PDA

Ver Versão Completa : PRÉ - ATERRAMENTO - TRANSISTORES

mmartins
04-11-2002, 10:15
Senhores,

Pois é aconteceu um acidente aqui na minha casa. Estava chovendo e por prevenção desliguei os equipamentos da tomada. Sempre mantive apenas um equipamento aterrado em numa tomada separada, um dos mono-blocos.

Saimos, e minha mulher chegou na minha frente e ligou os equipamentos. Inclusive o tal que esta aterrado ( um dos mono blocos ) na régua que estavam todos sem terra pois ela não tinha atentado que este tinha que ser ligado separado, ou seja, matou o terra e gerou um loop de terra.

Sem saber ou observar, passei a mão e percebi os equipamentos estavam enrugados. Desliguei/Religuei e não sei bem a ordem dos acontecimentos para lhes contar, quando resolvi desligar do mono bloco que deveria estar aterrado, o cabo interconect que o ligava ao pré. Sem querer resvalei com o cabo, RCA, na carcaçado mono bloco,sendo que este cabo estava apenas conectado no pré. O que aconteceu ? Queimou o pré. O som ficou muito baixo tendo que aumentar muito pra escutar. Já é a segunda vez que Isto acontece e tivemos que trazer um par transistor fet j110 da Inglaterra que resolveu o problema. Alguém tem alguma opinião ? Parece que ao encostar o cabo na carcaça do mono-bloco, este decarregou a corrente sobre a saida out do pré.

Se eu comprar este transistor FET J110 aqui no Brasil da marca TEMIC é o mesmo que o que vem da Inglaterra ? FET J110 é um padrão ? Qq que seja a marca deverá funcionar do mesmo modo ? Tem mesma qualidade ? Devo esperar mais uma par da Inglaterra ? O que voces acham ?

Att.

Dennis
04-11-2002, 23:18
Martins,

Não tenho idéia quanto ao transistor :(, mas sugiro mandar uma mensagem pessoal ou mesmo um e-mail pro Dantas, creio que ele talvez possa te ajudar.

Abraço.

Carlos Dantas
05-11-2002, 18:31
Prezado Martins
É muito difícil atinar exatamente o que acontece com problemas oriundos de aterramento. Com certeza a referência de terra do monobloco e do pré não era a mesma no momento do acidente. Provavelmente um estava referenciado a tensão do neutro da rede e o outro ao terra de proteção. As saídas e entradas de pré trabalham com sinais muito baixos e não resistem a tensões elevadas aplicadas aos seus terminais. Vamos aos JFETS. Em princí´pio voce pode usar estes transistores desta ou de outras marcas encontradas no mercado brasileiro desde que voce tenha plena confiança na loja ou pessoa que o está vendendo. Isto porque é comum voce encontrar na praça transistores que foram refugados pelo controle de qualidade por algum fabricante nacional ou estrangeiro. Estes transistores acabam desovando no mercado de reposição. Isto não quer dizer que são todos inusáveis. O que acontece é que algumas empresas estabelecem um controle de qualidade muito rígido, ou seja, dentro de padrões muito apertados de aceitação e acabam refugando componentes que não atendem as tolerâncias especificadas mas ainda poderiam ser aceitos para outros usos. Eu arriscaria comprar estes componentes numa boa loja. Se fosse na entrada do pré a coisa seria mais crítica mas na saída não é tão crítica assim. De qualquer forma eu traria da Inglaterra os transistores fornecidos pelo fabricante do pré e os deixaria aí de reserva, enquanto voce usa os adquiridos no Brasil. Dado algum problema voce os coloca no lugar dos comprados localmente. É apenas uma sugestão e boa sorte!
Abraços
Dantas

mmartins
05-11-2002, 19:01
Caro Carlos Dantas,

Já chegou o transistor que comprei na farnell. Acredito que a loja é bastante séria e o transistor é da tailândia. Voce conhece a loja ?

Att.

Carlos Dantas
05-11-2002, 21:34
Prezado Martins
Conheço a loja de nome mas nunca comprei nada lá. Acho que voce não vai ter problemas. Pensei um pouco mais no problema que aconteceu com voce e talvez tenha entrado em curto momentaneamente o pino central do cabo RCA com o que leva a malha de terra do cabo. Isto pode ter provocado um transitório de corrente que estourou o transistor de saída. Isto talvez seja mais provável que diferenças no potencial de terra.
Abraços e boa sorte. Conte-nos depois se tudo ficou em ordem.

mmartins
07-11-2002, 13:43
Caro Carlos Dantas,

O meu pré está funcionando a todo vapor novamente. Na segunda-feira deves chegar os componentes da Inglaterra que vou guardar para qualquer eventualidade. Agradeço a sua ajuda !!!

Att.

Carlos Dantas
08-11-2002, 10:28
Prezado Martins

Felicidades e boas audições com o seu pré novo em folha.
Abraços
Dantas