes
19-06-2003, 14:01
Pessoal

Quanto a inclinação do teto não tenho muito o que fazer.

Não posso levantar mais as paredes externas, que são baixas, primeiro porque a altura da cumeeira já é a máxima permitida pelo código de obras da prefeitura.(Minha casa já é um sobrado, e esta sala está sendo construída em cima da laje do andar superior).

Segundo: como este novo andar não estava previsto no projeto original, tudo está sendo feito com muito cuidado para não sobrecarregar a estrutura.:Preoc: :neuras:

Quanto a minha dúvida sobre as caixas surround:
Mandei fazer tubulação tanto para colocar as caixas na parede de fundo (a 80cm de cada parede lateral, 2,80m entre elas e a 3,80m do sofá) como também outra onde as caixas poderão ficar sobre pedestais(que já possuo) a mais ou menos 1m atrás do sofá e junto às paredes laterais.

Vou deixar para tirar as fotos depois do teto totalmente pronto. Hoje é que estão colocando o madeiramento, o qual tinha sido retirado para substituir algumas vigas, caibros e ripas.

Muito obrigado pelo interesse de todos. Com certeza juntos iremos conseguir tirar o melhor da nova sala.
:feliz: :feliz:

abraços

Fontes

eWalker
19-06-2003, 14:06
fontes... só falta vc nos convidar depois de pronta para desfrutarmos do resultado! :-)

Onde vc mora em Brasília? vou pra aí direto! tenho parente em taguatinga sul, no plano e no guará II.

edson
22-06-2003, 13:44
Fontes
mais uma dica para voce, levei em consideração o que o Dennis falou.
Se fosse possível ter uma altura média de 2,40 m na sala com pouco desvio, você teria uma boa sala.

Espero que o desenho esteja bem explicativo

Dennis
22-06-2003, 14:48
Edson,

Muito interessante! Ficou muito bom seu desenho! :tu:
Fica a dúvida só se do lado direito o rebaixo não deveria estar ligeiramente acima para que a altura média da sala toda fique mais próxima de 2,40, mas isso é especulação minha...

Fontes,

Pela "realidade" da sala, qual poderia ser a área do rebaixo a 2,40...?

edson
22-06-2003, 14:52
Dennis
o que tentei fazer foi manter a simetria entre os dois lados, pensando em possiveis reflexões. por exemplo a caixa esquerda com reflexão a 210 cm e a caixa direita com igual reflexão. Se aumentar para 340 cm o lado direito voce teria a reflexão da caixa direita a 340 cm enquanto a esquerda a 210 cm.

mas como meus conhecimentos em acustica são infimos ou seja quase nenhum, voce fica com a palavra final.

afinal seria apenas uma questão de estética aliada a acustica.

Dennis
22-06-2003, 15:04
Edson,

Você levantou um bom ponto, que deve ser levado em conta. :tu:
É que muitas vezes eu desavisadamente relevo a importância desse aspecto porque meu teto também é tratado, o que minimizaria esse problema, mas você tem razão, a simetria é importante. Muito bem lembrado. :concordo:

Fontes
22-06-2003, 20:08
Edson e Dennis

Gostei muito de ver essa discussão a respeito da altura, simetria, ressonância, etc, etc, da minha sala.:)

Achei genial o desenho do Edson. Concordo plenamente com a teoria defendida sobre a simetria para as caixas de som. É exatamente este ponto (de uma caixa sob uma porçao do teto baixo e a outra sob uma porção do teto alto) que tem me preocupado. Acho que, além de outros problemas como ressonânicas, a ilusão de palco sonoro pode ir "pras cucuias". Entretanto, como eu já havia adquirido a madeira do forro e contratado os serviços para uma colocação de forma reta (seguindo a inclinação do telhado) resolvi assumir o risco e deixar qualquer acerto para depois.

Ontem, sábado, eles concluíram quase 70% deste serviço. Hoje vocês reascenderam minhas preocupações. A estas alturas não posso mais voltar atrás. Vou deixar assim.

Depois da sala totalmente pronta, já com cortinas, estofados, com todos os móveis e equipamentos, vou ouví-la atentamente para avaliar melhor o resultado. Se não me incomodar muito deixo com estar, caso contrário parto para uma solução tipo a que vocês recomendaram. Quem sabe até com forro Isosound.

A idéia do Edson me deixou dúvida no seguinte ponto: o primeiro rebaixo, até o encontro com o ponto de 2,40m de altura consome 1,50m da largura; para manter a simetria, significa dizer que do outro lado teríamos um novo rebaixo com 2,10m de altura consumindo outros 1,50m da largura. Sobraria então, com 2,40 de altura, apenas outros 1,50m. Vejam que sobrou apenas 1/3 da sala com a altura ideal calculada pelo Dennis. Acho que aí não se obteria o resultado esperado. O que acham ?

Além do que os 2,10m de altura em 2/3 da sala iriam causar outros problemas relativos a estética, iluminação, ar condicionado e outros.

:legal:

um abraço

Fontes

edson
22-06-2003, 23:41
Fontres

infelizmente voce tem razão não vejo motivos para voce seguir o layout que desenhei, eu pensava em algo em torno de no máximo 75 cm de cada lado, sobrando para voce cerca de 300 cm na parte central,
espero que voce obtenha exito, caso não obtenha o resultado esperado o forum esta aqui para ajudarmos no que for possivel.

Fontes
23-06-2003, 08:56
Edson

Valeu!

Agora só me resta rezar. Não sei se existe o deus da música. Mas vou pedir a alma de Bach, Beethoven,Mozart que intercedam por mim.:rever2:

Mais uma dúvida. Existe algum tipo de pintura ou textura que se possa usar nas paredes visando diminuir um pouco as reflexões ?

Outro dia li alguma coisa no site de Audiodicas, sobre a experiência de um dos membros, onde ela (lá existe mulher!) contava ter tido ótimo resultado com a aplicação de um revestimento chamado Quartzo. Será ? :confused:

um abraço

Fontes

Nilton.P
23-06-2003, 09:09
Fontes,

Olha ai o tópico falando sobre o Quartzo.....

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=757&highlight=Quartzo

Abraços

edson
23-06-2003, 12:54
Fontes também li este review, mas me lembro de ter lido algo sobre uma tinta que ajudava na absorção das primeiras reflexões, só não me recordo onde, pode ter sido até mesmo aqui no forum, não custa dar uma olhada

HGM
07-07-2003, 23:18
Originalmente enviado por edson
Fontes
mais uma dica para voce, levei em consideração o que o Dennis falou.
Se fosse possível ter uma altura média de 2,40 m na sala com pouco desvio, você teria uma boa sala.

Espero que o desenho esteja bem explicativo

Sou novo aqui, e esse Forum veio na hora certa, através da revista Home Theater.
Resolvi fazer da garagem uma sala parecida com a do Fontes, sendo que as medidas são:

5,23 comp, 4,03 largura, 3,00 altura lateral esquerda, e 4,00 altura lateral direita; conforme algumas revistas, teria que ficar c/ o teto na média de 2,80. Nessa sala não terá laje, a cobertura é com telha colonial, pretendo fazer o teto c/ gesso para seguir os modelos das outras salas.

Pelo que entendi, poderei ou não deixar o teto inclinado?

Obrigado.

Dmaumau
07-07-2003, 23:24
HGM,

Bem vindo ao fórum. :tu:

Veja a informação que o Dennis já havia passado :

Você deve estar consciente de que o fato do teto ser inclinado provocará uma distorção das ressonâncias que envolvem o teto. Isso não significa que elas deixarão de existir, apenas que elas se deslocam e se distorcem na sala. Quanto mais inclinado for o teto, mais "imprevisíveis" elas ficarão e mais difícil será avaliar na teoria o efeito.

HGM
07-07-2003, 23:33
Originalmente enviado por Dmaumau
HGM,

Bem vindo ao fórum. :tu:

Veja a informação que o Dennis já havia passado :

Obrigado Mauricio.

Dmaumau
07-07-2003, 23:40
Com isso, creio que, infelizmente, não dê para ter uma real ideia dos efeitos benéficos ou não que a inclinação possa trazer à acústica da tua nova sala.

O Dennis, o Dantas e outros colegas são experts em acústica e poderão te dar maiores informações, mas creio que será difícil precisar alguma coisa.

Forte abraço.

Fontes
08-07-2003, 09:28
HGM

O expert no assunto é o Dennis. Mas, na minha opinião, você tem uma melhor chance de obter bons resultados com sua sala do que eu.

Pelo que entendi você tem uma parede lateral com 3m e a outra com 4m de altura. Por isso você não precisa, e nem deve, fazer o teto inclinado. No meu caso fui forçado a isso porque uma da paredes lateriais tem apenas 2,10 de altura (alias, depois do forro, ficou com 2,05m). No seu caso você pode brincar com o seu teto desde a altura mais baixa possível até a altura de 3 m, fazendo um forro reto (madeira ou gesso). Quem vai determinar a melhor altura são os cálculos, que no nosso caso, o Dennis ou Edson poderão fazer para você.

Ainda não posso lhe falar sobre o resultado sonoro de minha sala. Não instalei, ainda, os equipamentos nela. Estou cuidando de uma reforma no resto da casa, por isso os equipamentos estão todos embalados.

um abraço

Fontes

edson
12-07-2003, 12:57
Mauricio HGM

as medidas que costumo utilizar são bem conhecidas aqui no forum 1 X 160 X 230, o Dennis utiliza outras, pois afinal existem várias.
Utilizando estas medidas voce teria estas alternativas
A x L X P
280 x 448 x 644
270 x 432 x 621
260 x 416 x 598

como pode ver a que mais se aproxima seria a de 260 A x 416 L x 598 P, sendo que sua sala teria 5,23 comp, 4,03 largura, 3,00 altura lateral esquerda, e 4,00 altura lateral direita.

Desta forma o rebaixo do teto mais proximo seria de 260 cm.

Mas observe que se efetuado um tratamento adequado voce pode obter otimo rendimento com um teto mais alto, para isto seria necessário um calculo mais preciso.

Como não sou a pessoa mais indicada aqui, deixo esta responsabilidade para o Dennis, Dantas entre outros aqui do forum.

Eduardo
12-07-2003, 13:54
Fontes,

Li certa vez que pintura acrílica nas paredes não é recomendada, prejudica muito o som, quase que como o metal e o vidro. Advinhem? É exatamente o que tenho nas minhas paredes.... :(

Dmaumau
13-07-2003, 09:41
Vi que uma parede nua, feita com blocos de concreto, absorve aprox 36% das frequencias na faixa de 500 a 1Khz, enquanto que a mesma parede, pintada com tinta latex acrilica que todo mundo usa) absorve apenas 6% :eek: