PDA

Ver Versão Completa : Gastos de Energia Elétrica do Split

fabioaaa
29-03-2011, 10:21
Comprei meu primeiro Ar condicionado ja instalei e esta tudo funcionando, mas e agora quanto irei gastar a mais de energia elètrica?

Esse tópico foi criado para tirar algumas dúvidas a respeito do Consumo de energia elétrica de um aparelho de Ar Condicionado do tipo Split de diversas classificações do Selo Procel A,B,C,D,E e os famosos Inverter.

Será que o Inverter consome 40% menos energia elétrica mesmo?

Se você tem um Inverter ou outro qualquer poste aqui qual o consumo do aparelho e quanto você esta pagando de energia elétrica

45691

Spy_br
29-03-2011, 13:05
Também gostaria de saber esses números em exemplos reais do cotidiano.

WGPereira
29-03-2011, 22:24
Ar Condisionado Fujitsu Inverter 12000 BTU, ciclo frio, selo Procel classe A, instalado em 05/02/2011.

No mês anterior, o consumo geral total da minha casa - medido em 17/02 - foi de 677 kwh num total de 29 dias de consumo sendo que o Fujitsu Inverter foi utilizado então por 12 dias a razão de 12 a 13 horas por dia com temperatura regulada para 19ºC e nos outros 17 dias foi utilizado o meu velho Springer Carrier de 7500 BTU a razão de 7 a 8 horas de uso por dia e mais 3 ventiladores virando direto no outro quarto da casa.
No mês atual, chegou esta semana a nova conta: o consumo total sem a utilização do Springer e utilizando apenas o Fujitsu em alguns dias, pois andou chuvendo vários dias aqui no Rio durante este período, o que tornou a temperatura mais amena dispensando assim a utilização de ar condicionado, e portanto utilizei o Fujitsu com menos frequência e agora também de modo mais racional - função SLEEP ativada e definida para 8 horas de uso por dia de uso com MASTER CONTROL e FAN CONTROL defenidos em AUTO e a temperatura regulada para 21 graus - o total de consumo foi de 494 kwh em 30 dias de consumo geral da casa. A diferença de consumo em kwh foi enorme - 183 kwh a menos e um dia a mais de consumo geral.

OBS: Em minha casa o ar condicionado é basicamente utilizado a noite para dormir; em raríssimas oportunidades é utilizado durante o dia.

Acredito que não adianta muito falarmos de consumo em reais, pois o valor unitário do KWh varia de cidade para cidade e aqui no Rio, cujo fornecedor é a Light, também varia o custo da unidade dependendo do consumo - quanto mais energia você consome mais caro vai ficando o preço unitário do KWh consumido e ainda tem a mais a tal da contribuição de iluminação pública que também aumenta de valor conforme aumenta o consumo do cidadão. É um absurdo, mas fazer o que? Mas como em geral as pessoas gostam mais de saber os valores financeiros, eu paguei R$256,00 nesta última conta e R$344,00 na anterior; foi uma bela diminuição.

Como dizia vovó, se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia. Mas não tenham dúvida, ao pensarem em comprar um novo aparelho de ar condicionado do tipo split, teto/piso ou cassete, com certeza e sem medo de ser feliz, compre um Inverter. Você estará colaborando com a preservação do meio ambiente utilizando menas energia elétrica e utilizando o gás ecológico R410A no lugar do velho e agressivo R22, além de economizar no bolso.
Gostei tanto que acho que estou virando garoto propaganda. rsrsrs
Abraço para todos.

fabioaaa
30-03-2011, 10:18
Bela economia hein WG Pereira o preço mais alto do inverter vale mesmo a pena então. Tenho um Samsung em casa com Selo Procel A, instalado Há duas semanas e usado apenas nos dias mais quentes por no máximo 5 horas por dia, só quero ver o consumo dele no final do més. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco

WGPereira
30-03-2011, 17:53
Vamos então fazer umas continhas rapidamente.

Suponhamos que meu aprelho tenha custado cerca de R$500,00 a mais que um outro qualquer, mas que seja de mesma potência e que não seja do tipo inverter, e que em relação a este outro aparelho eu esteja então tendo uma economia de uns R$20,00 por mês na minha conta de luz. Isto quer dizer então que ao cabo de 25 meses eu reaverei o que paguei a mais pelo meu aparelho na economia de consumo de energía elétrica e que a partir daí eu posso considerar a economia gerada como um abatimento no preço do aparelho, o que fará com que dentro de mais 50 meses de uso o meu aparelho tenha saído de graça se comparado ao outro aparelho que consome mais energía. Legal! Gostei destas contas. rsrsrs

Spy_br
30-03-2011, 20:14
Putz. A diferença é tão absurda assim?
Estava pensando em pegar um samsung crystal 12000 btus classe A por R$850,00

WGPereira
30-03-2011, 22:09
Putz. A diferença é tão absurda assim?
Estava pensando em pegar um samsung crystal 12000 btus classe A por R$850,00

É isso aí amigo! Também fiquei muito entusiasmado, pois o inverter alia uma bela eficiência energética - refrigera o ambiente maravilhosamente bem sem que para isso precise gastar muita energia - e de quebra ainda é um aparelho ecologicamente correto ao utilizar o gás ecológico R410A. Se quiser embarcar nessa e mantendo a tua preferência pela marca Samsung, eles tem dois modelos: o Inverter Neo Forte e o Inverter Vivace que tem um acabamento mais primoroso, mas o preço deve ser quase o dobro deste que você citou. Mas conforme expliquei acima, este dinheiro a mais retorna no menor consumo de energía elétrica.

lgw
31-03-2011, 10:48
bom pessoal chegou minha primeira conta de luz com o fujitsu inverter 12000
unica coisa que aposentei foi meu ar consul de janela 10000 btus .
usei o ar toda noite de umas 11 a 12 horas por dia durante os 30 dias no modo auto + 22 + auto intão minha conta dos mes de março 303kw/h e desse mes 194 kw/h por tanto uma economia
109 kw/h no valor de 0.45892 = 50.02 reais
que vcs acham

fabioaaa
31-03-2011, 11:12
O loco que economia hein. o ar de janela consome muito mesmo, e os splits com tecnologia inverter ta mais que provado que consome menos.

Mas que tecnologia é essa?
Como funciona o Inverter?
O que difere dos splits normais?

Alguém que tem um inverter saberia responder?. Li uma vez que nos splits inverter a condensadora nunca para de funcionar e sempre mantem a temperatura selecionada, já os split comum a condensadora funciona até que a temperatura selecionada seja atingida, então a condensadora desarma, e quando a temperatura esta aumentando a condensadora liga novamente para manter a temperatura ideal, gastando assim mais energia eletrica do que os Inverter, será que é isso mesmo alguém ai poderia dizer melhor como funciona o Inverter?

Spy_br
31-03-2011, 12:23
bom pessoal chegou minha primeira conta de luz com o fujitsu inverter 12000
unica coisa que aposentei foi meu ar consul de janela 10000 btus .
usei o ar toda noite de umas 11 a 12 horas por dia durante os 30 dias no modo auto + 22 + auto intão minha conta dos mes de março 303kw/h e desse mes 194 kw/h por tanto uma economia
109 kw/h no valor de 0.45892 = 50.02 reais
que vcs acham

Voce utilizava o consul de 11 a 12 horas por dia também?

pregoso
31-03-2011, 12:41
O loco que economia hein. o ar de janela consome muito mesmo, e os splits com tecnologia inverter ta mais que provado que consome menos.

Mas que tecnologia é essa?
Como funciona o Inverter?
O que difere dos splits normais?

Alguém que tem um inverter saberia responder?. Li uma vez que nos splits inverter a condensadora nunca para de funcionar e sempre mantem a temperatura selecionada, já os split comum a condensadora funciona até que a temperatura selecionada seja atingida, então a condensadora desarma, e quando a temperatura esta aumentando a condensadora liga novamente para manter a temperatura ideal, gastando assim mais energia eletrica do que os Inverter, será que é isso mesmo alguém ai poderia dizer melhor como funciona o Inverter?

amigo, dê uma olhada num comparativo feito pela própria Fujitsu:

http://br.fujitsu-general.com/web/index.php?id_canal=694&canal_pai=8

WGPereira
31-03-2011, 17:14
Li uma vez que nos splits inverter a condensadora nunca para de funcionar e sempre mantem a temperatura selecionada, já os split comum a condensadora funciona até que a temperatura selecionada seja atingida, então a condensadora desarma, e quando a temperatura esta aumentando a condensadora liga novamente para manter a temperatura ideal, gastando assim mais energia eletrica do que os Inverter, será que é isso mesmo alguém ai poderia dizer melhor como funciona o Inverter?

Grosso modo, é por aí mesmo fabioaaa; enquanto um aparelho do tipo split comum liga e desliga o compressor - similar ao funcionamento de um aparelho de janela -, o do tipo inverter não desliga nunca, apenas diminuindo sua rotação quando a temperatura programada é atingida e depois vai aumentando e diminuindo suavemente a velocidade apenas para manter a temperatura programada, sem que isto gere altos picos de consumo como é o caso dos outros que ficam ligando e desligando o compressor constantemente para manter a temperatura programada.
Fazendo uma analogia, podemos comparar com o funcionamento de um avião que ao levantar vôo exige o máximo de seus motores pra tirá-lo do chão e depois, já no alto, e não havendo mais necessidade de tanto esforço para mantê-lo no ar voando, segue em velocidade de cruzeiro com o motor em menor rotação e assim consumindo o mínimo necessário de combustível – energia -, mas em constante funcionamento.

lgw
31-03-2011, 18:51
Voce utilizava o consul de 11 a 12 horas por dia também?

isso mesmo amigo aqui em casa ligo a ar toda noite não importa o tempo...
sempre umas 11 a 12 horas por noite aqui as noite são sempre compridas
aahaha

prof_pretti
02-04-2011, 20:54
Instalei em dezembro passado 3 Fujitsu Inverter, 12000 em dois quartos e 24000 na sala. O aumento de consumo não foi absurdo, diria bem razoável. O que vale ressaltar é o baixo nível de ruído, tanto do split quanto do compressor.

Eu recomendo.

Abraço,

WGPereira
03-04-2011, 00:18
Instalei em dezembro passado 3 Fujitsu Inverter, 12000 em dois quartos e 24000 na sala. O aumento de consumo não foi absurdo, diria bem razoável. O que vale ressaltar é o baixo nível de ruído, tanto do split quanto do compressor.

Eu recomendo.

Abraço,

Agradecemos o teu post amigo, mas se for possível, gostarímos de saber qual era o teu consumo em KWh/mês que vem especificado na conta de energia, antes e depois da era Fujitsu Inverter; e se antes havia outros aparelhos que foram substituídos pelos novos ou não. Somente assim poderemos ter uma idéia concreta da eficiência energética destes aparelhos e quanto eles mexem no nosso bolso.
Mais uma vez, grato pela colaboração.

Denervaljr
04-04-2011, 08:56
Ontem meu Più "pediu"para limpar o filtro, o display fica com a informacao Fi, isso vai acontecer com todos, é so limpar o filtro e depois pressionar a tecla de ligar ( sw1) no painel do aparelho por uns 5 segundos que tudo volta ao normal. É uma funcao muito util para os equecidos como eu hhehehehehehe

Denerval Jr.

dilso22
04-04-2011, 18:49
Pessoal estou com enorme dúvida em qual aparelho comprar.Vi muita gente falando do Fujitsu e do Carrier XPower, ambos inverter.O Primeiro tem valor inferior ao segundo e pelo pouco que li dos dois o Carrier tem garantia total de 3 anos, enquanto que o Fujitsu tem 2 anos total e 5 no compressor.
Meu quarto tem 12m2 e acredito que um de 9000btus seja o suficiente.
Perguntas:
1-Será que vale pagar R$ 200,00 a mais pelo Carrier, pensando nas manutenções futuras?
2-Alguém sabe o consumo,em média, de um aparelho desses usando umas 12h por noite durante os 30 dias?
Desde já agradeço a todos.

Mateusão
05-04-2011, 02:28
Vou por aqui o consumo dos últimos meses e vejam o quanto mudou depois que foi instalado um Fujitsu inverter 12000 em...em... Esqueci o mês, mas acho que foi no inicio de dezembro.
Eu não tinha ar condicionado antes.
Tava configurado a maior parte do tempo em 24ºC + função "economy" ativada em uma sala subdimensionada em 2m² e batendo sol da tarde direto das 14h as 17h.
Ficou ligado em torno de 100h por mês. (um pouco a mais um pouco a menos dependendo do mês)
Mar 179kw/h
Fev 193kw/h
Jan 218kw/h
Dez 178kw/h
Nov 181kw/h
Out 179kw/h

dilso22
05-04-2011, 08:33
Mateusão,
se não entendi errado o consumo da sua residência se comparados os meses de out(SEM ar) e de mar(COM ar) ficaram iguais.Que milagre foi esse?

Aqui na minha casa, o gasto médio sem nenhum AC, das 22h as 8h, é de 6kw.
Instalando um inverter de 9000btus e utilizando-o no mesmo período(10h/dia ou 300h/mês), qual seria o acréscimo no consumo?Se alguém me passar o consumo de 1h o resto a matemática resolve :)
O quarto tem 12m2 e só pega sol das 8h as 11h.

WGPereira
05-04-2011, 12:30
Mateusão,
se não entendi errado o consumo da sua residência se comparados os meses de out(SEM ar) e de mar(COM ar) ficaram iguais.Que milagre foi esse?

Instalando um inverter de 9000btus e utilizando-o no mesmo período(10h/dia ou 300h/mês), qual seria o acréscimo no consumo?Se alguém me passar o consumo de 1h o resto a matemática resolve :)

Segundo o selo Procel que veio com o meu Fujitsu 12000 BTU o consumo dele é de 22,9 KWh/mês, o que deu pra ele classe A. Mas na verdade sou obrigado a crêr que meu aparelho esta consumindo menos do que isto. Veja minha resposta de consumo em resposta anterior.

WGPereira
05-04-2011, 15:15
Sem querer ser indiscreto, mas como você consegue um consumo mensal tão baixo na tua casa?
Eu, por mais que procure evitar o desperdício de energia, consumo mais do que o dobro do que você citou consumir, e olha que todas as lâmpadas da minha casa são do tipo eletrônica e minha geladeira duplex e o frezzer - únicos eletrodoméstico que ficam ligados full time - utilizam compressor rotativo, portanro de baixo consumo. O que pude observar claramente no meu consumo foi que com a troca do antigo aparelho de ar condicionado pelo Fujitsu Invrter é que este novo aparelho, mesmo tendo quase o dobro da potência do velho de janela, consome muito menas energia, o que resultou numa diminuição significativa - cerca de 180kwh/mês a menos - no meu consumo mensal total.

Vou por aqui o consumo dos últimos meses e vejam o quanto mudou depois que foi instalado um Fujitsu inverter 12000 em...em... Esqueci o mês, mas acho que foi no inicio de dezembro.
Eu não tinha ar condicionado antes.
Tava configurado a maior parte do tempo em 24ºC + função "economy" ativada em uma sala subdimensionada em 2m² e batendo sol da tarde direto das 14h as 17h.
Ficou ligado em torno de 100h por mês. (um pouco a mais um pouco a menos dependendo do mês)
Mar 179kw/h
Fev 193kw/h
Jan 218kw/h
Dez 178kw/h
Nov 181kw/h
Out 179kw/h

Mateusão
05-04-2011, 21:18
Mateusão,

Pois é... deu coincidência, mas em março acho que liguei o ar só uma semana durante a noite.
Quando eu tiver tempo e não tiver preguiça eu desço la no relógio de luz pra medir o consumo de 1h. kkkkkk

Segundo o selo Procel que veio com o meu Fujitsu 12000 BTU o consumo dele é de 22,9 KWh/mês, o que deu pra ele classe A. Mas na verdade sou obrigado a crêr que meu aparelho esta consumindo menos do que isto. Veja minha resposta de consumo em resposta anterior.
Consome menos sim pois o procel testa apenas 1h de consumo, quanto mais tempo um inverter fica ligado menos ele consome comparado a um aparelho "comum".

Sem querer ser indiscreto, mas como você consegue um consumo mensal tão baixo na tua casa?
Moram só eu e minha mãe no apartamento, talvez por isso o consumo é menor.
Além de ter todas as lâmpadas florescentes, chuveiro eletrônico, o computador que fica mais de 16h ligado tem uma fonte com PFC ativo e eficiência acima de 80%, maquina de lavar roupa com selo A, no verão tomo quase todos os banhos com água fria...
Tem quantas pessoas na sua residência? Talvez precisa pegar no pé pra economizarem. :lol:
Eu ainda acho meu consumo auto pois tenho uma geladeira que já deveria estar em um museu. :riso:
Você já fez o teste de "vazamento" de energia na sua residência tirando todos os aparelhos da tomada e vendo se o contador continua girando?

WGPereira
05-04-2011, 22:20
Já fiz sim Mateusão, e não tem fuga. Minha máquina de lavar também é Procel classe A, mas certamente como somos 4 pessoas na casa sujando roupas diariamente ela deve funcionar com muito mais frequência do que a tua; meu computador também tem fonte real Corsair TX650W com eficiência energética >80% e tem mais dois notebook e a internet fica conectada full time – é desligada somente quando vou dormir - e meu chuveiro também é um Lorenzetti eletrônico, mas somente eu tomo banho frio mesmo quando não esta fazendo muito calor, mas minha mulher e minhas filhas é só quente, mesmo estado o tempo quente.
Realmente fica muito difícil ter um consumo no nível do teu. rsrsrs
Abraço.

Carlos.Simoes
12-04-2011, 12:03
Ar condicionado inverter

Para entendermos o funcionamento de um compressor de ar condicionado inverter vamos primeiramente analisarmos o seguinte:

O funcionamento de uma lâmpada acionada através de um interruptor simples liga e desliga. Com o interruptor desligado a corrente circulante no circuito lâmpada, interruptor e condutor é zero, ao pressionarmos o interruptor teremos a corrente circulante de acordo com a tensão e o consumo da mesma, se analisarmos mais a fundo temos o agravante ( pico de surto ) instante em que a corrente inicia, atinge seu pico máximo até se estabilizar, percebemos o seguinte:

Não temos meio termo ou a corrente é máxima ou é zero. Isto quer dizer que se no meu ambiente eu precisar de 60% da luminosidade de uma lâmpada de 100 W terei que aceitar os 100% de luminosidade e gastar mais energia, agora se colocarmos um circuito timer podemos regular a luminosidade da lâmpada com um sensor de ambiente e fazer este controle automático, ou seja a lâmpada estará sempre alimentada não sofrendo picos de surto e atingindo a luminosidade do ambiente gradualmente.

O compressor de um ar condicionado funciona no mesmo raciocínio, se ajustarmos a temperatura para 22 graus, por exemplo, o equipamento vai arrefecer o ambiente até atingir a temperatura 22 graus, ao atingir a temperatura a unidade interna através de sensores vai acionar um comando para o compressor desligar, a partir daí a temperatura no ambiente vai começar subir e o sensor da evaporadora reconhecerá e voltará a dar o comando para o compressor acionar novamente para manter a temperatura de 22 graus. Se os leitores perceberem o exemplo da lampada é o mesmo o compressor hora liga hora desliga tendo picos de surto e funcionado sempre no máximo de sua capacidade que gira em torno de 3000 rpm.

Compressor inverter

O compressor inverter tem um dispositivo interno que ajusta a frequência do motor e consequentemente o giro do mesmo, ficando sempre em funcionamento mas executando seu trabalho gradualmente de acordo com a temperatura do ambiente, atingindo a temperatura rapidamente e não tendo picos de surto após ser ligado, com isto sua economia de energia em relação ao convencional tem uma diminuição de aproximadamente em 30% com uma eficiência melhor de resposta.

Tecnologia inverter:

Consegue-se atingir mais depressa a temperatura desejada O tempo de arranque é reduzido para 1/3
Poupa energia e dinheiro: diminui o consumo de energia em 30% Evita o ciclo do compressor, o que impede a ocorrência de picos de voltagem O custo do consumo de energia diminui 1/3 (em comparação com as outras unidades) Não há flutuação de temperatura

Cálculo do Consumo

Qual o consumo de energia em kwh/mês do seu aparelho?
Exemplo: 17kw/h/mês.

Primeiro entenda que o consumo apresentado dos aprelhos é na unidade KWh/mês: é a informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Quantas horas você deixa ligado por dia?
Exemplo: 8 horas.

Quantos dias do mês você utiliza o ar condicionado?
Exemplo: 18 dias.

Faça as contas:

1)*Quantidade de dias que ligará o ar*X*Quantidade de horas em funcionamento por dia:
18 dias*X*8 horas*=*144horas mensais.

2)*Resultado 1*dividido*pelo total de dias do mês*(30 dias):
144 horas mês*/*30 dias*=*4,8hrs/por dia.

3)*Resultado 2*X*o consumo de energia do produto:
4,8h/dia*X*17kwh/mês*=*81,6 kwh/mês.

4)*Resultado 3*X o valor do kWh:
81,6kw/mês x R$0,40 = 32 reais.

Esse será o valor que o ar condicionado acrescentará na sua conta de luz: R$32 reais.

Obs:*Esse resultado é baseado nos exemplos citados, altere o consumo, as horas e dias de utilização pelas suas informações para obter o seu valor real.

¨¨Sinceramente, não verifiquei se a metodologia aplicada está correta, se assim a considerarmos, vejam a minha simulação:

Preço do Kwh = R$ 0,30495
Consumo do aparelho: 22,6 kwh/mês
Tempo de uso diário: estimado em 8 horas
Dias de uso mensal : estimado em 20 dias
Tempo total = 8 * 20 = 160h/mês

Considerando um mês tendo 30 dias, o tempo diário será de: 160/30 = 5,3333 horas/dia
Consumo mensal: 5,333 x 22,6 Kwh/mês = 120,53 Kwh/mês
Custo = 120,53 Kwh/mês * R$ 0,30495 = R$ 36,75

Supondo que o Inverter reduza em 1/3 o consumo do não inverter: 36,75 * 0,6666 = R$ 24,50

Economia ao mês de = R$ 36,75 – R$ 24,50 = R$ 12,25

Se considerarmos que o Inverter custa uns R$ 700,00 a mais, com esse tempo de uso estimado, levaria uns 4 anos e 9 meses para tirar este custo. Compensa o investimento? Pelo que se pode ver, depende do tempo de utilização.

¨¨Abração.

Carlos

fabioaaa
12-04-2011, 16:50
Belo post, mas na minha opinião para o usuário doméstico não compensária um Inverter, pois o equipamento ficaria ligado apenas nas noites mais quentes e por poucas horas, agora pra empresa e pequenos escritorios que o equipamento fica ligado umas 12 horas por dia vai de Inverter e de preferencia Fujitsu.

WGPereira
12-04-2011, 21:06
Me desculpe, mas discordo de você quanto a não compensar a opção por um Inverter para uso doméstico, pois apesar do maior apelo de marketing destes aparelhos estar no menor consumo de energia, existem outras coisas que estão em jogo, como por exemplo a utilização do gás ecológico R410A que apesar de fazer básicamente a mesma coisa que o antigo R22 -refrigerar -, o primeiro é um gás que não é agrecivo ao meio ambiente como o é o segundo, e os óleos lubrificantes utilizados pelo primeiro não são do tipo mineral - como é o caso do segundo - que são óleos mais complexos, pois são derivados do petróleo e, portanto, assim como gás R22, também agrecivos a natureza.
Existem ainda outras coisas a considerar, mas suponho que o acima exposto já tenha um forte peso pela escolha dos Inverter, pois assim estaremos cooperando mesmo que mínimanente com a natureza e a vida no nosso planeta já tão agredido e desreipeitado.
Em tempo: li uma materia a algum tempo atraz que a meta da Fujitsu é em breve descontinuar totalmente a utlização do gás R22 e passar em breve a utilizar única e exclusimente o gás R410A em todos seus equipamentos de ar condicionado. E Fujitsu, apesar de ser menos conhecida aqui no Brasil do que marcas mais famosas, já fabrica aparelhos inverter por aqui a pelo menos uns 5 anos.

Belo post, mas na minha opinião para o usuário doméstico não compensária um Inverter, pois o equipamento ficaria ligado apenas nas noites mais quentes e por poucas horas, agora pra empresa e pequenos escritorios que o equipamento fica ligado umas 12 horas por dia vai de Inverter e de preferencia Fujitsu.

Outra coisa amigo: as empresas e/ou firmas e escritórios funcionam durante o dia, mas não a noite quando os apelhos ficam desligados, pois as empresas fecham e as pessoas retornam para suas casas, onde ligarão seus aparelhos de ar condicionado a noite para descansar e dormir confortavelmente, e provavelmente o tempo que ficará o aparelho ligado em casa durante a noite não será muito difente do tempo que o aparelho ficará ligado na empresa durante o dia, e com o agravante que nos finais de semanas e feriados as pessoas estão em casa e não no trabalho. No final das cntas é bem provável que acabem por utilizar o ar condionado mais tempo em casa do que na firma. Pensou nisto?
Mais uma coisa: a economia de energia elétrica também tem um peso importante na vida do nosso planeta.
Abraço.

fabioaaa
13-04-2011, 15:29
O WGPereira, não é só os Inverter que usa o gas R410 é possivel comprar um aparelho tipo o york alps eco que não é um inverter mas ja traz com ele o gaz R410 que não agride a meio ambiente por um preço muito menor do que um inverter, agora se a questão e economia de energia eletrica ai tem que comprar um Inverter mesmo vai depender do bolso de cada um nessa situação ok

WGPereira
13-04-2011, 16:05
Amigo, sei tratar-se da York uma marca que talvez fabrique os aparelhos mais baratos do mercado - um de 7000 BTU chega a custar a partir de R$600,00 - e conheco a linha Alps Eco que são os modelos top fabricados por eles e que apesar de não serem do tipo inverter utilizam o gás ecológico R410A, mas aí o preço já muda significativamente, pois um York Alps Eco, seja de que potência for, com certeza não custa menos que R$1000,00 e no meu caso esta diferença é menor aindo, pois o meu aparelho é de 12000 BTU. Mas se você navegar aqui no forum em tópicos desta marca verá algumas reclamações de usuários principalmente no que diz respeito ao nível de ruído dos aparelhos desta marca, seja na unidade interna, seja na unidade externa. Portanto a diferença de preço tem de cara já um custo: o silêncio do aparelho em operação.
Tem um ditado aqui no Rio que diz: "Bom, bonito e barato somente o samba enredo do carnaval de 1980 da escola de samba União da Ilha".
Abraço.

O WGPereira, não é só os Inverter que usa o gas R410 é possivel comprar um aparelho tipo o york alps eco que não é um inverter mas ja traz com ele o gaz R410 que não agride a meio ambiente por um preço muito menor do que um inverter, agora se a questão e economia de energia eletrica ai tem que comprar um Inverter mesmo vai depender do bolso de cada um nessa situação ok

WGPereira
15-04-2011, 11:32
10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado

1 - Escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;
2 - Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer;
3 - Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar;
4 - Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho;
5 - Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
6 – Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente;
7 – Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
8 - Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
9 - Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais;
10 - Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

Fazendo um uso correto do seu aparelho de ar condicionado além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o local.

Gostou das dicas? Gostaria de conhecer mais coisas sobre aparelho de ar condicionado? Visite então o site de onde tirei tais informaçôes.

http://www.webarcondicionado.com.br/comparador/

Magotron
16-04-2011, 19:44
olá Fabio, bem chegou a conta e o que eu desconfiava do mês anterior, quando deixei de te informar o consumo do meu samsung Crystal pois o clima estava ameno no final de fevereiro e início de março, usei bastante do final de março pra cá e SURPRESA, a conta diminuiu de 236,00 reais por mês pra 216,00, usando o ar diariamente 6 horas por dia setado a 24 graus so pra dormir, ele se mostrou mais eficiente e econômico que meu antigo LG de 7000btus que usava 5 horas por dia, era barulhento, o que prova que vale a pena investir num aparelho mais robusto, percebo que ele fica com o compressor desligado por mais tempo mantendo meu quarto bem agradavel, irei atualizando mês a mês o consumo e manutenções feitas!

WGPereira
16-04-2011, 23:41
O que já era bom parece que vai ficar melhor ainda. Conheça os novos aparelhos inverter da Fujitsu série G, o LG Líbero e o Panasonic Inverter. Todos prometem uma economia no consumo de energia elétrica que pode chegar a 60% ou mais se comparados as split convencionais. E não é somente economia de energia! Tem um pacote de belas, ecológicas e saudáveis inovações. A primeira geração dos inverter já atinge uma economia que pode chegar a 40%; imagine agora esta segunda geração. Mas os preços destes novos aparelho ainda são bem salgados – mais caros ainda do que os dos atuais inverter.
Abaixo podemos assistir no Youtube ao video do LG Líbero e o segundo é do Panasonic Inverter.

http://www.youtube.com/watch?v=tfror5Ah5vg

http://www.youtube.com/watch?v=Zeqr67NIr2U

fabioaaa
17-04-2011, 17:32
[QUOTE=Magotron;3152944]olá Fabio, bem chegou a conta e o que eu desconfiava do mês anterior, quando deixei de te informar o consumo do meu samsung Crystal pois o clima estava ameno no final de fevereiro e início de março, usei bastante do final de março pra cá e SURPRESA, a conta diminuiu de 236,00 reais por mês pra 216,00, usando o ar diariamente 6 horas por dia setado a 24 graus so pra dormir, ele se mostrou mais eficiente e econômico que meu antigo LG de 7000btus que usava 5 horas por dia, era barulhento, o que prova que vale a pena investir num aparelho mais robusto, percebo que ele fica com o compressor desligado por mais tempo mantendo meu quarto bem agradavel, irei atualizando mês a mês o consumo e manutenções feitas![/QUO

Beleza Magotron ja deu pra perceber que você terá uma economia boa, continue nos mantendo informado do consumo

aacasarin
21-04-2011, 15:45
Ok, é melhor.
Mas entre um INVERTER 12.000 BTU e um SPLIT "NORMAL" CLASSE A 12.000 BTU, ou seja, tbém econômico, qual a diferença real no consumo/mês???

WGPereira
21-04-2011, 16:58
Ok, é melhor.
Mas entre um INVERTER 12.000 BTU e um SPLIT "NORMAL" CLASSE A 12.000 BTU, ou seja, tbém econômico, qual a diferença real no consumo/mês???

Fiz uma pesquisa rápida aqui na net mesmo e obiviamente sem os rigores técnicos, mas encontrei as seguintes informações a respeito do consumo de alguns aparelhos de capacidade de 12000 BTU com selo Pocel classe A:
- Sansumg: 1086W
- Springer: 1165W
- Rheem: 1170 W
- York: 1190 W
- Elgim e LG: 1200 W
Esta variação é de aparelhos split convencionais que não utilizam o sistema inverter.

Agora vamos ao Fujitsu Inverter com capacidade de 12000 BTU
- consumo variável de 250W a 1400W.
O consum máximo pode até ser atingido quando se liga o aparelho com o ambiente a ser refrigerado ainda quente, mas depois de atingida a temperatura de trabalho programada - no meu caso 23ºC que é atinginda em cerca de 10 minutos - a exigência de consumo de energia diminui drásticamente e pode chegar até a ridículos 250W! E como o compressor não desliga mais durante o tempo todo em que o aparelho estiver ligado, a rotação dele varia pouquíssimo o que faz com que o mesmo trabalhe sempre muito perto do mínimo de consumo. Por isso resultados tão bons na hora que chega a conta de luz pra pagar.

Isto posto acredito que deveria acontecer uma mudança de paradígima classificando com o selo Procel "A" apenas aparelhos de ar condicionado que utilizem o sistema inverter já que comprovadamente os mesmos consomem menos energia elétrica do que seus concorrentes de igual capacidade, mas que não utilizam o sistema inverter.

Agora, quanto a variação real em kwh/mês somente tendo um aparelho de cada ligado cada um a um medidor devidamente calibrado pra podermos ter um resultado individual real.

Abraço.

aacasarin
23-04-2011, 10:10
Ok. Obrigado!
Com informações aq do Fórum, cheguei a conclusão q o ar começará a valer a pena após o 2-3 ano pra quem usa umas 6 horas/dia, assim, dai pra frente é economia na prática.
Abç

---------- Mensagem adicionada às 09:10 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:01 ----------

Olha só: deu 6 anos pra pagar a diferença. Veja se fiz correto:

http://i899.photobucket.com/albums/ac193/aacasarin/DiferenanoconsumoINVERTERXCONVENCIONAL.png

Abç

MUN-RA
23-04-2011, 11:04
O custo do kWh da sua região é de R$ 0,25?????

Aqui em Salvador para uma residencia com 220V (bifasico) o custo do kWh é de R$ 0,52

Ok. Obrigado!
Com informações aq do Fórum, cheguei a conclusão q o ar começará a valer a pena após o 2-3 ano pra quem usa umas 6 horas/dia, assim, dai pra frente é economia na prática.
Abç

---------- Mensagem adicionada às 09:10 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:01 ----------

Olha só: deu 6 anos pra pagar a diferença. Veja se fiz correto:

http://i899.photobucket.com/albums/ac193/aacasarin/DiferenanoconsumoINVERTERXCONVENCIONAL.png

Abç

WGPereira
23-04-2011, 12:27
Ar Condisionado Fujitsu Inverter 12000 BTU

Leitura em 17/02 - 677 kwh num total de 29 dias de consumo sendo 17 dias de uso restrito e controlado de um Springer Carrier de 7500 BTU – 7 a 8 horas por dia - e 12 dias de uso a vontade do Fujitsu – 12 a 13 horas por dia.

Leitura em 18/03 - 494 kwh em 30 dias de consumo. O Springer foi utilizado em apenas duas noites e no resto só deu Fujitsu a razão de cerca de 8 horas de uso por dia.

Leitura atual em 16/04 – 449 kwh em 29 dias de consumo; o Springer não foi ligado, somente o Fujitsu a razão de 8 horas diárias.

Como pode ser observado a diminuição no consumo de energia elétrica é a olhos visto – e bolso também, pois minha conta de energia caiu de quase R$350,00 por mês para menos de R$200,00!

Com toda certeza o tempo que vai levar para que eu possa reaver a diferença paga a maior pelo meu aparelho será de menos de 2 anos, pois pelo tempo de uso diário do meu aparelho e o preço que paguei – R$1560,00 em 10x sem juros – será rápida a economia. E além da economia de energia tem uma série de vantagens embutidas devido a qualidade indiscutível de projeto e construção dos aparelhos Fujitsu.

Abraço.

PS: Como já havia informado em resposta postada anteriormente neste tópico, pelo menos aqui no Rio o preço do kwh é variável de acordo com o consumo: quanto maior for o seu consumo maior é o valor a ser pago pela unidade do khw, que atualmente tem o valor mínimo de R$0,38315 para quem consome até 220kwh/mês.

aacasarin
23-04-2011, 15:13
Ops, mudei o navegador (no Chrome dá erro), então esqueci de mudar o custo do kWh pra 0,5. Imagino q seja isso mesmo: em torno de 2 anos pra começar a compensar, e muito. Valeu moçada.

WGPereira
23-04-2011, 15:50
Analisando a compra deste aparelho como sendo investimento e não gasto, e partindo do princípio que temos no máximo 2 anos para reaver o capital investido a mais num produto mais econômico e de melhor qualidade geral, e que na pior das hipóteses teremos no máximo mais uns 3 anos para reaver 100% do capital investido na aquisição do aparelho, o que vier a partir daí é tudo lucro, portanto é um excelente investimento.
Se pensarmos com a cabeça de um empresário, 5 anos é um tempo relativamnete curto para reaver 100% do capital investido.
Abraço.

Ops, mudei o navegador (no Chrome dá erro), então esqueci de mudar o custo do kWh pra 0,5. Imagino q seja isso mesmo: em torno de 2 anos pra começar a compensar, e muito. Valeu moçada.

aacasarin
24-04-2011, 08:59
Será q os outros inverters tbém tem um ótimo consumo assim como o Fujitsu?

aacasarin
24-04-2011, 09:15
Resumindo: com a diferença no consumo energético mensal se paga a diferença no 10X no cartão. Compensa o Fujitsu.

Batistapoa
24-04-2011, 09:47
Eu uso o seguinte método para economizar usando o ar condicionado, e ele funciona mesmo http://vascoeletronica.blogspot.com/2011/01/como-economizar-usando-o-ar-condionado.html

MUN-RA
24-04-2011, 09:51
Será q os outros inverters tbém tem um ótimo consumo assim como o Fujitsu?

Eu tenho 2 LG Hero Inverter. Um de 9000 Btus (quarto de solteiro) e outro de 12000 Btus (quarto de casal) . Uso muito mais o de 12000 Btus que nos ultimos 2 meses ficou ligado 8 horas x 30 dias. O de 9000 uso pouco e não sei dizer por quanto tempo ficou ligado, talvez umas 40 horas por mês.

Enfim, minha conta teve um acréscimo de R$ 30,00 no mês passado e nesse mês foi de R$ 25,00.

Estou tão satisfeito com os aparelhos, que agora vou instalar mais um de 12000 Btus na sala. Para essa nova instalação estou me decidindo entre o Libero (que chegou agora em Salvador) e o Hero.

Quem não puder instalar o Fujitsu devido a falta de assistência, pode ir de LG Inverter sem medo.

Sds

aacasarin
24-04-2011, 10:08
Huummm, interessante.

Aq é Capital, então tem assistência de tudo.
Como assim em relação ao acréscimo? Vc n tinha condicionador de ar ou tinha um convencional ou.... ???

Abç

MUN-RA
24-04-2011, 10:25
Huummm, interessante.

Aq é Capital, então tem assistência de tudo.
Como assim em relação ao acréscimo? Vc n tinha condicionador de ar ou tinha um convencional ou.... ???

Abç

Eu não tinha Ar Condicionado. Quando instalei a conta teve um acrescimo de R$30 no mes passado e R$ 25 nesse mês em relação a o ultimo mes antes da instalação.

aacasarin
24-04-2011, 11:07
Caramba..... mas será q vc n deu uma maneirada no restante da casa pra ter subido tão pouco o consumo???

MUN-RA
24-04-2011, 11:30
Caramba..... mas será q vc n deu uma maneirada no restante da casa pra ter subido tão pouco o consumo???

Eu também me surprendi, mas não, não fiz qualquer ajuste no consumo daqui de casa porque queria ter um parâmetro mais proximo do real. Agora sim eu vou começar a ajustar.

MUN-RA
24-04-2011, 11:42
Eu também faço uma configuração no Inverter LG que me permite economizar mais.

Durante o dia deixo a temperatura em 23ºC. Se o numero de pessoas no ambiente for mais que 3 eu reduzo 1ºC (22ºC).

Durante a noite eu deixo a temperatura em 24º C no modo Sleep.

Sem contar que eu sempre deixo os aparelhos na opção "Alterações Automáticas" que permite uma flutuação maxima do ambitente para +/- 2ºC e uso o modo de ventilação CHAOS.

O aparelho é esse:
http://www.lge.com/br/ar-condicionado/residencial/LG-hero-inverter-AS-W122HDW0.jsp

Vejam o manual:
http://www.lge.com/br/common/product/support.jsp?localeCd=br&productId=AS-W092HDW0&uri=/br/ar-condicionado/residencial/LG-hero-inverter-AS-W092HDW0.jsp#

Agora, tudo leva a crer que o meu proximo aparelho será o LG Libero:
http://www.lge.com/br/ar-condicionado/residencial/LG-libero-inverter-AS-W122B1U0.jsp

WGPereira
24-04-2011, 11:44
Pois é galera, o que estamos lendo por aqui são depoimentos de consumidores reais que não estamos ganhando absolutamente nada para estarmos elogiando e enaltecendo a qualidade dos aparelhos do tipo Inverter, mas tem gente que ainda questiona se vale a pena pagar um pouco a mais em tais aparelho e preferem adquirir os convencionais por terem um preço inicial mais barato.
Como diz o velho ditado do tempo da vovó, quase sempre o barato acaba saindo mais caro.
Abraço.

Mateusão
24-04-2011, 14:12
Outro detalhe importante é pegar sempre um profissional qualificado para instalar, isso ajuda pro barato não sair tão caro. rsrsrs

AlucardSan
24-04-2011, 15:19
Eu também faço uma configuração no Inverter LG que me permite economizar mais.

Durante o dia deixo a temperatura em 23ºC. Se o numero de pessoas no ambiente for mais que 3 eu reduzo 1ºC (22ºC).

Durante a noite eu deixo a temperatura em 24º C no modo Sleep.

Sem contar que eu sempre deixo os aparelhos na opção "Alterações Automáticas" que permite uma flutuação maxima do ambitente para +/- 2ºC e uso o modo de ventilação CHAOS.

O aparelho é esse:
http://www.lge.com/br/ar-condicionado/residencial/LG-hero-inverter-AS-W122HDW0.jsp

Vejam o manual:
http://www.lge.com/br/common/product/support.jsp?localeCd=br&productId=AS-W092HDW0&uri=/br/ar-condicionado/residencial/LG-hero-inverter-AS-W092HDW0.jsp#

Agora, tudo leva a crer que o meu proximo aparelho será o LG Libero:
http://www.lge.com/br/ar-condicionado/residencial/LG-libero-inverter-AS-W122B1U0.jsp

esse libero ja ta com uma tecnologia inverter mais evoluida ein.. ja tem pra vender? queria saber o preço

aacasarin
24-04-2011, 16:28
Será q esse Libero pode mesmo ser 66% mais econômico?

MUN-RA
24-04-2011, 16:45
esse libero ja ta com uma tecnologia inverter mais evoluida ein.. ja tem pra vender? queria saber o preço

Aqui em SSA o de 12000 Btus ta custando "míseros" R$ 1860,00....

WGPereira
24-04-2011, 16:50
E além do LG Líbero que faz parte desta segunda geração de aparelhos Inverter, que segundo dizem seus fabricantes, são ainda mais econômicos, já temos neste novo time o Fujitsu Inverter Série G e o Panasonic Inverter que por enquanto é o mais barato dos 3.

PS: Tem outra novidade; o que eu imaginava já é realidade. Vi um refrigedor duplex Inverter da Panasonic. Não é aquele negócio de inverter a posição que a Brastemp lançou a algum tempo de passar o congelador pra baixo e o a parte do refrigerador pra cima; é o mesmo sistema dos nossos aparelhos de ar condionado agora sendo implantados nos refrigiradores tornando-os mais ecônomicos.

Mateusão
24-04-2011, 19:25
Puts tava demorando!
Manda o link desse refrigerador da Panasonic ai!
Se não demorar muito pra entrar no mercado vo segura meu museu/refrigerador mais um tempo.

dr.alessio
24-04-2011, 19:59
Pois é galera, o que estamos lendo por aqui são depoimentos de consumidores reais que não estamos ganhando absolutamente nada para estarmos elogiando e enaltecendo a qualidade dos aparelhos do tipo Inverter, mas tem gente que ainda questiona se vale a pena pagar um pouco a mais em tais aparelho e preferem adquirir os convencionais por terem um preço inicial mais barato.
Como diz o velho ditado do tempo da vovó, quase sempre o barato acaba saindo mais caro.
Abraço.

Depende da conta q ta fazendo, realmente os modelos inverter economizam, mas vou fazer uma conta besta, baseado no meu consumo do escritório:

Gasto mensal sem AC, 30 reais, com AC ligado 8hs por dia, 22 dias por mês, meu consumo sobe para 90 reais.

Aparelho Eltrolux 18000BTUs, sala com 40m2, teto de zinco com isolamento por isopor, só para ver como a coisa é ruim lá.

HJ qq modelo inverter é pelo menos R$600,00 mais caro q um modelo convencional, sendo assim:

Gasto somente com AC, 60,00 mês, o inverter em tese economiza 40%, isso numa situação ben favorável, mas pelo q pesquisei a média real são 32%, então teremos:

60,00 - 32% = 20reais + ou -

600 dividido por 20,00 = 30 meses, ou seja, 2 anos e meio para o iverter começar a ter vantagem.

Essa minha situação seria baseada em o uso nos 30 meses, quem usa 30 meses todos os dias?

Me desculpe mas o ditado seria esse:

O barato as vezes demora muito para sair caro.

Alsal
24-04-2011, 20:01
E além do LG Líbero que faz parte desta segunda geração de aparelhos Inverter, que segundo dizem seus fabricantes, são ainda mais econômicos, já temos neste novo time o Fujitsu Inverter Série G e o Panasonic Inverter que por enquanto é o mais barato dos 3.

Olá!

NMHO, Os ventiladores que se cuidem, pois o principal "problema" já está sendo equacionado (Consumo). :aplauso: O custo pode-se pagar com o tempo. :concordo: Tem alguns outros problemas que, com o tempo, provavelmente, irão diminuir. :bD:

Obrigado,

Alsal

WGPereira
24-04-2011, 20:32
Mateusão, o link é este:

http://www.fastshop.com.br/REFRIGERADOR-MULTI-PORTAS-432L-FROST-FREE--SISTEMA-INVERTER--FREEZER-INTELIGENTE--INOX---PANASONIC---NRD512XZS3,product,PANRD512XZS3,213.aspx

Só achei este modelo de luxo a venda na net, mas com certeza com o passar do tempo começara a ter concorrentes no mercado.
No site da própria Panasonic tem 6 modelos ao todo.

http://www.panasonic.com.br/produtos/Eletrodomesticos/Refrigeradores.aspx

Abraço.

Puts tava demorando!
Manda o link desse refrigerador da Panasonic ai!
Se não demorar muito pra entrar no mercado vo segura meu museu/refrigerador mais um tempo.

Mateusão
25-04-2011, 00:21
Bah achei que estavamos falando de mercado extrangeiro mas ta disponível apra compra todos os modelos da panasonic aqui:
http://www.panasonic.com.br/eShopping/ch/cat_s/30059/30090/eletrodomesticos-refrigerador.aspx
Não entendo pq não colocaram dispenser de água na porta, isso ajuda a economizar muito!

jairo bertoni
25-04-2011, 07:57
Depende da conta q ta fazendo, realmente os modelos inverter economizam, mas vou fazer uma conta besta, baseado no meu consumo do escritório:

Gasto mensal sem AC, 30 reais, com AC ligado 8hs por dia, 22 dias por mês, meu consumo sobe para 90 reais.

Aparelho Eltrolux 18000BTUs, sala com 40m2, teto de zinco com isolamento por isopor, só para ver como a coisa é ruim lá.

HJ qq modelo inverter é pelo menos R$600,00 mais caro q um modelo convencional, sendo assim:

Gasto somente com AC, 60,00 mês, o inverter em tese economiza 40%, isso numa situação ben favorável, mas pelo q pesquisei a média real são 32%, então teremos:

60,00 - 32% = 20reais + ou -

600 dividido por 20,00 = 30 meses, ou seja, 2 anos e meio para o iverter começar a ter vantagem.

Essa minha situação seria baseada em o uso nos 30 meses, quem usa 30 meses todos os dias?

Me desculpe mas o ditado seria esse:

O barato as vezes demora muito para sair caro.

pra essa area e fontes de calor um de 18k está super hiper sub dimensionado..um de 24k seria o mais indicado e enlouquecendo talvez um de 30k..isso quer dizer que esse 18k de seu escritório aguenta muito desaforo e é muito boa maquina ...obrigado pelo seu poste boa sorte um grande abraço jairo

WGPereira
25-04-2011, 08:09
Nada melhor do que a palavra de um expert. Abraço.

pra essa area e fontes de calor um de 18k está super hiper sub dimensionado..um de 24k seria o mais indicado e enlouquecendo talvez um de 30k..isso quer dizer que esse 18k de seu escritório aguenta muito desaforo e é muito boa maquina ...obrigado pelo seu poste boa sorte um grande abraço jairo

WGPereira
25-04-2011, 08:24
É amigo, já esta disponível aqui em terras brasilis sim, mas pelo visto a Panasonic esta sozinha neste mercado. Suponho e espero que até o final deste ano venhamos a encontrar outros novos modelos de outros fabricantes tais como Brastemp, Eletrolux, LG e vai por aí a fora. Aí sim o mercado aquece pela concorrência, e, quem sabe, melhora ainda mais a economia de energia que nestes modelos inicialmente é de 20% segundo o fabricante, e, quem sabe, havendo uma maior variedade de produtos e lojas vendendo caia um pouco o preço final para nós mortais consumidores. Quem viver verá.
Abraço.

Bah achei que estavamos falando de mercado extrangeiro mas ta disponível apra compra todos os modelos da panasonic aqui:É
http://www.panasonic.com.br/eShopping/ch/cat_s/30059/30090/eletrodomesticos-refrigerador.aspx
Não entendo pq não colocaram dispenser de água na porta, isso ajuda a economizar muito!

aacasarin
25-04-2011, 22:02
Engraçado q qdo tava vendo esse tópico dias atrás pensei nessa tecnologia Inverter pra as geladeiras, freezers da vida, etc e agora venho aq e vejo q já tem! Muito bom saber, embora ainda inviável. Tenho um chuveiro aq da marca Zagonel q tem algo parecido: vc controla o nível de temperatura - muito bom e o bichão já tem 7 anos! Ou seja: o variável sempre compensa pois conseguimos controlar, assim o consumo cai, evitando-se desperdícios. Abç

WGPereira
25-04-2011, 23:08
Tenho um chuveiro aq da marca Zagonel q tem algo parecido: vc controla o nível de temperatura - muito bom e o bichão já tem 7 anos! Ou seja: o variável sempre compensa pois conseguimos controlar, assim o consumo cai, evitando-se desperdícios. Abç

É sempre bom fazer um parentesis de vez em quando para variar um pouco.
Também tenho um chuveiro Lorenzetti Evolution turbinado com controle eletrônico da variação de temperatura e com certeza é muito bom. Mas como ele é turbinado, o que eu economizo na energia elétrica gasto a mais no consumo de água devido a turbina. hehehe Nem tudo é perfeito, mas é muito bom!
Abraço.

aacasarin
25-04-2011, 23:58

Qual é o modelo desse Fujitsu segunda geração de Inverter?

O Panasonic inverter da segunda geração é esse daq (http://www.fastshop.com.br/CONDICIONADOR-DE-AR-SPLIT--INVERTER-12000BTUS--ELETRONICO--FRIO--RESFRIAMENTO-RAPIDO--PRATA---PANASONIC---CUS12KKQ7,product,PACJCUS12KKQ7,bpvitrine.aspx?par =bpvitrine)?

Vlw!

R.Banana
26-04-2011, 00:31
A segunda geração do modelo Inverter da Fujitsu, é da linha "Série G", que promete ser mais econômica e silenciosa que a primeira.

aacasarin
26-04-2011, 00:39
Mas já tá vendendo?

WGPereira
26-04-2011, 08:22
Mas já tá vendendo?

Sim. Poloar, Frigelar, Ambientair, todos que trabalham com Fujitsu e já tem a nova linha - série G - pra venda, mas são aparelhos um pouco mais caros do que os seus similares da primeira geração.
Abraço.

dr.alessio
26-04-2011, 09:40

Valeu Jairo, mas a 4 anos eu estava abrindo o escritório e era um pobre..hehehehhe...foi o máximo q pude comprar a época, mas o aparelho da conta aqui a 4 anos, sempre gelando bem, minha opinião qto aos modelos Inverte ainda é o mesmo, acho o custo adicional muito alto para se ter o retorno esperado, pois se demora muito a reaver o investimento feito. Qdo eles tiverem o mesmo preço do convencional aí sim será uma boa vantagem na hora da compra, até lá digo q não compensa a curto prazo.

jairo bertoni
26-04-2011, 10:37
Valeu Jairo, mas a 4 anos eu estava abrindo o escritório e era um pobre..hehehehhe...foi o máximo q pude comprar a época, mas o aparelho da conta aqui a 4 anos, sempre gelando bem, minha opinião qto aos modelos Inverte ainda é o mesmo, acho o custo adicional muito alto para se ter o retorno esperado, pois se demora muito a reaver o investimento feito. Qdo eles tiverem o mesmo preço do convencional aí sim será uma boa vantagem na hora da compra, até lá digo q não compensa a curto prazo.

dr ..eu acredito e espero que daqui a uns dois anos + ou _ esses preços vão dar uma caida ..ou vão se estabilizar num patamar razoável..acho que vc tá subestimando o poder de economia da tecnologia inverter ...

eu não sou suspeito em defender e apregoar o sistema de inversão primeiramente por que não sou representante e nem autorizada de nenhuma marca específica e tenho instalado e também substituindo condicionadores com gas refrigerante R 22 ( não inverter´s) e de janela isso pra nossa região em grandes empreendimentos e a economia conseguida com a instalação e em alguns casos com a substituição dos antigos de janela pelos split´s inverter´s os empreendedores obtiveram um retorno do investimento em torno de 2 anos a dois anos e meio

defendo a inversão pelo o que a tecnologia oferece ..é uma coisa real e por sorte no meu caso comprovado na pratica ..trabalhei com sistemas de inversão quando surgiram a uns 25 a 30 anos aqui no brasil ainda quando entraram no nosso mercado substituindo os antigos acionamentos de grandes motores eletricos ou sistemas de operação claro que não contanto com essa tecnologia embarcada e compactibilidade e com sistemas digitais em automação que hoje quase são "one touch" em alguns casos funcionando 24 horas com retundancia ou sistemas que ficam em espera em caso de falha...

e graças a Deus por coisas ou conta do destino acompanhei essa migração dos sistemas com inversores pra pequenos motores e as primeiras tentativas de adaptar essa tecnologia nos compressores que no mercado chamamos de pequenas unidades fracionadas e que são utilizados no sistemas de condicionamento que nos chamamos de mini split´s de parede (hi wall) até 30.000 btu´s em que a fujitsu foi pioneira... foi um salto tecnologico importante e que veio pra ficar ...

agradeço novamente seu poste e sua intervenção respeito e entendo sua opinião ela não é de nenhuma maneira distorcida ou errada é que pra consumidores finais ou que compram poucas e pequenas unidades com poucas horas/dia de operação é um pensamento até bastante logico..agradeço seu poste também pela oportunidade de estar explanando com um pouco mais profundidade (nem tanto) esse assunto

existem variáveis e variantes que são políticas e economicas que afetam diretamente o preço dos equipamentos e peças e que não entrei em detalhes mas que por tabela afetam tão profundamente o nosso bolso não só no segmento de condicionamento como em todo o contexto.. mas essa discussão fica pra uma outra oportunidade um grande abraço jairo

dr.alessio
26-04-2011, 10:59
dr ..eu acredito e espero que daqui a uns dois anos + ou _ esses preços vão dar uma caida ..ou vão se estabilizar num patamar razoável..acho que vc tá subestimando o poder de economia da tecnologia inverter ...

eu não sou suspeito em defender e apregoar o sistema de inversão primeiramente por que não sou representante e nem autorizada de nenhuma marca específica e tenho instalado e também substituindo condicionadores com gas refrigerante R 22 ( não inverter´s) e de janela isso pra nossa região em grandes empreendimentos e a economia conseguida com a instalação e em alguns casos com a substituição dos antigos de janela pelos split´s inverter´s os empreendedores obtiveram um retorno do investimento em torno de 2 anos a dois anos e meio

defendo a inversão pelo o que a tecnologia oferece ..é uma coisa real e por sorte no meu caso comprovado na pratica ..trabalhei com sistemas de inversão quando surgiram a uns 25 a 30 anos aqui no brasil ainda quando entraram no nosso mercado substituindo os antigos acionamentos de grandes motores eletricos ou sistemas de operação claro que não contanto com essa tecnologia embarcada e compactibilidade e com sistemas digitais em automação que hoje quase são "one touch" em alguns casos funcionando 24 horas com retundancia ou sistemas que ficam em espera em caso de falha...

e graças a Deus por coisas ou conta do destino acompanhei essa migração dos sistemas com inversores pra pequenos motores e as primeiras tentativas de adaptar essa tecnologia nos compressores que no mercado chamamos de pequenas unidades fracionadas e que são utilizados no sistemas de condicionamento que nos chamamos de mini split´s de parede (hi wall) até 30.000 btu´s em que a fujitsu foi pioneira... foi um salto tecnologico importante e que veio pra ficar ...

agradeço novamente seu poste e sua intervenção respeito e entendo sua opinião ela não é de nenhuma maneira distorcida ou errada é que pra consumidores finais ou que compram poucas e pequenas unidades com poucas horas/dia de operação é um pensamento até bastante logico..agradeço seu poste também pela oportunidade de estar explanando com um pouco mais profundidade (nem tanto) esse assunto

existem variáveis e variantes que são políticas e economicas que afetam diretamente o preço dos equipamentos e peças e que não entrei em detalhes mas que por tabela afetam tão profundamente o nosso bolso não só no segmento de condicionamento como em todo o contexto.. mas essa discussão fica pra uma outra oportunidade um grande abraço jairo

Claro q sua visão é uma visão geral do assunto, tanto por sua experiência como na manutenão e venda desses aparelhos, mas nesse caso específico lhe dei uma visão do consumidor final, que no meu caso o uso é esporádico e não continuo, numa situação diversa, como por exemplo numa grande empresa ou com uso muito prolongando, seja por qual motivo for, o uso do sistema de inversão seja uma ótima alternativa para um baixo consumo mensal, mas para usuário comum o valor pago não compensa, pois nem em 2 anos e meio eu teria esse retorno, calculo que levaria uns 5 anos para ter alguma vantagem.

Quando tal tecnologia tiver o mesmo preço da atual, aí sim teremos uma vantagem real.

MUN-RA
26-04-2011, 13:24
minha opinião qto aos modelos Inverte ainda é o mesmo, acho o custo adicional muito alto para se ter o retorno esperado, pois se demora muito a reaver o investimento feito. Qdo eles tiverem o mesmo preço do convencional aí sim será uma boa vantagem na hora da compra, até lá digo q não compensa a curto prazo.

E tem gente ainda que questiona quando eu disse em outro tópico que minha conta teve um acrescimo de R$ 25,00 depois de ter instalado 2 aparelhos INVERTER da LG...

Fora que a sensação termica é bem melhor e a velocidade de refrigeração é bem maior em relação a um split convencional.

Estou juntando as moedinhas agora para pegar um LIBERO de 12000 Btus com potência nominal de meros 880W para instalar na sala.

Quem puder comprar um AC com tecnologia INVERTER (independente da marca), não vai se arrepender.

aacasarin
26-04-2011, 13:33
...minha opinião qto aos modelos Inverte ainda é o mesmo, acho o custo adicional muito alto para se ter o retorno esperado, pois se demora muito a reaver o investimento feito. Qdo eles tiverem o mesmo preço do convencional aí sim será uma boa vantagem na hora da compra, até lá digo q não compensa a curto prazo.

Eu penso q se vc for pagar em 12x no cartão, com a diferença da luz ente inverter e convencional se paga a diferença de preço entre os dois, cerca de 60 pila, ou seja, no início é pau a pau, depois de 12 meses, qdo terminar de pagar o inverter, serão 30-40% de economia, ou seja, sempre compensa!

Estou exagerando na conta???

dr.alessio
26-04-2011, 13:58
E tem gente ainda que questiona quando eu disse em outro tópico que minha conta teve um acrescimo de R$ 25,00 depois de ter instalado 2 aparelhos INVERTER da LG...

Fora que a sensação termica é bem melhor e a velocidade de refrigeração é bem maior em relação a um split convencional.

Estou juntando as moedinhas agora para pegar um LIBERO de 12000 Btus com potência nominal de meros 880W para instalar na sala.

Quem puder comprar um AC com tecnologia INVERTER (independente da marca), não vai se arrepender.

Se arrepender não mesmo, mas a economia gerada de cerca de 32% ao mês só vai ser sentida em no mínimo 2 a 3 anos, isso num uso diário por todos os 12 meses, não sendo assim a economia só é bonita no papel, pois no bolso vai demorar a compensar.

Eu penso q se vc for pagar em 12x no cartão, com a diferença da luz ente inverter e convencional se paga a diferença de preço entre os dois, cerca de 60 pila, ou seja, no início é pau a pau, depois de 12 meses, qdo terminar de pagar o inverter, serão 30-40% de economia, ou seja, sempre compensa!

Estou exagerando na conta???

Está sim, lei o post do dr. Jairo, numa empresa q utiliza o AC todos os dias do ano o retorno demorou 2 anos e meio, imgina para nós, simples mortais, q só usa no verão? são uns 5 anos fácil.

aacasarin
26-04-2011, 14:20
A questão é: qto de economia, usando-se cerca de 8 horas/dia por 30 dias, um inverter tem em relação a um convencional? Se tiver 50 reais de economia já se paga a diferença de preço dos dois, qdo se compra em 12x sem juros no cartão, coisa q eu sempre faço. Algum expert ai pode confirmar q o inverter dá 50 reais na conta qdo se usa 8 horas/dia por 30 dias em relação ao split convencional. Abç

dr.alessio
26-04-2011, 14:39
A questão é: qto de economia, usando-se cerca de 8 horas/dia por 30 dias, um inverter tem em relação a um convencional? Se tiver 50 reais de economia já se paga a diferença de preço dos dois, qdo se compra em 12x sem juros no cartão, coisa q eu sempre faço. Algum expert ai pode confirmar q o inverter dá 50 reais na conta qdo se usa 8 horas/dia por 30 dias em relação ao split convencional. Abç

Não dá tudo isso, isso vai depender muito da demande nele, no meu caso eu tenho um gasto de 60 reais por mês, utilizando todos os dias do mês no verão, eu teria uma economia de R$20,00 mês, isso pq o meu é 18000 num grande ambiente, numa residência, sendo o uso num quarto o gasto seria muito menos e o valor agregado da economia também diminuiria, nesse meu caso uma economia mensal de 20reais demoraria 2 anos e meio, como o Jairo exemplificou com a empresa q ele instalou.

Eu não uso 365 dias por ano ligado, e nenhuma pessoa comum tb usa, por isso digo q em 12 meses vc não reaveria seu imvestimento superior num inverter, vc levaria uns 4 a 5 anos. Tendeu? hehehehe

fabioaaa
26-04-2011, 15:22
Não dá tudo isso, isso vai depender muito da demande nele, no meu caso eu tenho um gasto de 60 reais por mês, utilizando todos os dias do mês no verão, eu teria uma economia de R$20,00 mês, isso pq o meu é 18000 num grande ambiente, numa residência, sendo o uso num quarto o gasto seria muito menos e o valor agregado da economia também diminuiria, nesse meu caso uma economia mensal de 20reais demoraria 2 anos e meio, como o Jairo exemplificou com a empresa q ele instalou.

Eu não uso 365 dias por ano ligado, e nenhuma pessoa comum tb usa, por isso digo q em 12 meses vc não reaveria seu imvestimento superior num inverter, vc levaria uns 4 a 5 anos. Tendeu? hehehehe

Também tenho o mesmo raciocíonio do Dr Alessio, Split inverter só compensa pra quem usa muito o aparelho, no caso de empresas, mas para uso doméstico onde o equipamento é ligado apenas nas noites mais quentes o split convencional ta bom de mais e o consumo de um equipamento comum com selo procel A é baixo

dr.alessio
26-04-2011, 15:37
Também tenho o mesmo raciocíonio do Dr Alessio, Split inverter só compensa pra quem usa muito o aparelho, no caso de empresas, mas para uso doméstico onde o equipamento é ligado apenas nas noites mais quentes o split convencional ta bom de mais e o consumo de um equipamento comum com selo procel A é baixo

Nos meus Slpits eu tinha essa exigência, selo A e chega..hehehhe

WGPereira
26-04-2011, 22:15
A verdade é que nós seres humanos penssamos quase sempre exclusivamente em termos apenas benefício próprio, imediato, no mais curto prazo de tempo possível. É a conhecida lei de Gerson: temos sempre que levar vantagem em tudo.
Quando talvez um dia, quem sabe, começarmos a pensar pelo menos um pouco que seja no próximo e no bem estar da coletividade, e enxergarmos que o universo não gira em torno do nosso umbigo, e querendo sempre submeter a "criação" a nossa vaidade, talvez consigamos diminuir mesmo que minimamente as ameaças que pesam sobre nosso planeta já tão agredido pelo descaso de muitos.
Conhecem a resposta do beija flor para o leão quando a floresta começou a pegar fogo e ele começou a pegar água do rio com o bico e jogá-la no fogo para tentar apagar o incendio enquanto todos os animais fugiam? Pelo menos estou fazendo a minha parte.
Pois é caríssimos colegas, se nos propusermos a pelo menos tentar viabilizar meios para uma mudança de paradigmas, agindo como o beija flor e dando a nossa cota de contribuição pela formação de uma consciência ambiental e por um mundo mais sustentável, tomando atitudes ecologicamente melhores, mesmo que não possamos enxergar benefícios pessoais imediatos, com certeza de alguma forma estaremos contribuindo pela preservação e conservação da nossa "casa" e assim talvez, quem sabe, gerações futuras nos agradecerão um dia por termos dado o pontapé inicial.
Aproveito o momento deste tempo pascal para desejar a todos uma feliz, santa e abençoada Páscoa.

dr.alessio
26-04-2011, 23:49
A verdade é que nós seres humanos penssamos quase sempre exclusivamente em termos apenas benefício próprio, imediato, no mais curto prazo de tempo possível. É a conhecida lei de Gerson: temos sempre que levar vantagem em tudo.
Quando talvez um dia, quem sabe, começarmos a pensar pelo menos um pouco que seja no próximo e no bem estar da coletividade, e enxergarmos que o universo não gira em torno do nosso umbigo, e querendo sempre submeter a "criação" a nossa vaidade, talvez consigamos diminuir mesmo que minimamente as ameaças que pesam sobre nosso planeta já tão agredido pelo descaso de muitos.
Conhecem a resposta do beija flor para o leão quando a floresta começou a pegar fogo e ele começou a pegar água do rio com o bico e jogá-la no fogo para tentar apagar o incendio enquanto todos os animais fugiam? Pelo menos estou fazendo a minha parte.
Pois é caríssimos colegas, se nos propusermos a pelo menos tentar viabilizar meios para uma mudança de paradigmas, agindo como o beija flor e dando a nossa cota de contribuição pela formação de uma consciência ambiental e por um mundo mais sustentável, tomando atitudes ecologicamente melhores, mesmo que não possamos enxergar benefícios pessoais imediatos, com certeza de alguma forma estaremos contribuindo pela preservação e conservação da nossa "casa" e assim talvez, quem sabe, gerações futuras nos agradecerão um dia por termos dado o pontapé inicial.
Aproveito o momento deste tempo pascal para desejar a todos uma feliz, santa e abençoada Páscoa.

Vc faz sua parte no dia a dia, como não usar sacolas plásticas no mercado, jogar lata pela janela ou qq coisa do genero ou apenas comprou um AC inverter?

Me desculpe a resposta, mas seu discurso é muito bonito, mas será q vc tb faz sua parte? q tal se fosse proibido a venda de AC sem gás ecológico? não pensam assim nossos governantes e as empresas, q se pensassem os inverter tb teriam melhor preço.

Att

WGPereira
27-04-2011, 08:37
Vc faz sua parte no dia a dia, como não usar sacolas plásticas no mercado, jogar lata pela janela ou qq coisa do genero ou apenas comprou um AC inverter?

Me desculpe a resposta, mas seu discurso é muito bonito, mas será q vc tb faz sua parte? q tal se fosse proibido a venda de AC sem gás ecológico? não pensam assim nossos governantes e as empresas, q se pensassem os inverter tb teriam melhor preço.

Att

Certamente que sim amigo! E mais algumas coisas tipo separar seletivamente o lixo, de modo especial o material que pode ser reciclado como metais em geral, vidros, plástico, papelão, não varrer calçada com jato d'água, reaproveitar a água de lavagem das roupas da máquina de lavar para lavar o piso da casa e do quintal da minha casa, dentre outras pequenas atitudes mais que não vou ficar aqui enumerando. Não fico de braços cruzados pensando que se o "leão" não faz nada, também não vou fazer enquanto não for obrigado por força de lei a isto; não vou ficar esperando a obrigatoriedade da não fabricação de produtos nocivos ao meio ambiente para comprar os ecologicamente corretos já existentes no mercado.

Abro aqui um parentesis para informar que li a pouco tempo uma matéria aqui mesmo num site informativo que a Fujitsu pretende em breve espaço de tempo, passar a comercializar também aqui no Brasil exclusivamente aparelhos de ar condicionado que utilizem o gás ecológico R410A, o que já o faz 100% na Europa.

Meu discurso pode para muitos parecer utópico, mas não o será se cada um de nós agir como o beija flor e der a sua parcela de contribuição, por mínima que seja, pelo bem estar de todos. Acredito que a tecnologia não deve ser utilizada somente para nosso conforto pessoal e exclusivo, mas sim para uma vida mais saldável e dígna para todos e pela conservação e preservação da vida em nosso planeta.

dr.alessio
27-04-2011, 09:26
Certamente que sim amigo! E mais algumas coisas tipo separar seletivamente o lixo, de modo especial o material que pode ser reciclado como metais em geral, vidros, plástico, papelão, não varrer calçada com jato d'água, reaproveitar a água de lavagem das roupas da máquina de lavar para lavar o piso da casa e do quintal da minha casa, dentre outras pequenas atitudes mais que não vou ficar aqui enumerando. Não fico de braços cruzados pensando que se o "leão" não faz nada, também não vou fazer enquanto não for obrigado por força de lei a isto; não vou ficar esperando a obrigatoriedade da não fabricação de produtos nocivos ao meio ambiente para comprar os ecologicamente corretos já existentes no mercado.

Abro aqui um parentesis para informar que li a pouco tempo uma matéria aqui mesmo num site informativo que a Fujitsu pretende em breve espaço de tempo, passar a comercializar também aqui no Brasil exclusivamente aparelhos de ar condicionado que utilizem o gás ecológico R410A, o que já o faz 100% na Europa.

Meu discurso pode para muitos parecer utópico, mas não o será se cada um de nós agir como o beija flor e der a sua parcela de contribuição, por mínima que seja, pelo bem estar de todos. Acredito que a tecnologia não deve ser utilizada somente para nosso conforto pessoal e exclusivo, mas sim para uma vida mais saldável e dígna para todos e pela conservação e preservação da vida em nosso planeta.

Uma pena nem todos pensar como vc, muito menos nossos governantes, faço minha parte, mas qdo aperta no bolso certos gastos não há outra possibilidade, senão pensar nele, pq quem paga a conta no final sou eu mesmo.

fabioaaa
27-04-2011, 12:21
Eu faço minha parte, uma vez por més queimo um pneu no quintal de casa. hehehe

fabioaaa
28-04-2011, 08:54
Após ter instalado meu ar condicionado chegou ontem a minha primeira conta de luz do més que utilizei o Ar, não teve tanta diferença como achei que iria ter, mas também utilizei pouco o equipamento, aqui em SP ta fazendo frio ja faz um tempo, então não deu pra utiliza-lo muito.
Més passado sem ar condicionado gastei 160kw e neste mes com ar condicionado que não foi ligado muitas vezes gastei 180kw um aumento de 20kw e um aumento real de R$ 6,00 + impostos, aqui em SP pelo menos na minha região o Kw/h é vendido por R$0,30. e se passar de 200 kw/h paga-se mais imposto de ICMS.
Quem gasta até 200kw/h o imposto de ICMS não passar de R$ 8,00 reais mas se gastar mais de 200 kw/h o imposto sobre pra mais de R$ 20,00 dependento de quanto passou a mais de 200 kw/h.
Meu aparelho é um Samsung Crystal 9K frio com selo procel A

WGPereira
28-04-2011, 09:20
Bom dia Fábio! Teu post acima ficou impreciso e com isso acabamos ficando sem saber na verdade quanto valeu a pena ou não em termos de consumo este teu aparelho, pois não esta informado quantos dias de consumo medido foram os 160kwh e nem os dos 180kwh; nem por quantos dias o aparelho foi ligado e por quantas horas diárias neste período. Assim fica difícil ter uma idéia mais concreta em termos de consumo, pois se, por exemplo, eu tomar como parâmetro que você o utilizou por 4 dias a razão de 8 horas por dia num período de 30 dias medidos de consumo na conta anterior e na atual, e tendo este aumento citado por você que é mais de 12% entre as duas contas neste período por tão pouca utilização do aparelho, posso concluir então que ele tem um consumo de energia relativamente alto.
Tem como você detalhar com mais precisão esta tua informação? Grato.
Abraço.

fabioaaa
28-04-2011, 09:59
No més anterior não tinha ar condicionado em casa então gastei o que sempre gasto na faixa de 160 kwh e neste més com ar gastei 180 kwh, não tenho a quantidade de dias nem horas pra informar, pois aqui em SP a temperatura esta amena e o AC não foi ligado todos os dias, apenas algumas horas nos dias mais quentes no começo do més, mas não tenho aqui exatamente as horas e dias pra informar, mais pra frente pretendo fazer um post mais completo com a quantidade de horas e dias que o equipamento foi ligado, e o consumo dele, até o momento com o uso que tive estou contente com o consumo, pensei que a conta iria aumentar muito mais.

Mateusão
28-04-2011, 14:41
Qual é o tamanho do ambiente onde ele ta?

WGPereira
28-04-2011, 15:00
No corpo da conta de consumo de energia - pelo menos aqui no Rio o procedimento padrão da Light é este - vem informado no corpo da conta a data da leitura atual, o consumo que marcava o relógio, a data da leitura anterior, o consumo que marcava nesta segunda data, o numero de dias que se passou entre uma data e a outra e a diferença de consumo do mês da marcação atual pra a anterior e o resultado é o total consumido em kwh durante o período. Suponho que isto também deve estar informado na tua conta.
Com estes dados na mão, assim você marca os dias e o tempo de uso e do teu aparelho para ter uma idéia mais concreta do que ele consome comparando para isto os dados de consumo da conta da época que você não o possuía o aparelho de ar. Mas de qualquer forma estamos entrando num período mais frio do ano, e se aqui no Rio já estou começando a utilizar o meu com menor frequência, que dirá você aí em São Paulo onde o clima normalmente é mais fresco que aqui.
Abraço.

No més anterior não tinha ar condicionado em casa então gastei o que sempre gasto na faixa de 160 kwh e neste més com ar gastei 180 kwh, não tenho a quantidade de dias nem horas pra informar, pois aqui em SP a temperatura esta amena e o AC não foi ligado todos os dias, apenas algumas horas nos dias mais quentes no começo do més, mas não tenho aqui exatamente as horas e dias pra informar, mais pra frente pretendo fazer um post mais completo com a quantidade de horas e dias que o equipamento foi ligado, e o consumo dele, até o momento com o uso que tive estou contente com o consumo, pensei que a conta iria aumentar muito mais.

fabioaaa
28-04-2011, 15:40
Qual é o tamanho do ambiente onde ele ta?

12m² ......

skysoldier
03-05-2011, 14:44

Mas temos que levar em conta que a maioria das pessoas usaria mais o ar condicionado se a conta não fosse tão pesada. Se o inverter proporciona essa economia, então é muito provavel que o retorno seja bem antes do que o previsto ao se fazer uma analise fria.

WGPereira
03-05-2011, 15:55
Se você que esta lendo este meu post, e quiser conhecer um pouco mais sobre quem é a Fujitsu e sua fantástica linha de aparelhos de ar condicionado split inverter, acesse o link abaixo onde esta hospedado em arquivo PDF uma extensa, detalhada e muito bem ilustrada brochura sobre estes belos, discretos e eficientes aparelhos.
Abraços.

http://www.fujitsugeneral.com/PDF_06/halcyon06_brochure.pdf

WGPereira
24-05-2011, 16:36

Leitura em 17/02 - 677 kwh num total de 29 dias de consumo sendo 17 dias de uso restrito e controlado de um Springer Carrier de 7500 BTU – 7 a 8 horas por dia - e 12 dias de uso a vontade do Fujitsu – 12 a 13 horas por dia.

Leitura em 18/03 - 494 kwh em 30 dias de consumo. O Springer foi utilizado em apenas duas noites e no resto só o Fujitsu a razão de cerca de 8 horas de uso por dia.

Leitura em 16/04 – 449 kwh em 29 dias de consumo; o Springer não foi utilizado, somente o Fujitsu a razão de 8 horas diárias.

Leitura atual em 18/05 – 414 kwh em 32dias de consumo; o Springer não foi utilizado, e o Fujitsu somente foi ligado em 4 noites, pois a temperatura já faz algum tempo esta bem amena aqui no Rio.

R.Banana
30-05-2011, 00:30
WGPereira, pelo visto, nessas 8h/dia de uso do Fujitsu, o mesmo gastou +/- 1,20 Kwh por 8 horas de uso? Maravilhoso mesmo! O meu ar Consul de janela, de 12k deve gastar isso por hora quase...kkkkkkk. Abraço!

WGPereira
30-05-2011, 10:12
WGPereira, pelo visto, nessas 8h/dia de uso do Fujitsu, o mesmo gastou +/- 1,20 Kwh por 8 horas de uso? Maravilhoso mesmo! O meu ar Consul de janela, de 12k deve gastar isso por hora quase...kkkkkkk. Abraço!

Evito até falar com quem não conhece sobre o assunto, pois a gente acaba passando por mentiroso; tem que ver a cara de espanto das pessoas que conhecem pelo menos um pouco de instalações elétricas quando digo que o aparelho utiliza cabinho 1,5 mm nas seções de interligações e que a chegada da alimentação geral é com cabinho 2,5 mm e que o disjuntor que segura este ar de 12000 BTU é de 10A, pois ele trabalha com uma corrente de 5,3A. Como já escrevi em algum post dos tópicos deste fórum, os ventiladores que se cuidem. rsrsrs
Abraço

Luciano JS
05-06-2011, 11:10
Eu corroboro o que o colega WGPereira, disse sobre as caras de espanto das pessoas quando eu cheguei para comprar o disjuntor de 10A para o meu Samsung S-Inverter de 12000Btus,

...você está errado tem que levar um de 20A....
....de 10A você está certo disso?....
...Isso não vai funcionar não, mas você quer levar um de 10A, tudo bem....
...de 10A não vai nem ligar esse seu ar condicionado....

Todos, eu disse todos os vendedores e até o eletricista que fez a parte elétrica, ficaram na dúvida.

Poxa gente, a internet está dentre outra funções, de informar sobre essas novas tecnologias, não custa nada a pessoa que trabalha(os vendedores ou eletricistas) procurar se informar mais do assunto, para não falar o que não sabe.

Abraços

Luciano JS
05-06-2011, 11:24
-Modelo Samsung VIVACE 12 Mil Btus
-Fotos

http://www.flickr.com/photos/52590399@N06/5789935783
http://www.flickr.com/photos/52590399@N06/5790493056/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/52590399@N06/5790513794/in/photostream/

O consumo? Está funcionado apenas um dia(02/06/2011).

Leitura da conta de energia:
Período de 32 dias( 07/04/11 até 09/05/11)
Consumo: 458 kwh/mês
Tarifa: 0,59562
Valor: 272,79
Vencimento 06/06/2011

Característica do funcionamento:
-11 horas no modo E. Saver ( economia de energia) - Período ( 13:00 até as 00:00) de segunda a sábado

-Fan Speed: Alto
-Modo frio(sempre)

Abraços
Obs: Fiz uma alteração no valor, estava somando com a Taxa de Iluminação Pública

WGPereira
05-06-2011, 15:06
Valeu Luciano! Somente com a informação neste nível que você postou é que podemos ter uma noção mais concreta do consumo; fazendo isto mês a mês é que poderemos ter um parâmetro. Como atualmente esta fazendo dias frios aqui no suldeste não tenho utilizado o meu aparelho, mas e aí no nordeste, a temperatura esta amena também ou tem feito calor? Caso esteja fazendo frio, você então terá um parametro do consumo normal da casa sem os aparelhos de ar ligados e quando o calor chegar, aí sim poderá ver a diferença no consumo de energia checando assim qual é a real de consumo dos aparelho de ar. Um parenteses: o valor do kwh aí em Fortaleza é bem salgado! Aqui no Rio quanto meu consumo passava dos 500kwh é que a tarifa chegava a R$0,49; atualmente como estou consumindo bem menos energia o kwh ta saindo por R$,39.
Abraço.

Mateusão
05-06-2011, 21:03
Poxa gente, a internet está dentre outra funções, de informar sobre essas novas tecnologias, não custa nada a pessoa que trabalha(os vendedores ou eletricistas) procurar se informar mais do assunto, para não falar o que não sabe.

Abraços
Vai ver se eles não tem o lixo do orkut atualizado. :lol:
Pra brasileiro internet ainda só serve para porcarias.

Esse mês meu fujitsu 12000 já foi ligado no modo quente 3 dias, mas acho que só ontem e hj caiu pra esse mês pois medem dia 3 ou 4 o consumo.
Agora ele ta com tudo no mínimo setado a 21ºC, la fora ta 13ºC e eu to de camiseta de manga curta aqui dentro. :lol:

Luciano JS
08-06-2011, 19:01
Valeu Luciano! Somente com a informação neste nível que você postou é que podemos ter uma noção mais concreta do consumo; fazendo isto mês a mês é que poderemos ter um parâmetro. Como atualmente esta fazendo dias frios aqui no suldeste não tenho utilizado o meu aparelho, mas e aí no nordeste, a temperatura esta amena também ou tem feito calor? Caso esteja fazendo frio, você então terá um parametro do consumo normal da casa sem os aparelhos de ar ligados e quando o calor chegar, aí sim poderá ver a diferença no consumo de energia checando assim qual é a real de consumo dos aparelho de ar. Um parenteses: o valor do kwh aí em Fortaleza é bem salgado! Aqui no Rio quanto meu consumo passava dos 500kwh é que a tarifa chegava a R$0,49; atualmente como estou consumindo bem menos energia o kwh ta saindo por R$,39.
Abraço.

Olá WGPereira, Pois é tudo assim detalhado, dá para ter uma noção melhor do consumo. Estamos já quase no final do período de chuva, mas no geral fica sempre entre 25º e 28º. Tarifa 0,59 - R$/KWH é salgada mesmo comparando com a do Rio. Aqui também temos esse tipo de diferenciação no valor da tarifa.

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 18:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:48 ----------

Vai ver se eles não tem o lixo do orkut atualizado. :lol:
Pra brasileiro internet ainda só serve para porcarias.

Esse mês meu fujitsu 12000 já foi ligado no modo quente 3 dias, mas acho que só ontem e hj caiu pra esse mês pois medem dia 3 ou 4 o consumo.
Agora ele ta com tudo no mínimo setado a 21ºC, la fora ta 13ºC e eu to de camiseta de manga curta aqui dentro. :lol:

Opá Mateusão.
Pois é, infelizmente essa é uma verdade, mas já estamos fazendo a nossa parte, como por exemplo esse tópico.

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 19:01 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:53 ----------

Leitura da conta de energia
Período de 29 dias( 09/05/11 até 07/06/11)
Consumo: 439 kwh/mês
Tarifa: 0,59003
Valor: 259,02
Vencimento 05/07/2011

Obs: Desativei dois ventiladores que tenho na sala e não durmo mais com o ventilador ligado, por que, como desligo o ar condicionado 00:00 o quarto ainda fica frio e o sono chega rápido .

jairo bertoni
08-06-2011, 19:27
Olá WGPereira, Pois é tudo assim detalhado, dá para ter uma noção melhor do consumo. Estamos já quase no final do período de chuva, mas no geral fica sempre entre 25º e 28º. Tarifa 0,59 - R$/KWH é salgada mesmo comparando com a do Rio. Aqui também temos esse tipo de diferenciação no valor da tarifa.

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 18:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:48 ----------

Opá Mateusão.
Pois é, infelizmente essa é uma verdade, mas já estamos fazendo a nossa parte, como por exemplo esse tópico.

Abraços

---------- Mensagem adicionada às 19:01 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:53 ----------

Leitura da conta de energia
Período de 29 dias( 09/05/11 até 07/06/11)
Consumo: 439 kwh/mês
Tarifa: 0,59003
Valor: 279,55
Vencimento 05/07/2011

Obs: Desativei dois ventiladores que tenho na sala e não durmo mais com o ventilador ligado, por que, como desligo o ar condicionado 00:00 o quarto ainda fica frio e o sono chega rápido .

o consumo aumentou ou diminuiu?

Luciano JS
08-06-2011, 20:28
Opá, jairo.
Diminuiu( só que a leitura foi de apenas 29 dias)
Consumo: 458 kwh/mês - Período de 32 dias( 07/04/11 até 09/05/11)
Consumo: 439 kwh/mês - Período de 29 dias( 09/05/11 até 07/06/11)

Esse mês paguei R$ 293,32 - 279,55(próximo mês) = 13,77 a menos. Mas ainda não fechou um mês inteiro com o ARC funcionado aqui no apartamento no período de 13:00 até 00:00, de segunda/sexta.
Veremos a próxima conta do mês 8(Agosto/2011).

Abraços

jairo bertoni
09-06-2011, 09:49
Opá, jairo.
Diminuiu( só que a leitura foi de apenas 29 dias)
Consumo: 458 kwh/mês - Período de 32 dias( 07/04/11 até 09/05/11)
Consumo: 439 kwh/mês - Período de 29 dias( 09/05/11 até 07/06/11)

Esse mês paguei R$ 293,32 - 279,55(próximo mês) = 13,77 a menos. Mas ainda não fechou um mês inteiro com o ARC funcionado aqui no apartamento no período de 13:00 até 00:00, de segunda/sexta.
Veremos a próxima conta do mês 8(Agosto/2011).

Abraços

obrigado pelo seu feed back e dos colegas que também o fazem..um bom exemplo a ser seguido ..pois ele fecha realmente o ciclo da pre venda, instalação e pós venda ...eu sempre peço isso ..pra comprovação do que foi postado ,tira todas as duvidas e respalda colegas queestão em duvida ..excelente atitude

hjrivas
10-06-2011, 16:45
Pessoal,

Para avaliarem o consumo energético dos produtos antes da compra, basta acessar o site do inmetro e fazer os comparativos e escolher o melhor custo benefício. -> http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp
Eu faço isso antes de qualquer compra de aparelho eletrônico. Cada watt vale muito!!!

Abs

WGPereira
23-06-2011, 02:04

Leitura em 18/03 - 494 kwh em 30 dias de consumo. O Springer foi utilizado em apenas duas noites e no resto só o Fujitsu a razão de cerca de 8 horas de uso por dia.

Leitura em 16/04 – 449 kwh em 29 dias de consumo; o Springer não foi utilizado, somente o Fujitsu a razão de 8 horas diárias.

Leitura atual em 18/05 – 414 kwh em 32dias de consumo; o Springer não foi utilizado, e o Fujitsu somente foi ligado em 4 noites, pois a temperatura já faz algum tempo esta bem amena aqui no Rio.

Leitura atual em 17/06– 330kwh em 30 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia, pois tem feito frio aqui no Rio.

EAR_CLOCK
01-07-2011, 00:43
Como vocês estão medindo o consumo das máquinas ( descontando o resto dos itens ). Chuveiro Elétrico? Computador? TV?

Mateusão
01-07-2011, 01:20
Levando em conta como era o consumo antes de ter elas é o básico, mas se tiver um medido de consumo melhor..

WGPereira
01-07-2011, 10:33
Como vocês estão medindo o consumo das máquinas ( descontando o resto dos itens ). Chuveiro Elétrico? Computador? TV?

Checando o consumo geral da casa antes e depois da instalação do ar condicionado para assim podermos ter uma pelo menos uma noção do quanto interferiu, pois certamente não foi instalado um medidor independente somente para o aparelho.
Abraço.

tuisquash
03-07-2011, 09:36
depois de ler esse topico nao tenho mais duvida, vou de split inverter.

Mateusão
03-07-2011, 18:07
Esse mês usei como aquecedor durante a noite ligado umas 7~9h por dia durante uns 9 dias e a conta aumentou de 171kw/h no mês passado para 198kw/h esse mês, deu R$9,65 de diferença em dinheiro.
O chuveiro também foi usado um pouco mais quente esse mês então só do ar deve ter dado uns 5~6 reais.
Se eu utilizasse meu aquecedorzinho de 1200w jamais teria o baixo consumo e a temperatura que o ar atinge.

WGPereira
03-07-2011, 18:46
Esse mês usei como aquecedor durante a noite ligado umas 7~9h por dia durante uns 9 dias e a conta aumentou de 171kw/h no mês passado para 198kw/h esse mês, deu R$9,65 de diferença em dinheiro.
O chuveiro também foi usado um pouco mais quente esse mês então só do ar deve ter dado uns 5~6 reais.
Se eu utilizasse meu aquecedorzinho de 1200w jamais teria o baixo consumo e a temperatura que o ar atinge.

Muito interessante isto Mateusão! Mesmo utilizando no modo de aquecimento que tem uma potência em BTU um pouco maior do que no modo frio, o aparelho do tipo inverter continua sendo muito econômico. Realmente vale a pena o investimento nesta linha de ar condicionado.

Mateusão
03-07-2011, 22:09
Esqueci de por qual aparelho é no post anterior, é um fujitsu inverter 12000 numa sala de 22m².
No modo quente ele é mais econômico ainda se comparar com aquecedores de resistência (muuuuuuito mais econômico e ar condicionado normal.
Aqui ele chega a desligar completamente la fora no modo quente setado a 20ºC no modo economy.

Luciano JS
08-07-2011, 19:42
Consumo: 458 kwh/mês - Período de 32 dias( 07/04/11 até 09/05/11) Junho
Consumo: 439 kwh/mês - Período de 29 dias( 09/05/11 até 07/06/11) Julho
Consumo: 582 kwh/mês - Período de 30 dias(07/07/11) até 07/06/11) Agosto
Valor: (Agosto) 345,21 - 259,02(julho) = 89,19 reais aumento na minha contabilidade do mês (O esperado era menos de 100 reais)

Obs: Vou comprar um de 18000Btus para ficar no lugar do de 12000Btus. Provavelmente terei uma redução no valor da conta e o ambiente irá esfriar mais. Acho que o de 12000 está trabalho sempre no máximo da potência. O mostrador da temperatura nunca bate com o mostrado do aparelho. Nesse momento está marcando 26ºc (modo econômico) no controle remoto, já no aparelho está marcando 27ºc. O ARC fica na sala(Sala em L, cozinha americana) em um ambiente de dimensão 22m2, altura 2,40, com 10 monitores(3 lcds de led e 7 lcds) de 24 polegadas, 4 computadores, 3 nobreaks, 1 estabilizador , 4 pessoas, 1 geladeira, 2 lâmpadas( 20w e 14w). O máximo que o mostrador do ARC marcou foi 25ºc.

Terei eu com o de 18000Btus uma redução na minha conta e um esfriamento melhor no meu ambiente?(eu creio que sim)
Para mim nessa temperatura(26ºc) e no local que fico já está bastante agradável, mas somos em 4, alguns ainda falam que está ainda pouco frio.

Bem é isso amigos.

Abraços

Mateusão
08-07-2011, 20:15
Luciano 12000 é muito pouco sim.
Um de 18000 também vai ser pouco quando tiver fogão ou forno ligado, mas tirando isso vai estar dentro do limite.
Qual é o modelo que você tem atualmente?
Pretende por um de 18000 inverter? Ai sim vai baixar a conta de luz.

Luciano JS
09-07-2011, 10:07
Luciano 12000 é muito pouco sim.
Um de 18000 também vai ser pouco quando tiver fogão ou forno ligado, mas tirando isso vai estar dentro do limite.
Qual é o modelo que você tem atualmente?
Pretende por um de 18000 inverter? Ai sim vai baixar a conta de luz.

Olá Mateusão, o modelo é o Vivace S-Inverter, tanto o de 12000 como o futuro de 18000.
As vezes usamos( muito pouco) o fogão, sobe 3ºc. Fica menos frio sim, mas como usamos pouco, não coloquei.
Será que com o de 24000 eu terei ainda mais redução na minha conta? Ou o ideal(custo x benefício) será mesmo o de 18000?
Fiquei na dúvida agora.

Abraços

juniorni
09-07-2011, 20:56
Esqueci de por qual aparelho é no post anterior, é um fujitsu inverter 12000 numa sala de 22m².
No modo quente ele é mais econômico ainda se comparar com aquecedores de resistência (muuuuuuito mais econômico e ar condicionado normal.
Aqui ele chega a desligar completamente la fora no modo quente setado a 20ºC no modo economy.

Meu quarto tem 21m², será q o inverter 12.000 dá conta do recado do mesmo jeito que faz na sua sala?

Quero muito comprar um inverter, mas 18.000 ta fora do meu orçamento. :(

No quarto só pega sol pela manhã, o seu inverter no modo frio ele reduz bem a temperatura e a velocidade do compressor?

Gd abraço.

Mateusão
09-07-2011, 23:23
Com certeza vai dar conta ai, se aqui refresca muito bem pegando sol da tarde, com sol da manhã vai ficar melhor ainda.
Ele reduz a velocidade no modo frio sim, mas eu deixo sempre entre 20~24ºC, 18ºC sei que nunca vou conseguir.

juniorni
09-07-2011, 23:41
Com certeza vai dar conta ai, se aqui refresca muito bem pegando sol da tarde, com sol da manhã vai ficar melhor ainda.
Mas vc mora em Novo HAmburgo, RS, será q vale contar isso? Sou do RJ!

Mateusão
10-07-2011, 00:01
Vi que é do Rio sim.
Sou pão duro, só ligo o ar quando ta acima de 30ºC. :lol:
Zuera, mas aqui no verão fica seguido acima de 30ºC chegando perto dos 40ºC e um bafo dos infernos que piora a sensação térmica.
To vendo aqui e Nova Iguaçu é muito longe pra ter a brisa da praia, tb deve ser abafado.
Qual é a temperatura máxima ai durante a manhã?

juniorni
10-07-2011, 00:36
Aqui na parte da manhã no verão costuma ser uns 33°c.
A noite na hora de dormir aqui no quarto fica na media de uns 35°. Tem uma tv 42" plasma e um pc + eu e a dona encrenca.
Tenho medo de comprar ele e o bixo trabalhar na maior parte do tempo com os 1400W, ae o investimento do inverter foi pro ralo.
Tenho um GE de 10.000 q mantem o quarto fresco, nunca desarma o termostato e a conta chega fácil aos 450,00!

WGPereira
10-07-2011, 00:36
Meu quarto tem 21m², será q o inverter 12.000 dá conta do recado do mesmo jeito que faz na sua sala?

No quarto só pega sol pela manhã, o seu inverter no modo frio ele reduz bem a temperatura e a velocidade do compressor?

Gd abraço.

Da conta sim amigo! Também sou do Rio; o quarto onde esta instalado o meu Fujitsu de 12000 tem 17 m² com insolação apenas matinal, duas janelas de 1,20 x 1,20,
TV de 32", video cassete, DVD e computador e o aparelho de ar da conta com um pé nas costas sem susto e no verão você sabe que por aqui a temperatura muitas vezes chega próximo dos 40º na sombra. rsrsrs
Abraços.

PS. No verão a família se muda pro quarto do Fujitsu e somos 4 pessoas.

juniorni
10-07-2011, 01:02
WGPereira, que bom saber que mora no hell de janeiro e o seu 12k dá e sobra!
Me passa o contato de quem instalou ele, por gentileza.

Acho q o filho vai nascer, depois de tanto explorar este e outros fóruns. :)

carlinhos_copel
10-07-2011, 11:02

Gd abraço.

Um aparelho de 12k inverter da fujitsu tem consumo maximo de 1400W, pra um ambiente de 21m² vai ficar no talo!!!!
Faremos uma conta rápida aqui:

Um inverter trabalhando subdimensionado, gastaria cerca de uns 1200W na maior parte do tempo.
Se colocar um de 18K que é o mais recomendado mesmo não sendo inverter, consumiria uns 1700W, porém não seria o tempo todo.
Se esfria o quarto mais rápido e mantém o compressor desligado por mais tempo, ele seria mais econômico!!!!

Outro dado é que estamos falando em usar o inverter a noite, tudo desligado com pessoas dormindo.
Mas se resolver ligar ele durante o dia, em um final de semana, por exemplo? Sol, pessoas dissipando caloria, aparelhos eletrônicos ligados, abrir a porta pra entrar ou sair do ambiente, etc....

A pergunta que temos que refletir, e gostaria muito que o Dr em inverter, Jairo, se manifestasse aqui.

O que vale mais a pena, um aparelho consumindo na media de uns 1200W a maior parte do tempo ou um que consome 1700W, mas que trabalhe uns 20 minutos por hora?

Acho q subdimensionar um inverter é dar adeus ao dinheiro!

Isso na minha opinião, claro!!!!

juniorni
10-07-2011, 15:33
Estaria certo isso?
http://img833.imageshack.us/img833/2528/custoinverter.jpg

Mateusão
10-07-2011, 16:04
Um aparelho de 12k inverter da fujitsu tem consumo maximo de 1400W, pra um ambiente de 21m² vai ficar no talo!!!!
Faremos uma conta rápida aqui:

Um inverter trabalhando subdimensionado, gastaria cerca de uns 1200W na maior parte do tempo.
Se colocar um de 18K que é o mais recomendado mesmo não sendo inverter, consumiria uns 1700W, porém não seria o tempo todo.
Se esfria o quarto mais rápido e mantém o compressor desligado por mais tempo, ele seria mais econômico!!!!

Outro dado é que estamos falando em usar o inverter a noite, tudo desligado com pessoas dormindo.
Mas se resolver ligar ele durante o dia, em um final de semana, por exemplo? Sol, pessoas dissipando caloria, aparelhos eletrônicos ligados, abrir a porta pra entrar ou sair do ambiente, etc....

A pergunta que temos que refletir, e gostaria muito que o Dr em inverter, Jairo, se manifestasse aqui.

O que vale mais a pena, um aparelho consumindo na media de uns 1200W a maior parte do tempo ou um que consome 1700W, mas que trabalhe uns 20 minutos por hora?

Acho q subdimensionar um inverter é dar adeus ao dinheiro!

Isso na minha opinião, claro!!!!
Mesmo subdimensionado ele reduz o consumo parar ~350w depois de um tempo conforme um colega do fórum mediu o seu fujitsu 12000 em um ambiente de mais de 25m² que tava sem porta em um corredor que ligava a um escritório.

Estaria certo isso?

1400W é muito, em qual aparelho esta se referindo?
Usar só um dia por mês é pouco tb.

juniorni
10-07-2011, 17:46
1400W é muito, em qual aparelho esta se referindo?
Usar só um dia por mês é pouco tb.

Inverter 12K não tem o consumo maximo de 1400W?
No calculo que fiz, daria R$ 5,29 por uma noite com 9 horas de uso!

"fujitsu 12000 em um ambiente de mais de 25m² que tava sem porta em um corredor que ligava a um escritório."

SI - NIS -TRO!!!!!!!!!!!!!!!!

Mateusão
10-07-2011, 21:43
Aé mesmo, 1400w no modo frio e 1990w no modo quente.
Mas se colocar ele no modo automático ou no modo economy ele não vai ficar no máximo sempre não, depois de 1h deve baixar pra uns 600w e quando atingir a temperatura programada pode chegar nos 250w de mínima e até desligar quando não tem mais o que esfriar ou esquentar (aqui ele já desligou esquentando).
Os testes do user ta la no tópico do fujitsu inverter, só não sei em q página.
:edit
Achei alguma coisa procurando por "corredor" no tópico:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/94931-CLUBE-DO-FUJITSU-INVERTER?p=2800950&viewfull=1#post2800950

WGPereira
10-07-2011, 22:57
Caro Carlinhos, me desculpe, mas de onde você tirou esta idéia equivocada de que um aparelho split convencional de 18000BTU consome menos energia que um aparelho inverter de 12000BTU? Um aparelho convencional fica ligando e desligando o compressor o tempo todo para manter a temperatura escolhida - com uma variação de +/- 2º - e sendo assim toda vez que liga vai e fica operando no pico máximo de consumo enquanto que o inverter vai ao máximo de consumo apenas quando é ligado e depois fica numa suave curva senoidal para manter a temperatura escolhida - com uma variação menor que +/- 1º - não chegando mais ao máximo de consumo durante todo o resto de tempo em que estiver ligado, podendo chegar a operar com um ridículo consumo mínimo de 250 W para manter a temperatura. No ambiente onde esta instalado o meu Fujitsu 12000 ele chega partindo do zero a temperatura programada em menos de 10 minutos - eu disse menos de 10 minutos - e depois disso o consumo elétrico cai de tal forma que o aparelho parece até estar desligado de tão silencioso que fica e se mantém assim o resto da noite e o meu quarto tem apenas 4 m² a menos do que o do nosso amigo juniorni e são 4 pessoas dentro dele maia uma TV de tubão de 32", conversor digital, DVD, aparelho de vídeo cassete e duas lâmpadas eletrònicas de 25 W cada uma.
Tenho um colega de trabalho que instalou um Consul 18000 BTU convencional no quarto dele de 22 m² e esta arrependido, pois devido ao constante liga/desliga do compressor tem momentos em que o ambiente esta mais gelado do que ele queria e quando o compressor esta desligado esperando a temperatura subir o quarto acaba ficando mais quente o que ele esperava até religar o compressor e se não bastasse isto, a conta de energia elétrica dele subiu muito; é como diz o ditado: agora é tarde, pois Inês é morta.
Te digo sem medo de errar juniorni: pode comprar o Fujitsu de 12000 BTU, pois pode acreditar, ele consegue sem muito esforço refrigerar um ambiente doméstico convencional de até 25 m² e que tenha apenas insolação matinal.
Quanto a instalação do meu foi feito pela Ambiental Climatização aqui de Realengo, mas tem também um técnico colega nosso aqui do fórum e aqui do Rio que faz instalação de aparelhos split, o CJSPLIT.
Abraço.

juniorni
11-07-2011, 00:14
Saindo um pouco da marca FUJITSU, o LG HERO INVERTER faz a mesma coisa q o concorrente?

Ele custa mais barato! :)

WGPereira
11-07-2011, 00:32
Saindo um pouco da marca FUJITSU, o LG HERO INVERTER faz a mesma coisa q o concorrente?

Ele custa mais barato! :)

Pelo menos em tese suponho que sim! Mas apesar de não dispor de subsídios para poder comparar o projeto e construção dos dois aparelhos, eu confio e prefiro mais a marca Fujitsu. Mas se a diferença de preço que você encontrou é tão significativa assim…
Abraço.

juniorni
11-07-2011, 00:54
Na centralar o HERO custa R$ 1.199,00

Só não tenho simpatia pelo springer, o maxiflex e o minimaxi me deixaram descrente!

Mateusão
11-07-2011, 01:47
Opa se tiver assistência que te atende ai pode ir com o HERO tb.
Só faça uma pesquisa sobre ele para saber como anda a qualidade.
Quando escolhi Jujitsu foi mais por ela ter um ótimo histórico sem problemas, minha segunda opção seria LG, mas não tinha inverter na época.

WGPereira
11-07-2011, 12:04
Na centralar o HERO custa R$ 1.199,00

Só não tenho simpatia pelo springer, o maxiflex e o minimaxi me deixaram descrente!

Realmente, se tivesse tal aparelho na Central Ar, conforme citado por você, o preço estaria muito bom, mas checando a página deles consta que o LG Hero está indisponível no momento; só tem LG Líbero Inverter.
Os modelos da Carrier Springer citados não são do tipo Inverter.
Abraço.

Eduardo_Azeredo
11-07-2011, 17:57
Amigos,

E para um quarto de 13m2, que é usado basicamente para dormir, um LG Hero de 8500 dá conta?

Durante o verão bate sol umas 4 horas no meio do dia. No inverno o sol que bate nem esquenta!

Mateusão
11-07-2011, 20:29
Da conta sim, se não fica muito quente no verão, nem tenha muitas pessoas nem eletrônicos que produzem calor no ambiente.

carlinhos_copel
11-07-2011, 22:03
Caro Carlinhos, me desculpe, mas de onde você tirou esta idéia equivocada de que um aparelho split convencional de 18000BTU consome menos energia que um aparelho inverter de 12000BTU? Um aparelho convencional fica ligando e desligando o compressor o tempo todo para manter a temperatura escolhida - com uma variação de +/- 2º - e sendo assim toda vez que liga vai e fica operando no pico máximo de consumo enquanto que o inverter vai ao máximo de consumo apenas quando é ligado e depois fica numa suave curva senoidal para manter a temperatura escolhida.
Abraço.

Se temos um inverter de 12K num ambiente q teoricamente pede um de 18K, este 12k inverter pode chegar a consumir o tempo todo a potencia máxima.

Sendo assim, chegaria a consumir mais que um de 18K convencional desligado uma boa parte do tempo.

Entende meu raciocínio?

juniorni
11-07-2011, 23:59
:rever1:Obrigado a todos!:rever1:

Mandei um MP p/ CJSPLIT, quero ver o custo de instalação.

Ja que o WG disse alí que ele instala.

Mateusão
12-07-2011, 00:41
Se temos um inverter de 12K num ambiente q teoricamente pede um de 18K, este 12k inverter pode chegar a consumir o tempo todo a potencia máxima.

Sendo assim, chegaria a consumir mais que um de 18K convencional desligado uma boa parte do tempo.

Entende meu raciocínio?

Os inverter não trabalhão como os comuns nesse ponto, mesmo estando subdimensionado eles vão diminuir a potencia depois de um certo tempo ligado.

WGPereira
12-07-2011, 07:57

Entende meu raciocínio?

Amigo, teoricamente você tem uma explicação para teu modo de pensar, mas não esta correto. Volte ao post nº 1417 do tópico Clube do Fujitsu Inverter que tem a partir dele umas informações muitíssimo claras iniciadas pelo nosso colega de fórum Skyraptor, que com certeza tem uma sólida base de conhecimentos sobre o assunto, e que mediu e testou com equipamentos medidores de consumo de energia o Fujitsu Inverter 12000 dele que esta instalado segundo informações dele num ambiente que chega a ter 28 m²! Vai lá, leia um pouco mais sobre o tema e tire tuas dúvidas.
Abraço.

juniorni
12-07-2011, 10:18
Eu acabei indo ao post referido ao carlos, do SKYRAPTOR e realmente é o bixo!:riso:

Preços do aparelho fujitsu 12000 frio na FRIGELAR:
R$ 1610,00 comprado com CPF aqui no RJ

R$ 1430,00 comprado com CNPJ vindo de Vitória.

Acontece que a Andrea disse que se eu comprar o de Vitória, a garantia será com a autorizada FRIGELAR VITORIA, se der defeito e for preciso levar o aparelho pra bancada, pago o frete ida e volta p/ ES.

O que vcs acham???

Outra coisa ruim é que eu só posso pagar em 6X, pq eles não trabalham com 10 ou 12?
Isso que mata!!!

Cezar_Gevu
17-07-2011, 14:59
Caros, um split samsung crystal e um lg smile?

LG CONSOME 37.6KW/MES = 1.25KW/H QUE MULTIPLICADO PELO PREÇO AQUI NO RJ = R$0,52 POR HORA DE USO

CRYSTAL CONSOME 36,8 KW/MES = 1.22KW/H = R$0,51

CUSTO DO FORNECIMENTO DA LIGHT É R$ 0,41637

Este me cálculo está certo?

Estes valores de consumo estão no site webcontinental e procel.

QUAL VALE MAIS A PENA????????????

Mateusão
17-07-2011, 15:54
Os dois são iguais!
Tem consumo máximo de 1750w e essa média de ~1240w.
30w de diferença entre um e outro vai depender do quanto esta quente o ambiente a ser refrigerado e regulação do termostato.
Veja bem onde vai por ele pois já é um aparelho beberão, se colocar em um ambiente subdimensionado a conta vai la nas alturas se ficar com o compressor sempre ligado.
Qual é o tamanho do ambiente que quer por ele?

Cezar_Gevu
17-07-2011, 18:36
20m2!!!

será q dá?

Os dois são iguais!
Tem consumo máximo de 1750w e essa média de ~1240w.
30w de diferença entre um e outro vai depender do quanto esta quente o ambiente a ser refrigerado e regulação do termostato.
Veja bem onde vai por ele pois já é um aparelho beberão, se colocar em um ambiente subdimensionado a conta vai la nas alturas se ficar com o compressor sempre ligado.
Qual é o tamanho do ambiente que quer por ele?

WGPereira
17-07-2011, 19:46
20m2!!!

será q dá?

Supondo que seja um ambiente com duas pessoas e insolação apanas matinal um 18000 split convencional esta até super dimencionado, mas se você quiser economizar na conta de energia esqueça os dois modelos citados acima e pega um modelo do tipo inverter de 12000 que vai segurar muito bem e economizando bastante "dindim" na hora de pagar a conta do fornecedor de energia no final do mês.
Abraço.

carlinhos_copel
17-07-2011, 20:11
CRYSTAL É MAIS BONITO!
0.51 POR HORA TA DE GRAÇA!
POR NOITE VC GASTA 3,06. USANDO umas 6h POR NOITE, NOS 30 DIAS NA MEDIA VAI DAR UNS 91,00!

Acho um valor razoável pelo conforto!

Caros, um split samsung crystal e um lg smile?

LG CONSOME 37.6KW/MES = 1.25KW/H QUE MULTIPLICADO PELO PREÇO AQUI NO RJ = R$0,52 POR HORA DE USO

CRYSTAL CONSOME 36,8 KW/MES = 1.22KW/H = R$0,51

CUSTO DO FORNECIMENTO DA LIGHT É R$ 0,41637

Este me cálculo está certo?

Estes valores de consumo estão no site webcontinental e procel.

QUAL VALE MAIS A PENA????????????

Mateusão
18-07-2011, 01:25
20m2!!!

será q dá?

Vai gastar muito por um de 18000 classe B!!
Por hora um inverter 12000 vai gastar ~750w, talvez menos se não tem sol direto em alguma parede ou janela nem muitas pessoas ou aparelhos que produzem calor no ambiente.
Sem contar no barulho chato de liga e desliga do compressor.

Cezar_Gevu
18-07-2011, 09:25
Obrigado por estar ajudando!
É uma sala comum, tem uma TV 42" plasma + HT Panasonic + Decoder VIA + 1 computador com lcd de 22".
Pega sol das 7:00 até 13:00(horario de verão).
A TV NEM SEMPRE É USADA, mas o micro fica quase q 24h em funcionamento.

Moramos eu, minha esposa e uma gata!:riso:
Será que este 12mil que vc está informando dá pro gasto?
Gosto de sentir FRIO!!!!:bD
Esqueci de mencionar, sou de Curitiba, mas atualmente resido no RJ, Méier!

Então?
Tenho q fechar isso esta semana, por favor me de a sua opinião!

Vai gastar muito por um de 18000 classe B!!
Por hora um inverter 12000 vai gastar ~750w, talvez menos se não tem sol direto em alguma parede ou janela nem muitas pessoas ou aparelhos que produzem calor no ambiente.
Sem contar no barulho chato de liga e desliga do compressor.

WGPereira
18-07-2011, 10:55
O meu é um Fujitsu Inverter 12000 BTU esta instalado num quarto de 17m² que tem TV de LCD de 32", conversor digital, DVD e mais alguns eletrônicos com 4 pessoas e te digo que depois de algum tempo com o corpo já relaxado se não lançar um bom edredom sobre o corpo vai sentir frio. :hilario:
Abraço.

Cezar_Gevu
18-07-2011, 13:31
Me tirem uma duvida!
No meu aqui não inverter no escritório com controle remoto, quando eu coloco ele em 24°C o aparelho DESARMA ao atingir esta temperatura!

No caso do inverter, ele só vai começar a reduzir a velocidade do compressor qd atingir os 24ºc também ou a redução começa assim q a temperatura começar a cair?
Por exemplo:
35º = 5.000rpm
30° = 4.800rpm
25º= 2.700rpm
24°= 2.500rpm
etc.....

Esta RPM q coloquei foi só pra ilustrar!!!!!

WGPereira
18-07-2011, 14:34
Me tirem uma duvida!
No meu aqui não inverter no escritório com controle remoto, quando eu coloco ele em 24°C o aparelho DESARMA ao atingir esta temperatura!

No caso do inverter, ele só vai começar a reduzir a velocidade do compressor qd atingir os 24ºc também ou a redução começa assim q a temperatura começar a cair?
Por exemplo:
35º = 5.000rpm
30° = 4.800rpm
25º= 2.700rpm
24°= 2.500rpm
etc.....

Esta RPM q coloquei foi só pra ilustrar!!!!!

Acesse o link abaixo e veja diretamente na página da Fujitsu a respota para tua dúvida em uma tabela comparativa entre o sistema inverter e o convencional e um gráfico onde é demonstrado claramente como funciona a condensadora mostrando o consumo de energia e a variação da temperatura ambiente. Esta tudo bem claro.

http://200.218.30.122/web/index.php?id_canal=694&canal_pai=8

Abraço.

Mateusão
18-07-2011, 15:56
Obrigado por estar ajudando!
É uma sala comum, tem uma TV 42" plasma + HT Panasonic + Decoder VIA + 1 computador com lcd de 22".
Pega sol das 7:00 até 13:00(horario de verão).
A TV NEM SEMPRE É USADA, mas o micro fica quase q 24h em funcionamento.

Moramos eu, minha esposa e uma gata!:riso:
Será que este 12mil que vc está informando dá pro gasto?
Gosto de sentir FRIO!!!!:bD
Esqueci de mencionar, sou de Curitiba, mas atualmente resido no RJ, Méier!

Então?
Tenho q fechar isso esta semana, por favor me de a sua opinião!

Hum, agora fiquei em dúvida por ser do RIO...
A plasma também é um aquecedor quando ta ligada...
Faz alguma ideia de quantos graus chega tua sala no auto do verão?
Tem sofá, estante ou outro móvel embutido que ocupe bastante volume?

Cezar_Gevu
18-07-2011, 17:10
Amigo, aqui tem sofá 3 + 2 lugares, o rack da televisão, uma estante com livros cds etc e mais a mesa do computador.

Pois é, se vc está com duvidas, imagine eu? :riso:

Meu medo é investir quase 2.000,00em um aparelho que no auge do verão me dê prejuízo.

To pensando em comprar um comum de 18K e daqui a uns 5 anos qd acabar a garantia, pegar um inverter.

Com o valor só do aparelho inverter, eu compro o convencional, instalo e se bobear, sobra um cascalho p/ pizza do fds! :bD

O que vcs acham melhor, SAMSUNG OU LG?
Abraços

Hum, agora fiquei em dúvida por ser do RIO...
A plasma também é um aquecedor quando ta ligada...
Faz alguma ideia de quantos graus chega tua sala no auto do verão?
Tem sofá, estante ou outro móvel embutido que ocupe bastante volume?

Mateusão
18-07-2011, 20:51
Amigo, aqui tem sofá 3 + 2 lugares, o rack da televisão, uma estante com livros cds etc e mais a mesa do computador.

Meu medo é investir quase 2.000,00em um aparelho que no auge do verão me dê prejuízo.

To pensando em comprar um comum de 18K e daqui a uns 5 anos qd acabar a garantia, pegar um inverter.

Com o valor só do aparelho inverter, eu compro o convencional, instalo e se bobear, sobra um cascalho p/ pizza do fds! :bD

Abraços

Se não quer ter dor de cabeça vou te dar o mesmo conselho que recebi de 3 técnicos em refrigeração...
Pegue um Fujitsu!
Só peguei um justamente por ter um ótimo histórico de pouquíssimos problemas, desde que bem instalado.
Um dos técnicos até falou brincando que Fujitsu é pra vida toda, se eu me mudar é só por debaixo de braço. kkkkkkk

Cezar_Gevu
18-07-2011, 21:00
OK, VOU CONVERSAR COM A MINHA ESPOSA E AMANHÃ EU VEJO SE VAI DAR FUJITSU OU LG/SAM.

Se não quer ter dor de cabeça vou te dar o mesmo conselho que recebi de 3 técnicos em refrigeração...
Pegue um Fujitsu!
Só peguei um justamente por ter um ótimo histórico de pouquíssimos problemas, desde que bem instalado.
Um dos técnicos até falou brincando que Fujitsu é pra vida toda, se eu me mudar é só por debaixo de braço. kkkkkkk

WGPereira
18-07-2011, 21:37

Abraços

Amigo, você até encontra split convencional de 18000 BTU da Samsung e/ou LG por volta dos R$1250,00, mas são os modelos básicos destas marcas – Cristal ou Smile – e mesmo assim somente na versão frio e vai pagar pelo menos mais uns R$350,00 no mínimo pela instalação.
Quanto a mim não tenho dúvidas: a partir de pouco mais R$1450,00 você encontra aparelhos inverter de 12000 BTU os quais posso afirmar por experiência própria, pois também sou do Rio e comprei e instalei meu Fujitsu em janeiro com o verão bombando, que vai sim dar conta do recado e com um consumo de energia elétrica bem menor do que o de um aparelho convencional de 18000 BTU. Mas a decisão final com certeza é tua e da tua esposa.
Abraço.

pancote
21-07-2011, 10:29
Vejo todos comparando com ar de parede ou splite C e D... alguem já fez alguma comparação de um bom split rotativo Classe A vs um Split Inverter? A economia não deve chegar nem perto dos 32% médios comentados por aqui...

Comprei um inverter carrier de 9000 e depois de ler um pouco estou tentado a devolve-lo e pegar um LG ou Eletrolux Classe A rotativo mesmo. A diferença de compra + instalação é de 70%.

No inverter instalado vou pagar R$1700, já o rotativo Classe A ta saindo por menos de R$1000.

Uma economia de R$700 na cabeça. Considerando que os parelhos possuem consumo MÉDIO similar, estou achando que para meu perfil de uso estou jogando dinheiro no lixo.

Sei das outras vantagens do inverter (silencio, meio ambiente e gelar mais rápido), mas não acho que o valor maior seja compensado só por estes benefícios. Quero mesmo é economizar na conta.

Alguem tem um link de uma comparação de um Classe A Rotativo vs Inverter nas mesmas condições por 8 horas seguidas? Algumas pessoas estão dizendo que a economia nesta comparação não chega a 5%... Meu investimento nunca se pagaria.

Eu utilizo o ar em média 5 ou 6 meses por ano, isso já considerando a intensidade do verão e dias alternados no resto do ano. Em média o ar fica ligado emtre 8 e 10 horas por noite. Mesmo considerando a economia prometida de 30%, eu levaria uns 18 meses seguidos para pagar o investimento. Em anos corridos seriam 4 anos. Agora se a economia for menor que 30%... nunca vou recuperar meu investimento, pois o inverter vai pro espaço antes...

carlinhos_copel
21-07-2011, 11:43
Vejo todos comparando com ar de parede ou splite C e D... alguem já fez alguma comparação de um bom split rotativo Classe A vs um Split Inverter? A economia não deve chegar nem perto dos 32% médios comentados por aqui...

No inverter instalado vou pagar R$1700, já o rotativo Classe A ta saindo por menos de R$1000.

Uma economia de R$700 na cabeça. Considerando que os parelhos possuem consumo MÉDIO similar, estou achando que para meu perfil de uso estou jogando dinheiro no lixo.
Alguem tem um link de uma comparação de um Classe A Rotativo vs Inverter nas mesmas condições por 8 horas seguidas? Algumas pessoas estão dizendo que a economia nesta comparação não chega a 5%... Meu investimento nunca se pagaria.

Eu utilizo o ar em média 5 ou 6 meses por ano, isso já considerando a intensidade do verão e dias alternados no resto do ano. Em média o ar fica ligado emtre 8 e 10 horas por noite. Mesmo considerando a economia prometida de 30%, eu levaria uns 18 meses seguidos para pagar o investimento. Em anos corridos seriam 4 anos. Agora se a economia for menor que 30%... nunca vou recuperar meu investimento, pois o inverter vai pro espaço antes...
Levantei esta questão a um tempo atras, a maioria das pessoas fazem comparações de um inverter com um ar de janela antigo ou um split "beberrão", tipo YORK.
O inverter pode até ser econômico e trazer um certo retorno do dinheiro investido se for muito utilizado, escritório, consultórios etc. Pra uma pessoa que vai usar em casa, pra dormir, não vale a pena o custo do aparelho + instalação. Claro, se for uma pessoa com um bom padrão financeiro, pode gastar sem problemas, ótimo. Mas no meu caso, não iria gastar + de 2.000 em um aparelho que utilizaria pouco por dia. O cara tem q ser meio fresco pra reclamar de um barulho q o split convencional faz, em particular, eu gosto de dormir com algum barulhinho, silencio demais irrita!:riso:

fabioaaa
21-07-2011, 14:38
Para uso doméstico um bom Split com selo procel A esta de bom tamanho, agora se é pra ficar ligado 24 horas vá de Inverter que é economia na certa, mas para uso doméstico de quem usa entre 4 e 8 horas por dia e apenas nos dias mais quentes do ano, não acho que compensaria o investimento pos o Inverter só vai te dar retorno daqui uns 3, 4 anos, e daqui 4 anos quando a sua economia for recompensada o Inverter que vai estar instalado na sua casa ja vai ser um trambolho ultrapassado. Isso porque a nova linha de inverter ja esta ai no mercado as marcas prometem economia de até 60% e até lá ja mudou muita coisa na estetica dos aparelhos

carlinhos_copel
21-07-2011, 14:48
a nova linha de inverter ja esta ai no mercado as marcas prometem economia de até 60% e até lá ja mudou muita coisa na estetica dos aparelhos

Se continuar assim, daqui a 10 anos o aparelho vai consumir menos que um radinho am/fm do tipo pilha/ luz!

Não duvido mto q em 20 anos, com o novo inverter instalado, o marcador de luz vai girar ao contrário, ou seja, ele dá energia pra concessionária!! :riso::riso::riso::riso:

WGPereira
21-07-2011, 15:43
Apenas a título de informação para os nobres colegas de fórum que por ventura ainda não saibam, o sistema split inverter é relativamente recente aqui no Brasil, mas foi criado pela Toshiba no Japão a mais de 30 anos e em vários países este já é o unico tipo de sistema utilizado. E os aparelhos inverter tem embarcado em seu projeto e construção toda uma tecnogia mais atualizada e de melhor qualidade e não apenas o fator economia de energia como diferencial em relação aos aparelhos split convencionais. E todos estes fotores juntos - economia de energia elétrica, gáz não agrecivo para atmosferá, óleos sintéticos e não os agressivos óleos minerais, etc - certamente fazem com que o meio abiente agradeça.
Com certeza não tenho grana sobrando, mais até o final deste ano ou mais tardar no início do ano que vem estarei comprando meu segundo Fujitsu Inverter ou talvez seja o Panasonic Inverter ou quem sabe até mesmo um Toshiba Inverter para o outro quarto da minha casa, pois prefiro ficar sem ar split a ter que abrir mão da tecnologia inverter.
Abraço.

Cezar_Gevu
24-07-2011, 00:47
Um aparelho que tenha por exemplo uma corrente de 30A em 2 fases, seria 15A passando em cada fio??????????

Não entendo de eletricidade.
sorry

Mateusão
24-07-2011, 01:28
Sim, seria isso mesmo, mas pra puxa 30A precisa ser um monstro de aparelho.

WGPereira
24-07-2011, 16:01
Hoje em dia suponho que somente os chuveiros elétricos exijam amperagens tão altas ou até um pouco maiores. Abaixo deles vêm os fornos elétricos, ferros de passar roupa, secadores, etc que tem um bom consumo de energia. O restante costuma ser mais econômico.
Abraço.

Cezar_Gevu
24-07-2011, 18:25
Isto foi um exemplo.
Acho que pega 7.9A total, 3.95 por fio então!!!

Sim, seria isso mesmo, mas pra puxa 30A precisa ser um monstro de aparelho.

WGPereira
24-07-2011, 19:47
Leitura atual em 17/06– 330kwh em 30 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia, pois tem feito frio aqui no Rio.

Leitura atual em 19/07– 393kwh em 32 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia, pois continua fazendo frio aqui no Rio. Consumo a mais de 63kwh com 2 dias a mais de consumo em relação ao mês passado com muito uso do chuveiro elétrico, pois tá fazendo um frio legal aqui no Rio. brrrrrrrrrruuuuuuuuu

juniorni
24-07-2011, 20:47
Onde de calor lá fora e frio aqui!!!

Tem q inverter isso URGENTE, quero um verão com 40° a meia noite!!!!!!!:riso:

Leitura atual em 19/07– 393kwh em 32 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia, pois continua fazendo frio aqui no Rio. Consumo a mais de 63kwh com 2 dias a mais de consumo em relação ao mês passado com muito uso do chuveiro elétrico, pois tá fazendo um frio legal aqui no Rio. brrrrrrrrrruuuuuuuuu

WGPereira
24-08-2011, 21:39

Leitura atual em 18/08– 341kwh em 30 dias de consumo; tivemos um veranico neste período e por isso cheguei a ligar o Fujitsu em duas noites.

Cezar_Gevu
10-09-2011, 01:02
Pessoal, o ar que eu comprei tem consumo de 1.790 W, como faço pra saber qt ele gasta por hora de uso?

Mateusão
10-09-2011, 05:05
Se não for um inverter é simples.
1000w = 1kw/h
1kw/h = R$0,28~R$0,56 (depende da companhia elétrica, veja na sua conta de luz o valor do kw/h)
Enquanto o ar estiver ligado ele vai estar gastando 1,79kw/h
Precisa cuidar quanto tempo o compressor fica ligado em uma hora. (se tiver bem dimensionado ele deve desligar seguido)
A partir dai basta dividir 1790 por 60, multiplique o valor encontrado pelos minutos que o compressor ficou ligado, o resultado vai ser o valor aproximado (aproximado pois a unidade interna continua ligada) do gasto por hora.

Se é um inverter deve ser um canhão com mais de 20000btu pra gastar tudo isso.
O cálculo complica pois não da pra saber quanto ele ta gastando na hora, mas da para chutar que ele fica no máximo 1h gastando 1790w e depois disso deve cair para próximo do gasto mínimo que é normalmente 250w~300w.

Cezar_Gevu
10-09-2011, 10:30
O valor aqui é 0,49102

Então em media o valor será 1.79kw/h X 0,49102 = R$0.88???????

Ou seja, se ele ficar por uma hora com o compressor ligado, gasterei em media uns 0,90?

Tem certeza q este cálculo está certo? Peguei na net uma dica de como calcular, devo ter errado em alguma coisa, pois o valor final deu que o meu ar iria gastar 20,00 por hora de compressor armado!

Mal dormi esta noite olhando pra embalagem dele e pensando em devolver ele pra loja!:riso:

Vc tirou um mega peso da minha cabeça!:rever1::rever1:

Se não for um inverter é simples.
1000w = 1kw/h
1kw/h = R$0,28~R$0,56 (depende da companhia elétrica, veja na sua conta de luz o valor do kw/h)
Enquanto o ar estiver ligado ele vai estar gastando 1,79kw/h
Precisa cuidar quanto tempo o compressor fica ligado em uma hora. (se tiver bem dimensionado ele deve desligar seguido)
A partir dai basta dividir 1790 por 60, multiplique o valor encontrado pelos minutos que o compressor ficou ligado, o resultado vai ser o valor aproximado (aproximado pois a unidade interna continua ligada) do gasto por hora.

WGPereira
10-09-2011, 13:43
Pessoal, o ar que eu comprei tem consumo de 1.790 W, como faço pra saber qt ele gasta por hora de uso?

Amigo, se teu aparelho veio com uma etiqueta do selo PROCEL, lá vem informado qual o comumo médio mensal em kilowatt por hora de uso do aparelho. Supondo, por exemplo, que nesta etiqueta esteja escrito um valor hipotético de 25kwh/m, ou seja, isto significa que no período de 30 dias com utilização diária do aparelho por uma hora você consumiu 25 kw; basta então multiplicar este valor por quantas horas o aparelho é utilizado por dia e multiplicar o resultado pelo número de dias utilizado e finalmente multiplicar este novo resultado pelo valor unitário em reais do kilowatt que é cobrado pela fornecedora de energia elétrica do teu município.
Abraço.

fabioaaa
10-09-2011, 20:43
Hoje fiz um teste com meu Split no caso meu aparelho é um Samsung com Selo Procel A de 9000 Btu (não é inverter) na etiqueta do procel segue a informação: consumo mensal de 17,2kwh/mês e o consumo dele é 819W.
O teste foi o seguinte antes de liga-lo olhei no relógio e estava marcando 5035kw. liguei o ar por uma hora em potência máxima setado a 16C para o compressora não desarmar durante o teste.
Ao final da hora o relógio estava marcando 5036 Kw, ou seja, gastei 1kw na hora em que o ar ficou ligado, aqui na minha cidade o kw é vendido por R$0,29.
Então ficaria R$0,29 X 8 (Horas) = R$2,32 X 30 (Dias) = R$69,60 por mês, isso contando se o compressor ficasse ligado durante as 8 horas dia, mas sabemos que o compressor dos aparelhos não inverter arma e desarma e ao desarmar o consumo cai bastante, então a conta ficaria ainda menor.
Não sei se a conta é essa mesma, mas está ai a minha experiência aos colegas do forum

Mateusão
10-09-2011, 21:31
O valor aqui é 0,49102

Então em media o valor será 1.79kw/h X 0,49102 = R$0.88???????

Ou seja, se ele ficar por uma hora com o compressor ligado, gasterei em media uns 0,90?

Tem certeza q este cálculo está certo?
Exatamente isso, mas só fica com o compressor ligado 1 hora inteira se não estiver bem dimensionado ou com algum problema.
Na prática vai gastar em torno de R$0,50 por hora.

WGPereira
12-09-2011, 22:58
Hoje fiz um teste com meu Split no caso meu aparelho é um Samsung com Selo Procel A de 9000 Btu (não é inverter) na etiqueta do procel segue a informação: consumo mensal de 17,2kwh/mês e o consumo dele é 819W.
.
.
, mas sabemos que o compressor dos aparelhos não inverter arma e desarma e ao desarmar o consumo cai bastante, então a conta ficaria ainda menor.

Na verdade, o consumo mensal de 17,2kwh/mês indicado para o teu aparelho é medido com o aparelho estalizado para uma temperatura determinada, portanto para um consumo dário de 8 horas, e com o custo do kwh a R$0,29 - o preço do kwh aí em Sampa esta muito bom - você terá um custo de aproximadamente R$41,00 por 30 dias de consumo; agora imagina o valor que paga quem tem um aparalho inverter que depois da temperatura estar estabilizada tem um consumo inferior a 400W?
Nos aparelhos convencionais, certamente o consumo em watt cai bastante quando o compressor desarma, pois fica funcionando apenas o fan da evaporadora jogando o ar climatizado no ambiente, mas quando o compressor do condenssador arma novamente acontece um pico de consumo altíssimo, que pode chegar até ao triplo do consumo do trabalho normal do compressor trabalhando já estabilizado. É por causa destes fatores que os aparelho do tipo inverter são mais econômicos do que os aparelho convencionais.
Abraço.

Markus Barbosa
30-09-2011, 10:45
Bom dia Srs . já venho a + de 1 ano querendo comprar meu ar cond. e vejo que o inverte fuji sem duvida é a melhor opção , só que moro em uma região que não tem o mesmo pra vender por aqui e nem manutenção . a duvida é será que vale a pena ? quanto a montagem temos pessoas capacitadas . e qnt ao meu quarto e de 15.78 m² de qnt btu's tem q ser ? o de 9 é suficiente ?

WGPereira
30-09-2011, 11:52
Bom dia Srs . já venho a + de 1 ano querendo comprar meu ar cond. e vejo que o inverte fuji sem duvida é a melhor opção , só que moro em uma região que não tem o mesmo pra vender por aqui e nem manutenção . a duvida é será que vale a pena ? quanto a montagem temos pessoas capacitadas . e qnt ao meu quarto e de 15.78 m² de qnt btu's tem q ser ? o de 9 é suficiente ?

Realmente a Fujitsu é uma marca que fabrica excelentes máquinas, com certeza entre as melhores disponíveis no mercado, mas se na tua região não dispõe de suporte técnico fica meio chato isto, apesar de muito dificilmente vir a ter problemas ou defeito. Mas além da limpesa dos filtros que você mesmo deverá fazer de acordo com a frequência de uso do aparelho, também é necessário uma manutenção preventiva periódica e isto tem que ser feito por um técnico que conheça o aparelho. A manutençao da garantia de fábrica não esta condicionada a instalação feita por um técnico autorizado, mas a pessoa que a fizer tem que saber o que esta fazendo, pois se fizer bobagem a garantia que é de 2 anos na evaporadora e de 5 anos na condensadora será quebrada. Verifique se na tua região existem técnicos em refrigeração capacitados para trabalhar com instalação de aparelhos split inverter, pois estes aparelho exige ferramenta específica - expecialmente o manifold para gás ecológico R410A - que nem todos tem.
Concluindo, sugiro a compra de um inverter de 12000 BTU que vai climatizar bem teu ambiente, com qualidade e economia - o meu quarto é pouca coisa maior do que o teu - 16,90 m² - com insolação matinal e 4 pessoas - e o resultado é excelente. O de 9000 BTU, dependendo da insolação do quarto ser matutina ou vespertina, do número de pessoas e da quantidade de eletrônicos existentes em seu interior é bem provável que venha a trabalhar muito apertado.
Abrço.

WGPereira
02-10-2011, 16:07
Leitura atual em 18/08– 341kwh em 30 dias de consumo; tivemos um veranico neste período e por isso cheguei a ligar o Fujitsu em duas noites.

Leitura atual em 20/09– 382kwh em 33 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia.

Jiujiteiro
14-10-2011, 12:22
Estou na dúvida se pego um ar de 12000BTU (22,8KWh/mês) ou um de 9000BTU (17,2KWh/mês), sendo o meu quarto com 11,00m quadrados e recebe sol na parte da manhã e tarde. 1 janela, 2 portas, 1 TV, 1 note e somente eu. Alguém opina por favor? Já fiz os cálculos, tem lugar que pede 8200BTU outro que dá mais de 10000BTU, por isso a dúvida. O aparelho que quero adquirir é o Samsung Crystal.

WGPereira
14-10-2011, 15:18
Estou na dúvida se pego um ar de 12000BTU (22,8KWh/mês) ou um de 9000BTU (17,2KWh/mês), sendo o meu quarto com 11,00m quadrados e recebe sol na parte da manhã e tarde. 1 janela, 2 portas, 1 TV, 1 note e somente eu. Alguém opina por favor? Já fiz os cálculos, tem lugar que pede 8200BTU outro que dá mais de 10000BTU, por isso a dúvida. O aparelho que quero adquirir é o Samsung Crystal.

Sem medo de errar: se optar por um Fujitsu Inverter de 9000 BTU frio ele vai te satisfazer tranquilamente. É um aparelho de ponta, tecnologia de primeira e com um custo de consumo de energia elétrica bem menor do que qualquer outro split convencional de igual ou até mesmo menor capacidade. A Samsung é nova aqui no Brasil em aparelhos de ar split - pouco mais de um ano - e aqui em nossos tópicos do htforum já tem gente reclamando de alguns probleminhas que estão começando a acontecer com o Cristal deles - queima de led, ruídos estranhos que não existiam nos primeiros meses de uso, etc -, mas ninguém ainda reclamou do aparelho ter pifado.
Abraço.

WGPereira
24-10-2011, 20:35
Leitura atual em 20/09– 382kwh em 33 dias de consumo; os aparelhos de ar condicionado não foram ligados em neunhm dia.

Leitura atual em 20/10– 360kwh em 30 dias de consumo; o Fujitsu foi ligado apenas uma única noite por cerca de 8 horas.

Mateusão
05-11-2011, 13:55
Consumo no mês de novembro aqui com o ar ligado em torno de 20h no modo frio e mais de 50h só no modo fan deu 147KwH entre o dia 03/10 a 01/11.
Realmente o bebedor de luz aqui em casa é o chuveiro e a geladeira da década de 80. hehe

joeld
10-11-2011, 16:14
Estou achando que os modelos Inverter são mais propaganda do que propriamente economia.

Antes de aquirir qualquer equipamento de um custo considerável gosto de pesquisar e tentar pelo menos entender o básico do que estou comprando. Baseado nisso, fiz uma pequena comparação entre o consumo de energia elétrica de ar condicionado Split Inverter (Classificação A) vs Split Rotativo (Classificação B).

No final das contas pude comprovar que o Inverter, pela diferença de preço de cerca de 30% a 40% maior que os splits rotativos, só é vantajosa quando o uso é muito alto, cerca de mais de 10 horas por dia durante pelo menos 6 meses do ano. Ainda assim o retorno do investimento pode demorar de 3 a 5 anos.

Só para ter uma idéia:

(INVERTER) FUJITSU ASBA18LEC Q/F (18.000 Btus): 33,6 Kwh/mes - Valor médio de mercado R$ 2.500,00
(ROTATIVO) SAMSUNG CRYSTAL Q/F (18.000 Btus): 36,8 kWh/mes - Valor médio de mercado R$ 1.700,00

Considerando uma tarifa de energia de R$ 0,32974 por Kwh no final de um mês inteiro ligando o aparelho durante 1 hora por dia teríamos:

Inverter: R$ 11,08
Rotativo: R$ 12,13
Diferença de R$ 1,05 ou seja 9,5% a mais.

Em 1 mês ligado cerca de 8 horas por dia:

Inverter: R$ 88,63
Rotativo: R$ 97,08
Diferença de R$ 8,04

Obviamente que o Inverter tem outras vantagens como Gas ecologicamente correto, menor tempo de resfriamento, etc... Porem o que estamos discutindo aqui é valor da conta de luz no final do mês, porem nisso me parece que não há muita vantagem.

Ao contrário do que se vê em propagandas e comerciais é que o Inverter promete economizar de 40 a 60% a mais de energia. Da onde vem estes números, esse percentual é comparado a que? Aos condicionadores de ar de janela da década passada?

WGPereira
10-11-2011, 16:43
Me desculpe, mas teu cálculo esta equivocado, pois o não se faz o cálculo de consumo elétrico de forma convencional para eles, pois o consumo elétrio deles é alto apenas quando o aparelho é ligado partindo do zero e mesmo assim sobe lentamente; depois de atinginda a temperatura programada, o consumo cai dastriticamente dos possíveis 1580 W - máximo para o aparelho de 18000 BTU - para algo inferior a 450 W e se mantem assim numa suave curva senoidal até o aparelho ser desligado enquanto que os aparelhos convencionais "on/off" trabalham com o pico máximo de consumo cada vez que entram em "on" durante todo período que permanecerem ligados, gerando picos de consumo que podem chegar ao triplo do consumo nominal de trabalho - isto nunca acontece com um inverter - e inclusive com um maior desgaste para seus componentes mecânico.
Eu controlo e posto por aqui o consumo do meu aparelho desde quando foi instalado e senti a olhos visto a profunda diminuição na minha conta de energia. Com certeza não me arrendo em nada do que investi a mais para ter um aparelho de melhor qualidade.
Abraço.

Mateusão
10-11-2011, 16:57
Realmente a conta ta errada pois até o método de testes do procel não é o ideal para esses aparelhos pois quanto mais tempo ligado, menos gasto comparado com os comuns.

joeld
10-11-2011, 16:58
Ai é que está, não sou eu quem fiz os cálculos, o consumo médio de energia de cada aparelho (KWh/mes) vem do site da PROCEL, aquela mesma que classifica seu aparelho como sendo A, B, C....

Veja aqui e comprove (http://www.eletrobras.gov.br/elb/procel/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?DocumentID={3291193D-9EC0-46A2-970D-11C6588AEAA3}&ServiceInstUID={AEBE43DA-69AD-4278-B9FC-41031DD07B52})

O que fiz foi apenas utilizar os número e multiplicar pelo valor do KW/h que a concessionária de energia daqui do estado cobra.

Por favor, me corrija se eu estiver errado, qual é o cálculo correto? É preciso mostrar através de números, suposições e achismos acho que não vale muito.

Mateusão
10-11-2011, 17:12
Ai que ta o problema pois para medir 100% só com um medidor de consumo.
Só posso ter certezas baseado nos posts de um usuário que mediu com o medidor o consumo de seus aparelhos fujitsu de 9000 e 12000btu's la no tópico do fujitsu inverter (CLUBE DO FUJITSU INVERTER (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/94931-CLUBE-DO-FUJITSU-INVERTER)).
Como esses aparelhos variam o consumo da para usar apenas médias, se não tem um medidor de consumo.
Não lembro se o procel testa apenas 1h ou 2h, mas considere que na pior das hipóteses onde o ar fique subdimensionado ele fique consumindo 1580w durante a primeira hora ligado, na segunda hora cai pela metade (790w), na terceira hora pela medade da metade (395w) e ali se mantem durante todo resto do tempo ligado.
Mas mesmo subdimensionado ele já diminui bastante na primeira hora se configurado para o modo econômico.

WGPereira
11-11-2011, 08:24
E por não sermos engenheiro elétricos procurando matematicamente comprovar alguma coisa é que postamos por aqui nossas deduções e conclusões na vida prática e real; quando posto o que está marcando o meu medidor de energia deste que instalei meu Fujitsu Inverter, não esto postando nenhum "achismo" e sim a realidade do meu consumo. E este consumo é muitíssimo pequeno, a olhos e bolso vistos, e pode ser confirmado acompanhando os meus posts que já estam acontecendo neste tópico a quase um ano. É vida real e não teoria de laboratório da PROCEL. Mas se quiser pesquise um pouco mais que você vai encontrar no tópico citado pelo nosso colega Mateusão as medições feitas com equipamento adequado que um colega nosso de fórum, que é da área de elétrica, fez do seu Fujitsu Inverter de 12000 BTU climatizando um ambiente de mais de 25m². Por isto reafirmo e repito que não estou aqui postando depoimentos do que acho, mas de experiência real com o uso do aparelho! Quem achar aguma coisa, por favor, procure o dono e devolva!
Abraço.

jairo bertoni
11-11-2011, 08:42
E por não sermos engenheiro elétricos procurando matematicamente comprovar alguma coisa e que postamos por aqui nos deduções e conclusões na vida prática e real; quando posto o que esta marcando o meu medidor de energia deste que instalei um Fujitsu Inverter, não esto postando nenhum "achismo" e sim a realidade do meu consumo. E este consumo é muitíssimo pequeno, a olhos vistos e pode ser confirmado acompanhando os meus posts que já esta acontecendo neste tópico a quase um ano. É vida real e não teoria de laboratório da PROCEL. Mas se quiser pesquise um pouco e vai encontrar no tópico citado pelo nosso colega Mateusão as medições feitas com equipamento adequado que um colega nosso de fórum, que da área de elétrica, fez do seu Fujitsu Inverter de 12000 BTU climatizando um ambiente de mais de 25m². Por isto reafirmo e repito que não estou aqui postando depoimentos do que acho, mas de experiencia real com o aparelho! Quem achar aguma coisa, por favor, procure o dono e devolva!
Abraço.

conversei (não só eu mas uma pá de gente inclusive os fabricantes de inverter´s)com o pessoal do inmetro sobre essa questão do teste e classificação de consumo do procel e els disseram que já estão providenciando os testes específicos com os condiconadores inverter´s ..acho que logo logo sai os resultados destes testes e a tabela de consumo como o pessoal do inmetro mesmo disse "mais adequada e específica" pros condicionadores com a tecnologia inverter

jairo bertoni
11-11-2011, 09:09
Ai é que está, não sou eu quem fiz os cálculos, o consumo médio de energia de cada aparelho (KWh/mes) vem do site da PROCEL, aquela mesma que classifica seu aparelho como sendo A, B, C....

Veja aqui e comprove (http://www.eletrobras.gov.br/elb/procel/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?DocumentID={3291193D-9EC0-46A2-970D-11C6588AEAA3}&ServiceInstUID={AEBE43DA-69AD-4278-B9FC-41031DD07B52})

O que fiz foi apenas utilizar os número e multiplicar pelo valor do KW/h que a concessionária de energia daqui do estado cobra.

Por favor, me corrija se eu estiver errado, qual é o cálculo correto? É preciso mostrar através de números, suposições e achismos acho que não vale muito.

sobre essa questão muito discutida ainda não esgotada pelo visto existem post a respeito com explicações muito boas de varios colegas algumas com medidor de consumo(wattímetro) alguns com o antes o durante e depois ...

alguns colegas colocam os link´s com essas respostas nas postagens.. eu sinceramente já não dou tanta exlicação seja ela tecnica ou de experiencias de instalação e projeções feitas de consumo,a comprovação por constatação da economia em si no comparativo entre instalações de split normais ou não inverter com os inverter´s, porque isso já foi muito discutido e dissecado em post e sub tópicos anteriores

nós temos preguiça de pesquisar,nisso me incluo totalmente ..pois o forum criou essa facilidade de responder sem pesquisar isso também me incluo como um pouco responsável pois as vezes a gente já respondeu isso em alguns post e sub tópicos ..tenho preguiça de achar os post mais antigos e linkar para os colegas...alguns colegas tem esse cuidado e delicadesa coisa que peço desculpas por essa falha acho que de caráter (rsrsrsrsrs) de minha parte..

mas se o colega pesquisar vc encontrará post legais que sanarão as suas duvidas tenho certeza...um grande abraço jairo

joeld
11-11-2011, 11:55
E por não sermos engenheiro elétricos procurando matematicamente comprovar alguma coisa é que postamos por aqui nossas deduções e conclusões na vida prática e real; quando posto o que está marcando o meu medidor de energia deste que instalei meu Fujitsu Inverter, não esto postando nenhum "achismo" e sim a realidade do meu consumo. E este consumo é muitíssimo pequeno, a olhos e bolso vistos, e pode ser confirmado acompanhando os meus posts que já estam acontecendo neste tópico a quase um ano. É vida real e não teoria de laboratório da PROCEL. Mas se quiser pesquise um pouco mais que você vai encontrar no tópico citado pelo nosso colega Mateusão as medições feitas com equipamento adequado que um colega nosso de fórum, que é da área de elétrica, fez do seu Fujitsu Inverter de 12000 BTU climatizando um ambiente de mais de 25m². Por isto reafirmo e repito que não estou aqui postando depoimentos do que acho, mas de experiência real com o uso do aparelho! Quem achar aguma coisa, por favor, procure o dono e devolva!
Abraço.

WGPereira, respeito a sua opinião, e não duvido do que você postou, realmente acredito que haja sim diferença de consumo de energia entre um modelo rotativo vs. inverter.

O problema é que ninguém mostra em números qual realmente é o valor desta economia. A indústria nos abarrota de novas tecnologias que prometem muito, porem no final é apenas marketing para fazer você comprar novamente e pagar mais caro por algo que talvez você não precise.

Meu objetivo ao levantar novamente esta discussão foi, até que ponto é vantajoso? Será que para todos é vantajoso? Compensa a diferença de preço (produto+instalação)?

Ao ir buscar estas informações me surpreendi com os resultados, e esse foi o principal motivo de ter postado aqui. Será que estou fazendo a conta errada, é isso mesmo, ou estou sendo enganado a comprar um produto mais caro que no fundo me fornece a mesmo benefício de economia de energia que um modelo similar que custa 40% mais barato.

Eu confio na PROCEL, porem o que vocês comentaram faz sentido, talvez eles ainda não tenham atualizado seu método de teste para a tecnologia Inverter em um teste de outubro de 2011. Vou pesquisar mais a fundo esse assunto e qualquer novidade volto a compartilhar.

jairo bertoni
11-11-2011, 12:23
WGPereira, respeito a sua opinião, e não duvido do que você postou, realmente acredito que haja sim diferença de consumo de energia entre um modelo rotativo vs. inverter.

O problema é que ninguém mostra em números qual realmente é o valor desta economia. A indústria nos abarrota de novas tecnologias que prometem muito, porem no final é apenas marketing para fazer você comprar novamente e pagar mais caro por algo que talvez você não precise.

Meu objetivo ao levantar novamente esta discussão foi, até que ponto é vantajoso? Será que para todos é vantajoso? Compensa a diferença de preço (produto+instalação)?

Ao ir buscar estas informações me surpreendi com os resultados, e esse foi o principal motivo de ter postado aqui. Será que estou fazendo a conta errada, é isso mesmo, ou estou sendo enganado a comprar um produto mais caro que no fundo me fornece a mesmo benefício de economia de energia que um modelo similar que custa 40% mais barato.

Eu confio na PROCEL, porem o que vocês comentaram faz sentido, talvez eles ainda não tenham atualizado seu método de teste para a tecnologia Inverter em um teste de outubro de 2011. Vou pesquisar mais a fundo esse assunto e qualquer novidade volto a compartilhar.

entre 40 % a 60% mais vantajoso...já troquei em um hotel 78 condicionadores de janela por split´s o empresário pagou o investimento em um ano e seis meses..(pay back) já troquei split´s comuns on/off com gas R 22 por split´s inverter e depois dessas instalações fiquei acompanhando o consumo do condicionador inverter em alguns caso a economia girou entre 23% a 35%

como disse se vc procurar post antigos lá explicamos como funcionam os condicionadores comuns em relação à tecnologia de inversão e o por que dessa economia de consumo entre eles tecnicamente falando...

Mateusão
11-11-2011, 15:43
Quando o Procel se atualizar vai poder ver em números o que te dei em média.

WGPereira
11-11-2011, 21:28

.
.
.

O inverter é uma realidade que na verdade investiu pouquíssimo no marketing, pois tal sistema já foi criado no Japão pela Toshiba a cerca de 30 anos, e com raríssimas excessões como nosso amigo Jairo, pouquissimas pessoas mesmo sendo desta área de refrigeração conhecem tal sistema. Na Europa praticamente é o único tipo de split fabricado atualmente, e aqui no Brasil a Fujitsu, que já esta presente em nosso mercado a mais de 6 anos com os inverteres - estava sozinha até o segundo semestre do ano passado - esta descontinuando a sua fabricação de aparelhos split convencionais. Talvez também por isto tanta incredulidade. Mas pode levar fé amigo, pois o aparelho é muito bom, técnologia "hi-end" mesmo.
Agora com o surgimento de maior variedade devido ao surgimento dos novos modelos do tipo inverter de vários outros fabricantes, quem sabe, a PROCEL redesenhe a sua metodogia de testes de consumo de aparelhos de ar condicionado split e assim as pessoas possam buscar informações reais sobre o consumo deste aparelho podendo compará-los de forma não equivocada com os do tipo convencional.
Abraço.

Jedeias
12-11-2011, 22:03
Não citem mais o 410 como exclusividade dos inverter, pois aqui em sampa o 410 já virou rotina em rotativos comuns.Abços!!!

WGPereira
13-11-2011, 16:02
Não citem mais o 410 como exclusividade dos inverter, pois aqui em sampa o 410 já virou rotina em rotativos comuns.Abços!!!

Salvo algum equívoco de minha parte, não me recordo de ter lido em qualquer post dos variados tópicos sobre aparelho de ar condicionado que acompanho, que o gás R410A seria uma exclusividde dos aparelhos do tipo inverter. Também sei que existe, já faz algum tempo, uma marca, a York, que fabrica aparelhos com compressor rotativo convencional e que utilizam o gas R410A, aparelhos estes com capacidade variando de 7000 a 24000 BTU- o York High Wall Alps Eco - mais os mesmos não são figurinhas fáceis de serem encontrados instalados por aí, nem mesmo diponíveis para venda até mesmo pelas lojas virtuais da internet. Se existe algum mais de outra marca nos informe.
Abraço.

jairo bertoni
13-11-2011, 16:38
Salvo algum equívoco de minha parte, não me recordo de ter lido em qualquer post dos variados tópicos sobre aparelho de ar condicionado que acompanho, que o gás R410A seria uma exclusividde dos aparelhos do tipo inverter. Também sei que existe, já faz algum tempo, uma marca, a York, que fabrica aparelhos com compressor rotativo convencional com capacidade variando de 7000 a 24000 BTU- o York High Wall Alps Eco - mais os mesmos não são figurinhas fáceis de serem encontrados instalados por aí, nem mesmo diponíveis para venda até mesmo pelas lojas virtuais da internet. Se existe algum mais de outra marca nos informe.
Abraço.

na verdade esses gases refrigerantes chamados alternativos ecológicos verdes blend´s etc etc foram aparecendo por causa da descorberta do "buraco" da camada de ozonio,efeito estufa,aquecimento global que está diretamente ligado à emissão desses gases na atmosfera e a necessidade de se encontrar uma alternativa a medio e hoje a curtíssimo prazo principalmente depois dos protocolos de kyoto e montreal o que aliás na minha modesta opinão apesar de já ser um avanço foi feito muito pouco pra se alcançar as metas de redução..ou isso ainda está muito lento

ningém se torna "verde' da noite pro dia...mas todos se tornaram "verdes" geralmente adotados só no discurso ou na nefasta pratica de compra de emissão de carbono pelos países mais "desenvolvidos' pra eu vc e eles poderem continuar poluindo...

mas já foram adotadas também algumas praticas que nos vislumbram uma luz no fim do tunel que é a proibição da fabricação definitiva dos gases da classe "cfc´s'

aí entra a famosa característica humana que é corrupção pois esses gases continuam a serem comercializados pois não existe ou não é de interesse dos fabricantes de se substituir esses gases nos aparelhos ou na verdade pararem de construir aparelhos que operam com esses gases ..daí pra surgir os "reciclados' a preço de banana principalmente originados da china foi com um piscar de olhos..

esses gases alternativos já são um avanço pois não contem cloro ou fluor na sua constituição .mas que ainda contribuem pro efeito estufa...

é mais facil poluir do que criar atuações concretas até muitas vezes mais baratas e deixar o pepino pras gerações futuras resolverem se por ventura elas ainda conseguirem sobreviver ao que nossa geração corrupta ,inconsequente,inresponsavel,e essa sociedade consumista que só visa o lucro e a aparente confortabilidade criada por essa industria que polue o ar ,os rios,a terra ,os corações e as mentes do restante da grande maioria dos povos e nações..

não me eximo de co-responsablidade ..ou de ser conivente ..meu discurso espelha muito isso..é só um discurso..pra vc´s me acharem legal consciente,plugado antenado...etc e blá blá blá...isso tudo pra dizer que o 410 A não é nada mais que uma evolução logica de um processo que começou a vinte anos atras independentemente no caso específico se o compressor seria alternativo,scroll ou com inversor...um grande abraço jairo

WGPereira
13-11-2011, 21:29
Pois é Jairo, sei que o fato de utilizar o gas R410A não obriga aos fabricantes a migrarem para fabricação somente em aparelhos de tipo inverter, pois tal gas ecológico pode perfeitamente ser utilizado nos aparelhos convencionais, mas parece que infelizmente os caras ainda não acordaram pra este fato e insistem na agreção a nossa irmã natureza e continuando a utilizar o R22 e similares em seus produtos. Por enquanto só temos a York com o seu Alps Eco de maneira muitíssimo tímida e dificílimo de ser encontrado na praça.
Se nós consumidores começamos também a ser um pouco mais conscientes e optácemos apenas pela compra de aparelhos ecologicamente corretos, talvez isto começasse a força um pouco a cabeça dos fabricantes vendo seus aparelhos que não estivessem enquadrados em tal norma ficarem encalhados com baixíssimas ou nenhuma venda, pois se não tiver quem compre com certeza deixara de ter quem fabrique.
Abraço.

joeld
15-11-2011, 08:03
Lista atualizada (27/10/2011) com a classificação Imetro/Procel de eficiência energética de vários aparelhos: http://www.webarcondicionado.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Inmetro-SPLIT_HI_WALL.pdf

Mateusão
15-11-2011, 15:05
Pelo menos colocaram com rotação variável separado dos comuns.
Porém 1h ainda é pouco pois a maioria deles ainda estava na potência máxima.
1h acho que é o mínimo de tempo que alguém deixa o ar ligado.

WGPereira
23-11-2011, 14:14
Leitura atual em 20/10– 360kwh em 30 dias de consumo; o Fujitsu foi ligado apenas uma única noite por cerca de 8 horas.

Leitura atual em 19/11– 342kwh com 30 dias de consumo; meu Fujitsu Inverter 12000 não foi ligado. O maior peso no consumo da minha casa nestes últimos meses é da geladeira duplex, que obviamente fica ligada direto 24 horas por dia, e no uso do chuveiro elétrico pois o clima do Rio, já faz algum tempo, tem tendido mais pro frio principalmente quando anoitece.
Abraço.

WGPereira
23-12-2011, 12:21
Leitura atual em 19/11– 342kwh com 30 dias de consumo; meu Fujitsu Inverter 12000 não foi ligado. O maior peso no consumo da minha casa nestes últimos meses é da geladeira duplex, que obviamente fica ligada direto 24 horas por dia, e no uso do chuveiro elétrico pois o clima do Rio, já faz algum tempo, tem tendido mais pro frio principalmente quando anoitece.
Abraço.

Seguindo na monitoração do meu consumo...
Leitura atual em 19/12– 409kwh com 30 dias de consumo; meu Fujitsu Inverter foi ligado durante 7 noites a razão média de 11 horas por dia, mas também agora esta ligado direto meu antigo freezer horizontal de 400 litros - duas portas - e pegou já 11 dias neste consumo, por isto este almento de cerca de 20% no meu consumo em relação ao mês passado.

Niex
30-12-2011, 16:57
Na tabela do inmetro diz que o o LG hero Inverter de 8500 faz 12,6 kw/h, a maioria dos outros inverters de 9000 esta na casa dos 16kw/h.
Se for verdade for pegar um desses, esta mais barato que o Smart Inverter da Samsung e o consumo menor ainda.
WGpereira vc estima um valor em R$ de quanto para seu inverter ?

EDIT:
Da ultima vez que baixei a tabela no serviço baixou, agora devem ter tirado do ar, tem outro link ?

WGPereira
01-01-2012, 01:25
Na tabela do inmetro diz que o o LG hero Inverter de 8500 faz 12,6 kw/h, a maioria dos outros inverters de 9000 esta na casa dos 16kw/h.
Se for verdade for pegar um desses, esta mais barato que o Smart Inverter da Samsung e o consumo menor ainda.
WGpereira vc estima um valor em R$ de quanto para seu inverter ?

EDIT:
Da ultima vez que baixei a tabela no serviço baixou, agora devem ter tirado do ar, tem outro link ?

Venho anotando meu cosumo mês a mês a quase um ano e o que posso lhe afirmar é que pra uma utilização média em torno de 10 horas por dia ele tem um peso atual em minha conta de energia de pouco mais de R$1,00 por cada dia utilizado.
Abraço.

WGPereira
24-01-2012, 19:41
Seguindo na monitoração do meu consumo...
Leitura atual em 19/12– 409kwh com 30 dias de consumo; meu Fujitsu Inverter foi ligado durante 7 noites a razão média de 11 horas por dia, mas também agora esta ligado direto meu antigo freezer horizontal de 400 litros - duas portas - e pegou já 11 dias neste consumo, por isto este almento de cerca de 20% no meu consumo em relação ao mês passado.

Leitura atual em 17/01 – 476kwh com 29 dias de consumo; meu Fujitsu Inverter foi ligado durante 17 noites a razão média de 11 horas por dia, mas também conforme informei no mês passado tive que ligar dias antes da última marcação o meu antigo freezer horizontal de 400 litros - duas portas - que ficou ligado direto neste 29 dias de consumo desta marcação atual, por isto mais este almento de cerca de mais 20% no meu consumo em relação ao mês anterior que já havia almentado por causa do freezer.
Com certeza o peso maior deste desta sequência de dois aumentos no consumo é principalmente por ter ligado o tal freezer horizontal. Para o mês, apesar de estar utilizando o Fujitsu direto desde esta última marcação, o consumo deverá diminuir, pois o freezer foi desligado 2 dias após esta última marcação e provavelmente não deverá mais ser ligado.
Abraço.

Jiujiteiro
26-01-2012, 11:16
O uso do aparelho somente no modo FAN (ventilador) tem o mesmo gasto de energia usando o modo esfriamento?

sirvo
26-01-2012, 12:56
O uso do aparelho somente no modo FAN (ventilador) tem o mesmo gasto de energia usando o modo esfriamento?

Não, bem menor.

WGPereira
26-01-2012, 14:42

Com certeza não, pois o compressor não é acionado se não ligar o modo de refrigeração, mas tem um detalhe: usando somente o modo FAN você estará sujando desnecessariamente os filtros do aparelho. Acredito que se é pra somente fazer vento e movimentar o ar ambiente ser uma coisa mais lógica e prática utilizar então um ventilador convencional.
Abraço.

Niex
27-01-2012, 17:40
Andei lendo na net e vi que auto transformadores ligados mesmo sem carga consomem entre 2% e 5% sua potencia de trabalho.
Por exemplo um de 2000va que daria 1400w, gastaria 70w, que eles esquentam sem carga, esquentam mesmo, agora será que chega a 5%?
Um de 3000va que beira os 2100w, gastaria 105w, se for verdade um belo desperdicio.
Usarei disjuntor no meu e desligarei quando nao for usar (dica do Jairo), mais queria tirar esta duvida.

WGPereira
27-01-2012, 22:56
Andei lendo na net e vi que auto transformadores ligados mesmo sem carga consomem entre 2% e 5% sua potencia de trabalho.
Por exemplo um de 2000va que daria 1400w, gastaria 70w, que eles esquentam sem carga, esquentam mesmo, agora será que chega a 5%?
Um de 3000va que beira os 2100w, gastaria 105w, se for verdade um belo desperdicio.
Usarei disjuntor no meu e desligarei quando nao for usar (dica do Jairo), mais queria tirar esta duvida.

É isto mesmo, pois o trafo é mais um aparelho que tem seu consumo próprio para funcionar e fazer o trabalho para o qual esta previsto e mesmo não estando em atividade, continua consumindo energia, por isto o ideal é que a energia que o alimenta seja cortada para diminuir o desperdício que acontece mesmo que ele não estaja executando seu trabalho previsto, pois mesmo em stand by ele continua com o consumo próprio em atividade.
Abraço.

Niex
28-01-2012, 08:34
É isto mesmo, pois o trafo é mais um aparelho que tem seu consumo próprio para funcionar e fazer o trabalho para o qual esta previsto e mesmo não estando em atividade, continua consumindo energia, por isto o ideal é que a energia que o alimenta seja cortada para diminuir o desperdício que acontece mesmo que ele não estaja executando seu trabalho previsto, pois mesmo em stand by ele continua com o consumo próprio em atividade.
Abraço.

O vendedor do de 3000va me informou que o consumo dele é de 70w em "standby"

Niex
29-01-2012, 18:09
Tava lendo as paginas anteriores deste topico e os membros falando que os inverter estavam R$600 a R$700, mais caros que os comuns e a economia viria 2 ou 3 anos depois.
Hoje compra-se um LG Hero de 8500 por R$1040 estava R$999,00 no começo de Janeiro, tem Fujitsu serie anterior a G por R$1.240 de 9K.
No meu ver vale muito a pena investir em R$200 ou R$400 a mais em um inverter, fora os outros beneficios já citados e conhecidos.
Peguei essa diferença partindo de um split classe A como LG, Samsung ou Consul.

WGPereira
29-01-2012, 22:10
Tava lendo as paginas anteriores deste topico e os membros falando que os inverter estavam R$600 a R$700, mais caros que os comuns e a economia viria 2 ou 3 anos depois.
Hoje compra-se um LG Hero de 8500 por R$1040 estava R$999,00 no começo de Janeiro, tem Fujitsu serie anterior a G por R$1.240 de 9K.
No meu ver vale muito a pena investir em R$200 ou R$400 a mais em um inverter, fora os outros beneficios já citados e conhecidos.
Peguei essa diferença partindo de um split classe A como LG, Samsung ou Consul.

Com certeza é por aí amigo! Um consumidor consciente e que sabe que a tecnolia inverter é o que existe de melhor atualmente no seguimento da refrigeração, não vai querer ficar marcando passo e procurando aparelhos de menor erficiência.
Abraço.

Cellist
13-02-2012, 00:03
Nao li todas as paginas do tópico, mas relataria um fato para reforçar a escolha pelo Inverter: instalei no meu apto 3 Fujitsu Inverter, um de 12000 e 2 de 27000btus. Como moro em uma cobertura, instalei as unidades condensadoras no teto do prédio, ficando perfeitamente visíveis em um "degrau" do meu terraço. O impressionante é que quando estão ligadas, simplesmente não fazem nenhum barulho audível a 2m de distância. Meu vizinho de baixo tem um ar de janela que faz um barulho terrível, e me incomoda durante a noite. O inverter nao faz ruído algum. Nas primeiras vezes cheguei a duvidar que estavam realmente funcionando, devido à ausencia de ruído; a única pista que estavam funcionando era o movimento da ventoinha. Assim, posso usar meus aparelhos à vontade, pois sei que nao estou incomodando ninguém, e tampouco minha própria família.

jairo bertoni
13-02-2012, 00:07
Nao li todas as paginas do tópico, mas relataria um fato para reforçar a escolha pelo Inverter: instalei no meu apto 3 Fujitsu Inverter, um de 12000 e 2 de 27000btus. Como moro em uma cobertura, instalei as unidades condensadoras no teto do prédio, ficando perfeitamente visíveis em um "degrau" do meu terraço. O impressionante é que quando estão ligadas, simplesmente não fazem nenhum barulho audível a 2m de distância. Meu vizinho de baixo tem um ar de janela que faz um barulho terrível, e me incomoda durante a noite. O inverter nao faz ruído algum. Nas primeiras vezes cheguei a duvidar que estavam realmente funcionando, devido à ausencia de ruído; a única pista que estavam funcionando era o movimento da ventoinha. Assim, posso usar meus aparelhos à vontade, pois sei que nao estou incomodando ninguém, e tampouco minha própria família.

obrigado pelo feed back ...vc teria algum parametro de consumo ..elas foram instaladas junto com a obra ou depois ? se depois o consumo aumentou ? muito obrigado de qualquer maneira um grande abraço jairo

WGPereira
20-02-2012, 16:06
Diferencial de consumo de energia elétrica entre um inverte e um convencional

Baseando nas especificações técnicas contidas nos manuais dos aparelhos de ar split da Hitachi, que alias são claros e hiper completos, podemos observar o seguinte:

Hitachi convencional 12000 BTU
- Potência = 1083W
- Corente total = 5A
- Corrente máxima = 7A
- Corrente de partida = 30A

Hitachi Inverter 12000 BTU
- Potência = 1028W
- Corente total = 4,9A
- Corrente máxima = 6,1A
- Corrente de partida = Valor não determinado, pois não existe pico de partida

Como pode ser claramente observado a pior condição de consumo esta evidente na partida, ou seja no tão falado ciclo on/off, pois a cada vez que o compressor parte no aparelho convencional, a exigência de corrente chega a ser 5 vezes maior do que a corrente máxima de trabalho que pode acontecer em um aparelho inverte que, digasse de passagem, acontece uma única vez quando ligamos o aparelho e que não gera um pico de partida, enquanto que no convencional acontece "n" vezes durante todo o período no qual o aparelho permaneça ligado - quanto mais tempo ligado, mais partidas e consequentemente mais consumo de energia.
Abraço.

acautomacaorj
16-02-2013, 19:52
Saudações Somos da AC Automação
do Rio de Janeiro e podemos Explicar sobre a tecnologia Inverter.
Eu Augusto Groninger deste de 1989 formado em Eletronica existia a tecnologia so que nem todos sabiam aplicar ela.
A Tecnologia podemos variar a frequencia de uma determinada aplicação. neste caso "Ar condicionado Split, Variar o RPM sem perder potencia ...."
Neste caso "Variar o Giro do compressor sem dar picos de corrente "Inverter" "Temperatura Ideal" ao modo comum "Desligar o compressor""Temperatura Ideal, compressor é desligado por intermedio de temostato "Mecanico" e quando é religado dará um pico de 30 amperes quer dizer 6 x vezes da sua amperagem normal de 5 amperes que e a corrente quando estabilizado.
Na tecnologia inverter isso nao existe pico de um compressor "partir com 30 amperes" ele vai partir com uma rotação menor, consumindo menor corrente ... por isso ele foi projetado! e ate atigindo potencias maximas em Hetz dizendo em ate o dobro da sua capacidade e nao fugindo de 40% da sua economia, o SR WG Pereira, disse na pratica
o Compressor parte com 30 RPM, chegando a 60 Hetz, quando exigido a temperatura, ele chega atingir 120 Hetz, que dizer um ar condicionado de 9K btu Nominal chega em 18 Mil btu sem perder potencia e nem aumentar a conta de luz!

Álvaro Ney
18-02-2013, 02:37
Saudações Somos da AC Automação
do Rio de Janeiro e podemos Explicar sobre a tecnologia Inverter.
Eu Augusto Groninger deste de 1989 formado em Eletronica existia a tecnologia so que nem todos sabiam aplicar ela.
A Tecnologia podemos variar a frequencia de uma determinada aplicação. neste caso "Ar condicionado Split, Variar o RPM sem perder potencia ...."
Neste caso "Variar o Giro do compressor sem dar picos de corrente "Inverter" "Temperatura Ideal" ao modo comum "Desligar o compressor""Temperatura Ideal, compressor é desligado por intermedio de temostato "Mecanico" e quando é religado dará um pico de 30 amperes quer dizer 6 x vezes da sua amperagem normal de 5 amperes que e a corrente quando estabilizado.
Na tecnologia inverter isso nao existe pico de um compressor "partir com 30 amperes" ele vai partir com uma rotação menor, consumindo menor corrente ... por isso ele foi projetado! e ate atigindo potencias maximas em Hetz dizendo em ate o dobro da sua capacidade e nao fugindo de 40% da sua economia, o SR WG Pereira, disse na pratica
o Compressor parte com 30 RPM, chegando a 60 Hetz, quando exigido a temperatura, ele chega atingir 120 Hetz, que dizer um ar condicionado de 9K btu Nominal chega em 18 Mil btu sem perder potencia e nem aumentar a conta de luz!

Com todo respeito, eu já possuo a algum tempo 3 aparelhos Fugtisu Inverter, de 18000 e dois de 12000 btu's. Além de um LG também de 12000. Evidentemente reparei que o aparelho externo no Fugtisu, desliga não só o ventilador externo, quanto o próprio compressor rotativo, quando a temperatura interna alcança o nível programado, entretanto, os meus aparelhos são antigos (mais de 5 anos) e percebi que o ventilador vem gradativamente reduzindo sua velocidade. Tanto que no quarto do meu filho, embora seja perceptível a refrigeração, a baixa ventilação faz o aparelho desligar o compressor, considerando a temperatura do gabinete e não do ambiente. Chamei a assistência técnica e eles me informaram que não há peças de reposição desta marca de equipamento e que só poderia haver uma adaptação de um outro ventilador, mas nem sabiam ao certo se poderia ser realizado. Inclusive mencionaram que o aparelho sem dúvida alguma é um dos melhores se não o melhor do mercado, porém sua vida útil é reduzida em função deste fato. Meu consumo de energia também se revelou acerca de 25% na troca pelo ar condicionado de janela, mas ambos tinham compressores tradicionais. Em um dos quartos de hóspedes, instalei um consul de janela também de 18000 btu's e constatei que o consumo de energia era igual ou inferior ao Split, além de ser de muito boa eficiência. Isto posto, creio que terei que me desfazer da marca e comprar uma mais tradicional, embora seja um consenso mesmo entre os técnicos e conhecedores do assunto das qualidades do aparelho.
Com este calor horrível que está fazendo no RJ, o que está resolvendo o problema é um Springer de janela, também de 18000 (compressor rotativo) que torna o ambiente muito agradável sem muito esforço. Quando atinge a temperatura ideal, percebe-se nitidadmente o desligamento do compressor.

E agora, será que vou ter que me desfazer do split? Quem tiver alguma solução, por favor me informe.

Meus cordiais abraços a todos.

WGPereira
18-02-2013, 12:32
Com todo respeito, eu já possuo a algum tempo 3 aparelhos Fugtisu Inverter, de 18000 e dois de 12000 btu's. Além de um LG também de 12000. Evidentemente reparei que o aparelho externo no Fugtisu, desliga não só o ventilador externo, quanto o próprio compressor rotativo, quando a temperatura interna alcança o nível programado, entretanto, os meus aparelhos são antigos (mais de 5 anos) e percebi que o ventilador vem gradativamente reduzindo sua velocidade. Tanto que no quarto do meu filho, embora seja perceptível a refrigeração, a baixa ventilação faz o aparelho desligar o compressor, considerando a temperatura do gabinete e não do ambiente. Chamei a assistência técnica e eles me informaram que não há peças de reposição desta marca de equipamento e que só poderia haver uma adaptação de um outro ventilador, mas nem sabiam ao certo se poderia ser realizado. Inclusive mencionaram que o aparelho sem dúvida alguma é um dos melhores se não o melhor do mercado, porém sua vida útil é reduzida em função deste fato. Meu consumo de energia também se revelou acerca de 25% na troca pelo ar condicionado de janela, mas ambos tinham compressores tradicionais. Em um dos quartos de hóspedes, instalei um consul de janela também de 18000 btu's e constatei que o consumo de energia era igual ou inferior ao Split, além de ser de muito boa eficiência. Isto posto, creio que terei que me desfazer da marca e comprar uma mais tradicional, embora seja um consenso mesmo entre os técnicos e conhecedores do assunto das qualidades do aparelho.
Com este calor horrível que está fazendo no RJ, o que está resolvendo o problema é um Springer de janela, também de 18000 (compressor rotativo) que torna o ambiente muito agradável sem muito esforço. Quando atinge a temperatura ideal, percebe-se nitidadmente o desligamento do compressor.

E agora, será que vou ter que me desfazer do split? Quem tiver alguma solução, por favor me informe.

Meus cordiais abraços a todos.

Muito provavelmente, pela idade dos teus aparelhos, eles devem ser split do tipo convencional (on/off). Caso já sejam do tipo inverter, por favor, me corrija.
Como você é do Rio, te indico que procure fazer contato com o técinico Claudio da CJSPLIT (7776-3929 / 8190-8264) que é colega nosso de fórum e um excelente e muito bem recomendado profissional, e também pode entrar em contato com o Jairo, no fórum do site http://www.webarcondicionado.com.br/; ele não é do Rio, mas esta a muitos anos no mercado e é outro profissinal de mão cheia que conhece os Fujitsu até pelo avesso, e quem sabe possa te dar umas dicas. Boa sorte.

Álvaro Ney
21-02-2013, 01:03
Obrigado caro amigo WGPereira. Valeu pelas indicações. Quanto aos aparelhos serem "Inverter" foram as características marcantes que o engenheiro me informou, pois na época era o unico aparelho com esta característica. E ao que me foi informado, era uma verdadeira revolução na refrigeração de ambientes com baixo consumo de energia. Entretanto vou entrar em contato com o Jairo e consulta-lo acerca da manutenção e até da aquisição de um novo aparelho.
Muito obrigado.

andre_reiff
03-01-2014, 14:47
Pessoal Me ajuda, estou querendo comprar um AR Split, tenho hoje no meu quarto um de janela da LG de 10.000BTU, mas não está dando vazão, meu quarto tem 12,5Mt3, bate sol a tarde, tem uma janela, uma TV mais o decodificador e dorme 2 pessoas, como moro no RJ e sou muito caloreto esta optanto por um de 18.000 BTU, queria gastar no máximo R$ 1.600,00, achei as opções abaixo, o que vc´s sugerem??

Ar Condicionado York Split Hi Wall 18000 BTUs Frio 220V - R$ 1.420,00
http://www.webcontinental.com.br/pro...FcZZ7Aod8X4ARg (http://www.webcontinental.com.br/produto/ar-condicionado-york-split-hi-wall-18000-btus-frio-220v-15203?gclid=CLrZoJi137sCFcZZ7Aod8X4ARg)

Ar Condicionado Split 18000 BTU/s Frio 220V LG Smile TS-C1825MA3 - R$ 1.594,00

http://www.centralar.com.br/ar-condi...ml#comentarios (http://www.centralar.com.br/ar-condicionado-split-18000-btu-s-frio-220v-lg-smile-ts-c1825ma3.html#comentarios)

Niex
04-01-2014, 10:32
Galera estou tentado num hitachi de 12k que esta por 1430 na poloar, melhor que dar 1100 num 12k comum neh.
O que dizem do consumo dele ? Vou usar com trafo, não tem problema não? trafo de 3000va

sgarcia
31-01-2014, 13:55
Alguem tem um parâmetro de consumo num inverter de 21000Btus inverter?
Vejo que a maioria que postou aqui são de 9000 e 12000Btus que chegam perto do consumo de ventiladores, mas não vi nada de 21000Btus.

WGPereira
31-01-2014, 19:56
Alguem tem um parâmetro de consumo num inverter de 21000Btus inverter?
Vejo que a maioria que postou aqui são de 9000 e 12000Btus que chegam perto do consumo de ventiladores, mas não vi nada de 21000Btus.

Não tal parâmetro, mas sem sombra de dúvida o consumo do inverter é inferior a qualquer modelo convencional de potência equivalente.
Abraço.

athlon
03-02-2014, 14:41
gente, para dois quartos de aproximadamente 12m², o que vcs indicam, 1 split pra cada quarto ou um mult bi-split para os dois? pensando em silencio e economia de energia, SP-SP, calor infernal, moro em prédio (4º andar) que tem sol nas paredes das 06:00 as 14:00hrs... grato a tds...

urtiga
03-02-2014, 14:58
gente, para dois quartos de aproximadamente 12m², o que vcs indicam, 1 split pra cada quarto ou um mult bi-split para os dois? pensando em silencio e economia de energia, SP-SP, calor infernal, moro em prédio (4º andar) que tem sol nas paredes das 06:00 as 14:00hrs... grato a tds...

se vc tem espaço pras condensadoras ou unidades externas e não tem restrições sobre fachadas proibitivas ou regras de condomínio que proíbam instalações em fachadas ou paredes externas , melhor é vc instalar o que chamamos uma X uma ou individuais se vc não tem espaço ou é proibida instalar em fachadas ou paredes mesmo laterais e tem esse espaço geralmente na lavandaria só dá pra instalação de uma unidade esterna vc tem que ir de condicionador bi split...e ainda com adendo que talvez precise vc precise contratar sua instalação com uma empresa que trabalhe com equipamento de movimentação em altura(andaimes) isso tudo tem que se por na balança ..o certo é vc agendar uma visita tecnica aí no local de um instalador conhecido ou bem recomendado..boa sorte