Ver Versão Completa : Como saber se algo vai "pegar" no mercado? É na sorte?
joao_neto_pb
30-06-2005, 21:43
Eu era novo quando o dvd teve inicio e não pude acompanhar o crescimento; mas tem como prever se algum lançamento vai pegar mesmo no mercado? vejo que em termos de conecções não tem a minima chance :bD , mas em termos de players.
Vejo que teve gente que pagou bem mais que mil reais por ser pioneiros no dvd, mas voces tinham alguma certeza?
Usei a busca mas não achei nada parecido, e também não encontrei área adequada.
Acredito que isso é basicamente uma caixinha de surpresas, veja o caso do sacd e do dvd-a, até hoje é um mercado bastante restrito, apesar de existerem vários fabricantes oferecendo player híbridos, mas se comprarar com o velho cd, eles não pegaram.
E agora a briga pelos novos formatos hd-dvd e blue ray, pose ser que vingue um só, ou as duas, ou quem sabe ainda uma fusão com o melhor dos dois!
Não dá para saber não.
joao_neto_pb
30-06-2005, 22:28
Mas voce acha que a tendencia é ir encurtando as vidas dos aparelhos? Por ex. o vhs tá a seculos ai, o dvd já esta tendo uma vida mais curta...
fazambuja
01-07-2005, 00:25
Acho que a vida dos aparelhos sim esta diminuindo muito...
Mas em contra partida vivemos uma epoca de muitas novidades e queda de preços...
O dvd acabou criando um mercado todo novo para caixas, amps,recivers e processadores..
Agora Blue-ray e HD-DVD esse ai tá complicado..
Basta analizar quem e quantos estão apoiando o que é novo.
Veja o caso do DVD. Se tornou um formato bem sucedido não pelas empresas que fabricam os players e sim pela industria de entreterimento que a cada mês lançava mais e mais títulos no formato. Veja o caso do SACD e do DVD-AUDIO. Nenhum dos dois emplacou ainda por conta do numero de restrito de títulos e a briga entre os formatos. O mesmo acontece com os novos formatos e tipos de conexões que estão por ai. No caso das conexões enquando os fabricantes não chegarem a um concenso nada vai emplacar. No caso dos farmatos saberemos o que vai subistituir o DVD quando começarem a sair títulos com o novo formato.
Skyzytuz
01-07-2005, 10:12
Olha, se eu soubesse a resposta estaria milionário... :lol:
Almiro Lemos
01-07-2005, 10:25
As minhas no que diz respeito à evolução dos formatos são as seguintes:
1) O tempo de vida das mídias "de momento" será cada vez mais curto. Adicionam-se algumas funcionalidades e adota-se um novo padrão. É a forma de a indústria revender o mesmo produto várias vezes. As mídias tecnicamente melhores, contudo, terão sempre a grande chance de manterem-se em ninchos de mercado. Acho que essa primeira constatação é mais ou menos um consenso.
2) Aqui vai uma opinião pessoal minha, que possivelmente rema contra a maré. Acho que a médio prazo, formatos comprimidos como MP3 e DIVx serão usados apenas para streamin, pois com o aumento de velocidade na navegação e da capacidade dos meios físicos de armazenamento, não se justificará a perda de qualidade em nome da compressão, acho que haverá uma migração para formatos de audio e video sem compressão.
Agora, quem conseguir prever os formatos que vão pegar, por favor me avise e vamos fazer uma sociedade ;) , pois isso depende de vários fatores, alguns absolutamente imponderáveis.
Alex Sound
01-07-2005, 10:32
Vide Betamax x Vhs.
Por que os consumidores não escolheram o betamax que tinha qualidade de imagem melhor e fita de tamanho menor ?
Por que a fita cassete digital (DAT ou aquela da Philips) não pegou ? As pessoas não gostavam de fazer suas compilações em fitas cassete normais? O preço foi impeditivo, mas no início o cd também custava uma fortuna.
Vai saber o que se passa na cabeça dos consumidores...
João,
Pouquíssimos produtos lançados no mercado dão errado por "azar". :)
Todos os cursos de administração/marketing ensinam a analisar cuidadosamente o mercado antes de lançar alguma coisa, mas muitas vezes por pressa, poucos recursos ou análises equivocadas, o produto "não pega". Claro que é muito mais fácil falar porque as coisas deram errado depois, mas via de regra é isso aí.
Dennis,
Justamente por analisar os vários "micos" do mercado é que esses novos lançamentos deveriam ter "teoricamente" mais êxito. Será que o pessoal não aprende com os erros do passado?
Ou é muita ganância? He, he, he...
Abração,
As vezes acho que é por burrice mesmo.
Quando era pra Nintendo ter lançado o N64 rodando com CDs, que já estava virando tendência, ela pega e lança com cartucho. Mereceu a lanterna.
Quando era pra Nintendo ter lançado o Game Cube com DVD, que novamente já estava virando moda, ela inventa de novo e lança num formato proprietário. Mereceu novamente ficar na lanterna.
A Sony teimou com o Betamax, permitindo a briga com o VHS da JVC e perdeu ( e o Betamax era melhor), depois não chegou a um acordo e sairam SACD e DVD-A, ao invés de um formato apenas para áudio (nenhum dos dois vingou pra valer até agora).
Agora novamente não chegam num acordo pra sair apenas um formato de vídeo de alta-definição, e podem sair Blu-Ray e HD-DVD....
Parece que não aprendem com os próprios erros e vendo os erros dos outros :aiai:
Vejo que teve gente que pagou bem mais que mil reais por ser pioneiros no dvd, mas voces tinham alguma certeza?
Se nós formos esperar algo se firmar no mercado pra comprar, nunca mais compramos nada.
Hoje eu tenho 3 SACD players e menos de 20 discos :verg:
Na realidade o blue-ray e o hd-dvd não são interessantes para os estudios de cinema. Formatos de alta capacidade que poderão ser pirateados.
A sony está apostando no blue-ray com o ps3, por outro lado a microsoft já anuciou que o x360 terá suporte ao hd-dvd. Quem será que ganha a queda de braço?
Sérgio Araújo
01-07-2005, 15:07
Façamos como Jack, O Estripador, vamos por partes:
Vide Betamax x Vhs.
Por que os consumidores não escolheram o betamax que tinha qualidade de imagem melhor e fita de tamanho menor ?
Porque a maioria dos filmes precisavam de duas fitas Beta, enquanto que se fosse VHS caberia em uma só. O consumidor gostava da praticidade disso e do menor preço do player, enquanto que o locador tinha menos perdas e um custo operacional menor. As locadoras preferiam trabalhar com VHS e sabotaram deslavadamente o Beta.
Por que a fita cassete digital (DAT ou aquela da Philips) não pegou ? As pessoas não gostavam de fazer suas compilações em fitas cassete normais? O preço foi impeditivo, mas no início o cd também custava uma fortuna.
Porque tinham a concorrência direta do CD, especialmente o CD-R. Além de ser muito mais fácil administrar os dados num disco do que numa fita. Imagine o seguinte caso: vc quer ouvir a faixa 09 de uma obra Tal; bota no player; em qual será localizada mais rapidamente, na DAT ou no disco? Mais uma vêz: praticidade.
Vai saber o que se passa na cabeça dos consumidores...
Sim, por isso que ele é rei e senhor do mercado. Se houvesse alguma lógica, Toshiba e Sony não estariam brigando por um novo formato. Mercado também significa risco e ganha mais quem aposta mais alto e vence a batalha.
Abraços
Sérgio Araújo
Sérgio,
Considerações muito interessantes :tu: !
Lucius
Pessoal, minha visão empresarial sobre a duvida deste tópico é a seguinte:
as grandes corporações ganham rios de dinheiro com tudo que fabricam, isto é um fato, sucesso completo ou não na pior da hipóteses os custos sempre se cobrem, se fôr um sucesso melhor ainda, se não fôr sempre tem um pato que compra. Por conta disso e da acirrada concorrência os departamento de P & D ficam viajando na maionese às vezes para produzir novidades e eles são cobrados nesta fase numericamente e não qualitativamente (às vezes) (eu aqui na minha empresa são cobrado assim na maior parte do tempo em assuntos de desenvolvimento), nisso tudo um determinado desenvolvimento chega quase às vias de produção com erros mercadológicos incríveis, mas, por um lobby interno das empresas multi (para não custar a cabeça de grandes diretores) vai para o mercado mesmo assim afinal tem milhões investidos em pesquisa, pessoal e ferramental e os "grandi capi" empurram para o mercado, aí nós os patinhos compramos e em alguns casos temos nosso dinheiro corroído em pouco tempo. Claro que nem tudo é assim, mas de bobo na indústria não tem ninguém, o Betamax aos nosso olhos pode ter sido um fracasso ou pode não ter alcançado nem a sombra do VHS mas, mesmo assim, fazemos idéia de quantas peças eles venderam no mercado mundial durante os poucos anos de duração do produto? A Sony perdeu dinheiro com isso? No máximo deixou de ganhar mas perder não, só os que compraram e ficaram com o mico no ombro.
Apenas uma opinião pessoal....
Murilo, perfeito as suas comparações com vídeo-games. :aplauso: A Nintendo saiu mesmo da liderança da época que ela brigava com a Sega, os melhores jogos - e a maior quantidade - eram todos do Super Nintendo.
Agora essa nova briga BD x HD-DVD é mais um erro que eles estão cometendo (ainda há uma pontinha de esperança para uma unificação, vamos torcer). Eu só sei que nesse caso não haverá espaço para os dois. O problema dos formatos de áudio (SACD x DVD-A) é que eles não vendem em quantidades tão grandes a ponto de serem fortes o suficiente para sair vencedor. Muita gente não tem equipamento que toca SACD ou DVD-A, muitos não ouvem a diferença, etc.
No caso dos novos discos a publicidade vai ser maior, os demos serão mais contundentes (não serão necessárias salas com acústica preparada 100% mais equipamentos caros como no caso do SACD e DVD-A) e portanto as vendas podem ser maiores. Aí sim, os consumidores não vão querer 2 formatos.
...por outro lado a microsoft já anuciou que o x360 terá suporte ao hd-dvd...
Não não. Eu estou sem o release oficial agora aqui onde o próprio Bill Gates diz que ainda não existe um formato definido para o XBox 360. A Microsoft está esperando o vencedor dessa briga para lançar o XBox 360 com o novo formato.
... Agora essa nova briga BD x HD-DVD é mais um erro que eles estão cometendo...
Não acho que seja erro, como é que nós podemos impedir que uma empresa que gastou rios de dinheiro em pesquisa, abandone tudo isso em favor do concorrente.
Ainda bem que no capitalismo nós temos concorrência, e aí nós os consumidores poderemos escolher o melhor. Acho que devia era ter mais sistemas concorrendo para nós escolhermos.
O que a príncipio parece ser um coisa ruim, é algo absolutamente salutar, senão muitas vezes algo ruim seria a nós impigindo. Vide o caso do Windows, que reinou muito tempo sózinho e era uma droga, somente com o advento do Linux é que este melhorou muito, inclusive no preço.
[ ]'s Walder.
Sérgio Araújo
02-07-2005, 15:58
Toshiba e Microsoft anunciam parceria para promover HD-DVD
Por Redação Home Theater
http://revistahometheater.uol.com.br/2003ti/upload/img/logos/hd-dvd.jpgA notícia não chega a ser nova. Há mais de um ano a Microsoft acompanha de perto o desenvolvimento das plataformas de discos para alta definição. Nesta semana, a empresa de software de Bill Gates anunciou uma parceria firmada em maio com a Toshiba visando desenvolver leitores de HD DVDs, discos de alta definição, para equipar computadores pessoais e também dispositivos portáteis como equipamentos dedicados a entretenimento.
O mercado, no entanto, sabe que a Microsoft não tem dedicação exclusiva a essa plataforma e também se relaciona com o grupo que representa o concorrente formato Blu-ray. O acordo Microsoft-Toshiba envolve o compartilhamento de patentes em tecnologias de proteção de conteúdo e ações conjuntas visando promover o formato HD-DVD em conjunto com o Windows. As empresas também falaram que podem lançar HD-DVD players equipados com sistemas operacionais da Microsoft, o que pode gerar produtos com recursos mais avançados de interatividade ou que se relacionem com facilidade com redes de computadores.
O acordo Microsoft-Toshiba envolve o compartilhamento de patentes em tecnologias de proteção de conteúdo e ações conjuntas visando promover o formato HD-DVD em conjunto com o Windows.
A notícia está certa, embora não completa. O acordo não diz nada sobre o XBox 360 usar o HD-DVD. Mesmo porque, tal "união" da Microsoft com o BDA ocorreu já no começo desse ano também.
Esta aqui é uma notícia que diz em parte o que está acontecendo no Japão entre Microsoft e Toshiba.
» http://www.gamespot.com/news/2005/06/28/news_6128301.html
Gostaria, no entanto, de destacar um parágrafo:
Microsoft chairman Bill Gates, who also attended the event, commented that Microsoft "has taken a neutral position as to the format [dispute]" between HD-DVD and Blu-ray, the format Sony is backing. However, when asked if Microsoft's Xbox 360 will adopt HD-DVD, Gates commented that initial shipments of the console will be based on the current DVD format as planned, but the machine may incorporate an additional capability to read HD-DVD in the future.
May = pode, não significa que vai. :) A própria Microsoft diz ter ficado neutra na briga porque ambos os formatos usarão o codec WMV-HD, portanto ela não daria suporte extra a nenhum deles. Ela quer ver quem sai vitorioso da briga antes de apostar em algum formato definitivamente. :legal:
Mais uma news sobre o evento
» http://games.techwhack.com/146/microsoft-xbox-360-might-come-with-hd-dvd-support/
Gates said: “The initial shipments of Xbox 360 will be based on today’s DVD format. We are looking at whether future versions of Xbox 360 will incorporate an additional capability of an HD DVD player or something else.”
Sérgio Araújo
03-07-2005, 01:08
A notícia está certa, embora não completa. O acordo não diz nada sobre o XBox 360 usar o HD-DVD. Mesmo porque, tal "união" da Microsoft com o BDA ocorreu já no começo desse ano também.
Não vi nada de diferente no seu recorte. Nada que não tivesse sido dito naquele que foi publicado na Home Theater de maneira resumida onde nem foi dito nada sobre o XBox.
Ela quer ver quem sai vitorioso da briga antes de apostar em algum formato definitivamente. :legal:
Onde está escrito isso? Alguém disse que essa batalha será resolvida em alguns meses após o lançamento do primeiro player HD? O Bill Gates ficaria esperando até o fim do terceiro round, pelo menos, pra tomar uma decisão estratégica para seus negócios? Será que não há um tanto de especulação nessa frase?
Seria gentil e ético da sua parte infomar claramente que o "somenthing else" foi colocado por sua conta e que não existe no texto original, Mr. Rash.
Abraços
Sérgio Araújo
Calma Sérgio! ;)
Primeiro que se você ler o link que eu passei lá está o "something else" (você poderia ter lido o artigo antes de me acusar, mas não tem problema nenhum :bD). Depois que a posição neutra da Microsoft é mais do que evidente. Ela não tem interesse especial nenhum em nenhuma mídia (já que ela não faz parte do DVD Forum e nem do BDA). Além do mais ela não pode simplesmente ignorar o BluRay porque a HP e a Dell entraram no barco, e ambas são as maiores fabricantes de computadores com Windows (respondem, juntas, por mais de 50% das vendas). Fora isso, como eu disse antes, interesses rolam por debaixo dos panos. A Microsoft conseguiu colocar o WMV-HD no BluRay e, acredite ou não, isso é muito significativo para a empresa.
Como ela não tem compromisso com nenhum formato, é mais do que certo a decisão de esperar um vencedor. Eles ainda estão falando em tentar uma nova unificação (que eu acho muito difícil). A Sony disse que o point of no return para negociações está mais perto do que a data que eles marcaram para conversar. Ela não quer adiar o lançamento do PlayStation 3 (que virá com o novo formato) por causa disso.
Então existem 2 coisas que pesam para a Microsoft escolher o HD-DVD. Uma delas é o fato do PS3 (concorrente) usar o BD. A outra é a layer de interatividade iHD que talvez será usada no HD-DVD que foi co-desenvolvida pela Microsoft. Eu não me espantaria se ela acabasse escolhendo mesmo o HD-DVD, mas por enquanto ela está sendo muito cautelosa em não dar a entender isso. Eu só espero que a imprensa fale de acordo. :legal:
Sérgio Araújo
03-07-2005, 01:51
O primeiro link diz textualmente:
"Microsoft chairman Bill Gates, who also attended the event, commented that Microsoft "has taken a neutral position as to the format [dispute]" between HD-DVD and Blu-ray, the format Sony is backing. However, when asked if Microsoft's Xbox 360 will adopt HD-DVD, Gates commented that initial shipments of the console will be based on the current DVD format as planned, but the machine may incorporate an additional capability to read HD-DVD in the future."
Portanto sem o Something else. O segundo link diz a mesma coisa e tem o something else, o que mostra que a fala foi editada em algum lugar.
Ainda sobre o segundo link ele tem no título: Microsoft Xbox 360 might come with HD DVD Support (http://games.techwhack.com/146/microsoft-xbox-360-might-come-with-hd-dvd-support/) Muito sugestivo, não???
É estranha a sua postura. Antes você diz: O acordo não diz nada sobre o XBox 360 usar o HD-DVD. Mesmo porque, tal "união" da Microsoft com o BDA ocorreu já no começo desse ano também.
Depois você desdiz o que disse: Então existem 2 coisas que pesam para a Microsoft escolher o HD-DVD. Uma delas é o fato do PS3 (concorrente) usar o BD. A outra é a layer de interatividade iHD que talvez será usada no HD-DVD que foi co-desenvolvida pela Microsoft. Eu não me espantaria se ela acabasse escolhendo mesmo o HD-DVD, mas por enquanto ela está sendo muito cautelosa em não dar a entender isso. Eu só espero que a imprensa fale de acordo.
No primeiro a Micro$oft é empurrada para o BRD e no segundo o sr. a coloca no colo do HDDVD como tábua de salvação. E ainda está a espera de um acordo? Faz-me rir.
Sérgio
Nossa, eu tava levando tudo na boa, eu realmente não sei qual o motivo de tanta agressividade de sua parte. Foi você quem me acusou de ter modificado o texto.
Veja na primeira parte que você colou é o autor do texto discursando sobre o que o Bill Gates disse. Na outra, do outro texto, em aspas o autor deve ter reproduzido exatamente as palavras do Bill Gates (quote). Por isso é extremamente difícil saber o que foi acrescentado ou retirado pelos autores. E ambos dizem a mesma coisa (may e might são do mesmo verbo).
Eu não me contradisse. Quando eu falei que a Microsoft tinha se reunido com o BDA foi justamente de onde saiu o WMV-HD mandatório no BluRay. Na época a Microsoft dizia apoiar o BD tanto quanto ela está dizendo, hoje, apoiar o HD-DVD. Tudo o que eu quis dizer é que o apoio dela não é exclusivo a nenhum formato. Mesmo porque (como eu comentei sobre a sua notícia) a Microsoft não vai ajudar na promoção de nenhum formato pelo menos por enquanto. Ela tem tanto seus interesses próprios quanto o interesse dos dois maiores vendedores de PC com Windows. E ela não ganha royalties extras por nenhum dos formatos. Tudo o que ela vai ganhar é proveniente do WMV-HD que, como já falei, está presente em ambos.
A segunda coisa que eu disse é especulação minha. Eu disse anteriormente que não me espantaria se no fim das contas a Microsoft escolhesse mesmo o HD-DVD para o XBox 360. Mas, por enquanto, a empresa está tentando se manter neutra na discussão para não "magoar" nenhum dos dois lados (onde ela tem aliados). Então eu apenas gostaria de que a imprensa seguisse de acordo.
Dizer que o Xbox 360 vai usar o HD-DVD é tanta especulação quanto dizer esse ou aquele formato vai ganhar. :legal:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.