PDA

Ver Versão Completa : Local de instalação SubWoofer - Sedan

Marcelo-SP
16-04-2011, 21:02
Ae Galera!

Seguinte: Meu carro, é um Corolla, mas o que importa é que é um sedan, acho que isso deve funcionar pra qualquer sedan...
Eu não ia botar Sub, mas depois de alguns conselhos e opiniões de uma galera mais viciada, comecei a curtir a ideia, mas com ressalvas:

1- Eu não quero em hipótese alguma, que quem esteja fora do carro, escute o meu som ( quer ouvir tem que pagar!!!:) ), por isso, acredito que por conta do porta-malas do Corolla e dos outros sedans, não serem bons para transmitir o som para a cabine, acredito que colocar na lateral como muitos e a maioria esmagadora faz, só aumenta essa tendência de passar o som pra fora do carro, o que eu pessoalmente, detesto...
Sou adepto do SQ, e ouvir dentro do carro apenas, questões filosóficas...
2- Cortar a chapa e o tampão, está fora de questão, primeiro porque nao quero fazer modificações no carro, não nesse nivel..., e em segundo porque um subwoofer não caberia ali de qualquer forma, devido às caracteristicas da tampa e do que tem preso nela, ( molas da tampa do porta-malas, brake light, etc.. )
3- Caixa amplificada de baixo do banco, nem pensar....to fora..( questões não filosóficas, mas birra mesmo )

Então abri o porta malas, fiquei olhando, olhando e pensando, depois da 5ª cerveja tive a seguinte ideia:

Tirando a proteção do encosto do banco, que nada mais é que um plastico do tipo "pasta" se tem acesso ao encosto do banco propriamente dito, direto na espuma
Tem 2 barras que se cruzam, mais as chapas da lataria onde se fixam essas barras. Estas barras estão distantes uns 15 cm da espuma do encosto do banco. As chapas da lataria e essas barras formam a estrutura perfeita pra fixar uma caixa selada. No meio do encosto do banco traseiro, local do passageiro do meio ( o castigo do 5º passageiro ) tem uma área que dá pra fazer o seguinte ( vejam na foto ):

http://www.melgs.com/images/corollasubprojeto1.JPG

Ok, vamos la,
-em preto a caixa selada, fixada nessas barras e na chapa
-em branco o formato do subwoofer
-em vermelho, os furos no encosto do banco, alinhados ao sub, vários furos na espuma pra passar o som, claro que sem furar o tecido do banco, vou tirar o tecido, e depois colocar ele de volta...
-e em azul, o acabamento escondendo completamente a caixa selada, em madeirite, borracha de EVA e carpete cobrindo a borracha, assim isolo o som do porta-malas ( pelo menos um pouco ...)

Antes que alguem fale, os 15 cm de distancia são suficientes para que quando o 5º passageiro sente, mesmo ao forçar as costas, não encoste no sub, até poque entre o sub e a caixa, e a espuma tem as barras!
os furos não vão afetar a rigidez da espuma, certeza, não vou fazer um buraco enooorme, apenas furos pra passar o som. como uma tela entende? E mesmo que afete um pouco a rigidez ali, até que seria bom, porque o assento do meio do banco traseiro é muito saltado em relação aos laterais, e muito desconfortável...

Acho que dessa forma e direciono o som totalmente pra dentro da cabine, o que me possibilita:
Usar apenas 1 kit 2 vias na dianteira, e 1 sub no porta malas apontado pra dentro da cabine...
Fazer uma caixa selada grande e fina, perdendo o minimo de espaço no porta malas...
Ao direcionar o sub pra dentro dessa forma, eu não preciso de 500W rms nele. Um sub de 8 polegadas ( não quero SPL, batidão, eu curto rock, blues, e jazz ) Alimentado por uns 100 - 120W RMS, devem dar conta do recado com folga para o que eu quero. Nao quero chegar num HiFi top quality, mas não quero batidão, sacaram... quero apenas ter graves, medios e agudos dentro do carro...com alguma qualidade... o máximo possivel... (mas sem gastar rios de din din!!!)
Um módulo 4 canais com 240 a 360 W rms (total) tipo um audiobank KA4060 ou 4100 dariam conta do recado tranquilamente, imagino eu...

Vamos la galera, peguem suas pedras, bastões de baseball, mas por favor, sem corredor polones, um por vez, tenho que ter a chance de me defender :lol:
Aceito criticas e sugestões....

Abraço à todos...
Marcelo
PS: A viagem foi muito estratosférica ou o que eu to querendo fazer tem chance de ficar legal? :riso:

Sonikado
16-04-2011, 22:49
SQ?
Você só precisa de um 10pol da NAR. Ele funciona com potência por volta de 200W. Um audiobank KA4100 dá conta dele.
Uma seladinha é mais do que suficiente. Embora uma dutada dê um resultado melhor, só que vai ocupar mais espaço.
E não recomendaria que vc tampasse o subwoofer... vai segurar o funcionamento dele, e pode acabar com a sonoridade.

E vc anda meio que overrating a fuga do som :D Um conjunto comum (mesmo composto de subwoofer) não vaza tanto como você imagina. Muito pelo contrário, especialmente em sedãs, o som não escapa.
A exeção é do povo que fica usando cornetas e etc... porque daí o som é MUITO alto.
Claro que se abrir os vidros todos e alguém ficar bem do lado, e o volume estiver razoavelmente alto, não tem como impedir um vazamento... mas aí, feche os vidros e seja feliz.
Se o negócio é feio mesmo... só tratando as portas e o porta-malas.

Rusoco
16-04-2011, 23:08
Marcelo,

Eu nunca esperimentei algo assim, nem tão pouco vi...Por isso qualquer coisa que eu fala são apenas achismos...

É banco de couro ou tecido? Se for tecido pode ser que de certo...Mas acho que não vale a pena...Eu no seu lugar faria esta caixa fixada na parte de tras do banco, mas com o sub pra frente...

O som só sairá pra fora se vc aumentar demais o volume...Em alturas controladas, nada sai...

Mas sei lá, não custa nada tentar..Faça a caixa e coloque da forma que vc imaginou...Depois vc inverte e coloca com o sub virado pro porta malas e ve as diferenças...Se ficar ruim assim, vc só perdeu tempo e um pouco de espuma...

[]s

Rui

batomuxe
18-04-2011, 16:11
Aí Marcelo, pro spl não sair, "vazar pra fora", faz uma caixinha selada com 1 de 10", vai ficar show, grave com qualidade somente interno, nada de tum tum pra fora, poderia correr o risco se fosse hatch, como é sedan, pode confiar...

Abrç.

Marcelo-SP
18-04-2011, 18:46
Galera valeu ai pelas opiniões

Agora façam o seguinte: Vão até vossos carros. Liguem o som, pode por alto, ou médio, agora sai do carro ( deixa o som ligado!!!) e fecha a porta ( e os vidros ).
Vão me dizer que o som permanece no mesmo volume em decibeis tanto fora como dentro do carro? Sem falar na qualidade do som...Fora vai estar abafado e pobre. Dentro vai estar rico e claro.
O Porta malas do Corolla é tão bem vedado em relação ao interior do veiculo que trata-se da mesma situação.
Sem uma passagem direta do som para o interior do veiculo, nessa situação do porta malas e montando da maneira "tradicional", isso passa a ser um desperdício enorme de energia e qualidade sonora.
Vou fazer isso que vcs viram aí em cima, e vou me divertir 3 vezes. 1 ao fazer, tomando umas cervejas, ouvindo um som no decorrer do processo, e tirando farpas de madeira das mãos, 2 quando curtir o resultado e a qualidade, e 3 quando eu ganhar a proxima competição de SQ e ver a cara de vocês com 10000 reais de som no carro e eu com um som "economico" levar 1º lugar!!!:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vamos lá galera bom senso aqui, isso é fisica pura. O que estou me pronpondo a fazer nada mais é que deixar a porta do carro aberta. Eu vou dar um caminho direto e sem barreiras mecânicas pras ondas sonoras passarem para o interior do veiculo.
Pensem nisso... :)

Só que terá que ser um sub de 8 polegadas, porque um de 10 não caberia ali onde eu quero, ja medi. Duro vai ser achar um sub de 8... alguma sugestão, na casa dos 100 a 150 W rms maximo?

Abraço procês
Marcelo

Sonikado
19-04-2011, 00:06
Keybass panter.

Tipo, eu não neguei que vc fizesse sua idéia XD
Mas se tapar o cone ou o caminho na frente dele pode ter certeza que haverá uma grande perda de energia... acho que não captei bem o que você quer fazer '-'

Marcelo-SP
19-04-2011, 00:43
Opa e ai Sonikado e galera
Eu não falei em tampar o cone nemnada disso. A ideia e justamente o contrario! Na foto, os pontos vermelhos representam os furos que farei na espuma do banco traseiro, dessa forma eu crio um caminho direto pras ondas sonoras atravessarem o banco traseiro. Vou fazer muitos furos que atravessarao a espuma no local onde o sub será instalado. E outra, o sub não ficara encostado na espuma. Ficara distante uns 15 cm, porem alinhado com os furos. Cara espero ter deixado claro agora :)

Rusoco
19-04-2011, 09:35
Marcelo,

Vc tem razão....

O primeiro grande problema é que é um sedan (como vc mesmo sabe!)
O segundo é que vc não quer perder espaço, e isso complica as coisas ainda mais...

Quanto mais passagens vc fizer, melhor será...Agora o que vc percisa entender, é que posicionamento de um alto falante é muito complexo e delicado...Em frequencias baixas, o direcionamento para os ouvidos nem sempre é melhor...Por isso que eu te falei para colocar do jeito que vc propoz e depois virar com o sub para o porta malas e testar, só testando que vc vai saber o melhor posicionamento...

Talvez, vc colocando uma caixa lateral e fazendo estes furos fique melhor do que da forma que vc esta querendo...

Como que vc vai saber a melhor posicão? Só testando, não tem jeito...

Quanto ao sub de 8", o Keybass realmente é a melhor opção...Se quiser gastar mais pode procurar por JBL GTO e JL W0...

E tomara que vc fique com os dedos cheios de farpas (bem grandes), só pra largar a mão de ser folgado...:lol:

[]s

Rui

Marcelo-SP
19-04-2011, 10:53
E tomara que vc fique com os dedos cheios de farpas (bem grandes), só pra largar a mão de ser folgado...:lol:

Massa!!! Olha só que coisa boa, já tô fazendo novas amizades no fórum!!!:riso:

Rui, com certeza, antes de fixar, vou posicionar a caixa em varios lugares e ver no que dá.
A ideia de fazer isso é muito mais pelo som do que pelo espaço, não teria problema em por na lateral, é mais pelo som mesmo...
to juntando din din pra comprar tudo de uma vez, kit comp 2 vias, sub, modulo, cabos e instalação ( só vou fazer questão de fazer e instalar esse sub, mas a passagem dos cabos tô fora...tem que desmontar metade do carro pra passar tudo....haja tempo...)
Não achei esse keybass panther de 8 nas lojas tradicionais da internet, só na po.. do mercado livre...
Valeu galera.
Marcelo

batomuxe
19-04-2011, 11:23
Tu pode deixar os 6" somente nas 4 portas e arrancar os do tampão, assim possibilita a passagem do grave pra dentro da cabine
já q seu carro não possui o braço de apoio no meio do banco tras, aquele q dá acesso a mala, seria uma opção, mas "eu" não
colocaria de forma alguma com o falante escondido, falo por experiência, não quero te desanimar, mas não acredito que vá dar
o resultado esperado...

"Minha opinião"

Abrç!

batomuxe
19-04-2011, 11:36
Outra coisa, falante sem espaço não desloca ar...
kkkk, claro q desloca, mas tu intendeu...

Marcelo-SP
19-04-2011, 18:27
Ae Batomuxe,
justamente, meu carro não tem falantes no tampão, só os da porta. E eu não queria cortar a chapa do tampão, nem o acabamento em feltro pra por telinha, mas já estou considerando essa possibilidade e colocar o sub no canto como todo mundo faz....e acho que vou por o de 10 pol mesmo.... aí vou de NAR 10 pol...

Galera, duvidas tecnicas aqui:
vou precisar de cabos e fiação, sei que isso é um gargalo e que pode definir por baixo a qualidade do som.
tendo em vista que eu não vou mais mexer no som do carro depois que fizer isso, vou parar por aqui, ponto final!, eu não quero nem por cabos ruins, nem cabos óóóóóhhhh e que em nada acrescentariam. quero os cabos exatos para o meu set.
que consistirá:
HU > modulo KA4100 ( 2 pares de RCA - módulo no porta malas. ) quantos metros, que marca?
módulo KA4100 > alto-falantes NAR kit 2 vias 50W ou outro similar na porta dianteira: Quantos metros, e qual bitola, e qual marca?
módulo > sub 200 W NAR ou similar no porta-malas mesmo, 2 mts dá e sobra, qual bitola e marca?
e cabo de alimentação para o módulo KA4100 ( 400 W reais total ) quantos metros, biltola e marca sugerida?
Agradeço antecepidamente ajuda nisso.
Cotei em alguns lugares top em instalação e o que me sugeriram deu um total de mais ou menos 700 reais só em cabos, fora a instalação....
( aqui um adendo, concordo 200% que os cabos tem que ser bons, mas o fato dos cabos serem excelentes não justifica esses preços...pra mim isso é um abuso! como pode cabos custarem mais caro que o módulo ou os alto falantes todos? tudo bem, tem que ser bom, mas tem um exagero muito do exagerado aí nesses valores... )
Abraço galera.
Marcelo

MartinChagas
21-04-2011, 11:03
Caro Marcelo ví sua dúvida aparentemente, nem li todo o seu post mas ai vai!!!!

Também tenho um Corolla e tinha dúvidas quanto a ele ser um sedan e como se comportaria com os graves internos.

Pois bem, o melhor é um de 12, no meu caso eu comprei um NAR 12SW3, o melhor custo beneficio em termos de qualidade no Brasil.

Vc vai pensar : ***** 400 pau?

Olha o sub ao vivo é bem mais bonito esteticamente que pelas fotos na internet e outro porém um grave forte e ao mesmo tempo macio não irás te arrepender.....

Tenho fotos de como ficou a caixa dutada se quiseres podes me mandar um email ou me add no MSN : martin.chagas@hotmail.com

OBS: O Corolla não necessita furar o banco ou a lata em cima para a vazão do grave pois o porta malas dele é lacrado (isolado) mas proporciona um grave satisfátorio, outro porém não bota sub de 10 devido ao Corolla ter um enorme porta malas!!!!!!

Marcelo-SP
21-04-2011, 14:07
Ae Martin, blza?
Posta a foto aqui pra galera ver!
Sei não...12 pol, nao duvido da qualidade, com certeza fica melhor que o de 10, mas sei não...ai eu começo a gastar muito mais do que eu quero...minhas prioridades são outras, curto demais o som no carro, mas existem outras prioridades na minha vida...Isso aqui é uma bola de neve, começa comprando uma HU que pede um kit 2 vias que pede um modulo, ai poe sub, ai aumenta o sub, ai pede outro modulo, ja ouviu o ditado que mulher, piscina e carro vc só enterra dinheiro e não recupera? pois é... Vou fazer com 10 pol mesmo. Mas agradeço sua colaboração. Agora posta aí pra gente ver como ficou seu set.
Abraço e obrigado
Marcelo

roger_2
21-04-2011, 14:14
(...) 3- Caixa amplificada de baixo do banco, nem pensar (...)
por que marcelo?

[ ]s

Marcelo-SP
21-04-2011, 14:42
uma porque em baixo do banco tem espaço util pra na hora do "jogo rápido" esconder um notebook, ou uma pasta, e eu não quero perder esse espaço. outra porque quem tá no banco de tras só vai passar a enfiar o pé embaixo do banco na hora que vc colocar alguma coisa la ( quem disse isso foi o Murphy ) e por ultimo porque meio queduvido que a qualidade de uma caixinha amplificada seja a mesma de um set com caixa selada e modulo independente...
Cada louco com sua mania...eu dei 3 motivos porque eu nao quero, só uma delas ja me seria suficiente pra não por um sub numa caixa amplificada de baixo do banco.....
Pq? vc tem? gosta?
[]s
Marcelo

MartinChagas
21-04-2011, 15:02
Cara sinceramente vc instalando um de 10" irá fazer cosquinhas no seu porta malas!!!!

4712347121471244712047122

H.U Pioneer DEH 7950ub
Kit 2 vias Kicker KS 602
Amplificador estereo Kicker ZX350.4
Amplificador mono Kicker ZX300.1
Subwoofer 12" N.A.R Audio 12SW3
Selenium 1TW1
Cabos RCA Santo Ângelo
Conectores RCA Santo Ângelo
Conector macho SUB Santo Ângelo
Conector fêmea SUB Neutrik
Fios Santo Ângelo

DESCULPEM COMO POSTEI FICOU UMA CHINELAGEM QUE NEM MINHA CARA!!!!!:martelo::martelo::martelo:

Sonikado
21-04-2011, 15:18
O que vc usou pra pintar o cone?

MartinChagas
21-04-2011, 15:34
Cara, fiz a maior chinelagem da minha vida....

Tava de sacanaem tentando pintar o logo da N.A.R em dourado mas ficou uma *****
Daí tentei passar uma lixinha bem fininha... que ***** ficou entao falei com um conhecido meu e ele me disse pra passar gasolina, entao passei tirei as letras em BRANCO, depois vi q antes tinah feito ***** (passar lixa) e ficou arranhado
Então peguei um pouco de tinta pra passar no sapato nugget liquido e deu essa baita merd4.....

Enfim pretendo agora no começo do mês passar uma lixa bem fininha, isolar com fita 3M e depois passar um Preto Semi Brilho

EU APENAS PINTEI A CALOTA CENTRAL !!!!!O CONE EM SÍ NEM TOQUEI !!!!!!!!!!!!!

Rusoco
21-04-2011, 18:16
Fala aí Marcelo...

Lá vai:

HU > modulo KA4100 ( 2 pares de RCA - módulo no porta malas. ) quantos metros, que marca?
R: Vc pode comprar um RCA de 4 canais, facilita bastante e instalação...Vc pode comprar RCA taramps, Audiophonic, MTX streetwires ou KnuKonceptz (está em ordem de R$ e de qualidade, do menor para o maior). Eu compraria o KnuKonceptz...É um pouco mais caro mais vc terá um bom cabo pro resto da vida...Antes que vc pergunte, o Knuk. (4 canais) custa na faixa de R$ 150,00...Muita gente não gasta R$ com RCA, mas é muito importante...Com cabos desta qualidade vc gasta apenas uma vez...Ah, se vc for por o ampli atras do banco traseiro, e passa-los pelo centro do carro, 3 metros dá, mas se for colocar o ampli na lateral do porta malas e não pass-los pelo centro do carro, é melhor pensar em 4 ou 5 metros...

módulo KA4100 > alto-falantes NAR kit 2 vias 50W ou outro similar na porta dianteira: Quantos metros, e qual bitola, e qual marca?
R: Se vc colocar o divisor de frequencias junto aos falantes (nas portas por exemplo), 8 metros de cabo paralelo polarizado de 2x1,5mm já é suficiente...Agora se vc for colocar os divisores perto do ampli, pode pensar em uns 15 metros de cabo speaker...Pode ser tiaflex ou Santo Angelo.

módulo > sub 200 W NAR ou similar no porta-malas mesmo, 2 mts dá e sobra, qual bitola e marca?
R: Marca pode ser as mesmas que citei acima...Quanto a bitola, 2x4,00mm já tá bom...

e cabo de alimentação para o módulo KA4100 ( 400 W reais total ) quantos metros, biltola e marca sugerida?
R: Se for colocar o ampli atras do banco traseiro, uns 5 metos (4 p/ + e 1 p/ -). Se for colocar na lateral do porta malas pode aumentar 1 metro o positivo (+)...Marca pode ser Tiaflex, Pompeia, Techsound, Shok Industries...

Agradeço antecepidamente ajuda nisso.
Cotei em alguns lugares top em instalação e o que me sugeriram deu um total de mais ou menos 700 reais só em cabos, fora a instalação....
( aqui um adendo, concordo 200% que os cabos tem que ser bons, mas o fato dos cabos serem excelentes não justifica esses preços...pra mim isso é um abuso! como pode cabos custarem mais caro que o módulo ou os alto falantes todos? tudo bem, tem que ser bom, mas tem um exagero muito do exagerado aí nesses valores... )
R: Marcelo, vc tem razão em falar que os cabos não podem ser mais caros que os equipamentos...Tudo tem que ser equilibrado. Nada adianta vc comprar o melhor cabos RCA do mundo e colocar num sistema como o que vc pretende montar...O ganho (neste caso) na qualidade não justifica o investimento...Se vc comprar mais ou menos o que eu te sugeri, vc deve gastar algo em torno de R$ 300,00 nos cabos...Isso porque o RCA já vai ser cerca de 50% disto...Se vc optar por RCAs mais baratos, aí fica mais em conta ainda...

[]s

Rui

MartinChagas
21-04-2011, 19:37
O meu sistema de cabos RCA é composto com fios Tiaflex + conectores Santo Angelo!!!

Gastei uns 10 m de cabos ( 5m de cabos para o estereo (kit duas vias)) + (5m de cabos para o sub)

Também foram necessários 8 RCAs machos Santo Angelo.

Creio que não gastei R$ 100, 00 em cabeamento...

Qualidade?

Muito superior aos Xing Ling, B 52, Taramps, SoundDigital etc que andam vendendo por ai

Rusoco
21-04-2011, 23:06
O meu sistema de cabos RCA é composto com fios Tiaflex + conectores Santo Angelo!!!

Gastei uns 10 m de cabos ( 5m de cabos para o estereo (kit duas vias)) + (5m de cabos para o sub)

Também foram necessários 8 RCAs machos Santo Angelo.

Creio que não gastei R$ 100, 00 em cabeamento...

Qualidade?

Muito superior aos Xing Ling, B 52, Taramps, SoundDigital etc que andam vendendo por ai

Amigão,

Vc já testou e comprarou o seu com estas marcas que vc citou? Duvido...

Antes de vc sair falando e criticando as coisas por aí, no mínimo vc precisa conhecer o produto...É verdade que tem um monte de procarias por aí, mas nem tudo da marca "X" é ruim e nem tudo da marca "Y" é bom...A grande maioria conhece um ou dois produtos de uma marca e saem falando por aí de forma generalizada...Fora aqueles que saem falando porque ouviram falar...:aiai:

Digo isso porque já usei os cabos da Taramps e da Stetson...Podem não ser a ultima maravilha do mundo, mas parar sets como este do topico em questão estão de muito bom tamanho!!

E tem outra, se vc não fizer um solda adequada, de nada adianta usar conectores santo angelo...

Sem mais,

Rui

roger_2
21-04-2011, 23:44
(...) Pq? vc tem? gosta? (...)
obrigado pela resposta marcelo... perguntei pq queria saber se vc já usou... estou pensando em colocar... por dois motivos: no momento não tenho porta-malas (tenho 2 hatchs) e levo minhas 2 crianças no banco de trás...

que nunca será como um sub numa caiuxa dutada não tenho dúvida... mas esperava ao menos reforçar os graves com minima qualidade aceitavel para ouvir dentro do carro... abraço e boa sorte!

MartinChagas
22-04-2011, 00:45
Amigão,

Vc já testou e comprarou o seu com estas marcas que vc citou? Duvido...

Antes de vc sair falando e criticando as coisas por aí, no mínimo vc precisa conhecer o produto...É verdade que tem um monte de procarias por aí, mas nem tudo da marca "X" é ruim e nem tudo da marca "Y" é bom...A grande maioria conhece um ou dois produtos de uma marca e saem falando por aí de forma generalizada...Fora aqueles que saem falando porque ouviram falar...:aiai:

Digo isso porque já usei os cabos da Taramps e da Stetson...Podem não ser a ultima maravilha do mundo, mas parar sets como este do topico em questão estão de muito bom tamanho!!

E tem outra, se vc não fizer um solda adequada, de nada adianta usar conectores santo angelo...

Sem mais,

Rui

SEM MAIS NADA, agora vc vai ter q me dar direito a réplica!!!!

Primeiramente eu nem referi a vc antes!!!!

Precisa ser menos arrogante com as pessoas pois arrogância que eu saiba é sinônimo de insegurança..........

Estou postando a minha opinião para o colega no qual tem a dúvida de como montar o som no seu Corolla!!!!Já que o mesmo quer custo X benefício

Muito tendencioso o seu comentário, no meu entender deves ser algum representante ou algum consumidor de mal gosto de algumas das marcas acima.....

Marcelo-SP
22-04-2011, 01:16
Calma Martins, tenho certeza que o Rui não teve a intenção de ser rude, texto não transmite sentimento, por isso calma. Se já é dificil conviver no cara a cara, só lendo palavras escritas é mais ainda.
Seu set ficou legal, vc deixa a caixa naquela posição apontada para a tampa do portamalas? é a melhor posição que vc encontrou? Fica com a acustima melhor que na lateral? fala um pouco disso ai please.
Martins, sugestão: compra em loja de produtos de serigrafia, tinta vinilica preta, tem fosca e brilhante, uma latinha pequena custa uns 20, 25 no max eu acho. O bom dela é que ela é quase uma borracha de tão maleável depois de seca. Mas brinca com a tinta antes pra pegar o jeito dela, porque é meio chatinha, tipo se passar muito de uma vez fica uma nhaca, se passar pouco tb, tem a quantidade certa. E poe a caixa com o sub virada pra cima, pra ficar melhor pra pinta, garanto que se vc passar direitinho fica show. tem outras cores também, tem dourada até, ia ficar show. Ou compra uma tinta amarela e pinta a carinha sorrindo hehehe
valeu Martins

Roger, claro que vai dar um "boost" nos graves, seu eu tivesse um hatch com porta-malas pequeno certamente seria essa a opção. Vai com fé; eu não vou porque tenho porta malas e consigo fugir das 3 questões que levantei.

Rui, valeu cara, to achando que vou comprar os cabos e instalar tudo eu mesmo... to só imaginando o tamanho do trampo que vai ser soltar todo o carpete do carro pra passar os cabos... parece que tem que tirar os bancos também... vamos ver no que vai dar. Eu abri a tampa da porta, e os alto falantes que estão lá são realmente os originais do corolla, Ele está fixado num suporte de plastico branco, e este arrebitado na porta. Vou ter que usar uma furadeira pra arregaçar o rebite, depois rebitar de novo com rebite de 10 metros de diametro hehehuauhaha um baita rebitão ali, mas beleza, isso é facil de resolver. To pensando em aproveitar essa hora e já forrar a porta com manta.... vai depender da disposição.
valeu pela força.

Abração galera

MartinChagas
22-04-2011, 13:02
Eu vou dar um Preto Vinilico Semi Brilho depois com calma ficar bem a cabado.

Repito mete uma DUTADA de 12" vai ficar excelente!!!!

Quanto a posição do subwoofer nao coloca lateral e nem projeta de fibra de vidro, faz que nem eu uma quadrada ou trapezional dutada com bornes NEUTRIK pra vc tirar e colocar toda hora que quiser usar o porta malas!!!!!

Ai vai um link interessante quanto a posição:

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm

Fica claro que ali não explica se o carro é hatch ou sedan!!! Abraços

Rusoco
22-04-2011, 14:03
Cara,

Eu não tenho que te dar direito a nada...

Não estou preocupado se vc esta se referindo a mim ou não...Minha preocupação é em ajudar o colega do post...

Em nenhum momento fui arrogante, até porque detesto pessoas arrogantes...E se vc está apenas postando a sua opinião, então escreva isso...Deixe claro que é apenas a sua opinião, mas que vc não fez as devidas comparações...Eu já estou cansado de posts preconceituosos e sem base teorica. Um monte de gente vem e fala que marca A é uma porcaria, mas nem sempre todos os produtos da marca A são ruins...Da mesma forma tem aqueles que "emdeusam" uma marca, e acham que tudo que esta marca faz é bom, mas nem sempre é assim....Então, para falar de um produto precisamos, NO MINIMO, conhece-lo, e para falar em comprarações (A é melhor que B) temos que, NO MINIMO, conhecer BEM os dois produtos...Qualquer comentário sem o devido conhecimento sobre o produto é, no maximo, uma especulação, que pode atrapalhar muito quem não entende muito de som.

Precisamos ter responsabilidade no que escrevemos, e dar opiniões embasadas em experiencias proprias, e não nas dos outros...Esse negocio de ouvir falar e sair repetindo é, no minimo, uma desinformação...

Então, vc que chegou agora, se não for postar para ajudar, então não o faça...Pois achismos e especulação só atrapalha.

E, só para sua informação, meu trabalho NADA tem haver com som automotivo....Som automotivo pra mim é apenas um hobby que eu levo muito a sério! Quem acompanha meus posts sabe que não tem nada de tendenciosos neles...

Procure por DEX-P99RS, DLS A7, Scanspeak, Dayton, Peerlees, Cabos RCA Chord Crimson Plus e Cabos Speaker Chord Carnival Silverscreen daí vc vai saber se eu sou um "consumidor de mal gosto de algumas das marcas acima"...

Isso relamente é lamentável!

PS: Marcelo, me desculpa por desvirtuar seu tópico, é que as vezes perco a paciencia...

Sem mais,

Rui

MartinChagas
22-04-2011, 14:34
O que vc sabe se eu sei, comprei, ou escutei algum?Não gosto de essas marcas e ponto final.
Tu nem me conhece.....
E outra se por acaso seu ORGASMO é explicitar essas marcas q vc citou problema é teu!!!!

Eu to aqui é pra ajudar o Marcelo que curte um bom som e te o mesmo carro que eu e nada mais..

A partir de agora vou te ignorar pois não tens nada pra me agregar..

Uma boa tarde e vá aproveitar seus brinquedinhos nesse feriadão!!!!!

Marcelo-SP
22-04-2011, 16:13
:( :( :( :( :(

Sonikado
22-04-2011, 17:19
Ô MartinChagas, saiba que a cada post seu sua culpa fica pior e isenta cada vez mais o Rusoco de qualquer coisa.
Em outras palavras vc só está piorando sua própria situação.
Vai na paz.

O que havia pra responder aqui já foi respondido, agora é testar e ver como fica... já achou o Keybass Panther? O modelo de 8" funciona bem com uma selada bem ajustada (e ocupam pouco espaço).
ACHO que na Leosound tem o Panther. Vou conferir e já volto.

EDIT:
Achei
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?manufacturers_id=72&products_id=1573
Até que não tá caro!
MAs acho que se procurar dá pra achar por menos :legal:

Marcelo-SP
22-04-2011, 18:06
Fala Sonikado, blza?

Cara, eu ainda não comprei nada, porque eu to no processo de amadurecimento da ideia, mas ja to quase definindo...
Eu tinha começado meu som com kit 2 vias e coaxiais, aí, passei pro kit 2 vias e 1 sub de 8, aí o Rui me convenceu a por 1 sub de 10, aí o Martins veio com o de 12, po...daqui a pouco vou ter que comprar uma carretinha só pra levar um sub de 50 pol :riso:

Eu to me perguntando aqui, qual diametro devo pegar, eu ouço em 70% do tempo Rock, Blues e Jazz, e os outros 30% põe um reggae, mpb, clássica. Então eu tô ainda na dúvida. Valeu pela indicação do keybass e por ter localizado ele pra mim. realmente o preço é convidativo, mais ainda o tamanho dele ( dimensões da caixa ). Semana que vem capaz de eu arrumar um tempo e ir ver alguns subs funcionando pra ter ideia real do que rola... vamos ver... to fazendo a coisa com calma pra fazer a melhor escolha possivel.

Valeu velinho, agradeço a força aí
[]s
Marcelo

Sonikado
22-04-2011, 19:10
Bom, a idéia é que o tamanho do subwoofer não indica necessariamente o SPL que ele vai gerar.
Mas, por padrão (logo existem exeções), um sub maior é mais lento e responde bem até frequências mais baixas.
Pessoalmente eu gosto dos de 10" porque dão um bom som sem gastar um espaço gigantesco. Questão pessoal, com exeções incluídas. O Panther é um bom sub de 8, mas ainda é um sub de 8 polegadas e tem lá suas limitações. Pra músicas com batidas rápidas (bumbo, música eletrônica, etc...) ele deve responder muito bem.

Pelo que vc disse eu acredito que um de 10" ja é mais do que suficiente. Mas um de 8" não vai fazer feio não! Só talvez acabe pecando um pouco nas frequências mais baixas, mas isso é natural dele. Só que um NAr de 10" pede uma dutada razoavelmente grande, enquanto o Panther funciona bem numa selada com... 1/3 do tamanho :D

Rusoco
23-04-2011, 10:17
Aí Marcelo,

Não é só vc que anda fazendo novas amizades por aqui...:sacana:

O que o Sonikado falou é interessante...O NAR precisa de uma caixa grande para dutada...Agora, se vc for fazer uma selada (que pelo o que vc me falou acho que seria mais interessante), a caixa pra ele (NAR) já não precisa ser tão grande assim...Agora nada impede tb de vc comprar um Keybass de 10"...

[]s

Rui

Guto Pereira
23-04-2011, 10:48
Puts...

Os anos passam e as mesmas babaquices se repetem...

O Marcelo, vc vai ouvir o que? Dependendo do que fores ouvir ou de qual é o objetivo de uso do sub afirmo que o projeto da caixa e do driver pode mudar radicalmente. Caixa dutada é para uma finalidade, drivers de grande Xmax idem. Se for ouvir rock com uma caixa dutada mal sintonizada e um sub da NAR vais ter a maior decepção da tua vida. Agora se for ouvir faixas de grave ou Hip-Hop a coisa muda de figura.

Rusoco
23-04-2011, 11:57
Guto,

Vc tem razão...É como sempre digo, em som TUDO DEPENDE...

O marcelo nunca usou um sub...É o primeiro projeto dele com um subwoofer...Sendo assim, acho que qualquer sub de boa qualidade vai resolver o "problema dele"...No meu modo de ver, uma dutada para ele seria um grande problema...Eu acredito que para qualquer tipo de musica, uma dutada mal feita (diga-se mal sintonizada) trará grandes frustações...Claro que em Black e Hip Hop sente-se menos, mas quem ja escutou um grave de qualidade (caixa e projetos bem feitos) perceberá a pessima qualidade de uma caixa mal feita em qualquer tipo de musica...

Por isso já disse e repito, para vc Marcelo, o melhor seria uma sedala, ainda mais para a finalidade que vc quer...

[]s

Rui

Sonikado
23-04-2011, 14:21
O problema dos NAR é que não foram feitos pra tocar em seladas... o próprio renato já comentou num dos projetos dele que não é um subwoofer pra ser colocado em selada a menos que tenha eletrônica "especial".
Nesse caso tem o Panther né, que já é feito (e com relatos aqui no fórum) pra funcionar bonitinho em seladas =)

Rusoco
23-04-2011, 17:17
O problema dos NAR é que não foram feitos pra tocar em seladas... o próprio renato já comentou num dos projetos dele que não é um subwoofer pra ser colocado em selada a menos que tenha eletrônica "especial".
Nesse caso tem o Panther né, que já é feito (e com relatos aqui no fórum) pra funcionar bonitinho em seladas =)

Beleza Sonikado....

Até concordo com vc, mas pro projeto dele garanto que fica bom..Eu mesmo fiz no carro do meu cunhado um NAR de 12" numa selada e já fiz no meu uma caixa dupla com 2 NAR de 12" (e depois fiz uma dutada para esta caixa dupla)... Tenho uma boa experiencia com estes NAR, por isso estou insistindo!

Mas com certeza o Keybass ficará muito bom tb...:legal:

[]s

Rui

Guto Pereira
23-04-2011, 20:36
Sonikando,

Mas o próprio Renatão fez alguns sub selados com os NAR, basta saber adequar o projeto.

É óbvio que com as especificações desses drivers, principalmente pelo grande excurssionamento, eles rendem melhor em caixas que se valham deste enorme deslocamento, porém quando bem ajustado, e com o acoplamento correto, eles podem render em diversos gabinetes.

Marcelo-SP
23-04-2011, 21:39
Ae Guto, bem vindo à "discussão" valeu pela força
Sonikado, Rui, boas!
agora vamo deixar os carinhos de lado e ir ao que interessa:

"Cês" são uns plutos mesmo né? querem me confundir mais ainda? Vão kaaa ahgar no mato po hahhahaha
Não tenho preferencia por marca, tenho por resultado.
Como em 80 % do tempo vou ouvir Rock ( não tô falando de pop, to falando de Rock, Led Zeppelin, ACDC, Stones, Doors, etc ( uns 100 etcs ) Blues ( de B B King a Aretha Franklin), Rock Progressivo ( De Yes, Jethro Tull, Genesis, Marillion, Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer, The Who, só pra ficar nos mais conhecidos...)
E de vez em quando um Rolando Boldrin, um Sergio Reis, pra acalmar hehehehe
Quero um grave forte, mas não SPL desses que a galera põe pra tremer tudo, quero ouvir meu som com qualidade apenas, meu intuito do Sub é dar mais qualidade e encorpar um pouco o som dentro do carro. Pelo o que li até agora, acho que pro meu caso dutada tá fora, o ideal seria uma selada, prefiro respostas rápidas do que SPL ( se é que são opostos - minha experiencia com sub é zero )
De repente uma de 8 ja daria, de repente uma de 10 ficaria otima, de repente uma de 12 ia derrubar o capeta de onde le fica Sei lá!!! Mas uma coisa é certa: HIP HOP no meu carro, jamais. Não curto. Nem hip hop, nem pagode, nem axé, nem funk carioca, nem sertanejo universitário, nem Dance, nem Trance, nem música eletrônica... Nada contra esses estilos, só não gosto. Sou bastante eclético no meu gosto musical, mas tem uma coisa, tem que ser música :)

Se eu puder resumir assim: Eu quero ouvir o bumbo batendo forte, mas não quero que ele me derrube. Quero ouvir o baixo com detalhes, mas sem tremer o carro do lado...e possivelmente nem o meu...

Valeu galera, po, valeu mesmo, muito massa o interesse de voces.
[]s
Marcelo

EDIT:
PS: Qualquer que seja o Sub, 8, 10, 12 pol. marca A ou B ou C, minhas exigências:
a) no máximo 200 W rms em 4 ohms. Tem que ser no máximo 200W rms, e ligar em 4 ohms ( vou ligar em bridge no KA4100) se não vou me ver obrigado a optar por outro módulo que não o KA4100, não quero um sub com potencia maior do que o módulo é capaz de alimentar ele pra não perder qualidade, e para aproveitar tudo o que o sub tem pra dar. E não quero gastar mais que os 500 contos do KA4100 no modulo. ( Galera, não venham me fod.. a cabeça agora, não vão começar a falar de módulo agora :lol: )
b) Qualidade nem TOP óóóóóó o melhor do mundo ( e mais caro ), nem lixo
c) preço nessa faixa de 200, 250 contos tava de bom tamanho.

exigente eu hein? :)

Guto Pereira
24-04-2011, 08:41
Quer então a minha versão final pra sua história???

Vc não precisa de muita coisa, basta um sub rápido, com menor deslocamento e muita corrente empurrando ele. Não precisa ser um sub grande, nem uma caixa dutada, basta uma seladinha, com sub pequeno e amp bem dimensionado e a felicidade vem!

Agora, o lance de furar a espuma do encosto e prender a caixa nas travessa estruturais é surreal... :ataque:

Se fizeres melda, vai ser um tal de "prrrrommm, prrrrrommm"!!! Que vc ficará muito putto...

Coloque a caixa de forma que não encoste em partes metálicas flexiveis, e primordialmente faça uma caixa robsuta em MDF, nada de caixas de fibra, pois isso é lixo! Acredito que no seu caso uma pequena bazuca funcionaria que é uma beleza! Mas como muitos abominam subs cilindricos...

Vc poderia fazer um suporte para que ele ficasse fixado da maneira que quer, e não precisa colocar o driver virado pra vc, pois o grave se encorpora em todo o ambiente, principalmente num carro, que serve como uma caixa de som em band pass natural.

Chevectra
24-04-2011, 09:26
Cara, o Guto disse tudo agora, eu tô só acompanhando a discussão (no bom sentido) e vendo no que vai dar, mas o Guto realmente disse tudo, eu vou colocar uma foto do Astra que eu tinha antes do atual, dê uma olhada nos graves
472584725947260 É claro, Marcelo, que seu carro é um sedã e vc não quer perder espaço, mas colocar sub no banco! Os passageiros teriam que usar cinto de segurança até mesmo com o carro parado quando vc ligasse o som rsrsrsrs
Mas vai na idéia do Guto que vc vai se dar bem....

Guto Pereira
24-04-2011, 09:43
Chevectra,

Nessa vida eu aprendi muitas coisas, muitas relacionadas à música e áudio, mas infelizmente só não aprendi a ganhar dinheiro... :hilario:

Rusoco
24-04-2011, 13:13
Marcelo,

Agora com mais o guto te falando de uma selada acho que acabaram as dúvidas, né?

Quanto a caixas de fibra, eu tinha a mesma opinião que o Guto, até que montei o carro do meu cunhado...Ele quiz de qualquer jeito uma de fibra para naõ perder espaço no porta malas...Então compramos uma caixa de fibra reforçada, reforçamos ainda mais e eu fixei (mas de verdade mesmo). Fiz uma put@ fixação...Resultado? Mudei completamente de opinião...Agora eu digo e afirmo, para PROJETOS BASICOS E INTERMEDIARIOS, se fizer uma caixa de fibra REALMENTE REFORÇADA e REALMENTE fizer UMA BOA FIXAÇÃO, fica bom sim...Eu garanto...

Claro que para SPL e projetos mais elaborados já complica um pouco...

Marcelo, faz assim, pega tua esposa e tira par ou impar, ela é Keybass e vc NAR...Assim fica mais fácil decidir!!! :lol:

Escolhe um dos dois e corre pro abraço!!

[]s

Rui

Chevectra
24-04-2011, 14:17
Marcelo,

Agora com mais o guto te falando de uma selada acho que acabaram as dúvidas, né?

Quanto a caixas de fibra, eu tinha a mesma opinião que o Guto, até que montei o carro do meu cunhado...Ele quiz de qualquer jeito uma de fibra para naõ perder espaço no porta malas...Então compramos uma caixa de fibra reforçada, reforçamos ainda mais e eu fixei (mas de verdade mesmo). Fiz uma put@ fixação...Resultado? Mudei completamente de opinião...Agora eu digo e afirmo, para PROJETOS BASICOS E INTERMEDIARIOS, se fizer uma caixa de fibra REALMENTE REFORÇADA e REALMENTE fizer UMA BOA FIXAÇÃO, fica bom sim...Eu garanto...

Claro que para SPL e projetos mais elaborados já complica um pouco...

Marcelo, faz assim, pega tua esposa e tira par ou impar, ela é Keybass e vc NAR...Assim fica mais fácil decidir!!! :lol:

Escolhe um dos dois e corre pro abraço!!

[]s

Rui

As fotos do som do meu antigo astra que coloquei acima, as caixas são de fibra, ficaram ótimas, nunca vi melhores graves do que aqueles (relativamente falando, é claro).

Guto Pereira
24-04-2011, 15:27
Vou explicar pra ambos sobre algumas caracteristica sobre fibra de vidro, já que disso, por acaso, eu entendo e muito já que fabrico embarcações de recreio... quem quiser ver o que fabrico visite: www.lanchascoral.com.br

Mas vamos lá. Tudo é questão de densidade, fator de ressonancia e a composição destes materiais. Uma caixa de fibra, por mais que travada que seja, ela ressona, vibra e se deforma com o funcionamento do alto falante. Ainda mais numa caixa selada, onde o ar confinado serve como suspensão para o cone do alto falante. Nunca, em tempo algum uma caixa de fibra se comportará da mesma forma que uma caixa de madeira. Nunca conseguiremos um grave correto, e isento de coloração com uma caixa que vibre com o falante. A caixa tocará com o falante, como se fosse um radiador passivo.

Se quer SQ então parta pra uma solução como essa que citamos. E mais, ainda acho que com uma preparação aprimorada das portas, um kit componente de qualidade, um player igualmente bacana... o resto é composição!

Marcelo-SP
24-04-2011, 18:05
Salve galera.

definido:
meu KDC-MP9090U
módulo KA4100
kit 2 vias com crossover, 6,5 pol NAR ou Helix
tratamento nas portas
cabos de qualidade compativel
Caixa Selada
falta definir o sub, 8 ou 10, tanto faz se NAR ou Keybass ( rimou :) )

acho que o de 10 fica no meio do caminho ( dããããããããrrrr ) entre o 8 e 12, dando o "melhor dos dois mundos" entre velocidade do 8 e spl do 12, concordam? ou melhor dizendo, seria o mais versatil. ou ainda poderia dizer seria menos provavel de eu "querer mais" depois de instalar um de 10, do que se eu instalar um de 8. Concordam? Fora a NAR, existe outra opção na mesma faixa de preço, potencia e em 4 ohms? Keybass tem de 10? Se tem, é tão bom quanto o de 8 ou o NAR 10?

Guto, ta de sacanagem? Legal cara! Sou Capitão Amador. Então vc vai entender o que eu vou dizer. Vou pegar o comp naval de 15 mm que tenho aqui, sobra de outros projetos, e fazer a caixa de sandwich com tecido de 320 ( 2 camadas em cada face ) e resina epoxi, vou primeiro fibrar o compensado, depois corto e colo com resina epoxi. Aí ninguem vai poder falar mal da minha caixa porque tem madeira ou porque tem fibra. Só vão poder falar muito mal dela, porque tem os 2 hehehahaha

Buenas meus amigos
abraço pra vcs

Marcelo

Sonikado
24-04-2011, 22:23
NAR ou Keybass quem vai definir pelo jeito é seu bolso hehe. Até aonde sei a Keybass tem subs de 10", mas não me recordo de alguém opinando sobre eles (também nunca os vi)
Um NAr bobina simples 10" se não me engano custa na faixa de R$200... o Keybass é a metade disso.
Acho que se for pegar 10 talvez seja interessante pegar o NAR de uma vez, pelo menos ele tem base e um monte de gente já opinou :D

PESSOALMENTE eu iria de Keybass porque é praticamente certeza que ele vai casar bem com uma seladinha e não vai fazer feio! Além de ocupar pouco espaço também.

Lembrando que tamanho não significa SPL... de uma forma bem básica e resumida quanto maior o tamanho mais baixa a faixa de freq. que ele toca.(com suas devidas exeções)

Rusoco
25-04-2011, 12:46
Vou explicar pra ambos sobre algumas caracteristica sobre fibra de vidro, já que disso, por acaso, eu entendo e muito já que fabrico embarcações de recreio... quem quiser ver o que fabrico visite: www.lanchascoral.com.br

Mas vamos lá. Tudo é questão de densidade, fator de ressonancia e a composição destes materiais. Uma caixa de fibra, por mais que travada que seja, ela ressona, vibra e se deforma com o funcionamento do alto falante. Ainda mais numa caixa selada, onde o ar confinado serve como suspensão para o cone do alto falante. Nunca, em tempo algum uma caixa de fibra se comportará da mesma forma que uma caixa de madeira. Nunca conseguiremos um grave correto, e isento de coloração com uma caixa que vibre com o falante. A caixa tocará com o falante, como se fosse um radiador passivo.

Se quer SQ então parta pra uma solução como essa que citamos. E mais, ainda acho que com uma preparação aprimorada das portas, um kit componente de qualidade, um player igualmente bacana... o resto é composição!

Guto,

Concordo com vc...Está correto em todas as suas sfirmações...

Em nenhum momento eu disse que fibra poderia substituir um MDF, ainda mais em pé de igualdade...

O que afirmei, e continuo afirmando, é que para projetos basicos que não sejam voltados para SPL, ela funciona muuuito bem! Claro que teremos pequenas colorações, mas para um ampli como o Audiobank o em sub de 150/200rms é uma ótima opção! Isso eu garanto...

As vezes, com o passar dos anos e com o aprofundamento no tema (som e caixas acusticas em geral) vamos ficando cada vez mais exigentes, e as vezes precisamos analisar os anceios e necessidades de quem está comprando o set...Muitas vezes o que não é bom para nós, pode ser uma ótima opção para uma outra pessoa, com necessidades e referencias diferentes das nossas...

Mas tranquilo, respeito muito a sua opinião!

[]s

Rui

Guto Pereira
26-04-2011, 07:21
Rusoco,

Liga não... a cada ano que fico mais velho, fico mais chato ainda!!! :ataque: :hilario: :lol:

Essas exigências são tipicas de um pentelho como eu!!! É que detesto ouvir algo que sei que não pertence ao que foi gravado, se é que vc me entende. E mais, como o rapaz mencionou SQ, então essa é uma das premissas. Mas liga não, é coisa de pentelho!!!

Inté!

Rusoco
26-04-2011, 09:34
:legal:

Blz Guto,

Te entendo perfeitamente!!

E ve se aparece mais por aqui...

[]s

Rui

Marcelo-SP
26-04-2011, 11:30
Galera, blza?
Olha só minha filosofia:
Apesar de na vida moderna nós passarmos uma quantidade de horas consideravel dentro de nossos veiculos, e querer conforto e no nosso caso específico que é som, ouvir um boom som com qualidade e tal, eu penso da seguinte forma.
Por mais que eu monte um som de primeira linha, a acustica do carro não é a ideal, tem os ruidos do carro ( motor, rolagem no asfalto, vento, etc ), ruidos externos ( 500 motores ao seu redor, 50 buzinas, 1000000 motoboys buzinando e passando a milhão tirando fina do seu espelho e levantando o dedo pra vc sirenes, tiros, etc etc etc ), sem contar o stress de estar no transito, vc nao pode nem pensar em relaxar.
Então eu penso assim, No som da minha casa, eu invisto o que eu tenho e o que eu nao tenho, porque ali eu posso aproveitar a tranquilidade, a acustica melhor que a do carro, o meu confortavel sofá, e ouvir um som de primeira com toda a qualidade do mundo. Já no carro, por tudo o que eu disse, o som original não dá......ruim mesmo e sem definição, tem que fazer um up mesmo nele. Aí vc compra uma HU legal, 4 falantes legais nas portas, poe um modulo legal, e ta feito. Po mas isso nao dá grave, e fazendo a conta, da na mesma por 1 kit 2 vias nas portas dianteiras e um par de coaxiais de qualidade nas traseiras, e por 1 kit 2 vias na diant. e um subwoofer na traseira - e isso permite ouvir uma faixa maior de frequencias. Ótimo é o que eu considero um som ideal pro carro, desde que os compontentes tenham uma qualidade minima, isto é, tirando os arlens da vida... Então usando cabos bons, falantes de boa qualidade e um modulo mosfet com uma HU legal, pronto! tá mais do que bom pro carro ( PRO CARRO ). Eu não me vejo na seguinte situação: Opa! vou ouvir musica e relaxar! Aí entro no carro e vou ouvir dentro dele... Por mais que invistamos em som no carro, nunca vammos aproveitar 100% do que investimos nele, por mais $$$$$ que tenhamos posto nos componentes, projeto, e instalação. Acho que depois de alguns $$$, os outros $$$$$$$ que seriam a sequencia na evolução da qualidade do som automotivo, e que muitos daqui são adeptos, no meu ver, e apenas na minha opinião, acho que desses $$$$$$$ extras, vc só vai aproveitar de fato $$, por conta daquilo que falei la em cima no inicio do post. Não tem como vc curtir o som de fato, vc curte um pouco, mas 100% dele não dá. ( exceto quando a mulher ta de tpm, te poe pra fora de noite e vc tem que dormir no carro, ai vc pode curtir :) )
Quando eu quero ouvir musica, e por ouvir musica eu digo realmente curtir, prestar atenção em cada detalhe e nuance, eu faço em casa. Em casa sim eu acredito que cada $$$$$$$ que vc gaste vc aproveite todos os $$$$$$$ investidos. Sacaram? Enquando que no carro, a gente investe $$$$$$$ pra usufruir de $$$$.
Quando eu vender minha casa aqui e me mudar, na casa nova, to pirando na ideia até de tratar o ambiente acusticamente, e fazer o melhor som possivel. Porque eu sei que lá eu vou poder curtir pra valer.
Isso tudo que eu disse, é filosofia pessoal de cada um. Na minha opinião depois de um X $, o retorno do investimento é imperceptivel no dia a dia, salvo naqueles momentos de TPM da patroa.... Para outros, gastar mais que o valor do carro no equipamento de som é normal, e se não gastar 2 x o carro não vai estar bom. Normal isso. Cada um é cada um, e devemos respeitar o que cada um pensa.
Pra mim, em casa justifica cada $ investido, no carro até determinado um limite.

Então Rui e Guto, eu tambem nao gosto de ouvir o que nao esta lá, e não ouvir o que está. Mas eu só tenho tempo e atenção pra isso num lugar tranquilo ( em casa )... no transito não consigo, porque minha cabeça está em outros lugares, e não no som apenas. Quando eu me mudar eu pago a cerveja e a gente discute o melhor som do mundo pra minha nova morada. Mas no carro, meu lado racional nao deixa :)

Buenas galera
Abraços
Marcelo

Rusoco
26-04-2011, 11:59
Blz Marcelo...

Concordo com seu raciocinio...Pra mim em especial, que perco cerca de 2 horas por dia dentro do carro,e quase não tenho tempo de ficar em casa curtindo meu belo Home, acabo gastando muito mais do que devia pra som do carro...

Mas respeito sua posição...E por isso te digo, pode ir de fibra que não vai se arrepender...

[]s

Rui

Marcelo-SP
26-04-2011, 12:16
E aí Rui.
Então, como eu disse, vou fazer a caixa eu mesmo, pelo prazer de fazer, porque tenho todo o material aqui em casa ja, nao vou ter que gastar 1 centavo sequer, vai ser DIY, em sandwich de compensado e fibra, técnica de construção de barco, vai ser uma caixa pro sub hi-tec, aí se um dia eu cair no precipício com meu carro, o bote salva vidas vai estar no porta malas!!! hmmmm vou ter que deixar um remo no porta malas.... :)
porque fazer em sandwich?
estabilidade dimensional, aumenta a resistencia às pancadas de objetos soltos no porta malas, o compensado fica encapsulado e não vai embolorar por conta de umidade do ar, e fica livre do ataque de cupins e brocas, e, eu posso dar o formato que eu quiser, sempre respeitando o volume, porque sou eu quem vai fazer...
abraço Rui
Marcelo

Sonikado
26-04-2011, 16:29
Só uma coisa Marcelo-SP...
No mundo automotivo equipamentos de BOA qualidade em boa parte das vezes costumam custar menos do que equipamentos de qualidade duvidosa ou comprovadamente ruins :D

Marcelo-SP
03-05-2011, 01:14
Opa, vou comprar só coisas baratas então! :)
Abraço Guilherme
Marcelo
PS: juntando tempo e din din aqui, pra fazer a compra, principalmente tempo....to com trabalho atrasado aqui... em breve novidades...

JackieChen
03-05-2011, 21:19
Acompanhando Legal : )
Meu agile tá com o original ainda asuahsuahssahu
Esse Helix E62C parece ser bom.
http://www.audiotec-fischer.com/438.html?&L=56
O user pr_nor desse forúm e do outro tb vende, mande pm pra ele.
http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141372

Falou

Auto City
28-05-2011, 20:33
Pessoal,
Talvez tenha chegado tarde neste forum, mas se um de vcs voltar para cá e puder me ajudar, será muito bom.
Aprendi mto nos posts anteriores e tenho mta pouca experiência com som automotivo...

Como o Marcelo, quero apenas melhorar razoavelmente (em qualidade e $$) a performance de graves no interior do carro, que já consegui anteriormente em outros carros que tive, apenas com uma potência módulo simples e um subw numa caixa selada (falante Bravox Premium 10'). Já coloquei a mesma selada num Fox, Polo, e Corolla, e sempre ficou razoavelmente bom, mesmo sendo o som original do Corolla e uma potência media boka, falantes também originais...

Nunca fui a fim de investir mta grana em som de carro, porque vira chamariz para gatunos e manter a aparência original desestimula o vandalismo...
Hoje tenho um Honda City e resolvi procurar informações sobre instalação de som nesse carro e nada encontrei. Resolvi pedir ajuda aqui (desculpe Marcelo usar seu tópico, mas encontrei mta informação bacana).

Tentei 2x a instalação com potências mono comuns e o som ficou muito muito ruim, nada parecido com o que já tive antes.
Sei que o porta-malas grande prejudica, mas no meu Corolla, com falantes e som original ele não estava tão ruim assim.

Sei que estão falando num nível bem superior, potência, cabos, falantes, mas para mim é que nem vinho... Bom, é questão de gosto e custo benefício...
Não importa o preço, geralmente fica num padrão que gosto ou não gosto... Claro que se tomar um vinho muito caro, a chance de ser bom e apreciar aumenta.
Assim como existem vinhos caros e muito encorpados que também não aprecio...

Voltando ao tópico, desc... podem me ajudar na escolha do módulo para usar nesta selada e rádio original do City Honda (se é que é possível), para que eu possa ter um som de graves razoável, sem ser muito custoso? Como disse anteriormente, não tenho muita experiência em som, nem pretendo gastar muito...
Seria o tamanho do porta-malas o fator preponderante? Teria que aumentar o tamanho para 12' e com potência maior? Ou rádio original não rola mesmo?

Obrigado Marcelo, desculpe mais uma vez e avise quando realizar seu projeto.

Falows!

pr_nor
29-05-2011, 16:52
Não sei em relação ao City.
MAs o civic tem um grande problema na passagem de graves.
TAlvez vc precise de um sub com mais potencia.

Vc pode ligar no radio original com um conversor RCA.
MAs não sei q qualidade dele.

guilosch
01-06-2011, 17:58
Estou com esse mesmo problema no Siena... Toca pouco dentro do carro.

gfsjunior
01-06-2011, 21:06
Bom vamos ver como vai ficar a instalação do Marcelo-SP
guilosch Tenho um Siena também e consigo curtir i grave nele. Mas eu tenho um sub de 12" de 400 RMS estou usando uma bridge do amp de 250 RMS pra tocar ele então tenho que aumentar o ganho do sub em relação stereo mas mesmo assim me satisfaz. A caixa é de uns 50L dutada
Na minha opinião não vejo necessidade de se fazer buracos ou outra coisa para o grave passar pra dentro do carro pois em certas músicas (destinadas a grave) eu já consigo sentir o grave nas costas e sem utilizar basboost, imagine quando eu colocar o amp. correto para o sub. E mesmo em músicas calmas da pra curtir legal tb o sub

Marcelo-SP
05-06-2011, 23:18
Salve Galera!!!
Não abandonei o forum nao, é que estou trabalhando mais de 16 horas por dia, incluindo fins de semana, e quase sem tempo até para ficar com minha filha, to ralando aqui, peguei um projeto e enquanto não terminar não dá para pensar em nada mais, pelo menos a grana é boa ( alguma coisa de bom tem que ter em trampar sem parar ) Assim que acabar esse projeto eu vou dar uma pausa, e ai vou comprar tudo o que tenho que comprar e instalar.
To pensando nos kits helix e no sub nar de 10
assim que terminar eu dou sinal de vida denovo
Abraço à todos!
Marcelo

guilosch
07-06-2011, 12:02
Eu tenho um Bomber Upgrade 12" do modelo antigo, 250RMS. Agora que ajustei o ganho do amp, melhorou. Meu amp e um Hertz EP4 com 190RMS no bridge.

O sub está em uma caixa dutada de 50l mais ou menos. Estou querendo trocar por um sub NAR de 10" com caixa selada. Será que melhora alguma coisa?

O problema agora é isolar a mala pra parar os barulhos de chapa vibrando. Um saco!

Vou ver se compro aquele feltro betumado e forrar a mala toda. Alguem sabe onde acho do Rio??

Abraços

Bom vamos ver como vai ficar a instalação do Marcelo-SP
guilosch Tenho um Siena também e consigo curtir i grave nele. Mas eu tenho um sub de 12" de 400 RMS estou usando uma bridge do amp de 250 RMS pra tocar ele então tenho que aumentar o ganho do sub em relação stereo mas mesmo assim me satisfaz. A caixa é de uns 50L dutada
Na minha opinião não vejo necessidade de se fazer buracos ou outra coisa para o grave passar pra dentro do carro pois em certas músicas (destinadas a grave) eu já consigo sentir o grave nas costas e sem utilizar basboost, imagine quando eu colocar o amp. correto para o sub. E mesmo em músicas calmas da pra curtir legal tb o sub

Dombroski
07-06-2011, 20:04
Eu tenho um Bomber Upgrade 12" do modelo antigo, 250RMS. Agora que ajustei o ganho do amp, melhorou. Meu amp e um Hertz EP4 com 190RMS no bridge.

O sub está em uma caixa dutada de 50l mais ou menos. Estou querendo trocar por um sub NAR de 10" com caixa selada. Será que melhora alguma coisa?

O problema agora é isolar a mala pra parar os barulhos de chapa vibrando. Um saco!

Vou ver se compro aquele feltro betumado e forrar a mala toda. Alguem sabe onde acho do Rio??

Abraços

Vai melhorar e muito na qualidade, mas vai perder SPL !
Procure o feltro em estofarias !
Abs !

guilosch
09-06-2011, 15:09
Putz, vou deixar assim mesmo então... Já estou achando um pouco fraco. Abs!

Vai melhorar e muito na qualidade, mas vai perder SPL !
Procure o feltro em estofarias !
Abs !

Rusoco
16-06-2011, 23:34
Cara,

Usa manta alfastica seladin...Facil de aplicar e com tres camadas vc terá uma parede extra firme, mas na verdade duas camadas já fica bom...

Quanto aos sedans, quanto melhor a vedção, maiores serão os problemas para passar os graves da mala para a cabine...Não tem jeito. Carros como os Honda e os Toyota são bem chatos para isso!

A forma mais facil e menos trabalhosa é aumentar a potencia aplicada e otimizar a caixa do sub...Sem esquecer da correta alimentação, correto cabeamento e assim vai...

[]s

Rui

guilosch
20-06-2011, 12:03
Vou comprar feltro acustico e dar uma revestida na mala. Está vibrando e fazendo muito barulho chato! Vou retirar os falantes traseiros tb!