PDA

Ver Versão Completa : Projeto de Caixa

gardoni
16-06-2003, 11:52
O que vcs acham deste projeto?
http://sound.westhost.com/sp-boxes.htm

Nilton Costa
16-06-2003, 13:45
Gardoni,

O problema é onde encontrar os componentes aqui no Brasil. Sou fan do DIY, mas moro em Belém do Pará, e por aqui não existe nenhum fornecedor. Só para vc ter uma idéia, até conectores tipo banana, tenho que mandar buscar em São Paulo. memso assim, já adicionei o site à minha lista de favoritos. Outro site bacana é: www.tnt-audio. com.
Nilton Costa:tu:

marcelo
16-06-2003, 13:57
Ola galera,

deem uma olhada neste site: http://www.audax.com/doit/index.shtml

Os falantes de Audax sao simplesmente maravilhosos.

Sds,

marcelo

gardoni
16-06-2003, 18:47
Já vi que montar uma caixa artesanal no Brasil não fica tão bom quanto uma JBL devido a falta de componentes, mas por acaso alguém não tem um projeto feito com equipamentos que se possam adquirir no Brasil que pelo menos chegue perto a qualidade de uma JBL, se sim por favor me envie se possivel com detalhamento sobre os componentes e fotos.
Obrigado. nelson@fco.eng.ufmg.br

Márcio
16-06-2003, 19:31
Nelson, isso é quase impossível, além dos problemas para conseguir um bom falante os capacitores não prestam.
Se por um milagre conseguires os capacitores terás problemas para conseguir os indutores, eles podem ser feitos por ti mas o único fio que existe no comércio é este esmaltado de quinta categoría.
Se trocares os indutores da S26 por outros de idêntico valor, mas feitos por ti, e também trocares os capacitores, as jbl vão ficar uma m... enorme.
Se quiseres fazer um par de caixas de som por diversão ou pelo prazer de possuir um par de caixas feitas por ti, faça, mas não espere muita coisa delas, eu fiz um par e me quebra o galho no quarto.
Abraços

gardoni
17-06-2003, 10:57
Como tenho parentes na Florida-Miame.
Há como conceguir lá estes capacitores e indutores e alto falantes, se sim quais modelos são melhores e +ou- quanto custa, por favor.

marcelo
17-06-2003, 13:38
De uma olhada nestes sites:
www.speakercity.com
www.zalytron.com
www.parts-express.com

Boas marcas sao: Focal, Audax, Morel, Seas, Vifa, Scan-Speak, Dynaudio.

Nestes sites voce encontra tudo para fazer uma caixa que custaria U$ 30.000,00. Agora o projeto eh seu!

Sds,

Marcelo

gardoni
17-06-2003, 19:13
Como é isso para montar uma caixa boa eu presciso de
Exemplo:
1 Alto falante grave 8 ohms vifa
1 Alto falante medio 8 ohms vifa
1 Alto Tweeter vifa 8 ohms fs abaixo de 1200 vifa
1 crossover(Qual marca modelo?)
Quantos capacitores importado(Qual marca modelo?)
Quantidade fio de cobre importado(Qual marca modelo?)
Tubo

Dmaumau
17-06-2003, 19:17
Gardoni,

O Crossover é que é GRANDE problema. Não existe marca/modelo, ele deve ser projetado levando em conta cada um dos falantes que você escolheu e suas características individuais e coletivas.

Márcio
17-06-2003, 20:08
Gardoni, nos links que te passei incluí os indutores pefect layer e capacitores solen, eles tem um custo benefíco excelente, só precisarías pesquisar na internet e aprender muito sobre o assunto, não faça caixas se não souberes com o que estás ligando, pode ser uma decepção terrível.
Ao menos no início evite caixas com três vias, pegue o dinheiro dos dois médios, dois tweeters e dois woofers para comprar apenas um tweeter e um médio/woofer, é muito mais difícil acertar o som de uma caixa de três vias, até mesmo com os desvios de fase entre os drivers.
Como disse o Maurício, o crossower deve ser projetado, daí o que te disse sobre entrar no google e pesquisar DIY+SPEAKERS, irás encontrar centenas de páginas sobre o assunto e dá para aprender muito em algumas destas páginas, estude muito sobre o assunto e se precisar faça perguntas, ajudaremos no que pudermos.
Utilizar woofer e tweeter da fiva é complicado, somente os tweeters mais baratos tem impedância de oito ohms, os outros todos são de seis ohms enquanto os médios são de oito ohms, isso dificulta muito a construção do crossower, não é recomendável para quem está começando.
O tweeter morel que te recomendei é excelente, custa U$25 e tem fs de 650gz, a morel é considerada uma marca de excelente nível, este tweeter tem impedância de 8ohms, casa perfeitamente com os woofers da vifa.
Abraços

gardoni
18-06-2003, 10:18
Márcio,
Eu estou para decidir a compra de uma caixa da Cygnus usada porem em bom estado, conforme discutido neste site no topico: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&postid=22322#post22322
Por acaso se eu comprar está caixa e no futuro quando eu estiver mais por dentro do assunto eu quiser melhora-la trocando seus componentes(Crossover, falantes e tweeter, mais antigos) por novos importados, ela podera ficar otima pois está caixa acredito já ser boa, exemplo disto um membro do ht forun, passou um par de B&W DM303 para surround e tem as caixas da Cygnus como frontais, oque acha?

Márcio
18-06-2003, 12:50
Não conheço a caixa, mas em termos de fidelidade sonora não posso acredita que seja superior a uma DM303, os falantes evoluíram muito nestes anos, acredito que ela possa ter graves mais forte.
Se já estás pensando em trocar os falantes então acho que não vale a pena comprar a cygnus, se mandares fazer um gabinete em mdf e com vários reforços internos ele será superior ao da cygnus, o crossower da cygnus talvez não seja adequado aos novos falantes e se trocares o tweeter sería recomendável trocar os médios, já que é importante um casamento perfeito entre estes falantes.
Se já estás pensando em modificar a caixa então compre os componentes e monte uma caixa.
Abraços

bira
18-06-2003, 14:26
Já conhecem esta:

http://www.madisound.com/

gardoni
23-06-2003, 17:45
Alguém conhece algum livro ou Site que ensine sobre impendância, frequencia de ressonância, cortes em frequencia, ligaçoes em serie e paralela, etc...

gardoni
23-06-2003, 17:49
Qual são os falantes de uma JBL S26II, seria 1 Woofer de 12" 4 ohms e um Tweeter de 8 ohms?
Vi um Woofer de 12" 4 Ohms da selenium, por acaso estes não serviriam para montar uma caixa não?

Flat
24-06-2003, 00:19
Márcio,

sabe se a Som Maior vende os falantes B&W separadamente?

Márcio
24-06-2003, 08:24
Somente para reposição, e mesmo assim sería necessário copiar o projeto de algum caixa, mas o pior sería o crossower, só importanto.
Gardoni, é possível fazer uma caixa com subwoofers nacionais, o problema é o médio grave e o tweeter, não existe nada com qualidade razoável.
Um subwoofer automotivo deve obrigatóriamente ser utilizado com um médio grave, médio não serve já que os subwoofers não respondem com qualidade razoável frequências médias, o ideal é cortar no máximo até 200hz.
Abraços

gardoni
24-06-2003, 10:27
Márcio,
Eu entendo, acontece que este selenium 12PW3 4ohms não me pareceu um subwoofer ele não tem suspensão como os meus subs da pionner ele parece um médio.

gardoni
24-06-2003, 10:33
Márcio,
Outra coisa, não entendo porquê todos estes capacitores, Woofers, e Tweeters tem que ser importados, porquê as lojas do ramo no Brasil não trabalham com as linhas de importação? E por acaso não há como conceguirmos estas peças no Paraguai não?

gardoni
24-06-2003, 12:07
Este projeto da novik todo nacional não é bom?
http://www.vmraudio.ubbi.com.br/nk24012.htm

Renato
24-06-2003, 12:54
Pode ser uma bela ideia... um KIT B&W em R$

http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/org_prod.p_main?it_s=MLB&it_n=9147907

[]'s

Renato

Márcio
24-06-2003, 13:44
Gardoni, estes falantes profissionais não se dão muito bem para áudio residencial.
O projeto novik funciona, se estiveres procurando uma caixa que "toque" ele serve, já tive todos estes falantes e não servem para alta fidelidade, uma N26 sería bem melhor, mas como disse depende do que estejas esperando de uma caixa.
Gardoni, todos os capacitores e resistores são importados, o problema é que só importam os vagabundos, não se encontra um bom capacitores aqui no país.
Também não é possível encontrar um fio esmaltado decente para construir indutores, resumindo, se retirares um crossower da S26 e colocares no lugar outro utilizando capacitores encontrados no comércio e indutores feitos em casa o resultado será um desastre.
Falantes e tweeters de qualidade não são importados para cá, infelizmente.
Abraços

Márcio
24-06-2003, 13:46
Renato, este kit da b&w é bom, mas ele está pedindo praticamente o preço desta caixa usada, o valor na loja é um pouco menos de R$1800, além disso ele não fala nada sobre o crossower original.
Eu compraría uma DM303 nova ou pagaría mais um troco e compraría uma caixa usada, mas inteira.
Abraços

Flat
24-06-2003, 14:30
Márcio,

perguntei porque tive uma idéia meio maluca e estou com vontade de experimentar.
A idéia é a seguinte: construir duas caixas (suspensão acústica) para graves, da mesma largura que as DM 602, usando-as sob as B&W, mas ainda em pedestais se necessário.

A intenção é que elas sejam bi-amplificadas, utilizando-se crossover ativo e liberando as B&W das freqüências mais baixas (ou mesmo descendo abaixo da resposta delas).

O resultado esperado seria maior dinâmica e precisão nos graves.

Veja, uma caixa de suspensão acústica é muito mais fácil de construir e muito menos crítica, além do mais ela não teria crossover.

Perguntei sobre os falantes porque seria interessante usar da mesma linha.

O que vc acha?

Márcio
24-06-2003, 16:57
Flat, posso te dizer o preço, os médios de kevlar custam U$120 cada.
Tenho outra idéia para ti, a algum tempo atrás eu ouvi uma caixa torre(feita em casa) com dois woofers storm 8pol da selenium em cada caixa, não sei qual é a sensibilidade deles mas posso te dizer que o grave era bem agradável, mas a caixa era bass reflex.
Acredito que o ideal seja o bass reflex, caixas de suspensão só respondem bem aos graves se o woofer for grande, as bass reflex ajudam os woofers pequenos a ir mais embaixo.
Faça a caixa com muitos reforços internos, faça um compartimento separado na parte de baixo para colocar chumbo ou qualquer outro material pesado, se elas ficarem com mais massa o resultado será melhor.
Utilize um destes isoladores de vibrações entre o módulo de graves e a b&w, isso irá ajudar.
Abraços

Flat
24-06-2003, 17:09
Márcio,

depois da sua resposta lembrei-me de um artigo que tenho em uma revista pré-histórica, era um projeto de caixa para graves em que você podia sintonizar na freqüência em que quisesse, podia também tornar a resposta mais plana ou o corte mais abrupto, estou tentando me lembrar o nome...

Tinha também algo interessante sobre como medir e abaixar a freqüência de ressonância de um alto-falante, justamente para melhor resposta nesta caixa.

O cara é um daqueles feras de antigamente, acho que Nilton alguma coisa.

Talvez seja uma boa opção, pois pelo projeto da caixa, não precisaria nem de crossover ativo, ela não responde acima de certa freqüência, mesmo.

Vou olhar à npoite em casa e coloco aqui.

Abraços,

Flat

Flat
24-06-2003, 22:08
Márcio,

a revista é a Nova Eletrônica, de Dez/1981 (é do seu tempo...),
o artigo é do Cláudio César Dias Baptista e a caixa chama-se Air Coupler.
É uma caixa que possui um labirinto interno com o tamanho calculado conforme o comprimento de onda da freqüência que se deseja reproduzir.

O autor do artigo descreve 01 protótipo, feito com um falante de 8", como:

"cortado para a faixa de 30 a 100HZ, produz graves secos e fortíssimos, valendo por dois falantes de 15 polegadas dos bons, postos em duas caixas do tipo bass-reflex separadas e encostadas à parede plana e reproduzindo a mesma faixa!"

Acho que vou tentar alguma coisa neste sentido...

gardoni
25-06-2003, 10:54
Flat,
Tem como vc me passar um fax desta reportagem, (031) 3224-7867.

gardoni
25-06-2003, 10:55
Flat,
Se for mandar por favor coloque que é para Nelson.
Obrigado

Flat
25-06-2003, 12:29
Claro, Gardoni.

Só peço que aguarde um pouco, até que eu possa fazer uma cópia destes textos para em seguida enviar o fax.

Abraços,

Flat.

RThomé
25-06-2003, 12:32
Caro Gardoni,

Se vc realmente pretende entrar de cabeça no hobby de construção de caixas acústicas, eu recomendo, antes de mais nada, que leia o excelente "Loudspeaker Design Cookbook" do Vance Dickason, traduzido para o português pelo Prof. Homero Sette Silva. Nele vc terá subsídios para se iniciar neste misterioso e fascinante hobby.
Além dos sites aqui citados, vc também encontrará muito material para pesquisa no Audio Asylum, excelente forum frequentado por algumas feras do ramo, que pode ser acessado pelo seguinte link:

www.audioasylum.com

Sem o conhecimento dos conceitos básicos para a construção de caixas, não se chega a lugar nenhum, a não ser desperdício de dinheiro.
No início o terreno parecerá um pouco árido, mas passada a etapa acima, vc verá que o campo pode se tornar prazeirosamente fértil.

A seguir, pense seriamente na compra de um bom multímetro e de uma ponte de indultâncias, ou de um medidor LCR, instrumentos básicos para o desenvolvimento de crossovers.

Abraços e boa sorte nos seus projetos.:)

Márcio
25-06-2003, 12:34
Flat, estás enganado, não é do meu tempo não, eu tinha oito anos neste época....
Esta caixa apesar de boa volta ao problema do subwoofer, o tua idéia inicial pode ser até menos eficiente mas terías uma caixa que iría responder como uma torre e não satélites + sub.
Abraços

Flat
25-06-2003, 12:41
Mas a idéia é fazer duas, da mesma forma da idéia inicial.

Agora, oito anos?...:ataque: :hilario:

Abraço,

Flat.

Renato
25-06-2003, 12:46
Prezados ,

Marcio, e outros me corrijam nas besteiras para que possamos fazer
deste uma pequena referencia.. ok ?

Sou como muitos aqui, "louco" para fazer uma caixa acustica, e esta
ideia do Marcio eh tentadora...

Tenho mergulhado fundo no assunto, ateh pq, neste segmento nada pode
ser chutado...abaixo vou passar algumas trilhas que tenho percorrido e
que pode ajudar aos que querem tb...

Estou inclusive finalizando um SUB PASSIVO com um Bravox Endurance de
10" que na verdade serah o meu grande laboratorio, ou seja, se gostar
parto para as caixas...

Bom, minhas humildes dicas:

- Nao compre qualquer driver se nao houver uma documentacao passando
todos os parametros dos mesmos, ou seja, os famosos Thiele/Small pois
foram estes Autralianos que na decada de 70 montaram toda uma gama
matematica para possbilitar a projecao de uma caixa sem que seja no
chute... como faziam todos os fabricantes...

- Na internet tem muito material, no Google uma busca com "diy
speaker" vai surpeender pela quantidade de info... mas no Brasil, tem
tb muita coisa boa, deem uma olhada no historico da Lista High-End (do
Fabio Timi) la tem um time que considero da maior grandesa neste pais,
quem frequenta sabe o que falo,... veja tb da Audio-Lista (uma faq
fabulosa) e ateh da Audio-Dicas (esta muito filosofica, mas com
pitadas geniais de infos tecnicas...), nao deixem tb de passar e
imprimir todos os artigos do site AudioExpresso uma verdadeira
biblioteca...

- Livros, na nossa lingua basicamente sao 2 obrigatorios, abaixo um
texto que recebi da editora caso queiram comprar:

"
Os livros Análise e Síntese de A/F e C/A e Caixas Acústicas e
A/F estão esgotados, como eles não serão reeditados, e devido
ao grande número de pedidos a editora H.Sheldon autorizou a
xerox desses livros. É feita xerox do original e encadernado
com a capa original.

Análise e Síntese de A/F custa: R$ 35,00 + R$ 5,00
(desp.postal) = R$ 40,00

Caixas Acústicas e A/F custa: R$ 40,00 + R$ 5,00 (desp.postal)
= R$ 45,00

Ps. Vance Dickason - A Bíblia dos projetistas e construtores
de caixas acústicas O livro de maior vendagem mundial no gênero,
publicado também em inglês, alemão e chinês. Nesta edição,
dois novos capítulos: Cinema em casa e Som automotivo

Caso tenha interesse em outro livro pode solicitar o release.

Em nosso site: www.backstage.com.br temos a opção para compra
de produtos através de cartão Visa ou Mastercard, ou através
do telefax: (21) 2440-4549.

"

Existem algumas outras revistas e ateh livros, mas sao muito antigos e
ultrapassados... mas vale tb... eh o caso do CDDB que estao
comentando...

Tipos de caixas, bom, na maioria dos casos as caixas sao consideradas
da seguinte ordem de qualidade:

Linha de Transmissao
Suspensao acustica - (quando eh fechada e tem uma area equivalente a
1/3 ou menos pelo parametro VAS do driver...)
Bass Reflex - Dutada

Natural surgir a seguinte pergunta: Mas pq os grandes usam BassReflex,
abaixo um comentario para explicar..

..."
Esqueça bass-reflex. Isso é usado pelos grandes fabricantes para "puxar"
artificialmente a resposta nas baixas freqüências usando os picos criados
na composição da freqüência de ressonância do falante com a freqüência de
ressonância da caixa (esta é ditada pelo volume da caixa e pelo diâmetro e
profundidade do duto). Isso funciona com os grandes fabricantes porque eles
gastam centenas de horas em testes em câmaras anecóicas para atingir o
resultado esperado, pois nunca o calculado fica igual ao realizado. Logo,
em casa não dá pra fazer nada de altíssimo nível em bass-reflex.
"...

Na pratica, vc tem que ver para qual modelo o seu DRIVER se encaixa...
ou seja, o modelo da caixa talvez seja uma consequencia e nao uma
decisao... Eu estou fazendo o SUB bass-reflex, pois simulacoes mostram
que para o meu caso ele terah um melhor rendimento...

Existem algumas dezenas de softwares que certamente o ajudarao em todo
o processo de confecao de uma caixa, alguns altamente sofisticados com
simulacoes da caixa e de seu ambiente externo..uma loucura... para
leigos, como eu, acredito que 2 sejam imbativeis:

WinISD
LspCad Lite

Viu, fazer uma caixa eh muito facil...dependendo do resultado,
talvez o dificil... seja escuta-las.. hahahha

[]'s

Renato

RThomé
25-06-2003, 13:45
Caro Renato,

Como são feitas as suas simulações?
Se não me engano, esses woofers da linha endurance servem tanto para bass reflex quanto suspensão acústica.
Há uns quatro anos atrás eu construi o sub que eu utilizo até hoje.
Baseado nas informações do livro do Vance Dickason, eu usei o Endurance de 15", bobina dupla, numa caixa selada de compensado de 2 cm, toda travada internamente e totalmente preenchida com espuma. Trata-se de um sub ativo, já que eu retirei a eletrônica de um sub da Mirage, o BPS 180, e coloquei na traseira da caixa. No meu primeiro protótipo, os parâmetros que davam a resposta mais plana, deixaram a caixa muito grande e os graves ficaram um pouco soltos. No segundo eu preferi jogar com um tamanho de caixa menor e adicionando massa ao driver para baixar ainda mais a sua frequência de ressonância. O resultado me agradou bastante.
Com o sub da Mirage, bipolar com 2 drivers de 8", em bass reflex, a excursão exagerada do cone levava facimente a bobina a bater no entreferro, fazendo um ruído horroroso na reprodução dos passos do T-REX no filme Jurasic Park.
Com o driver de 15" da Endurance isso nunca mais aconteceu e olha que eu baixo o ****** nele.:)

Me conte depois os resultados do seu sub.

Abraços,

Renato
25-06-2003, 15:02
Caro RThomé,

Antes de tudo, eh bom saber que temos mais um para pedir ajuda.. :)

No meu caso, estou utilizando um de 10" que tem um FS de 30 ou seja, ja eh alto.. no seu caso, um de 15" tem 20" acho eu...

em BassReflex consigo chegar a -3db em 30hz , ja em caixa fechada por baixo chegava 45hz

Ps. Comprei este de 10" pela fortuna de R$ 70,00 e por isso estou brincando com ele, mas tudo leva a crer que terei algo melhor que muitos subs de entrada... :) sem falar o prazer do "eu fiz" que nao tem preco.
[]'s

Renato

Dmaumau
25-06-2003, 15:31
Renato, você já deu uma olhada nesse tópico ?

http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=1077

Renato
25-06-2003, 15:45
Mauricio,

Tudo leva a crer que este eh um dos mais faceis e de melhores resultados... e alguns sao lindos.. o que ainda nao eh o caso do SUB do nosso amigo Ceylao :) rs

Olhe:
http://terryctheater.tripod.com/shivaphotoalbum/page12.html

Veja este que bonito:
http://www.nwlink.com/~ericj/emjspeakers/sono.html

Agora imagine montar um sub, utilizando este:
http://www.adireaudio.com/diy_audio/drivers/adire/tempest.htm que custa apenas $ 150,00

Outra coisa, seria capaz de dar $ 2.000,00 em uma par de caixas, sem pena, mas acho que nunca daria mas de $ 400,00 em um Sub como vejo alguns amigos dando...

[]'s

Renato

RThomé
25-06-2003, 16:09
Renato,

Eu ainda tenho muito a aprender com todos vocês aqui do forum, mas será um prazer ajudá-lo no que for possível, e realmente, não tem preço poder desfrutar de um projeto DIY. :)

Quanto ao preço do woofer, que barganha! Praticamente o mesmo que eu paguei por apenas um dos médios da Endurance! Na época o meu de 15" custou em torno de R$ 240,00. :(

No meu post acima eu te perguntei como vc efetua as suas medições. Esses valores de fs que vc citou foram obtidos através de medições ou das especificações da Bravox? Por estas especificações, se não me engano, o fs do woofer de 15" está em torno de 15 Hz.

Sendo uma caixa passiva, que tipo de crossover vc usará neste projeto? Algum existente no mercado ou pretende vc mesmo montar o seu filtro? Ai é que está o bicho papão do negócio.:monstro:

Boa sorte na finalização da sua caixa e me deixe informado sobre os resultados. :legal:

Abraços,

Dmaumau
25-06-2003, 16:19
Originalmente enviado por Renato
Outra coisa, seria capaz de dar $ 2.000,00 em uma par de caixas, sem pena, mas acho que nunca daria mas de $ 400,00 em um Sub como vejo alguns amigos dando...

Renato, no dia em que você "sentir" as ondas de choque provocadas por um BOM sub, sem o "barulho" que os ruins fazem, certamente você mudará de idéia.

Abração.

Renato
25-06-2003, 16:25
Mauricio,

Sim, sei disso... nao estou questionado isso e nem vou iniciar aqueles infindaveis papos.. :)

Mas meu amigo, um TEMPEST ja faz algo que nao tem como descrever.. imagine 2 no mesmo gabinete.. este driver eh apenas um exemplo, por um pouco mais de grana entao....

[]'s

Renato

gardoni
25-06-2003, 16:27
Há como este projeto de sub redondo funcionar em receiver Yamaha? Pois ele não é ativo?

Filipão
25-06-2003, 16:36
Renato,

E o que seria utilizado pra empurrar esses dois Tempest? Talvez aí é que esteja o custo da coisa. O amplificador tem que ter muita força pra excitar um driver desses a ponto dele mostrar todo o potencial.

Abraços,

Filipe Rangel.

Renato
25-06-2003, 16:42
Grande Filipao,

Um power vintage....vc arruma aqui no Rio por R$ 100,00 a R$ 300 ... e sem pressa vc arruma coisa muito boa ... na semana passada um amigo vendeu um HA-II em excelente estado por R$ 480,00 ... imagine tb, 2 SUBs um cada canal...

Acho que o Marcelo empurra o seu SVS com um vintage...e todos sabemos o que ele acha deste SVS assim... :)

Pessoal, nao estou defendendo ou criticando nada...apenas passando um ponto de vista pessoal...

[]'s

Renato

Simonassi
25-06-2003, 16:45
Xi Renato, acho que está começando outra guerra:D :D :hilario:
Infelizmente você não vai poder contar comigo por que agora eu sou ex-combatente e ex-mafioso.:D :D :D :D

Dmaumau
25-06-2003, 16:51
O SVS do Marcelo T é "empurrado" por um Amp Samson 2x500rms com trafo toroidal :tu:

Eu imagino que um power para PA seja mais negócio do que um amp vintage, já que esse cobre toda o espectro de frequencia e você teria que "cortar" os agudos e aumentar os graves ao máximo. INclusive, pelo que andei vendo na Sta Ifigênia, um amp de 300wrms pode ser achado por uns R$ 400.

Filipão
25-06-2003, 16:55
Renato,

Não se preocupe. Não estou tentando derrubar sua idéia. Quero apenas contribuir.

Certamente um HA-II teria grandes chances de dar conta do recado. Mas veja, ele tem 190W RMS/8ohms/canal. É um animal!!! Não é qualquer vintage que dá isso, muito menos esses receiver AV atuais.

Abraços,

Filipe Rangel.

Marcelo T
25-06-2003, 17:27
O tempest é um excelente drive pra DYI, já vi na rede dúzias de projetos animais com esse drive. Um desses pode ser amplificado com apenas 250W dependendo do tamanho do gabinete feito.
Agora, pra quem quer o supra-sumo da ignorancia, use esse aqui http://www.adireaudio.com/diy_audio/drivers/adire/tumult.htm :D

Renato
25-06-2003, 18:41
Conhecia este, apenas o preco intimida....mas quem sabe para um 3º projeto.. :)

[]'s

Renato

gardoni
26-06-2003, 12:21
Como é praticamente impóssivel contruir boas caixas com componentes brasileiros, estou me decidindo por caixas compradas, Paradigm Studio, B&W, ou Dinaudio para as frontais.

Minhas dúvidas agora são com os outros canais:

1- Se eu usar nas frontais caixas de 8ohms todos os outros canais incluse o canal do sub, também tem que usar esta impendância?

2 - A caixa central e as Surround, podem ser construidas com componentes nacionais, ou têm os mesmos problemas de falta de bons falantes e divisores de frequência de boa qualidade, como das frontais?

3 - Um Kit da Aiwa com Central e as Surround é melhor que construir estas?

4 - No caso do Sub pode ser Ativo ou Passivo, e dá para construir ou também não compensa?

Márcio
26-06-2003, 12:28
Flat, qual é a graça?? :D , sou de 1973:legal:
Abraços

Flat
26-06-2003, 13:03
Márcio, brincadeirinha...

É que suas opiniões são sempre maduras e ponderadas :D ...

Abraço!

Flat.

Renato
26-06-2003, 13:44
Marcio,

Por acaso, seria hj 01/04 ? rs..

[]'s

Renato

Márcio
26-06-2003, 14:20
Não não é 01/04.
Flat, agora melhorou :verg:
Abraços

Flat
26-06-2003, 22:24
Márcio,

estive hoje em uma loja conversando sobre um falante Bravox de 8", para graves, (um cinza, cone de poliuretano, bordas de borracha) de uso automotivo.

O manual já vem com duas sugestôes de caixas, dutada e selada.

Você que tem experiência em som automotivo, diga-me, que resultado daria isso em casa?

Abraços,

Flat.

Márcio
26-06-2003, 23:32
O selenium storm é mais falante, o cone destes bravox é muito mole, uma desgraça para os graves.
Se conseguires a preço bom, os sony xpload de oito polegadas são excelentes, ínfelizmente deve ser bem mais caro do que o storm.
Vá de storm, já ouvi em caixas residenciais e considerando que era feita a martelo, com compensado ao invés de mdf e sem reforços internos.
Abraços

Márcio
26-06-2003, 23:33
As sugestões de caixa para uso automotivo não servem, estes projetos contam com a ajuda do porta malas para reproduzir os graves mais baixos, para uso residencial a sintonia precisa ser mais baixa.
Abraços

Flat
26-06-2003, 23:41
E qual foi o resultado? Tem chance de ficar realmente bom? para ficar meia boca eu não vou nem tentar...

Márcio
27-06-2003, 00:06
Flat, o caso é que não depende só dos falantes, depende do projetista:D , eu fiz várias caixas e depois de um certo tempo a gente pega a manha, talvez não fique muito bom na primeira, ou talvez fique.
Se estás encarando isso como "vou fazer uma caixa e precisa ficar perfeita na primeira", é melhor desistir, pode até ficar 10 mas não há garantias.
Uma forma que encontrei para minimizar erros foi fazer todas as caixas com três dutos, eu faço o projeto de forma que com dois tudos abertos fique um pequeno pico na faixa de 60hz (o grave fica gostoso), com um duto aberto a resposta fique flat e com três dutos abertos o som fique mais seco.
Além de poder variar a quantidade de dutos abertos também é possível variar o tamanho do duto, ou seja, com alguma experiência é possível afinar a caixa de acordo com a sala.
Sempre coloco um filtro subsônico exatamente na frequência em que o cone do falante começa a descontrolar, desta forma o grave fica sempre firme, firme dentro dos limites do falante é claro.
Abraços

Flat
27-06-2003, 11:13
Fuçando nas minhas coisas eu achei um par de caixas velhas com mais ou menos 25l cada, e duas carcaças de falantes de 8", que eu mesmo vou reformar para fazer as primeiras experiências.

Assim é melhor, quase não vou ter gasto e ainda aprendo alguma coisa.

Abraços,

Flat.

Márcio
27-06-2003, 13:19
Flat, o problema é que com estas carcaças é não tens como projetar a caixa, sem os parâmetros isso é impossivel.
O problema de aproveitar as caixas antigas é o mesmo, é uma caixa de um tamanho X que pode ou não se adaptar perfeitamente o falante.
Eu acho que deverías começar pela teoria, entre no google e procure por DIY+SPEAKERS, estude bastante sobre o assunto e somente então parta para a prática.
Abraços

Renato
07-07-2003, 19:55
Marcio,

"filtro subsônico" ?

Quanto, como, onde ?

[]'s

Renato

Craftsman
24-07-2003, 16:17
Citação:
Esqueça bass-reflex. Isso é usado pelos grandes fabricantes para "puxar"
artificialmente a resposta nas baixas freqüências usando os picos criados
na composição da freqüência de ressonância do falante com a freqüência de
ressonância da caixa (esta é ditada pelo volume da caixa e pelo diâmetro e
profundidade do duto). Isso funciona com os grandes fabricantes porque eles
gastam centenas de horas em testes em câmaras anecóicas para atingir o
resultado esperado, pois nunca o calculado fica igual ao realizado. Logo,
em casa não dá pra fazer nada de altíssimo nível em bass-reflex.

Caro Renato,
Construir um sub não é resolver um problema de ciências exatas. Você está esquecendo a etapa da afinação. E mesmo que houvesse um ajuste “ideal”, eu confiaria mais no meu ouvido..................(desculpe a intromissão, mas eu também sou apaixonado pelo assunto)

Abração.

Renato
24-07-2003, 16:44
Caro Craftsman,

Bom saber que temos mais um aqui para discutir este fabuloso mundo
DIY...

Quanto ao BassReflex, concordo em genero e grau sobre o seu ponto de
vista, apenas penso e acredito que nas mesmas condicoes, e em
resultados teoriocos iguais, um SUB fechado ou LT tem um som mais
interessante...

Na semana proxima, devo estar postando aqui o meu primeiro SUB DIY,
esta ficando muito interessante e usa o sistema BassReflex ... pois na
teoria, esta eh a forma que desce mais, estou utilizando um Endurance de 10"
(FS 30hz)

[]'s

Renato

Reginaldo
24-07-2003, 19:54
Tambem estou na fazer final do meu 1° sub:

Detalhes:
Selenium Bass 12'' DVC
Caixa Bass-Reflex com +/- 80 litros
Um dulto de 10 cm x 25 cm

Falta:

Adicionar filtro betumado. e testar um segundo dulto.

Postarei as foto logo que ficar pronto

Dmaumau
24-07-2003, 20:11
Duplinha, e os AMPS ?

Reginaldo
24-07-2003, 20:24
isso é problema :(
estou testando com um quasar 7070 antigo, usado em som para PA, mas tenho que estudar melhor qual AMPS vou usar.

Márcio
24-07-2003, 20:38
Kraftsman, é um problema fazer um sub selado, não é qualquer falante que se adapta, e geralmente são os caros.
Eu tive sub selado com um falante selenium bass, para música ele era agradável mas faltava impacto para filmes, geralmente caixas de grave seladas não dão o soco no peito, que para filmes acho essencial, elas tem um grave mais suave que se adapta bem para ouvir música. Acho que o cone deve ser de no mínimo 15pol e de boa qualidade para que o grave vá lá embaixo, um endurance de 15 da linha antiga se presta bem, mas o amp deve ser muito forte.
Se fosse construir um sub para ouvir música, faría selado mas estaría conciente que não sería o ideal para filmes.

Abraços

Craftsman
26-07-2003, 03:03
Márcio,
pô cara, depois deste discurso não tenho nem mais o que falar:D :D :D :D vou usar o seu texto como citação eterna. Agora ha pouco dei uma passada no tópico "....usando bobina dupla..." onde eu havia aconselhado um colega a não construir uma selada e acabei pegando uma sobra....daqui ha pouco eu vou lá endireitar-me. me fiz mal entendido.

Se você notar nos folhetos da selenium, sómente a linha bass e a linha extreme teem sugestão de caixa selada, reforçando o que voce disse.
Abro um parêntesis pro Bass: Parece que nasceu pra ser selado. Tem um camelô na rua uruguaiana, onde eu compro CDs "alternativos", que montou uma caixa selada monitora de palco com um destes. Ele toca muito Rap e casou bem aquele grave redondo. Será, muito provavelmente, meu próximo projeto.

Renato,
Endurance de 10" é uma boa. se vc conseguisse juntar dois, aí ficava o bicho!! mas vai devagar no 1º. :tu: No som pra fora, e com esse falante, acho que para um iniciante é melhor arriscar Bass-Reflex. Vais ter que caprichar no amplificador.

até breve.

Márcio
26-07-2003, 10:57
Craftsman, o selenium que ele utilizou é o antigo ou o atual com cone cinza? Eu fiz a minha com o antigo e realmente ficou muito bom, também tentei montar uma bass reflex com o mesmo falante e ficou ruim, o cone descontrolava muito cedo.
No programa que utilizo para projetar caixas havia uma indicação de que o cone descontrolava a partir de 40hz, daí fui obrigado a colocar no amp um subsônico muito alto, em torno de 40hz.
Estou penando em montar um subwoofer frankenstein.
Conheço um cara que recondiciona e monta falantes para vender, e vi na loja dele um conjunto magnético estupidamente grande, mas com bobina de 100mm que é incompatível com a carcaça dos pioneer IMPP.
Estou negociando com o cara e talvez encomente um imã com grande profundidade, a intenção é fazer com que a excursão aumente muito, este imã é aproximadamente 8cm mais profundo do que o original.
Depois vou tentar afinar a caixa de ouvido :D, a idéia é fazer uma caixa grande e com quatro dutos para facilitar, depois vou brincar abrindo, fechando e trocando dutos.
A probabilidade de dar errado é enorme, mas se o cara não me machucar muito acho que vale pela diversão.
Ah, estava esquecendo, o sub selado que fiz não sofria de lentidão de cone, acho que é um mal dos bass reflex.
Abraços

Craftsman
29-07-2003, 21:31
Márcio,
Ele usou o atual. O problema do Bass é justamente este, a potência fica muito limitada nas baixas freqüências. Vou montar uma selada para um sisteminha mais fraco que eu estou fazendo pra levar pra praia.
Olha só Márcio!, como você vai levantar os parâmetros TS deste falante remanufaturado. Acho que vai ficar muito na orelhada......sei não?!...........vc que sabe. O nosso CG é um legítimo Frankenstein. Eu ia jogar a caixa fora e decidi recuperar, só vendo. Ele tem 120 litros e dois dutos de 100mm. A aparência é assustadora. :monstro:
A lentidão você combate com um power bem coiçudo. Joga 3db em cima da pot. Nominal do falante que eu quero ver.
Xmax a partir de 13mm ta de bom tamanho, cuidado pra não matar ele na música, a não ser que vc vá usar ele só no HT.
O ideal é drive importado, mas se vc quiser uma sugestão, que tal o Bomber Destroyer ?? tem uma boa excursão e muitos montadores de som preferem o seu timbre ao do Endurance. Pense bem.

abraço

Márcio
30-07-2003, 00:56
Craftsman, vou fazer este franskenstein na orelhada mesmo, mas não é para música, quero que ele faça a sala tremer, além disso vai custar barato.
Estou pensando em fazer isso mais pela diversão do que por outra coisa.
Já escutei vários destroyer e acho o grave muito feio, não me parece um falante feito para atingir frequências baixas como o endurance, acho que o objetivo da blauline era obter um SPL alto.
Na verdade nunca gostei de nada que ouvi da blauline, os primeiros coaxiais lançados pela marca me enganaram, eram tão ruins que cheguei a pensar que estavam ligados fora de fase :xingo: , depois de fazer o teste da pilha vi que a fase estava correta.
O sub com grave mais preciso que já montei foi com um sony xpload XS-L1230, o primeiro, era impressionante como o grave tocava de forma limpa e clara, mesmo com o limite do falante ultrapassado, até hoje foi o único que tocau de forma exatamente igual a volume baixo, meio volume e esgaçado :D
Abraços

Márcio
30-07-2003, 00:58
Talvez parta para o sony de 15pol, o novo de 12pol já passou pelas minhas mãos e achei impressionante para os U$53 que ele custa no py, parece um falante muito mais caro, ainda não pude ouvir, que é o mais importante, mas isso se resolve :D
Abraços

Craftsman
30-07-2003, 13:34
Vi uma foto deste sony novo, o conjunto magnético estava bem profundo. fiquei impressionado, mas se voce quer tremer a sala, acho que não vai dar pra ele. Aí só resta o Endurance. Minha sugestão são dois de 12". Botei o vizinho pra descer a escada correndo quando testei dois destes lá em casa. Ele achou que o prédio estava desabando. :D

Marco

kicker
03-08-2003, 03:02
Marcio, você mesmo confeciona seus filtros subsonicos?heh
abraços

Márcio
03-08-2003, 13:00
Craftsman, eu já fiz uma caixa com o xs-l1230, o primeiro xpload, e ele toca bem mais do que se possa imaginar.
A sala literalmente tremia, quando assisti a explosão do túnel no daylight senti tremer até o cabelo da nuca, parecia mesmo que estava acontecendo um terremoto, se este novo xplod for do mesmo nível pode ter certeza de que ele dá conta, mas é claro pelo preço não se deve esperar que ele consiga ir plano até 20hz.
O grave deste sony é menos pesado do que o do endurance de 15pol mas é muito mais preciso.
Kicker, tenho um amigo que faz amplificadores, os meus são sempre feitos por ele, o filtro subsônico é colocado no pré do amplificador.
Abraços

kicker
03-08-2003, 16:30
Hmmm...que sorte a sua hein, quanto será que sairia p/ mim fazer um cross com Low Pass 80hz p/ utilizar no pré de um amplificador de PA (ainda n decidi qual, acieto sugetsões p/ empurrar e2k 10") , ou não seria possivel ou n recomendado...heheh
abraços

Fabiano
03-08-2003, 18:31
Marcio,

Vc conhece os subs da NAR Audio? Estou pensando em fazer um sub LT com um destes de 12". Ele é até barato (cerca de R$180,00 novo no ML).

Abraços

Fabiano

Fabiano
03-08-2003, 18:35
Uma contribuição do Daniel Simões de Carvalho do Forum Audio High End

http://www.danmarx.org/audioinnovation/theories.html

Abraços

Fabiano

Márcio
03-08-2003, 18:50
Fabiano, não conheço os subwoofers da NAR.
Kicker, não tenho noção de quanto de sairía, vai depender de quanto o cara quiser de cobrar, o custo em componentes é irrisório.
Abraços
Márcio

kicker
03-08-2003, 23:53
Originalmente enviado por Márcio
Fabiano, não conheço os subwoofers da NAR.
Kicker, não tenho noção de quanto de sairía, vai depender de quanto o cara quiser de cobrar, o custo em componentes é irrisório.
Abraços
Márcio
Hmm...muito interessante, estou com alguns problemas aki...vou dar uma pesquisada e dpois falo com vc pra ver se o kra nao ta me enfiando a faca....se não for mt dificil eu msm posso montar...
abraços

Márcio
03-08-2003, 23:58
O projeto só complicaría um pouco se o crossower fosse variável, se for fixo não existe motivo para ser caro, se o cara tiver prática levaría minutos para montar um.
Abraços

kicker
04-08-2003, 00:20
maz ai teria q integrar ao circuito interno do amplificador ou poderia ser "externo"?
abraços

Márcio
04-08-2003, 01:42
Kicker, exatamente, não é necessário fazer um crossower separado, ele é colocado diretamente no circuito do amplificador, o único problema em utilizar powers profissionais é que eles não tem pré embutido, a saída de sub dos receivers é muito fraca para excitar estes powers.
Este amigo faz o power com um pré embutido e sem crossower, o corte de frequência fica por conta do receiver.
Como os falantes não são aqueles monstros utilizados nos SVS também peço que me coloque um filtro subsônico exatamente na frequência em que o cone do sub começa a descontrolar, desta forma é possíve obter um desempenho muito melhor do falante dentro da faixa que ele tem condições de trabalhar.
Na caixa que monte com o sony xpload o subsônico ficou em 30hz.
Abraços

kicker
05-08-2003, 23:38
hmm...perfeito marcio...
estou com alguns planos aki...vc sabe qual eh o corte Low pass dos miiny sistens em geral...na saida do subwoofer?
abraços

Márcio
06-08-2003, 01:44
Kicker, até onde seis os mini não tem corte de corte de frequência na saída de sub, somente os receivers.
Abraços

Renato
06-08-2003, 12:12
Pessoal, como o papo de crossover esta por aqui, podem me ajudar:

Estou remanufaturando um par de LANDO LA-380, a danada tem um som muito bom, mas eh uma
pena que trabalhe a 4ohm e meu receiver suporte apenas 8ohm. Como
surround seriam perfeitas !!!

Notei que ela tem uma litragem proxima e ateh iguais a algumas caixas
recentes da LANDO e eles vendem qualquer peça de qualquer modelo.

Seria viavel mudar o woofer para um de 8ohm atual, como a caixa eh de
3 vias na teoria estaria apenas "desperdicando" um range de
frequencias deste novo woofer ?

Se sim, dada a nova impedancia, o crossover teria que ser mudado tb ?

[]'s

Renato

Márcio
06-08-2003, 12:37
Renato, se substituíres o falante por um oito ohms a caixa ficará desequilbrada já que o tweeter e médio são 4ohms, os 4 ohms possivelmente toquem mais alto, mas isso talvez.
O mais importante é que um falante de 8ohms fará com que o corte do crossower aumente de frequência, ou seja, se hoje ele corta o woofer em 1000hz ele passará a cortar acima disso, provavelmente 2.000hz, precisarías projetar e montar um crossower específico para o woofer.
Abraços

Renato
06-08-2003, 12:53
ok... vou reformar... vender e comprar uma de 8ohm

[]'s

Renato

mofeia
19-01-2010, 23:48
Ola pessoal! :legal: É a primeira vez que me cadastro em foruns, entao por favor se fizer besteira me ajudem.

Vejo que so tem feras ai, entao peço novamente a ajuda de vcs! Tenho 4 fones de 8" da novik que tirei de duas caixas lander, e seus adesivos nao me dão suas especifcaçoes.

Gostaria de saber como faço p ver a potencia deles. Existe algum teste??? Gostaria tambem de fazer uma caixa para a mala do meu carro, qual seria o melhor projeto???? Uma com os quatro?? Ou separados??? Sim!!! O tipo de som que quero é com um bom grave e nao som p/ rua. Qual modulo eu uso?? Claro que nao um dos mais caros.

Um grande abraço a todos..:tu: