Ver Versão Completa : Difusores
Dennis,
Outro dia li que antes de tratar as primeiras reflexões, seria interessante colocar difusores na sala e a partir daí, fazer o tratamento de reflexões. O que você acha disto?
O que seria bom para se fazer difusores?
Já pensei em fazer um grande quadro de eucatex com moldura e no meio, encher de tocos de madeira com formas de pirâmide de vários tamanhos para colocar atrás do ouvinte.
Sugestões...
:alien2:
mmartins
01-11-2002, 11:04
Caro sdassis,
Ainda bem !!!! :D :D
Caro russo,
Difusores, se não me engano, são bons para salas pequenas. Só o Dennis poderá ajudar !!!
Att.
Russo,
A "regra" mais comumente aceita é ter material absorvedor na parte frontal da sala, no chão e na metade (até 2/3) frontal das laterias. No teto, na parede traseira e no restante (1/3 a 1/2) das paredes, o ideal é usar-se difusores. Além disso, devemos ter algumas armadilhas de graves colocadas em pontos estratégicos (cantos, se a sala for retangular).
A proporção de material absorvedor/difusor em relação à parede exposta é determinada caso a caso. Geralmente eu não indico difusores quando me perguntam como tratar a sala porque eles via de regra têm uma estética extremamente wife-unfriendly... :D e são mais caros do que placas de Sonex ou Sonare. No entanto, na minha sala/teto (sou solteiro... :rolleyes: ) tem tantos que acho que eles estão começando a se reproduzir... :bD:bD
Os difusores são muito importantes para se criar ambiência e expandir o palco sonoro, mas para serem eficientes se tronam dispositivos um tanto grandes, desajeitados e com visual high-tech. :japa:
Sua idéia de construi-lo com elementos piramidais é boa, mas os difusores mais eficientes têm uma teoria complexa por trás, são construídos a partir de séries de restos quadráticos, que nada mais são do que sequências de números com propriedades matemáticas especiais. Se for do interesse de alguém, posso elaborar mais sobre esse assunto, que inclusive é um dos meus preferidos... ;) mas adianto que é bem técnico.
A partir de elementos piramidais regulares e alinhados, com base quadrangular por exemplo, você teria um padrão de difusão em 2 planos, digamos vertical e horizontal, o que é bom, mas perceba que o grande lance de uma boa difusão é a aleatoriedade das reflexões, isto é, quanto menos regular for o padrão, mais eficiente será a difusão. Não me entenda mal, certamente é melhor que deixar a parede nua, só estou ilustrando as limitações desse modelo.
Além disso, você provavelmente estaria um tanto limitado em termos da faixa de frequências aplicável. Suponha que cada face de sua maior pirâmide tenha 10 cm, isso provavelmente te daria uma difusão razoável acima de uns 2500 Hz (não tenho valores precisos para essa configuração piramidal, chutei baseado em outras formas), isso se você tiver um número suficiente dessas pirâmides "grandes".
Há tempos venho pensando em construir um também, posso passar um modelo meio "padrão" à noite ou no final de semana, mas sempre adio quando penso no trabalho que vai dar... É realmente uma obra de marcenaria.
Abraços...
Gostei da idéia, apesar de ser leigo gostaria que voce se aprofundasse no tema, quando estiver mais disponibilidade.
Dennis,
As pirâmides que pensei não seriam com seus vértices somente num sentido, mas sim de modo aleatório. Li em outro lugar sobre um painel difusor com formato de semi-esferas de madeira. Acho que seria mais interessante, mas deverá dar mais trabalho na confecção.
Poderia indicar materiais alternativos para a confecção destes painéis? Por exemplo: isopor, plástico, papelão, etc... poderiam surtir efeito satisfatório?:doido:
No meu caso onde minha "sala" de audição é praticamente um cubo, teríam um bom resultado?
abraços,
Russo,
Vou te passar a "receita de bolo" para construir seu próprio difusor, usando as sequências matemáticas que eu mencionei antes, com 2 vantagens imbatíveis: (1) você garante a maior difusão possível, pois as séries são pseudo-randômicas (explico depois) e (2) São todas formas retangulares e super fácieis de cortar em madeira por exemplo, embora vá dar algum trabalho pois são muitas peças. Estou super ocupado esses dias, aliás desculpe pela demora em responder :verg:, mas até amanhã espero conseguir escrever todo o esquema aqui.
Abraço.
Vamos por partes, primeiro uma breve explicação teórica. O uso de difusores é estudado há muito tempo, mas sua aplicação prática era muito restrita porque era difícil construir na prática um difusor simples, que ao mesmo tempo fosse capaz de espalhar o som de modo praticamente uniforme, independentemente do ângulo de incidência da onda sonora. Os difusores feitos a partir de formas geométricas tinham um desempenho muito aquém do necessário para que fossem considerados solução - e não problema...
Em 1975, um alemão chamado Schröder fez algumas experiências onde aplicou resultados da matemática no estudo da difusão do som, com resultados excepcionais. Ele tomou sequências binárias de máximo comprimento (MLS), que nada mais são do que sequências de bits que têm propriedades particulares, e construiu vincos numa placa de metal conforme a sequência. Ele então fez incidir sobre ela uma onda sonora de certa frequência e obteve uma reflexão difusa ao invés de uma reflexão especular, confirmando sua teoria.
Sequências do tipo MLS têm um padrão chamado de pseudo-randômico, pois têm um efeito aleatório ou randômico no sinal, mas não são verdadeiramente randômicas porque são conhecidas ou determinadas (daí o pseudo). Evidentemente, o grande segredo de uma difusão eficiente está na aleatoriedade da sequência.
As MLS eram ótimas, mas a banda difundida era de apenas mais ou menos 1/2 oitava em torno da frequência central. Schröder mais uma vez teve a visão de resolver o problema usando o princípio das grades de difração, muito aplicadas em óptica. Uma grade dessas pode ser montada a partir de uma série de resíduos quadráticos, que determinam a profundidade de sulcos sequenciais montados numa estrutura.
Você pode entender o funcionamento dessa grade de difração imaginando que quando uma frente de onda incide sobre a grade, ela sofre atrasos ou desvios de fase devido a cada sulco, numa sequência tal que a energia refletida é "espalhada" de modo aproximadamente uniforme.
(continua... :sono: )
Continuando... (eu avisei que era bem técnico... :rolleyes: )
Essa série de resíduos quadráticos pode ser definida na forma
n² mod p,
onde p é um número primo e 0 £ n £ p, n Î N. mod é função resto ou resíduo.
Indo um pouco mais para o prático agora :concordo:, se tomarmos p = 7, teremos a sequência 0, 1, 4, 2, 2, 4, 1, 0. Se usarmos esses valores para construir uma estrutura com 8 sulcos, onde a profundidade de cada sulco seja proporcional a esses valores, obteremos um difusor de excelente qualidade. Esse difusor existe na prática e é comercializado (e patenteado) por uma empresa americana, mas não é disponível no Brasil.
Esse difusor só tem 1 defeito: ele difunde a onda sonora numa única dimensão, ou seja, somente a onda que incide perpendicularmente às divisões será difundida. Para resolver esse problema é possível construir um difusor 2D, segundo os mesmos princípios. Essa é a receita que eu queria passar pra vocês a seguir, e que eu já usei em casa, apesar de ainda não ter terminado o "brinquedo", pois como eu disse dá bastante trabalho de montagem, embora as peças sejam todas retangulares.
Bom, agora que a teoria por trás dos difusores está clara :bD, o objetivo é montar o difusor 2D conforme a figura anexa a esta mensagem. Para tanto será necessário construir um bloco de madeira, dentro do qual faremos 64 pequenas células, cada uma com uma determinada profundidade em relação ao plano de face da estrutura. As profundidades de cada célula são dadas a seguir, em centímetros. Embora não seja necessário nenhum instrumento de precisão, é muito importante que você se esforce para respeitar ao máximo essas profundidades, bem como as dimensões de cada célula! :regras:
0.0 9.1 4.6 7.6 7.6 4.6 9.1 0.0
9.1 7.6 3.0 6.1 6.1 3.0 7.6 9.1
4.6 3.0 9.1 1.5 1.5 9.1 3.0 4.6
7.6 6.1 1.5 4.6 4.6 1.5 6.1 7.6
7.6 6.1 1.5 4.6 4.6 1.5 6.1 7.6
4.6 3.0 9.1 1.5 1.5 9.1 3.0 4.6
9.1 7.6 3.0 6.1 6.1 3.0 7.6 9.1
0.0 9.1 4.6 7.6 7.6 4.6 9.1 0.0
Há várias maneiras de construir o difusor, inclusive se você já sabe que vai posicioná-lo contra uma parede, não precisa fazer um "fundo", mas pense em como vai prendê-lo. Em cada célula vai uma "tampa", na profundidade correta, e sugiro colocar um suporte sob algumas delas que você possa parafusar na parede.
Usando MDF de 9 mm de espessura, por exemplo, podemos ter as seguintes dimensões:
largura paredes = 0.90 cm
largura célula = 6.50 cm
profund. Máx. = 9.10 cm
largura = comprimento = 60,1 cm.
Note que a profundidade máxima da estrutura é de 10 cm!! O valor 9,1 é a profundidade da célula mais funda, cuja "tampa" está encostada na parede ou na base.
Cada célula tem dimensão 6.5 x 6.5 x 10 neste caso.
Sugestão de material:
2 placas 10.00 x 60.10 = 0.12 m²
9 placas 10.00 x 58.30 = 0.52 m²
56 divisores 10.00 x 6.50 = 0.36 m²
64 tampas 6.50 x 6.50 = 0.27 m²
Total 1.28 m²
ou, se você tiver uma serra tico-tico e uma grosa ou lima,
1 chapa 110.00 x 60.10 = 0.66 m²
1 chapa 155.00 x 45.50 = 0.71 m²
Total 1.37 m²
Não custa conferir as contas, até pra se certificar que você entendeu como fazer a "obra"... :D
Nunca se esqueça de contar com a espessura dos divisores em todas as contas, e no final usar uma massa tipo F-12 para fechar as frestas e pintar com verniz ou outra cor.
Abraços.
Dennis,
Muito interessante este difusor. Poderia dizer qual a faixa de frequências que ele atinge? No caso da minha "sala", ele seria útil se colocado na parede atrás do ouvinte? Seria necessário colocar nas outras paredes? (desculpe o caminhão de dúvidas):verg:
Quanto ao formato de colméia, as divisórias não atrapalham?
Tem uma lista de discussão sobre acústica onde é comentado sobre este difusor "resto quadrático" e foi citado um difusor policilíndrico inclusive com dicas de construção. Gostaria que comentasse algo sobre este outro tipo de difusor.
http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_acustica_mat_2.html
abraços,
Aqui vai o esquema do difusor policilíndrico:
Russo,
Tranquilo. :D
Faixa de frequências: de 100 a 4500 Hz, aproximadamente, com ótima eficiência. Acima de 4k com eficiência decrescente.
Posicionamento:
Enviado originalmente por Dennis
A "regra" mais comumente aceita é ter material absorvedor na parte frontal da sala, no chão e na metade (até 2/3) frontal das laterias. No teto, na parede traseira e no restante (1/3 a 1/2) das paredes, o ideal é usar-se difusores.
Note que um difusor sozinho não fará grande diferença, idealmente usa-se um arranjo de difusores recobrindo uma parede ou parte dela, de preferência a parede do fundo e o teto.
Os divisores não atrapalham contanto que não ultrapassem a medida que eu passei. O modelo original usa MDF de 6 mm, eu não achei na época pra comprar e usei o de 9 mm, ainda está legal, mas se você realmente quiser fazer um e achar madeira de 6 mm, eu refaço as contas pra você com esse valor. ;)
A Kreische (ww.kreische.com.br) fabrica difusores deste tipo de isopor, eu inclusive tenho 12 no meu teto. O problema é que eles não realizaram nenhum tipo de medida de difusão nesses caras, só de absorção. Conversei pessoalmente com o Kreische e ele comentou que não há um padrão estabelecido de medidas de difusão, o que é verdade, mas há vários métodos possíveis e fiquei um tanto cabreiro que ele não usou nenhum. Mesmo assim comprei o produto para testar e fez diferença, embora eu esperasse um pouco mais. Além, disso, achei que o acabamento podia ser um pouquinho melhor. :rolleyes:
O difusor policilíndrico, assim como os piramidais e outros de formas geométricas, funcionam, não duvide disso, mas os de resto quadrático são os mais eficientes do ponto de vista de difusão, como expliquei no "resumo teórico" acima. :bD Pense numa onda incidindo sobre o difusor do modelo que você quiser. O difusor de resto quadrático espalha a onda incidente por 180 graus, em uma ou duas dimensões, conforme eu expliquei antes. Os piramidais refletem a onda incidente em essencialmente 4 direções (0, 90, 180 e 270 graus). Os policilíndricos espalham a onda numa faixa de uns 90-120 graus dependendo da curvatura do dispositivo, mas lembre-se que neste caso apenas parte da superfície é aproveitada pela onda incidente, que não enxerga a estrutura inteira como no caso da superfície plana do difusor de resto quadrático.
Abraço.
Dennis,
Seria possível construir o difusor de resto quadrático usando prismas de madeira com as dimensões especificadas ao invés da colméia com tampas? Poderia se usar outro material?
Abraços.
Russo,
Não consegui imaginar exatamente como seria a posição dos prismas, sua idéia é deixar a base de cada prisma na profundidade mencionada...? :confused:
Dennis,
Imagine uma base de eucatex ou MDF na medida total do difusor. Nesta base cola-se tocos de madeira ou outro material com dimensões de L=6,5 x C=6,5 x A=Z, onde Z terá alturas variadas conforme a distância das tampas em relação à base no seu modelo.
Deu prá entender?
Se não ficou claro, tento de outra maneira.
abraços,
O difusor policilíndrico, assim como os piramidais e outros de formas geométricas, funcionam, não duvide disso, mas os de resto quadrático são os mais eficientes do ponto de vista de difusão, como expliquei no "resumo teórico" acima. :bD Pense numa onda incidindo sobre o difusor do modelo que você quiser. O difusor de resto quadrático espalha a onda incidente por 180 graus, em uma ou duas dimensões, conforme eu expliquei antes. Os piramidais refletem a onda incidente em essencialmente 4 direções (0, 90, 180 e 270 graus). Dennis, o que acha destes difusores 2D de fabricação argentina?
http://www.ingenieriadesonido.com/argentina/obetha1.html
Agora aqui tem tudo sobre os QRD, inclusive o programa demo "Room Optimizer" para download:
http://www.rpginc.com/products/hometheater.htm
http://www.rpginc.com/products/roomoptimizer/index.htm
Abraços,
Carlos R.
Leonardo Mota
10-03-2004, 04:22
Dennis,
Não encontrei nenhuma resposta sua aqui depois da pergunta do Russo, e como tenho a mesma dúvida dele vou refazer a pergunta.
Daria certo a confecção de um difusor usando apenas os cubos de madeiras fixados no fundo (compensado), ou melhor sem usar a cómeia?
O tipo de madeira usada na confecção do difusor não altera as propriedades do mesmo, já que os tipo de madeiras têm diferentes densidades?
Agradeço a ajuda.
Grande Abraço
Carlos,
O difusor da página parece seguir os mesmos princípios expostos anteriormente (QRD), mas infelizmente ele não publica uma curva ou dados de difusão o que seria o mínimo para podermos avaliar o desempenho do produto.
A RPG é uma das (se não a) empresa que mais investe na criação de novos tipos de solução acústica, eles realmente são uma referência. Tanto é que tem gente "pirateando" (pra vender) os produtos deles sem evidentemente fazer a menor menção a isso... :mal: Quem foi no HiFi Show do ano passado viu... :aiai:
Abraço,
Russo e Leonardo,
Sim, o difusor pode ser construído a partir de paralelepípedos de madeira fixados na chapa de fundo, respeitando-se as medidas colocadas anteriormente. O produto da Kreische era de isopor injetado sobre um molde e ficava exatamente com essa aparência.
Vou pesquisar a questão da densidade do material. Em princípio a densidade afeta, sim, as propriedades de difusão e reflexão, mas vou tentar fazer umas contas pra avaliar se isso é desprezível ou não.
Leonardo Mota
11-03-2004, 07:32
Dennis,
Primeiramente obrigado pela resposta.
Desculpa perguntar novamente mas é que ainda estou um pouco indeciso de como fazer meu difusor, realmente queria saber se faz diferença ter os "casulos" de madeira para colocar os fundos ou se com ele e sem ele não faz a menor diferença, e no caso de haver diferenças, quais são as principais diferenças notadas?
Desculpa ficar te alugando aí, mas é que esse é um assunto que muito me interessa.
Um grande abraço, e obrigado mais uma vez pela ajuda!
Dennis,
Seria possível construir o difusor de resto quadrático usando prismas de madeira com as dimensões especificadas ao invés da colméia com tampas? Poderia se usar outro material?
Abraços.
Russo,
Você chegou a montar o difusor originalmente descrito pelo Dennis, mas no formato com prismas de madeira ao invés de colméias, por você imaginado?
E aí, ficou legal? Que material você utilizou?
Demétrio.
Caro Demétrio,
Não montei os difusores.
Só com os "pobrex" eu consegui um resultado satisfatório em meu quarto "sala de audição" e não dei prosseguimento ao projeto, mas se montar, nos dê suas impressões a respeito dos resultados obtidos, OK?
Acredito que um material barato e de fácil manuseio deva ser o Pinus. Use uma base de Duratex e cola de madeira.
Grande abraço,
lamberto
18-11-2005, 01:04
Ressuscitando o tópico :D.
Dennis,
Pretendo fazer uns difusores, as dúvidas:
fazendo uma forma com as especificações indicadas e utilizando ela para fazer as placas difusoras com gesso, será que fica bom (o gesso seria um bom material p/ difusores ?). Se positivo, acho que facilitaria muita a confecção.
se fizer tipo 2D, acho que ficaria com a aparência meio pesada em fazendo com gesso (do ponto de vista estético). Se fizer em uma dimensão e posiciona-lo de forma alternada (horizontal/vertical), não ajudaria numa reflexão mais parecida com a 2D ? Acho que ficaria com um visual mais clean
Ex:
-----|||||-----|||||
-----|||||-----|||||
-----|||||-----|||||
|||||-----|||||-----
|||||-----|||||-----
|||||-----|||||-----
Abraços,
Lamberto
Lamberto,
Sim, com gesso fica bom, e sim, você pode alterná-los e vai funcionar, mas lembre-se que a continuidade, numa área grande, é importante para maximizar a eficiência, ou seja, se você tivesse toda a parede num sentido (supondo 1D) você teria uma situação de maior eficiência (naquele sentido) do que alternando-os, opis a contribuição individual de cada "célula" não pode ser aproveitada pela seguinte no seu exemplo. Mas evidentemente que vai funcionar.
lamberto
18-11-2005, 15:43
então seria mais interessante coloca-los em um único sentido ?
A idéia eh colocar absorvedor em 1/2 parede e difusor na outra 1/2
Abraços,
Lamberto.
Outro dia vi essa foto e guardei-a ( POR CAUSA DA PAREDE, ok ? ), pois achei interessante sua geometria, de novo DA PAREDE ;)
Teria algum efeito acústico interessante ?
http://i11.photobucket.com/albums/a163/Dmaumau/parede2.jpg
uau!!!!! que gata:rever1: :rever1:
quero uma igual pra mim:choro: :choro:
:hilario: :hilario:
Sua decoradora não vai gostar nada nada disso :)
mas eu abro uma filial Maurício:hilario: :legal:
que geometria perfeita!:baba:
Pra mentermos a SERIEDADE do tópico, sobrou só o bracinho pra dar saudade ;)
Podemos voltar a discutir a geometria da parede ?
:legal:
Maurício,
Sim, a parede se comporta como um difusor de altas/médias frequências, misturando arcos de cilindro côncavos e convexos. A resposta dessa parede deve ser bem complexa... via de regra cilindros (e seus arcos) são muito usados por arquitetos, por serem esteticamente muito agradáveis, mas acusticamente eles não são tão eficientes quanto outros tipos de difusores, embora sempre proporcionem certa difusão.
Dennis,
Só hoje vi esse tópico. Legal, eu estava mesmo querendo construir difusores no estilo dos que tinham na sala da Sunrise no Hi-fi show, e são exatamente esses :D .
A minha parede de fundo é lisa, acho que vai ficar até "bonito" com esses difusores hehe. Só não tenho certeza se vou precisar mesmo, porque o som do meu quarto é muito neutro. Não é morto e nem vivo...
Abraços
Guilherme
difusores no estilo dos que tinham na sala da Sunrise no Hi-fi show, e são exatamente essesPois é, eles copiaram descaradamente da RPG... :rolleyes:
o som do meu quarto é muito neutro. Não é morto e nem vivo...Pode até ser... mas é pouco provável sem tratamento... você já tentou medir seu quarto com o ETF ou similar? ;)
Dennis,
Como assim medir com ETF :confused: ?
Eu preciso tirar umas fotos do quarto.... mas as medidas são 4,2 x 3,4 x 2,7m sendo que a parde de 4,2m é onde ficam as caixas, bem próximas à parde e a posição de audição é 1,2m da parde do fundo.
Abraços
fazambuja
20-11-2005, 23:57
Guilherme, acho dificil vc estar com o quarto totalmente neutro, pode estar bom claro. Talvez vc esteja aproveitando uma feliz conhecidencia de suas caixas ñ descerem muito.
"Room modes cannot exist when 1/2 of a sound wavelength exceeds the longest room dimension. If this is 7.5 m (24.6 ft), then a wavelength will be 15 m and the lowest mode frequency is 343 m/s / 15 m = 23 Hz. Below this frequency bass response may increase due to room gain.."
http://www.linkwitzlab.com/rooms.htm
O EFT esse aqui:
http://www.etfacoustic.com/
Também tem um programa o RPG room optimizer que calcula a melhor posição das suas caixas na sala(500 posições diferentes na area que vc selecionar), e se ñ me engano indica até onde colocar difusores e afins. Já li bons comentarios de pessoas que calcularam a posição atraves do RPG e depois fizeram o ajuste fino com o EFT.
Uma dica de leitura facil e completa sobre acustica é essa:
http://www.ethanwiner.com/acoustics.html
Um DIY de Bass Traps:
http://www.ethanwiner.com/basstrap.html
E tem mais coisas por aqui:
http://www.realtraps.com/articles.htm
Abraços
lamberto
21-11-2005, 00:16
Link interessante de como calcular um difusor quadrático, unidimensional.
http://www.mhsoft.nl/diffusor2.asp
Abraços,
Lamberto.
vandernog
12-01-2006, 01:44
Oi gente
Estava lendo este tópico e ele é muito interessante, mas gostaria de saber:
Alguém aqui ja fez esses difusores? Se tiver fotos pra mostrar melhor ainda :legal:
Eu estava pensando em mandar fazer alguns, mas como fazer isso sem pirar o marceneiro? :Pirou:
Aqui no Brasil ninguem vende difusores prontos? A Kraishe desistiu disso.
um abraço a todos
Vander
A Sunrise estava vendendo uns "clones" da RPG.
Cocuroci
12-01-2006, 11:08
Também tem um programa o RPG room optimizer que calcula a melhor posição das suas caixas na sala(500 posições diferentes na area que vc selecionar), e se ñ me engano indica até onde colocar difusores e afins. Já li bons comentarios de pessoas que calcularam a posição atraves do RPG e depois fizeram o ajuste fino com o EFT.
Fazambuja,
Eu tenho o ETF e gostaria de ter esse RPG, alguma dica de como baixá-lo na rede ?
Cocuroci
12-01-2006, 11:39
Esse Dennis sabe de tudo. :D
Obrigado meu caro, já baixei o demo para avaliar. :legal:
vandernog
12-01-2006, 11:40
Oi gente
Eu tenho o room optimizer emprestado de um amigo e este programa é muito bom... na teoria.
Ele sugere algumas posições bem esdrúxulas pra se colocar as caixas. Se você deixa-lo à vontade e não limitar até quando ele pode avançar com a caixa, vai sugerir que você coloque-a quase no meio da sala!
Eu impus um limite de 2 metros e meio (o que já é muito) só pra ver o que ele faria. Em termos de distância da parede de fundo ele seguiu religiosamente esta medida máxima, mas sugeriu que eu colocasse as caixas apenas setenta e tantos centímetros das paredes laterais. E esses setenta centímetros tem que ser contados a partir do centro acústico da caixa - geralmente o meio do woofer, ou melhor, do tweeter, já que estes em 90% dos casos estão alinhados. Ou seja: em minha sala que tem quase cinco metros de largura as caixas deveriam ficar praticamente coladas nas paredes.
Até que coloquei conforme manda o programa só pra ver como é que ficava e o resultado não me agradou nem um pouco.
Ele é útil mais pra dar idéias. Agora eu gostei mesmo dele foi pra posicionar sub-woofers.
um abraço a todos
Vander
fazambuja
12-01-2006, 13:19
Amigo vandernog sabe se ele continua so calculando para retangulares?
Abraços
vandernog
12-01-2006, 14:58
sim. Vc coloca as dimensões, mas só funciona se for um quadrado ou retângulo.
um abraço
Vander
fazambuja
12-01-2006, 18:17
Valeu :)
Abraços
traquitana
01-05-2007, 20:17
Boa noite Dennis tudo bem gostaria de enviar umas fotos de alguns paineis que fiz para um estudio em Lisboa mas nao sei como anexar .
Tratase de um painel medindo 60x60cm com varias piramides de angulos desiguais e conjugada com outras formas geometrica a madeira e cedro e coladas sobre uma espumas de polioretano flexivel ok teve uma boa atuaçao
traquitana,
Por gentileza veja este tópico (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=34592) e também este (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=29655). :tu:
PROTHEUS
10-05-2007, 12:11
traquitana,
Por gentileza veja este tópico (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=34592) e também este (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=29655). :tu:
Não entendi como faz o cálculo, tem como explicar melhor? Estou querendo fazer um difusor com mais quadrados.
Qual seria o objetivo do maior número de "quadrados"? Estética?
Você não pode simplesmente aumentar o número de células sem consequências no diagrama de difusão. Aliás, já está comprovado por estudos mais recentes que esse tipo de difusor tem que ser construído com boa precisão para evitar que ele se transforme num grande absorvedor. A largura das paredes é importante (deve ser fina), a superfície deve ser bem lisa e não porosa nem rugosa e as células devem ser bem vedadas.
Além disso, o efeito desejado só é obtido com várias unidades, mas ao mesmo tempo que isso é a base de tudo, é também um problema. Estou escrevendo um artigo sobre difusão e espero publicá-lo em breve aqui no fórum. :tu:
Posso lhe ajudar por enquanto se me explicar porque quer mais "quadrados". :)
vandernog
10-05-2007, 18:15
Puxa Denis, legal :legal:
Já estou ansioso por seu artigo sobre difusão.
um abraço
Vander
PROTHEUS
10-05-2007, 20:44
Qual seria o objetivo do maior número de "quadrados"? Estética?
Você não pode simplesmente aumentar o número de células sem consequências no diagrama de difusão. Aliás, já está comprovado por estudos mais recentes que esse tipo de difusor tem que ser construído com boa precisão para evitar que ele se transforme num grande absorvedor. A largura das paredes é importante (deve ser fina), a superfície deve ser bem lisa e não porosa nem rugosa e as células devem ser bem vedadas.
Além disso, o efeito desejado só é obtido com várias unidades, mas ao mesmo tempo que isso é a base de tudo, é também um problema. Estou escrevendo um artigo sobre difusão e espero publicá-lo em breve aqui no fórum. :tu:
Posso lhe ajudar por enquanto se me explicar porque quer mais "quadrados". :)
A idéia é fazer esse tipo de difusor:
http://www.rpginc.com/products/skyline/index.htm
Vou utilizar blocos de isopor P3.
Segundo o site o cálculo das alturas dos blocos e feito com a teoria da raiz primitiva com sequencia baseada no número primo 157.
Mas se for muito difícil vou fazer a sua proposta mas utilizando MDF de 10mm. Tem com refazer os cálculos para esse espessura de madeira?
purehemp
08-06-2007, 05:24
Gostaria de saber se uma parede de pedra, por ter a superfície naturalmente irregular, funciona como uma espécie de difusor.
Estou projetando um estúdio de ensaio e pensei em ter uma ou duas de pedra e as outras cobertas de pobrex, para balancear entre características vivas e mortas...
Que acham %
Rafael Ramos
08-12-2007, 20:23
Estou resgatando este tópico porque minha dúvida é parecida com a do amigo abaixo. Que tipo de ajuda conseguimos se colocarmos uma parede de pedra ou parede texturizada na sala de som? Existe neste caso algum benefício na difusão?!?
Infelizmente essas são as melhores solução wife-friendly :bD como foi comentado em um post anterior!!!!!!
Abraços
Rafael
Rafel,
Você ganha sim "alguma" difusão, mas de maneira não previsível pelas características da própria superfície.
Isso pode ser melhor ou não, mas geralmente é preferível à uma parede totalmente lisa.
O Magus utiliza um papel de parede "texturizado" e comenta que ganhou algum conforto auditivo com o mesmo.
:legal:
vandernog
02-01-2008, 22:22
Maurício
Nesse caso deve ter sido mais pelas características absorventes do que propriamente difusão.
Essas medidas milimétricas tem muito pouco efeito.
abração
Vander
Rafael Ramos
07-01-2008, 13:10
Vander, talvez o resultado seja bom somente para as frequências mais altas, onde os comprimentos de onda são menores.
Imagino então que essas texturas devem dar algum resultado ainda que incontroláveis somente para comprimentos de ondas igual ou menores que as texturas. Estou correto?
vandernog
14-01-2008, 18:11
Acho que não, amigo.
As texturas geralmente tem poucos milímetros. Para atuar em faixa audível como difusores penso que deveriam ter pelo menos alguns poucos centímetros e mesmo assim de forma restrita a agudos.
um abraço
Vander
ps- e o artigo do Dennis sobre difusão? saiu?
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.